Sandra Maria Caldeira Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1297840149241435
  • Última atualização do currículo em 30/04/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Doutora em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016), concluiu o mestrado na mesma instituição (2008), na área de concentração: História e Historiografia da Educação. Tem experiência em Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história e política educacional, formação da identidade nacional e dos imaginários sociais, história das estatísticas educacionais e avaliação de projetos sociais. Atualmente atua como professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Maria Caldeira Machado
Nome em citações bibliográficas
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A voz dos números: imagens e representações das estatísticas educacionais e a produção da identidade nacional (décadas de 1920 a 1940), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maurilane de Sousa Biccas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Educação; identidade nacional; representações da educação nacional; gado humano; estatísticas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
2005 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os serviços estatísticos em Minas Gerais na produção, classificação e consolidação da instrução pública primária (1871-1931),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: professora Dra. Maurilane de Souza Biccas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; História da Educação; serviços estatísticos; categorias educacionais; Instrução Pública.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em XX Curso em Organização de Arquivos. (Carga Horária: 440h).
Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, IEB-USP, Brasil.
Título: Arquivo do Estado de São Paulo- AESP/Estágio. Ano de finalização: 2006.
Orientador: Heloisa Belloto.
Bolsista do(a): Pro- Reitoria de Pós Graduação da USP, PRPG-USP, Brasil.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga Horária: 120h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE-USP, Brasil.
Título: estágio docente. Ano de finalização: 2005.
Orientador: Diana Gonçalves Vidal.
Bolsista do(a): Pro- Reitoria de Pós Graduação da USP, PRPG-USP, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Trabalhando o imaginário para a Democracia Racial.
Centro de Referência da Cultura Negra, CECUN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Sumaré, FAC. SUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Estrutura e Funcionamento do Ensino, Metodologia de Ensino de História, Trabalho de Conclusão de Curso, projeto profissional Interdisciplinar e Prática de Ensino. Desenvolve também atividade de educação à distância (EAD).

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Metodologia do Ensino de História
Projeto Profissional Interdisciplinar
Trabalho de Conclusão de Curso

Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, AE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 45
Outras informações
Pesquisadora da avaliação dos 10 anos do projeto SESC LER de Educação de Jovens e Adultos, realizando trabalho de campo em Vilhena/ Rondônia, Poxoréu/Mato Grosso, Patos/Paraíba e Ibiapina/Ceará, totalizando uma carga horária de 220 horas/ aulas, sob a coordenação dos consultores Cláudia Lemos Vóvio e Orlando Jóia.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 40
Outras informações
Assessora da Avaliação da rede SESI de ensino realizando trabalho de campo em São Luis, Bacabal, Açailândia e Imperatriz no Maranhão; Teresina, Piracuruca e Parnaíba no Piauí, totalizando uma carga horária de 80 h/a, sob a coordenação do consultor Roberto Catelli.

Atividades

04/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, .

Cargo ou função
Assesoria na pesquisa "Estudo avaliativo da Educação de jovens e Adultos do programa SESC Ler".

Global Editora e Distribuidora de Livros ltda, GLOBAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Formador, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de formação para educadores de Jovens e Adultos sobre a coleção de livros didáticos Viver, Aprender (alfabetização, 1º e 2º segmentos) nas cidades de São Bernardo/SP, Jaú/SP, Guaratinguetá/SP, Viamão/RS, Governador Valadares/MG, Belo Horizonte/MG. Perfazendo um total de 80 h/a.

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento

Fundação Tide Azevedo Setubal, FTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Assesoria, Carga horária: 20
Outras informações
Como pesquisadora realizou coleta de dados no projeto de publicação sobre ONGs que atuam em São Miguel Paulista, organizada pela Fundação Tide Setubal. A publicação tem o objetivo de divulgar e valorizar o trabalho socioeducativo das ONGs daquele território.


EGBE Desenvolvimento, EGBE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Assesoria, Carga horária: 30
Outras informações
Prestação de consultoria na produção da avaliação externa do Projeto Acreditar (2005-2009- Associação Bem Comum) em parceria com o pesquisador Milton Alves (EGBE-Desenvolvimento).


