Suzana Ursi

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  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Possuo graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (área de Botânica) pela Universidade de São Paulo (2000-2005), sendo parte do trabalho desenvolvido nas Universidades de Uppsala e Estocolmo (Suécia 2001-2002). Sou Professora Doutora do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, contratada para atuar na área de Ensino de Botânica, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atuo como orientadora do Programa de Pós-Graduação desse departamento, bem como do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Minha pesquisa foca-se em duas linhas principais - (Linha 1) Percepção e Educação Ambiental em ecossistemas marinhos e costeiros (com foco principal em biodiversidade e mudanças climática globais), enfatizando desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. (Linha 2) Formação de professores e conhecimentos docentes, tendo o PCK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - Schuman e seguidores) como principal referencial teórico. Atualmente, investigamos diferentes aspectos do PCK e seu desenvolvimento em professores em formação inicial (participantes do PIBID) e também professores, seja em formação inicial ou continuada, envolvidos com experiências em Educação a Distância. Nesta última linha, além de aspectos do PCK, investigamos desenvolvimento e avaliação de ferramentas didáticas (como textos, imagens, animações, fóruns), papel e motivação de tutores, bem como motivação e aprendizagem de cursistas. A Ficologia é uma linha complementar de pesquisa, em especial a diversidade intraespecífica de representantes do gênero de grande importância econômica Gracilaria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suzana Ursi
Nome em citações bibliográficas
URSI, S.;URSI, SUZANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências.
Rua do Matão, trav. 14, nº 321
Butantã
05508090 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30917550
Ramal: 7550
URL da Homepage: http://www.botanicaonline.com.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Diversidade intraespecífica de Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta): crescimento, fotossíntese, pigmentos, polissacarídeos e genes da ficoeritrina de linhagens selvagens e variantes., Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Estela Maria Plastino.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Gracilaria birdiae; variantes pigmentares; crescimento; fotossíntese; polissacarídeos; següenciamento de genes.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Fabricação de Produtos Químicos; Produtos e Processos Biotecnológicos.
1998 - 2000
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Crescimento in vitro de Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta): análise da diversidade intraespecífica.,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Estela Maria Plastino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Gracilaria; crescimento; diversidade intraespecífica; regressão linear; variantes pigmentares; estádio reprodutivo.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
1995 - 1998
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Crescimento de variantes pigmentares e espécimes selvagens de Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta).
Orientador: Estela Maria Plastino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2009
Extensão universitária em III Curso de Pedagogia Universitária - USP. (Carga horária: 260h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em Aprendizado Eletrônico - Moodle. (Carga horária: 6h).
Coordenadoria de Tecnologia da Informação - USP, CTI - USP, Brasil.
2007 - 2007
Ensino Particular: a escola com uma nova agenda.. (Carga horária: 2h).
Colégio Dante Alighieri, COLÉGIO DANTE, Brasil.
2007 - 2007
Christmas Lectures - Antártica. (Carga horária: 2h).
British Council e Instituto de Pesquisas Antárticas da USP,, IPA, Brasil.
2007 - 2007
Seminários ?Competições no Ensino de Física?. (Carga horária: 9h).
Associação Paulista de Professores de Física, APROFI, Brasil.
2007 - 2007
"Qual conhecimento". (Carga horária: 2h).
Colégio Dante Alighieri, COLÉGIO DANTE, Brasil.
2007 - 2007
Neurociência. (Carga horária: 2h).
Colégio Dante Alighieri, COLÉGIO DANTE, Brasil.
2006 - 2006
Formação contiuada em robótica e física. (Carga horária: 8h).
Colégio Dante Alighieri, COLÉGIO DANTE, Brasil.
2006 - 2006
Uma iniciação à metodologia científica da pesquisa. (Carga horária: 10h).
Escola Politécnica, USP, POLI USP, Brasil.
2005 - 2005
Ensino à distância: moodle como instrumento. (Carga horária: 4h).
Uniesp, UNIESP, Brasil.
2004 - 2004
Evolutionary genetics, comparative biology, evolu.. (Carga horária: 12h).
Instituto de Biociências da USP, IB-USP, Brasil.
2002 - 2002
Fundamentos teóricos dos métodos de biol. mol.. (Carga horária: 20h).
Instituto de Ciências Biomédicas, USP, ICB, Brasil.
2002 - 2002
Técnicas de redação para publicação em ciências. (Carga horária: 12h).
instituto de Biociências, USP, IB USP, Brasil.
2002 - 2002
Planejando e otmizando a reação de PCR. (Carga horária: 16h).
Instituto de Ciências Biomédicas, USP, ICB, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Radioproteção - uso, preparo e manuseio de fontes. (Carga horária: 40h).
Instituto de Biociências da USP, IB-USP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Perspectivas Para El Uso y Producción de Macroalga. (Carga horária: 40h).
Universidade de Concepción, UC-CHILE, Chile.
2000 - 2000
Plantas Trangênicas. (Carga horária: 6h).
Instituto de Biociências da USP, IB-USP, Brasil.
2000 - 2000
Modelagem do Ciclo de Carbono e Mudanças Globais. (Carga horária: 6h).
Instituto de Biociências da USP, IB-USP, Brasil.
1999 - 1999
Origem e evolução das plantas cultivadas. (Carga horária: 8h).
Instituto de Biociências da USP, IB-USP, Brasil.
1996 - 1996
Análise de Comunidades Marinhas. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
----Disciplinas de Graduação (1) Introdução ao Ensino de Biologia - Obrigatória (Núcleo Básico Comum) (2) Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia - Obrigatória (Licenciatura) (3) Ensino-aprendizagem de Botânica para o Ensino Médio - Optativa eletiva (4) Estratégias e recursos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia - Optativa Eletiva (5) Atividades Acadêmico-Científico-Culturais II - Obrigatória (Licenciatura) ---- Disciplinas de Pós-Graduação (1) Botânica Contextualizada (Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP) (2) Preparação Pedagógica em Biologia (Programa do Instituto de Biociências da USP) ---- Comissões e colegiados (Comissão de Cultura e Extensão IBUSP, Comissão Coordenadora de Curso IBUSP, Comissão de Pós-Graduação Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP, Congregação IBUSP, Conselho do Departamento de Botânica IBUSP. ---- Atualmente sou: (1) Presidente da COC - IBUSP (2) Membro titular da Comissão de Pós-graduação do Programa Interunidades em Ensino de Ciências


Colégio Dante Alighieri, COLÉGIO DANTE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor de Ciências, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
- Professora orientadora do curso de iniciação científica para jovens, CientistaAprendiz (nonos anos do Ensino Funjdamnetal, Ensino Médio) - Professora rergular (sexto e sétimo ano) - Professora de laboratório (sexto, sétimo, oitavo, nono anos) - Professora substituta (nono ano)


Faculdades Renascença, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Doutor, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12
Outras informações
Licenciatura em Ciências Biolpogicas. Disciplinas: BotânicaI, Botânica II, Ecologia Geral, Ecologia Animal e Vegetal, Biologia Geral.


Med pré-vestibulares, MED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 2
Outras informações
Professora de Biologia nas frentes: botânica, zoologia e fisiologia animal. Participação em curso preparatório para o ENEM. Palestras em "Tópicos atuais de Biologia".



Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Percepção ambiental e biodiversidade: desenvolvimento e avaliação de atividades didáticas em ambientes marinhos e costeiros - Programa BIOTA/FAPESP
Descrição: Conhecer a Percepção ambiental de estudantes e professores do Ensino Básico sobre os ambientes marinhos e costeiros é uma importante etapa no desenvolvimento e aprimoramento de atividades de campo que visem promover a Educação Ambiental de forma efetiva, contribuindo para a conservação desses ambientes e de sua biodiversidade. O Projeto Trilha Subaquática (TS) disponibiliza esse tipo de atividade de campo e pode ser enquadrado entre as ações que promovem a divulgação do conhecimento gerado no programa BIOTA/FAPESP. Assim, é alvo do presente projeto de pesquisa, que pretende contribuir com a discussão sobre propostas didáticas para a abordagem do tema biodiversidade marinha e costeira no Ensino Básico a partir da avaliação e aprimoramento de atividades de campo. A investigação terá seu foco na Percepção Ambiental de estudantes e professores, bem como nas mudanças que tais percepções possam sofrer a partir das atividades didáticas realizadas. Os objetivos específicos são (1) investigar a Percepção Ambiental de estudantes e professores do Ensino Básico que participarão de atividades de campo do TS, verificando a possível influência de tais atividades na Percepção Ambiental desses sujeitos; (2) desenvolver materiais didáticos sobre a biodiversidade marinha e costeira, em parceria com professores em formação que irão participar das atividades de campo; (3) adaptar, por meio da criação de versões digitais, esses materiais para serem disponibilizados no link Biota Educação do site do programa BIOTA/FAPESP; (4) investigar as concepções de meio ambiente contidas nesses materiais elaborados pelos professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Suzana Ursi - Coordenador / Flavio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Valéria Marques Oliveira - Integrante.
2012 - 2015
Estudos populacionais em Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta): aspectos fisiológicos e moleculares - USP/COFECUB (Comité Français d´Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Suzana Ursi - Integrante / Estela MAria Plastino - Coordenador.
2010 - 2012
Biodiversidade Marinha no Ensino Básico: desenvolvimento e avaliação de propostas didáticas.
Descrição: A aproximação entre universidade e escola, por meio de atividades de extensão uiversitária, pode gerar benefícios sociais relevantes por ser um dos fatores potencialmente promotores da melhoria da educação básica. O Projeto Trilha Subaquática Virtual nas Escolas (TSVE) é uma atividade de extensão que pode ser enquadrada entre as ações que promovem a divulgação do conhecimento gerado no programa BIOTA/FAPESP por meio de atividades educativas. Seu objetivo é disponibilizar informações sobre o mergulho, o ambiente marinho e sua biodiversidade visando ampliar o conhecimento e sensibilizar os participantes para questões referentes à conservação de tal ambiente. O presente trabalho pretende contribuir com a discussão sobre propostas didáticas para a abordagem do tema biodiversidade marinha no Ensino Básico a partir da avaliação e aprimoramento da TSVE. A investigação terá seu foco nas concepções que os alunos participantes apresentam sobre o ambiente marinho e sua conservação, bem como nas mudanças que tais concepções possam sofrer a partir da atividade. Pretende-se: (1) desenvolver materiais didáticos que irão compor a TVSE e que possam também ser utilizados em outras sequências didáticas; (2) adaptar, por meio da criação de versões digitais, os materias didáticos desenvolvidos durante a presente investigação para serem disponibilizados no link Biota Educação do site do programa BIOTA/FAPESP; (3) comparar, por meio de semi-experimento, as concepções de estudantes do Ensino Básico que participarem da TVSE em 2010-2011 sobre o ambiente marinho e sua conservação antes e após a realização da atividade; e (4) acompanhar, por meio de um estudo de caso, a evolução das concepções sobre o ambiente marinho e sua conservação de estudantes e do professor de uma classe do Ensino Fundamental que participará da TSVE. Projeto aprovado na chamada especial do Programa BIOTA/FAPESP sobre Biodiversidade Marinha.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Suzana Ursi - Coordenador / Flavio Augusto de Souza Berchez - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Trilha Interpretativa Subaquática - uma atividade de educação ambiental para o ambiente marinho
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2016
PIBIB - Subprojeto Biologia - USP
Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES. O IBUSP contou com 28 bolsistas, envolvidos com atividades em 4 escolas da rede pública de Ensino com a supervisão de 4 professores dessas escolas. Conta ainda com duas coordenadoras de área: Suzana Ursi e aDaniela Scarpa. Nosso projeto baseia-se no Ensino por investigação sobre diferentes áreas da biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2015
InovaBio: Por um ensino e aprendizagem novos de Biologia
Descrição: Projeto destina-se a promover inovações nos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) do Instituto de Biociências da USP, atuando sobre o ensino-aprendizagem em diferentes disciplinas oferecidas pelo instituto, bem como em ações que promovam a formação continuada dos docentes dese Instituto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2012 - Atual
Periódico: Química Nova na Escola (Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi
2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
2017 - Atual
Periódico: Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Formação de professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Ficologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Primeira colocação na Categoria Ciências Humanas. Cassanti AC, Cassanti AC, Fernandes FS, Tonidandel SMR, Ursi S. Consciência e ação, FEBRACE 2009 (Escola Politécnica da USP).
2009
Terceira colocação na categoria "Melhor estande" Cassanti AC, Cassanti AC, Fernandes FS, Tonidandel SMR, Ursi S. Consciência e ação, FEBRACE 2009 (Escola Politécnica da USP).
2009
Primeira Colocação por Excelência em Ciências Sociais e Comportamentais. Cassanti AC, Cassanti AC, Fernandes FS, Tonidandel SMR, Ursi S. Consciência e ação, INTEL-ISEF (International Science and Engineering Fair) em Reno, Nevada, USA.
2008
Prêmio MMA - Ministério do Meio Ambiente. Ana Clara Cassante. Microbiologia Democrática. (orientadora: Suzana Ursi), 51º Concurso CIENTISTAS DE AMANHÃ - 60ª Reunião Anual da SBPC.
2008
Terceira Colocação na categoria Ciências Humanas. Cassanti AC, Cassanti AC, Fernandes FS, Tonidandel SMR, Ursi S. Consciência e ação, Mostratec 2008 - Fundação Liberato (Porto Alegre).
2007
Terceira colocação na categoria Ciências Humanas. Cassanti AC, Cassanti AC, Araujo EM, Ursi S.Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores., Mostratec 2007 - Fundação Liberato (Porto Alegre).
2007
Trabalho indicado para representar o Brasil na ?31ª Feira Nacional de Ciência y Tecnologia Juvenil da Argentina?. Cassanti AC., Cassanti AC, Araujo EE, Ursi. Microbiologia Democrática., Ministério da Ciência e Tecnologia (Brasil).
2007
Primeira colocação na categoria Ciências Humana. Cassanti AC, Strauss, C, Araujo EE, Ursi S. Microbiologia Democrática., FEBRACE 2007 (Escola Politécnica da USP).
2004
Segunda colocação na categoria pós-graduação - Prêmio Joly. Crescimento no mar e rendimento de ágar de linhagens selvagens e uma variante verde de Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta)., Sociedade Brasileira de Ficologia (Salvador, Bahia).


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:6
Total de citações:85
Fator H:4
Ursi, Suzana  Data: 24/08/2017

SciELO
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
Suzana Ursi  Data: 24/08/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:6
Total de citações:81
Suzana Ursi  Data: 24/08/2017

Outras
Total de trabalhos:53
Total de citações:270
Suzana Ursi - https://scholar.google.com.br/citations?user=A6yU7uIAAAAJ&hl=pt-BR  Data: 24/08/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
URSI, SUZANA2018 URSI, SUZANA; Towata N . ENVIRONMENTAL PERCEPTION ABOUT MARINE AND COASTAL ECOSYSTEMS: EVALUATION THROUGH A RESEARCH INSTRUMENT BASED ON MODEL OF ECOLOGICAL VALUES. PROBLEMS OF EDUCATION IN THE TWENTY FIRST CENTURY, v. 76, p. 393-405, 2018.

2.
URSI, SUZANA2017URSI, SUZANA; BIZERRA, ALESSANDRA FERNANDEZ ; VISCONTI, MARIA APARECIDA . Promoção da Autonomia do Estudante: Experiência Vivenciada na Disciplina Estratégias e Instrumentos Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia (IB-USP). Revista de Graduação USP, v. 2, p. 75-81, 2017.

3.
Barbosa P.P.2017Barbosa P.P. ; Towata N ; Saito LC ; URSI, S. . Science Education: how some Brazilian and international journals approached the theme in 2010-2014 .. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE), v. 12, p. 290-297, 2017.

4.
KATON, G. F.2017KATON, G. F. ; Towata N ; BERCHEZ, FLÁVIO AUGUSTO S. ; URSI, S. . Social Representation of Marine and Coastal Environments: a perspective of teachers from southeast coast of Brazil.. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE), v. 12, p. 298-304, 2017.

5.
Towata N2017Towata N ; URSI, S. . Perception and connectedness with marine and coastal environments: the perspective of basic education and undergraduate students from two Brazilian cities.. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE), v. 12, p. 256-263, 2017.

6.
BERCHEZ, FLÁVIO AUGUSTO S.2016 BERCHEZ, FLÁVIO AUGUSTO S. ; GHILARDI-LOPES, NATALIA PIRANI ; CORREIA, MONICA DORIGO ; SOVIERZOSKI, HILDA HELENA ; PEDRINI, ALEXANDRE DE GUSMÃO ; URSI, SUZANA ; KREMER, LAURA PIOLI ; ALMEIDA, RENATO DE ; SCHAEFFER-NOVELLI, YARA ; MARQUES, VALÉRIA ; BROTTO, DANIEL SHIMADA . Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network). BRAZILIAN JOURNAL OF OCEANOGRAPHY (ONLINE), v. 64, p. 137-156, 2016.

7.
BARBOSA, P. P.2016BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; URSI, S. . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino contextualizado de 'Fotossíntese': uma proposta para o Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 2244-2255, 2016.

8.
URSI, S.2016URSI, S.; TOWATA, N. ; Saito LC ; BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; VIANA, A. O. ; BERCHEZ, Flavio . Influências do Projeto Trilha Subaquática na Percepção de estudantes sobre ambientes marinhos e costeiros. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 3524-3536, 2016.

9.
BIZERRA, ALESSANDRA2016BIZERRA, ALESSANDRA ; HADDAD, HAMILTON ; URSI, SUZANA . Inovações Didáticas na Disciplina Introdução ao Ensino de Biologia: Conversas entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista de Graduação USP, v. 1, p. 81-83, 2016.

