Marcele Regina Nogueira Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7779087529324215
  • Última atualização do currículo em 04/07/2017


Professora de Museologia na Universidade Federal de Rondônia; Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis; Doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT em Lisboa Portugal; Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO PPG-PMUS e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Foi Diretora de Comunicação Social e Diretora Secretaria da Associação Brasileira de Museologia - ABM e Coordenou de 2009 a 2012 a área de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus, autarquia do Ministério da Cultura, coordenando a implantação e execução das ações dos Programas Ponto de Memória e a Política Nacional de Educação Museal - PNEM. Tem experiência na área de políticas Públicas, Museologia e Museologia Social, com ênfase em Educação Museal. Tem atuado nos seguintes temas: museologia social, educação, memória social, desenvolvimento de redes e museus comunitários. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcele Regina Nogueira Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, Marcelle. R. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Arqueologia.
AC Central de Porto Velho
Centro
76801974 - Porto Velho, RO - Brasil
Telefone: (69) 21822000


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Sociomuseologia.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal.
Orientador: Mario do Souza Chagas.
2008 - 2010
Mestrado em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Educação Museal. Entre dimensões e funções educativas: análise da 5ª Seção de Assistência ao Ensino de História Natural do Museu Nacional,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Mario de Souza Chagas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação não-formal em Museus e Centros Culturais; Educação e Patrimônio; Museus e Museologia; Ações educativas em Museus e Centros Culturais; Arte e Cultura.
1999 - 2002
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Parteira: O processo de Institucionalização da Profissão Parteira.
Orientador: Márcia de Almeida Gonçalves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Diversidad Museal en Iberoamerica - Madri. (Carga horária: 160h).
Gobierno de España - Direción General de Industrias Culturales, ES, Espanha.
2008 - 2008
Curso Estudos Avançados em Museologia. (Carga horária: 150h).
Associação Brasileira de Museologia, ABM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Os princípios da Avaliação de Empowerment. (Carga horária: 30h).
Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
2004 - 2004
III Oficina de Gestão Social do Desenvolvimento. (Carga horária: 20h).
CIAGS, CIAGS, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em História Cultural e Parâmetros Currículares. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2000 - 2000
Ciência e Saber na Europa Ilustrada. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1999 - 1999
Decifra-me ou devoro-te a centralidade da cidada.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Ass. Estud, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de Extensão e Cultura, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cultura, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da CAPNES, Carga horária: 20

Atividades

03/2015 - Atual
Direção e administração, Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, .

Cargo ou função
Diretora de Extensão e Cultura.

Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Coordenador - DAS, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Museologia Social e Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais


Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretora Substituta do Depmus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista REUNI, Carga horária: 30


Associação Brasileira de Museologia, ABM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Diretor Secretário, Enquadramento Funcional: Diretoria

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretoria de Comunicação Social, Carga horária: 20

Atividades

09/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Associação brasileira de Museologia, Associação brasileira de Museologia.

Atividade realizada
Organização do XVI Congresso Nacional de Museus - 04 a 07 de dezembro em Recife/PE.

Museu HHistórico Nacional, MHN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Contratada por empresa C&C Informática, Carga horária: 30
Outras informações
Consultoria na área de Educação em Museus, atuando na Divisão Educativa do Museu Histórico Nacional. Coordenadora das Ações Educativas desenvolvidas para a Exposição de curta duração: Um novo mundo, um novo império: a Corte Portuguesa no Brasil" Responsável desde 2007 pela reformulação da proposta conceitual do setor educativo do MN e realização dos Encontros com Professores. Museu: espaço de construção do saber.

Atividades

02/2008 - 01/2009
Treinamentos ministrados , Museu Histórico Nacional, .

Treinamentos ministrados
Encontro com Educadores no Museu Histórico Nacional: Projeto " Museu espaço de construção do saber"
09/2007 - 01/2009
Serviços técnicos especializados , Museu Histórico Nacional, .

Serviço realizado
Concepção e desenvolvimento de Cadernos Educativos para as exposições de longa duração do Museu Histórico Nacional.
09/2007 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Museu Histórico Nacional, .

Cargo ou função
Consultoria na área de Museus e Educação.

