Lucas Robatto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7101088067215565
  • Última atualização do currículo em 16/03/2018


Possui graduação em Orchester Musiker Abschlussprüfung - Staatliche Hochschule Für Musik Karlsruhe (1990), mestrado em Künstlerische Abschlussprüfung - Staatliche Hochschule Für Musik Karlsruhe (1992) e doutorado em Doctor of Musical Arts - Woodwind Performance - University of Washington (2001). Atualmente é professor de orquestra - chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia e professor adjunto i da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música de câmara, concerto como solista, flauta, música contemporânea e festival de música. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Robatto
Nome em citações bibliográficas
ROBATTO, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, Departamento de Música Aplicada.
Rua Basílio da Gama, s/n
Canela
40140110 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32837886
Fax: (71) 32837886
URL da Homepage: http://www2.ppgmus.ufba.br/


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Doctor of Musical Arts - Woodwind Performance.
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Título: José Maurício Nunes Garcia's Symphonic Works: Style and Models, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Felix Skowronek.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: José Maurício Nunes Garcia; Aberturas; Análise Estilística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: História da Música.
1990 - 1992
Mestrado em Künstlerische Abschlussprüfung.
Staatliche Hochschule Für Musik Karlsruhe, HMK, Alemanha.
Título: Recital de Conclusão de Curso,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Renate Greiss-Armin.
Bolsista do(a): Vitae Apoio à Cultura Educação e Promoção Social, VITAE, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1986 - 1990
Graduação em Orchester Musiker Abschlussprüfung.
Staatliche Hochschule Für Musik Karlsruhe, HMK, Alemanha.
Bolsista do(a): Deutscher Akademischen Austauschdienst, DAAD, Alemanha.




Formação Complementar


1977 - 1982
Extensão universitária.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

Atividades

01/2018 - Atual
Direção e administração, Colegiado do Programa de Pós Graduação Profissional em Música, .

Cargo ou função
Vice Coordenador.
12/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento de Música Aplicada.

8/2001 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Conjuntos Musicais
Seminários em Execução Instrumental
3/1992 - Atual
Ensino, Instrumento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento I a V- Flauta
Instrumento Suplementar III a VI
Música de Câmara I a VI
Prática de Orquestra I a VI
12/2012 - 01/2018
Direção e administração, Colegiado do Programa de Pós Graduação Profissional em Música, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado (pro tempore).
01/2012 - 05/2013
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador Acadêmico.
01/2009 - 07/2010
Direção e administração, Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Artes, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/2005 - 3/2009
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Vice-Diretor.
5/2004 - 5/2006
Direção e administração, Colegiado da Pós Graduação Em Música, Escola de Música.

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Colegiado.
4/2002 - 5/2006
Direção e administração, Colegiado da Pós Graduação Em Música, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado da Pós Graduação em Música.
1/2002 - 3/2005
Direção e administração, Colegiado do Curso de Instrumento, Escola de Música.

Cargo ou função
Representate da Disciplina Música de Câmara no Colegiado do Curso de Instrumento.
1/2003 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Local do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC).
2/1994 - 5/1998
Direção e administração, Escola de Música, Colegiado de Licenciatura Em Música.

Cargo ou função
Vice-Coordenador de curso.
11/1996 - 1/1997
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação dos I Seminários de Verão da UFBa - UFBa no Carnaval.
9/1994 - 7/1995
Direção e administração, Escola de Música, Colegiado de Licenciatura Em Música.

Cargo ou função
Coordenador de curso - em exercício.
4/1993 - 7/1993
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Curso de Extensão - "Técnicas e Acompanhamento Pedagógico em Flauta".

Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Orquestra - Chefe de Naipe, Carga horária: 15

Vínculo institucional

1984 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Flautista - 3a flauta - nível IV, Carga horária: 15

Atividades

3/1991 - Atual
Serviços técnicos especializados , Fundação Cultural do Estado da Bahia, Orquestra Sinfônica da Bahia.

Serviço realizado
Professor de Orquestra - chefe de Naipe.
3/1984 - 5/1991
Serviços técnicos especializados , Orquestra Sinfônica da Bahia, .

Serviço realizado
3o Flautista.


Linhas de pesquisa


1.
Musicologia

Objetivo: Investigações sobre o fenômeno musical em suas dimensões sociais e históricas, com ênfase para o contexto brasileiro.
Palavras-chave: Musicologia Histórica; História da Música.
2.
Interpretação Musical

Objetivo: Investigações sobre os processos de construção de interpretações musicais, tanto em seus aspectos práticos quanto teóricos. Aborda a prática das interpretações musicais e aspectos relacionados à transmissão dos conhecimentos gerados por e necessários à estas práticas, assim como a recepção destas práticas por especialistas e público em geral..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música de Câmara.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.
Palavras-chave: Interpretação Musical; Performance.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Repertório para flauta solo de 1710 a 1810: levantamento, análise e composição
Descrição: O objetivo deste projeto é levantar, classificar e analisar as características musicais de um grupo de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 armazenadas na base de dados do IMSLP, criar ferramentas composicionais com base nos dados destas análises, utilizar essas ferramentas para compor obras musicais, e apresentar estas obras publicamente. Este projeto está dividido em quatro subprojetos específicos: Levantamento, Classificação e Análise de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810 O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais Criação de ferramentas composicionais interativas a partir de um processo colaborativo Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Lucas Robatto - Coordenador / Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Guilherme Bertissolo - Integrante / Natanael de Souza Ourives - Integrante / Alisson Gonçalves da Silva - Integrante / Diogo Santos de Cerqueira - Integrante / Simei Ferreira - Integrante / Menahem Hein - Integrante / José Rodrigues - Integrante / Marina Monroy da Costa Penna - Integrante / Sara Dumont Fadigas - Integrante / Daiana Maciel da Silva - Integrante / Luã de Almeida Pereira - Integrante / Danilo Azevedo - Integrante / Patrick Andrews - Integrante / Tharcísio Vaz - Integrante.
2005 - Atual
Fundamentos Teóricos e Conceituais da Interpretação Musical
Descrição: Este projeto tem por finalidade o desenvolvimento de ferramentas conceituais e teóricas que permitam uma discriminação e descrição mais detalhada das atividades e processos mentais e físicos presentes no ato da Interpretação Musical, buscando definições que possam caracterizar os fundamentos e as características comuns a Interpretações Musicais em diferentes tradições e contextos musicais. Através do desenvolvimento de um Modelo Teórico pretende-se descrever os processos mentais e psicofísicos envolvidos na criação de uma Interpretação Musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Lucas Robatto - Coordenador / Raul Costa d'Avila - Integrante / Elisa Goritzki - Integrante / Claudia Schreiner - Integrante / Davson de Souza - Integrante / Filipe de Oliveira Amorim - Integrante / Andrea Ernst Dias - Integrante / Marta Cardoso Castello Branco Garzon - Integrante.Número de orientações: 1
2004 - 2008
Domingos da Rocha Mussurunga (1807-1856): Resgate do Acervo Musical da Bahia
Descrição: A historiografia musical do Brasil atribui a Domingos da Rocha Mussurunga (1807 - 1856) um papel de destaque no cenário musical de sua época na Bahia e no Brasil. No entanto, atualmente somente poucas informações são acessíveis sobre a sua obra e vida: sua produção musical é somente encontrada em arquivos históricos e as informações sobre seus dados biográficos restringem-se a referências esparsas em obras sobre o passado musical brasileiro e a alguns verbetes em dicionários sobre música brasileira . Apesar dos vários indícios da sua importância artística e histórica, muito pouco se sabe concretamente sobre Domingos da Rocha Mussurunga. Suas obras artísticas encontram-se dispersas em arquivos públicos na Bahia e Rio de Janeiro, e em alguns arquivos particulares, sendo portanto, de acesso restrito. A pesquisa arquivística e bibliográfica sobre a biografia de Domingos da Rocha Mussurunga, e o meio em que atuava, provavelmente revelará diversos aspectos que não somente contribuirão para o melhor entendimento de sua obra e de sua importância para a sociedade de então. O presente projeto pretende através do levantamento e localização das obras e de informações biográficas de Mussurunga criar subsídios para a futura elaboração de um catálogo temático das obras deste autor, além de possibilitar o treinamento de pessoal técnico para a pesquisa em musicologia histórica. As informações encontradas serão transcritas e digitalizadas, e diponibilizadas através de publicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lucas Robatto - Coordenador / Henrique José Silva Carvalho - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 2
2002 - Atual
O Teatro São João desta Cidade da Bahia: 1806-1821, a Criação e o Estabelecimento
Descrição: O profissionalismo artístico de caráter profano nas últimas décadas do Brasil colonial é um tópico atualmente pouco estudado pela musicologia. A pesquisa em andamento sobre a documentação recentemente encontrada, relativa aos primórdios do Teatro São João da Cidade da Bahia (1806-1821), tem possibilitado o delineamento de diversos aspectos da vida cultural de então. Esta pesquisa ocupa-se com o levantamento e classificação da documentação, e da transcrição daqueles documentos referentes à criação deste teatro e às atividade artísticas e técnicas envolvidas nas apresentações públicas. O prjeto pretende lançar um olhar detalhado sobre o funcionamento e papel sociocultural de um teatro neste período, revelando ios personagens envolvidos nesta empresa (artistas, técnicos, mantenedores e freqüentadores). Além da ampliação do escopo das atividades da musicologia no Brasil, esta pesquisa pretende criar subsídios para interações mais sólidas da musicologia com outras áreas de conhecimento, tais como história, sociologia, teatro, dança, arquitetura, etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lucas Robatto - Coordenador / Claudia Schreiner - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: ART Music Review (2317-6059)
2012 - Atual
Periódico: Revista Modus


