Marina Leite Puglisi

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  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (2002); especialista em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações pela Universidade de São Paulo (2003); doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2010), pós-doutora pela mesma instituição (2012 e 2014) e pela University of Oxford - UK (2013). É atualmente Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Newton International Fellow pela British Academy, vinculado à University of Oxford. Tem experiência em Linguagem Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da linguagem e cognição, diagnóstico dos distúrbios de linguagem e programas de intervenção precoce. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Leite Puglisi
Nome em citações bibliográficas
Puglisi, Marina Leite;Puglisi ML;PUGLISI, MARINA L.;PUGLISI, MARINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Fonoaudiologia.
Rua Botucatu, 802
Vila Clementino
04023062 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 55497500
URL da Homepage: http://www.unifesp.br/dfono/index.php


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Ciências da Reabilitação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of York (Orientador: Susan E. Gathercole).
Título: Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Debora Maria Befi-Lopes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Linguagem; Distúrbio Específico de Linguagem; Compreensão de Linguagem; Alterações gramaticais.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem / Especialidade: Alterações no Desenvolvimento da Linguagem.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem / Especialidade: Distúrbio Específico de Linguagem.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
2003 - 2004
Especialização em Fonoaudiologia. (Carga Horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Utilização e Compreensão de Preposições por Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem.
Orientador: Debora Maria Befi-Lopes.
1999 - 2002
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
University of Oxford, OX, Inglaterra.
Bolsista do(a): British Academy, BA, Grã-Bretanha.
2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Núcleo de Apoio à Pesquisa da USP, NAP USP, Brasil.
2013 - 2013
Pós-Doutorado.
University of Oxford, OX, Inglaterra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem / Especialidade: Distúrbio Específico de Linguagem.


Formação Complementar


2017 - 2017
Workshop PROMPT: Introdução à Técnica. (Carga horária: 18h).
PROMPT Institute, PROMPT, Estados Unidos.
2013 - 2013
LA School for Education Cognitive, Neural Sciences. (Carga horária: 94h).
James S. McDonnell Foundation, JSMF, Estados Unidos.
2012 - 2012
Modelagem com equações estruturais. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
LA School for Education Cognitive, Neural Sciences. (Carga horária: 94h).
James S. McDonnell Foundation, JSMF, Estados Unidos.
2011 - 2011
Modelos multivariados aplicados à administração. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Uso da linguagem R - análise de dados em ecologia. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Estatística aplicada à Psicobiologia. (Carga horária: 96h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). (Carga horária: 96h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Empretec. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

10/2016 - Atual
Direção e administração, Departamento de Fonoaudiologia, .

Cargo ou função
Vice coordenadora da Comissão de Eletivas pelo Departamento de Fonoaudiologia.
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fonoaudiologia, .

06/2014 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CICLO BÁSICO ESPECÍFICO- Iniciação a Fonoaudiologia
CICLO INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE- Habilitação /Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Fluência
CICLO INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE- Habilitação /Reabilitação dos Transtornos da Linguagem Oral
CICLO INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE- Transtornos da Linguagem Oral
CICLO INTEGRADO PROFISSIONALIZANTE - Avaliação Fonoaudiológica da Linguagem
06/2014 - Atual
Estágios , Departamento de Fonoaudiologia, .

Estágio realizado
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Linguagem Infantil (NEPALI).
06/2014 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Fonoaudiologia, .

Atividade de extensão realizada
Capacitação a professores do Ensino Infantil quanto à estimulação de linguagem.

University of Oxford, OX, Inglaterra.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Newton International Fellow, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós doutorado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós-doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de pós-doutorado trabalhando com a Profa. Maggie Snowling no desenvolvimento de um programa de intervenção precoce com foco no treinamento das habilidades de linguagem oral.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante e colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Realização de estágio de pesquisa durante a vigência do pós-doutorado. Participação de atividades de pesquisa no grupo da profa Dorothy Bishop.


Rede Nacional de Ciência para Educação, REDE CPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora de pós-doutorado, bolsista pela FAPESP, integrante grupo de pesquisa em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações. Realiza pesquisas científicas sobre tema, atuando principalmente em projetos que exploram 1) as influências ambientais (socioeconômicas e do bilinguismo) sobre a linguagem e cognição; e 2) o perfil linguístico e cognitivo do distúrbio específico de linguagem. Participa em projetos de pesquisa vinculados a este grupo com financiamento da FAPESP ou CNPq. Realiza atividades de supervisão clínica a alunos e ministra aulas em disciplinas da graduação e especialização.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado Direto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluna de pós-graduação (Doutorado Direto), bolsista pela FAPESP, integrante grupo de pesquisa em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações. Realizou pesquisas científicas sobre tema, atuando principalmente em projetos que exploraram as habilidades de compreensão de sentenças em crianças com distúrbio específico de linguagem. Também investigou o efeito de fatores cross-linguísticos e socioeconômicos sobre a compreensão. Participou em projetos de pesquisa vinculados a este grupo com financiamento da FAPESP ou CNPq. Realizou atividades de supervisão clínica a alunos e ministrou aulas em disciplinas da graduação e especialização.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 16
Outras informações
Pesquisador integrante grupo de pesquisa em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações. Realiza pesquisas científicas sobre tema, atuando principalmente em projetos que investigam as manifestações linguísticas e cognitivas de crianças com distúrbio específico de linguagem, assim como o desenvolvimento típico de linguagem. Participou de projetos de pesquisa vinculados a este grupo com financiamento do CNPq e FAPESP. Realizou atividades de supervisão clínica a alunos e ministrou aulas em disciplinas da graduação.

Atividades

08/2004 - 09/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aula ministrada como palestrante convidada na disciplina MFT0270 - Alterações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem (responsável: Profa. Dra. Debora Befi-Lopes)
Aula ministrada como palestrante convidada na disciplina MFT0345 - Avaliação Fonoaudiológica (responsável: Profa. Dra. Debora Befi-Lopes)
2/2004 - 08/2012
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Serviço realizado
Participação em atividades de atendimento e supervisão a alunos de graduação, especialização e/ou capacitação técnica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Alterações no Desenvolvimento de Linguagem..
08/2007 - 12/2011
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aulas ministradas como palestrante convidada em disciplina teórica da especialização
2/2004 - 12/2011
Treinamentos ministrados , Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Treinamentos ministrados
Aplicação, análise e interpretação de provas para a avaliação fonoaudiológica formal. Treinamento para alunos de graduação, especialização e ou capacitação técnica.
07/2007 - 09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Cargo ou função
Representante discente do programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação da FMUSP.

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, SBFa, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice coordenador de comitê científico.
Outras informações
Vice coordenador do comitê de linguagem oral e escrita na infância e adolescência durante o biênio 2012-2013.

