Carmen Silvia Motta Bandini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0129082077887443
  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e realizou mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Filososfia da Mente, atuando principalmente em temas relativos ao Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, como Comportamento Verbal e Variabilidade. Também tem experiência na área de Psicologia Experimental, principalmente em projetos que envolvem aquisição de comportamento verbal. Atualmente é professora do curso de Psicologia no Centro Universitário Cesmac de Maceió e coordenadora dos laboratórios de Psicologia Experimental (LAPEX) e Laboratório de Análise Experimental e Aplicada do Comportamento (LAEAC) na mesma instituição. É também professora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Desenvolve pesquisas na área de programação de ensino e de aquisição de repertórios de leitura e escrita e de contação de histórias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmen Silvia Motta Bandini
Nome em citações bibliográficas
BANDINI, C. S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário CESMAC, Curso de Psicologia.
Rua Íris Alagoense
Farol
57051370 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 32155000
Ramal: 5156


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A geratividade do comportamento verbal: divergências entre a proposta de B. F. Skinner e N. Chomsky, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Julio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Behaviorismo Radical (B. F. Skinner); Comportamento verbal novo; Comportamento original; Gramática Gerativa (N. Chomsky).
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2002 - 2004
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Comportamento verbal novo e comportamento criativo: uma análise do Verbal Behavior,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Julio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Comportamento verbal novo; Comportamento criativo; Variabilidade comportamental; Behaviorismo Radical (B. F. Skinner).
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 2002
Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Controle de estímulos na leitura e o papel de pistas adicionais ao texto.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.




Formação Complementar


2016 - 2016
VIII Encontro Pedagógico dos Professores do Cesmac. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2015 - 2015
Encontro Pedagógico CESMAC. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2014 - 2014
Encontro Pedagógico CESMAC. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2012 - 2012
Encontro Pedagógico CESMAC. (Carga horária: 2012h).
Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2009 - 2009
Teorias sobre equivalência e responder relacional. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Um sistema de exame do conceito de contingencia. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Análise de Generalizaçao e Comportamentos Novos. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Comportamento e Sensibilidade: Vida, Prazer e Étic. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
50 anos do livro "O comportamento Verbal". (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2006 - 2006
Ensinando a aprender e aprendendo a ensinar. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2006 - 2006
Criatividade e análise do comportamento. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Comportamento e Sensibilidade. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Construção de Contingencias para mudanças comp.. (Carga horária: 3h).
Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar, JAC - UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Comportamento Verbal e a Humanização do Homem. (Carga horária: 3h).
ABPMC - ABA, ABPMC - ABA, Brasil.
2004 - 2004
Everything you know about the world is wrong. (Carga horária: 3h).
ABPMC - ABA, ABPMC - ABA, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Unidade de Inciação a Leitura. (Carga horária: 440h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Análise do comportamento em situações clínicas. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
Análise Exp. do Comportamento na análise do CH. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2001 - 2001
Análise do Comportamento Verbal. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Intervenção psicológica com vítimas de violencia. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Atendimento a bebês institucionalizados. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Programa de atendimento a criança pequena. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Monitoria - Disciplina Psicologia Geral I. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular III, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós Graduação Lato Sensu

Atividades

02/2012 - Atual
Direção e administração, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Psicologia Experimental (LAPEX).
02/2010 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Observação e Análise do Comportamento
Psicologia Experimental II
07/2012 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Psicologia.
07/2012 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Psicologia.
03/2012 - 12/2013
Direção e administração, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenador de Pós Graduação em Nível de Especialização.
03/2012 - 12/2013
Ensino, Teorias e Técnicas Comportamentais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia e História do Behaviorismo Radical
Pesquisas recentes e técnicas de ensino de leitura e escrita
Tecnologia do Ensino: A Análise do Comportamento na Educação

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Metodologia da Pesquisa Científica 1 Metodologia da Pesquisa Científica 2

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas Fonoaudiologia: Metodologia da Pesquisa Científica 1 Metodologia da Pesquisa Científica 2 Disciplinas ministradas Sistemas Biomédicos: Metodologia da Pesquisa Científica 1 Metodologia da Pesquisa Científica 2

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comite Institucional de Iniciação Científica

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa Desenvolvimento Científico Regional

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
01/2017 - Atual
Ensino, Educação na Saúde e Tecnologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da pesquisa científica
Planejamento e avaliação no ensino da saúde    
02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Ciências Humanas Sociais e Políticas Públicas, .

02/2016 - 07/2017
Ensino, Radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Saúde
Trabalho de Integralização Curricular 1
Trabalho de Integralização Curricular 2
02/2016 - 07/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Saúde 1
02/2016 - 07/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Saúde 1
02/2016 - 07/2017
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Saúde 1
02/2016 - 07/2017
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Saúde 1
02/2016 - 07/2016
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
02/2011 - 03/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica I
Metodologia da Pesquisa Científica II
07/2011 - 07/2011
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa

Faculdades Integradas Tiradentes, FITS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Atividades

01/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicológicos Básicos II

Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Cognitivos Básicos II


Linhas de pesquisa


1.
Formação Didático-pedagógica em Ensino na Saúde

Objetivo: Abriga projetos de pesquisa e o desenvolvimento de produtos sobre competências docentes e sua relação com a formação em saúde; processos de educação permanente, recursos didático-pedagógicos centrados no ensino da saúde e integração ensino-serviço..
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Ensino na saúde; Formação em Saúde; Recursos didático pedagógicos.
2.
Aquisição de Repertórios Complexos de Linguagem
3.
Reabilitação em Leitura e Escrita