LabSocial-Projetos e consultoria em desenvolvimento social, LABSOCIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assesoria, Carga horária: 8
Outras informações
Avaliação do projeto Juntos Pela Educação em Campinas/SP


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista de apoio técnico, Enquadramento Funcional: Assesoria, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista de Iniciação científi, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

09/2003 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, .

Serviço realizado
Apoio Técnico na Secretaria do GEPHE (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação).
04/2002 - 08/2002
Estágios , COLTEC- Colégio Técnico, UFMG, .

Estágio realizado
Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA-COLTEC-UFMG).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora (doutorado), Carga horária: 4


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE / IBGE), ENCE-IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Repetência e evasão na escola brasileira (1889-1930)
Descrição: Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da história da escolarização no Brasil interessando-se em compreender especificamente como o fluxo dos alunos pelas séries da escola primária passou a ser representativo da crise da educação nacional constantemente reafirmada no discurso educacional. Pretende-se conhecer o discurso oficial, a produção e interpretação das estatísticas, a definição das políticas educacionais que instituíram/consolidaram um certo modelo escolar e sua relação com o tempo, o ritmo e a qualidade na escola. Interessa, ainda, apreender os debates em torno das questões relativas à repetência e evasão escolar, ao rendimento do ensino e ao fracasso escolar em outros espaços de circulação do discurso sobre educação, em especial a partir do exame da imprensa periódica educacional e dos manuais de psicologia. O estudo detém-se nas primeiras décadas do período republicano, entre 1889 e 1930, circunscrevendo a análise à documentação referente a Minas Gerais, Distrito Federal (Rio de Janeiro), São Paulo e Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Maria Caldeira Machado - Integrante / Ana Laura Godinho Lima (USP) - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Luciana Maria Viviani - Integrante / Fernanda Cristina Campos da Rocha - Integrante / Natália de Lacerda Gil - Coordenador / Michele Cabral da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
A produção das estatísticas brasileiras na confluência de esforços em torno do Convênio Inter-administrativo das estatísticas educacionais e conexas (1907-1945)
Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar as inflexões positivas ocorridas, diretamente, na apreensão da realidade da educação brasileira, bem assim, em decorrência, na maturação da atividade estatística brasileira, ainda descontínua e assistemática. Essas inflexões se deram a partir do ?Convênio Inter-Administrativo das Estatísticas Educacionais e Conexas? (doravante, Convênio), proposto, discutido e assinado durante a IV Conferência Nacional de Educação, em 1931. Esse Convênio será, depois, implantado e executado pela Diretoria de Informações, Estatística e Divulgação do recém-criado Ministério da Educação e Saúde Pública, e servirá de fundamento à ulterior criação do IBGE. O convênio será estudado em ambiente interdisciplinar, envolvendo pesquisadores de vários centros de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sandra Maria Caldeira Machado - Integrante / Natália de Lacerda Gil - Integrante / Nelson de Castro Senra - Coordenador / Libânia Nacif Xavier - Integrante / Margareth da Silva Pereira - Integrante / Alexandre de Paiva Rio Camargo - Integrante / Marcos Rangel de Lima - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
As práticas de socialização contemporânea: fase da vida, sexualidade e etnia/raça a partir das perspectivas de jovens em processo de formação em pedagogia
Descrição: A sociologia da educação brasileira têm apontado a relevância dos estudos acerca dos marcadores sociais de diferenças nas pesquisas sobre os sujeitos no ambiente escolar, por isso, no entanto, muitas lacunas necessitam ser preenchidas e problemas sociológicos investigados. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa objetiva identificar e analisar as práticas de socialização contemporâneas vividas e observadas por jovens estudantes de pedagogia em fase de estágio. Pretende-se focar, de modo relacional, as estratégias e tensões existentes em torno de três importantes variáveis sociológicas, a saber: a etapa da vida, sexualidade e raça/etnia nas experiências sociais de crianças e jovens. A partir das experiências adquiridas pelos pesquisadores e professores integrantes deste projeto nas áreas da educação e das ciências sociais, busca-se problematizar a socialização dos indivíduos considerando a reconfiguração do processo socializador contemporâneo e a interdependência das instâncias educativas. No âmbito do grupo de estudos, projeta-se também a formação das futuras pedagogas para o reconhecimento positivo da diversidade sociocultural, especialmente, acerca das diferenças relacionadas à fase da vida, sexualidade e racialidade/etnicidade. Por fim, pretende-se incitar a reflexão sobre instrumentos metodológicos que estimulem a iniciação das estudantes em pesquisa tanto durante a graduação, como para uma futura pós-graduação e também no exercício da docência da educação básica. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Sandra Maria Caldeira Machado - Integrante / Elias Gomes Evangelista - Coordenador / Lilianne Magalhaes - Integrante / Janaína Moraes Maudonnet - Integrante / Iara Silvia Ruis - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria2015CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; ROCHA, Fernanda Cristina Campos da . A INVISIBILIDADE DOS PROBLEMAS DE PERCURSO DOS ALUNOS: DOS REGISTROS ESCOLARES À FABRICAÇÃO DAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS OFICIAIS (MINAS GERAIS, 1907-1917). História da Educação, v. 19, p. 53-73-73, 2015.

