Gildenor Carneiro dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0814023926904547
  • Última atualização do currículo em 18/03/2017


Possui graduação em Matemática - Licenciatura e Bacharelado, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), Especialização em Matemática (Geometria) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de Mauá "Ribeirão Preto - SP (1974), Mestrado em Matemática, IME-USP (1973 e 1974 - interrompido), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1980), Mestrado em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA (1995), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2006) e Pós-doutorados pelo programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, da UFBA em convênio com a UEFS. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, Líder do grupo EFICAZ - Grupo de Busca de Eficácia em Ações Educativas, desenvolve pesquisa sobre o desenvolvimento da inteligência na faixa etária de zero a dois anos. Tem experiência na docência de Matemática, Psicologia da Educação e História da Educação, e em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação, prática de ensino, e dificuldades de aprendizagem. Tendo lecionado Matemática e Física no Ensino Fundamental e no Ensino Médio no Estado de São Paulo (1970 - 1981) e na Bahia (1982 - 2005), é aposentado pela SEC - BA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gildenor Carneiro dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Gildenor C

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação.
Rua Alvaro Augusto, s/n - Viz a Delegacia
Rodoviária
48700-000 - Serrinha, BA - Brasil
Telefone: (75) 2612168
Fax: (75) 2612168
URL da Homepage: http://www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Religião, sociedade e educação: as ações do padre Demócrito Mendes de Barros em Serrinha(BA): 1950-1992., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Nelson Piletti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Transformações sociais,; Educador, professor, participação; Igreja Católica, padre.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1991 - 1995
Mestrado em Educação Brasileira.
Faculdade de Educação, FACED, Brasil.
Título: O Erro na Aprendizagem de Matemática em uma Perspectiva Construtivista,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Adelia Luiza Portela de Magalhães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem; Categorias de erros; construtivismo; Prática de Ensino - Matemática - Ensino Fundamenta.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1973 interrompida
Mestrado interrompido em 1974 em Mestrado.
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA - USP, IME-USP, Brasil. Orientador: ALFREDO R JONES RODRIGUES.
Coorientador: -.
Ano de interrupção: 1974
Setores de atividade: Educação.
1974 - 1974
Especialização em Especialização em Matemática. (Carga Horária: 300h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Barão de Mauá", FFCLBM, Brasil.
Título: Prova escrita, nota 8,5..
Orientador: Auster Ruzzante.
1975 - 1980
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1969 - 1972
Graduação em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação e Historiografia.
2009 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação e Historiografia.


Formação Complementar


2014 - 2014
I WORKSHOP DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA BAHIA. (Carga horária: 16h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2010 - 2010
O papel da subjetividade nas reflexões sobre a mem. (Carga horária: 6h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2009 - 2009
História social da cultura. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1993 - 1993
A teoria da equilibração de Piaget II: funcionamen. (Carga horária: 120h).
Instituto de Psicologia - USP, IP - USP, Brasil.
1974 - 1974
CÁLCULO AVANÇADO B. (Carga horária: 168h).
Instituto de Matemática e Estatística, IME - USP, Brasil.
1973 - 1973
ÁLGEBRA LINEAR E REPRESENTAÇÃO DE GRUPOS. (Carga horária: 168h).
Instituto de Matemática e Estatística, IME - USP, Brasil.
1973 - 1973
ÁLGEBRA. (Carga horária: 144h).
Instituto de Matemática e Estatística, IME - USP, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor-pesquisador, Enquadramento Funcional: Coordenador Curso Licenciatura em Matemática, Carga horária: 16
Outras informações
Atividade desenvolvida no Campus XI - Serrinha, da UNEB, com turma de 23 alunos em seu 3º ano de curso. Encerrou-se o vínculo em dezembro de 2013.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Estagiário de pós-doutoramento, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 4


Secretaria da Educação do Estado da Bahia, SEC-BA, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações
Aposentado. Professor de Ensino Médio de Matemática.

Atividades

03/1984 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linhas de pesquisa: Avaliação e Metodologias de Ensino; Educação e Desenvolvimento Infantil; Arte e Desenvolvimento do Potencial Humano; Problemas de Aprendizagem e Situações de Risco. Psicologia e educação matemática - dificuldades de aprendizagem em Matemática. Educação Infantil na primeira infância - Desenvolvimento da inteligência; aplicações da Epistemologia Genética na Educação;

Atividades

3/1997 - Atual
Extensão universitária , Universidade do Estado da Bahia, .

Atividade de extensão realizada
Assisitencia para melhorar a aprendizagem de crianças de poucos recursos - bancas públicas.
3/1996 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XI.

Atividade de extensão realizada
Assistencia para melhorar à aprendizagem de poucos recurso.
3/1989 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matematica
Estatistica aplicada a educação
Metodologia e pratica do ensino da matematica
Inicialização a metodologia cientifica
Estrutura e funcionamento do ensino de 1º e 2º grau
3/2000 - 7/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Estado da Bahia, .
3/1997 - 7/1997
Extensão universitária , Universidade do Estado da Bahia, .

Atividade de extensão realizada
Demócrito como o folclore conta essa história.