Membro de comitê de assessoramento


2011 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia
2011 - 2012
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: História da Música.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Premio Copene Arte e Cultura, Copene, Salvador, BA.
1998
1st Prize / Concerto Competition, University of Washington, Seattle, EUA.
1997
Honorable Mention / Concerto Competition, University of Washington, Seattle, EUA.
1996
1o Prêmio - I Concurso Nacional Jovens Cameristas, Universidade Federal da Paraiba.
1996
1 Premio - Música de Câmara / Concurso do Festival de Buenos Aires, Secretaría de Cultura de la Municipalidad de la Ciudad de Buenos Aires.
1996
Mencion - solista / Concurso do Festival de Buenos Aires, Secretaría de Cultura de la Municipalidad de la Ciudad de Buenos Aires.
1995
Finalista - 4o prêmio / VIII Concurso Eldorado de Música, Rádio Eldorado - São Paulo, SP.
1995
1o Prêmio e Prêmio CD Poliform / Concurso Nacional de Música de Câmara, Faculdade de Artes Santa Marcelina, São Paulo, SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROBATTO, L.2015ROBATTO, L.. Contextos  e  desafios  para  o  desenvolvimento  da  Pós-­Graduação   profissional  em  Artes  no  Brasil:  a  questão  da  pesquisa. Art Research Journal, v. 2, p. 95-111, 2015.

2.
ROBATTO, L.2004ROBATTO, L.. A Música de João Gilberto: a Visão de Aderbal Duarte. Revista da Bahia, Salvador, v. 32, n.39, p. 114-121, 2004.

3.
ROBATTO, L.2003ROBATTO, L.; RODRIGUES, Clara Costa ; SAMPAIO, Marcos da Silva . Os Primórdios do Teatro São João desta Cidade da Bahia. Revista da Bahia, Salvador, v. 32, n.37, p. 62-67, 2003.

4.
ROBATTO, L.2002ROBATTO, L.. Arnold Schönberg: Pierrot Lunaire op. 21 Nr. 7 'Der kranke Mond'. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador, Bahia, n.03, p. 125-145, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, L. B. (Org.) ; TOURINHO, A. C. G. S. (Org.) ; ROBATTO, L. (Org.) . Trânsito entre fronteiras na música. 1a. ed. Belém: PPGArtes/UFPA, 2013. 321p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROBATTO, L.. A Interpretação Musical: o trânsito entre prática e academia mediado pela ideologia. In: Lia Braga Vieira; Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho; Lucas Robatto. (Org.). Trânsito entre Fronteiras na Música. 1aed.Belém: PPGArte/UFPA, 2013, v. , p. 34-.

2.
ROBATTO, L.. A criação do Teatro São João desta cidade da Bahia em 1806: política cultural?. In: Maria Elizabeth Lucas; Rui Vieira Nery. (Org.). As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. 1ed.Lisboa: INCM/Fundação Calouste Gulbenkian, 2012, v. , p. 595-619.

3.
ROBATTO, L.. Porque Música na Escola?. In: Gisele Jordão; Renata R. Allucci; Sergio Molina; Adriana Miritello Terahata. (Org.). A Música na Escola. São Paulo: Allucci & Associados, 2012, v. , p. 49-51.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERTISSOLO, Guilherme ; PENNA, M. M. C. ; ROBATTO, L. ; FADIGAS, S. D. ; SILVA, A. G. ; SAMPAIO, Marcos da Silva ; ALMEIDA, L. ; QUEIROZ, S. F. ; MACIEL, D. . Diversidade de abordagens para composição interativa baseada em análise de dados. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo - SP. XXIV Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2014. p. 60-68.

2.
BARBOSA JUNIOR, L. F. ; ROBATTO, L. . A produção do som pela embocadura da flauta transversal: análise de quatro parâmetros variáveis durante a execução de um trecho musical. In: II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical - ABRAPEM - 2014, 2014, Vitória - ES. Anais do Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical - ABRAPEM - Vitória - 2014. Vitória - ES: ABRAPEM, 2014. v. 1. p. 29-38.

3.
ROBATTO, L.; SCHREINER, Claudia . A Pesquisa sobre os Primórdios do Teatro São João da Bahia (1806-1830): um dilema epistemológico da musicologia histórica?. In: VII Encontro de Musicologia Histórica, 2008, Juiz de Fora. VII Encontro de Musicologia Histórica: Anais. Juiz de Fora, MG: Centro Cultural Pró-Música, 2008. p. 261-269.

4.
ROBATTO, L.. Estéticas, Estilos e Escolhas: as aberturas do padre José Maurício. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2004, Juiz de Fora - MG. V Encontro de Musicologia Histórica: Anais, 2003. p. 155-186.

5.
ROBATTO, L.. O Teatro São João desta Cidade da Bahia: 1806-1821, a Criação e o Estabelecimento - Estágio Atual da Pesquisa. In: XIV Congresso da ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: ANPPOM/UFRG, 2003.

6.
ROBATTO, L.. Missa Pastoril para a Noite de Natal (1811) de José Maurício Nunes Garcia: O Confronto da Corte e da Colônia no Idílio Pastoral. In: IV Encontro Nacional de Musicologia Histórica, 2001, Juiz de Fora. Encontro de Musicologia Histórica: Anais. Juiz de Fora; Rio de Janeiro: Centro Cultural Pró-Música; Fundação Biblioteca Nacional, 2000. p. 204-220.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, Marcos da Silva ; BERTISSOLO, Guilherme ; ROBATTO, L. ; SILVA, A. G. ; RODRIGUES, J. . Estudo interdisciplinar de obras para flauta solo. In: 14o Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2013, Brasília - DF. Anais do SBCM 2013. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 217-220.

Apresentações de Trabalho
1.
ROBATTO, L.. Conferencista convidado do IV Congresso da ABRAPEM: PPGPROM UFBA: Criação, Funcionamento e Parcerias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROBATTO, L.; FIALKOW, Ney ; IAZZETTA, F. . Mesa Redonda do XXV Congresso da ANPPOM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROBATTO, L.; SANTIAGO, Diana . Mesa Redonda no Encontro Final do Projeto PROCAD NF 2009 'Interfaces na Arte: Trânsitos sem Fronteiras'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROBATTO, L.. A Pós Graduação em Música Hoje no Brasil: os modelos acadêmico e profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROBATTO, L.. Coordenação de Grupo de Trabalho no XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROBATTO, L.. A Criação do Teatro de São João desta Cidade da Bahia em 1806: Política Cultural ?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; CASADO, Alexandre ; KATO, Suzana . FUXICO - GIMBA (Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia). Salvador, BA: Escola de Música da UFBA, 2013 (Gravação CD).

2.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Duo Robatto. Salvador: Braskem, Governo do Estado da Bahia, 2002 (Gravação CD).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROBATTO, L.. IV Gramado in Concert - Festival Internacional de Música. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROBATTO, L.. III Gramado in Concert - Festival Internacional de Música. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROBATTO, L.. VII Festival Internacional de Música de Campina Grande. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ROBATTO, L.. 54o Festival Villa Lobos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROBATTO, L.. Brasilianische Bläsermusik. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ROBATTO, L.. Master Class de Flauta: Repertório Brasileiro para Flauta. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ROBATTO, L.. 53o Festival Villa Lobos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ROBATTO, L.. 36 Curso Internacional de Verão de Brasília. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ROBATTO, L.. III Encontro de Música de Câmara - São Luis - MA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ROBATTO, L.. Formação de Artistas no Ensino Superior (graduação e pós graduação). 2014. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

11.
ROBATTO, L.. 35 Curso Internacional de Verão de Brasília. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ROBATTO, L.. IV Festival Internacional de Música de Campina Grande. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ROBATTO, L.. 23o Festiva Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
ROBATTO, L.. 22o Festiva Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
ROBATTO, L.. Docente do Festival Internacional de Música "II Encuentro Juvenil Música para Todos - Cordoba, Argentina". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ROBATTO, L.. Especialização EMBAP Música de Câmara VIII. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
ROBATTO, L.. Festival de Música do DAAD - Rio de Janeiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
ROBATTO, L.. XXX Curso Internacional de Verão de Brasília. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ROBATTO, L.. XX Festival Internacional de Música do Pará. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
ROBATTO, L.. Verões Musicais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
ROBATTO, L.. XIX Festival Internacional de Música do Pará. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
ROBATTO, L.. Verões Musicais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
ROBATTO, L.. Master-Classes de Flauta Transversal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
ROBATTO, L.. IV Festival de Inverno da UNISINOS. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
ROBATTO, L.. Master Class de Flauta V SEMPEM. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
ROBATTO, L.. Verões Musicais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
ROBATTO, L.. II Festival de Inverno da UNISINOS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
ROBATTO, L.. Master-Class em Flauta. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
ROBATTO, L.. Master - Class: flauta. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
ROBATTO, L.. XI Seminários Internacionais de Música. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
ROBATTO, L.. X Seminários Internacionais de Música. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
ROBATTO, L.. IX Seminários Internacionais de Música. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
ROBATTO, L.. VIII Seminários Internacionais de Música. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Conversa de Músico - Duo Robatto. 2008. Outra.

