Danielle Juliana Silva Martins

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  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina. Ministra as disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura em Computação, Química, Música e Física da instituição, tais como Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado em Ensino pela UNIVATES. Foi Coordenadora Institucional do PIBID 2011 e coordenadora de área do Subprojeto de Computação do PIBID 2013 no IF Sertão PE. É Coordenadora Pedagógica da Academia Hacktown e investe em estudos voltados para a formação de professores da educação básica, bem como aplicação das tecnologias no processo educativo dos alunos e professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle Juliana Silva Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, D. J. S.;MARTINS, DANIELLE JULIANA SILVA;MARTINS, DANIELLE;DANIELLE, DANIELLE;Martins, Danielle Juliana da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
BR 407 Km 08
Jardim São Paulo
56314520 - Petrolina, PE - Brasil
Telefone: (87) 21014300
Ramal: 4315
URL da Homepage: www.ifsertao-pe.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Mestrado em Ensino.
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Título: As Repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano para a Formação Inicial do Docente,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Dra. Maria Madalena Dullius.
Palavras-chave: PIBID; Formação docente; Teoria; Prática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em Especialização de Docentes em Ensino Lúdico. (Carga Horária: 469h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2005 - 2006
Especialização em Marketing: Planejamento e Gerenciamento. (Carga Horária: 390h).
Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
Título: Estatégias de MArketing Aplicadas a Educação Profissional.
Orientador: João Btista Vianey Silveira Moura.
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Quandrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações.. (Carga horária: 160h).
Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2014 - 2014
Comitê de Ética em Pesquisa. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2013 - 2013
Gestão de Multimeios Didáticos. (Carga horária: 24h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2011 - 2011
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2010 - 2010
Educação e Novas Tecnologias. (Carga horária: 10h).
Encontro de Ciências Humanas do Vale do São Francisco, III VALE HUMANAS, Brasil.
2009 - 2009
Atendimento Nota 10 na Escola. (Carga horária: 30h).
Grupo Klick, KLICKEDUCAÇÃO, Brasil.
2009 - 2009
Metodologia de Ensino do Curso Educação a Orçament. (Carga horária: 32h).
Serviço Social da Indústria - Departamento Nacional, SESI-DN, Brasil.
2009 - 2009
Gestão de uma Sala de Alfabetização. (Carga horária: 30h).
Grupo Klick, KLICKEDUCAÇÃO, Brasil.
2007 - 2007
Práticas em Dinâmicas de Grupo. (Carga horária: 40h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Facilitadores com Aplicação de Jogos. (Carga horária: 60h).
Centro de Treinamento e Desenvolvimento, CETREDE, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação para metodologia por competência. (Carga horária: 24h).
SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.
2005 - 2006
Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 80h).
Homine - Serviços de Qualificação e Educação Básica Ltda., HOMINE, Brasil.
2005 - 2005
Fundamentos de Aprendizagem em Educação à Distânc. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação Didática-Pedagógica para Instrutores. (Carga horária: 75h).
SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.
2000 - 2003
Habilitação em Educação Popular. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista PIBIQ/CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
1. Atuou como bolsista na pesquisa "Avaliação do desenvolvimento da estrautura cognitiva de orientadores de aprendizagem de 8ª séries da cidade de Fortaleza" no período de 03/2000 a 07/2000. 2. Atuou como bolsista na pesquisa "Padronização do teste de raciocínio lógico NT" no período de 08/2000 a 07/2001. 3. Atuou como bolsista na pesquisa "Desenvolvimento das estruturas cognitivas necessárias as operações com conteúdos de matemática em estudantes das escolas públicas de Pindoretama de 4ª a 8ª séries" no período de 12/2002 a 07/2003.


Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano, IF - SERTÃO PE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnol., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura do IF Sertão Pernambucano, são eles: Química, Física, Computação e Música.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Ensino do Campus Petrolina, Carga horária: 40

Atividades

09/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado III
Prática De Ensino
09/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
11/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , IF Sertão PE - Reitoria, IF Sertão PE - Reitoria.

Atividade realizada
Comitê de Ética em pesquisa com Humanos.
01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Linhas de pesquisa
Pensamento Computacional
06/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliadores de instituições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego ? PRONATEC.
02/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico
Prática Pedagógica I
Prática Pedagógica III
Prática Pedagógica IV
04/2018 - 09/2018
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
04/2018 - 09/2018
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
04/2016 - 05/2018
Direção e administração, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Diretora de Ensino.
08/2015 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e o Êxito dos Estudantes do IF Sertão PE.
04/2017 - 09/2017
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
04/2017 - 09/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
04/2017 - 09/2017
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
10/2016 - 03/2017
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
10/2016 - 03/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática II
10/2016 - 03/2017
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
04/2016 - 09/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico
Estágio Supervisionado I
04/2016 - 09/2016
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática II
Estágio Supervisionado I
04/2016 - 09/2016
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
04/2016 - 09/2016
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Estágio Supervisionado III
01/2014 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Linhas de pesquisa
Formação Docente
06/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Estudo de Evasão de Alunos.
04/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Música.
01/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Membro da comissão para atender ao que pede o processo nº 201300121 de renovação de reconhecimento do Curso de Licenciatura em Física do Campus Petrolina.
05/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Membro da comissão de Elaboração do Projeto de Curso Latu Sensu Educação e Ciências da Natureza.
02/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pelo Núcleo de Ações Pedagógicas.
02/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão responsável pela construção do Projeto político Pedagógico do Campus Petrolina.
10/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão PE - Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Presidência da Subcomissão para produzir o Marco Metodológico do Projeto Político Pedagógico do IF Sertão PE.

