Guilherme Fráguas Nobre

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0568341309337367
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1998), doutorado em Economia pela Universitat de Girona, Espanha (2018), doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002), pós-doutorado em Comunicação pela Université Stendhal, França (2008), pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2016). É professor visitante da Universidade Federal do ABC no curso de Economia. Foi Visiting Scholar no departamento de comunicação e mídia da McMaster University, Canadá (2010-2011). É pesquisador associado do Instituto Ciência-Tecnologia da Comunicação. Pesquisa atualmente os temas: Comunicadores Artificiais e Economia Criativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Fráguas Nobre
Nome em citações bibliográficas
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Doctorat en Economía.
Universitat de Girona, UDG, Espanha.
Título: Creative economy and sustainable human development: a theoretical approach for convergences and divergences, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Juan Gonzalo Escobar Marulanda.
Coorientador: Nela Filimon.
Palavras-chave: Economia Criativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1998 - 2002
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Comunicação política e tecnologia linguística : abordagem quantitativa da língua natural com fins fáticos e conativos., Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Heloiza Helena Gomes de Matos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação Política; Tecnologia Comunicacional; Tecnologia Lingüística.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T.
1996 - 1998
Mestrado em Desenvolvimento Econômico.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A relação entre homem e a natureza. A economia do meio ambiente como expressão da natureza humana.,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Ademir Clemente.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Economia do Meio Ambiente; Meio Ambiente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1990 - 1995
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Agricultura no GATT: rodada Uruguai..
Orientador: William Ricardo de Sá.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2006 - 2008
Pós-Doutorado.
Universite Stendhal, Grenoble 3, USGIII*, França.
Bolsista do(a): Programa Grenoble-Brasil 2006, PGB, França.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2013 - 2013
Construction Techniques. (Carga horária: 20h).
Conestoga College Connect and Learning, CCCL, Canadá.
2010 - 2010
Job Search Workshop Program. (Carga horária: 20h).
Settlement and Integracion Services Organization, SISO, Canadá.
2000 - 2000
Extensão universitária em PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
Certificação Career Bridge Internac.Qualified Prof.
Career Bridge Internationally Qualified Professinals, CBIQP, Brasil.
1996 - 1996
Teorias Recentes do Crescimento-Políticas de Desen. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1995 - 1995
Formação em Vendas. (Carga horária: 20h).
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, CDL, Brasil.


Atuação Profissional



Universitat de Girona, UDG, Espanha.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


PS&E SEALS Inc, PS&E, Canadá.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Logistic Assistant


Glenobre Diplomacy, GD, Canadá.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio
Outras informações
www.glenobre.com


Instituto Ciência Tecnologia da Comunicação, COMSCITECH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 0
Outras informações
Instituto sem fins lucrativos dedicado à pesquisa avançada em comunicação social.

Atividades

01/2004 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Ciência Tecnologia da Comunicação, .


Media Training Ltda, MEDIA TRAINING, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 10
Outras informações
Empresa dedicada a preparar fontes institucionais para relacionamento com a mídia e jornalistas.

Atividades

02/2002 - Atual
Direção e administração, Diretoria, .

Cargo ou função
Diretor.
01/2002 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Media Training Ltda, .

Serviço realizado
Capacitação de fontes para o relacionamento com a imprensa..

Brasilpeças Produtos Automotivos Ltda, BPA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

Atividades

08/1994 - 12/1995
Estágios , Brasilpeças Produtos Automotivos Ltda, .

Estágio realizado
Diretoria Financeira.

Colégio Augusto Laranja Ltda, CAL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Atualidades, Carga horária: 6

Atividades

02/1999 - 06/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atualidades

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas, METROCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Marketing Público, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Público
08/2006 - 12/2006
Ensino, Marketing Público, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Público
08/2005 - 12/2005
Ensino, Marketing Público, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Público
08/2004 - 12/2004
Ensino, Marketing Público, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Público
08/2003 - 12/2003
Ensino, Marketing Público, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Público

Filtros Logan S.A Indústria e Comércio, FL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

Atividades

02/1994 - 06/1994
Estágios , Filtros Logan S.A Indústria e Comércio, .

Estágio realizado
Divisão Industrial, áreas de planejamento, materiais e custos/controladoria.

Fundação Educacional Nordeste Mineiro, FENORD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 5

Atividades

08/2000 - 12/2000
Ensino, Administração Financeira II, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Financeira II
02/2000 - 06/2000
Ensino, Administração Financeira I, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Financeira I

Instituto dados da Amazônia - Faculdade São Francisco de Barreira, FSFB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


McMaster University, MAcMASTER, Canadá.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 40


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

02/2006 - 06/2006
Ensino, Comunicação empresarial com ênfase mercadológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação empresarial com ênfase mercadológica

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 5

Atividades

02/2003 - 06/2003
Ensino, CRP 389 Teoria da opinião pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da opinião pública
08/2002 - 12/2002
Ensino, CRP 389 Teoria da opinião pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da opinião pública
02/2001 - 12/2001
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .

Estágio realizado
Preparação pedagógica do programa de aperfeiçoamento de ensino e estágio capes-PAE. Desenvolvendo atividades didáticas junto a disciplina pesquisa de opinião pública do departamento de relações públicas propaganda e turismo.
02/2000 - 12/2000
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, .

Estágio realizado
Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino e Estágio Capes - PAE.

Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Autonômo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/1999 - 12/1999
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Social
08/1998 - 12/1998
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Social
02/1998 - 06/1998
Ensino, Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Social

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 5


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Reputação Organizacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Reputação Organizacional

Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 5

Atividades

08/2000 - 12/2000
Ensino, Pesquisa em Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Comunicação
01/2000 - 12/2000
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Comunicação

Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Curso de Economia, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Tratamento Automático da Língua Natural e Comunicação Social
2.
Comunicação Digital nos Processos Educacionais

Objetivo: Investiga recursos digitais e midiáticos para utilizá-los em processos pedagógicos visando públicos leigos e acadêmicos. Estuda as plataformas digitais em seus aspectos comunicativos, interativos e colaborativos analisando acessibilidade e transmissibilidade da informação. Explora a funcionalidade dos diversos ambientes digitais de aprendizado e suas ferramentas autorais em seu potencial de proporcionar transmissão de conteúdos e colaboração produtiva de textos, imagens, e audiovisuais..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: comunicação digital; processos educacionais.
3.
Ambientes Naturais e Urbanos na Contemporaneidade

Objetivo: Investiga as relações ambientais em suas interfaces com as comunidades. Estuda como a tecnologia pode disponibilizar conhecimentos, processos e dispositivos para públicos presenciais e virtuais, propondo se a: mapear as mudanças ambientais e urbanas, usando recursos multimídia e artísticos. Disseminar conhecimentos acadêmicos e científicos para o público escolar, comunitário e das redes sociais. Produzir eventos e dispositivos. Incorporar as linguagens digitais e os processos comunicacionais..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: ambientes naturais; ambientes urbanos.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
: Cultural Consumption and Cross-cultural Communication: the digital economy and the cultural-and-creative industries.
Descrição: According to Domenèch (2010:51) concepts like creativity and creative economy are gaining importance for the economic analysis given that the creative capacity, as a fundamental competitive factor for the industry, is at the basis of the innovative processes. Some researchers (see i.e., DCMS 2001; Florida 2002; to name but a few) go even further talking about a new paradigm emerging from the difference between knowledge, understood as an accumulation process, and creativity, seen more as a combining and transforming process of the stocked knowledge. UNCTAD (2008) defines creative economy from a holistic perspective, as a concept grounded on the multidisciplinary understanding of the economic activity and emerging at the intersection between economy, culture and technology, with the purpose of producing goods and services embedding creative contents (see i.e., UNCTAD 2008; Baró 2009; Pareja-Eastaway and Garuz 2013; Rueda 2013, etc., for a comprehensive classification of the creative sectors according to different criteria and models). This doctoral thesis seeks to determine new/changing patterns of cultural consumption and inter/cross cultural communication in the new digital environment surrounding the cultural and creative economy and also analyze how cultural differences contribute to shape identities. For some of the research issues the analysis will focus on a comparative perspective of Spain and Brazil, two countries affected by globalization but with different patterns of cultural consumption. The method of analysis builds on quantitative and qualitative models applied to country data sets supplied either by official sources or collected online and personal interviews..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Guilherme Fráguas Nobre - Integrante / Nela Filimon - Coordenador.
2014 - Atual
Mídias Inteligentes ? Socialização de Agentes Comunicativos Artificiais
Descrição: Computadores não são apenas ferramentas (tools) e mídias, eles podem ser entendidos também como atores sociais (Fogg, 1998). Pesquisas recentes têm programado sociabilidade em agentes artificiais, que passam a interagir de forma cada vez mais natural com agentes humanos. A pesquisa em modelagem e programação de comunicabilidade multimodal em agentes artificiais é, igualmente, peça chave no desenvolvimento de atores sociais de silício. Esta pesquisa justifica-se na medida em que os departamentos de ciências da comunicação precisam participar ativamente de avanços tecnológicos já em processo, evitando que os departamentos de ciências da computação trabalhem sozinhos numa área que toca diretamente à comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Guilherme Fráguas Nobre - Integrante / Artur Matuck - Coordenador.
1996 - 1998
Comunicação pública e comunicação política: trajetória e perspectiva no processo de redemocratização brasileira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Guilherme Fráguas Nobre - Integrante / Heloiza Helena Gomes de Matos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1996 - 1998
Efeitos regionais da abertura comercial sobre a cadeia produtiva do algodão
Descrição: Avaliação do impacto da abertura comercial brasileira, a partir do governo Sarney, enfatizada em governos posteriores, sobre uma cadeia produtiva específica. Estudo das relações entre os diferentes segmentos e as estratégias que cada um deles utilizou para superar os problemas colocados pela abertura comercial.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Guilherme Fráguas Nobre - Coordenador / Ademir Clemente - Integrante / Cássio Frederico Camargo Rolim - Integrante / Hugo Eduardo Mezea Pinto - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Organicom
2014 - 2014
Periódico: Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online)
2015 - 2015
Periódico: Revista da FAE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Comunicação Política.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Comunicação Institucional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Pesquisador Visitante, McMaster University - Canadá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NOBRE, G. F.2018NOBRE, G. F.. Automata Economicus: machines that create value and the artificial Creative Economy. Economía Creativa, v. 9, p. 10-26, 2018.

2.
NOBRE, G. F.2018NOBRE, G. F.; CLEMENTE, Ademir ; SOUZA, A. . Costs Transference: Environmental Externalities as a Distributive Strategy. International Journal of Management and Applied Science, v. 4, p. 37-41, 2018.

3.
NOBRE, G. F.2017NOBRE, G. F.. Creative economy at Girona, Spain: a potential, a hope, and investments to be. Economía Creativa, v. 8, p. 159-186, 2017.