Música
1.
ROBATTO, L.; CURY, F. ; WOLFF, D. ; MAFFIOLETTI, C. ; ALESSANDRINI, O. . Participação como Artista Convidado do Festival Internacional de Música IV Gramado in Concert ? Concerto dos Professores ? Concertos camerísticos nos dias 19 e 20.02.2018 ? diversas obras e formações. 2018. Interpretação.

2.
ROBATTO, L.; APPS, P. ; SILVEIRA, F. ; CURY, F. . Participação como Artista Convidado do Festival Internacional de Música III Gramado in Concert ? Concerto dos Professores no dia 7.2.2017 ? Deux Mouvements de Jaques Ibert para quarteto de madeiras. 2017. Interpretação.

3.
ROBATTO, L.; BOMFIM, V. . Série de Recitais Camerísticos em Salvador com o violonista Vladimir Bomfim ? 3 recitais: 04.06, 12.08 e 19.10. 2018 - Escola de Música da UFBA, Museu de Arte da Bahia, Centro de Cultura da Câmara Municipal. Obras de Paulo Costa Lima Paulo Rios Filho. Toru Takemitsu, John Dowland e Mauro Giuliani. 2017. Interpretação.

4.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; PRAZERES, C. F. . Participação Solista frente à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Concerto da Série Myriam Fraga ? Goethe Institut, Salvador Bahia, 29.09.2017 ? ?Bach Eterno? , Regente: Carlos Prazeres. Obras de J.S. Bach, Paulo Costa Lima e Mc Fiotti.. 2017. Interpretação.

5.
ROBATTO, L.. Participação como Artista Convidado do III Festival de Música Contemporânea Brasileira. 2016. Interpretação.

6.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; AGUIAR, B. A. . Concerto do Duo Robatto com Beatriz Alessio como convidados da Série 'Concertos PROMUS 2016' na Sala Leopoldo Miguez da UFRJ, Rio de Janeiro. 2016. Interpretação.

7.
ROBATTO, L.; SEBBA, R. . Recitais como artista convidado do VII Festival Internacional de Música de Campina Grande. 2016. Interpretação.

8.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; AGUIAR, B. A. . Concerto do Duo Robatto com Beatriz Alessio como artistas selecionados para o Festival de Pesquisa em Música PARALAXE, UFBA. 2016. Interpretação.

9.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; RIOS FILHO, Paulo . Concerto do Duo Robatto com a Delta Camerata como convidados do Projeto SESC Partituras em Parnaiba, PI. 2016. Interpretação.

10.
ROBATTO, L.. Participação como Músico Camerista Convidado em Concertos dos Professores, com obras de Poulenc, Roussel, Gnatalli, Fauré e Rheinberger do 54o Festival Villa Lobos, Rio de Janeiro. 2016. Interpretação.

11.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SALDANHA, Josely de Sousa . Concerto do Trio Robatto Saldanha com convidados do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Seabra, BA. 2016. Interpretação.

12.
ROBATTO, L.. Recital Palestra 'Música Brasileira para Flauta Solo: Nacionalismo e Além?' na Universidade de Aveiro (Portugal). 2015. Interpretação.

13.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Participação como Músico Convidado em Concertos do Duo Robatto no Projeto Música Agora na Bahia - vencedor do Edital Petrobras, estreia mundial de 7 encomendas. 2015. Interpretação.

14.
ROBATTO, L.; HORA, E. . Participação como Músico Convidado em Concerto da Série Focus Rio Quartas Musicais com obras de J.S. Bach para Flauta e Cravo, com a participação do cravista Edmundo Hora. 2015. Interpretação.

15.
ROBATTO, L.; MONTEIRO, E. . Participação como Músico Convidado na XXI Bienal de Música Contemporânea, FUNARTE, na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, juntamente com Eduardo Monteiro (flauta) estreando obra de de Alexandre Lunsqui. 2015. Interpretação.

16.
ROBATTO, L.; BALBINDER, J. ; MEDEIROS, E. ; AUGUSTO, Antonio ; ALVES, C. ; RODRIGUES, T. . Participação como Músico Camerista Convidado em Concertos dos Professores do 53o Festival Villa Lobos, Rio de Janeiro, com obras de L. Thuille e R, Gnattalli para sopros e piano. 2015. Interpretação.

17.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; CASADO, Alexandre ; KATO, Suzana ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; AGUIAR, B. A. ; Laura Jordão ; SILVA, L. E. A. ; BENEDITO, C. J. R. ; NASCIMENTO, J. M. ; PINTO, R. C. ; BRANDAO, J. M. V. . Turnê com Recitais do Duo Robatto e Gimba na Argentina e Uruguai. 2015. Interpretação.

18.
ROBATTO, L.. Participação como Artista Convidado da Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha) no Recital Final do Curso Brasilianische Kammermusik. 2015. Interpretação.

19.
ROBATTO, L.. Concertos e Recitais como artista convidado do 36o Curso Internacional de Verão de Brasília (36o CIVEBRA). 2014. Interpretação.

20.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; BOMFIM, V. ; MONTEIRO, F. ; BERTISSOLO, Guilherme ; RIOS FILHO, Paulo ; ESPINHEIRA, A. ; GONCALVES, A. ; LIMA, Paulo Costa . Participação como Músico Convidado em Concertos do Ensemble MAB no Projeto Música Agora na Bahia - vencedor do Edital Petrobras. 2014. Interpretação.

21.
ROBATTO, L.; BOMFIM, V. ; ROBATTO, Pedro ; NOTINI, S. . Recital de Flauta e Violão. 2014. Interpretação.

22.
ROBATTO, L.; BRANDAO, J. M. V. ; ROBATTO, Pedro . Solista Convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, interpretando a Fantasia para Flauta e Orquestra de H. Villa Lobos e Lúmem para Flauta, Clarineta e Cordas de Wellington Gomes durante I Simpósio de Práticas Interpretativas da UFRJ. 2014. Interpretação.

23.
ROBATTO, L.. Participação como Músico Convidado no Concerto de Estréia da Orquestra Sinfônica do Maranhão, em São Luis - MA. 2014. Interpretação.

24.
ROBATTO, L.; BALBINDER, J. ; FERREIRA, D. ; FAGERLANDE, A. ; AUGUSTO, Antonio ; MARTINS, J. H. ; BARRA, A. ; FONTOURA, R. . Participação como Músico Camerista Convidado em Concerto dos Professores do III Encontro de Música de Câmara de São Luiz do Maranhão. 2014. Interpretação.

25.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; MARQUES, J. . Concerto Camerístico do Duo Robatto como Convidado do Programa Nacional SESC Partituras, Salvador, Bahia. 2014. Interpretação.

26.
ROBATTO, L.. Concertos e Recitais como artista convidado do 35o Curso Internacional de Verão de Brasília (35o CIVEBRA). 2013. Interpretação.

27.
ROBATTO, L.. Concertos e Recitais como artista convidado do IV Festival Internacional de Música de Campina Grande. 2013. Interpretação.

28.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; CASADO, Alexandre ; KATO, Suzana ; SCHWEBEL, Heinz Karl . Concerto do Grupo de Interpretes Musicais da Bahia como grupo convidado para abertura do IV Fórum Bienal de Pesquisa em Artes (Belém, PA). 2013. Interpretação.

29.
ROBATTO, L.; ANDRADE, A. ; BRANDAO, J. M. V. . Participação como artista convidado no Concerto de Música Antiga do I Fórum para Bandas Filarmônicas. 2013. Interpretação.

30.
ROBATTO, L.. Recital Solo na série Música de Agora na Bahia (MAB). 2012. Interpretação.

31.
ROBATTO, L.; SILVA, Abner. ; BUYSE, L. ; MANICA, S. S. ; BITTENCOURT, A. J. ; MALEH, Y. . Concerto de Câmara Especial madeiras - Neojibá. 2012. Interpretação.

