Arturo Fatturi

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  • Última atualização do currículo em 02/04/2018


Professor Adjunto I (DE) no curso de Filosofia da Uniiversidade da Fronteira Sul (UFFS), ex-Professor Adjunto I (DE) no curso de Filosofia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos em 2010. Pós Doutorado em Filosofia pela UFSC com projeto "A noção crença básica em On Certainty de Ludwig Wittgenstein". Investiga principalmente os seguintes temas: A Filosofia de Ludwig Wittgenstein, Filosofia Analítica, Filosofia da Mente especificamente a relação "corpo/mente" a partir da Filosofia da Psicologia de Ludwig Wittgensten, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Linguagem em Ludwig Wittgenstein em específico, Epistemologia, Filosofia da Psicologia, Filosofia da Psicologia de Wittgenstein em específico e Filosofia da Ciência. Foi professor de Filosofia, Filosofia da Ciência, Fundamentos Filosóficos para os diversos cursos da Universidade do Sul de Santa Catarina. Anteriormente foi professor de Filosofia no Centro Universitário de Brusque, Unifebe onde lecionou as disciplinas de Filosofia da Linguagem, Metodologia da Pesquisa Filosófica e professor substituto, por dois anos, no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde lecionou as disciplinas de Lógica, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência e Epistemologia das Ciências Humanas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arturo Fatturi
Nome em citações bibliográficas
FATTURI, A.;FATTURI, ARTURO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul.
Avenida General Osório - D - 413
Centro
89802210 - Chapecó, SC - Brasil - Caixa-postal: 181
Telefone: (049) 20491401
Fax: (049) 20491401
URL da Homepage: www.uffs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2010
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A dicotomia interior/exterior na Filosofia da Psicologia de Ludwig Wittgenstein, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Bento Prado de Almeida Ferraz Neto.
Palavras-chave: Wittgenstein, Filosofia Analítica; Filosofia da Linguagem; Filosofia da Mente; Significado; Filosofia da Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Filosofia da Linguagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Filosofia da Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
2001 - 2002
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Wittgenstein: Regras, Linguagem e Filosofia.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Marco Antônio Franciotti.
Palavras-chave: Wittgenstein, Filosofia Analítica; Filosofia da Linguagem; Filosofia da Mente; Peter Hacker.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Filosofia da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Filosofia da Linguagem.
Setores de atividade: Educação Superior.
1986 - 1992
Graduação em Filosofia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Filosofia e a Maneira de Ver as coisas. A Filosofia das Investigações Filosóficas de Wittgensten.
Orientador: Mario Fleig.


Pós-doutorado


2011 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética / Especialidade: Metaética.


Formação Complementar


2012 - 2012
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Formação Pedagógica para Professores Ingressantes.. (Carga horária: 12h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Encontro de Professores de Filosofia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em II Colóquio de Filosofia na Atualidade. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Fenomenologia e Hermenêutica. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Filosofia Ibero-Americana. (Carga horária: 36h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Epistemologia Platônico. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Redistribuição UFMT/Cuiabá para UFFS/Chapecó; Conforme Portaria MEC 1552, D.O.U. Nº 186, Seção 2, pg. 19, 25/SET/2013.


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da disciplina de Filosofia da Linguagem; Projeto de Pesquisa sobre a noção de certeza na obra On Cerainty de Ludwig Wittgenstein. Professor do Minicurso Linguagem, Ação e Conhecimento.


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Celetista - Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das seguintes disciplinas presenciais: Fundamentos Filosóficos para os cursos de História, Letras e Pedagogia, disciplina s de Filosofia I e II para o curso de Psicologia, Filosofia da Ciência para os cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação, Antropologia para o curso de Pedagogia, Sociologia para o curso de Letras. Professor das seguintes disciplinas no Curso de Filosofia Virtual: Filosofia da Linguagem, Teoria do Conhecimento I, Teoria do Conhecimento II, Filosofia Contemporânea, Produção Filosófica, Leitura e Interpretação de Textos de Filosofia. Professor Conteúdista das seguintes disciplinas: Filosofia da Linguagem, Teoria do Conhecimento I, Teoria do Conhecimento II, Filosofia Contemporânea.


Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disiplinas lecionadas para o curso de Filosofia: Metodologia da Pesquisa Filosófica, Hermenêutica, Filosofia da Linguagem, Filosofia Política, Filosofia das Ciências Sociais.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Lógica para o curso de Biblioteconomia, Epistemologia das Ciências Humanas para o curso de Filosofia, Filosofia da Ciência para os cursos de Filosofia, Administração e Ciências Agrárias, Introdução à Lógica para o curso de Filosofia, Epistemologia para o curso de Filosofia.

Atividades

03/2001 - 02/2003
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Informal
Epistemologia das Ciências Humanas
Filosofia da Ciência
Lógica
Teoria do Conhecimento
01/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Atividade de extensão realizada
Ensino à Distância - Filosofia da Educação.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 0

Atividades

01/1996 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .



Linhas de pesquisa


1.
Filosofia da Mente

Objetivo: A Filosofia da Psicologia de Ludwig Wittgenstein e suas relações com o conceito de seguir regras analisado nas Philosophical Investigations. O objetivo é analisar o vocabulário psicológico e não as determinações empíricas e experimentais elaboradas por alguma "ciência da mente" Os secritos de Wittgenstein nos fornecem uma ampla gama de estudo do vocabulário psicológico e uma metodologia de investigação sobre o uso destes conceitos. Portanto, em primeiro lugar procura-se compreender os argumentos de Wittgenstei8n explorados em textos selecionados. Em segundo lugar, buscamos identificar o conceito de "expressão" que é utilizado por Wittgenstein em suas tentativas de classificar os conceitos psicológicos em "pertencentes à primeira pessoa" e "pertencentes à terceira pessoa"..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Filosofia da Linguagem; Filosofia da Mente; Filosofia da Psicologia; Epistemologia.
2.
Filosofia da Linguagem

Objetivo: O objetivo central desta linha de pesquisa é investigar a contribuição da Filosofia da Linguagem Ordinária para o tratamento dos problemas tradicionais da filosofia. Serão analisados textos de John Austin, Ludwig Wittgenstein, Peter Strawson e Gilbert Ryle. Estes textos serão analisados tendo como pano de fundo "problemas filosóficos" ou a contribuição destes autores para as questões filosóficas e não os estudo da linguagem enquanto "objeto" e sim as contribuições que considerações sobre os usos da linguagem podem implicar para a filosofia..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da Linguagem; Wittgenstein, Filosofia Analítica; Significado.
3.
Filosofia Contemporânea

