Maria Beatriz de Mello e Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9250609847795535
  • Última atualização do currículo em 23/11/2016


É Doutora em História da Arte pela Université de Paris Panthéon-Sorbonne (Paris I) desde 1996 e Bacharel em História da Arte por Bates College (E.U.A.) desde 1985. Desde 1998 ingressou para o Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em primeiro lugar no concurso público para Professora Adjunta de História Medieval. Desde 1998 leciona e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS/UFRJ). Trata-se de um Programa de excelência, já que foi avaliado com grau seis pela Capes em vários triênios. Suas linhas de pesquisa atuais são: iconografia cristã, circulação de imagens no império português e culto de imagens na Europa e na América Portuguesa, com ênfase nos séculos XV-XVIII. Suas publicações enfatizam a história de imagens da Virgem Maria e a iconografia cristã. Atualmente, como Professora Associada II, coordena o Centro de História da Arte (CHA), Grupo Diretório de Pesquisa do CNPq que fundou no Instituto de História (IH, antigo Departamento de História) da UFRJ, com membros de diversas universidades. Coordena o projeto de pesquisa em equipe "Arte e Devoção: Quatro Séculos de História do Livro Ilustrado", que enfoca o acervo da Real Biblioteca Portuguesa. São estudados livros manuscritos com iluminuras, gravuras e livros com estampas publicados na Europa nos séculos XVI-XVIII com exemplares em acervos públicos na cidade do Rio de Janeiro. Este projeto conta o apoio financeiro do CNPq (através de vários editais e bolsas Pibic), Petrobras (através da Lei Rouanet, após seleção pública de 141 projetos entre 3736), Faperj (dois tipos de bolsa e Edital 13/2008), Banco do Brasil (seleção pública) e UFRJ (bolsas apoio). O principal produto deste grupo de pesquisa é o Portal IMAGO, Imagens Cristãs no Brasil, que já está adiantado. Arte e Devoção foi um dos três projetos selecionados na área de Artes para se beneficiar do Edital Universal 14-2012 do CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Beatriz de Mello e Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, M. B. de M. e

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História.
Largo de São Francisco de Paula, 1.
Centro
20051-070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22248125
URL da Homepage: www.ppghis.historia.ufrj.br ; www.historia.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1996
Doutorado.
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, PARIS 1, França.
Título: Les images de L'Immaculée Conception dans le monde luso-brésilien: Leur culte et leur signification(XVI-XVIII siècles), Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Daniel Rabreau/ Gilles Chazal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Bacharel em História da Arte.
Bates College, BC, Estados Unidos.




Formação Complementar


1985 - 1985
Extensão universitária.
Hebrew University Of Jerusalem, U.JERUSALEM, Israel.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Docência em Pós-graduação, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas ?Ernst Gombrich: Textos Essenciais sobre Arte e Cultura? ?A Imagem Cristã dos séculos XV-XVI?


Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS, UFRJ/IFCS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Concursada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS).

Atividades

1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFRJ/IFCS, .

1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFRJ/IFCS, .

1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFRJ/IFCS, .

Linhas de pesquisa
Iconografia Cristã
1998 - Atual
Direção e administração, UFRJ/IFCS, .

Cargo ou função
Membro da COAA do Dept. de História.
1998 - Atual
Direção e administração, UFRJ/IFCS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Avaliadora de alunos de Transferência de Curso e Isenção de Vestibular.
1998 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História II (FCH 209)
História Medieval I (FCH 301)
História Medieval II (FCH 302)
História Social da Arte (FCH 671)
Laboratório de História Medieval II (FCH X 22)
Laboratório de História Medieval IV (FCH X 24)
Laboratório de História Medieval III (FCH X 23)
Laboratório de História Medieval I (FCH X 21)
1998 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte e da Cultura (FCH 527)
História da Arte no Ocidente na Idade Média I
História da Arte no Ocidente na Idade Média II
História da Arte no Ocidente na Idade Média III
História da Arte no Ocidente na Idade Média IV
História da Arte no Ocidente na Idade Média V
História da Arte no Ocidente na Idade Média VI
1998 - Atual
Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A História e suas Imagens
História da Arte e seus Métodos
História e Iconografia
O Modernismo na França
O Tempo das Catedrais. Arte, Arquitetura e Sociedade na França(séculos XII-XIII)
05/2002 - 06/2002
Extensão universitária , Forum de Ciência e Cultura/UFRJ, .

Atividade de extensão realizada
Arte Sacra: Formas e Funções.
02/1999 - 04/2001
Direção e administração, UFRJ/IFCS, .

Cargo ou função
Vice-Chefe do Departamento de História.
1999 - 2000
Direção e administração, UFRJ/IFCS, .

Cargo ou função
Coordenadora de Atividade de Extensão do Dept. de História.

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta convidada, Carga horária: 40
Outras informações
Curso de Filosofia do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura.

Atividades

1997 - 1998
Ensino, Especialização em Cultura e Arte Barroca, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
08/1997 - 11/1997
Ensino, Filosofia, Artes e Cultura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Civilização Medieval
01/1988 - 06/1988
Ensino, Lato sensu, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O Barroco

Instituto Metodista Bennett, IMB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Convidada, Carga horária: 40
Outras informações
Convidada pra lecionar na Pós-Graduação Lato Sensu.