4.
SILVA, F. L. O.2017SILVA, F. L. O. ; NOBRE, G. F. . A Economia criativa e a indústria dos e-sports. Revista Îandé, v. 1, p. 22-42, 2017.

5.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2016NOBRE, G. F.; MATUCK, A. . Communicative and Artistic Machines: some remarks on authorship, copyright, and liability. International Journal of Humanities and Applied Sciences, v. 5, p. 145-149, 2016.

6.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2016NOBRE, G. F.. Diplomacia de negócios e relações públicas internacionais. Revista Organicom, v. 13, p. 114-124, 2016.

7.
MATOS E NOBRE, HELOIZA HELENA2016MATOS E NOBRE, HELOIZA HELENA ; NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS . `PUBLIC COMMUNICATION’ EDUCATION AND EXTENSION: civic skills to talk and act on polis. Revista Observatório, v. 2, p. 176-189, 2016.

8.
MATUCK, A.2016MATUCK, A. ; NOBRE, G. F. . Communicative and Artistic Machines: a survey of models and experiments on artificial agents. Word Academy of Science, Engineering and Techonology, v. 10, p. 1668-1672, 2016.

9.
NOBRE, G. F.2016NOBRE, G. F.. Creative Economy and Sustainable Human Development. Economía Creativa, v. 6, p. 85-106, 2016.

10.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2015NOBRE, G. F.. A democratização da diplomacia: novos atores na oferta e demanda por serviços diplomáticos. Revista Orbis Latina, v. 5, p. 7-18, 2015.

11.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2015NOBRE, G. F.. iMediapolis: cidade, tecnologia e política. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 6, p. 30-45, 2015.

12.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2015NOBRE, G. F.. A economia criativa e o valor potencial da Escola de Comunicações e Artes. Revista Organicom, v. 12, p. 180-190, 2015.

13.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2014NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Capacitação em Comunicação Pública e em Comunicação Política: democratizando as habilidades parlamentares civis. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 5, p. 1-16, 2014.

14.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2014NOBRE, G. F.. Um Formato para Artigos Científicos em Ciência Sociais ? position short paper (PSP). Plataforma Barômetro Social, v. 2014, p. 1, 2014.

15.
MATOS, H. H. G.2014MATOS, H. H. G. ; NOBRE, G. F. . Comunicação para a cidadania e democracia: capacitação em comunicação pública e política. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1, 2014.

16.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2013NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Comunicação Pública e Comunicação Política: por uma interação entre cidadania e democracia. Revista Organicom, v. 10, p. 16-26, 2013.

17.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2010NOBRE, G. F.. Communicational Economics. Issues in Global Research in Business and Economics, v. 1, p. 1-14, 2010.

18.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2009NOBRE, G. F.. Comunicação Pública e Marketing Público: linguagem e comunicação na UFPR Litoral. Anais EDAPECI, v. I, p. 381-396, 2009.

19.
NOBRE, G. F.;NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS2007NOBRE, G. F.. França e Franca. Mídia&Política, v. 32, p. 31-34, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Manual de Las Fuentes de Información.. 1. ed. São Paulo: Book, 2003. v. 1.

2.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Manual da Fonte - A Philips do Brasil e a comunicação corporativa.. 1. ed. São Paulo: Philips do Brasil., 2003. v. 1. 219p .

3.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Fontes Abertas - indicadores Bristol-Myers Squibb de relacionamento com a imprensa.. 1. ed. São Paulo: Bristol-Myers Squibb, 2001. v. 1.

4.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Marketing Público - guia de comunicação para uma gestão cidadã.. 1. ed. Fortaleza: Escola de Formação de Governantes do Estado do Ceará, 2001. v. 1. 64p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOBRE, G. F.; MATOS E NOBRE, HELOIZA HELENA . Educación y extensión en «comunicación pública»: habilidades cívicas para hablar y actuar en la polis. In: Lluís Costa i Fernández, Mònica Puntí Brun. (Org.). Comunicació, educació i compromís social. 1ed.Girona: Documenta Universitaria, 2017, v. 1, p. 21-31.

2.
NOBRE, GUILHERME FRÁGUAS; GIL, P. G. . ECONOMIA CRIATIVA E CAPITAL COMUNICACIONAL. In: Luiz Alberto de Farias; Valéria de Siqueira Castro Lopes; Cleusa Scroferneker. (Org.). COMUNICAÇÃO, ECONOMIA E INDÚSTRIAS CRIATIVAS. 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017, v. 1, p. 37-64.

3.
NOBRE, G. F.; GIL, P. G. . CREATIVE ECONOMY AND COMMUNICATIONAL CAPITAL. In: APDR. (Org.). Proceedings 24th APDR Congress. 1ed.Angra do Heroísmo: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 2017, v. , p. 310-317.

4.
NOBRE, G. F.. ECONOMY, ECONOMICS, AND SUSTAINABLE HUMAN DEVELOPMENT: TOWARDS AN ?HYPERPLANELESS ECONOMICS'. In: APDR. (Org.). Proceedings 24th APDR Congress. 1ed.Angra do Heroísmo: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 2017, v. , p. 453-460.

5.
NOBRE, G. F.. What Companies and Universities Mean by Business Diplomacy. In: Huub Ruël. (Org.). International Business Diplomacy: How Can Multinational Corporations Deal with Global Challenges?. 18ed.Bingley: Emerald Publishing Limited, 2017, v. 18, p. 59-113.