Conselho Municipal de Educação de Serrinha-BA, CME, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: representante da UNEB, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE
Descrição: Membro do Comitê Científico do NUPE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Integrante / Lícia Maria de L. Barbosa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2012
A Importância do Ensino de História nas Séries Iniciais: uma abordagem bibliográfica (TCC orientanda)
Descrição: Procura-se analisar as práticas do ensino de História do Ensino Fundamental - séries iniciais a partir de pesquisa bibliográfica e verificar a hipótese que verdadeiramente é possível ensinar essa disciplina de maneira conscientizadora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador / Valentina Orientanda Gardênia da Silva Teixeira Ramos - Integrante.
2010 - 2015
DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA NA FAIXA ETÁRIA DE ZERO A DOIS ANOS: O que os educadores podem fazer
Descrição: A partir de pesquisas já realizadas muito tem se esclarecido sobre o processo de construção de conhecimentos nos seres humanos, destacando-se os estudos de Jean Piaget que explicou o funcionamento da inteligência de adultos considerados sábios, baseado principalmente em observações de crianças nos primeiros anos de vida. A teoria da equilibração majorante desse Psicólogo suíço e seus colaboradores tornou claro que a inteligência existe em potencial em qualquer ser humano saudável. Desenvolve-se mais ou menos rapidamente de acordo com as condições a que o indivíduo for submetido. Esta pesquisa, de cunho etnográfico, foi uma investigação sobre a possibilidade de se proporcionar a construção de estruturas mentais diferenciadas, de níveis cognitivos mais elevados em relação a sujeitos não submetidos às mesmas condições e, que a tais estruturas corresponderão sujeitos socialmente conhecidos como ?mais inteligentes?. O pesquisador inserido no ambiente familiar do bebê, esteve envolvido nas ações rotineiras de que fez parte e procedeu a anotações, tomadas de fotos e registros em vídeos, dos fatos que considerou relevantes para os estudos. O objetivo geral foi ressaltar a importância que têm a experimentação, os fatores sociais, afetivos e emocionais, que ocorrem nos anos iniciais da vida, sobre o nível de inteligência do ser humano. E como objetivos específicos: a) Levantar aspectos da teoria de Piaget passíveis de observação na prática; b) Listar atitudes e comportamentos observáveis nos sujeitos, bebês de zero a dois anos; c) Registrar mudanças comportamentais observadas; d) Registrar influências externas no comportamento de bebês; e) Analisar os efeitos da intencionalidade das influências externas no comportamento dos bebês; f) Registrar resultados não previstos e dificuldades que se revelaram; g) Analisar os aspectos afetivos envolvidos nas atividades e nos seus resultados. Foram estipuladas duas etapas de realização: Etapa A: A.1 ? Realização da pesquisa em projeto pi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador / Zoraya Marques - Integrante / Kátia Jane Cardoso - Integrante / Ivonete Barreto de Amorim - Integrante / Maria Elizângela Ramos Junqueira - Integrante / Darluce Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2013
Bullying homofóbico: Consequências (TCC de orientanda)
Descrição: Trata-se de uma pesquisa para conclusão do curso de graduação em Pedagogia e investiga a relação entre existência de Bullying e baixo rendimento em aprendizagens em escolas do município de Serrinha - BA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador / Marisa da Anunciação (Orientanda) Carneiro - Integrante.
2010 - 2012
Violência na escola: ações preventivas (TCC de orientanda)
Descrição: Trabalho de conclusão de curso em que a discente pretende analisar a relação entre existência de Bullying e ações dirigidas à sua prevenção. Procura verificar se ocorrem bullying e qual a reação das professores ante os fatos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador / Simone Nunes de Lima (orientanda) - Integrante.
2010 - 2012
Indisciplina: ações pedagógicas frequentes (TCC de orientanda)
Descrição: Pretende compreender o conceito de disciplina, comprará-lo com o aceito pelas professoras em exercício em determinada escola e procura verificar qual a relação entre indisciplina e falta de aproveitamento escolar em uma escola de Ensino Fundamental I..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador / Noêmia de Brito Souza - Integrante.
2010 - 2012
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SERRINHA - BA: 1952-1971
Descrição: A pesquisa procura levantar dados para a compreensão de como se deu a qualificação dos professores que atuaram com a disciplina Matemática, no período de 1952 a 1970 e, qual a participação da implantação da Matemática Moderna nesse processo. Foram ouvidos ex-professores(as) da disciplina, hoje aposentados(as), e consultados documentos escritos, relativos ao assunto. Este estudo se insere em outro mais amplo, intitulado A modernização da matemática em instituições escolares baianas (1942-1976), do grupo de pesquisa História das Ciências no Brasil, com ênfase na Bahia liderado na UFBA pelo professor Dr. André Luís Mattedi Dias, cujas publicações servirão de fundamentação teórica para a pesquisa, juntamente com Antônio Nóvoa e Denice Catani, no que se refere à profissionalização docente. Para divulgação do resultado será elaborado um artigo, além de realização de seminários, no ano letivo de 2012. Palavras chave: Capacitação Docente ? Matemática Moderna ? Não Licenciados ? História da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
ENCONTROS PELA EFICÁCIA EM EDUCAÇÃO: que pesquisas fazemos