Serviço Social da Indústria - Regional Bahia, SESI/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Analista de Processo Operacional I, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora da área de educação do Programa SESI Educação do Trabalhador da Indústria, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no norte da Bahia, desenvolvendo: o acompanhamento pedagógico dos professores da Alfabetização ao Ensino Médio, capacitação dos professores na metodologia adotada pela instituição, planejamento dos encontros pedagógicos, seleção dos docentes para atuação no programa, dentre outras atribuições solicitadas pelas instituição.


SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Técnica de Processo, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenadora de cursos de educação continuada e de aprendizagem no SENAI-CE, Centro de Treinamento e Assistência às Empresas - CETAE. Participação na construção do projeto pedagógico de cursos técnicos e da Semana Pedagógica para os professores.


Forum Educativo LTDA, FORUM EDUCATIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I sendo responsável pelo acompanhamento pedagógico dos professores e alunos, reunião de pais, capacitação dos docentes, seleção dos docentes, entre outras atribuições.



Linhas de pesquisa


1.
Formação Docente
2.
Pensamento Computacional


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
O Subprojeto de Computação do PIBID no IF Sertão PE e o empoderamento das novas tecnologias pela escola.
Descrição: O PIBID é uma iniciativa do governo em valorizar e melhorar a formação do aluno da licenciatura, que tem como atrativo a concessão de bolsas para os licenciandos, coordenadores das instituições de ensino superior e os professores das escolas públicas contempladas com o projeto, bem como a disponibilização de uma verba de custeio para investimento nas atividades, capacitação, aquisição de material de consumo, entre outros. Em 2009 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão PE, foi contemplado com o PIBID para os cursos de licenciatura em Química e Física no campus Petrolina. Em 2011, a instituição ampliou os campi e os cursos inserindo o curso de licenciatura em computação. Assim, passou a ter no campus Petrolina um subprojeto de química, um de física e um de computação. O campus de Ouricuri e Floresta com um subprojeto de química e o campus de Salgueiro com o subprojeto de Física. Entre os subprojetos vamos nos deter a investigar o subprojeto de computação, desenvolvido em Petrolina por contemplar a inserção de alunos da licenciatura na educação básica, em escolas que estão recebendo novas tecnologias - tablets, netbooks, projetores multimídias integrado, entre outros - porém não possuem profissional formado na área, Entretanto, o PIBID é um programa que infelizmente não contempla todas as escolas, partindo desta perspectiva surgem questionamentos: a escola que recebeu o PIBID conseguirá continuar com os ideais de metodologias diferenciadas, inovadoras mesmo sem a presença do programa? Os sujeitos envolvidos na escola na qual o projeto foi desenvolvido se vão conseguir continuar utilizando as novas tecnologias? Espera-se com esta pesquisa constatar que as ações do projeto PIBID, com o subprojeto em computação, favoreçam a implantação de mudanças significativas na utilização de metodologias inovadoras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Coordenador / Williams Silva Andrade - Integrante / Jailma Samara Silva Campos - Integrante.
2012 - 2013
O Acompanhamento Pedagógico na Educação Superior: o real versus o ideal.
Descrição: Investigar o acompanhamento pedagógico realizado junto aos professores e alunos dos cursos superiores do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Bolsa.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Academia Hacktown: 1ª Escola Pública de Programação de Jogos e Robótica do Brasil e a apresentação do IF Sertão a comunidade.
Descrição: Este projeto de extensão tem seu enforque maior na idealização, organização e realização da III Mostra de Jogos e Robótica da Academia HackTpwn, momento este que apresentamos para a comunidade o IF Sertão PE e as produções, resultados dos alunos envolvidos no projeto. Acreditamos que este momento é fundamental para a construção sólida da relação família e escola, tão fundamental para o sucesso dos alunos nas atividades acadêmicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Coordenador / CRISTIANO, FÁBIO - Integrante / CALEB FERREIRA DE SÁ - Integrante.
2017 - Atual
ACADEMIA HACKTOWN: 1ª Escola Pública de Programação em Jogos e Robótica do Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fábio Cristiano Souza Oliveira em 14/11/2018.
Descrição: Estimular de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias no Século XXI como: raciocínio lógico, raciocínio matemático e algorítmico, sistematização do pensamento, causa e consequência, concentração, decomposição de problemas, a capacidade de decompor problemas, otimização de rotinas, a transformação de teorias e hipóteses em modelos computacionais e, dessa forma, Pensamento Computacional. Este Projeto está relacionado ao GET - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Integrante / Willmara Marques Monteiro - Integrante / Fabio Cristiano - Coordenador / Jamille A. L. da Silva - Integrante / Myllena Janielly Oliveira Almeida da Silva - Integrante / Fernanda de Melo Reis - Integrante / Renata Silva - Integrante / Cácia Ribeiro da Purificação - Integrante / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante / Wilson Nilo Alves - Integrante / Jessica Flaíne dos Santos Costa - Integrante / Vinicius Dantas Santos - Integrante / Erlan Diercule da Silva - Integrante / Maria Elizabete da Silva Souza - Integrante / Erik Gustavo Neto Neres - Integrante / Lucas Martins da Silva Sena - Integrante.