Museu Casa de Benjamin Constant, MCBC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contratação temporária, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Atividade de Coordenação de equipe de mediadores, elaboração de circuitos de mediação, proposta educativa, desenvolvimento de material educativo


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista Pró-Gestão - Faperj, Enquadramento Funcional: Bolsista Técnico Tecnologista - Categoria C1, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsa orientada pela Doutora Luciana Sepúlveda Köptcke, com a finalidade de resgatar documentos e fontes primárias e secundárias sobre públicos de museus e centros de ciência, assim como realizar um catálogo de fontes para auxílio de pesquisadores. Elaboração de tabalas e gráficos que permitam uma maior visualização do assunto e das fontes documentais,realização de entrevistas com profissionais e etc...

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Aperfeiçoamento Profissonal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Aperfeiçoamento Profissional, realizando trabalhos de pesquisa de públicos e avaliação, assim como pesquisas de diversos temas relacionados a história de museus e centros de ciências. Auxiliando também na implementação do projeto Observatório de Públicos, atuando na elaboração e organização de eventos e oficinas relacionados ao tema.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA PIBIC/FIOCRUZ/CMPq, Carga horária: 20

Atividades

06/2003 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Acompanhamento de visitas pedagógicas
Oficinas de Publicações
03/2002 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Casa de Oswaldo cruz / Museu da Vida, .

06/2002 - 12/2004
Estágios , Museu da Vida, .

Estágio realizado
Estágio Curricular.
03/2001 - 07/2002
Estágios , Museu da Vida, .

Estágio realizado
Bolsista Pibic CNPq.

CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CESRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR - PROJETO TELECURSO COMUNIDADE, Carga horária: 20


Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PALESTRAS PARA O LANÇAMENTO EDITAL RUMOS 2008, Carga horária: 15


INSTITUTO SANGARI, SANGARI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: COLABORADOR EVENTUAL, Enquadramento Funcional: AÇÃO EDUCACIONAL DE EXPOSIÇÃO, Carga horária: 20


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE DIISCENTE - MONITORIA UERJ, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação em Museus e Centros de Ciência
2.
Sistema de Avaliação para Museus e Centros de Ciência financiado pelo CNPq.

Objetivo: O presente Sistema de Avaliação On-line para Museus e Centros de Ciência busca criar uma ferramenta de registro dos dados referentes à visitação em museus de ciência (visitas agendadas e livres), bem como um registro de avaliação permanente e sistemática do atendimento ao público. O registro dos dados referentes à visitação oferece a possibilidade de consulta a relatórios e estatísticas de visita ao Museu da Vida. O sistema de avaliação (ainda em fase piloto) tem o objetivo de coletar informações por meio de formulários eletrônicos que registram diariamente o relato dos profissionais e estagiários envolvidos com o atendimento do público visitante...
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática.
Palavras-chave: Desenvolimento de Software; Museus e Centros de Ciências; Sistemas de Avaliação.
3.
História de Museus e seus públicos


Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Educação, Cultura e Saúde
Descrição: O grupo aborda a relação entre educação, cultura e promoção à saúde. Parte da observação das práticas da educação não formal em saúde e de sua relação com a educação formal. A educação não formal consiste em um conjunto de práticas educativas realizadas por diferentes atores sociais que ocorrem fora do âmbito da educação escolar. A perspectiva da educação em saúde privilegiada pelo grupo considera saúde enquanto bem estar físico, mental e socioambiental que resulta de uma melhor qualidade de vida. A saúde assim compreendida é fator de promoção do desenvolvimento humano, social e econômico das populações, que extrapola a dimensão biomédica e constitui um campo de ação intersetorial. Neste sentido, o grupo se interessa pelas práticas de promoção da saúde, compreendida enquanto processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo (Brasil, MS, 1996, pp.11-12). São diversos os atores sociais implicados em processos de promoção da saúde que podem ser também processos de educação não formal: além dos profissionais do campo da saúde, identificamos as diferentes instâncias de educação e transmissão cultural (família, escola, diversos grupos de socialização, associações, instituições da cultura erudita e popular, instituições de pesquisa, mídias de massa...). Neste sentido, ganham relevância as ações de mediação cultural na saúde, onde educação formal e não formal desempenham papel de grande importância. A primeira linha de pesquisa proposta pelo grupo - Educação em Saúde - propõe identificar e analisar os atores, práticas e processos educativos e culturais envolvidos com a promoção da saúde, visando avaliar ações, subsidiar políticas públicas e orientar os profissionais destes campos (educação, cultura e saúde). A segunda linha - Observatório de museus e centros culturais, acompanha a relação dos museus com a sociedade e com a cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Museologia e Patrimônio
Descrição: Analisar as relações entre o fenômeno MUSEU, em todas as suas manifestações no tempo e no espaço, e a Museologia, enquanto campo disciplinar em processo de constituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Arte, Cultura e Poder
Descrição: O grupo de pesquisa Arte, Cultura e Poder foi formado em 2008 a partir de um encontro interdisciplinar entre professores dos cursos de pós-graduação em Letras e de Ciências Sociais da UERJ com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre os diversos entrelaçamentos entre cultura e poder. A partir de então uma série de debates foi organizada envolvendo pesquisadores nacionais e estrangeiros. As linhas de pesquisa se consolidaram com a entrada de pesquisadores de instituições parceiras (CPDOC/FGV, UNISINOS, UNIRIO, UFG, UFBA, IL/Universidade Livre de Berlim e CES/Universidade de Coimbra). As repercussões têm ocorrido a partir da formação de bolsistas de iniciação científica, mestres, doutores e pós-doutores, bem como sob a forma de inúmeras publicações. Em 2010, o primeiro seminário internal do grupo foi organizado, "Seminário Arte, Cultura e Poder: Condições para a representação de identidade", tendo como um de seus resultados a publicação das palestras selecionadas. Em 2011, um grupo de trabalho sobre memória e sociedade foi organizado no âmbito da SBS. Ao longo desse período o grupo obteve apoio da UERJ (infra-estrutura) e de agências de fomentos, entre elas CNPq (Edital MCT/CNPq 02/2009 -Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) e Faperj (Edital Humanidades 2011)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Marcele Regina Nogueira Pereira - Integrante / Mario de Souza Chagas - Integrante / Myrian Sepúlveda Santos - Coordenador / Victor Hugo Adler Pereira - Integrante / Simone Pondé Vassallo - Integrante / Sergio Costa - Integrante / Maurício Barros de Castro - Integrante / Maria Terezinha Ventura - Integrante / Maria Alice Rezende Gonçalves - Integrante / Márcia Leitão Pinheiro - Integrante / Isabela Maria Tamaso - Integrante / Geraldo Ramos Pontes Júnior - Integrante / Clarisse Barroso Acácio Silveira - Integrante / Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo - Integrante / Bianca Estella Pinheiro de Freire Medeiros - Integrante / Andréa Rizzotto Falcão - Integrante.
2002 - 2006
Estudos de Público, contar para conhecer? A contribuição de dados quantitativos para a avaliação do impacto dos museus na democratização do acesso à cultura na sociedade brasileira.
Descrição: Este trabalho pretende identificar instâncias de produção de dados sobre a apropriação social de museus de ci~encia considerando a quantidade e natureza das visitas, o conhecimento (notoriedade) e atitude que possuem diferentes seguimentos sociais, destas instituições. Propõe igualmente a análise das condições técnico-ciêntíficas, políticas e sociais da produção de tais dados e avalia a possibilidade de estudo da evolução das práticas de utilização e da representação destas instituições em nosso país..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Programa de Extensão: Em Defesa do Patrimônio Cultural dos Ribeirinhos: Educação, memória e cidadania no Baixo Rio Madeira
Descrição: Com o intuito de integrar ação de extensão com o desenvolvimento e à formação técnica e cidadã do discente, produzir e difundir novos conhecimentos e novas metodologias o Programa de Extensão EM DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DOS RIBEIRINHOS: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E CIDADANIA NAS COMUNIDADES DO BAIXO RIO MADEIRA ? PROEP visa contribuir com o desenvolvimento educacional, cultural, social e político das comunidades localizadas nos Distritos de Calama, Nazaré, São Carlos e Cujubim. A valorização e preservação dos patrimônios culturais, no âmbito desta ação, considera o envolvimento efetivo dos moradores na construção de suas narrativas e identificação dos patrimônios a partir de uma perspectiva critica, participativa e emancipatória. Os resultados previstos são: Inventário Participativo, exposições, seminário e material didático. O PROEP é composto por um conjunto articulado de sete ações extensionistas: 1) Projeto de Mapeamento e Inventário Participativo de Patrimônio Cultural das comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Madeira; 2) Curso de Formação para: Agentes Jovens de Memória; 3) Curso para professores: Educação, Patrimônio e Cidadania; 4) Projeto Rodas de Memória: construindo novos futuros; 5) I Simpósio: Educação, Patrimônio e Cidadania: práticas, conceitos e métodos; 6) Difusão da Exposição Itinerante: A memória e seus afluentes: narrativas ribeirinhas e 7) Difusão do Caderno Educativo. Com caráter multidisciplinar integrado às atividades de pesquisa-ensino, o programa pretende promover a interação entre universidade e sociedade a fim de contribuir com a dignidade humana e a transformação social. As áreas de concentração de conhecimento integradas a este programa são Museologia, Arqueologia, Memória Social, História, Educação e Artes.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) .
Integrantes: Marcele Regina Nogueira Pereira - Coordenador / Luiz Fernando Novoa Garzon - Integrante / Aparecida Louzada - Integrante / Edison do Carmo Arcanjo - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2009 - 2012
PRODOC PONTOS DE MEMÓRIA
Descrição: Projeto Pontos de Memória - Incentivo as práticas e iniciativas de Museologia Social.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2002 - 2007
Projeto Observatório de Públicos de Museus e Centros de Ciência
Descrição: Propõe-se a implantação de um sistema de permanente de coleta, tratamento e compartilhamento de dados sobre os públicos visitantes que permita o acompanhamento longitudinal das práticas de visitas e do perfil do visitante, assim como favoreça a comparação sincrônica entre visitantes e visita a Instituições similares..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Educação em Museus e Centros Culturais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOUVEIA, I. C.2016GOUVEIA, I. C. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . A Emergência da Museologia Social. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, v. 9, p. 726-745, 2016.