10.
MACEDO, M.2016MACEDO, M. ; URSI, S. . BOTÂNICA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA VEGETAL. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 8, p. 2723-2733, 2016.

11.
ARAÚJO, F. O.2014ARAÚJO, F. O. ; URSI, S. ; PLASTINO, E. M. . Intraspecific variation in Gracilaria caudata (Gracilariales, Rhodophyta): growth, pigment content, and photosynthesis. Journal of Applied Phycology, v. 26, p. 849-858, 2014.

12.
Uchiyama, S.2014Uchiyama, S. ; BERCHEZ, Flavio ; URSI, S. . IMPACTOS DAS MUDANÇAS GLOBAIS EM AMBIENTES MARINHOS E SUA BIODIVERSIDADE: CONCEPÇÕES DE MONITORES AMBIENTAIS EM FORMAÇÃO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6802, 2014.

13.
KATON, G. F.2014KATON, G. F. ; TOWATA, N. ; BERCHEZ, Flavio ; URSI, S. . PERCEPÇÃO DE AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS: UMA VISÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2648, 2014.

14.
MEDEIROS, P.2014MEDEIROS, P. ; TOWATA, N. ; URSI, S. . PLÂNCTON MARINHO: O QUE PENSAM ESTUDANTES DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5901, 2014.

15.
DANDALO, R.2014DANDALO, R. ; LEME, J. S. ; URSI, S. . BIOTECNOLOGIA VEGETAL NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR REFLEXÕES E A TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 4298, 2014.

16.
LEME, J. S.2014LEME, J. S. ; URSI, S. . CICLOS DE VIDA DAS PLANTAS: UMA VISÃO INTEGRADORA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 4288, 2014.

17.
BARBOSA, P. P.2014BARBOSA, P. P. ; URSI, S. . O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NOS CURSOS À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA BOTÂNICA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6185, 2014.

18.
URSI, S.2014URSI, S.; BARBOSA, P. P. . FOTOSSÍNTESE: ABORDAGEM EM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA OFERECIDO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTANCIA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6197, 2014.

19.
FRANCO, C.O.2014FRANCO, C.O. ; URSI, S. . AS PLANTAS E SUA EXUBERANTE DIVERSDADE: TRABALHANDO COM REGISTROS FOTOGRÁFICOS NA ÁREA VERDE DO CEU EMEF VILA ATLÂNTICA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 1220, 2014.

20.
SAVIETTO, S. F.2014SAVIETTO, S. F. ; KATON, G. F. ; TOWATA, N. ; BERCHEZ, Flavio ; URSI, S. . AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS: QUAL A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO?. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6746, 2014.

21.
Saito LC2014Saito LC ; URSI, S. . POKEMONS INVADEM A PROVA DE CLADÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5104, 2014.

22.
Silva, JR2014Silva, JR ; Saito LC ; Towata N ; Prestes MEB ; SANO, P. T. ; URSI, S. . Concepções dos Estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo.. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 517-530, 2014.

23.
URSI, S.;URSI, SUZANA2013URSI, S.; Costa, V.L. ; Hayashi, L. ; Pereira, R.T.L. ; Paula, E.J. ; Plastino, EM . Intraspecific variation in Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta): growth, and agar yield and quality of color strains under aquaculture. Botanica Marina, v. 56, p. 241-248, 2013.

24.
KATON, G. F.2013KATON, G. F. ; Towata N ; BERCHEZ, Flavio ; OLIVEIRA, V. M. ; URSI, S. . Percepção de estudantes que vivem distantes do litoral sobre o Ambiente Marinho. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 1342-1347, 2013.

25.
Towata N2013Towata N ; KATON, G. F. ; BERCHEZ, Flavio ; URSI, S. . Ambiente marinho, sua preservação e relação com o cotidiano: influência de uma exposição interativa sobre as concepções de estudantes do Ensino Fundamental. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3554-3559, 2013.

26.
URSI, S.;URSI, SUZANA2013URSI, S.; Towata N ; KATON, G. F. ; BERCHEZ, Flavio . Influência de exposição interativa sobre ambiente marinho e sua biodiversidade nas concepções de meio ambiente de estudantes do Ensino Fundamental. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3575-3580, 2013.

27.
SIlva, JRS2012SIlva, JRS ; Nunes, FPB ; Spelta LMPB ; Prestes MEB ; URSI, S. . Ensino por pesquisa: análise de uma proposta para estudantes do Curso de Ciências Biológicas. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, p. 253-272, 2012.

28.
SPELTA LMPB2012SPELTA LMPB ; NUNES, F. P. B. ; SIlva JR ; Prestes MEB ; URSI, S. . A pesquisa-ação na prática docente na disciplina Introdução ao Ensino de Biologia do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 71-92, 2012.

29.
Cassanti AC (Ana Cláudia Cassanti)2010Cassanti AC (Ana Cláudia Cassanti) ; CAssanti AC (Ana Clara Cassanti) ; Fernades FS ; Tonidandel, S.M.R. ; URSI, S. . Projeto "Consciência e ação": estudantes do ensino básico como protagonistas no processo de educação ambiental. Revista da SBEnBIO, v. 3, p. 3409-3420, 2010.

30.
MIYAZAWA FM2010MIYAZAWA FM ; URSI, S. . Avaliação da aprendizagem de conceitos ecológicos a partir da sequência didática "Biomas Brasileiros". Revista da SBEnBIO, v. 3, p. 3151-3162, 2010.

31.
SIlva JR2010SIlva JR ; NUNES, F. P. B. ; SPELTA LMPB ; Prestes MEB ; URSI, S. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM PESQUISA EM DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIA NO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA USP. Revista da SBEnBIO, v. 3, p. 1493-1501, 2010.

32.
Towata N2010Towata N ; URSI, S. ; Santos, D.C. . ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE O ?ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA?. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 3, p. 1603-1612, 2010.

33.
URSI, S.;URSI, SUZANA2010URSI, S.; DESSEN EB ; Towata N . ?DESCOBRINDO O MUNDO MICROSCÓPICO?: PROGRAMA PARA O NOVO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA DA ESTAÇÃO CIÊNCIA (USP). Revista da SBEnBIO, v. 3, p. 4074-4084, 2010.

34.
URSI, S.;URSI, SUZANA2010URSI, S.; Pirani-Guilardi N ; Amancio CE ; Ribeiro HL ; Towata N ; BERCHEZ, Flavio . PROJETO ?TRILHA SUBAQUÁTICA VIRTUAL NAS ESCOLAS?: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA SOBRE O AMBIENTE MARINHO E SUA BIODIVERSIDADE.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 3, p. 3821-3829, 2010.

35.
Cassanti A. Cláudia2008Cassanti A. Cláudia ; Cassanti, A. Clara ; Araujo, E.E. ; URSI, S. . Microbiologia Democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores.. Enciclopédia Biosfera, v. 8, p. 1-23, 2008.

36.
Hemriques, D.C.2008Hemriques, D.C. ; Moraes, C.Z. ; Araujo, E.E. ; URSI, S. . Coloração de corpos d´água como indicadores de poluição.. Enciclopédia Biosfera, v. 8, p. 1-12, 2008.

37.
URSI, S.;URSI, SUZANA2008URSI, S.; Guimarâes, M. ; Plastino, E.M. . Deleterious effects of TRIS buffer on growth rates and pigment content of Gracilaria birdiae Plastino & E.C. Oliveira (Gracilariales, Rhodophyta).. Acta Botanica Brasílica (Impresso), v. 22, p. 891-896, 2008.

38.
Plastino, E.M.2004 Plastino, E.M. ; URSI, S. ; Fujii, M.T. . Color inheritance, pigment characterization, and growth of a rare light green strain of Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta).. PHYCOLOGICAL RESEARCH, v. 52, p. 45-52, 2004.

39.
URSI, S.;URSI, SUZANA2003 URSI, S.; Plastino, E.M. ; Pedersen, M. ; Snoeijs, P . Intraspecific variation of photosynthesis, respiration and phoprotective carotenoids in Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta).. MARINE BIOLOGY, v. 142, p. 997-1107, 2003.

40.
URSI, S.;URSI, SUZANA2001URSI, S.; Plastino, E.M. . Crescimento in vitro de linhagens de coloração vermelha e verde clara de Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta) em dois meios de cultura: análise de diferentes estádios reprodutivos.. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 24, n.4(suple), p. 587-594, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
URSI, S.; SCARPA, D. (Org.) . Ensino de Ciências por Investigação: Sequência didática ?Enigma do Costão Rochoso?. 1. ed. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2016. 63p .

2.
URSI, S.; SCARPA, D. (Org.) . Ensino por investigação: sequência didática |'Mata Atlântica x Restinga'.. 1. ed. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2016. 39p .

3.
BIZERRA, A. F. ; URSI, S. . Introdução aos Estudos da Educação. In: Lopes, S.G.B.C. e Visconti, M.A. (Orgs) Licenciatura em Ciências. UNIVESP.. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2014.

