Dennison de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0607941082447963
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Dennison de Oliveira nasceu em 1964 no Rio de Janeiro. É Professor Titular do Departamento de História da UFPR. Bacharel e Licenciado em História (UFPR, 1987), Mestre em Ciência Política (UNICAMP, 1990), Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP, 1995), Pós-Doutor em Estudos Estratégicos (INEST/UFF, 2014). Lecionou nos cursos de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre 1990 e 1991, tendo também sido chefe do Departamento de História daquela Universidade (1990). Ingressou na UFPR em 1991, tendo sido chefe do Departamento de História (DEHIS) entre 1996 e 1998, vice-coordenador dos Cursos de Pós-Graduação (PGHIS) de 2000 a 2002 e Coordenador do Curso de História entre 2002 e 2004. Foi coordenador do primeiro programa de extensão universitária do DEHIS, intitulado ?Educação para a Cidadania? entre 2000 e 2005. Tal programa era voltado para o estudo e desenvolvimento de métodos de ensino e aprendizagem na área das Humanidades em nível médio e fundamental, numa perspectiva pluridisciplinar e multimidiática, de acordo com o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e Fundamental (PCNs) do Ministério da Educação (MEC). Em 2002 coordenou a elaboração e lançamento da ?Coleção História do Paraná - Estudos Introdutórios? resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), UFPR e FUNPAR. Participa desde 2007 do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) oferecendo assessoria e orientação para os professores da rede pública de ensino do Estado do Parana. Desenvolveu atividades de extensão junto ao Museu do Expedicionário (MEXP) entre 1999 e 2002 e entre 2011 e 2013. Seus interesses de pesquisa englobam tanto a História Política quando a História Militar, relacionados ao período da História Contemporânea. No que se refere à história política a ênfase é na análise de políticas públicas (telecomunicações, energia, urbanismo, etc.) e o processo de formação e recrutamento de elites dirigentes. Já na história militar o foco são as duas guerras mundiais, os regimes políticos vigentes entres os contendores (fascismo, nazismo, comunismo, varguismo, etc.), a aliança militar Brasil-EUA e o processo de reintegração social dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. Desde 2008 desenvolve também projetos de pesquisa dedicados às relações entre cinema e história. Atuou na área de defesa como professor e pesquisador nos programas de pesquisa e pós-graduação do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando Estado-Maior do Exército entre 2012 e 2013. Atualmente é Tutor do Grupo PET História da UFPR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dennison de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes.
Rua General Carneiro 460
Centro
80060150 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (041) 33605105
URL da Homepage: http://www.poshistoria.ufpr.br/prof_dennisonoliveira.htm


Formação acadêmica/titulação


- 1995
Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A política do planejamento urbano: o caso de Curitiba, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Sebastião Carlos Velascoe Cruz.
Palavras-chave: Planejamento Urbano; Politicas Publicas Urbanas; Elites; Urbanismo; Historia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral; Desenvolvimento Urbano.
1987 - 1991
Mestrado em Ciência Política.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Estado e mercado na radiodifusão,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Sebastião Carlos Velasco e Cruz.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Brasil; Historia; Elites Empresariais; Estado e Sociedade; Politicas Publicas de Comunicacoes; Radiodifusao.
- 1987
Graduação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2000 - Atual
Extensão universitária , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Assessoria didático pedagógica a professores de nívelmédio.
01/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Linhas de pesquisa
Cultura e Poder
08/1995 - Atual
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Economia
Seminários de Cultura e Poder
12/1991 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da América
História e Ensino
História e Multimeios
História do Paraná
História do Brasil
11/1999 - 11/2001
Direção e administração, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ECEME, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 12
Outras informações
Professor permanente (ou colaborador) dos programas de Pesquisa e Pós-graduação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, conduzidos pelo Instituto Meira Mattos, que tem por finalidade coordenar, orientar, desenvolver e disseminar a pesquisa científica, a pós-graduação e os estudos em Ciências Militares e Defesa, criando oportunidades de pós-graduação para militares e civis.

Atividades

04/2012 - Atual
Ensino, Mestrado em Ciências Militares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Ciências Militares I

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DE, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1990 - 11/1991
Direção e administração, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
01/1990 - 11/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Econômica


Linhas de pesquisa


1.
Cultura e Poder

Objetivo: A linha de pesquisa CULTURA E PODER objetiva o entendimento das relações entre as formas de organização material e simbólica e as manifestações do poder nas sociedades. Sua especificidade está determinada pela compreensão de que as imagens, mitos, visões de mundo, discursos, enfim, todas as formas de representação social podem ser entendidas como participantes de processos de modelagem de comportamentos, hábitos e atitudes ou, no limite, da imposição de uma relação de dominação. Entende-se que as questões relativas à cultura somente se tornam inteligíveis se remetidas à discussão sobre as maneiras pelas quais se manifestam e realizam as relações de poder. Por outro lado, projetos de dominação não podem ser realizados somente com base no uso da força e/ou de uma variedade de retribuições materiais feitas pelos grupos dominantes aos demais. Assim, para que as relações de poder se sustentem e se perpetuem torna-se necessário lançar mão de uma variedade de recursos simbólicos, imagísticos e comportamentais. Nesse sentido, a linha de pesquisa CULTURA E PODER congrega investigações voltadas para as mudanças/permanências culturais entendidas sob a ótica dos seus efeitos sobre as relações de poder, como também aquelas preocupadas com o estudo da imposição de vontades particulares sobre a sociedade, ou a resistência-oposição a elas, considerando que a cultura, em suas várias manifestações, desempenha importante papel nesse processo. Enfim, são contemplados temas como a cultura política, imagens e poder, mito e utopia, elites e instituições, acomodações e resistências, razão e sentimento, religião e sociedade..
Palavras-chave: História contemporânea; Historiografia; Parana; Historia; Brasil; Historia; Cultura e Poder.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
1968: imagens, contracultura, guerra e revolução
Descrição: Projeto Coletivo de Pesquisa, Ensino e Extensão anual do Grupo PET História UFPR a ser executado em 2018 toma como fontes uma variedade de suportes informacionais e lista entre seus temas alguns dos principais eventos e processos históricos ocorridos naquele ano. Seu propósito é articular atividades de pesquisa com diferentes suportes informacionais, com o intuito de desenvolver habilidades de investigação e reflexão teórico-metodológicas entre os integrantes do grupo. Também visa assim gerar conteúdo de interesse para as atividades de ensino e extensão a serem desenvolvidas ao longo do ano, inclusive pela comunidade externa e escolas de Educação Básica convidadas a participar. A importância adquirida pelas mídias eletrônicas naquela época coloca vários problemas e questões à pesquisa histórica. Dentre estas o Projeto 1968 elenca os novos papéis de gênero com relação às mulheres e ao público LGBT, transformações no cinema latino americano, bem como as relacionadas ao cinema marginal no Brasil. Além das mídias eletrônicas o ano de 1968 também foi prolífico na expansão das mídias tradicionais como a imprensa e a fotografia, bem como pela disseminação de meios alternativos de comunicação. O Projeto 1968 apela ao exercício com estas fontes para entender diversos eventos e processos ocorridos naquele ano de importância reconhecidamente mundial, como os movimentos estudantis no México e Brasil, a revolução peruana, as relações mantidas com o regime de apartheid na África do Sul e, como não poderia deixar de ser, o Maio de 1968 na França. Tal ano também foi marcado pelo surgimento de um mercado global de música e pelo intenso envolvimento social de músicos, intérpretes e compositores com as questões daquela época. O Projeto 1968 propõe tomar a música e os movimentos musicais como tema de pesquisa, tendo como objetos, dentre outros, a relação entre música e pacifismo, a condição feminina, bem como o movimento pelos direitos civis dos negros nos EUA. Finalmente, entre as modalidades artísticas analisadas se inclui o teatro, o qual também viveu intensas transformações no Brasil no contexto daquele ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .
Integrantes: Dennison de Oliveira - Coordenador / Barbara Fonseca - Integrante / Bruna Trautwein Barbosa - Integrante / Eduardo Gern Scoz - Integrante / Gabriella Daphne Pereira Ferreira - Integrante / João Guilherme Züge - Integrante / Lauriane dos Santos Rosa - Integrante / Lucas Engel Sacht - Integrante / Luisa Pussieldi Moratelli - Integrante / Mariana Mehl Gralak - Integrante / Mauricio Mihockiy Fernandez Martinez - Integrante / Mayume Christine Minatogawa - Integrante / Thais Cattani Perroni - Integrante / Walter Ferreira Gibson Filho - Integrante / Kauana Silva de Rezende - Integrante / Leornardo Giehl - Integrante / Luca Lima Iacomi - Integrante / Matheus Kochani Frizzo - Integrante.
2017 - Atual
1917: mídia, guerra, greve e revolução
Descrição: O Projeto 1917: mídia, guerra, greve e revolução propõe uma ampla reflexão e reinterpretação do sentido histórico e do significado social de alguns dos eventos ocorridos naquele ano e que tiveram importância reconhecidamente decisiva em nível mundial (auge da Primeira Guerra Mundial e eclosão da Revolução Russa), nacional (declaração de guerra do Brasil à Alemanha) e local (greve geral), cujos efeitos e implicações ainda seguem sendo objeto de debate um século depois. Tais propósitos serão atingidos a partir da análise e interpretação de diferentes fontes históricas produzidas desde então que ainda se encontram inéditas, recaindo sobre elas o foco das investigações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Dennison de Oliveira - Coordenador / Barbara Fonseca - Integrante / Bruna Trautwein Barbosa - Integrante / Camila Quadros - Integrante / Eduardo Gern Scoz - Integrante / Gabriella Daphne Pereira Ferreira - Integrante / João Guilherme Züge - Integrante / Lauriane dos Santos Rosa - Integrante / Lucas Engel Sacht - Integrante / Luccas Abraão de Paiva Vidal - Integrante / Luisa Pussieldi Moratelli - Integrante / Mariana Mehl Gralak - Integrante / Mauricio Mihockiy Fernandez Martinez - Integrante / Mayume Christine Minatogawa - Integrante / Sarah Abdalla Valente - Integrante / Thais Cattani Perroni - Integrante / Walter Ferreira Gibson Filho - Integrante.
2014 - Atual
A condução da aliança militar na Segunda Guerra Mundial: o caso da Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos (CMDBEU) 1942-45
Descrição: O projeto se refere a condução de aliança militar na Segunda Guerra Mundial, tomando como objeto de análise a Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos (CMDBEU), em relação ao período compreendido entre 1942 e 1945. A pesquisa pretende lograr uma nova e mais atualizada interpretação sobre o papel histórico desempenhado pela Comissão, em particular no que se refere à sua história institucional, ainda não suficientemente estudada pelos pesquisadores da área. Neste esforço inclui uma análise da ação da CMDBEU na organização dos cursos e estágios frequentados por oficiais brasileiros nos EUA, reconhecidamente um processo da maior importância para a política brasileira no pós-guerra. Também se pretende legar uma descrição do papel que a Comissão teria desempenhado na construção da percepção de uma ameaça Argentina à Segurança Hemisférica na fase final da Segunda Guerra Mundial, a qual enorme efeito gerou nas relações Brasil-EUA, incluindo ai o envio da Força Expedicionária Brasileira aos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial na Europa. Finalmente, pretende-se lograr uma avaliação da ação da CMDBEU no que diz respeito aos feridos e mutilados brasileiros em instituições hospitalares dos EUA e suas implicações sobre o posterior processo de reintegração social destes no Brasil do pós-guerra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Reintegração social do ex-combatente no Brasil: o caso da Legião Paranaense do Expedicionário (1945-1980)
Descrição: A sucessão de conflitos armados de grandes proporções nos tempos contemporâneos levou a inevitável emergência de questões suscitadas pelo planejamento e aplicação de políticas públicas de reintegração social dos ex-combatentes. As grandes potências mundiais tiveram que levar a cabo o planejamento e execução de amplas, efetivas e maciças políticas públicas para receber e reintegrar na comunidade nacional os indivíduos que travaram conflitos armados de grandes proporções, nos quais foram altíssimas as taxas de morte, incapacitação física e mental. Questões como a desestruturação familiar, inadaptação social, emprego, escolarização, saúde, etc. foram encaradas de forma institucional, com diferentes graus de êxito em cada nação. No Brasil, tradicionalmente afastado dos conflitos armados nos quais as grandes potências se engajaram ao longo da época contemporânea, essas questões só serão objeto de ação governamental com o encerramento de nossa participação na Segunda Guerra Mundial. Existe um elevado grau de consenso entre os estudiosos do processo tanto sobre o caráter contraditório quanto sobre o amplo fracasso das políticas adotadas pelo governo brasileiro nessa questão. Em que pese o elevado grau de detalhamento com que essas políticas vem sendo pesquisadas em tempos recentes, a maior parte dos estudos carece de uma base empírica mais ampla. É frequente o recurso a memórias de ex-combatentes, publicadas ou não, em que narram as vicissitudes do processo de reintegração social que tiveram de encarar no pós-guerra e mais alguns poucos documentos de origem jornalística ou, em ainda menor grau, de caráter institucional. Essa pesquisa pretende contribuir para o entendimento do processo de reintegração social do ex-combatente no Brasil com referência ao período 1945-1980 baseando-se numa ampla base estatística e documental, em sua maioria legada por aquela que talvez tenha sido a mais importante entidade da sociedade civil brasileira a se engajar no esforço de reintegrar à.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Cinema e Moral Sexual no Brasil (1950-1970)
Descrição: O tema desta pesquisa é a mudança cultural observada na moral sexual brasileira no período compreendido entre 1950 e 1970. Este é um período chave para se entender a gradual substituição de um modelo de normas e práticas sexuais marcadas pelo patriarcalismo, tanto em direção a uma maior liberalização dos costumes, quanto a um relativo nivelamento da moral que rege os papéis sexuais e sociais masculinos e femininos. As fontes privilegiadas no estudo são alguns filmes de ficção de longa metragem produzidos no período que enfocavam estas questões. Busca-se, através do exame das condições sociais de produção, distribuição e recepção destes filmes, interpretar de que forma as transformações na moral sexual vigente eram tematizadas, quais os conflitos e contradições implícitos, como eram percebidas e valorizadas as novas formas que assumiam os papéis sociais e os arranjos familiares, bem como as implicações políticas, sociais e culturais daí decorrentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Cinema e História Contemporânea: narrativas fílmicas da Segunda Guerra Mundial
Descrição: Pesquisa voltada para a análise e interpretação das relações entre cinema e História. Seu objeto são os filmes lançados na conjuntura atual e que se dedicam a temas relativos à Segunda Guerra Mundial. Pretende-se examinar os lançamentos mais recentes realizados nos países de maior tradição cinematográfica na Europa, EUA e também no Brasil. O pressuposto para o recorte cronológico aqui enunciado é o de que a atual conjuntura é marcada pela sedimentação de uma determinada correlação de forças nas relações internacionais, a qual provavelmente desempenha um papel importante, senão decisivo, na forma pela qual o cinema retrata a Segunda Guerra Mundial. Coloca-se como problema o entendimento das relações entre cinema e História. Por um lado, qual o sentido dos filmes produzidos, o tipo de história que eles contam sobre a guerra, a maneira pela qual eles tematizam, delimitam e descrevem os eventos. O entendimento de como esse sentido é produzido implica em referir-se à um quadro teórico e metodológico específico, sempre com referência à exemplos dos filmes que pretende-se analisar. Por outro lado, para além da forma como os filmes representam o passado, cumpre entender a relação da produção cinematográfica com a conjuntura histórica na qual ela se realizou. Para além do contexto internacional, cumpre relacionar os filmes com a conjuntura histórica no qual os filmes foram produzidos, as diferentes tradições cinematográficas de cada país, a história e a memória da Segunda Guerra Mundial tal qual se apresenta hoje e como ela foi transformada desde o fim do conflito. Ao final da pesquisa pretende-se ter contribuído tanto para o avanço do processo de conhecimento sobre as relações entre o cinema e a História em geral, quanto para a forma pela qual a memória coletiva sobre a Segunda Guerra vem sendo moldada pela cinematografia em particular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Cinema e História do Brasil nos filmes sobre a Ditadura Militar
Descrição: A prolongada vigência da Ditadura Militar no Brasil (1964-85) fez com que até recentemente a indústria cultural tivesse se mantido relativamente distante do tratamento de temas relacionados ao período. A censura exercida pela ditadura contra as atividades culturais, bem como as perseguições políticas aos profissionais do meio, abriu um fosso entre cineastas e a representação cinematográfica do regime. Porém, decorridos mais de desde vinte anos desde o fim da ditadura, verifica-se uma vigorosa (re)descoberta deste tema. A conjuntura atual, é marcada pela proliferação de filmes sobre o regime militar, e nela se apresentam diversas componentes relevantes para o entendimento da forma pela qual o regime militar é representado e os efeitos dessas representações sobre a memória coletiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - Atual
História e memória entre ex-combatentes: o caso da Força Expedicionária Brasileira
Descrição: Projeto voltado para o entendimento da história e da memória da participação do exército brasileiro na Campanha da Itália (1944/45) durante a Segunda Guerra Mundial a partir dos depoimentos e registros legados pelos ex-combatentes brsileiros. O projeto inclui também os ex-combatentes brasileiros que lutaram pelas forças armadas alemãs..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Guia do Museu do Expedicionário
Descrição: O projeto se destina a escrever e publicar um Guia de Visitação, sob a forma de livro digital, para orientação de visitas de estudantes de Educação Básica e interessados em geral no Museu do Expedicionário. Também visa capacitar estudantes de graduação do curso de História para atuarem como monitores voluntários de visitas de turmas de estudantes de educação básica ao Museu..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Dennison de Oliveira - Coordenador / Renan Frighetto - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 37
2007 - Atual
Programa de Desenvolvimento da Educação
Descrição: O programa decorre do Convênio firmado entre as Secretarias de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior e a Universidade Federal do Paraná para capacitar professores da educação básica da rede pública estadual graduados e titulados nas diversas áreas do conhecimento. O principal objetivo deste é proporcionar aos professores das diversas áreas do saber subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, que possam ser avaliadas em seu processo e em sua produção, que resultem em um redimensionamento de sua prática educativa. O eixo central do programa é a formação continuada de professores da rede pública estadual considerando a qualificação da prática docente. Esta formação traduz-se através da construção de projetos de intervenção em diferentes áreas a partir de questões geradas no cotidiano escolar, sob a orientação de docentes desta Universidade, resultando em produções de materiais didáticos a serem implementados nas escolas da rede básica estadual e de artigo final referente a cada um dos projetos. O programa vem se consolidando tendo em vista sua abrangência e relevância social. A adesão de diferentes setores e departamentos foi significativa com a inclusão de novos orientadores e ministrantes de cursos, além da acolhida dos professores PDE nas disciplinas de cursos de graduação e pósgraduação, assim como em outras atividades de inserção acadêmica. Destaca-se também a consolidação de parcerias com outras instituições de ensino superior e os espaços conquistados nas escolas estaduais para a realização de estágios de graduandos da UFPR nas diversas áreas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
1998 - 2001
HISTORIA DO PARANA PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO.
Descrição: Projeto de pesquisa destinado à publicação de livro de divulgação científica para professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná dedicado aos temas da Urbanização e Industrialização na História Contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


