Juan Pablo de Lima Costa Salazar

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  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Minha área de atuação é a mecânica dos fluidos, principalmente a simulação numérica e turbulência. Outras áreas de pesquisa atuais incluem aeroacústica, simulação de plasma, escoamentos em meios porosos e combustão. Atualmente sou professor da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Joinville. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juan Pablo de Lima Costa Salazar
Nome em citações bibliográficas
SALAZAR, Juan Pablo de Lima Costa;SALAZAR, JUAN P. L. C.;Salazar, J.P.L.C.;Salazar, J. P. L. C.;Salazar, Juan Pablo de L. C.;Salazar, Juan P L C;Salazar, Juan P;SALAZAR, JUAN P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Engenharias da Moblilidade.
Rua Presidente Prudente de Moraes, 406
Santo Antônio
89218000 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (48) 37214654
URL da Homepage: http://joinville.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2010
Doutorado em Aerospace Engineering.
Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.
Título: Investigation of Inertial Particle Phenomena in Homogeneous Isotropic Turbulence, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Lance R. Collins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: turbulence; inertial particles; Lagrangian; acceleration; caustics; intermittency.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.
2004 - 2007
Mestrado em Aerospace Engineering.
Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.
Título: Investigation of the dynamics of aerosol particles in homogeneous turbulent flows,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Lance R. Collins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2004
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Economia de energia e redução do pico da curva de demanda para consumidores de baixa renda por agregação de energia solar térmica,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Sergio Colle.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: aquecimento solar; energia elétrica.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
1996 - 2002
Graduação em Engenharia de Produção Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2000
Graduação em Engenharia Mecânica.
Karlsruher Institut für Technologie, KIT, Alemanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Engineering Teaching Assistant Development Program.
Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2012 - Atual
Direção e administração, Centro de Engenharias da Moblilidade, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial.
08/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Engenharias da Moblilidade, .

08/2010 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Mobilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escoamentos Compressíveis e Teoria da Camada Limite
Mecânica dos Fluidos
Transmissão de Calor I
Propulsão Aeroespacial II (Motor Foguete)
Aerotermodinâmica e Hipersônica

Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Teaching Assistant, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 20

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, Mechanical & Aerospace Engineering, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MAE 427 - Experimental Laboratory in Fluid Mechanics and Heat Transfer
08/2006 - 12/2006
Ensino, Mechanical & Aerospace Engineering, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MAE 427 - Experimental Laboratory in Fluid Mechanics and Heat Transfer

Robert Bosch Gmbh, BOSCH, Alemanha.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (estagiário), Carga horária: 40

Atividades

9/2001 - 2/2002
Estágios , Divisão Termotécnica, .

Estágio realizado
Simulação térmica de edificações com o programa TRNSYS.


Linhas de pesquisa


1.
Simulação Numérica Direta de Escoamentos Turbulentos
2.
Aeroacústica
3.
Simulação de Escoamentos Multifásicos em Meios Porosos
4.
Propulsão Aeroespacial


