Carine Dalmás

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2608359637094204
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Historiadora. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná (2002). Mestre (2006) e doutora (2013) em História Social pela Universidade de São Paulo. Especializou-se em História da América Latina. Analisa as relações entre cultura e política em projetos e realizações culturais de governos e partidos políticos latino-americanos. Pesquisou os seguintes temas: MPB e Política Cultural em Curitiba durante o Regime Militar; propaganda política da Unidade Popular (Chile); História Comparada (Frentismo Cultural dos comunistas no Brasil e no Chile). Autora do livro ?Imagens de uma revolução alegre: murais e cartazes de propaganda da experiência chilena (1970-1973?. Atualmente atua como professora de História das Américas (Séculos XIX e XX) e é Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Orienta pesquisas nas áreas de História da América Latina, História e Ensino e coordena o Núcleo de Estudos de História das Américas (NEHA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carine Dalmás
Nome em citações bibliográficas
DALMÁS, C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciencias Exatas e Naturais, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais.
Rua da Estrela
Centro
65010440 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 984264884


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Santiago de Chile (Orientador: Prof. Dr. Rolando Álvarez Vallejos).
Título: Frentismo cultural em prosa e verso: comparações, conexões e circulação da ideias entre comunistas brasileiros e chilenos (1935-1948), Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: frentismo cultural; comunistas; Brasil; Chile; História Comparada.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Contemporâneo.
2003 - 2006
Mestrado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Brigadas muralistas e cartazes de propaganda da Experiência Chilena (1970-1973),Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Helena Rolim Capelato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Imagens de Propaganda; Socialismo; Unidade Popular.
Grande área: Ciências Humanas
1999 - 2002
Graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2002
Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 2000
Extensão universitária em Exercitando a Cidadania no Campo. (Carga horária: 288h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2015 - Professora de História da América (Séculos XIX e XX) Disciplinas ministradas regularmente: História da América Independente (Século XIX) (2015, 2016.2, 2017.2) História da América Contemporânea (Séculos XX-XXI) (2015, 2016.1, 2017.1) Disciplina ministrada eventualmente: História do Brasil Contemporâneo (de 1945 aos dias atuais) (2016) Optativa II (2017.1) 2017 - Professora do Programa de Pós-Graduação História, Ensino e Narrativas (PPGHEN) - Mestrado Profissional do Curso de História da UEMA. Linha de Pesquisa: Historiografia e Linguagens Disciplinas Ministradas: 2017.2 - O Brasil nas Américas: representações e identidades no Ensino de História (optativa) 2017 - Vice-coordenadora do PPGHEN-UEMA


Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Curso de História, Carga horária: 11
Outras informações
Professora do curso de Licenciatura em História. Disciplinas: História da América Projeto Profissional Interdisciplinar IV ? Avaliação e Produção de Materiais Didáticos. Introdução aos Estudos Históricos Prática de Ensino de História História do Brasil I


Colégio Giordano Bruno, CGB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 11
Outras informações
Professora responsável pela disciplina de História Geral e do Brasil ministradas para os três anos do ensino médio. Orientadora de pesquisas de iniciação científica na área de História para os alunos do ensino médio e fundamental. Participação em Feiras de Ciências Nacionais e Internacionais.


EMEF Lorenço Manoel Sparapan, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História do Ensino Básico, Carga horária: 26
Outras informações
Professora efetiva. Aprovada no concurso público para professora de História da Prefeitura Municipal de São Paulo em 2008. Atuação nos níveis: Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pedido de exoneração do cargo devido à obtenção de uma bolsa CAPES para realização da pesquisa de doutorado.


Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, AEC/AU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações
Aula ministrada para o curso de pós-graduação LATO SENSU. Título: "Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura". Tema da aula: " Teoria América - História do Chile". Data: 29/07/2013


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: PAE - Programa de Aperfeiçoamento do Ensino., Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de Aperfeiçoamento do Ensino Atividade obrigatório para bolsistas CAPES. Recebimento de bolsa-auxílio complementar.