4.
URSI, S.; VISCONTI, M. A. (Org.) ; Brandimarte, AL (Org.) . Biodiversidade: estratégias de ensino para a Educação Básica.. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2012. 90p .

5.
URSI, S.; Bizerra, A. (Org.) ; VISCONTI, M. A. (Org.) . Ambiente Marinho e Biodiversidade: estratégias de ensino para a Educação Básica.. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2012. 97p .

6.
URSI, S.. Elaboração de relatórios científicos: informações básicas para jovens investigadores dos ensinos fundamental e médio.. 1. ed. São Paulo: Depasrtamento de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo., 2008. 41p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEDRINI, A. G. ; URSI, S. ; BERCHEZ, Flavio ; CORREIA, M. D. ; SOVIERZOSKI, H. ; MOCHEL, F. R. . Metodologia em educação ambiental para a conservação socioambiental dos ecossistemas marinhos.. In: Pedrini, A.G e Saito, C.H.. (Org.). Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental.. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2014, v. , p. 132-151.

2.
URSI, S.. Classificação dos animais. In: Ana Lúcia Brandimarte; Déborah Yara Alves Cursino dos Santos. (Org.). INstrumentação para o Ensino de Ciências. 1ed.São Paulo: Instituto de Biociências - USP, 2005, v. 1, p. -.

3.
URSI, S.. Alavancas. In: Ana Lúcia Brandimarte; Déborah Yara Alves Cursino dos Santos. (Org.). Instrumentação para o Ensino de Ciências. 1ed.São Paulo: Instituto de Biociências - USP, 2005, v. 1, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
URSI, S.. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores.. Jornal Jovem, 12 jul. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
URSI, SUZANA; Barbosa P.P. ; Saito LC ; Towata N ; CRUZ, P. D. R. ; AROUCA, M. . Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Algas de estudantes de licenciatura em Biologia. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. p. 1-10.

2.
BARBOSA, P. P. ; FRANCO, C.O. ; SANTOS, C. F. ; YOSHIDA, M. N. ; URSI, S. . OLHO HUMANO E A VISÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR, CONTEXTUALIZADO E ANCORADO NO USO DE TDIC. In: II Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 1, 2017, Campo Grande. Avanços e Desafios no Ensino de Ciências e Biologia - Anais do III EREBIO - Regional 1, 2017. p. 574-579.

3.
ALUANI, T. ; SOUZA, R. A. L. ; URSI, S. . Introdução à metodologia Científica: abordagem investigativa para uma tradicional prática sobre desenvolvimento vegetal. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 1, 2017, Campo Grande. Avanços e Desafios no Ensino de Ciências e Biologia - Anais do III EREBIO - Regional 1, 2017. p. 469-474.

4.
URSI, S.. POSSIBILIDADE E DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATO SOBRE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 1, 2017, Campo Grande. Avanços e Desafios no Ensino de Ciências e Biologia - Anais do III EREBIO - Regional 1, 2017. p. 52-57.

5.
URSI, S.; TOWATA, N. ; Saito LC . Análise da Percepção Ambiental sobre ecossistemas marinhos e costeiros de licenciandos ingressantes em programa de formação docente. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.

6.
BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; BUENO, C. A. ; URSI, S. . As Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino: como professores de Biologia têm utilizado animações?. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.

7.
URSI, S.; Towata N . Relation between marine environment and quotidian: what are the spontaneous concepts of students?. In: 10th Annual Hawaii International Conference on Education, 2012, Honolulu. 10th Annual Hawaii International Conference on Education-anais, 2012.

8.
MACEDO, M. ; KATON, G. F. ; Towata N ; URSI, S. . Concepções de professores de Biologia do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de Botânica. In: Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012, Porto Alegre. Anais do IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012. p. 387-401.

9.
ALUANI, T. ; URSI, S. . PROFESSORES DE BIOLOGIA NO PAPEL DE ESTUDANTES: UMA VISÃO DE SEUS TUTORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. In: Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012, Porto Alegre. Anais do IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012. p. 550-557.

10.
SIlva JR ; Saito LC ; Towata N ; Prestes MEB ; SANO, P. T. ; URSI, S. . Concepções dos estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso da Universidade de São Paulo. In: Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012, Porto Alegre. Anais do IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012. p. 259-274.

11.
BARBOSA, P. P. ; URSI, S. . O Programa REDEFOR e o perfil de seus cursistas: aproximações da realidade docente brasileira?. In: Seminário de Educação a Distância: tão longe, tão perto, 2012, Belo Horizonte. Anais do IV seminário de Educação a distância: tão longe, tão perto. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2012. p. 130-142.

12.
Barbosa P.P. ; URSI, S. ; Mattos C. . Teoria da Atividade e a Formação de Professores na Educação a Distância. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011. p. 1-15.

13.
BARBOSA, P. P. ; Towata N ; LIMA, T.F. ; MACEDO, M. ; Saito LC ; DELITTI, W. ; URSI, S. . Papel do fórum na Educação a Distância: estudo de caso enfocando uma discussão sobre ambiente marinho na Rede São Paulo de Formação Docente.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias., 2011.

14.
Towata N ; LIMA, T.F. ; BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; ALUANI, T. ; RUFATO, B. ; MARTINS, P ; LEME, J. ; URSI, S. . Ambiente marinho: concepções de professores de Biologia participantes de um curso de especialização oferecido na modalidade Educação a Distância. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias., 2011.

15.
REIS, M. G. ; URSI, S. . Concepções iniciais de professores de Biologia sobre Educação a Distância na formação docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias., 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias., 2011.

16.
NAVARRO, T. E. M. ; URSI, S. . UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DE IMAGENS POR FORMADORES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. In: Atas dEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias., 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias., 2011.

17.
URSI, S.; Towata N ; BERCHEZ, Flavio ; Ghilardi, N.P. . Concepções sobre Educação Ambiental em curso de Formação para educadores do projeto Ecossistemas Costeiros (Instituto de Biociências - USP). In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

18.
PLASTINO, E. M. ; URSI, S. ; HEIMBECKER, A. M. C. . Efeito da temperatura e salinidade no crescimento de Gracilariopsis tenuifrons (Gracilariales, Rhodophyta). In: IV Congresso Latino-Americano de Ficologia, II Reunião Ibero-Americana de Ficologia e Vii Reunião Brasileira de Ficologia, 1998, Caxambu. Anais do IV Congresso Latino-Americano de Ficologia, II Reunião Ibero-Americana de Ficologia e Vii Reunião Brasileira de Ficologia, 1998. v. 2. p. 359-369.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
URSI, S.. Estudo das algas no ensino Básico: desafios e propostas.. In: 62o Congresso Nacional de Botânica - Botânica e desenvolvimento sustentável, 2011, Fortaleza. Anais do 62o Congresso Nacional de Botânica. Fortaleza: EdUECE, 2011. p. 273-276.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KATON, G. F. ; BERCHEZ, Flavio ; URSI, S. . Perception and connectedness with marine environments: the perspective of teachers from a Brazilian seaside town. In: IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020 ? Science with and for Society, 2015, Turquia. Symposium Programme & Abstract Book. Turquia: IOSTE, 2015. p. 94-95.

2.
BARBOSA, P. P. ; URSI, S. . In-service teacher education: initial motivation for a distance education course about Biology teaching. In: IOSTE Eurasia Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020-Science with and for Society, 2015, Turquia. Symposium Programme & Abstract Book. Turquia: IOSTE, 2015. p. 92-93.

3.
URSI, S.; TOWATA, N. . Bogner and Wiseman?s Model of Ecological Values: a possible approach to investigate Environmental Perceptions about marine and coastal ecosystems. In: IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020 ? Science with and for Society, 2015, Turquia. Symposium Programme & Abstract Book. Turquia: IOSTE, 2015. p. 91-92.

4.
TOWATA, N. ; KATON, G. F. ; URSI, S. . Percepção de Estudantes do Sétimo ano de uma escola municipal da rede pública de São Paulo sobre os problemas ambientais marinhos e costeiros. In: I ConMar - 1º Congresso de Conservação Marinha, 2015, Paraty. Resumos científicos do I ConMar, 2015, 2015.

5.
KATON, G. F. ; BERCHEZ, Flavio ; OLIVEIRA, V. M. ; URSI, S. . The influence of field environmental education activities on teacher?s marine environmental perception.. In: 2d International Congresso of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congresso of Science Education 15 years of the Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 83-84.

6.
TOWATA, N. ; KATON, G. F. ; BERCHEZ, Flavio ; URSI, S. . The influence of an interactive exhibition on elementary student ideas about marine biodiversity and environment. In: 2d International Congresso of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congresso of Science Education 15 years of the Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 83.

7.
Araújo F.O. ; URSI, S. ; Plastino, E.M. . Efeitos da radiação UV-B no crescimento, conteúdo pigmentar e fotossíntese de Gracilaria caudata (Gracilariales, Rhodophyta).. In: XIII Encontro Nacional de Ficologia, 2010, Paraty. Anais do, 2010. p. 224.