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
AEOLUS - Túnel de vento subsônico para pesquisas de interação fluido-estrutura
Descrição: O projeto prevê a construção de um túnel de vento subsônico de circuito fechado no Campus da UFSC em Joinville, com uma seção de testes com dimensões de 1,200 m x 1,000 m x 3,450 m, e velocidade máxima de 100 m/s., juntamente com instrumentação para medição de velocidade, pressão e esforços sobre estruturas colocadas na seção de testes e um sistema de refrigeração para controle do ar no circuito. O túnel de vento servirá para a pesquisa da interação entre escoamentos e estruturas naturais e artificiais. Campos de aplicação desta pesquisa incluem áreas como a engenharia aeroespacial, engenharia mecânica, engenharia automotiva, engenharia naval, engenharia civil e de infraestrutura, engenharia ferroviária e metroviária, engenharia ambiental e oceanografia. O túnel de vento servirá de suporte para a formação de pessoas nas áreas de metrologia e instrumentação, vibrações e acústica, mecânica dos fluidos, transferência de calor, materiais, planejamento de projetos, projeto de produtos, e análise de risco operacional durante o ciclo de vida do produto. O túnel de vento atenderá as demandas de projetos de pesquisa de todos os campi da UFSC, com especial aplicação para o campus de Araranguá, Florianópolis e Joinville. Também promoverá o desenvolvimento de conhecimento e formação de pessoas em áreas estratégicas para o país, contribuindo para atingir metas identificadas pelo documento Brasil 2022, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, entre as quais podem ser destacadas: setuplicar as exportações de produtos de média e alta tecnologia, ter 450 mil pesquisadores, alcançar 5% da produção científica mundial, triplicar o número de engenheiros formados, decuplicar o número de patentes e dominar as tecnologias de lançamento de satélites (SAE/PR, 2010)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Código computacional de alta fidelidade para simulação e desenvolvimento de propulsores a plasma
Descrição: O projeto de pesquisa faz parte de uma colaboração na área de propulsão espacial entre pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de Brasília e Texas A&M University, por meio do Prof. Sharath S. Girimaji e através recursos da Chamada de Projeto MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs No 71/2013 (Coordenador Luis Orlando Emerich dos Santos) e do Projeto 1042006129 - AEB - UNIESPACO 2 (Coordenador Juan Pablo de Lima Costa Salazar). Os objetivos principais são (i) desenvolver e validar uma ferramenta numérica para a simulação da física de propulsão espacial e (ii) aplicar essa nova ferramenta ao estudo de propulsores a plasma. A modelagem física será realizada por meio da teoria cinética dos gases, a qual descreve as propriedades macroscópicas do fluido como momentos da função densidade de probabilidade. A solução das equações provenientes desta modelagem ocorrerá a partir da utilização da técnica Gas Kinetic Method, combinada com a discretização do espaço de velocidades moleculares. Serão incluídos efeitos de forças de campo eletromagnéticas para um fluido eletricamente condutor. O projeto resultará em um aumento do entendimento da física de propulsores a plasma, além do desenvolvimento da capacidade de simulação de plasma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Efeito da molhabilidade sobre o deslocamento imiscível água-óleo em micromodelos de sistemas porosos: simulação e experimento

