Hugo Leonardo Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0460222492516762
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Doutor em Música (Etnomusicologia, 2007), Mestre em Música (Etnomusicologia, 2003), Graduado em Música (Composição e Regência, 2000), todos pela Universidade Federal da Bahia. É professor efetivo do Núcleo de Música da Universidade Federal de Sergipe, mas atualmente está lecionando no Departamento de Música da Universidade de Brasília. Publicou os livros "As Taieiras" (2008) e "Da Fúria à Melancolia" (2010) e "Programa Cultura Viva: impactos e transformações sociais" (2016). São áreas de atuação e interesse: composição, etnomusicologia, cultura popular, educação musical, e como instrumentista (guitarra, violão, viola). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hugo Leonardo Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Hugo L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31071092
URL da Homepage: http://www.ida.unb.br/mus.html


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Queen's University of Belfast (Orientador: Suzel Ana Reily).
Título: A Dinâmica das Identidades: análise estilística e contextual de três bandas de metal na cena rock underground de Aracaju, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Rock; Musica Popular; Fenomenologia; Análise Musical; Estilo; Heavy Metal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Teoria Musical.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Cultural.
Setores de atividade: Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
2001 - 2003
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Etnomusicologia das Taieiras de Sergipe: uma tradição revista,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Taieiras; Sergipe; Mudança cultural; Folclore; Sagrado; Profano.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Cultural.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Relações Sociais.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1995 - 2000
Graduação em Música - Composição e Regência.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: APOCALIPSE - composição para orquestra, coro, narrador e solistas.
Orientador: Wellington Gomes.




Formação Complementar


2007 - 2007
Sociologia da Educação Musical. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2006 - 2006
Métodos Orff, Kodály e Dalcroze. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2006 - 2006
Métodos da análise da significação musical. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, Brasil.
2004 - 2004
Musica e a Imagem em Movimento. (Carga horária: 10h).
International Association for the Study of Popular Music, IASPM, Brasil.
2003 - 2003
Direitos Humanos Nação e Cidadania. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.
2003 - 2003
Ensinando Música Musicalmente. (Carga horária: 8h).
Sonare - Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música, SONARE, Brasil.
2000 - 2000
Harmonia na Música Popular. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente estou cedido pela Universidade Federal de Sergipe para atuar como exercício provisório na Universidade de Brasília (acompanhamento de cônjuge).

Atividades

8/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia 2
Fundamentos da Técnica Instrumental/Vocal 1
Prática de conjunto
Teorias contemporâneas da música
Contraponto 1
03/2016 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Música - UnB, .

Atividade de extensão realizada
Softwares livres para elaboração de material didático em música.
01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Música - UnB, .

3/2018 - 6/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia 1
Teorias Contemporâneas da Música 1
Prática de conjunto
Fundamentos da Técnica Instrumental/Vocal 1
8/2017 - 12/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia 1
Harmonia 2
Teorias contemporâneas da Música 1
Fundamentos da Técnica Instrumental/Vocal 1
8/2017 - 12/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografia em Música
Metodologia da Pesquisa em Música
3/2017 - 6/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnomusicologia
3/2017 - 6/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia 1
Harmonia 2
Teorias Contemporâneas da Música 1
Prática de Conjunto
Fundamentos da Técnica Instrumental/Vocal 1
4/2017 - 5/2017
Extensão universitária , Departamento de Música - UnB, .

Atividade de extensão realizada
Curso de introdução à análise Schenkeriana.
8/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia 1
Harmonia 2
Prática de conjunto
Fundamentos da técnica instrumental/vocal 1
Trabalho e recital de conclusão de curso
7/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografia em música
09/2015 - 11/2015
Extensão universitária , Programa de Pós-Graduação em Música, .

Atividade de extensão realizada
Mostra de vídeos etnográficos.
12/2013 - 07/2014
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Música, .

Cargo ou função
Coordenação.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Linguagem, Estética e História da Arte 3
Instrumento Principal Guitarra
Prática de Conjunto
Práticas Musicas da Cultura 4
Teorias Contemporâneas da Música 1
08/2013 - 12/2013
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografia em Música
04/2013 - 07/2013
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Texto e Contexto em Música
04/2013 - 07/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Musicais da Cultura 1
Harmonia Superior 2
Prática de Conjunto
Instrumento Principal Guitarra
03/2013 - 04/2013
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Música, .

Cargo ou função
Corrdenador.
08/2012 - 03/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia Superior 1
Instrumento Principal - Guitarra
Linguagem e Estruturação Musical 1
Música de Câmara
Trabalho e Recital de Conclusão de Curso (Licenciatura a Distância - UaB)
08/2012 - 03/2013
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografia das Práticas Musicais Regionais (350079)
Pesquisa Dirigida 1 (Cod. 350168)
Estágio de Docência Supervisionado (Cod. 350141)
03/2012 - 07/2012
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia Superior 2
Linguagem e Estruturação Musical 4
Prática de Conjunto
Teorias Contemporâneas da Música 3
02/2012 - 06/2012
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Interpretacao Musical em Contexto
02/2011 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento Principal - Guitarra 1
Instrumento Principal - Guitarra 2
Linguagem e Estruturação Musical 2
Teorias Contemporâneas da Música 2
Teorias Contemporâneas da Música 3
08/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia Superior 2
História da Música 4
Instrumento Principal - Guitarra 1
Linguagem e Estruturação Musical (LEM) 1
03/2010 - 07/2010
Ensino, Bacharelado em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música 3
Percepção Musical 3
Harmonia Superior 1

Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

04/2009 - 05/2010
Direção e administração, Centro de Educação de Ciências Humanas, Núcleo de Música.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
04/2007 - 01/2010
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturação Musical I, II, III, IV, V e VI
Introdução a Etnomusicologia
Novas Tecnologias e a Educação Musical
Percepção Musical II
1/2007 - 08/2008
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Musical
Musicalização Básica

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Tirocínio Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Atividades

8/2003 - 8/2003
Extensão universitária , Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Atividade de extensão realizada
Curso de Informática em Música de 04 a 08 de agosto durante os XVIII Seminários Internacionais de Música..
6/2002 - 3/2003
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Improvisação Musical
Literatura e Estruturação Musical I
Percepção Musical II
Prática em Conjunto
4/2001 - 4/2002
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pecepção Musical II
4/2001 - 10/2001
Extensão universitária , Escola de Música, Mestrado Em Música.

Atividade de extensão realizada
Bolsa Proces (Programa de Capacitação ao ensino superior).
4/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Atividade de extensão realizada
Monitor no projeto "Ritmo: Uma Bibliografia Comentada".

Conservatório de Música de Sergipe, CMS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor das disciplinas: Guitarra, Estruturação Musical, Informática e Música.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contrato provisório, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas: guitarra, Estruturação Musical, Percepção Musical e História da Música.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor contrato provisório, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Professor contrato provisório, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

4/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estruturação Musical
Guitarra
História da Música
Informática e Música
Percepção Musical
Regente da Orquestra Jovem
Regente dos Corais (5 ao todo)
10/2001 - 09/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Guitarra
Violão
3/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violão
Música Popular Brasileira
Coral


Linhas de pesquisa


1.
Práticas musicais da cultura

Objetivo: Estudar como os grupos socioculturais utilizam determinados elementos musicais e extramusicais para criar uma identidade de grupo..


