Susie Cristine Keller

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  • Última atualização do currículo em 21/08/2018


Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Engenharia da Mobilidade - Campus de Joinville. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação Numérica, Element- based Finite Volume Method e Additive Correction Multigrid (ACM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Susie Cristine Keller
Nome em citações bibliográficas
KELLER, S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Engenharia da Mobilidade.
Campus Universitário Joinville
Bom Retiro
89219905 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 34720613
URL da Homepage: www.joinville.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O Método Multigrid de Correções Aditivas para a Solução Numérica Acoplada das Equações de Navier-Stokes com Malhas Não-Estruturadas, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Clovis Raimundo Maliska.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Multigrid de Correções Aditivas; Método dos Volumes Finitos Baseado em Elementos; Método numérico; Simulação Numérica; Malhas não-estruturadas.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica / Especialidade: Métodos Numéricos.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Educação Superior; Outros.
1998 - 2000
Mestrado em Matemática Aplicada.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Desenvolvimento de uma Técnica Numérica para a Análise de Escoamentos em Cavidades para Rayleigh entre 10E+02 e 10E+05,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Álvaro Luiz De Bortoli.
Palavras-chave: Convecção Natural; Diferenças Finitas; Runge-Kutta; Simulação Numérica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1993 - 1997
Graduação em Matemática Aplicada e Computacional.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: Análise da Equação que Rege a Transferência de Calor e sua Resolução através de um Programa Computacional.
Orientador: Cilon José Kipper.




Formação Complementar


2010 - 2010
Integração Institucional dos Novos Docentes UFSC. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Fluidos Não Newtonianos: Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2001 - 2001
DELPHI Básico. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2001 - 2001
Introdução ao Ansys (Mechanical). (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
LINUX Básico. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Introdução ao MATLAB/SIMULINK. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
EnSight - Ferramenta de Visualização Científica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Introdução ao Flotran. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1999 - 1999
Introdução ao Uso do Maple. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/1997 - 3/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Informática, .


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo III (Curso de Férias)
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia da Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo II
07/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
07/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
07/2009 - 12/2009
Ensino, Oceanografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
07/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
03/2009 - 07/2009
Ensino, Química Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
03/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia de Produção e Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
03/2008 - 03/2009
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
03/2008 - 03/2009
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo B

Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
02/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
02/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
07/2008 - 02/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
07/2008 - 02/2009
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
07/2008 - 02/2009
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
02/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
07/2007 - 02/2008
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Numérico
07/2007 - 02/2008
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
07/2007 - 02/2008
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
02/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
07/2006 - 02/2007
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Geometria Analítica
02/2006 - 07/2006
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
01/2006 - 07/2006
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra

Centro de Educação Superior - UNICA, UNICA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

07/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia da Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
07/2009 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I

Centro Nacional de Supercomputação, CESUP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2000 - 03/2002
Ensino, Curso de Fortran 90, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Elaboração de Apostilas de Apoio ao Usuário
Curso de Fortran 90
06/2000 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Setor de Apoio Ao Usuário, .

Serviço realizado
Prestação de serviços de suporte aos usuários do CESUP e também resolução de problemas na área de otimização de algoritmos na utilização do supercomputador CRAY T94.
06/2000 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Setor de Apoio Ao Usuário, .

Serviço realizado
Monitoração das condições de funcionamento dos equipamentos do CESUP, garantindo a sua integridade e a dos seus dados.
6/2000 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Setor de Apoio Ao Usuário, .

Serviço realizado
Instalação de softwares no supercomputador CRAY T94 e estações de trabalho..

Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Foi ministrada a disciplina de Matemática Aplicada para o curso de Matemática, na turma do nono semestre.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado
Outras informações
Foi ministrada a disciplina de Cálculo Diferencial e Integra IV para o curso de Matemática - Licenciatura Plena em Regime Especial de Férias

Atividades

03/2000 - 05/2000
Ensino, Matemática Aplicada e Computacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
7/1998 - 7/1998
Ensino, Matemática Aplicada e Computacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral IV


Linhas de pesquisa


1.
Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional


Projetos de pesquisa


2011 - 2014
O Uso de Métodos Numéricos para a Resolução de Problemas de Mecânica de Fluidos e Transferência de Calor
Descrição: A aplicação de métodos numéricos para a simulação computacional de problemas físicos tem apresentado um crescimento extraordinário nas duas últimas décadas. Isto se deve ao fato de as técnicas de análise empregadas estarem mais robustas e confiáveis e também ao aumento exponencial da capacidade de processamento dos computadores. A maioria dos problemas de engenharia são descritos por uma ou mais equações diferenciais parciais e condições de contorno. Em geral é difícil e até mesmo impossível obter a solução analítica do problema, nestes casos são aplicados procedimentos numéricos como: Diferenças Finitas, Volumes Finitos, Elementos Finitos, Volumes Finitos baseado em Elementos, entre outros, a fim de determinar uma solução aproximada. O projeto de pesquisa aqui proposto tem como objetivo trabalhar com um método de Volumes Finitos, o método de Volumes Finitos baseado em Elementos o qual faz uso da flexibilidade geométrica devido à utilização de elementos (triângulos e/ou quadriláteros) na discretização do domínio, dando origem a malhas não-estruturadas e, ainda, satisfaz a conservação das propriedades físicas do fenômeno envolvido, característica típica dos métodos de Volumes Finitos. A fim de acelerar a convergência dos sistemas lineares associados às equações de Navier-Stokes e conservação da massa será utilizado um método Multigrid, cujas características serão estudadas a fim de promover melhorias. Inicialmente serão estudados problemas simples de mecânica dos fluidos e transferência de calor a fim de testar as potencialidades do método para, então, este poder ser aplicado a problemas com geometrias complexas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Susie Cristine Keller - Coordenador.
2010 - 2012
Análise de Modelos Físicos utilizados em Acidentes de Trânsito
Descrição: O trânsito é a principal causa de mortes entre pessoas de 15 a 44 anos e provoca em todo o mundo 1,3 milhão de óbitos anualmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas. No Brasil, pelos dados do Ministério da Saúde, mais de 35 mil pessoas morrem por ano. O trânsito brasileiro mata 2,5 vezes mais do que nos Estados Unidos e quase quatro vezes mais do que na Europa. A Pesquisa Nacional de Domicílios do IBGE em 2008 mostrou que de cada 200 cidadãos no Brasil cinco haviam envolvidas em acidentes de trânsito no ano anterior. Segundo dados do DETRAN / SC (Departamento Estadual de Trânsito / Santa Catarina), no Estado, 30% dos veículos trafegam irregularmente. As variações de acidentes e vítimas ocorrem pela interação de diversas ações, como ações de engenharia (obras), ações coercitivas (fiscalização), ações operacionais, ações educacionais e informativas. A segurança do trânsito não deve ser vista apenas com foco na área de transportes, e sim como problema de saúde pública. O excesso de velocidade é um dos principais fatores causadores de acidentes de trânsito. O motorista que dirige acima da velocidade permitida em uma determina via, conforme definições do Código de Trânsito, sofre penalizações, e ainda, segundo o Código Penal, pode responder criminalmente se cometer certos delitos. O projeto de pesquisa visa contribuir com o desenvolvimento de novos métodos de análise de acidentes de trânsito, bem como, efetuar adaptações de modelos existentes. Tais modelos estão fundamentados nas leis da física, e como produto final deste projeto, equações serão obtidas para a análise de acidentes de trânsito, as quais permitem calcular as velocidades dos veículos envolvidos nas colisões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia III
Descrição: O projeto Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia III é a continuação do projeto Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia II e tem o mesmo intuito do projeto anterior que é de estimular o interesse dos alunos das escolas da região para a área de engenharia e, consequentemente, pela proposta do Centro Tecnológico de Joinville, utilizando jogos educativos. Conta-se, atualmente, com um acervo de seis jogos já impressos que estão sendo distribuídos para estudantes de escolas públicas de Joinville durante a realização de oficinas no Espaço de Ciência e Tecnologia (ECT) e visitas nas escolas públicas da região. Conta-se também com um dos jogos em formato digital, o que tem atraído o público jovem. O objetivo principal deste trabalho é continuar demonstrando que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino médio a optarem por um curso superior na área tecnológica. O objetivo principal deste trabalho é continuar demonstrando que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino médio a optarem por um curso superior na área tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Susie Cristine Keller - Coordenador / Tatiana Renata Garcia - Integrante / carlos maurício sacchelli - Integrante / Janaina Renata Garcia - Integrante.Número de orientações: 2
2015 - 2016
Desenvolvimento de materiais matemáticos manipuláveis