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Aprendendo a ensinar: análise do ensino em reabilitação auditiva
Descrição: Linha de Pesquisa: Formação Didático-Pedagógica em Ensino na Saúde. Projeto: As profundas mudanças ocorridas nas áreas de Educação e da Saúde nas últimas décadas evidenciaram a necessidade da formação de profissionais que atuem harmonicamente como parte de uma rede de cuidados integrais e que considerem o sujeito em sua totalidade. Neste contexto, a formação dos profissionais que promovem a reabilitação de indivíduos com necessidades educativas especiais deve perpassar por diferentes áreas do conhecimento, a fim de garantir ao profissional o conhecimento necessário para oferecer ao reabilitando um atendimento que resulte na preservação da sua individualidade e na promoção de sua independência funcional. No caso específico da formação dos profissionais que trabalham com a reabilitação de indivíduos com deficiência auditiva, esta deve enfatizar não somente a construção de um repertório técnico que permita desenvolver ou devolver a capacidade de percepção auditiva ao indivíduo com perda auditiva, mas também fornecer a ele o acesso às habilidades de linguagem, tanto na forma oral como na forma escrita, bem como sua real integração na sociedade. Diante destas questões, este projeto tem como objetivos: 1) investigar as práticas de ensino dos docentes de diversas áreas do conhecimento, que atuam na formação de profissionais que desenvolvem trabalhos voltados para a reabilitação de indivíduos com deficiência auditiva; 2) descrever e caracterizar as práticas docentes que favorecem a formação de profissionais que efetivamente promovem a reabilitação global de indivíduos com deficiência auditiva e 3) desenvolver e avaliar programas de ensino voltados para os profissionais que atuam diretamente na reabilitação dos indivíduos com deficiência auditiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Supressão condicionada em ratos: Um modelo experimental para o estudo da ansiedade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lidia Maria Marson Postalli em 26/12/2013.
Descrição: Nos estudos experimentais sobre ansiedade (supressão condicionada), o choque elétrico e o jato de ar quente têm sido os estímulos aversivos frequentemente utilizados. O objetivo do presente estudo foi investigar a supressão condicionada testando som e luz como evento aversivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Carmen Silvia Motta Bandini - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Coordenador / Elizabethe Alves de Souza - Integrante / Marília Cerqueira Pereira - Integrante / Januário Marques de Lima Neto - Integrante / Morgana Rolemberg de Melo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2010 - Atual
Associações entre habilidades de leitura, consciência fonológica, memória operacional fonológica e linguagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Heloisa Helena Motta Bandini em 13/07/2014.
Descrição: A política de atenção a pessoa com deficiência do Ministério da Saúde, propõe uma rede de cuidados integrais que considerem o sujeito como um todo. Os processos terapêuticos singulares devem atender às diversas necessidades da pessoa com deficiência para que a reabilitação possa ser considerada completa. O processo de reabilitação de crianças deficientes, em especial crianças com deficiência auditiva, intelectual e visual, perpassa pela aquisição de habilidades de linguagem tanto na forma oral como na forma escrita. Nestes casos, a aquisição de linguagem, torna-se uma forma de acesso a direitos comuns a todo cidadão, tais como a individualidade e a independência funcional da pessoa com deficiência e portanto amplia a qualidade de vida do reabilitando. Nesse contexto o estudo de habilidades consideradas pré-requisitos para a aquisição de linguagem oral e escrita, são extremamente importantes pois podem estabelecer formas de reabilitação eficazes para pacientes com graves deficiências. No entanto, as correlações entre os diferentes níveis de habilidades de consciência fonológica, bem como dos diferentes tipos funções da memória de curto prazo não estão bem estabelecidos. Este conjunto de estudos sobre o tema busca investigar: a) as possíveis correlações entre as habilidades de consciência fonológica em seus diferentes níveis, habilidades de memória operacional fonológica e linguagem na forma oral e escrita; b) a influência de outras habilidades cognitivas neste processo, tais como, a inteligência verbal e não verbal; c) as possibilidades de uso de um programa de treinamento das habilidades estudadas na criação de um programa de instrução das mesmas como forma de minimizar as dificuldades de aquisição de linguagem em especial em sua modalidade escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2016
Reabilitação em leitura e escrita
Descrição: Os comportamentos de ler e de escrever têm sido investigados por sua importância tanto na área de Educação, quanto na área de Saúde. Dentro da perspectiva da Saúde, as habilidades de leitura e escrita têm sido altamente relacionadas com a prevenção de distúrbios do comportamento, tal como a delinquência juvenil e o abuso de drogas. Indivíduos com limitações cognitivas ou em linguagem, de caráter inato ou adquirido, precisam (re)aprender a ler ou escrever para se inserirem de forma eficiente em ambientes sociais e, como consequência, para adicionarem fatores relacionados à resilência e qualidade de vida. Pesquisas na área têm identificado quais são os requisitos básicos para a aquisição e desenvolvimento destes comportamentos e tal identificação tem propiciado o planejamento e a implantação de procedimentos de ensino destas habilidades para diferentes populações. Levando-se em conta a necessidade de que pesquisas na área ampliem os conhecimentos previamente estabelecidos e que procedimentos de ensino destes repertórios sejam desenvolvidos e avaliados para populações com deficiência nestes repertórios, este projeto tem como objetivos: 1) ampliar o conhecimento dos requisitos básicos necessários para a aprendizagem dos comportamentos de ler e de escrever em populações com dificuldades nestas habilidades; 2) desenvolver e testar procedimentos de ensino de leitura e de escrita para indivíduos com limitações cognitivas ou de linguagem (indivíduos com autismo, surdos usuários de LIBRAS ou deficientes auditivos auditivos) e 3) desenvolver estratégias de ensino que permitam e facilitem o uso destes procedimentos com familiares e/ou cuidadores das populações em questão, de forma a otimizar a reabilitação destes indivíduos, favorecendo sua (re)inserção em contextos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Motta Bandini - Coordenador / Heloisa Helena Motta Bandini - Integrante / Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante / Ana Carolina Sella - Integrante.
Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 6
2009 - 2015
Nomeação: independência funcional entre repertórios de falante e ouvinte
Descrição: A nomeação consiste na habilidade de descrever ou dar nome a objetos, eventos ou indivíduos presentes no cotidiano e sua importância reside na comunicação de tais eventos através da emissão de respostas verbais. Os resultados dos estudos sobre como a nomeação se desenvolve têm sido controversos, em particular em relação à questão da dependência ou independência funcional entre repertórios comportamentais. O objetivo deste estudo foi o de verificar se a partir de tarefas de seleção, respostas de nomeação são emitidas sem ensino direto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2010 - 2016
Periódico: Acta Comportamentalia


Revisor de periódico


2006 - 2008
Periódico: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
2009 - 2010
Periódico: Acta Comportamentalia
2012 - 2012
Periódico: Interação em Psicologia (Impresso)
2013 - 2014
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2014 - 2014
Periódico: Interação em Psicologia (Impresso)
2015 - 2015
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Filosofia da Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Doutorado, Universidade Federal de São Carlos.
2004
Mestrado, Universidade Federal de São Carlos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BANDINI, H. H. M.2017BANDINI, H. H. M. ; RANCIARO NETO, A. ; BANDINI, C. S. M. . Relations Between Reading, Vocabulary and Phonological Awareness in low-Income Children. PAIDÉIA (USP. ONLINE), v. 27, p. 314-323, 2017.

2.
3SELLA, A. C.2016SELLA, A. C. ; Tenório, J. P. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Games as a measure of reading and writing generalization after computerized teaching of reading skills. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 29, p. 26, 2016.

3.
4RIBEIRO, D. M.2016RIBEIRO, D. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Avaliação de repertórios de contar e recontar histórias em crianças. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 21, p. 12-24, 2016.

4.
2FERREIRA, L. M. S.2016FERREIRA, L. M. S. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; SOUZA, D. G. . O uso de Sistema de Frequência Modulada no ensino de leitura para crianças com deficiência auditiva. Acta Comportamentalia, v. 24, p. 487-508, 2016.

5.
5SELLA, A. C.2015SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; RIBEIRO, D. M. ; VIEIRA, H. C. . Effects of picture prompts on story retelling performance in typically developing children. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, p. 397-403, 2015.

6.
6BANDINI, C. S. M.2014 BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. ; SOUZA, D. G. . Emergence of Reading and Writing in Illiterate Adults After Matching-to-Sample Tasks. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 24, p. 75-84, 2014.

