Jéssica Zacarias de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7614397636294870
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa. Mestre em Educação pela PUC Rio e Bacharelado/Licenciatura em Ciências Sociais pela UERJ. Participou da elaboração do Currículo Mínimo de Sociologia - SEEDUC RJ. Atuou como orientadora de TCC nos cursos de especialização Tecnologias em Educação e Educação Empreendedora da PUC Rio. Avaliadora do periódico Educação Online. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jéssica Zacarias de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, J. Z.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Guilhermina Lobato Miranda).
Título: Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Caminhos na Relação Educação e Tecnologia, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Gilda Helena Bernardino de Campos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A inserção e uso das TIC nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro: estudo de caso com os concluintes do curso de pós-graduação lato sensu ?Tecnologias em Educação - CCEAD/PUC Rio?,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Gilda Helena Bernardino de Campos.
2005 - 2006
Especialização em Gestão de Recursos Humanos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: A Ideologia Meritocrática nas Organizações Brasileiras: Discurso e Prática.
1999 - 2004
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Fenômeno dos Reality Shows: uma análise do programa Big Brother Brasil.
Orientador: Maria Claudia Coelho.




Atuação Profissional



Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora DOC I, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação na implementação do modelo de Gestão Integrada da Escola (GIDE) de 2011 a 2013.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista/Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

8/2000 - 07/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Ciências Sociais.

Linhas de pesquisa
Cultura e Reforma do Estado

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2018
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Mestranda/Doutoranda

Atividades

02/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Cultura e Reforma do Estado
2.
Cooperação e Avaliação em Educação a Distância


Revisor de periódico


2016 - 2018
Periódico: Educação On-Line (PUCRJ)
2016 - 2016
Periódico: Educação e Cultura Contemporânea
2016 - 2016
Periódico: ETD. Educação Temática Digital


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEIRELLES, H. C.2017MEIRELLES, H. C. ; ANDRADE, J. Z. ; CHAVES, L. M. M. ; OLIVEIRA, V. P. . Programa SESI Matemática: Ressignificando o Contexto do Ensino da Matemática na EJA. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1-1, 2017.

2.
ANDRADE, J. Z.2017ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Educação na cultura digital: uma proposta de aprendizagem híbrida e adaptativa. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN, v. Extr., p. 153-157, 2017.

3.
OLIVEIRA, T. F.2016OLIVEIRA, T. F. ; MELO, K. S. ; ANDRADE, J. Z. . Mobilidade Digital na Educação: Uma Análise dos Tabalhos P ublicados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Tecnologia Educacional, v. LIV, p. 52-59, 2016.

4.
ANDRADE, J. Z.2016ANDRADE, J. Z.; CHAVES, L. M. M. ; OLIVEIRA, V. P. ; MANO, V. N. S. . O Uso das Mídias Disponibilizadas pelo Programa SESI Matemática no Contexto da EJA. REMAT - Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, p. 27-38, 2016.

5.
ANDRADE, J. Z.2016ANDRADE, J. Z.; MELO, K. S. ; CAMPOS, G. H. B. . A Mediação no Processo de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso a partir de uma Perspectiva Vygotskyana. Tecnologia Educacional, v. 214, p. 35-47, 2016.

6.
ANDRADE, J. Z.2015 ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . TIC e Currículo: Uma Conjugação Possível. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 36322, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, J. Z.; SILVA, E. C. ; MELO, K. S. ; ROQUE, G. O. B. ; CAMPOS, G. H. B. . Construindo a Mediação a partir do Conceito de Entendimento Mútuo em Habermas. In: IV Congresso TIC e Educação, 2016, Lisboa. IV Congresso TIC e Educação, 2016.

2.
ANDRADE, J. Z.; MELO, K. S. ; CAMPOS, G. H. B. . A Mediação no Processo de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso a partir de uma Perspectiva Vygotskyana. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância - SIED/EnPED, 2016, São Carlos. SIED:ENPED:2016, 2016.