Escola Projeto Vida, EPV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental II, Carga horária: 18
Outras informações
Contratação temporária para substituição de uma professora de História do Ensino Fundamental II, licenciada por motivos de saúde.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Representações da América Latina na imprensa maranhense: o dilema de ?ser ou não ser latino-americano? nos rincões do Brasil
Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar, a partir dos principais jornais impressos do Maranhão, a maneira como a imprensa local construiu e difundiu representações da América Latina e, sendo assim, contribuiu para a constituição de certa concepção a respeito do continente e da identidade latino-americana. Em outras palavras, conforme sugerimos no subtítulo deste projeto, pretende-se analisar como o dilema brasileiro de ?ser ou não ser latino-americano? se expressou no Maranhão, um dos ?rincões? do Brasil. Parte-se do pressuposto de que os jornais maranhenses de grande tiragem (O Imparcial (1926 até os dias atuais), O Jornal Pequeno (1947 até os dias atuais), O Dia (1959-1973), O Estado do Maranhão (1973 até os dias atuais)) abrangem diferentes momentos da história latino-americana do século XX, expressam a posição de grupos políticos importantes política e economicamente e que exercem grande influência na formação de opiniões em diferentes setores da sociedade local. As pesquisas que se desenvolverão a partir deste projeto se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e seus temas centrais giram em torno da circulação de ideias e de saberes, da construção de identidades culturais e políticas na América Latina no século XX. A finalidade das análises será compreender alguns aspectos do complexo mundo de apropriações e relações políticas e culturais que podem ser analisadas a partir de uma variada gama de impressos, com particular ênfase em jornais de grande tiragem, tomados como fontes principais das pesquisas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Carine Dalmás - Coordenador / Vitor Batista Silva - Integrante / Rafael Alves Nunes Neto - Integrante / Noé Rocha Conceição - Integrante.
2015 - Atual
A História da América Latina no Ensino Médio: conteúdos, práticas e propostas.
Descrição: Este projeto visa analisar os conteúdos e os métodos de ensino de História da América Latina na Unidade de Educação Básica Paulo VI e elaborar propostas alternativas de abordagens de temas relativos a esse campo do conhecimento. A pesquisa será dividida em três etapas: primeiramente, serão levantados os conteúdos previstos para cada série a partir dos planos de ensino dos professores de História e dos materiais didáticos disponíveis. Num segundo momento, serão realizadas entrevistas com professores e alunos a respeito do tratamento dado aos temas de História da América Latina nas aulas e sobre o interesse de ambos pelos temas. Por último, partindo da análise dos materiais e dados reunidos, pretende-se destacar as concepções que orientam o ensino de História da América Latina na Unidade de Educação Básica Paulo VI e elaborar um parecer sobre as perspectivas atuais e propostas de abordagens futuras sobre o tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carine Dalmás - Coordenador / Adriana Santos Silva - Integrante / KalynneSued Santos Trindade - Integrante.
2015 - Atual
Núcleo de Estudos de História das Américas (NEHA)
Descrição: O NEHA tem o objetivo de proporcionar as condições teóricas e metodológicas necessárias para o desenvolvimento de pesquisas sobre a História das Américas na UEMA. Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carine Dalmás, abarca trabalhos que analisam problemas relacionados à circulação de ideias e conhecimentos em diferentes sociedades e épocas da história contemporânea do continente e voltados ao Ensino de História das Américas. No conjunto, os estudos se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e da história intelectual em constante diálogo com a história da cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Carine Dalmás - Coordenador / Adriana Santos Silva - Integrante / Vitor Batista Silva - Integrante / Rafael Alves Nunes Neto - Integrante / Noé Rocha Conceição - Integrante / Patricia Fernanda Pereira Silva - Integrante / Gilvan Cardoso Silva - Integrante / Sara Rayana Lima Sales - Integrante / KalynneSued Santos Trindade - Integrante / Isaac Gilbert Bernat - Integrante / Adriana Monteiro Silva - Integrante.
2007 - 2010
Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e configuração de Identidades. (Séculos XIX e XX)
Descrição: Projeto Temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (FAPESP).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Subprojeto História
Descrição: O PIBID-História realiza oficinas relacionadas a diferentes temas do ensino de história voltadas aos alunos de ensino básico da U.I. Estado de Alagoas, em São Luís-MA. O objetivo do projeto é aprimorar a formação dos graduandos de licenciatura na prática pedagógica e vivência escolar e promover uma maior aproximação entre os debates acadêmicos da área e o ensino de história. Este projeto conta com o financiamento da CAPES.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carine Dalmás - Coordenador / Patricia Fernanda Pereira Silva - Integrante / Cassio da Silva Araújo - Integrante / Sarah Layse Cruz Araújo - Integrante / Dayane Silva Pereira - Integrante / Kleyfferson Xavier Costa - Integrante / Samia Campos Pimenta - Integrante / Valérica Sousa Ares da Silva - Integrante / Ingrid Rebeca Freitas e Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica da ANPHLAC
2015 - Atual
Periódico: Izquierdas (Santiago)
2015 - Atual
Periódico: Outros Tempos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historia da America Latina.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
2º Lugar Ciências Humanas, Feira Brasileira de Ciência e Engenharia.
2009
3º Lugar na área de Ciências Sociais, Comportamento e arte., 24ª Mostra Interacional de Ciência e Tecnologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DALMÁS, C.2013DALMÁS, C.. FRENTISMO CULTURAL DOS COMUNISTAS NO BRASIL E NO CHILE: LITERATURA, ESCRITORES E VIRADA ALIANCISTA (1935-1936). Projeto História (PUCSP), v. 47, p. 225-258, 2013.