Descrição: As ações que compõem a atividade docente, tais como, planejamento, procedimentos didáticos, avaliações, registros, participação em reuniões etc, são passíveis de serem eficazes ou não. Sempre que se constata que foram atingidos os objetivos que desencadearam a ação educativa, no prazo de que se dispunha, presume-se que houve eficácia. Buscar eficácia é estar lutando principalmente pela qualidade do ensino público no sentido de garantir a inclusão social e possibilitar a discussão ampla dos fenômenos que atravancam os bons resultados das ações educativas. Desejamos estar atentos ao produto que nossas escolas estão disponibilizando na sociedade após dois, três, oito, ou até onze anos de trabalhos, prestando serviços àqueles que delas necessitam. Entre as ações a serem desenvolvidas pelo grupo está sendo proposto: 1) encontros para trocas de experiência; 2) cursos de formação continuada para docentes e outros possíveis educadores; 3) colóquios em que docentes e estudantes possam compartilhar suas descobertas, dirimir suas dúvidas e incertezas pedagógicas e propor encaminhamentos; 4) contribuir para a inclusão social através da alfabetização conscientizadora e tornando um fato concreto essa inclusão para os sujeitos com necessidades educativas especiais. Através dessas ações será possível fazer um levantamento de temas para pesquisas, que irão ao encontro das necessidades da sociedade próxima dos componentes da comunidade acadêmica do Campus XI da UNEB. Simultaneamente, serão dados a conhecer os resultados das pesquisas já realizadas pelo Grupo Eficaz e outros que se interessem em fazer apresentação nos Encontros programados, sendo que até 2012 foram realizados cinco encontros. O primeiro, em 24 de setembro de 2009, com o tema Educação de Jovens e Adultos (EJA): Diagnóstico e programa"; o segundo encontro foi realizado em 30 de setembro de 2009, com o tema "Contribuições da Arte para a eficácia em educação"; o terceiro encontro, realizado em 03 de dezembro de 2009.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador / Julieta Lisboa Santos - Integrante / Jusceli Maria Oliveira de C.Cardoso - Integrante / Gildemar Carneiro dos Santos - Integrante / Celeste Carneiro - Integrante / Ivan dos Reis Cardoso - Integrante / Maria Elizângela Ramos Junqueira - Integrante / Paulo José Pereira dos Santos - Integrante / Maria Amélia Silva Nascimento - Integrante / Katiúscia dea Silva Santos - Integrante / Joselita Alves Gabriel da Silva - Integrante / Darluce da Silva Oliveira - Integrante / Madryraci Ferreira Coutinho - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Remuneração / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
2006 - 2013
TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES DE POUCOS RECURSOS
Descrição: A pesquisa está sendo realizada no Departamento de Educação Campus XI, da UNEB, em Serrinha, com o objetivo de levantar um diagnóstico de estudantes egressos de uma atividade de extensão realizada anteriormente, no período de 1994 a 2002, permite conhecer diferentes possibilidades de trajetória escolar de jovens de famílias de poucos recursos financeiros, e suas situações com relação à matrícula escolar. Para tanto são selecionados estudantes que cursaram 3ª ou 4ª em uma das versões da atividade de extensão, que tiveram maiores freqüências entre os participantes do projeto. Não se costuma encontrar todos ainda matriculados na série prevista de acordo com o tempo transcorrido. São feitos levantamentos junto às escolas onde estavam estudando anteriormente e nas outras onde poderiam estar matriculados no momento da pesquisa. O conceito que as comunidades a que pertencem têm de ?escolarização? e ?demanda escolar? foram temas que suscitaram novos estudos. Os fatores que levam estudantes a terem sua trajetória escolar alterada estão sendo percebidos, bem como a constatação de uma relação entre dificuldades de aprendizagem na 3ª ou 4ª série do Ensino Fundamental e matrícula posterior em cursos como os que até recentemente foram denominados de ?aceleração? da aprendizagem. Os resultados estimulam a que se retorne a atividade de extensão como a citada acima, em que se objetiva proporcionar acompanhamento docente e assistência social a estudantes para que eles tenham maiores possibilidades de sucesso e inclusão social. Atividade assim foi objeto de inscrição de projeto pelo Edital nº 05/2010 para o ProExt do MEC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador / Julieta Lisboa - Integrante / Cíntia de Jesus Araújo - Integrante / Mary Valda Sales - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2006
Investigação pedagógica sobre um professor e padre que contribuiu para transformações sociais em Serrinha-BA: 1950-1991
Descrição: O projeto pretendeu comprovar que as ações praticadas pelo padre Demócrito Mendes de Barros, também professor fundador do Ginásio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha-Ba, aglutinando pessoas e promovendo ações sociais, deveram-se ao fato de ele ser educador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Curso de extensão: Mães Educadoras: desenvolvimento da inteligência em bebês
Descrição: curso de extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador.
2016 - Atual
Atividade: Desenvolvimento Da Inteligência em bebês:interagindo saberes da universidade com educadoras de bebês
Descrição: Acompanhamento de bebês juntamente com a mãe/cuidadora.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador.
2013 - 2013
Curso de extensão: Pesquisa Etnográfica Aplicada à Psicologia da Educação: contribuições para melhorar a aprendizagem
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador.
2013 - 2013
Curso de Extensão: VIVENCIANDO O Q: dos números naturais aos racionais
Descrição: Foi um curso de Carga Horária 80h, a metodologia aplicada permitiu descobertas e vivências por parte dos discentes, eles puderam ter contato com definições, conceitos e propriedades matemáticas sem que estivessem sob alguma forma de pressão com relação ao tempo disponível, a aspectos avaliativos, nem comparações ou hierarquia de conhecimentos no decorrer das aulas. Através das oficinas puderam ter momentos de lazer, expressarem-se artisticamente, e terem uma nova forma de compreenderem a matemática, de fazerem matemática. Através das palestras realizadas puderam conhecer e interagir com outras pessoas que fazem uso de matemática profissionalmente ? uma arte terapeuta e professora aposentada, e um professor de Física de ensino superior. O material disponibilizado (Papel ofício, cadernos, lápis de cor, lápis hidrocor, bem como os equipamentos (Note book, data show, réguas, compassos, barbante) foram oportunos e contribuíram para o desenvolvimento das aulas. Foi possível cumprir a programação e ter trabalhado todos os conteúdos previstos. Os objetivos específicos foram atingidos e o objetivo geral terá mais possibilidade de ser alcançado através da ação multiplicadora dos vinte e três que concluíram o curso: ?contribuir para que um maior número de pessoas passe a compreender tópicos fundamentais da matemática?. Nas atividades práticas constatei maneiras inovadoras de solucionar problemas ou resolver questões propostos o que denota compreensão do conteúdo envolvido..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador / Maria Celeste Carneiro dos Santos - Integrante / Rosilene Trabuco de Oliveira - Integrante.
2012 - 2012
Curso de extensão: Epistemologia Genética: Construção da inteligência em crianças de zero a dois anos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Gildenor Carneiro dos Santos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Transdisciplinar Uma oportunidade para o Livre Pensar