Descrição: As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Muitos percalços são encontrados em todo o processo, desde a dificuldade de entender conceitos abstratos até o imediatismo em aplicações. É com o intuito de atenuar dificuldades que a utilização de materiais manipuláveis, em que conceitos matemáticos apareçam naturalmente, podem ser de grande valia. Já no início do século XX a médica e educadora italiana Maria Montessori, após experiências com crianças excepcionais, desenvolveu vários materiais manipulativos destinados à aprendizagem da matemática. O ?material dourado? é talvez seu material mais conhecido. Os materiais manipuláveis ou concretos podem vir no início de um novo conteúdo com a finalidade de despertar o interesse do aluno ou no final com o intuito de fixar a aprendizagem e reforçar o desenvolvimento de atitudes e habilidades. O objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de materiais manipuláveis que possam ser utilizados para verificar conceitos matemáticos. Tais materiais poderão ser utilizados no processo ensino-aprendizagem da própria universidade. Outra grande utilidade será a disponibilização no Espaço de Ciência e Tecnologia no Campus Joinville, que recebe visitas de alunos e professores da cidade de Joinville, possibilitando a divulgação e propagação do uso de materiais matemáticos manipuláveis na educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Susie Cristine Keller - Coordenador / Adriano Verdério - Integrante.Número de orientações: 2
2015 - Atual
Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia II
Descrição: O projeto Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia II é a continuação do projeto Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia e tem o mesmo intuito do projeto anterior que é de estimular o interesse dos alunos da região para a área de engenharia e, conseqüentemente, pela proposta do Centro de Engenharia da Mobilidade por meio da utilização de jogos educativos. Conta-se, atualmente, com um acervo de três jogos já impressos que estão sendo distribuídos nas escolas públicas de Joinville durante a realização de oficinas que visam difundir informações sobre diferentes áreas tecnológicas e promover a aprendizagem destes conteúdos. As oficinas de jogos também são realizadas durante a visitação ao Espaço de Ciência e Tecnologia da UFSC ? Campus Joinville. Conta-se também com o Jogo das Engenharias em formato digital, o que tem atraído o publico jovem. O objetivo principal deste trabalho é continuar demonstrando que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino-médio a optarem por um Curso Superior na área tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Susie Cristine Keller - Coordenador / Tatiana Renata Garcia - Integrante / carlos maurício sacchelli - Integrante.Número de orientações: 3
2013 - 2016
A Utilização da Robótica como Ferramenta de Incentivo para a Engenharia
Descrição: O objetivo deste projeto é dar continuidade ao projeto de extensão iniciado em 2010, onde através de oficinas e palestras em escolas da região procurou-se estimular o interesse dos estudantes pelos cursos de Engenharia. O projeto proposto para 2013 terá como intuito a continuação deste trabalho, tendo como meta a elaboração de cursos de robótica, buscando difundir os cursos de Engenharia do CEM através da resolução de problemas de Engenharia com o uso de ferramentas educacionais. Para despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino-médio a optarem por um Curso Superior na área tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Projeto Educativo de Tecnologia e Mobilidade II
Descrição: O objetivo deste projeto é dar continuidade ao projeto de extensão iniciado em 2010 que a partir de uma pesquisa bibliografica e documental, foram elaborados paíneis em relação a novas tecnologias aplicadas na mobilidade. Também foi desenvolvido neste projeto quatro oficinas que abordam os curso de engenharia da mobilidade, que em conjunto com os paíneis foram levados a escolas estaduais de ensino em Joinville. O projeto proposto para 2013 terá como meta a apresentação em 10 escolas da cidade de Joinville do curso de robótica de oficinas e palestras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia
Descrição: Com o intuito de estimular o interesse dos alunos da região para a área de engenharia e, conseqüentemente pela proposta do Centro de Engenharia da Mobilidade pretende-se utilizar jogos estratégicos para difundir informações sobre diferentes áreas tecnológicas e promover a aprendizagem destes conteúdos. Para despertar o interesse dos alunos para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em vivência. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa e, dessa forma motivar os alunos do ensino-médio a optarem por um Curso Superior na área tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Inovaparq
Descrição: O Inovaparq é uma parceria entre UFSC, Udesc, Univille e Instituto Católico de Santa Catarina para implantação de um parque tecnológico na cidade de Joinville. O objetivo do Inovaparq é promover e potencializar as vocações tecnológicas da região por meio da incubação de empresas inovadoras. As áreas de vocação definidas são Tecnologia da Informação (TI), biotecnologia, química-farmacêutica, meio ambiente, design e materiais, mas o objetivo é atuar em todas as áreas do conhecimento das universidades, permitindo assim oferecer uma variada gama de serviços às empresas instaladas no Parque..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Desenvolvimento de Material Didático de Matemática Básica
Descrição: O projeto busca o desenvolvimento de material didático de matemática básica e é voltado para os alunos do curso de Engenharia da Mobilidade. Foi constatado que muitos problemas de aprendizagem das diciplinas de matemática e física das primeiras fases do curso de Engenharia da Mobilidade se devem a falta de domínio do ferramental matemático trabalhado no ensino médio. O material didático a ser produzido visa, então, sanar as principais dúvidas de matemática básica, a fim de tornar mais sólido o aprendizado das disciplinas de graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Susie Cristine Keller - Coordenador / Alexandre Mikowski - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