6.
NOBRE, G. F.. Business Diplomacy in a Consulariate Format: Historical Evolution and Challenges in Globalized World. In: Huub Ruël. (Org.). International Business Diplomacy: How Can Multinational Corporations Deal with Global Challenges?. 18ed.Bingley: Emerald Publishing Limited, 2017, v. 18, p. 129-148.

7.
NOBRE, G. F.; FILIMON, N. . Intercultural Communication Study in Portugal. In: Young Yun Kim. (Org.). The International Encyclopedia of Intercultural Communication. 1ed.Hoboken: Wiley, 2017, v. , p. 1-9.

8.
MATOS, H. H. G. ; NOBRE, G. F. . A função social da comunicação pública: extensão universitária e habilidades executivas civis. In: Rothberg, D.; Luvizotto, C. K.; Losnak, C. J.. (Org.). Mídia e sociedade em transformação. 1ed.Bauru: Cultura Acadêmica, 2016, v. , p. 20-30.

9.
NOBRE, G. F.. Creative industries and dematerialization of the economy: ideas on communications and public relations. In: Luiz Alberto de Farias; Valéria de Siqueira Castro Lopes. (Org.). Anais do 10º ABRAPCORP. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2016, v. , p. 269-287.

10.
NOBRE, G. F.. Comunicação política e tecnologia linguística. In: Heloiza Matos. (Org.). Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. 1ed.São Paulo: ECA/USP, 2012, v. 1, p. 261-274.

11.
NOBRE, G. F.. Capital social, comunicação pública e deliberação: a gestação do capital comunicacional público. In: Heloiza Matos, Ângela Marques. (Org.). A Comunicação e suas interfaces com processos políticos: capital social, reconhecimento e deliberação pública. 1ed.São Paulo: Summus Editoral, 2011, v. 1, p. 255-272.

12.
NOBRE, G. F.. Economia do meio ambiente: olhar linguístico-psicológico. In: FANJUL, A. P. et alii. (Org.). Proceedings do 17º Congresso da APDR. 1ed.Bragança: APDR, 2011, v. , p. 729-741.

13.
NOBRE, G. F.. Microeconomia neoclássica do meio ambiente. In: FANJUL, A. P. et alii. (Org.). Proceedings do 17º Congresso da APDR. 1ed.Bragança: APDR, 2011, v. , p. 976-987.

14.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Tourism communicational capital. In: MCCABE, S.; GALE, T.. (Org.). Restating the case for turism in higher education. 1ed.Canterbury: ATHE, 2010, v. , p. 143-160.

15.
NOBRE, G. F.. Political communicative agents. In: Bandyopadhyay, A. et alii. (Org.). Proceedings of WMSCI / IMSCI / IMETI 2008. 3ed.Orlando: International Institute of Informatics and Systemics (IIIS), 2008, v. , p. 88-93.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NOBRE, G. F.. Informações têm que ser precisas. DCI Brasília, Brasília-DF, p. 2 - 2, 13 maio 2005.

2.
NOBRE, G. F.. CPI do Mensalão. Jornal do Brasil - Simuladão da CPI - impresso até 2010, após só digital, , v. 1, p. 1 - 2.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOBRE, G. F.; CLEMENTE, Ademir ; SOUZA, A. . Costs Transference: environmental externalities as a distributive strategy. In: International Conference on Economics and Finance Research (ICEFR), 2018, Barcelona. Proceedings of RESEARCH WORLD INTERNATIONAL CONFERENCE. Bhubaneswar: IRAJ Research Forum, 2018. v. 1. p. 1-5.

2.
NOBRE, G. F.. Creative Industries and Dematerialization of the Economy: ideas on communications and public relations.. In: 10 Congresso da Abrapcorp, 2016, São Paulo. Anais do 10 Congresso da Abrapcorp. São Paulo: Abrapcorp/Anhembi Morumbi, 2016.

3.
NOBRE, G. F.; MATUCK, A. . Communicative and Artistic Machines: some remarks on authorship, copyright, and liability. In: International Conference on Research in Arts, Social Sciences and Humanities (ASSH-16), 2016, Paris. Proceedings of the ASSH16, 2016.

4.
MATUCK, A. ; NOBRE, G. F. . Communicative and artistic machines: a survey of models and experiments on artificial agents.. In: ActaMedia 12 - Colloque Multidisciplinaire de Processus Écriturales, 2016, Paris. Anais do ActaMedia 12, 2016.

5.
NOBRE, G. F.; FILIMON, N. . Business Diplomacy in a Consulariate format: global legitimacy challenges for an industry to be.. In: 1o International Business Diplomacy Conference, 2015, Zwolle. International Business Diplomacy Conference. Zwolle: Windesheim University of Applied Sciences, 2015.

6.
NOBRE, G. F.; FILIMON, N. . What companies and universities mean by Business Diplomacy: a global legitimacy challenge.. In: 1o International Business Diplomacy Conference, 2015, Zwolle. International Business Diplomacy Conference. Zwolle: Windesheim University of Applied Sciences, 2015.

7.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . ?Public communication? education and extension: civic skills to talk and act on polis.. In: IV Jornadas internacionales de Comunicación Y Sociedad, 2015, Girona. Jornadas internacionales de Comunicación Y Sociedad. Girona: Universitat de Girona, 2015.

8.
MATOS, H. H. G. ; NOBRE, G. F. . Comunicação para a Cidadania e Democracia: capacitação em comunicação pública e política. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçú. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014. p. 118-118.