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: História da Educação (UFPel)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Metodologia de Ensino de Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Psicologia da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: História da Educação e Historiografia.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Bem.


Prêmios e títulos


2011
Amigo da Turma, Colegiado de Pedagogia/Universidade do Estado da Bahia - Campus XI.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Gildenor C2014SANTOS, Gildenor C; CARNEIRO, C. . Artes e Matemática. Revista Transdisciplinar, v. 3, p. 9-17, 2014.

2.
SANTOS, Gildenor C2003SANTOS, Gildenor C. O erro na aprendizagem em uma perspectiva conseqüente. Revista AGAVE, Salvador - BA, v. 1, p. 39-48, 2003.

3.
SANTOS, Gildenor C1996SANTOS, Gildenor C; SANTOS, Stella R. dos . O ERRO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA. Revista FAEEBA, v. 6, p. 135-145, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, Gildenor C. Escolas e transformação social em Serrinha (1950-1991) In: História e Memória da educação na Bahia: fortalecendo redes de pesquisa. 1. ed. Salvador - BA: EDUNEB, 2012. v. 10. 400p .

2.
SANTOS, Gildenor C; RIBEIRO, W. . Reflexões sobre Educaçào na Prática Escolar. 1ª. ed. Salvador: Editora da Uneb, 2002. v. 01. 84p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, Gildenor C. Poema - Recado de Alegria. O Fuxico, p. 16 - 16, 30 maio 2016.

2.
SANTOS, Gildenor C. Poesia - DOMINGO QUENTE. FUXICO, UEFS / Feira de Santana, p. 16 - 16, 29 jul. 2008.

3.
SANTOS, Gildenor C. O erro na aprendizagem em uma perspectiva conseqüente. Revista AGAVE, Salvador, p. 39 - 48, 22 jun. 2003.

4.
SANTOS, Gildenor C. O erro na aprendizagem de Matemática: uma abordagem construtivista. Revista da FAEEBA, Salvador, , v. II, p. 135 - 145, 19 jul. 1992.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Gildenor C. Avaliação, critérios e qualidade de ensino. In: IV Forum Internacional de Educação, 2004, Natal. As múltiplas faces dos sujeitos da educação e os processos de construção do conhecimento. João Pessoa: Editora Universitária, 2004. v. Único. p. 266-268.

2.
SANTOS, Gildenor C. Experiências para alfabetização Matemática. In: IV Encontro Paulista de Educação Matemática, 1996, Sao Paulo. Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. Sao Paulo: Atual Editora, 1996. v. unico. p. 416-417.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Gildenor C; MENEZES, J. M. . FUNCIONAMENTO DOS GINÁSIOS NO INTERIOR DA BAHIA ENTRE AS DÉCADAS DE 1950 E 1970 E SUAS INTERDEPENDÊNCIAS COM OS PARTIDOS POLÍTICOS: O CASO DE SERRINHA. In: XI Colóquio de História da Educação na Bahia, realizado pelo Grupo Memória da Educação na Bahia, 2012, Salvador. Revista Metáfora Educacional. Feira de Santana: Valdeci dos Santos, 2010. v. 12.

2.
CARNEIRO, C. ; SANTOS, Gildenor C . ARTE E NEUROCIÊNCIA: desenho, interatividade e desenvolvimento pessoal. In: VI SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENHO, CULTURA E INTERATIVIDADE e II COLÓQUIO INTERNACIONAL DESENHO, REGISTRO E MEMÓRIA VISUAL, 2010, Feira de Santana. Livro de Resumo [do] VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade. II Colóquio Internacional Sobre Desenho, Registro e Memória Visual: Tempo Cultura Linguagem - Livro de Resumos. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2010. v. Único. p. 38-38.

3.
SANTOS, Gildenor C. Projeto social em Paulo Freire. In: IX Colóquio de História da Educação na Bahia e I Encontro Regional de Pesquisa em Educação, 2007, Sr. do Bonfim. IX Colóquio de História da Educação na Bahia e I Encontro Regional de Pesquisa em Educação. Sr do Bonfim: (Reprografia/UNEB/Departamento de Educação), 2007. v. unico.

4.
SANTOS, Gildenor C. Aproveitamento e evasão escolar, algumas considerações sobre as 7ª séries do noturno e o processo de avaliação. In: I Seminário Internacional de Pesquisa em Eduação Matemática, 2000, Serra Negra. Anais do I Seminário Internacional de Pesquisa em Eduação Matemática. Sao Paulo: Capes, 2000. v. unico. p. 336-340.

5.
SANTOS, Gildenor C. Tratamento diferenciado para diferentes categorias de erros. In: IV Encontro Paulista de Educação Matemática, 1996, Sao Paulo. Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. Sao Paulo: Atual Editora, 1996. v. unico. p. 310-315.

