Ana Maria Costa de Araujo Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9706476458043027
  • Última atualização do currículo em 09/01/2019


Tem Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora efetiva de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco e atua como professora e orientadora no Mestrado Profissional em Letras - UFPE. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, com foco principalmente nos seguintes temas: descrição da língua portuguesa, ensino de língua portuguesa, sintaxe, produção textual e avaliação de material didático. Acerca desses temas tem publicado textos, realizado pesquisas e ministrado cursos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Maria Costa de Araujo Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, A. M. C. A.;LIMA, ANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Avenida da Arquitetura, s/n
Cidade Universitária
50740550 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268785
Fax: (81) 21268787
URL da Homepage: http://www.ufpe.br/letras


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Relações Hipotáticas Adverbiais na Interação Verbal, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Dra Maria Helena de Moura Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Português do Brasil; Interação verbal; Hipotaxe adverbial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1991 - 1992
Mestrado em Romance Languages.
University of Georgia, UGA, Estados Unidos.
Título: A Relação Pronome-Verbo: uma revisão atualizada do Português do Brasil,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Dra Diana Ranson.
Palavras-chave: Português do Brasil; Sistema verbal; Pronomes pessoais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1990
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2015 - 2015
A beginners' guide to writing in English for university study. (Carga horária: 15h).
University of Reading, UR, Inglaterra.
1980 - 1983
Terapia Ocupacional.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor convidado do Profletras UFPE, Carga horária: 3

Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área do subprojeto CAPES/PIBID, Carga horária: 20
Outras informações
Na etapa II (2014-1017) do PIBID Letras/Português, o subprojeto "A Leitura de Linguagens Diversas" objetiva: (1) oferecer subsídios teórico-metodológicos para a leitura de textos multissemióticos, por meio de oficinas temáticas, que visam ao planejamento e à execução de atividades planejadas para o ensino básico; (2) elaborar materiais didáticos centrados em atividades de leitura, numa perspectiva interdisciplinar, com base em gêneros textuais multimodais, com propósitos comunicativos voltados para a divulgação de informação; e (3) desenvolver projetos de multiletramentos, focando a diversidade cultural dos alunos das escolas participantes, ressaltando o repertório de leitura dos alunos não inseridos nos cânones curriculares. Estão previstas as seguintes ações: realização de Oficinas Didáticas, com duração de 20 horas; exibição de filmes, em sessões intituladas CineLetras; e produção de materiais didáticos.

Atividades

3/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

1997 - Atual
Treinamentos ministrados , Covest, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de equipe de avaliadores das redações do vestibular da Covest
1995 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Covest, .

Cargo ou função
Coordenadora da equipe de correção das redação dos vestibulares da UFPE/UFRPE/UNIVASF.
9/1993 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
Sintaxe (Língua Portuguesa 5)
História Externa da Língua Portuguesa (Língua Portuguesa 6)
01/2003 - 06/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
01/2003 - 06/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
01/2003 - 06/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Língua do Brasil (Português 10)
Estudo Lingüístico-Estilístico de Textos Traduzidos (Português 9)
História Externa da Língua Portuguesa (Português 6)
Sintaxe da Língua Portuguesa (Português 5)
2003 - 2006
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2003 - 2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Presidente do Colegiado do Curso de Letras da UFPE.
08/2005 - 09/2005
Ensino, Leitura, Produção e Avaliação Textual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Prática de Produção e de Avaliação de Textos
05/2005 - 06/2005
Ensino, Especialização em leitura, compreensão e produção, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução ao Estudo do Texto
01/2005 - 01/2005
Ensino, Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe
09/2004 - 11/2004
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe da Língua Portuguesa
06/2004 - 08/2004
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe da Língua Portuguesa
04/2004 - 05/2004
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da Linguagem
05/2003 - 05/2004
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
10/2003 - 12/2003
Ensino, Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada ao Ensino do Português
03/2003 - 05/2003
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da Linguagem
01/2003 - 02/2003
Ensino, Avaliação Educacional em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estudos Morfossintáticos e Ensino de Língua Portuguesa
8/1996 - 7/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Linhas de pesquisa
Língua Portuguesa
Sintaxe
04/1997 - 05/1997
Ensino, Curso de Especialização em Lingüística Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Língua Portuguesa
1996 - 1997
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
1996 - 1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras da UFPE.
07/1996 - 08/1996
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
8/1994 - 7/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

05/1995 - 06/1995
Ensino, Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Língua Portuguesa
2.
Descrição e Análise Lingüísticas
3.
Teoria e análise lingüística
4.
Língua Portuguesa
5.
Sintaxe


