William Prodanov

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9272542089067881
  • Última atualização do currículo em 19/03/2014


William Prodanov possui graduação (1999) e mestrado (2002) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Eletronica (2008) pela Universita degli Studi di Genova (Genova, Italia). Tem mais de 12 anos de experiencia em microeletronica, desde sua graduaçao, atuando seja como pesquisador seja em projeto, desenvolvimento e modelagem de sistemas integrados. Desde 2009 integra a equipe de desenvolvimento de IPs da Chipus Microeletronica como Bolsista SDT. Sua area de atuaçao e' focalizada em Circuitos e Sistemas Integrados Analogicos e Mistos, em especial conversores A/D e D/A. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William Prodanov
Nome em citações bibliográficas
PRODANOV, W.;Prodanov, William

Endereço


Endereço Profissional
Chipus Microeletrônica.
Rua Lauro Linhares, 589 - 3 Andar, Sala 8
Trindade
88036-001 - Florianopolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 21072740
URL da Homepage: http://www.chipus.com.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Engenharia Eletronica.
Università degli Studi di Genova, UNIGE, Itália.
Título: Mixed-Mode Behavioral Modeling of Integrated Electronic Systems and Applications, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Maurizio Valle.
Palavras-chave: behavioral model; CAD tools; sample-and-hold; Controller-Area-Network.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos e Sistemas Integrados.
Grande Área: Outros / Área: Microeletrônica.
2000 - 2002
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Um comparador analógico de corrente Schmitt-trigger digitalmente programavel,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Marcio Cherem Schneider.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: comparador de corrente; Schmitt-trigger; programação digital; divisor de corrente; gerador de sinais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos Eletrônicos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos Eletrônicos Integrados.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos e Sistemas Integrados.
Setores de atividade: Industria Eletro-Eletrônica; Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação; Informática.
1995 - 1999
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 1994
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Eletrônica.
Escola Técnica Federal de Pernambuco.


Pós-doutorado


2008 interrompida
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos e Sistemas Integrados.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos e Sistemas Integrados Analogicos.
Ano de interrupção: 2009


Atuação Profissional



Chipus Microeletrônica, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Lider de Projetyo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista SDT nivel B, Edital 59/2008. As atividades incluem pesquisa e desenvolvimento de circuitos integrados mixtos e analogicos.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: N/A, Carga horária: 4
Outras informações
Atividade de colaboração espontânea, nao remunerada, na analise de viabilidade tecnica de projetos na circuitos integrados analógicos.


Università degli Studi di Genova, UNIGE, Itália.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
-O titulo de doutor obtido na Italia foi reconhecido e revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina em Outubro de 2008. A tese foi submetida para analise ao Programa de Pos-Graduaçao de Engenharia Eletrica, area Microeletronica. -Pesquisa em microeletronica prevista para a obtençao de grau de Doutor em Engenharia Eletronica Campo de pesquisa: modelos comportamentais de sistemas integrados analogicos e mixed-signal -Pesquisador bolsista pela Universita degli Studi di Genova Resumo: Este trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento de modelos comportamentais de alto nivel systemas microeletronicos. As conhecidas vantagens das analises comportamentais de alto nivel em relaçao al tradicional metodo de siulaçao via simuladores circuitais do tipo SPICE foram explorados em dois casos: bloco circuital de amostragem de sinais do tipo Sample-And-Hold (S&H) e um transceptor de barramentos do tipo Controller-Area-Network (CAN) O modelo do S&H foi implementado utilizado o ambiente MATLAB e o modelo proposto pode ser facilmente integrado com ferramentas de analise e projeto de systemas amostrados que sao disponiveis para o mesmo ambiente. Para resolver o problema dos modelos previamente propostos de resitencia das chaves analogicas RON dos S&H, duas formulaçoes matematicas para a corrente de dreno dos transistores MOS que compoe tais chaves foram implementadas. Estas formulacoes prevem o funcionamento das chaves em todo o regime de operaçao das mesmas de forma continua. O transceptor de barramentos CAN foi modelado utilizado a linguagem de descriçao de hardware VHDL-AMS. Grande parte dos aspectos deste dispositivo do tipo sinais-mistos foram abordados inclusive aspectos como consumo de potencia, monitoramento das tensoes de alimentaçao, tensoes de referencia internas e impedancias complexas nos pinos de interface. Ate mesmo aspectos relacionados ao comportamento termico foram implementados. Os resultados obtidos demostram que o modelo pode ser utilizado de f