Projeto certificado pela empresa Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz em 25/10/2012.
Descrição: Análise do efeito da molhabilidade sobre o deslocamento imiscível água-óleo seguindo abordagem computacional e experimental. A abordagem computacional do projeto busca definir quais modelos de simulação são capazes de simular, de modo confiável, o escoamento água-óleo em meios porosos simplificados. Em particular, será dada atenção a modelos quasi-estáticos e a modelos dinâmicos Lattice-Boltzmann (LBM). Os resultados numéricos obtidos serão comparados com resultados experimentais de micromodelos de sistemas porosos fabricados em vidro e/ou acrílico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Juan Pablo de Lima Costa Salazar - Integrante / Fabiano Gilberto Wolf - Coordenador / Luis Orlando Emerich dos Santos - Integrante / Eduardo de Carli da Silva - Integrante / Celso Peres Fernandes - Integrante.
2012 - Atual
Desenvolvimento de micropropulsores catalíticos a etanol
Descrição: O desenvolvimento nanosatélites requer novas estratégias de propulsão para atender diversas tarefas de posicionamento onde empuxos na ordem de μN são necessários. Etanol tem sido considerado como propelente por apresentar alta densidade energética, por ser atóxico e de fácil manuseio. Porém, a simples miniaturização dos atuais sistemas de propulsão química enfrenta em uma série de barreiras tecnológicas, dentre elas a extinção e instabilidade de chama. Dado o acima exposto, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é o de desenvolver micropropulsores catalíticos a etanol. Observa-se que esta tecnologia apresenta nível de maturidade tecnológica TRL 3. Sendo assim, o presente projeto será dividido em duas fases de com 18 meses para execução de cada uma delas. A Fase 1 contempla o estudo experimental e a simulação e modelagem numérica do escoamento da mistura reagente multifásica em meios porosos e da combustão catalítica da mistura para aplicações em micropropulsão. Na Fase 2 os conceitos pesquisados na Fase 1 serão aplicados no projeto e concepção de protótipos de micropropulsores catalíticos a etanol. Estes protótipos serão testados e caracterizados em bancada experimental. Os principais resultados esperados do projeto são bancadas experimentais para teste de combustão catalítica e medição de empuxo em microreatores, ferramenta computacional para estudo e otimização de micropropulsores, protótipo de micropropulsor, material didático e artigos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Juan Pablo de Lima Costa Salazar - Integrante / Amir Antônio Martins de Oliveira Jr. - Integrante / Carlos Henrique Marchi - Integrante / Rafael de Camargo Catapan - Coordenador / Fernando Pereira - Integrante.Financiador(es): Agência Espacial Brasileira - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Modelo Estocástico Lagrangiano para Partículas Inerciais (MELPI)
Descrição: A atividade de pesquisa é o de elaborar um modelo estocástico Lagrangiano de aceleração de partícula inercial baseado em curvatura de trajetórias de partículas. Essa abordagem é inspirada por um estudo recente que procura estabelecer relacões entre a topologia local do fluido e as estatísticas de aceleração observadas. A abordagem tradicional têm sido de quantificar a topologia em função da vorticidade e taxa de deformação. No entanto, verifca-se que não há uma relação evidente entre os valores locais dessas grandezas e a magnitude da aceleração. É possível que a curvatura local das trajetórias de partículas fluidas é uma variável mais diretamente relacionada com a magnitude da aceleração local do fluido. Os coeficientes do modelo serão determinados através da análise de trajetórias de partículas de fluido e partículas inerciais de simulações numéricas diretas já realizadas e de um modelo simples de malha de vórtices..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juan Pablo de Lima Costa Salazar - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2009 - 2012
Estatísticas de aceleração em turbulência homogênea isotrópica: os efeitos de filtragem, amostragem seletiva e topologia do escoamento
Descrição: O estudo da aceleração de partículas de fluido e inerciai é de grande relevância para modelos estatísticos estocáticos Lagrangianos, que por sua vez têm demonstrado grande utilidade em diversas aplicações de modelagem da turbulência. A maior parte da literatura têm abordado a aceleração de partículas de fluido. Ainda não há uma teoria abrangente para partículas inerciais. A grande limitação dos modelos estocásticos no caso de partículas inerciais é que as mesmas não incorporam estruturas espaciais do escoamento e portanto em tese não são capazes de emular o efeito de amostragem seletiva. Em contrapartida, modelos de turbulência cinética e modelos simples baseados na distribuição de vórtices incorporam estrutura, no entanto não apresentam a mesma praticidade e baixo custo computacional dos modelos estocásticos Lagrangianos. Buscamos através da análise de invariantes do tensor gradiente de veloci- dade, estabelecer relações entre a topologia local do fluido e a aceleração das partículas. Acreditamos que o resultado da nossa pesquisa será útil na modelagem da aceleração de partículas inerciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Estatísticas de velocidade relativa de partículas inerciais em turbulência homogênea isotrópica
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de investigar o escalonamento da função estrutura de velocidade relativa de ordem dois e maior, tanto na zona de dissipação viscosa quanto no subdomínio inercial da turbulência. Esta pesquisa é relevante para a modelagem de núcleo de taxa de colisão e salienta a gama de fenômenos induzidos por inércia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
Investigação numérica e experimental do fenômeno de aglomeração de partículas inerciais em turbulência homogênea isotrópica
Descrição: O projeto de pesquisa estabeleceu pela primeira vez comparações entre a aglomeração de partículas inericiais, medida através da função de distribuição radial densidade de probabilidade tridimensional, em experimentos e simulação numérica direta, em condições de similaridade dinâmica. Verificou-se que as equações simplificadas de movimento de partículas adotadas na simulação numérica direta foram capazes de reproduzir o fenômeno de aglomeração de forma satisfatória. A pesquisa também propôs uma metodologia para medir a taxa de dissipação viscosa de energia cinética turbulenta, entre outras contribuições para a medição experimental da posição e velocidade da fase particulada dispersa em escoamentos turbulentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Im
2012 - Atual
Periódico: International Journal of Modelling and Simulation
2012 - Atual
Periódico: Physics of Fluids (1994)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Propulsão Aeroespacial.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Transferência de Calor.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Jayesh Prize for outstanding presentation in the Cornell Fluid Dynamics Seminar, Department of Mechanical & Aerospace Engineering - Cornell University.
2004
EuroSun2004 Best Poster Award, International Solar Energy Society - Europe.
2002
Diploma de Mérito Estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina - Curso de Engenharia de Produção.
1998
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
1997
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:8
Total de citações:191
Fator H:7
Salazar, Juan P L C  Data: 14/08/2015

SCOPUS
Total de trabalhos:9
Total de citações:204
Salazar, Juan P L C; Salazar, J P L C  Data: 14/08/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, V.2017ROSA, V. ; DESCHAMPS, C. J. ; Salazar, J. P. L. C. ; ILÁRIO, C. R. S. . Comparison of RANS-based jet noise models and assessment of a ray tracing method. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Impresso), v. 1, p. 1-14, 2017.