Atividades

01/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Linguagem, Comitê de Linguagem Oral e Escrita na Infância e Adolescência.

Cargo ou função
Vice coordenadora de comitê científico.

Université du Luxembourg, UNILU, Luxemburgo.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador e visitante
Outras informações
Colaboração em atividades de pequisa com a Dra. Pascale Engel e com o Prof. Romain Martin.


University of York, YORK, Inglaterra.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de estágio sanduíche durante a vigência do doutorado. Participação do grupo de pesquisa da Profa Susan Gathercole.



Linhas de pesquisa


1.
Diagnóstico, Prevenção e Intervenção nos Distúrbios de Linguagem e de Fala

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como foco de estudo o desenvolvimento da linguagem oral e suas alterações primárias. Mais especificamente, o objetivo é compreender os precursores do desenvolvimento típico da linguagem e suas relações com outras funções mentais superiores; identificar os fatores de risco para as alterações primárias de linguagem; utilizar ferramentas que auxiliem na identificação precoce e no diagnóstico diferencial entre os quadros em que a linguagem está acometida; elaborar e testar a eficácia de programas de intervenção em linguagem oral, tanto no nível da promoção do desenvolvimento quanto da prevenção e reabilitação das alterações..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem / Especialidade: Avaliação da Linguagem.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem / Especialidade: Alterações no Desenvolvimento da Linguagem.
Palavras-chave: Desenvolvimento de Linguagem; Prevenção de Alterações da Linguagem; Alterações no Desenvolvimento da Linguagem; Intervenções em Linguagem.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Reducing the risk of language and literacy disorders in preschoolers from disadvantaged backgrounds.
Descrição: Extensive work has shown that children from low socioeconomic backgrounds develop poorer language and cognitive skills than their high socioeconomic counterparts. Early intervention is necessary to help change this scenario. The aim of this project is to evaluate the effectiveness of a preschool language intervention programme on the language and early literacy skills of Brazilian children from disadvantaged backgrounds. The program builds on a preschool programme from the UK, proven to be effective in promoting oral language and early literacy skills in children with language weaknesses. The intervention is running in Brazilian state preschools for 28 weeks across years 1 and 2 (equivalent to Nursery and Reception in the UK). At the end of this project we will be able to investigate the extent to which the language intervention succeeded in reducing the risk of language and literacy disorders in this population..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Leite Puglisi - Coordenador / Margaret Snowling - Integrante.Financiador(es): British Academy - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2014 - Atual
Desenvolvimento e validação de instrumentos Brasileiros de avaliação da linguagem infantil
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver, testar e validar instrumentos de avaliação da linguagem infantil. Há uma carência de instrumentos de avaliação que apresentem boas capacidades psicométricas, e este projeto vem contribuir para preencher esta lacuna no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Leite Puglisi - Coordenador / Hugo Cogo Moreira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5
2013 - 2013
Desenvolvimento e adaptação de um programa de intervenção precoce com foco em linguagem oral.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Programas de intervenção precoce com foco em linguagem e funções executivas. Efeitos sobre a prontidão escolar.
Descrição: Influências ambientais vivenciadas nos primeiros anos de vida têm impacto na vida adulta, muitas vezes de forma persistente. Estudos de intervenção que pretendem reduzir o impacto da pobreza sobre o desenvolvimento infantil têm demonstrado efeitos positivos na cognição, desenvolvimento social e emocional, e progresso escolar. No entanto, ainda há a necessidade de esclarecer quais tipos de intervenções tendem a ser mais efetivas sobre a prontidão escolar. O objetivo principal deste estudo é adaptar e comparar dois programas de intervenção, sendo um deles focado no treinamento das Funções Executivas (FEs) (Diamond) e o outro no treino das habilidades de linguagem oral (Snowling e colaboradores) A avaliação da eficácia dos programas será feita a partir de um ensaio clínico, controlado, cego e randomizado. Este estudo apresenta grande potencial para informar novas abordagens educacionais na pré-escola e de revelar os seus efeitos sobre a promoção do desenvolvimento cognitivo e comportamental de crianças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Specific language impairment in multilingual children from language minorities.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Efeitos de fatores socioeconômicos no desenvolvimento cognitivo e linguístico de crianças.
Descrição: Os objetivos do estudo são analisar o efeito do Nível Sócio Econômico sobre o desenvolvimento cognitivo e de linguagem; e testar modelos teóricos que expliquem as relações entre tais habilidades. Trata-se de um estudo muilticêntrico internacional de larga escala (amostra de aproximadamente 400 crianças) que pode contribuir de forma significativa para aumentar o conhecimento sobre o impacto das condições sócio-econômicas sobre o desenvolvimento infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Leite Puglisi - Integrante / Debora Maria Befi-Lopes - Integrante / Pascale Engel - Coordenador / Carolina Cunha Nikaedo - Integrante / Romain Martin - Integrante / Orlando Francisco Amodeo Bueno - Integrante / Mônica Carolina de Miranda - Integrante / José Neander Silva Abreu - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Desenvolvimento cognitivo e linguístico em crianças: Efeitos da patologia e de fatores ambientais
Descrição: Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) apresentam, como critério diagnóstico para a patologia, baixo desempenho em provas de linguagem na ausência de comprometimentos intelectuais, dentre outros fatores. Estudos recentes, no entanto, têm demonstrado que alterações cognitivas mais sutis, avaliadas por meio de tarefas que envolvem as funções executivas, podem estar presentes em crianças com esta patologia. Além de aspectos biológicos, há evidências científicas de que a qualidade do ambiente (enriquecido ou desprovido de estimulação desde cedo) também exerce grande influência sobre o desenvolvimento cognitivo e de linguagem. O presente projeto visa explorar os efeitos da patologia (DEL) e de fatores ambientais (NSE) nas habilidades cognitivas e linguísticas de crianças. Uma bateria de tarefas abrangendo três diferentes áreas das funções executivas (memória operacional, inibição e flexibilidade cognitiva) e dois domínios de linguagem (léxico e sintaxe), dentre outras provas, será aplicada em uma amostra de 145 crianças de 6 a 8 anos. A hipótese principal deste estudo é que os efeitos do DEL sobre o desempenho cognitivo e linguístico serão maiores do que os efeitos sócio-econômicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Desempenho linguístico e cognitivo de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (n° CNPq: 473350/2009-2)
Descrição: O objetivo do presente estudo é verificar se o comprometimento linguístico de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) influencia o desempenho cognitivo não-verbal em tarefas que dependam, dentre outras coisas, da formação de categorias semânticas. A hipótese de nosso estudo é que quanto maior o grau de comprometimento linguístico das crianças com DEL, pior será o desempenho cognitivo não-verbal referente às habilidades avaliadas pelo PTONI, um teste que avalia o pensamento analógico, raciocínio lógico e formação de categorias semânticas. instrumento utilizado se mostrará efetivo para atender ao objetivo pretendido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Leite Puglisi - Integrante / Debora Maria Befi-Lopes - Coordenador / Juliana Perina Gândara - Integrante / Ana Carolina de Paiva Bento - Integrante / Telma Iacovino Monteiro - Integrante / Érica Macedo de Paula - Integrante / Maíra Enriqueta Luperi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Verificação da aplicabilidade do Test of Early Language Development (TELD 3) em crianças com desordens de linguagem (CNPq nº 473160/2007-2).
Descrição: O objetivo do presente estudo é a verificação da performance de crianças com desordens no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, de etiologias distintas, no Test of Early Language Development TELD 3 (Giusti, 2007), adaptado para o Português Brasileiro, a fim de observar a aplicabilidade do instrumento como medida de idade lingüística da referida população. A hipótese de nosso estudo é a de que o instrumento utilizado se mostrará efetivo para atender ao objetivo pretendido. Especificamente serão avaliadas crianças com diagnóstico de: Distúrbio Específico de Linguagem, Síndrome de Down, Transtorno Fonológico, Deficiência Intelectual Leve, Distúrbio da Fluência e antecedente pessoal de prematuridade e baixo peso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Leite Puglisi - Integrante / Debora Maria Befi-Lopes - Coordenador / Amalia Rodrigues - Integrante / Juliana Perina Gândara - Integrante / Elisabete Giusti - Integrante / Karina de Araújo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem (Bolsa de doutorado FAPESP - 06/50660-3)
Descrição: Esta tese de doutorado teve como objetivo verificar os efeitos crosslinguísticos e socioeconômicos em uma tarefa de compreensão de sentenças. Também foi intuito deste estudo comparar o desempenho de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem ao de crianças em desenvolvimento normal de linguagem na mesma prova de compreensão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Leite Puglisi - Coordenador / Debora Maria Befi-Lopes - Integrante / Susan Elizabeth Gathercole - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2005 - 2007
Perfil Comunicativo de Crianças com Alteração no Desenvolvimento da Linguagem - Caracterização Longitudinal (CNPq nº 470539/04-6).
Descrição: Projeto de pesquisa que visa caracterizar o desempenho evolutivo de crianças com Alterações no Desenvolvimento da Linguagem nas áreas da Maturidade Simbólica; Vocabulário Expressivo; Fonologia; Pragmática; Fluência; e Extensão Média de Enunciados; que estiveram/ estão em processo terapêutico no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações. Ao fim do projeto, pretende-se obter um perfil evolutivo desta população em cada área do desenvolvimento da linguagem, bem como estabelecer uma relação de severidade entre as diferentes habilidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Marina Leite Puglisi - Integrante / Debora Maria Befi-Lopes - Coordenador / Amalia Rodrigues - Integrante / Juliana Perina Gândara - Integrante / Elisabete Giusti - Integrante / Karina de Araújo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2016 - Atual
Psicobiologia da Cognição
Descrição: O Projeto de Extensão ?Psicobiologia da cognição? abarca três subprojetos principais desenvolvidos no Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. O subprojeto 1, do qual faço parte, consiste em reuniões semanais do ?Grupo de Investigação de Aprendizagem e Memória? lideradas por um grupo de Pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UNIFESP (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4968379369933001; 1995 ? Atual). Estes encontros são abertos ao público em geral e reúnem docentes, alunos de graduação e pós-graduação, ex-alunos e técnicos administrativos para discutir temáticas relacionadas à cognição humana sob uma perspectivas biopsicossocial com o intuito de melhorar a formação científica dos interessados no assunto. Os alunos têm diversas formações acadêmicas e dentre os professores temos Biólogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Educadores Físicos, Médicos, Farmacologistas e Enfermeiros. Este grupo promove também a vinda de pesquisadores internacionais renomados para discutir pesquisas em andamento de pesquisadores brasileiros, bem como para falar para o grande público sobre suas próprias pesquisas. O projeto está sendo cadastrado na PROEX da UNIFESP sob o número 13153..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE)
Descrição: Como a ciência pode ajudar na educação? Esta é a pergunta que motiva a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Criada em novembro de 2014 por um grupo inicial de 30 cientistas de universidades brasileiras, a rede tem por objetivo unir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento interessados em realizar pesquisas científicas que possam promover melhores práticas e políticas educacionais baseadas em evidências..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2011 - 2014
Periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
2012 - 2012
Periódico: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
2013 - Atual
Periódico: Writing Systems Research
2013 - Atual
Periódico: International Journal of Language and Communication Disorders (Print)
2013 - Atual
Periódico: CoDAS
2013 - Atual
Periódico: Audiology Communication Research
2015 - Atual
Periódico: European Child & Adolescent Psychiatry
2014 - Atual
Periódico: Journal of Communication Disorders
2015 - Atual
Periódico: Research in Developmental Disabilities
2013 - Atual
Periódico: Revista de Psiquiatria Clínica (São Paulo. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Frontiers in Human Neuroscience
2017 - Atual
Periódico: SCIENTIFIC STUDIES OF READING