3.
MEIRELLES, H. C. ; ANDRADE, J. Z. ; CHAVES, L. M. M. ; OLIVEIRA, V. P. . Programa SESI Matemática: Ressignificando o Contexto do Ensino da Matemática na EJA. In: I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática - EFITEM, 2016, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática - EFITEM, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Paiva, D. ; ANDRADE, J. Z. . A Identificação das Competências Digitais na Base Nacional Comum Curricular para o Udo das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica. In: CIET : EnPED, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Gestão e política; Educação e Tecnologias: Gestão e política, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, J. Z.; MELO, K. S. ; ROQUE, G. O. B. ; CAMPOS, G. H. B. . O Que é Qualidade? Uma Discussão sobre Qualidade no Mundo da Vida. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016, Águas de Lindóia. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2016.

2.
ANDRADE, J. Z.. TIC e Currículo: Uma Conjugação Possível. In: Seminário sobre Formação de Professores, 2011, Uberaba. Seminário sobre Formação de Professores Trabalho Docente, Educação Superior, Cultura Digital, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, J. Z.. Ambientes Pessoais de Aprendizagem: Entre Presença e Representação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Paiva, D. ; ANDRADE, J. Z. . A Identificação das Competências Digitais na Base Nacional Comum Curricular para o Udo das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, J. Z.. Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Abordagens Educativas Emergentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANDRADE, J. Z.; Paiva, D. . As Tecnologias Digitais na Base NacionalComum Curricular do Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE, J. Z.. Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Abordagens Educativas Emergentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ANDRADE, J. Z.. Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Abordagens Educativas Emergentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Educação na Cultura Digital: Uma Proposta de Aprendizagem Híbrida e Adaptativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Docência e Tecnologias Digitais: A Formação Continuada de Professores no Contexto Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANDRADE, J. Z.; MELO, K. S. ; SILVA, A. V. M. . Olhares sobre as políticas de formação continuada de professores na modalidade da Educação a Distância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, E. C. ; ANDRADE, J. Z. ; MELO, K. S. ; ROQUE, G. O. B. ; CAMPOS, G. H. B. . Construindo a Mediação a partir do Conceito de Entendimento Mútuo em Habermas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, J. Z.; MELO, K. S. ; CAMPOS, G. H. B. . A Mediação no Processo de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso em uma Perspectiva Vygotskyana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CAMPOS, G. H. B. ; ANDRADE, J. Z. ; ROQUE, G. O. B. ; MELO, K. S. . O que é Qualidade? Uma discussão sobre Qualidade no Mundo da Vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ANDRADE, J. Z.. O Professor de Filosofia é Necessariamente um Filósofo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MEIRELLES, H. C. ; ANDRADE, J. Z. ; CHAVES, L. M. M. ; OLIVEIRA, V. P. . Programa SESI Matemática: Ressignificando o Contexto do Ensino da Matemática na EJA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . A Inserção e o Uso das TIC nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . L'introduction et l'utilization des TIC dans les écoles publiques de l'état de Rio de Janeiro: Une étude de cas avec les élèves d cours de spécialization 'Technologies dans l'Éducacion - CCEAD PUC de Rio'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANDRADE, J. Z.. Formação de Professores em Tecnologias na Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ANDRADE, J. Z.. TIC e Currículo: Uma Conjugação Possível. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, L. F. A. ; ANDRADE, J. Z. ; PINTO, A. A. ; BRETA, C. E. S. ; ALVES, C. M. M. ; ROSA, D. A. ; MAGALHAES, F. V. ; OLIVEIRA, V. L. . Currículo Mínimo de Sociologia - EJA 2013 (Currículo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ANDRADE, J. Z.. Ambientes Pessoais de Aprendizagem. 2016; Tema: Ambientes Pessoais de Aprendizagem. (Rede social).

2.
ANDRADE, J. Z.. Ambientes Pessoais de Aprendizagem. 2016; Tema: Ambientes Pessoais de Aprendizagem. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Teoria e Prática. 2017. .

2.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Ambientes Pessoais de Aprendizagem. 2016. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO, K. S.; ANDRADE, J. Z.; PAIVA, A. M. S.. Participação em banca de Thainá França dos Santos Oliveira.A Mídia e as Tecnologias Portáteis no Cotidiano dos Alunos do Curso de Pedagogia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CIET:EnPED. Mediadora da Etapa Virtual. 2018. (Congresso).