Atividades

1997 - 1998
Ensino, História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte no Brasil I
História da Arte no Brasil II

Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Belas Artes, UFRJ/EBA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adunta Substituta, Carga horária: 40

Atividades

09/1996 - 01/1997
Ensino, História e Teoria da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
História da Arte II
História das Artes e das Técnicas I
História do Desenho Industrial II

Faculdade da Cidade, FC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Atividades

03/1988 - 07/1988
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Barroco e Modernismo: Comparações entre a Arte Brasileira e a Européia

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora Substituta do Dept. de Arte, Carga horária: 40

Atividades

1987 - 1988
Ensino, História da Arte, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Natureza Revelada: o Impressionismo e seu Tempo
Abadias e Catedrais Francesas
Beleza e Mito na Arte Grega
Paris, a história de uma cidade de arte
Quatro Faces da Arte Moderna: Manet, Monet, Rodin e Van Gogh
Venus, Eva e a Virgem: a imagem da Mulher na História da Arte
1987 - 1988
Ensino, História da Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Manifestações Artísticas


Linhas de pesquisa


1.
Circulação de Imagens (Séculos XV-XVIII)

Objetivo: Estudar a circulação de obras de arte entre a Europa e a América enfocando o papel da gravura na evangelização da América portuguesa.
2.
História da Gravura (Séculos XV-XVIII)

Objetivo: Estudo centrado em gravuras antigas de valor histórico, artístico e estético.
3.
Iconografia Cristã

Objetivo: Estudar livros ilustrados de tema religiosos: Iluminuras e incunábulos com gravuras. A ênfase é iconográfica.


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
Os programas iconográficos dos livros devocionais da Real Biblioteca Portuguesa
Descrição: Trata-se de um sub-projeto para ARTE E DEVOÇÃO: CINCO SÉCULOS DE HISTÒRIA DO LIVRO ILUSTRADO, que contou com cinco bolsistas da DAE/UFRJ, que conta com bolsistas Pibic do CNPq e da Faperj. O objetivo do projeto é estudar livros ilustrados dos séculos XV-XVI de tema religioso que integram a Real Biblioteca Portuguesa: manuscritos com iluminuras e incunábulos com gravuras. A ênfase do estudo é iconográfica. Atualmente enfocamos o estudo de uma dezena de Livros de Horas manuscritos e dois impressos que podem ser consultados na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Beatriz de Mello e Souza - Coordenador.Financiador(es): Petrobras - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
2001 - 2010
As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro
Descrição: Trata-se de um pré-projeto para ARTE E DEVOÇÃO: CINCO SÉCULOS DE HISTÒRIA DO LIVRO ILUSTRADO, que contou com cinco bolsistas da DAE/UFRJ. Levantamento de gravuras antigas das coleções públicas da cidade do Rio de Janeiro, c/ a finalidade de aprimoramento do Banco de Dados e Imagens levantadas nas instituições: Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Real Gabinete Português de Leitura e outras.O levantamento foi concluido com cerca de 7000 fotos, muitas com tratamento photoshop. O objetivo do projeto é criar um instrumento de pesquisa original que, mediante recursos materiais e humanos, estárá disponível na internet. O instrumento é um Banco de dados e fotos digitais (BDFD) centrado em gravuras antigas de grande valor histórico, artístico e estético. O BDFD está sendo progressivamente inserido no Portal de Imagens Cristãs no Brasil, ue já funciona e estará on-line em 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Beatriz de Mello e Souza - Coordenador.Financiador(es): Petrobras - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
1999 - Atual
A Circulação Transatlântica de Imagens e Idéias: a Gravura Religiosa no Mundo Luso-Brasileiro(séculos XVI-XVIII)
Descrição: Trata-se de um pré-projeto para ARTE E DEVOÇÃO: CINCO SÉCULOS DE HISTÒRIA DO LIVRO ILUSTRADO, que contou com uma dezena de bolsistas Pibic do CNPq/UFRJ. O objetivo do projeto é estudar a circulação de obras de arte entre a Europa e a América enfocando o papel da gravura na evangelização da América portuguesa. (Código 10179). Alguns estudos monográficos produzidos por alunos do Centro de História da Arte serão inseridos no Portal de Imagens Cristãs no Brasil, que já funciona e deverá estar on-line até 2013..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Beatriz de Mello e Souza - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Petrobras - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Alemão
Lê Razoavelmente.
Latim
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Aprovação em seleção pública no edital 019/2004 Universal da CNPq, CNPq, Brasil.
2004
Aprovação na Seleção Pública do Primeiro edital da Petrobras Cultural para patrocínio de projetos culturais, Petrobras, Rio de Janeiro, Brasil.
2004
Aprovação em Seleção Pública do Primeiro Edital do CNPq para Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas/ 2003, CNPq, Brasil.
1998
Primeiro lugar no concurso público para Professor Adjunto de História Medieval, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (UFRJ).
1997
Terceiro lugar no concurso público para Professor Auxiliar de História e Teoria da Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ).
1997
Terceiro lugar no concurso público para Professor Adjunto de História Medieval no IFCS, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
1993
Única brasileira aprovada no concurso pela bolsa de pesquisa da Comisión Nacional para el Quinto Centenário del Descubrimiento de América e do Instituto de Cooperación Científica, Ministério de Assuntos Exteriores, Madri, Espanha.
1989
Segundo lugar no concurso público para Professor Auxiliar de Estética e História da Arte, Departamento de Teoria do Teatro (Uni-Rio).
1986
Terceiro lugar no concurso National Undergraduate Student Paper Contest, University of South Florida, EUA.
1985
Membro Vitalício do Bates College Key Women Club, Bates College, EUA.
1985
Lista de Honra do Decano, Bates College, EUA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, M. B. de M. e2002SOUZA, M. B. de M. e. Mãe, Mestra e Guia: a Iconografia de Sant'Anna. Topoi. Revista do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 30-50, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HANS BELTING ; SOUZA, M. B. de M. e . HANS BELTING. Semelhança e Presença. A História da Imagem antes da Era da Arte.. 1. ed. Rio de Janeiro: Independent, by Gráfica Imprinta Express Typography, 2010. v. 1. 784 p, 294 figsp .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, M. B. de M. e. A iconografia da Imaculada Conceição e suas raízes medievais. In: Maria Cristina Pereira. (Org.). Catálogo do Museu de Arte Sacra de Vitória. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo, 2005, v. , p. -.