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: British Academy


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem/Especialidade: Desenvolvimento de Linguagem.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem/Especialidade: Avaliação da Linguagem.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem/Especialidade: Distúrbio Específico de Linguagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Newton International Fellowship, British Academy e Royal Society.
2014
Professora homenageada da turma 43 do curso de Fonoaudiologia da UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo.
2013
Fellowship awards for the 3rd Latin American School for Education Cognitive and Neural Sciences, James S. McDonnell Foundation.
2013
Fellowship awards for the São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders - Y-Mind School, FAPESP.
2012
Fellowship awards for the 2nd Latin American School for Education Cognitive and Neural Sciences, James S. McDonnell Foundation.
2008
Menção honrosa - XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
2006
Prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2006 - XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
2002
XVI Prêmio Pereira Barretto / Título de Melhor Apresentação Oral na Categoria Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina/ Departamento de Cultura Científica.
2002
Melhor Trabalho Científico da Categoria Tema Livre na Área da Linguagem - X Congresso Brasileiro de Fonoaudiogia, Sociedade brasileira de Fonoaudiologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PUGLISI, MARINA L.2017PUGLISI, MARINA L.; HULME, C. ; HAMILTON, L. G. ; SNOWLING, M. . The Home Literacy Environment Is a Correlate, but Perhaps Not a Cause, of Variations in Children’s Language and Literacy Development. SCIENTIFIC STUDIES OF READING, v. 21, p. 1-17, 2017.