2.
Faria FIlho, Luciano Mendes de2013Faria FIlho, Luciano Mendes de ; BICCAS, M. S. ; CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria . Estatísticas educacionais e processo de escolarização no Brasil: implicações. Cadernos de História da Educação (Online), v. 12, p. 639-658, 2013.

3.
Gil, Natália de Lacerda2011Gil, Natália de Lacerda ; CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria . Escola Isolada e Grupo Escolar: a variação das categorias estatísticas no discurso oficial do governo brasileiro e de Minas Gerais. Estatística e Sociedade, v. vol.1, p. 166-181, 2011.

4.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria2004CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; NEIVA, D. A. A. . Reflexões sobre a formação no trabalho docente: um diálogo com a experiência e a subjetividade. Trabalho e Educação em perspectiva, Belo Horizonte, v. 01, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. História da Educação mineira pela lente estatística: uma abordagem crítica dos dados. In: Fabiana Garcia Munhoz; Felipe Tavares Moares; Sandra Caldeira-Machado; Rachel Abdala; Wiara Rosa Rios Alcântara. (Org.). De madeiras e artes de fazer flechas: apontamentos teórico-metodológicos em História da Educação. 0ed.Taubaté-SP: Casa Cultura, 2016, v. 1, p. 93-112.

2.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Artur. In: Camila Capacle Paiva; Celso Monari Paiva; Luiza Paim. (Org.). Filhos da primavera: histórias de parto. 1ed.Araraquara/SP: Editora do autor, 2015, v. 1, p. 25-32.

3.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Cooperação, estatística e obra educativa: Teixeira de Freitas em Minas Gerais na década de 1920. In: Nelson de Castro Senra. (Org.). Organizando a Coordenação Nacional: estatística, educação e ação pública na Era Vargas. 1ed.Rio de Janeiro: IBGE, 2014, v. Único, p. 101-136.

4.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Tentativas de ordenamento da estatística mineira no século XIX: os dados educacionais e as listas nominativas. In: Cesar Vaz de Carvalho Jr.; Edmundo Sá Figueirôa; Nelson de Castro Senra; Hernan González Bollo. (Org.). Associação das Américas, as estatísticas públicas como objeto de estudo. 1ed.Salvador: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, 2011, v. 1, p. 167-179.

5.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; Faria FIlho, Luciano Mendes de ; GONCALVES, I. A. . A produção em História da Educação em Minas Gerais. In: Décio Gatti Júnior e Geraldo Inácio Filho. (Org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Uberlândia: Edufu e autores associados, 2005, v. , p. 135-152.

6.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; NEVES, L. S. ; Faria FIlho, Luciano Mendes de . A estatística educacional e a instrução pública no Brasil: aproximações. In: Antônio Candeias. (Org.). .). Modernidade, Educação e Estatísticas na Ibero-América dos séculos XIX e XX: estudos sobre Portugal, Brasil e Galiza. 1ed.Lisboa: Educa, 2005, v. , p. 219-238.

