Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1384082812482959
  • Última atualização do currículo em 27/03/2012


Possui graduação em História pela Universidade Santa Úrsula (1971), doutorado em 3 Eme Cycle En Sociologie de La Connaissance - Universite de Tours (Universite Francois Rabelais) (1978) e Pós-Doutora em Estudos Culturais pelo PACC/UFRJ. Atualmente é Pesquisadora Associada do Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Colaboradora da Escola de Belas Artes EBA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do conhecimento, sociologia da arte, arte, cultura brasileira, artes visuais, Estudos Culturais. Bolsista da UNESCO, em Paris, enquanto cursava o doutorado, sob a orientação de Jean Duvignaud. É portadora da Comenda das artes e das letras, que lhe foi concedida pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França. Tem traduções do francês, especialmente de textos da autoria do sociólogo Michel Maffesoli, publicados na Revista Z Cultural (Revista virtual do PACC). Recentemente organizou e escreveu o livro Profissão Artista (Aeroplano Editora), contendo prefácio honroso da Heloisa Buarque de Hollanda. Mentora do blog "Na Zaga e Nas Artes", criado em 10/11/2011. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz
Nome em citações bibliográficas
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, Departamento de História da Arte.
Avenida Trompowski s/n Prédio da Arquitetura, sala 704
Ilha do Fundão
21941-901 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25981643
URL da Homepage: www.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


1977 - 1978
Doutorado em 3 Eme Cycle En Sociologie de La Connaissance.
Universite de Tours (Universite Francois Rabelais), U.T., França.
Título: Os Utensílios urbanos e suas rerpresentações culturais na aptidão social no quadro da cidade do Rio de Janeiro, Ano de obtenção: 1978.
Orientador: Jean Duvignaud.
Bolsista do(a): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Palavras-chave: Sociologia do conhecimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1968 - 1971
Graduação em História.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.


Pós-doutorado


2005 - 2006
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Culturais.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Visitante do PACC, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Visitante, Carga horária: 3

Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador da EBA, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 6

Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Professora Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora, pesquisadora e responsável pela linha de pesquisa "Estudos da Imagem e representações culturais" (PPGAV-EBA/UFRJ) 2002-2003

Atividades

3/2005 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Arte II - Curso: Etnografia da Imagem: as pregas do olhar.
Metodologia de Pesquisa Curso: Sobre o horizonte das teorias práticas científicas da arte
3/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução das Artes Visuais II
7/2002 - Atual
Ensino, Mestrado em História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arte, cultura e seus reflexos etnográficos
Arte e Cotidiano
Etnografia da Imagem:pelos campos da arte
4/2001 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sócio-Econômicos III
Evolução das Artes Visuais II
7/1999 - Atual
Ensino, Mestrado em História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira: a arte de misturar
3/1999 - Atual
Ensino, Mestrado em História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Arte I
Antropologia da Arte: Cultura, etnografia e trajetórias
1/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes Revista Arte Ensaio, Revista da Pós Graduação Em Artes Visuais.

Cargo ou função
Membro de Conselho Editorial.
1/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Design, Revista Estudos Em Design.

Cargo ou função
Membro de Conselho Editorial.
1/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista Interfaces, Centro de Letras e Artes.

Cargo ou função
Membro de Conselho Editorial.
1/1997 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, Departamento de História da Arte.

Cargo ou função
Membro e Parecerista do Conselho Editorial da Revista Arte & Ensaios.
3/1988 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais.



