André Camargo Thome Maya Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1784460068841267
  • Última atualização do currículo em 21/05/2018


Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2006) e mestrado em Artes pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: circulação, arte moderna brasileira, mercado editorial e acervos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Camargo Thome Maya Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, A. C. T. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Artes.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O discurso tipográfico nas revistas de poesia concreta brasileiras e britânicas,
Orientador: Rogério José Camara.
Palavras-chave: arte moderna brasileira; circulação; acervos.
2011 - 2013
Mestrado em Artes.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Livro de Artista: a poética editorial dos livros de Tunga,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Emerson Dionisio Gomes de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: livro de artista; arte contemporânea; mercado editorial; Tunga.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
1999 - 2006
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Ilusões Visuais.
Orientador: Carlos de Azambuja Rodrigues.




Formação Complementar


2015 - 2015
Programa de Capacitação Docente. (Carga horária: 12h).
Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em I Seminário de Pesquisa em Design no Centro-Oeste. (Carga horária: 9h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Designing with words. (Carga horária: 1h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Encadernação Artesanal ? Caderno em Couro. (Carga horária: 6h).
As Papeleiras, AP, Brasil.
2011 - 2011
Encadernação Artesanal ? Caderno. (Carga horária: 6h).
As Papeleiras, AP, Brasil.
2006 - 2006
Seguidor de impressor offset. (Carga horária: 160h).
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Desenho e estética. (Carga horária: 12h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em II Seminário Internacional de Design. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Comitê Olímpico Brasileiro, COB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40


Indio da Costa design, ICD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40


Semanário Angolense, SEMANÁRIO ANGOLE, Angola.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor\Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Campo Visual Edição e Comunicação Ltda, CAMPOS GERAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Anticorp Design, ANTICORP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40


Dupla Design Ltda., DUPLA DESIGN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40


Grupo Design, GRUPO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40


Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Expressão, Fundamentos da Linguagem Visual, Computação Gráfica Aplicada, Estudos Dirigidos em Design 2, Estudos Dirigidos em Design 3, Estudos Dirigidos em Design 4, Análise Gráfica 2

Atividades

08/2012 - 07/2013
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Sub-coordenador da Galeria 406.


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Registro e reapresentação dos acervos de arte brasileiros: análise comparativa
Descrição: A permeabilidade entre os discursos de sustentação da História da Arte, os processos de composição do sistema expositivo e os enquadramentos classificatórios de constituição das coleções museológicos parece-nos construir um espaço disciplinar novo quando se trata da produção artística classificada como Arte Contemporânea. Compreendida como uma das instituições responsáveis pela circulação de parte do conhecimento sobre a Arte, as narrativas da História da Arte têm encontrado uma série de dificuldades metodológicas para enfrentar estratégias da produção artística atual, destinadas a não mais construir um aparato memorial conciso. O conflito entre a produção artística contemporânea e as narrativas de ?arquivamento? não é recente. Nos últimos 50 anos, um elenco formidável de obras veio colocar em xeque sistemas de registro e documentação, modelos de circulação e interação, discursos expositivos e, em nosso caso, narrativas historiográficas. Procuramos problematizar a questão de como historiadores da arte e profissionais dedicados à gestão de coleções museológicas vem enfrentando um desafio em especial: a reapresentação de obras, a priori produzidas em condições específicas, orientadas por uma ?poética da obsolescência?, em espaços museológicos convencionais em três instituições distintas: Museu de Arte de Ribeirão Preto (fundado em 1992); Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Recife-PE, fundado em 1997) e o Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul (Campo Grande-Ms, fundado em 1997). A escolha desses museus deu-se pela conveniência metodológica, visto que nessas instituições podemos encontrar uma variedade de linguagens, de suportes e de tipologias de bens artísticos. Do mesmo modo, poderemos construir uma análise comparativa em três realidades distintas: instituições públicas que pertencem a três momentos diferentes da recente história dos museus de arte brasileiros. Objetivamos compreender como obras tipificadas e como: (1) perfomances; (2) happenings; (3) instalações; (4) intervenções públicas; e (5) novas tecnologias, em toda a complexidade e problemática do termo (media art, digital, cibernética, web-art etc..), são arquivadas e reapresentadas nos museus mencionados. Como as instituições reintroduzem em suas narrativas - comunicacionais, pedagógicas, institucionais, etc ? obras de difícil reconstituição memorial e contextual. Como tais instituições apoiam-se nas narrativas da História da Crítica e da Arte para legitimar seus sistemas de registro e seus projetos curatoriais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: André Camargo Thome Maya Monteiro - Coordenador / Emerson Dionisio Gomes de Oliveira - Integrante / Silmara Kuster de Paula Carvalho - Integrante / Frederico Hudson Ferreira - Integrante / Rachel Vallego Rodrigues - Integrante / Tainá Mara Moreira Xavier - Integrante / Juliana Pereira Sales Caetano - Integrante / Amanda Kathleen Machado Barbosa - Integrante / Fernanda Werneck Côrtez - Integrante.
2010 - Atual
Poéticas da Escrita
Descrição: Espaço de investigação teórico-prático que favoreça a elaboração de novas formas de criação, produção e pensamento das diversas inscrições urbanas. O espaço urbano como concepção de escrita. Espaço e sentido: universos sensoriais dos ambientes urbanos e suas expressões culturais. Investigação, a partir de experiências poéticas, dos mecanismos constitutivos do espaço como escrita. Processos de transposição da Cidade, como Espaço de praticas transversais, e escritas não autorizada.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Camargo Thome Maya Monteiro - Integrante / Rogerio José Camara - Coordenador / Fátima Aparecida dos Santos - Integrante / Isabella von Mühlen. Brandalise - Integrante / Ana Cecília Schettino - Integrante / Lygia Akemi Kanegusuku - Integrante / Ana Paula Barbosa Barrenechea - Integrante / Henrique Burnett Aboud Souza da Eira - Integrante / SIlvana Baretto Resende - Integrante / Felipe Vasques Tavira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Aprovação em primeiro lugar em concurso para docente (professor assistente), Departamento de Design, UnB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, E. D. G.2014 OLIVEIRA, E. D. G. ; MONTEIRO, A. C. T. M. . Ediarte e o lugar da arte moderna: seleção, crítica e colecionamento. Saeculum (UFPB), v. 18, p. 259, 2014.