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Programa Cultura Viva: impactos e transformações sociais
Descrição: O projeto ?Cultura Viva: impactos e transformações sociais? tem como intenção a criação e aplicação de indicadores qualitativos para análise dos impactos e transformações sociais ocorridas nas comunidades, a partir da implantação do Programa Cultura Viva. Ou seja, a intenção é investigar se os Pontos de Cultura participaram e tiveram influência na transformação social das comunidades nas quais estão inseridos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Hugo Leonardo Ribeiro - Coordenador / Flávio Santos Pereira - Integrante / Mário Lima Brasil - Integrante / Wanessa Ferreira de Sousa - Integrante / Deise Ramos da Rocha - Integrante / Mariana de Paiva Saturnino Silva - Integrante / Marilia Tatiane de Souza Oliveira - Integrante / Marta Martins Pederiva - Integrante.Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2013 - Atual
Práticas Musicais da Cultura
Descrição: O projeto objetiva investigar como determinados grupos socioculturais se organizam em relação à determinada prática musical. Nesse sentido, conceitos de identidade e diferença cultural surgem como constructos centrais e permeadores dos procedimentos analíticos adotados. A pesquisa é pautada não só no levantamento pontual de aspectos identitários na obra musical acabada mas, principalmente, no processo diretivo "ideológico" que culmina na adoção dos símbolos identitários pela comunidade musical. Sob essa diretriz, o projeto assume um caráter eminentemente interdisciplinar, tendo como suporte principal os estudos em etnomusicologia, mas dialogando com áreas como a sociologia, antropologia, comunicação, história e semiótica, entre outros. A intenção final é procurar desvendar porquê as pessoas fazem músicas daquela forma, isto é, qual a ideologia que permeia e dá sentido/coerência àquela prática musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Hugo Leonardo Ribeiro - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2006 - 2007
DEMEN - Dicionário de Músicos e Expressões Musicais da Bahia
Descrição: O DEMEM [Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia], em segunda fase, substantiva, surgiu da necessidade de obter informações musicais confiáveis de centenas de compositores, obras e manifestações musicais na Bahia que não encontram cobertura adequada nas obras de referência geradas nos grandes centros de concentração da indústria cultural, que as subverte. Obras ditas nacionais sem o serem censuram previamente e subjetivamente ao juízo de supostos críticos da vida musical nacional. Como embasamento teórico adotou-se uma moldura etnomusicológica, admitindo-se qualquer tipo de música, e sua função, estrutura e valores na sociedade em que existe, bem como na própria ordenação dos verbetes hierarquicamente organizados em três níveis: ESTRUTURANTES, que se aproximam, sem determinismos, de verdadeiros parâmetros de produção musical: toda a obra se assenta sobre eles, em número aproximado de 30; ESPECÍFICOS, do lado oposto, de menor porte, cobrindo uma multiplicidade de aspectos: substantivos; biobibliográficos; institucionais; performativos; organológicos e terminológicos (restritos aos termos e expressões musicais locais); INTERMEDIÁRIOS, entre os extremos, desenvolvem com profundidade e extensão a abordagem de instituições, gêneros, indivíduos, organizações de maior destaque..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante / Ângelo Tavares Castro - Integrante / Pablo Sotuyo Blanco - Integrante / Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Leandro Magalhães Gazineo - Integrante / Sônia Maria Chada Garcia - Integrante / Rodrigo Garcia - Integrante / Fernando Luis Monteiro de Jesus - Integrante / Rafael Dumont Ramos - Integrante / Danilo Machado dos Santos - Integrante / Bárbara Brazil - Integrante / Flávio José Gomes de Queiroz - Integrante / Angelo Rafael Palma da Fonseca - Integrante / Nicolas Rafael Severin Larrain - Integrante / Mackely Ribeiro Borges - Integrante / Haley Halana Clark - Integrante / Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2006
Inventário preliminar para um dicionário de músicos e expressôes musicais na Bahia
Descrição: Este projeto parte dos resultados de um anterior, Impressão Musical na Bahia (IMB), (cf. www.nemus.ufba.br e www.nemus.ufba.br/artigos/imb.htm). O problema principal revelado é o da carência e confiabilidade de informações sobre mais de 80% dos compositores levantados, a serem supridas em curto prazo. Partindo de um inventário preliminar, tal a complexidade do projeto de dicionário, vamos associá-lo a um centro de documentação e banco de dados, este a base operacional capaz de armazenar e cruzar informações de origens diversas e prover links para a articularão de verbetes relevantes para os estudos musicais e musicológicos da Bahia e de outras regiões do Brasil que desenvolveram tradições musicais filiáveis às da matriz baiana. À vertente histórica acrescentaram-se a etnomusicológica e terminológica, vez que expressões e instituições musicais tradicionais da Bahia estão igualmente negligenciadas nas obras de referência. Trata-se de pesquisa basicamente documental, mas não aleatória, a se guiar pelos trilhos do projeto anterior, por metodologias da musicologia histórica, da etnomusicologia e da lexicografia, além de intuições que o conhecimento aprofundado da cultura baiana suscitam. A fase atual é de definição de estratégias e treinamento de equipe, levantamento sistemático e crítico das fontes bibliográficas disponíveis, busca de registros das firmas impressoras e editoras baianas, consulta a inventários, testamentos, jornais e almanaques. O cruzamento da produção impressa com a manuscrita dos compositores levantados no IMB, em início, além de um acréscimo bibliográfico é também uma correção do enfoque anterior apenas em impressos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante / Pablo Sotuyo Blanco - Integrante / Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Leandro Magalhães Gazineo - Integrante / Sônia Maria Chada Garcia - Integrante / Rodrigo Garcia - Integrante / Rafael Dumont Ramos - Coordenador / Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior - Integrante / Dennis Paz Leoni - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2000 - 2002
Banco de Dados da Modinha Brasileira e Impressão Musical na Bahia
Descrição: O estudo da modinha brasileira, com enfoque particular sobre a modinha na Bahia, bem como sobre o lundu, vem sendo feito como pesquisa individual desde 1984. Esse estudo abrangeu, necessariamente, as versões portuguesas de ambos, a partir do último quarto do século XVIII. Em 1992 passei a me concentrar no MM 4801 da Biblioteca Nacional de Lisboa, de 1799, todo ele constituído de cantigas de Domingos Caldas Barbosa. A identificação dos compositores (talvez três, nenhum dos quais teria sido o próprio Lereno), permanece em aberto. A transcrição desse material foi feita por Leandro Gazineo, bolsista de IC, com orientação de Paulo Castagna e supervisão minha, já com o Núcleo de Estudos Musicais [NEMUS] que coordeno dando seus primeiros passos como grupo de pesquisa. No ano de 1996, com o banco de dados a ser estruturado para registros, tarefa de Luciano André da Silva Almeida, mas com dificuldade para alimentação da enorme quantidade de material colhido, passaria a ter um interesse crescente sobre os impressos e materiais musicais editados na Bahia, sobre os quais quase nada se sabia. Redigi um "Ensaio preliminar para um projeto de pesquisa" (1992) eventualmente para ser encaminhado ao CNPq, tentando avaliar a viabilidade do projeto. Tendo sido aceito, a base de dados mais específica cedeu lugar ao banco de partituras impressas, abrangendo outros gêneros de música de salão...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante / Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Leandro Magalhães Gazineo - Integrante / Sônia Maria Chada Garcia - Integrante / Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Softwares livres para elaboração de material didático em música
Descrição: Curso com o objetivo de apresentar e fomentar o uso de software livre como alternativa ao uso ilegal de softwares proprietários piratas entre os estudantes de música e músicos em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Hugo Leonardo Ribeiro - Coordenador.
2016 - 2016
Mostra de Vídeos Etnográficos - Música e Cultura
Descrição: Mostra semanal de vídeos etnográficos que envolvem pesquisas em Etnomusicologia. Serão vídeos de cerca de meia hora, seguidos de discussão sobre o assunto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (16) .
Integrantes: Hugo Leonardo Ribeiro - Coordenador / Matthias Lewy - Integrante / Liliam Cristina Barros Cohen - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: MÚSICA EM CONTEXTO (UNB)
2005 - 2006
Periódico: Música & Cultura


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Música Hodie
2017 - 2017
Periódico: Revista de Ciências Humanas
2016 - Atual
Periódico: OUVIROUVER (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DEBATES


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Cultural.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1RIBEIRO, Hugo L.2018RIBEIRO, Hugo L.. O desafio da endoetnografia. ILHA. REVISTA DE ANTROPOLOGIA (FLORIANÓPOLIS), v. 20, p. 176-205, 2018.

