Teofilo Tostes Daniel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1421810859500479
  • Última atualização do currículo em 01/06/2017


Teofilo Tostes Daniel é formado em COMUNICAÇÃO SOCIAL/PRODUÇÃO EDITORAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é Analista de Comunicação do Ministério Público Federal desde 2005, onde atua na assessoria de comunicação da Procuradoria Regional da República da 3ª Região em São Paulo, trabalhando na área da comunicação pública. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica do Núcleo IDEA (Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento - Programa Transdisciplinar de Estudos Avançados) da Escola de Comunicação da UFRJ. Escritor e poeta, é autor publicado pela Editor Patuá, tendo lançado um livro de contos, um de poemas, e participado de coletâneas e publicações literárias e culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Teofilo Tostes Daniel
Nome em citações bibliográficas
DANIEL, Teofilo Tostes

Endereço


Endereço Profissional
Ministério Público Federal, Procuradoria Regional da República da 3ª Região.
Avenida Brigadeiro Luís Antônio - 2020, sala 66
Bela Vista
01318002 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 21928600
URL da Homepage: http://www.prr3.mpf.mp.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Política e Internet: a batalha de Seattle e o ativismo político na rede.
Orientador: Henrique Antoun.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Ministério Público Federal, MPF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação Social, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Bolsa de Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação: Márcio Tavares d'Amaral

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro (Bolsista de Iniciação Científica), Carga horária: 4
Outras informações
Orientação: Paulo Roberto Gibaldi Vaz

Atividades

8/2003 - 7/2004
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicação, Escola de Comunicação.

Atividade realizada
Bolsa de Apoio Técnico.
8/2002 - 7/2003
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicação, Escola de Comunicação.

Atividade realizada
Bolsa de Iniciação Científica.
8/2001 - 7/2002
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicação, Escola de Comunicação.

Atividade realizada
Bolsa de Iniciação Científica.
8/2000 - 7/2001
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicação, Escola de Comunicação.

Atividade realizada
Bolsa de Iniciação Científica.