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.2015PEREIRA, Marcelle. R. N.. Museologia Social e Sociologia das Ausências no contexto da Amazônia Brasileira: uma aproximação teórica.. Cadernos de Sociomuseologia, v. 06, p. 05 - 35-35, 2015.

3.
KOPTCK, L. S.2010KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Museus e seus arquivos: em busca de fontes para estudar os públicos. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 17, p. 809-828, 2010.

4.
CHAGAS, M. S.2010CHAGAS, M. S. ; LEMOS, E. B. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; GOUVEIA, I. C. ; Silva, Cláudia R. R da ; TOLEDO, W. . Cadernos de Sociomuseologia. Cadernos de Sociomuseologia, v. 38, p. 253-262, 2010.

5.
Seibel, Iloni2008Seibel, Iloni ; BONATTO, M. P. O. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Museus e Centros de Ciências: um espaço de contribuição para a formação do jovem?. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 40, p. 312, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
ASSUNCAO, P. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . A conversation with Paula Assunção dos Santos and Marcelle Pereira: intangible cultural heritage and social and ecological justice. In: Michelle L. Stefano and Peter Davis. (Org.). The Routledge Companion to Intangible Cultural Heritage. 01ed.New York: , 2016, v. , p. 479-486.

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Do Museu Pedagogium aos processos museais na escola: por uma nova geração de museus escolares. In: Ana Cristina Mignot. (Org.). Pedagogium - Simbolo Da Modernidade Educacional Republicana. 01ed.: , 2014, v. , p. 320-340.

3.
STUDART, D. C. ; MANO, Sônia ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . The development of a digital evaluation and registration system for museum visits.. In: Emma Nardi.. (Org.). Pensare, valutare, ri-pensare. Milano: FrancoAngeli, 2007, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STUDART, D. C. ; MANO, Sônia ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Um Sistema Digital para Avaliação e Registro de Visitas a Museus e Centros de Ciência. In: RED POP - X Reunión de la Red de Popularización de la Ciência y la Tecnologia en América Latina y en Caribe, 2007, San José, Costa Rica. RED POP - X Reunión de la Red de Popularización de la Ciência y la Tecnologia en América Latina y en Caribe, 2007.