2.
MONTEIRO, A. C. T. M.2012MONTEIRO, A. C. T. M.. Radicante ? por uma estética da globalização. Revista Valise, v. 2, p. 187-191, 2012.

3.
MONTEIRO, A. C. T. M.2011 MONTEIRO, A. C. T. M.. Inhotim. Tunga. True Rouge.. Visualidades (UFG), v. 09, p. 141-155, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, A. C. T. M.. Os livros de Tunga. In: XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2012, Brasília. Direções e sentidos da história da arte, 2012. p. 180-192.

2.
MONTEIRO, A. C. T. M.; OLIVEIRA, E. D. G. . FORMAS DE CIRCULAÇÃO: EDIARTE, MERCARDO EDITORIAL E A ARTE MODERNA. In: V Seminário nacional de Pesquisa em arte e cultura Visual, 2012, Goiânia. anais do V Seminário nacional de Pesquisa em arte e cultura Visual Goiânia-Go: UFG, FaV, 2012, 2012.

3.
MONTEIRO, A. C. T. M.. Livro de artista: a arte como projeto. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2011, Goiânia. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2011. p. 26-35.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, A. C. T. M.. A Poética Editorial da Caixa Tunga. In: XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2013, Rio de Janeiro. Arte e suas Instituições, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, A. C. T. M.. Os livros de Tunga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, E. D. G. ; MONTEIRO, A. C. T. M. . FORMAS DE CIRCULAÇÃO: EDIARTE, MERCARDO EDITORIAL E A ARTE MODERNA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MONTEIRO, A. C. T. M.. Livro de artista: a arte como projeto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MONTEIRO, A. C. T. M.. ARTE.MOV, MOBILEFEST E O SURGIMENTO DE UMA CULTURA DA MOBILIDADE NO BRASIL. Brasília: Estereográfica Editorial, 2017. (Tradução/Artigo).

2.
MONTEIRO, A. C. T. M.; DIETZSCH, R. . Prefácio à edição brasileira. Brasília, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTEIRO, A. C. T. M.; DIETZSCH, R. . Design para leitura: princípios de tipografia e design editorial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MONTEIRO, A. C. T. M.; DIETZSCH, R. ; CAMARA, Rogério ; MARTINS, P. . Wlademir Dias-Pino: poesia/poema. 2015. (Editoração/Livro).

3.
MONTEIRO, A. C. T. M.; DIETZSCH, R. . Contrapunção: fabricando tipos no século dezesseis, projetando tipos hoje. 2015. (Editoração/Livro).

4.
MONTEIRO, A. C. T. M.; DIETZSCH, R. . Viagem em família. 2015. (Editoração/Livro).

5.
MONTEIRO, A. C. T. M.; DIETZSCH, R. . O Império do Meio. 2015. (Editoração/Livro).

6.
MONTEIRO, A. C. T. M.; DIETZSCH, R. . Como criar tipos: do esboço à tela. 2014. (Editoração/Livro).

7.
MONTEIRO, A. C. T. M.; LIMA, Carlos Henrique de . Milton Ramos. 2011. (Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTEIRO, A. C. T. M.; GARROSSINI, D. F.. Participação em banca de Nayara Brito de Almeida.Engenharia de papel no mercado editorial: produção de um livro pop-up. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

2.
MONTEIRO, A. C. T. M.; LAS-CASAS, L. F. Participação em banca de Vinícius Fortaleza Veríssimo.Sinalização da Escola de Música de Brasília. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

3.
MONTEIRO, A. C. T. M.; SOUTO, V. T.. Participação em banca de Samuel Kofi Twum Dadey.Adinkra turismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

4.
MONTEIRO, A. C. T. M.; LAS-CASAS, L. F; DIETZSCH, R.. Participação em banca de Clara Cristina Rêgo.Fontes para corpos pequenos: uma alternativa para a bula de remédio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

5.
MONTEIRO, A. C. T. M.; SOUTO, V. T.; SILVA, Tiago Barros P. Participação em banca de Nauí Lopes Paiva.Marca Batalha do Neurônio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

6.
MONTEIRO, A. C. T. M.; FERREIRA, F. H.. Participação em banca de Bárbara Reis Miranda.Embalagem de alimentos orgânicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Universidade de Brasília.

