Elaine Harada Teixeira de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6553721651836761
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Possui doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (2001) e graduação em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (1997). É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas. Principais interesses de pesquisa: Informática na educação, educação especial, tecnologias assistivas, Teoria da Relevância, ciência cognitiva aplicada, sistemas adaptativos, ontologias e aprendizagem móvel. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Harada Teixeira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, E. H. T.;OLIVEIRA, ELAINE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.
Av. O. J. Ramos, 3000 - Campus Universitário/Setor Norte
Aleixo
69077000 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 000
Telefone: (92) 33051193
URL da Homepage: http://www.icomp.ufam.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Um software de apoio educacional hipermídia para recomendação de tópicos de estudo relevantes: Estudo de caso, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Rosa Maria Vicari.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da Relevância; Ontologia; Sistemas hipermídia adaptativos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1998 - 2001
Mestrado em Física Aplicada.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: StudyGuide - Investigando uma Ferramenta Didática para Palmtop,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Álvaro Garcia Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Palmtop; Software didático.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1993 - 1997
Graduação em Ciências de Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


1991 - 1992
Ensino Médio.
Hartord Union High School, HUHS, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Aluna de doutorado, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado, Carga horária: 40


Cinq Technologies, CINQ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: analista de sistemas pleno, Carga horária: 40

Atividades

1/2002 - 8/2002
Serviços técnicos especializados , Cinq, Cinq.

Serviço realizado
Desenvolvimento de software.

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Cargo ou função
Membro do Comitê Científico Local do PIBIC - Ciências Exatas, da Terra e Engenharias..
10/2002 - Atual
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
Cálculo Numérico
Introdução à Ciência dos Computadores
Metodologia Científica na Ciência da Computação
Projeto de Programas
Projeto Final
11/2003 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do SBIE 2004.
3/2003 - 7/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária da disciplina Projeto Final.
3/2003 - 7/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.

Cargo ou função
Membro de colegiado do Curso de Ciências Biológicas.

Trópico Sistemas e Telecomunicações, TRÓPICO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: analista de sistemas, Carga horária: 40

Atividades

5/2001 - 1/2002
Serviços técnicos especializados , Trópico, Trópico Manaus.

Serviço realizado
Desenvolvimento e manutenção de software para centrais telefônicas.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: co-bolsista DTI, Carga horária: 20

Atividades

2/1998 - 6/1998
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Atividade realizada
Manutenção da área de matemática do site do Programa Educ@r.

Alfa Treinamentos, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 22

Atividades

4/1997 - 12/1997
Estágios , Alfa, Alfa.

Estágio realizado
Estágio em treinamento e desenvolvimento de software.

Takata do Japão, TAKATA, Japão.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 40

Atividades

12/1996 - 2/1997
Estágios , Takata, Takata.