Linhas de pesquisa


1.
Imaginário brasileiro e zonas periféricas


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Profissão Artísita - Prefácio de Heloisa Buarque de Hollanda
Descrição: Ela consiste, de primeiro, na discussão de questões problematizads no Brasil quanto ao que seja a formação e consequente desempenho profissional do artísita e, de segundo, no exame de uma categoria. a em evidência em nossos dias, movida por pouca informação a respeito das implicações econômicas, políticas, sociais e culturais nesse desempenho. São esses os aspectos que mais atuam na formação do artísita na qual se focaliza também o debate quanto a sua identidade ou identidades. Circuscrita ao poder, prestígio, reconhecimento, a originalidadedo estudo passa por aí e também pela etnografia concretizada com as entrevistas realizadas com as principais personagens do estudo. As entrevistas diretas ou outras via e-mail´s revelaram as falas dos artistas que constituem o cerne dos conteúdos variáveis entre positivos X negativos do que seja quem é artísta. Ao mesmo tempo as vozes dos artísitas mostram o que se dá no plano do mundo do trabalho e da profissionalização, entrecortados pela pós-modernidade, onde tudo é vacilante num Brasil, conforme Gilberto Freyre, pluriétinico e diversificado. No prelo a ser publicado pela Aeroplano Editora / FAPERJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
Pesquisa: "O artista em meio à arte e o indivíduo: trilhas do Imaginário Brasileiro nas zonas periféricas".
Descrição: Pesquisa: "O artista em meio à arte e o indivíduo: trilhas do Imaginário Brasileiro nas zonas periféricas". Resumo: Trata-se do texto (37 páginas) que se encontra (cópia xerox) com a pós-doutora Beatriz Resende, que coordena a pesquisa no campo dos Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ e programada pelo PPGAV-EBA/UFRJ, Linha de Pesquisa da Imagem e da Cultura (EBA/UFRJ). Ali discuto as implicações sociológicas do mito de Midas, no qual o segredo sinaliza as variações da força comunicacional problematizada da identidade (indivíduo) e da identificação (grupo) do artista. Interessa e muito dar a conhecer esses aspectos, tendo em vista a evidência da arte no plano das ações afirmativas. dela se lança mão para inclusão social no Brasil. A arte é, na verdade, o início documental da identidade brasileira. A iconografia efetuada sobre os desenhos e aquarelas da autoria de Jean Baptiste Debret (século XIX), bem como as iniciativas de D. João VI tornaram o estudo mais esclarecedores dessa relação. O ensaio é organizado em dois capítulos, analisando recortes de entrevistas concretizadas pela fala de artistas plásticos renomados, que se expressam por meio do pincel e de superfícies planares, sem ignorar as mudanças tecnológicas que se dão em nossos dias. O estudo examina essas narrativas, detendo-se nas categorias arte, artista, sociedade (Norbert Elias). Num 2º capítulo como conclusão mostram-se como a sociedade em representações revela o que é o artista, a arte e o indivíduo. O entrecruzamento da Sociologia da Arte com os Estudos Culturais demarca a etnografia realizada facilmente verificável nas referências bibliográficas que fundamenta a base teórica, empírica e metodológica da pesquisa, mostrando o que denomino de Zonas Periféricas. Depoimento de artistas francesas formam um contraponto com a alta voltagem criativa registrada nas artes plásticas no Brasil. Texto redigido: Augusto Rodrigues o fundador da Escolinha de Arte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz - Coordenador.
2005 - 2006
O artista em meio à arte e o indivíduo: nas trilhas do imaginário brasileiro
Descrição: Trata-se de examinar os significados sociológicos da categoria artista conectados ao debate da noção de indivíduo, tendo como pano de fundo a arte. São categorias importantes de serem estudadas hoje, tendo em vista as ações afirmativas que englobam, visando o que se entende como inclusão social. É evidente levar em conta aí a grande mola da criação, tal como é o Imaginário, no dizer de Jean Duvignaud que se situa que se situa social. Tornam-se, portanto, necessários de serem estudados, levando em conta os paradoxos peculiares ao Brasil para mais bem compreender o que somos e o que imaginamos ser, por meio do exercício de profissões delirantes, conforme Paul Valéry, peculiares ao artista. Ou seja, profissões que não são ligadas diretamente às profissões técnicas e rentáveis. Programou-se uma pesquisa etnográfica por meio da qual uma realidade social, segundo Marcel Mauss, aí-se edifica. Entrevistas com 10 artistas brasileiros ou que vivem no Brasil , e franceses possibilitarão detectar os contrastes quanto à experiência de vida, à trajetória, à formação, às relações com o mercado de trabalho. A Escola Francesa Sociologia ancorada na primorosa na Sociologia da Arte tornam viável apurar o que esses atistas têm em comum, apurando também quais são os componentes da prática artística nos trilhas que conduzem ao mundo escondido do Imaginário. Contará, em sua discussão com entrevistas feitas com mulheres idosas das camadas populares que, certamente, mostrarão as chaves do entendimento quanto ao que significa para elas ser artista, o indivíduo e arte. Projeto de pesquisa aprovado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporâneo/PACC-UFRJ Coordenadora Profª. Dra. Heloísa Buarque de Hollanda visando à obtenção do título de pós-doutorado na área de Estudos Culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - 2011
Curadoria Arte(s) Multifária(s)
Descrição: Trata-se da edição da Revista Z Cultural cuja curadoria foi realizada à convite da Coordenadora do PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporanea - Heloisa Buarque de Hollanda http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/publicacao/publicacoes/ano-vii/1/.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento/Especialidade: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto/Especialidade: Pesquisas Etnográficas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Prêmios e títulos