2.
SOUZA, M. B. de M. e. Duas Pinturas Barrocas no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro. In: Programa de Estudos Medievais e Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. (Org.). Atas do Ciclo A Tradição Monástica e o Franciscanismo. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002, v. 1, p. 257-264.

3.
SOUZA, M. B. de M. e. A coleção Angela Gutierrez: um estudo iconográfico. Livro de Sant'ana. Belo Horizonte: Instituto Cultural Flávio Gutierrez, 2001, v. , p. 20-32.

4.
SOUZA, M. B. de M. e. Les Images de la Vierge Marie au Brésil colonial. Brésil Baroque. Entre Ciel et Terre. Paris: Union Latine, 1999, v. , p. 475-489.

5.
SOUZA, M. B. de M. e. O culto mariano no Brasil colonial. Caracterização das invocações. Actas do Congresso(...)Missionação Portuguesa(...). Braga: , 1993, v. 3, p. 337-364.

6.
SOUZA, M. B. de M. e. A Imaculada Conceição, símbolo do chiaroscuro no Barroco Brasileiro. Revista Barroco. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 1992, v. 15, p. 339-352.

7.
SOUZA, M. B. de M. e. A Devoção às Imagens de Nossa Senhora no Brasil Colonial. In: Pedro Pires Bessa. (Org.). Preparação dos 500 Anos de Hispano-América. Belo Horizonte: FAPEMIG, 1991, v. , p. 81-84.

8.
SOUZA, M. B. de M. e. A mulher como objeto e como sujeito: Novas interpretações na história e na crítica da arte. In: Teresa C.G.M. Negreiros. (Org.). Emancipação da Mulher - uma luta. : Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1988, v. , p. 29-50.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, M. B. de M. e. Mãe, mestra e guia: uma análise da iconografia de Sant ´Anna. Topoi-Revista de História do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 232 - 250, 02 jun. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Maria Eurydice Barros ; SOUZA, M. B. de M. e . Entre Bizâncio e a América Portuguesa. In: A longa Idade Média..., 2010, Brasília. A idade Média.... Brasília, 2009. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, M. B. de M. e. Estudar imagens europeias no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, M. B. de M. e. CHRISTIAN SCULPTURE IN PORTUGUESE AMERICA: AN INTRODUCTION. Toronto: UNIVERSITY OF TORONTO PRESS, 2015 (Trabalho completo).

2.
SOUZA, M. B. de M. e. ILUMINURAS DAS HORAE. Rio de Janeiro: Editora da Biblioteca Nacional, 2015 (Trabalho completo).

3.
SOUZA, M. B. de M. e. As imagens religiosas na América Portuguesa e suas raízes medievais. Vitória 2005 (trabalho completo).

4.
SOUZA, M. B. de M. e. A iconografia das capelas da Ordem Terceira Franciscana em Pernambuco e na Paraíba. Belo Horizonte 2004 (Trabalho completo).

5.
SOUZA, M. B. de M. e; SALGADO, M. L. . Bartolomé Bennassar et Richard Martin: Histoire du Brésil 1500-2000. Paris: Fayard, 2000 (Resenha crítica).

6.
SOUZA, M. B. de M. e. Jurgis Baltrusaitis: Aberrações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999 (Resenha crítica).

7.
SOUZA, M. B. de M. e. Joan Young Gregg: Devils, Women and Jews: Reflections of the Other in Medieval Sermon Stories. São Paulo: ABREM, 1999 (Resenha crítica).

8.
SOUZA, M. B. de M. e. Les images de l´Immaculée Conception dans le monde luso-brésilien: Leur culte e leur signification(XVI-XVII siècles). Paris 1996 (de Nouveau Doctorat,).

9.
SOUZA, M. B. de M. e. A influência da arte sacra espanhola no Brasil colonial. 1993.

10.
SOUZA, M. B. de M. e. The Saint-Anne Portal at Notre-Dame de Paris: an Iconographic Study 1985 (Tese).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, M. B. de M. e. GRAVURAS EUROPÉIAS ANTIGAS EM COLEÇÕES BRASILEIRAS. 2006 (WEBSITE).

2.
SOUZA, M. B. de M. e. Arte do Século XIX. 2004.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Rivadávia Padilha Vieira Júnior. Imagem e Poder: Inspirarão e Formação da iconografia pictórica de Felipe de Hasburgo de Ticiano Vecellio e Antônio Moro (1548-1559). 2013.

2.
SOUZA, M. B. de M. e; FRIDMAN, F.; CHRYSOSTOMO, M. I.. Participação em banca de Carlos José Suárez García. DESTRUIR A RELVA RUIM PARA PLANTAR O JARDIM CELESTE. O projeto urbano espanhol no território da Província de Tunja do Novo Reino de Granada, século XVI.. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Luiz Marcello Gomes Ribeiro.. Gritos e Sussurros. A Retabilística Barroca em São João de Itaboraí.. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
PEREIRA, M. C. C. L.; GUIMARAES, A. A.; VERMES, V. M.; SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Raquel Ramos Pimentel. Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Serra-ES: Igreja e Religiosidade no Contexto da Romanização Católica(1880-1916).. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
RIBEIRO, N. P.; SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Luiz Marcello Gomes Ribeiro. GRITOS E SUSSUROS - A Retabilística Barroca em São João de Itaboraí: Contribuição ao estudo iconológico dos retábulos e imagens da Matriz de São João de Itaboraí-RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Victor Murilo Maia Fragoso. A Arte de Antonio Teles, escravo e mestre pintor setecentista no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Cínthia Marina Moreira da Rocha. Que nos considerem loucos: relações de poder e a construção da Catedral de Sevilha no século XV. 2010. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Aldilene marinho cesar. Imagens e práticas devocionais: a Estigmatização de Francisco de Assis na pintura ibero-italiana dos séculos XV-XVI. 2010. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Raquel Amaro. As Marias de Albrecht Dürer (1471-1528): práticas de devoção, práticas artísticas e o humanismo cristão em Nuremberg. 2010. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Tamara Quírico. Inferno e Paradiso. Dante, Giotto e as representações do Juízo final na pintura toscana do século XIV. 2009. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Isis Pimentel de Castro. ?OS PINTORES DE HISTÓRIA: AS TELAS DE BATALHAS, DE PEDRO AMÉRICO E VICTOR MEIRELLES, E SUA RELAÇÃO COM A CULTURA HISTÓRICA OITOCENTISTA?. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

