Remo Dias Bahia de Carvalho

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  • Última atualização do currículo em 17/07/2008


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é Engenheiro do Produto Sr. na PSA Peugeot Citroën Automóveis Ltda, atuando na área de experimentação de veículos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Veículos, Motores e Equipamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de controle motor, dirigibilidade, motores, desempenho, emissões, novas tecnologias. Experiência essa acumulada também com a atuação como analista do produto na Fiat Automóveis S.A e como engenheiro pesquisador no Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Remo Dias Bahia de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, R. D. B.

Endereço


Endereço Profissional
PSA Peugeot Citroën.
Av Renato Monteiro S/N
27570-000 - Porto Real, RJ - Brasil
Telefone: (24) 33586414
Ramal: 6414
URL da Homepage: br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2003
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Turbo Alimentação de um motor convertido para gás natural veicular.
Orientador: Ramón Molina Valle.




Formação Complementar


2005
Extensão universitária em Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Estimativa Incerteza Medição em Ensaios Mecânicos. (Carga horária: 16h).
Rede Metrologica de Minas Gerais.
2004 - 2004
Avaliador de Laboratório. (Carga horária: 40h).
Rede Metrologica de Minas Gerais.
2002 - 2002
Sistema da Qualidade Segundo a NBR ISO/ IEC 17025. (Carga horária: 40h).
Fundação Ezequiel Dias.


Atuação Profissional



Peugeot Citroen do Brasil Automóveis Ltda, PSA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro do Produto Sr., Carga horária: 41
Outras informações
Atividades de coordenação e execução de ensaios técnicos para implementação de melhorias e desenvolvimento de novos produtos, ligados ao conjunto motopropulsor, realizadas no setor de Experimentação de Veículos.


Fiat Automóveis S.A, FIAT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Analista do Produto, Carga horária: 42
Outras informações
Atividades ligadas ao conjunto motopropulsor realizadas no setor de Experimentação Veículos: - Dirigibilidade e Road Test - Consumo - Desempenho - Suspensão Motopropulsor


Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, CETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 30

Atividades

7/2003 - 3/2006
Direção e administração, .

Cargo ou função
Responsável técnico pelo Laboratório de Emissões Veiculares.
11/2002 - 3/2006
Pesquisa e desenvolvimento .

11/2002 - 03/2006
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Ensaios de motores em bancadas dinamométricas e análise de emissões veiculares segundo normas NBR ISO 1585 e ABNT NBR 6601.
12/2001 - 10/2002
Estágios .

Estágio realizado
Acompanhamento das obras de conclusão das instalações de um laboratório de emissões veiculares e de uma nova bancada dinamométrica para ensaios em motores, além do apoio às práticas diárias do Laboratório de ensaios de motores.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPQ, Carga horária: 20

Atividades

1/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Física.

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento do projeto intitulado "Investigação dos Centros de cor em quartzo (ametista e citrino) natural, tratado e sintético por absorção óptica e ressonância paramagnética.


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de novas tecnologia aplicadas à área de calor e fluidos, especificamente no que trata de máquinas térmicas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Máquinas, Motores e Equipamentos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Controle Ambiental.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Propulsão Aeroespacial/Especialidade: Motores Alternativos.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, R. D. B.2004CARVALHO, R. D. B.; José G. C. Baeta ; VALLE, R. M. ; José E. M. Barros ; Rogério J. Amorim ; José R. B. de Deus . A New Concept of a Flex Multi-Fuel Engine. SAE Technical Papers, p. 01-06, 2004.

2.
CARVALHO, R. D. B.2004CARVALHO, R. D. B.; RODRIGUES, V. F. ; José R. T. Branco ; Fabrício J. P. Pujatti ; VALLE, R. M. . Efeito da Camada de Barreira Térmica Cerâmica (ZrO2) no Desempenho de Motor de Ignição por Centelha Alimentado com Gás Metano Veicular (GMV). SAE Technical Papers, p. 01-05, 2004.