2010
Presidente do Comitê das Artes do Conselho de Minerva, UFRJ.
2009
Comenda Chevalier de l´ordre des Arts et des Lettres do Ministère de la Culture et de la Communication de France, Consulado da França no Rio de Janeiro.
2006
Conselheiro Emérita do Conselho de Minerva, Conselho dos Antigos Alunos e Diplomados da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2006
Chevalier de l'Ordre des Arts e des Lettres, Ministère de la Culture et de la Communication de France.
2001
Membro do Comitê de Recherche n/ 9, Association Internationale des Sociologues de Langue Française.
1999
Medalha Augusto Rodrigues, MinC / EAB / Casa de Ruy Barbosa.
1999
Prêmio Multicultural Estadão, Jornal O Estado de São Paulo.
1999
Exposição de Autores Judeus, Museu Judaico / Biblioteca Nacional.
1990
Conselheiro Emérita do Conselho de Minerva, Conselho dos Antigos Alunos e Diplomados da UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel2007ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Jean Duvignaud: uma obra pungente no campo da Sociologia da Arte. Arte e Ensaio, v. 13, p. 50, 2007.

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel2006ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. O artista em meio à arte e o indivíduo: trilhas periféricas no imaginário brasileiro. Arte e Ensaio, v. 12, p. 30, 2006.

3.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel2005 ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. O artista em meio à era do indivíduo. . Arte e Ensaio, PPGAV/EBA/UFRJ, n.11, 2005.

4.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel2004ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Identidade - eu, identidade, nós. O artista e a sociedade para além de simples opostos.. Poiésis (Niterói), UFF / Niterói, v. 5, n.6, p. 111-125, 2004.

5.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel2004ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel; Philippe DUBOIS . A FOTOGRAFIA DE MIGUEL RIO BRANCO: Documento Etnográfico da Luz, das Trilhas Periféricas, do Imaginário Brasileiro e Afins. Revista Z cultural (UFRJ), v. 03, p. 03, 2004.

6.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel2003ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. A(s) cultura (s) como forma(s) emblemática (s) do Imaginário. (no prelo). Revista da Pós-Graduação em Artes Instituto de Letras e Artes, EBA/UFRJ, v. 16, p. 203-212, 2003.

7.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel2000ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. A propósito do Imaginário e suas representações culturais. Arte e Ensaio, EBA/UFRJ, 2000.

8.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel1994ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Os caminhos de um Signo e o comércio do Desejo. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. ano 2, n.vol 2, p. 43-50, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Profissão Artista. 1. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2011. v. 01. 160p .

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Imaginário Brasileiro e zonas periféricas. Rio de Janeiro: Faperj / 7 Letras, 2005.

3.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel; KNAAN, Efrain . O resgate de uma trajetória. Hashomer Haszair (1946-1952). Rio de Janeiro: Editora Imprimatur, 2000.