2.
KOPTCK, L. S. ; LOPES, M. M. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . A construção da relação Museu-Escola no Rio de Janeiro entre 1832 e o final dos anos de 1927. Análise das formas de colaboração e o Museu NAcional e as instituições da educação formal. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007. XXIV Simpósio Nacional de História, 2007.

3.
DAMICO, S. ; SANTO, M. E. ; KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . . Uma análise comparada do "Fiocruz pra você" 2002/2003 - Pesquias do Observatório de Público do Museu da Vida. In: : IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro. IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz. Rio de Janeiro : Fiocruz,, 2004, Rio de Janeiro. : IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro. IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz. Rio de Janeiro : Fiocruz,, 2004. v. 1.

4.
REIS, B. ; KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Professores e Professionais de Educação de Museus : estratégias para trabalhar em conjunto antes, durante e após a visita escolar. In: : IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004. IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz. Rio de Janeiro : Fiocruz, 2004, RJ. : IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004. IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz. Rio de Janeiro : Fiocruz, 2004.

5.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; SANTO, M. E. ; STUDART, D. C. ; ARANHA, Jaime . Museus e seus públicos: construção de um protocolo de pesquisa para saber quem são, o que esperam, porque visitam e porque não visitam. Primeiros passos do OMCC... In: : IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004. : IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004.

6.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Museus de Ciência para quem? Análise da produção de dados estatísticos oficiais sobre práticas culturais e visitas a museus de ciência no Brasil.. In: III Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2002. Anais da III Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Museus de Ciência para quem? Análise da produção de dados estatísticos oficiais sobre práticas culturas e visitas a museus e centros de ciência. In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro. Perfil dos grupos de pesquisa da Fiocruz em 2002, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STUDART, D. C. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Online System for Evaluation of Visits in Science Museums. In: Committee for Education and Cultural Action. International Council of Museums, 2006, Roma. CECA / ICOM 2006 Annual Meeting Program, 2006.

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; KOPTCK, L. S. . Públicos de museus: onde estão os dados? Construção de um catálogo de fontes primárias e secundárias de dados sobre públicos de museus no Brasil. In: 10 Seminário nacional de história da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. . Seminário Nacional de História da Ciência- Caderno de Resumos 10 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.. São Paulo, 2005. p. 01-32.

3.
PAIVA, A. P. ; KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Fórum Ciência e Sociedade: porque eles viram? O que eles querem? Análise do perfil e das expectativas dos jovens que participaram do Fórum Ciência e Sociedade na cidade de BRASÍLIA. In: IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro, 2004, RJ. IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz,, 2004.