Estágio realizado
Estágio em linha de produção de cintos de segurança.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
WebMakers: um espaço de aprendizagem criativa e experimentação remota: Desenvolvimento de um Weblab na UFAM
Descrição: Este projeto visa a criação de um laboratório de pesquisa em ensino, o UFAMakers, que aloca em um mesmo espaço físico um Weblab e um espaço Makers, ambos baseados na plataforma Arduino open-source em hardware e software. O objeto de investigação deste laboratório é estudar a contribuição que este tipo de ambiente pode oferecer para propiciar uma aprendizagem criativa e significativa. O Weblab será desenvolvido em parceria com a rede Rexlab da UFSC/Araranguá, contando com a colaboração de seus pesquisadores. Além disso contaremos com colaboração de professores do IComp da UFAM. Os recursos para o seu desenvolvimento serão requeridos através de projetos encaminhados em parceria com a UFSC para instituições de fomento tais como o projeto VISIR+, que contempla a instalação e utilização de laboratórios remotos em universidades do Brasil e Argentina em parceria com universidades de Portugal, Espanha, Áustria e Suécia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
MobMoodle: um ambiente para suporte à aprendizagem móvel
Descrição: Este projeto tem como proposta redefinir a arquitetura de um modelo pedagógico baseado em um AVA (plataforma Moodle), a fim de facilitar a inserção de funcionalidades que permitam a utilização de equipamentos móveis para acesso rápido ao conteúdo e para aperfeiçoar a interação entre os atores do processo pedagógico (aluno, professor, tutor, etc.). O objetivo é realizar uma análise comparativa de comportamento e de desempenho acadêmico desses alunos nas plataformas Moodle e MobMoodle, através de um protocolo pré-definido para experimentos nos dois ambientes. Os resultados obtidos podem auxiliar na compreensão de possíveis problemas de motivação, evasão e desempenho acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (1) .
Integrantes: Elaine Harada Teixeira de Oliveira - Coordenador / Ketlen Karine Teles Lucena - Integrante / Jath da Silva e Silva - Integrante / Wesley de Souza Viana - Integrante / Wagner Gaspar - Integrante / Elton Raniere da Silva Moura - Integrante / Priscilla Batista do Nascimento - Integrante / Helen Sobrinho - Integrante / Oziel Antunes - Integrante / David Brito Ramos - Integrante / Ilmara M. Monteverde Ramos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 8
2013 - 2016
Programa de Capacitação de Recursos Humanos em Tecnologias da Informação e Computação e em Sistemas e Aplicativos para Plataformas Tecnológicas Portáteis, Móveis e Distribuídas
Descrição: Programa de capacitação de três anos e de larga escala, a ser implantado simultaneamente em três campi (Manaus, Itacoatiara e Boa Vista) com o objetivo de criar massa crítica de especialistas em plataformas de software para dispositivos portáteis e móveis, mais especificamente Android e Tizen. O programa apoia cinco linhas de pesquisa e desenvolvimento: gerenciamento de consumo de energia, interface com usuário tangível, segurança, conteúdo peer to peer e aplicativos de e-learning. O programa contará com 80 bolsas de graduação, 16 de mestrado e 5 de doutorado, além de apoio à realização de três eventos por ano e treinamento de curta duração com conteúdo aprofundado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Elaine Harada Teixeira de Oliveira - Integrante / José Reginaldo Hughes Carvalho - Coordenador / Raimundo da Silva Barreto - Integrante / Cesar Augusto Viana Melo - Integrante / Horácio Antonio Braga Fernandes de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Samsung Eletrônica da Amazônia - Cooperação.
2012 - 2013
Socialização Imersiva: um Ambiente para a Apoiar a Habilitação Social de Pessoas com Deficiências Múltiplas, com foco em TID
Descrição: Projeto de pesquisa voltado investigar e propor maneira de trabalhar a socialização de pessoas com transtornos do espectro autista através de sistemas computacionais imersivos e produtos assistivos necessários à interação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elaine Harada Teixeira de Oliveira - Integrante / Alberto Nogueira Castro Júnior - Integrante / Thaís Helena Chaves de Castro - Coordenador / José Francisco de Magalhães Netto - Integrante / Hugo Fuks - Integrante / Inês Catão - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
OBAA - Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes
Descrição: O objetivo geral deste trabalho é desenvolver objetos de aprendizagem interativos que operem na web, na plataforma de TV digital. Um objetivo específico é utilizar os pontos de convergência entre as tecnologias de agentes, de objetos de aprendizagem propondo uma abordagem que permita a construção de aprendizagem baseados em agentes. Os objetos de apendizagem construídos através desta abordagem foi dado o nome de Objetos Inteligentes de Aprendizagem (IOL Intelligent Learning Objects). Outro objetivo específico é desenvolver uma forma de publicação dos objetos de aprendizagem que permita sua fácil obtenção pelos mecanismos atuais de atualização de notícias da Web, ou seja, feeds de RSS. Para isso os objetos devem ser codificados através de um formato interoperável. Nossas pesquisas atuais apontam para a utilização de ontologias. Este projeto faz parte de um projeto maior chamado: Inteligencia Artificial aplicada a Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Elaine Harada Teixeira de Oliveira - Integrante / Liane Margarida Rockenbach Tarouco - Integrante / Liliana Maria Passerino - Integrante / Valter Roesler - Integrante / Elder Rizzon Santos - Integrante / Tiago Thompsen Primo - Integrante / Marta Rosecler Bez - Integrante / Rosa Maria Vicari - Coordenador / Júlia Marques Carvalho da Silva - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
ColabWeb - Ferramentas baseadas na Web para Apoio ao Trabalho Colaborativo
Descrição: Proc.553329/2005-7, Edital CT-AMAZONIA/MCT/CNPq nº 27/2005). O objetivo geral do projeto é a investigação da concepção e desenvolvimento de ferramentas de software para apoio ao trabalho colaborativo utilizando a Web como plataforma de comunicação e desenvolvimento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elaine Harada Teixeira de Oliveira - Integrante / Alberto Nogueira de Castro - Coordenador / Thaís Helena Chaves de Castro - Integrante / José Francisco de Magalhães Netto - Integrante / Bruno Freitas Gadelha - Integrante / Leonardo Nascimento dos Santos - Integrante / Sionise Rocha Gomes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2005
Roteiros de Experimentos de Física Baseado em Banco de Dados Access, Filemaker e Planilha Excel
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Aquisição de Dados Experimentais em Física Básica Utilizando a Porta de Jogos do Computador
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2003 - 2005
Programa de Treinamento e Descoberta de Jovens Talentos em Java e Tecnologias Associadas para Aplicações de Telefonia Celular
Descrição: O Programa de Treinamento e Descoberta de Jovens Talentos em Java e Tecnologias Associadas para Aplicações de Telefonia Celular selecionou estudantes dos cursos de graduação em engenharia elétrica, engenharia da computação e ciência da computação para participar de um treinamento e desenvolver projetos de aplicações reais que serão apresentadas em um grande evento com a participação de toda comunidade de Manaus, além disso os alunos e professores envolvidos estarão aptos a prestar serviços para o INdT, Nokia e empresas instaladas no Distrito Industrial da Zona Franca de Manaus interessadas em desenvolver software de alta qualidade, fácil manutenção e excelente interface com usuário em J2ME..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Elaine Harada Teixeira de Oliveira - Integrante / Rosiane Rodrigues de Freitas - Integrante / Vicente Ferreira de Lucena Junior - Coordenador / Cícero Ferreira Fernandes Costa Filho - Integrante / Ayres Marden do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Instituto Nokia de Tecnologia - Bolsa.