Objetivo: Analisar o conceito de seguir regras nas Philosophical Investigations de Ludwig Wittgenstein.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Filosofia da Linguagem; Wittgenstein, Filosofia Analítica; Wittgenstein, Filosofia Analítica, Filosofia Austr.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Problemas e conceitos-chave de Teoria do conhecimento à luz da Filosofia da linguagem e das linguagens formais
Descrição: Pretende-se investigar neste projeto de que modo a Lógica e Filosofia da linguagem elucidam conceitos fundamentais da Teoria do Conhecimento, tais como, conhecimento a priori , conhecimento a posteriori , verdade necessária , certeza contingente , afirmações analíticas em contraposição a afirmações sintéticas . A Lógica contribui para elucidar as formas de inferências que fazemos para que nossas afirmações tenham caráter de verdade, ainda que o conhecimento seja derivado dedados da experiência. A Filosofia da Linguagem contribui para elaborar distinções e esclarecer conceitos e definições usadas na Teoria do Conhecimento, tais como justificação , certeza e prova , as diferenças entre verdade e justificação tal como são usadas nas teorias que tentam explicar nosso conhecimento. O objetivo do projeto é mostrar que o instrumental lógico e as discussões em filosofia da linguagem, devem ser usados como meios de elucidação e fundamentação de qualquer teoria do conhecimento que tenha pretensões elucidar como se dá o conhecimento e de que forma o mesmo pode superar teorias que o negam.Parte-se do princípio de que o projeto cartesiano de uma Teoria do conhecimento lançou os fundamentos para uma investigação sobre a possibilidade do conhecimento e sobre os critérios de justificativa para afirmações de conhecimento. Este projeto Cartesiano supõe que nossa investigação do conhecimento e da justifica deve ser restrito a determinadas regras e procedimentos. Para muito o projeto de estabelecer regras e pararâmetros de investigação e justificação que sema fundamentais pode tornar-se dogmático e, sob certas interpretações, reducionista. Entretanto, ele tem algo de positivo em relação aos desafios atuais da investigação do conhecimento. A enormidade de saberes que permeiam nossas vidas, obrigam-nos a uma reflexão crítica sobre seus estatutos epistêmicos e sobre suas relações sistemáticas de justificação. Essas tarefas são essenciais à Teoria do conhecimento, não só nos termos de uma epistemologia de matiz cartesiano, mas também em seus sucessores, como Hume, Kant e Hegel. Ao mesmo tempo, as investigações sobre o conhecimento, seus estatutos e justificação deverá considerar o aparato filosófico conceitual desenvolvido contemporaneamente por Frege, Russell, Wittgenstein, Kripke, Chisholm, Carnap e Plantinga. Esta consideração e analise atualizará a capacidade da Teoria do conhecimento de refletir sobre o objeto de sua investigação, a saber o conhecimento. Espera-se que a teoria do conhecimento possa colaborar no desenvolvimento de uma crítica responsável às diversas ciências e de abordagens inter e transdisciplinares, considerando a possibilidade de construir um aparato conceitual mínimo, que permita o diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas do saber.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Arturo Fatturi - Coordenador / Newton Peron - Integrante / Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10
2013 - Atual
Gramática dos Conceitos Psicológicos e a Filosofia da Psicologia de Ludwig Wittgenstein
Descrição: A concepção wittgensteiniana de linguagem como atividade orientada por regras nos conduz à ideia de que nosso uso significativo das expressões envolve não apenas a correta utilização gramatical das mesmas, mas também a aplicação destas expressões segundo regras de emprego. Tais regras são evidenciadas nos jogos de linguagem em que as expressões são aplicadas. Nesta concepção várias são as estruturas que estão presentes para produzir o uso significativo, entre elas constata-se que o comportamento evidenciado pelo falante no emprego das expressões é importante. O mesmo se daria com nosso uso significativo dos conceitos psicológicos (tais como intenção, ação, pensamento, emoções) os quais obedecem á regras de emprego para seu uso significativo e fazem parte de um determinado jogo de linguagem em que tanto regras e comportamento desempenham função importante. Estas relações evidenciam que Wittgenstein apresenta - tanto nas Philosophical Investigations, quanto nas obras posteriores sobre filosofia da psicologia - uma concepção "expressivista" do uso significativo de nossos conceitos psicológicos na primeira pessoa. O objetivo desta investigação é analisar e compreender as relações entre gramática, comportamento e expressividade no que diz respeito aos nossos conceitos psicológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Arturo Fatturi - Coordenador.
2013 - Atual
Linguagem, Certeza e Convicção
Descrição: As relações entre a "certeza" na verdade de afirmações e as "convicções" que fundamentam esta mesma certeza se apresentam na forma de "evidências disponíveis". Tais evidências, por sua vez possuem disponibilidade conforme as circunstâncias. Estas relações, por sua vez, estão entremeadas na própria linguagem com a qual expressamos nossa certeza. A expressão de certeza ocorre num determinado "jogo de linguagem" no qual algumas afirmações de verdade são basilares e necessárias para a produção da certeza. Sendo assim, este projeto visa compreender e analisar estas relações que são apresentadas por Ludwig Wittgenstein em seu conjunto de escritos intitulado "On Certainty" e publicado postumamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Arturo Fatturi - Coordenador.
2012 - 2014
Filosofia, linguagem e Ação em On Certainty de Ludwig Wittgenstein
Descrição: O projeto tem por objetivo investigar a noção de crença básica nos argumentos de Ludwig Wittgenstein em sua última obra On Certainty. A "crença básica", tal como é alegado por muitos interpretes de Wittgenstein, constituiria um princípio Fundacionalista quanto à certeza de nossas afirmações de conhecimento. Este projeto visa, primeiramente, analisar a possibilidade de que a crença para Wittgenstein em On Certainty, não é proposicional apesar de ser uma crença com grau de certeza. Em segundo lugar, visamos discutir se a concepção de Fundacionalismo é procedente quando atribuída a filosofia exposta em On Certainty. O projeto visa ao mesmo tempo analisar aspectos da filosofia de George Edward Moore no que diz respeito à sua Epistemologia e a resposta fornecida por Moore ao ceticismo quanto a existência do mundo exterior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Análise de Problemas Filosóficos
Descrição: Curso de extensão para alunos concluintes do curso de filosofia na UFMT. O curso, basicamente, retomou vários tópicos da filosofia, os quais forma considerados fundamentais para o desenvolvimento da capacidade de analisar diferentes problemas sob diferentes pontos de vista filosófico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Arturo Fatturi - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2011
O conceito wittgensteiniano de crença básica e suas interelações com a Filosofia Moral
Descrição: O Projeto visa analisar o conceito de crença usado por Ludwig Wittgenstein na obra On Certainty e sua adequação com a noção de crença básica elaborada/interpretada por Daniéle Moyal-Sharrock sobre a mesma obra, A partir desta analise, parte-se para a investigação da possibilidade de que, admitida a existência da noção de crença básica, se possa utilizar a mesma para construir a noção de crença moral básica. O objetivo final é demonstrar que a noção de crença usada por Ludwig Wittgenstein em On Certainty não se adequa a noção tradicional de crença proposicional..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Filosofia da Linguagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Filosofia da Mente.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Filosofia da Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Filosofia da Ciência.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica/Especialidade: Introdução à Lógica.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica/Especialidade: Lógica Informal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FATTURI, ARTURO2015FATTURI, ARTURO. Evidências e Circusntâncias - Ludwig Wittgenstein e a Certeza. Revista Dissertatio de Filosofia, v. Junho 2015, p. 92-108, 2015.