2.
2SALAZAR, JUAN P. L. C.2012 SALAZAR, JUAN P. L. C.; COLLINS, LANCE R. . Inertial particle relative velocity statistics in homogeneous isotropic turbulence. Journal of Fluid Mechanics (Print), v. 696, p. 45-66, 2012.

3.
7SAW, EWE-WEI2012SAW, EWE-WEI ; SHAW, RAYMOND A ; Salazar, Juan P L C ; COLLINS, LANCE R . Spatial clustering of polydisperse inertial particles in turbulence: II. Comparing simulation with experiment. New Journal of Physics, v. 14, p. 105031, 2012.

4.
6SAW, EWE-WEI2012SAW, EWE-WEI ; Salazar, Juan P L C ; COLLINS, LANCE R ; SHAW, RAYMOND A . Spatial clustering of polydisperse inertial particles in turbulence: I. Comparing simulation with theory. New Journal of Physics, v. 14, p. 105030, 2012.

5.
1SALAZAR, JUAN P. L. C.2012 SALAZAR, JUAN P. L. C.; COLLINS, LANCE R. . Inertial particle acceleration statistics in turbulence: Effects of filtering, biased sampling, and flow topology. Physics of Fluids (1994), v. 24, p. 083302, 2012.

6.
8de Jong, J.2010de Jong, J. ; Salazar, J.P.L.C. ; Woodward, S.H. ; Collins, L.R. ; Meng, H. . Measurement of inertial particle clustering and relative velocity statistics in isotropic turbulence using holographic imaging. International Journal of Multiphase Flow, v. 36, p. 324-332, 2010.

7.
4SALAZAR, JUAN P. L. C.2009 SALAZAR, JUAN P. L. C.; COLLINS, LANCE R. . Two-Particle Dispersion in Isotropic Turbulent Flows. Annual Review of Fluid Mechanics, v. 41, p. 405-432, 2009.

8.
5de Jong, J.2009 de Jong, J. ; Cao, L. ; Woodward, S. H. ; Salazar, J. P. L. C. ; Collins, L. R. ; Meng, H. . Dissipation rate estimation from PIV in zero-mean isotropic turbulence. Experiments in Fluids (Print), v. 46, p. 499-515, 2009.

9.
3SALAZAR, JUAN P. L. C.2008 SALAZAR, JUAN P. L. C.; DE JONG, JEREMY ; MENG, HUI ; WOODWARD, SCOTT H. ; CAO, LUJIE ; COLLINS, LANCE R. . Experimental and numerical investigation of inertial particle clustering in isotropic turbulence. Journal of Fluid Mechanics (Print), v. 600, p. 245-256, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Gessini, P. ; HABL, L. T. C. ; POSSA, G. C. ; FERREIRA, J. L. ; CERDA, R. A. M. ; SANDONATO, G. M. ; IRITA, R. T. ; GONCALVES, J. A. N. ; MARQUES, R. I. ; COSTA, F. S. ; ANSELMO, M. R. ; Salazar, J. P. L. C. ; SILVA, E. C. ; SIEBERT, D. N. ; SANTOS, L. O. E. ; ANDERSON, S. ; GIRIMAJI, S. S. ; GABRIEL, S. B. ; GRECO JR, P. C. ; DROUBI, A. E. . Electric Propulsion Activities in Brazil. In: 35th International Electric Propulsion Conference, 2017, Atlanta. Proceedings of the 35th International Electric Propulsion Conference, 2017. p. 1-14.

2.
MAIA, I. A. ; DESCHAMPS, C. J. ; Salazar, J. P. L. C. . Experimental characterization of the effect of a chevron nozzle on the turbulent field of a subsonic jet. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro. Annals of the 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015.

