Aline Caetano da Silva Bernardes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3660293732525331
  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação - Instituição Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2016). Atualmente é docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Seus temas de interesse são: história da matemática no ensino de matemática, ensino de matemática, formação de professores e educação inclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Caetano da Silva Bernardes
Nome em citações bibliográficas
BERNARDES, A. C. S;SILVA, A. C.;BERNARDES, A.;A. Bernardes;Aline Bernardes;Bernardes, Aline

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Av Pasteur, 458.
Urca
22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23347252


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2016
Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação.
Instituição Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE/UFRJ, Brasil.
Título: História e ensino de matrizes: promovendo reflexões sobre o discurso matemático, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Nelson Maculan.
Coorientador: Tatiana Roque.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO DE MATEMÁTICA.
2005 - 2006
Mestrado em Matemática Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Dinâmica da Infecção por Vírus Virtuais em Computadores,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rolci de Almeida Cipolatti.
Palavras-chave: equações integrais com retardamento não lineares; virus virtuais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: TOP: Uma interface para o estudo de correlações entre Estrutura e Atividade usando Descritores Topológicos.
Orientador: Porfírio Jesus das Neves - DEQUIM/ ICE.




Formação Complementar


2012 - 2012
Estágio de doutorado com T. H. Kjdelsen (1 mês).
Roskilde Universitet, RUC, Dinamarca.
2011 - 2012
Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle/CE. (Carga horária: 30h).
Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
Informática no Ensino de Matemática
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio 3
Didática da Matemática
08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de História da Matemática
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
Informática no Ensino de Matemática
03/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática no Ensino de Matemática
Estágio 3
08/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
História da Matemática
08/2014 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
História da Matemática
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
Estágio Supervisionado I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
Didática da Matemática
Estágio Supervisionado I
03/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
03/2011 - 12/2011
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática para o Ensino de Matemática
09/2009 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ens Bás., Téc. e Tecnologico., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2007 - Atual
Ensino, Tecnólogo em Processos Químicos e Industriais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo 2
Cálculo 1
09/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações
Coordenação da disciplina Álgebra Linear.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 10

Atividades

07/2002 - 12/2007
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
Equações Diferenciais
Álgebra 1 e 2
Álgebra Linear 1 e 2
Cálculo 1, 2, 3 e 4
Pré-cálculo
08/2002 - 02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pólo Paracambi, .

Cargo ou função
Tutora-coordenadora.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16
Outras informações
Lecionando disciplinas de Cálculo 1, Matemática 1 e 2.

Atividades

10/2006 - 09/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Geometria Espacial
Laboratório de Estudos Matemáticos 2
Matemática 1 e 2
Cálculo 2
03/2001 - 11/2002
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática 2
Matemática 1
Cálculo 1
03/1998 - 08/1999
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Ciências Exatas.

Atividade realizada
Monitoria em disciplinas relacionadas à área de Processamento de Dados..

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 16
Outras informações
C. E. São Francisco de Paula, Nova Iguaçu-RJ - 02/2002 a 03/2005. CIEP 155 - Nelson Antelo Romar, Seropédica-RJ, 02/2005 a 09/2007.

Atividades

02/2002 - 09/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
História da Matemática no Ensino de Matemática


Projetos de extensão


2014 - 2014
A Matemática e o seu ensino: relacionando a teoria com a prática
Descrição: Promover e fomentar boas práticas na educação básica, por meio da articulação entre docentes da IES, alunos da Licenciatura em Matemática da UNIRIO e docentes que atuam na educação básica, elaborando e aplicando propostas de ensino diferenciadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2016
Conversando sobre Matemática: seminários de ensino e matemática básica
Descrição: Organização de ciclos de seminários com temáticas em Ensino de Matemática, Matemática e História da Matemática, direcionados para os alunos da Licenciatura em Matemática da UNIRIO, bem como de outras instituições e para professores de Matemática do entorno..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELLO, D.2017MELLO, D. ; BERNARDES, A. ; DANTAS, E. . Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.