2.
1FATTURI, ARTURO2014FATTURI, ARTURO. Wittgenstein e Moore: sobre a certeza. Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso), v. 26, p. 671, 2014.

3.
3FATTURI, A.;FATTURI, ARTURO2012FATTURI, A.. Wittgenstein e as Experiências Psicológicas. Dissertatio (UFPel), v. 35, p. 209-226-226, 2012.

4.
2FATTURI, A.;FATTURI, ARTURO2011FATTURI, A.. Wittgenstein sobre o Conceito de Seguir Regras. Kalagatos (UECE), v. 8, p. 11-55, 2011.

5.
4FATTURI, A.;FATTURI, ARTURO1990 FATTURI, A.. Falar e Acontecer. Estudos Leopoldenses. Série História, v. 26, p. 17-28, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TEOBALDO, M. C. ; FATTURI, A. ; FATTURI, A. . Questões Filosóficas: Primeiras Aproximações. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT - Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2013. v. 1. 190p .

2.
Prof. Dr. Darlei D'Algnol (Org.) ; FATTURI, A. (Org.) ; SATLER, J. (Org.) . Wittgenstein em Retrospectiva. 1. ed. Florianopolís: EDUFSC, 2012. v. 1. 240p .

3.
VALLE, B. ; LUJAN, H. M. ; PERUZZO JUNIOR, L. ; FATTURI, A. . Ludwig Wittgenstein. Perspectivas. 1. ed. Curitiba: CRV Editora, 2012. v. 1. 155p .

4.
FATTURI, A.. Filosofia da Linguagem. 1. ed. Palhoça: Unisulvirtual, 2011. v. 1. 219p .

5.
FATTURI, A.. História da Filosofia Contemporânea. 1. ed. Palhoça: Unisul Virtual, 2010. v. 1. 260p .

6.
FATTURI, A.. Teoria do Conhecimento II. 1. ed. Palhoça: Unisul Virtual, 2009. v. 2. 234p .

7.
FATTURI, A.. Teoria do Conhecimento I. Palhoça: Unisul Virtual, 2008. v. 1. 199p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FATTURI, A.. Excurso sobre a Leitura. Investigações Filosóficas §157 - §171. In: Quaestões Filosóficas: primeira aproximação, 2013, Cuiabá. Questões Filosóficas: Primeiras Aproximações. Cuiabá: EdUFMT, 2013. v. 1. p. 29-41.