Outros Projetos


2011 - Atual
UCA Fase 2 - Formação Continuada para o Projeto Um Computador por Aluno
Descrição: Geração de conteúdo, planejamento e supervisão da formação para multiplicadores, professores e monitores de escolas envolvidas na Fase 2 do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), no estado do Amazonas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elaine Harada Teixeira de Oliveira - Integrante / Alberto Nogueira Castro Júnior - Coordenador / Thaís Helena Chaves de Castro - Integrante / José Francisco de Magalhães Netto - Integrante / Leonardo Nascimento dos Santos - Integrante / Sionise Rocha Gomes - Integrante / Ana Paula Nogueira Aguiar - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação
2009 - 2009
Periódico: I Escola Regional de Informática - Regional Norte 1 - 2009
2009 - 2009
Periódico: IEEE Transactions on Learning Technologies
2009 - 2009
Periódico: Computer on The Beach 2010
2011 - 2011
Periódico: IEEE multidisciplinary engineering education magazine


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Informática na Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Japonês
Compreende Pouco.


Prêmios e títulos


2017
1º Lugar - Best Student Paper Award - Area Human Computer Interaction - ICEIS 2017, 19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2017) - INSTICC.
2017
1º Lugar - Melhor artigo - Área de Interação Humano-Computador, XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), SBC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, E. H. T.;OLIVEIRA, ELAINE2011 OLIVEIRA, E. H. T.; VICARI, R. M. ; NOZAWA, E. H. ; AXT, M. . An educational hypermedia tool for recommendation of relevant units of study supported by a domain ontology. IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine, v. 6, p. 1-10, 2011.

2.
BALBINOT, A. B.2010BALBINOT, A. B. ; BEHAR, P. A. ; BULEGON, A. M. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; PORTELLA, V. C. C. . A prática docente em educação a distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 1-11, 2010.

3.
NOZAWA, E. H.2008NOZAWA, E. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; VICCARI, R. M. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Esquema de integração de hipermídias adaptativas em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 351-360, 2008.

4.
OLIVEIRA, E. H. T.;OLIVEIRA, ELAINE2000OLIVEIRA, E. H. T.; SCAPIN, R. H. ; VICENTINI, W. B. . Proposal of an Integrated Tool Involving Multiple Technologies for the Development of Courses on the Web. Webnet Journal Internet Technologies Applications Issues, v. 2, n.4, p. 52-56, 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NAKAMURA, WALTER ; OLIVEIRA, ELAINE ; CONTE, TAYANA . Applying Design Science Research to develop a Technique to Evaluate the Usability and User eXperience of Learning Management Systems. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@6d769e6b, 2018. p. 953.

2.
CARVALHO, LEANDRO SILVA GALVÃO DE ; SANTOS, ANA LUCIA MACHADO DOS ; OLIVEIRA, ELAINE . Comportamento de estudantes no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina híbrida de produção de textos. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@7858ef5d, 2018. p. 318.

3.
RIBEIRO, RALPH BRENO ; FERNANDES, DAVID ; CARVALHO, LEANDRO SILVA GALVÃO DE ; OLIVEIRA, ELAINE . Gamificação de um Sistema de Juiz Online para Motivar Alunos em Disciplina de Programação Introdutória. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@215b13fb, 2018. p. 805.

4.
MONTEVERDE, ILMARA ; RAMOS, DAVID ; AMARAL, GEOVANA ; GADELHA, BRUNO ; OLIVEIRA, ELAINE . Framework Conceitual para Formação de Grupos de Alunos utilizando Trilhas de Aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@56b847c0, 2018. p. 1673.

5.
NAKAMURA, W. T. ; CONTE, T. U. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Usability and User Experience Evaluation of Learning Management Systems - A Systematic Mapping Study. In: 19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2017), 2017, Lisboa. Proceedings of the19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2017), 2017. v. 3. p. 97-109.

6.
MONTEVERDE, ILMARA ; AMARAL, GEOVANA ; RAMOS, DAVID ; NASCIMENTO, PRISCILLA DO ; GADELHA, BRUNO ; OLIVEIRA, ELAINE . M-Cluster: Uma ferramenta de Recomendação para Formação de Grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@3e53f55c, 2017. p. 1657-1666.

7.
NASCIMENTO, PRISCILLA DO ; BARRETO, RAIMUNDO ; PRIMO, TIAGO ; GUSMÃO, TAMMY ; OLIVEIRA, ELAINE . Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseada em Modelos de Estilos de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 213-222.