9.
NOBRE, G. F.. Mediapolis: cidade, tecnologia e política. In: Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, 2014, Lisboa e Coimbra. ACTAMEDIA XI, 2014.

10.
NOBRE, G. F.. Língua Cega para Robôs Comunicacionais. In: Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, 2014, São Paulo. ACTAMEDIA XI, 2014.

11.
NOBRE, G. F.. Economia do meio ambiente: olhar linguístico-psicológico. In: 17th International Congress of APDR/AECR, 2011, Bragança e Zamora. Actas do 17.º Congresso da APDR. Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2011. p. 729-741.

12.
NOBRE, G. F.. A microeconomia neoclássica do meio ambiente. In: 17th International Congress of APDR/AECR, 2011, Bragança e Zamora. Actas do 17.º Congresso da APDR. Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2011. p. 976-987.

13.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Capital Comunicacional Turístico. In: Congresso Internacional de Turismo, 2010, Peniche. CITURISMO 2010 Proceedings. Peniche: Instituto Politécnico de Leiria, 2010. v. 1.

14.
NOBRE, G. F.. Communicational Economics. In: The Sixth International Conference Global Academy of Business and Economic Research, 2010, New York. Issues in Global Research in Business & Economics. Tallahassee, Florida: Gaberic, 2010.

15.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Tourism Communicational Capital. In: ATHE 2010 CONFERENCE, 2010, Canterbury. Proceedings of the Association of Tourism in Higher Education Annual Conference 2010. Eastbourne: Published by The Association of Tourism in Higher Education, 2010. p. 143-153.

16.
NOBRE, G. F.. Comunicação Pública e Marketing Público: Linguagem e Comunicação na UFPR Litoral. In: II Seminário Educação, Comunicação, Inclusão e Interculturalidade, 2009, Aracaju. Anais do II Seminário Educação, Comunicação, Inclusão e Interculturalidade. Aracajú, 2009. p. 381-396.

17.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Capital Comunicacional. In: 8º LUSOCOM, 2009, Lisboa. Anais do 8º Congresso LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009. p. 78-91.

18.
NOBRE, G. F.. Agentes Comunicativos Artificiais e Web Social. In: 8.º LUSOCOM, 2009, Lisboa. Anais do 8.º Congresso LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009. v. 1. p. 1096-1106.

19.
NOBRE, G. F.; FREITAS, J. M. M. . O Seminário sobre a Carta Roubada: Notas sobre a 'Matemática' Lacaniana.. In: Instituto Ciência-Tecnologia da Comunicação, 2009, São Paulo. Anais do Instituto Ciência-Tecnologia da Comunicação, 2009. v. 1. p. 1-2.

20.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Communicational Capital. In: 74th Annual Conference: The Association for Business Communication, 2009, Portsmouth, Virginia. 2009 ABC Convention Proceedings, 2009. v. 1.

21.
NOBRE, G. F.. Political Communicative Agents. In: The 6th International Conference on politics and Information Systems, Tecnologies and Applications: PISTA 2008, 2008, Orlando, Florida. The 2nd International Multi-Conference on Society, Cybernetics and Informatics. Orlando, Florida: International Institute of Informatics and Systemics, 2008. v. III. p. 88-93.

22.
NOBRE, G. F.. Marketing Social e Saúde Pública. In: I Workshop Município Saudável, 2001, Fortaleza-Ceará. Anais do I Workshop Município Saudável, 2001. v. 1. p. 13-22.

23.
NOBRE, G. F.; CLEMENTE, Ademir ; SOUZA, Alveu . Os sistemas de custeio e o Meio Ambiente. In: IV Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos, 1997, Belo Horizonte-MG. Anais do IV Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos, 1997. v. 4. p. 144-158.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NOBRE, G. F.; FILIMON, N. . The Creative Industries and the Dematerialization of the Economy. A conceptual Approach.. In: VII Workshop on Cultural Economics and Management, 2015, Porto. Workshop on Cultural Economics and Management. Porto: School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, 2015.

2.
FILIMON, N. ; NOBRE, G. F. . Cultural consumption and the perception of happiness: A multidimensional perspective with Spanish data.. In: VII Workshop on Cultural Economics and Management, 2015, Porto. Workshop on Cultural Economics and Management. Porto: School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, 2015.

3.
NOBRE, G. F.; FILIMON, N. . Business Diplomacy in a Consular Format: extra-governmental players? supply and demand for diplomatic services.. In: 1o International Business Diplomacy Conference, 2015, Zwolle. International Business Diplomacy Conference. Zwolle: Windesheim University of Applied Sciences, 2015.

4.
NOBRE, G. F.; FILIMON, N. . Business Diplomacy in Practice: what companies and universities mean by business diplomacy.. In: 1o International Business Diplomacy Conference, 2015, Zwolle. International Business Diplomacy Conference. Zwolle: Windesheim University of Applied Sciences, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOBRE, G. F.; MATUCK, A. . Communicative Machines and Technology Literacy: the carbon-silicon pedagogical dialogue. In: Global Media and Information Literacy (MIL) Week, 2016, São Paulo. Proceedings of the Sixth Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue. Paris: UNESCO, 2016.

2.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Educar cidadãos e treinar comunicadores: a comunicação pública e a comunicação política. In: 1 Congresso de Graduação da USP, 2015, São Paulo. Anais do 1 Congresso de Graduação da USP, 2015.