4.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . . Museus de Ciência, para quem? Análise da produção de dados sobre a apropriação social dos museus de ciência no Brasil. In: III Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2002, III Bienal de Pesquisa da Fioc. Anais III Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. A Rede de Educadores em Museus e a Educação Formal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Palestra ministrada para o Curso de Museologia da UnB: disciplina Museologia 03. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Universidade de Brasília - Curso de Museologia: Ação Educativo e Cultural em Museus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CHAGAS, M. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; GOUVEIA, I. C. ; Silva, Cláudia R. R da ; SCHUABB, S. C. ; TOLEDO, W. . Pontos de Memória - Direito à memória, direito a museus.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Educação e Museologia Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Mesa redonda: Museu e Educação: espaço de práticas a serviço da sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. CUBA - Encuentro Latinoamericano y caribeño de patrimonio comunitario. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Implementação da Rede de Educadores em Museus no Ceará.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Ações Educativas e Mediação em Arte Contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. A integração escola/museu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Coordenadora de debates - Encontro Internacional Arte e Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Edital RUMOS ITAÚ CULTURAL - Palestra em São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. RUMOS ITAÚ CULTURAL - Palestra em Salvador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. RUMOS ITAÚ CULTURAL - Palestra em Recife-PE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Rede de Educadores em Museus ? REM.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Público dos museus: onde estão os dados? Construção de um guia de fontes primárias sobre os públicos de museus no século XIX no Brasil?.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; KOPTCK, L. S. . Onze museus e seus públicos: quem são, o que esperam, porque visitam e porque não visitam? Primeiros resultados da pesquisa Perfil-Opinião 2005. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, M. O. C. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; GRUZMAN, C. . Rede de Educadores em Museus do Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; KOPTCK, L. S. . Público de museus: onde estão os dados? Construção de um catálogo de fontes primárias e secundárias de dados sobre os públicos de museus no Brasil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . ?what museums can doto foster science interest and criminal debate among yong people? The high school Science and Society Forum experience? during the 4th, 2005 in the city of the Rio de Janeiro.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; STUDART, D. C. . System of Continued Evaluation for the attendance of the Museum of Life. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Estudos de Públicos em Museus. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Museus e seus públicos; construção de um protocolo de pesquisa para saber quem são, o que esperam, porque visitam e porque não visitam! Primeiros passos do Observatório de Museus e Centros de Cultura e de Ciência no Brasil.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; REIS, B. ; GRUZMAN, C. . Professores e profissionais de educação em museus: estratégias para trabalhar em conjunto antes, durante e após a visita escolar.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; REIS, B. ; GRUZMAN, C. . Professores e profissionais de educação em museus: estratégias para trabalhar em conjunto antes, durante e após a visita escolar.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Fórum Ciência e Sociedade: Por que eles vieram? O que eles querem? Análise do perfil e das expectativas dos jovens que participaram do Fórum Ciência e Sociedade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; KOPTCK, L. S. . Oficina de Publicações - 12º SBPC - Jovem Mato Grosso Cuiabá. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; STUDART, D. C. . Desenvolvendo um sistema de avaliação digital para museus e centros de ciência. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; KOPTCK, L. S. . Inventário de Fontes primárias e secundárias sobre os públicos de museus e centros culturais nos séculos XIX e XX no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. I Encontro Nacional da REM Rede de Educadores em Museus. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CHAGAS, M. S. . Educação Museal: experiências e narrativas ? Prêmio Darcy Ribeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CHAGAS, M. S. . Educação Museal: experiências e narrativas ? Prêmio Darcy Ribeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

4.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; KOPTCK, L. S. . Guia de Fontes Primárias: O Museu Nacional: seu público no século XIX e no início do século XX.. Fiocruz-Brasília, 2008 (Guia de Fontes).

5.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CHAGAS, M. S. . Educação Museal: experiências e narrativas ? Prêmio Darcy Ribeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Comitê Técnico da II Edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Museus. 2012.

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Comitê Técnico da I Edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Museus. 2011.

3.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Coordenadora do Grupo de Discussão e Trabalho - Perspectivas teóricas em educação, patrimônio cultural e memória: um diálogo interdisciplinar. 2011.

4.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CHAGAS, M. S. . CEAM - Curso Estudos Avançados em Museologia 2008. 2008.

5.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Avaliação e diagnóstico do setor educativo Museu Histórico Nacional. 2007.

Programas de computador sem registro
1.
STUDART, D. C. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; MANO, Sônia . Multimídia Interativo de Opinião e Satisfação do Visitante. 2006.

2.
STUDART, D. C. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; MANO, Sônia ; OROFINO, F. ; BARROS, Ygor . Sistema de Avaliação e Registro de Visitas ao Museu da Vida.. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Relatório Técnico - Educação no Museu Casa de Benjamin Constant. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Encontro com Educadores no Museu Histórico Nacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Oficina Educação em Museus. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Oficina Educação em Museus. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CARVALHO, C. . Curso Educação em Museus. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CHAGAS, M. S. . CEAM - Curso Estudos Avançados em Museologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Ofinica Educação em Museus. 2008. .

7.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CARRILHO, E. S. . Caderno Educativo: Museu Benjamin Constant. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno para exposição de longa duração).

8.
HUGNEY, B. J. ; ANDRADA, R. B. S. C. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Um novo mundo, um novo império: a corte portuguesa no Brasil. 2008. (Editoração/Livro).

9.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Oreretama. 2008. (Editoração/Livro).

10.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Do móvel ao automóvel. 2008. (Editoração/Livro).