2.
FATTURI, A.; FATTURI, A. . Wittgenstein, Neurociência e Neuroética. In: Colóqui Wittgenstein, 2012, Florianópolis. Wittgenstein em Retrospectiva. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011. v. 1. p. 173-189.

3.
FATTURI, A.. Wittgenstein e o Idealismo Lingüístico. In: Semana de Filosofia, 2002, Florianópolis. Anais do Encontro de Filosofia da Ufsc. 0: 0, 2002. v. 0. p. 0-0.

Apresentações de Trabalho
1.
FATTURI, A.. Conceitos e Comportamento - A Filosofia da Psicologia de Ludwig Wittgenstein. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FATTURI, A.; FATTURI, A. . Jogos de Linguagem e Comportamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FATTURI, A.. Evidências e Circunstâncias: Wittgenstein e o conceito de certeza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FATTURI, A.. Ludwig Wittgenstein e as Philosophical Investigations: 60 anos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FATTURI, A.. Educação e Valores Morais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FATTURI, A.. Mundo Interne e Mundo Externo: A Filosofia da Psicologia de Ludwig Wittgenstein. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FATTURI, A.. O Idealismo Lingüistico de Ludwig Wittgenstein. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HAX JUNIOR, B.; FATTURI, ARTURO; LOBO, L. S.. Participação em banca de Dante Barleta Filho. Identidade Relativa e Sortais. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
VALLE, B.; FATTURI, A.; CANDIOTTO, K. B. B.. Participação em banca de Edimar Inocêncio Brígido. O Deslocamento do olhar Sub Specie Aeterni para a atividade de Ver Aspectos: O Motivo Estético em Ludwig Wittgenstein. 2013 - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Teses de doutorado
1.
Dutra, Luiz H. de Araujo; Prof. Dr. Darlei D'Algnol; DUTRA, D. V.; VALLE, B.; PETRY, F. B.; FATTURI, A.. Participação em banca de Léo Peruzzo Junior. Cognitivismo Moral Pragmático e Metaética nas Investigações Filosóficas de Ludwig Wittgenstein. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
FATTURI, A.; CARMO, J.; CHAGAS, F. C.. Participação em banca de Lucas Vinicius Cintra Mendes. Normatividade e Determinismo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
CHAGAS, F. C.; FATTURI, A.; CARMO, J.. Participação em banca de Lucas Vinícius Cintra Mendes. Naturalismo Normativo - Sobre o Determinismo Causal e a Lógica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FATTURI, ARTURO; GABOARDI, E.; ZIMMERMANN, F. M. O.. Participação em banca de Douglas Luiz Dalahnol Marolli.O Ceticismo no Processo Epistemológico de David Hume. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
FATTURI, A.; GABOARDI, E.; BRZOZOWSKI, J. A.. Participação em banca de João William Stakonski.O conceito de vida: uma reflexão a partir de Monod, Maturana e Varela.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
FATTURI, A.; GABOARDI, E.; PERON, N.. Participação em banca de Daiane Lemes Pereira.Significado: referência e estado de coisas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

4.
FATTURI, A.; BRUGNERA, N.; GABOARDI, E.. Participação em banca de Juliana Lopes.Considerações acerca da linguagem como arte de representar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

5.
FATTURI, ARTURO; BRUGNERA, N.; GABOARDI, E.; NEITZEL, O.. Participação em banca de Jian Carlos Frare.A pragmática universal e a fundamentação da ética discursiva em Jürgen Habermas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

6.
FATTURI, A.; SOUZA FILHO, D. M.; ALONSO, B. G.. Participação em banca de Fernanda Menichini Paixão.Quando Dizer é Fazer: Relação entre Linguagem e Ação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

