Danilo Augusto Santos Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1229853626909567
  • Última atualização do currículo em 22/12/2018


É graduado em Psicologia pela UFS, mestre em Psicologia pela UFF e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Memória Social da UNIRIO. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ com bolsa do CNPq. É professor adjunto do curso de Psicologia da UFF (Campus Universitário de Rio das Ostras). É líder do Grupo de Pesquisa "Individuação, Subjetividade e Criação", registrado no diretório do CNPq. Tem experiência nas áreas: Processos Psicológicos Básicos, Filosofia da Educação e Memória Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Percepção, Produção de Subjetividade e Criação, Experiência do Pensamento e Ensino de Filosofia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danilo Augusto Santos Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, Danilo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Polo Universitário de Rio das Ostras.
Rua Recife, s/n
Jardim Bela Vista
28890000 - Rio das Ostras, RJ - Brasil - Caixa-postal: 28890000
Telefone: (22) 27600848
Fax: (22) 27649164
URL da Homepage: http://www.puro.uff.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Memória Social.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris-Ouest Nanterre la Défense (Orientador: Camille Dumouliè).
Título: Memória social e criação: uma abordagem para além do modelo da representação., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Miguel Angel de Barrenechea.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Criação; Bergson; Deleuze; Nietzsche; Tarde; Halbwachs.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Estudos Filosóficos da Memória Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2003 - 2005
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Duração e Subjetividade,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Auterives Maciel Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Tempo; Subjetividade; Bergson.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Estudos Filosóficos da Subjetividade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.
1996 - 2001
Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Formação Complementar


2008 - 2009
Séminaires d'initiation à la recherche, Deleuze.
Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França.
2008 - 2009
Qu'est-ce que un concept?.
PARIS 8 VINCENNES A SAINT-DENIS, pARIS VIII, França.
2008 - 2009
De l'utilité et de l'inconvenient pour la vie.
PARIS 8 VINCENNES A SAINT-DENIS, pARIS VIII, França.
2008 - 2009
Séminaire Deleuze-Guattari.
Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França.
2008 - 2009
Lecture de L'Évolution Créatrice de Bergson.
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, PARIS 1, França.
2008 - 2008
L'individuation chez Simondon.
Université de Paris X, Nanterre, Paris X, França.
2008 - 2008
Introduction à la Philosophie de Whitehead.
Université de Paris X, Nanterre, Paris X, França.
2008 - 2008
Temps et temporalité.
Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, PARIS 1, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista do Mestrado em Psicologia, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES

Atividades

09/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Polo Universitário de Rio das Ostras, Polo Universitário de Rio das Ostras.

Atividade realizada
Líder do Grupo de Pesquisa (diretório do CNPq): "Individuação, Subjetividade e Criação".
05/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Polo Universitário de Rio das Ostras, Polo Universitário de Rio das Ostras.

Atividade realizada
Coordenador do LANPP - Laboratório Nômade de Percepção e Pensamento.
12/2014 - Atual
Direção e administração, Polo Universitário de Rio das Ostras, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Colegiado do Curso de Psicologia.
05/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Polo Universitário de Rio das Ostras, .

11/2013 - Atual
Extensão universitária , Polo Universitário de Rio das Ostras, .

Atividade de extensão realizada
Estudos Filosóficos da Subjetividade.
05/2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Complementares em Fundamentos Epistemológicos e Filosóficos da Psicologia
Estudos Complementares em Psicologia da Percepção
Estudos Complementares em Psicologia do Desenvolvimento
Estudos Complementares em Psicologia Geral e Experimental
Estudos Filosóficos da Subjetividade I
Pensamento e Inteligência
Percepção

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista de Produtividade, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2010 - 09/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação, .

08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Infância e Cultura
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estatuto Filosófico da Educação

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Brasileiro de Informação em Ciencia e Tecnologia, .


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar

Atividades

02/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Psicologia da Aprendizagem
Teoria do Conhecimento

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: bolsista UAB/UNIRIO, Enquadramento Funcional: Professor-Formador (Pós-Graduação Latu-Sensu), Carga horária: 20
Outras informações
Professor-Formador do curso de Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual da UAB/UNIRIO, uma parceria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/ Universidade Aberta do Brasil - UAB. Atua na elaboração do material didático do curso de Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual, na supervisão dos professores-tutores e na orientação dos trabalhos de conclusão de curso - TCC.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista do Doutorado do PPGMS, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES

Atividades

05/2010 - 09/2010
Ensino, Educação Especial - Deficiência Visual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientador de TCC

Université de Paris X, Nanterre, Paris X, França.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio Doutoral, Enquadramento Funcional: Recherches Doctorales Libres, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Preparatória, EP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Curso Modular de Análise Institucional e Esquizoanálise

Atividades

01/2011 - 02/2011
Ensino, Curso de Análise Institucional e Esquizoanálise, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Introdução à Esquizoanálise e "Mil Platôs"