1997 - 1998
Processo: 96/50408. - 0OOREL - Técnicas e Ferramentas para o Desenvolvimento de Sistemas Orientados ao Objeto sobre SGBD Relacional
Descrição: Este projeto visava a implementação de um sistema gerenciador de banco de dados relacional em C++.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Susie Cristine Keller - Integrante / Carlos Alberto Heuser - Coordenador / Jacques Schreiber - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Métodos Numéricos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Transferência de Calor.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SACCHELLI, C. M.2015SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. . O Papel do Engenheiro em Museus de Ciência e Tecnologia. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 1, p. 93-99, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. . ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ENGENHARIA. In: Vanderli Fava de Oliveira; Frederico Souzalima Caldoncelli Franco; Marcos José Tozzi. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação em Engenharia, Abordagens Pedagógicas, Multidisciplinaridade, AprendizagemBaseada em Problemas e Proposições.. 1ed.Juiz de Fora: Brasilia, 2015, v. 1, p. 170-182.

2.
PAULA, I. C. SANTOS, B. S. KORMAN, R. F. MOREIRA, A. F. MAGALHAES, A. L. C. C. FERREIRA, A. D. DANTAS, A. L. P. TEIXEIRA, B. O. S. RITTER, C. E. T. CATEN, C. S. T. JUNG, C. F. SACCHELLI, C. M. SENA, C. P. P. MORTIMER, E. F. SANTOS, E. P. GUIMARAES, F. G. SPORKET, F. PINTO, G. R. P. R. BOESING, I. J. ROSA, J. A. JAMELEDIM, J. R. RIBEIRO, J. L. D. MORO, L. BRAGHIROLLI, L. F. ECHEVESTE, M. E. S. , et al.BATISTA, P. A. R. TANURE, R. L. Z. RODRIGUES, R. C. L. ADRIANO, R. L. CARVALHO, R. S. KELLER, S. C. GARCIA, T. R. BIRCHAL, V. S. ; Praticas Pedagógicas Integradoras e Tecnologias para o Ensino de Engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcos José Tozzi; Liane Ludwig Loder. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia. 1ed.Brasilia: Abenge, 2014, v. 1, p. 153-231.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, F. S. ; RECOUVREUX, D. ; GARCIA, T. R. ; CARMINATTI, C. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. . O Reuso da Água na Indústria: Atividade de Interação entre Estudantes Universitários e do Ensino Médio. In: 45° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017.