1996 - 1998
EMPRESARIOS, BUROCRATAS E A FORMACAO DE ALIANCAS POLITICAS REGIONAIS: O CASO DO
Descrição: Pesquisa dedicada ao entendimento da transformação de um grupo dominante localmente em grupo dominante em nível regional. O estudo era dedicado ao entendimento do processo de formação histórica do Lernismo em uma força de alcança regional, através da pesquisa das formas e estratégias de recrutamento de elites, padrões de alianças entre gestors públicos e empresários privados e financiamento de campanhas eleitorais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
1992 - 1996
CONSTRUINDO UMA CIDADE MODELO: UM ESTUDO DE HISTORIA DE POLITICAS PUBLICAS (CURITIBA NO FINAL DO SECULO XX).
Descrição: Originalmente apresentado como projeto de doutorado na linha de pesquisa de Estado e Políticas Públicas do Departamento de Ciências Sociais da UNICAMP. O porjeto visava analisar e interpretar a experiência histórica do planejamento urbano que foi realizado na cidade de Curitiba, tida como modelo na área, entre 1971 e 1995, enfocando-se as políticas públicas, o processo de tomada de decisão, a ação das elites empresariais, o contexto institucional e o uso político da suposta eficácia do urbanismo por parte do grupo que gravita em torno do ex-prefeito Jaime Lerner, ou do Lernismo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Tempo. Revista do Departamento de História da UFF
2013 - Atual
Periódico: Antíteses (Londrina)
2013 - Atual
Periódico: História. Questões e Debates
2012 - Atual
Periódico: Vozes, Pretérito e Devir - Revista de História da UESPI
2011 - Atual
Periódico: Revista Diálogos Mediterrânicos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
MEDALHA DO JUBILEU DE 70 ANOS DA VITÓRIA INTER-ALIADA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, Liga da Defesa Nacional e Academia de História Militar Terrestre do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, D.2018OLIVEIRA, D.. Da Segunda Guerra Mundial à Guerra Fria: políticas militares estadunidenses para a América Latina (1943-1947). Diálogos (On-line), v. 22, p. 157-175, 2018.

2.
OLIVEIRA, D.2017OLIVEIRA, D.. USO DE PERIÓDICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PROJETO 1917: MÍDIA, GUERRA, GREVE E REVOLUÇÃO. InterSaberes Revista Científica, v. 12, p. 98-105, 2017.

3.
OLIVEIRA, D.2016OLIVEIRA, D.. Treinamento e organização da Força Aérea Brasileira para a Defesa Hemisférica: o papel da Divisão Aérea da Comissão Militar Conjunta Brasil-Estados Unidos (1945). Revista Defesa e Segurança, v. 1, p. 105, 2016.

4.
OLIVEIRA, D.2016OLIVEIRA, D.. ?O combatente melhor alimentado da europa?: a alimentação da Força Expedicionária Brasileira e a aliança brasil-EUA durante a Segunda Guerra Mundial (1943-1945). Esboços, v. 22, p. 116, 2016.

5.
OLIVEIRA, D.2015OLIVEIRA, D.. Dilemas estratégicos do Brasil na Segunda Guerra Mundial: Defesa Hemisférica, política de nacionalização e subversão nazista no Sul do país (1939-1943). FRONTEIRAS Revista Catarinense de História, v. 1, p. 50-73, 2015.

6.
OLIVEIRA, D.2015OLIVEIRA, D.. A HERANÇA FRANCESA NO EXÉRCITO BRASILEIRO SEGUNDO MILITARES DOS EUA (1942-1945). Revista Brasileira de Estudos Estratégicos, v. 7, p. 147-176, 2015.

7.
OLIVEIRA, D.2013OLIVEIRA, D.. Custos humanos da desmobilização da força expedicionária brasileira (FEB): A Legião Paranaense do Expedicionário (LPE) e os feridos, doentes e mutilados da Segunda Guerra Mundial (1947-1956). Vozes, Pretérito & Devir, v. 1, p. 165-180, 2013.

8.
OLIVEIRA, D.2012OLIVEIRA, D.. Reintegração social do ex-combatente no Brasil: o caso da Secretaria de Assistência da Legião Paranaense do Expedicionário - SA/LPE (1946-1960). Militares e Política (UFRJ), v. 9, p. 8-23, 2012.

9.
OLIVEIRA, D.2012OLIVEIRA, D.; LOPES, F. L. B. . Veteranos Brasileiros do Mediterrâneo: a Força Expedicionária Brasileira (1944-45) e o Batalhão Suez (1956-1967). Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 3, p. 55-76, 2012.

10.
OLIVEIRA, D.2011OLIVEIRA, D.. Uma clássica (e incompreendida) manobra de desbordamento: a FEB e o vale do Rio Sercchio (1944). Revista Brasileira de História Militar, v. 5, p. 1-9, 2011.

11.
OLIVEIRA, D.2001OLIVEIRA, D.. Poder militar e identidade de grupo na Segunda Guerra Mundial: a experiência histórica da psiquiatria militar brasileira. História. Questões e Debates, Curitiba, v. 1, n.1, p. 117-154, 2001.

12.
OLIVEIRA, D.2001OLIVEIRA, D.; Campiani, C. M. . Raça e forças armadas: o caso da Campanha da Itália (1944/45). Estudos de História, São Paulo, v. 8, n.1, p. 13-53, 2001.

13.
OLIVEIRA, D.2000OLIVEIRA, D.. A cultura dos assuntos públicos: o caso do "Custo Brasil". Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 14, p. 139-162, 2000.

14.
OLIVEIRA, D.2000OLIVEIRA, D.. História e Historiografia Militar. Museu do Expedicionário, Curitiba, p. 34-40, 2000.

15.
OLIVEIRA, D.2000OLIVEIRA, D.. Cultura e Poder nas das cerimônias militares das Forças Armadas Brasileiras: o caso de Monte Castelo. Revista de Ciências Humanas (Curitiba), Curitiba, v. 9, p. 31-56, 2000.

16.
RÜSEN, J.1997 RÜSEN, J. ; OLIVEIRA, D. ; SILVA, F. C. T. . Explicar O Holocausto - de Que Jeito? O Livro de Daniel Goldhagen Criticado À Luz da Teoria da História. História: Questões e Debates., Curitiba, v. 26, p. 116-153, 1997.

17.
OLIVEIRA, D.1996OLIVEIRA, D.. "Trazer A Televisão": Estado e Interiorização do Sinal Televisivo (Paraná, 1975/88).. História: Questões e Debates, v. 13, n.24, p. 173-221, 1996.

18.
OLIVEIRA, D.1991OLIVEIRA, D.. O Campo do Planejamento Urbano Em Curitiba.. História: Questões e Debates, Curitiba, p. 220-238, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, D.. Aliança Brasil-EUA: nova história do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2015. v. 1. 333p .

2.
OLIVEIRA, D.. Extermine o Inimigo ? Blindados Brasileiros na Segunda Guerra Mundial. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2015. v. 1. 218p .

3.
OLIVEIRA, D.. A Força Expedicionária Brasileira e a Segunda Guerra Mundial: estudos e pesquisas. Rio de Janeiro: Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, 2012.

4.
OLIVEIRA, D.. MEMÓRIA, MUSEU E HISTÓRIA: CENTENÁRIO DE MAX WOLFF FILHO E O MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO. 1. ed. Rio de Janeiro: CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE HISTÓRIA MILITAR DO EXÉRCITO, 2012. v. 1. 132p .

5.
OLIVEIRA, D.. Professor-pesquisador em educação histórica. 1. ed. Curitiba: IBPEX, 2011. v. 1. 226p .

6.
OLIVEIRA, D.. História e audiovisual no Brasil do Século XXI. 1. ed. Curitiba: Editora Juruá Ltda., 2011. v. 1. 129p .

7.
OLIVEIRA, D.. O Túnel do Tempo: um estudo de História & Audiovisual. 1. ed. Curitiba: Editora Juruá Ltda., 2010. v. 1. 272p .

8.
OLIVEIRA, D.. História do Brasil: política e economia. Curitiba: IBPEX, 2009. 209p .

9.
OLIVEIRA, D.. Os soldados brasileiros de Hitler. Curitiba: Editora Juruá Ltda., 2008. 118p .

10.
OLIVEIRA, D.. Os soldados alemães de Vargas. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2008. v. 1. 158p .

11.
OLIVEIRA, D.. História Contemporânea. 1. ed. Curitiba: IESDE S.A., 2007.

12.
OLIVEIRA, D.. Urbanização e industrialização no Paraná. Curitiba: SEED, 2002. v. 1. 121p .

13.
OLIVEIRA, D.. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2000. 201p .

14.
OLIVEIRA, D.. Estado e Mercado: Telecomunicações No Brasil.. 1. ed. Curitiba: Prephacio, 1991. 179p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, D.. A campanha da FEB no Vale do Rio Sercchio à luz da arqueologia. In: OLIVEIRA, Dennison de. (Org.). A Força Expedicionária Brasileira e a Segunda Guerra Mundial: estudos e pesquisas. Rio de Janeiro: Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, 2012, v. , p. 25-33.

2.
OLIVEIRA, D.. Projeto de extensão universitária ?Guia do Museu do Expedicionário?. In: Dennison de Oliveira. (Org.). Memória, Museu e História ? Centenário de Max Wolff Filho e o Museu do Expedicionário. 1ed.Rio de Janeiro: CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE HISTÓRIA MILITAR DO EXÉRCITO, 2012, v. 1, p. 52-67.

3.
OLIVEIRA, D.. Os sargentos alemães de Vargas: o caso de Max Wolff Filho. In: Dennison de Oliveira. (Org.). Memória, Museu e História ? Centenário de Max Wolff Filho e o Museu do Expedicionário. 1ed.Rio de Janeiro: CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE HISTÓRIA MILITAR DO EXÉRCITO, 2012, v. 1, p. 45-51.

4.
OLIVEIRA, D.. Audiovisual por ele mesmo: No estranho planeta dos seres audiovisuais. In: Gabriela Borges; Renato Luiz Pucci Jr.; Flávia Seligman. (Org.). Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário. 1ed.Faro - Portugal: EDIÇÕES CIAC, 2011, v. 1, p. 63-76.

5.
OLIVEIRA, D.; QUADROS, U. . Políticas públicas do audiovisual no Brasil Contemporâneo. In: Dennison de Oliveira. (Org.). História e Audiovisual no Brasil do Século XXI. 1ed.Curitiba: Juruá Editora Ltda., 2011, v. 1, p. 23-32.

6.
OLIVEIRA, D.; KUCZYNSKI, U. . Estômago, o filme. In: Dennison de Oliveira. (Org.). História e audiovisual no Brasil do século XXI. 1ed.Curitiba: Editora Juruá Ltda., 2011, v. 1, p. 97-112.

7.
OLIVEIRA, D.. História e audiovisual: o caso da minissérie "O Túnel do Tempo". In: Dennison de Oliveira. (Org.). O Túnel do Tempo: um estudo de História & Audiovisual. 1ed.Curitiba: Editora Juruá Ltda., 2010, v. 1, p. 9-18.

8.
OLIVEIRA, D.. História e audiovisual: questões de método. In: Dennison de Oliveira. (Org.). O Túnel do Tempo: um estudo de História & Audiovisual. 1ed.Curitiba: Editora Juruá Ltda., 2010, v. 1, p. 19-24.

9.
OLIVEIRA, D.. Walt Disney e Karl Marx: interpretações do imperialismo (1870-1918). In: DORÉ, A. ; LIMA, L. F. S. ; SILVA, L. G.. (Org.). Facetas do império na História: conceitos e métodos. 1ed.São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008, v. 1, p. 289-300.