12.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Meynardo Rocha de Carvalho. ?SANTA CRUZ DAS DEVOÇÕES: COLONIZAÇÃO E RELIGIOSIDADE NA AMÉRICA PORTUGUESA - SÉCULOS XVI E XVII.?. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

13.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Edison Kock. . ?AS BLASFÊMIAS DOS CRISTÃOS-NOVOS NA PRIMEIRA VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO À AMÉRICA PORTUGUESA?. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

14.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Renato Boy. A Querela Iconoclastas: uma disputa em torno dos ícones no Império Bizantino. 726-843. 2007. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Denise Bonato. "Kandinsky e o Cavaleiro Azul...?. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

16.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Cristina da Silva Mello. Manoel da Costa Athayde: Estudos sobre seus painéis. 2003 - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Belas Artes.

17.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Noemi S. Ribeiro. Oswald Goeldi e Alfrred Kubin: uma herança gráfica. 1998. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Fátima A. de Souza Justiniano. L´Ucel Divino: Estudo técnico, formal e iconográfico das representações escultóricas do Arcanjo Miguel. 1997. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
CAMENIETZKI, C. Z.; SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Silvia Patuzzi. Uma Monarquia em um Corpo Universal. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

2.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Rodrigo Gonçalves Beauclair. Muralismo Mexicano: intelectuais e artistas na tentativa de forjar uma nação. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

3.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Raquel Alvitos Pereira. História. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Nancy Regina Mathias Rabelo. A escultura religiosa fluminense e as Visitas Pastorais do Cônego Pizarro em 1794-95. 2009. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva Moreira. Percepções do Espaço no Medievo Islâmico - séc. XIV. O exemplo de Ibn Jaldún e Ibn Battuta. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

6.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Renata Rodrigues Vereza. "Mosaico Palimpsesto. Morfologia intervenções urbanas em cidades urbanas reconquistadas: Toledo e Sevilha, séculos XI-XIII". 2007. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

7.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Fabiano Fernandes. O Poder Eclesiástico da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo e as comendas de Ega, Soure, Redinha, Pombal - 1279-1348. 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

8.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Sergio Rizo Dutra. Os Corpos no Inferno: Considerações sobre as Representações dos Corpos Humanos nos Infernos Ilustrados de Limbourg, Doré e Barlowa. 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de Brasília.

9.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Moisés Romanazzi Torres. O Conceito de Império em Marsílio de Pádua(c.1275-80 - c.1342-43). 2003. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

10.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Miriam Cabral Coser. O Modelo de Rainha nas Crônicas de Fernão Lopes e Zurara(Portugal - Século XV). 2003. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal Fluminense.

11.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Cybele Vidal Neto Fernandes. Os Caminhos da Arte. O ensino Artístico na Academia Imperial das Belas Artes 1850-1890. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Ana Paola Pacheco Baptista. O Eterno ao Moderno: Pintura Mural Religiosa no Brasil nas décadas de 1940-1950. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

13.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Nelson Porto Ribeiro. Mestre Valentim: Um Estudo Iconológico de sua Obra Arquitetônica e Urbanística. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, M. B. de M. e; NOVAES, A. R.; SANTOS, A. M.; CLAVAL, P.. Participação em banca de Victor Murilo Maia Fragoso. O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro como centro produtor de cultura. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SOUZA, M. B. de M. e; CAVALCANTI, Ana Maria. Participação em banca de Sílvia Borges. Azulejos do Convento de São Francisco de Salvador: Um estudo sobre alegoria.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, M. B. de M. e; FROES, V. L.. Participação em banca de Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva Moreira. Percepções do Espaço no Medievo Islâmico - séc. XIV. O exemplo de Ibn Jaldún e Ibn Battuta. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Marcio Paes Selles. Entre a Corte e a Capela - o espetáculo como legitimação e propaganda na dinastia de Avis. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Fabiano Fernades. O poder eclesiástico da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo e as comendas de Ega ,Soure,Redinha,Pombal.1279-1348. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

6.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Moisés Romanazzi Tôrres. O conceito de Império em Marsílio de Pádua(Primeira metade do século XIV). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Sergio Rizo Dutra. Os corpos no Inferno:Considerações sobre as representaçoes dos Corpos Humanos nos Infernos Ilustrados de Limbourg ,Doré e Barlowe. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