6.
SANTOS, Gildenor C. Desafio: observação de uma aula de 4ª série. In: IV Encontro Paulista de Educação Matemática, 1996, Sao Paulo. Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. Sao Paulo: Atual Editora, 1996. p. 399-400.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, Gildenor C; CARNEIRO, C. . Arte e Neurociência: desenho, interatividade e desenvolvimento pessoal. Sitientibus (UEFS), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Gildenor C. Inteligência em Construção: contribuição para o desenvolvimento nos primeiros anos de vida.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, Gildenor C. Avaliação e Busca de Eficácia: uma necessidade no ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, Gildenor C. DIFERENTES FORMAS DE LER O MUNDO E SUAS IMPLICAÇÕES NO QUE FAZER DOCENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, Gildenor C. Desenvolvimento da Inteligência na Faixa Etária de Zero a Dois Anos: o que os educadores podem fazer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, Gildenor C. Dificuldades de Aprendizagem: fatores externos ao aluno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, Gildenor C. Formação de professores e a implantação da Matemática Moderna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, Gildenor C; CARNEIRO, C. . ARTE E NEUROCIÊNCIA: desenho, interatividade e desenvolvimento pessoal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, Gildenor C. FUNCIONAMENTO DOS GINÁSIOS NO INTERIOR DA BAHIA ENTRE AS DÉCADAS DE 1950 E 1970 E SUAS INTERDEPENDÊNCIAS COM OS PARTIDOS POLÍTICOS: O CASO DE SERRINHA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, Gildenor C. A CULTURA E O GOSTO PELA MATEMÁTICA: o que se passa?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, Gildenor C. Diretrizes de avaliação na SEC: uma novidade posta em prática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, Gildenor C. ASSISTÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, Gildenor C. Avaliações e Dificuldades de Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, Gildenor C; Bolsista de extensão . Trajetória Escolar de Estudantes de Poucos Recursos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, Gildenor C. Projeto social em Paulo Freire. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, Gildenor C. GATTAI: história de uma mulher. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SANTOS, Gildenor C. Mesa-redonda: Educação, Cultura e Liberdade em Paulo Freire. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SANTOS, Gildenor C. Formação dos Professores em Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS, Gildenor C. DEMÓCRITO M. DE BARROS: contribuições de um educador para transformações sociais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, Gildenor C; MORGADO, S. ; SILVA, C. D. . Estatuto e Plano de Cargos e Remuneração dos Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Serrinha-BA. 2014.

2.
SANTOS, Gildenor C. Plano de Cargos e Salários: revisão e atualização de proposta. 2008.

3.
SANTOS, Gildenor C. Regimento Escolar Comum da educação Infantil e da Educação Básica do Município. 2008.

Processos ou técnicas
1.
SANTOS, Gildenor C. Divisões do círculo: uma forma de compreender a redução de frações a um mesmo denominador. 2010.

2.
SANTOS, Gildenor C. Dobraduras em papel para a compreensão de FRAÇÕES. 2010.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Gildenor C. Necessidade de avaliar, alguns pressupostos teóricos, outros legais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para utilização em sala de aula).

2.
SANTOS, Gildenor C; OLIVEIRA, R. T. . Pesquisa Etnográfica Aplicada à Psicologia da Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, Gildenor C; OLIVEIRA, R. T. . Vivenciando o Q: dos números naturais aos racionais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, Gildenor C. Epistemologia Genética: construção da inteligência em crianças de zero a dois anos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, Gildenor C; OLIVEIRA JUNIOR, J. P. . Programa de Formação de novos quadros de Dirigentes Cooperativistas e Sociais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTOS, Gildenor C. Retrato de Paulo Freire. 2007. (Retrato com texto - Pôster).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, Gildenor C. Retrato de Paulo Freire. 2007. Pintura.

Demais trabalhos
1.
SANTOS, Gildenor C. Um pouco de história da História da Educação. 2005 (Texto para utilização em sala de aula) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, Gildenor C; JESUS, W. P.; MUSSI, A. A.. Participação em banca de Anny Karine Matias Novaes Machado. REDESENHANDO O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: O caso do ProEMI na Escola Educandário Oliveira Brito. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
DIAS, A. L. M.; SANTOS, Gildenor C; BORGES, Regina M Rabello; OLIVEIRA, A. M. P.. Participação em banca de MARIANA MORAES LOBO PINHEIRO RAMOS. Modernização da Matemática na Bahia: a experiência com classes-piloto no Colégio Estadual da Bahia - Central (1966-1969). 2012. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal da Bahia.