32.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; CASADO, Alexandre ; KATO, Suzana . Concerto do GIMBA no projeto Música de Agora na Bahia. 2012. Interpretação.

33.
ROBATTO, L.. Concerto de Flauta Solo como artista convidado pelo 1o Festival Latino Americano de Música Contemporânea de Pelotas. 2012. Interpretação.

34.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; MALHEIRO, L. F. . Concerto como solista frente a OSBA (Série Jorge Amado)- Concertante op. 41 para flauta e clarineta de Franz Danzi, Pedro Robatto- clarinete, Luiz Fernando Malheiro - regencia. 2012. Interpretação.

35.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; CASADO, Alexandre ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; KATO, Suzana ; TORRES, Eduardo ; RIOS, V. ; WICOMB, P. ; BERTISSOLO, Guilherme ; SANTOS, J. L. ; SILVA, Wellington Gomes da ; MULLINS, A. ; LWANGA, C. . Bafrik: Concerto do Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia - GIMBA, de 22 de Março ? lançamento do projeto internacional Bafrik, com transmissão ao vivo pela internet. Estréia mundial de 6 obras de compositores brasileiros e africanos escritas para o evento: Vitor Rios, Pierre-Henri Wicomb, Guilherme Bertissolo, Joélio Luiz Santos, Angie Mullins e Charles Lwanga. 2011. Interpretação.

36.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; SALES, C. R. ; SALDANHA, Josely de Sousa ; PRAZERES, C. F. . Série Caribé de Música de Câmara - OSBA - concerto na Sala do Côro do TCA em 30.03.2011 - Sexteto de H. Sutermeister. 2011. Interpretação.

37.
ROBATTO, L.; PRAZERES, C. F. . Concerto como Solista frente à OSBA, Série Manuel Inácio da Costa - Suite em lá menor de G. P. Telemann de Telemann, regência de Carlos Prazeres. 2011. Interpretação.

38.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; DIAS, S. ; Laura Jordão ; KATO, Suzana ; SILVA, Wellington Gomes da . Série Caribé de Música de Câmara - OSBA - concertos no Museu de Arte da Bahia (26.05.2011) e na Igreja do Carmo em Cachoeira/BA (03.06.2011) ? Paisagens Bahianas IV op. 149 de E. Widmer, Duo op. 46 de C. Kummer e Matizes Circulares de Wellington Gomes. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

39.
ROBATTO, L.; CASADO, Alexandre ; CHICHILOV, Alexandr ; KATO, Suzana . Série Caribé de Música de Câmara - OSBA - concerto no Instituto Goethe (25.08.2011) ? Trio Londrino n.3 em sol maior de J. Haydn e Quarteto em Dó maior KV. 285 de W. A. Mozart. 2011. Interpretação.

40.
ROBATTO, L.; TODOROV, S. . Recital de Professores do Festival Internacional de Música. 2011. Interpretação.

41.
ROBATTO, L.; HOMEM, F. P. ; BRANDAO, J. M. V. . Concerto como Solista da OSUFBA, Festival Bach - Concerto Brandenburgues nr 4 de J.S. Bach, Museu de Arte Sacra, Salvador Bahia. 2011. Interpretação.

42.
ROBATTO, L.; HOMEM, F. P. ; PRAZERES, C. F. . Concerto como Solista da OSBA, Série Glauber Rocha, Quatro Estações do Sonho de E. Widmer, TCA Salvador Bahia. 2011. Interpretação.

43.
ROBATTO, L.; GORITZKI, Elisa . Recital de Flauta Solo - Série Mestres no Palco (EMUS - UFBa). 2010. Interpretação.

44.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; KATO, Suzana ; DIAS, S. ; SCHWEBEL, Heinz Karl . Turne do Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia - GIMBA, de 27 de Outubro a 2 de Novembro, nas cidades de Itabaiana-SE, Aracaju-SE, Maceio-AL, Recife-PE e João Pessoa-PB, com estréia de 4 obras escritas especialmente para o grupo, a saber: Só...de Paulo Costa Lima; Gimbado de Dimitri Cervo; Acordes de Ébano de Wellington Gomes; Fuxico de Marcos de Silva. 2010. Interpretação.

45.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; CASADO, Alexandre ; KATO, Suzana ; SCHWEBEL, Heinz Karl . Turne do Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia - GIMBA, de 9 a 10 de Dezembro, na cidade de Belo Horizonte, com apresentação de 4 obras escritas especilamente para o grupo, a saber: Só...de Paulo Costa Lima; Gimbado de Dimitri Cervo; Acordes de Ébano de Wellington Gomes; Fuxico de Marcos de Silva. 2010. Interpretação.

46.
ROBATTO, L.; WARREN-GREEN, Christopher . Concerto em Ré Maior KV. 314 de W. A. Mozart. 2009. Interpretação.

47.
ROBATTO, L.; CHICHILOV, Alexandr ; KATO, Suzana ; YOUNG, Richard . Recital Camerístico - Richard Young (violino/viola). 2009. Interpretação.

48.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; CASADO, Alexandre ; KATO, Suzana ; TORRES, Eduardo ; BERTISSOLO, Guilherme ; ROCHA, Jean Menezes da ; SILVA, Marcos di ; AMORIM, Pedro Filho ; RIOS FILHO, Paulo ; MAIA, Reinaldo . Recital de Música de Câmara (GIMBA) - Encontro de Compositores do XXI Seminários Internacionais de Música. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

49.
ROBATTO, L.; CASADO, Alexandre ; KATO, Suzana . Palestra Concertante: A Flauta - Palestra e Concerto Solista com a OSBA. 2008. Interpretação.

50.
ABADJIEVA, Diana ; AKATSU, Juria ; CASADO, Alexandre ; CHICHILOV, Alexandr ; CARDOSO, Juraci ; KATO, Suzana ; ROBATTO, Pedro ; SACRAMENTO, Jorge ; MAUCHLE, Oscar ; GORITZKI, Elisa ; HARDER, Marcus Felipe ; MONTEIRO, Fernanda ; ROBATTO, L. . Recital de Música de Câmara Contemporânea - Regente Ernst Helmuth Flammer. 2008. Interpretação.

51.
ROBATTO, L.; KATO, Suzana ; CUENDET, O. . Recital de Música de Câmara Contemporânea GIMBA - Regência: Olivier Cuendet. 2008. Interpretação.

52.
ROBATTO, L.; MADEIRA, Maria Teresa . Recital Camerístico - Abertura do 30o Curso Internacional de Verão de Brasília. 2008. Interpretação.

53.
ROBATTO, L.. Recital de Flauta Solo - 30o Curso Internacional de Verão de Brasília. 2008. Interpretação.

54.
ROBATTO, L.; BELLAVANCE, Michel . Concerto de Música de Câmara dos Professores - 30o Curso Internacional de Verão de Brasília. 2008. Interpretação.

55.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; BARRENECHEA, Lucia Silvia . Recital "Duo Robatto" - 30o Curso Internacional de Verão de Brasília. 2008. Interpretação.

56.
ROBATTO, L.; MEDEIROS, José ; MADEIRA, Maria Teresa ; FLORÊNCIO, Dilson ; RIBEIRO, Julio ; KLEVTSOVA, Liuba . Música de Câmara dos Professores - 30o Curso Internacional de Verão de Brasília. 2008. Interpretação.

57.
ROBATTO, L.; CUENDET, O. . Concerto em Ré Menor, de C. P. E. Bach. 2007. Interpretação.

58.
CASTRO, R. ; ROBATTO, L. . Participação em Recital de Ricardo Castro. 2007. Interpretação.

59.
CASTRO, R. ; ROBATTO, L. . Participação em Recital de Ricardo Castro. 2007. Interpretação.

60.
MENESES, R. ; MATTA, P. ; ROBATTO, L. . Recital Camerístico - Festival de Inverno SESC Teresópolis - Trio Meneses/ Robatto. 2007. Interpretação.

61.
MATTA, P. ; MENESES, R. ; ROBATTO, L. . Recital Camerístico - Festival de Inverno SESC Petrópolis - Trio Meneses/ Robatto. 2007. Interpretação.

62.
MATTA, P. ; MENESES, R. ; ROBATTO, L. . Recital Camerístico - Festival de Inverno SESC Nova Friburgo - Trio Meneses/ Robatto. 2007. Interpretação.

63.
AKATSU, Juria ; CASADO, Alexandre ; CUENDET, O. ; KATO, Suzana ; ROBATTO, L. ; ROBATTO, Pedro ; SCHWEBEL, Heinz Karl . Recital de Música Contemporânea - GIMBA - Salvador. 2007. Interpretação.