2016 - 2017
PROGRAMADORES DO FUTURO: MONITORIA EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Descrição: Programação de computadores é uma importante competência para o desenvolvimento do pensamento de ordem superior, além das habilidades de resolução de problemas algorítmicos. Partindo desse principio, há uma necessidade crescente em desenvolver e estimular o conhecimento de crianças e jovens cada vez mais cedo, uma vez que são nativos digitais, nascidos em um mundo tecnológico, que se adaptam rapidamente às novas tecnologias e usam mais facilmente. Embora pareça um pouco mais fácil treinar essa geração do conhecimento como produtores do saber, é necessário pensar, como fazer? Como prepará-los? Nessa perspectiva, em 2015 surgiu o projeto de extensão Programadores do Futuro, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFSERTÃO-PE - Campus Petrolina. O projeto tem como objetivo, a oferta de treinamentos em lógica e programação de computadores, para crianças e jovens regularmente matriculados no ensino fundamental. Com isso, os alunos participam de atividades lúdicas, visando estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, a concentração, noções e causa e consequência e sistematização do pensamento. Assim, esta proposta visa a oferta de curso para crianças regularmente matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Integrante / Fabio Cristiano - Coordenador / André Vitor Matos - Integrante.
2016 - 2017
Apoio ao treinamento de raciocínio lógico e pensamento computacional no ensino fundamental:preparando para a Olimpíada Brasileira de Informática
Descrição: Apoiar com monitoria a oferta do curso treinamento de lógica para alunos regular- mente matriculados no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental. O curso irá preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Informática na modalidade iniciação nível 1. A proposta contempla também o auxílio no planejamento do curso e na organização da Olimpíada a ser realizada no IFSertãoPE câmpus Petrolina. Além de preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Informática, pretende-se o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional, bem como melhorar a compreensão sobre causa e consequência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Integrante / Fabio Cristiano - Coordenador / Fernanda de Melo Reis - Integrante / Renata Silva - Integrante / Cácia Ribeiro da Purificação - Integrante.
2016 - 2017
Descobrindo e desenvolvendo talentos para computação por meio da Olimpíada Brasileira de Informática
Descrição: Na era digital em que vivemos é de suma importância que ensinos relacionados à Computação se iniciem desde a educação básica. E foi com o intuito de disseminar conhecimentos da área Computacional que foi criado o Projeto Programadores do Futuro (PPF). Um projeto que com colaboração de estudantes do curso de Licenciatura em Computação e alunos do Médio Integrado de Informática do IF SERTÃO PE Campus Petrolina, prepara crianças e jovens da educação básica, para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), e está no segundo ano de execução. Este ano o projeto objetiva a inovação com a criação de uma turma voltada para crianças do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental com idade entre 8 e 9 anos que tem como título o ?Estimulo ao raciocínio lógico de crianças a partir do pensamento computacional?. Será criado um curso na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) e terá como público alvo alunos do Ensino Fundamental, com prioridade das Escolas Públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Coordenador / Fabio Cristiano - Integrante / Erika Raquel Silva dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
Estímulo ao raciocínio lógico de crianças a partir do pensamento computacional
Descrição: Esta proposta visa o ensino de programação, bem como contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, paciência, disciplina e a concentração das crianças. Além disso, serão buscadas e testadas novas estratégias de ensino, de forma a avaliar o desempenho dos alunos e de sua permanência nos treinamentos. Portanto, caracterizando a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão, uma vez que o público alvo do projeto serão alunos regularmente matriculados no ensino fundamental, prioritariamente de Escolas Públicas, da comunidade. Considerando que a aluna bolsista pertence ao curso de Médio Integrado de Informática favorecendo-a a vivência uma experiência multidisciplinar, bem como estimulando a aluna a continuar seus estudos na área computacional, vislumbrando a possibilidade de continuar na área e a identificação da mesma com a licenciatura em computação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Coordenador / Fabio Cristiano - Integrante / Myllena Janielly Oliveira Almeida da Silva - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
Descobrindo e Desenvolvendo Talentos para a Computação por meio da Olimpíada Brasileira de Informática