2.
DALMÁS, C.2011 DALMÁS, C.. O Partido Comunista do Chile e o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética: pela ?via pacífica? e contra o ?realismo socialista?. Revista Eletrônica da ANPHLAC, v. 11, p. 141-159, 2011.

3.
DALMÁS, C.2010DALMÁS, C.. Partidos Comunistas e Políticas Culturais: um estudo comparado da imprensa comunista no Brasil e no Chile, 1935-1956. Izquierdas (Santiago), v. 8, p. 1-11, 2010.

4.
DALMÁS, C.2007DALMÁS, C.. As brigadas muralistas da experiência chilena: propaganda política e imaginário revolucionárioa. Historia, v. 26, p. 226-256, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DALMÁS, C.. Imagens de uma revolução alegre: murais e cartazes de propaganda da experiência chilena. 1970-1973. 1. ed. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2017. 192p .

Capítulos de livros publicados
1.
DALMÁS, C.. Jorge Amado, Pablo Neruda y la conformación del frentismo cultural de los comunistas en América Latina durante la Segunda Guerra Mundial (1939-1945). In: Patricio Herrera González, Patricio Aránguiz Pinto. (Org.). El Comunismo en América Latina. Experiencias militantes, intelectuales y y transnacionales (1917-1955). 1ed.Valparaíso: Universidad de Valparaíso, 2017, v. , p. 80-115.

2.
DALMÁS, C.. TEATRO PAIOL, MPB E AS POLÍTICAS CULTURAIS DA DITADURA MILITAR (1971-1979). In: Mônica Piccolo. (Org.). Ditaduras e democracias no mundo contemporâneo: rupturas e continuidades. 822ed.São Luís: EDUEMA, 2016, v. , p. 91-116.

3.
DALMÁS, C.. Os comunistas, a cultura e a política das frentes populares: apontamentos sobre as concepções culturais do PCB e do Partido Comunista do Chile.. In: Marcos Napolitano, Rodrigo Czajka e Rodrigo Patto Sá Motta.. (Org.). Comunistas brasileiros, cultura política e produção cultural.. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2013, v. , p. 183-205.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DALMÁS, C.. A experiência chilena em sua propaganda visual: conflitos políticos e lutas de representações pela transição ao socialismo no Chile (1969-1973). In: XXIII Sinposio Nacional de Historia, 2005, Londrina. XXIII Sinposio Nacional de Historia. História Guerra e Paz. Londrina, 2005.

2.
DALMÁS, C.. A experiência chilena em sua propaganda visual: conflitos políticos e lutas de representações pela consolidação da transição ao socialismo no Chile (1969-1973). In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina - PR. XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005.

3.
DALMÁS, C.. Imagens de Propaganda Política na Unidade Popular: Cartazes e Murais- Chile (1969-1973).. In: XVII Encontro Regional de Historia., 2004, Campinas. XVII Encontro Regional de Historia. O Lugar da História, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DALMÁS, C.. Jorge Amado, os poetas e a poesia hispano-americana. In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016, Campo Grande. XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016.

2.
DALMÁS, C.. Jorge Amado, Pablo Neruda e frentismo cultural comunistas na América Latina. In: XI Internacional da ANPHLAC, 2014, Niterói. XI Internacional da ANPHLAC, 2014.

3.
DALMÁS, C.. Frentismo e debate cultural na imprensa do PCB e do Partido Comunista do Chile.. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012. p. 61-61.