3.
SILVA, E. C. ; SIEBERT, D. N. ; Salazar, J. P. L. C. ; SANTOS, L. O. E. ; PHILIPPI, P. C. ; ANDERSON, S. ; GIRIMAJI, S. S. . A Lorentz formulation for an electron gas using the gas kinetic method. In: 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015, Rio de Janeiro. Annals of the 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2015.

4.
Salazar, J. P. L. C.; SANTOS, L. O. E. . 2D Lattice-Boltzmann Simulations of Flow over a Backward-Facing Step at the Low to Moderate Reynolds Numbers. In: XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014, 2014, Fortaleza. Annals of the XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014, 2014.

5.
MAIA, I. A. ; Froening, L. V. ; DESCHAMPS, C. J. ; Salazar, J. P. L. C. . Experimental investigation of turbulent flow field associated with round and chevron nozzles. In: 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2014, Belém. Annals of the 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2014.

6.
ROSA, VICTOR H. ; DESCHAMPS, CESAR J. ; SALAZAR, JUAN P. ; ILARIO DA SILVA, CARLOS R. . Comparison of RANS-based methods for the prediction of noise emitted by subsonic turbulent jets. In: 19th AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference, 2013, Berlin. 19th AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference. Reston: American Institute of Aeronautics and Astronautics.

7.
ROSA, V. H. P. ; DESCHAMPS, C. J. ; Salazar, J. P. L. C. ; SILVA, C. R. I. . Analysis of sound refraction in a dual-stream jet using a 3D ray tracing method.. In: CILAMCE - XXXIV Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering, 2013, Pirinópolis. Proceedings of CILAMCE 2013, 2013.

8.
Froening, L. V. ; DESCHAMPS, C. J. ; Salazar, J. P. L. C. ; SILVA, C. R. I. . Experimental investigation of turbulent jet flow from a chevron nozzle. In: COBEM - 22nd International Congress of Mechanical Engineering, 2013, Ribeirão Preto. Proceedings of COBEM 2013, 2013.

9.
Salazar, J. P. L. C.; ABREU, Samuel Luna de ; COLLE, Sergio ; REGUSE, Wilson . Energy conservation and electric energy peak reduction potential during peak hours for a group of low-income residential consumers of a Brazilian utility. In: ISES 2005 Solar World Congress, 2005, Orlando. Proceedings of ISES 2005 Solar World Congress, 2005.

10.
ABREU, Samuel Luna de ; Salazar, Juan Pablo de L. C. ; COLLE, Sergio . Impact of compact solar domestic hot-water systems on the peak demand of a utility grid in Brazil. In: EuroSun2004 14. Intern. Sonnenforum, 2004, Freiburg. Proceedings of EuroSun2004 14. Intern. Sonnenforum, 2004.

11.
SALAZAR, Juan Pablo de Lima Costa; ABREU, Samuel Luna de ; COLLE, Sergio ; REGUSE, Wilson . Optimization of a Compact Solar Domestic Hot Water System for Low-Income Families with Peak Demand and Total Cost Constraints. In: ISES Solar World Congress 2003, 2003, Göteborg. Proceedings of the ISES 2003, 2003.