2.
MINIKOWSKI, B. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. . Jogo das Matrizes: Aprendendo Conceitos de Tecnologia. In: 45° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017.

3.
PANICIO, P. P. ; LOPES JUNIOR, M. A. ; DOGNINI, A. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. . Desenvolvimento de Experimentos de Física: Lei dos Gases. In: 45° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017.

4.
SCHEGOSCHESKI, A. L. ; LIMA, A. S. ; AMARAL, L. ; GOMES, F. ; CARMINATTI, C. ; RECOUVREUX, D. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. . Conhecendo o Tratamento de Efluentes Industriais: O Peregrino do Conhecimento.. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

5.
KELLER, S. C.; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; ANDRADE, G. . O uso de simuladores para estimular o interesse de jovens em oficinas e cursos de graduação.. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

6.
MINIKOWSKI, B. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. . Materiais matemáticos manipuláveis: Instrumentos facilitadores da aprendizagem.. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

7.
PAGANI, E. F. ; HAJDASZ, F. ; LOPES JUNIOR, M. A. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. . Ações de interação entre universidade e escolas de ensino médio - Experimentos de física.. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

8.
SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; SILVA, K. L. . Incentivando as mulheres na Ciência. In: 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and the 14th Active Learning in Engineering Education Workshop, 2016, Guimarães. Anais do PAEE/ALE2016, 2016.

9.
SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; GRUBISIC, V. . Estudo de Motores a Combustão com Jovens Estudantes do Ensino Médio Utilizando PBL. In: International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2015, Donostia - San Sebastian. Anais do PAEE 2015, 2015.

10.
LOPES JUNIOR, M. A. ; SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. . Desenvolvimento de Oficinas de Robótica como forma de Difusão da Ciência e Tecnologia no Ensino Médio. In: COBENGE XLIII - XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015, São Bernardo do Campo. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015.

11.
GARCIA, T. R. ; SCHMOELLER, R. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. . Oficinas de Energias para Estudantes do Ensino Médio. In: COBENGE XLIII - XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015, São Bernardo do Campo. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2015.

12.
GIORDANI, N. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. . Oficinas De construção de pontes para difusão de conceitos de engenharia de infraestrutura. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

13.
KELLER, S. C.; SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. . Jogos Estrtégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia. In: International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2014, Medelin. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2014.

14.
ANDRADE, G. ; MINELA, S. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. . Corrida Espacial: uma nova forma de aprendizagem de eventos aeroespaciais. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

15.
SCHEGOCHESKI, A. ; AMARAL, L. ; RECOUVREUX, D. ; CARMINATTI, C. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. . Jogo das Águas: Conhecendo o Processo de Tratamento da Água. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.

16.
MEDEIROS, L. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. ; GARCIA, T. R. . Jogo dos Modais em Joinville: conhecendo as Alternativas do Sistema Urbano de Transporte. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014.

17.
KELLER, S. C.; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. . Desenvolvimento de jogos didáticos de engenharia. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2013, Natal. Anais do 9ª CBGDP, 2013.

18.
MINELA, S. N. ; SCHNEIDER, B. K. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; SCHLICKMAN, E. . Engenharia aeroespacial e satélites: despertando o interesse em estudantes do ensino médio. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

19.
VOIGT, A. L. ; GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. . Jogo da Mobilidade: uma nova forma de aprendizagem de conceitos de transportes. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

20.
SCHNEIDER, B. K. ; MINELA, S. N. ; GARCIA, T. R. ; SAC, C. M. ; KELLER, S. C. . O uso de oficinas sobre energias renováveis para atrair estudantes para os cursos de engenharia. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

21.
ANDRADE FILHO, A. C. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. ; SACCHELLI, C. M. . Uma ferramenta de aprendizagem de conceitos de engenharia: o Jogo das Engenharias. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013, Gramado. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2013.