Descrição: Entre os cursos da área de exatas com maior índice de evasão, estão os relacionados à computação. Normalmente, esses cursos possuem em sua estrutura, o ensino de lógica de programação. Esta é considerada complexa por muitos alunos, levando-os a abandonar o curso. Além disso, pesquisas apontam uma grande demanda do mercado por profissionais da área de tecnologia da informação. Para mitigar problemas relacionados à evasão, e ainda promover os cursos do IFSertão-PE na região, é que se propõe a realização deste projeto. Este projeto possui entre outros objetivos, o de capacitar crianças e jovens do ensino fundamental para a Olimpíada Brasileira de Informática e, dessa forma, incentivar e descobrir talentos potenciais para Computação. Para isso, será realizado o curso treinamento de lógica na modalidade de Formação Inicial e Continuada. Serão buscados e identificados objetos de aprendizagem para a definição de estratégias diferenciadas de ensino. O treinamento será composto de conteúdos de lógica apresentados em etapas, começando com a computação desplugada e finalizando com apresentação da linguagem de programação phyton..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Integrante / Fabio Cristiano - Coordenador / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante / Thaíse de Amorim Costa - Integrante.
2015 - 2016
CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO SERTÃO PERNAMBUCANO.
Descrição: Contribuir para uma concepção diferenciada do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo uma reflexão intensa por parte dos docentes e demais educadores sobre sua prática, de forma a desenvolverem habilidades para a comunicação midiatizada do conhecimento no ensino fundamental e médio por meio de recursos de tecnologia da informação e comunicação modernos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Integrante / Willmara Marques Monteiro - Integrante / Thâmillys Marques De Oliveira - Integrante / Fabio Cristiano - Coordenador / Ubirajara Santos Nogueira - Integrante / Wilson Nilo Alves - Integrante / Murilo Moura - Integrante.
2015 - 2016
APOIO AO TREINAMENTO EM LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: Favorecer a participação de crianças do sexto e sétimo ano do ensino fundamental na modalidade iniciação nível 1 da OBI. Além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a sistematização do pensamento e a concentração. Para isso, estimula o estudo da programação em si com aplicações e técnicas em projetos relacionados à jogos e aplicativos educacionais, envolvendo os alunos das escolas públicas na comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Integrante / Thâmillys Marques De Oliveira - Integrante / Fabio Cristiano - Coordenador / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante / Thaíse de Amorim Costa - Integrante.
2014 - 2014
Utilizando Jogos Educacionais para a Melhoria do Raciocínio Lógico Infatil
Descrição: Atualmente crianças e jovens possuem acesso ao computador e seus periféricos diariamente, em alguns casos, os professores, fazem uso desta máquina como ferramenta para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem. Contudo, muitas vezes os professores não sabem fazer o uso adequadamente, ou a disponibilidade deste recurso é escassa, não alcançado a todos os docentes e discentes das escolas. Este projeto de extensão ousa fazer a introdução de um conteúdo novo nas escolas, a Linguagem de Programação e paralelamente incluir digitalmente os alunos e professores de uma Escola Pública Municipal de Juazeiro, na Bahia, pois acredita-se que não adianta irmos a escola e ensinar algo novo sem que os professores compreendam a importância desta nova linguagem para os educandos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Coordenador / Tarcísio Wallen das Graças Almeida - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores ? LIFE-IFSERTÃO-PE
Descrição: romover a valorização dos cursos de licenciatura em física, química, computação e música do Campus Petrolina, por meio um espaço de criatividade bem como de promoção de pesquisa, desenvolvimento e difusão de material didático-pedagógico baseados nas tecnologias da informação e comunicação, envolvendo docentes e discentes das instituições de ensino do Vale do São Francisco, contribuindo para o aprimoramento da Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Integrante / Delza Cristina Guedes Amorim - Integrante / Maria Leopoldina Veras Camelo - Integrante / George Dourado Loula - Coordenador / Josilene Almeida Brito - Integrante / Ozenir Lucinano da Silva Junior - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
2011 - 2014
PIBID IF Sertão Pernambucano uma expensão de oportunidades
Descrição: O projeto PIBID IF SERTÃO PERNAMBUCANO UMA EXPANSÃO DE OPORTUNIDADES do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO, proporcionar aos alunos o aprimoramento os conhecimentos já adquiridos na formação docente, bem como conhecer a prática profissional e as dificuldades de aprendizagem no universo educacional. Espera-se, com a implementação do projeto oportunizar a integração dos alunos do curso de Licenciatura em Química, Física e Computação com a educação básica incentivando o aluno a permanecer no referido curso, promover a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos educadores, melhorar a formação pedagógica do aluno, familiarizar o aluno com metodologias e técnicas quem facilitam o processo de aprendizagem, melhoria do rendimento escolar dos alunos alcançados pelo projeto, promover a aproximação entre a escola e o IF SERTÃO ? PE e a publicação dos resultados obtidos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (87) .