Linhas de pesquisa


1.
Subjetividade e História
2.
Processos de Individuação, Cognição e Tempo
3.
Subjetividade, Informação e Processos de Criação
4.
Políticas do ensinar e do aprender
5.
Tecnogênese da Informação e do conhecimento: controle, resistência e criação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
POLÍTICAS DA PERCEPÇÃO: contribuições transdisciplinares para o estudo da gênese e da transformação da subjetividade
Descrição: Esta pesquisa tem como seu objeto de investigação os processos de gênese e de transformação das faculdades de perceber. Inserida no campo de estudos da psicologia, a percepção é frequentemente vinculada apenas ao processo da visão, permanecendo os outros sentidos fora do escopo central dos processos perceptivos. Além desta restrição, a psicologia não apresentou em suas abordagens uma dedicação profunda aos processos por meio dos quais os fenômenos perceptivos são constituídos, partindo sempre de um pressuposto da percepção e do objeto percebido como elementos ?dados?, ou seja, já constituídos previamente à experiência perceptiva. Nesta perspectiva, consideramos oportuno buscar subsídios, numa perspectiva transdisciplinar, para empreender um estudo dedicado à compreensão dos processos por meio dos quais os fenômenos perceptivos são criados e, além deste objetivo, como as mudanças dos modos de perceber interferem na constituição e transformação da subjetividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Danilo Augusto Santos Melo - Coordenador / Israel Carvalho Tebet - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2014 - Atual
Metaestabilidade das formas e individuação psíquica
Descrição: Esta pesquisa pretende investigar na obra do filósofo Francês Gilbert Simondon uma concepção singular do processo de constituição da subjetividade ou individuação psíquica. A perspectiva elaborada por Simondon parte do problema da percepção, ou melhor, da individuação das formas percebidas a partir da inserção do indivíduo num campo metaestável de relações de forças pré-individuais. Desse modo, pretendemos acompanhar o debate que Simondon estabelece com a Psicologia da Gestalt em relação à qualidade das formas e sua divergência singular a esta perspectiva. Ao final da pesquisa, pretendemos traduzir os textos de Simondon onde este debate se estabelece a fim de oferecer este material para os alunos da disciplina ?Percepção? do curso de psicologia da UFF..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Experiência, pensamento e criação: desafios do ensino de filosofia para a educação.
Descrição: A introdução do ensino obrigatório de filosofia no currículo das três séries do ensino médio no Brasil a partir de 2008 tem proporcionado uma maior atenção e interesse de pesquisadores sobre esta temática. Este processo traz em sua realização uma série de desafios em termos teóricos, práticos e metodológicos na medida em que entra em jogo tanto a formação dos professores de filosofia direcionada ao público infanto-juvenil, quanto a natureza e o sentido do trabalho com a filosofia no campo específico da instituição escolar. Interessados neste recomeço da presença da filosofia no ensino médio e nas conseqüências que dela podem derivar, importa-nos investigar quais as contribuições que o ensino de filosofia pode proporcionar aos sujeitos de suas práticas, tanto em termos de formação de ?massa crítica? quanto nas possibilidades criadoras e transformadoras dos modos de vida que delas possam decorrer delas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Memória Social e Criação para além do modelo da Representação
Descrição: Analisa os processos de criação em sua relação com a memória sob as perspectivas ontológica, genealógica, política e ética. Busca compreender a memória e sua constituição social a partir do ponto de vista da filosofia de Henri Bergson, Gabriel Tarde, Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze. Visa, enfim, constituir um campo de inteligibilidade que dê conta da criação da memória e da memória criadora como processos de transformação dos modos de existencia e das formações sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Danilo Augusto Santos Melo - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
2003 - 2005
Duração e Subjetividade
Descrição: Tomando como ponto de partida o estado da matéria enquanto realidade em devir, nossa pesquisa busca investigar como a subjetividade irá emergir como tempo. Para isso, no entanto, lançamos mão da noção bergsoniana de Duração, articulando a constituição da subjetividade com os processos temporais do presente vivo e do passado puro. Assim, num primeiro momento, mostramos como o subjetivo, ou a forma originária da subjetividade, surge como presente vivo, ou seja, resulta da contração dos instantes que se sucedem ao espírito (definido por nós como duração) e forma uma qualidade sensível. Num momento posterior, vimos como estas qualidades contraídas na experiência do presente sobrevivem numa memória de lembranças virtuais que se conservam no passado puro, ao invés de se localizarem espacialmente nas regiões de uma substância cerebral. Aí, o passado puro vai se definir como o fundamento do tempo que permite a passagem do presente ao mesmo tempo que sua conservação num estado de lembrança virtual, que coexiste com o nosso presente atual. No último momento, enfim, vemos que a constituição da subjetividade irá se definir pelo princípio do Primum Vivere, no qual a atenção à vida tem por função regular a relação entre memória e corpo em função dos interesses práticos. Dessa forma, a subjetividade terá a recognição como seu modelo, a partir do qual os níveis de passado virtuais virão, incessantemente, recobrir o nosso presente atual. Por fim, em nossa conclusão, a subjetividade será levada ao limite de uma experiência do presente vivo e do passado puro, para aí pensarmos as condições da mudança e da criação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Danilo Augusto Santos Melo - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Estudos Filosóficos da Subjetividade
Descrição: A proposta do curso de extensão 'Estudos Filosóficos da Subjetividade' consiste em apresentar aos discentes do curso de psicologia do polo universitário de Rio das Ostras, e aos demais interessados, alguns pensadores ou correntes filosóficas na história da filosofia que possibilitam compreender e problematizar a clássica definição de sujeito presente nas discussões da psicologia contemporânea, produzindo um conhecimento ampliado da concepção de subjetividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Danilo Augusto Santos Melo - Coordenador / Mônica Roza - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Grupo de estudos em abordagem transdisciplinar da clínica
Descrição: A atividade consiste em projeto de ensino onde se formou um grupo de estudos sobre a relação entre clínica, filosofia, arte e política. A proposta pretende pensar modos de intervenção desarticulados de pressupostos morais ancorados em modelos de ação, isto é, em compreender o fazer clínico como algo que se produz no momento presente da experiência, no qual se abre a condição da ação ética..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Danilo Augusto Santos Melo - Coordenador / Christian Vasconcelos - Integrante / IACÃ MACERATA - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Filosofia e Educação (Online) ISSN 1984-9605
2011 - Atual
Periódico: Revistade Antropología y Sociología Universitas Humanística - INSS 01204807
2011 - Atual
Periódico: Childhood & Philosophy
2012 - Atual
Periódico: Trilhas Filosóficas (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos Psicológicos Básicos.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Estudos Filosóficos da Memória Social.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Projeto de pesquisa contemplado com edital ARC, FAPERJ.
2013
Aprovado em primeiro lugar no concurso para professor adjunto do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, .
2002
Aprovado em 2º lugar no processo simplificado para seleção de professor substituto do departamaneto de Psicologia da UFS na matéria de ensino PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL, .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, Danilo2017MELO, Danilo. Percepção e Ontogênese: modulações transdisciplinares da subjetividade. Fractal: revista de psicologia, v. 29, p. 103-109, 2017.