8.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Ana Paola Pacheco Baptista. O Eterno ao Moderno: Pintura Mural Religiosa no Brasil nas décadas de 1940-1950. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Therezinha Baumann. Thesaurus de viagem: identidade e Alteridade nas imagens de Theodor de Bry(século XVI). 1999. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, M. B. M. E.; QUINET, R.; PEREIRA, S. G.; SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Clara Habib. As pinturas em Minas Gerais no século XVIII. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Danielle de Olliveira dos Santos Silva.. Mécia, Inês e Leonor: Representações femininas e conflituosas na cronística medieval portuguesa. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Luiz Marcello Gomes Ribeiro.. Gritos e Sussurros. A Retabilística Barroca em São João de Itaboraí.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Rivadávia Padilha Viera Júnior. Inspiração e formação da iconografia de Felipe de Hasburgo nos retratos de Ticiano Vecellio e Antonio Moro (1548-1558).. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Rivadávia Padilha Vieira Júnior. Inspiração e formação da iconografia pictórica de Felipe de Habsburgo nos retratos de Ticiano Vecellio e Antonio Moro (1548-1558).. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

6.
SOUZA, M. B. de M. e; FRIDMAN, F.; RIBEIRO, M.. Participação em banca de Carlos José Suárez García. Igrejas de Doutrina na Província de Tunja ( Nova Granada), século XVI.. 2012.

7.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Raquel Alvitos Pereira. DAS CAÑADAS AO PALCO - Estudo da inserção social e da idealização do pastor nas Espanhas.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Espírito Santo.

8.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Raquel Ramos Pimentel. Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Acervos iconográficos e manifestações da religiosidade.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Aldilene Marinho Cesar.O IVº Concílio de Toledo: a atuação de Isidoro de Sevilha na ?questão judaica? no Reino Visigodo do século VII. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

2.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Thaís Menezes Torres.O amor e a Igreja na Idade Média no século XII: uma análise do "Tratado do Amor Cortês". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Jorge Soares Amim Araújo.Centralização Monárquica no Reinado de D. Dinis: atuação política e o Trovadorismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Ísis Pimentel de Castro.Arte e História em Araújo Porto Alegre. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

5.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Maíra Cavalcanti.O cavaleiro ideal: representações do cavaleiro na "A Demanda do Santo Graal". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Vanessa Pereira do Nascimento.A representação da morte e dos lugares do além nas "Autos das Barcas" de Gil Vicente (séculos XV e XVI ).. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Pedro Octávio Imbroise Silva."De Expugnatione Lyxbonensi" (1147), a Guerra Santa na estratégia de um Rei.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Danielle de Oliveira dos Santos.O modelo de casamento em Portugal medieval a partir do caso de D. Inês de Castro e do Infante D. Pedro (1340-1360). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

9.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Alisson de Souza Soares.Monaquismo na Itália do século VI. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Gustavo Porto Ribeiro.A iconografia da Morte, do Juízo Final, do Paraíso e do Inferno na obra de Hieronymus Bosch. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Flavia Gonçalves Ferreira da Silva.Um Mundo às Avessas: o país da Cocanha. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Sooraya K.L. Medeiros.Política e Religião no Inferno de Dante Alighieri. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Denise S. M. do Nascimento.Imitatio Christi. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Monica Selvatici.A ascenção burguesa na inglaterra do século XIV[...]. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Hugo M.M.C. Rosa e Silva.A Terra e o Camponês: uma relação de vida. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de Andrea F. Lucas Russo.A construção de um modelo de mulher [...] de Boccaccio. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
SOUZA, M. B. de M. e. Participação em banca de José Roberto Serra Lima.A expansão da Cristandade[...] Peru 1569-1580. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
RIBEIRO, M. E. B.; SOUZA, M. B. de M. e; FEITLER, Bruno; CANDIDO, Marcelo; FERNANDES, Fabiano. Concurso Público para vaga de Professor Adjunto em História Medieval. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

Concurso público
1.
SOUZA, M. B. de M. e; GOMES, F. J. S.; PEREIRA, M. C. C. L.; FRIGUETTO, R.. Concurso Público para Professor Adjunto em História Medieval. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SOUZA, M. B. de M. e. Concurso Público para Professor Adjunto em História da Arte. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, M. B. de M. e; BRITES, B.; CONDURU, R.. Concurso para Professora Adjunto em História da Arte. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
SOUZA, M. B. de M. e; COLI, Jorge; TAVARES, André. Membro de Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto de História da Arte do Século XIX. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

5.
FROES, P. D. V. L.; SOUZA, M. B. de M. e; RIBEIRO, Maria Eurydice Barros. Concurso Público para Professor Adjunto de História Medieval. 2006. Universidade Federal Fluminense.

6.
SOUZA, M. B. de M. e; GOMES, F. J. S.; CALAINHO, D.. Concurso Público para Professor Assistente de História Antiga e Medieval. 2001. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
SOUZA, M. B. de M. e; FLORENTINO, P. D. M.; SOUZA, J. B.; IZEKSOHN, V.; VIEIRA, J. J.. Concurso Público para admissão no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS). 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

2.
SOUZA, M. B. de M. e; FLORENTINO, P. D. M.; GUIMARAES, P. D. M. S.; ZENHA, P. D. C.; GRIN, M.. Concurso Público para admissão no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS). 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS.

3.
SOUZA, M. B. de M. e; ZENHA, P. D. C.; HERMANN, P. D. J.; AZEVEDO, P. F.; GUIMARAES, P. D. M. S.. Concurso Público para admissão no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em História Social(PPGHIS). 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aleijadinho - 200 anos. As esculturas de Aleijadinho para as Igrejas das Ordens Terceiras Franciscanas. 2014. (Congresso).

2.
Jornada de Pesquisas do Centro de História da Arte (CHA).Pesquisas em andamento de membros do CHA (IH-UFRJ). 2014. (Oficina).

3.
I Ciclo de Palestras do Centro de História da Arte (CHA).Estudar imagens europeias no Brasil?. 2012. (Encontro).

4.
Colóquio CBHA.Iconografia e Teologia em Pinturas Franciscanas.. 2011. (Outra).

5.
Primeiro Congresso Internacional do Hispanic Baroque no Brasil - O Barroco nos Mundos Lusófono e Hispânico. Imagens da Virgem Maria na América Portuguesa. 2011. (Congresso).