10.
OLIVEIRA, D.. Evolução do planejamento urbano de Curitiba. In: LIMA, Renato Eugenio de. (Org.). Uso dos solos e dos rios: conceitos básicos e aplicações para Curitiba. 1ed.Curitiba: NIMAD/UFPR, 2000, v. 1, p. 59-64.

11.
OLIVEIRA, D.. Repensando O Urbano e Urbanismo e Meio Ambiente Em Curitiba. Cidade, Homem, Natureza: uma história das políticas ambientais de Curitiba. 1ed.Curitiba: Unilivre, 1998, v. , p. 41-90.

12.
OLIVEIRA, D.. Um Século de Eletricidade No Paraná. Um século de eletricidade no Paraná. : Companhia Paranaense de Energia - COPEL, 1994, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, D.. Nossos nazis. Estado de São Paulo, São Paulo, p. 1 - 1, 04 abr. 2015.

2.
OLIVEIRA, D.. Antes de Hollywood, a URSS. História Viva, São Paulo, p. 26 - 29, 01 jul. 2013.

3.
OLIVEIRA, D.. A comunidade de origem alemã no Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Revista História Catarina, Florianópolis - SC, p. 15 - 25, 04 mar. 2010.

4.
OLIVEIRA, D.. O caso do filme Katyn - a memória escondida da URSS durante a Segunda Guerra Mundial. Juliette Revista de Cinema, Curitiba, , v. 2, p. 20 - 21, 15 ago. 2009.

5.
OLIVEIRA, D.. História e memória na sociedade contemporânea. Revista Gauche: sociedade, cultura e política na contra-mão da mídia, Curitiba, p. 15 - 18, 15 nov. 2008.

6.
OLIVEIRA, D.. A visita de Bush e a história das relações EUA?América Latina. Gazeta do Povo, Curitiba, 11 mar. 2007.

7.
OLIVEIRA, D.. Teria sido Pinochet a pedra no caminho rumo ao socialismo?. Gazeta do Povo, Curitiba, 10 dez. 2006.

8.
OLIVEIRA, D.. Força Expedicionária Brasileira: 60 anos de glória. Revista do Colégio Militar de Curitiba, p. 7 - 8, 15 nov. 2005.

9.
OLIVEIRA, D.. A atual "despolitização" da política e suas implicações. Portal "O bonde", 23 set. 2002.

10.
OLIVEIRA, D.. Reforma tributária, democracia e eficiência econômica. Portal "O bonde", Curitiba, 10 set. 2002.

11.
OLIVEIRA, D.. O terrorismo e as leis de guerra. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 4 - 5, 16 set. 2001.

12.
OLIVEIRA, D.. O fim de uma era na política do Estado. Gazeta Mercantil, Curitiba, p. 8 - 8, 31 ago. 1999.

13.
OLIVEIRA, D.. Mitos e verdades: questionamento do mito de que os imigrantes europeus construiram Curitiba. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 2 - 2, 14 out. 1996.

14.
OLIVEIRA, D.. O governo socialista e o poder político empresarial. O Bonde, Curitiba.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, D.. O PROBLEMA COM A HISTÓRIA MILITAR NÃO É SER MILITAR, MAS SER HISTÓRIA. In: II Encontro de História Militar, 2018, Porto Alegre. Anais do II Encontro de História Militar e I Colóquio de Pesquisas do Grupo de Estudos em História Militar do MMCMS (GEHM-MMCMS). Porto Alegre: Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, 2017. v. 1. p. 14-29.

2.
OLIVEIRA, D.. Guerra Eletrônica, espionagem e soberania nacional: a Radio Intelligence Division no Brasil (1942-1945). In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 2016, Curitiba. Anais eletrônicos do XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. Curitiba: ANPUH PR, 2016. v. 1. p. 1-13.

3.
OLIVEIRA, D.. RELAÇÕES INTERNACIONAIS MILITARES BRASIL-EUA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: O CASO DAS COMISSÕES MILITARES CONJUNTAS. In: XXVIII Simpósio Nacional de Historia, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de Historia. Florianópolis: ANPUH, 2015. p. 1-11.

4.
OLIVEIRA, D.. A condução da aliança militar na Segunda Guerra Mundial: o caso daComissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos (CMDBEU) - 1942-45. In: XVI Simpósio Regional de História ? Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Regional de História ? Saberes e práticas científicas. Rio de Janeiro: ANPUH/RJ, 2014. p. 1-9.

5.
OLIVEIRA, D.. Problematizando a interpretação de imagens da Segunda Guerra Mundial: o Museu do Expedicionário (Curitiba/PR) e o ensino de História na Educação Básica. In: IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM)/I Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2013, Londrina. Anais 2013 IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM)/I Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. v. 1. p. 56-56.

6.
OLIVEIRA, D.. PESQUISA E EXTENSÃO NO MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO (CURITIBA/PR): A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. In: Congresso Internacional de Museologia: patrimônios e acervos, 2012, Maringá. Anais Congresso Internacional de Museologia: patrimônios e acervos. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012. v. 1. p. 1-7.

7.
OLIVEIRA, D.. O cinema e a Segunda Guerra Mundial no século XXI. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. 8º Encontro Nacional de História da Mídia-Rede Alcar. Guarapuava: Ed. da UNICENTRO, 2011. v. 1. p. 1-1.

8.
OLIVEIRA, D.. DITADURA MILITAR NO CINEMA: QUESTÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES FÍLMICAS DA HISTÓRIA. In: Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH. São Paulo - SP: ANPUH, 2011. v. 1. p. 1-15.

9.
OLIVEIRA, D.. Cinema e Moral Sexual no Brasil (1950-1970). In: V Simpósio Nacional de História Cultural ANPUH - Brasília 50 anos: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais, 2010, Brasilia. Caderno de Resumos do V Simpósio Nacional de História Cultural ANPUH - Brasília 50 anos: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais. Editora da UnB: Editora da UnB, 2010. v. 1. p. 19-20.

10.
OLIVEIRA, D.. II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. In: II Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2009, Londrina - PR. Anais do II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2009. v. 1. p. 653-659.

11.
OLIVEIRA, D.. A história acontece diante de nossos olhos: o caso da mnissérie televisiva. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza - CE. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009. p. 1-12.

12.
OLIVEIRA, D.. O cinema como fonte para a história. In: Fontes históricas:métodos e tipologias, 2008, Curitiba. III Evento de Extensão em Pesquisa Histórica, 2008. p. 1-12.

13.
OLIVEIRA, D.. Manuel Castells e a sociedade da informação. In: Leituras da História, 2007, Curitiba. Leituras da História, 2007.

14.
OLIVEIRA, D.. Walt Disney e Karl Marx: interpretações sobre o imperialismo. In: Evento de extensão universitária Facetas do Império na História, 2006, Curitiba. Facetas do Império na História: conceitos e métodos, 2006.

15.
OLIVEIRA, D.. Paraná Urbano. In: Simpósio de Cultura Paranaense: terra, cultura e poder, 2005. Simpósio de Cultura Paranaense: terra, cultura e poder. Curitiba: Secretaria Estadual da Cultura.

16.
OLIVEIRA, D.. Nacionalidade e cidadania: o caso dos soldados brasileiros de Hitler. In: Muitas faces de uma guerra: 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial e o processo de nacionalização no sul do Brasil, 2005, Florianópolis. Guerra e Diferença Cultural, 2005.

17.
OLIVEIRA, D.. Raça, ciência e a psiquiatria militar brasileira. In: Portugal - Brasil: uma visão interdisciplinar do Século XX, 2003, Coimbra. Atas do Colóquio Portugal - Brasil: uma visão interdisciplinar do Século XX. Coimbra: Quarteto, 2003. v. 1. p. 459-474.

18.
OLIVEIRA, D.. A ditadura do Estado Novo e a luta contra o nazi-fascismo (1942-45). In: Portugal - Brasil no século XX: sociedade, cultura e ideologia, 2003, Curitiba. Portugal - Brasil no século XX: sociedade, cultura e ideologia. Bauru: EDUSC, 2002. p. 165-182.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, D.. O CINEMA COM FONTE PARA HISTORIA DA MORAL SEXUAL. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Londrina. Anais do III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011. p. 858-865.

2.
OLIVEIRA, D.. Audiovisual por ele mesmo: ?O Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais?. In: 14o. Encontro da SOCINE, 2010, Recife. 14o. Encontro da SOCINE. Recife - PE: SOCINE, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, D.. Dilemas logísticos e éticos da Campanha do Atlântico Sul: a Task Force 23 da Marinha dos EUA (1942-43). In: XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasilia. CADERNO DE RESUMOS DO XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia. Brasilia: Anpuh, 2017. v. 1. p. 1931-1932.

2.
OLIVEIRA, D.. A condução da aliança militar na Segunda Guerra Mundial: o caso da Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos (CMDBEU) - 1942-45. In: XVI Simpósio Regional de História ? Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Regional de História ? Saberes e práticas científicas. Rio de Janeiro: ANPUH/RJ, 2014. p. 78-79.

3.
OLIVEIRA, D.. Problematizando a interpretação de imagens da Segunda Guerra Mundial: o Museu do Expedicionário (Curitiba/PR) e o ensino de História na Educação Básica. In: I Encontro Internacional de estudos da Imagem, 2013, Londrina. I Encontro Internacional de estudos da Imagem - caderno de resumos. Londrina: Editora da UEL, 2013. v. 1. p. 75-76.

4.
OLIVEIRA, D.. VETERANOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E POLÍTICA-PARTIDÁRIA NO BRASIL (1945-1985). In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal. CADERNO DE RESUMOS - XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. v. 1. p. 613-613.

5.
OLIVEIRA, D.. A reintegração social dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial numa perspectiva comparada. In: VII ENABED, 2013, Belém. CADERNO DE RESUMOS do VII ENABED. Belém: Universidade Federal do Pará, 2013. v. 1. p. 57-58.

6.
OLIVEIRA, D.. A comunidade de origem germânica no Brasil e a Segunda Guerra Mundial. In: I Seminário sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do I Seminário sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, 2012. v. 1. p. 17-17.

7.
OLIVEIRA, D.. A memória dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial: ensino, pesquisa, extensão e o patrimônio histórico do Museu do Expedicionário (Curitiba/PR). In: XIII Encontro Estadual de História, 2012, Londrina. CADERNO DE RESUMOS A ESCRITA DA HISTÓRIA. Londrina: Editora da UEL, 2012. v. 1. p. 191-192.

8.
OLIVEIRA, D.. O cinema como fonte para a história da moral sexual. In: III ENEIMAGEM - Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Londrina. Domínios da Imagem. Londrina: Ed. da UEL, 2011. p. 57-58.

9.
OLIVEIRA, D.. A campanha da FEB no Vale do Rio Sercchio à luz da arqueologia. In: II Seminário de Estudos Sobre a Força Expedicionária Brasileira, 2011, Curitiba. Caderno de Resumos do II Seminário de Estudos Sobre a Força Expedicionária Brasileira. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011. v. 1. p. 9-10.

10.
OLIVEIRA, D.. Ditadura Militar no Cinema: questões sobre as representações fílimicas da História. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Programação dos Simpósios Temáticos do XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. São Paulo - SP: ANPUH, 2011. v. 1. p. 3-3.

11.
OLIVEIRA, D.. Audiovisual por ele mesmo: ?O Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais?. In: 14o. Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2010, Recife - PE. 14o. Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Recife - PE: SOCINE, 2010.

12.
OLIVEIRA, D.. Cinema e sexualidade no Brasil. In: XII Encontro Regional de História da ANPUH- PR, 2010, Irati. Programação e resumos do XII Encontro Regional de História da ANPUH- PR. Irati: UNICENTRO, 2010. p. 51-51.

13.
OLIVEIRA, D.. Imagens da Cidade: mudanças e permanências nos espaços urbanos. In: A experiência moderna entre centro e periferia, 2010, Curitiba. A experiência moderna entre centro e periferia, 2010. v. 1. p. 3-4.

14.
OLIVEIRA, D.. Imagens da História "Tal qual ela aconteceu": o caso da minissérie televisiva "O tunel do tempo/The time tunnel" (EUA, 196/67). In: II Encontro Nacional de Estudos da Imagem - II ENEIMAGEM, 2009, Londrina - PR. Anais do II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina - PR: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2009. p. 55-55.

15.
OLIVEIRA, D.. A Força Expedicionária Brasileira na História e na Historiografia. In: I Seminário de Estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira, 2009, Rio de Janeiro. I Seminário de Estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. v. 1. p. 37-38.

16.
OLIVEIRA, D.. A história acontece diante de nossos olhos: o caso da mnissérie televisiva "The Time Tunnel/O Tunel do Tempo" (EUA, 1966/67). In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza - CE. XXV Simpósio Nacional de História: HIstória e Ética, 2009. v. 1. p. 319-319.

17.
OLIVEIRA, D.. Cinema, Serviço Militar e Defesa Nacional: o caso do documentário "PQD" (2007). In: III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, 2009, Londrina. A Estratégia Nacional de Defesa: programas e resumos, 2009. v. 1. p. 37-37.

18.
OLIVEIRA, D.. Amor e música no cinema brasileiro de 1958 a 1971. In: XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2009, São Paulo - SP. Programação completa do XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2009. p. 114-114.

19.
OLIVEIRA, D.. História e memória entre ex-combatentes: o caso da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, LOndrina. XXIII Simpósio Nacional de História - História: guerra e paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005. p. 180-181.

20.
OLIVEIRA, D.. Museu e sala de aula: espaço único para ensino e aprendizagem. In: 1o. Encontro de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, 2003, Curitiba. Resumos do Primeiro Encontro de Exensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR, 2003.

21.
OLIVEIRA, D.. O museu e a sala de aula: um espaço único de ensino e aprendizagem. In: I Encontro de Extensão e Cultura da UFPR, 2002, Curitiba. Anais do I ENEC. Curitiba: UFPR, 2002. v. 1. p. 12-13.

22.
OLIVEIRA, D.. História e historiografia da FEB. In: VIII Encontro Regional de História, 2002, Curitiba. Programa e resumos do VIII Encontro Regional de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2002. p. 70-71.

23.
OLIVEIRA, D.. O ensino das humanidades no nível médio: a proposta do DEHIS. In: 1o. Congresso de Humanidades, 2001, Curitiba. I Congresso de Humanidades: um diálogo entre saberes. Curitiba: UFPR, 2001. v. 1. p. 192-193.

24.
OLIVEIRA, D.. A Ditadura do Estado Novo e a luta contra o nazi-fascismo. In: Portugal/Brsil no século XX: sociedade, cultura e ideologia, 2001, Curitiba. Resumos do Colóquio Internacional Portugal Brasil no século XX. Curitiba: UFPR, 2001. v. 1. p. 7-8.

25.
OLIVEIRA, D.. Educação para a cidadania. In: XIX Seminário de Exensão da Região Sul do Brasil, 2001, Curitiba. Anais do XIX Seminário de Exensão da Região Sul do Brasil. Curitiba: UFPR, 2001. v. 1. p. 57-58.