2.
2RIBEIRO, Hugo L.2017RIBEIRO, Hugo L.. Uma proposta prática de como abordar o repertório da música do Século XX no ensino superior de música. MÚSICA EM CONTEXTO (UNB), v. 11, p. 173-202, 2017.

3.
3RIBEIRO, Hugo L.2011RIBEIRO, Hugo L.. Transgressão e música. Música em Contexto (UnB), v. 1, p. 61-90, 2011.

4.
4RIBEIRO, Hugo L.2007RIBEIRO, Hugo L.. Folclore versus Párafolclore. Música & Cultura (Salvador. Online), Salvador, Bahia, v. 2, p. 01-08, 2007.

5.
5RIBEIRO, Hugo L.2006RIBEIRO, Hugo L.. Entrevista com Manuel Veiga. Música & Cultura (Salvador. Online), v. 01, p. 01-11, 2006.

6.
6RIBEIRO, Hugo L.2002RIBEIRO, Hugo L.. A análise musical na Etnomusicologia. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador - BA, v. 04, p. 69-82, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, Hugo L.; BRASIL, Mário L. . Programa Cultura Viva: impactos e transformações sociais. 1. ed. Brasilia: UnB, 2016. v. 1. 219p .

2.
RIBEIRO, Hugo L.. Da Fúria à Melancolia: a dinâmica das identidades na cena rock underground de Aracaju. 1. ed. São Cristóvão: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 2010. v. 1. 378p .

3.
RIBEIRO, Hugo L.. As Taieiras. 1. ed. Aracaju: Editora UFS, 2008. v. 1. 206p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Heavy, Death and Doom Metal in Brazil: A Study on the Creation and Maintenance of Stylistic Boundaries within Metal Bands. In: Florian Heesch; Niall Scott. (Org.). Heavy metal, gender and sexuality: interdisciplinary approaches. 1ed.Nova Iorque: Routledge, 2016, v. 1, p. 236-272.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; MOREIRA, Marcos . Educação Musical em Sergipe. In: Alda Oliveira; Regina Cajazeira. (Org.). Educação Musical no Brasil. 1ed.Salvador: P&A, 2007, v. 1, p. 277-281.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, Robson M. ; RIBEIRO, Hugo L. . O disco de vinil e seus trajetos no reggae em São Luís do Maranhão. In: II Fórum de Etnomusicologia da UFPB, 2016, João Pessoa. II Fórum de Etnomusicologia da UFPB. João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, 2016.

2.
DUARTE, Alex ; RIBEIRO, Hugo L. ; MOURAO, Caio . Autenticidade na cena metal do Distrito Federal. In: VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2015, Florianópolis. VII ENABET. Florianópolis: PPGAS/UFSC, 2015. v. 1. p. 636-650.

3.
RIBEIRO, Hugo L.. Relações sonoras no Metal Extremo: o caso da banda Carcass. In: I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade, 2015, Porto Alegre. Anais do I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade. Porto Alegre: Marca Visual, 2015. v. 1. p. 257-270.

4.
RIBEIRO, Hugo L.. A Aprendizagem Estilística na Cena Rock Underground de Aracaju. In: Congresso Regional da ISME na América Latina, XVI Encontro Nacional da ABEM, 2007, Campo Grande. Anais do Congresso Regional da ISME, XVI Encontro Nacional da ABEM, 2007. v. 1.

5.
RIBEIRO, Hugo L.. A Análise Musical: porquê, para quem e como?. In: XVI CONGRESSO DA ANPPOM, 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da ANPPOM, 2006.

6.
RIBEIRO, Hugo L.; MOREIRA, Marcos . Projeto Político Pedagógico do Conservatório de Música de Sergipe. In: XV Encontro Nacional da ABEM, 2006, João Pessoa. Anais do XV Encontro Nacional da ABEM, 2006.

7.
RIBEIRO, Hugo L.. Folclorização do Folclore ou Folclorização como Folclore. In: III Encontro Nacional da ABET, 2006, São Paulo. Anais do III Encontro Nacional da ABET, 2006.

8.
RIBEIRO, Hugo L.. A Transcrição Musical: qual sua importância, qual o seu futuro?. In: III Encontro Nacional da ABET, 2006, São Paulo. Anais do III Encontro Nacional da ABET, 2006.

9.
RIBEIRO, Hugo L.. A Liberdade Reflexiva como Ideal Educacional. In: XIII Encontro Nacional da ABEM, 2004, Rio de Janeiro. Anais, 2004. p. 438-444.

10.
RIBEIRO, Hugo L.. Comparando Dois Sistemas Musicais: uma perspectiva fenomenológica. In: II Encontro Nacional da ABET, 2004, Salvador. Anais do II Encontro Nacional da ABET, 2004.

11.
RIBEIRO, Hugo L.. Notas Preliminares sobre o Cenário Rock Underground em Aracaju-SE. In: V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, IASPM-LA, 2004, Rio de Janeiro. Anais, 2004.

12.
RIBEIRO, Hugo L.. Por uma análise (etno)musical: a transcrição. In: XIV CONGRESSO DA ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV CONGRESSO DA ANPPOM, 2003.

13.
RIBEIRO, Hugo L.. Folclore versus párafolclore: o caso das Taieiras de Sergipe. In: VIII Reunião de Antropólogos do Norte Nordeste - ABANNE, 2003, São Luis. VIII Reunião de Antropólogos do Norte Nordeste - ABANNE. São Luis: Elizabeth Maria Beserra, 2003. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Ensino da Notação Musical com o Auxílio do Computador. In: XV Encontro Nacional da ABEM, 2006, João Pessoa. Anais do XV Encontro Nacional da ABEM, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Música Urbana versus Música Tradicional: usos e abusos. In: I Encontro Nacional da ABET, 2003, Recife. Anais do I Encontro Nacional da ABET, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, Hugo L.; BRASIL, Mário L. . Relatório do projeto Cultura Viva: impactos e transformações sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, Hugo L.; BRASIL, Mário L. . Programa Cultura Viva: impactos e transformações sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, Hugo L.. Influência da música pós-tonal na música ?popular? do final do século vinte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, Hugo L.; FERREIRA, Clodomir Souza ; FERREIRA, Antenor ; SANTOS, Rafael dos . Pesquisa em Música Popular: relações entre questões musicais e extra-musicais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
RIBEIRO, Hugo L.. Heavy, Death and Doom Metal in Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RIBEIRO, Hugo L.. Nós sempre fomos Educadores Musicais?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIBEIRO, Hugo L.. Influência da Música Contemporânea na Música Popular dos Séculos XX e XXI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIBEIRO, Hugo L.. Arte e Musica segundo os PCN. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, Hugo L.. Creating and Sustaining Rock Identities: the rock underground scene in Aracaju-SE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIBEIRO, Hugo L.. Folclore versus parafolclore: o caso das Taieiras de Sergipe. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RIBEIRO, Hugo L.. Relato do Concurso para Músicos da Banda do Corpo de Bombeiros - SE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LEWY, Matthias ; RIBEIRO, Hugo L. . Editorial: Fontes históricas na (etno)musicologia. Brasília, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; LEWY, Matthias . 'Com o arquivo de volta ao campo'. A reinterpretação e recontextualização das gravações de Koch-Grünberg (1911) entre o povo Pemón. Brasília: Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017. (Tradução/Artigo).

3.
Makiuchi, Maria de Fátima ; RIBEIRO, Hugo L. ; BRASIL, Mário L. . Observatório de Políticas Públicas Culturais Atas e relatórios dos fóruns. Brasília: Opcult, 2016 (Livro).