2.
MELO, Danilo2017MELO, Danilo. A Filosofia como dispositivo de transformação na educação. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 9, p. 5, 2017.

3.
MELO, Danilo2017MELO, Danilo. CINEMA, SUBJETIVIDADE E AS POTÊNCIAS DO FALSO. AYVU - REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 4, p. 94-108, 2017.

4.
MELO, Danilo2015MELO, Danilo. A memória entre o caos e a recognição. Considerações sobre arte e criação na filosofia de Gilles Deleuze. Trágica: Estudos sobre Nietzsche, v. 8, p. 73-85, 2015.

5.
MELO, Danilo2014 MELO, Danilo. Bergson e os paradoxos do tempo, ou como o cinema faz pensar. Estudos da Língua(gem) (Impresso), v. 12, p. 9-28, 2014.

6.
MELO, Danilo2012MELO, Danilo. A educação entre indivíduo e coletivo: uma experiência paradoxal. Itinerários de Filosofia da Educação, v. 11, p. 59-75, 2012.

7.
MELO, Danilo2011 MELO, Danilo. Subjetividade e perspectivismo: a dissolução do sujeito metafísico a partir de uma lógica das relações em Nietzsche. Trágica: Estudos sobre Nietzsche, v. 4, p. 25-36, 2011.

8.
MELO, Danilo2011 MELO, Danilo. História e memória como crença no futuro: esquecimento e superação do niilismo em Nietzsche. Cadernos Nietzsche, v. 29, p. 395-410, 2011.

9.
MELO, Danilo2010 MELO, Danilo. Resistência e criação nas práticas de ensino e aprendizagem, por uma educação aberta. childhood & philosophy, v. 6, p. 229-254, 2010.

10.
MELO, Danilo2008MELO, Danilo. Esquecimento e Memória Social para além do niilismo: o problema da memória do futuro em Nietzsche.. Morpheus (UNIRIO. Online), v. 12, p. 31-47, 2008.

11.
MELO, Danilo2006 MELO, Danilo; MACIEL JUNIOR, A. . A Fundação do Subjetivo: o hábito para além da Psicologia. Revista do Departamento de Psicologia da UFF (Impresso), v. 18, p. 69-82, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MELO, Danilo; KOHAN, Walter Omar (Org.) ; VARGAS, Pablo de (Org.) . Anais do VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, 2012.

2.
MELO, Danilo; KOHAN, Walter Omar (Org.) ; VARGAS, Pablo de (Org.) . Anais do V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, Danilo. En Caxias, la filosofía des-encaja? Filosofar, experiencia de pensamiento y creación. In: KOHAN, Walter Omar ; OLARIETA, Fabiana Beatriz. (Org.). La escuela pública apuesta al pensamiento. 1ed.Rosário: Homo Sapiens, 2013, v. 1, p. 237-243.

2.
MELO, Danilo. Em Caxias, a filosofia des-encaixa? Filosofar, experiência do pensamento e criação. In: Kohan, Walter O.; Olarieta, Fabiana B.. (Org.). A escola pública aposta no pensamento. 1ªed.Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012, v. , p. 243-250.

3.
MELO, Danilo. Experiência do Pensamento e Criação no Ensino de Filosofia. In: Oliveira, Paula Ramos de; Kohan, Walter Omar. (Org.). Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores - Volume 2. 1ed.Campinas: Alínea, 2012, v. 2, p. 43-52.

4.
MELO, Danilo. Memória, Esquecimento e Solidão no Mundo Contemporâneo. In: Adalberto Dias de Carvalho. (Org.). Solidão e Solidariedade: Entre os Laços e as Fracturas Sociais. 1ªed.Porto: Afrontamentos, 2011, v. 1, p. 49-55.

5.
MELO, Danilo. Esquecimento e Memória no Contemporâneo: interlocuções entre Tarde e Nietzsche. In: Miguel Angel de Barrenechea. (Org.). As dobras da memória. 1ªed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, v. , p. 131-141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, Danilo. A FILOSOFIA COMO DISPOSITIVO DE TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO. In: VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2016, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2016.

2.
MELO, Danilo. Educação da atenção e percepção da mudança em Bergson. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.

3.
MELO, Danilo. Sobre vontade e aprendizagem a partir de Henri Bergson. Notas para uma pedagogia do movimento. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012.

4.
MELO, Danilo. Experiência do pensamento e criação no ensino de filosofia. In: VI Seminário Internacional, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional ? As redes educativas e as tecnologias ? FE/UERJ, 2011. p. 1-10.

5.
MELO, Danilo; KOHAN, Walter Omar . Memória, Esquecimento e Solidão no Mundo Contemporâneo. Notas para pensar a vida afirmada e negada em nossas escolas. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

6.
MELO, Danilo. A educação entre indivíduo e coletivo: uma experiência paradoxal. In: I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, 2011, Campinas - SP. I Congresso LatinoAmericano de Filosofia da Educação, 2011.