2.
Jornada Virtual Abed de Educação a Distância - JOVAED.Abordagens Educativas Emergentes. 2018. (Outra).

3.
XV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGeT.Avaliadora da Área Temática Gestão e Tecnologia na Educação. 2018. (Simpósio).

4.
História, Memória, Esquecimento - Roger Chartier. 2017. (Seminário).

5.
Inocação: na Escola e pela Escola - Fundação Calouste Gulbenkian. 2017. (Seminário).

6.
Modern Technologies in developing key competences in the core curriculums of general education in schools: Using PASCO sensors in science education. 2017. (Seminário).

7.
O Adolescente e a Internet: Desafios e Perspectivas. 2017. (Seminário).

8.
O impacto da ciência na sociedade: contributos das neurociências. 2017. (Seminário).

9.
Os desafios do conhecimento num mundo globalizado - Edgar Morin. 2017. (Seminário).

10.
O Tempo dos Professores. Docência e Tecnologias Digitais: A Formação Continuada de Professores no Contexto Brasileiro. 2017. (Congresso).

11.
Práticas Educativas Mediadas pelas Tecnologias Digitais - PPGEDUC - UFRRJ J.Aprendizagem Híbrida e Educativa: Abordagens Educativas Emergentes. 2017. (Seminário).

12.
Semana Acadêmica UNESA - Campus Campo Grande.Aprendizagem Híbrida e Educativa: Abordagens Educativas Emergentes. 2017. (Seminário).

13.
XIV CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. Docência e Tecnologias Digitais: A Formação Continuada de Professores no Contexto Brasileiro. 2017. (Congresso).

14.
III Semana Acadêmica de Filosofia da UFRRJ.O Professor de Filosofia é Necessariamente um Filósofo?. 2016. (Outra).

15.
III Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED/EnPED.Avaliadora do Evento. 2016. (Simpósio).

16.
III Simpósio Interncional de Educação a Distância - SIED/EnPED.A Mediação no Processo de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso a partir de uma Perspectiva Vygotskyana. 2016. (Simpósio).

17.
IV Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA. Construindo a Mediação a partir do Conceito de Entendimento Mútuo em Habermas. 2016. (Congresso).

18.
IV Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID.Olhares sobre as políticas de formação continuada de professores na modalidade da Educação a Distância. 2016. (Seminário).

19.
IV Seminário Vozes da Escola.Membro do Comitê Científico. 2016. (Seminário).

20.
XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGeT.Avaliadora da Área Temática Gestão e Tecnologia na Educação. 2016. (Simpósio).

21.
XXII Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - CIAED. O que é Qualidade? Uma discussão sobre Qualidade no Mundo da Vida. 2016. (Congresso).

22.
Biennale Internacionale de l'Éducacion, de la Formation et des Pratiques Professionnnellesses. Líntroduction et l'utilization des TIC dans les écoles publiques de l'état de Rio de Janeiro: Une étude de cas avec les élèves d cours de spécialization 'Technologies dans l'Éducacion - CCEAD PUC de Rio. 2015. (Congresso).

23.
VI Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.A Inserção e o Uso das TIC nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Simpósio).

24.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Formação de Professores em Tecnologias na Educação. 2012. (Outra).

25.
iSTEP - Inquiry into Stanford Teacher Education Program. 2012. (Outra).

26.
III Seminário de Formação de Professores - UFTM.TIC e Currículo: Uma Conjugação Possível. 2011. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edimilson Lopes de Meira. Curso de Empreendedorismo Multiplicador. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

2.
Eduardo Costa Jil. CTCH Centro de Teologia e de Ciências Humanas Empreendedorismo Digital: Virtualizando Empresas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

3.
Elizabeth Cristina Nascimento Branch. Prevenção ao uso indevido de drogas ? IF ? Antidrogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? Campus Tucuruí. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

4.
Diego de Castro Rodrigues. Curso Para Capacitação de Professores: Iniciativas Empreendedoras com Jogos 2D Brasil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