2.
BERNARDES, A.2016 BERNARDES, A.; ROQUE, T. . História da noção de matriz: uma releitura sob a luz de novas abordagens historiográficas. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 16, p. 1-19, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
Bernardes, Aline; Roque, Tatiana . History of Matrices. In: Clark, K.M.; Kjeldsen, T.H.; Schorcht, S.; Tzanakis, C.. (Org.). ICME-13 Monographs. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 209-227.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERNARDES, A.; RANGEL, L. ; VENCESLAU, M. . Mudança da base curricular para o ensino médio proposta pelo MEC - Algumas considerações. Jornal da Ciência - SBPC, 15 out. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDES, A.; ROQUE, T. . Reflecting on meta-discursive rules through episodes from the history of matrices. In: 7o European Summer University on History and Epistemology in Mathematics Education, 2015, Aarhus. History and Epistemology in Mathematics Education. Copenhagen: Danish School of Education, Aarhus University, 2015. p. 153-167.

2.
BERNARDES, A. C. S. Objetos epistêmicos, técnicas epistêmicas e alguns episódios da História das Matrizes. In: 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012, São Paulo. 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia : anais, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, J. B. N. ; SILVA, A. C. ; NEVES, P. J. . TOP-Implementação do Módulo de Correlações Lineares no Programa de Computador que Calcula Descritores Topológicos. In: 24a Reunião Anual da Sociedade Brasielira de Química, 2001, Poços de Calda. Livro de Resumos da 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2001.

2.
SILVA, A. C.; NEVES, P. J. ; COSTA, J. B. N. ; CARNEIRO, J. W. M. . TOP - Implementação de interface gráfica para desenho de estruturas moleculares visando cálculo de descritores topológicos. In: 23° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas - MG. Livro de Resumos da 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2000. v. 1.

3.
SILVA, A. C.; NEVES, P. J. ; COSTA, J. B. N. . Construção de uma interface computacional para modelagem molecular usando descritores topológicos. In: X Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2000, Seropédica - RJ. Anais da X Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2000. v. 10. p. 443-444.

4.
COSTA, J. B. N. ; NEVES, P. J. ; SILVA, A. C. . Um modelo computacional para Modelagem Molecular usando Descritores Topológicos. In: XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC, 2000, Santos, SP. Proceedings do XXIII CNMAC - Sociedade Brasileira de MAtemática Aplicada e Computacional, 2000., 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARDES, A.. História da matemática e ensino de matrizes na formação de professores: reflexões sobre regras metadiscursivas relacionadas a matrizes e determinantes.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BERNARDES, A.; ROQUE, T. . History of matrices: promoting commognitve conflicts and encouraging reflections on meta-discursive rules in prospective teachers. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BERNARDES, A.; ROQUE, T. . Reflecting on meta-discursive rules through episodes from the history of matrices. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BERNARDES, A.. Refletindo sobre regras metadiscursivas através de episódios da História das Matrizes.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BERNARDES, A.. Objetos epistêmicos, técnicas epistêmicas e dois episódios da História das Matrizes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERNARDES, A.. Revisão didática e ilustrações do livro História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. 2012. (livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BERNARDES, A.; AMADEO, M.; PEREIRA, V. M. C.; ANTUNES, G. O.. Participação em banca de Leandro André Barrada Benedito. Uma proposta para o ensino de funções com base em algumas definições históricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BERNARDES, A. C. S; SILVARES, L.; FANTIN, S.. Participação em banca de Manoela do Vale de Oliveira. Congruência: uma experiência com alunos surdos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ANTUNES, G. O.; RANGEL, L. G.; BERNARDES, A. C. S. Participação em banca de Rosemary Vieira Casanova. O ensino de funções no nível fundamental e o Projeto MatDigital. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ROQUE, T.; GIRALDO, V.; SAITO, F.; FERREIRA, A. C.; ROCHA, E. M.; BERNARDES, A.. Participação em banca de Bruna Moustapha Corrêa. Reconhecendo os métodos analítico e sintético como modos de produção do conhecimento matemático: articulações entre história da matemática e desenvolvimento profissional de professores. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERNARDES, A. C. S; Nascimento, E. C. S.; MATTOS, J. R. L.. Participação em banca de Roberta Trigueiro Campos.Ensino dos Sólidos de Platão no 6° ano do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SIMAS, F.; REZENDE, W. M.; BERNARDES, A.. Comissão Examinadora de Concurso Público para a classe de Professor Assistente. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BERNARDES, A. C. S; GIRALDO, V.; SOARES, F. S.. Comissão Examinadora de Concurso Público para a classe de Professor Assistente. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
BERNARDES, A. C. S; KWASINSKI, J. R. M.; Carvalho, R. A.. Banca Examinadora para processo seletivo. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
Carvalho, R. A.; BERNARDES, A. C. S. Banca examinadora de elaboração de prova para concurso público seletivo discente. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
CHAVE, M. C.; BERNARDES, A. C. S; BELLEZA, M. P.. Comissão Examinadora de concurso de monitoria. 2007. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Seminário Nacional de História da Matemática.História da matemática e ensino de matrizes na formação de professores: reflexões sobre regras metadiscursivas relacionadas a matrizes e determinantes. 2017. (Seminário).