26.
OLIVEIRA, D.. Elites Econômicas e Produção do Espaço Urbano. In: 11a. Semana do Geógrafo, 1998, Curitiba. Revista Paranaense de Geografia. Curitiba, 1998. p. 05-17.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, D.. Participação do Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, D.. Ligar ou desligar o radar: alguns aspectos da História do desenvolvimento de táticas antissubmarino na guerra aeronaval do Atlântico Sul (1942-1944). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, D.. RACIAL SENSITIVENESS: O DEBATE SOBRE O LUGAR DO NEGRO NAS FORÇAS ARMADAS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO PÓS-GUERRA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE COMBATE NA CAMPANHA DA ITÁLIA (1944-1945). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, D.. As batalhas no Vale do Rio Serchio no contexto da Segunda Guerra Mundial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SACHT, L. E. ; FERREIRA, G. D. P. ; MORATELLI, L. P. ; FRIZZO, M. K. ; ZUGE, J. G. ; FONSECA, B. ; MARTINEZ, M. M. F. ; ROSA, L. S. ; MINATOGAWA, M. C. ; OLIVEIRA, D. . Difusão do Saber Histórico: atividades de ensino e extensão do grupo PET História UFPR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCOZ, E. G. ; GIBSON FILHO, W. F. ; PERRONI, T. C. ; GRALAK, M. M. ; BARBOSA, B. T. ; IACOMINI, L. L. ; REZENDE, K. S. ; GIEHL, L. ; OLIVEIRA, P. S. ; OLIVEIRA, D. . 1968: imagens, contracultura, guerra e revolução - pesquisa coletiva anual do grupo PET História (2018), objetos, métodos e fontes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, D.. Dilemas logísticos e éticos da Campanha do Atlântico Sul: a Task Force 23 da Marinha dos EUA (1942-43). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
OLIVEIRA, D.. Os EUA e o equilíbrio de poder na America Latina ao fim da Segunda Guerra Mundial: a política de fornecimento de armas e munições para o continente no início da Guerra Fria (1945). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, D.. O problema da História Militar não é ser militar, é ser História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ROSA, L. S. ; FERREIRA, G. D. P. ; OLIVEIRA, D. . DIVULGAÇÃO DO SABER HISTÓRICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOUVEIA, A. H. G. ; MORATELLI, L. P. ; PERRONI, T. C. ; OLIVEIRA, D. . OFICINA DE HISTÓRIA DO BRASIL PARA ESTRANGEIROS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARTINEZ, M. M. F. ; BARBOSA, B. T. ; GRALAK, M. M. ; OLIVEIRA, D. . OFICINA DE TEORIA DA HISTÓRIA: O PENSAR DO HISTORIADOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VIDAL, L. A. P. ; ZUGE, J. G. ; SACHT, L. E. ; VALENTE, S. A. ; GIBSON FILHO, W. F. ; OLIVEIRA, D. . PROJETO DE PESQUISA COLETIVA 1917: MÍDIA, GUERRA, GREVE E REVOLUÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, D.. Guerra Eletrônica, espionagem e soberania nacional: a Radio Intelligence Division no Brasil (1942-1945). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
OLIVEIRA, D.. A indústria de defesa e seus efeitos na sociedade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
OLIVEIRA, D.. A força blindada brasileira e a Segunda Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
OLIVEIRA, D.. Relações internacionais militares Brasil-EUA na Segunda Guerra Mundial: o caso das comissões militares conjuntas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, D.. A aliança Brasil-EUA: nova história do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
OLIVEIRA, D.. Fontes para a História das Relações Internacionais Brasileiras: o caso da Aliança Brasil-EUA na Segunda Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
OLIVEIRA, D.. A condução da aliança militar na Segunda Guerra Mundial: o caso daComissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos (CMDBEU) - 1942-45. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERRAZ, F. C. A. ; LENZ, S. E. ; LOCASTRE, A. ; MCCANN JR, F. ; OLIVEIRA, D. . Seminário Conflito e Cooperação: Brasil e Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA, D.. A formação da FEB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
OLIVEIRA, D.. 70 anos do envio da FEB à Campanha da Itália (1944/2014). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
OLIVEIRA, D.. a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e sua atuação na Itália na Segunda Guerra Mundial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
OLIVEIRA, D.. 1964: o colapso do Populismo no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
OLIVEIRA, D.. Problematizando a interpretação de imagens da Segunda Guerra Mundial: o Museu do Expedicionário (Curitiba/PR) e o ensino de História na Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
OLIVEIRA, D.. VETERANOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E POLÍTICA-PARTIDÁRIA NO BRASIL (1945-1985). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
OLIVEIRA, D.. A reintegração social dos ex-combatentes numa perspectiva comparada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
OLIVEIRA, D.. 70 anos da Força Expedicionária Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
OLIVEIRA, D.. A comunidade origem germânica no Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
OLIVEIRA, D.. A CIDADE DE CURITIBA: DESCONSTRUINDO O MITO DA CIDADE MODELO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
OLIVEIRA, D.. A memória dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial: ensino, pesquisa, extensão e o patrimônio histórico do Museu do Expedicionário (Curitiba/PR). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
OLIVEIRA, D.. Internet como fonte para pesquisa do audiovisual sobre a Segunda Guerra Mundial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
OLIVEIRA, D.. Militares e política no cinema: uma comparação entre ?Capitães de Abril? (Portugal, 2000) e ?Lamarca, o capitão da Guerrilha? (Brasil, 1994).. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
OLIVEIRA, D.. Audiovisual por ele mesmo: ?O Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
OLIVEIRA, D.. Cinema e sexualidade no Brasil Contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
OLIVEIRA, D.. A Força Expedicionária na História e na Historiografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, D.. Apresentação ao Dossiê ?Guerra e Mediterrâneo na Época Contemporânea?. Curitiba, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
OLIVEIRA, D.; JESUS, N. L. ; TEIXEIRA, A.F.N. ; MACEDO, M. ; BARONI, L. B. ; ALVIM, V. R. C. ; GUASELLE, S. S. ; PITOL, A. C. M. ; CRUZ, E. ; MARCELO, F. C. ; FREITAS, A. D. G. ; LIMA, S. ; LINO, C. R. S. ; DORIA, D. ; PIOVEZAN, A. ; PETERS, A. P. . Guia do Museu do Expedicionário 2011. Curitiba: Curso de História UFPR, 2011 (Material didático e instrucional).

3.
OLIVEIRA, D.. História e Audiovisual no Brasil do Século XXI. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
OLIVEIRA, D.. Lutando pelo III Reich: o caso dos soldados brasileiros de Hitler. Juiz de Fora: Centro de Pesquisas em Defesa da Universidade Federal de Jiz de Fora (MG), 2007 (Artigo publicado em site de centro de pesquisa).

5.
OLIVEIRA, D.. Memorial do Museu Paranaense. Curitiba: DEHIS/CCHLA/UFPR, 2003 (Livro digital).

6.
OLIVEIRA, D.. O Museu e a sala de aula: uma espaço único de ensino-apredizagem. Curitiba: UFPR, 2001 (Material didático e instrucional).

7.
OLIVEIRA, D.. Finanças públicas e federação brasileira 1999 (Monografia).

8.
OLIVEIRA, D.. Planejamento urbano e processo decisório: o caso de Curitiba (1965-1992). Curitiba: PGHIS/UFPR, 1994 (Boletim do Departamento de História da UFPR).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
OLIVEIRA, D.. O museu e a sala de aula: um espaço único de ensino-aprendizagem. 2001.

Processos ou técnicas
1.
OLIVEIRA, D.; Eugenio, M. N. ; LEITE, R. L. ; MAGALHÃES, M. B. ; Siqueira, M. ; Trindade, J.M.B. . Coordenador do Programa de Extensão Universitária "Educação para a Cidadania". 2004.

2.
OLIVEIRA, D.; Trindade, J.M.B. ; MAGALHÃES, M. B. ; LEITE, R. L. ; Eugenio, M. N. . Coordenador do Programa de Extensão Universitária Educação para a Cidadania. 2003.

3.
OLIVEIRA, D.; Trindade, J.M.B. ; Siqueira, M. ; MAGALHÃES, M. B. ; Eugenio, M. N. . Coordenador do programa de extensão universitária "Educação para Cidadania". 2002.

4.
OLIVEIRA, D.; Eugenio, M. N. ; LEITE, R. L. ; Nadalin, S. O. ; Portella, J.R.B. ; Siqueira, M. ; Trindade, J.M.B. . Coordenador do Programa de Extensão Universitária "Educação para a Cidadania". 2001.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REISS, C. ; OLIVEIRA, D. . LUZ SOBRE O CAOS - Ocupação Nazista na Holanda. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
OLIVEIRA, D.. O fim da Segunda Guerra Mundial. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
OLIVEIRA, D.. A URSS através da câmera. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
OLIVEIRA, D.. Aliança Brasil-EUA: Nova História do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
OLIVEIRA, D.. Um olhar sobre Curitiba. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
OLIVEIRA, D.. A presença do Paraná na Segunda Guerra Mundial. 2014.

7.
OLIVEIRA, D.. O Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
OLIVEIRA, D.. Nossa História. 2013.

10.
OLIVEIRA, D.. A Copa das Manifestações. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

11.
OLIVEIRA, D.. COMUNISMO NO BRASIL E SURGIMENTO DO PCB. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
OLIVEIRA, D.. Projeto de Extensão Guia do Museu do Expedicionário. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
OLIVEIRA, D.. 100 anos da Guerra do Contestado. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
OLIVEIRA, D.. Sistema político e o julgamento do 'mensalão'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
OLIVEIRA, D.. Passado e Presente especial 2ª Guerra Mundial 1/4. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

16.
OLIVEIRA, D.. Passado e Presente especial 2ª Guerra Mundial ? O fim do conflito. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

17.
OLIVEIRA, D.; MARCELO, F. C. ; Prandi, D. ; LIMA, S. . DOC TV Sinal Museu do Expedicionário. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

18.
OLIVEIRA, D.. Programa Plano Geral. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

19.
OLIVEIRA, D.. Programa "Nossa História". 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
OLIVEIRA, D.. Paraná Empreendedor. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

21.
OLIVEIRA, D.. Programa Scientia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
OLIVEIRA, D.. Segredos da Ditadura de 64. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

23.
OLIVEIRA, D.. Nomes de locais históricos e políticas de patrimônio. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

24.
OLIVEIRA, D.. A Proclamação da República e o Brasil do século XXI. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

25.
OLIVEIRA, D.. Soldados de Hitler: Centenas de brasileiros lutaram pela Alemanha. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

26.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2008.

27.
OLIVEIRA, D.. Os Soldados Brasileiros de Hitler. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, D.. II Seminário de Estudos Sobre a Força Expedicionária Brasileira. 2011; Tema: II Seminário de Estudos Sobre a Força Expedicionária Brasileira. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, D.. A participação das forças armadas brasileiras na Primeira Guerra Mundial. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - HomePage).

2.
OLIVEIRA, D.; VIDAL, L. A. P. . 1918: ano de decisão. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - HomePage).

3.
OLIVEIRA, D.. Uso de fontes históricas e espaços museológicos para o ensino de História. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TEIXEIRA, A.F.N. ; JESUS, N. L. ; SOUZA, F. M. B. ; SOUZA, F. ; AUGUSTO, N. V. J. S. ; PAULA, A. ; SANTOS, J. M. ; ORTE, G. K. ; LAROCCA, G. ; LIMA, N. T. ; MESQUITA, V. R. ; BARONI, L. B. ; FREITAS, A. D. G. ; Prandi, D. ; OLIVEIRA, B. E. C. ; CAVALHEIRO, L. F. C. ; GUIMARAES, A. K. V. ; LIMA, S. ; VILLI, T. ; ALVES, A. ; ROCKER, I. G. ; OLIVEIRA, D. . Guia do Museu do Expedicionário 2012. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de visitação em museu para estudantes da Educação Básica).

5.
OLIVEIRA, D.. O uso de fontes da História do Brasil em sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
OLIVEIRA, D.. A cobra fumou - comentários sobre o filme. 2011. (Palestra proferida).

7.
OLIVEIRA, D.. Uso de fontes históricas em sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
OLIVEIRA, D.. Pensando o ensino de história. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
OLIVEIRA, D.; SHMEIL, A. ; ZÉTOLA, B. ; KOWALSKI, F. ; TAHAN, F. ; RAPETTI, G. ; ROHR, M. ; KUGLER, T. . Guia Histórico Museu Arqueológico e Etnográfico de Paranaguá. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD ROM).

10.
OLIVEIRA, D.; KOWALSKI, F. ; KUGLER, T. ; ZÉTOLA, B. . GUIA HISTÓRICO MUSEU MUNICIPAL ATILIO ROCCO. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD ROM).

11.
OLIVEIRA, D.. Academia Montese. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Home Page).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
DUARTE, W. ; PEGO, M. ; PEGO, L. ; MANCUSO, B. ; OLIVEIRA, D. . Vila das Torres 2014. 2010. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, D.. A participação dos paranaenses na Segunda Guerra Mundial 1/4. 2011.

2.
OLIVEIRA, D.. A participação dos paranaenses na Segunda Guerra Mundial 2/4. 2011.

3.
OLIVEIRA, D.. A participação dos paranaenses na Segunda Guerra Mundial 3/4. 2011.

4.
OLIVEIRA, D.. Proclamação da República. 2011.

5.
OLIVEIRA, D.. O Túnel do Tempo: um estudo de História & Audiovisual. 2010.

6.
OLIVEIRA, D.. História e Audiovisual. 2010.

7.
OLIVEIRA, D.. Urbanização e industrialização no Paraná. 2010.

8.
OLIVEIRA, D.. O Túnel do Tempo. 2010.

9.
OLIVEIRA, D.. Um estudo de História & Audiovisual a partir do Túnel do Tempo. 2010.

10.
OLIVEIRA, D.. Telenovelas e sociedade. 2010.

11.
OLIVEIRA, D.. Lançamento do livro "Túnel do Tempo: um estudo de História e Audiovisual". 2010.

12.
OLIVEIRA, D.. Eleições 2010 e a História do Brasil. 2010.

13.
OLIVEIRA, D.. A eleição de Dilma Roussef e as questões de gênero no Brasil. 2010.

14.
OLIVEIRA, D.. Nazismo e neonazismo. 2009.

15.
OLIVEIRA, D.. Curitiba e o mito da cidade modelo. 2009.

16.
OLIVEIRA, D.. Os soldados brasileiros de Hitler. 2009.

17.
OLIVEIRA, D.. A guerra na Faixa de Gaza e os conflitos no Oriente Médio. 2009.

18.
OLIVEIRA, D.. Nazismo. 2009.

19.
OLIVEIRA, D.. Neonazismo e racismo. 2009.

20.
OLIVEIRA, D.. Nazismo e Neonazismo no Brasil hoje. 2009.

21.
OLIVEIRA, D.. Vinte anos da reunificação alemã. 2009.

22.
OLIVEIRA, D.. Violência no Brasil Hoje. 2009.

23.
OLIVEIRA, D.. "História do Brasil: política e economia". 2009.

24.
OLIVEIRA, D.. Urbanismo em Curitiba. 2009.

25.
OLIVEIRA, D.. História de Curitiba. 2008.

26.
OLIVEIRA, D.. Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial. 2008.

27.
OLIVEIRA, D.. Produção científica e carreira acadêmica. 2008.

28.
OLIVEIRA, D.. Maio de 1968: 40 anos. 2008.

29.
OLIVEIRA, D.. O livro Os soldados brasileiros de Hitler e sua repercussão. 2008.

30.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2008.