8.
SILVA, GABRIEL REIS E ; OLIVEIRA, ELAINE ; PIO, JOSÉ LUIZ . Identificação E Adaptação Do Nível De Habilidade Em Jogos Educacionais. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 704-713.

9.
NAKAMURA, WALTER ; MARQUES, LEONARDO ; RIVERO, LUIS ; OLIVEIRA, ELAINE ; CONTE, TAYANA . Are Generic UX Evaluation Techniques Enough? A study on the UX Evaluation of the Edmodo Learning Management System. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 1007-1016.

10.
DWAN, FILIPE ; OLIVEIRA, ELAINE ; FERNANDES, DAVID . Predição de Zona de Aprendizagem de Alunos de Introdução à Programação em Ambientes de Correção Automática de Código. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 1507-1516.

11.
LUCENA, KETLEN TELES ; GUSMÃO, TAMMY ; OLIVEIRA, ELAINE ; ABREU, AYAN . Uma arquitetura de agente RBC baseada em ontologias para suporte a EaD. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 1537-1546.

12.
RAMOS, DAVID ; MONTEVERDE, ILMARA ; NASCIMENTO, PRISCILLA DO ; AMARAL, GEOVANA ; OLIVEIRA, ELAINE . Um modelo para Trilhas de Aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@7c082f6c, 2017. p. 1407-1416.

13.
COSTA, INGRID ; SILVA, WILLIAMSON ; LOPES, ADRIANA ; RIVERO, LUIS ; GADELHA, BRUNO ; OLIVEIRA, ELAINE ; CONTE, TAYANA . An Empirical Study to Evaluate the Feasibility of a UX and Usability Inspection Technique for Mobile Applications. In: The 28th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2016. v. 1. p. 595-599.

14.
CARVALHO, L. S. G. ; GADELHA, B. F. ; NAKAMURA, F. G. ; OLIVEIRA, D. B. F. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Ensino de programação para futuros não-programadores: contextualizando os exercícios com as demais disciplinas de mesmo período letivo. In: 24º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2016, Porto Alegre. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2016. v. 1. p. 2116-2125.

15.
CARVALHO, J. R. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; CARVALHO, I. A. V. A. . STEM Education Program Evaluation Survey: A report of experience. In: 46th Annual Frontiers in Education Conference, 2016, Erie, PA. IEEE Frontiers in Education Conference 2016, 2016.

16.
OLIVEIRA, E. H. T.; OLIVEIRA, H. A. B. F. ; CARVALHO, J. R. H. . Generation of Critical Mass in Education: An Initiative to Engagement. In: 46th Annual Frontiers in Education Conference (FIE), 2016, Erie, PA. IEEE Frontiers in Education Conference 2016, 2016.

17.
GASPAR, W. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; CURY, D. . NaPontaDaLíngua: Um Aplicativo para Apoiar o Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2016, Uberlândia, MG. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

18.
MONTEVERDE, ILMARA ; RAMOS, DAVID ; GADELHA, B. F. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; NASCIMENTO, P. B. . Formação de Grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2016, Uberlândia, MG. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2016.

19.
COSTA, I. ; GASPAR, W. ; CONTE, T. ; GADELHA, B. F. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Melhor prevenir do que remediar: Avaliando usabilidade e UX de software antes de levá-lo para a sala de aula. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2016, Uberlândia, MG. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2016.

20.
CASTRO, LILIANE ; SOBRINHO, HELEN ; OLIVEIRA, ELAINE ; JÚNIOR, ALBERTO NOGUEIRA CASTRO ; GADELHA, BRUNO . Um Sistema de Recomendac a o de Te cnicas de Aprendizagem Colaborativa. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@27b11031, 2016. p. 260.

21.
ANTUNES, O. ; TELES LUCENA, K. K. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; GUSMAO, T. H. Y. ; NOZAWA, E. H. ; BRODBECK, W. . LMS Monitor: An application for academic and performance monitoring of students in LMS. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, 2016. v. 12. p. 45-52.

22.
SOBRINHO, H. ; CASTRO, L. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; GADELHA, B. F. . Organizando o Conhecimento sobre Técnicas de Aprendizagem Colaborativas. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, 2016. v. 12. p. 152-156.

23.
RAMOS, D. B. ; RAMOS, I. M. M. ; NASCIMENTO, P. B. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Uma Ferramenta baseada em Grafo para Identificação e Visualização de Trilhas de Aprendizagem. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, 2016. v. 12. p. 237-243.

24.
RAMOS, D. B. ; RAMOS, I. M. M. ; NASCIMENTO, P. B. ; GADELHA, B. F. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Sistema de Combinação Social em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, 2016. v. 12. p. 325-332.

25.
NASCIMENTO, P. B. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; SILVA, F. S. ; RAMOS, I. M. M. ; RAMOS, D. B. . Raciocínio Baseado em Casos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, 2016. v. 12. p. 551-556.