4.
DALMÁS, C.. As políticas culturais do PCB e do Partido Comunista do Chile entre 1948 e 1956: uma análise comparativa do debate artístico publicado nas revistas Fundamento, Vistazo e Gaceta de Chile.. In: IX Encontro Internacional da ANPHLAC, 2010, Goiania - GO. IX Encontro Internacional da ANPHLAC, 2010. p. 67-68.

5.
DALMÁS, C.. As políticas culturais do Partido Comunista do Brasil entre 1934 e 1956: o tratamento dessa problemática na historiografia brasileira.. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História. História e Ética, 2009.

6.
DALMÁS, C.. As brigadas Ramona Parra do Partido Comunista do Chile: uma proposta cultural em questão.. In: XIX Encontro Regional de História, 2008, São Paulo. Poder, Violência e exclusão, 2008. p. 130-130.

7.
DALMÁS, C.. Movimento muralista e cartazes de propaganda: as imagens do governo popular chileno (1969-1973). In: VI Encontro da Assciacao Nacional de Pesquisadores de Historia Latino-Americana e Caribenha (ANPLHAC), 2004, Maringa. VI Encontro da ANPLHAC. Maringa: Sthampa Editora Grafica, 2004. p. 3-128.

8.
DALMÁS, C.. Politica e Cultura: o sentido da propaganda politica na Unidade Popular (Chile: 1970-1973). In: II Simposio Nacional de Historia Cultural, 2004, Rio de Janeiro. 2 Simposio Nacional. Historia Cultural. Rio de Janeiro: Fundacao Casa de Rui Barbosa/MinC CPDOC/FGV, 2004. p. 1-130.

9.
DALMÁS, C.. MPB, Teatro Paiol e Política Cultural na Curitiba dos anos 70. In: 10º Evento de Iniciação Científica da UFPR, 2002, CURITIBA. 10º Evento de Iniciação Científica da UFPR. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2002. p. 154-154.

10.
DALMÁS, C.. Política Nacional de Cultura - 1975. In: I Simpósio de História Cultural, 2002, Porto Alegre. 1º Simpósio de História Cultural. Porto Alegre: PUC-RS, 2002. p. 34-34.

11.
DALMÁS, C.. Política Cultural e MPB em Curitiba na Década de 70. In: VIII Encontro Regional de História - ANPUH/PR, 2002, Curitiba. VIII Encontro Regional de História-150 Anos de Paraná: História e Historiografia. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2002. p. 69-70.