4.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Dicionário de Educadores no Brasil (Do Brasil Colônia aos dias atuais)- Verbete Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2000.

5.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Resenha: Le primitivisme dans l´art moderne. In: Arte & Ensios. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.. Rio de JAneiro: Escola de Belas Artes / Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999.

6.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Augusto Rodrigues. O artista e a arte poeticamente.. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1990.

7.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. O impressionismo de Guido, um menino Bororo.. Rio de Janeiro: Editura Universitária Santa Úrsula, Finep/Museu Nacional/USU., 1990.

8.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Mulheres idosas: a iconografia da casa. . Rio de Janeiro: USU/CETMI, Vice-Reitoria Comunitária, 1990.

9.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Veios do lúdico. Por uma etnografia da mulher idosa.. Rio de Janeiro: USU/Funarte, 1986.

10.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Desenho espontâneos Karajá. . Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula/Texacodo Brasil S.A. / USU, 1979.

11.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Crianças à margem. Análise da criatividade confinada. . Rio de Janeiro: Editora Documentário, 1975.

12.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. A mocidade sem direitos. Algumas dimensões da violência no fenômeno da mudança.. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1973.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Resenhoa do livro: O imaginário brasileiro e zonas periféricas: algumas proposições da sociologia da arte. FAMECOS. mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, , v. nº 29, p. 149 - 150, 01 abr. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Objetos e coisas: feitos a mão, feitos em casa.. In: X Colóquio França-Brasil, 2004, Teresópolis, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel; HOLLANDA, H. B. ; REZENDE, Beatriz . A Fotografia de Miguel Rio Branco: documento etnográfico da luz, das trilhas periféricas do imaginário brasileiro e afins. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. O artista em meio à arte e o indivíduo: trilhas do Imaginário Brasileiro nas zonas periféricas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MASCELANI, Angela ; ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel . O Aluno Examina Etnograficamente a Coleção de Cerâmica Popular do Museo Casa do Pontal. Rio de Janeiro: Museo Casa do Pontal, 2008 (Resenha de Livro).

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Jean Duvignaud (921-2007) uma obra pungente no campo da sociologia da arte 2007 (Artigo).

3.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Francastel e Panofsky: o espaço como problema 2007 (Artigo).

4.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Augusto Rodrigues: o fundador da Escolinha de Arte do Brasil e o seu projeto: estas sobre o Imaginário Brasileiro e zonas periféricas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006 (Artigo).

5.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Da danação nasce a ordem: os sentidos sociológicos das trilhas periféricas no Imaginário Brasileiro 2006 (Artigo).

6.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Escolinha de Arte do Brasil. Rio de Janeiro 2006 (Artigo).

7.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Augusto Rodrigues - o fundador da Escolinha de Arte do Brasil e o seu projeto: notas sobre o Imaginário Brasileiro e Zonas Periféricas. Rio de Janeiro 2006 (Artigo).

8.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Mostra-debate LEar 2004 (Folder e cartaz).

9.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. 1o Encontro Estadual da ANPAP-EBA. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes/UFRJ, 2004 (Folder e Cartaz).

10.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Resenha do álbum de arte Éloge de l´individu.. Rio de Janeiro: EBA / UFRJ, 2004 (Artigo).

11.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. A Barbárie Face a Humano e a Pós Modernidade. Rio de Janeiro: Revista Z Cultural PACC/UFRJ, 2004. (Tradução/Artigo).

12.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Memória/Identidade 2003 (Artigo).

13.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Versão para o português da comunicação: Rio, la ville merveilleuse et se représentation culturelles dans l'imaginaire brésilien 2000 (Artigo).

14.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Versão para o português da comunicação: Rio, la ville merveilleuse et ses représentation culturelles dans l´Imaginaire brésilien. Québec: Université Laval, 2000. (Tradução/Outra).

15.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Francastel e Panofsky: o espaço como problema 1974 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. A fotografia de Miguel Rio Branco: o espaço como problema. 2007.