2.
LÚCIO, PATRÍCIA SILVA2017LÚCIO, PATRÍCIA SILVA ; COGO-MOREIRA, HUGO ; PUGLISI, MARINA ; POLANCZYK, GUILHERME VANONI ; LITTLE, TODD D. . Psychometric Investigation of the Raven?s Colored Progressive Matrices Test in a Sample of Preschool Children. ASSESSMENT, v. 1, p. 107319111774020, 2017.

3.
Puglisi, Marina Leite2016Puglisi, Marina Leite; BEFI-LOPES, Debora Maria . Impacto do distúrbio específico de linguagem e do tipo de escola nos diferentes subsistemas da linguagem. CoDAS, v. 28, p. 388-394, 2016.

4.
Puglisi, Marina Leite2016Puglisi, Marina Leite; CACERES-ASSENCO, A. M. ; NOGUEIRA, T. ; BEFI-LOPES, DEBORA M. . Behavior problems and social competence in Brazilian children with specific language impairment.. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 29, p. 29, 2016.

5.
ENGEL, Pascale2014ENGEL, Pascale ; CRUZ-SANTOS, ANABELA ; Puglisi ML . Specific language impairment in language-minority children from low-income families. International Journal of Language and Communication Disorders (Print), v. Epub, p. n/a-n/a, 2014.

6.
ENGEL DE ABREU, PASCALE M. J.2014ENGEL DE ABREU, PASCALE M. J. ; ABREU, N. ; NIKAEDO, Carolina Cunha ; Puglisi ML ; ABREU, Carlos Tourinho de ; MIRANDA, Mônica Carolina ; BEFI-LOPES, D. M. ; BUENO, Orlando Amodeo ; MARTIN, Romain . Executive Functioning and Reading Achievement in School A study of Brazilian Children Assessed by Their Teachers as ?Poor Readers?. Frontiers in Psychology, v. 5, p. 550, 2014.

7.
ENGEL, Pascale2013 ENGEL, Pascale ; BALDASSI, Martine ; Puglisi, Marina Leite ; BEFI-LOPES, Debora Maria . Cross-Linguistic and Cross-Cultural Effects on Verbal Working Memory and Vocabulary: Testing Language-Minority Children With an Immigrant Background. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 56, p. 630-642, 2013.

8.
ENGEL DE ABREU, PASCALE M. J.2013 ENGEL DE ABREU, PASCALE M. J. ; PUGLISI, MARINA L. ; CRUZ-SANTOS, ANABELA ; BEFI-LOPES, DEBORA M. ; MARTIN, Romain . Effects of impoverished environmental conditions on working memory performance. Memory (Hove. Print), v. 21, p. 1-9, 2013.

9.
Puglisi, Marina Leite2012 Puglisi, Marina Leite; BEFI-LOPES, Debora Maria ; GÂNDARA, Juliana Perina ; GIUSTI, Elisabete ; GOUVÊA, Maria Aparecida . É possível predizer o tempo de terapia das alterações específicas no desenvolvimento da linguagem?. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Jornal, v. 24, p. 57-61, 2012.

10.
CÁCERES, Ana Manhani2011CÁCERES, Ana Manhani ; GÂNDARA, Juliana Perina ; Puglisi, Marina Leite . Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Jornal, v. 23, p. 401-406, 2011.

11.
BEFI-LOPES, Debora Maria2009BEFI-LOPES, Debora Maria ; RODRIGUES, Amalia ; Puglisi, Marina Leite . Aquisição do morfema de número em crianças em desenvolvimento normal de linguagem. Pró-Fono (Impresso), v. 21, p. 171-174, 2009.

12.
BEFI-LOPES, Debora Maria2007 BEFI-LOPES, Debora Maria ; Araújo, Karina de ; RODRIGUES, Amalia ; GIUSTI, Elisabete ; Gândara, Juliana Perina ; Puglisi, Marina Leite . Perfil comunicativo de crianças com alterações específicas no desenvolvimento da linguagem: caracterização longitudinal das habilidades pragmáticas. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (Impresso), v. 12, p. 265-273, 2007.

13.
Puglisi, Marina Leite;Puglisi ML;PUGLISI, MARINA L.;PUGLISI, MARINA2005Puglisi, Marina Leite; REZENDE, Larissa de Freitas ; MANTOVANI, Joana ; PERISSINOTO, Jacy . Caracterização da Utilização de Gestos por Crianças com o Transtorno Autístico. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 14, n.80-81, p. 68-74, 2005.

14.
Puglisi, Marina Leite2005Puglisi, Marina Leite; BEFI-LOPES, Debora Maria ; TAKIUCHI, Noemi . Utilização e compreensão de preposições por crianças com distúrbio específico de linguagem. Pró-Fono (Impresso), v. 17, p. 331-344, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
Puglisi ML; Salles, JF . O impacto do ambiente familiar sobre o desenvolvimento cognitivo e linguístico infantil.. In: Roberto Lent; Augusto Buchweitz; Mailce Borges Mota. (Org.). Ciência para Educação Uma Ponte entre Dois Mundos.. 1ed.São Paulo, Rio de Janeiro: Atheneu, 2017, v. , p. 221-236.

2.
Puglisi, Marina Leite; ABREU, P. E. . Você está velho demais para aprender outro idioma? Mitos sobre linguagem. In: Roberta Ekuni, Larissa Zeggio, Orlando F. Amodeo Bueno (org.). (Org.). Caçadores de neuromitos. 1ed.: Memnon, 2015, v. , p. 1-.

3.
BEFI-LOPES, D. M. ; GIUSTI, Elisabete ; GÂNDARA, Juliana Perina ; Puglisi ML . Avanços no Diagnóstico Diferencial dos Distúrbios Específicos de Linguagem.. In: Hilton Justino Da Silva; Irene Queiroz Marchesan; Marileda Cattelan Tome. (Org.). Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan LTDA, 2014, v. 1, p. 627-631.

4.
BEFI-LOPES, D. M. ; Puglisi, Marina Leite . Plano Terapêutico Fonoaudiológico para reabilitação da compreensão nos distúrbios específicos de linguagem.. In: Pró-Fono. (Org.). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos.. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2012, v. , p. 73-80.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Puglisi, Marina Leite; GIUSTI, Elisabete ; GÂNDARA, Juliana Perina ; BEFI-LOPES, Debora Maria . É possível predizer o tempo de terapia no início do tratamento fonoaudiológico?. In: 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2011, São Paulo. Anais do 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2011.

2.
Puglisi ML; BEFI-LOPES, Debora Maria . Children's sentence comprehension abilities: The role of SLI and socio-economic differences. In: 4th Symposium "Advances in Medical Research", 2010, São Paulo. 4th Symposium "Advances in Medical Research", 2010. v. 65. p. S189-S190.

3.
Puglisi, Marina Leite; BEFI-LOPES, Debora Maria . Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem. In: 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010, Curitiba. Revista Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento especial, 2010.