7.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; Faria FIlho, Luciano Mendes de ; GONCALVES, I. A. . História da Educação em Minas Gerais: pequeno balanço e algumas perspectivas de pesquisas (1985-2001). In: José Gonçalves Gondra. (Org.). Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. 1, p. 221-242.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. A EDUCAÇÃO COMO ENSAIO DA ?GRANDE OBRA?: TEIXEIRA DE FREITAS E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. Anais do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2017. v. unico. p. 2128-2147.

2.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. A padronização das estatísticas educacionais brasileiras: Teixeira de Feitas entre a racionalização e a subjetividade. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação -CBHE, 2015, Maringá-PR. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Maringá-PR: SBHE, 2015. v. unico.

3.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. 'Prudencia e espirito de medida': Teixeira de Freitas e o aperfeiçoamento das estatísticas escolares brasileiras. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. Anais do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Curitiba, 2014. v. único.

4.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Elementos subjetivos na padronização das estatísticas educacionais em 1931. In: 14° Seminário Nacional de História da Ciência e da Técnica, 2014, Belo Horizonte. Anais do 14° Seminário Nacional de História da Ciência e da Técnica. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2014.

5.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Abrangência da escola mineira na revista Vida escolar (1916-1926). In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá - Mato Grosso. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Cuiabá - Mato Grosso, 2013.

6.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Tentativas de ordenamento da estatística mineira no século XIX: os dados educacionais e as listas nominativas. In: 7º Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia e 12º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador. Anais / Textos Completos Apresentados em Simpósios Temáticos. Salvador: Sociedade brasileira de história da ciência, 2010. v. unico.

7.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Afirmando tipologias e produzindo visibilidades: escolarização mineira na revista Vida Escolar. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009.

8.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. A fiscalização como elemento ordenador do sistema de razão escolar mineiro. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

9.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Pela homogeneidade da escola mineira: uma análise da modelização produzida pelos serviços estatísticos educacionais. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracaju-SE. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008.

10.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. A emergência do Estado Moderno no campo educacional: as contribuições da mensuração. In: IV Semana de Educação/ Faculdade de Educação-USP, 2006, São Paulo. IV semana de Educação - FEUSP, 2006.

11.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Instrução pública mineira nos oitocentos: a produção de um diagnóstico educacional (1825-1835). In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Goiânia, 2006.

12.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; BICCAS, M. S. . Produção de mecanismos de governo: estatísticas dos serviços de educação em Minas Gerais (1871-1931). In: III Congresso Mineiro de História da Educação, 2005, São João del Rei. Anais do III Congresso Mineiro de História da Educação, 2005.

13.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. O lugar da educação na gênese dos serviços estatísticos em Minas Gerais (séculos XIX e XX). In: II Congresso Mineiro de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2003, Uberlândia. Anais do II Congresso Mineiro de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Uberlândia MG: EDFU, 2003. p. 1072-1080.

14.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Escolarização em Minas Gerais na perspectiva das estatísticas oficiais (1889-1940). In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal-R.N.. História e Memória da Educação Brasileira. Natal: Editotora Núcleo de Artes e Cultura da UFRN, 2002.

15.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; NEVES, L. S. ; Faria FIlho, Luciano Mendes de . Estatística e Educação na República: uma análise dos dados estatísticos escolares produzidos em Minas Gerais (1889-1940). In: VII Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação, 2001, Belo Horizonte. VII Encontro de Pesquisa da FaE, 2001.

16.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; Faria FIlho, Luciano Mendes de ; NEVES, L. S. . Estatística escolar e Políticas Educativas: instrução pública em Minas Gerais (1889-1945). In: Iº Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2001, Belo Horizonte. Anais do º Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: FFCH-FUMEC, 2001. v. único. p. 622-634.

17.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; NEVES, L. S. . A História da Educação e a Estatística Escolar: as representações imagéticas educacionais nos registros oficiais em Minas Gerais (1889-1930). In: V Congresso de Ciências Humanas Letras e Artes, 2001, Ouro Preto. Anais do V Congresso de Ciências Humanas Letras e Artes, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; NEVES, L. S. ; Faria FIlho, Luciano Mendes de . As representações imagéticas da estatística Escolar na História da Educação mineira (1889-1945). In: X Semana do Conhecimento da UFMG, 2002, Belo Horizonte. X Semana do Conhecimento, 2002.