Projetos de pesquisa


2003 - 2003
Redes Móveis de Comunicação, Comunidades Virtuais e o Futuro da Democracia na Cibercultura
Descrição: As Comunidades Virtuais se constituiram na Internet baseadas em uma multiplicação do conhecimento como bem comum. Fundadas na lógica de que o participante agrega a informação ou conhecimento que possui para o debate, pegando as informações e conhecimentos dos demais membros como contrapartida; as Comunidades Virtuais formaram inumeráveis serviços de comunicação onde o conhecimento se faz através das demandas do usuário. Nestes serviços onde o usuário é produtor e consumidor do conhecimento sua atenção torna-se um bem comum finito cuja gestão responde pelo sucesso ou fracasso do serviço. Sob a pressão destas comunidades a mobilidade vai ser introduzida nas Tecnologias Informacionais de Comunicação, constituindo uma multidão esperta capaz de interagir inteligentemente mesmo sem se conhecer através dos dispositivos móveis comunicacionais e computacionais. Com isto o ciberespaço emerge para o espaço geográfico e social, fundindo a rede social, a rede comunicacional e a rede organizacional. A ação coletiva pode acontecer de novas maneiras em situações onde ela não era possível até então. Pesquisar as transformações trazidas para a democracia por estes acontecimentos gerados pela cibercultura é o tema deste projeto de pesquisa. Objetivos: 1) Analisar e avaliar o impacto das redes móveis de comunicação sobre a formação da subjetividade e desenvolvimento dos sistemas de interpretação na atualidade; 2) compreender como o sujeito contemporâneo determina suas ações coletivas e representações sob a influência das redes móveis de comunicação mediada por computador; 3) determinar em que medida os serviços de comunicação em rede móvel constituem novas estruturas de experimentação alterando a constituição de subjetividade e formação ética do sujeito na cultura atual ; 4) historiar o conceito de comunidades virtuais estudando suas implicações para as transformações da autonomia do sujeito e da democracia na sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Teofilo Tostes Daniel - Coordenador / FERNANDO ALVARES SALIS - Integrante / ALITA VILLAS BOAS DE SA REGO - Integrante / ANDRE CUSTODIO PECINI - Integrante / CHRISTIAN BERNADO CLAASSEN - Integrante / GUILHERME NERY ATEM - Integrante / HELIO SOARES DO AMARAL - Integrante / HUGO DE SOUZA MELO - Integrante / JULIO RAJA GABAGLIA PREUSS - Integrante / MAIRA SANAE SILVA KIMURA - Integrante / MARCELO WANDERLEY BURGER - Integrante / PAULO BERNARDO DE M MARQUES HENRIQUES - Integrante / RENATA VIDAL DA CUNHA - Integrante / RODRIGO DE OLIVEIRA MORAIS - Integrante / RODRIGO GONCALVES BEAUCLAIR - Integrante / Henrique Antoun - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
2003 - Atual
Uma cultura da comunicação ainda é possível? _ o Princípio do Mal e a sociedade de informação
Descrição: Compreender a eliminação da alteridade na sociedade de informação, decorrente da quebra da referência, como princípio ético de indiferença (princípio do Mal) diante da quebra do fundamento de uma sociedade do sentido (da comunicação). A falência do ideal de uma ciência da comunicação e a possibilidade de sobrevivência de uma cultura da comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Teofilo Tostes Daniel - Integrante / Márcio Tavare d'Amaral - Coordenador / FERNANDO ANTONIO SOARES FRAGOZO - Integrante / MAURICIO LISSOVSKY - Integrante / ROSA MARIA LEITE RIBEIRO PEDRO - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2000 - 2002
Internet, Agentes de Rede e Subjetividade Contemporânea
Descrição: 1 - Historiar o surgimento da tecnologia dos Agentes de Rede por sua conexão com as histórias da Interface, da Inteligência Artificial e da Probabilidade e pensar as implicações de sua difusão na produção da subjetividade contemporânea. 2 - Construir a diferença entre as subjetividades Moderna e Contemporânea através das diferentes técnicas de registro das ações dos indivíduos, frisando a passagem da norma ao grupo. 3 - Investigar o surgimento do conceito de interface em sua articulação com a imersão, a interatividade e o excesso de informação, enfatizando a passagem da manipulação direta à indireta e a passagem do computador imaginado como um espaço ao computador imaginado como um indivíduo. 4 - Pensar a mudança no lugar da alteridade a partir da substituição da animalidade e do sonho pelo computador e o ciberespaço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Teofilo Tostes Daniel - Integrante / Paulo Roberto Gibaldi Vaz - Coordenador / ADRIANA ARAUJO DE SOUZA E SILVA - Integrante / FERNANDA GLORIA BRUNO - Integrante / FERNANDO ALVARES SALIS - Integrante / LUCIANA FERREIRA DE ALMEIDA - Integrante / VINICIUS ANDRADE PEREIRA - Integrante / THAIS FLORENCIO DE AGUIAR - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio Jovem Pesquisador, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
DANIEL, Teofilo Tostes. Trítonos - intervalos do delírio. 1. ed. São Paulo: Patuá, 2015. 168p .

2.
DANIEL, Teofilo Tostes. Poemas para serem encenados. 1. ed. São Paulo: Casa do Novo Autor Editora, 2008. 76p .

Capítulos de livros publicados
1.
DANIEL, Teofilo Tostes. Bibliofilia. In: Fabiana Turci. (Org.). História Íntima da Leitura. 1ed.Itu, SP: Vagamundo, 2012, v. , p. 17-24.

2.
DANIEL, Teofilo Tostes. Hipertexto. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva. (Org.). Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX. 1ªed.Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004, v. , p. 447-447.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DANIEL, Teofilo Tostes. Uma viagem de muitas solidões. Obvious Magazine, 29 jan. 2015.