7.
MONTEIRO, A. C. T. M.; CAMARA, Rogério. Participação em banca de Lia Magalhãe Graça e Silva.Desenvolvimento de Fanzine colaborativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

8.
MONTEIRO, A. C. T. M.; CAMARA, Rogério. Participação em banca de Luisa Malheiros.Livroimagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

9.
MONTEIRO, A. C. T. M.; CAMARA, Rogério. Participação em banca de Natália Louise Correia.Casapueblo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

10.
MONTEIRO, A. C. T. M.. Participação em banca de Luisa Jannuzzi Fonseca.Embalagem para linha de produtos de consumo rápido feitos de nozes e frutas secas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.

11.
PEROTTO, E. R.; MONTEIRO, A. C. T. M.; CAMARA, Rogério. Participação em banca de Lidiane Holanda Barbosa.Na cadeira do dentista: um estudo sobre identidade visual e branding. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

12.
MONTEIRO, A. C. T. M.; CAMARA, Rogério. Participação em banca de Thais Erre Felix.Encontraria? Uma versão do livro Rayuela. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.

13.
MONTEIRO, A. C. T. M.; LAS-CASAS, L. F; CAVALCANTE, F.. Participação em banca de Tiago da Silva Ferreira.Familia tipográfica inspirada nos primeiros impressos da imprensa régia no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ATypI, 59. 2015. (Congresso).

2.
CIDI 2015. 2015. (Congresso).

3.
CONGIC 2015. Comunicação. 2015. (Congresso).

4.
Diatipo ? SP. 2014. (Encontro).

5.
XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A Poética Editorial da Caixa Tunga. 2013. (Congresso).

6.
Conversando com Designers (UnB).Conversando com Claudio Maya. 2012. (Outra).

7.
V Seminário nacional de Pesquisa em arte e cultura Visual.FORMAS DE CIRCULAÇÃO: EDIARTE, MERCARDO EDITORIAL E A ARTE MODERNA. 2012. (Seminário).

8.
XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Os livros de Tunga. 2012. (Congresso).

9.
Diatipo ? DF. 2011. (Encontro).

10.
IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Livro de artista: a arte como projeto. 2011. (Seminário).

11.
Semana de Design da UnB. 2004. (Outra).

12.
XIII N Design. 2003. (Encontro).

13.
II Seminário internacional de Design. 2002. (Seminário).

14.
P&D: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design - Brasil \ V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. expositor de Projeto de Produto (cesto de lixo para coleta seletiva \ colméia). 2002. (Congresso).

15.
XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, A. C. T. M.. CONGIC 2015 / Coordenador de Sessão da área de Comunicação. 2015. (Congresso).

2.
MONTEIRO, A. C. T. M.; LIMA, Ricardo Cunha . CONGIC 2015 / Chair da área de Comunicação. 2015. (Congresso).

3.
MONTEIRO, A. C. T. M.; DIETZSCH, R. ; CARVALHO, M. M. P. . Tipos Latinos 2014. 2014. (Outro).

4.
MONTEIRO, A. C. T. M.; OLIVEIRA, E. D. G. ; CRUZ, C. M. ; OLIVEIRA, F. C. ; SANTOS, F. F. ; FERREIRA, F. H. ; GONCALVES SOBRINHO, M. ; CASTRO, V. M. P. . XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nauí Lopes Paiva. Marca Batalha do Neurônio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília. Orientador: André Camargo Thome Maya Monteiro.

2.
Clara Cristina Rêgo. Fontes para corpos pequenos: uma alternativa para a bula de remédio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual) - Universidade de Brasília. Orientador: André Camargo Thome Maya Monteiro.

3.
Lidiane Holanda Barbosa. Na cadeira do dentista: Um estudo sobre Identidade Visual e Branding. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília. Orientador: André Camargo Thome Maya Monteiro.

Iniciação científica
1.
Guilherme Gontijo Silva. CAMINHOS PARA O APRENDIZADO NO DESIGN GRÁFICO: UM ESTUDO ANALÍTICO DA CULTURA DE LEITURA DENTRO DO CURSO DE DESIGN GRÁFICO NO IESB. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design Gráfico) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: André Camargo Thome Maya Monteiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:26:22