2.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Estatísticas escolares oficiais e suas representações na educação de Minas Gerais. In: VIII Encontro de Semana da Faculdade de Educação -UFMG, 2002, Belo Horizonte. VIII Semana da Faculdade de Educação-UFMG, 2002.

3.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Educação em Minas Gerais na República: o que dizem os números? (1889-1930). In: X Semana do Conhecimento da UFMG, 2002, belo Horizonte. X Semana do Conhecimento da UFMG, 2002.

4.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; VIANA, F. S. . Idéias Psicológicas no Brasil no século XIX: a obra de Luíz Antônio Verney. In: X Semana do Conhecimento, 2002, Belo Horizonte. X Semana do Conhecimento, 2002.

5.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; VIANA, F. S. ; GRAVELLI, B. ; SILVA, D. A. ; NEIVA, D. A. A. . As Representações Sociais dos Direitos Humanos entre os jovens de Belo Horizonte. In: IX Semana do Conhecimento, 2000, Belo Horizonte. IX Semana do Conhecimento, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. A EDUCAÇÃO COMO ENSAIO DA ?GRANDE OBRA?: TEIXEIRA DE FREITAS E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Abrangência da escola mineira na Revista Vida escolar (1916-1926). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Tentativas de ordenamento da estatística mineira no século XIX: os dados educacionais e as listas nominativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Afirmando tipologias e produzindo visibilidades: escolarização mineira na revista Vida Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Pela homogeneidade da escola mineira: uma análise da modelização produzida pelos serviços estatísticos educacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. A Revista Vida escolar e a organização da instrução pública primária mineira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. A fiscalização como elemento ordenador do sistema de razão escolar mineiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. A emergência do Estado Moderno no campo educacional: as contribuições da mensuração. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; Faria FIlho, Luciano Mendes de ; GONCALVES, I. A. . A produção em História da Educação em Minas Gerais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Estratégias de difusão da Igreja adventista do sétimo dia no Brasil: um estudo sobre o seminário/Colégio adventista brasileiro (1915-1937), 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Tentativas de ordenamento da estatística mineira no século XIX: os dados educacionais e as listas nominativas. Salvador: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE PLANEJAMENTO,PESQUISA E ESTATÍSTICA, 2010 (BOLETIM DE ESTATÍSTICAS PÚBLICAS, da ANIPES, nº 06, nov.2010).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; MUNHOZ, F. G. ; MORAES, F. T. ; ABDALA, R. D. ; ALCANTARA, W. R. R. . De madeiras e artes de fazer flechas: apontamentos teórico-metodológicos em História da Educação. 2016.

2.
LOMONACO, B. ; GARRAFA, T. ; CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria . Cidadania viva: práticas socioeducativas em São Miguel Paulista. 2010.

3.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Organização de Evento "I Encontro de Arquivos e Museus escolares". 2005.

4.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; MONTEIRO, Ana Nicolaça ; COSTA, Carolina . Projeto de publicação dos Anais do I Encontro de Museus e Arquivos Escolares. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; BICCAS, M. S. ; VIDAL, D. . 80 anos do convênio interadministrativo de estatísticas educacionais e conexas. 2011. (Evento Comemorativo).

2.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Das deficiiências às diferenças: o trabalho na sala de aula. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; NEVES, L. S. . Questões sociais na comunicação Impressa: práticas de leitura e escrita na Literatura de Cordel e Histórias Infantis. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Museu e Escola (2). 2005 (Encontro) .

2.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Organização e conservação de acervo documental em arquivos de custódia. 2004 (Minicurso) .

3.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; NEVES, L. S. . Questões Sociais na Comunicação Impressa: Práticas de Leitura e Escrita na Literatura de Cordel e Histórias Infantis. 2003 (Minicurso) .