Apresentações de Trabalho
1.
DALMÁS, C.. 'Impacto Cultural da Revolução Russa na América Latina: apontamentos historiográficos e perspectivas de estudo'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DALMÁS, C.. Políticas Culturais no Mundo Contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DALMÁS, C.. 'Pablo Neruda, Jorge Amado e a questão da liberdade de criação nos Partidos Comunistas. (1945)'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DALMÁS, C.. Os comunistas chilenos e a 'questão cultural' durante o governo da Frente Popular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
DALMÁS, C.. Jorge Amado e a América Latina: apontamentos sobre o papel do exílio sul-americano na sua trajetória política e cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DALMÁS, C.. Imprensa comunista e ?questão cultural? no Chile (1936-1940). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
DALMÁS, C.. Cultura e Revolução: murais e cartazes da experiência chilena (1970-1973). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
DALMÁS, C.. Textos fundamentais para a História das Américas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DALMÁS, C.. Política e Cultura no jornal Frente Popular: Chile 1936-1940. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DALMÁS, C.. Jorge Amado: um crítico literário nas páginas do jornal El Siglo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
DALMÁS, C.. Jorge Amado, os poetas e a poesia hispano-americana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DALMÁS, C.. Pablo Neruda, Jorge Amado y la conformación del frentismo cultural de los comunistas en América Latina durante la década de 1940. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
DALMÁS, C.. Jorge Amado, Pablo Neruda e o frentismo cultural comunistas na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DALMÁS, C.. Chile: 11 de Setembro 1973 -Golpe Militar e o Fim da experiência socialista de Salvador Allende. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DALMÁS, C.. 'História e cultura política chilena no século XX: da estruturação do movimento operário à consolidação da via democrática. (1907-1973). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
DALMÁS, C.. ?Voto + Fusil?: una imagen síntesis de la ?vía chilena al socialismo?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DALMÁS, C.. Frentismo e debate cultural na imprensa do PCB e do Partido Comunista do Chile. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DALMÁS, C.. I Congreso Internacional de Historia Intelectual de América Latina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DALMÁS, C.. Propostas e concepções político-culturais do PCB e do PCCh entre 1935 e 1956.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
DALMÁS, C.. Histórica comparada das políticas culturais do Partido Comunista do Brasil e do Partido Comunista do Chile (1934-1956). 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
DALMÁS, C.. Los artistas e intelectuales del Partido Comunista de Chile y sus concepciones políticas y culturales después del XX Congreso del Partido Comunista de la Unión Soviética (1956). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
DALMÁS, C.. As políticas culturais do PCB e do Partido Comunista do Chile entre 1948 e 1956: uma análise comparativa do debate artístico publicado nas Revistas Fundamentos, Vistazo e Gaceta de Chile.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DALMÁS, C.. Partidos Comunistas e suas Políticas Culturais: um estudo comparado sobre a imprensa comunista no Brasil e no Chile entre 1935 e 1956.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DALMÁS, C.. Brigadas Muralistas e Cartazes de Propaganda da Experiência Chilena (1970-1973). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
DALMÁS, C.. As políticas culturais do Partido Comunista do Brasil entre 1934 e 1956: o tratamento dessa problemática na historiografia brasileira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
DALMÁS, C.. Políticas culturais do Partido Comunista do Brasil e do Partido Comunista do Chile. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
DALMÁS, C.. Histórica comparada das políticas culturais do Partido Comunista do Brasil e do Partido Comunista do Chile (1934-1956). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
DALMÁS, C.. As Brigadas Ramona Parra do Partido Comunista do Chile: uma proposta de política cultural em questão.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
DALMÁS, C.. A relação entre arte e política nas pinturas da Brigada Ramona Parra: arte mural, propaganda política e transição ao socialismo pela via pacífica. Chile: 1969-1973. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
DALMÁS, C.. A relação entre arte e política nas pinturas da Brigada Ramona Parra: arte mural, propaganda política e transição ao socialismo pela via pacífica.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
DALMÁS, C.. A experiência chilena em sua propaganda visual: conflitos políticos e lutas de representações pela consolidação da transição ao socialismo.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
DALMÁS, C.. Política e cultura: o sentido da propaganda política na Unidade Popular. (Chile, 1970-1973). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
DALMÁS, C.. Brigadas Muralistas e Cartazes de Propaganda: as imagens do governo popular chileno (1969-1973). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
DALMÁS, C.. MPB, Teatro Paiol e Política Cultural na Curitiba dos anos 70. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
DALMÁS, C.. Política Nacional de Cultura.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
DALMÁS, C.. Política Cultural e MPB em Curitiba na década de 70.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DALMÁS, C.; BORGES, E. C. . América Latina no Século XX: intelectuais, disputas políticas e representações do poder 2016 (Apresentação do Dossiê).

2.
DALMÁS, C.; BORGES, E. C. . Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino de História das Américas. (Entrevista com Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello) 2016 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DALMÁS, C.. RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO COORDENADOR DE ÁREA: PIBID HISTÓRIA. 2018.

2.
DALMÁS, C.. O BRASIL E AS AMÉRICAS: PERSPECTIVAS DE ENSINO E PESQUISA. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DALMÁS, C.. Mostra de Cinema Golpe Nunca Mais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
DALMÁS, C.. História das Américas em Foco: Temas, abordagens e ensino. 2016. (Coordenação de Simpósio Temático).

2.
DALMÁS, C.. 'Teoria da América - História Chile'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
DALMÁS, C.. Frentismo cultural em prosa e verso: Comparações, conexões e circulação de ideias entre comunistas brasileiros e chilenos. (1935-1948). 2013 (Tese de Doutorado) .

2.
DALMÁS, C.. Brigadas muralistas e cartazes de propaganda da Experiência Chilena (1970-1973). 2006 (Dissertacao) .

3.
DALMÁS, C.. Política Cultural e MPB em Curitiba (1971-1979). 2003 (Monografia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, M. P.; MOTTA, M. M. M.; DALMÁS, C.. Participação em banca de Mariana da Sulidade. A luta pela terra em sala de aula: ensino de história no Maranhão Contemporâneo e produção do paradidático Terra Livre. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão.