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. A fotografia de Miguel Rio Branco: documento etnográfico da luz das trilhas periféricas do Imaginário brasileiro e afins. 2007.

3.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Relatório científico referente aos trabalhos desenvolvidos para a edição do livro: Imaginário brasileiro e zonas periféricas pela Editora 7 Letras. 2005.

4.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Relatório de prestação de contas do financiamento recebido da FAPERJ para a edição do livro Imaginário e zonas periféricas. 2005.

5.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. A Mocidade sem Direitos. Algumas Dimensões da Violência no Fenômeno da Mudança. . 1973.


Demais tipos de produção técnica
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. O artista em meio à arte e o indivíduo: trilhas do imaginário brasileiro nas zonas periféricas. 2006. (apresentação de trabalho).

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. O artista em meio à arte e o indivíduo: trilhas periféricas no imaginário brasileiro. 2006. (Relatório de pesquisa).

3.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Evolução das Artes Visuais II. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Entre a leitura da arte e da pesquisa: perspectivas metodológicas contemporâneas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Sobre o horizonte das teorias e práticas científicas da arte. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Investigação científica e arte: instrumento e procedimento básicos para a elaboração de um projeto de pesquisa. 2005. (Curso de curta duração).

7.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. O artista em meio à arte e o indivíduo: nas trilhas do imaginário brasileiro. 2005. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Evolução das Artes Visuais II. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Sobre o horizonte das teorias e práticas científicas da arte (Disciplina: Metodologia da Pesquisa). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel; Will Vaz . Na Zaga e nas Artes. 2011 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Michel Maffesoli. A barbárie face ao humano e a pós-modernidade. 2008 (Tradução) .

3.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Imaginário brasileiro e zonas periféricas. Algumas proposições da Sociologia da Arte. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

4.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Imaginário brasileiro e zonas periféricas. Algumas proposições da Sociologia da Arte. 2005 (divulgação de livro) .

5.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Imaginário brasileiro e zonas periféricas. Algumas proposições da Sociologia da Arte. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

6.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Imaginário brasileiro e zonas periféricas. Algumas proposições da Sociologia da Arte. 2005 (Lançamento de livro) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Anita Fizon. As Casas de Barro na Região de Limiar: o barro cultural nas construções das casas de taipa e como pigmento pretórico nas obras de arte. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Vania Rocha Mattos. A construção da identidade brasileira no traço de Percy Lau. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Schecema Maria Pacheco de Macedo. Auto-retrato: O olhar do jovem sobre si mesmo. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Sandra Martins de Souza. Comunid'arte, favela, arte: a genese de quatro artistas autodidatas em Santa Teresa. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Alexandre Palma da Silva. A cor do invisível: o caso do Colégio Mário Quintana. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Luis Carlos Rocha de Oliveira. Análise da poética de Itaboraí (Est. do Rio) como proposta de utilização da indentidade cultural dos seus habitantes.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

7.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Cristina Lopes Cavallo. O Jardim e a Escada. A poética da Vida e da Obra de Nêgo e Selarón.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Maria Cristina dos Reis Amendoira. A Expressão Artísitica e a Esquisofrenia: o caso de Adelina Gomes por meio das imagens. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Daniel Bitter. A Bandeira e Máscara: um estudo sobre a circulação de objetos rituais nas Folias de Reis. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Virginia Todeschini Borges. Presença Carioca: estudos sobre a moda e a estéticfa corporal na cidade do RJ. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Catherine Arruda Ellwanger Fleury. Os lugares do artesanato do Ceará: a Estetização da Imagem na Publicidade Institucional. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Maria Cristina Reis Amendoeira. O caso de Adelina por meio de imagens A representação do feminino em uma esquisofrênica. 2005. Tese (Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Marcus Vinícius Dohmann Brandão. Os pintores de letras: um olhar etnográfico sobre as inscrições vernaculares urbanas. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Simone de Souza Mesquita. O estúdio Oliveira: resgate da memória paraense através da imagem. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Valéria Cristófalo. Deslocamento do spectrum: ficção e realidade na imagem numérica. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel; LUZ, Ângela Âncora da; MARTINEZ, José Maurício; RAMINELLI, Ronald. Participação em banca de Rosana Costa Ramalho de Castro. Imagens e Evidências: a missão francesa, a Academia Imperial de Belas Artes e a identidade monárquica na cidade do Rio de JAneiro do século XIX.. 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