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A inter-relação entre gramática/texto/discurso em livros didáticos de língua portuguesa
Descrição: A pesquisa pretende investigar qual a contribuição que os livros didáticos podem oferecer aos professores de língua portuguesa, a fim de que estes se sintam mais seguros para lidarem, em sua abordagem da língua, com a gramática, o texto e o discurso como instâncias que não são autônomas. Nossa hipótese é a de que a visão de língua como interação ? e a consequente consideração dos componentes gramatical, textual e discursivo de maneira integrada ? ainda é explorada de maneira incipiente nos livros didáticos, embora tenda a estabelecer-se de maneira irreversível. A partir dessa hipótese, esta pesquisa pretende investigar, em livros didáticos (LD) do Ensino Médio, como se dá a exploração da inter-relação entre gramática, texto e discurso. Especificamente, objetiva-se compreender: a) a(s) concepções de gramática que prevalecem nesses materiais didáticos; b) de que maneira a inter-relação entre gramática, texto e discurso é explorada nos LD; c) em qual(is) eixo(s) de ensino (leitura, produção de textos, oralidade ou conhecimentos linguísticos) a interface gramática/texto/discurso é mais consistentemente explorada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Costa de Araujo Lima - Coordenador / Bruna Pereira Ribeiro - Integrante /  Carlos Henrique da Silva Santos - Integrante /  Gabriel do Nascimento Santana - Integrante /  Laercio Carlos Silva Santos - Integrante.
2010 - 2012
A subordinação adjetiva: aspectos sintáticos e textual-discursivos
Descrição: A partir da hipótese de que os estudos tradicionais, de base estruturalista, não conseguem dar conta de muitas ocorrências das orações adjetivas, exatamente porque enfatizam, em suas análises, as estruturas linguísticas 'per si', e não essas estruturas inseridas em contextos reais de uso, nos quais interlocutores reais veiculam não simplesmente palavras, mas sentidos, com vistas à interação verbal, o presente trabalho pretende investigar, no discurso oral e no escrito, as construções de natureza adjetiva, objetivando compreender: a) os aspectos sintáticos dessas construções, como, por exemplo: as formas e funções do seu elemento introdutor; as variadas configurações; as características do antecedente; questões de ordem; grau de entrelaçamento sintático etc.; b) as divergências oriundas dos diferentes enfoques teóricos (divergências terminológicas; divergências na noção de ?subordinação? envolvida; etc.) e as possíveis consequências disso para o ensino de língua portuguesa; c) suas funções semântico-discursivas; d) seu caráter assertivo-modal; e) até que ponto se confirma a propalada relação entre as orações adjetivas e a classe dos adjetivos; f) se há evidências de que as construções adjetivas têm diferentes funcionamentos quando ocorrem em gêneros da oralidade, em comparação aos gêneros da escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Maria Costa de Araujo Lima - Coordenador / Jose Herbertt Neves Florencio - Integrante / Erika Virginia Simas Oliveira - Integrante.
1996 - 1997
Descontinuidades Sintáticas na Interação Verbal
Descrição: O Projeto tem como objetivo investigar o papel, para a interação verbal face a face, das descontinuidades de natureza sintática. Para isso, terá como corpus de análise os inquéritos do tipo D2 (diálogos entre dois informantes) do NURC-Recife..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Costa de Araujo Lima - Coordenador / Kátia Adrião - Integrante.Número de orientações: 1
1994 - 1996
A transmissão do discurso de outrem na interação verbal
Descrição: Tomando como ponto de partida os conceitos de polifonia desenvolvidos por Bakhtin ([1929] 1979; [1979] 1992; e [1975] 1988) e Ducrot ([1984] 1987), o trabalho objetivou estudar as várias formas de transmissão do discurso que ocorrem na comunicação oral em língua portuguesa, buscando: 1. analisar as variantes do discurso reportado em seus aspectos sintático, estilístico e pragmático; 2. investigar os mecanismos lingüísticos usados na transmissão do discurso de outrem; 3. descrever a natureza das fronteiras contextuais entre discurso direto, indireto, indireto livre e suas variantes; 4. analisar os níveis de enunciação e os diversos papéis assumidos pelos participantes na interação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Costa de Araujo Lima - Integrante / Maria da Piedade Moreira de Sá - Coordenador / Angela Valéria Alves da Silva - Integrante / Niege da Rocha Guedes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Outra.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2015 - 2015
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016 - Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Descrição: O Projeto objetiva avaliar livros didáticos de língua portuguesa, das séries iniciais do ensino fundamental, no âmbito do PNLD 2016..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2016
PIBID LETRAS/PORTUGUÊS - Subprojeto
Descrição: O subprojeto "A leitura de linguagens diversas", da etapa II do PIBID Letras/Português (2014-2017), está pautado nos seguintes objetivos: (a) oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a leitura de textos multissemióticos; (b) elaborar materiais didáticos centrados em atividades de leitura, numa perspectiva interdisciplinar, com base em gêneros textuais multimodais, com propósitos comunicativos voltados para a divulgação de informação; e (c) desenvolver projetos de multiletramentos, com foco na diversidade cultural dos alunos das escolas participantes, ressaltando o repertório de leitura dos alunos não inseridos nos cânones curriculares. O desenvolvimento do subprojeto prevê as seguintes ações: (1) realização de Oficinas Didáticas, com duração de 20 horas, que possibilitam uma associação entre teoria e prática, ao abordarem temas atuais e relevantes para o ensino de língua portuguesa; (2) exibição de filmes, em sessões intituladas CineLetras, que têm potencial para contribuir para a formação dos graduandos e dos supervisores participantes do Projeto, favorecendo a vivência de situações da prática pedagógica relacionadas quer ao processo interacional professor x aluno x comunidade, quer a abordagens discursivas teóricas específicas; (3) produção de Materiais Didáticos, ação que congrega outras ações das Oficinas Didáticas e do CineLetras e se manifesta em dois produtos: (a) a Série "Experimentando Teorias", que é a produção de cadernos com temas oriundos das Oficinas Didáticas; e (b) a Série "Verbetes Enciclopédicos", que é a produção de verbetes sobre um gênero textual específico, prioritariamente centrado na divulgação de informação. Norteia a escrita dessas Séries uma perspectiva centrada numa construção textual multissemiótica com ênfase na interatividade, na diversidade genérica e de mídias, proporcionando, portanto, acesso a textos e ambientes dos quais alunos de menor poder aquisitivo sempre foram privados; (4) produção de Sugestões Didáticas, que consideram a vivência PIBID Letras (2011-2013) e a noção de sala de aula como cenários de escrita, cenários de gêneros textuais; e (5) desenvolvimento de Projetos de Multiletramentos. Alunos envolvidos: Graduação: (24) Professores-supervisores (4).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Costa de Araujo Lima - Coordenador / Angela Dionísio - Integrante / Suzana Cortez - Integrante / Adeline Ruthiely de Melo Guedes - Integrante / Amanda Gessyanne Araújo de Santana Almeida - Integrante / Ana Cecília Bernardino Alves - Integrante / Andrielle Karine Gomes Ferreira - Integrante / Anne Caroline Araújo de Lima - Integrante / Beatriz Cristina de Almeida Sales - Integrante / Cândida Catarina Soares Cavalcanti - Integrante / Carolina Borges de Almeida - Integrante / Claúdia Gonçalves Ferreira - Integrante / Cláudia Silva de Oliveira - Integrante / Daniela Regina Oliveira de Almeida - Integrante / Elaine Maria Gomes - Integrante / Elizia Pessoa dos Santos - Integrante / Eugenia Paula de Souza Assis - Integrante / Gabriel Vitor Nascimento Ferreira dos Santos - Integrante / Gabrielle Vitória de Lira - Integrante / Getulio Ferreira dos Santos - Integrante / Jéssica Paola Camilo Vasconcelos Barkokebas - Integrante / Jessyca Oliveira da Silva - Integrante / Julio Ferreira de Souza Neto - Integrante / Karla Karine Silva dos Santos - Integrante / Larissa Witoria Gomes de Araújo - Integrante / Lucille Maia Batista - Integrante / Maria Cecília da Silva Cavalcante - Integrante / Maria Cecília Mendonça Mendes Simes - Integrante / Mércia Queiroz da Silva - Integrante / Natália Henrique Vieira - Integrante / Rafael da Silva Paixão - Integrante / Rafaela de Lira Nascimento - Integrante / Rayza Pricila da Silva Chaves - Integrante / Renata Maria da Silva Fernandes - Integrante / Rodrigo Fagner Araujo dos Santos - Integrante / Rossana Maximino de Souza - Integrante / Saulo Batista de Souza - Integrante / Silmara Priscila Sabino Pereira da Silva - Integrante / Vera Lúcia da Silva Lima - Integrante.
2007 - 2012
Gramática da Língua Espanhola em Contraste com a Língua Portuguesa
Descrição: O Projeto objetiva desenvolver, segundo o marco teórico que proporciona a teoria lingüística moderna, uma nova gramática descritiva da língua espanhola de caráter comparativo com os fenômenos e categorias que caracterizam a gramática de língua portuguesa, destinada ao estudo e aprendizagem da língua espanhola pelos brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Revista Práticas de Linguagem
2017 - 2017
Periódico: ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978)
2005 - Atual
Periódico: Revista Ao pé da Letra


Membro de comitê de assessoramento


2017 - 2017
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2016 - 2016
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
2013 - 2013
Agência de fomento: Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da UFPE
2012 - 2013
Agência de fomento: Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da UFPE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Sintaxe.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Descrição da Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, ANA2016LIMA, ANA. Ler e escrever: o que a gramática tem a ver com isso?. Revista do GELNE (UFC), v. 18, p. 126-141, 2016.