7.
MELO, Danilo. Resistência e criação nas práticas de ensino: em busca de uma educação aberta. In: V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2010, Rio de Janeiro. Anais do V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, Danilo. A educação entre indivíduo e coletivo: uma experiência paradoxal. In: I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, 2011, Campinas. I Congresso LatinoAmericano de Filosofia da Educação. Campinas: PUC - Campinas, 2011. p. 109.

2.
MELO, Danilo; KOHAN, Walter Omar . Memória, Esquecimento e Solidão no Mundo Contemporâneo. Notas para pensar a vida afirmada e negada em nossas escolas. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011. p. 224-225.

3.
MELO, Danilo. Subjetividade e Tempo. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007.

4.
MELO, Danilo. Memória e Criação para Além da Recognição. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007.

5.
MELO, Danilo. A Liberdade como Condição Ética da Escolha. In: IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais do IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2005.

6.
MELO, Danilo; SANTOS, E. C. ; DANTAS, M. A. F. ; MELO, S. S. ; FERRERI, M. A. . Psicologia na Hemodiálise: Um Levantamento de Demandas Explícitas e Implícitas na Construção de um Serviço de Psicologia no Hospital Universitário da UFS. In: 53a Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53a Reunião Anual da SBPC, 2001.

7.
MELO, Danilo; BICHARA, I. D. . Atuação do Psicólogo: possibilidades conhecidas por estudantes de Psicologia da UFS e suas relações com a formação recebida. In: II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador. Anais do II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2001.

8.
MELO, Danilo; VIANA, J. M. M. ; MELO, M. R. . Dependência Psíquica e Repetição. In: II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador. Anais do II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2001.

9.
MELO, Danilo; SANTOS, E. C. ; DANTAS, M. A. F. ; MELO, S. S. ; FERRERI, M. A. . Construção de um Serviço de Psicologia na Hemodiálise: Uma Experiência no Hospital Universitário da UFS. In: II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador. Anais do II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2001.

10.
MELO, Danilo; BICHARA, I. D. . Atuação do Psicólogo: possibilidades conhecidas por estudantes de Psicologia da UFS e suas relações com a formação recebida. In: 52a Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Anais da 52a Reunião Anual da SBPC, 2000.

11.
MELO, Danilo; VIANA, J. M. M. . Estudo Clínico de Experiências Incompatíveis com o Bom Senso e o Senso Comum ? Casos de Dependência Psíquica. In: II Congresso de Iniciação Científica da UFS, 2000, São Cristóvão. Anais do II Congresso de Iniciação Científica da UFS, 2000.

12.
MELO, Danilo; BICHARA, I. D. . Atuação do Psicólogo: possibilidades conhecidas por estudantes de Psicologia da UFS e suas relações com a formação recebida. In: II Congresso de Iniciação Científica da UFS, 2000, São Cristóvão. Anais do II Congresso de Iniciação Científica da UFS, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
MELO, Danilo. Notas para uma pedagogia do movente: sobre vontade e educação em Henri Bergson. EDucação e Realidade Edição eletrônica, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, Danilo. O que pode um Corpo sem Órgãos?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TEBET, I. C. ; MELO, Danilo . Ontogênese da percepção: modulações transdisciplinares da subjetividade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ELIAS, G. C. S. ; MELO, Danilo . Compartilhando a experiência de monitoria em processos psicológicos básicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELO, Danilo. A LIBERDADE COMO CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DA ÉTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MELO, Danilo. Esquecimento e Memória no Contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MELO, Danilo; MATA, J. ; DAFLON, A. . Pensamento Anarquista e Micropolítica do Cotidiano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MELO, Danilo. A filosofia como dispositivo de transformação na Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MELO, Danilo. Políticas Cognitivas: um diálogo com Piaget, Bergson e o gestaltismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MELO, Danilo. Educação da atenção e percepção da mudança em Bergson. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MELO, Danilo; VILAR, F. G. . A PERCEPÇÃO DA MUDANÇA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA GÊNESE DOS PROCESSOS PERCEPTIVOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MELO, Danilo. A arte da existência, entre o risco e a criação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MELO, Danilo. O Tempo: múltiplos olhares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MELO, Danilo. Algumas considerações sobre memória, arte e criação a partir de Bergson e Deleuze. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MELO, Danilo. Experiência do Pensamento e Ensino da Filosofia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MELO, Danilo. A escola pública aposta no pensamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MELO, Danilo. Em Caxias, a Filosofia en-caixa?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MELO, Danilo. Sobre vontade e aprendizagem a partir de Henri Bergson. Notas para uma pedagogia do movimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MELO, Danilo. Experiência, pensamento e criação: contribuições do ensino de filosofia para a vida na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MELO, Danilo. Memória, esquecimento e solidão no mundo contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MELO, Danilo. L'éducation entre individu et collectif: une expérience paradoxale. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MELO, Danilo. Experiência do pensamento e criação no ensino de filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MELO, Danilo; KOHAN, Walter Omar . Memória, Esquecimento e Solidão no Mundo Contemporâneo. Notas para pensar a vida afirmada e negada em nossas escolas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MELO, Danilo. Experimentação e prudência em Deleuze e Guattari. Avaliação dos riscos e dos fatores de criação nas linhas da vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MELO, Danilo. A educação entre indivíduo e coletivo: uma experiência paradoxal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MELO, Danilo. Subjetividade e Educação para além da dicotomia indivíduo e sociedade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MELO, Danilo. Subjetividade e Perspectivismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MELO, Danilo. Resistência e criação nas práticas de ensino: em busca de uma educação aberta. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MELO, Danilo. Nietzsche e Tarde: vitalismo afetivo e sociologia dos valores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MELO, Danilo. Interpretação e ontologia da relação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
MELO, Danilo. Tempo e Memória na Afirmação do Eterno Retorno. Ou, como tornar-se o que se é. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
MELO, Danilo. Esquecimento e Memória no Contemporâneo: interlocuções entre Tarde e Nietzsche. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
MELO, Danilo. Subjetividade e Tempo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MELO, Danilo. Memória e Criação para Além da Recognição. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MELO, Danilo. Esquecimento e memória para além do Niilismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
MELO, Danilo. A liberdade como condição ética da escolha. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MELO, Danilo. O paradigma reconstrutivista da memória: um estudo comparativo das metodologias em primeira e terceira pessoa no domínio da Psicologia da Cognição. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MELO, Danilo. FORMA, INFORMAÇÃO, POTENCIAIS. Volta Redonda: AYVU - Revista de Psicologia, 2017. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MELO, Danilo. Parecerista de trabalhos completos para participação no IX CIFE. 2018.