64.
AKATSU, Juria ; CASADO, Alexandre ; CUENDET, O. ; KATO, Suzana ; ROBATTO, L. ; ROBATTO, Pedro ; SANTIAGO, G. ; SCHWEBEL, Heinz Karl . Recital de Música Contemporânea - GIMBA - Santo Amaro. 2007. Interpretação.

65.
AKATSU, Juria ; CASADO, Alexandre ; CUENDET, O. ; KATO, Suzana ; ROBATTO, L. ; ROBATTO, Pedro ; SANTIAGO, G. ; SCHWEBEL, Heinz Karl . Recital de Música Contemporânea - GIMBA - Cachoeira. 2007. Interpretação.

66.
KATO, Suzana ; MATTA, P. ; MENESES, R. ; ROBATTO, L. ; ROBATTO, Pedro ; TORRES, Eduardo . Recital Camerístico Opus Super Rotam (estréia). 2007. Interpretação.

67.
ROBATTO, L.; URIARTE, Max . Recital XX Seminários Internacionais - Salvador. 2006. Interpretação.

68.
ROBATTO, L.; URIARTE, Max . Recital Verões Musicais. 2006. Interpretação.

69.
ROBATTO, L.; MEDEIROS, José ; RIEIRO, Carlos ; KLOKOV, Vadim ; AUGUSTO, Antonio ; AZULAY, Humberto . Recital - XIX Festival Internacional de Música do Pará. 2006. Interpretação.

70.
CASADO, Alexandre ; CHICHILOV, Alexandr ; COSTA, Marilda ; KATO, Suzana ; ROBATTO, L. ; ROBATTO, Pedro ; TORRES, Eduardo ; CUENDET, O. . Recital Camerístico em Maceió - GIMBA. 2006. Interpretação.

71.
CASADO, Alexandre ; CHICHILOV, Alexandr ; KATO, Suzana ; ROBATTO, L. ; ROBATTO, Pedro ; COSTA, Marilda ; TORRES, Eduardo ; CUENDET, O. . Recital Camerístico em Aracaju - GIMBA. 2006. Interpretação.

72.
CASADO, Alexandre ; CHICHILOV, Alexandr ; COSTA, Marilda ; ROBATTO, L. ; ROBATTO, Pedro ; TORRES, Eduardo ; KATO, Suzana ; CUENDET, O. . Recital Camerístico em Salvador - GIMBA. 2006. Interpretação.

73.
ROBATTO, L.. Recitais Camerísticos Verões Musicais. 2005. Interpretação.

74.
ROBATTO, L.. Recital Palestra de Flauta Solo - Belém. 2005. Interpretação.

75.
ROBATTO, L.; FRANK, Gabriela ; MOROZOWICZ, Norton . Illapa: Poema Sonoro para Flauta e Orquestra. 2005. Interpretação.

76.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SHIHIRO, Fábio . Recitais Camerísticos UNISINOS. 2005. Interpretação.

77.
ROBATTO, L.; DADAIAN, Alla . Recital Camerístico -Seminários Internos da EMUS UFBA. 2005. Interpretação.

78.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; CASADO, Alexandre ; KATO, Suzana ; SANTIAGO, Diana ; CHICHILOV, Alexandr ; WILLIANS, Mark ; OLIVEIRA, Solamy Roccio ; ABADJIEVA, Diana . Recital de Encerramentos dos Seminários Internos da EMUS - UFBA. 2005. Interpretação.

79.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; CASADO, Alexandre ; CHICHILOV, Alexandr ; KNOPP, Christian ; CARDOSO, Juraci ; MAUCHLE, Oscar ; TORRES, Eduardo ; COSTA, Marilda . Abertura da XXXII Jornada Internacional de Cinema da Bahia. 2005. Interpretação.

80.
ROBATTO, L.; BRESSAN, Ion . Concerto em Ré Maior KV. 314 de W. A. Mozart. 2005. Interpretação.

81.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Recital Duo Robatto - V SEMPEM. 2005. Interpretação.

82.
ROBATTO, L.; URIARTE, Max . Recital Camerístico. 2004. Interpretação.

83.
ROBATTO, L.; GRENDENE, Diego ; ALMEIDA JR, Adolfo de . Recital Camerístico. 2004. Interpretação.

84.
ROBATTO, L.; CLIS, Watson . Recital Camerístico. 2004. Interpretação.

85.
ROBATTO, L.; SKOU-LARSEN, Lavard . Concerto em Ré Maior Op. 10 No. 3, Il Cardelino, de A. Vivaldi. 2004. Interpretação.

86.
ROBATTO, L.; STOIANOV, Boyko . Concerto - Ré Maior Op. 283, de C. Reinecke. 2004. Interpretação.

87.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SALDANHA, Josely de Sousa . Recital Camerístico. 2004. Interpretação.

88.
ROBATTO, L.; WINTER, Leonardo Loureiro ; FONSECA, Angelo Rafael Palma da . Quatro Estações do Sonho, 2 flautas e orquestra de cordas, de Ernst Widmer. 2003. Interpretação.

89.
ROBATTO, L.; BÖNISCH, Hans . Recital Barroco. 2003. Interpretação.

90.
ROBATTO, L.. Recital de Flauta Solo. 2003. Interpretação.

91.
ROBATTO, L.; WINTER, Leonardo Loureiro ; D'AVILA, Raul Costa . Recital. 2003. Interpretação.

92.
ROBATTO, L.; WINTER, Leonardo Loureiro ; CORDELLA, Fernando ; LOSS, André . Recital. 2003. Interpretação.

93.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Recital. 2003. Interpretação.

94.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Recital. 2003. Interpretação.

95.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; NOVAIS, Paulo . Concerto para flauta, clarineta e orquestra de cordas, de G. P. Telemann. 2003. Interpretação.

96.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Recital. 2003. Interpretação.

97.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; WINTER, Leonardo Loureiro ; AKATSU, Juria ; SANTOS, Neemias ; FIORELLI, Anderson . Recital. 2003. Interpretação.

98.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; WINTER, Leonardo Loureiro ; AKATSU, Juria ; SANTOS, Neemias ; FIORELLI, Anderson . Recital. 2003. Interpretação.

99.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; WINTER, Leonardo Loureiro ; AKATSU, Juria ; SANTOS, Neemias ; FIORELLI, Anderson . Recital. 2003. Interpretação.

100.
ROBATTO, L.; FIORELLI, Anderson ; AKATSU, Juria ; WINTER, Leonardo Loureiro ; SANTOS, Neemias ; ROBATTO, Pedro . Recital. 2003. Interpretação.

101.
ROBATTO, L.; FIORELLI, Anderson ; AKATSU, Juria ; WINTER, Leonardo Loureiro ; SANTOS, Neemias ; ROBATTO, Pedro . Recital. 2003. Interpretação.

102.
ROBATTO, L.; FIORELLI, Anderson ; AKATSU, Juria ; WINTER, Leonardo Loureiro ; SANTOS, Neemias ; ROBATTO, Pedro ; TORCHIO, Gianpaolo . Recital. 2003. Interpretação.

103.
ROBATTO, L.. Concerto Lúgubre. 2002. Interpretação.

104.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; FONSECA, Angelo Rafael Palma da . Lúmen - para flauta, clarineta e orquestra de cordas. 2002. Interpretação.

105.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Recital do Duo Robatto. 2002. Interpretação.

106.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; SALES, C. R. . Recital de Lançamento do CD: Duo Robatto. 2002. Interpretação.

107.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Duo Robatto. 2002. Interpretação.

108.
ROBATTO, L.; BYINGTON, J. ; MESSIEN, O. . Participação em CD - U W Mosaic. 2001. Interpretação.

109.
ROBATTO, L.; TOTH, A. ; KOSTEK, P. ; TELEMANN, G. P. . Concerto em Ré menor - flauta e clarinete, (adaptação: L.Robatto) de G.P. Telemann. 2001. Interpretação.

110.
ROBATTO, L.; TOTH, A. ; VIVALDI, A. . Concerto em Ré Maior Op. 10 No. 3, Il Cardelino, de A. Vivaldi. 2001. Interpretação.

111.
ROBATTO, L.; IBERT, J. ; BASTIANELLI, P. . Concerto para flauta, de J. Ibert. 2001. Interpretação.

112.
ROBATTO, L.; LIMA, Paulo Costa ; BASTIANELLI, P. . Serenata Kabila - para quarteto de madeiras e orquestra, de P. Costa Lima. 2001. Interpretação.

113.
ROBATTO, L.; TORRES, Eduardo ; WIDMER, E. . Participação em CD - Projeto Rumos. 2001. Interpretação.

114.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; BASTIANELLI, P. . Tarantella para Flauta e Clarineta. 2001. Interpretação.

115.
ROBATTO, L.; TELEMANN, G. P. ; TOTH, A. . Suíte - Lá menor - para flauta e cordas, de G. P. Telemann. 2000. Interpretação.