2.
LIMA, ANA2014LIMA, ANA. Configurações gramaticais das construções adverbiais na conversação. Veredas (UFJF. Online), v. 18, p. 79-100, 2014.

3.
LIMA, ANA2013LIMA, ANA. Estratégias sintáticas no português falado: construções adverbiais na conversação. Domínios de Lingu@Gem, v. 7, p. 257-288, 2013.

4.
LIMA, A. M. C. A.;LIMA, ANA2008LIMA, A. M. C. A.. Multiplicidade de referência: um estudo da espressão pronominal 'a gente'. Eutomia (Recife), v. 2, p. 200-208, 2008.

5.
LIMA, A. M. C. A.;LIMA, ANA2004LIMA, A. M. C. A.. Funções textual-discursivas das 'orações adverbiais' sem matriz. Veredas (UFJF), v. 8, p. 53-62, 2004.

6.
TESSER, C. C.1992TESSER, C. C. ; LIMA, A. M. C. A. . Brazilian Literature and Brazilian Literary Studies in the United States in the 1980s: o 'SEM'explica. Hispania, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SÁ, M. P. M. (Org.) ; OLIVEIRA JR., M. (Org.) ; CUNHA, D. A. C. (Org.) ; LIMA, ANA (Org.) . A linguagem falada culta na cidade do Recife: diálogos entre dois informantes. 1. ed. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2017. v. 3.

2.
DIONISIO, A. (Org.) ; CORTEZ, S. (Org.) ; LIMA, ANA (Org.) . Revista Ao pé da letra. 1. ed. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2015. v. 17-1.

3.
DIONISIO, A. (Org.) ; CORTEZ, S. (Org.) ; LIMA, ANA (Org.) . Revista Ao pé da letra. 2. ed. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2015. v. 17-2.

4.
LIMA, ANA; PESSOA, A. C. R. G. (Org.) . Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. 1. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014. v. 1. 161p .

5.
SILVA, A. (Org.) ; PESSOA, A. C. R. G. (Org.) ; LIMA, A. M. C. A. (Org.) . Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. v. 1. 176p .

6.
LIMA, A. M. C. A.; SÁ, M. P. M. (Org.) ; CUNHA, D. A. C. (Org.) ; OLIVEIRA, M. J. A. (Org.) . A Linguagem Falada Culta na Cidade do Recife: materiais para seu estudo - Elocuções Formais. 01. ed. Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, 2005. v. 01.

7.
SÁ, M. P. M. (Org.) ; CUNHA, D. A. C. (Org.) ; LIMA, A. M. C. A. (Org.) ; OLIVEIRA, M. J. A. (Org.) . A Linguagem Falada Culta na Cidade do Recife: materiais para seu estudo.. Recife: Editora da UFPE, 1996. v. 01.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, ANA; NEVES, Herbertt . O tratamento da indeterminação do sujeito: visão tradicional x visão funcionalista. In: Bismarck Zanco de Moura; Antônio Anderson Marques de. (Org.). Estudos descritivos da sintaxe do português brasileiro. 1ed.Cabo Frio: Mares, 2016, v. , p. 13-37.

2.
LIMA, ANA. Gramática de usos do português: metalinguem em função. In: FARACO, Carlos Alberto; VIEIRA, Francisco Eduardo. (Org.). Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores. 1ed.São Paulo: Parábola, 2016, v. 1, p. 215-236.

3.
LIMA, ANA. Revisitando a classe dos "adjetivos". In: Ana Lima: Ana Cláudia Pessoa. (Org.). Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014, v. , p. 137-156.

4.
LIMA, A. M. C. A.; NEVES, Herbertt ; SIMAS, Erika . Função referencial das orações adjetivas no gênero textual entrevista jornalística. In: Maria José Matos de Luna; Siane Gois. (Org.). Linguagem: reflexões sobre atividades sociais. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. , p. 201-211.

5.
LIMA, A. M. C. A.; MARCUSCHI, E. ; TEIXEIRA, C. . Ensino de gramática e trabalho com textos: atividades compatíveis. In: Alexsandro Silva; Ana Cláudia Pessoa; Ana Lima. (Org.). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. 1, p. 29-46.

6.
LIMA, A. M. C. A.; BESERRA, N. . Sala de aula: espaço também da fala. In: Telma Ferraz Leal; Siane Gois. (Org.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. 1, p. 57-72.

7.
LIMA, A. M. C. A.. A hipotaxe adverbial na conversação: relações de causalidade. In: SOUZA, Medianeira et al.. (Org.). Sintaxe em foco. 1ed.Recife: PPGL/UFPE, 2012, v. 1, p. 117-147.

8.
ZORAYA, C. ; LIMA, A. M. C. A. . Corrigir ou avaliar redações: uma prática (im)positiva. In: Antonio Carlos Xavier. (Org.). O texto na escola: produção, leitura e avaliação. 1ed.Recife: Ed. do Autor, 2007, v. 01, p. 71-81.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, ANA. Avaliando memórias literárias. Na ponta do lápis, São Paulo, p. 34 - 37, 01 maio 2014.

2.
LIMA, A. M. C. A.. O gênero Memórias. Na ponta do lápis, São Paulo, p. 05 - 05, 01 set. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. M. C. A.. As orações adjetivas: funcionamento textual-discursivo. In: I Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL, 2010, Recife. Anais eletrônicos do SINIEL 2010. Recife, 2010. p. 52-59.

2.
LIMA, A. M. C. A.. Imprecisão referencial e coerência: um estudo da expressão 'a gente'. In: II Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa, 1999, Goiânia. Anais do II Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa. Goiânia: Editora Vieira, 1999. p. 142-148.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. M. C. A.. Partículas de relação: uma experiência de ensino. In: XIX Congresso da FIPLV, 1997, Recife. Anais do XIX Congresso da FIPLV. Recife: Editora da UFPE, 1997.

2.
LIMA, A. M. C. A.. Aposto explicativo: visão da escola x intenção do falante. In: XV Jornada de Estudos Lingüísticos do NE - GELNE, 1997, Recife. Resumos da XV Jornada de Estudos Lingüísticos do NE - GELNE. Recife: Editora da UFPE, 1997.