2.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Childhood & Philosophy. 2018.

3.
MELO, Danilo. Parecer de artigo submetido à Revista internacional Childhood & Philosophy.. 2018.

4.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Fractal: Revista de Psicologia. 2017.

5.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Revista Educação e Filosofia (Online) ISSN 1982-596X. 2017.

6.
MELO, Danilo. Parecerista de trabalhos completos para participação no VIII CIFE. 2016.

7.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Childhood & Philosophy. 2016.

8.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Revista Filosofia e Educação (Online) ISSN 1984-9605. 2016.

9.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Revista Educação e Filosofia (Online) ISSN 1982-596X. 2016.

10.
MELO, Danilo. Avaliador dos trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Memória Social. 2016.

11.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Revista Filosofia e Educação (Online) ISSN 1984-9605. 2015.

12.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Liinc em Revista (Online/ISSN 1808-3536). 2015.

13.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Revista Filosofia e Educação (Online) ISSN 1984-9605. 2015.

14.
MELO, Danilo. Parecerista do subtema 'Corpo, pensamento, vida' do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2014.

15.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Childhood & Philosophy. 2014.

16.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Revista Filosofia e Educação (Online) ISSN 1984-9605. 2014.

17.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Childhood & Philosophy. 2013.

18.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Childhood & Philosophy. 2013.

19.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Revista Filosofia e Educação (Online) ISSN 1984-9605. 2012.

20.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Childhood & Philosophy. 2012.

21.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - Revista Trilhas Filosóficas. 2012.

22.
MELO, Danilo; KOHAN, Walter Omar ; VARGAS, Pablo de . Caderno de Resumos do VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2012.

23.
MELO, Danilo. Parecer em artigo submetido a avaliação - REVISTA DE ANTROPOLOGÍA Y SOCIOLOGÍA UNIVERSITAS HUMANÍSTICA. 2011.

24.
MELO, Danilo; KOHAN, Walter Omar ; VARGAS, Pablo de . Caderno de Resumos do V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO, Danilo. FILOSOFAR COM O NÃO FILOSÓFICO. 2012. (Coordenador de Subtema no VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação).

2.
MELO, Danilo. Curso Modular de Análise Institucional e Esquizoanálise. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELO, Danilo; CAMARGO, G. A.; BLANCHETTE, T.. Participação em banca de Cezar Augusto Rufino de Santa Ana. O Lugar como Aquarela de Natureza e Cultura: a topoafetividade dos pescadores da Boca da Barra, em Rio das Ostras, RJ. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MELO, Danilo; KOHAN, Walter Omar; Bretas, Angela. Participação em banca de Osvaldo Luiz da Silva. O corpo do Educador Infantil visto como Literatura Menor. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MELO, Danilo; VIANA, J. M. M.; ESCÓSSIA, Liliana da. Participação em banca de Eduardo Maurício da Silva Bonfim. Algumas considerações acerca da relação Pensamento e Política: Representação e Diferença a partir de Gilles Deleuze e Michel Foucault. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Teses de doutorado
1.
MELO, Danilo; VINCENT, H.; ORLANDI, L.; GALLO, S.; NASCIMENTO, R. D. S.; VARGAS, G. P. M.. Participação em banca de PAOLA SANFELICE ZEPPINI. POR UMA EDUCAÇÃO LIBERADORA: ALIANÇAS CONCEITUAIS ENTRE DELEUZE E BERGSON. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
PIMENTEL, C. P.; FERRAZ, G. C.; TADDEI, P. M.; KASTRUP, V.; MELO, Danilo; SANCOVSCHI, B.; BARROS, L. P.. Participação em banca de Filipe Herkenhoff Carijó. Ilusão Perceptiva e Sistemas de Referências. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MELO, Danilo; PORTUGAL, F.; PINHO, L. C.; LIMA, R. S.; GONCALVES, H. S.. Participação em banca de Rômulo Ballestê Marques dos Santos. O olhar e a espacialidade do poder: entre a arte e a política no pensamento de Michel Foucault. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
MELO, Danilo; BARRENECHEA, M. A.; FERRAZ, M. C. F.; FACEIRA, L. S.; SILVA, S. L. P.. Participação em banca de Cristie de Moraes Campello. O velho no palco trágico: a criação de memórias a partir da perspectiva nietzschiana.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MELO, Danilo; PORTUGAL, F.; PINHO, L. C.. Participação em banca de Rômulo Ballestê Marques dos Santos. O olhar e os dispositivos de poder: entre a estética e a política. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
MELO, Danilo; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, Liliana da. Participação em banca de Sávio de Araújo Gomes. O problema da forma em Gilbert Simondon. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MELO, Danilo; VIANA, J. M. M.; ESCÓSSIA, Liliana da. Participação em banca de Eduardo Maurício da Silva Bonfim. O modelo da representação e seus limites: contribuições do pensamento da diferença para a psicologia (Exame de Qualificação). 2010.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELO, Danilo; CABRAL, R. M.. Participação em banca de Márcia Altina Bonfá da Silva. Alfabetização pleo sistema Braile. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MELO, Danilo; CABRAL, R. M.. Participação em banca de Jaqueline de Souza Neves. Alunos com baixa visão. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MELO, Danilo; CABRAL, R. M.. Participação em banca de Camila Pitarelo Rodrigues. Políticas públicas em Educação Especial - Deficiência Visual. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MELO, Danilo; CABRAL, R. M.. Participação em banca de Tatiane Marques de Barcelos. A importância da inclusão do deficiente visual na rede regular de ensino. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MELO, Danilo; CABRAL, R. M.. Participação em banca de Lusiane de Oliveira Silva. Reflexões sobre a inclusão de alunos com baixa visão ou cegos na escola regular. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MELO, Danilo; CABRAL, R. M.. Participação em banca de Andréa Corrêa Libone. Recursos didáticos para o aluno cego da educação básica ao ensino superior. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MELO, Danilo; CABRAL, R. M.. Participação em banca de Mara Lilian Nascimento Peres. Atendimento educacional especializado para deficientes visuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CABRAL, R. M.; MELO, Danilo. Participação em banca de Flávio Garcia de Moraes. Livro didático: um ponto cego para a inclusão. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
CABRAL, R. M.; MELO, Danilo. Participação em banca de Ligia Maria Silva. Processos do ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
CABRAL, R. M.; MELO, Danilo. Participação em banca de Maria Amélia de Almeida Pucci. Enxergando com os olhos da alma. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO, Danilo; BULCAO, I.; DAFLON, A.. Participação em banca de Pedro Afonso dos Santos.Poesia como instrumento terapêutico. Arte como caminho à potência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MIOTTO, M.; MELO, Danilo; ALVAREZ, J.. Participação em banca de Eduardo de Rezende Costa.O Biológico no universo discursivo da psicologia contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MELO, Danilo; ALVAREZ, J.; MIOTTO, M.. Participação em banca de Sávio de Araújo Gomes.GÊNESE, CONSERVAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO PERCEPTIVA. O potencial inventivo da vida como via produtiva de uma Psicologia criadora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