2.
VILARDAGA, S. M. S. F.; DALMÁS, C.; CAPELATO, M. H. R.; TOLEDO, M. R. A.. Participação em banca de Marília Mattos Antunes. A revolução guiada: os cuadernos de educación popular e a formação da consciência revolucionária dos trabalhadores. Chile 1970-1973. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
DALMÁS, C.; SOUZA FILHO, B.; COSTA, Y. M. P.. Participação em banca de Adriana Monteiro da Silva. História contemporânea de Alcântara: uma proposta para o ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST)) - Universidade Estadual do Maranhão.

2.
ALMEIDA, M. P.; DALMÁS, C.; MOTTA, M. M. M.. Participação em banca de Mariana da Sulidade. Luta pela terra no Maranhão: possibilidades para o ensino de História a partir da elaboração de paradidático.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, M. P.; GALVES, M. C.; DALMÁS, C.. Participação em banca de Jadielson Railson Ferreira Ribeiro.Hegemonia e poder: as concessões para veículos de radiodifusão no Maranhão (1978-1990). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

2.
ALMEIDA, M. P.; BERNAT, I. G.; DALMÁS, C.. Participação em banca de Luma Baia Monteiro.O aparelho estatal de coerção da ditadura civil-militar de 1964: Uma análise do Departamento de Ordem Política e Social do Maranhão/DOPS-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

3.
DALMÁS, C.; ALMEIDA, M. P.; BERNAT, I. G.. Participação em banca de Kalynne Sued Santos Trindad.Revolução Cubana e Ensino de História: propostas e limites. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

4.
ALMEIDA, M. P.; DALMÁS, C.; VIEIRA, A. L. B.. Participação em banca de Paulo Leandro da Costa Moraes.O MDB-MA e o seu "novo estilo de fazer oposição": Instalação e composição do Movimento Democrático Brasileiro no Maranhão (1965-1966)". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

5.
CAMELO, J. C. P.; DALMÁS, C.; SANTOS, S. R. R.. Participação em banca de Dayane Silva Pereira.Patrimônio Histórico Cultural em Sala de Aula: a historicidade de São Luís nas Escolas Públicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

6.
ALMEIDA, M. P.; DALMÁS, C.; MONTEIRO, F.. Participação em banca de Mikaela Costa Tavares.A Ditadura Empresarial-Militar: a busca pelos anistiados maranhenes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

7.
DALMÁS, C.; ALMEIDA, M. P.; BERNAT, I. G.. Participação em banca de Alcenilton Valério Correa Reis Junior.História em quadrinhos e o imaginário sobre a infância na Experiência Chilena (1970-1973). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

8.
MONTEIRO, F.; DALMÁS, C.; BARROS, A. E. A.. Participação em banca de Gracyane Castro Ribeiro."Carnaval de São Luís": A influencia da mídia impressa para a formação do mito do terceiro melhor carnaval do Brasil (1970-1990). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

9.
FERREIRA, M. M. G.; BERNAT, I. G.; DALMÁS, C.. Participação em banca de Jaciara Leite Frazão.Conflitos agrários no Médio Mearim - MA (1970-1990). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

10.
ALMEIDA, M. P.; DALMÁS, C.; MONTEIRO, F.. Participação em banca de Raíssa Caroline Macau Mendes.O milagre do Maranhão: análise da política econômica estadual no governo de José Sarney através da imprensa (1966-1970). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

11.
DALMÁS, C.; CABRERA, I. I.; FERREIRA, M. M. G.. Participação em banca de Adriana Santos Silvah.A História da América Latina "Das Cavernas aoTerceiro Milênio": uma análise dos livros didáticos de história da Unidade Básica Paulo VI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

12.
ALMEIDA, M. P.; DALMÁS, C.; LUNARDI, R.. Participação em banca de Leonardo Amazonas Araújo Sousa.A repercussão do suicídio de Getúlio Vargas nas páginas de O Combate: Uma abordagem do pleito de 1950 até o suicídio em 1954.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

13.
ALMEIDA, M. P.; DALMÁS, C.; SILVA, L. E. L.. Participação em banca de Sarah Fernanda Moraes Gomes.O Golpe de 1964 e a Imprensa Maranhense: Uma leitura do posicionamento do jornal O Imparcial.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

14.
ALMEIDA, M. P.; BARBOSA, V. O.; DALMÁS, C.. Participação em banca de Marcos Paulo Teixeira.A construção do consenso: análise dos jornais O Estado do Maranhão e O Imparcial a respeito da transição brasileira no Maranhão (1985-1990). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

15.
ALMEIDA, M. P.; SILVA, A. N.; DALMÁS, C.. Participação em banca de Mônica de Sousa Oliveira.Impeachment do "fenômeno" Collor nos impressos maranhenses. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.