116.
ROBATTO, L.; IBERT, J. ; ERÖS, P. . Concerto para flauta, de J. Ibert. 1999. Interpretação.

117.
ROBATTO, L.; TOTH, A. ; VIVALDI, A. . Concerto em Sol menor op. 10 No. 2, La Notte para flauta e cordas, de A. Vivaldi. 1999. Interpretação.

118.
ROBATTO, L.; BACH, J. S. ; TOTH, A. . II Suíte- Si menor, BVW 1067 para flauta e cordas, de J. S. Bach. 1998. Interpretação.

119.
ROBATTO, L.; LIMA, Paulo Costa ; WIDMER, E. ; ROBATTO, Pedro ; TORRES, Eduardo ; ULLOA, M. . Participação em CD - Compositores da Bahia. 1996. Interpretação.

120.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; STAMITZ, K. ; CRUZ, C. . Concerto no. 4 para flauta, clarineta e cordas (adaptação: Duo Robatto), de K. Stamitz. 1996. Interpretação.

121.
ROBATTO, L.; REINECKE, C. ; VASCONCELOS, E. M. . Concerto - Ré Maior Op. 283, de C. Reinecke. 1996. Interpretação.

122.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; JUAREZ, B. . Tarantella para flauta e clarineta, de C. Saint Saëns. 1995. Interpretação.

123.
ROBATTO, L.; ROCHA, R. W. ; WIDMER, E. ; HOMEM, F. P. . Quatro Estações do Sonho, 2 flautas e orquestra de cordas, de Ernst Widmer. 1995. Interpretação.

124.
ROBATTO, L.; MOZART, W. A. ; LANE, L. . Concerto em Ré Maior K.V. 314, de W. A. Mozart. 1994. Interpretação.

125.
ROBATTO, L.; GUERRA PEIXE, V. ; AGUIAR, E. . O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - para quarteto de madeiras e orquestra de cordas, de V. Guerra-Peixe. 1994. Interpretação.

126.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro ; DANZI, F. ; TIBIRIÇA, R. . Concertante para flauta e clarineta, de F. Danzi. 1993. Interpretação.

127.
ROBATTO, L.; BACH, J. S. ; BARBATO, S. . II Suíte- Si menor, BVW 1067 para flauta e cordas, de J. S. Bach. 1993. Interpretação.

128.
ROBATTO, L.; BACH, J. S. ; VEIGA, C. . II Suíte- Si menor, BVW 1067 para flauta e cordas, de J. S. Bach. 1992. Interpretação.

129.
ROBATTO, L.; GUERRA PEIXE, V. ; ROCHA, R. W. . Os 4 Amigos para quarteto de madeiras e cordas, de V. Guerra - Peixe. 1992. Interpretação.

130.
ROBATTO, L.; MOZART, W. A. ; VEIGA, C. . Andante em Dó Maior K.V. 315, de W. A. Mozart. 1992. Interpretação.

131.
ROBATTO, L.; BACH, J. S. ; VEIGA, C. ; PORTELA, A. C. ; RABINOVITZ, Salomão . Brandenburgisches Konzert No. 4 BWV 1049, de J. S. Bach. 1992. Interpretação.

132.
ROBATTO, L.; BACH, J. S. ; VEIGA, C. . II Suíte- Si menor, BVW 1067 para flauta e cordas, de J. S. Bach. 1991. Interpretação.

133.
ROBATTO, L.; MOZART, W. A. ; BASTIANELLI, P. . Concerto em Sol Maior K.V. 313 , de W. A. Mozart. 1991. Interpretação.

134.
ROBATTO, L.; GUERRA PEIXE, V. ; ROCHA, R. W. . Os 4 Amigos para quarteto de madeiras e cordas, de V. Guerra - Peixe. 1990. Interpretação.

135.
ROBATTO, L.; TACUCHIAM, Ricardo ; ROCHA, R. W. . Concertino para flauta e orquestra de câmara, de Ricardo Tacuchiam. 1989. Interpretação.

136.
ROBATTO, L.; MOZART, W. A. ; BASTIANELLI, P. . Concerto em Ré Maior K.V. 314 , de W. A. Mozart. 1989. Interpretação.

137.
ROBATTO, L.; VIVALDI, A. ; VASCONCELOS, E. M. . Concerto em Ré Maior Op. 10 No. 3, Il Cardelino, de A. Vivaldi. 1985. Interpretação.

138.
ROBATTO, L.; HOMEM, F. P. ; SALLES, T. ; VASCONCELOS, E. M. ; BACH, J. S. . Brandenburgisches Konzert No. 4 BWV 1049, de J. S. Bach. 1985. Interpretação.

139.
ROBATTO, L.; WIDMER, E. ; HOMEM, F. P. . Quatro Estações do Sonho, 2 flautas e orquestra de cordas, de Ernst Widmer. 1984. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MATTA, P. ; MENESES, R. ; ROBATTO, L. . Recital Camerístico - Ouro Preto - Trio Meneses/Robatto. 2007.

2.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro . Recital do Duo Robatto - Clarinete: Pedro Robatto. 1996 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

3.
ROBATTO, L.. Atoto dos Ibeji Para Flauta Clarineta e Conjunto de Sopros Peca Dedicada Aos Interpretes Clarineta - Pedro Robatto Bahia Ensemble Regente: Piero Bastianelli. 1995 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

4.
ROBATTO, L.. Sonatina - de M. Ravel, Transcricao Para Flauta, Clarineta e Violao Feita Pelos Interpretes Clarineta - Pedro Robatto Violao - Mario Ulloa. 1995 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

5.
ROBATTO, L.. Ibeji Para Flauta e Clarinete - de Paulo Costa Lima Peca Dedicada Aos Interpretes Clarinete - Pedro Robatto. 1995 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

6.
ROBATTO, L.. Dualismos Ii Para Flauta e Clarinete - de Fernando Cerqueira Peca Dedicada Aos Interpretes Clarinete - Pedro Robatto. 1995 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

7.
ROBATTO, L.. Lidia de Oxum - Opera de Lindembergue Cardoso Orquestra Sinfonica da Bahia Regente: Julio Medaglia. 1995 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

8.
ROBATTO, L.. Duo 3 Para Trompete e Flauta - de Alfredo Barros Peca Dedicada Aos Interpretes Trompete - Heinz Schwebel. 1993 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

9.
ROBATTO, L.; HALLFTER, C. ; ROBATTO, L. . Enlaco - Coreografia de Lia Robatto Com Musica de C. Halfter Musica Ao Vivo - Flauta Solo Grupo de Camara Art'Danca. 1993 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

10.
ROBATTO, L.. Concertante Para Flauta,Clarinete e Orquestra Op.41 - de F. Danzi Clarinete - Pedro Robatto Orquestra Sinfonica da Bahia Regente: Roberto Tibirica. 1993 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).

11.
ROBATTO, L.. Recital de Comprovacao de Repertorio (Repertoir Nachweis) e Recital Final do Curso de Pos-Graduacao (Mestrado) Obras de Reinecke, C.P.E.Bach, Petrassi, Jolivet, Mozart, Berio, Milhaud e Schubert.. 1992 (PARTICIPACAO EM EXPOSICAO OU APRESENTACAO ARTISTICA).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROBATTO, L.; GARCIA, Maurício Freire. Participação em banca de Sara Lima da Silveira Costa. O Pássaro Imaginário para Flauta Solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intéprete. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ROBATTO, L.; WINTER, Leonardo Loureiro; BARBOSA, Joel. Participação em banca de VICTOR PINHEIRO FARO HOMEM DE SIQUEIRA. TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO SEGUNDO FLAUTISTAS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA ? DE JOHANN JOACHIM QUANTZ (1752) A MICHEL DEBOST (2002). 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
ROBATTO, L.; WINTER, Leonardo Loureiro; BARBOSA, Joel. Participação em banca de Solon Santana Manica. dição e Performance Musical: a Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
ROBATTO, L.; BLANCO, Pablo Sotuyo; Lucas, M.I.. Participação em banca de Cláudia Schreiner. "Psalmo dos anjinhos bem xibantes": representações musicais no salmo Laudate Pueri (1813) de José Maurício Nunes Garcia. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Execução Musical) - Colegiado da Pós Graduação Em Música.

5.
ROBATTO, L.; GARCIA, Maurício Freire; BARBOSA, Joel Luís da Silva. Participação em banca de João Souza Riso Liberato. Filarmônica Nossa Senhora da Conceição: funções de uma banda de música no agreste sergipano (1898-1915). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Execução Musical).