22.
KELLER, S. C.; MIKOWSKI, A. ; DELATORE, R. G. ; WOLF, F. G. ; LEZANA, A. G. R. . Estratégias para Recuperação de Alunos Reprovados nas Disciplinas do Ciclo Básico do Curso de Engenharia da Mobilidade. In: VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2012, 2012, São Luis. VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012.

23.
KELLER, S. C.; MALISKA, C. R. . Agglomeration Schemes studies in the Additive Correction Multigrid Method applied to Numerical Solution of Navier-Stokes Equations with Unstructured Grids. In: ENCIT 2012 - 14th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2012, Rio de Janeiro. ENCIT 2012 - 14th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2012.

24.
KELLER, S. C.; MIKOWSKI, A. ; Delatorre, Rafael Gallina ; Wolf, Fabiano Gilberto ; LEZANA, A. G. R. . Estudo do Perfil dos Alunos do Curso de Engenharia da Mobilidade: Estratégias referentes às Estratégias em Matemática Básica. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011, Blumenau. Anais COBENGE 2011, 2011.

25.
KELLER, S. C.; Cordazzo, J. ; MALISKA, C. R. ; ZOLET, T. . Método Multigrid de Correções Aditivas para A Solução Numérica Acoplada das Equações de Navier-Stokes com Malhas Não-Estruturadas. In: CMNE/CILAMCE 2007, 2007, Porto. Proceedings CMNE/CILAMCE 2007, 2007.

26.
Cordazzo, J. ; BRAGHIROLLI, L. F. ; KELLER, S. C. ; SILVA, A. F. C. ; MALISKA, C. R. . Additive Correction Multigrid Applied to Reservoir Simulation. In: CMNE/CILAMCE 2007, 2007, Porto. Proceedings CMNE/CILAMCE 2007, 2007.

27.
KELLER, S. C.; Cordazzo, J. ; MALISKA, C. R. ; BRAGHIROLLI, L. F. . Comparation between solvers used in additive correction multigrid method with unstructured grids. In: 11th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering -- ENCIT 2006, 2006, Curitiba. Proceedings of the 11th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2006, 2006.

28.
KELLER, S. C.; Cordazzo, J. ; HINCKEL, P. H. ; MALISKA, C. R. . Additive Correction Multigrid Method Applied to Difusion Problems with Unstructured Grids. In: ENCIT ? 10th Brasilian Congress of Thermal Engineering and Sciences, 2004, Rio de Janeiro. X ENCIT, 2004.

29.
KELLER, S. C.; Cordazzo, J. ; HINCKEL, P. H. ; MALISKA, C. R. . The Additive Correction Multigrid Method for Unstructured Grids. In: XXV Iberian Latin American Congress on Computational Methods - XXV CILAMCE, 2004, Recife. Proceedings XXV CILAMCE, 2004.

30.
KELLER, S. C.; BORTOLI, Á. L. . Numerical Analysis of Natural Convection in Oscillating Enclosures. In: VIII Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas (ENCIT 2000) e Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul 2000 (MERCOFRIO 2000), 2000, Porto Alegre. Proceedings of ENCIT 2000, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KELLER, S. C.; Pedroso, C. A. ; BORTOLI, Á. L. . Computation of Steady and Unsteady Flows for Enclosures using Runge-Kutta Finite Differences Method. In: CHT'01 - An International Symposium on Advances In Computational Heat Transfer, 2001, Palm Cove, Queensland. Anais CHT'01 - An International Symposium on Advances In Computational Heat Transfer, 2001.

2.
KELLER, S. C.; BORTOLI, Á. L. . Análise Numérica da Convecção Natural em Cavidade Retangulares. In: XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - XXIII CNMAC, 2000, Santos. Anais do XXIII CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000.

3.
KELLER, S. C.; BORTOLI, Á. L. . Simulação Numérica da Convecção Natural em Cavidades Retangulares. In: VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000, Santa Cruz do Sul. Proceedings VI ERMAC, 2000.