10.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel; REZENDE, Beatriz; MASCELANI, Angela; MEDEIROS, Rogério; CUNHA, Guilherme Silva. Participação em banca de Isis Braga. Aloísio Magalhães: as faces culturais do design no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Paulo Antônio Pereira. A Oficina de Cinema e o Primeiro Filme. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Participação em banca de Virgínia Todeschini Borges. Presença carioca: estudos sobre a indumentária e a estética corporal na cidade do Rio de Janeiro. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Concurso para Professor Adjunto na área Ensino da Arte. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Exame de seleção ao mestrado e doutorado do PPGAV. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Exame de seleção ao mestrado e doutorado. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Casas de Convivência de Idosos: obras social da Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ.O Envelhecimento e as Formas Artísiticas (Projeto Retálhos de Memórias). 2008. (Outra).

2.
Conferência do Programa de PG do Instituto de Arte e Comunicação Social/UFRJ.A Fotografia de Miguel Rio Branco: documentos etnográficos. 2008. (Outra).

3.
Conferência Midiática Pronunciada por Michel Maffesoli - Sorbone - França.Unidade e Fragmentação no Mundo Pós-Moderno. 2008. (Outra).

4.
Coordenação do Curso A Psicanálise e o Envelhecimento Hoje.A Capacidade criadora de mulheres idosas: o ludico e a fantasia no Imaginário de mulheres idosas das camadas populares. 2008. (Outra).

5.
XVIIIème Congrès International des Sociologias de Langue Française (Congrès AISLF 2008). La Photographie de Miguel Rio Branco: documents ethnographiques imbrigués dans les chemins píripheriques de l´Imaginaire Brésilien. 2008. (Congresso).

6.
Reunião de Pesquisadores do Pós-Doutorado do PACC.A Fotografia de Miguel Rio Branco: documento etnográfico da luz, das trilhas periféricas do imaginário rasileiro e afins. 2007. (Outra).

7.
25ª Reunião Brasileira de Antropologia.25ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2006. (Outra).

8.
Arte na escola Semana de Arte, Ciência e Cultura.Ciclo de Debates Arte na Escola: Semana de Arte, Ciência e Cultura. 2006. (Outra).

9.
As dimensões imaginárias da natureza. XIV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário Congresso Internacional. 2006. (Congresso).

10.
Forum Mundial de Educação. Forum Mundial de Educação . 2006. (Congresso).

11.
Projeto: Viva Brasil _ Funarte.De portas abertas até você 2ª edição. 2006. (Outra).

12.
1º Encontro estadual da ANPAP/RJ com o tema: Pesquisas em andamento: CCBB 2005.Comunicação apresentada: Sociologia da arte: sujeitos e objetos de pesquisa. 2005. (Encontro).

13.
2 Jornada de Estudos Imagem e Cultura.Mediadora da 2 Jornada de Estudos Imagem e Cultura. 2005. (Outra).

14.
2ª Jornada de Estudos da Imagem e Cultura.Coordenadora de Mesa-redonda: 2ª Jornada de Estudos da Imagem e Cultura. 2005. (Outra).

15.
Curso intensivo de Arte-educação (CIAE).Escolinha de Arte do Brasil: as pegadas de Augusto Rodrigues no Imaginário Brasileiro. 2005. (Outra).

16.
Forum Social do Vale do Rio Paraíba. Arte e cidadania do idoso Mesa-redonda, participou como palestrante em 27 de outubro de 2005.. 2005. (Congresso).