12.
COLLE, Sergio ; GLITZ, Karime Louise ; SALAZAR, Juan Pablo de Lima Costa ; ABREU, Samuel Luna de . Cost Optimization of Low-Cost Solar Domestic Hot Water Systems Assisted by Electric Energy. In: ISES Solar World Congress 2003, 2003, Göteborg. Proceedings of the ISES 2003, 2003.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DESCHAMPS, CESAR J.; Oliveira, A. A. M.; Salazar, J. P. L. C.. Participação em banca de Luís Gustavo Medeiros de Luca. Análise de efeitos de inércia e geométricos sobre o vazamento de válvulas de compressores considerando formulação de gás real. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CARMINATTI, C. A.; Salazar, J.P.L.C.; CATAPAN, R. C.; DUARTE, D. A.. Participação em banca de Gustavo Elicker Coelho. Desenvolvimento de microrreator catalítico para aplicação em propulsão operando com etanol. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Oliveira, A. A. M.; SALAZAR, JUAN P. L. C.; DESCHAMPS, C. J.; CUNHA NETO, J. A. B.; Güths, S.. Participação em banca de Guilherme Bez Batt Hübbe. Análise numérica e experimental de um aerofólio de alta sustentação em baixos números de Reynolds. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
DESCHAMPS, CESAR J.; CUNHA NETO, J. A. B.; Salazar, J.P.L.C.; PASSOS, J. C.. Participação em banca de Gustavo Coelho Resende. Análise numérico-experimental de vazamentos em válvulas de compressores. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
ZDANSKI, P. S. B.; CRICHIGNO FILHO, J. M.; Salazar, J. P. L. C.. Participação em banca de Maico Jeremias da Silva. Análise Híbrida Numérico-Experimental da Troca de Calor por Convecção em Aletas Planas. 2015. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA MECÂNICA) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
Pimenta, A. P.; Salazar, J.P.L.C.; Araki, L. K.. Participação em banca de Diego Fernando Moro. Efeito da geometria do bocal divergente sobre o empuxo de motor-foguete operando no vácuo. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