2.
DANIEL, Teofilo Tostes. Céus e sonhos vermelhos. Obvious Magazine, 23 jan. 2015.

3.
DANIEL, Teofilo Tostes; BAGAGLI, B. P. . Guest Post Com Teofilo Tostes Daniel - Um Pouco Mais Sobre Linguagem (Introdução e publicação: Beatriz Pagliarini Bagagli). Transfeminismo: feminismo intersecional relacionado às questões Trans*, 08 ago. 2014.

4.
DANIEL, Teofilo Tostes. Ay, Este Azul. Diversos Afins, , v. 69ª Leva, 01 jul. 2012.

5.
DANIEL, Teofilo Tostes. Exposições: Olhos d`Água e de Fogo [Marcelo Tosta]. Rio & Cultura, 15 jun. 2011.

Outras produções bibliográficas
1.
DANIEL, Teofilo Tostes; PEREIRA, Rodrigo Rodrigues ; POLO, Leonardo. ; GABELLINI, Mariana. . Dia do Índio, Pouco a se Comemorar. 2010 (Matéria Jornalística).

2.
DANIEL, Teofilo Tostes; PEREIRA, Rodrigo Rodrigues . 455 anos de São Paulo, cidade de tod@s. 2009 (Matéria Jornalística).

3.
DANIEL, Teofilo Tostes; PEREIRA, Rodrigo Rodrigues . O voto feminino no Brasil. 2009 (Matéria Jornalística).

4.
DANIEL, Teofilo Tostes; PEREIRA, Rodrigo Rodrigues . Caminhos da Redemocratização. 2009 (Matéria Jornalística).

5.
DANIEL, Teofilo Tostes; PEREIRA, Rodrigo Rodrigues . Constituição e Democracia hoje. 2009 (Matéria Jornalística).

6.
DANIEL, Teofilo Tostes; PEREIRA, Rodrigo Rodrigues . 7 de Setembro e os sentidos atuais de soberania. 2009 (Matéria Jornalística).

7.
DANIEL, Teofilo Tostes; PEREIRA, Rodrigo Rodrigues . República e Estado Laico. 2009 (Matéria Jornalística).

8.
DANIEL, Teofilo Tostes; PEREIRA, Rodrigo Rodrigues ; POLO, Leonardo. ; GABELLINI, Mariana. . Dia internacional contra a corrupção e o combate à cultura da transgressão no Brasil. 2009 (Matéria Jornalística).

9.
DANIEL, Teofilo Tostes. 20 anos da Constituição Brasileira. 2008 (Matéria Jornalística).

10.
DANIEL, Teofilo Tostes. Presença do negro na cultura paulistana. 2008 (Matéria Jornalística).

11.
DANIEL, Teofilo Tostes. 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. 2008 (Matéria Jornalística).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARDOSO, Janine Miranda ; ARAÚJO, Inesita Soares de ; DANIEL, Teofilo Tostes ; LERNER, Kátia ; CRUZ, Marly ; CASTRO, Ana Maria Monteiro de . PesquisAids: avaliação, saúde e comunicação. 2003.


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
TURCI, Fabiana ; MAINHARD, Paulo. ; DANIEL, Teofilo Tostes . Documentário: História Íntima da Leitura. 2012. Vídeo.

Demais trabalhos
1.
DANIEL, Teofilo Tostes. Política e internet: A Batalha de Seattle e formas de auto-organização em rede. 2003 (Jornada de Iniciação Científica) .

2.
DANIEL, Teofilo Tostes. Política e Internet: Democracia e Controle na Rede. 2002 (Jornada de Iniciação Científica) .

3.
DANIEL, Teofilo Tostes. Desafios ao Discurso Hipertextual. 2001 (Jornada de Iniciação Científica) .

4.
DANIEL, Teofilo Tostes. O Profissional da Comunicação perante a Internet. 2001 (Apresentação em Congressos) .

5.
DANIEL, Teofilo Tostes. O Profissional da Comunicação perante a Internet. 2000 (Jornada de Iniciação Científica) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TURCI, Fabiana; DANIEL, Teofilo Tostes. CONCURSO DE POESIA DO IPJ.. 2010. Instituto Paulista da Juventude.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 19:59:02