31.
OLIVEIRA, D.. O Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2008.

32.
OLIVEIRA, D.. Os soldados alemães de Vargas. 2008.

33.
OLIVEIRA, D.. Curitiba e o mito da cidade modelo. 2007.

34.
OLIVEIRA, D.. A proclamação da república hoje. 2005.

35.
OLIVEIRA, D.. História e memória da Segunda Guerra Mundial. 2004.

36.
OLIVEIRA, D.. 40 anos do golpe militar de 1964. 2004.

37.
OLIVEIRA, D.. Segunda guerra mundial. 2002.

38.
OLIVEIRA, D.. Segunda Guerra Mundial. 2002.

39.
OLIVEIRA, D.. Segunda Guerra Mundial. 2001.

Demais trabalhos
1.
OLIVEIRA, D.. Os soldados brasileiros de Hitler. 2010 (Palestra) .

2.
OLIVEIRA, D.. Os soldados brasileiros de Hitler. 2010 (Palestra) .

3.
OLIVEIRA, D.. Os soldados alemães de Vargas. 2010 (Palestra) .

4.
OLIVEIRA, D.. Desnacionalização desestrutura cadeias produtivas locais. 2010 (Entrevista redigida) .

5.
OLIVEIRA, D.. Israel comete excessos afirmando legítima defesa. 2009 (Entrevista redigida) .

6.
OLIVEIRA, D.. Apropriação do conhecimento histórico & produção cultural. 2008 (Palestra) .

7.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2008 (Palestra) .

8.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2007 (Entrevista redigida) .

9.
OLIVEIRA, D.. Os soldados brasileiros de Hitler. 2007 (Entrevista redigida) .

10.
OLIVEIRA, D.. Planejamento urbano: a experiência de Curitiba. 2002 (Palestra) .

11.
OLIVEIRA, D.. A política do planejamento urbano: o caso de Curitiba. 1999 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAES, U. Q.; KAMINSKI, R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Luciane Carvalho. A programação da Cinemateca do Museu Guido Viaro (Curitiba 1975-1985). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
DORE, A. C.; ZARPELON, J. T. G.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Giancarlo Telles Oliveira. A guerra em sala de aula: simulação do Conselho de Segurança da ONU durante a Guerra do Golfo. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

3.
OLIVEIRA, D.; RODRIGUES, M. H. C.; KAMINSKI, R.. Participação em banca de Samara Oliveira Marques da Silva. A escrita filmica da História no documentário O Triunfo da Vontade. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

4.
OLIVEIRA, D.; PEREIRA, L. F. L.; CUNHA FILHO, V. F.. Participação em banca de ANDRÉ LUIS PEREIRA. O PROCESSO DE MECANIZAÇÃO DO ENGENHO TIBAGY (1878-1884). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

5.
MULLER, A.; ALVES, V. C.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Cesar Alves da Silva Filho. O namoro perfeito: o papel da Revista Militar Brasileira na construção do consenso politico entre o Exército e o Governo Vargas (1930-45). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

6.
VIANNA, M. A. G.; SILVA, E. S.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de José Carlos Meireles da Silva. Soldados da borracha: o acordo politico entre Brasil e Estados Unidos da America para a extração do látex - esquecimentos e lutas por direitos no pós-guerra. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

7.
RODRIGUES, L. S.; BENTHIEN, R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Guilherme Bianchi Moreira. Marxismo e Crise: Socialismo ou Barbárie na crítica de esquerda do pós-guerra francês (1946-1968). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

8.
LESSA, S. N.; PORTO, C. H. Q.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de David Souza Fernandes. Sobre História, Política e Mídia: a "representação" do Chavismo através da Revista Veja (1999-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

9.
RODRIGUES, M. H. C.; PINTO, P. P.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Daniel Doria Possollo Carrijo. Cinema e Blues: representações audiovisuais do gênero no século XX. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

10.
RODRIGUES, M. H. C.; KAMINSKI, R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Cassia Lorenza Muginoski. O impacto do cinema no processo de remodelação cultural da sociedade finlandesa no século XXI. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

11.
LENZ, S. E.; RAMOS, M. E. T.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de André Luiz de Vasconcelos. Stalingrado: o documentário e as narrativas de ex-combatentes e civis. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

12.
OLIVEIRA, D.; LENZ, S. E.; SANTANA, M. S.. Participação em banca de Marcelo Garcia Bonfim. Guerra do Iraque: realidade e falácias. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

13.
Silva, Angelo José da; BEGA, M. T. S.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Diego Coletti Oliva. Entre olhos eletrônicos e olhares humanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

14.
MAXIMIANO, C. C.; CABRAL, R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Sergio Alexandre de Oliveira. Movimentos de insurgência: história e técnicas de forças irregulares para o futuro. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

15.
FERRAZ, F. C. A.; LENZ, S. E.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Aline Vanessa Locastre. Projeção do Brasil para o Pós-Guerra: a "Boa Vizinhança" estaduniense no Brasil segundo a Revista "Em guarda" (1941-45). 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

16.
NEUMANN, R. M.; HEINSFELD, A.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Wanilton Dudek. Política, repressão e nacionalismo: o cotidiano da comunidade alemã do Vale do Iguaçu durante a Era Vargas. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo.

17.
MUNHOZ, D. E. N.; BARROS, S. A. B. M.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Rodolfo Stancki Silva. Representações sociais do cinema de horror: um estudo de recepção. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

18.
PUCCI JR, R. L.; CARVALHO, C. V.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Luis Eduardo Rodrigues Geraldo. As transformações nas ficções seriadas televisivas: uma investigação com base em Arquivo-X. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

19.
OLIVEIRA, D.; Oliveira, Ricardo Costa de; Silva, Angelo José da. Participação em banca de Edmar Almeida de Macedo. Os trotkistas entre discursos e controvérsias: tradição, composição social e alinhamento internacional. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

20.
OLIVEIRA, D.; Oliveira, Ricardo Costa de; Silva, Angelo José da. Participação em banca de José Lazaro Ferreira Barros Junior. Desempenho eleitoral nas eleições proporcionais de 2008 em Curitiba. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

21.
VANNINI, I. A.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Narcélio Inácio Debona. O caboclo de Palma Sola: depoimentos sobre o período 1930-1960. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

22.
SILVA, Helenice Rodrigues da; SALLAS, A. L. F.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Luiz Felipe Nunes de Alves. Os anos 50 e 60 nas páginas de "Panorama" e "Paraná em páginas": o conservadorismo da imprensa paranaense no contexto da Guerra Fria. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

23.
OLIVEIRA, D.; Oliveira, Ricardo Costa de; FLEISCHER, D.. Participação em banca de Mauro Pioli Rehbein. Curitiba, 50 anos de eleições municipais: as forças políticas que nas democracias e no governo militar disputam o poder. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

24.
LEITE, R. L.; OLIVEIRA, D.; SILVA, L. S. D.. Participação em banca de Rodolfo Augusto Bravo de Conto. Caminhos libertários e partilhas culturais: o jornal La Battaglia e a formação da intelectualidade anarquista. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

25.
LEITE, R. L.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Luiz Fernando Rankel. A construção de uma memória para a nação: a participação do Museu Paranaense na exposição antropológica de 1882. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

26.
OLIVEIRA, D.; Santos, C.R.A.. Participação em banca de Mariana Corção. Os tempos da memória gustativa: Bar Palácio, patrimônio da sociedade curitibana (1930-2006). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

27.
Oliveira, Ricardo Costa de; Silva, Angelo José da; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Cátia Cilene Faraco. A batalha da COPEL: governo, parlamento e movimento social em ação. 2006. Dissertação (Mestrado em mestrado em ciências sociais) - Universidade Federal do Paraná.

28.
Rodrigues, H.; Eugenio, M. N.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Ozias Paese Neves. Revista Civilização Brasileira (1965-68): uma cultura de esquerda no cenário político ditatorial. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

29.
Oliveira, Ricardo Costa de; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Marcelo Gonçalves Marcelino. Intervencionismo estatal e ideologia desenvolvimentista na construção do sistema de planejamento do Paraná no período 1972-1982. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

30.
Shima, C.; Serra, M. A.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Rejane Karam. A concessão de rodovias paranaenses sob a ótica da regulação. 2005. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Paraná.

31.
Oliveira, Ricardo Costa de; Silva, Angelo José da; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Mônica Helena Harrich Silva Goulart. O poder local e o coronelismo do Estado do Paraná (1880-1930). 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

32.
Siqueira, M.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Priscila Pugsley Grahl. o povo hebreu e as leis de guerra. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

33.
Perissinoto, R. M.; OLIVEIRA, D.; Oliveira, Ricardo Costa de. Participação em banca de Pedro Ricardo Dória. Liderança, autoridade e contexto político: o caso de Jaime Lerner no Paraná (1971-2001). 2001. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

34.
MAGALHÃES, M. B.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Christiane Aparecida Fontana Grumm. Técnica e propaganda: a projeção do homem público. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

35.
Rodrigues, H.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Elena Camargo Shizuno. Bandeirantes do oriente ou perigo amarelo? Os imigrantes japoneses e o DOPS. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

36.
Ribeiro, L. C.; OLIVEIRA, D.; Lopes, M.A.. Participação em banca de Róbi Jair Schmidt. Cenas da constituição de um mito político. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

37.
Guivant J.S.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Vladimir Luis de Oliveira. A política industrial de informática em Curitiba: uma análise do Estado e dos processos decisórios (1989-1998). 1999. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

38.
Cardoso, J. A.; Santos, C.R.A.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de SÊGA Rafael. - A reestruturação do quadro Urbano de Curitiba durante a gestão do Prefeito Candido de Abreu (1913-1916). 1996. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

39.
Trindade, E. M. C.; Matos, M. I. S.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de SANTOS Antonio José de almeida. Memórias e Cidade: depoimentos e transformações urbanas de Curitiba: (1930-1990). 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
HEINSFELD, A.; OLIVEIRA, D.; MAGALHÃES, M. B.. Participação em banca de WANILTON DUDEK. FREIES DEUTSCHLAND: O ANTINAZISMO NA AMÉRICA EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL (1933-1945). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Passo Fundo.

2.
OLIVEIRA, D.; MASKE, W.; PIOVEZAN, A.; FERRAZ, F.; MONTEIRO, E. G. D.. Participação em banca de Aline Vanessa Locastre. Seduções Impressas: a veiculação do paradigma estadunidense no Brasil em tempo de Segunda Guerra Mundial. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

3.
GOULART, M. H. H. S.; PIOVEZAN, A.; Oliveira, Ricardo Costa de; GRUNER, C. M.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Francisco Chagas Oliveira Atanasio. Bem além da cova do Leão: tensões políticas, cultura de violência e criminalidade no Piaui através de uma incursão biográfica (1901-1956). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

4.
VANNINI, I. A.; NEUNDORF, A.; OLIVEIRA, D.; PIOVEZAN, A.; GARCIA, M.. Participação em banca de Ronaldo Zatta. 50 anos da morte do Tenente Camargo (1965-2015): impasses e conflitos da memória institucional do Exército Brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

5.
ALAMBERT JUNIOR, F. C.; MENON JUNIOR, W. R.; KAMINSKI, R.; FREITAS, A.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Cristiane Silveira. Cultura Política versus política cultural: os limites da política pública de animação da cidade em confronto com o campo das artes visuais na Curitiba Lernista (1971-1983). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

6.
BENCOSTTA, M. L. A.; BASTOS, M. H. C.; SOUZA, R. F.; MACHADO JUNIOR, C. S.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Ederson Prestes Santos Lima. História, memória e educação no olhar "photographico" de Guilherme Glück (Lapa, 1920-1953). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

7.
Oliveira, Ricardo Costa de; BEGA, M. T. S.; GOULART, M. H. H. S.; MOTTA, L. E. P.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Daiane Carnelos Resende. "Requião tem razão"? Homem político e discursos: um estudo sobre a trajetória política de Roberto Requião de Mello e Silva. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

8.
FERRAZ, F. C. A.; RODRIGUES, F. S.; MARTINS JUNIOR, C.; GRUNER, C. M.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Bruno Torquato da Silva Ferreira. "Cidadãos às armas": a introdução do sorteio militar no Estado de Mato Grosso. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

9.
MELEIRO, A.; NAPOLITANO, M.; KAMINSKI, R.; REIS, P.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Ulisses Quadros de Moraes. Políticas públicas para o audiovisual: as isenções fiscais e os limites entre o Estado e a Iniciativa privada. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

10.
CASTRO, C.; FERRAZ, F.; MAXIMIANO, C. C.; Rodrigues, H.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Everton Gustavo Rodrigues. Ruídos e vozes do porão fardado: socialização, imaginário e identidade dos sargentos do exército (1945-2000). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

11.
OLIVEIRA, D.; FERRAZ, F. C. A.; FRIGHETTO, R.; PEREIRA, A. E.; WINTER, L. A. C.. Participação em banca de Andrew Patrick Traumann. Os generais e os aiatolás: relações Brasil-Irã (1979-1985). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

12.
BUSETTO, A.; LOSNIAK, C. J.; BEIRED, J. L.; OLIVEIRA, D.; SILVA, W. C. L. da. Participação em banca de Osmani Ferreira da Costa. A televisão e o palácio: concessões e desenvolvimento das emissoras e redes televisivas no Paraná (1954-1985). 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
CARDOSO, P. S.; ARAUJO, D. C.; OLIVEIRA, D.; TELLES, R.; CAMARGO, L. G. B.. Participação em banca de Wilson Rodrigues da Silva Sasso. Cidade de Deus - os universos do crime e do não-crime: do romance ao filme. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

14.
Oliveira, Ricardo Costa de; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Mônica Helena Harrich Silva Goulart. Classe dominante e jogo político na Assembléia Legislativa Paranaense (1889-1930). 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

15.
Vicentini, Y.; Mendonça, F. A.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Carlos Hardt. Gestão metropolitana: consequências dos paradigmas das políticas públicas na qualidade ambiental do compartimento leste da Região Metropolitana de Curitiba. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

16.
Gediel, J.A.P.; BATISTA, O. A.; Carvalho Neto, M.C.; Ludwig, C. L.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Francisco Cardoso de Oliveira. Ensaio Hermenêutico para Tutela Concreta da Posse da Propriedade no Direito Brasileiro. 2001. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

17.
Ribeiro, L. C.; OLIVEIRA, D.; Floriani, D.; Simonatto, I.; DIAS, E. F.. Participação em banca de Anita Helena Schlesener. A recepção de gramsci no Brasil: A interpretação no contexto do PCB nos anos 60. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

18.
MARCHI, E.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Rogério Luiz de Souza. A reforma social católica e o novo limiar capitalista (1945-1965). 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

19.
Mendonça, F. A.; Vicentini, Y.; Hardt, L.; OLIVEIRA, D.; Ferreira, Y.. Participação em banca de Cristina de Araújo Lima. A ocupação de área de mananciais e os limites dos recursos hídricos na RMC. 2000. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
AMERICO, E. V.; LIMA, N. J.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Moisés Wagner Franciscon. O cinema soviético representa a Segunda Guerra Mundial (1945-1991). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
NEUMANN, M.; HEINSFELD, A.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Wanilton Dudek. Freie Deutschland: os alemães antinazistas no Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Passo Fundo.