4.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. História da Educação Mineira e Estatística Escolar: relato de uma experiência com os documentos históricos. 2003 (Relato de Experiência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
XAVIER, L. N.; MACAIRA, J. P.; CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria. Participação em banca de Graziela Aparecida Gomes Ferreira.Tornar-se professora: da favela ao chão da Universidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação. A EDUCAÇÃO COMO ENSAIO DA ?GRANDE OBRA?: TEIXEIRA DE FREITAS E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL. 2017. (Congresso).

2.
IX Congresso Brasileiro de História da Educação/ minicurso: ?Histórias das Mulheres, Gênero e Sexualidades: perspectivas para o ensino e a pesquisa em História da Educação?.?Histórias das Mulheres, Gênero e Sexualidades: perspectivas para o ensino e a pesquisa em História da Educação?. 2017. (Outra).

3.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação latino-americana. 2009. (Congresso).

4.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Afirmando tipologias e produzindo visibilidades: escolarização mineira na revista Vida Escolar. 2009. (Encontro).

5.
VII Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2009. (Encontro).

6.
V Encontro intergrupos de pesquisa em História da Educação. 2007. (Encontro).

7.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação. Instrução pública mineira nos oitocentos: a produção de um diagnóstico educacional (1825-1835). 2006. (Congresso).

8.
IV Semana de Educação/ Faculdade de Educação-USP.A emergência do Estado Moderno no campo educacional: as contribuições da mensuração. 2006. (Seminário).

9.
VI Congresso Luso-Brasileiro de história da Educação: Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. 2006. (Congresso).

10.
ANPED- 28ª Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPED.28ª Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPED. 2005. (Encontro).

11.
I Encontro de arquivos e museus escolares.Arquivos educacionais dentro e fora da escola: qual a diferença?. 2005. (Encontro).

12.
I Encontro de Arquivos e Museus Escolares.I Encontro de Arquivos e Museus Escolares. 2005. (Encontro).

13.
III Congresso Mineiro de História da Educação. III Congresso Mineiro de História da Educação. 2005. (Congresso).

14.
Palestra proferida pelo professor Doutor Claude Carpentier (Université Picardie- Jules Verne).Democratização do ensino e desigualdades escolares depois do anos 60. 2005. (Outra).

15.
Seminário de Preparação Pedagógica.Seminário de Preparação Pedagógica. 2005. (Seminário).

16.
Transformações do sistema educativo francês, formação de professores e sindicalização- Prof. Dr. Claude Carpentier. 2005. (Outra).

17.
ANPED- 27ª Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.27ª Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Encontro).

18.
Organização e conservação de acervo documental em arquivos de custódia. 2004. (Outra).

19.
Seminário: Ações Afirmativas na UFMG: Palestra profa. Lilian Schwarcz.Teorias raciais como teorias das diferenças. 2004. (Seminário).

20.
Seminário Internacional sobre Historiografia Mineira.Seminário Internacional sobre Historiografia Mineira. 2004. (Seminário).

21.
Ciclo de Palestra em História da Ciência.Ciclo de Palestra em História da Ciência. 2003. (Encontro).

22.
Semana ser professor: ampliando espaços de formação.Literatura Afro-Brasileira. 2003. (Oficina).

23.
Semana ser Professor: ampliando espaços de formação.Cinema e Educação: faces e interfaces. 2003. (Oficina).

24.
Semana ser Professor: ampliando espaços de formação.Infância e Práticas Culturais. 2003. (Oficina).

25.
Semana Ser professor: ampliando espaços de formação.Literatura Afro-brasileira. 2003. (Oficina).

26.
Semana Ser Professor: ampliando espaços de formação.Pedagogia de Projetos. 2003. (Oficina).

27.
Colóquio Nacional: 70 anos do manifesto dos pioneiros da educação nova.Colóquio Nacional: 70 anos do manifesto dos pioneiros da educação nova. 2002. (Seminário).

28.
II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

29.
I Semana Pedagógica do PEMJA - COLTEC - UFMG. 2002. (Outra).

30.
Conservação de documentos históricos.Conservação preventiva em Arquivos e Bibliotecas. 2001. (Oficina).

31.
Iº Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Iº Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2001. (Congresso).