4.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; RODRIGUES, Amalia ; GIUSTI, Elisabete ; GÂNDARA, Juliana Perina ; ARAÚJO, Karina de ; Puglisi, Marina Leite . Perfil comunicativo de crianças com alteração no desenvolvimento da linguagem: caracterização longitudinal. In: 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos do Jordão. Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

5.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; Puglisi, Marina Leite ; RODRIGUES, Amalia . Aquisição do Morfema Flexional de Número em crianças com desenvolvimento típico de linguagem : uma visão segundo o processamento linguístico.. In: XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Copypress, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GÂNDARA, Juliana Perina ; BEFI-LOPES, Debora Maria ; BENTO, Ana Carolina de Paiva ; CÁCERES, Ana Manhani ; GIUSTI, Elisabete ; PAULA, Érica Macedo de ; MONTEIRO, Telma Iacovino ; Puglisi, Marina Leite ; LUPERI, Maíra Enriqueta . Desempenho linguístico e cognitivo de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem.. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012, Brasília. Anais do XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012.

2.
Puglisi ML; ENGEL, Pascale ; CRUZ-SANTOS, ANABELA ; BEFI-LOPES, Debora Maria ; MARTIN, Romain . Efeitos de contextos ambientais desfavoráveis na memória operacional. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012, Brasília. Anais do XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012.

3.
CÁCERES, Ana Manhani ; Puglisi ML ; BEFI-LOPES, Debora Maria . A evolução da linguagem favorece a memória verbal nas crianças com distúrbio específico de linguagem?. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012, Brasília. Anais do XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2012.

4.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; GIUSTI, Elisabete ; Puglisi, Marina Leite ; GÂNDARA, Juliana Perina . Usefulness of the Test of Early Language Development to detect children with language disorders. In: 28th World Congress on the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2010, Athens. Proceedings of 28th World Congress of International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2010. p. 149.

5.
Puglisi ML; BEFI-LOPES, Debora Maria . Children?s sentence comprehension abilities: the role of SLI and socioeconomic differences.. In: 28th World Congress of International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2010, Atenas. Proceedings of 28th World Congress of International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2010. p. 150.

6.
Puglisi, Marina Leite; BEFI-LOPES, Debora Maria . Compreensão de sentenças por crianças brasileiras e inglesas com Desenvolvimento Típico de Linguagem.. In: 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2009, Salvador. Anais do 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2009.

7.
Puglisi, Marina Leite; BEFI-LOPES, Debora Maria . Sentence Comprehension in Normally Developing Children: A Linguistic Processing Approach. In: Asha Convention, 2008, Chicago. Handouts, 2008.

8.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; GÂNDARA, Juliana Perina ; RODRIGUES, Amalia ; GIUSTI, Elisabete ; ARAÚJO, Karina de ; Puglisi, Marina Leite . Evolution of simbolic abilities of children with language impairments.. In: 27th World Congress of International Association of Logopedics and Phoniatrics., 2007, Copenhagen. Programme and Abstracts oh the 27th World Congress of International Association of Logopedics and Phoniatrics., 2007. v. 1. p. 150-150.

9.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; RODRIGUES, Amalia ; GIUSTI, Elisabete ; ARAÚJO, Karina de ; GÂNDARA, Juliana Perina ; Puglisi, Marina Leite . Vocabulary abilities of Brazilian children with Language Impairments: longitudinal study.. In: ASHA Convention, 2007, Boston. Handouts, 2007.

10.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; RODRIGUES, Amalia ; GIUSTI, Elisabete ; ARAÚJO, Karina de ; GÂNDARA, Juliana Perina ; Puglisi, Marina Leite . Phonological Abilities of Brazilian Children With Language Impairments: Longitudinal Study. In: Asha Convention, 2007, Boston. Handouts, 2007.

11.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; Puglisi, Marina Leite ; GÂNDARA, Juliana Perina . Fast Mapping as a Predictor of Vocabulary development in Brazilian Children with Specific Language Impairment. In: 18th Annual Meeting of the EACD, 2006. Revista de Neurología. Barcelona: Viguera Editores, 2006. v. 43. p. S63-S63.

12.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; RODRIGUES, Amalia ; Puglisi, Marina Leite . Pseudowords Repetition in Children with Specific Language Impairment. In: 18th Annual Meeting of the EACD, 2006. Revista de Neurología. Barcelona: Viguera Editores, 2006. v. 43. p. S63-S63.

13.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; Puglisi, Marina Leite ; GIUSTI, Elisabete ; ARAÚJO, Karina de . Habilidades de Definição de Substantivos em Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. In: XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2005, Santos. XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2005.

14.
Puglisi, Marina Leite; BEFI-LOPES, Debora Maria . O Uso Funcional de Preposições por Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. In: XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2005, Santos. XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2005.

15.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; ARAÚJO, Karina de ; GÂNDARA, Juliana Perina ; RODRIGUES, Amalia ; GIUSTI, Elisabete ; Puglisi, Marina Leite . Caracterização de um núcleo de atendimento de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem falantes do português brasileiro. In: II Simposium Luso-Brasileiro de Terapia da Fala, 2005, Porto. II Simposium Luso-Brasileiro de Terapia da Fala, 2005.

16.
Puglisi, Marina Leite; BEFI-LOPES, Debora Maria ; TAKIUCHI, Noemi . Use and Comprehension of Prepositions by Brazilian Children with SLI. In: ASHA Convention, 2005, San Diego. Annals of ASHA Convention, 2005.

17.
BEFI-LOPES, Debora Maria ; ARAÚJO, Karina de ; Puglisi, Marina Leite . Comparação entre o Desempenho Lexical e Pragmático de Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. In: XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004, Foz do Iguaçu. XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004.

18.
PERISSINOTO, Jacy ; Puglisi, Marina Leite ; MANTOVANI, Joana ; REZENDE, Larissa de Freitas . Verbal and Non-verbal Narration Abilities in Autistic Children. In: ASHA Convention, 2004, Philadelphia. ASHA Convention, 2004.

19.
REZENDE, Larissa de Freitas ; Puglisi, Marina Leite ; MANTOVANI, Joana ; PERISSINOTO, Jacy . A Organização e Elaboração de Histórias com Figuras por Crianças Autistas. In: X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Paulo, 2002, São Paulo. Anais - X Congresso de Iniciação Científica, 2002.

20.
Puglisi, Marina Leite; TAMANAHA, Ana Carina ; REZENDE, Larissa de Freitas ; MANTOVANI, Joana ; PERISSINOTO, Jacy ; PEDROMÔNICO, Márcia Regina . Autismo Infantil e Síndrome de Asperger: um Estudo Exploratório sobre o Desempenho Lingüístico em Narrativas de Histórias. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2002, Belo Horizonte. Anais - X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2002.