3.
NOBRE, G. F.. A Format for Scientific Papers in Social Sciences: position short-paper (PSP). In: AN INTERNATIONAL DEBATE on Social Science Methodology, 2014, Coimbra. 1st Research Methodology School. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014. p. 19-19.

Apresentações de Trabalho
1.
NOBRE, G. F.; CLEMENTE, Ademir ; SOUZA, A. . Costs Transference: environmental externalities as a distributive strategy. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MATUCK, A. ; NOBRE, G. F. . Communicative and Artistic Machines: a survey of models and experiments on artificial agents.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NOBRE, G. F.; CLEMENTE, Ademir . Communicative Machines and Technology Literacy: the carbon-silicon pedagogical dialogue. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NOBRE, G. F.. Língua Cega para Robôs Comunicacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
NOBRE, G. F.. Mediapolis: cidade, tecnologia e política. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
NOBRE, G. F.. Mediapolis: cidade, tecnologia e política. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
NOBRE, G. F.. A Format for Scientific Papers in Social Sciences: position short-paper (PSP). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
NOBRE, G. F.; SILVA, E. M. . Como foi o ACTAMEDIA em Coimbra e Lisboa ? teleconferência via Portugal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
NOBRE, G. F.. Communicational Economics. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Capital Comunicacional Turístico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
NOBRE, G. F.. Agentes Comunicativos Artificiais e Web Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Capital Comunicacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
NOBRE, G. F.. Comunicação Pública e Marketing Público: Linguagem e Comunicação na UFPR Litoral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Communicational Capital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
NOBRE, G. F.. Political Communicative Agents. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NOBRE, G. F.. Comunicação institucional e mídia brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
NOBRE, G. F.. Otimizando as Relações com a Imprensa - Media Training. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NOBRE, G. F.. Teoria da opinião pública. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NOBRE, G. F.. Dinâmica sobre Mídia Impressa - Media Training. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
NOBRE, G. F.. Ética na comunicação: uma questão moral ou de bom senso?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
NOBRE, G. F.. Comunicação e Gestão de Recursos Humanos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
NOBRE, G. F.. Teoria da opinião pública. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
NOBRE, G. F.. Marketing Social e Saúde Pública. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
NOBRE, G. F.. Marketing Político. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
NOBRE, G. F.. Marketing Político. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
NOBRE, G. F.. O Sistema de Custeio e o Meio Ambiente. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
NOBRE, G. F.. O seminário sobre a carta roubada: notas sobre a 'matemática' lacaniana. São Paulo: Instituto Ciência-Tecnologia da Comunicação, 2009 (Artigo).

2.
NOBRE, G. F.. Comunicação Pública. São Paulo: Instituto Ciência-Tecnologia da Comunicação, 2008 (Artigo).

3.
MATUCK, A. ; NOBRE, G. F. . Eletroescritura de um Eksperimento. Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, 2005 (Edição de Texto.).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NOBRE, G. F.. Assessoria para Service Agreement. 2012.

2.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2005.

3.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2005.

4.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2004.

5.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2004.

6.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2004.

7.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2003.

8.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa.. 2003.

9.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2003.

10.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2002.

11.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2002.

12.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training - Treinamento para Relacionamento com a Imprensa. 2002.

Programas de computador sem registro
1.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
NOBRE, G. F.. How can existing theories and new perspectives on stakeholders relations help to understand business diplomacy and indicate new directions to take?. 2016.

2.
NOBRE, G. F.. Parecer para Comissão de Pesquisa da ECA - Projeto de Iniciação Científica. 2014.

3.
NOBRE, G. F.. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (FECAP-SP). 2014.

4.
NOBRE, G. F.. Revista da FAE. 2014.

5.
NOBRE, G. F.. Revista Organicom. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NOBRE, G. F.. Marketing Político e Eleições Municipais. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOBRE, G. F.. COLABOR - Centro de Pesquisa em Linguagens. 2011. (Grupo de Pesquisa e Estudo).

2.
NOBRE, G. F.. VUNJE - Programação de Comunicação Visual. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Vunje Comunitas Dra Ruth Cardoso).

3.
NOBRE, G. F.. Gestão de Processos Comunicativos - Reputação Organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
NOBRE, G. F.. Assessoria de Imprensa e Comunicação Governamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
NOBRE, G. F.. COMUNITAS. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - COMUNITAS ONG Dra Ruth Cardoso).

6.
NOBRE, G. F.. Marketing Político. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
NOBRE, G. F.. Comunicação Empresarial com Ênfase Mercadológica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
NOBRE, G. F.. Marketing Político. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

10.
NOBRE, G. F.. Mídia impressa: tinta no papel e dados na rede. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

11.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Comunicação Pública e Processo Eleitoral. 2004. .

12.
NOBRE, G. F.. Marketing Político. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
NOBRE, G. F.. Mídia impressa: tinta no papel e dados na rede. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

14.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

15.
NOBRE, G. F.. Mídia e Opinião Pública nas Sociedades Contemporâneas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
NOBRE, G. F.. Teoria de Opinião Pública. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
NOBRE, G. F.. Marketing Político. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

19.
NOBRE, G. F.; MATUCK, A. . Editor de textos do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. 2003. (Editoração/Outra).

20.
NOBRE, G. F.. Teoria de Opinião Pública. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
NOBRE, G. F.. Mídia e Opinião Pública nas Sociedades Contemporâneas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Media Training. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

23.
NOBRE, G. F.. Comunicação Política e Tecnologia Linguística: abordagem quantitativa da língua natural com fins fáticos e conativos. 2002. (Tese).