26.
RAMOS, D. B. ; RAMOS, I. M. M. ; VIANA, W. S. ; SILVA, G. R. E. ; OLIVEIRA, E. H. T. . On the use of Scrum for the management of research- oriented projects. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, 2016. v. 12. p. 589-594.

27.
NASCIMENTO, P. B. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; SILVA, F. S. ; RAMOS, I. M. M. ; RAMOS, D. B. . Sistema para Recomendação de Ação Pedagógica utilizando Raciocínio Baseado em Casos no Ensino de Introdução à Programação. In: XXI Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2016, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, 2016. v. 12. p. 624-629.

28.
RAMOS, DAVID ; OLIVEIRA, ELAINE ; MONTEVERDE, ILMARA ; OLIVEIRA, KELSON . Trilhas de Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. v. 1. p. 338-347.

29.
GASPAR, WAGNER ; OLIVEIRA, ELAINE ; OLIVEIRA, KELSON . Aprendizagem da Língua Portuguesa com Dispositivos Móveis: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. v. 1. p. 140-149.

30.
LUCENA, KETLEN TELES ; SILVA, JATH ; OLIVEIRA, ELAINE . WebMonitor: uma ferramenta para monitoramento e acompanhamento de cursos em um AVA. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. v. 1. p. 249-258.

31.
VIANA, WESLEY ; OLIVEIRA, ELAINE . Uma Abordagem Ciente de Contexto para Criação e Realização de Atividades Restritas por Localização em EaD. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. v. 1. p. 299-307.

32.
MOURA, E. R. S. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Glossário deaf: o estudo de caso de uma ferramenta para apoiar o ensino-aprendizagem do Português para surdos.. In: VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015, Novo Hamburgo. Anais do VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2015. v. 1. p. 247-259.

33.
NASCIMENTO, P. B. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Sistema Especialista para Recomendação de Ação Pedagógica no Ensino de Lógica de Programação através de Raciocínio Baseado em Casos.. In: I Congresso Amazônico de Computação e Sistemas Inteligentes - CACSI 2015, 2015, Manaus. Anais do I Congresso Amazônico de Computação e Sistemas Inteligentes. Manaus, 2015. v. 1. p. 244-247.

34.
TELES LUCENA, K. K. ; SILVA, J. S. ; FROTA, V. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; GADELHA, B. F. . MobiMonitor: a Mobile App for Monitoring Distance Courses in the Amazon Region. In: IEEE Frontiers in Education Conference, 2014, Madrid. IEEE Frontiers in Education Conference Proceedings, 2014. v. 1. p. 2126-2133.

35.
TELES LUCENA, K. K. ; SILVA, J. S. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; GADELHA, B. F. ; LUCENA FILHO, W. . Um Sistema Multiagente para Suporte a Mobile Learning em Educação a Distância. In: XIX Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE), 2014, Fortaleza. Memorias del XIX Congreso Internacional de Informática Educativa, 2014. v. 10. p. 226-245.

36.
CARVALHO, J. R. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; SILVA, A. D. . Generation of Critical Mass in Education: An approach based on multiple vortex. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2014, Madrid. IEEE Frontiers in Education Conference Proceedings, 2014. v. 1. p. 1471-1478.

37.
OLIVEIRA, E. H. T.; NOZAWA, E. H. ; VICARI, R. M. . An ontology-based framework for relevant guidance. In: Ibero-American Conference on Artificial Intelligence, 2014, Santiago. Lecture Notes in Computer Science/Lecture Notes in Artificial Intelligence, 2014. v. 8864. p. 660-671.

38.
SENA, D. M. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; CARVALHO, L. S. G. . Questions Today: Sistema m-learning como auxílio ao ensino da matemática. In: XIX Workshop de Informática na Escola (WIE), 2014, Dourados. Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), 2014. v. 1. p. 467-476.

39.
SENA, D. M. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; CARVALHO, L. S. G. . Aplicativos móveis para o aprendizado de matemática. In: 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2014, Dourados. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014. v. 1. p. 174-186.

40.
MOURA, E. R. S. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da LIBRAS e do Português para surdos. In: II Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação (WTME), 2014, Dourados. Anais do II Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação (WTME), 2014. v. 1. p. 272-281.

41.
OLIVEIRA, E. H. T.; TELES LUCENA, K. K. ; NOZAWA, E. H. ; LUCENA FILHO, W. . Distance Education with remote poles: an example from the Amazon region. In: Frontiers in Education Conference (FIE), 2012, Seattle. 2012 Frontiers in Education Conference Proceedings. Piscataway, NJ: IEEE, 2012. v. 1. p. 957-961.

42.
OLIVEIRA, E. H. T.; NOZAWA, E. H. ; VICARI, R. M. ; COSTA, L. F. ; ALBUQUERQUE, Y. C. . Towards a Framework for Adaptive Learning Systems. In: Frontiers in Education Conference (FIE), 2012, Seattle. 2012 Frontiers in Education Conference Proceedings. Piscataway, NJ: IEEE, 2012. v. 1. p. 379-381.