3.
CARVALHO, R. D. B.2003 CARVALHO, R. D. B.; VALLE, R. M. ; RODRIGUES, V. F. . Performance and Emission Analysis of the Turbocharged Spark-Ignition Engine Converted to Natural Gas. SAE Technical Papers, p. 1-6, 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, R. D. B.; José G. C. Baeta ; Rogério J. Amorim ; VALLE, R. M. ; José E. M. Barros . Multi-Fuel Spark Ignition Engime - Optimization Performance Analysis. In: XIV Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade, 2005, São Paulo. Global Mobility Database. São Paulo: SAE Publications Group, 2005. p. 1-11.

2.
CARVALHO, R. D. B.; Rogério J. Amorim ; VALLE, R. M. ; José G. C. Baeta ; José E. M. Barros . The Influence of Diferent Compression Ratios on the Performance of an CNG-fuelled Flex Internal Combustion Engine. In: XIV Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade, 2005, São Paulo. Global Mobility Database. São Paulo: SAE Publications Group, 2005.

3.
CARVALHO, R. D. B.; Rogério J. Amorim ; VALLE, R. M. ; José G. C. Baeta ; José E. M. Barros . Spark Ignition Engine Performance Using Several Alcohol Concentrations in Gasoline and CNG. In: XIV Congresso e Exposição Internacionais da tecnologia da Mobilidade, 2005, São Paulo. Global Mobility Database. São Paulo: SAE Publications Group, 2005.

4.
CARVALHO, R. D. B.; José G. C. Baeta ; VALLE, R. M. ; José E. M. Barros ; Rogério J. Amorim ; José R. B. de Deus . A New Concept of a Flex Multi-Fuel Engine. In: XIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade - SAE BRASIL 2004, 2004, São Paulo, Brasil. Global Mobilit Database, 2004. p. 01-06.

5.
CARVALHO, R. D. B.; RODRIGUES, V. F. ; José R. T. Branco ; Fabrício J. P. Pujatti ; VALLE, R. M. . Efeito da Camada de Barreira Térmica Cerâmica (ZrO2) no Desempenho de Motor de Ignição por Centelha Alimentado com Gás Metano Veicular (GMV). In: XIII Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade, 2004, São Paulo, Brasil. Global Mobility Database, 2004. p. 01-05.

6.
CARVALHO, R. D. B.; VALLE, R. M. . Estudo do desempenho de um motor turbo alimentado convertido para Gás Natural Veicular. In: VI Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica, 2003, Coimbra. VI Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica, 2003. v. 2. p. 1707-1712.

7.
CARVALHO, R. D. B.; VALLE, R. M. ; RODRIGUES, V. F. . Performance and Emission Analysis of the Turbocharged Spark-Ignition Engine Converted to Natural Gas. In: XII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade - SAE Brasil, 2003, São Paulo. Global Mobilit Database, 2003. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, R. D. B.; Fabrício J. P. Pujatti ; José R. T. Branco ; VALLE, R. M. ; RODRIGUES, V. F. . Análise de Desempenho de um Motor de Ignição por Centelha Movido a GNV com Barreira Térmica (ZrO2). In: Seminário de Tecnologia de Motores, Combustíveis e Emissões 2004, 2004, Belo Horizonte, Brasil. Seminário de Tecnologia de Motores, Combustíveis e Emissões 2004, 2004. p. 01-06.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade. XIV Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade. 2005. (Congresso).

2.
. XIII Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade. 2004. (Congresso).

3.
Seminario de novas tecnologias para emissões veiculares.Novas Tecnologias para Emissões Veiculares. 2004. (Seminário).

4.
Seminário de Tecnologia de Motores, Combustíveis e Emissões 2004.Seminário de Tecnologia de Motores, Combustíveis e Emissões 2004. 2004. (Seminário).

5.
XII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnolodia da Mobilidade. SAE Brasil. 2003. (Congresso).

6.
Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial. CONEMI. 2002. (Congresso).

7.
II Seminário Internacional de Engenharia Automotiva e Engenharia de Trasnporte.II Seminário Internacional de Engenharia Automotiva e Engenharia de Trasnporte. 2000. (Seminário).



Outras informações relevantes


Participação no Comitê Técnico ABNT/CB-05 para revisão da norma de medição das emissões veículares (ABNT NBR 6601) - 2003 a 2005 
Participação na Comissão Técnica da AEA para Acreditação de Laboratórios de Emissões - 2003 a 2005



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