3.
LIMA, A. M. C. A.. Ensinando Gramática da Língua Portuguesa a Estrangeiros: as regras. In: I Encontro Regional sobre o Ensino de Português Língua Estrangeira, 1995, Recife. Comunicações e Resumos do I Encontro Regional sobre o Ensino de Português Língua Estrangeira, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, ANA. Voltando a três perguntas básicas: Aula de português - Ensinar o quê? Ensinar como? Ensinar para quê?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, ANA. O tratamento dos 'processos sintáticos' na Gramática de usos do português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, ANA; SILVA, F. E. V. . Gramáticas brasileiras do século XXI e tradição gramatical: permanências e deslocamentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LIMA, ANA; SANTANA, G. N. . O tratamento da topicalização em gramáticas contemporâneas da língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, ANA; SILVA, F. E. V. . Gramáticas do português: a produção brasileira de ontem e de hoje. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LIMA, ANA. A articulação de orações: um estudo comparativo entre as gramáticas pedagógicas e as gramáticas contemporâneas do português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, ANA. NA POSIÇÃO DE ?EDUCADORES/PROFESSORES?, COMO LIDAMOS COM O TEXTO, EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, ANA. A articulação de orações: visão tradicional x propostas de base funcionalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LIMA, ANA. Marcuschi: o legado do Mestre. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, ANA. Produção de textos e análise linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LIMA, A. M. C. A.. As orações adjetivas: funcionamento textual-discursivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, A. M. C. A.. Textualidade e gramática na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIMA, ANA. Processo de Análise e Julgamento do Mérito e da Viabilidade Técnico-Científica de Projjeto de Pesquisa do Instituto Presbiteriano Mackenzie. 2018.

2.
LIMA, ANA. Melhores Universidades 2017. 2017.

3.
LIMA, A. M. C. A.; POZA, J. A. M. . Edital FAPESB no. 008/2012 - Apoio a Projetos de Pesquisa e Articulação em Rede para o Semiárido Baiano. 2012.

4.
LIMA, A. M. C. A.. Consultor pedagógico na área de língua portuguesa na avaliação das redações do ENEM 2012. 2012.

5.
LIMA, A. M. C. A.. PNLD/2013 - Avaliação de Livros Didáticos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental - Área: Língua Portuguesa. 2011.

6.
LIMA, A. M. C. A.. Exame Nacional para Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCCEJA). 2008.

7.
LIMA, A. M. C. A.. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. 2008.

8.
LIMA, A. M. C. A.. Projeto Rumo à Universidade. 2006.

9.
LIMA, A. M. C. A.. Projeto Rumo à Universidade. 2005.

10.
LIMA, A. M. C. A.. Projeto Rumo à Universidade. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
LIMA, ANA. Polifonia, Vol.25, no.38. 2018.

2.
LIMA, ANA. Editais 002, 003, 004/2017-PROPEG/UERN. 2018.

3.
LIMA, ANA. Revista Diálogo das Letras. 2017.

4.
LIMA, ANA. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 - Ensino Médio. 2013.

5.
LIMA, A. M. C. A.. Revista Estudos Linguísticos. 2012.

6.
LIMA, A. M. C. A.. Revista Estudos Linguísticos. 2011.

7.
LIMA, A. M. C. A.. Avaliação de Livros Didáticos do 4o e 5o Anos do Ensino Fundamental - PNLD 2013. 2011.

8.
LIMA, A. M. C. A.. GESTAR II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. 2011.

9.
LIMA, A. M. C. A.. Revista Eletrônica VIA LITTERAE. 2011.

10.
LIMA, A. M. C. A.. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011. 2010.

11.
LIMA, A. M. C. A.. Revista Estudos Linguísticos. 2010.

12.
LIMA, A. M. C. A.. Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) do Professor. 2010.

13.
LIMA, A. M. C. A.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE. 2010.

14.
LIMA, A. M. C. A.. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012. 2010.

15.
LIMA, A. M. C. A.. PROGRAMA NACIONAL DE BIBLIOTECA ESCOLAR ESPECIAL. 2009.

16.
LIMA, A. M. C. A.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFPE. 2009.

17.
LIMA, A. M. C. A.. Avaliação de Dicionários e Livros Didáticos de Língua Portuguesa do PNLD 2008. 2007.

18.
LIMA, A. M. C. A.. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2006.

19.
LIMA, A. M. C. A.; MARCUSCHI, E. . Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2007. 2005.

20.
LIMA, A. M. C. A.. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2005. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, ANA; Casseb-Galvão, V. C. . Gramática das Construções Complexas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, ANA; KNOPFLE, A. . Repensando a sintaxe na sala de aula. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, ANA; NEVES, Herbertt ; SIMAS, Erika . A subordinação adjetiva: aspectos sintáticos e textual-discursivos. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
LIMA, A. M. C. A.. V Oficina de Elaboração de Itens. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LIMA, A. M. C. A.. Curso de Especialização em Linguagem e Ensino: língua portuguesa e literatura brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
LIMA, A. M. C. A.. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
LIMA, A. M. C. A.. Formação Presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
LIMA, A. M. C. A.. Curso de Especialização em Linguagem e Ensino: língua portuguesa e literatura brasileira. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
LIMA, A. M. C. A.. Análise Sintática: uma re-visão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LIMA, A. M. C. A.. Análise Sintática: uma re-visão. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
LIMA, A. M. C. A.. Análise Sintática: uma re-visão. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
LIMA, A. M. C. A.. Análise Sintática: uma re-visão. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
LIMA, A. M. C. A.. Contextualizando a Gramática. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
LIMA, A. M. C. A.. Contextualizando a gramática. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, ANA; SILVA, F. E. V.; MARCUSCHI, E.; BUNZEN, C.. Participação em banca de Welitânia Renata da Silva Mélo. Prática de produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental: a mediação do professor nas etapas de revisão e de reescrita. 2018. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, ANA; ANTUNES, I.; LIMA, H. K. C.. Participação em banca de Liliane Lopes de Lucena. Os gêneros textuais na escola: um olhar transdiciplinar para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
NOGUEIRA, M. T.; LIMA, ANA; SERAFIM, M. S.. Participação em banca de Maria Katiane Liberato Furtado. A articulação de orações na produção escrita de alunos do 9o. ano do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

4.
VIEIRA, F. E.; LIMA, ANA; SOARES, M.. Participação em banca de Maria Gorete Lima Nunes. Processo sintático de coordenação em gramáticas brasileiras contemporâneas do português: sistematização e implicações pedagógicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
BARROS, K. S. M.; LIMA, ANA; OLIVEIRA, A. S. Z.. Participação em banca de Mirella Silva Barbosa. Marcas de interatividade em livros didáticos de língua portuguesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Casseb-Galvão, V. C.; LIMA, A. M. C. A.; BARROS, D. M.. Participação em banca de Michele Denise da Silva. Um estudo de 'um belo dia' na perspectiva da Gramática de Construções. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