5.
Dilaite Aparecida Andreatta da Silva. Pedagogia Vivencial para uma Docência com Excelência. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

6.
Édina Dallabrida Passarini. Planejamento de um Curso Inovador para Formação de Docentes no Desenvolvimento de Competências Comportamentais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

7.
Daniele de Almeida Lima. Ampliar o conhecimento sobre tecnologia com tecnologia para potencializar a prática docente. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

8.
Luciano Abreu Goulart. Inovação do Repositório de Recursos Educacionais do SESI-RJ, SENAI-RJ e IEL-RJ. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

9.
Luis Henrique Sforzin Pazzini. Laboratório Virtual de Sociologia ou Maker Sociological Lab. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

10.
Ana Lúcia Rodrigues de Almeida. Aprendizagem Móvel ? Educar para Compartilhar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

11.
Carlos Alexandre Vargas da Cruz. Construindo uma Sala de Recursos para Alunos com Deficiência Auditiva na unidade SENAI Santa Cruz - RJ. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

12.
Gisele Rodrigues Martins. Construção Colaborativa de Projetos Integradores do SENAI Utilizando Ferramentas da Web 2.0. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

13.
Jeane Cândido Laureano Sampaio. O Papel das Tecnologias na Sala de Aula Invertida - A Sala de Aula Invertida como Estratégia Pedagógica na Escola SESI Barra do Piraí. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

14.
Tiago de Lemos Freitas. Experiência de Uso Educacional de Ferramenta Web 2.0: Construindo um Projeto Integrador com o Google Apps. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

15.
Vanessa Pereira de Oliveira. Ressignificando o Programa SESI Matemática no Contexto da EJA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

16.
Thereza Cristina Bandoli Legg. Formação continuada em Tecnologias Educacionais: o suporte do Educador de hoje. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

17.
Adriana Degenaro de Araujo. Formação continuada para professores/instrutores com foco em inovação através da aprendizagem colaborativa propiciada pelas TIC. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

18.
Andréa Amaral Franco Pinto. Metodologia de Avaliação do Impacto da Inserção de Recursos Tecnológicos nos Processos Pedagógicos das Escolas SESI. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

19.
Carlos Augusto Ferreira da Fonseca. Adequação de ambientes de aprendizagem para o ensino profissionalizante: Inclusão efetiva de surdos no mercado de trabalho. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

20.
Fabrício Curvello Gomes. Uso Das Redes Sociais Como Metodlogia de Ensino para Jovens de Curso Técnico: Experiência Aplicada nos Cursos do SENAI Maracanã. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

21.
Lilian de Menezes Teixeira. Capacitação de instrutores para uso das redes sociais na qualificação profissional PRONATEC. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

22.
Marcelo Bandeira Emmel. Refletindo sobre soluções e problemáticas: o incentivo ao uso das tecnologias educacionais pelos docentes na unidade SENAI Petrópolis Jéssica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

23.
Roberto dos Santos Lima. Aprendizagem Colaborativa em Rede: Antigos Conceitos e Novos Hábitos a partir da Plataforma Educacional Chamilo em uma Rede Wireless. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

24.
Tatyany Gonçalves Silva Pereira. Gestão colaborativa: Tecnologias Educacionais no cotidiano pedagógico da escola SESI Itaperuna. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

25.
Roselane Cristina de Andrade Santos Silvério. O uso de recursos tecnológicos para potencializar a aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

26.
Rodrigo Santos Pereira. Incorporação de Tecnologias Educacionais nos Desenhos Curriculares dos Cursos de Formação Profissional. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

27.
Ivo Sodré de Carvalho. Formação de professores para o uso de mídias: algumas reflexões. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

28.
Luciana Freitas dos Santos Raposo. Os Recursos Web 2.0 como apoio ao projeto PROEMI na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 28 de Novembro, no município de Ouro Preto do Oeste - RO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

29.
Antonio Eufrásio Sobrinho. Como os jogos computacionais podem ser utilizados para recuperar alunos com deficiência de aprendizagem ? Projeto de ação com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental atendidos pelo CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado). 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

30.
Alvaro Marcos Picarelli. O Uso de Recursos Tecnológicos na Mediação Pedagógica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

31.
Fábio Batista dos Passos. Formação Continuada para o Ensino com as TIC: Um caminho significativo na construção do conhecimento. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.