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Atuação junto a pesquisa e atividades de docencia na área de circuitos e sistemas eletrônicos integrados - Pesquisador bolsista pela Universita degli Studi di Genova - Campo de pesquisa em modelos comportamentais de conversores integrados do tipo Analogico-Digital (DAs), principamente conversores do tipo Sigma-Delta - Desenvolvimento de ferramentas CAD de analise e projeto de conversores A/D

Atividades

10/2003 - 04/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Dipartimento di Ingegneria Biofisica ed Elettronica - D.I.B.E., .


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Pesquisa e desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Pos-doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Atividades de pesquisa e desenvolvimento dentro do projeto do VAEE-RFIC com praticipaçao conjunta entre a UFSC, o CTI Renato Archer e a Intelbras. Atividade esta prevista no projeto de Pos-doutorado submetido ao CNPq dentro do edital n. 34/2007 do programa PNPD. - Bolsista de pos-doutorado pelo programa PNPD do CNPq. - Como atividades especificas realizadas dentro do Projeto VAEE se distacam - Estudo de viabilidade tecnica e revisao de especificaçoes de diversos blocos de Frequencia Intermediaria do sistema VAEE - Supervisao da equipe de projetos analogicos do CTI alocada ao projeto VAEE - Simulaçao de alto nivel do transmissor RF do sistema VAEE - Desenvolvimento de blocos circuitais para utilizaçao na malha de controle do transmissor - Acompanhamento das atividades de pesquisa na area de RF de pesquisadores do LCI-UFSC (mestrandos)

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Bolsista DTI CNPq (ultimos 5 meses) - Suporte tecnico-academico aos demais professores/pesquisadore do Laboratório de Circuitos Integrados ( EEL/CTC/UFSC ): configuraçao de softwares CAD, instalaçao de ambiente de trabalho para projetos de circuitos integrados (CI), suporte de utilizaçao de ferramentas de projeto de CI, suporte de projeto de CIs testes de bancada em prototipos de CIs - Atividade de pesquisa em projetos de circuitos e sistemas eletrônicos integrados - Atividade de projetaçao em microeletronica analogica no projeto de conversores A/D. - Desenvolvimento do conversor A/D de um Sistema de Irrigaçao Automatico dentro do projeto Institutos do Milenio

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa em microeletronica dentro das atividades previstas para obtençao do grau de mestre em engenharia eletrica, modalidade microletronica, no programa de pos graduaçao da EEL/CTC/UFSC Resumo: Este trabalho apresenta uma nova estrutura para um comparador de corrente Schmitt-trigger compatível com sistemas de baixa tensão de alimentação. Sua principal virtude é a fácil programabilidade digital do laço de histerese, laço este que é a principal figura de mérito de um comparador desta natureza. O comparador de corrente é composto por diversas células básicas tais como amplificador operacional, comparador de tensão, redes divisoras de corrente e portas lógicas XOR. Neste trabalho, cada uma destas células é apresentada individualmente com a finalidade de destacar influências no comportamento geral do comparador de corrente. Para a comprovação da funcionalidade da estrutura foram realizadas simulações computacionais, bem como testes de bancadas em chips protótipos que foram integrados em tecnologia CMOS de 0.8um, com alimentação de 3,3V. O comparador de corrente implementado é inteiramente compatível com tecnologias VLSI (Very Large Scale Integration). Como exemplo de utilização do comparador de corrente, apresentamos um gerador de sinal digitalmente programável com simulações computacionais que demonstram o funcionamento do gerador

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio de Docência na disciplina de Eletrônica Básica realizada dentro do programa de Pos-graduaçao em engenharia eletrica, nivel Mestrado

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.