8.
URSI, S.; Araujo, E.E. ; Tonidandel, S.M.R. . Iniciação científica em Botânica: um instrumento inovador de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental.. In: 58o Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. 58o Congresso Nacional de Botânica, 2007.

9.
URSI, S.; Oliveira, M.C. ; Plastino, E.M. . Seqüenciamento dos genes que codificam para a ficoeritrina e análise de ficobiliproteínas de uma linagem selvagem e uma variante pigmentar de Gracilaria birdiae (Rhodophyta).. In: 58o Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. 58o Congresso Nacional de Botânica, 2007.

10.
URSI, S.; Araujo, E.E. ; Moraes, C.Z. ; Hemriques, D.C. . Quem vê cara não vê coração! Quem vê cor vê poluição?. In: 10ª Semana Temática da Biologia, IB-USP, 2007, São Paulo. 10ª Semana Temática da Biologia, IB-USP, 2007.

11.
Antunes, F.Z ; Okada, I. ; Schwartzman, P. ; Almeida, R.L ; Araujo, E.E. ; URSI, S. . Influência da radiação ultravioleta no desenvolvimento da alga marinha Gracilaria tenuistipitata.. In: 10ª Semana Temática da Biologia, IB-USP, 2007, São Paulo. 10ª Semana Temática da Biologia, IB-USP, 2007.

12.
Cassanti A. Cláudia ; Cassanti, A. Clara ; Araujo, E.E. ; URSI, S. . Microbiologia Democrática. In: 10ª Semana Temática da Biologia, IB-USP, 2007. 10ª Semana Temática da Biologia, IB-USP, 2007.

13.
URSI, S.; Sasson, A.M.M. . Curso de recuperação: uma nova oportunidade de aprendizado para alunos do ensino médio.. In: X Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?, 2006, São Paulo. X Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?., 2006.

14.
URSI, S.; Tonidandel, S.M.R. . Curso de recuperação: uma nova oportunidade de aprendizado para alunos do ensino fundamental.. In: X Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?., 2006, |São Paulo. Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia, 2006.

15.
URSI, S.; Ghilardi, N.P ; Catarina, C.S. ; Oliveira, R.R . Uma proposta para cursos de Taxonomia de Criptógamas: exercício sobre evolução das "plantas verdes".. In: IX Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?, 2004, São Paulo. IX Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?, 2004.

16.
Zibetti, R.G.M. ; Noseda, M.D. ; Duarte. MER ; URSI, S. . Intraspecific variation of polysaccharides from Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta).. In: International Seaweed Symposium, 2004, Bergen. International Seaweed Symposium, 2004.

17.
Donato, R. ; Costa, V.L. ; Hayashi, L. ; Silva, M. ; Pereira, R.T.L. ; Paula, E.J. ; URSI, S. . Crescimento no mar e rendimento de ágar de linhagens selvagens e uma variante verde de Gracilaria birdiae (Rhodophyta).. In: X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia., 2004, Salvador. X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia., 2004.

18.
URSI, S. . Crescimento da alga produtora de ágar Gracilaria birdiae (Rhodophyta): mutante espontâneo apresenta melhor desempenho que linhagens selvagens.. In: V Semana temática do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo., 2002, São Paulo. V Semana temática do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo., 2002.

19.
URSI, S.; PLASTINO, E. M. . Diversidade intraespecífica de Gracilaria sp. (Rhodophyta): crescimento in vitro em dois tipos de meio de cultura. In: 30 anos de pós-graduação do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2001, São Paulo. 30 anos de Pós-graduação do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2001.

20.
URSI, S. . Diversidade intraespecífica de Gracilaria sp. (Rhodophyta): crescimento in vitro em dois meios de cultura.. In: XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000. XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000.

21.
Ferreira, L.B. ; URSI, S. . Efeito do fotoperíodo e da irradiância no cultivo in vitro de Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta).. In: XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000, São Paulo. XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2000.

22.
URSI, S.; PLASTINO, E. M. ; GUIMARÃES, M. . Crescimento in vitro e análise pigmentar de Gracilaria sp. (Rhodophyta) em diferentes condições nutricionais.. In: VII Reunião Brasileira de Ficologia, 1999, Porto de Galinhas, 1999.

23.
URSI, S.; PLASTINO, E. M. . Intraspecific variation of Gracilaria sp. (Rhodophyta): growth analysis of color strains.. In: V Congresso Latinoamericano , III Reúnion Iberoamericana, VII Symposium de Algas Marinhas Chilenas, 1999, Puerto Varas, 1999.

24.
URSI, S.; PLASTINO, E. ; URSI, S. ; FUJII, M. T. . Color strains in the tetraspore progeny of Gracilaria sp. (Rhodophyta) from Brazil.. In: V Congresso Latinoamericano , III Reúnion Iberoamericana, VII Symposium de Algas Marinhas Chilenas, 1999, Puerto Varas, 1999.

25.
URSI, S.; VAROTTI, F. . Ensino de biologia para o magistério: atividades experimentais e lúdicas ministradas a alunos do CEFAM.. In: I Semana temática do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 1998, São Paulo, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
URSI, S.. Ensino de Botânica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
URSI, S.. Utilização de TICs na formação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
URSI, S.. Palestra de Abertura no Programa Universidade e as Profissões - Visita ao IBUSP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
URSI, S.. Atividades do BOTED (Botânica na educação): interação entre professores e acadêmicos na reconstrução do processo de ensino-aprendizagem do conhecimento botânico.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
URSI, S.. Palestra de Abertura no Programa Universidade e as Profissões - Visita ao IBUSP.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
URSI, S.. Metodologias de Pesquisa em Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
URSI, S.. Aproveitamento econômico de algas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
URSI, S.. Avaliação de artigos completos - X Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2014.

2.
URSI, S.. Avaliação de artigos completos - IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçãoem Ciências. 2013.

3.
URSI, S.. Avaliação de artigos completos - IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2012.

4.
URSI, S.. Avaliação de artigos completos - VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçãoem Ciências. 2011.

5.
URSI, S.. Especialista assistente de coordenação do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). 2010.

6.
URSI, S.. Avaliação de artigos completos - VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educaçãoem Ciências. 2009.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREIRE, E. M. L. ; Plastino, EM ; URSI, S. ; kanagawa, A L . Estudo das algas no Ensino Básico: desafios e propostas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
URSI, S.. Dica ? Material Didático: Biologia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
URSI, S.. Botânica Online - www.botanicaonline.com.br. 2008. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
URSI, S.. Disciplina Praticas para o Ensino de Biologia 1 - UNIVESP (coordenação e 14 vídeo aulas). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialparaCursoEAD).

2.
URSI, S.. Disciplina Planejamento para o Ensino de Biologia - UNIVESP (coordenação e 16 vídeo aulas). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialparaCursoEAD).

3.
URSI, S.. Disciplina Didática para o Ensino de Ciências e Biologia - UNIVESP (coordenação e 20 vídeo aulas). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialparaCursoEAD).

4.
URSI, S.. Disciplina Práticas para o Ensino de Ciências - UNIVESP (4 vídeo aulas). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialparaCursoEAD).

5.
URSI, S.. Disciplina Biologia Geral - UNIVESP (coordenação e 5 vídeo aulas). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para Curso EAD).

6.
Saito LC ; URSI, S. . Que caule é este?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de atividade didática).

7.
URSI, S.; Tonidandel, S.M.R. . Uma proposta de atividade prática para abordar filogenia de plantas no Ensino Básico.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de Atividade Didática).

8.
LIMA, T.F. ; URSI, S. . Algazarra!. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - jogo didático virtual).

9.
URSI, S.; Bizerra, A. . Disciplina Introdução aos Estudos da Educação - UNIVESP (USP) - Curso EAD. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para curso EAD).

10.
URSI, S.; BRASIL, B. ; NAKAMURA, C. . Observando as flores: identificação dos tipos básicos de corola.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de atividade didática).

11.
URSI, S.. Ensino de Ciências por investigação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
URSI, S.; Tonidandel, S.M.R. . Ensino de Ciências por Investigação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
URSI, S.. Biodiversidade Contextualizada. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
URSI, S.. Disciplina Botânica - REDEFOR BIOLOGIA - Curso EAD. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para Curso EAD).

15.
Bizerra, A. ; URSI, S. . Disciplina Ciências e Vida - REDEFOR CIÊNCIAS - Curso EAD. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para curso EAD).

16.
URSI, S.; BIZERRA, A. F. . Disciplina Introdução ao Ensino de Ciências UNIVESP - USP. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para Curso EAD).

17.
URSI, S.; BRASIL, B. . Planta sem clorofila é planta?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de atividade didática).

18.
MONTEIRO, E. C. ; URSI, S. . Introdução à Filogenética para Professores de Biologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RoteirodeAtividadeDidática).

19.
URSI, S.; Pedrini AG ; BERCHEZ, Flavio . Avaliação em Educação Ambiental: explorando diferentes metodologias.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
URSI, S.; Tonidandel, S.M.R. . Ensino de Ciências por Investigação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
URSI, S.. Aula no Programa Universidade Aberta a Terceira Idade - As Plantas e suas Lendas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
URSI, S.. Abordagem filogenética na Educação Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
URSI, S.. Aula no Programa Universidade Aberta a Terceira Idade - Botânica: Representações artísticas e científicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
Santos, D.C. ; URSI, S. . Ensino de Botânica na Educação Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
Tonidandel, S.M.R. ; Araujo, E.E. ; URSI, S. . Ensino por investigação científica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
URSI, S.. Oficina - Fitodivertido: desenvolvimento de estratégias lúdicas para o ensino de botânica.. 2006. (Oficina).

27.
URSI, S.; Laporta, I . Oficina - Cine-debate: Isso pode acontecer? Análise do filme. 2006. (Oficina).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEAL, S. H. B. S.; Locatelli, S.W.; URSI, S.. Participação em banca de Thaís Cristina Sellare de Mello. O Conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química em um curso preparatório para o exame nacional do ensino médio (ENEM). 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

2.
Menolli Júnior, N.; MARQUES, A. C. T. L.; URSI, S.. Participação em banca de Edimar Cristiano Macedo. O ensino de fungos e a abordagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nos livros didáticos de Biologia. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

3.
MALACHIAS, M. E. I.; MASSABNI, V. G.; URSI, S.. Participação em banca de Renata Harumi Muniz dos Santos. O que pensam os professores de Ciências sobre a profissão docente: concepções e motivações na formação inicial do professor. 2017. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

4.
SANO, P. T.; SIlva JR; URSI, S.. Participação em banca de Rená Manoel de Souza e Silva. O "reino das plantas" nos livros didáticos de ciências: análise das imagens. 2017. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

5.
SCARPA, D.; Tonidandel, S.M.R.; URSI, SUZANA. Participação em banca de Anna Carolina Vilarrubia. Aspectos do ensino por investigação em uma atividade didática elaborada por futuros professores de Biologia. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa Interunidades em Ensino de Ciências - USP) - Universidade de São Paulo.

6.
Silva, JR; Altarugio, MH; URSI, S.. Participação em banca de Emile Ferreira da Cunha Casasc. Formação de professores e o ensino de botânica: memórias, concepções e práticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

7.
URSI, S.; Leal, S.H.B.S.; Fernandez, C.. Participação em banca de Marina Macedo. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) sobre ecossistemas de São Paulo: estudo de caso com professores de Biologia em programa de formação inicial, inseridos no PIBID.. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Botânica (IBUSP)) - Universidade de São Paulo.

8.
URSI, S.; SIlva, JRS; Leal, S.H.B.S.. Participação em banca de Carolina Franco. Aspectos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Botânica de professores de Biologia após formação continuada na modalidade Educação a Distância. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Botânica (IBUSP)) - Universidade de São Paulo.

9.
Galembeck, E.; URSI, S.; Oliveira, S.R.. Participação em banca de Érica Rodrigues dos Santos. Estudo Exploratório sobre o uso de um software de Síntese Proteíca.. 2016. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
URSI, S.. Participação em banca de Helen Akemi de Queiroz. A conservação da biodiversidade em exposições de zoológicos: diálogos entre públicos e instituição. 2015. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

11.
URSI, S.; OLIVEIRA, V. M.; GHILARDI-LOPES, N. P.. Participação em banca de Geisly França Katon. Percepção ambiental de professores em ecossistemas costeiros: influência de uma vivência formativa do Projeto Trilha Subaquática. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

12.
URSI, S.; MATTOS, C. R.; Haddad, H.. Participação em banca de Tamara Aluani. Atividade de tutoria na educação a distância: um estudo de caso em curso de formação continuada de professores de biologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

13.
OLIVEIRA, V. M.; ALVES, P.; SOUZA, M. A.; URSI, S.. Participação em banca de Edneusa Lima Silva. Avaliação da percepção ambiental de estudantes do Ensino Médio em Seropédica. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

14.
URSI, S.; MATTOS, C. R.; BIZZO, N. M. V.. Participação em banca de Pércia Paiva Barbosa. Formação continuada, motivação e educação a distância: um estudo com professores de biologia e seus tutores. 2014. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

15.
URSI, S.; GHILARDI-LOPES, N. P.; Haddad, H.. Participação em banca de Thierry Faria Lima. A temática algas na formação continuada de professores de Biologia: uma experiência na Educação a Distância. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

16.
URSI, S.; GHILARDI-LOPES, N. P.; MOTOKANE, M. T.. Participação em banca de Naomi Towata. Análise da atividade de extensão `Mergulho Fora d`Água`: implicações nas concepções de estudantes do ensino fundamental sobre o ambiente marinho. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

17.
URSI, S.; Lopes, S.G.B.C.; GHILARDI-LOPES, N. P.. Participação em banca de Marcelo Gama dos Reis. Viabilidades e dificuldades do ensino de ecologia oferecido na modalidade EaD - uma análise da percepção docente. 2013. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

18.
URSI, S.; DOMINGUEZ, C. R. C.; MOTOKANE, M. T.. Participação em banca de Talita Eloá Mansano Navarro. Utilização didática de imagens por formadores de futuros de ciências. 2013. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

19.
URSI, S.. Participação em banca de Maíra Manzano. Vestibular seriado: alternativa ao vestibular tradicional?. 2011. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

20.
URSI, S.. Participação em banca de Ricardo Henrique Pucinelli. Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização pelos alunos de ciências biológicas do I. B. - USP. 2010. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

21.
PLASTINO, E. M.; URSI, S.; BOUZON, Z. L.. Participação em banca de Lígia Maria Ayres. Efeitos da Radiação UV-B em variantes cromáticas de Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta): crescimento, conteúdo pigmentar, fotossíntese e ultra-estrutura.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências - USP.

Teses de doutorado
1.
Giordan, Marcelo; TRIVELATO, S. L. F.; Haar, E T; Queiroz, S L; URSI, S.. Participação em banca de Ricardo Henrique Pucinelli. Caracterização e análise de interações em fóruns de discussão de professores de ciências em formação continuada on-line. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
MARTINS, L. A. P.; ARAUJO, A. M.; SILVA, A. P. B.; CARMO, V. A.; URSI, S.. Participação em banca de João Paulo Di Monaco Durbano. O desenvolvimento do conceito de Crossing-over (1915-1935): uma contribuição histórica para o ensino de Genética. 2017. Tese (Doutorado em Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão PReto -USP) - Universidade de São Paulo.

3.
Prestes MEB; URSI, S.; GURGEL, I.; CARMO, V. A.; BRITO, A. P. O. P. M.. Participação em banca de Gerda Maisa Jensen. Charles Darwin (1809-1882) e os peixes elétricos: história e natureza da ciência no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências (área Biologia, Genética)) - instituto de Biociências, USP.

4.
URSI, S.. Participação em banca de Gildo Girotto Júnior. Análise do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de professores de química a partir da perspectiva dos educandos. 2015. Tese (Doutorado em Interunidade em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

5.
Prestes MEB; URSI, S.; MARTINS, L. A. P.; MALACHIAS, M. E. I.; NIGRO, R. G.. Participação em banca de Miler Rodrigo Pereira. HIstória da Ciência no Ensino Médio: experimentos de Lazzaro Spalanzani sobre reprodução Animal. 2014. Tese (Doutorado em Departamento de Genética e Biologia Evolutiva) - Universidade de São Paulo.

6.
TRIVELATO, S. L. F.; BIZERRA, A. F.; MACHADO, L. C. F.; ROBERTO, L. H. S.; URSI, S.. Participação em banca de Patricia da Silva Sessa. As ferramentas culturais e a construção de significados em atividades de campo: demandas para o ensino de biologia. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

7.
SANO, P. T.; GUIMARAES, F. M. S.; MACIAS, L. F. N.; MOTOKANE, M. T.; URSI, S.. Participação em banca de João Rodrigo Santos da Silva. Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Botânica) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
JACOBI, P. R.; URSI, S.. Participação em banca de Valdir Lamim-Guedes. Comunidades Virtuais na Formação Continuada de Educadores Ambientais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
SCARPA, D.; SORRENTINO, M.; URSI, S.. Participação em banca de Rebeca Verônica Ribeiro Viana. Conhecimentos sobre o Cerrado de jovens do Povoado de Mumbuca, Jalapão (TO): ciência participativa por meio de narrativas visuais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

3.
TRIVELATO, S. L. F.; CAPECHI, M. C. V. M.; URSI, S.. Participação em banca de Maíra Batistoni. A construção de inscrições e seu uso na produção de explicações numa sequencia didática investigativa de biologia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
ISHII, M.; SANTANNA, C. L.; URSI, S.. Participação em banca de Fabíola Ornellas de Araujo. Avaliaçãodo crescimento e composição de microalgas para uso cosmético como matéria-prima em formulação cosmética. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

5.
URSI, S.. Participação em banca de João Rodrigo Santos da Silva. Percepções e concepções dos professores de Botânica em relação à formação de professores. 2009 - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SANO, P. T.; MOTOKANE, M. T.; URSI, S.. Participação em banca de RONALDO ANDRADE DOS SANTOS. Educação ambiental no contexto de comunidades extrativistas de capim-dourado e buriti na região do Jalapão/TO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Botânica (IBUSP)) - Universidade de São Paulo.