3.
MASKE, W.; OLIVEIRA, D.; GONCALVES, M.. Participação em banca de Aline Vanessa Locastre. Seduções Impressas: a veiculação do paradigma estadunidense no Brasil em tempos de Segunda Guerra Mundial. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

4.
TAVARES, R. R.; PINTO, P. P.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Ronaldo Zatta. A guerrilha Cardim: contestações e desacordos sobre o levante armado de 1965. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

5.
FREITAS, A.; SOUZA, N. R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Cristiane Silveira. A Fundação Cultural de Curitiba e o sistema municipal de cultura para as artes visuais - anos 1970 e 1980. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

6.
GRUNER, C. M.; TAVARES, R. R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Francisco Chagas Oliveira Atanasio. Além da cova do "Leão": tensões políticas, cultura de violência e criminalidade no Piaui através de uma incursão biográfica (1930-56). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

7.
BENCOSTTA, M. L. A.; MACHADO JUNIOR, C. S.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Ederson Prestes Santos Lima. História, memória e eduicação no olhar "photographico" de Guilherme Glück (Lapa, 1920-60). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

8.
QUELUZ, M. L. P.; RAMOS, P. E.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Rodrigo Otávio dos Santos. Rock e quadrinhos nas páginas da revista Chiclete com Banana (1985-1990). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

9.
GRUNER, C. M.; SILVA, L. G. S.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Bruno Torquato da Silva Ferreira. "Cidadãos, às armas!": o sorteio militar em Mato Grosso (1908-1932). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

10.
BEGA, M. T. S.; Oliveira, Ricardo Costa de; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Catia Cilene Farago. As eleições de 1982: da distensão à abertura: a trajetória de José Richa e Antonio Carlos Magalhães. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

11.
Oliveira, Ricardo Costa de; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Mônica Helena Harrich Silva Goulart. Classe dominante e jogo político na Assembléia Legislativa Paranaense (1889-1930). 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

12.
OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Valter Fernandes da Cunha. Estado, política econômica e cultura desenvolvimentista: o caso do Banco de Desenvolvimento do Paraná S.A.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

13.
Vicentini, Y.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Carlos Hardt. Gestão metropolitana: paradigmas das políticas públicas de gestão do espaço metropolitano com base no estudo da qualidade ambiental do compartimento leste da Região Metropolitana de Curitiba. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

14.
OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Vladimir Luis de Oliveira. O esgotamento do modelo desenvolvimentista e a nova política industrial paranaense (1989-2001). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

15.
MARCHI, E.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Rogério Luiz de Souza. A reforma social católica: o discurso modelar e as práticas sociais da igreja (1945-65). 2000. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
BECARD, D. S. R.; CUNHA FILHO, V. F.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de CELIANE FERREIRA DA COSTA. ENTRE APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS: AS RELAÇÕES POLÍTICAS SINO-BRASILEIRAS ? DA POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE AO INÍCIO DO GOVERNO MILITAR (1961-1965). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
OLIVEIRA, D.; RODRIGUES, M. H. C.; MAGALHÃES, M. B.. Participação em banca de Samara Oliveira Marques da Silva. A escrita fílmica da historia no documentário O Triunfo da Vontade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

3.
PINTO, P. P.; MORAES, U. Q.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Luciane Carvalho. A programação da Cinemateca do Museu Guido Viaro (Curitiba, 1975-85). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

4.
SEREZA, L. C.; PINTO, P. P.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Angelo Otavio Garcia Rechi. A film by Quentin Tarantino: a questão da vingança histórica representada em Bastardos Inglórios (2009). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

5.
GONCALVES, M.; BOSCHILLIA, R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Guilherme Nercolini Miranda. Afinidades inter estatais em cena: as relações luso brasileiras e a Segunda Guerra Mundial segundo a Revista Atlântico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

6.
DORE, A. C.; ZARPELON, J. T. G.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Giancarlo Telles Oliveira. A guerra em sala de aula: simulação do Conselho de Segurança da ONU durante a Guerra do Golfo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

7.
MENDONCA, J. M. N.; CAVALIERI, M. A. R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Andre Luis Pereira. O processo de mecanização do Engenho Tibagy (1878-84). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

8.
CHIRRIO, M.; MULLER, A.; ALVES, V. C.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de César Alves da Silva Filho. Um Acordo em Revista A Aliança Brasil- EUA nas páginas da Revista Militar Brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

9.
PINTO, P. P.; KAMINSKI, R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de THIAGO HENRIQUE FELÍCIO. A HISTÓRIA NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: Tempo presente, Deslocamento e Identidade em Terra Estrangeira (1995). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

10.
KAMINSKI, R.; BAYER, R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Cassia Muginoski. IMPACTO DO CINEMA NO PROCESSO DE REMODELAÇÃO CULTURAL DA SOCIEDADE FINLANDESA NO SÉCULO XXI E SUA REPERCUSSÃO ECONÔMICA LOCAL. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

11.
PINTO, P. P.; OLIVEIRA, D.; RODRIGUES, M. H. C.. Participação em banca de Daniel Doria Possolo Carrijo. A Representação do Blues no audiovisual do século XXI.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

12.
MASKE, W.; GRUNER, C. M.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Solange de Lima. O "perigo alemão": a comunidade teuta e a DOPS em Curitiba. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KAMINSKI, R.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Augusto Selio Alves e Cleverton Lopes de Oliveira.Hiroshima e Nagasaki. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Henrique Camargo Cardoso.Propriedade imobiliária urbana e a restrição ao direito de morar: análise e crítica a luz da ocupação do Fazendinha. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

3.
Somma, João; Maia, Luiz Paulo; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Fabiane Nicolote da Costa.Mídia e regionalismo: uma análise jrnalística sobre a política de investimentos do PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Paraná.

4.
ROCHA, C.A.M.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Andressa Zanin Rovani.História da Televisão Paranaense. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Oliveira, Ricardo Costa de; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Marcus Roberto de Oliveira.Condicionantes sociais do golpe de 1964: um estudo da Marcha da Família com Deus pela Liberdade em Curitiba - PR. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Oliveira, Ricardo Costa de; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Mônica Helena Harrich da Silva.O fenômeno do coronelismo no Paraná da Primeira República (1889-1930). 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, D.; Trindade, J.M.B.; BOSCHILLIA, R.. Seleção para professor substituto para disciplina de História do Brasil. 2008. Universidade Federal do Paraná.

2.
Santos, C.R.A.; Trindade, J.M.B.; OLIVEIRA, D.. Teste seletivo para professor substituto. 2005. Universidade Federal do Paraná.

3.
OLIVEIRA, D.; Trindade, J.M.B.; Siqueira, M.. Banca de seleção de candidatos à bolsa extensão. 2003.

4.
OLIVEIRA, D.. Banca de seleção de candidatos à bolsa extensão. 2002. Universidade Federal do Paraná.

5.
OLIVEIRA, D.. Banca de seleção de candidatos à bolsa extensão. 2001. Universidade Federal do Paraná.

6.
BELOTO, D.L.; OLIVEIRA, D.. Concurso para o magistério superior em Economia, matéria específica de Economia Brasileira Contemporânea. 1998. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, D.. Banca de Avaliação do 17o. EVINCI. 2009. Universidade Federal do Paraná.

2.
OLIVEIRA, D.. Banca de avaliação do XVI Evento de iniciação científica - EVINCI. 2008. Universidade Federal do Paraná.

3.
OLIVEIRA, D.. Banca de Avaliação do 16o. EVINCI. 2008. Universidade Federal do Paraná.

4.
OLIVEIRA, D.. Banca de Avaliação do 15o. Evento de Iniciação Científica - EVINCI. 2007. Universidade Federal do Paraná.

5.
OLIVEIRA, D.. Comissão avaliadora de processo de estágio probatório de Marcos Silva da Silveira. 2007. Universidade Federal do Paraná.

6.
OLIVEIRA, D.. Presidente da Comissão de Verificação de Currículos para o Edital de Iniciação Científica. 2006. Universidade Federal do Paraná.

7.
OLIVEIRA, D.; Rodrigues, H.. Banca de Avaliação do 14o. Evento de Iniciação Científica - EVINCI. 2006. Universidade Federal do Paraná.

8.
OLIVEIRA, D.. Comissão avaliadora de processo de estágio probatório de Margarete Araújo Telles. 2006. Universidade Federal do Paraná.

9.
OLIVEIRA, D.. Banca de Avaliação do 13o. Evento de Iniciação Científica - EVINCI. 2005. Universidade Federal do Paraná.

10.
OLIVEIRA, D.. Comissão avaliadora do processo de estágio probatório de Marcella Lopes Guimarães. 2005. Universidade Federal do Paraná.

11.
Portella, J.R.B.; Nadalin, S. O.; OLIVEIRA, D.. Banca de monografias de conclusão de curso de graduação em história. 2004. Universidade Federal do Paraná.

12.
OLIVEIRA, D.. Membro da Comissão Científica do III Congresso Brasileiro de História Econômica. 1999. Universidade Federal do Paraná.

13.
OLIVEIRA, D.. Membro da Comissão Científica da IV Conferência Internacional de História de Empresas. 1999. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia.Dilemas logísticos e éticos da Campanha do Atlântico Sul: a Task Force 23 da Marinha dos EUA (1942-43). 2017. (Simpósio).

2.
Ciclo de Séries de TV.O Túnel do Tempo: um estudo de história e audiovisual. 2012. (Encontro).

3.
História no cinema: encontro de análise e crítica historiográfica na produção fílmica.Radio Auriverde (1991): verdades e mentiras sobre a FEB. 2012. (Encontro).

4.
VIII Semana Acadêmica de Geografia.CURITIBA E A CRISE DO MITO DA CIDADE MODELO. 2012. (Encontro).

5.
Evento de extensão universitária Cem anos de Max Wolff Filho.Os soldados alemães de Vargas. 2011. (Simpósio).

6.
III ENEIMAGEM - Encontro Nacional de Estudos da Imagem.O cinema como fonte para a história da moral sexual. 2011. (Encontro).

7.
II Seminário de Estudos Sobre a Força Expedicionária Brasileira.A campanha da FEB no Vale do Rio Sercchio à luz da arqueologia. 2011. (Seminário).

8.
I Seminário Internacional de História do Tempo Presente.Internet como fonte para pesquisa do audiovisual sobre a Segunda Guerra Mundial. 2011. (Seminário).

9.
O cinema a luz da história: a construção fílmica com materiais de arquivo.Dzi Croquettes. 2011. (Outra).

10.
VIII Encontro Nacional de História da Mídia.O cinema e a Segunda Guerra Mundial no século XXI. 2011. (Encontro).

11.
A experiência moderna entre centro e periferia.A experiência moderna entre centro e periferia. 2010. (Simpósio).

12.
Ciclo de Encontros de Psicanálise e Cultura do Núcleo Psicanalítico de Curitiba.Cinema e Psicanálise: Desejo e Reparação. 2010. (Encontro).

13.
IV Congresso Latino Americano de Ciências Sociais e Humanidades: Imagens da Morte. 2010. (Congresso).

14.
IV Evento da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. 2010. (Encontro).

15.
I Encontro Milton Santos.O urbano em análise: olhares sobre Curitiba e Região Metropolitana. 2009. (Simpósio).

16.
II Encontro Nacional de Estudos da Imagem - II ENEIMAGEM. Imagens da história "tal qual ela aconteceu": o caso da minissérie televisiva "O tunel do tempo/The time tunnel" (EUA, 196/67). 2009. (Congresso).

17.
I Seminário de Estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira.A FEB em Combate. 2009. (Seminário).

18.
Transporte coletivo: do mito à realidade.Transporte coletivo: do mito à realidade. 2009. (Simpósio).

19.
I Ciclo de Debates sobre Espaço e Equipamentos Urbanos - Mestrado em Educação Física/UFPR.Curitiba e o mito da cidade modelo. 2007. (Encontro).

20.
Leituras da História.Manuel Castells e a sociedade da informação. 2007. (Encontro).

21.
Facetas do Império na história: conceitos e métodos.Walt Disney e Karl Marx: interreptações sobre o imperialismo (1870-1918). 2006. (Encontro).

22.
X Encontro Regional da ANPUH-PR.História e relações internacionais: conflitos contemporâneos. 2006. (Encontro).

23.
II Congresso Curitibano de Geografia. O mito da cidade modelo. 2005. (Congresso).

24.
Muitas faces de uma guerra: 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial e o processo de nacionalização no sul do Brasil. Nacionalidade e cidadania:o caso dos soldados brasileiros de Hitler. 2005. (Congresso).

25.
Historiografia militar: história e memória em obras de ex-militares sobre o período 1964-85.XI Semana de História da Universidade da região de Joinville. 2004. (Encontro).

26.
III Encontro de Extensão e Cultura.Educação para a Cidadania. 2004. (Encontro).

27.
O revisionismo do revisionismo: interpretações historiográficas de autores militares sobre 64.O golpe de 64 e o regime militar. 2004. (Seminário).

28.
II Encontro de Extensão e Cultura.História, Memória e Preservação: a experiência do programa de extensão universitária Educação para a Cidadania. 2003. (Encontro).

29.
II Fórum de Pesquisa e Extensão da UFPR sobre o Terceiro Setor.O museu e a sala de aula: um espaço único de ensino e aprendizagem. 2003. (Encontro).

30.
Portugal - Brasil: uma visão interdisciplinar do século XX. Raça, ciência e a psiquiatria militar brasileira. 2003. (Congresso).

31.
Terra, Cultura e Poder: a arqueologia de um Estado.Paraná Urbano. 2003. (Simpósio).

32.
I Encontro de Extensão e Cultura.Museu e sala de aula: espaço único de ensino e aprendizagem. 2002. (Encontro).

33.
Planejamento urbano - a experiência de Curitiba.Semana de arquitetura da PUC/PR. 2002. (Encontro).

34.
Portugal - Brasil no século XX: sociedade, cultura e ideologia. A ditadura do Estado Novo e a luta contra o nazi-fascismo (1942-45). 2002. (Congresso).

35.
VII Encontro Regional de História.História militar e história social: o caso da Força Expedicionária Brasileira. 2002. (Encontro).

36.
A profissão de historiador.Semana Inaugural da Faculdade de História da UNIANDRADE. 2001. (Encontro).

37.
History of Parana.Convênio Universidade Federal do Paraná e Wright State University. 2001. (Encontro).

38.
I Jornada de Pesquisadores da Força Expedicionária Brasileira.História e historiografia da FEB. 2001. (Oficina).

39.
A questão cultural nesse final de século: algumas reflexões.Raça, identidade e ideologia. 1999. (Seminário).

40.
Brasil - uma reflexão: a trajetória paranaense.Urbanização e industrialização. 1999. (Seminário).

41.
O uso dos solos e dos rios na Curitiba do novo milênio.Evolução do planejamento urbano de Curitiba. 1999. (Seminário).

42.
1.º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.Indústria Automobilística e Desenvolvimento Econômico no Paraná, 1994-1998. 1998. (Encontro).

43.
11a. Semana do Geógrafo. Produção do Espaço Urbano. 1998. (Congresso).

44.
Matriz Eletroenergética e as consequências da opção termoelétrica.Poder e política no Paraná e suas influências nas decisões. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, D.. VII Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2018. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, D.. III Simpósio Nacional de História Militar. 2018. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, D.. V Encontro Nacional de História dos Estados Unidos. 2018. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, D.; BETT, I. . ST 97 O Brasil e os grandes conflitos bélicos: memória, cultura, política, Forças Armadas e relações internacionais. 2017. (Congresso).

5.
OLIVEIRA, D.. II Simposio Nacional de Historia Militar. 2017. (Congresso).

6.
FERRAZ, F. C. A. ; OLIVEIRA, D. . XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. 2016. (Congresso).

7.
ALVES, V. C. ; OLIVEIRA, D. . Simpósio Temático O Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial: cultura, política, sociedade e Forças Armadas. 2015. (Congresso).