4.
MELO, Danilo; ROZA, M.; BONALDI, C.. Participação em banca de Thaís Magalhães de Farias.O BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA INVENTIVA E DE MÚLTIPLOS SENTIDOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MELO, Danilo; LIMA, P. V. A.; DAMIAO JUNIOR, M.. Participação em banca de VERÔNICA ARÊAS PEIXOTO.REFLEXÕES SOBRE CRIATIVIDADE E ARTETERAPIA: UMA PROPOSTA DE ARTETERAPIA GESTÁLTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MELO, Danilo; ROZA, M.; DAFLON, A.. Participação em banca de Camila Gonçalves de Aguiar.Um estudo de caso à luz da Perspectiva Transdisciplinar da Clínica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELO, Danilo; CALIMAN, L.; PREU, R.; ROCINHOLI, L.; SANCOVSCHI, B.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de Teorias, Sistemas e Processos Psicológicos Básicos. 2013. Universidade Federal Fluminense.

2.
MELO, Danilo; VARGAS, Pablo de; NASCIMENTO, Giovane; OLIVEIRA, Nilton; MACHADO, Leonardo. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de Filosofia da Educação. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
MELO, Danilo; VASCONCELOS, C.; ROZA, M.. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2017 do projeto: ?Cognição e Subjetividade: aspectos teóricos e práticos dos processos psicológicos básicos?. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
VASCONCELOS, C.; MELO, Danilo. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2017 do projeto: Apoiando o ensino e a aprendizagem de Teorias e Sistemas Psicológicos. 2017. Universidade Federal Fluminense.

3.
MELO, Danilo; VASCONCELOS, C.. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2016 do projeto: ?Cognição e Subjetividade: aspectos teóricos e práticos dos processos psicológicos básicos?. 2016. Universidade Federal Fluminense.

4.
MARTINS, H.; MELO, Danilo. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2016 do projeto: A Psicologia, suas Conexões e a atividade de monitoria. 2016. Universidade Federal Fluminense.

5.
VASCONCELOS, C.; MELO, Danilo. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2016 do projeto: Apoiando o ensino e a aprendizagem de Teorias e Sistemas Psicológicos. 2016. Universidade Federal Fluminense.

6.
MELO, Danilo; MIOTTO, M.; VASCONCELOS, C.. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2015 do projeto: "Desenvolvimento de questões e abordagens no ensino de História e Filosofia da Psicologia". 2015. Universidade Federal Fluminense.

7.
MELO, Danilo; VASCONCELOS, C.; MIOTTO, M.. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2015 do projeto: "A monitoria como apoio para o ensino e a aprendizagem de Teorias e Sistemas Psicológicos TSP I". 2015. Universidade Federal Fluminense.

8.
MELO, Danilo; MIOTTO, M.; VASCONCELOS, C.. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2015 do projeto: ?Cognição e Subjetividade: aspectos teóricos e práticos dos processos psicológicos básicos?. 2015. Universidade Federal Fluminense.

9.
MARTINS, H.; MELO, Danilo; BULCAO, I.. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2015 do projeto: A Psicologia, suas Conexões e a atividade de monitoria. 2015. Universidade Federal Fluminense.

10.
MIOTTO, M.; MELO, Danilo. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2014 do projeto: "Desenvolvimento de questões e abordagens no ensino de História e Filosofia da Psicologia". 2014. Universidade Federal Fluminense.