7.
7SELLA, A. C.2013BANDINI, C. S. M.; SELLA, A. C. ; RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, H. H. M. ; SANTANA, F. M. . Efeitos de um programa de ensino de discriminação de categorias estruturais implícitas de histórias em crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 26, p. 701-710, 2013.

8.
8SELLA, A. C.2012 SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. . Aquisição, manutenção e generalização de sequências verbais: Alguns contrapontos entre a Análise do Comportamento e Abordagens Cognitivistas. Acta Comportamentalia, v. 20, p. 157-176, 2012.

9.
9PIMENTEL, N. S.2012PIMENTEL, N. S. ; BANDINI, C. S. M. ; MELO, C. M. . Compreendendo o abandono do ?eu iniciador? em B. F. Skinner a partir das críticas de G. Ryle ao mentalismo tradicional: questões teóricas e consequências práticas. Acta Comportamentalia, v. 20, p. 217-233, 2012.

10.
10BANDINI, C. S. M.2012 BANDINI, C. S. M.; SELLA, A. C. ; POSTALLI, L. M. M. ; BANDINI, H. H. M. ; PONTES, E. T. . Effects of selection tasks on naming emergence in children. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 25, p. 568-577, 2012.

11.
11BANDINI, C. S. M.2010BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Chomsky e Skinner e a polêmica sobre a geratividade da linguagem. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Impresso), v. 12, p. 20-42, 2010.

12.
12RIBEIRO, D. M.2009 BANDINI, C. S. M.; RIBEIRO, D. M. ; PASCUALON, J. F. ; SELLA, A. C. ; SOUZA, D. das G. de . Avaliação de um procedimento de ensino de categorias estruturais de histórias. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 13, p. 303-314, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BANDINI, C. S. M.; POSTALLI, L. M. M. (Org.) ; ARAUJO, L. P. (Org.) ; BANDINI, H. H. M. (Org.) . Compreendendo a prática do Analista do Comportamento. 1. ed. São Carlos: Edufscar, 2015. v. 1. 177p .

2.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . A abordagem behaviorista do comportamento novo. 1. ed. Santo André: ESETEC - Editores Associados, 2006. v. 1. 101p .

Capítulos de livros publicados
1.
BANDINI, C. S. M.; DELAGE, P. E. G. A. ; de ROSE, J. C. C. . O Pensamento. In: Maria Martha Costa Hübner; Márcio Borges Moreira. (Org.). Fundamentos de Psicologia: Temas Clássicos de Psicologia sob a Ótica da Análise do Comportamento. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, v. , p. 701-.

2.
PIMENTEL, N. S. ; BANDINI, C. S. M. ; DONADONE, J. C. ; de ROSE, J. C. C. ; MEYER, S. B. ; TEIXEIRA, J. F. . Comportamento Verbal na Prática Clínica: Consideraçoes sobre o Operante na Análise do Comportamento. In: Wander C. M. Pereira da Silva. (Org.). Sobre Comportamento e Cogniçao: Análise comportamental aplicada. 1aed.Santo André: ESETEC, 2008, v. 21, p. 45-60.

3.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Praticas educacionais no behaviorismo radical: uma análise da proposta skinneriana de uma educaçao voltada para a liberdade e a criatividade. In: da Silva, W. C. M. P.. (Org.). Sobre Comportamento e Cogniçao: Reflexos teórico-conceituais e implicaçoes para pesquisa. Santo André: ESETEC Editores Associados, 2007, v. 20, p. 18-28.

4.
BANDINI, C. S. M.; SELLA, A. C. ; SOUZA, D. das G. de . Considerações acerca do planejamento de procedimentos de ensino de discriminações complexas. In: Helio José Guilhardi; Noreen Campbell de Aguirre. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. 1ed.Santo André: ESETEC - Editores Associados, 2006, v. 17, p. 61-71.

5.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Tecnologia comportamental no contexto de ensino: favorecimento da aprendizagem e do surgimento de comportamentos criativos. In: Helio José Guilhardi; Noreen Campbell de Aguirre. (Org.). Sobre comportamento e Cognição: Expondo a variabilidade. 1ed.Santo André: ESETEC - Editores Associados, 2006, v. 17, p. 72-80.

6.
BANDINI, C. S. M.; ROCHA, F. S. ; FREITAS, F. L. ; ALMEIDA, M. A. ; de SÁ, A. L. R. . O acesso e permanência do aluno especial na universidade: um estudo a nível nacional.. In: Maria Cristina Marquezine; Maria Amélia Almeida; Eliza Dieko Oshiro Tanaka. (Org.). Perspectivas Multidisciplinares em Edução Especial. 1ed.Londrina: Editora- UEL, 2001, v. , p. 631-644.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. G. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. ; RIBEIRO, D. M. . Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias implícitas na narrativa. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. Anais do VI Encontro Nacional dos Pesquisadores de Educação Especial, 2010. p. 202-215.

2.
PASCUALON, J. F. ; RIBEIRO, D. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; SOUZA, D. das G. de . Avaliação de um programa de ensino de categorias estruturais de histórias para escolares de risco. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, Sao Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008.

3.
Sella, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; SOUZA, D. das G. de . Efeitos do ensino de categorias estruturais de histórias sobre sua identificaçao e inserçao na recontagem oral de histórias. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educaçao da Regiao Sudeste, 2007, Vitória. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educaçao da Regiao Sudeste, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, D. M. ; CAETANO, T. R. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. . Assessing Story Production and Retelling Repertoires. In: 41st Annual Convention Association for Behavior Analysis, 2015, San Antonio. 41st Annual Convention, 2015.

2.
SELLA, A. C. ; ANDRADE, M. G. B. ; RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . From Words to Stories: How Are Grammar and Syntax-Related Autoclitics Being Addressed?. In: 41st Annual Convention Association for Behavior Analysis, 2015, San Antonio. 41st Annual Convention, 2015.

3.
PEREIRA, M. C. ; SOUZA, E. A. ; LIMA NETO, J. M. ; MELO, M. R. ; POSTALLI, L. M. M. ; BANDINI, C. S. M. . Nomeação: Independencia Funcional Entre Repertorios de Falante e Ouvinte. In: 43 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju. Resumos de Comunicação Científica apresentados durante a 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013. p. 13-14.

4.
SOUZA, E. A. ; LIMA NETO, J. M. ; PEREIRA, M. C. ; MELO, M. R. ; POSTALLI, L. M. M. ; BANDINI, C. S. M. . Supressão Condicionada em Ratos: Avaliando a Luz e o Som Como Estimulos Aversivos. In: 43 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju. Resumos de Comunicação Científica apresentados durante a 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013. p. 19-20.

5.
BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. . Surdez e procedimentos de controle de estímulos para usuários de aparelho auditivo. In: 43 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju. Resumos dos cursos apresentados durante a 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013.