4.
KELLER, S. C.; KIPPER, C. J. . Análise da Equação que Rege a Transferência de Calor e sua Resolução através de um Programa Computacional. In: III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1997, Santa Cruz do Sul. III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
KELLER, S. C.; MALISKA, C. R. . Agglomeration Schemes studies in the Additive Correction Multigrid Method applied to Numerical Solution of Navier-Stokes Equations with Unstructured Grids. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
KELLER, S. C.; MIKOWSKI, A. ; DELATORRE, Rafael Gallina ; Wolf, Fabiano Gilberto ; LEZANA, A. G. R. . Estudo do Perfil dos Alunos do Curso de Engenharia da Mobilidade: Estratégias referentes às Estratégias em Matemática Básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
KELLER, S. C.; Cordazzo, J. ; MALISKA, C. R. ; BRAGHIROLLI, L. F. . Comparation between solvers used in additive correction multigrid method with unstructured grids. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KELLER, S. C.; Cordazzo, J. ; HINCKEL, P. H. ; MALISKA, C. R. . The Additive Correction Multigrid Method for Unstructured Grids. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
KELLER, S. C.; BORTOLI, Á. L. . Análise Numérica da Convecção Natural em Cavidade Retangulares. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
KELLER, S. C.; BORTOLI, Á. L. . Simulação Numérica da Convecção Natural em Cavidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
KELLER, S. C.; BORTOLI, Á. L. . Numerical Analysis of Natural Convection in Oscillating Enclosures. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
KELLER, S. C.; KIPPER, C. J. . Análise da Equação de Rege a Transferência de Calor e sua Resolução através de um Programa Computacional. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
KELLER, S. C.. Introdução ao uso do MATLAB. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
KELLER, S. C.. Introdução ao Maple V. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoio a usuários do Maple).

3.
KELLER, S. C.. Fortran 90 Básico. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento de alunos e usuários de Fortran 90).

4.
KELLER, S. C.. Técnicas e Ferramentas para Desenvolvimento de Sistemas OO sobre SGBD Relacional - Relatório Final. 1998. (Relatório de pesquisa).

5.
KELLER, S. C.. Técnicas e Ferramentas para Desenvolvimento de Sistemas OO sobre SGBD Relacional - Relatório Parcial. 1997. (Relatório de pesquisa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KELLER, S. C.; FERREIRA, C. V.; SOUZA, M. S. K.. Membro de banca de processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto por tempo determinado na área de Sistemas Hidráulico e Pneumáticos / Física / Geometria Analítica.. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
KELLER, S. C.; MIKOWSKI, A.; SOETHE, V. L.. Membro de banca de processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto por tempo determinado na área de Cálculo. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
KELLER, S. C.; MIKOWSKI, A.; SOETHE, V. L.. Membro de banca de processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto por tempo determinado na área de Cálculo. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
KELLER, S. C.; MEDONCA, P. T. R.; BATISTA, E.; BOTELHO, M. A.; RODRIGUES, T. D. M.. Membro interno da banca examinadora, edital no 120/DDPP/2011, Processo no 23080.041210/2011-71, do Centro de Engenharia da Mobilidade, campo de conhecimento: Análise e Álgebra. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
KELLER, S. C.; MIKOWSKI, A.; BOTELHO, M. A.; RODRIGUES, T. D. M.. Membro interno da banca examinadora, edital no 20/DDPP/2010, Processo no 23080.009526/2010-98, do Centro de Engenharia da Mobilidade, campo de conhecimento: Análise.. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCIT 2012 - 14th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering. Agglomeration Schemes studies in the Additive Correction Multigrid Method applied to Numerical Solution of Navier-Stokes Equations with Unstructured Grids. 2012. (Congresso).

2.
XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Estudo do Perfil dos Alunos do Curso de Engenharia da Mobilidade: Estratégias referentes às Estratégias em Matemática Básica. 2011. (Congresso).

3.
11th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering -- ENCIT 2006. Comparation between solvers used in additive correction multigrid method with unstructured grids. 2006. (Congresso).

4.
XXV Iberian Latin American Congress on Computational Methods - XXV CILAMCE. XXV Iberian Latin American Congress on Computational Methods. 2004. (Congresso).