7.
DESCHAMPS, C. J.; Salazar, J. P. L. C.; Loureiro, J. B. R.; Güths, S.. Participação em banca de André Ricardo Popinhak. Investigação Experimental da Convecção Natural Turbulenta em uma Cavidade com Paredes Verticais a Diferentes Temperaturas e Razão de Aspecto 4. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
DESCHAMPS, C. J.; da Silva, A. F. C.; Salazar, J. P. L. C.; Barbosa, J. R. Jr.. Participação em banca de Paulo César Rosales Palomino. Análise Numérico-Experimental da Transferência de Calor no Escoamento Pulsante de Sistemas de Sucção em Compresores Alternativos. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
DESCHAMPS, C. J.; SILVA, C. R. I.; Salazar, J. P. L. C.; CORDIOLI, J. A.. Participação em banca de Rafael da Costa Engel. Previsão do escoamento e do ruído acústico de jatos subsônicos gerados por bocais serrilhados. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
DESCHAMPS, C. J.; SANTOS, L. O. E.; Salazar, J. P. L. C.; PASSOS, J. C.. Participação em banca de Leandro Rogel da Silva. Modelagem do vazamento de gás em válvulas automáticas de compressores. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
DESCHAMPS, C. J.; JIAN, S.; SALAZAR, JUAN P. L. C.; Barbosa, J. R. Jr.. Participação em banca de Marco Carrilho Diniz. Desenvolvimento de modelos para a simulação térmica de compressores scroll. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
DESCHAMPS, C. J.; da Silva, A. F. C.; Oliveira, A. A. M.; Salazar, J.P.L.C.. Participação em banca de Fernanda Perazzolo Disconzi. Análise numérica da transferência de calor no interior de cilindros de compressores alternativos de refrigeração doméstica. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
DESCHAMPS, C. J.; ALVAREZ, D. R.; Cavalieri, A. V. G.; WOLF, W. R.; Salazar, J. P. L. C.; CORDIOLI, J. A.. Participação em banca de Filipe Dutra da Silva. Modelagem de Pacotes de Onda com Decaimento de Coerência para Previsão de Ruído da Interação Jato-Placa. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PASSOS, J. C.; PETRY, A. P.; FISH, G. F.; PIMENTA, F. M.; GONCALVES JR., A. A.; Salazar, J.P.L.C.. Participação em banca de Yoshiaki Sakagami. Influência da turbulência e do perfil do vento no desempenho de aerogeradores em dois parque eólicos. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
DESCHAMPS, C. J.; MUSAFIR, R. E.; Cavalieri, A. V. G.; LENZI, A.; Salazar, J. P. L. C.; CORDIOLI, J. A.. Participação em banca de Leopoldo Pacheco Bastos. Desenvolvimento e Aplicação de uma Bancada Experimental para Análise de Efeitos de Instalação sobre os Campos Acústico e de Velocidade de Jatos Subsônicos. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MARTINS, C. A.; OLIVEIRA, E. J.; BAZZO, E.; Barbosa, J. R. Jr.; Salazar, J. P. L. C.. Participação em banca de Ricardo Morel Hartmann. Estudo Experimental da Ignição, Inflamabilidade e Propagação de Chama de Querosene de Aviação sob Condições Laminar e Turbulenta. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Barbosa, J. R. Jr.; RODRIGUEZ, R. E. H.; QUADRI, M. B.; Paladino, E. E.; Salazar, J. P. L. C.. Participação em banca de Camilo Augusto Santos Costa. Estudo numérico e experimental da formação de escoamentos gás-líquido intermitentes em um tubo horizontal. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
Rüther, R.; Krenzinger, A.; Pinho, J. T.; ABREU, Samuel Luna de; Salazar, J. P. L. C.; Lamberts, R.; Pereira, F. O. R.. Participação em banca de Helena Flávia Naspolini. Agregação da energia solar térmica ao aquecimento da água para o banho na moradia popular no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
DESCHAMPS, C. J.; Meneghini, J. R.; Medeiros, M. A. F.; Jordan, R.; Salazar, J. P. L. C.. Participação em banca de Paulo Rogerio Noval. Previsão numérica do ruído acústico gerado por escoamentos a baixo número de Mach em cavidades retangulares. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
Barbosa, J. R. Jr.; SALAZAR, JUAN P. L. C.; Oliveira, A. A. M.. Participação em banca de Victor Wagner Freire de Azevedo. Near-interface turbulence modelling of a gas-liquid stratified flow. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
NICOLAU, V. P.; PIMENTA, F. M.; Salazar, J.P.L.C.. Participação em banca de Franciene Izis Pacheco de Sá. Estudo da influência do terreno na interação das esteiras de aerogeradores em parques eólicos onshore. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Barbosa, J. R. Jr.; Salazar, J.P.L.C.; da Silva, A. F. C.. Participação em banca de Gustavo de Queiroz Hindi. Advanced turbulence modeling in spray and combustion. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Barbosa, J. R. Jr.; SILVA, A. K.; Salazar, J. P. L. C.. Participação em banca de William Alexander Carillo Ibañez. Análise numérica e experimental do escoamento turbulento em bicos injetores de gás para queimadores atmosféricos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CORDIOLI, J. A.; Cavalieri, A. V. G.; Salazar, J. P. L. C.. Participação em banca de Filipe Dutra da Silva. Análise de ruído de jatos interagindo com superfícies sólidas através do método de Lattice Boltzmann. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
Lenzi, A.; Salazar, J. P. L. C.; SILVA, C. R. I.. Participação em banca de Leopoldo Pacheco Bastos. Desenvolvimento de modelo de previsão de ruído acústico de jatos subsônicos baseados no campo médio de escoamentos turbulentos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
CARMINATTI, C. A.; Salazar, J.P.L.C.; CATAPAN, R. C.. Participação em banca de Gustavo Elicker Coelho. Desenvolvimento de microrreator catalíticopara aplicação em propulsão operando com etanol e peróxido de hidrogênio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia e Ciências Mecânicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Araki, L. K.; Salazar, J. P. L. C.; Marchi, C. H.. Participação em banca de Diego Fernando Moro. Otimização teórico-experimental do empuxo de micromotor-foguete. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MALATESTA, V.; POSSAMAI, T. S.; CUENCA, R. G.; Salazar, J.P.L.C.. Participação em banca de Vinícius Hagemeyer Chiumento.Instabilidade de Couette-Taylor visando a transferência de calor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Salazar, J.P.L.C.; SIEBERT, D. N.; FRANCO, A. T.; OBA, R.; FRANCA, F. H. R.. Dinâmica dos Gases. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Salazar, J. P. L. C.; SIEBERT, D. N.; SHINKARENKO, O.. Dinâmica dos Gases. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Salazar, J. P. L. C.; Gessini, P.; BARCELOS JR, M. N. D.. Projeto Aeronáutico. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
SANTOS, L. O. E.; SALAZAR, JUAN P. L. C.; Gessini, P.. Fenômenos de Transporte. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
LIMA, J. A. S.; BAZANINI, G.; Salazar, J. P. L. C.. Ciências Térmicas. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
WOLF, F. G.; Salazar, J. P. L. C.; Gessini, P.. Aerodinâmica. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Salazar, J. P. L. C.; Cavalieri, A. V. G.; WOLF, W.. Aerodinâmica. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
SANTOS, L. O. E.; Salazar, J.P.L.C.; ANDRADE, B. L. R.. Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
Salazar, J. P. L. C.; WOLF, W.; Alves, L. S. B.. Mecânica dos Fluidos. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
Salazar, J. P. L. C.; Gessini, P.; Lacava, P. T.. Máquinas de Fluxo. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
DESCHAMPS, C. J.; Salazar, J. P. L. C.; Paladino, E. E.; Gessini, P.; Caldeira, A. D.. Ciências Térmicas Aplicadas à Propulsão Aeroespacial. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
da Silva, A. F. C.; Salazar, J. P. L. C.; Paladino, E. E.; da Silva, L. F. F.; Gessini, P.. Propulsão Aeroespacal. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II IAA Latin American Cubesat Workshop. 2016. (Congresso).