6.
SELLA, A. C. ; RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Effects of Visual Prompts on Story Retelling Behaviors. In: 38th Annual Convention of Association of Behavior Analysis International, 2012, Seattle. 2012 Annual Convention, 2012.

7.
BANDINI, H. H. M. ; FRANCA, R. A. ; BANDINI, C. S. M. . Teaching Reading Skills to Deaf Children Using Teaching Software and a Frequency-Modulation System. In: 38th Annual Convention of Association of Behavior Analysis International, 2012, Seattle. Program 2012 Annual Convention, 2012.

8.
BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. . Teaching Reading Skills to Illiterate Adults Using Teaching Software Based on Exclusion and Matching-to-Sample Procedures. In: 38th Annual Convention of Association of Behavior Analysis International, 2012, Seattle. Program 2012 Annual Convention, 2012.

9.
GARCIA, L. T. ; SOUZA, D. G. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Aprendizagem por exclusão em indivíduos com surdez profunda, privados do ensino de linguagem. In: XX Encontro da ABPMC e I Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento, 2011, Salvador. Anais do XX Encontro da ABPMC e do I Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento, 2011.

10.
JAVARROTI, E. S. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. ; GARCIA, L. T. . Avaliação de habilidades lingüísticas de surdos profundos pré-linguais com longo tempo de privação sensorial. In: 26 Encontro Internacional de Audiologia, 2011, Maceió. Anais do 26 Encontro Internacional de Audiologia, 2011.

11.
BANDINI, C. S. M.; FRANCA, R. A. ; BANDINI, H. H. M. . Ensino de leitura e escrita para deficientes auditivos: o uso conjunto de software de ensino e sistemas de freqüência modulada. In: 26 Encontro Internacional de Audiologia, 2011, Maceió. Anais do 26 Encontro Internacional de Audiologia, 2011.

12.
RIBEIRO, D. M. ; SANTANA, F. M. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. . Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias explícitas na narrativa. In: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

13.
PONTES, E. T. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Considerações acerca dos erros em um programa informatizado de ensino de leitura.. In: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

14.
PONTES, E. T. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. ; POSTALLI, L. M. M. . Relação nome-referente: independência funcional entre repertórios de seleção e nomeação. In: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

15.
SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; Oliveira, L. R. B. ; BANDINI, H. H. M. . Teaching Isolated Words: Reading and Its Effects on Handwriting Skills. In: 36th Annual Convention of Association for Behavior Analyis, 2010, San Antonio. Program 2010 Annual Convention, 2010.

16.
BANDINI, C. S. M.; SELLA, A. C. ; Tenório, J. P. ; BANDINI, H. H. M. . Assessment of Reading Generalization Through Play Activities. In: 36th Annual Convention of Association for Behavior Analyis, 2010, San Antonio. Program 2010 Annual Convention, 2010.

17.
SELLA, A. C. ; ROCHA, L. K. H. ; SCHULTZ, A. R. ; DAVALO, B. A. ; FERREIRA, A. C. ; VIEIRA, H. C. ; RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Ensino de recontagem de história: efeitos do uso de dicas. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Resumos de Comunicação Científica da XLReunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

18.
Oliveira, L. R. B. ; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. . Análise do comportamento de escrever, após ensino de leitura de palavras simples da Língua Portuguesa. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

19.
OLIVEIRA, A. G. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. ; RIBEIRO, D. M. . Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias implícitas na narrativa. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

20.
PONTES, E. T. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; POSTALLI, L. M. M. . Nomeação: Independência funcional entre repertórios de falante e de ouvinte. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

21.
Tenório, J. P. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. . Avaliação da generalização de leitura através do uso de atividades lúdicas. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

22.
BANDINI, C. S. M.. Behaviorismo radical e o abandono da noção de 'eu iniciador': o papel do comportamento verbal na construção do homem. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. p. 56-57.

23.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Aspectos conceituais da análise do comportamento não verbal versus análise do comportamento verbal. In: XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

24.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . A criatividade verbal como base da polêmica entre a abordagem chomskyana e o behaviorismo radical de Skinner. In: XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007, Brasília. Anais do XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2007.

25.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Práticas Educacionais no BR: uma educação voltada para a liberdade e a criatividade. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais do XV Encontro XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

26.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . O comportamento novo na abordagem skinneriana do comportamento verbal. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. Anais do XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.

27.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Estudos teóricos sobre tecnologia comportamental em diversos contextos. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. anais do XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.

28.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. das G. de ; FONSECA, M. L. . Controle de estímulos na leitura e o papel de pistas adicionais ao texto. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002.

29.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. das G. de ; FONSECA, M. L. . Avaliação da emergência de leitura generalizada de palavras novas e pseudopalavras após ensino de leitura por meio de micro-computador. In: 53 Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53 Reunião Anual da SBPC, 2001.

30.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. das G. de ; FONSECA, M. L. ; de ROSE, J. C. C. . Emergencia de leitura generalizada como funçào de pistas adicionais ao texto. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. Anais da XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001.

31.
PEÇANHA, D. L. ; BANDINI, C. S. M. . O processo de individuação em crianças portadoras de câncer, consideradas em seu contexto familiar. In: XXX Reunião Anual de Psicologia, 2000, Brasília. Psicologia no Brasil: Diversidade e desafios. Ribeirao Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2000. v. 1. p. 125-126.