7.
LIMA, ANA; MARCUSCHI, E.; VIEIRA, F. E.. Participação em banca de Bernadete de Andrade Sotéro. Caminhos e descaminhos do ensino-aprendizagem de gêneros textuais: uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
LIMA, ANA; POZA, J. A. M.. Participação em banca de Zaine Guedes da Costa. Falsos cognatos: revisão da fundamentação teórica e propostas de novas abordagens práticas para sua aplicação aos processos de ensino-aprendizagem de ELE no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
GALLI, J. A.; LIMA, ANA; MARCUSCHI, E.. Participação em banca de Carlos Albuquerque de Araújo. Ensino e avaliação do gênero debate nos livros didáticos de português para o ensino médio aprovados no PNLD. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
LIMA, ANA; SILVA, F. E. V.; FERNANDES, E. M. F.. Participação em banca de Érica Carvalho da Silva. A abordagem dos pronomes pessoais no livro didático de português: reflexões à luz da variação linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
MARCUSCHI, E.; CARVALHO, N.; LIMA, A. M. C. A.. Participação em banca de Lígia Rocha Silveira. Atividades de reescrita em livros didáticos de português. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
LIMA, A. M. C. A.; NOGUEIRA, M. T.. Participação em banca de Ana Paula Silva Vieira Trindade. As orações pseudo-relativas modalizadoras: aspectos formais e funcionais. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

13.
LIMA, A. M. C. A.; NOGUEIRA, M. T.. Participação em banca de Lindalva Soares do Nascimento. A aposição circunstancial na reportagem impressa: aspectos sintáticos, textual-semânticos e textual-discursivos. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
LEAL, T.; LIMA, ANA; MORAES, A.G.. Participação em banca de Leila Nascimento da Silva. Ensino e aprendizagem da paragrafação: concepções e práticas de professores e conhecimentos de seus alunos. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CARVALHO, N.; Telles, Stella; POZA, J. A. M.; LIMA, A. M. C. A.. Participação em banca de Elias André da Silva. O comportamento do verbo PODER no português do Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
PEZATTI, Erotilde; LIMA, A. M. C. A.; NOGUEIRA, M. T.. Participação em banca de Renata Jorge Leitão. Relativas explicativas: aspectos sintático-semânticos e textual-discursivos. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Doutorado
1.
SAITO, K.; ANTUNES, I.; MARCUSCHI, E.; LIMA, ANA. Participação em banca de José Herbertt Neves Florencio. O léxico na construção da textualidade: análise em materiais didáticos de língua portuguesa para o Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SAMPAIO, M. C. H.; GOIS, S.; LIMA, A. M. C. A.. Participação em banca de Shirlei Marly Alves. Redação de vestibular: reflexões sobre um gênero. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LEAL, T.; MORAES, A.G.; PESSOA, A. C. R. G.; CARDOSO, C.J.; LIMA, A. M. C. A.. Participação em banca de Leila Nascimento da Silva. Reflexões acerca das concepções dos professores e das experiências do ensino da paragrafação. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MARCUSCHI, E.; LIMA, A. M. C. A.; CARVALHO, N.. Participação em banca de Sílvia Maria Vieira. Norma linguística: prescrição ou uso?. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
LIMA, A. M. C. A.. Participação em banca de Angela Valéria Alves da Silva. Mecanismos sintático-semânticos da coesão: contribuições da Linguística Textual para o ensino de gramática. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, ANA; SAITO, K.. Participação em banca de Mirella Silva Barbosa. Marcas de interatividade em livros didáticos de língua portuguesa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, ANA; LUCIANO, D. T.; SUASSUNA, L.. Participação em banca de Joicenara Flach. A argumentação nas respostas discursivas de alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
VIEIRA, F. E.; LIMA, ANA. Participação em banca de Maria Gorete Lima Nunes. Processos sintáticos de coordenação em gramáticas brasileiras contemporâneas do português: sistematização e implicações pedagógicas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIMA, ANA; LIMA, H. K. C.. Participação em banca de Liliane Lopes de Lucena. Os gêneros textuais na escola: um olhar transdiciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
LIMA, ANA; SUASSUNA, L.. Participação em banca de Welitânia Renata da Silva Mélo. Prática de produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental: as etapas de revisão e reescrita. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
LIMA, A. M. C. A.; Casseb-Galvão, V. C.. Participação em banca de Michele Denise da Silva. Um estudo de usos de "um belo dia" na perspectiva da Gramática de Construções. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

7.
LIMA, ANA; MARCUSCHI, E.. Participação em banca de Ana Celi Soares de Santana. A rádio escolar como ferramenta pedagógica para a compreensão e prática da oralidade no ensino fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
LIMA, ANA; DIONISIO, A.. Participação em banca de Bernadete Andrade Sotéro. Caminhos e (des)caminhos do ensino-aprendizagem de gêneros textuais: uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor do ensino fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
LIMA, ANA; ANTUNES, I.. Participação em banca de Érica Carvalho da Silva. A abordagem dos pronomes pessoais no livro didático de português: reflexões à luz da variação linguística. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
MARCUSCHI, E.; LIMA, A. M. C. A.. Participação em banca de Lígia Rocha Silveira. Atividades de reescrita em livros didáticos de português. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, A. M. C. A.. Participação em banca de Joelma Costa Vasconcelos Pereira. As questões de compreensão textual elaboradas por docentes da 8a. série. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, A. M. C. A.. Participação em banca de Clere Silva de Almeida. A elaboração de atividades de compreensão textual na prática docente. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, ANA; NEVES, Herbertt; SANTOS, L.. Participação em banca de Cláudia Márcia Carvalho de Sousa.O ensino da literatura através das tecnologias digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, ANA; BANDEIRA, B.. Participação em banca de Bruna Pereira Ribeiro.O livro didático de língua portuguesa na EJA: um estudo do eixo da leitura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LIMA, ANA; NEVES, Herbertt. Participação em banca de Rubens José Oliveira da Silva.O universo das charges: linguagem e persuasão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIMA, ANA; FALCONE, K.. Participação em banca de Luíza Brandão Mallmann.Intertextualidade em memes sobre a eleição presidencial 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
KNOPFLE, A.; LIMA, ANA. Participação em banca de Rafael da Silva Paixão.Orações subordinadas substantivas: um comparativo entre a conceituação das gramáticas e a abordagem dos livros didáticos atuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
LIMA, ANA; BUNZEN, C.. Participação em banca de Carolina Borges de Almeida.Leitura de crônicas: a denúncia social e o entretenimento - propostas de leitura em livro didático do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
LIMA, ANA; CORTEZ, S.. Participação em banca de Rita de Kássia da Rocha Lemos.Referenciação e produção de texto: análise das estratégias de progressão referencial em redações escolares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
LIMA, ANA; CORTEZ, S.. Participação em banca de Rogério Mota Borba Neto e Virgínia Arruda de Medeiros Correi.Representação de pontos de vista na mídia: análise de livros didáticos de língua portuguesa do 9o. ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
LIMA, ANA; DIONISIO, A.; SIQUEIRA, E. B. S.. Participação em banca de Elilson Gomes do Nascimento."Dá licença, abençoado": uma análise de aspectos discursivos nas performances em transportes coletivos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
LIMA, ANA; SILVA, F. E. V.. Participação em banca de Raquel Lima Nogueira.O jornal na sala de aula: sobre o trabalho social com o texto no ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
LIMA, ANA; SUASSUNA, L.. Participação em banca de Rayra Farias de Araújo.O entrelugar do texto no ensino de língua portuguesa: um estudo teórico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
LIMA, ANA; SOUZA, M. M.. Participação em banca de Bruna Bandeira de Mello Santos.Ensino de análise linguística: reflexão de base sociointeracionista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
LIMA, A. M. C. A.; MARCUSCHI, E.. Participação em banca de Nadege de Melo Fragoso.A indeterminação do sujeito: uma revisão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
LIMA, A. M. C. A.; MENDONCA, M.. Participação em banca de Maria Auxiliadora Faria Lima.Análise lingüística: explorando os articuladores adverbiais através dos provérbios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, ANA; LUCIANO, D. T.; PEDROSA, O.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto EAD do Departamento de Letras - Área: Linguística. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
LIMA, A. M. C. A.; LIMA, R.; GOMES, V.. Concurso Público de Títulos e Provas para Provimento de Cargo de Professor de Magistério Superior da UFPE. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LIMA, ANA. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor de Magistério Superior da UFPE. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso Público para Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
LIMA, A. M. C. A.; SAMPAIO, M. C. H.; GOIS, S.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto do Departamento de Letras - área: Linguística. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
LIMA, A. M. C. A.; GOIS, Siane; LUNA, M. J. M.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto de Depto. de Letras da UFPE. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.