6.
Seminário Internacional de História da Arquitetura e das Artes - Imagem e Modelo. Constituição e Recepção da Tradição Impressa nas Artes e na Arquitetura..Modelos em gravura para ilustrações de manuscritos na América Portuguesa no século XVII e XVIII.. 2011. (Seminário).

7.
Arte para todos.Arte no Brasil Oitocentista. 2004. (Seminário).

8.
I Simpósio Internacional sobre representações cristãs: textos e imagens religiosas na América Colonial.As imagens religiosas na América Portuguesa e suas raízes medievais. 2004. (Simpósio).

9.
XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Barroco e Iconografia. 2004. (Outra).

10.
III Congresso do Centro de Estudos da Imaginária no Brasil. Imagens do Menino Jesus em marfim: um estudo iconográfico. 2003. (Congresso).

11.
VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte.A Iconografia das Capelas da Ordem Terceira Franciscana no Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).

12.
XXII Simpósio Nacional de História: História, Acontecimento e Narrativa.Narrativa e iconografia hagiográfica na obra de Diogo do Rosário. 2003. (Simpósio).

13.
Colóquio A Tradição Monástica e Franciscanismo.Duas Pinturas Barrocas no Convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro. 2002. (Encontro).

14.
Curso de Extensão Universitária.Representações Artísticas do Amor Conjugal. 2002. (Seminário).

15.
XXIII Jornada Científica e Cultural..Trabalho e Sindicato. 2002. (Outra).

16.
XXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte(CBHA).Programas Iconográficos em gravuras religiosas - Século XVI-XVIII. 2001. (Encontro).

17.
500 anos de Brasil.A arte religiosa no Brasil colônia. 2000. (Seminário).

18.
IX Simpósio Regional da ANPUH: História, Memória e comemorações..Problemas e questões de fontes e acervos brasileiros para o estudo da História Medieval. 2000. (Simpósio).

19.
IX Simpósio Regional da ANPUH: História, Memória e Comemorações..As Artes visuais como instrumento de memória e comemoração. 2000. (Simpósio).

20.
Semana do Programa de Estudos Medievais-UFRJ.História da Arte na Antiguidade, na Idade Média e no Renascimento. 2000. (Outra).

21.
VII Colóquio Internacional de Estudos Medievais e Ibéricos: O Ocidente Tardo-Medievo e a Gênese da Modernidade..Iconografia Bíblica em Incunábulos: um estudo de caso. 2000. (Outra).

22.
XXII Jornada Científica e Cultural.Jornada de Iniciação Científica. 2000. (Outra).

23.
A Idade Média no discurso filmico e no discurso historiográfico(Programa de Estudos Medievvais). O sétimo selo de Ingmar Bergman. 1999. (Congresso).

24.
Colloque Autour du Brésil Baroque..Iconographie de Sainte Anne dans l´art Baroque du Brésil. 1999. (Outra).

25.
III Encontro Internacional de Estudos Medievais da ABREM.As representações da natureza anteriores a Giotto.. 1999. (Encontro).

26.
III Encontro Internacional de Estudos Medievais da ABREM.Expressões da Arte Medieval II. 1999. (Encontro).

27.
XX Simpósio Nacional da ANPUH - história: Fronteiras..História da Arte Cristã. 1999. (Simpósio).

28.
XX Simpósio Nacional da ANPUH - História: Fronteiras..As Capelas setecentistas da Ordem Terceira de São Francisco de Assis no Rio de Janeiro. 1999. (Simpósio).

29.
Colóquio Trezentos anos de Ouro Preto.. A Matriz da Freguesia de Antonio Dias em Vila Rica do Ouro Preto. 1998. (Congresso).

30.
Encontro anula do Centro de Estudos de História da Igreja Latino-Americana..O Culto Mariano em Minas Gerais no século XVIII. 1998. (Encontro).

31.
I Congresso Internacional do CEIB.. Desacato e Desagravo em torno de uma imagem da Sé da Bahia, 1660. 1998. (Congresso).

32.
Seminário no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ.Iconografia Religiosa. 1998. (Seminário).

33.
XX Jornada Científica e Cultural.Jornada de Iniciação Científica. 1998. (Outra).

34.
Aula Magna do Curso de Especialização (Pós Latu Sensu) "O Barroco".Matriz setecentista de Sabará , Minas Gerais: um estudo de seu programa iconográfico. 1997. (Outra).

35.
Coleção documental do projeto Portas Abertas.A Igreja do Convento de Santo Antonio. 1997. (Oficina).

36.
Colóquio Barroco e Historiografia.A tendência biográfica na pesquisa em História da Arte no Brasil colonial. 1997. (Outra).

37.
Congresso Nacional de História das Religiões. A Iconografia da Imaculada Conceição no mundo luso-brasileiro (século XVI-XVIII). 1997. (Congresso).

38.
IV Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte..As Santas Famílias: desdobramentos da iconografia franciscana em pinturas barrocas no Brasil. 1997. (Outra).

39.
Seminário 180 anos da EBA.Três monumentos, três artistas, três reinos, um rei: as obras da aclamação de D. João VI ( Rio de Janeiro, 1818). 1997. (Seminário).

40.
Terceiro Centenário do Padre António Vieira. Vieira e a estética moral da Tota Pulchra. 1997. (Congresso).

41.
Curso de Pós-graduação lato sensu em História da Arete e Arquitetura no Brasil..As Imagens da Imaculada Conceição no mundo luso-brasileiro: culto e significado(séculos XVI-XVIII). 1996. (Outra).