32.
Gobato, A. G. ; BANDINI, C. S. M. ; ROCHA, F. S. ; FREITAS, F. L. ; ALMEIDA, M. A. ; de SÁ, A. L. R. . O acesso e permanência do aluno especial na universidade: um estudo a nivel nacional. In: II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 1999, Londrina - PR. II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Editora UEL, 1999. v. 1. p. 235-235.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. C. N. ; LIMA, D. A. C. ; SILVA, S. A. B. ; BANDINI, C. S. M. . Ensino de habilidades de leitura e de escrita para crianças com dificuldades de aprendizagem, na perspectiva da análise do comportamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, C. S. M. ; Sella, A. C. . Análise do Comportamento aplicada aos Transtornos do Espectro do Autismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, D. M. ; CAETANO, T. R. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. . Assessing Story Production and Retelling Repertoires. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SELLA, A. C. ; ANDRADE, M. G. B. ; RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . From Words to Stories: How Are Grammar and Syntax-Related Autoclitics Being Addressed?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. ; SILVA, D. B. . Pesquisa e atendimento a comunidade: Experiências do ensino de leitura para crianças com dificuldades de aprendizagem em Alagoas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, C. S. M. ; RAMOS, D. D. . Desenvolvimento e aprendizagem de habilidades comunicativas em crianças com necessidades educacionais especiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, E. J. G. ; CAJE, S. O. S. ; BANDINI, C. S. M. . Comparação dos desempenhos de leitura e de escrita de crianças expostas a programa de ensino com e sem a presença de tentativas de CRMTS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
OLIVEIRA, B. M. ; BANDINI, C. S. M. . Revisão de literatura sobe procedimentos de ensino de abstração.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BANDINI, C. S. M.; RIBEIRO, D. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. . Estabelecimento de repertórios verbais complexos: de categorias estruturais à contação de histórias originais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FERREIRA, L. M. S. ; RODRIGUES, P. N. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Avaliação de condições de ensino de leitura na presença e na ausência de tentativas de CRMTS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. ; FERREIRA, L. M. S. . Comparison of Spelling Performance of Deaf and Hearing Children After Teaching Reading. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BANDINI, H. H. M. ; RANCIARO NETO, A. ; BANDINI, C. S. M. . Influence of Phonological Awareness and Vocabulary on Reading by Very Low-Income Schoolchildren. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SELLA, A. C. ; RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . ?Good Performance? in Retelling Tasks. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SOUZA, E. A. ; PEREIRA, M. C. ; LIMA NETO, J. M. ; MELO, M. R. ; BANDINI, C. S. M. ; POSTALLI, L. M. M. . Supressão condicionada em ratos: avaliando a luz e o som como estímulos aversivos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA, M. C. ; SOUZA, E. A. ; LIMA NETO, J. M. ; MELO, M. R. ; BANDINI, C. S. M. ; POSTALLI, L. M. M. ; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. . Nomeação: independência funcional entre repertórios de falante e ouvinte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BANDINI, C. S. M.. Intervenção Profissional e Pesquisa na Interface com a Fonoaudiologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FRANCA, R. A. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Ensino Computadorizado de Palavras Complexas da Lingua Portuguesa para Deficientes Auditivos por meio de Sistema FM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SELLA, A. C. ; RIBEIRO, D. M. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; VIEIRA, H. C. . Effects of Visual Prompts on Story Retelling Behaviors. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
FRANCA, R. A. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Teaching Reading Skills to Deaf Children Using Teaching Software and a Frequency-Modulation System. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BRASILEIRO, M. A. ; BANDINI, H. H. M. ; BANDINI, C. S. M. . Elaboração de um procedimento informatizado de ensino de leitura para crianças surdas usuárias de LIBRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. . Teaching Reading Skills to Illiterate Adults Using Teaching Software Based on Exclusion and Matching- to-Sample Procedures. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BANDINI, C. S. M.; FRANCA, R. A. ; BANDINI, H. H. M. . Ensino de leitura e escrita para deficientes auditivos: o uso conjunto de software de ensino e sistemas de freqüência modulada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
GARCIA, L. T. ; SOUZA, D. das G. de ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Aprendizagem por Exclusão em Indivíduos com Surdez Profunda, Privados do Ensino de Linguagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
JAVARROTI, E. S. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; GARCIA, L. T. . Avaliação de habilidades linguisticas de surdos profundos pre-linguais com longo tempo de privação sensorial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
BANDINI, C. S. M.; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. ; Tenório, J. P. . Assessment of reading and handwriting generalization through play activities. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; Oliveira, L. R. B. . Teaching Isolated Words: Reading and its Effects on Handwriting Skills. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
BANDINI, H. H. M. ; BANDINI, C. S. M. ; de ROSE, J. C. C. ; GIL, M. S. C. A. ; SOUZA, D. das G. de . Descrição da primeira experiencia de audição de surdos com longa privação sensoria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. ; PONTES, E. T. ; SELLA, A. C. ; POSTALLI, L. M. M. . Relação nome referente: Independência funcional entre repertórios de seleção e de nomeação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. . Análise do comportamento de escrita manuscrita após ensino de leitura por meio de micro-computador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
PONTES, E. T. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Considerações acerca dos erros em um programa informatizado de ensino de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
OLIVEIRA, A. G. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; Sella, A. C. ; RIBEIRO, D. M. . Programa de Ensino de Identificação de Categorias Estruturais de Histórias Implicitas na Narrativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
RIBEIRO, D. M. ; SANTANA, F. M. ; BANDINI, C. S. M. ; Sella, A. C. ; BANDINI, H. H. M. . Programa de Ensino de Identificação de Categorias Estruturais de Histórias Explicitas na Narrativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
BANDINI, C. S. M.. Behaviorismo Radical e o Abandono da Noção de Eu iniciador: o papel do omportmento verbal naconstrução do homem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
BANDINI, C. S. M.. Porque a Fonoaudiologia é uma ciência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
Tenório, J. P. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; SELLA, A. C. . Avaliação da generalização de leitura através do uso de técnicas lúdicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
OLIVEIRA, A. G. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. . Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias implícitas na narrativa.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
PONTES, E. T. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. . Nomeação: Independência funcional entre repertórios de falante e de ouvinte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
BANDINI, C. S. M.. Behaviorismo radical e o abandono da noção de ?eu iniciador?: o papel do comportamento verbal na construção do homem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
Oliveira, L. R. B. ; BANDINI, H. H. M. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. . Análise do comportamento de escrever, após ensino de leitura de palavras simples da Língua Portuguesa.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
PONTES, E. T. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; BANDINI, H. H. M. ; POSTALLI, L. M. M. . Nomeação: independência funcional entre repertórios de falante e de ouvinte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
OLIVEIRA, A. G. ; BANDINI, C. S. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, H. H. M. ; RIBEIRO, D. M. . Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias implícitas na narrativa.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Questoes Conceituais acerca da Criatividade na Filosofia de B. F. Skinner. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . A Ciência do Comportamento Humano de B. F. Skinner: Críticas e Respostas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
PASCUALON, J. F. ; RIBEIRO, D. M. ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. ; SOUZA, D. das G. de . Avaliação de um programa de ensino de categorias estruturais de histórias para escolares de risco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
PASCUALON, J. F. ; SOUZA, D. das G. de ; SELLA, A. C. ; BANDINI, C. S. M. . Avaliação de um programa de ensino de categorias estruturais de historias para escolares de risco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Aspectos conceituais da análise do comportamento não verbal versus análise do comportamento verbal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . A criatividade verbal como base da polêmica entre a abordagem chomskyana e o Behaviorismo Radical de Skinner. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . A criatividade verbal como base da polêmica entre a abordagem de N. Chomsky e a de B. F. Skinner. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
BANDINI, C. S. M.. O conceito de liberdade: práticas culturais, tecnologia da educação e suas implicações para o fortalecimento da cultura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . Práticas Educacionais no Behaviorismo Radical: uma análise da proposta skinneriana de uma educação voltada para a liberdade e a criatividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
BANDINI, C. S. M.. Tecnologia comportamental no contexto de ensino: favorecimento da aprendizagem e do surgimento de comportamentos criativos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
de ROSE, J. C. C. ; BANDINI, C. S. M. . O comportamento novo na abordagem skinneriana do comportamento verbal. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
BANDINI, C. S. M.. É possível uma explicáção para o surgimento de novas respostas verbais dentro do modelo operante skinneriano?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
BANDINI, C. S. M.; de ROSE, J. C. C. . O surgimento de comportamentos verbais novos: uma análise teórica da variabilidade comportamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

55.
BANDINI, C. S. M.. A vairabilidade verbal: encaminhamentos de uma análise da produtividade do comportamento verbal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