7.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso Público para Professor Efetivo para a UAST-UFRPE. 2010. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso Público para Professor Adjunto 1 do Campus de Itabaiana. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

9.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

10.
LIMA, A. M. C. A.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto do Depto. de Letras. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

11.
LIMA, A. M. C. A.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto do Depto. de Letras. 2007. Universidade Federal de Pernambuco.

12.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso Público de Provas e Títulos. 2006. Universidade Federal de Campina Grande.

13.
LIMA, A. M. C. A.. Processo Seletivo para preenchimento de cargos na. 2006. Companhia Pernambucana de Ctrl. da Poluição Amb. e Adm. dos Rec. Hídricos.

14.
LIMA, A. M. C. A.. Processo Seletivo para preenchimento do cargo de. 2006. Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco.

15.
LIMA, A. M. C. A.. Processo Seletivo para Acesso ao Cargo de Professor de Português. 2006. Secretaria de Educação de Buíque.

16.
LIMA, A. M. C. A.. Processo Seletivo para Preenchimento de Cargos na FUNDAJ. 2006. Fundação Joaquim Nabuco.

17.
LIMA, A. M. C. A.; DIONISIO, A.; XAVIER, A. C.. Concurso Público para Professor Auxiliar. 2005. Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

18.
LIMA, A. M. C. A.. Processo Seletivo para preenchimento de cargos. 2005. Superintendência de Trens Urbanos do Recife.

19.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

20.
LIMA, A. M. C. A.. V Concurso Público para Professor Auxiliar nível 1. 2004. Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação.

21.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Lingüística. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

22.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso Público de Provas e Títulos. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

23.
LIMA, A. M. C. A.. Concurso para Provimento do Cargo de Professor Assistente 1 com Mestrado. 2002. Universidade Federal de Roraima.

Outras participações
1.
LIMA, ANA. Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2014. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

2.
LIMA, A. M. C. A.. Comissão Julgadora Estadual da 3a Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2012. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

3.
LIMA, A. M. C. A.. Comissão de Avaliação de Pôsteres no 3o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIMA, A. M. C. A.. Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2008. Fundação Itaú Social.

5.
LIMA, A. M. C. A.. Processo de Avaliação dos Projetos. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
LIMA, A. M. C. A.. Comissão Avaliadora do V CONIC. 1997. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum dos Coordenadores do PROFLETRAS do Nordeste. 2018. (Encontro).

2.
I Seminário de Pesqquisas em Linguística e Literatura do GELNE.A linguística sistêmico-funcional e suas interfaces: uma cartografia introdutória do Nordeste do Brasil. 2018. (Seminário).

3.
Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE.Pesquisas e estudos sobre ensino da língua materna e da língua estrangeira. 2018. (Seminário).

4.
XXVII Jornada do GELNE. O ensino da produção de textos escritos: de onde viemos? Para onde vamos?. 2018. (Congresso).

5.
Capacitação para revisores de itens do Banco Nacional de Itens (BIN) da Educação Superior. 2017. (Outra).

6.
Encontro com vistas à elaboração de itens na perspectiva de Habilidades e Competências. 2017. (Encontro).

7.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA FUNCIONAL (SILF).Revisitando o "paradigma funcionalista": o tratamento das construções complexas na escola. 2017. (Simpósio).

8.
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Reflexões acerca do Português Brasileiro: o tratamento da comnbinação de orações em gramáticas e manuais didáticos em uso no Brasil. 2017. (Simpósio).

9.
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.A hipotaxe adverbial: descrição e análise de configurações não prototípicas. 2017. (Simpósio).

10.
X SELIMEL - SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURAS.Gramática: concepções, ensino e políticas linguísticas. 2017. (Seminário).

11.
II Escola de Altos Estudos em Linguística.Gramática da articulação de orações: desafios para a descrição e para o ensino. 2016. (Encontro).

12.
II Seminário de Pesquisa: Livros Didáticos de Língua Portuguesa.Os desafios do trabalho com conhecimentos linguísticos nos livros didáticos. 2016. (Seminário).

13.
I Jornada Internacional de Estudos sobre a Língua Portuguesa.A gramática da articulação de orações. 2016. (Outra).

14.
I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: desafios do ensino em escolas públicas.Análise linguística no ensino básico: um novo olhar, um outro objeto. 2016. (Seminário).

15.
I Seminário do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações.A hipotaxe adverbial: configurações não prototípicas e desafios para o ensino. 2016. (Seminário).

16.
VI ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Ensino, Leitura e Cultura Escrita. 2015. (Encontro).

17.
III SEPELL - Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura.Quem sabe português? Língua e cidadania. 2013. (Seminário).

18.
Encontro InterGTs da ANPOLL.A subordinação adjetiva: aspectos sintáticos e textual-discursivos. 2011. (Encontro).

19.
II SEPEL - Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura.Orientações curriculares oficiais x ENEM e Vestibular: simetrias e assimetrias. 2011. (Seminário).

20.
I JORNADA PET-LETRAS DA UFPE.Língua e Linguística: encontros, desencontros e suas repercussões para o ensino de língua portuguesa. 2011. (Encontro).

21.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA FUNCIONAL - SILF.A articulação de orações: reflexões de base funcionalista e sua possível contribuição para o ensino escolar. 2011. (Simpósio).

22.
V ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Considerações sobre o gênero prova escrita: pondo o professor à prova. 2011. (Encontro).

23.
V ECLAE - Enconttro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.A atividade docente: um estudo de três gêneros textuais. 2011. (Encontro).

24.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS.Um estudo funcionalista das 'orações adjetivas' em gêneros escritos: reflexões para o ensino. 2011. (Simpósio).