42.
XIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte..A influência de gravuras portuguesas em pinturas religiosas mineiras do século XVIII. 1996. (Outra).

43.
Seminário de Estudos Luso-brasileiros - Universidade de Paris III.História da Arte luso-brasileira. 1991. (Seminário).

44.
I Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte..A Arte Mariana Portuguesa: O estado atual da pesquisa. 1990. (Outra).

45.
Exposição Artística sobre L' Herbe de Edouard Manet.Le déjeuner sur l'herbe de Édouard Manet. 1988. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, M. B. de M. e. I Ciclo de Palestras do Centro de História da Arte. 2012. (Outro).

2.
SOUZA, M. B. de M. e. Primeiro Congresso Internacional do Hispanic Baroque no Brasil - O Barroco nos Mundos Lusófono e Hispânico. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Diomedes Oliveira. A catedral neo-gótica de Petrolina. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Patricia Marques de Souza. A iconografia da Morte em Livros de Horas. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Maria Izabel Escano Duarte de Souza. Livros de Horas da BN. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Fernanda Correa da Silva. A iconografia da Virgem Maria nas pinturas italianas da Coleção Eva Klabin - séculos XV e XVI. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Hudson Lucas Martins. O estatuto social dos artistas em Minas gerais no século XVIII. Início: 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História Social UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Fernanda Vieira e Fraga. Um Livro de Horas da Real Biblioteca Portuguesa. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Camille Rosés. Arte circa 1500. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Vinicius Freitas. Arte circa 1500. Início: 2014 - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

3.
Flavia Thompson. Imagens dos Livros de Horas da FBN. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Angélica Barros Gama. A iconografia do rei descobridor: D.Manuel I nas gravuras das ordenações manuelinas (1495-1521).. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

2.
Rachel Jaccoud Ribeiro Amaro. As Madonnas de Albrecht Dürer: uma iconografia católica em meio às discussões reformadoras de Nuremberg. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

3.
Aldilene Marinho Cesar. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

4.
Cinthia Marina Moreira da Rocha. Cidade e Catedral: sociedade de cultura de Sevilha em fins da Idade Média. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

5.
(Victor Fragoso (Dom Mauro, O.S.B.). A arte do Mestre Antonio Teles. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Belas Artes, . Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

6.
Renato Viana Boy. A Querela Iconoclastas: uma disputa em torno dos ícones no Império Bizantino. 726-843. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

Tese de doutorado
1.
Aldilene Marinho César Diniz. Os ciclos azulejares da vida de S. Francisco de Assis na América Portuguesa. 2014. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

2.
Aldilene Marinho Cesar. A iconografia de São Francisco de Assis. 2010. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

3.
Tamara Quírico. Inferno e Paradiso. Dante, Giotto e as representações do Juízo final na pintura toscana do século XIV. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

4.
Marcia Amantino. O mundo das Feras; Quilombos e Indios no sertão de Minas Gerais-Século XVIII. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patricia Marques de Souza. A Iconografia da Anunciação nos livros de Horas da BN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

2.
Maria Isabel Escano Duarte. A iconografia das commemoratio dos santos do Livro de Hiras 50,1,1 da Real Biblioteca Portuguesa.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

3.
Patrícia Marques de Souza. Os Livros de Horas da Biblioteca Nacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

4.
Flávia Ribeiro Thompson. Os livros de horas como espelho de práticas sócio-religiosas cristãs.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

5.
André Maurício Guimarães Mesquita. A paixão gravada : espaço, composição e expressividade e três gravuras de Andrea Mantegna (1431-1506). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

6.
Paulo Roberto Parq Alves Pedreira.. Apocalypsis cum figuris (1498) : a narrativa apocalíptica de Albrecht Dürer /. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

7.
Karen do Nascimento Moreno. A iconografia mariana na obra de Diogo do Rosário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

8.
Isabele Beatriz Hansen dos Santos.. A Articulação das Funções Monge e Guerreiro na Ordem do Templo no Século XII. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

9.
Paula Elena Vedoveli Francisco. Albrecht Dürer e a cultura germânica do século XVI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

10.
Sahra Balieiro Rodrigues. A imitação de Cristo - as representações na gravura do século XVI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

11.
Rachel Jaccoud Ribeiro Amaro. A iconografia da Natividade de Albrecht Dürer através de práticas artísticas e devocionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Jnaeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

12.
Lana Mignone Viana Rosa. Anunciação à Virgem Maria - um estudo da gravura de Albrecht Dürer. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

13.
Sílvia B. G. Borges. Os azulejos do claustro do convento de Santo Antônio do Recife - um possível programa iconográfico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

14.
Jorge Victor de Araújo Souza. Escolas de papel: a influência das gravuras européias na pintura do Brasil colonial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

15.
Júlio Cesar Salles Boaventura. Clérigos e Leigos nos Primórdios do Franciscanismo(Assis:1209-1226). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

16.
Claudia Mendes dos Santos Gonçalves. A arquitetura gótica na França e Alemanha (1137-1280). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

17.
Tatiana Rocha Custódio. O Monge-guerreiro:A ordem do Templo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

18.
Edna Marcia Borges de Jesus. A Iconografia de Santo Agostinho. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

19.
Monnike Gonçalves. Thomas Ender. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

20.
Julio Cesar Salles Boaventura. A Reforma do século XII e a pobreza evangélica.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

21.
Tatiana Rocha Custódio. Os Templários. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

Iniciação científica
1.
Flávia Ribeiro Thompson.. Arte circa 1500: Os Programas Iconográficos dos Livros Devocionais da Real Biblioteca Portuguesa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

2.
Patrícia Marques de Souza. Arte circa 1500: Os Programas Iconográficos dos Livros Devocionais da Real Biblioteca Portuguesa. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