Integrantes: Danielle Juliana Silva Martins - Coordenador / Gizelle Ângela Barroso Vieira - Integrante / Josilene Almeida Brito - Integrante / LAECIO ARAUJO COSTA - Integrante / Arthur Francisco de Paiva Alcantara - Integrante / Henrique Cesar da Silva - Integrante / Newton Pionorio Nogueira - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: IF Sertão PE - Comitê de Ética em Pesquisa


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Menção honrosa ao artigo Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades, Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) - Workshop sobre Educação em Computação.
2016
Menção honrosa ao artigo A Importância da Computação para Alunos do Ensino Fundamental: Ações, Possibilidades e Benefícios., Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) - Workshop de Informática na Escola-WIE.
2003
2º Lugar na Área de Ciências Humanas e Sociais, III Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, DANIELLE JULIANA SILVA2017MARTINS, DANIELLE JULIANA SILVA; DULLIUS, MARIA MADALENA . Um estudo de caso sobre os saberes docentes na visão dos licenciandos participantes do PIBID do IF Sertão PE (Study case about teacher knowledge in the view of IF Sertão PE PIBID undergraduates). CRÍTICA EDUCATIVA, v. 3, p. 359, 2017.

2.
MARTINS, DANIELLE JULIANA SILVA2016MARTINS, DANIELLE JULIANA SILVA; DULLIUS, MARIA MADALENA . Um estudo de caso sobre o reconhecimento do Pibid como uma política pública de valorização e formação docente no IF Sertão PE. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 6, p. 14, 2016.

3.
ALENCAR, G. A.2015ALENCAR, G. A. ; MARTINS, D. J. S. . Inclusão Digital e Alfabetização de Jovens e Adultos: um relato de experiência utilizando softwares livres. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1/24-10, 2015.

4.
OLIVEIRA, T. M.2015OLIVEIRA, T. M. ; MARTINS, D. J. S. ; MONTEIRO, W. M. . QUEBRANDO PARADGIMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO (PRO) EJA UTILIZANDO O SOFTWARE TUX OF MATH COMMAND. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. vol13, p. 1-10, 2015.

5.
MONTEIRO, W. M.2015MONTEIRO, W. M. ; OLIVEIRA, T. M. ; MARTINS, D. J. S. . Gamificação na Educação a Distância: Possibilidades para o ensino de programação. Revista Tecnologias na Educação, v. vol13, p. 1-9, 2015.

6.
SOUZA, A. B.2015SOUZA, A. B. ; MARTINS, D. J. S. . Avaliando a usabilidade do software educacional GCompris:estudo de caso com os educandos do ensino fundamental. Revista Tecnologias na Educação, v. vol13, p. 1-11, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
REIS, FERNANDA DE MELO ; Oliveira, Fábio Cristiano Souza ; Martins, Danielle Juliana da Silva ; Moreira, Patrícia da Rocha . PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Qualidade e políticas públicas na educação 8. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. , p. 234-244.

2.
Costa, Thaise de Amorim ; Oliveira, Fábio Cristiano Souza ; Moreira, Patrícia da Rocha ; MARTINS, DANIELLE JULIANA SILVA . O ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: PRÁTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE. Qualidade e políticas públicas na educação 8. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. , p. 204-212.

3.
SILVA, V. O. ; SANTOS, D. C. ; MENEZES, M. N. ; BRAGA, D. V. ; MARTINS, D. J. S. . Diagnóstico da evasão através do olhar multidisciplinar: IF Sertão PE Campus Floresta. In: Josué de Sousa Mendes; Claúdio Nei Nascimento Silva; Veruska Ribeiro Machado; Adilson César de Araújo; Átila Pires dos Santos; Paulo Antônio Baltazar Ramos; Yvonete Bazbuz da Silva Santos. (Org.). II Workshop Nacional sobre evasão na educação profissional técnica e tecnológica da compreensão ao enfrentamento. 1ed.Brasília: IFB, 2016, v. 1, p. 93-97.

4.
MARTINS, D. J. S.; VERAS, M. L. ; FERREIRA, A. W. N. ; ANDRADE, A. T. B. C. ; CASTRO, A. A. ; SOUZA, V. . Diagnóstico da evasão nos cursos do IF Sertão Pernambucano Campus Petrolina. In: Josué de Sousa Mendes; Claúdio Nei Nascimento Silva; Veruska Ribeiro Machado; Adilson Cesár de Araújo; Átila Pires dos Santos; Paulo Antônio Baltazar Ramos; Yvonete Bazbuz da Silva Santos;. (Org.). II Workshop Nacional sobre evasão na educação profissional técnica e tecnológica da compreensão ao enfrentamento. 1ed.Brasília: IFB, 2016, v. 1, p. 119-122.