32.
V Congresso de Ciências Humanas Letras e Artes. V Congresso de Ciências Humanas Letras e Artes. 2001. (Congresso).

33.
XIX Encontro Anual dos Estudantes de Pedagogia.XIX Encontro Anual de Estudantes de Pedagogia. 2000. (Encontro).

34.
XX Encontro Anual Helena Antipoff.XX Encontro Anual Helena Antipoff. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALDEIRA MACHADO, Sandra Maria; BICCAS, M. S. ; VIDAL, D. . 80 anos do Convênio Interadministrativo de estatísticas educacionais e conexas. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Catiani Regina Custódio; Maristela Julio; Sara Silva Pinto. A mediação em aulas de matemática nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

2.
Adriana Reis; Flávia dos Santos; Silmara Russi. A importância da arte no desenvolvimento da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

3.
Andréa Souza; Janete J. dos Santos; Neiva Soares Fonseca. Apropriação da leitura e da escrita nos anos iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

4.
Amanda Roberta Raimundo; Cleide P.Silva; Katia C. Galdino. Desafios da educação inclusiva, ensinar sem excluir. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

5.
Antonia M. Cavalcante;Keila A. Faria;Viviane Morais C. Silva. As brincadeiras no processo de desenvolvimento das crianças na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

6.
Ariana Frondola Caseli;Tatiana Nunes da Silva. A formação da escola em duas vertentes: arte e trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

7.
Andresa Roberta Peres;Sirlei Rodrigues. A influência do desenho animado no comportamento da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

8.
Cidalia Cerqueira Santos;Katia Fernandes de Souza Gonçalves. A sexualidade na formação da identidade da criança: a intervenção da escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

9.
Cristiane da Silva;Gabriela B. Silva; Thamyres S. Gattolin. Ensino fundamental de nove anos: desafios aos sistemas de ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

10.
Beatriz Cristina da Silva; Pâmela de Andrade Almeida. Pedagogo em ambiente não escolar: pedagogia empresarial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

11.
Grasielly de Melo Pessoa;Jaqueline Melo dos Santos. O professor e o ofício de contar histórias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

12.
Josefa Tavares de Almeida; Karina Pereira da Silva. A música como recurso lúdico para alfabetizar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

13.
Kele de Cassia Rodrigues da Silva;Talita Rodrigues Cabral. O desenvolvimento da aprendizagem e a relevância do processo de avaliação e intervenção frente às dificuldades dos alunos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

14.
Guilherme Batista; Mara de Amorim; Patricia Cerqueira. A importância da literatura infantil no processo de formação da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

15.
Maria Cristina Andrade;Marinalva B. Silva; Meire E. Oliveira. Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular: o uso das tecnologias como facilitador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

16.
Maria Madalena S. Nogueira;Nicolle Siqueira; Suely Kudamatsu. A educação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

17.
Tamíris Silva;Tereza Rachel Almeida; Vanessa da Costa Santos. Surdez na educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

18.
Silvana Santos Candido;Vera Lucia Viana;Yasmine Mayra Silva. Avaliação na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

19.
Alba Aguiar; Camila Fajardo; Erimeto Lima; Izaira Peixoto. Inclusão: educação especial para pessoa com surdez. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

20.
Ângela Ferreira Pires;Antônio Pereira. O brincar na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

21.
Camila Rosa Damião;Melissa Zerbinatti Augusto Sorita. A importância do brincar na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

22.
Cileide Moraes de Souza;Dalva Tiburcio;Maria Wilma Gonçalves. Ensino da matemática nas séries iniciais da educação básica com significado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

23.
Dayane Martos;Jessica dos Santos; Lidiane Araujo Silva. A agressividade no ambiente escolar: bullyng. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

24.
Edna Meireles dos Santos;Maria Edilene Lacerda de Souza. O desenvolvimento do lúdico na educação infantil na concepção de grandes autores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

25.
Elisabete da Silva Santos; Sandra Borges S. Andrade Pereira. A ressignificação da cópia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

26.
Elisabete S. Marquioli;Francilene Viturino;Vera Lucia Santos. Relação da família e da escola: importância da reunião de pais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

27.
Ênio Rodrigues Pereira. O caráter lúdico na linguagem de Monteiro Lobato. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