4.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo . Editorial. Brasília, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
RIBEIRO, Hugo L.; MOUSINHO, Vanildo M. ; QUEIROZ, Luiz R. . Carta dos Editores, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Luiz R. ; MOUSINHO, Vanildo M. . Música & Cultura 2006 (Edição de Periódico On-Line).

7.
RIBEIRO, Hugo L.; MOUSINHO, Vanildo M. ; QUEIROZ, Luiz R. . Ufa! Até que enfim., 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
RIBEIRO, Hugo L.. Website Review: arte e cultura - música, and o som da rua. Yearbook for Traditional Music, vol. 37, 2005 (Resenha).

9.
RIBEIRO, Hugo L.. Ritmo: uma bibliografia comentada 2001 (Trabalho de Conclusão de Monitoria).

10.
RIBEIRO, Hugo L.. Apocalipse, 2000. (Partitura Musical/Orquestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Avaliador de comunicações XXVIII Congresso Nacional da ANPPOM. 2018.

2.
RIBEIRO, Hugo L.. Parecer para artigo submetido à Revista de Ciências Humanas da UFSC. 2017.

3.
RIBEIRO, Hugo L.. Parecerista Ad Hoc seleção de bolsistas Edital PIBIC/CNPq, PROBIC/UEFS E PIBIC/FAPESB. 2017.

4.
RIBEIRO, Hugo L.. Parecerista (consultor ad hoc) da Revista Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, N.19,. 2017.

5.
RIBEIRO, Hugo L.. Parecerista Ad Hoc seleção de bolsistas Edital PIBIC/CNPq, PROBIC/UEFS E PIBIC/FAPESB. 2016.

6.
RIBEIRO, Hugo L.. Assesoria Técnico-Científica à Fundação Editora da UNESP. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Parecerista do VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET). 2015.

2.
RIBEIRO, Hugo L.. Parecerista do XI Simpósio de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM). 2015.

3.
RIBEIRO, Hugo L.. Parecerista do XXII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; MOTA, Gisele P. ; TARQUINIO, Daniel . T02P01 Chopin (Podcast Musicoide). 2018.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; FERREIRA, Clodomir Souza . T02P02 Comunicação e música (Podcast Musicoide). 2018.

3.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; DEUS, Mauro di . T02P03 Jazz em Cuba (Podcast Musicoide). 2018.

4.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. . Série Leituras: Sobre música popular de Theodor W. Adorno (Podcast Musicoide). 2018.

5.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; DIAS, Uliana . T02P04 O ensino do canto popular e as circle songs (Podcast Musicoide). 2018.

6.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; AZEVEDO, Maria Cristina C. C. ; GALVAO, Juliana . T02P05 O programa de avaliação seriada da UnB (Podcast Musicoide). 2018.

7.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; PEREIRA, Flávio S. . T01P01 O que é Música (Podcast Musicoide). 2017.

8.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; BAIRRAL, Adeilton . T01P03 A música no Brasil colonial (Podcast Musicoide). 2017.

9.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; FREIRE, Ricardo D. . T01P04 Origens da música (Podcast Musicoide). 2017.

10.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; VASCONCELLOS, Renato . T01P05 Os descaminhos do Real Book Part 1 (Podcast Musicoide). 2017.

11.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; VASCONCELLOS, Renato . T01P06 Os descaminhos do Real Book Part 2 (Podcast Musicoide). 2017.

12.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; LOPES, Maico . T01P07 Música popular ou erudita? (Podcast Musicoide). 2017.

13.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A. ; ABREU, Delmary ; MONTANDOM, Isabel . T01P02 A música na escola (Podcast Musicoide). 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Hugo Ribeiro: Compositor, Guitarrista e Etnomusicólogo. 2017; Tema: Site pessoal para disponibilização de materiais didáticos ao público em geral. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Heavy Metal para iniciantes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RIBEIRO, Hugo L.; MOTA, Gisele P. ; SLY, Gordon . Introdução à análise schenkeriana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RIBEIRO, Hugo L.. Musica em Contexto. 2017. (Editoração/Periódico).

4.
RIBEIRO, Hugo L.. Softwares livres para elaboração de material didático em música. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RIBEIRO, Hugo L.. Mostra de Vídeos Etnográficos - Música e Cultura. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
RIBEIRO, Hugo L.. Guia de estilo e referências bibliográficas: para trabalhos acadêmicos escritos do Departamento de Música da Universidade de Brasília. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

7.
RIBEIRO, Hugo L.. Musica em Contexto. 2016. (Editoração/Periódico).

8.
RIBEIRO, Hugo L.; BRASIL, Mário L. . Relatório final do projeto de pesquisa Programa Cultura Viva: impactos e transformações sociais. 2016. (Relatório de pesquisa).

9.
RIBEIRO, Hugo L.; OLIVEIRA, Jamary . KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

10.
RIBEIRO, Hugo L.. Música em Contexto. 2015. (Editoração/Periódico).

11.
RIBEIRO, Hugo L.. Música e Cultura, Vol. 7, N. 1. 2012. (Editoração/Periódico).

12.
RIBEIRO, Hugo L.. Música e Cultura, Vol. 6. 2011. (Editoração/Periódico).

13.
RIBEIRO, Hugo L.. Da Fúria à Melancolia: a dinâmica das identidades na cena rock underground em Aracaju. 2010. (Editoração/Livro).

14.
RIBEIRO, Hugo L.. Diálogos sobre música: em busca do entendimento. 2010. (Editoração/Livro).

15.
RIBEIRO, Hugo L.. Música e Cultura, Vol. 5. 2010. (Editoração/Periódico).

16.
RIBEIRO, Hugo L.; OLIVEIRA Jr., José Rafael ; SANTOS, Saulo J. F. . Curso de Extensão em Teoria Musical. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
RIBEIRO, Hugo L.; OLIVEIRA, Fábio, A. . Curso de Extensão em Percepção Musical. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
RIBEIRO, Hugo L.; RIBEIRO, Agatha C. V. G. C. . Metodologia da pesquisa em música. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
RIBEIRO, Hugo L.. Música e Cultura, Vol. 4. 2009. (Editoração/Periódico).

20.
RIBEIRO, Hugo L.. Informática aplicada à música. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
RIBEIRO, Hugo L.. Anais do IV Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia). 2008. (Editoração/Anais).

22.
RIBEIRO, Arline P. ; RIBEIRO, Márcio A. ; RIBEIRO, Hugo L. . Surgimento e Evolução do Beach Handball no Brasil. 2008. (Editoração/Livro).

23.
RIBEIRO, Hugo L.. Música e Cultura, Vol. 3. 2008. (Editoração/Periódico).

24.
RIBEIRO, Hugo L.. Informática e Música - Finale e Lilypond. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
RIBEIRO, Hugo L.. Harmonia Musical. 2007. .

26.
RIBEIRO, Hugo L.. Análise Musical. 2007. .

27.
RIBEIRO, Hugo L.. Harmonia Musical. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
RIBEIRO, Hugo L.; OLIVEIRA, Jamary . FUX, Johann Joseph. O Estudo do Contraponto (do Gradus ad Parnassum).. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

29.
RIBEIRO, Hugo L.. Música e Cultura, Vol. 2. 2007. (Editoração/Periódico).

30.
RIBEIRO, Hugo L.. Introdução aos Softwares Musicais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
RIBEIRO, Hugo L.. Música e Cultura, Vol. 1. 2006. (Editoração/Periódico).