3.
Maria Isabel Escano Duarte.. Arte circa 1500: Os Programas Iconográficos dos Livros Devocionais da Real Biblioteca Portuguesa. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

4.
André Maurício Guimarães Mesquita.. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

5.
Paulo Roberto Parq Alves Pedreira. A CIRCULAÇÃO TRANSATLÂNTICA DE IMAGENS E IDÉIAS: A GRAVURA RELIGIOSA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO (Séculos XVI-XVIII). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

6.
João Marcos Coelho. A CIRCULAÇÃO TRANSATLÂNTICA DE IMAGENS E IDÉIAS: A GRAVURA RELIGIOSA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO (Séculos XVI-XVIII). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

7.
MARIA FERNANDA VIEIRA E FRAGA. Circa 1500. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

8.
Regina Alves Diam. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras - Português - Latim) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Apoio a Formação Acadêmica de Graduação/ UFRJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

9.
Carlos Henrique Silva Gomes. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Apoio a Formação Acadêmica de Graduação/ UFRJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

10.
Bruno Matos Vieira. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais - Escultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Apoio a Formação Acadêmica de Graduação/ UFRJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

11.
Paula Cristina Jorge. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Apoio a Formação Acadêmica de Graduação/ UFRJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

12.
ALDILENE MARINHO CESAR. A CIRCULAÇÃO TRANSATLÂNTICA DE IMAGENS E IDÉIAS: A GRAVURA RELIGIOSA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO (Séculos XVI-XVIII). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Apoio a Formação Acadêmica de Graduação/ UFRJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

13.
Isabele Beatriz Hansen dos Santos.. A Articulação das Funções Monge e Guerreiro na Ordem do Templo no Século XII.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

14.
Karen N. Moreno. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

15.
Sahra Balieiro. ?Iconografia jesuítica. Uma análise da Vitae Christi?. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

16.
PAULO ROBERTO PARQ ALVES PEDREIRA. A CIRCULAÇÃO TRANSATLÂNTICA DE IMAGENS E IDÉIAS: A GRAVURA RELIGIOSA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO (Séculos XVI-XVIII). 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

17.
Sahra Balieiro Rodrigues. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

18.
Rachel Jaccoud Ribeiro Amaro. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

19.
Paula Elena Vedoveli Francisco. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

20.
Lana Mignone Viana Rosa. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

21.
JORGE VICTOR DE ARAUJO SOUZA. A CIRCULAÇÃO TRANSATLÂNTICA DE IMAGENS E IDÉIAS: A GRAVURA RELIGIOSA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO (Séculos XVI-XVIII). 2003. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

22.
SILVIA BARBOSA GUIMARÃES BORGES. A CIRCULAÇÃO TRANSATLÂNTICA DE IMAGENS E IDÉIAS: A GRAVURA RELIGIOSA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO (Séculos XVI-XVIII). 2003. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

23.
Julio Cesar Salles Boaventura. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

24.
Claudia Mendes dos Santos. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

25.
Paula Falcão Argolo. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

26.
Edna Márcia Borges de Jesus. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

27.
Tatiana Custódio Rocha. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

Orientações de outra natureza
1.
Noemi Silva Ribeiro. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

2.
Regina Alves. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.

3.
Noemi Silva Ribeiro. As Gravuras Antigas das Coleções Públicas da Cidade do Rio de Janeiro. 2003. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Beatriz de Mello e Souza.



Outras informações relevantes


PRODUÇÃO A SER PUBLICADA:

"Frère Agostinho da Piedade(*1661), un sculpteur bénédictin au Brasil", a integrar a obra Atlas "Mondial du Baroque", a ser publicada pela Unesco em Paris.

CURSOS LIVRES:

*Universidade Santa Úrsula, RJ, 1986: 
"A pintura moderna no Brasil"; Palestras ministradas no Curso de Graduação em Arquitetura, no período de 1997-2000, sobre "História da Arte na Antiguidade, na Idade Média e no Renascimento. 
*Centro Cultural Socius e Espaço Cultural G. Verdi, RJ, 1985-1986:
" A França e suas Catedrais"; " Van Gogh e Rodin"; O Ciclo Natalino na Arte".

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:

*Assessoria do Projeto Convergência Cultural, Funarte, Ministério da Cultura, RJ, 1986.
*Trabalhos em Bates College, Lewiston, EUA, 1982-83 e 1984-85:
-Catalogação da Biblioteca de Diaspositivos de Arte;
-Assistência de fotografia do News Bureau;
-Assistência de curadoria, Treat Gallery.

BOLSAS DE ESTUDO:

-CAPES(Ministério da Educação) para DEA e Doutorado em História da Arte na Université de Paris, França, 1988-92;
-Bolsa de Bates College para fazer cursos de graduação e pesquisa em História da Arte na Université de Paris através do programa da Columbia University em Paris, França, 1983-84;
-Bolsa de estudos de Bates College para curso de graduação em História da Arte, Lewiston, MAine, EUA, 1982-85.

ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS:

-Laboratório de História Social e Cultural(Dep. de História, UFRJ);
-Scriptorium(Lab. de Estudos Medievais-Dep. de História, UFRJ);
-ABREM(Associação Brasileira de Estudos Medievais);
-ANPUH(Associação Nacional de História);
-CEIB(Centro de Estudos da Imaginária Brasileira).

ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PESQUISA DE ALUNOS(desde 1998):
-Assessora ad hoc da FAPESP;
-Co-orientação de duas teses de doutorado;
-Convidada: p/ 4 bancas examinadoras de defesa de teses de doutorado na UFRJ, 6 bancas de qualificação de teses de doutorado na UFRJ e na UFF, 3 bancas examinadoras de defesa de teses de mestrado na UFRJ e, 1



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:26:05