5.
UCHOA, E. L. A. ; MARTINS, D. J. S. ; CAMELO, M. L. V. . Diagnóstico da evasão no IF Sertão Pernambucano: a visão dos pais. In: Josué de Sousa Mendes; Cláudio Nei Nascimento Silva; Veruska Ribeiro Machado; Adilson César de Araújo; Átila Pires dos Santos; Paulo Antônio Baltazar Ramos; Yvonete Bazbuz da Silva Santos;. (Org.). II Workshop Nacional sobre evasão na educação profissional técnica e tecnológica da compreensão ao enfrentamento. 1ed.Brasília: IFB, 2016, v. 1, p. 133-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. A. L. ; CRISTIANO, F. ; MARTINS, D. J. S. . GAMIFICAÇÃO E STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO. In: XVII SBGames, 2018, Foz Iguaçu - PR. SBC ? Proceedings of SBGames 2018. Foz Iguaçu - PR: SBC, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
OLIVEIRA, T. M. ; MONTEIRO, W. M. ; CRISTIANO, F. ; MARTINS, D. J. S. ; LATORRE, A. S. L. . Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades. In: Workshop sobre Educação em Computação, 2017, São Paulo. nais do Workshop sobre Educação em Computação. CSBC2017: CSBC2017, 2017.

3.
REIS, FERNANDA DE MELO ; CRISTIANO, FÁBIO ; MARTINS, DANIELLE ; ROCHA, PATRÍCIA DA . Pensamento Computacional: Uma Proposta de Ensino com Estratégias Diversificadas para Crianças do Ensino Fundamental. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@3de9cd83, 2017. p. 638.

4.
COSTA, THAISE ; CRISTIANO, FÁBIO ; ROCHA, PATRÍCIA DA ; DANIELLE, DANIELLE . O Ensino de Linguagem de Programação na Educação Básica Através da Robótica Educacional: Práticas e a Interdisciplinaridade.. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@7d8d2763, 2017. p. 687.

5.
SILVA, J. A. L. ; CRISTIANO, F. ; MARTINS, D. J. S. . Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft.. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBC ? Proceedings of SBGames 2017 - Culture Track. Curitiba: SBC, 2017. p. 987-990.

6.
COSTA, T. A. ; CRISTIANO, F. ; MARTINS, D. J. S. ; ALVES, W. N. . A Importância da Computação para Alunos do Ensino Fundamental: Ações, Possibilidades e Benefícios.. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlandia. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, 2016. p. 593-601.

7.
Andrade, Williams Silva ; CAMPOS, J. S. S. ; SANTOS, J. R. M. ; EVANGELISTA, J. L. S. ; MARTINS, D. J. S. . O Ato de Avaliar Segundo os Professores do IF Sertão Pernambucano. In: VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas - TO. VII CONNEPI 2012. Palmas - TO: OCS, 2012.

8.
MARTINS, D. J. S.. Estratégias de Marketing Aplicadas a Educação Profisisonal. In: VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas - TO. VII CONNEPI 2012. Palmas - TO: OCS, 2012.

9.
AMORIM, D. C. G. ; MARTINS, D. J. S. ; CAMELO, M. L. V. . A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NO IFSERTÃO-PE. In: I Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária: Planejamento e Avaliação no Contexto Glocal., 2012, Uberlândia -MG. ANAIS DO FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA. Uberlândia - MG, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, D. J. S.; FREITAS, M. S. A. ; AGUIAR, R. P. . A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS INVESTIMENTOS DO GOVERNO FEDERAL A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO NO IF SERTÃO PE, CAMPUS PETROLINA. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2015.

2.
GUEDES, T. M. ; MARTINS, D. J. S. . Um estudo de caso sobre a ferramenta computacional Geogebra: Resultados e Percepções. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2014, Fortaleza, CE. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2014. v. 10. p. 518-521.

3.
MARTINS, D. J. S.; Andrade, Williams Silva ; CAMPOS, J. S. S. . Ser coordenador do curso superior na visão dos coordenadores dos cursos superiores do IF Sertão PE, Campus Petrolina. In: VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013, Gramado - Rio Grande do Sul. Anais do III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação. Gramado - RS: UNISINOS, 2013. v. 1.

4.
VIDAL, R. R. ; SANTOS, E. B. ; COELHO, G. B. ; SOUZA, V. S. ; MARTINS, D. J. S. . Ressignificando a Sala de Informática Como um Recurso Facilitador do Processo de Ensino e Aprendizagem do Aluno com Necessidade Educativa Específica a Partir da Intervenção Docente. In: VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas - TO. Anais do VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovaçã. Palmas - TO: OCS, 2012.