2.
Menolli Júnior, N.; MARQUES, A. C. T. L.; URSI, S.. Participação em banca de Edimar Cristiano Macedo. O tema micologia nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e sua abordagem nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais de ensino e aprendizagem.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

3.
Silva, R.L.F.; Lopes, S.G.B.C.; URSI, S.. Participação em banca de Gabriel de Moura Silva. Interface entre educação científica e educação ambiental em sequências didáticas sobre biodiversidade.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

4.
Leal, S.H.B.S.; Locatelli, S.W.; URSI, S.. Participação em banca de Thaís Cristina Sellare de Mello. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de professores de Química em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

5.
URSI, S.. Participação em banca de Bruno Cerqueira. MANIFESTAÇÕES DISCURSIVAS DE CONTRADIÇÕES: Análise de uma exposição científica internacional no Brasil pela perspectiva histórico-cultural. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Interunidade em Ensino de ciências) - Universidade de São Paulo.

6.
Bizerra, A.; BARROS, Y. M.; URSI, S.. Participação em banca de Hélen Akemi de Queiróz Nomura. A conservação da biodiversidade nas exposições de zoológicos: diálogos entre público e instituição. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Interunidades em Ensino de Ciências - USP) - Universidade de São Paulo.

7.
MALACHIAS, M. E. I.; Bizerra, A.; URSI, S.. Participação em banca de Amanda Cristina da Silva. A compreensão dos monitores de espaços de educação não formal sobre sua atuação em museus e centros de ciências: uma abordagem biológico-cultural. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa Interunidades em Ensino de Ciências - USP) - Universidade de São Paulo.

8.
URSI, S.. Participação em banca de Leticia Maria Pia Bonandi Spelta. Avaliação do impacto ambiental e educacional relacionado à visitação pública na Piscina Natural do Parque Estadual da Ilha Anchieta - Ubatuba, SP.. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Doutorado em Ciências (Botânica)) - instituto de Biociências, USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
URSI, S.. Participação em banca de Anna Zaia.A construção de saberes profissionais num curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
URSI, S.. Participação em banca de Camila MS Bandeira.A fotossíntese: estudo das concepções alternativas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
URSI, S.. Professor Doutor na área de Ensino de Botânica - UNIFESP - Campus Diadêma. 2011. Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

2.
URSI, S.. Professor Doutor em Metodologia de Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado - Modalidade Ensino à Distância - FFCL-USP. 2011. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - USP.

3.
URSI, S.. Professor Doutor na área de Ensino de Zoologia - Depto. de Zoologia (IB-USP). 2010.

4.
URSI, S.. Monitor de Licenciatura - Instituto de Biociências da Universidade de São PAulo. 2009. instituto de Biociências, USP.

Outras participações
1.
URSI, S.. Comissão de Exame de Ingresso - Pós Graduação em Botânica (IBUSP). 2017. Universidade de São Paulo.

2.
URSI, S.. Comissão de Exame de Ingresso - Doutorado - Interunidades em Ensino de Ciências. 2017. Universidade de São Paulo.

3.
URSI, S.. Comissão de Exame de Ingresso - Pós Graduação em Botânica (IBUSP). 2016. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. PCK, TPACK e conhecimentos de base docente: apresentação e reflexões sobre um instrumento de avaliação da percepção de professores em formação participantes do curso a distância de Licenciatura em Ciências da USP. 2017. (Congresso).

2.
III Encontro Regional de Ensino de Biologia.POSSIBILIDADE E DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATO SOBRE UMA DISCIPLINA DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. 2017. (Encontro).

3.
XVII IOSTE SYMPOSIUM Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World.Environmental Perceptions about marine and coastal ecosystems: propose of a research instrument based on Bogner and Wiseman?s Model of Ecological Values. 2016. (Simpósio).

4.
1o Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. Inovação didática na disciplina "Introdução ao Ensino de Biologia": conversas entre ensino, pesquisa e extensão.. 2015. (Congresso).

5.
III Encontro PIBID USP.?O ensino contextualizado de biomas e ecossistemas no ensino fundamental no CEU UIRAPURU. 2015. (Encontro).

6.
IOSTE Eurasia Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020-Science with and for Society.Bogner and Wiseman's Model of Ecological Values: a possible aprproach to investigate Environmental perception about marine and coastal ecosystems. 2015. (Simpósio).

7.
IOSTE Eurasia Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020-Science with and for Society.In-service teacher education: initial motivation for a distance education course about Biology teaching. 2015. (Simpósio).

8.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE ECOSSISTEMAS MARINHOS E COSTEIROS DE LICENCIANDOS INGRESSANTES EM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. (Encontro).

9.
Conferencia Nacional de Biologia da COnservação. Do laboratório para o Mundo: Extensão e Educação Ambiental. 2014. (Congresso).

10.
V ENEBIO Encontro Nacional de Ensino de Biologia.FOTOSSÍNTESE: ABORDAGEM EM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA OFERECIDO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTANCIA. 2014. (Encontro).

11.
IX Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. . Influência de exposição interativa sobre ambiente marinho e sua biodiversidade nas concepções de meio ambiente de estudantes do Ensino Fundamental.. 2013. (Congresso).

12.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Uso de imagens na disciplina de Ecologia do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ? USP.. 2013. (Encontro).

13.
10th Annual Hawaii International Conference on Education. Relation between marine environment and quotidian: what are the spontaneous concepts of students?. 2012. (Congresso).

14.
14ª Semana Temática da Biologia, IB-USP.Ensino de Ciências por Investigação (curso). 2011. (Encontro).

15.
62o Congresso Nacional de Botânica. Estudo das algas: inserção nos Ensinos Básico e Superior. 2011. (Congresso).

16.
II Workshop da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros.grupo de trabalho Educação Ambiental. 2011. (Encontro).

17.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Concepções iniciais de professores de Biologia sobre Educação a Distância na formação docente. 2011. (Encontro).

18.
VII Simpósio do BIOTA, VII Reunião de Avaliação do BIOTA e IV Reunião de Avaliação do BIOprospecTA.Biodiversidade Contextualizada. 2011. (Simpósio).

19.
X Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. Ensino por Investiação (curso). 2011. (Congresso).

20.
Encontro Interunidades: Relatos de Estágio Supervisionado 2010 ? EACH, IB, IF, IGC, IME e IQ.Estagio Supervisionado no IB-USP. 2010. (Encontro).

21.
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia.vários. 2010. (Encontro).

22.
IX Congresso de Ecologia do Brasil. Avaliação em Educação Ambiental: explorando diferentes metodologias.. 2009. (Congresso).

23.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educção em Ciências. Concepções sobre Educação Ambiental em curso de formação para Educadores do Projeto Ecossistemas Costeiros (Instituto de Biociências - USP). 2009. (Congresso).

24.
IV Seminário Nacional Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa. 2008. (Seminário).

25.
Jornada das Licenciaturas. 2008. (Encontro).

26.
Reunião Anual do Projeto Ecossistemas Costeiros e Laboratório de Algas Marinhas. 2008. (Encontro).

27.
X Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?, FEUSP. 2006. (Encontro).

28.
X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia. Crescimento no mar e rendimento de ágar de linhagens selvagens e uma variante verde de Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta). 2004. (Congresso).

29.
XVIII International Seaweed Symposium.Intraspecific variation of polysaccharides from Gracilaria birdiae (Rhodophyta). 2004. (Simpósio).

30.
Research project presentation. 2002. (Seminário).

31.
Scientific seminars in Plant Ecology. 2002. (Seminário).

32.
V Semana Temática da Biologia.Crescimento da alga produtora de ágar Gracilaria birdiea (rhodophyta): mutante espontâneo apresenta melhor desempenho que linhagens selvagens. 2002. (Outra).

33.
30 anos de pós-graduação do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Diversidade intraespecífica de Gracilaria sp. (Rhodophyta): crescimento in vitro em dois tipos de meio de cultura. 2001. (Congresso).

34.
Baltic Sea Congress 2001. 2001. (Congresso).

35.
Seminários do Laboratório de Algas Marinhas, IBUSP.Diversidade intraespecífica em Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta): caracetrização ficológica, análise dos polissacarídeos e seqüenciamento dos genes da ficoeritrina de variantes pigmentares e espécimens selvagens. 2001. (Seminário).

36.
XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Efeito do fotoperíodo e da irradiância no cultivo in vitro de Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta). 2000. (Congresso).

37.
XIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Diversidade intraespecífica de Gracilaria sp. (Rhodophyta): crescimento in vitro em dois tipos de meio de cultura. 2000. (Congresso).