56.
BANDINI, C. S. M.. Questões epistemológicas no BR: o conceito de explicação e uma análise sobre o surgimento de novos comportamentos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
BANDINI, C. S. M.. Uma introdução ao comportamento verbal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. das G. de ; FONSECA, M. L. . Controle de estímulos na leitura e o papel de pistas adicionais ao texto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

59.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. das G. de ; FONSECA, M. L. ; de ROSE, J. C. C. . Emergência de leitura generalizada como função de pistas adicionais ao texto.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

60.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. das G. de ; FONSECA, M. L. . Avaliação da emergência de leitura generalizada de palavras novas e pseudo-palavras após ensino de leitura por meio de micro-computador. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

61.
PEÇANHA, D. L. ; BANDINI, C. S. M. . O processo de individuação em crianças com câncer, consideradas em seu contexto familiar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

62.
BANDINI, C. S. M.; CORSI, Giovana ; CORTEZ, M. B. ; LOPES, C. E. ; de ROSE, J. C. C. . Análise comparativa de uma tarefa de discriminação simples em ratos albinos wistar submetidos a choques controláveis e incontroláveis. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BANDINI, C. S. M.. Dificuldades de aprendizagem: Leitura e Escrita. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
BANDINI, C. S. M.. A prática da Análise Comportamental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
BANDINI, C. S. M.. Aprendizagem Behaviorista na Reabilitação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BANDINI, C. S. M.. Transtornos de Aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BANDINI, C. S. M.; BANDINI, H. H. M. . Surdez e procedimentos de controle de estímulos para usuários de aparelho auditivo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BANDINI, C. S. M.. Tecnologia do Ensino: a Análise do Comportamento na Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
BANDINI, C. S. M.. Análise do Comportamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BANDINI, C. S. M.. Pesquisas recentes e técnicas de ensino de leitura e de escrita. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
BANDINI, C. S. M.. Didática do ensino superior. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
BANDINI, C. S. M.. Epistemologia e História do Behaviorismo Radical. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
BANDINI, C. S. M.. Elaboração de projetos de pesquisa em Análise do Comportamento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BANDINI, C. S. M.. Metodologia Científica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
BANDINI, C. S. M.. Metodologia da Pesquisa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
BANDINI, C. S. M.. Relatório do Projeto Núcleo Informatizado de Estudos da Linguagem - NIEL. 2010. (Relatório de pesquisa).

15.
BANDINI, C. S. M.. Relatório do Projeto Núcleo Informatizado de Estudos da Linguagem - NIEL. 2009. (Relatório de pesquisa).

16.
BANDINI, C. S. M.. A GERATIVIDADE DO COMPORTAMENTO VERBAL: DIVERGÊNCIAS ENTRE AS PROPOSTAS DE B. F. SKINNER E N. CHOMSKY. 2008. (Relatório de pesquisa).

17.
BANDINI, C. S. M.. Filosofia do Behaviorsimo Radical. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
BANDINI, C. S. M.; ROSE, J. C. C. . O comportamento novo na abordagem skinneriana do comportamento verbal. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ROSE, J. C. C. ; BANDINI, C. S. M. . Comportamento Verbal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
BANDINI, C. S. M.. COMPORTAMENTO VERBAL NOVO E COMPORTAMENTO CRIATIVO: UMA ANÁLISE DO VERBAL BEHAVIOR. 2004. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
BANDINI, C. S. M.. Debatedor do Simpósio: A verdade como efetividade: questões conceituais e implicações para a prática clínica. 2008 (Debatedor de Simpósio) .

2.
BANDINI, C. S. M.. Coordenador do Simpósio: Comportamento e Arte: análise de produção de comportamento criativo. 2008 (Coordenador de Simpósio) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BANDINI, C. S. M.; AFONSO, P. B.; POSTALLI, L. M. M.. Participação em banca de Érika Rímoli Mota da Silva. Ensino informatizado de leitura e escrita a adultos com deficiência intelectual da educação de jovens e adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. G.; POSTALLI, L. M. M.; FREITAS, M. C.. Participação em banca de Pauliana do Nascimento Rodrigues. Desempenho em habilidades de consciência fonológica e aquisição de leitura e escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
BANDINI, C. S. M.; SERIO, T. M. P.; DOMENICONI, C.; de ROSE, J. C. C.. Participação em banca de Mariéle de Cássia Diniz Cortez. Correspondencia verbal/nao verbal: efeitos de esquemas de reforçamento e da história de fracasso escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. das G. de; AIELLO, A. L. R.; BANDINI, H. H. M.. Participação em banca de Fabiana Rego Freitas. Independencia e interdependencia funcional no desenvolvimento das habilidades de consciencia fonológica em crianças. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
POSTALLI, L. M. M.; AFONSO, P. B.; BANDINI, C. S. M.. Participação em banca de Érika Rímoli Mota da Silva. Ensino informatizado de leitura e escrita a jovens e adultos com deficiência intelectual. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
BANDINI, C. S. M.; SOUZA, D. das G. de; POSTALLI, L. M. M.; FREITAS, M. C.. Participação em banca de Pauliana do Nascimento Rodrigues. Desempenho em habilidades de consciência fonológica e aquisição de leitura e escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BANDINI, C. S. M.; SILVA, K. R. S.; MIGLIAVASCA, J. S.. Participação em banca de Lais Ferreira da Silva.A pratica do atendimento psicológico e seus desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC.

2.
BANDINI, C. S. M.; VALE, N. G.; SILVA, R. P.. Participação em banca de Amanda Costa Albuquerque e Fernanda L. C. de Lima.Resiliencia como capacidade de reserva na velhice: funções de fatores de risco e fatores protetores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC.

3.
BANDINI, C. S. M.; TEIXEIRA, S.. Participação em banca de Cláudio Francisco M. de Almeida.Os efeitos psicobiológicos da música e sua aplicação terapeutica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Psicologia - CESMAC. Compreendendo a Pratica do Analista do Comportamento. 2017. (Congresso).

2.
Simpósio de Pesquisa e Intercambio Científico - ANPEPP. GT - ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE PROCESSOS SIMBÓLICOS. 2016. (Congresso).

3.
Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - CAIITE. Análise do Comportamento aplicada aos Transtornos do Espectro do Autismo. 2015. (Congresso).

4.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercambio Científico da ANPEPP. Grupo de Trabalho - Análise do Comportamento de Processos Simbólicos. 2014. (Congresso).

5.
43a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Surdez e procedimentos de controle de estímulos para usuários de aparelho auditivo. 2013. (Congresso).

6.
American Speech-Language-Hearing Association - 2013 Convention. Comparison of Spelling Performance of Deaf & Hearing Children After Teaching Reading. 2013. (Congresso).

7.
American Speech-Language-Hearing Association - 2013 Convention. Influence of Phonological Awareness & Vocabulary on Reading by Very Low-Income Schoolchildren. 2013. (Congresso).