6.
ROBATTO, L.; GARCIA, Maurício Freire; ANDRADE, Edson Queiroz de. Participação em banca de Marcelo Parizzi Marques Fonseca. Os Principais Desconfortos Físicos dos Flautistas e suas Implicações no estudo e na Performance da Flauta. 2005 - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
ROBATTO, L.; GARCIA, Maurício Freire; BORGHOFF, Margarida. Participação em banca de Fernando Pacífico Homem. Expedito Vianna: um flautista à frente de seu tempo. 2005 - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
ROBATTO, L.; GARCIA, Maurício Freire; GUIMARÃES, Antônio Carlos. Participação em banca de Ariadne Araújo Paixão. O uso do Livro-texto na Pedagogia da flauta transversal do Brasil: um estudo preliminar. 2005 - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
ROBATTO, L.; GARCIA, Maurício Freire; SANTIAGO, Patrícia Furst. Participação em banca de Alberto Sampaio Neto. A iniciação infantil à flauta transversal a partir do pífaro: repertório, aspectos técnicos e recursos didáticos. 2005 - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
LISBOA, C. A.; ROBATTO, L.; RANGEL, A. L. S.; PINHEIRO, E. R.. Participação em banca de Christian Alessandro Lisboa. O Ciclo Brasileiro de Villa-Lobos. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
TOURINHO, A. C. G. S.; ROBATTO, L.; HENDERSON, R.; CHADA, S. M. M.; COHEN, M. J. C.. Participação em banca de Iury José de Sousa Guedelha. A utilização de um repertório brasileiro (choro) como elemento para o desenvolvimento técnico e motivacional do estudante de flauta transversal: uma possibilidade de como o gênero pode contribuir para o estudo do instrumento. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
ROBATTO, L.; KROGER JUNIOR, P. R.; LIMA, Paulo Costa; RIBEIRO, H. L.; OLIVEIRA, L. J. P.. Participação em banca de Marcos Sampaio da Silva. A Teoria de Relações de Contornos Musicais: inconsistências, soluções e ferramentas. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
ROBATTO, Pedro; Eliane Tokeshi; KUBALA, R. L.; TOURINHO, A. C. G. S.; ROBATTO, L.. Participação em banca de Alexandre Alves Casado. Concerto da camara Op 33 de Ernst Widmer: Uma edição crítica. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
BARBOSA, Joel; LUHNING, A. E.; COSTA, R. L. M.; BONFIM, C.; ROBATTO, L.. Participação em banca de Andrea Ernest Dias. Mais "Coisas" sobre Moacir Santos: os caminhos de músico brasileiro. 2010. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
GUIMARÃES, Antônio Carlos; SCHWEBEL, Heinz Karl; COSTA, R. L. M.; KROGER JUNIOR, P. R.; ROBATTO, L.. Participação em banca de Felipe de Oliveira Amorim. Um Horizonte da Interpretação: o concertista no universo digital. 2010. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
ROBATTO, L.; TACUCHIAM, Ricardo; LIMA, Paulo Costa; SILVA, Wellington Gomes da; AFONSO, P.. Participação em banca de Alexandre Reche e Silva. Proposta e Aplicação de um Modelo para Acompanhamento do Processo Composicional. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) .

7.
ROBATTO, L.; LIMA, Paulo Costa; FIALKOW, Ney; FREIRE, Ricardo José Dourado; BORDINI, Ricardo Mazzini. Participação em banca de Leonardo Loureiro Winter. Elementos Paradoxais nas Quatro Estações do Sonho de Ernst Widmer. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

8.
ROBATTO, L.; BARBOSA, Joel Luís da Silva; FIALKOW, Ney; BORDINI, Ricardo Mazzini; FREIRE, Ricardo José Dourado. Participação em banca de Fernando José Silva Rodrigues da Silveira. Concertino par Clarineta e Orquestra de Francisco Mignone: Reflexões Interpretativas. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

9.
ROBATTO, L.; SCHWEBEL, Heinz Karl; BARBOSA, Joel Luís da Silva; SIMÕES, Nailson de Almeida; BARRENECHEA, Lucia Silvia. Participação em banca de Gláucio Xavier da Fonseca. Intertextualidade e Aspectos Técnico-Interpretativos na Sonata para Trompete e Piano de José Alberto Kaplan. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

10.
ROBATTO, L.; TACUCHIAM, Ricardo; SILVA, Wellington Gomes da; LOUREIRO, Mauricio; OLIVEIRA, Jamary. Participação em banca de Pedro Ribeiro Kröger Junior. Desenvolvendo uma Meta Linguagem para Síntese Sonora. 2004. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

11.
ROBATTO, L.; DOURADO, Oscar Nascimento; VIANA, Marígia Ana de Moura; CASTRO, Beatriz Magalhães de; ROBATTO, Pedro. Participação em banca de Maria da Conceição Gico Casado Benck. O Regionalismo Fonético e a Articulação Fundamental. 2004. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

12.
ROBATTO, L.; LIMA, Paulo Costa; BRIZZI, Aldo; CUNHA, Antonio Carlos Borges; SILVA, Wellington Gomes da. Participação em banca de Ângelo Tavares Castro. O Pensamento Composicional de Fernando Cerqueira: Memórias e Paradigmas. 2004. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

13.
COLLET, G.; ROBATTO, L.; DOURADO, O.; BARBOSA, Joel; SCHWEBEL, Heinz Karl; SANTOS, P. A. B.. Participação em banca de Glêsse Collet. Afinação em Instrumentos de Cordas. 2002. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ONNIS, Giuseppe; GERLING, Fredi Vieira; ROBATTO, L.. Concurso Público para Professor de Regência. 2009. Universidade Federal da Bahia.

2.
ROBATTO, L.; STOIANOV, Boyko; RABINOVITZ, Salomão. Concurso para Oboista da OSBA. 2004. Fundação Cultural do Estado da Bahia.

3.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro; BARBOSA, Joel. Processo Seletivo para o Cargo de Professor Substituto 40 horas: Saxofone. 2004. Universidade Federal da Bahia.

4.
ROBATTO, L.; ULLOA, M. E. P.; MARQUES, D. N.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor - Classe Adjunto no Setor de Estudos: Prática Instrumental: Violão. 2002. Universidade Estadual do Ceará.

5.
ROBATTO, L.; ULLOA, M. E. P.; MARQUES, D. N.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor - Classe Adjunto no Setor de Estudos: Prática Instrumental: Flauta. 2002. Universidade Estadual do Ceará.

6.
ROBATTO, L.; PINTO, M. V.; RAMALHO, E. B.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor - Classe Adjunto no Setor de Estudos: Prática Instrumental: Piano. 2002. Universidade Estadual do Ceará.

Outras participações
1.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro; CASADO, Alexandre. Processo Seletivo para a Contratação de Docente por Tempo Determinado - 40 horas: Saxofone. 2006. Universidade Federal da Bahia.

2.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro; CASADO, Alexandre. Processo Seletivo para a Contratação de Docente por Tempo Determinado - 40 horas: Percussão. 2006. Universidade Federal da Bahia.

3.
ROBATTO, L.; ROBATTO, Pedro; BLANCO, Pablo Sotuyo. Processo Seletivo para a Pós-Graduação em Música - 2006. 2005. Universidade Federal da Bahia.

4.
ROBATTO, L.; BLANCO, Pablo Sotuyo; SCHWEBEL, Heinz Karl. Processo Seletivo para a Pós-Graduação em Música - 2005. 2004. Universidade Federal da Bahia.

5.
ROBATTO, L.; VASCONCELOS, E. M.; DOURADO, O.; ULLOA, M.; BARBOSA, Joel; SCHWEBEL, Heinz Karl. Exame de admissão para o Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFBa. 2003. Universidade Federal da Bahia.

6.
ROBATTO, L.; DOURADO, O.; BARBOSA, Joel; SCHWEBEL, Heinz Karl. Concurso para a admissão para a pós-graduação. 2001. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Seminário Nacional de.V Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2005. (Seminário).

2.
III Coloquio Internacional de Musicologia. III Coloquio Internacional de Musicologia. 2003. (Congresso).

3.
XIV Congresso da ANPPOM. XIV Congresso da ANPPOM. 2003. (Congresso).

4.
III Seminário Interno de Pesquisa e Iniciação Científica.III Seminário Interno de Pesquisa e Iniciação Científica. 2002. (Seminário).

5.
V Encontro de Musicologia Histórica - Musicologia Histórica Brasileira: Integração e Sistematização.V Encontro de Musicologia Histórica. 2002. (Encontro).

6.
V Festival Internacional de Flautistas.V Festival Internacional de Flautistas. 2002. (Encontro).

7.
Chamber Music Festival.Banff Chamber Music Festival. 2000. (Outra).

8.
IV Encontro de Musicologia Histórica - Música Religiosa na América Portuguesa.IV Encontro de Musicologia Histórica. 2000. (Encontro).

9.
Osterakademie.Osterakademie. 1988. (Outra).

10.
Corzi di Interpretazione.Corzi di Interpretazione (Seminário de Flauta). 1987. (Outra).

11.
Festival de Inverno de Campos do Jordão.Festival de Inverno de Campos do Jordão. 1985. (Outra).

12.
Seminário de Flauta.Seminário de Flauta de Belo Horizonte. 1985. (Seminário).

13.
I Festival de Música de Gramado.Festival de Música de Gramado. 1982. (Outra).

14.
VII Curso Internacional de Verão "CIVEBRA".Festival de Verão de Brasília. 1982. (Outra).

15.
Festival de Inverno de Campos do Jordão.Festival de Inverno de Campos do Jordão. 1980. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROBATTO, L.; PATERNOSTRO, C. . I Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais em Arte. 2017. (Congresso).