04/2002 - 10/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.

03/2000 - 03/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.

08/2000 - 12/2000
Estágios , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.

Estágio realizado
Estágio de Docência na disciplina de Eletrônica Básica.
3/1996 - 7/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.


Multibras S/A Eletrodomésticos, MULTIBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/1999 - 2/2000
Estágios , Desenvolvimento Tecnológico, Subsistema de Controles.

Estágio realizado
Desenvolvimento de sistemas de controle microprocessados.


Linhas de pesquisa


1.
Lógica Programável
2.
Circuitos Integrados
3.
Circuitos Integrados Analógicos
4.
Circuitos e Sistemas Integrados
5.
circuitos e sistemas integrados
6.
circuitos integrados
7.
Circuitos Integrados Analogicos e de Sinais Mistos
8.
Circuitos e Sistemas Integrados
9.
Circuitos e Sistemas Integrados
10.
Circuitos Integrados
11.
Circuitos Eletronicos


Projetos de desenvolvimento


2011 - Atual
Circuitos Integrados Avançados para Sistemas de Comunicação Digital

Projeto certificado pela empresa Chipus Microeletrônica em 31/07/2012.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: William Prodanov - Integrante / José Antenor Pomilio - Integrante / Daniel Pasti Mioni - Integrante / Paulo Augusto Dal Fabbro - Integrante / Murilo Pilon Pessatti - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos e Sistemas Integrados Analogicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos e Sistemas Integrados.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Filtragem de Sinais.
5.
Grande área: Outros / Área: Microeletrônica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Muller, Candice2010Muller, Candice ; Valle, Maurizio ; PRODANOV, W. ; Buzas, Roman . A Systematic Development Methodology for Mixed-Mode Behavioral Models of In-Vehicle Embedded Electronic Systems. EURASIP Journal on Embedded Systems, v. 2010, p. 1-12, 2010.

2.
PRODANOV, W.;Prodanov, William2009 PRODANOV, W.; VALLE, M. ; ROMAN, B. . A Controller-Area-Network bus transceiver behavioral model for networks design and simulation. IEEE Transactions on Industrial Electronics (1982. Print), v. 56, p. 3762-3771, 2009.

3.
PRODANOV, W.;Prodanov, William2009 PRODANOV, W.; M. Valle . High abstraction level CAD tool implementation of MOS drain current models. Microelectronics (Luton) (Cessou em 1978. Cont. ISSN 0959-8324 Microelectronics Journal), v. 40, p. 1225-1234, 2009.

4.
PRODANOV, W.;Prodanov, William2001PRODANOV, W.; SCHNEIDER, M. C. . Um Schmitt-trigger analógico de corrente digitalmente programável. Revista de Informática Teórica e Aplicada, Rio Grande do Sul, v. 8, n.1, p. 43-61, 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROMAN, B. ; PRODANOV, W. ; VALLE, M. . CAN network design and verification using behavioral modeling languages. In: 12th International Controller-Area-Network Conference 12th International Controller-Area Network Conference, 2008, Barcelona. Proc. of 12th International Controller-Area-Network Conference, 2008.

2.
PRODANOV, W.; VALLE, M. ; ROMAN, B. ; PIERSCINSKI, H. . A Mixed-Mode behavioral model for a Controller-Area-Network bus transceiver: a case study. In: BMAS'2007, 2007, San Jose, California. Proceedings of 2007 IEEE International Behavioral Modeling and Simulation Conference, 2007. v. 1. p. 67-72.

3.
PRODANOV, W.; VALLE, M. ; ROMAN, B. ; PIERSCINSKI, H. . Behavioral models of basic mixed-mode circuits: practical issues and application. In: ECCTD'07, 2007, Seville. Proceedings of 2007 European Conference on Circuit Theory and Design, 2007. v. 1. p. 854-857.