5.
Escola Regional de Alto Desempenho - ERAD 2002. 2002. (Outra).

6.
III Escola de Primavera em Transição e Turbulência. 2002. (Outra).

7.
Encontro de Matemática. 2000. (Encontro).

8.
I Jornada de Educação Matemática e V Salão dos Alunos de Licenciatura em Matemática. 2000. (Outra).

9.
VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2000. (Encontro).

10.
VIII Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas (ENCIT 2000) e Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul 2000 (MERCOFRIO 2000). VIII Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas e Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercofrio 2000. 2000. (Congresso).

11.
XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - XXIII CNMAC. XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2000. (Congresso).

12.
XXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - XXI CNMAC. 1998. (Congresso).

13.
III Encontro Regional de Estudantes de Matmática do Sul - III EREMAT. 1997. (Encontro).

14.
III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 1997. (Seminário).

15.
Terceira Semana Acadêmica de Matemática. 1997. (Outra).

16.
Escola de Inverno de Matemática Aplicada e Computacional - EIMAC'96. 1996. (Outra).

17.
XIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - XIX CNMAC. 1996. (Congresso).

18.
XVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - XVIII CNMAC. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Ana Paula Peixoto Bittencourt. Desenvolvimento de Material Didático de Matemática Básica. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Bruna Minikowski. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia III. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

2.
Willians Goncalves Cavalcante. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia III. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

3.
Bruna Minikowski. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia II. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

4.
Germano Augusto Metzner de Andrade. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

5.
Kelen Luzia Silva. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia II. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

6.
Danilo Breda. Desenvolvimento de materiais matemáticos manipuláveis. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

7.
Bruna Minikowski. Desenvolvimento de materiais matemáticos manipuláveis. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

8.
Germano Augusto Metzner de Andrade. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

9.
Giovani Silveira de Magalhães Martins. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

10.
André Luis Schegoscheski. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

11.
Germano Augusto Metzner de Andrade. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.

12.
Lucas de Medeiros. Projeto de extensão - Jogos Estratégicos como Ferramenta de Suporte no Ensino de Engenharia. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Susie Cristine Keller.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SACCHELLI, C. M.2015SACCHELLI, C. M. ; KELLER, S. C. ; GARCIA, T. R. . O Papel do Engenheiro em Museus de Ciência e Tecnologia. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 1, p. 93-99, 2015.


Livros e capítulos
1.
GARCIA, T. R. ; KELLER, S. C. ; SACCHELLI, C. M. . ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO: NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ENGENHARIA. In: Vanderli Fava de Oliveira; Frederico Souzalima Caldoncelli Franco; Marcos José Tozzi. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação em Engenharia, Abordagens Pedagógicas, Multidisciplinaridade, AprendizagemBaseada em Problemas e Proposições.. 1ed.Juiz de Fora: Brasilia, 2015, v. 1, p. 170-182.

2.
PAULA, I. C. SANTOS, B. S. KORMAN, R. F. MOREIRA, A. F. MAGALHAES, A. L. C. C. FERREIRA, A. D. DANTAS, A. L. P. TEIXEIRA, B. O. S. RITTER, C. E. T. CATEN, C. S. T. JUNG, C. F. SACCHELLI, C. M. SENA, C. P. P. MORTIMER, E. F. SANTOS, E. P. GUIMARAES, F. G. SPORKET, F. PINTO, G. R. P. R. BOESING, I. J. ROSA, J. A. JAMELEDIM, J. R. RIBEIRO, J. L. D. MORO, L. BRAGHIROLLI, L. F. ECHEVESTE, M. E. S. , et al.BATISTA, P. A. R. TANURE, R. L. Z. RODRIGUES, R. C. L. ADRIANO, R. L. CARVALHO, R. S. KELLER, S. C. GARCIA, T. R. BIRCHAL, V. S. ; Praticas Pedagógicas Integradoras e Tecnologias para o Ensino de Engenharia. In: Vanderli Fava de Oliveira; Marcos José Tozzi; Liane Ludwig Loder. (Org.). Desafios da Educação em Engenharia. 1ed.Brasilia: Abenge, 2014, v. 1, p. 153-231.



Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos do Magistério Superior para o Centro Universitário Municipal de São José/SC, de acordo com o edital nº 008/2005/FUNDESJ



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