5.
MARTINS, D. J. S.; Trompieri . Desenvolvimento das Estruturas Cognitivas em Alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pindoretama, no Estado do Ceará, Brasil. In: VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2003, Corunã. ACTAS. Corunã: Xunta de Galicia, 2003. v. 8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, JAMILLE ; CRISTIANO, FÁBIO ; MARTINS, DANIELLE ; SILVA, WILSON DA . Storytelling e Robótica Educacional: a construção de carros robôs com Arduino e materiais recicláveis. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@51c86334, 2018. p. 1806.

2.
Andrade, Williams Silva ; MARTINS, D. J. S. . INVESTIGANDO O ACOMPANHAMENTO PEDAGOGICO EM UMA INSTITUICAO DO ENSINO SUPERIOR. In: IV Encontro Nacional das Licenciaturas, 2013, Uberaba - MG. Cadernos de Resumo 2013. Uberaba - MG: UFMT, 2013. v. v.1. p. 218-218.

3.
MARTINS, D. J. S.. Desenvolvimento das Estruturas Cognitivas em Alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pindoretama. In: IX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2003, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2003. p. 81.

4.
MARTINS, D. J. S.. Análise Métrica dos Testes de Português e Matemática Aplicados na 4ª e 8ª Série do Município de Pindoretama. In: IX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR, 2003, Fortaleza. Anais. Fortaleza: UNIFOR, 2003. p. 82.

5.
MARTINS, D. J. S.. Análise Métrica dos Testes de Português e Matemática Aplicados na 4ª Série e 8ª Série do Município de Pindoretama. In: XXI Encontro de Iniciação Científica, 2002, Fortaleza. Encontros Universitários. Fortaleza: UFC, 2002.

6.
MARTINS, D. J. S.. Análise do Índice de Dificuldade dos Itens do Teste de Raciocínio Verbal - NT, Referentes aos Raciocínio Probabilístico, Raciocínio Combinatório e Contagem. In: XX Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2001, Fortaleza. Encontros Universitários. Fortaleza: UFC, 2001.

7.
MARTINS, D. J. S.. Grau de Satisfação dos Professores da Rede de Ensino de Maracanaú em Relação aos Ciclos (um estudo de caso). In: XIX Enconttro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2000, Fortaleza. Encontros Universitários. Fortaleza: UFC, 2000.

8.
MARTINS, D. J. S.. Desempenho no Teste de Raciocínio Lógico: Uma Comparação Entre os Alunos da Área de Ciências e Humanidades. In: XIX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2000, Fortaleza. Encontros Universitários. Fortaleza: UFC, 2000.