11.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. As moedas contam a História. 2008. (Editoração/Livro).

12.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CARRILHO, E. S. . Caderno Educativo - Museu Casa de Benjamin Constant. 2008. (Editoração/Livro).

13.
HUGNEY, B. J. ; ANDRADA, R. B. S. C. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Material para Professores: Um novo mundo, um novo império: a corte portuguesa no brasil.. 2008. (Editoração/Livro).

14.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Observatório de Museus e Centros Culturais. 2008. (Integrante da equipe Técnica do Observatório de Museus e Centros Culturais).

15.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; ANDRADA, R. B. S. C. . Oreretama. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno para exposição de longa duração).

16.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; ANDRADA, R. B. S. C. . As moedas contam a História. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno para exposição de longa duração).

17.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; ANDRADA, R. B. S. C. . Nóvel ao Automóvel. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno para exposição de longa duração).

18.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Curso de Introdução ao Museu da Vida. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Exposição "Saúde e Medicina Brasil e Portugal 200 anos". 2008 (Elaboração de ação educativa para o Museu Histórico Nacional) .

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; Gelmini, A. C. ; LOPES, G. . Caça ao Tesouro - Mediação para escolas e grupos agendados. 2007 (Elaboração de ação educativa para o Museu Histórico Nacional) .

3.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Exposição "Um novo mundo um novo império: a corte portuguesa no Brasil". 2007 (Elaboração de ação educativa para o Museu Histórico Nacional) .

4.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. EXPO - Interativa: Ciência para Todos Mostra Literatura e Ciência. 2005 (Concepção e Desenvolvimento de pesquisa de imagens) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; SANTOS, M. O. C.; RANGEL, A.. Edital Prêmio darcy Ribeiro. 2011. Instituto Brasileiro de Museus.

2.
RANGEL, M. F.; PEREIRA, Marcelle. R. N.; MELO, A. C. V.; SALES, F. L.; SANTOS, L. A. S.; ALMEIDA, M. R. C.. Avaliadora - Chamada Pùblica para Diretor do Museu da Abolição. 2011. Instituto Brasileiro de Museus.

3.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Edital Prêmio darcy Ribeiro. 2010. Instituto Brasileiro de Museus.

4.
SANTOS, M. O. C.; PEREIRA, Marcelle. R. N.; BARCELOS, V.; Tolentino, A.; AZEVEDO, R.. Prêmio Nacional Darcy Ribeiro - Ação Educativa em Museus. 2008. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

5.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Prêmio Cultura Viva. 2007. Ministério da Cultura.

6.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. Ciência e Sociedade. 2005. One Cursos - Treinamento e Desenvolvimento.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Fórum Nacional de Museus. 2008. (Congresso).

2.
Encontro Internacional arte/educação como mediação.Coordenadora de debate: Cultura viva e museus como pontos de cultura.... 2008. (Encontro).

3.
I Seminário Arte na EScola.A integração escola/museu. 2008. (Seminário).

4.
Nac 30 anos.Ação Educativa e Mediação em Arte Contemporânea. 2008. (Encontro).

5.
Workshop ICOFOM LAM. 2008. (Seminário).

6.
Encontro Ibero Americano de Museus. 2007. (Encontro).

7.
Seminário Leituras da História e do Cotidiano na Arte Popular. 2007. (Seminário).

8.
XVI Congresso Nacional de Museus. Museus, memória e movimentos sociais: e a educação. 2007. (Congresso).

9.
2º Fórum Nacional de MUseus. REM - Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais. 2006. (Congresso).

10.
34th Conference of the International Committee of Museums of Science and Technology - CIMUSET. 2006. (Congresso).

11.
Seminário museu e juventude: reinventando diálogos. 2006. (Seminário).

12.
Seminário Permanente do Centro de Referência Luso Brasileiro.O lugar ocupado pelos museus no cenário das tecnologias virtuais. 2006. (Encontro).

13.
10º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Público de Museus: onde estão os dados? Construção de um catálogo de fontes primárias e secundárias sobre os públicso de museus no Brasil. 2005. (Seminário).