4.
PRODANOV, W.; M. Valle . Fully-Automatic CAD Toolbox for a MOS Drain Current Model and its Parameters Extraction. In: PRIME, 2006, Otranto. To be published, 2006.

5.
PRODANOV, W.; M. Valle . A behavioral model for the non-linear on-resistance in sample-and-hold analog switches. In: European Conference on Circuits Design and Theory, 2005, Cork. European Conference on Circuits Design and Theory, 2005. v. I. p. 111-114.

6.
PRODANOV, W.; SCHNEIDER, M. C. ; PAGHI, C. E. . Um comparador de corrente Schmitt-trigger digitalmente programável. In: VII Workshop IBERCHIP, 2001, Montevedeu. VII IWS2001, 2001.

7.
PRODANOV, W.; SCHNEIDER, M. C. . A digitally programable current Schmitt-trigger. In: XVI International Conference on Microelectronics and Packaging, 2001, Pirenópolis - GO. SBMICRO 2001, 2001. p. 106-110.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PRODANOV, W.. 26H SYMPOSIUM ON INTEGRATED CIRCUIT AND SYSTEMS DESIGN, SBCCI'13. 2013.

2.
PRODANOV, W.. 25TH SYMPOSIUM ON INTEGRATED CIRCUIT AND SYSTEMS DESIGN, SBCCI'12. 2012.

3.
PRODANOV, W.. 24TH SYMPOSIUM ON INTEGRATED CIRCUIT AND SYSTEMS DESIGN, SBCCI'11. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PRODANOV, W.. 26H SYMPOSIUM ON INTEGRATED CIRCUIT AND SYSTEMS DESIGN, SBCCI'13. 2013. (Membro do Comitê de Programa).

2.
PRODANOV, W.. 25TH SYMPOSIUM ON INTEGRATED CIRCUIT AND SYSTEMS DESIGN, SBCCI'12. 2012. (Membro do Comitê de Programa).

3.
PRODANOV, W.. 24TH SYMPOSIUM ON INTEGRATED CIRCUIT AND SYSTEMS DESIGN, SBCCI'11. 2011. (Membro do Comitê de Programa).

4.
MONTORO, C. G. ; PRODANOV, W. . Circuitos à Capacitores Chaveados. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SCHNEIDER, M. C. ; PRODANOV, W. . Conversores A/D e D/A. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, F. R.; RAIZER, A.; P. A. Dal FABBRO; LIMA, R. N.; PRODANOV, W.. Participação em banca de Paulo Márcio Moreira e Silva. PROJETO E CARACTERIZAÇÃO DE AMPLIFICADORES DE BAIXO RUÍDO EM 2,4 GHZ. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SCHNEIDER, M. C.; MONTORO, C. G.; SOUZA, F. R.; PRODANOV, W.. Participação em banca de Juliano de Quadro Moreira. Misturado CMOS de 2,4 GHz para Conversão a Baixas Freqüências Operando em Inversão Moderada. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SCHNEIDER, M. C.; PRODANOV, W.; MONTORO, C. G.; SOUZA, F. R.; RAIZER, A.; da ROCHA, C.A.F.. Participação em banca de Maicon Deivid Pereira. Amplificador de Baixo Ruído Porta Comum CMOS para 2,4 GHZ. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Matemática e Computação Científica) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maicon Deivid Pereira. Amplificador de Baixo Ruído Porta Comum CMOS para 2,4 GHZ. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: William Prodanov.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


William Prodanov tem mais de 10 anos de experiencia em microeletronica, desde a sua graduaçao, atuando seja como pesquisador no Laboratorio de Circuitos Integrados da UFSC e no Laboratorio de Microeletronica da UNIGE seja  em projetos e modelagem de sistemas integrados em parceria com empresas como a ONsemi (extinta AMIS Semiconductors (USA)), Intelbras e Chipus Microeletronica. Sua area de atuaçao e' focalizada em Circuitos e Sistemas Integrados Analogicos e Mistos, inclusive com boa produção científica em tais áreas (12 artigos sendo 3 em periódicos internacionais). 



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:46:43