3.
DIAS, A. L. M.; SANTOS, Gildenor C; SANTOS, I. B.; SOUZA, C. S.; BRITO, G. M.. Participação em banca de Irani Parolin Santana. Modernização da Matemática nas Escolas de Vitória da Conquista: a trajetória e a contribuição dos professores de Matemática. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
SANTOS, Gildenor C; CARVALHO, M.I.S.S.; BRITO, M.R.G.; BARBOSA, J.C.; GONÇALVES, T.O.. Participação em banca de Narciso das Neves Soares. FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: o curso de Pedagogia nos Municípios de Irecê e Tapiramutá. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Gildenor C; MARQUES, Z.; OLIVEIRA, A. L. C.. Participação em banca de Marisa da Anunciação Carneiro.Consequências do bullying para a aprendizagem de escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, Gildenor C; MARQUES, Z.; OLIVEIRA, A. L. C.. Participação em banca de Carla Silva Ferreira de Oliveira.Desenvolvimento das competências emocionais para aprendizagem nas crianças da pré-escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, Gildenor C; OLIVEIRA, Nadjane; SANDES, Liliane. Participação em banca de Fernanda Araújo de Matos.BULLYING no contexto escolar: papel do professor para prevenção em uma escola municipal de Serrinha-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
Orientadora; SANTOS, Gildenor C. Participação em banca de Maria Betânia Correira de Araújo.Inclusão de crianças com Síndrome de Down em classes regulares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
Orientadora; SANTOS, Gildenor C. Participação em banca de Maria Jucélia Lima Ferreira.COORDENADOR PEDAGÓGICO: contribuições para a prática docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, Gildenor C. Participação em banca de MAYANNA QUEIROZ DE SANTANA.Educação regular e educação especial: é possível conviver?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, Gildenor C. Participação em banca de Valéria Celis Borges.Inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas municipais de Irará. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SANTOS, Gildenor C. Participação em banca de Silda da Cruz.Aprendizagem da linguagem escrita por crianças com síndrome de Down da APAE de Feira de Santana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
LISBOA, J. Orientadora; SANTOS, Gildenor C. Participação em banca de Daiane da Silva Barbosa.O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: um estudo no contexto de classes de Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PIMENTEL, S. C.; JESUS, W. P.; SANTOS, Gildenor C. Promoção na carreira docente para a classe de Adjunta da professora Elizabete P. Barbosa dos Santos. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
PIMENTEL, S. C.; JESUS, W. P.; SANTOS, Gildenor C. Promoção na carreira docente para a classe de Adjunta da professora Elizabete P. Barbosa dos Santos. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
PIMENTEL, S. C.; JESUS, W. P.; SANTOS, Gildenor C. Promoção na carreira docente para a classe de Adjunta da prof. Maria de Lourdes Haywanon S Araújo. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
SANTOS, Gildenor C; JESUS, W. P.; SANTOS, D. F.. Promoção funcional de Professor Adjunto para Titular. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Concurso público
1.
CARNEIRO, G. Banca Examinadora; ANDRADE, E. R.; RESSURREICAO, T.; SANTOS, Gildenor C. Concurso Público para Admissão de Professor Assistente - Edital 037/2011. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, Gildenor C; PEREIRA, A. C. S. O.; CARDOSO, G. M. M.. História da Educação/História da Educação Brasileira/Políticas Públicas. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

3.
PEREIRA, A. C. S. O.; CARDOSO, G. M. M.; SANTOS, Gildenor C. Seleção Pública para Professor Substituto. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
SANTOS, Gildenor C; PEREIRA, C. R. P.; ALMEIDA, J. S. C.. Seleção de monitoria de ensino. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, Gildenor C. Comitê Científico do VI Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE- Departamento de Educação-Campus XI. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, Gildenor C; CARVALHO, M.I.S.S.; BRITO, M.R.G.; BARBOSA, J.C.; GONÇALVES, T.O.. Defesa de Tese: Formação em exercício de professores que ensinam Matemática: o curso de Pedagogia nos Municípios de Irecê e Tapiramutá. 2013. Universidade Federal da Bahia.

4.
SANTOS, Gildenor C; BAIARDI, A.; RIOS, Diogo F.. Promoção Funcional de Professor Auxiliar para Adjunto/Janúzia Souza Mendes. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, Gildenor C; DIAS, A. L. M.; OLIVEIRA, A. M. P.; BORGES, Regina M Rabello. Dissertação de Mestrado: Modernização da Matemática na Bahia: a experiência com classe-piloto no Colégio Estadual da Bahia - Central (1966-1969). 2012. Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia.

6.
SANTOS, Gildenor C; OLIVEIRA, A. M. P.; RIOS, Diogo F.. Promoção de Professor Assistente para Adjunto/Ana Virgínia de Almeida Luna. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
SANTOS, Gildenor C; OLIVEIRA, A. M. P.; RIOS, Diogo F.. Promoção de Professor Assistente para Adjunto/Eliene Barbosa Lima. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

8.
SANTOS, Gildenor C; FONTES, I. S.; SOUZA, M. L.. Relatório de Dedicação Exclusiva de Professora Adjunta. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, Gildenor C; RIOS, C. F. M.. TCC - O TRATAMENTO DADO À GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO COL EST LEOBINO CARDOSO RIBEIRO. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTOS, Gildenor C. TCC - AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE / UEFS: contribuições e importância para os idosos. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

11.
OLIVEIRA, J. M. A.; PEREIRA, A. M.; SANTOS, Gildenor C. Comissão avaliadora do artigo "A Individualidade em Rousseau". 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

12.
FERREIRA, C. A. L.; WANDERLEY, L. C. L.; SANTOS, Gildenor C. Comissão avaliadora do processo de promoção na carreira da classe de professor auxiliar para assistente. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

13.
FERREIRA, C. A. L.; WANDERLEY, L. C. L.; SANTOS, Gildenor C. Comissão avaliadora do processo de promoção na carreira da classe de professor auxiliar para assistente. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

14.
SANTOS, Gildenor C; FERREIRA, C. A. L.; WANDERLEY, L. C. L.. Comissão avaliadora do processo de promoção na carreira da classe de professor assistente para adjunto. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

15.
SANTOS, Gildenor C. Comissão Científic a do II Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE/Campus XI. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

16.
SILVA, A. C. F.; PEREIRA, A. M. S.; SANTOS, Gildenor C. Comissão avaliadora do processo de promoção na carreira da classe de Auxiliar para Assistente. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Interdisciplinar de Pedagogia (SINPED) - Cursos e percursos curriculares: a Pedagogia em questão.Educação na perspectiva da primeira infância. 2016. (Seminário).