14.
9º Reunión de La Red Pop. públicos de museus: onde estão os dados? Construção de um catálogo de fontes primárias e secundárias de dados sobre públicos de museus no Brasil. 2005. (Congresso).

15.
Introdução ao Museu da Vida.Observatório de Museus e Centros Culturais: como desenvolver uma pesquisa de perfil opinião do público. 2005. (Encontro).

16.
1º Fórum Nacional de Museus. 2004. (Congresso).

17.
I Encontro Regional da América latina e Caribe sobre Casas-Museus. 2004. (Encontro).

18.
I Seminário Expedição Urbana ao Rio Faria Timbó. 2004. (Seminário).

19.
IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz.Uma análise comparada do Fiocruz Pra Você 2002/2003 - Pesquisa no âmbito do Observatório de Museus e Centros Culturais. 2004. (Outra).

20.
IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz.Museus e seus Públicos: construção de um protocolo de pesquisa para saber quem são, o que esperam, porque visitam e porque não visitam! Primeiros passos do Observatório de Museus e Centros Culturais. 2004. (Outra).

21.
IV Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ.Analisando o Perfil e a Opinião do Público no Museu da Vida nos fins de semana. 2004. (Outra).

22.
IV Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ.Desenvolvendo um sistema de avaliação digital para museus e centros de ciência. 2004. (Outra).

23.
IV Bienal de Pesquisa Fiocruz.Inventário de fontes primárias e secundárias sobre os públicos de museus nos séculos XIX e XX no Brasil.. 2004. (Outra).

24.
Seminário: Ensaios Brasilianos: ciência e educação na obra de Roquette-Pinto. 2004. (Seminário).

25.
Fórum ciência e Sociedade.II Fórum Ciência e Sociedade. 2003. (Encontro).

26.
Oficina Observatório de Museus e Centros de Ciência.Oficina Observatório de Público de Museus e Centros de Ciência. 2003. (Oficina).

27.
Ciências Sociais e Humanas: desafios da Saúde e da Vida. 2002. (Seminário).

28.
III Bienal de Pesquisa da Fiocruz.Museus de Ciência para quem? Análise da produção de dados sobre a apropriação social de Museus e Centros de Ciência. 2002. (Outra).

29.
III Bienal de Pesquisa da Fiocruz.Museus de Ciência para quem? Análise da produção de dados sobre a apropriação social dos museus de ciência no brasil. 2002. (Outra).

30.
IX Reunião anual de Iniciação Científica. A Sociedade em ação: saúde e ciência em São Paulo no início do século XIX. 2001. (Congresso).

31.
11 UERJ SEM MUROS. 2000. (Oficina).

32.
11 UERJ SEM MUROS.Dinamizando a aula em turmas de ensino fundamental. 2000. (Oficina).

33.
IX Simósio Regional de História: História, Memória e Comemorações. 2000. (Simpósio).

34.
V Semana de História - UERJ. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; CHAGAS, M. S. ; Silva, Cláudia R. R da . II Teia da Memória. 2010. (Outro).

2.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; HARDUIM, B. ; SANTOS, M. O. C. . II Encontro Nacional de Educadores em Museus -REM. 2009. (Congresso).

3.
PEREIRA, Marcelle. R. N.. I Teia da Memória. 2009. (Outro).

4.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; Gelmini, A. C. . Workshop Mediação e ensino de História nos Museus. 2008. (Outro).

5.
NOBRE, A. S. ; VIEIRA, A. C. P. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. ; FRANCA, R. ; ENEILE, M. ; TAVARES, W. . XVI Congresso Nacional de Museus - ABM. 2007. (Congresso).

6.
PEREIRA, Marcelle. R. N.; SANTOS, M. O. C. ; RANGEL, A. ; CORREA, M. R. ; CARVALHO, C. . I Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus. 2007. (Congresso).

7.
KOPTCK, L. S. ; ROCHA, V. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . III Fórum Ciência e Sociedade. 2004. (Outro).

8.
KOPTCK, L. S. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . Oficina Observatório de Museus e Centros Culturais. 2003. (Outro).

9.
KOPTCK, L. S. ; ROCHA, V. ; PEREIRA, Marcelle. R. N. . II Fórum Ciência e Sociedade. 2003. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 2:54:29