11.
BULCAO, I.; MELO, Danilo. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2014 do projeto: "Facilitando o processo ensino-aprendizado da disciplina Técnicas de Exame Psicológico I". 2014. Universidade Federal Fluminense.

12.
MARTINS, H.; MELO, Danilo. Banca de seleção de monitoria para o ano letivo de 2014 do projeto: "A Psicologia, suas Conexões e a monitoria como ferramenta de ensino-aprendizagem". 2014. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia.Ontogênese da Percepção: modulações transdisciplinares da subjetividade. 2018. (Outra).

2.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA, PSICANÁLISE E FILOSOFIA. O que pode um Corpo sem Órgãos?. 2018. (Congresso).

3.
XXI Semana de Monitoria da UFF.Compartilhando a experiência de monitoria em processos psicológicos básicos. 2018. (Outra).

4.
Diálogos UCB Law: Entre a memória e o esquecimento.Esquecimento e Memória no Contemporâneo. 2017. (Encontro).

5.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA EXISTENCIAL, PSICANÁLISE E FILOSOFIA. A LIBERDADE COMO CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DA ÉTICA. 2017. (Congresso).

6.
III Colóquio Internacional Gilbert Simondon. 2017. (Congresso).

7.
Seminário Anarquismos e Práticas de Resistência.Pensamento Anarquista e Micropolítica do Cotidiano. 2017. (Seminário).

8.
2ª Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO.Avaliador dos trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Memória Social. 2016. (Outra).

9.
VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação. A Filosofia como dispositivo de transformação na Educação. 2016. (Congresso).

10.
II Semana de Desenvolvimento Acadêmico da UFF.A PERCEPÇÃO DA MUDANÇA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA GÊNESE DOS PROCESSOS PERCEPTIVOS. 2014. (Outra).

11.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Educação da atenção e percepção da mudança em Bergson. 2014. (Congresso).

12.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Sessão 54. 2014. (Congresso).

13.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Sessão 51. 2014. (Congresso).

14.
1ª Semana de Psicologia da UFF - Campus Rio das Ostras.O Tempo: múltiplos olhares. 2013. (Seminário).

15.
1ª Semana de Psicologia da UFF - Campus Rio das Ostras.A arte da existência, entre o risco e a criação. 2013. (Seminário).

16.
Ciclo de Seminários Abertos de Estética do Instituto de Filosofia (Aesthetics, Politcs and Art Research Group).Algumas considerações sobre memória, arte e criação a partir de Bergson e Deleuze. 2012. (Seminário).

17.
I Jornadas de Investigação em Educação do Departamento de Pedagogia e Educação.Experiência do Pensamento e Ensino da Filosofia. 2012. (Outra).

18.
VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Sobre vontade e aprendizagem a partir de Henri Bergson. Notas para uma pedagogia do movimento. 2012. (Congresso).

19.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Memória, Esquecimento e Solidão no Mundo Contemporâneo. Notas para pensar a vida afirmada e negada em nossas escolas. 2011. (Encontro).

20.
Cinquièmes rencontres de la Sofphied. Colloque "L'individu et le collectif: une question philosophique pour l'éducation".L'éducation entre individu et collectif: une expérience paradoxale. 2011. (Outra).

21.
Colóquio Deleuze & Guattari: Filosofia prática. Experimentação e prudência em Deleuze e Guattari. Avaliação dos riscos e dos fatores de criação nas linhas da vida. 2011. (Congresso).

22.
I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação. A educação entre indivíduo e coletivo: uma experiência paradoxal. 2011. (Congresso).

23.
III Congresso Internacional da SOFELP. Memória, esquecimento e solidão no mundo contemporâneo. 2011. (Congresso).

24.
VI Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais contemporâneas".Experiência do pensamento e criação no ensino de filosofia. 2011. (Seminário).

25.
XVIII Jornadas sobre la Enseñanza de la Filosofia. Experiência, pensamento e criação: contribuições do ensino de filosofia para a vida na educação. 2011. (Congresso).

26.
28ª edição dos Encontros Nietzsche ? Nietzsche e o estilhaçamento do sujeito (versão carioca).Subjetividade e perspectivismo. 2010. (Encontro).

27.
V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Corpo e infância. 2010. (Outra).

28.
V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Resistência e criação nas práticas de ensino: em busca de uma educação aberta. 2010. (Outra).

29.
V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Devir-criança. 2010. (Outra).

30.
II Encontro do GT Nietzsche da ANPOF.Interpretação e ontologia da relação. 2009. (Encontro).

31.
VI Simpósio Internacional Assim Falou Nietzsche.Nietzsche e Tarde: vitalismo afetivo e sociologia dos valores. 2009. (Simpósio).

32.
Latinité Aujourd'hui. 2008. (Simpósio).

33.
Mémoires impartageables d'un passé commun. 2008. (Encontro).

34.
Poétique du Sujet, construction et déconstruction spinozistes du sujet poétique. 2008. (Simpósio).

35.
I Seminário Memória, Subjetividade e Criação: As Dobras da Memória. 2007. (Seminário).

36.
I Seminário Memória, Subjetividade e Criação: As Dobras da Memória.Gabriel Tarde e a Memória Social. 2007. (Seminário).

37.
Memória e Diferença.Tempo e Memória na Afirmação do Eterno Retorno. Ou, como Tornar-se o que se É.. 2007. (Outra).

38.
Um Presente Por Vir. 2007. (Outra).

39.
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Subjetividade e Tempo. 2007. (Congresso).

40.
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Memória e Criação para Além da Recognição. 2007. (Congresso).

41.
Ética e Cuidado no Contemporâneo. 2006. (Encontro).