43.
OLIVEIRA, E. H. T.; NOZAWA, E. H. ; VICARI, R. M. ; COSTA, L. F. ; ALBUQUERQUE, Y. C. . Framework para sistemas adaptativos: um estudo de caso. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 23 Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012. v. 1. p. 1-10.

44.
OLIVEIRA, E. H. T.; VICARI, R. M. ; NOZAWA, E. H. . Recommending Relevant Topics of Study: Planning a Study Case. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, 2011, Lisboa. Proceedings of ED-MEDIA 2011. Chesapeake, VA: AACE, 2011. v. 1. p. 3850-3857.

45.
OLIVEIRA, E. H. T.; VICARI, R. M. ; NOZAWA, E. H. . Uma ferramenta educacional hipermídia de recomendação de unidades de estudo relevantes apoiada por uma ontologia de domínio. In: XXI Simpósio brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2010), 2010, João Pessoa. III Brazilian Workshop on Semantic Web and Education, 2010. v. 1. p. 1-10.

46.
BALBINOT, A. B. ; BULEGON, A. M. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; PORTELLA, V. C. C. ; BEHAR, P. A. . Concepções e construções sobre a prática virtual docente no ensino e aprendizagem. In: Conferência IADIS Ibero-Americana, 2010, Algarve. IADIS International Journal on WWWInternet, 2010.

47.
OLIVEIRA, E. H. T.; NOZAWA, E. H. ; VICCARI, R. M. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Bringing Relevant Topics to Foster Learning with the Aid of Ontologies. In: 14th Portuguese Conference on Artificial Intelligence, 2009, Aveiro. New Trends in Artificial Intelligence - 14th Portuguese Conference on Artificial Intelligence - EPIA 2009. Aveiro: Designeed - Design e Publicidade, UNIP., 2009. v. 1. p. 217-228.

48.
NOZAWA, E. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; Costa, M.L.F ; SANTOS, E. R. ; ISOTANI, S. ; CASTRO JUNIOR, A. N. . Towards an Adaptive Learning Environment Supported by Ontologies. In: 9th IFIP World Conference on Computers in Education, 2009, Bento Gonçalves, RS. Proceedings of WCCE 2009, 2009.

49.
FAVERO, R. V. M. ; MACHADO, A. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; ABEGG, I. ; SILVA, J. T. ; MALLMANN, R. ; VICCARI, R. . Projeto e implementação de Objetos de Aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, V ESUD e 6º SENAED, 2008, Gramado. Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, V ESUD e 6º SENAED, 2008.

50.
OLIVEIRA, E. H. T.; VICCARI, R. M. ; JAQUES, P. A. ; NOZAWA, E. H. . Proposal of utilization of an animated pedagogical agent to interact affectively with students who have compromised attentional cognitive processes. In: The 9th International Conference on Intelligent Tutoring Systems (ITS 2008) - Young Researchers Track, 2008, Montreal. Young Researchers Track Proceedings. The 9th International Conference on Intelligent Tutoring Systems (ITS 2008)., 2008. p. 207-213.

51.
NOZAWA, E. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; VICCARI, R. M. . Proposta de um esquema de integração de hipermídias adaptativas em ambientes virtuais de aprendizagem dentro de um contexto de arquiteturas pedagógicas. In: III Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE2008, 2008, Fortaleza-CE. Anais do III Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet, 2008.

52.
NOZAWA, E. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Simulador e-JLPT: Um Software de Apoio Educacional com enfoque em Hipermídia Adaptativa. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Brasília: Positiva, 2006. v. 1. p. 457-466.

53.
OLIVEIRA, E. H. T.; SCAPIN, R. H. ; VICENTINI, W. B. . Proposal of an Integrated Tool Involving Multiple Technologies for the Development of Courses on the Web. In: ED-MEDIA 2001: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Educational Telecommunications, 2001, Tampere. ED-MEDIA 2001: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Educational Telecommunications, 2001.

54.
OLIVEIRA, E. H. T.; SCAPIN, R. H. ; VICENTINI, W. B. . Proposta de um Ambiente Hipermídia Integrado para o Desenvolvimento de Cursos a Distância. In: VII Congresso Internacional de Educação a Distância, 2000, São Paulo. Anais do VII Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, L. F. ; FERREIRA, G. R. M. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; NOZAWA, E. H. . Coleta Baré: Uma solução gamificada voltada à sensibilização para a prática da coleta seletiva. In: XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2016, São Paulo. Anais do XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2016), 2016.

2.
COSTA, L. F. ; VIANA, W. S. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; NOZAWA, E. H. . Avaliação de usabilidade em AVAs Móveis: experiência na customização do aplicativo Moodle Mobile. In: XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2015), 2015, Salvador. Anais do XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2015), 2015. p. 64-65.

3.
OLIVEIRA, E. H. T.; NOZAWA, E. H. ; VICARI, R. M. . Towards a Framework for Relevant Guidance. In: Symposium On Applied Computing, 2014, Gyeongju. Proceedings of the ACM Symposium on Applied Computing, 2014. p. 241-242.