32.
RIBEIRO, Hugo L.. Informática em Música - FINALE 2003. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
RIBEIRO, Hugo L.. Antropologia da Música. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
RIBEIRO, Hugo L.. Projeto Novos Sons. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
RIBEIRO, Hugo L.. Harmonia e Arranjo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
RIBEIRO, Hugo L.. Improvisação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
RIBEIRO, Hugo L.. Harmonia e Arranjo. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
RIBEIRO, Hugo L.; VILELLA, Pablo ; SOUZA, Gabriel . Apresentação das turmas de prática de conjunto: Nevermore. 2017. Interpretação.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; CABRAL, João Paulo N. ; ZEYMER, Fábio . Apresentação das turmas de prática de conjunto: Metallica. 2016. Interpretação.

3.
RIBEIRO, Hugo L.; VILELLA, Pablo ; SOUZA, Gabriel . Apresentação das turmas de prática de conjunto: Alice in Chains. 2016. Interpretação.

4.
RIBEIRO, Hugo L.; DONATO, Lucas ; MEIRA, Fernando H. ; HAMMES, Letícia . Recital da turma de TCM 1 (Teorias Contemporâneas da Música). 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
RIBEIRO, Hugo L.; ANTUNES, Alexandre Araújo ; CAMELO, Mariana ; DONATO, Lucas . Apresentação das turmas de prática de conjunto: Yes. 2015. Interpretação.

6.
RIBEIRO, Hugo L.; SETUBAL, Carolina ; DONATO, Lucas ; BACELLAR, Rafael . Apresentação das turmas de prática de conjunto: Dream Theater. 2015. Interpretação.

7.
RIBEIRO, Hugo L.; JACOBINA, Pedro ; BASTOS, Fernando . Recital da turma de TCM 1 (Teorias Contemporâneas da Música). 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
RIBEIRO, Hugo L.; CABRAL, João Paulo N. . Apresentação das turmas de prática de conjunto: Megadeth. 2014. Interpretação.

9.
RIBEIRO, Hugo L.; FRANCO, Lázaro ; DONATO, Lucas . Apresentação das turmas de prática de conjunto: Steve Vai. 2014. Interpretação.

10.
RIBEIRO, Hugo L.; MORAES, Cid ; CAMELO, Mariana ; BACELLAR, Rafael . Apresentação das turmas de prática de conjunto: Dream Theater. 2013. Interpretação.

11.
RIBEIRO, Hugo L.. The Warlord - The Land of Agony. 2008. Registro Fonográfico.

12.
RIBEIRO, Hugo L.. Suíte para Desenho Animado: Pateta e a Fábrica de Relógios. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
RIBEIRO, Hugo L.. Concerto em Ré Maior. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
RIBEIRO, Hugo L.. Ave Verum Corpus. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
RIBEIRO, Hugo L.. Orquestra de Camara da EMUS-UFBA. 2003. Interpretação.

16.
RIBEIRO, Hugo L.. Orquestra de Camara da EMUS-UFBA. 2003. Interpretação.

17.
RIBEIRO, Hugo L.. Orquestra de Camara da EMUS-UFBA. 2003. Interpretação.

18.
RIBEIRO, Hugo L.. Orquestra de Camara da EMUS-UFBA. 2003. Interpretação.

19.
RIBEIRO, Hugo L.. Cantos de Taieiras. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
RIBEIRO, Hugo L.. Fugato. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
RIBEIRO, Hugo L.. Fugue for a Giant. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
RIBEIRO, Hugo L.. Rondó. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
RIBEIRO, Hugo L.. Cantos de Taieiras. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
RIBEIRO, Hugo L.. Concerto em Si Menor para Violino e Piano. 2000. Interpretação.

25.
RIBEIRO, Hugo L.. Cristo Nasceu. 1999. Arranjo.

26.
RIBEIRO, Hugo L.. O Primeiro Natal. 1999. Arranjo.

27.
RIBEIRO, Hugo L.. Suíte para Desenho Animado: Pateta e a Fábrica de Relógios. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
RIBEIRO, Hugo L.. Estudos nº 1, 2 e 3. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
RIBEIRO, Hugo L.. Coral Jovem do Conservatório de Música de Sergipe. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
RIBEIRO, Hugo L.. Coral Jovem do Conservatório de Música de Sergipe. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
RIBEIRO, Hugo L.. Estudo n°1. 1999. Interpretação.

32.
RIBEIRO, Hugo L.. Samurai. 1998. Arranjo.

33.
RIBEIRO, Hugo L.. Ave Maria (Meditação). 1997. Arranjo.

34.
RIBEIRO, Hugo L.. Noite Feliz. 1997. Arranjo.

35.
RIBEIRO, Hugo L.. Ave Maria (Meditação). 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

36.
RIBEIRO, Hugo L.. Noite Feliz. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

37.
RIBEIRO, Hugo L.. Children's Song n°12. 1997. Interpretação.

38.
RIBEIRO, Hugo L.; XAVIER, Ubiratã Mesquita . Andante. 1996. Arranjo.

39.
RIBEIRO, Hugo L.. Ravel de Bolero. 1996. Arranjo.

40.
RIBEIRO, Hugo L.. Ravel de Bolero. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
RIBEIRO, Hugo L.. Variações sobre Las Vacas. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

42.
RIBEIRO, Hugo L.. Interregno a Walter Smetak. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

43.
RIBEIRO, Hugo L.. Sarabanda. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

44.
RIBEIRO, Hugo L.; XAVIER, Ubiratã Mesquita . Andante. 1996. Interpretação.

45.
RIBEIRO, Hugo L.. Frustrado. 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Rondó. 2000.

2.
RIBEIRO, Hugo L.. Fugue for a Giant. 2000.

3.
RIBEIRO, Hugo L.. Cantos de Taieiras. 2000.

4.
RIBEIRO, Hugo L.. Apocalipse. 2000.

5.
RIBEIRO, Hugo L.. Quatro Estudos para Violão. 1999.

6.
RIBEIRO, Hugo L.. Fugato. 1999.

7.
RIBEIRO, Hugo L.. Suíte para Desenho Animado: Pateta e a Fábrica de Relógios. 1999.

8.
RIBEIRO, Hugo L.. Imitações. 1999.

9.
RIBEIRO, Hugo L.. Fugue for a Giant. 1999.

10.
RIBEIRO, Hugo L.. Tema e Variação. 1998.

11.
RIBEIRO, Hugo L.. About You. 1997.

12.
RIBEIRO, Hugo L.. Leitmotif. 1997.

13.
RIBEIRO, Hugo L.. Fantasia Barroca. 1997.

14.
RIBEIRO, Hugo L.. Variações sobre Las Vacas. 1996.

15.
RIBEIRO, Hugo L.. Frustrado. 1995.

Demais trabalhos
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Projeto Novos Sons. 1999 (Idealizador e Coordenador) .

2.
RIBEIRO, Hugo L.; GOMES, Josinaldo . Grupo de Compositores Atuais. 1999 (Idealizador e Coordenador) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRASIL, Mário L.; RIBEIRO, Hugo L.. Participação em banca de Tarso de Almeida Ramos. O pensamento de Ennio Morricone sobre a música no cinema e a trilha sonora do filme ?Os oito odiados?. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; MENDES, Sérgio. N.. Participação em banca de Paula de Queiroz Carvalho Zimbres. Gismontipascoal: a música instrumental brasileira como releitura pós-moderna do ideal modernista. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

3.
RIBEIRO, Hugo L.; FERREIRA, Antenor; MENDES, Sérgio. N.. Participação em banca de Elizeu Santos do Nascimento. Grupos sinfônicos de sopros: conceitos e aspectos estruturais. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

4.
RIBEIRO, Hugo L.; MARCON, Frank; SEIDL, Ernesto. Participação em banca de Tânia Carolina Viana de Oliveira. O rock e o sertão: juventude, consumo e estilo de vida em Sergipe. 2013. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
RIBEIRO, Hugo L.; MAGALHÃES-CASTRO, Beatriz; PIEDADE, Acácio. Participação em banca de Rafael Ferraz Marcondes de Moura. O toque de midas do choro: estabilidade e fricção sob a luz das tópicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

6.
BORDINI, Ricardo M.; RIBEIRO, Hugo L.; KROGER Jr., Pedro R.. Participação em banca de Reinaldo Cardoso Maia. O Pure Data aplicado à composição e execução de música eletroacústica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal da Bahia.