32.
Adsney dos Santos. Formação de profissionais da educação para o uso das tecnologias em sala de aula: Projeto de ação do NTE Paranoá. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Jéssica Zacarias de Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ANDRADE, J. Z.2015 ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . TIC e Currículo: Uma Conjugação Possível. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 36322, 2015.

2.
OLIVEIRA, T. F.2016OLIVEIRA, T. F. ; MELO, K. S. ; ANDRADE, J. Z. . Mobilidade Digital na Educação: Uma Análise dos Tabalhos P ublicados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Tecnologia Educacional, v. LIV, p. 52-59, 2016.

3.
ANDRADE, J. Z.2016ANDRADE, J. Z.; CHAVES, L. M. M. ; OLIVEIRA, V. P. ; MANO, V. N. S. . O Uso das Mídias Disponibilizadas pelo Programa SESI Matemática no Contexto da EJA. REMAT - Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, p. 27-38, 2016.

4.
ANDRADE, J. Z.2016ANDRADE, J. Z.; MELO, K. S. ; CAMPOS, G. H. B. . A Mediação no Processo de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso a partir de uma Perspectiva Vygotskyana. Tecnologia Educacional, v. 214, p. 35-47, 2016.

5.
ANDRADE, J. Z.2017ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Educação na cultura digital: uma proposta de aprendizagem híbrida e adaptativa. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN, v. Extr., p. 153-157, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, J. Z.. TIC e Currículo: Uma Conjugação Possível. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, J. Z.. Formação de Professores em Tecnologias na Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . A Inserção e o Uso das TIC nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . L'introduction et l'utilization des TIC dans les écoles publiques de l'état de Rio de Janeiro: Une étude de cas avec les élèves d cours de spécialization 'Technologies dans l'Éducacion - CCEAD PUC de Rio'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE, J. Z.; MELO, K. S. ; SILVA, A. V. M. . Olhares sobre as políticas de formação continuada de professores na modalidade da Educação a Distância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, E. C. ; ANDRADE, J. Z. ; MELO, K. S. ; ROQUE, G. O. B. ; CAMPOS, G. H. B. . Construindo a Mediação a partir do Conceito de Entendimento Mútuo em Habermas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, J. Z.; MELO, K. S. ; CAMPOS, G. H. B. . A Mediação no Processo de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso em uma Perspectiva Vygotskyana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMPOS, G. H. B. ; ANDRADE, J. Z. ; ROQUE, G. O. B. ; MELO, K. S. . O que é Qualidade? Uma discussão sobre Qualidade no Mundo da Vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ANDRADE, J. Z.. O Professor de Filosofia é Necessariamente um Filósofo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MEIRELLES, H. C. ; ANDRADE, J. Z. ; CHAVES, L. M. M. ; OLIVEIRA, V. P. . Programa SESI Matemática: Ressignificando o Contexto do Ensino da Matemática na EJA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, J. Z.. Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Abordagens Educativas Emergentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ANDRADE, J. Z.. Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Abordagens Educativas Emergentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Educação na Cultura Digital: Uma Proposta de Aprendizagem Híbrida e Adaptativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Docência e Tecnologias Digitais: A Formação Continuada de Professores no Contexto Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDRADE, J. Z.. Ambientes Pessoais de Aprendizagem: Entre Presença e Representação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Paiva, D. ; ANDRADE, J. Z. . A Identificação das Competências Digitais na Base Nacional Comum Curricular para o Udo das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANDRADE, J. Z.; Paiva, D. . As Tecnologias Digitais na Base NacionalComum Curricular do Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Aprendizagem Híbrida e Adaptativa: Teoria e Prática. 2017. .

2.
ANDRADE, J. Z.; CAMPOS, G. H. B. . Ambientes Pessoais de Aprendizagem. 2016. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
ANDRADE, J. Z.. Ambientes Pessoais de Aprendizagem. 2016; Tema: Ambientes Pessoais de Aprendizagem. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 21:07:50