42.
IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. A Liberdade Como Condição Ética da Escolha. 2005. (Congresso).

43.
14o. Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.O paradigma reconstrutivista da memória: um estudo comparativo das metodologias em primeira e terceira pessoa no domínio da Psicologia da Cognição. 2004. (Seminário).

44.
53a Reunião Anual da SBPC.Psicologia na Hemodiálise: Um Levantamento de Demandas Explícitas e Implícitas na Construção de um Serviço de Psicologia no Hospital Universitário da UFS. 2001. (Outra).

45.
II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Dependência Psíquica e Repetição. 2001. (Congresso).

46.
II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Atuação do Psicólogo: possibilidades conhecidas por estudantes de Psicologia da UFS e suas relações com a formação recebida. 2001. (Congresso).

47.
II Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Construção de um Serviço de Psicologia na Hemodiálise: Uma Experiência no Hospital Universitário da UFS. 2001. (Congresso).

48.
52ª Reunião Anual da SBPC. Atuação do Psicólogo: possibilidades conhecidas por estudantes de Psicologia da UFS e suas relações com a formação recebida. 2000. (Congresso).

49.
II Congresso de Iniciação Científica da UFS. Atuação do Psicólogo: possibilidades conhecidas por estudantes de Psicologia da UFS e suas relações com a formação recebida. 2000. (Congresso).

50.
II Congresso de Iniciação Científica da UFS. Estudo Clínico de Experiências Incompatíveis com o Bom Senso e o Senso Comum ? Casos de Dependência Psíquica. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO, Danilo. VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2012. (Congresso).

2.
MELO, Danilo. V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2010. (Congresso).

3.
MELO, Danilo. I Seminário As Dobras da Memória. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DANIEL HENRIQUE BRUNASSO. Dívida (infinita) e culpa: relações entre o capitalismo e a produção de subjetividade. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
THOMAS HERICK TOSHIMICHI NAKATOYODOME. PSICOLOGIA E SINTOMAS CONTEMPORÂNEOS. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Israel Tebet. POLÍTICAS DA PERCEPÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TRANSDISCIPLINARES PARA O ESTUDO DA GÊNESE E DA TRANSFORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, PROGRAD. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Márcia Altina Bonfá da Silva. Alfabetização pleo sistema Braille. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

2.
Jaqueline de Souza Neves. Alunos com baixa visão. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

3.
Camila Pitarelo Rodrigues. Políticas públicas em Educação Especial - Deficiência Visual. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

4.
Tatiane Marques de Barcelos. A importância da inclusão do deficiente visual na rede regular de ensino. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

5.
Lusiane de Oliveira Silva. Reflexões sobre a inclusão de alunos com baixa visão ou cegos na escola regular. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

6.
Andréa Corrêa Libone. Recursos didáticos para o aluno cego da educação básica ao ensino superior. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

7.
Mara Lilian Nascimento Peres. Atendimento educacional especializado para deficientes visuais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Especial) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatriz Rosa Duarte. LUZ, CÂMERA, AFECÇÃO! A arte cinematográfica como produtora de efeitos clínicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

2.
Bruno Soares Pinheiro. GÊNESE PERCEPTIVA E INDIVIDUAÇÃO PSÍQUICA. A percepção e sua característica inventiva na relação entre o sujeito e o mundo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

3.
Pedro Afonso dos Santos. Poesia como instrumento terapêutico. Arte como caminho à potência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

4.
Sávio de Araújo Gomes. GÊNESE, CONSERVAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO PERCEPTIVA. O potencial inventivo da vida como via produtiva de uma Psicologia criadora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

5.
Thaís Magalhães de Farias. O BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA INVENTIVA E DE MÚLTIPLOS SENTIDOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

6.
Edvan Aragão Santos. Superação do dualismo na tradição a partir da relação entre Matéria e Memória em Henri-Louis Bergson. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

Iniciação científica
1.
Israel Carvalho Tebet. POLÍTICAS DA PERCEPÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TRANSDISCIPLINARES PARA O ESTUDO DA GÊNESE E DA TRANSFORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, PROGRAD. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

2.
ISRAEL CARVALHO TEBET. POLÍTICAS DA PERCEPÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TRANSDISCIPLINARES PARA O ESTUDO DA GÊNESE E DA TRANSFORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

3.
Israel Carvalho Tebet. POLÍTICAS DA PERCEPÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TRANSDISCIPLINARES PARA O ESTUDO DA GÊNESE E DA TRANSFORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UFF. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

4.
Bruno Soares Pinheiro. POLÍTICAS DA PERCEPÇÃO: contribuições transdisciplinares para o estudo da gênese e da transformação da subjetividade. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel Henrique Brunasso. Cognição e Subjetividade: aspectos teóricos e práticos dos processos psicológicos básicos. 2018. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, PROGRAD. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

2.
Gabriel Crespo Soares Elias. Cognição e Subjetividade: aspectos teóricos e práticos dos processos psicológicos básicos. 2018. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, PROGRAD. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

3.
Daniel Henrique Brunasso. Cognição e Subjetividade: aspectos teóricos e práticos dos processos psicológicos básicos. 2017. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, PROGRAD. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

4.
Daniel Henrique Brunasso. Cognição e Subjetividade: aspectos teóricos e práticos dos processos psicológicos básicos. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UFF. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

5.
Sávio de Araújo Gomes. Cognição e Subjetividade: aspectos teóricos e práticos dos processos psicológicos básicos. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, UFF. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.

6.
FERNANDO GOMES VILAR. A Percepção da Mudança: aspectos teóricos e práticos da gênese dos processos perceptivos. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Pro-reitoria de assuntos estudantis. Orientador: Danilo Augusto Santos Melo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 3:50:37