2.
COBEM 2015 - 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering. A Lorentz formulation for an electron gas using the gas kinetic method. 2015. (Congresso).

3.
CILAMCE 2014 - XXXV Ibero Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE2014. 2D Lattice Boltzmann Simulation over a backward facing step in the low to moderate Reynolds number regime. 2014. (Congresso).

4.
ENCIT 2014 - 15th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering. Experimental investigation of turbulent flow field associated with round and chevron nozzles. 2014. (Congresso).

5.
COBEM 2013 - 22nd International Congress of Mechanical Engineering. EXPERIMENTAL INVESTIGATION OF TURBULENT JET FLOW FROM A CHEVRON NOZZLE. 2013. (Congresso).

6.
ENCIT 2012 - 14th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering. Effects of flow topology on inertial particle acceleration. 2012. (Congresso).

7.
EPTT 2012 - 8a Escola de Primavera de Transição e Turbulência.Inertial particle conditional mean trajectories on the invariant plane. 2012. (Encontro).

8.
2008 Annual Meeting of the American Physical Society Division of Fluid Dynamics. Towards quantifying the collision kernel of inertial particles in homogeneous isotropic turbulence. 2008. (Congresso).

9.
Symposium on Fluid Science and Turbulence: A Celebration of K.R. Sreenivasan's Career on his 60th Birthday.Numerical and experimental investigation of Lagrangian inertial particle statistics in homogeneous isotropic turbulence. 2008. (Simpósio).

10.
2007 Annual Meeting of the American Physical Society Division of Fluid Dynamics. Particle clustering in turbulence: Bridging the gap between experiments and simulations. 2007. (Congresso).

11.
2006 Annual Meeting of the American Physical Society Division of Fluid Dynamics. Comparison of Direct Numerical Simulation and Experimental Observation of Particle Clustering in Isotropic Turbulence. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Igor Albuquerque Maia. Caracterização Experimental do Efeito de um Bocal com Chevron sobre o Campo Turbulento de um Jato Subsônico. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.

2.
Lígia Venancio Froening. Investigação Experimental do Efeito de Bocal Serrilhado Sobre o Desenvolvimento de um Jato Turbulento em Baixo Número de Mach.. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.

3.
Victor Henrique Pereira da Rosa. Avaliação de métodos baseados em soluções numéricas das equações de Reynolds para a previsão do ruído de jatos turbulentos subsônicos.. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Egenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denis Leite Gomes. Paralelização do Método Lattice-Boltzmann 2D em CUDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.

Iniciação científica
1.
Denis Leite Gomes. Uso de processadores gráficos (GPU) na paralelização de códigos Lattice-Boltzmann. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina. Orientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.

2.
Ricardo Hoffman. Uso de processadores gráficos (GPU) na paralelização de códigos Lattice-Boltzmann. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina. Orientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.

3.
Rudimar Baesso Althof. Uso de processadores gráficos (GPU) na paralelização de códigos Lattice-Boltzmann. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina. Orientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.

4.
Fernanda Hille. Estatísticas de Curvatura de Partículas Inerciais em Turbulência Homogênea Isotrópica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.

5.
Euclides Antônio Cagnini Neto. Simulação Numérica e Modelagem da Combustão Turbulenta. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juan Pablo de Lima Costa Salazar.



Inovação



Projetos de pesquisa



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