16.
ALMEIDA, M. P.; SILVA, A. N.; DALMÁS, C.. Participação em banca de Drielle Souza Bitencourt.Jornal Imparcial: O poderoso aparelho privado de hegemonia na ascensão política de José Sarney (1964-1966). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Grupo de Estudos - Textos Fundamentais para a História das Américas.A Encenação do Popular para Nestor Garcia Canclini. 2017. (Encontro).

2.
IV Simpósio em História Contemporânea - I Colóquio de História das Américas do Norte e Nordeste do Brasil: O Brasil e as Américas, perspectivas de ensino e pesquisa..Migrações e diversidade étnico-cultural no Caribe e no Norte da América do Sul. 2017. (Simpósio).

3.
Lasa Cono Sur.Os comunistas chilenos e a "questão cultural" durante o governo da Frente Popular. 2017. (Simpósio).

4.
Seminário de Iniciação Científica da UEMA.Presidente da Banca das apresentações orais na área de História. 2017. (Seminário).

5.
X Encontro Regional ANPUH/MA.Pablo Neruda, Jorge Amado e a questão da liberdade de criação nos Partidos Comunistas (1945). 2017. (Encontro).

6.
XVI Jornada Interescuelas/Departamentos de Historia. Jorge Amado e a América Latina: apontamentos sobre o papel do exílio sul-americano na sua trajetória política e cultural. 2017. (Congresso).

7.
III Simpósio Internacional de História Contemporânea.Jorge Amado: um crítico literário nas páginas do jornal El Siglo.. 2016. (Simpósio).

8.
III Simposio Internacional em História Contemporânea.Escravismo e resistência negra no Brasil e nos Estados Unidos. 2016. (Simpósio).

9.
XII Encontro Internacional da ANPHLAC.Jorge Amado, os poetas e a poesia hispano-americana. 2016. (Encontro).

10.
Seminário interno do Projeto Temático Cultura e Política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (Séculos XIX e XX).Seminário Interno. 2010. (Seminário).

11.
V Jornada de Historia de las Izquierdas.. 2009. (Outra).

12.
Seminário Internacional Intercâmbios Políticos e Mediações Culturais nas Américas. 2008. (Seminário).

13.
Seminário de Avaliação e capacitação de professores.. 2003. (Seminário).

14.
Evento de Extensão "150 anos de 18 Brumário de Louis Bonaparte". 2002. (Outra).

15.
VII Encontro Regional de HIstória - 150 Anos de Paraná: História e historiografia.Política Cultural e MPB em Curitiba na década de 70.. 2002. (Encontro).

16.
Colóquio Internacional Portuga-Brasil no século XX: Sociedade, Cultura e Ideologia.. 2001. (Simpósio).

17.
Evento de Extensão "Democracia: teoria e prática".. 2001. (Outra).

18.
XXI Encontro Nacional de Estudantes de História. 2001. (Encontro).

19.
II Encontro Paranaense dos Estudantes de História. 2000. (Encontro).

20.
XX Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. P. ; DALMÁS, C. ; MONTEIRO, F. . V Simposio Internacional em História Contemporânea: Sobrerania, Relações de Poder e Propriedades. 2018. (Congresso).

2.
DALMÁS, C.; ALMEIDA, M. P. ; COUTO, K. C. . IV Simpósio de História Contemporânea / I Colóquio de História das Américas do Norte e Nordeste. 2017. (Congresso).

3.
ALMEIDA, M. P. ; DALMÁS, C. ; MONTEIRO, F. . III Simposio Internacional em História Contemporânea. 2016. (Congresso).

4.
DALMÁS, C.. Cultura e autoritarismo na América Latina: música, cinema e resistência política no Brasil e no Chile.. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Adriana Santos Silva. A História da América Latina na Sala de Aula: apontamentos críticos e propostas didáticas.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).

2.
Adriana Monteiro da Silva. O divino e o espaço: análise sobre a cidade de Alcântara a partir da implantação do Centro de Lançamento - CLA. (1980-2000). Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jordham Moraes Barbosa. O Cinema Novo de Nelson Pereira dos Santos: um estudo sobre as contribuições e influências do Cinema Novo para a produção cinematográfica maranhense nas década de 1970 e 1980. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).