8.
Second Eduacation Conference of Association for Behavior Analysis International. Good Performance " in Retelling Tasks. 2013. (Congresso).

9.
XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. A aquisição do comportamento de contar histórias e seu uso no ensino de HS e de leitura. 2013. (Congresso).

10.
38th Annual Convention of ABA International. ?Effects of Visual Prompts on Story Retelling Behaviors?. 2012. (Congresso).

11.
38th Annual Convention of ABA International. Teaching Reading Skills to Deaf Children Using Teaching Software and a Frequency-Modulat ion System. 2012. (Congresso).

12.
38th Annual Convention of ABA International. Teaching Reading Skills to Illiterate Adults Using Teaching Software Based on Exclusion and Matching- to-Sample Procedures. 2012. (Congresso).

13.
II Simposio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. 2011. (Simpósio).

14.
36th Annual Convention ABA Internacional. Teaching Isolated Words: Reading and its Effects on Handwriting Skills. 2010. (Congresso).

15.
36th Annual Convention ABA Internacional. Assessment of reading and handwriting generalization through play activities. 2010. (Congresso).

16.
I Simposio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Análise do comportamento de escrita manuscrita após ensino de leitura por meio de micro-computador. 2010. (Simpósio).

17.
I Simposio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Relação nome referente: Independência funcional entre repertórios de seleção e de nomeação. 2010. (Simpósio).

18.
I Simposio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Descrição da primeira experiencia de audição de surdos com longa privação sensorial. 2010. (Simpósio).

19.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Behaviorismo Radical e o abandono da noção de eu iniciador. 2009. (Congresso).

20.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Análise do comportamento de escrever, após ensino de leitura de palavras simples da Língua Portuguesa. 2009. (Congresso).

21.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Nomeação: independência funcional entre repertórios de falante e de ouvinte. 2009. (Congresso).

22.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias implícitas na narrativa.. 2009. (Congresso).

23.
XII Simpósio de Pesquisa e Pós Graduaçao em Psicologia- ANPEPP/ II Encontro Latino Americano de Intercambio Universitario em Psicologia. 2008. (Simpósio).

24.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Questões conceituais acerca da criatividade na filosofia de B. F. Skinner. 2008. (Congresso).

25.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. A Ciencia do Comportamento de B. F. Skinner: Críticas e Respostas/ Questoes Conceituais acerca da Criatividade na Filosofia de B. F. Skinner. 2008. (Congresso).

26.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Aspectos Conceituais da Análise do Comportamento Não Verbal Versus Análise do Comportamento Verbal. 2007. (Congresso).

27.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. A criatividade verbal como base da polemica entre a abordagem chomskyana e o Behaviorismo Radical de B. F. Skinner/Aspectos conceituais da análise do comportamento nao verbal versus análise do comportamento verbal. 2007. (Congresso).

28.
5 Jornada de Análise do Comportamento - JAC.Criatividade e Variabilidade: aspectos conceituais e experimentais/O conceito de liberdade: práticas culturais, tecnologia da educação e suas implicações para o fortalecimento da cultura. 2006. (Outra).

29.
XI Simpósio de Pesquisa e Pós Graduçao em Psicologia - ANPEPP. 2006. (Simpósio).

30.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Praticas educacionais no Behaviorismo Radical: uma análise da proposta skinneriana de uma educação voltada para a liberdade e a criatividade. 2006. (Congresso).

31.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. O comportamento novo na abordagem skinneriana do comportamento verbal. 2005. (Congresso).

32.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Tecnologia comportamental no contexto de ensino: Favorecimento da aprendizagem e do surgimento de comportamentos criativos. 2005. (Congresso).

33.
I Seminário de Pós graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos.A variabilidade verbal: alguns encaminhamentos de uma análise da produtividade do comportamento verbal. 2004. (Seminário).

34.
XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental/ II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. O surgimento de comportamentos verbais novos: uma análise teórica da variabilidade comportamental. 2004. (Congresso).

35.
XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Controle de estímulos na leitura e o papel de pistas adicionais ao texto.. 2002. (Congresso).

36.
53º Reunião Brasileira da SBPC. Avaliação da emergência de leitura generalizada de palavras novas e pseudo palavras após ensino de leitura por meio de micro computador. 2001. (Congresso).

37.
XXXI Reunião Anual de Psicologia - SBP. Emergencia de leitura generalizada como função de pistas adicionais ao texto. 2001. (Congresso).

38.
IX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Análise comparativa de uma tarefa de discriminação simples em ratos albinos wistar, submetidos à choques controláveis e incontroláveis.. 2000. (Congresso).

39.
XXX Reunião Anual de Psicologia - SBP. O processo de individuação em crianças portadoras de câncer, consideradas em seu contexto familiar.. 2000. (Congresso).

40.
II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. O acesso e permanência do aluno especial na Universidade: um estudo a nível nacional.. 1999. (Congresso).

41.
XXIX Reuniao Anual de Psicologa - SBP. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BANDINI, C. S. M.. Congresso Brasileiro de Psicologia - CESMAC. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Arianne Albuquerque Santos Almeida. Desenvolvimento e verificação do efeito de um programa de educação alimentar e nutricional no conhecimento sobre alimentação saudável no autismo entre pais de crianças autistas.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação na Saúde e Tecnologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Susan Antunes Melro Filha. Avaliação da influencia da quimioteca sobre o estresse de crianças e adolescentes com câncer em tratamento quimioterápico. 2016. Dissertação (Mestrado em Pesquisa em Saúde) - Centro Universitário CESMAC, . Coorientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Karina Monteiro Lima Braga. Reflexões e Práticas no Processo Inicial de Escolarização do Sujeito com Síndrome de Down. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontoneuropsicologia Clínica e Neuropsicologia Clínica Geral) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

2.
Anderson de Almeida Tavares. Resultados do uso do reforço positivo por parte dos gestores. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

3.
Adriana Herculano da Silva. Da coerção ao suicídio: o enfoque analitico comportamental do processo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

4.
Amanda Santos da Silva. Compreendendo o processo da adoção a partir da Análise do Comportamento: um estudo de caso. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

5.
Cinthia Rafaelle Ferreira Lima. Fibromialgia e depressão: uma análise pela ótica do treinamento de habilidades sociais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

6.
Jacinto Pereira de Araujo Neto. Aplicação de um procedimento informatizado de ensino de leitura e escrita de palavras simples com idosos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

7.
Jackelline dos Santos Lima Silva. Análise do Comportamento e sua relação com o Treinamento de Habilidades Sociais com adolescentes.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

8.
Madson Márcio de Farias Leite. A eficácia da Análise do Comportamento no tratamento de pacientes com TOC. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

9.
Paullyana Aparecida Monteiro da Silva. Contribuições da Análise do Comportamento para pais de crianças com problemas comportamentais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

10.
Polyana Lima Barros. As bases do comportamento agressivo na perspectiva Behaviorista Radical. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

11.
Renata Lopes Santos. O Processo de escolha/tomada de decisão 'a luz do BR: um levantamento da produção científica no Brasil de 1999 a 2014. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