25.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Ensino da análise linguística. 2011. (Seminário).

26.
XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE."Textualidade e Ensino de Língua Portuguesa". 2010. (Seminário).

27.
1a. Semana de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Ensino de língua portuguesa: a questão da oralidade. 2009. (Encontro).

28.
Seminário Avaliação e Planejamento. 2009. (Seminário).

29.
2o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Aspectos sintático-semânticos de textos do MSN. 2008. (Simpósio).

30.
Colóquio de Análise do Discurso.A construção do ethos de autoridade no discurso religioso. 2008. (Outra).

31.
Congresso de Lingüística em Homenagem à Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves. Relações de encaixamento: considerações sobre as orações adjetivas restritivas. 2008. (Congresso).

32.
Semana de Letras da Faculdade São Miguel.Língua: ensino e pesquisa sob múltiplos olhares. 2008. (Simpósio).

33.
VI Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura.A metalinguagem no ensino de língua portuguesa: o caso das orações subordinadas adverbiais. 2008. (Encontro).

34.
XXII JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS - GELNE. A intertextualidade como estratégia de afirmação de autoridade no discurso religioso. 2008. (Congresso).

35.
I SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR.ANÁLISE SINTÁTICA: UMA RE-VISÃO. 2007. (Seminário).

36.
IV UNILETRAS.Relações entre orações: as orações adverbiais sem matriz. 2007. (Encontro).

37.
VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal (ENIL).A metalinguagem na conversação: aspectos formais. 2007. (Encontro).

38.
12th International Conference on Functional Grammar. 2006. (Seminário).

39.
3rd International Postgraduate Course on Functional Grammar. 2006. (Outra).

40.
XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste (GELNE).A metalinguagem na conversação: aspectos formais. 2006. (Encontro).

41.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Aspectos sintáticos das narrativas orais: os segmentos explicativos. 2004. (Encontro).

42.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino.Ausência da oração nuclear nas construções hipotáticas adverbiais. 2003. (Encontro).

43.
XIX Jornada de Estudos Lingüísticos.A contribuição da hipotaxe adverbial para a construção de sentidos no texto. 2002. (Encontro).

44.
I Congresso e IV Colóquio da ALED. Marcas da presença do interlocutor no discurso do locutor. 2001. (Congresso).

45.
I Encontro sobre Gramáticas do Português. 2001. (Encontro).

46.
VI Seminário de Teses em Andamento.A hipotaxe adverbial e a construção de sentidos na língua falada. 2000. (Seminário).

47.
II Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa.Imprecisão referencial e coerência: um estudo da expressão "a gente". 1999. (Seminário).

48.
XLVI I Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo).A hipótese do espaço textual de inferenciamento: o caso das orações adjetivas. 1999. (Seminário).

49.
XIX Congresso da FIPLV (Fédération Internationale des Professeurs de Langues Vivantes. Partículas de relação: uma experiência de ensino. 1997. (Congresso).

50.
XV Jornada de Estudos Lingüísticos do NE - GELNE.Aposto explicativo: visão da escola x intenção do falante. 1997. (Encontro).

51.
V Mostra de Artes e Comunicação.Língua Portuguesa: problemas e perspectivas. 1996. (Outra).

52.
XI Encontro Nacional da ANPOLL. 1996. (Encontro).

53.
I Encontro Metropolitano dos Estudantes de Letras.Novas propostas de ensino para língua e literatura. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, ANA; LIMA, H. K. C. . Seminário de Dissertações em Andamento (SEDA). 2017. (Outro).

2.
LIMA, ANA. Língua e literatura na escola: um diálogo necessário. 2016. (Outro).

3.
LIMA, ANA. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Congresso).

4.
LIMA, A. M. C. A.. I CENURC (Círculo de Estudos do NURC-Recife). 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bernadete de Andrade Sotéro. Caminhos e descaminhos do ensino-aprendizagem de gêneros textuais: uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

2.
Érica Carvalho da Silva. A abordagem dos pronomes pessoais no livro didático de português: reflexões à luz da variação linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nadege de Melo Fragoso. A indeterminação do sujeito: uma revisão. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

2.
Camila Góes Lins. A referenciaçção em textos jornalísticos noticiosos: a construção dos objetos de discurso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

3.
Aline Giselly de Oliveira Moura. A importância do contexto histórico para a identificação de características futuristas no texto "Papagaio do Futuro". 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Aplicadas à Aprend) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

4.
Maria Luciane da Silva Vasconcelos. A contribuição do gênero 'poema' para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Aplicadas à Aprend) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

5.
Sandroelma Santos do Nascimento. A dificuldade de leitura e interpretação textual no ensino médio. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Aplicadas à Aprend) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

6.
Zuleika Maria da Silva Remígio. A polissemia em anúncios publicitários. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Aplicadas à Aprend) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

7.
Lucy Alexandrino da Silva. O tratamento do texto publicitário nos livros didáticos de 5a a 8a série. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

8.
Marli Dutra da Silva. O gênero 'anúncio publicitário' no livro didático de 1a a 4a série. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

9.
Suzanne Brandão do Nascimento. A produção de textos na sala de aula: um desafio para o professor. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

10.
Maria do Perpétuo Socorro Bezerra. Ensino de Língua Portuguesa: um longo caminho a percorrer. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

11.
Marta Regina da Costa Catanho. A produção textual na sala de aula: um desafio constante para o aluno. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

12.
Cláudia Zoraya Alcântara Santos. Corrigir ou avaliar redações: uma prática (im)positiva. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

13.
Maria Auxiliadora Alves Paes. A prática avaliativa e o processo da coesão e da coerência em produções textuais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

14.
Suelene Pereira da Silva Costa. Critérios de avaliação do texto escrito. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura, Produção e Avaliação Textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

15.
Ana Maria de Souza. Os livros didáticos de 5a. série e a produção textual. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

16.
Eliane Maria Oliveira. Reflexão sobre o adjetivo nos manuais de língua portuguesa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

17.
Lucia Maria dos Santos. O conhecimento de mundo e as dificuldades na compreensão textual. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

18.
Maria das Graças Pires Ferreira. Critérios de correção para dissertações no ensino médio. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

19.
Maria de Fátima Mesquita de Carvalho. Análise da produção textual nos livros didáticos de 8a. série e os PCN. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

20.
Quitéria Isabel A. dos Santos. Graus de letramento na 8a. série do ensino fundamental. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

21.
Sandra Argemiro do Nascimento. Gêneros textuais e a produção de resumos em sala de aula: cobra-se a tarefa, mas não se ensina a fazê-la. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

22.
Alberes Pereira de Farias. Aspectos da leitura na 8a. série. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

23.
Ana Paula de A. Ferreira da Costa. O gênero quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

24.
Cleide Maria Alves Gomes. O tratamento de história em quadrinhos nos livros didáticos de 5a. série. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