2.
Sara Rayana Lima Sales. A Revista do Rádio e a popularização do bolero no Brasil: Uma análise das crônicas de René Bittencourt (1949-1959). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).

3.
Alcenilton Valério Correa Reis Junior. História em quadrinhos e o imaginário sobre a infância na Experiência Chilena (1970-1973). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).

4.
Kalynne Sued Santos Trindad. Revolução Cubana e Ensino de História: uma análise dos livros didáticos brasileiros. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Noé Rocha Conceição. O Mercosul na imprensa maranhense. Início: 2017 - Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).

2.
Rafael Alves Nunes Neto. A Ditadura Pinochet (1973-1990) na imprensa maranhense.. Início: 2017 - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. (Orientador).

3.
Laura Santos Botelho. O Cartel de Medellín e Pablo Escobar na imprensa maranhense. Início: 2017 - Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alcenilton Valério Correa Reis Junior. História em quadrinhos e o imaginário sobre a infância na Experiência Chilena (1970-1973). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Carine Dalmás.

2.
Kalynne Sued Santos Trindad. Revolução Cubana e Ensino de História: propostas e limites. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Carine Dalmás.

3.
Álvaro Moreira do Rego Neto. A Revolução Cubana no Jornal do Povo (1959-1964): uma análise dos editoriais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Carine Dalmás.

4.
Adriana Santos Silva. A História da América Latina "Das Cavernas aoTerceiro Milênio": uma análise dos livros didáticos de história da Unidade Básica Paulo VI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Carine Dalmás.

Iniciação científica
1.
Noé Rocha Conceição. O Mercosul na imprensa maranhense. 2017. Iniciação Científica - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Carine Dalmás.

2.
Adriana Santos Silva. Temas e prática de ensino da história da América Latina na Unidade Básica de Ensino Paulo VI. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Estadual do Maranhão, UEMA. Orientador: Carine Dalmás.

3.
Rafael Alves Nunes Neto. A Ditadura Pinochet (1973-1990) na imprensa maranhense.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Carine Dalmás.

4.
Noé Rocha Conceição. O Mercosul na imprensa maranhense. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Carine Dalmás.

Orientações de outra natureza
1.
Sara Rayana Lima Sales. Monitor na disciplina de História da América Contemporânea. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Estadual do Maranhão, UEMA. Orientador: Carine Dalmás.

2.
Vitor Batista da Silva. Monitor na disciplina de História da América Contemporânea. 2016. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Estadual do Maranhão, UEMA. Orientador: Carine Dalmás.

3.
Alvaro Moreira do Rego Neto. Monitor na disciplina de História da América Contemporânea. 2015. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Estadual do Maranhão, UEMA. Orientador: Carine Dalmás.

4.
Beatriz Hipólito, Victoria Revitto e Daniela Moscaritolo. O jornal O Estado de São Paulo e as reivindicações do movimento feminista brasileiro em 1968 e 2008. 2009. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Colégio Giordano Bruno. Orientador: Carine Dalmás.

5.
Pedro Torres, Victor Oliveira, Lucas Ganemian. Estudo Comparado das eleições de Luis Inácio 'Lula' da Silva (2002) e de Barack Obama (2008): as culturas políticas em questão.. 2009. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Colégio Giordano Bruno. Orientador: Carine Dalmás.

6.
Diana A. Amorim, Kaori O. Cabrera e Selene P. de Brito. A Declaração Islâmica dos Direitos Humanos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos: um conflito que desafia os objetivos de desenvolvimento do milênio.. 2008. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Colégio Giordano Bruno. Orientador: Carine Dalmás.

7.
Gabriel Iocca, Heitor Miglioli, Lucas Rolim, Luiz Conatti. Educação e regime militar no Brasil: o antes, o durante e o depois.. 2008. Orientação de outra natureza. (Ensino Fundamental) - Colégio Giordano Bruno. Orientador: Carine Dalmás.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DALMÁS, C.. Chile: 11 de Setembro 1973 -Golpe Militar e o Fim da experiência socialista de Salvador Allende. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DALMÁS, C.. 'História e cultura política chilena no século XX: da estruturação do movimento operário à consolidação da via democrática. (1907-1973). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DALMÁS, C.. Jorge Amado: um crítico literário nas páginas do jornal El Siglo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DALMÁS, C.. 'Teoria da América - História Chile'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. P. ; DALMÁS, C. ; MONTEIRO, F. . III Simposio Internacional em História Contemporânea. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:28:37