7.
GROSSI, Cristina S.; QUEIROZ, Luiz R.; RIBEIRO, Hugo L.. Participação em banca de Valéria Levay Lehmann da Silva. "Seu Zé, qual a sua didática?" - Aprendizagem Musical na Oficina de Pífano da Universidade de Brasília. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, Hugo L.; Goldemberg, Ricardo; BARSALINI, Leandro; CARVALHO, José A. L. L.; MENDES, Sérgio. N.. Participação em banca de Renato de Vasconcellos. A partitura cifrada e os descaminhos dos ?Fake Books?. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
KROGER Jr., Pedro R.; OLIVEIRA, Liduíno J. P.; RIBEIRO, Hugo L.; LIMA, Paulo C.; ROBATTO, Lucas. Participação em banca de Marcos da Silva Sampaio. A teoria de relação de contornos musicais: inconsistências, soluções e ferramentas. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
RIBEIRO, Hugo L.; ULHOA, Martha. Participação em banca de Claudia de Souza Nunes Azevedo. É para ser escuro: codificações do Black Metal. 2009. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
RIBEIRO, Hugo L.; TOURINHO, Cristina.; OLIVEIRA FILHO, Pedro A.; LIMA, Cássio L. N. S.. Participação em banca de Eric Hora Fontes Pereira. Guitarra blues no Brasil: discussões sobre perspectivas metodológicas e possibilidades de diálogos com as identidades culturais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, Hugo L.; BRASIL, Mário L.. Participação em banca de Tarso de Almeida Ramos. O pensamento de Ennio Morricone sobre a música no cinema e a trilha sonora do filme ?Os oito odiados?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de Brasília.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; ZORZAL, Ricieri C.; FERREIRA JUNIOR, José R.. Participação em banca de Patrick Augusto Azevedo de Abreu. Cena metal de São Luis: uma etnografia sobre dinâmicas socioculturais, materialidades e significados através do trabalho de sete bandas locais, de 2012 a 2017. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
RIBEIRO, Hugo L.; MAGALHÃES-CASTRO, Beatriz; LEWY, Matthias. Participação em banca de Aluísio Laurindo da Silva Júnior. Levantamento, literatura e formas de tocar das guitarras multicordas, multibraços e híbridas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de Brasília.

4.
MAGALHÃES-CASTRO, Beatriz; RIBEIRO, Hugo L.; LEWY, Matthias. Participação em banca de Jussânia Borges Corrêa. Ecomusicologia no cerrado: uma relação entre violeiros e meio ambiente no interior do Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de Brasília.

5.
RIBEIRO, Hugo L.; MAGALHÃES-CASTRO, Beatriz; MENDES, Sérgio. N.. Participação em banca de Paula de Queiroz Carvalho Zimbres. Música instrumental brasileira: uma releitura pós-moderna do ideal modernista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de Brasília.

6.
RIBEIRO, Hugo L.; MENDES, Sérgio. N.. Participação em banca de Márcio de Oliveira Silva. A idiomática composicional de João Donato: o jeito Donato de tocar piano. 2017.

7.
RIBEIRO, Hugo L.; MAGALHÃES-CASTRO, Beatriz; LEWY, Matthias. Participação em banca de Myrlla Muniz Rebouças. Patativa do Assaré: poesia, canção e consciência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAJUEIRO, L. F.; RIBEIRO, Hugo L.; RUIZ, F. A.. Participação em banca de Joelma Alves Santos. O Uso do Papel no Processo de Ensino e Aprendizagem em Artes. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
CAJUEIRO, L. F.; RIBEIRO, Hugo L.; RUIZ, F. A.. Participação em banca de Flavia Cunha Santos. Assemblage: um estudo da técnica e das possibilidades de sua utilização no ensino da Arte. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
BORBA, Jean F.; RIBEIRO, Hugo L.; BONINI, V.. Participação em banca de Mariana Gouveia do Couto Silva. Análise Iconográfica de Capas de Discos e Encartes de CDs no Mercado Fonográfico Brasileiro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais) - Universidade Federal de Sergipe.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, Hugo L.; FERREIRA, Antenor; CORDEIRO, Alessandro B.. Participação em banca de Ronaldo Batista de Lima.Estudo comparado entre os toques do candomblé brasileiro e os tambores batá da santeria cubana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; MONTANDOM, Isabel; CORDEIRO, Alessandro B.. Participação em banca de Gabriel Lira Caneca Ramos.Materiais didáticos voltados ao ensino de guitarra em escolas livres de música no Distrito Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

3.
RIBEIRO, Hugo L.; CORDEIRO, Alessandro B.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Humberto Rodrigues da Rocha.Chico Pinheiro: análise de uma aula online de ritmos brasileiros para guitarra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

4.
RIBEIRO, Hugo L.; CORDEIRO, Alessandro B.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Rudá de Azevedo Lobão.Apostila de Guitarra: Improvisação no âmbito da MPB e do Jazz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

5.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo; CORDEIRO, Alessandro B.. Participação em banca de Adriel Correia Amâncio.Ensino de música a distância: Observação de um curso de bateria online, utilizando o guia da Online Learning Consortium. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

6.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, Alexei A.; RECOVA, Simone L.. Participação em banca de Fernanda Vaz Ribeiro Irigaray Araújo.Do barroco ao armorial: passado, presente, erudito e popular no movimento da música antiga e na música armorial. 2017.

7.
RIBEIRO, Hugo L.. Participação em banca de Paula Cristine Soares da Silva.O ensino de viola: uma análise de abordagens e materiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

8.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo; VILELA, Cassiana Z.. Participação em banca de Welligton Soares de Oliveira.Aulas de música para uma criança com transtorno do espectro autista: limites e desafios para o ensino de piano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

9.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo; VILELA, Cassiana Z.. Participação em banca de Jefferson Fernandes de Oliveira.Caminhos de um mestre de banda militar: um estudo de abordagem qualitativa sobre um capitão regente da banda da polícia militar do estado de Goiás.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

10.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo; VILELA, Cassiana Z.. Participação em banca de Alberto Rodrigues de Brito Filho.O universo musical de alunos do EJA na escola Padre Carlos Casavechia em Rio Branco: um estudo sobre suas preferências musicais e hábitos de escuta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

11.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Josiane Queiroz de Oliveira.O planejamento pedagógico em aulas de música nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva de uma professora pedagoga. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

12.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Laércio Tamburine de Lara.Concepções sobre a aula de música no ensino médio na perspectiva de um professor de artes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

13.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Ruth da Rocha Paiva.O ensino de música nas series iniciais do ensino fundamental: as percepções de uma professora generalista sobre as articulações entre sua formação acadêmica inicial e a sua atuação docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

14.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Anco Marcos de Menezes.Modo de estudar contrabaixo elétrico: um estudo a partir de memorial de formação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

15.
RIBEIRO, Hugo L.; CORDEIRO, Alessandro B.; AZEVEDO, Maria Cristina C. C.. Participação em banca de José Dario Azevedo Feitosa.Meu violão não faz esse som: o efeito da distorção na performance de três guitarristas de Brasília. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

16.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Zé Krishna Azevedo Kohli.Modos de aprender a tocar guitarra: um estudo de entrevista narrativa com o professor Genil Castro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

17.
RIBEIRO, Hugo L.; CORDEIRO, Alessandro B.; QUEIROZ, Alexei A.. Participação em banca de Hudson Couto e Silva.Rocksmith 2014: jogos interativos como recursos de ensino e aprendizagem musical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Brasília.