8.
OLIVEIRA, D.; ALVES, V. C. . XXVII Simpósio Nacional de História. 2013. (Congresso).

9.
OLIVEIRA, D.; PETROCCHI, R. ; ALVES, V. C. . VII ENABED. 2013. (Congresso).

10.
OLIVEIRA, D.; ALVES, V. C. . Encontro Nacional da ABED 2012 (ENABED VI). 2012. (Congresso).

11.
OLIVEIRA, D.. II Seminário de Estudos Sobre a Força Expedicionária Brasileira. 2011. (Congresso).

12.
OLIVEIRA, D.. Evento de Extensão Universitária Cem anos de Max Wolff Filho. 2011. (Congresso).

13.
OLIVEIRA, D.. XII Encontro Regional de História da ANPUH - PR. 2010. (Congresso).

14.
OLIVEIRA, D.. III Congresso Brasileiro de História Econômica. 1999. (Congresso).

15.
OLIVEIRA, D.. IV Conferência Internacional de História de Empresas. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
CELIANE FERREIRA DA COSTA. Relações Brasil China. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
GUILHERME NERCOLINI MIRANDA. Relações Brasil Portugal. Início: 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
HEITOR ESPERANÇA HENRIQUE. FAB na Segunda Guerra Mundial. Início: 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
MOISÉS WAGNER FRANCISCON. Cinema Soviético e a guerra. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Moisés Wagner Franciscon. Cinema de Guerra Soviético. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Picanço Prockmann. Guerra e cinema em Estrada 47. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Breno Lobo. Reintegração social do ex-combatente da FEB. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Samara Oliveira Marques da Silva. A escrita filmica da historia no documentário O Triunfo da Vontade. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

2.
ANDRÉ LUIS PEREIRA O. O PROCESSO DE MECANIZAÇÃO DO ENGENHO TIBAGY (1878-1884). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

3.
Guilherme Bianchi Moreira. Marxismo e Crise: Socialismo ou Barbárie na crítica de esquerda do pós-guerra francês (1946-1968). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dennison de Oliveira.

4.
Cassia Lorenza Muginoski. O impacto do cinema no processo de remodelação cultural da sociedade finlandesa no século XXI. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

5.
Daniel Doria Possollo Carrijo. Cinema e Blues: representações audiovisuais do gênero no século XX. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

6.
Guilherme Bianchi Moreira. A revista Tempos Modernos. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

7.
Uliana Kuczynski. A comida em cena: uma análise da relação entre Cinema e História a partir de "Estômago", o filme (2007). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dennison de Oliveira.

8.
Andre Luis dos Santos Franco. As armas de outubro: militares e políticos no movimento belicista de 1930 no sul do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

9.
Celma Faria de Souza Burille. Nas tramas da separação: o caso do Estado do Iguaçu nas décadas de 1960-90. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

10.
Alessandro dos Santos Rosa. A reintegração social dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

11.
Jaci Poli. Da posse para a propriedade da terra no sudeoste do Paraná (1962-1973). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

12.
Ulisses Quadros de Moraes. Políticas públicas e produção de música popular em Curitiba - 1971/1983. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

13.
Everton Gustavo Rodrigues. Construção identitária no exército brasileiro: transformações recentes (1996-2006). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

14.
Fabiano Bueno Lopes. Veteranos do Batalhão Suez: memória, identidade e cultura militar (1956-2000). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

15.
Sirlei de Fátima Nass. . Legião Paranaense do expedicionário: uma trajetória em tempos de história por lugares de memória. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

16.
Ederson Prestes Santos Lima. Instituto Liberal: a defesa das leis de mercado no Paraná (1987-2002). 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

17.
Carmen Lúcia Rigoni. La forza di spedizione brasiliana (FEB): memória e história. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

18.
Sandro Anselmo Coelho. O Partido Democrata Cristão (1945-65): dilemas e inconsistências. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

19.
Paulo Cesar Zanoncini Lins. O divã de concreto. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dennison de Oliveira.

20.
VALTER FERNANDES DA CUNHA FILHO. Cidade e Sociedade: A Genese do Urbanismo Moderno Em Curitiba. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dennison de Oliveira.

21.
ISABEL CRISTINA COUTO. Acao Politica Empresarial: O Caso do Gec (Grupo de Empresarios de Curitiba). 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dennison de Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Aline Vanessa Locastre. Seduções Impressas: a veiculação do paradigma estadunidense no Brasil em tempo de Segunda Guerra Mundial. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

2.
Ronaldo Zatta. 50 anos da morte do Tenente Camargo (1965-2015): impasses e conflitos da memória institucional do Exército Brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

3.
Francisco Chagas Oliveira Atanásio. Bem além da cova do Leão: tensões políticas, cultura de violência e criminalidade no Piaui através de uma incursão biográfica (1901-1956). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

4.
Bruno Torquato da Silva Ferreira. "Cidadãos às armas": a introdução do sorteio militar no Estado de Mato Grosso. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

5.
Andrew Patrick Traumann. Os generais e os aiatolás: relações Brasil-Irã (1979-1985). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

6.
Ulisses Quadros de Moraes. Políticas públicas para o audiovisual: as isenções fiscais e os limites entre o Estado e a Iniciativa privada. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

7.
Everton Gustavo Rodrigues. Ruídos e vozes do porão fardado: socialização, imaginário e identidade dos sargentos do exército (1945-2000). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

8.
Rodrigo Otávio dos Santos. Cultura urbana nos periódicos brasileiros dos anos 1980. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

9.
Valter Fernandes da Cunha Filho. : Estado, Política Econômica e Cultura Desenvolvimentista: o caso do Banco de Desenvolvimento do Paraná S.A.. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

10.
Vladimir Luis de Oliveira. A política industrial do setor automotivo e a crítica ao modo de regulação. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Dennison de Oliveira.

11.
Cristina de Araújo Lima. A ocupação de áreas de mananciais e os limites dos recursos hídricos da RMC. 2000. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Dennison de Oliveira.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Helton Costa. "Só Pennas": uma experiência jornalistica brasileira na II Guerra Mundial (1944-45). 2016. Universidade Federal do Paraná, . Dennison de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Josiane Lehmann Loureiro. "Alemão no Brasil é brasileiro na guerra contra a Alemanha": conflitos e impasses na aculturação dos teuto-brasileiros (1935-45). 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade do Contestado Campus Mafra. Orientador: Dennison de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andréia Elizabeth Bohn Lüder. SIERRA ? BRAVO: A PADRONIZAÇÃO AEROPORTUÁRIA BRASILEIRA E A INFLUÊNCIA ESTADUNIDENSE DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

2.
Lana Beatriz Baroni. A tristeza e a Piedade (1969): uma memória da Resistência Francesa no audiovisual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

3.
Tiago Henrique da Luz. Nazismo e misticismo alemão no inicio do século XX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

4.
Danilo de Mauro Prandi. A reintegração social dos ex-combatentes brasileiros: as condições de vida dos veteranos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

5.
Tairon Villi Neves da Silva. Outubro de 1930 ? Entre confissões e Propaganda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

6.
Rony Christian Neitzke. O nazismo e a repressão do Estado Novo aos teutos-brasileiros em Curitiba, no contexto da segunda guerra mundial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

7.
Nicolle Taner de Lima. A representação da FEBEM e do menor infrator em "Pixote - a lei do mais fraco" de Hector Babenco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

8.
Gabriela Müller Larocca. Representação e crítica social no cinema de horror: o capitalismo e a família norte-americana em "O massacre da serra elétrica". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

9.
Gabriel Kokata de Orte. Relações de sociabilidade dentro das forças armadas estadunidenses nos conflitos do século XXI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

10.
Leonardo David Micheleto. As divergências internas anti-fascistas na guerra civil espanhola do ponto de vista anarquista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

11.
Anita Maria da Costa Félix. Preservação do patrimônio edificado em Curitiba: as unidades de interesse de preservação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

12.
Denise Miotto Mazocco. Mafalda e o (des)equilíbrio entre Kremlin e Pentágono. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

13.
João Carlos Moreira. Revolução Federalista: recrutamento e disciplina militar na formação do imaginário da República (1889-2012). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

14.
Wagner Tauscheck. O Jornal 30 de agosto na construção da memória sindical dos professores do Estado do Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

15.
Felipe Cavalcante Marcelo. Blade Runner e a crise da modernidade: análise fílmica e interpretação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

16.
Daniel Dória. Sobre blues e Cadillacs: representações audiovisuais do blues no século XXI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

17.
Franciane Mochenski Bueno da Luz. A violência escolar e o "bullying" nas instituições de ensino paranaenses sob o ponto de vista da Gazeta do Povo (2008-2011). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

18.
Thiago Henrique Felicio. Cinema, infância e a questão social italiana no filme Sciuscia (1946). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

19.
Mariana Rocha Zacharias. A campanha por eleições diretas segundo o cartunista Henfil (1983-84). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

20.
Luis Claudio Batista. Guerra do Paraguai: peculiaridades do recrutamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

21.
João Bosco Borges. Expectativas, etnicidade, simbologia: o caso da "Guerra do Pente". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

22.
Fernando de Oliveira Sikorski. Os atos institucionais como instrumentos de recrudescimento da ditadura militar brasileira entre 1964 e 1968. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

23.
Janelize Marcelle Diok Rodrigues. Em busca de modernização: o legado do arquiteto Donat Alfred Agache para a cidade de Curitiba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

24.
Kelly Terezinha Rossa. Políticas públicas educacionais e a construção do currículo de história: a teoria e a prática no município de Almirante Tamandaré entre 2007 e 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

25.
Fernanda Leitóles. O golpe de 1964 e a imprensa paranaense: o caso do Jornal Gazeta do Povo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

26.
Solange de Lima. O "pergo alemão": a comunidade teuta e a DOPS em Curitiba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

27.
Caroline L. Magnaguagno Pereira. Cinema brasileiro nos anos de Collor: alguém sentiu falta?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

28.
Robson André Zatta. Hitler e o sistema decisório na Alemanha Nazista: uma análise historiográfica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

29.
Uliana Kuczynski. "Estômago", o Filme: uma nálise projetando a comida como prato principal para o cinema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

30.
Robinson José Costa Abbade. ?ALÔ, TIO SAM!? ? AMERICANIZAÇÃO DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

31.
Douglas Jorge Buzatto. Entre soldados e fanáticos: poder militar e conflito social - a participação da Polícia Militar Paranaense na Guerra do Contestado (1912-1916). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

32.
Juliane Moraes. Globalização e indústria: as transformações recentes nas indústrias de cerâmica e porcelana em Campo Largo/PR (1990-2006). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

33.
Fernando Tannous Tahan. O catolicismo integralista e o nazi-fascismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

34.
Jackes Alves de Oliveira. O pensamento estratégico brasileiro pós-85. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

35.
Alexandre Tourinho. História e verdade: aspectos polêmicos da historiografia da "solução final" (1933-45). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

36.
Rosana Garcia Sant´Anna Bevilaqua. O general Pery Bevilaqua no Superior Tribunal Militar: uma nota destoante na partitura do regime militar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

37.
Alexandre Rodrigues de Barros. No Front Virtual: um estudo sobre os games que retratam a Segunda Guerra Mundial. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

38.
Guadalupe Fernandez Presas. Revista TV Programas e a Televisão Paranaense. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

39.
Claudio Roberto Grebogy. Movimentos sociais e participação popular em Curitiba na década de 1980. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

40.
Marcos Glayson Roberto Mourão. Nazismo, germanismo, aculturação e as relações político-econômicas do Brasil de vargas com os EUA e a Alemanha (1937-42). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

41.
Claudio Roberto Grebogy. Movimentos sociais urbanos e participação popular em Curitiba na década de 1980. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

42.
Elias Lourenço. A formação do bairro novo: uma reflexão sobre o Plano Diretor de Curitiba (1965-1994). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

43.
Luciane Canestraro. Indústria e meio ambiente no Paraná. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

44.
Sirlei de Fatima Nass. Estado Novo, Exército e a Força Expedicionária Brasileira: pelos caminhos da luta, da história e da memória (1937-1951). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

45.
Jefferson de Oliveira Salles. A relação entre poder estatal e estratégias de formação de um grupo empresarial paranaense nas décadas de 1940 e 1950: o grupo Lupion. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

46.
Claudia Ferreira da Costa. Eugenia e identidade: a campanha contra a imigração assíria para o norte do Paraná no ano de 1934. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

47.
Fabiano Luis Bueno Lopes. Mulheres guerreiras: o serviço militar feminino nas forças armadas israelenses. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

48.
Leonardo André de Araújo. O impacto das montadoras na ação dos sindicatos de metalúrgicos de Curitiba e grande região (1994-2000). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

49.
Paula Andreczevski Chaves. O exército e a campanha de nacionalização no Estado Novo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

50.
Fabio Henrique Amaral. A guerra fria do Estado Novo: o alto-comando militar e as relações exteriores (1939-45). 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

51.
Admar Julio Medvid. Sistema policial brasileiro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

52.
Anderson Fagundes de Moura. A interferência dos interesses privados no gerenciamento dos serviços públicos: o uso do transporte coletivo em Curitiba (1970-1980). 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

53.
Melissa Colbert Bello. Ilha do Mel - da pesca ao turismo: a mudança no modo de vida de seus habitantes. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

54.
Mônica Nara da Costa. Projeto social e política cultural na cidade modelo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

55.
Monica Nara Costa. A POLÍTICA CULTURAL DA CIDADE MODELO: A PÓS- MODERNIZAÇÃO DE CURITIBA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

56.
Fabiano Stoiev. A construção da memória: os urbanistas e os boletins da Casa Romário Martins. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

57.
Marisa Biehl Hamerschmidt. Politica e economia paranaenses: refletindo sobre os investimentos estatais dos anos 90 na atração da indústria automobilística. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

58.
Sandro Anselmo Coelho. O bipartidarismo e o Partido Democrata Cristão: o caso paranaense. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

59.
Paulo Cesar Zanoncini Lins. Os foros de uma verdadeira capital: propostas de modernização de Curitiba entre 1943 e 1953. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Petra Henning. Ex-combatentes e política-partidária: o caso do Partido Libertador. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

2.
Felipe Cavalcante Marcelo. Segunda Guerra Mundial e o genocídio judeu na produção cinematográfica do século XXI. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

3.
Solange de Lima. Audiovisual e Segunda Guerra: os limites entre entretenimento e fatos históricos.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em letras - alemão) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

4.
Danilo de Mauro Prandi. Segunda Guerra Mundial, História e Cinema. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

5.
Eduardo Magajevski Sanches. História e memória entre ex-combatentes: o caso da Força Expedicionária Brasileira (1943-2000). 2002. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

6.
Marisa Biehl Hamerschmidt. Um estudo político em torno da instalação de montadoras de automóveis no Estado do Parana dos anos 1990. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

7.
Paulo Cesar Zanoncini Lins. A Curitiba Moderna (1943-53): transformações urbanísticas e arquitetônicas na capital paranaense. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

8.
Fabiano Stoiev. A Fabricação da Memória ? A Casa Romário Martins. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

9.
Paulo Cesar Zanoncini Lins. A Curitiba Moderna: transformações urbanísticas e arquitetônicas na capital do Paraná (1943-1953). 1995. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