2.
VII Seminário de Pesquisa e Extensão no NUPE - Departamento de Educação - Campus XI/UNEB.Mães Educadoras: uma proposta de extensão vinculada à pesquisa. 2016. (Seminário).

3.
VII Seminário de Pesquisa e Extensão no NUPE - Departamento de Educação - Campus XI/UNEB.Desenvolvimento da Inteligência em Bebês na Faixa Etária de 0 a 2 Anos. 2016. (Seminário).

4.
Jornada Pedagógica - Currículo, docência e formação: tensões e desafios. 2015. (Seminário).

5.
Funções e outras relações, representações, modelização e raciocínio do estudante no Ensino Fundamental/Ciclo de Palestras do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática. 2014. (Seminário).

6.
II Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal (SEJATIS).FRAÇÕES: vivenciando o conjunto dos números racionais (Q). 2014. (Seminário).

7.
I Workshop de Educação Matemática da Bahia - IAT. 2014. (Encontro).

8.
VI Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE-Departamento de Educação- Campus XI.O conjunto Q: Formas de Conhecer o Conjunto dos Números Racionais. 2014. (Seminário).

9.
VI Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE- Departamento de Educação-CampuXI.Tangran; Fração e Formas Geométricas juntas para um aprendizado possível. 2014. (Seminário).

10.
III Fórum de Diretores da UNEB. 2013. (Encontro).

11.
Currículos pensadospraticados no cotidiano da escola/II (IN) FORMACCE - Encontro de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação. 2012. (Encontro).

12.
V SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO NUPE - Campus XI/UNEB.Desenvolvimento da inteligência na faixa etária de zero a dois anos: o que os educadores podem fazer. 2012. (Seminário).

13.
V Seminário do NUPE.V Seminário do NUPE. 2012. (Seminário).

14.
V Encontro Estadual de HISTÓRIA ANPUH-BA - CH de 60 h.Funcionamento dos Ginásios no Interior da Bahia entre as décadas de 1950 e 1970 e suas interdependências com os partidos políticos: o caso de Serrinha. 2010. (Encontro).

15.
VIII Jornada de Avaliação Institucional da UNEB. 2010. (Seminário).

16.
VI SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENHO, CULTURA E INTERATIVIDADE e II COLÓQUIO INTERNACIONAL DESENHO, REGISTRO E MEMÓRIA VISUAL.ARTE E NEUROCIÊNCIA: DESENHO, INTERATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO PESSOAL. 2010. (Seminário).

17.
V SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNEB. 2010. (Seminário).

18.
III Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE/Campus XI.A implantação da Faculdade de Educação de Serrinha - FES/Evolução da autonomia de uma instituição pública. 2008. (Seminário).

19.
Seminário Sobre Regimento Escolar e Qualidade de Ensino.Organização e coordenação. 2008. (Seminário).

20.
Simpósio de Educação Básica, articulação Educação Básica e Universidadee, Reunião de intercâmbio GT1s - ANPED.Diretrizes de avaliação na SEC: uma novidade posta em prática. 2008. (Simpósio).

21.
II Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE/Campus XI.Coordenação de um Espaço de Diálogos e Práticas. 2007. (Seminário).

22.
II Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE/Campus XI.Comissão Científica. 2007. (Seminário).

23.
II Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE/Campus XI.Espaço de Diálogos e Práticas. 2007. (Seminário).

24.
IX Colóquio de História da Educação na Bahia e I Encontro Regional de Pesquisa em Educação.Retrato de Paulo Freire (com texto). 2007. (Encontro).

25.
MEMÓRIA, (AUTO) BIOGRAFIA E DIVERSIDADE.GATTAI: uma história de mulher. 2007. (Simpósio).

26.
Semana de Educação e Matemática.Palestra:"Formação dos Professores de Matemática". 2007. (Encontro).

27.
VI Colóquio de Professores de História da Educação da UNEB.História da profissão docente, de missionário a celetista. 2004. (Outra).

28.
Seminário de História da Educação do REDEMEMO.História da História da Educação. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, Z. M. O. ; FONTES, I. ; SANTOS, Gildenor C . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, DEDC/UNEB Campus XI. 2015. (Outro).

2.
SANTOS, Gildenor C; FONTES, I. S. . Exposição Fotográfica - Biritinga e Ahi?!. 2015. (Exposição).

3.
BARBOSA, L. M. L. ; MONTEIRO, N. M. ; SANTOS, Gildenor C . VI Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE - Departamento de Educação- Campus XI. 2014. (Outro).

4.
SANTOS, Gildenor C. Coordenador de EDP - VI Seminário de Pesquisa e Extensão do NUPE - Departamento de Educação/Campus XI. 2014. (Outro).

5.
SANTOS, Gildenor C. Parecerista: IV Seminário Paulo Freire intitulado " O Sucateamento da Educação Pública:desafios e possibilidades para uma educação de qualidade. 2013. (Outro).

6.
SANTOS, Gildenor C. V Seminário do NUPE: "Ciência, Tecnologia e Educação - em busca de interfaces. 2012. (Outro).

7.
SANTOS, Gildenor C. VI Encontro pela Eficácia em Educação - Metodologias para Ensino nos Anos Iniciais. 2012. (Outro).

8.
SANTOS, Gildenor C; SOARES, N. N. . Seminários Temático III - Matemática: Desafios e Possibilidades - Álgebra, dos monômios à fórmula resolvente de uma equação do segundo grau.. 2011. (Outro).