21.
Puglisi, Marina Leite; REZENDE, Larissa de Freitas ; BORGES, Alda Christina Lopes de Carvalho ; FURUIE, Raquel de Aguiar . Uma Proposta de Orientação a Professores de Pré-escola na Detecção de Possíveis Alterações Auditivas em seus Alunos.. In: 17° Encontro Internacional de Audiologia, 2002, Bauru. Anais - 17° Encontro Internacional de Audiologia, 2002. p. 80.

22.
CREMA, Fernanda Campanatti ; ESCOBAR, Adriana Ferreira Leite ; Puglisi, Marina Leite ; REZENDE, Larissa de Freitas ; LEMOS, Stella Maris ; FURUIE, Raquel de Aguiar ; GUEDES, Zelita Caldeira Ferreira . Projeto de Orientação a Gestantes para a Prevenção do Retardo de Aquisição de Linguagem. In: IV Congresso Ibero-Americano de Extensão, 2001, São Paulo. Anais - IV Congresso Ibero-Americano de Extensão, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
Puglisi, Marina Leite; SNOWLING, M. ; HULME, C. . The early development of language and literacy: is there a role for the early home literacy environment?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Puglisi ML; GÂNDARA, Juliana Perina ; LAULETTA, M. M. ; SNOWLING, M. . Reducing the risk of language and literacy disorders in pre-schoolers from disadvantaged backgrounds: the role of school and home factors.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PUGLISI, MARINA L.. Programas de Intervenção Precoce em pré-escolas: É possível reverter os efeitos socioeconômicos sobre o desenvolvimento cognitivo e de linguagem?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PUGLISI, MARINA L.. Ensaio clínico randomizado em escolas: realidade ou ilusão?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Puglisi ML. Medidas de Processamento da Informação Linguística : Contribuição para o Diagnóstico Diferencial nos Quadros das Alterações de Linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Puglisi ML. Intervenção precoce em pré-escolas : Que programas são mais custo-efetivos para a prontidão escolar?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ENGEL, Pascale ; NIKAEDO, Carolina Cunha ; ABREU, José Neander Silva ; BEFI-LOPES, Debora Maria ; BUENO, Orlando Amodeo ; MARTIN, Romain ; MIRANDA, Mônica Carolina ; Puglisi, Marina Leite ; ABREU, Carlos Tourinho de . Working memory, executive functions, language, and socioeconomical status: A latent variable study of children from Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Puglisi, Marina Leite. Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com distúrbio específico de linguagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010 (Resumo de tese).

2.
Puglisi, Marina Leite. Simulating SLI: general cognitive processing stressors can produce a specific linguistic profile. São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Puglisi ML. Comentarista de pôsteres científicos no 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2013.

2.
Puglisi ML. Comentarista de pôsteres científicos no XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC. 2013.

3.
PUGLISI, MARINA L.. Comentarista de pôsteres científicos no 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2012.

4.
Puglisi, Marina Leite. Comentarista de pôsteres científicos no 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2011.

5.
Puglisi, Marina Leite. Comentarista de pôsteres científicos no 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
Puglisi ML. Realização de 1 (um) parecer científico Ad Hoc para a revista Fronteirs in Neuroscience. 2013.

2.
Puglisi ML. Realização de 1 (um) parecer científico Ad Hoc para a revista Writing Systems Research. 2013.

3.
Puglisi ML. Realização de 1 (um) parecer científico Ad Hoc para a revista International Journal of Language and Communication Disorders. 2013.

4.
Puglisi ML. Realização de 4 (quatro) pareceres científicos Ad Hoc para revista CoDAS. 2013.

5.
Puglisi ML. Realização de 2 (dois) pareceres científicos Ad Hoc para revista ACR. 2013.

6.
Puglisi ML. Realização de 5 (cinco) pareceres científicos Ad Hoc para o Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012.

7.
Puglisi ML. Realização de 5 (cinco) pareceres científicos Ad Hoc para Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PUGLISI, MARINA L.. Até quando é normal a criança trocar letras na fala?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Puglisi ML; BISHOP, D. V. M. . O que é o DEL?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
PUGLISI, MARINA L.. A interessante aventura de aprender os sons. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PUGLISI, MARINA L.. O que influencia mais o desenvolvimento da criança: ambiente ou genética?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Puglisi, Marina Leite. Desenvolvimento de Linguagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Puglisi, Marina Leite. Bases Estatísticas da Pesquisa Fonoaudiológica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Puglisi, Marina Leite. Design Estatístico das Monografias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
Puglisi, Marina Leite. Compreensão de linguagem em Alterações Específicas da Linguagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Puglisi, Marina Leite. Bases Estatísticas da Pesquisa Fonoaudiológica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
Puglisi, Marina Leite. Design Estatístico das Monografias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
Puglisi, Marina Leite. Alterações Específicas do desenvolvimento de Linguagem: Caracterização e subtipos.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
Puglisi, Marina Leite. Aspectos morfológicos e sintáticos no distúrbio específico de linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Puglisi, Marina Leite. Atenção, memória e compreensão em Distúrbio Específico de Linguagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
Puglisi, Marina Leite. Temas de Desenvolvimento de Linguagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
Puglisi, Marina Leite. Atenção, memória e compreensão em Distúrbio Específico de Linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
Puglisi, Marina Leite. Avaliação da consciência fonológica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Puglisi, Marina Leite. Avaliação da linguagem escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Puglisi, Marina Leite. Análise da compreensão em crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Puglisi, Marina Leite. Características do desenvolvimento fonológico nas alterações de desenvolvimento da linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
Puglisi, Marina Leite. Aquisição de palavras de diferentes categorias gramaticais por crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
Puglisi, Marina Leite. Estudo de caso único e de casos múltiplos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
Puglisi, Marina Leite. Avaliação das habilidades discursivas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
Puglisi, Marina Leite. Avaliação da motricidade oral. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
Puglisi, Marina Leite. Análise da compreensão em crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
Puglisi, Marina Leite. Aquisição de palavras de diferentes categorias gramaticais por crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
Puglisi, Marina Leite. Estudo de caso - Alterações no desenvolvimento da linguagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
Puglisi, Marina Leite. Aquisição de palavras de diferentes categorias gramaticais por crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
Puglisi, Marina Leite. Estudo de caso - Alterações no desenvolvimento da linguagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
Puglisi, Marina Leite. Análise da compreensão em crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
Puglisi, Marina Leite. Avaliação de linguagem: análise da fonologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
Puglisi, Marina Leite. O desenvolvimento do sistema fonológico e sua influência na aquisição das habilidades de linguagem: Desenvolvimento normal e de crianças com distúrbio específico de linguagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
Puglisi, Marina Leite. Estudo de caso - Alterações no desenvolvimento da linguagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
Puglisi, Marina Leite. Análise da compreensão em crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
Puglisi, Marina Leite. Aquisição de palavras de diferentes categorias gramaticais por crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARTHERY-GOULART, M. T.; BALARDIN, J. B.; Puglisi, Marina Leite. Participação em banca de Elaine Torresi. Bilinguismo Tardio sem imersão e receptivo em tarefas de controle cognitivo: uma análise comportamental e eletrofisiológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