24.
NOBRE, G. F.. Laboratório de Mídia Impressa. 2001. .

25.
NOBRE, G. F.. Avaliação de Mídia Impressa. 2001. .

26.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Estratégias de Comunicação para uma Gestão Cidadã. 2001. .

27.
NOBRE, G. F.. Análise da língua e aplicação à comunicação política. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
NOBRE, G. F.. Marketing Político. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Marketing Público. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

30.
NOBRE, G. F.. Media Training. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
NOBRE, G. F.. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Marketing Político. 2000. .

33.
NOBRE, G. F.. Criação e Estratégia na Comunicação Empresarial. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
NOBRE, G. F.. Opinião Pública nas Sociedades Modernas. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

35.
GERMER, C. M. ; NOBRE, G. F. ; CIPOLLA, F. P. . Economia Política. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

36.
NOBRE, G. F.. A relação entre homem e a natureza. A economia do meio ambiente como expressão da natureza humana. 1998. (Dissertação).

Demais trabalhos
1.
NOBRE, G. F.. Comunicação é a base para sucesso da empresa. 2005 (Entrevista Concedida (Jornal)) .

2.
NOBRE, G. F.. CPI do Mensalão (Simuladão da CPI). 2005 (Entrevista Concedida (Jornal)) .

3.
NOBRE, G. F.; MATOS, H. H. G. . Marketing Político e Eleições Municipais. 2000 (Entrevista Concedida (TV)) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MATUCK, A.; SOGABE, M. T.; QUEIROZ, R.; NOBRE, G. F.. Participação em banca de Luciana Allegretti. Arte Transmídia: um estudo sobre uma forma de expressão artística na era digital. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa Interunidades em Estética e Historia da Arte - PGEHA) - Universidade de São Paulo.

2.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Alessandro Medina Saade. Efeitos provaveis da comunicação empresarial no campo jornalistico. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Fundação Casper Libero.

3.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Alessandro Medina Saade. A Comunicação Empresarial nas Empresas de Aviação como Ferramenta de Interação com o Mercado - O Caso da Gol Linhas Aéreas. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Mercado) - Fundação Cásper Líbero.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Adriana Maria Magalhães. Estratégias de comunicação corporativa - identidade, imagem e o princípio da reputação: estudo de caso da clínica Bioestética. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicativos) - Universidade Federal do Piauí.

2.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Ana Kelma Cunha Gallas. Os desafios do planejamento de comunicação em um cenário de compatição de mercado entre as IES privadas: o caso da Faculdade Santo Agostinho.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicativos) - Universidade Federal do Piauí.

3.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Fernanda de Melo Sousa. Comunicação e crise de imagem: estudo de caso de uma parlamentar piauiense.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicativos) - Universidade Federal do Piauí.

4.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Liana Cheila Soares Carvalho. Assessoria de comunicação do Ministério Público Federal no Piauí: realidade e perspectivas.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicativos) - Universidade Federal do Piauí.

5.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Dalton Goulard Valadares. Marketing Público Institucional. A aplicação de técnicas de relações públicas e de marketing à esfera pública e governamental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.

6.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Regiane Reis Siqueira Vasques. Responsabilidade Social e cidadania Empresarial como fator Estratégico e Competitivo. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.

7.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Cleonice Cardilho. Relações com empregados ou Endomarketing?. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.

8.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Jovanka Mariana de Genova Ferreira. Administração de Empresas e Comunicação Organizacional. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.

9.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Paula de Santis. Relações com o Investidor: uma estratégia de relações públicas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.

10.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Roberta Corbioli. A Notícia Econômica e a Especulação - um estudo de caso: a vinda de Anne Krueger ao Brasil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e) - Universidade de São Paulo.

11.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Gilvanei de Nascimento de Souza. Comunicação e terceiro setor: o caso do COAT/Jundiaí. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Em Comunicação Organizacional) - Universidade de São Paulo.

12.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Daniela Cristiane Moreira. Agenda-Setting em telenovelas o seu lugar na contribuição de sentidos na vida cotidiana. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Em Comunicação Organizacional) - Universidade de São Paulo.

13.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Selma Soares da Silva. Estudo de Caso. Violência nas Grandes Cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Em Comunicação Organizacional) - Universidade de São Paulo.

14.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Vânia da Silva Cantão. Imagem Pública da Organização. A pertinência da Comunicação e Relação ao posicionamento da Organização. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica Em Comunicação Organizacional) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATUCK, A.; NOBRE, G. F.; PAIXAO, S. J. C.. Participação em banca de Samuel Grillo Rodrigues Pires.Minhocão: comunicação autoritária e resistências nas relações entre Estado e população. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

2.
F, RVG; L, MRS; NOBRE, G. F.. Participação em banca de Yuri Martins da Silva.Instituições e Desenvolvimento: uma introdução ao papel do Estado e à importância da Tecnologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC.

3.
MATUCK, A.; NOBRE, G. F.; PAIXAO, S. J. C.. Participação em banca de Thalita Thieme Genka.O instagram como instrumento de formacao de imagem na politica contemporanea: o caso da Síria pelos olhos do governo de Bashar Al Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

4.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Gabriela de Oliveira Fonseca.Interatividade e Marketing Cultural: como as empresas enxergam o fomento à cultura na internet. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

5.
NOBRE, G. F.. Participação em banca de Fábio Souza Lemos.Marketing para Político é muito mais do que Marketing Político. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NOBRE, G. F.. Membro da Comissão Julgadora da 1ª Etapa do Prêmio Aberje. 2005. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

2.
NOBRE, G. F.. Membro da Comissão Julgadora da 2ª Etapa do Prêmio Aberje. 2005. Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMANA DE HUMANIDADES.Mesa: Cultura, Território e Sociedade. 2018. (Encontro).