12.
Claudiene Deolindo Vital Teixeira. Psicoterapia Comportamental: Análise da Produção Científica Brasileira no Período de 2010 A 2014. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

13.
Sandra Maria Abrantes de Paula. Doenças Respiratórias e Sua Relação Com o Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica Infantil) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

14.
Lívia Vieira de Melo. Bases neurológicas e as atividades ocorridas nas zonas cerebrais de um indivíduo disléxico: revisão da literatura. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica Infantil) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

15.
Layse Maria dos Santos Ferreira. Comparação de desempenho em escrita de crianças surdas e ouvintes após ensino de leitura.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

16.
Josefa Valdenice Barboza Guimarães. Desamparo aprendido: uma análise histórica do conceito de depressão na perspectiva Analítico Comportamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Carla de Assis Santos/ Raiane Carla Gomes dos Santos. Os Processos De Aprendizagem De Crianças Com TDAH. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

2.
Roberta dos Santos Brasiliano/Thainá L. Macknight. A Ansiedade No Processo De Obtenção Da Primeira CNH. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

3.
Edylamysia Tenório Lopes Maria/ Niedja Barros da S. Lima. Família/Escola: Base Familiar Fundamental Para Sucesso Educacional Dos Filhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

4.
Wellington Roberto dos Santos. Abuso sexual infanto juvenil no âmbito intrafamiliar: relato de caso e revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

5.
Wesley Santos Ribeiro/ Welles Santos Vieira. A relação entre os desenhos animados e a construção da personalidade infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

6.
Everaldo Humberto Silva Alves. A estética como instrumento de resgate a autoestima de adolescentes em medidas socioeducativas do Estado de Alagoas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

7.
Brenda Rayanne Medeiros Mota. Psicomotricidade: uma ferramenta positiva para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

8.
Kalliny Chrisny Canuto Oliveira/Ludmila Rafaela Veras Ferrei. A Educação de Jovens e Adultos: motivações que levam a reinserção e permanência do aluno na educação básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

9.
Analinda Silva do Nascimento/Erivânia Limeira Duarte Teixeir. O método fônico na educação inclusiva de crianças com dislexia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

10.
Ana Cristina da Silva Oliveira. Implantação de um programa individualizado de ensino de leitura e de escrita com um jovem com dificuldades de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

11.
Wilma Carala Nogueira de Góes/Talycya Crycya B. Lima Almeida. A criança e a homossexualidade: educação familiar, preconceito e religião na atualidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

12.
Jacyanne Rúbia F. de Souza/Maria Kelliane da Silva Lima. A inclusão de alunos autistas nas escolas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

13.
Alice Silva Santos/ Layra Francyelle Ferreira da Costa. Análise dos Fatores Relacionados ao desempenho escolar de alunos da rede pública e da rede privada de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

14.
Alice Silva Santos/ Layra Francyelle Ferreira da Costa. Análise dos Fatores Relacionados ao desempenho escolar de alunos da rede pública e da rede privada de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

15.
Carleanne Dalboni C. Pacífico/Lilyan Emanuele B. da C. Silva. Relação Professor-Aluno com dificuldades de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

16.
Marcella Paiva de Albuquerque. O uso abusivo do álcool e suas consequências na estrutura familiar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

17.
Paula Emanuelle S. Pinheiro/ Sanny Kelly da Silva Nascimento. Abuso sexual infantil: as consequências na vida adulta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

18.
Leydiane Alexandre de Lira. A contribuição da psicologia para o processo de ensino-aprendizagem da criança autista: uma experiência na área escolar com base na análise do comportamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

19.
Edmilson Sales Tenório. Fracasso Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

20.
Débora Maria dos Santos Antunes. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO BRASIL SOBRE AUTISMO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

21.
Anna Leticia de S Cavalcante e Saulo de Tarso de Oliveira. Comportamento verbal: revisão bibliográfica de artigos nacionais publicados entre os anos de 2009 e 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

22.
Suianne Oliveira dos Santos Cajé. Impactos dos comportamentos acadêmicos e não acadêmicos de professores e alunos na aprendizagem de habilidades de língua portuguesa.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

Iniciação científica
1.
Bruna Machado de Oliveria. Revisão de literatura sobe procedimentos de ensino de abstração.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

2.
Eduardo Jorge Gomes Oliveira. Comparação dos desempenhos em leitura e em escrita de crianças expostas a diferentes condições de ensino de leitura. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

3.
Marília Cerqueira Pereira. Nomeação: independência funcional entre repertórios de falante e ouvinte. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

4.
Elizabethe Alves de Souza. Supressão condicionada em ratos: Um modelo experimental para o estudo da ansiedade. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

5.
Rayssa de Andrade França. Ensino computadorizado de palavras complexas da língua portuguesa para deficientes auditivos por meio de sistema FM. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

6.
Thalyta de Souza Rodrigues. O efeito do uso de dicas no processo ensino de recontagem de historias. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

7.
Aparecida de Fátima Silva Cerqueira. Comparação do desempenho de leitura e de escrita manuscrita de palavras com dificuldades da língua, após o ensino com e sem tarefas de CRMTS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

8.
Kellya Luiza Pereira da Silva. Emergência de escrita manuscrita após ensino de leitura por meio de micro-computador.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

9.
Jackson Italo Tavares da Rocha. Avaliação de um procedimento informatizado de ensino de leitura de palavras complexas para adultos analfabetos ou analfabetos funcionais. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

10.
Jackson Italo Tavares da Rocha. Avaliação de um procedimento informatizado de ensino de leitura de palavras simples para adultos analfabetos ou analfabetos funcionais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

11.
Jaqueline Pimentel Tenório. Avaliaçao da generalizção de leitura através do uso de atividades lúdicas. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

Orientações de outra natureza
1.
Danielle Nunes dos Santos. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

2.
Andressa Laiany C. Soares. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

3.
Paulina de Oliveira Albuquerque. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

4.
Fernanda Lemos Vieira. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

5.
Yuri Gabriel Rocha de Gusmão. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2014. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

6.
Silvya Kelly da Silva Souza. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2014. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

7.
Fábio Roberto Tenório. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2014. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

8.
Jaiani M. de A. Freitas. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2014. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

9.
Ana Cristina da Silva Oliveira. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2014. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

10.
Hugo Góes de Oliveira. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

11.
Januário Marques de Lima Neto. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

12.
Anna Letícia de Siqueira Cavalcante. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

13.
Silvya Kelly da Silva Souza. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

14.
Karen Fernandes de Andrade. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

15.
Wéverky Farias Vieira. Monitoria Disciplina Psicologia Experimental II. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Centro Universitário CESMAC. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.

16.
Emiliane Tayaara Pontes da Silva. Apoio Técnico ao Nucleo Informatizado de Estudo da Linguagem. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Carmen Silvia Motta Bandini.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BANDINI, C. S. M.. Congresso Brasileiro de Psicologia - CESMAC. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:17:19