10.
Daniela da Silva Nevez. Construindo uma cidade modelo: uma estudo de história de políticas públicas. 1994. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

11.
Elena Camargo Shizuno. Construindo uma cidade modelo: a conjuntura da década de 1980 em Curitiba (PR). 1994. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

12.
Rosa do Carmo Lourenço. Construindo uma cidade modelo: um estudo de história de políticas públicas urbanas (Curitiba, final do século XX). 1993. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Nikesara Luana de Jesus. Torpedeamentos e guerra naval - Sala José Dequech. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

2.
Andre Felipe Nakano Teixeira. Forças Aliadas na Itália e suas dificuldades. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

3.
Felipe Souza. Armamentos da Força Expedicionária Brasileira. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

4.
Noeli V. J. S. Augusto. Comunicações da Força Expedicionária Brasileira. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

5.
Angelita de Paula. Sentando a Pua: FAB e a guerra aérea. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

6.
Jacqueline Monteiro dos Santos. Sentando a Pua: FAB e a guerra aérea. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

7.
Gabriel Kotaka de Orte. Armas Portáteis da FEB - Força Expedicionária Brasileira. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

8.
Gabriela Larocca. Enfermagem. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

9.
Nicolle Tanner de Lima. Enfermagem. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

10.
Vinicius Rodrigues Mesquita. Acampamento. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

11.
Lana Beatriz Baroni. Forças do Eixo. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

12.
Antonio D. Greff de Freitas. Propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

13.
Danilo de M. Prandi. Propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

14.
Bruna Estevão Costa Oliveira. A Guerra que não acabou: pós-guerra, luta pelos direitos e a Legião Paranaense do Expedicionário. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

15.
Luís Fernando Costa Cavalheiro. A Guerra que não acabou: pós-guerra, luta pelos direitos e a Legião Paranaense do Expedicionário. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

16.
Ana Karen Vieira Guimarães. História da Legião Paranaense do Expedicionário e Memória de Guerra. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

17.
Solange de Lima. Max Wolf Filho. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

18.
Tairon Villi. Representações da Morte. 2012. Orientação de outra natureza. (História - Memória e Imagem) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

19.
Augusto Alves. Hiroshima e Nagasaki. 2012. Orientação de outra natureza. (História - Memória e Imagem) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

20.
Isabelle Giotto Rocker. Curitibanos na Luftwaffe: histórias quase anônimas. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

21.
Murillo Amboni Schio. Cinema e História Contemporânea: narrativas fílmicas da Segunda Guerra Mundial. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dennison de Oliveira.

22.
Gisele Dalagnol. Desconstruindo Práticas Sexistas no Cotidiano Escolar. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

23.
JOSÉ ANTONIO BÜHER MACHADO. O CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

24.
Sônia Regina Cordeiro Silva. Manifestações políticas nas ruas e praças da cidade: um ato público de cidadania ? Curitiba (1978-2012). 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

25.
André Felipe Nakano Teixeira. Forças Aliadas Na Itália. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

26.
Matteus Macedo. Alto-comando da Força Expedicionária Brasileira - FEB. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

27.
Lana Beatriz Baroni. Força Aérea Brasileira (FAB) e Guerra Aérea. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

28.
Victor Reis Chaves Alvim. Transportes, Armas Aliadas e Comunicações da FEB - Força Expedicionária Brasileira. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

29.
Simone Souza Guaselle. Petrechos Pesados. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

30.
Ana Claudia Magalhães Pitol. Enfermagem da Força Expedicionária Brasileira. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

31.
Thiago Evaldo Rosa. Acampamento da Força Expedicionária Brasileira. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

32.
Eduardo da Cruz. Forças do Eixo. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

33.
Felipe Cavalcante Marcelo. Forças do Eixo. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

34.
Antonio Diogo Greff de Freitas. Contexto e Propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

35.
Solange Lima. História da Legião Paranaense do Expedicionário e Memória de Guerra. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

36.
Cássia Renata Scherer Lino. Oficiais da Força Expedicionária Brasileira. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

37.
Daniel Dória. Tenente Max Wolf Filho. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

38.
Adriane Piovezan. Representações da Morte no Museu do Expedicionário. 2011. Orientação de outra natureza. (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

39.
Ana Paula Peters. A Cobra está fumando... e cantando. 2011. Orientação de outra natureza. (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

40.
Nikesara Luana de Jesus. Torpedeamentos e Guerra Naval. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

41.
Filipe Marcel Brito de Souza. Oficiais da FEB de Alto-Escalão. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

42.
Luiz Carlos Bueno. O ciclo da hortelã no Estado do Paraná. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

43.
Ana Maria Nachornik. Revolução Federalista no Estado do Parana. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

44.
Emidio Alves da Silva. A revolta do Contestado no Parana. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

45.
Marcelo Gaertner Marques. Cinema e Historia em sala de aula. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

46.
Maria Aparecida Marques. Fotografia e historia em sala de aula. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

47.
Gustavo Davi Garbozza. Os Descendentes dos colonizadores do Paraná. 2009. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Dennison de Oliveira.

48.
Luciane Alves Larocca. Concepção histórica do aluno do Ensino Médio. 2009. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, Secretaria de Educação do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

49.
Valter Battistin. O Brasil na virada dos séculos XIX para o XX na historiografia e na literatura. 2009. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, Secretaria de Educação do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

50.
Wagner Luiz Arcoleze. Imigrantes poloneses no Estado do Paraná. 2009. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, Secretaria de Educação do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

51.
Maria Helena Costa Rigotto. O Museu Paranaense como espaço de ensino-apredizagem de História. 2008. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Dennison de Oliveira.

52.
Antonio Aparecido Natel Gaspareto. Urbanização, êxodo rural e migrações. 2007. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Dennison de Oliveira.

53.
Elias Rigoni. Urbanização e industrialização no Paraná na Ditadura Militar (1964-85). 2007. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Dennison de Oliveira.

54.
Janymere Picanço da Silva. O Museu de Paranaguá: história e memória. 2007. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Dennison de Oliveira.

55.
Marcos Afonso Zanon. Tecnologia e História: o caso da industria ervateira n o Paraná. 2007. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Dennison de Oliveira.

56.
Roberto Carlos Klainubing. Política e sociedade no Brasil contemporâneo. 2007. Orientação de outra natureza. (História) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Dennison de Oliveira.

57.
Deivid Schlosser Onório. Nos trilhos do Paraná. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

58.
Eduardo Recker Neto. Nos trilhos do Paraná. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

59.
Julio Cesar de Paula. Nos trilhos do Paraná. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

60.
Marcello André Militão. Nos trilhos do Paraná. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

61.
Nilton Torquato. Nos trilhos do Paraná. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

62.
Walter Oliveira Lossio Jr.. Nos trilhos do Paraná. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

63.
Elessandra Souza Bitencourt. Guia Histórico da Igreja Senhor Bom Jesus. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

64.
Jacquelin Rodriguez Tellez. Guia Histórico da Igreja Senhor Bom Jesus. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

65.
Juliana Tais Ferreira. Guia Histórico da Igreja Senhor Bom Jesus. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

66.
CESAR OTAVIO SANTOS. A face oculta da Cinemateca de Curitiba: Guia de acervo de maquinas e exposição permanente.. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

67.
Ariel Feldman. RUA BARÃO DO RIO BRANCO-A RUA DO PODER E DA MODERNIDADE. 2004. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

68.
Anneluize Shmeil. Fibras vegetais, plantas medicinais. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

69.
Bruno Zétola. Organização, pesca artesanal, farinha de mandioca. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

70.
Fernando Kowalski. Tradição ceramista, indústria pré-histórica. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

71.
Guilherme Rapetti. Construções em Madeira, beneficiamento de cana-de-açúcar. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

72.
Marcos Röhr. Enterramentos pré-históricos. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

73.
Tatiana Kugler. Prédio histórico, moradias. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

74.
ANA PAULA NADALINI. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

75.
CAMILA JANSEN DE MELLO DE SANTANA. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

76.
CARMEN SILVIA DA FONSECA KUMMER. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

77.
IZABELLA GOMES LOPES BERTONI. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

78.
KAREN FERNANDA SKARE. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

79.
LÚCIA AMORIM MOUTINHO. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

80.
LÚCIA AMORIM MOUTINHO. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

81.
LUIZ RAFAEL XAVIER VICENTE. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

82.
LUIZA GUÉRIOS BARBOSA. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

83.
TATHYANA ZIMMERMANN FERNANDES. GUIA DO MUSEU DE ARTE SACRA DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

84.
Fernando Tahan. Espaço Temporário, beneficiamento de grãos. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

85.
Carolina Havro Winter. Salão da Música e das Artes. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

86.
André Castelo Branco Machado. Salão da Música e das Artes. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

87.
Mara Cristina Miranda Gomes. Cultura Indígena Kaingáng, Xokléng e Guarani. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

88.
Rafaela Lunardi. Cultura Indígena Kaingáng, Xokléng e Guarani. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

89.
Sandra Cristina Maximiano Quarelli. Cultura Indígena Kaingáng, Xokléng e Guarani. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

90.
Rafaela Lunardi. Ocupação Espanhola. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

91.
Mara Cristina Miranda Gomes. Ocupação Espanhola. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

92.
Lawrence K. Lachi. Ocupação Espanhola. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

93.
Andréia Maria de Souza. Ocupação Espanhola. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

94.
Rosana Garcia Sant?Anna Bevilaqua. Vida material e vida econômica no Paraná colonial - Elites Econômicas e Tropeirismo.. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

95.
Eduardo M. Sanches. Paraná no Século XIX. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

96.
Sandro Vieira Gomes. Elites urbanas. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

97.
Dulcineia Campos de Oliveira. Elites urbanas. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

98.
Karen Fernanda Skare. Questão do Contestado. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

99.
Jackes Alves de Oliveira. Revolução Federalista. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

100.
Mariana Rocha. Revolução Federalista. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

101.
Karine dos Santos. Ferrovias e Urbanização. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

102.
Isis Messias da Silva. Políticos paranaenses. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

103.
Fabíola Marinho da Costa. Políticos paranaenses. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

104.
Claudinéia Correia da Rocha. Políticos paranaenses. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

105.
Marcia Tié Kumagai. Políticos paranaenses. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

106.
Patrícia Borges Ogura. Políticos paranaenses. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

107.
Anneluize Shmeil. Sala de Recitais e Espaço História Natural. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

108.
Bruno Zétola. Sala da Fundação, Espaço Destaques, Espaço Educação e Organização. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

109.
Fernando Kowalski. Sala das Famílias e Espaço Etnológico. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

110.
Fernando Tahan. Espaço Religioso e Espaço Rural/Urbano. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

111.
Guilherme Rapetti. Espaço dos Poderes e Sala Militar. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

112.
Marcos Röhr. Espaço Tecnológico e Espaço Germano Schlögl. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

113.
Tatiana Kugler. Espaço dos Ofícios e Espaço Cozinha. 2002. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

114.
Ruy Petry. QUINTA-COLUNISMO, PANGERMANISMO E A REPRESSÃO DA D.O.P.S.. 2001. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

115.
Jackie Cristina Boss. História e Psiquiatria Militar. 2001. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

116.
Adriana Mocelin. História e verdade. 2001. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

117.
Katia Melo. E a cobra fumou: um estudo da produção literária de combatentes brasileiros. 2001. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

118.
Rodrigo Bichara. Um primeiro olhar sobre o Museu e a Praça do Expedicionário. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

119.
Karen Fernanda Skare. O ingresso do Brasil na Guerra. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

120.
Fabrício Maoski. A marinha de guerra do Brasil. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

121.
Karine dos Santos. A marinha de guerra do Brasil. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

122.
Rodrigo Bichara. Infantaria, Artilharia, Engenharia O avanço na frente de combate. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

123.
Fernão Vellozo. Trincheiras. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

124.
Dulcineia Campos de Oliveira. Acampamento e medicina militar. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

125.
Adriana Mocelim. O inverno. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

126.
Athos F. S. Maia. Vitória, Espólios de Guerra e a FAB. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

127.
Leandro Arndt. Vitória, Espólios de Guerra e a FAB. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

128.
Roderlei Bordignon. Vitória, Espólios de Guerra e a FAB. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

129.
Ana Emilia Staben. O retorno da FEB. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

130.
Rosana Garcia Sant?Anna Bevilaqua. O retorno da FEB. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

131.
Diogo Marques da Silva. Emblemas da Vitória. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.

132.
Cláudia Ferreira da Costa. Após a guerra - a memória do sacrifício.. 2000. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná. Orientador: Dennison de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, D.. Projeto de extensão universitária ?Guia do Museu do Expedicionário?. In: Dennison de Oliveira. (Org.). Memória, Museu e História ? Centenário de Max Wolff Filho e o Museu do Expedicionário. 1ed.Rio de Janeiro: CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE HISTÓRIA MILITAR DO EXÉRCITO, 2012, v. 1, p. 52-67.

2.
OLIVEIRA, D.. Os sargentos alemães de Vargas: o caso de Max Wolff Filho. In: Dennison de Oliveira. (Org.). Memória, Museu e História ? Centenário de Max Wolff Filho e o Museu do Expedicionário. 1ed.Rio de Janeiro: CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE HISTÓRIA MILITAR DO EXÉRCITO, 2012, v. 1, p. 45-51.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, D.. A CIDADE DE CURITIBA: DESCONSTRUINDO O MITO DA CIDADE MODELO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, D.. 70 anos do envio da FEB à Campanha da Itália (1944/2014). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, D.. a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e sua atuação na Itália na Segunda Guerra Mundial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, D.. 1964: o colapso do Populismo no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, D.. Fontes para a História das Relações Internacionais Brasileiras: o caso da Aliança Brasil-EUA na Segunda Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, D.. As batalhas no Vale do Rio Serchio no contexto da Segunda Guerra Mundial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
OLIVEIRA, D.. A participação das forças armadas brasileiras na Primeira Guerra Mundial. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - HomePage).

2.
OLIVEIRA, D.; VIDAL, L. A. P. . 1918: ano de decisão. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - HomePage).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, D.. COMUNISMO NO BRASIL E SURGIMENTO DO PCB. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, D.. Os Soldados Brasileiros de Hitler. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
OLIVEIRA, D.. Soldados de Hitler: Centenas de brasileiros lutaram pela Alemanha. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2008.

5.
OLIVEIRA, D.. Sistema político e o julgamento do 'mensalão'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
OLIVEIRA, D.. Nossa História. 2013.

7.
OLIVEIRA, D.. A Copa das Manifestações. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
OLIVEIRA, D.. A presença do Paraná na Segunda Guerra Mundial. 2014.

9.
OLIVEIRA, D.. O Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
OLIVEIRA, D.. O fim da Segunda Guerra Mundial. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

11.
OLIVEIRA, D.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
OLIVEIRA, D.. A URSS através da câmera. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
OLIVEIRA, D.. Aliança Brasil-EUA: Nova História do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
OLIVEIRA, D.. Um olhar sobre Curitiba. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
REISS, C. ; OLIVEIRA, D. . LUZ SOBRE O CAOS - Ocupação Nazista na Holanda. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, D.. VII Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 2018. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, D.. III Simpósio Nacional de História Militar. 2018. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, D.. V Encontro Nacional de História dos Estados Unidos. 2018. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, D.. II Seminário de Estudos Sobre a Força Expedicionária Brasileira. 2011; Tema: II Seminário de Estudos Sobre a Força Expedicionária Brasileira. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 19:20:44