28.
Eurani Celestina de Matos;Martha Castro Silva. A importância dos jogos lúdicos na metodologia de matemática no primeiro ano do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

29.
Fabiana A. Leite;Margarete Vaz Faustino;Viviane Alves Leite. A avaliação na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

30.
Geovana de Carvalho;Jacqueline Domingues;Viviane Krajuskinas. As vivências lúdicas no ensino da leitura e da escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

31.
Kelly Roberta Costa;Natália M. Santos; Nereide Camara Trinca. A indisciplina na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

32.
Marcia Aparecida da Penha Porphirio;Raquel Menezes de Sousa. Educação para a ressocialização análise de história de vida de um reeducando. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

33.
Maria Conceição Silveira Arruda. A educação ambiental em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

34.
Marizete Aparecida dos Santos Araújo;Mirair Corina Ferreira. Educar e brincar: a importância desse binômio na formação do educador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

35.
Valdirene Santos Dias. A música na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

36.
Adriana da Silva Soares Lira;Maria Cristiane S. Oliveira. O brincar na escola: jogos na alfabetização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

37.
Anali Gouvêa. Cuidar e educar em uma perspectiva autônoma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

38.
Barbara Regina de Souza;Rosangela Silva de Brito. Educação inclusiva: construindo uma sociedade para todos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

39.
Célia Lima Gomes;Regiane Oliveira Santana. As possibilidades da brincadeira: da produção de cultura à interferência da indústria cultural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

40.
Cibele Luciano; Jefferson Farias. Leitura como instrumento social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

41.
Claudia Cristina Carvalho;Kelly M. Marques;Lucimara A Lopes. Projeto intensivo no ciclo (PIC): um desafio contra o fracasso escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

42.
Danielle M. Neves;Maria Tereza M. Neves;Rosely Maria Silva. Os contos de fadas no processo de aprendizagem das séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

43.
Deise Aparecida Vieira; Fabiana B. Domingues; Kátia da Silva. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

44.
Denise A. Rodrigues da Silva;Joyce Cristina G. da Silva. A atuação do pedagogo na área da saúde. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

45.
Edna Aparecida de Macedo. A importância da avaliação no processo de ensino aprendizagem dos alunos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

46.
Edna Germano Cavalcante;Renata Lima de Lavor. A importância do brinquedo na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

47.
Elaine Cristina Marques de Sousa;Maria Regina Rocha Santos. Os desafios do gestor na implementação da gestão democrática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

48.
Elisangela Pires dos Santos;Marta Maria de Moura. Alfabetização com crianças portadoras de transtorno e distúrbio de aprendizagem: dislexia na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

49.
Flávia Micael Borges Leal. A atuação do professor no contexto de alta habilidade super dotação (AH/SD) na educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

50.
Gerusa Cristiane de Souza;Nadjane Nunes dos Santos. A rotina e o planejamento do ensino pedagógico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

51.
Gisele C. Lima;Maria Elisete de Brito;Solange Silva N. Melo. Alfabetização e linguagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

52.
Ivone do Nascimento de Siqueira;Josefina Fátima Ferreira. Deficiente físico em classe comum. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

53.
Josefa Luciene B. Spindola Ataide;Rosely Maria da Silva. Inclusão: o autismo e o ensino regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

54.
Ligia Fernanda Di Palma;Tatiana Aparecida Milanez. A inclusão do aluno surdo na educação de jovens e adultos: possibilidades de ação para o educador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

55.
Maria Aparecida de Souza Carvalho;Maria Rodrigues de França. Cuidar e educar: um novo olhar na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

56.
Michele Rodrigues Eugenio;Patrícia Aparecida Guinger Nobre. As práticas pedagógicas utilizadas na FUNDAÇÃO CASA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

57.
Patrícia Ribeiro Batista Nascimento. A ética da prática docente na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.

58.
Débora de Almeida;Nilcelene de Almeida;Vera Lúcia Ricci. Alfabetização e letramento: a importância do ambiente alfabetizador nas práticas de leitura e escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré. Orientador: Sandra Maria Caldeira Machado.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:49:20