18.
MARINS, Paulo; RIBEIRO, Hugo L.. Participação em banca de Aldete Pereira Begas.Recital didático e formação de platéia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

19.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Awlieiny Viana Gadelha.A formação de plateia através de oficinas e recital didático com alunos do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

20.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Cibely Dias Sampaio.Educação musical e recital didático: análise conceitual e relato de uma pesquisa empírica educativo- musical. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

21.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Franklin Therezino Pinheiro da Silva Sobrinho.Reflexões sobre a relação entre jovens acrianos e a música Sertaneja Contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

22.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Genismoni Gomes da Silva.Música e cultura midiática: uma breve reflexão sobre o ?mundo? musical dos jovens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

23.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de José Eliziário de Moura.O forró e a educação musical: uma experiência nas oficinas de música e no recital didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

24.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de José Everaldo da Silva.Música e Religião no Ensino Fundamental: Relato de uma experiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

25.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Lissandra Bacelar Freitas.Recital didático e formação de platéia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

26.
MARINS, Paulo; RIBEIRO, Hugo L.. Participação em banca de Sílvia Rejane Teixeira de Abreu.Por detrás das cortinas: o processo de preparação de um recital didático para a formação de plateia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

27.
RIBEIRO, Hugo L.; MARINS, Paulo. Participação em banca de Thiago Paulo da Silva.Diversidade musical e os jovens: relato do trabalho realizado nas oficinas e recital didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília.

28.
RIBEIRO, Hugo L.. Participação em banca de Maurício do Vale Dourado Wanderley.A Cena Metal Aracajuana: identidade e conflitos entre grupos antagônicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Sergipe.

29.
RIBEIRO, Hugo L.; SEIDL, Ernesto. Participação em banca de Daniela Moura Bezerra.Rodas de Choro em Aracaju: uma discussão sobre a presença do choro na capital sergipana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Sergipe.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, Hugo L.; ALMEIDA, Luciano André da Silva; IYANAGA, Michael Z.. Concurso de Provas e Títulos para professor efetivo de História da Música / Música e Cultura. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; QUEIROZ, José A. L.; LIMEIRA, Doraneide T. S.. Concurso de Provas e Títulos para professor efetivo de Composição / Est. Musical / Teoria e percepção. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
RIBEIRO, Hugo L.; LIMA, Agostinho J. de; LUEDY, E. F.. Concurso Público de Provas e Tìtulos para Professor Efetivo da disciplina História Geral da Música. 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
HARDER, Rejane; BORGES, Mackely Ribeiro; MOURA, Risaelma J. A.; RIBEIRO, Hugo L.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Substituto da disciplina Percussão. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

5.
LISBOA, Christian A.; RIBEIRO, Jairo T.; MATTOS, Joao R S L; RIBEIRO, Hugo L.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Substituto da disciplina Pratica de Regencia. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

6.
RIBEIRO, Hugo L.; SILVA, Joao R T; LISBOA, Christian A.; FEITOSA, Vera L. C.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Efetivo da disciplina Violao. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

7.
BLANCO, Pablo Sotuyo; RIBEIRO, Hugo L.; MOREIRA, Marcos; FEITOSA, Vera L. C.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Efetivo das disciplinas Historia da Musica e Estruturacao Musical. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

8.
RIBEIRO, Hugo L.; CARDOSO, Andre; FEITOSA, Vera L. C.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Efetivo da disciplina Regencia. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

9.
RIBEIRO, Hugo L.; RIVAS, Maria G. C.; FEITOSA, Vera L. C.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Efetivo da disciplina Educacao Musical. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

10.
RIBEIRO, Hugo L.; GARCIA, Eduardo; FEITOSA, Vera L. C.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Efetivo da disciplina Instrumento - Piano. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

11.
RIBEIRO, Hugo L.; FEITOSA, Vera L. C.; RIBEIRO, Jairo T.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Substituto das disciplinas Canto e Pedagogia do Canto. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

12.
FEITOSA, Vera L. C.; RIBEIRO, Hugo L.; RIBEIRO, Jairo T.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Substituto da disciplina Historia da Musica. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

13.
RIBEIRO, Hugo L.; FEITOSA, Vera L. C.; QUEIROZ, Fabio R.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Substituto da disciplina Instrumento - Flauta. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

14.
RIBEIRO, Hugo L.; FEITOSA, Vera L. C.; MARTINS, Jose A. O.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Substituto das disciplinas Metodologias do Ensino da Musica I e II. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

15.
RIBEIRO, Hugo L.; FEITOSA, Vera L. C.; QUEIROZ, Fabio R.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Substituto da disciplina Musica e Necessidades Educacionais Especiais. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

16.
FEITOSA, Vera L. C.; RIBEIRO, Hugo L.; RIBEIRO, Jairo T.; BEZERRA, Antonio. P.. Concurso Publico de Provas e Titulos para Professor Substituto da disciplina Estruturacao Musical. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

17.
RIBEIRO, Hugo L.. Concurso para professor do Conservatório de Música de Sergipe. 2008. Conservatório de Música de Sergipe.

18.
FEITOSA, Vera L. C.; BEZERRA, Antonio. P.; RIBEIRO, Hugo L.. Concurso Público de Provas e Títulos para prof. substituto da disciplina Canto Coral e Percepção Musical. 2008. Universidade Federal de Sergipe.

19.
FEITOSA, Vera L. C.; BEZERRA, Antonio. P.; RIBEIRO, Hugo L.. Concurso Público de Provas e Títulos para prof. substituto da disciplina Instrumento - Violão. 2008. Universidade Federal de Sergipe.

20.
FEITOSA, Vera L. C.; BEZERRA, Antonio. P.; MOREIRA, Marcos; RIBEIRO, Hugo L.. Concurso Público de Provas e Títulos para prof. substituto da disciplina Instrumento - Piano (suplente). 2008. Universidade Federal de Sergipe.

21.
TOURINHO, Cristina.; RIBEIRO, Hugo L.. Concurso Publico para o cargo de Professor Efetivo do Curso de Musica Popular, sub-area guitarra eletrica. 2008. Universidade Federal da Bahia.

22.
RIBEIRO, Hugo L.. Concurso para professor do Conservatório de Música de Sergipe. 2007. Conservatório de Música de Sergipe.

23.
RIBEIRO, Hugo L.; BARBOSA, Joel; GARCIA, Eduardo. Concurso Púplico para professor efetivo de música do Estado de Sergipe. 2004. Secretaria de Estado da Educação e Desporto.

Outras participações
1.
RIBEIRO, Hugo L.; MENDES, Sérgio. N.; FERREIRA, Antenor. Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Estruturação Musical. 2015. Universidade de Brasília.

2.
RIBEIRO, Hugo L.; TARQUINIO, Daniel; MENDES, Sérgio. N.. Seleção Simplificada para Professor Substituto na área de Piano Estruturação Musical. 2015. Universidade de Brasília.

3.
MENDES, Sérgio. N.; RIBEIRO, Hugo L.; FERREIRA, Antenor. Seleção Simplificada para professor Visitante na área de Composição. 2015. Universidade de Brasília.

4.
RIBEIRO, Hugo L.; FERREIRA, Antenor; CORDEIRO, Alessandro B.. Exame de seleção para Mestrado Profissional (Música). 2014. Universidade de Brasília.

5.
RIBEIRO, Hugo L.; HABIB, A. D.; SILVA FILHO, W. M.; MENDONÇA, J. C. C.. Concurso para músicos da Banda Militar do Corpo de Bombeiros de Sergipe. 2002. Bombeiro Militar.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Sons e Etnografias.O desafio da endoetnografia como metodologia de pesquisa na etnomusicologia. 2016. (Encontro).

2.
Fórum de Pesquisa Cultura Viva: impactos e transformações sociais.Relatório do projeto Cultura Viva: impactos e transformações sociais. 2016. (Encontro).