2.
PUGLISI, MARINA L.; COUTO, C. M.; COLELLA-SANTOS, M. F.. Participação em banca de Nádia Giulian de Carvalho. Percepção de fala no ruído em crianças com dificuldade escolar.. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
Puglisi, Marina Leite; WERTZNER, H. F.; ANDRADE, C. R. F.; BEFI-LOPES, DEBORA M.. Participação em banca de Ana Manhani Cáceres Assenço. Impacto de Diferentes Patologias da Comunicação na Memória Operacional. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
BEFI-LOPES, Debora Maria; JUSTE, F.; Puglisi, Marina Leite. Participação em banca de Michelle Miranda Pereira. Avaliação da fluência verbal e da memória verbal em pacientes pediátricos com leucemia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Puglisi, Marina Leite; GÂNDARA, Juliana Perina. Participação em banca de Letícia Bondezan Bacchin.Há diferença entre o número médio de palavras utilizadas em narrativas por crianças com DEL e por crianças em desenvolvimento típico de linguagem?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

2.
Puglisi, Marina Leite; GÂNDARA, Juliana Perina. Participação em banca de Laís Sayuri Kasahaya.Desempenho de crianças com distúrbio específico de linguagem em tarefas de repetição de dígitos e de não palavras Aluna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

3.
Puglisi, Marina Leite; GÂNDARA, Juliana Perina. Participação em banca de Paula Renata Pedott.Há diferença entre a duração das pausas silentes precedentes às diferentes classes de palavras em narrativas de crianças com DEL?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

4.
COUTO, Maria Inês Vieira; Puglisi, Marina Leite. Participação em banca de Aline Rufo Peres.Impacto da afasia nas redes sociais de comunicação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

5.
Puglisi, Marina Leite; COUTO, Maria Inês Vieira. Participação em banca de Perla Isabel dos Santos.Caracterização dos erros fonológicos nas crianças com transtorno fonológico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

6.
Puglisi, Marina Leite; COUTO, Maria Inês Vieira. Participação em banca de Danira Tavares Francisco.Relações entre os processamentos cognitivo-linguístico e motor oral da fala no transtorno fonológico.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

7.
Puglisi, Marina Leite; GALEA, Daniela. Participação em banca de Letícia Gonçalves Carreiro de Oliveira.Contribuições das mães na avaliação das habilidades auditivas e comunicativas de seus filhos surdos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

8.
GALEA, Daniela; Puglisi, Marina Leite. Participação em banca de Fernanda Marchezini.Comunicação de pacientes afásicos após acidente vascular encefálico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

9.
Puglisi, Marina Leite; GALEA, Daniela. Participação em banca de Mariana Machado Lauletta.Disfagia em pacientes dependentes: cuidadores e adesão ao tratamento.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PUGLISI, MARINA L.; NAVAS, Ana Luiza Gomes Pinto; BLASI, H. F.. Concurso Público para preenchimento de vaga de Professor Adjunto da UFSC.. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
MARQUES, Amélia Pasqual; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda; CASAROTTO, Raquel Aparecida; MÂNGIA, Elisabete Ferreira; Puglisi, Marina Leite. Membro da comissão de seleção de bolsas para a realização do processo seletivo de duas bolsas de mestrado-CAPES pelo programa Ciências da Reabilitação - área de concentração: Comunicação Humana. 2009.

2.
CARVALHO, Celso R. Fernandes; MATAS, Carla Gentile; OLIVER, Fátima Correa; Puglisi, Marina Leite. Membro da comissão de seleção de bolsas para a realização do processo seletivo de duas bolsas de mestrado-CAPES pelo programa Ciências da Reabilitação - área de concentração: Comunicação Humana. 2007. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia,. Programas de intervenção terapêutica para os transtornos de linguagem em circunstâncias especiais. 2013. (Congresso).

2.
21o Congresso Brasileiro e 2o Ibero-Americano de Fonoaudiologia,. Aprendizaxe da linguaxe e da leitura. 2013. (Congresso).

3.
Curso de aperfeiçoamento sobre dislexia da Associação Brasileira de Dislexia ? ABD.Transtorno específico de leitura: Diagnóstico. 2013. (Outra).

4.
Second Brazilian Meeting on Brain and Cognition.. 2013. (Encontro).

5.
VII Jornada de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo.Programas de intervenção com foco em memória e linguagem. 2013. (Simpósio).

6.
VI Seminário internacional IAB. Educação baseada em evidências.. 2013. (Seminário).

7.
XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia/ IV Reunião Anual do IBNeC. Funções Executivas e linguagem: dissociação ou dependência?. 2013. (Congresso).

8.
XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia/ IV Reunião Anual do IBNeC. As funções executivas nos transtornos mentais: implicações diagnósticas e terapêuticas. 2013. (Congresso).

9.
XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia/ IV Reunião Anual do IBNeC. Avaliador de posteres. 2013. (Congresso).

10.
II Simpósio internacional de desenvolvimento da primeira infância. 2012. (Simpósio).

11.
IV Seminário internacional IAB. Educação infantil ? evidências científicas e melhores práticas. 2012. (Seminário).

12.
XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Qual é o impacto do nível socioeconômico sobre o desenvolvimento cognitivo e de linguagem?. 2012. (Congresso).

13.
10º Congresso da FORL. Distúrbio Fonológico: diagnóstico e tratamento - secretário de sessão interativa. 2011. (Congresso).

14.
10º Congresso da FORL. Aspectos da Memória nos Distúrbios Específicos de Linguagem. 2011. (Congresso).

15.
19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. É possível predizer o tempo de terapia no início do tratamento fonoaudiológico?. 2011. (Congresso).

16.
5th International Conference on Memory - ICOM.Working memory, executive functions, language, and socioeconomic status: A latent variable study of children from Brazil.. 2011. (Simpósio).

17.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem. 2010. (Congresso).

18.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Sistemas de memória e processamento linguístico - participação em mesa redonda na condição de palestrante. 2010. (Congresso).

19.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Comentarista de pôsteres científicos. 2010. (Congresso).

20.
28th World Congress on the International Association of Logopedics and Phoniatrics. Usefulness of the Test of Early Language Development to detect children with language disorders. 2010. (Congresso).

21.
4th Symposium "Advances in Medical Research".Children's sentence comprehension abilities: The role of SLI and socio-economic differences. 2010. (Simpósio).