9.
SANTOS, Gildenor C; Orientadora . Seminário Temático II: A aprendizagem e os fatores externos ao aluno. 2011. (Outro).

10.
EFICAZ, G. ; SANTOS, Gildenor C ; CARNEIRO, C. ; SANTANA, J. O. ; CARNEIRO, J. L. ; CIRCUNSISAO, C. A. C. ; LIMA, E. C. ; LOPES, A. P. A. ; OLIVEIRA, Ocicleide A. ; PEREIRA, E. F. ; SANTOS, G. C. ; SENA, R. A. ; CARDOSO, I. R. . Ciclo de Debates - Encontros para Eficácia. 2010. (Outro).

11.
SANTOS, Gildenor C. Coordenador da Sessão de Comunicação durante o IV Seminário do NUPE/Campus XI - Serrinha. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
PAULO JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS. Família e escola educando para a vida. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - NOVVUS3 EDUCAÇÃO/UNIVERSIDAD DEL SALVADOR. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MEIRE LÚCIA SILVA CAPISTRANO. EPISTEMOLOGIA GENÉTICA NAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA A PRÉ-ESCOLA: a realidade de Serrinha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

2.
Marisa da Anunciação Carneiro. Consequências do bullying para a aprendizagem de escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

3.
Carla Silva Ferreira de Oliveira. Desenvolvimento das competências emocionais para aprendizagem nas crianças da pré-escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

4.
Valentina Gardênia da Silva Teixeira Ramos. A Importância do Ensino de História nas Séries Iniciais: uma abordagem bibliográfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

5.
Geisa Silva de Jesus. Relação Família Escola: integração em prol da aprendizagem do aluno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

6.
Simone Nunes de Lima. Violência na escola: ações preventivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

7.
Fernanda Araújo de Matos. Bullying no contexto escolar: papel do professor para a prevenção em uma escola municipal de Serrinha-BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

8.
Noêmia de Brito Souza. Indisciplina escolar: prática pedagógica correspondente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

9.
Maria Taiane Carvalho. Centro de Referência da Mulher Dandara: as brincadeiras e suas linguagens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

10.
CRYS ROBERT DE SOUZA LEMOS. Situações de violência no cotidiano de uma escola municipal de Serrinha - BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

11.
NIVALDO JOSÉ DOS SANTOS. EDUCAÇÃO E TRÂNSITO: aspectos educativos no processo de formação de motorista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

12.
Adriana de Santana Silva. HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: REGULAMENTAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

13.
Marineide de Jesus Miranda. PAIS/RESPONSÁVEIS E ESCOLA: UMA RELAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

14.
Angélica Gimenes Naranjos. DESENHANDO O APRENDER: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA E LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

15.
Patrícia Pinheiro Serra. ASSISTIDOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: RELAÇAO INDIVÍDUO-SOCIEDADE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

16.
Ana Paula Santos Neves. EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: um novo olhar para a Ressocialização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

17.
Paulo José Pereira dos Santos. FAMÍLIA: educar para a vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

18.
Rosângela de Jesus Santos. BULLYING NA SALA DE AULA: um estudo realizado com professores e alunos de 5ª série. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

19.
Maria Nice de Queiroz. ESCOLA E FAMÍLIA: uma importante parceria para o desempenho escolar das crianças na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

20.
Viviane Mota Ramos. A arte e suas contribuições no desenvolvimento dos estudantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

21.
Georgia dos Santos Sobral. BULLYING: a expressão da agressividade em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

22.
MAYANNA QUEIROZ DE SANTANA. Inclusão escolar: as adaptações necessárias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/Educação Infantil e Magistério do E F) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

23.
Gilsa Rita da Silva Oliveira. Reflexos da agressividade entre crianças na prática pedagógica: desafios e possibilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/Educação Infantil e Magistério do E F) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

24.
Marcilândia Alves Cavalcante. Inclusão de crianças com síndrome de Down na escola regular no município de Serrinha-BA: um relato de experiência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/Educação Infantil e Magistério do E F) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

25.
Jeani Barbosa de Sousa. As relações professor-aluno na sala de aula: um estudo no contexto de classes de educação infantil da escola Antônio Eloi da Costa no município de Feira de Santana-BA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/Educação Infantil e Magistério do E F) - Departamento de Educação/Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

26.
Renata Maria Oliveira Pedreira. Possibilidades de uma aprendizagem significativa com o "despertar" das inteligências múltiplas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/Educação Infantil e Magistério do E F) - Departamento de Educação/Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

27.
Maria Rosenei de Oliveira Costa e Costa. Inteligências múltiplas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/Educação Infantil e Magistério do E F) - Departamento de Educação/Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

28.
Equipe. O Jogo no Ensino de Matemática. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Rede UNEB) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

29.
Jôse Damasceno Gomes. Assistência para melhorar a aprendiagem de crianças de poucos recursos. Por quê?. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.

Iniciação científica
1.
Jôse Damasceno Gomes. Assistência para melhorar a aprendizagem. Por quê?. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia - Licenciatura) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gildenor Carneiro dos Santos.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
SANTOS, Gildenor C. Divisões do círculo: uma forma de compreender a redução de frações a um mesmo denominador. 2010.

2.
SANTOS, Gildenor C. Dobraduras em papel para a compreensão de FRAÇÕES. 2010.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, Gildenor C. Epistemologia Genética: construção da inteligência em crianças de zero a dois anos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, Gildenor C; OLIVEIRA, R. T. . Pesquisa Etnográfica Aplicada à Psicologia da Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, Gildenor C; OLIVEIRA, R. T. . Vivenciando o Q: dos números naturais aos racionais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:33:49