2.
10 Congresso da Abrapcorp. Creative Industries and Dematerialization of the Economy: ideas on communications and public relations.. 2016. (Congresso).

3.
10 Congresso da Abrapcorp. Creative Industries and Dematerialization of the Economy: ideas on communications and public relations.. 2016. (Congresso).

4.
10 Congresso da Abrapcorp. Creative Economy in Perspective. 2016. (Congresso).

5.
1 International Business Diplomacy Conference. Business Diplomacy in a Consulariate format: global legitimacy challenges for an industry to be.. 2015. (Congresso).

6.
1 International Business Diplomacy Conference. What companies and universities mean by Business Diplomacy: a global legitimacy challenge.. 2015. (Congresso).

7.
CIVE MORUM. 2015. (Congresso).

8.
IV Jornades Internacionals de Comunicació i Societat.?Public communication? education and extension: civic skills to talk and act on polis.. 2015. (Simpósio).

9.
AN INTERNATIONAL DEBATE on Social Science Methodology.A Format for Scientific Papers in Social Sciences: position short-paper (PSP). 2014. (Seminário).

10.
Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital.Como foi o ACTAMEDIA em Coimbra e Lisboa ? teleconferência via Portugal. 2014. (Simpósio).

11.
Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital.Mediapolis: cidade, tecnologia e política. 2014. (Simpósio).

12.
Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital.Mediapolis: cidade, tecnologia e política. 2014. (Simpósio).

13.
Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital. 2014. (Simpósio).

14.
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação para a Cidadania e Democracia: capacitação em comunicação pública e política.. 2014. (Congresso).

15.
17º Congresso APDR e 5º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza. Economia do meio ambiente: olhar linguístico-psicológico e microeconomia neoclássica do meio ambiente. 2011. (Congresso).

16.
ATHE 2010Conference - Back To The Future: Restating The Case For Tourism In Higher Education. 2010. (Congresso).

17.
ATHE 2010Conference - Back To The Future: Restating The Case For Tourism In Higher Education. Tourism Communicational Capital. 2010. (Congresso).

18.
Congresso Internacional de Turismo. 2010. (Congresso).

19.
Congresso Internacional de Turismo. Capital Comunicacional Turístico. 2010. (Congresso).

20.
Global Academy of Business and Economic Research International Conference. 2010. (Outra).

21.
IV International Tourism Congress. A imagem e a sustentabilidade dos destinos turísticos. 2010. (Congresso).

22.
The Sixth International Conference Global Academy of Business and Economic Research. 2010. (Congresso).

23.
The Sixth International Conference Global Academy of Business and Economic Research. Communicational Economics. 2010. (Congresso).

24.
8º LUSOCOM Comunicação Espaço Global e Lusofonia. 2009. (Congresso).

25.
8º LUSOCOM Comunicação Espaço Global e Lusofonia. Agentes Comunicativos Artificiais e Web Social. 2009. (Congresso).

26.
8º LUSOCOM Comunicação Espaço Global e Lusofonia. Capital Comunicacional. 2009. (Congresso).

27.
II Seminário Educação, Comunicação, Inclusão e Interculturalidade.Comunicação Pública e Marketing Público: Linguagem e Comunicação na UFPR Litotal. 2009. (Seminário).

28.
Seminário Mutações no Espaço Público Contemporânea. 2009. (Seminário).

29.
The 6th International Conference on Politics and Information Systems, Technlogies ad Application: PISTA 008. Political Communicative Agents. 2008. (Congresso).

30.
The 6th International Conference on Politics and Information Systems, Technlogies ad Application: PISTA 008. 2008. (Congresso).

31.
Du Mode d'Existence des Objets Techniques à I'Ère de I'Information et de la Communication. 2007. (Outra).

32.
III Semana.com e Semana Acadêmica da Comunicação Social da UFPA.Ética na Comunicação: Uma questão moral ou de bom senso?. 2002. (Outra).

33.
1º Workshop Município Saudável Encontros Temáticos.Marketing Social. 2001. (Outra).

34.
Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias.Análise da língua aplicada à comunicação política. 2001. (Seminário).

35.
Instituto Teotônio Vileia e Rede de Mobilização Social 4 Cidades.Marketing Público Estratégias de Comunicação para uma gestão cidadã.. 2000. (Seminário).

36.
Fundação João Pinheiro - Universidade de Minas Gerais. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATUCK, A. ; SILVA, E. M. ; NOBRE, G. F. . Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital. 2014. (Congresso).

2.
NOBRE, G. F.. Coordenador do Curso de MBA de Relações com a imprensa. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando Hercules Marchetti. A teoria econômica vista por Hollywood: uma análise para cinco filmes. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Fernando Lucas Oliveira da Silva. A Economia criativa e a indústria dos e-sports. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

3.
Luana André Assumpção. A Economia Criativa e a Indústria de Animação no Brasil. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda de Melo Sousa. Comunicação e crise de imagem: estudo de caso de uma parlamentar piauiense.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos Comunicativos) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Guilherme Fráguas Nobre.



Outras informações relevantes


Aceito para cursar o Mestrado em Economia na Universidade de Vigo (Espanha), e o Doutorado em Economia na University of Ottawa (Canadá).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:26:15