2.
13th International Congress on Mathematics Education (ICME 13). History of matrices: promoting commognitve conflicts and encouraging reflections on meta-discursive rules in prospective teachers. 2016. (Congresso).

3.
14 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Refletindo sobre regras metadiscursivas através de episódios da História das Matrizes. 2014. (Seminário).

4.
7th European Summer University on the History and Epistemology in Mathematics Education. Reflecting on meta-discursive rules through episodes from the history of matrices. 2014. (Congresso).

5.
13 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Objetos epistêmicos, técnicas epistêmicas e dois episódios da História das Matrizes. 2012. (Simpósio).

6.
Workshop em Tecnologias Educacionais e Estratégias de Mediação Pedagógica em EAD. 2011. (Outra).

7.
34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. 2010. (Outra).

8.
Segundo Fórum de Convergência das Licenciaturas em Matemática nas Modalidades Presencial e a Distância.Ações e propostas dos docentes da UNIRIO no Ensino a Distância CEDERJ.. 2010. (Encontro).

9.
III Semana Acadêmica do Pólo de Paracambi.História dos Logaritmos. 2009. (Encontro).

10.
3 Seminário de Aperfeiçoamento em Avaliação Escolar.Aperfeiçoamento em Avaliação Escolar 2007 - 3 Seminário - Matemática - Ensino Médio. 2007. (Seminário).

11.
I Semana Acadêmica ? Pólo Cederj Paracambi.Introdução ao Latex. 2007. (Oficina).

12.
V Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática.Introdução ao LaTeX: Programa para edição de textos. 2007. (Encontro).

13.
Conhecer 2006. 2006. (Congresso).

14.
SeMAp (1ª Semana da Matemática Aplicada) UFRJ.Dinâmica da Infecção por Vírus Virtuais em Computadores. 2006. (Outra).

15.
VIII SEAMA-RURAL (Semana Acadêmica de Matemática da UFRRJ).Introdução ao Latex. 2006. (Oficina).

16.
23° RASBQ (Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química).TOP - Implementação de uma interface gráfica para desenho de estruturas moleculares visando o cálculo de descritores topológicos. 2000. (Encontro).

17.
28° Encontro do Projeto Fundão. 2000. (Encontro).

18.
X Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ.Construção de uma interface computacional para modelagem molecular usando descritores topológicos. 2000. (Outra).

19.
XXIII CNMAC (Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional). Um modelo computacional para Modelagem Molecular usando Descritores Topológicos. 2000. (Congresso).

20.
V SEAMA-RURAL (Semana Acadêmica de Matemática da UFRRJ). 1999. (Encontro).

21.
IV SEAMA-RURAL (Semana Acadêmica de Matemática da UFRRJ). 1997. (Encontro).

22.
XX CNMAC (Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional). 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANTUNES, G. O. ; BUSSE, R. S. ; CORREA, B. M. ; BERNARDES, A. C. S . III Fórum das Licenciaturas em Matemática do Estado do Rio de Janeiro. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leandro André Barrada Benedito. Uma proposta para o ensino de funções com base em algumas definições históricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

2.
Rosemary Vieira Casanova. O ensino de funções no nível fundamental e o Projeto MatDigital. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Carvalho Rodrigues da Silveira. O Scratch como ferramenta no ensino da Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

2.
Roberta Trigueiro Campos. O Ensino dos sólidos de Platão na 5ª série do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:40:16