4.
VIANA, W. S. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; GASPAR, W. . Sistema Multiagente para Apoiar a Realização de Atividades Locativas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014. v. 1. p. 1043-1047.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, L. F. ; VIANA, W. S. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; NOZAWA, E. H. . Recomendação de grupos para atividades colaborativas utilizando a caracterização dos aprendizes baseada em trilhas de aprendizagem.. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2015), 2015, Salvador. Anais do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2015). Salvador, 2015. v. 1. p. 64-65.

2.
NOZAWA, E. H. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; Costa, M.L.F ; SANTOS, E. R. ; ISOTANI, S. ; CASTRO JUNIOR, A. N. ; VICCARI, R. M. . Modelagem de um Ambiente de Aprendizagem Adaptativo Baseado em Ontologias. In: I Escola Regional de Informática da Região Norte- ERIN 2009, 2009, Manaus. Anais do I ERIN, 2009.

3.
OLIVEIRA, E. H. T.; SANCHES, R. . Um Estudo Inicial sobre a Comparação de Arquivos Não ASCII.. In: IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 1996, São Carlos. IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. São Paulo: Editora Parma Ltda., 1996. v. 2. p. 261-261.


Demais tipos de produção técnica
1.
VICCARI, R. M. ; OLIVEIRA, E. H. T. . Curso de Prática de Conversação em Inglês para Eventos Científicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Mendonça, A. P.; OLIVEIRA, E. H. T.; SOUZA, J. B.. Participação em banca de Daniel Ferreira Damian.Banco de Itens de Programação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

2.
OLIVEIRA, E. H. T.. Participação em banca de Jackson Dinajar Saraiva Feijó Filho.Domótica via internet e telefonia celular. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
OLIVEIRA, E. H. T.; FREITAS, R. R.; CASTRO, A. N.. Participação em banca de Erika Handa.Simulador e-JLPT: Um Software de Apoio Educacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
OLIVEIRA, E. H. T.; FREITAS, R. R.. Participação em banca de Mônica.Processo de Desenvolvimento de Software - Estudo de Caso: Rede Amazônica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO, A. N.; EDJAIR,; OLIVEIRA, E. H. T.. Concurso Público destinado ao preenchimento de cargos no Magistério Superior. 2007. Universidade Federal do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mesa redonda: Pós-graduação: estrutura, requisitos de entrada, órgãos de fomenta, experiências, POSCOMP.Pós-graduação: estrutura, requisitos de entrada, órgãos de fomenta, experiências, POSCOMP. 2008. (Outra).

2.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VICCARI, R. M. ; OLIVEIRA, E. H. T. . 9th World Conference on Computers and Education. 2009. (Congresso).

2.
SILVEIRA, R. A. ; RAABE, André Luís Alice ; OLIVEIRA, E. H. T. . XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2009. (Congresso).

3.
CASTRO JUNIOR, A. N. ; Mendonça, A. P. ; SILVA JUNIOR, E. N. ; OLIVEIRA, E. H. T. ; SILVA, J. C. ; SILVA, L. S. ; BRITO, L. C. C. ; RODRIGUES, R. F. ; LAUSCHNER, T. ; CASTRO, T. H. C. ; PEREIRA, V. L. S. . Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luciana Fonseca da Costa. GP-IA: Geração semi-automática de documentos utilizando Inteligência Artificial. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Dion Ribeiro Laranjeira. Recomendação de recursos educacionais para alunos de programação em um ambiente de correção automática de código. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

3.
Fernando Castelo Branco Engelhardt. O Uso de metodologias Ativas de Aprendizagem para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Coorientador).

4.
Carlos Grimm Moniz Junior. Uma proposta de criação de uma ontologia para direcionar e auxiliar agentes no processo de ensino e aprendizagem de portadores de TDAH. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

5.
Priscilla Batista do Nascimento. Recomendação de ação pedagógica no ensino de Introdução à Programação por meio de Raciocínio Baseado em Casos na Plataforma Moodle. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Walter Takashi Nakamura. Técnica Para a Avaliação de Learning Experience de Softwares Educacionais. Início: 2018. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Coorientador).

2.
Jonas Henrique Mendonça. Ferramenta para Recomendação de Conteúdo Baseada em Mineração de Dados Educacionais e Computação Cognitiva. Início: 2017. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

3.
Irene Andrea Velásquez Alegre Carvalho. Modelagem do Aprendizado Cognitivo: Uma Abordagem via Aprendizado por Reforço. Início: 2017. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

4.
David Brito Ramos. Um modelo baseado em trilhas de aprendizagem para a representação de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem. Início: 2016. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

5.
Marcos Daniel Cano. Mineração de dados eduacacionais e visualização de regras de associação sequenciais em ambientes virtuais de aprendizagem. Início: 2016. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

6.
Ville Caribas Lima de Medeiros. Proposta de uma Metodologia Ativa de Aprendizagem para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Início: 2016. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Coorientador).