38.
V Congreso Latinoamericano, III Reunión Iberoamericana y VII Simposio de Algas Marinas Chilenas. Intraspecific variation of Gracilaria sp.: growth analysis of color strains. 1999. (Congresso).

39.
V Congresso Latinoamericano, III Reunión Iberoamericana y VII Simposio de algas marinas chilenas. Color strains in the tetraspore progeny of Gracilaria sp. from Brazil. 1999. (Congresso).

40.
VIII Reunião Brasileira de Ficologia. VIII Reunião Brasileira de Ficologia. 1999. (Congresso).

41.
I Semana temática do Instituto de biociências da Universidade de São Paulo. Ensino de Biologia para o magistério: atividades experimentais e lúdicas ministradas a alunos do CEFAM. 1998. (Congresso).

42.
VI Encontro Perspectivas do ensino de biologia. 1997. (Encontro).

43.
3a Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência. 1996. (Congresso).

44.
II Reunião de Ficólogos Marinhos de São Paulo. 1996. (Encontro).

45.
IV Congresso Latino-americano de Ficologia, II Reunião Ibero-americana de Ficologia e VII Reunião Brasileira de Ficologia. 1996. (Congresso).

46.
II Reunião de Ficólogos Marinhos de sâo Paulo. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
URSI, S.. III Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2017. (Congresso).

2.
Vasques, DT ; URSI, S. . Workshop "Estratégias de desenvolvimento curricular baseadas em conceitos de Aprendizagem Ativa". 2017. (Outro).

3.
URSI, S.. Possibilidades e limitações da Educação a Distância. 2016. (Outro).

4.
URSI, S.. IX EPPGEC - Encontro de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. 2014. (Congresso).

5.
URSI, S.. Exposição didática do Workshop BIOTA-FAPESP Biodiversidade, Educação e Divulgação. 2011. (Exposição).

6.
URSI, S.. V EPPGEC - Encontro de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Pércia Paiva Barbosa. Formação de Professores de Biologia na modalidade Educação a Distância: análise de cursos como promotores do desenvolvimento do PCK de Botânica. Início: 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Botânica) - Instituto de Biociências - USP. (Orientador).

2.
Luis Carlos Saito. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo sobre Sistemática Vegetal: análise de professores em diferentes momentos profissionais.. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Naomi Towata. Percepção Ambiental sobre ambientes costeiros: estudo de caso com licenciandos do Curso de Ciências Biológicas envolvidos em programa de formação inicial.. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Botânica) - Instituto de Biociências - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carolina Franco. Botânica no Ensino Médio: investigando a prática docente após formação continuada em Educação a Distância. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Botânica) - Instituto de Biociências - USP, . Orientador: Suzana Ursi.

2.
Marina Macedo. Conhecimento pedagógico do conteúdo sobre ecossistemas de São Paulo: estudo de caso com professores de biologia em programa de formação inicial.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - instituto de Biociências, USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzana Ursi.

3.
Geisly França Katon. Percepção ambiental em ecossistemas costeiros: influência de atividades educativas do projeto de extensão universitária Trilha Subaquática. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Botânica) - Instituto de Biociências - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzana Ursi.

4.
Pércia Paiva Barbosa. Formação Continuada, Motivação e Educação a Distância: um estudo com professores de Biologia e seus tutores. 2011. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Suzana Ursi.

5.
Tamara Aluani. Tutoria na Educação a Distância: um estudo de caso em curso de formação continuada de professores de Biologia. 2011. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Suzana Ursi.

6.
Thierry Faria Lima. A temática algas na formação continuada de professores de Biologia: uma experiência na Educação a Distância. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Botânica) - Depto. de Botânica - IBUSP, . Orientador: Suzana Ursi.

7.
Naomi Towata. Análise da atividade de extensão ?Mergulho Fora d?Água?: implicações nas concepções de estudantes do ensino fundamental sobre o ambiente marinho.. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Botânica) - Depto. de Botânica - IBUSP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Suzana Ursi.

8.
Marcelo Gama dos Reis. A Construção de Conhecimentos Profissionais de Professores de Biologia Mediada pela Educação a Distância.. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Suzana Ursi.

9.
Talita Eloa Mansano Navarro. A utilização didática de imagens sobre biodiversidade na formação inicial de professores de Ciências.. 2009. Dissertação (Mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Suzana Ursi.

Iniciação científica
1.
Sara Uchiyama. Impactos das mudanças globais em ambientes marinhos e sua biodiversidade: concepções de monitores ambientais em formação. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências - USP. Orientador: Suzana Ursi.

2.
Paloma Damiana Rosa Cruz. Investigação da base de conhecimento em biodiversidade vegetal na formação de professores em um curso EaD.. 2017. Iniciação Científica - Instituto de Biociências - USP. Orientador: Suzana Ursi.

3.
Matheus de Oliveira Arouca. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Desenvolvimento Vegetal: um estudo de caso com uma professora do Ensino Fundamental I.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências - USP. Orientador: Suzana Ursi.

4.
Tainã Pereira Damião. Concepções sobre evolução vegetal de professores de Biologia envolvidos em fórum online de um curso de formação continuada na modalidade Educação a Distância. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Suzana Ursi.

5.
Angélica Monteiro. Trabalho de campo no ambiente costeiro: relato de uma experiência no Ensino Superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de licenciatura em Ciências) - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Orientador: Suzana Ursi.

6.
Samuel Savietto. Ambientes marinhos e costeiros: qual a percepção de estudantes de escolas do litoral norte de São Paulo?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências - USP. Orientador: Suzana Ursi.

7.
Fernando Miyazawa. Desenvolvimento e análise de aprendizagem promovida pelo jogo didático. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências - USP. Orientador: Suzana Ursi.

8.
Flávia Belarmino. Análise dos conteúdos das estratégias didáticas desenvolvidas por alunos da disciplina ?Instrumentação para o Ensino de Ciências Biológicas? (IB-USP). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação USP. Orientador: Suzana Ursi.

9.
Pedro Medeiros. Desenvolvimento e avaliação de materias didáticos sobre Biodiversidade Marinha utilizando o Programa BIOTA/FAPESP como base de conhecimento.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Suzana Ursi.

10.
Naomi Towata. Formação de monitores ambientais: vivências e desafios no Projeto Ecossistemas Costeiros (IB-USP). 2009. Iniciação Científica - instituto de Biociências, USP. Orientador: Suzana Ursi.

11.
Luís Carlos Saito. Desenvolvimento de jogo didático sobre filogenia vegetal e avaliação da aprendizagem promovida pela utilização de tal instrumento por estudantes da disciplina Diversidade de Organismos Fotossintetizantes do IB-USP.. 2009. Iniciação Científica - Instituto de Biociências, USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Suzana Ursi.

12.
Raíssa Modaffore Dandalo. Desenvolvimento de sequência didática sobre Biotecnologia Vegetal e avaliação da aprendizagem promovida pela utilização de tal instrumento por estudantes do Ensino Médio.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Suzana Ursi.

Orientações de outra natureza
1.
Renato Ramiro Portes, Gabriel Chan Tcheou e Gabriel TSantos. Babosa - Teste anti-microbiano com extrato bruto (Pré-iniciação científica, Ensino Básico). 2008. Orientação de outra natureza - Colégio Dante Alighieri. Orientador: Suzana Ursi.

2.
Ana Cláudia Cassanti, Ana Clara Cassanti, Felipe S Fernandes. Consciência e Ação: metodologia de educação ambiental (Pré-iniciação científica, Ensino Básico). 2008. Orientação de outra natureza - Colégio Dante Alighieri. Orientador: Suzana Ursi.

3.
Guilherme Diniz. Benefício socioecológico que vem da praia: utilização de algas marinhas bentônicas como estimulante orgânico para o crescimento vegetal. (Pré-iniciação científica, Enssino Básico). 2007. Orientação de outra natureza - Colégio Dante Alighieri. Orientador: Suzana Ursi.

4.
Pedro Monastério, Paulo Shwartsman, Rômulo Lupo. Linguagem sem limites: elaboração e uso de materiais didáticos interativos para o aprendizado da língua portuguesa por alunos surdos (Pré-iniciação científica, Ensino Básico). 2007. Orientação de outra natureza - Colégio Dante Alighieri. Orientador: Suzana Ursi.

5.
Diana Henriques, Carolina Z. Moraes, Glária E.R.A. Santucci. Quem vê cara não vê coração! Quem vê cor, vê poluição? - Abordagem limnológica e educação ambiental na comparação de um lago transparente e um lago de coloração verde. (Pré-iniciação científica, Ensino Básico). 2007. Orientação de outra natureza - Colégio Dante Alighieri. Orientador: Suzana Ursi.

6.
Ana Cláudia Cassanti, Carolina Straus, Ana Clara Cassanti. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. (Pré-iniciação científica, Enssino Básico). 2006. Orientação de outra natureza - Colégio Dante Alighieri. Orientador: Suzana Ursi.



Outras informações relevantes


Conselheira da Regional I da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia entre 2014-2017



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 16:17:56