7.
FATTURI, A.; Ari Ricardo Tank Brito. Participação em banca de Hilda Regina Pereira Menezes Olea.A Publicidade como Critério de Verdade no Pensamento de Ludwig Wittgenstein. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
Freitas, Luiz C; FATTURI, A.. Participação em banca de Sandra Carlsem.A leitura na formação de leitores e na produção de conhecimentos significativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

9.
Freitas, Luiz C; FATTURI, A.. Participação em banca de Carmem da Motta Nunes.A participação da comunidade na gestão escolar: Família e escola somando responsabilidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

10.
FATTURI, A.; Freitas, Luiz C. Participação em banca de Leila Borges.Dificuldade de aprendizagem: Possibilitar o crescimento na construção de saberes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

11.
FATTURI, A.; Freitas, Luiz C. Participação em banca de Andréa Maria Araújo.O desafio de despertar para a leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

12.
FATTURI, A.; Freitas, Luiz C. Participação em banca de Sirlei Pereira de Abreu.O prazer e o interesse pela leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

13.
FATTURI, A.. Participação em banca de Sandra Cristina Gonçalves Luciano.O prazer da leitura com gêneros textuais na 1ª série do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

14.
FATTURI, A.; Freitas, Luiz C. Participação em banca de Adriana Ilda Torquato.A importância de alfabetizar letrando. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

15.
FATTURI, A.; Luz, Alexandre M.. Participação em banca de Rafael Batista.Uma Teoria Fundherentista da Justificação.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário de Brusque.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FATTURI, ARTURO; BRONDANI, C.; PERON, N.. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto. 2015.

2.
BRONDANI, C.; ZIMERMANN, F. O.; BRUGNERA, N.; FATTURI, ARTURO. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto. 2014.

3.
FATTURI, A.; ALONSO, B. G.; ALMEIDA, N. E.. Banca de Concurso Público para Professor Adjunto. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
FATTURI, A.; ALONSO, B. G.; CORDEIRO, R. V.. Banca de Concurso Público para Professor Adjunto. 2011. Universidade Federal de Mato Grosso.

Outras participações
1.
FATTURI, A.. Educação e Sociedade. 2003. Centro Universitário de Brusque.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - EAD UFPEL. Paradoxos da Ficção. 2017. (Congresso).

2.
XII Philosophy Coloquium - Philosophy Ontology and Language. Wittgenstein e as Certezas de Moore. 2017. (Congresso).

3.
I Colóquio Cognição e Linguagem - UFPEL. Wittgenstein, Moore e a Possibilidade do Ceticismo. 2016. (Congresso).

4.
Semana Acadêmica Curso de Filosofia EAD. Wittgenstein, Moore e a Possibilidade do Ceticismo. 2016. (Congresso).

5.
IV Workshop Wittgenstein - Sobre Normalidade e Normatividade nos Escritos Tardios. Conceitos Psicológicos na Filosofia da Psicologia de Ludwig Wittgenstein. 2015. (Congresso).

6.
IX Simósio Internacional Principia.Dúvidas e Justificação da Dúvida em On Certainty. 2015. (Simpósio).

7.
X Phylosophy Coloquium - Philosophy Ontology and Language. Filosofia e Gramática nos Conceitos Psicológicos. 2015. (Congresso).

8.
28ª Semana Acadêmica dos Cursos de Filosofia da UFPEL. Jogos de Lingaugem e Comportamento. 2014. (Congresso).

9.
III Workshop Wittgenstein - Conhecimento e Certeza.Evidências e Convicções. 2014. (Seminário).

10.
Minicurso Wittgenstein: Linguagem e Conceitos Psicológicos.Minicurso Wittgenstein: Linguagem e Conceitos Psicológicos. 2014. (Oficina).

11.
Palestra Magna.60 anos de publicação das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. 2013. (Simpósio).

12.
V Colóquio Internacional Wittgenstein. Ludwig Wittgenstein sobre Conceitos Psicológicos e Comportamento. 2013. (Congresso).