7.
Erika Handa Nozawa. Uma proposta de modelagem de percepções e crenças de fatores e promoções do processo de resiliência em uma abordagem de agentes BDI: um enfoque para portadores de dificuldades de aprendizagem. Início: 2015. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

8.
Ketlen Karine Teles Lucena. Proposta de arquitetura para suporte a Mobile Learning em um modelo pedagógico apoiado por tecnologia. Início: 2013. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gercidara da Silva Lira. Desenvolvimento de um protocolo para testes de Aplicativos móveis e plugins para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gercidara da Silva Lira. Desenvolvimento de um protocolo para testes de aplicativos móveis e plugins para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Cícero Higor Gomes de Sousa. Adaptação de ontologias para um sistema de raciocínio baseado em casos para apoio ao ensino à distância. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Geovana de Souza Amaral. Um mecanismo para recomendação de grupos em um ambiente virtual de aprendizagem. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Filipe Dwan Pereira. Uso de um método preditivo para inferir a zona de aprendizagem de alunos de programação em um ambiente de correção automática de código. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

2.
Walter Takashi Nakamura. TUXEL: A Technique for User eXperience Evaluation in e-Learning. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Coorientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

3.
Ralph Breno Silva Ribeiro. Utilizando gamificação em um sistema de juiz online para engajar alunos de graduação em disciplinas iniciais de programação. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

4.
Ilmara Monteverde Martins Ramos. Recomendação para formação de grupos para atividades colaborativas utilizando a caracterização dos aprendizes baseada em trilhas de aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

5.
David Brito Ramos. Identificação do comportamento de usuários em um ambiente virtual de aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

6.
Oziel Coelho Antunes. Análise do desempenho de estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

7.
Elton Raniere da Silva Moura. Um ambiente colaborativo móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa para surdos. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

8.
Jath da Silva e Silva. Análise do comportamento de estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

9.
Wesley de Souza Viana. Um mecanismo para elaboração e acompanhamento de atividades com ciência de localização para ambientes virtuais de aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

10.
Erika Handa Nozawa. Esquema de integração de hipermídias adaptativas em ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, . Coorientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tammy Hikari Yanai Gusmão. Um sistema com Raciocínio Baseado em Casos para recomendação de ações pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

2.
Ayan Perez de Abreu. Desenvolvimento de um Sistema de Raciocínio Baseado em Casos para a Arquitetura Blended Learning do Centro de Educação a Distância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

3.
Wagner Gaspar. Aprendizagem da Língua Portuguesa com Dispositivos Móveis: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

4.
Denise Maciel Sena. Sistema de apoio à aprendizagem de matemática no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

5.
Carlos Grimm Moniz Junior. Desenvolvimento do módulo jurídico para compor o sistema da prefeitura de Manaus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

6.
Renato Borges de Souza. Tecnologia Aplicada a Negócios com Ênfase no Desenvolvimento de um Módulo de Sistema CRM de Apoio a Vendas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

7.
David Macedo Rodrigues. Tecnologia Aplicada a Negócios com Ênfase no Desenvolvimento de um Módulo de Serviços Baseado na Filosofia CRM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

8.
Geveson de Oliveira. Estudo e modelagem de um agente pedagógico inteligente que auxilie a manutenção da atenção do aluno no processo de aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

9.
Eron Santos. Desenvolvimento de um sistema de apoio aos produtores agrícolas do interior do estado do Amazonas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

10.
Clecio Junior. Estudo comparativo de métodos e técnicas de modelagem de agentes de software. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

11.
Ronaldo Nascimento Martins. Uma Arquitetura Open Source de Gerenciamento de Metadados no Padrão FGDC Baseada em um Servidor XML-Nativo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

12.
Marilu Jeffres Martins. Sistema de controle de processos judicial (e_SCPJ). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

13.
Erika Handa. Simulador E-JLPT: um software de apoio educacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

14.
Lúcia Helena Nobre Klem. Modelagem de workflow aplicada à gerência de documentos da qualidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

15.
Anne Elise Katsurayama. Um Estudo Comparativo dos Modelos GQM e PSM na Definição de Métricas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

16.
Karla Suguiyama Okada. Sistema de agendamento de consultas online. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Gabriel Reis e Silva. Revisão Sistemática de Literatura sobre Técnicas de Aprendizagem de Máquina em Jogos Educacionais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

2.
Gilmar Jóia de Figueiredo Costa Junior. Revisão Sistemática de Literatura sobre Ensino de Ciências Exatas através de dispositivos móveis. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

3.
Leonam Bernardo Soares Matos. Revisão Sistemática de Literatura sobre Ensino de Matemática através de dispositivos móveis. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

4.
Liliane Castro Silva. Estudo e implementação de recomendação de técnicas colaborativas no Moodle. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

5.
Tiago de Paula Custódio. Estudo de viabilidade do aplicativo Moodle Mobile. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.

6.
Cícero Higor Gomes de Sousa. Adaptação de Ontologias para um sistema de Raciocínio Baseado em Casos para apoio ao ensino à distância.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Harada Teixeira de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:32:41