22.
9º Congresso da FORL. Linguagem Infantil - secretário do painel. 2010. (Congresso).

23.
9º Congresso da FORL. Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem. 2010. (Congresso).

24.
First Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2010. (Encontro).

25.
Marcadores Psicolinguísticos em crianças em idade escolar com perturbação da linguagem: resultados preliminares no Norte de Portugal.. 2010. (Outra).

26.
16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Perfil comunicativo de crianças com alterações específicas no desenvolvimento da linguagem: caracterização longitudinal. 2008. (Congresso).

27.
2 Composium Internacional da IALP.Number acquisition in typical developing children: a linguistic processing view.. 2007. (Outra).

28.
Working memory and its relationship with other memories. 2007. (Encontro).

29.
18th Annual Meeting of the EACD. 18th Annual Meeting of the EACD. 2006. (Congresso).

30.
XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2006. (Congresso).

31.
4o. Congresso da Fundação Otorrinolaringologia. Estudos atuais sobre o Distúrbio Específico de Linguagem. 2005. (Congresso).

32.
Ciclo de palestas sobre Transtorno Fonológico: enfoque na linguagem escrita. 2005. (Seminário).

33.
XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2005. (Congresso).

34.
1° Ciclo de palestras sobre transtorno fonológico. 2004. (Outra).

35.
1a. Reunião Científica do Comitê de Motricidade Orofacial. 2004. (Outra).

36.
Encontro de atualização científica em Distúrbio Específico de Linguagem. 2004. (Encontro).

37.
XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2004. (Congresso).

38.
Curso de Terapia Vocal na Clínica Fonoaudiológica. 2003. (Outra).

39.
1° Simpósio sobre Psiquiatria, Linguagem e Cognição. 2002. (Simpósio).

40.
17° Encontro Internacional de Audiologia. 2002. (Encontro).

41.
IX Encontro de Amigos do Autista. 2002. (Encontro).

42.
VII Simpósio de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. 2002. (Simpósio).

43.
X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2002. (Congresso).

44.
X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Paulo. Congresso de Iniciação Científica da UNIFESP. 2002. (Congresso).

45.
XII Semana Científico-Cultural de Fonoaudiologia. 2002. (Simpósio).

46.
16° Encontro Internacional de Audiologia.Encontro Internacional de Audiologia. 2001. (Encontro).

47.
IV Congresso Ibero-Americano de Extensão. Congresso Ibero-Americano de Extensão. 2001. (Congresso).

48.
IX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Paulo. Congresso de Iniciação Científica da UNIFESP. 2001. (Congresso).

49.
VIII Encontro de Amigos do Autista.Encontro de Amigos do Autista. 2001. (Encontro).

50.
VI Simpósio de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo.Simpósio de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. 2001. (Simpósio).

51.
Curso de Autismo.Curso de Autismo. 2000. (Seminário).

52.
XI Semana Científico-Cultural de Fonoaudiologia.Semana Científico-Cultural de Fonoaudiologia. 2000. (Simpósio).

53.
IV Simpósio de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo.Simpósio de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. 1999. (Simpósio).

54.
X Semana Científico-Cultural de Fonoaudiologia.Semana Científico-Cultural de Fonoaudiologia. 1999. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Heloísa Gonçalves da Silveira. Programa de intervenção para pré-escolares de risco para os transtornos de linguagem: quem responde à intervenção?. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Mariana Machado Lauletta. Validação e padronização da prova de nomeação rápida para crianças pré-escolares Brasileiras sem queixas de linguagem. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Nathane Sanches Marques Silva. Validação de uma bateria de avaliação do processamento fonológico para crianças pré-escolares. Início: 2017. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

2.
Anderson Ribeiro da Silva. Desenvolvimento de leitura em dados longitudinais e intergeracionais de duas coortes inglesas: modelagem de mediação em série dos efeitos perinatais, de linguagem precoce e ambientais ao longo da infância e adolescência.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Fabiana Yumi Sato Kayanoki. Proposta de classificação do Teste de Linguagem Expressiva para crianças pré-escolares. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

2.
Renan Gila Pereira. Validação de uma escala de prontidão escolar para crianças do ensino infantil. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Augusta Camasmie Peters. Influência do Treinamento Auditivo nas Habilidades Auditivas em Crianças com Alterações Primárias de Linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Marina Leite Puglisi.

2.
Bruna Sana Teixeira. Influência do Treinamento Auditivo nas Habilidades de Linguagem e do Processamento Auditivo Central em Crianças com Alterações Primárias de Linguagem.. 2016. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marina Leite Puglisi.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luciana Leal de Sousa. Uso do questionário SIOLD para identificação de subgrupos de crianças pré-escolares de risco para as alterações de linguagem. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Marina Leite Puglisi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leila Freitas. Caracterização do perfil comunicativo de crianças com alterações primárias da linguagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Marina Leite Puglisi.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BEFI-LOPES, D. M. ; Puglisi, Marina Leite . Plano Terapêutico Fonoaudiológico para reabilitação da compreensão nos distúrbios específicos de linguagem.. In: Pró-Fono. (Org.). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos.. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2012, v. , p. 73-80.

2.
BEFI-LOPES, D. M. ; GIUSTI, Elisabete ; GÂNDARA, Juliana Perina ; Puglisi ML . Avanços no Diagnóstico Diferencial dos Distúrbios Específicos de Linguagem.. In: Hilton Justino Da Silva; Irene Queiroz Marchesan; Marileda Cattelan Tome. (Org.). Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan LTDA, 2014, v. 1, p. 627-631.

3.
Puglisi ML; Salles, JF . O impacto do ambiente familiar sobre o desenvolvimento cognitivo e linguístico infantil.. In: Roberto Lent; Augusto Buchweitz; Mailce Borges Mota. (Org.). Ciência para Educação Uma Ponte entre Dois Mundos.. 1ed.São Paulo, Rio de Janeiro: Atheneu, 2017, v. , p. 221-236.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Puglisi ML; BISHOP, D. V. M. . O que é o DEL?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


Aprovada e classificada em segundo lugar em concurso público para Professor Doutor do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Co-orientou de um trabalho de Iniciação Científica:
1) Análise dos erros lexicais de escolares: a influência do tipo de escola e da escolaridade. Aluna: Lígia de Gaia Azevedo de Oliveira. Orientador: Debora Maria Befi-Lopes.

Co-orientou duas monografias de especialização:
1) Alterações comportamentais e emocionais em indivíduos com Distúrbio Especifico de Linguagem . Aluna: Thays Nogueira. Orientador: Debora Maria Befi-Lopes.
2) Impacto das dificuldades linguísticas na qualidade de vida dos pais de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. Aluna: Ana Carolina Notari. Orientador: Debora Maria Befi-Lopes.



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