13.
VIII Colóquio Nacional Wittgenstein. Ludwig Wittgenstein sobre Conceitos Pscicológicos e Comportamento. 2013. (Congresso).

14.
Colóquio Wittgenstein, Comemorativo aos 90 anos do Tractatus e 60 anos de falecimento do seu autor. Wittgenstein e a Neuroética: considerações gramáticais. 2011. (Congresso).

15.
Congresso Principia - Filosofia de Nelson Goodman. O que nos faz Morais. Wittgenstein, Neurociencia e Neuroética. 2011. (Congresso).

16.
XI Semana de Filosofia: Intenção, Ação e Racionalidade.Conhecimento, Linguagem e Ação na Obra Da Certeza de Ludwig Wittgenstein. 2011. (Seminário).

17.
Participante da Banca avaliadora dos Projetos apresentados. IIa JOrnada de Iniciação Científica da UNIFEBE. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FATTURI, A.; PERON, N. ; ZIMERMANN, F. O. ; BRONDANI, C. . III Colóquio de Filosofia. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane Lemes Pereira. Significado: Referência e Estado de Coisas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Arturo Fatturi.

2.
Juliana Lopes. Considerações acerca da Linguagem como Arte de Representar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Arturo Fatturi.

3.
Fernanda Menichini Paixão. Quando Dizer é Fazer: rlação entre Linguagem e Ação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Arturo Fatturi.

4.
Alexandre Sampaio Fialho. Ética Nietzscheana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

5.
André Luiz Augusto Golze. A Existência Humana sob Olhar de Kierkegaard. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

6.
André Luiz Silva Tomazi. A Validade do Ceticismo a luz da atualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

7.
Carlos Augusto Sampaio Barbosa. Epistemologia Naturalizada de Quine. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

8.
Francisco Alencar Mota. Ética e Política no pensamneto filosófico de Maquiavel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

9.
Jean Vulner Petit Frere. A Justiça como Equidade segundo Rawls. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

10.
José Alfredo Flores Rojas. O despertar da consciência através da educação libertadora de Paulo Freire. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

11.
José Paulo Loduca. O Conceio de Verdade segundo a filosofia Socrática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

12.
Maria Nazaré Rabelo Pereira. Racionalidade da Fé segundo Anselmo de Cantuária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

13.
Nélson José Rodrigues Machado. A Razão ou bom senso no Discurso do Método de Renê Descartes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

14.
Pierre Junior Jentil. Filosofia Social da Educação. O Pensamento pedagógico de Rousseau. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

15.
Roberto Lamgo Mattos. A Justiça como Equidade. Contribuição da teoria da justiça de John Rawls. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

16.
Salete Maceda Zanete. O Liberalismo de John Locke. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

17.
Sandra Dolores Becker. A Fenomenologia em Georgia O'Keefe. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

18.
Luciane Cristina Stein. As ideias filosóficas e pedagogicas de John Dewey no Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

19.
Eunice Duarte Kronhardt. A necessidade de construir Valores na Formação de Cidadãos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

20.
Cristiane Pacheco Freitas Souza. Auto Estima e Magia de Aprender. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

21.
Tatiane Agostinho. Alunos Hiperativos na Escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

22.
Gisele Nunis. Educação e Valores Morais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Arturo Fatturi.

23.
Daniel Antônio Alves. Karl Popper: a falseabilidade como critério de demarcação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Centro Universitário de Brusque. Orientador: Arturo Fatturi.



Outras informações relevantes


Prof. Articulador da disciplina institucional de Filosofia no Campus Sul da Unisul. (2008 - 2010) - Cargo Administrativo
Prof. Conteúdista da Unisul Virtual (2009 - 2010)
Prof. Tutor do curso de Filosofia Virtual da Unisul (2009 - 2010)
Membro do Colegiado do Curso de Filosofia Virtual Unisul (2010)
Presidente da Comissão de Elaboração de Curso de Mestrado em Filosofia na UFMT (2012)
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Filosofia da UFFS (2013)
Membro da Comissão de elaboração do Programa de Pós Graduação em Filosofia (Mestrado) na UFFS



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