17.
XIIº Encontro do Progama de Pós-Graduação em Artes Visuais - tema: Convergir arte e seus pares.Comunicação apresentada: A vocação convergente da sociologia da arte: subtexto do imaginário brasileiro nas zonas periféricas.com.br. 2005. (Encontro).

18.
XIIº Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais tema: Convergir arte e seus pares.Comunicação apresentada na mesa-redonda: A vocação convergente da sociologia da arte: subtexto do imaginário brasileiro nas zonas periféricas.com.br. 2005. (Encontro).

19.
XIº Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.Comunicação apresentada: As achegas à paisagem: presença permanente no imaginário brasileiro. 2005. (Encontro).

20.
XVIIº Encontro dos alunos do Programa de PG em Artes Visuais (PPGAV) da EBA - UFRJ. A vocação convergente da Sociologia da Arte: subtexto do Imaginário Brasileiro nas Zonas Periféricas.com.br. 2005. (Congresso).

21.
Curso Intensivo de Arte Educação.Temas Eternos. Novos objetos no Imaginário Brasileiro. 2004. (Seminário).

22.
Encontro Estadual da ANPAP - RJ.Sociologia da Arte: sujeitos e objetos de pesquisa.. 2004. (Encontro).

23.
I Encontro Estadual da ANPAP-RJ.Encontro Estadual da ANPAP-RJ Tema: Sociologia da arte: sujeitos e objetos de pesquisa. . 2004. (Encontro).

24.
Jornada da Linha de Pesquisa Estudos da Imagem e das Representações Culturais.Imaginário brasileiro e zonas periféricas. 2004. (Outra).

25.
Jornada em Arte e Educação.Jornada de Arte e Educação da UFRJ. 2004. (Encontro).

26.
Metodologias em Arte e Educação.Arte x Educação Artística: Interfaces do Imaginário Brasileiro.. 2004. (Encontro).

27.
Mostra debates.Jornada em Arte Educação da UFRJ. 2004. (Outra).

28.
X Colóquio França-Brasil.Objetos e coisas: feitos a mão, feitos em casa. 2004. (Encontro).

29.
XI Encontro de Pós-Graduação em Artes Visuais.XI Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais . 2004. (Encontro).

30.
XI Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV).Coordenadora de uma mesa- redonda no XI Encontro do Programa de Pós- Graduação e, Artes Visuais (PPGAV). 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZOLADZ, Rosza Wigdorowicz Vel. Seminário Ícones da(s) Arte(s) no Rio de Janeiro. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vania Rocha Mattos. A construção da identidade brasileira no traço de Percy Lan. Início: 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Virgínia Todeschini Borges. Presença carioca: estudos sobre a indumentária e a estética corporal na cidade do Rio de Janeiro. Início: 2003. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Maria Tavares Cavalcanti. A representação do feminino em sua esquisofrenia: o caso de Adelina Gomes através de imagens. Início: 2001. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).

3.
Marcus Vinicius Dohmann Brandão. Os pintores de letras: um olhar antropológico sobre as inscrições vernaculares. Início: 2000. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Catharine Arruda Ellwanger Fleuri. O lugar do artesanato na publicidade: a estetização do mito das três raças. Início: 1999. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elizabete de Castro Mendonça. Imagem fotográfica na República Velha: um estudo sobre a coleção Rondon do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz.

Tese de doutorado
1.
Marcus Vinicius Dohmann Brandão. Os pintores de letras: um olhar antropológico sobre as inscrições vernaculares. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes, . Orientador: Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz.

2.
Catharine Arruda Ellwanger Fleuri. O lugar do artesanato na publicidade: a estetização do mito das três raças. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes, . Orientador: Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz.

3.
Maria Tavares Cavalcanti. A representação do feminino em sua esquisofrenia: o caso de Adelina Gomes através de imagens. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz.

4.
Elizabete de Castro Mendonça. Tessauros de folclore e cultura popular: genesis e significados socioculturais dos conceitos de artista popular e artesão (1987-2004). 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:25:37