25.
Cristiane Venâncio da Costa. Leitura através das fábulas. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

26.
Maria das Graças Alves de Souza. História em quadrinhos: um suporte ao desenvolvimento da leitura e da escrita para alunos da 5a. série do ensino fundamental. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

27.
Neide Fonseca de Oliveira. O trabalho com o conto em sala de aula no desenvolvimento do gosto pela leitura. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

28.
Niedja Maria Teixeira de Barros. Encontros e desencontros na prática de leitura em sala de aula. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

29.
Sandra Helena de Andrade. O texto não-verbal: a comunicação através das imagens. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

30.
Paulo Roberto Gomes da Silva. O texto dissertativo nas aulas de leitura e produção de textos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em leitura, compreensão e produção) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

31.
Shirleuy Gonçalves Moreira. A formação do professor e a importância deste como orientador da leitura para alunos de 1a a 4a série do ensino fundamental. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

32.
Waldelange Silva dos Santos. A dificuldade interpretativa construída na interação ensino-aprendizagem. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

33.
Maria Betânia Pereira Leite. O ensino-aprendizagem da produção textual na escola. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional em LP) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

34.
Rosiene Rosena de Lima. Os gêneros textuais no ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional em LP) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

35.
Marinaldo Alves de Souza. A produção textual na escola. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional em LP) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

36.
Maria das Graças Nunes Leite. Classes multisseriadas: ensino e avaliação. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional em LP) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

37.
Edivam Bernardino da Silva Rafael. Avaliação de língua portuguesa em classes multisseriadas. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional em LP) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

38.
Daniela Cavalcanti de Oliveira Freitas. Os gêneros textuais e sua influência na produção escrita dos alunos. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional em LP) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

39.
Cicleide Maria da Silva. Diversidade de gêneros textuais vivenciados na prática educativa da 8a. série. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Educacional em LP) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

40.
Elâine Barbosa dos Santos. A leitura no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

41.
Virginia Wanderley de Siqueira V. Borges. Aspectos sintático-semânticos do sujeito indeterminado. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

42.
Terezinha de Jesus Dias Rodr. Computadores no ensino da língua portuguesa. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

43.
Maria da Conceição Bezerra de Lira. Regência verbal: norma e uso em confronto. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

44.
Robson Tavares de Melo. A presença da variedade `popular` em textos de alunos pré-universitários. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

45.
Manoel Germano Neto. Estudo sobre o uso do pronome pessoal do caso oblíquo lhe/lhes com verbo transitivo direto na trilogia memorialista do escritor José Lins do Rego. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cláudia Márcia Carvalho de Sousa. O ensino da literatura através das tecnologias digitais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

2.
Bruna Pereira Ribeiro. O livro didático de língua portuguesa na EJA: um estudo do eixo da leitura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

3.
Rubens José Oliveira da Silva. O universo das charges: linguagem e persuasão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

4.
Luíza Brandão Mallmann. Intertextualidade em memes sobre a eleição presidencial 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

5.
Getulio Ferreira dos Santos. O gênero música: um recurso didático no ensino de língua portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

6.
Giuliana Kaline de Figueiredo Silva. Regras gramaticais e usos: a norma-padrão x a norma culta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

7.
Raquel Lima Nogueira. O jornal na sala de aula: sobre o trabalho social com o texto no ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

8.
Rayra Farias de Araújo. O entrelugar do texto no ensino de língua portuguesa: um estudo teórico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

9.
Bruna Bandeira de Mello Santos. Ensino de análise linguística: reflexão de base sociointeracionista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

10.
Valmir Joaquim da Silva Júnior. A versatilidade pronominal nas pessoas do discurso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

11.
Deyvson Pereira. Quem é o "outro" com quem os alunos dialogam em seus textos argumentativos?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

Iniciação científica
1.
Kátia Adrião. Descontinuidades sintáticas na interação verbal. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

2.
Angela Valéria Alves da Silva. A transmissão do discurso de outrem na interação verbal. 1994. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

3.
Niege da Rocha Guedes. A transmissão do discurso de outrem na interação verbal. 1994. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriel do Nascimento Santana. Disciplina: Português III - Morfossintaxe II. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

2.
Daniella Duarte Ferraz. Disciplina: Português 3 - Morfossintaxe II. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

3.
Célio da Silva Campos Neto. Disciplina: Leitura e produção de texto acadêmico. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

4.
Célio da Silva Campos Neto. Disciplina: Português 3 - Morfossintaxe II. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

5.
José Herbertt Neves Florencio. Disciplina Português 3 - Morfossintaxe 2. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

6.
Erika Virginia Simas Oliveira. Disciplina Português 3 - Morfossintaxe 2. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.

7.
José Herbertt Neves Florencio. Disciplina Língua Portuguesa IV (Morfologia). 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Maria Costa de Araujo Lima.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, ANA2013LIMA, ANA. Estratégias sintáticas no português falado: construções adverbiais na conversação. Domínios de Lingu@Gem, v. 7, p. 257-288, 2013.

2.
LIMA, ANA2014LIMA, ANA. Configurações gramaticais das construções adverbiais na conversação. Veredas (UFJF. Online), v. 18, p. 79-100, 2014.


Livros e capítulos
1.
SILVA, A. (Org.) ; PESSOA, A. C. R. G. (Org.) ; LIMA, A. M. C. A. (Org.) . Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. v. 1. 176p .

2.
LIMA, ANA; PESSOA, A. C. R. G. (Org.) . Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. 1. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014. v. 1. 161p .

1.
LIMA, A. M. C. A.; MARCUSCHI, E. ; TEIXEIRA, C. . Ensino de gramática e trabalho com textos: atividades compatíveis. In: Alexsandro Silva; Ana Cláudia Pessoa; Ana Lima. (Org.). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. 1, p. 29-46.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, ANA. Avaliando memórias literárias. Na ponta do lápis, São Paulo, p. 34 - 37, 01 maio 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, ANA. NA POSIÇÃO DE ?EDUCADORES/PROFESSORES?, COMO LIDAMOS COM O TEXTO, EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, ANA. A articulação de orações: visão tradicional x propostas de base funcionalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LIMA, ANA. Marcuschi: o legado do Mestre. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, ANA. Voltando a três perguntas básicas: Aula de português - Ensinar o quê? Ensinar como? Ensinar para quê?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, ANA. O tratamento dos 'processos sintáticos' na Gramática de usos do português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, ANA; SILVA, F. E. V. . Gramáticas brasileiras do século XXI e tradição gramatical: permanências e deslocamentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LIMA, ANA; SANTANA, G. N. . O tratamento da topicalização em gramáticas contemporâneas da língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, ANA; SILVA, F. E. V. . Gramáticas do português: a produção brasileira de ontem e de hoje. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LIMA, ANA. A articulação de orações: um estudo comparativo entre as gramáticas pedagógicas e as gramáticas contemporâneas do português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LIMA, ANA; KNOPFLE, A. . Repensando a sintaxe na sala de aula. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, ANA. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:38:42