2.
LIMA, Paulo Costa ; ROBATTO, L. ; LUHNING, A. E. ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; ROSA, L. . Comitê de Organização do PARALAXE - I Festival de Pesquisa em Música da UFBA. 2016. (Festival).

3.
ROBATTO, L.; FAGERLANDE, A. ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; AVVAD, A. P. M. M. . I  SEMINÁRIO Em PRÁTICAS INTERPRETATIVAS  UFBA/UFRJ. 2014. (Congresso).

4.
ROBATTO, L.; FAGERLANDE, A. ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; AVVAD, A. P. M. M. . I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA. 2014. (Congresso).

5.
ROBATTO, L.; BLANCO, Pablo Sotuyo ; SCHWEBEL, Heinz Karl ; DIAS, Leila ; SCHWEBEL, Horst Karl ; CASADO, Alexandre . XX Seminários Internacionais de Música. 2006. (Festival).

6.
ROBATTO, L.. Coordenador das Master Classes do XVII Seminários Internacionais de Música. 2002. (Festival).

7.
ROBATTO, L.. Coordenador do painel: luteria em instrumentos de madeira - sopros do XVII Seminários Internacionais de Música. 2002. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
César Augustus Diniz Silva. Docência de Flauta em Nível Superior. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Música) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
LAILA YAMILA MALEH MENEHEM. Memorial de desenvolvimento flautístico. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Música) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
João Riso S. Liberato de Mattos. CONSTRUÇÃO DE UMA AUTO ANÁLISE DA TÉCNICA DE FLAUTA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA. Início: 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
SARA MARIA CUNHA DOS SANTOS DE LIMA. METACOGNIÇÃO E IMPROVISAÇÃO: TENDÊNCIAS DE ESTUDOS PRÁTICOS PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PERFORMANCE MUSICAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

2.
Cesar Augustus Diniz Silva. AUDIÇÕES PARA FLAUTA EM ORQUESTRAS BRASILEIRAS: PROCEDIMENTOS, REPERTÓRIO E EXPECTATIVAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas Robatto.

3.
Samanta Adriele Neiva dos Santos. EDIÇÃO DO ?CONCERTO PARA FLAUTA E ORQUESTRA? DE EDMUNDO VILLÂNI-CORTES. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

4.
ANA JÚLIA VICTOR DA COSTA BITTENCOURT. O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA INSTRUMENTAL ? FLAUTA TRANSVERSAL ? ATRAVÉS DO MESTRADO PROFISSIONAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

5.
ANDRÉA BANDEIRA DE CARVALHO PEREIRA. APRIMORAMENTO PROFISSIONAL: DOIS UNIVERSOS, UM SÓ DISCURSO. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

6.
Luiz Fernando Barbosa Jr. VALIDAÇÃO DE FERRAMENTA ANALÍTICA PARA O ESTUDO DE QUATRO PARÂMETROS VARIÁVEIS DA EMBOCADURA NA PRODUÇÃO DO SOM DA FLAUTA TRANSVERSAL. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

7.
Susana María Florencia Abraham Fóscolo. A "HISTÓRIA DEL TANGO" DE ASTOR PIAZZOLLA: SUBSÍDIOS HISTÓRICOS E ESTILÍSTICOS.. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

8.
Sólon Santana Manica. Edição e Performace Musical: o papel do intéprete. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

9.
Victor Pinheiro Faro Homem de Siqueira. Técnicas de respiração para flautistas: uma perspectiva histórica. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

10.
Davson de Souza. Fisiologia da Performance Musical: Postura e Respiração - Fatores de Interferência na Performance Musical do Flautista. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

11.
Marta Cardoso Castello Branco Garzon. O Interprete e o Compositor: Diálogos. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas Robatto.

12.
Giampiero Pilatti. Improviso nº 3 para flauta solo de Camargo Guarnieri: desconstrução da obra a partir dos elementos rítmicos e melódicos como processo auxiliar na performance musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

13.
Claudia Schreiner. Psalmo de anjinhos bem xibantes: representações musicais no salmo Laudate pueri (1813) de José Maurício Nunes Garcia. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas Robatto.

14.
João Souza Riso Liberato de Mattos. Filarmônica Nossa Senhora da Conceição: funções de uma banda de música no agreste sergipano (1898-1915). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Execução Musical) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

Tese de doutorado
1.
Helder da Costa Teixeira. ARTICULUS TEMPORIS: ESTUDO DOS REGIMES TRANSITÓRIOS DO LEGATO NA FLAUTA. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

2.
Solon Santana Manica. INTERPRETAÇÃO MUSICAL E NARRATIVIDADE: ESTUDO APLICADO À PEÇA ABOIO OP.65 PARA FLAUTA SOLO DE PAULO COSTA LIMA. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas Robatto.

3.
Fernando Pacífico Homem. AS INFLUÊNCIAS DO MAESTRO SEBASTIÃO VIANNA NO CENÁRIO MUSICAL ERUDITO DE BELO HORIZONTE. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Lucas Robatto.

4.
Iury José de Sousa Guedelha. A utilização de um repertório brasileiro (choro) como elemento para o desenvolvimento técnico e motivacional do estudante de flauta transversal: uma possibilidade de como o gênero pode contribuir para o estudo do instrumento. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Lucas Robatto.

5.
Cristina Mami Owtake. A Série Xavante de Guerra Peixe. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

6.
Felipe de Oliveira Amorim. Um Horizonte da Interpretação: o concertista no universo digital. 2010. 0 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

7.
Andrea Ernest Dias. Mais "Coisas" sobre Moacir Santos: os caminhos de um músico brasileiro. 2010. 0 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

8.
Alexandre Alves Casado. Concerto da camara Op 33 de Ernst Widmer: Uma edição crítica. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

9.
Elisa Goritzki. A Interpretação do Choro - uma Visão a partir dos Chorões de Salvador. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas Robatto.

10.
Leonardo Loureiro Winter. Elementos Paradoxais nas 'Quatro Estações do Sonho'de Ernst Widmer. 2005. 180 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Lucas Robatto.

11.
Raul Costa Davila. Odette Ernest Dias: discursos sobre uma perspectiva pedagógica da flauta. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucas Robatto.

Iniciação científica
1.
Marina Monroy da Costa Penna. RECOLHIMENTO DE INFORMAÇÕES DOS ALUNOS VETERANOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA EMUS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

2.
josé Rodrigues Martinez Neto. Gerenciamento das informações levantadas sobre os alunos veteranos dos cursos de graduação da EMUS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

3.
Sara Dumont Fadigas. LEVANTAMENTO DO CORPO DISCENTE DAS GRADUAÇÕES DA EMUS, COM ÊNFASE NOS ALUNOS VETERANOS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

4.
José Rodrigues Martinez Neto. Análise Estilístico/Formal de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

5.
Marina Monroy da Costa Penna. Levantamento e Classificação de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

6.
Danilo Abrahão Faria. Levantamento  de  Dados  Biográficos  e  de  Contexto  do  Projeto  Repertório  para  Flauta  Solo:   1710-­‐1810. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

7.
Tomaz Feitosa Mota. Concerto para dois violões, oboé e orquestra de cordas de Radamés Gnattali: uma Edição Crítico- Interpretativa. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucas Robatto.

8.
Marcos José Figueredo Gomes. Concerto para dois violões, oboé e orquestra de cordas de Radamés Gnattali: uma Edição Crítico- Interpretativa. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucas Robatto.

9.
Jâmison Sampaio da Queiroz Santos. Concerto para dois violões, oboé e orquestra de cordas de Radamés Gnattali: uma Edição Crítico- Interpretativa. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Lucas Robatto.

10.
Henrique José Silva Carvalho. DOMINGOS DA ROCHA MUSSURUNGA (1807-1856): RESGATE DO ACERVO MUSICAL DA BAHIA. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucas Robatto.

11.
Clara Costa Rodrigues. Domingos da Rocha Mussurunga (1807-1856): Resgate do Acervo Musical da Bahia. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucas Robatto.

12.
Marcos da Silva Sampaio. Domingos da Rocha Mussurunga (1807-1856): Resgate do Acervo Musical da Bahia. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucas Robatto.

13.
Marcos da Silva Sampaio. O Teatro São João desta Cidade da Bahia: 1806-1821, a Criação e o Estabelecimento. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucas Robatto.

14.
Clara Costa Rodrigues. O Teatro São João desta Cidade da Bahia: 1806-1821, a Criação e o Estabelecimento. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Instrumento) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucas Robatto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 21:35:28