3.
II Fórum de Etnomusicologia da UFPB.O disco de vinil e seus trajetos no reggae em São Luís do Maranhão. 2016. (Encontro).

4.
CinePET Música em Etnografia.Mostra de documentários e filmes etnográficos sobre música. 2015. (Outra).

5.
I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade. Relações sonoras no Metal Extremo: o caso da banda Carcass. 2015. (Congresso).

6.
I Simposio Internacional Musicologia da UnB - II Colóquio Caminhos da Musicologia Brasileira.Influência da música pós-tonal na música ?popular? do final do século vinte. 2012. (Simpósio).

7.
XV Seminário do Programa de Pós-Graduação - Música em Contexto.Pesquisa em Música Popular: relações entre questões musicais e extra-musicais. 2010. (Seminário).

8.
Heavy Metal and Gender. Heavy, Death and Doom Metal in Brazil. 2009. (Congresso).

9.
I Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Música.Problemas e Soluções para o Ensino de Música em Sergipe. 2009. (Simpósio).

10.
18º Encontro de Iniciação Científica.Coordenador de Sessão. 2008. (Encontro).

11.
Congresso Regional da ISME na América Latina, XVI Encontro Nacional da ABEM. A Aprendizagem Estilística na Cena Rock Underground de Aracaju. 2007. (Congresso).

12.
I Festival de Música do Conservatório de Música - SE.Influência da Música Contemporânea na Música Popular dos Séculos XX e XXI. 2007. (Encontro).

13.
VI Encontro Regional Nordeste da ABEM.Somos todos Educadores Musicais?. 2007. (Encontro).

14.
Concurso para Professor Efetivo em Educação Musical - EMUS/UFBA.A Educação Musical na LDB. 2006. (Outra).

15.
III Encontro Nacional da ABET. A Folclorização do Folclore ou a folclorização como folclore. 2006. (Congresso).

16.
III Encontro Nacional da ABET. Transcrição Musical: qual sua importancia, qual o seu futuro?. 2006. (Congresso).

17.
XV Encontro Nacional da ABEM. XV Encontro Anual da ABEM. 2006. (Congresso).

18.
XVI Congresso da ANPPOM.Análise Musical, porquê, para quê, como.. 2006. (Outra).

19.
Making Music, Making Meaning. 2005. (Congresso).

20.
Music, Dance and Performance: cross cultural approaches. 2005. (Encontro).

21.
II Encontro Nacional da ABET.II Encontro Nacional da ABET. 2004. (Encontro).

22.
III Encontro Regional Nordeste da ABEM. 2004. (Encontro).

23.
XIII Encontro Nacional da ABEM.XIII Encontro Nacional da ABEM. 2004. (Encontro).

24.
II Encontro Regional Nordeste da ABEM. 2003. (Encontro).

25.
VIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. Folclore versus parafolclore: o caso das Taieiras de Sergipe. 2003. (Congresso).

26.
XIV Congresso da ANPPOM. XIV Congresso da ANPPOM. 2003. (Congresso).

27.
I Encontro Nacional da ABET.I Encontro Nacional da ABET. 2002. (Encontro).

28.
I Encontro Regional Nordeste da ABEM.I Encontro Regional Nordeste da ABEM. 2002. (Encontro).

29.
II SEMPEM.Taieiras de Sergipe - reflexões acerca de uma experiencia de campo. 2002. (Seminário).

30.
Thirty-Sixth World Conference of the ICTM. 2001. (Congresso).

31.
XXIII Encontro Cultural de Laranjeiras.Taieiras - uma abordagem musical científica. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REILY, Suzel ; SILVA, José Alberto Salgado e ; RIBEIRO, Hugo L. . Usos da etnografia nos estudos em música. 2012. (Outro).

2.
RIBEIRO, Hugo L.; OLIVEIRA, Fábio, A. ; OLIVEIRA Jr., José Rafael ; SANTOS, Saulo J. F. ; ROCHA, Luiz E. S. A. ; SANTO, Teresa C. C. M. ; LISBOA, Christian A. ; MENDONCA, Carlos H. . Cursos de Extensão em Música. 2009. (Outro).

3.
RIBEIRO, Hugo L.; MATTOS, Joao R S L . I Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino de Música. 2009. (Congresso).

4.
RIBEIRO, Hugo L.; MOREIRA, Marcos . V Encontro Regional Nordeste da ABEM: Educação musical: produção científica, formação profissional, políticas públicas e impactos na sociedade. 2006. (Congresso).

5.
RIBEIRO, Hugo L.. Metodologia de ensino instrumental em grupo. 2003. (Outro).

6.
RIBEIRO, Hugo L.. I Encontro de Professores de Música de Sergipe. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo França Malagrino. Os Ritmos no Candomblé de Nação Angola: a música do Templo de Cultura Bantu Redandá. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília, . Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

2.
Caio Felipe Gonçalves Mourão. Música e mercado: um estudo de caso etnográfico de dois guitarristas brasilienses.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de Brasília, . Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

3.
Gruwer Iuri Maciel Nascimento. Casa do Cantador em Ceilândia/DF: Faz parte da minha vida. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de Brasília, . Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

4.
Caio Mourão. Música e mercado: um estudo de caso etnográfico de dois guitarristas brasilienses.. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília, . Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luis Alberto Rodrigues Gomes da Silva. Note by note: a transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

2.
Ana Lúcia Pereira da Cunha. Um estudo sobre os processos de aprendizagem musical na Folia de Reis do grupo de Foliões Santa Luzia da comunidade Serra Bonita, Buritis-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

3.
Cibely Dias Sampaio. Educação musical e recital didático: análise conceitual e relato de uma pesquisa empírica educativo- musical. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

4.
José Eliziário de Moura. O forró e a educação musical: uma experiência nas oficinas de música e no recital didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

5.
Awlieiny Viana Gadelha. A formação de plateia através de oficinas e recital didático com alunos do ensino fundamentall. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

6.
José Everaldo da Silva. Música e Religião no Ensino Fundamental: Relato de uma experiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

7.
Franklin Therezino Pinheiro da Silva Sobrinho. Reflexões sobre a relação entre jovens acrianos e a música Sertaneja Contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

8.
Genismoni Gomes da Silva. Música e cultura midiática: uma breve reflexão sobre o ?mundo? musical dos jovens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

9.
Sílvia Rejane Teixeira de Abreu. Por detrás das cortinas: o processo de preparação de um recital didático para a formação de plateia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

10.
Thiago Paulo da Silva. Diversidade musical e os jovens: relato do trabalho realizado nas oficinas e recital didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em música à distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

Orientações de outra natureza
1.
Fábio Benites. Edição da tradução do livro Harmonia Tonal. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Música) - Universidade de Brasília. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

2.
Ítalo Robert da Silva Araújo. Tradução e Edição de Material Didático de Música. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

3.
Anabel Vieira da Silva. Tradução e Edição de Material Didático de Música. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

4.
Fábio Alexandre de Oliveira. Tradução e Edição de Material Didático de Música. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

5.
Antonio de Souza Feitosa. Tradução e Edição de Material Didático de Música. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

6.
André Ricardo Silva Lima. Tradução e Edição de Material Didático de Música. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.

7.
Noemi Ferreira dos Santos. Tradução e Edição de Material Didático de Música. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Hugo Leonardo Ribeiro.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
RIBEIRO, Hugo L.. Heavy Metal para iniciantes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RIBEIRO, Hugo L.; MOTA, Gisele P. ; SLY, Gordon . Introdução à análise schenkeriana. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Entre os projetos recentes e inacabados incluem-se:

1) Tradução e edição do livro "Tonal Harmony", de Stephan Kostka e Dorothy Payne (já foi feito do prefácio ao sexto capítulo).

2) Tradução e edição do livro "The Study of Counterpoint", de Johann Joseph Fux (primeira parte do livro, Contraponto a duas vozes, já se encontra completa).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 14:13:42