9.
MARTINS, D. J. S.. Desempenho em um Teste de Raciocínio Lógico de Orientadores de Aprendizagem de 8ª Séries da Cidade de Fortaleza. In: XIX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2000, Fortaleza. Encontros Universitários. Fortaleza: UFC, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, D. J. S.; CAMPOS, J. S. S. . O processo de inclusão do aluno com Deficiência e a Robótica Educacional: um Estudo de Caso no IF Sertão PE Campus Petrolina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RIBEIRO, G. C. ; SILVA, J. A. L. ; COSTA, B. D. S. ; MARTINS, D. J. S. . Aplicativo Duolingo como uma ferramenta complementar de ensino para a aprendizagem da língua inglesa no Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COSTA, B. D. S. ; RIBEIRO, G. C. ; CAVALCANTE, S. A. ; MARTINS, D. J. S. . Software Tuxmath como ferramenta pedagógica complementar para o ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MAREIROS, M. A. ; MARTINS, D. J. S. ; NASCIMENTO, C. A. ; BITENCOURT, R. B. . 'Ressignificando a química para ex-usuárias de drogas licitas e ilícitas do CRELPS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, M. L. ; SILVA, H. V. C. ; MARTINS, D. J. S. ; BITENCOURT, R. B. . Auxílio escolar nas aulas de Química do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Antônio Campelo (EDAC): suporte aos alunos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, V. F. S. ; CASTRO, G. A. ; ALMEIDA, R. G. ; MARTINS, D. J. S. ; BITENCOURT, R. B. . Um estudo de caso sobre a utilização do tablet-pc pelos discentes em uma escola pública estadual no município de Petrolina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, T. M. ; MONTEIRO, W. M. ; LATORRE, A. S. L. ; MARTINS, D. J. S. . Tecnologias no Ensino da Língua Portuguesa: a inovação do convencional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RODRIGUES, N. L. ; MARTINS, D. J. S. . Um estudo comparativo da inserção e desmistificação tecnologica na educação de jovens e adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALENCAR, G. A. ; FREITAS, A. K. ; PESSOA, M. S. ; MARTINS, D. J. S. . Utilizando o Scratch nas aulas de Lógica de Programação do Proeja: Um relato de experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RIBEIRO, G. C. ; OLIVEIRA, T. M. ; REBOUCAS, M. D. A. ; MARTINS, D. J. S. ; ALENCAR, R. C. . Estudo sobre as habilidades dos alunos de uma escola da rede pública de Permanbuco na resolução de problemas de lógica aplicada a matemática e computação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
EVANGELISTA, J. L. S. ; Andrade, Williams Silva ; MARTINS, D. J. S. ; CAMPOS, J. S. S. ; OLIVEIRA, R. C. . APLICAÇÃO DO SOFTWARE LUZ DO SABER COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA JOVENS E ADULTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GUEDES, T. M. ; MARTINS, D. J. S. . Um estudo de caso sobre a ferramenta educacional Geogebra: Resultados e Percepções. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARTINS, D. J. S.. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E OS DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MARTINS, D. J. S.; LATORRE, A. S. L. . A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
QUEIROZ, R. B. R. ; PESSOA, M. S. ; MARTINS, D. J. S. . Softwares Educativos no Ensino de Biologia: um estudo de caso junto a uma turma do PROEJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARTINS, D. J. S.. 'INVESTIGANDO O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Andrade, Williams Silva ; MARTINS, D. J. S. . Diagnóstico das funções dos coordenadores dos cursos superiores do IF Sertão PE na visão dos alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SILVA, B. P. ; MARTINS, D. J. S. ; SILVA, V. H. A. ; SILVA, I. E. B. . A Dimensão Afetiva da Prática Pedagógica na Modalidade PROEJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MONTEIRO, W. M. ; OLIVEIRA, T. M. ; ANJOS JUNIOR, G. M. ; MARTINS, D. J. S. ; BRITO, J. A. ; LATORRE, A. S. L. . UTILIZANDO O MÉTODO KANBAN NA CONSTRUÇÃO DE UM GAME: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SILVA, N. F. ; BRITO, J. A. ; MARTINS, D. J. S. ; SANTOS, A. A. ; SILVA, U. F. . O QUE FALTA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARA SEREM MOTIVADORAS E USUÁRIAS DE SEUS RECURSOS TECNOLÓGICOS?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
OLIVEIRA, C. S. ; MARTINS, D. J. S. ; COSTA, L. L. S. ; SOUZA, M. M. ; SANTOS, A. E. A. ; BEZERRA, C. L. . Ressignificando o Ensino de Orgânica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
AMORIM, D. C. G. ; MARTINS, D. J. S. ; CAMELO, M. L. V. . A importância do PIBID na construção identitária docente no IF Sertão PE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
MARTINS, D. J. S.. Estratégias de Marketing Aplicadas a Educação Profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
Andrade, Williams Silva ; CAMPOS, J. S. S. ; SANTOS, J. R. M. ; EVANGELISTA, J. L. S. ; MARTINS, D. J. S. . O Ato de Avaliar Segundo os Professores do IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
VIDAL, R. R. ; SANTOS, E. B. ; COELHO, G. B. ; SOUZA, V. ; MARTINS, D. J. S. . Ressignificando a Sala de Informática Como um Recurso Facilitador do Processo de Ensino e Aprendizagem do Aluno com Necessidade Educativa Específica a Partir da Intervenção Docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
MARTINS, D. J. S.. Ressignificando os laboratórios de informática das escolas de Petrolina-PE e Juazeiro-BA a partir da intervenção dos alunos do curso de licenciatura em computação do IF Sertão Pernambucano, campus Petrolina.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
Trompieri ; MARTINS, D. J. S. . Desenvolvimento das Estruturas Cognitivas em Alunos do Ensino Fundamnetal da Rede Municipal de Pindoretama, no estado do Ceará, Brasil.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MARTINS, D. J. S.; Trompieri . Desenvolvimento das estruturas cognitivas em alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pindoretama, no Estado do Ceará, Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MARTINS, D. J. S.. Análise métrica dos testes de português e matemática aplicados na 4ª e 8ª série do Município de Pindoretama. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MARTINS, D. J. S.. Grau de satisfação dos professores da Rede de Ensino de Maracanaú em relação aos ciclos (um estudo de caso). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, D. J. S.; DANTAS, R. F. X. ; SANTOS NETA, V. P. . Uso do Blog na Prática Educativa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARTINS, D. J. S.. Uso do Blog na Prática Educativa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VIEIRA, G. A. B.; Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Maria Josinêne Dantas Oliveiras. As causas e consequências da evasão escolar na EJA na escola Luis Cursino da França Cardoso, do município de Juazeiro - BA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

2.
Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; Rigo, Ariádne Scalfoni; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Tânica Cristina da Silva. A gestão do conhecimento pedagógico em instituições de ensino superior do Vale do São Francisco. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Organizações Públicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Betânia Maria Freire Monteiro. Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade de Pernambuco.

4.
Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Iranir Lopes dos Santos Silva. As Políticas no Ensino da Educação de Jovens e Adultos no Município de Petrolina - PE. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade de Pernambuco.

5.
Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Marlene Soares. A Prática de Leitura nas Turmas de 2ª Fase de Ensino da EJA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade de Pernambuco.

6.
Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Sirlene dos Santos Araújo. Cronologia dos Movimentos Educacionais Brasileiros e suas Contribuições para a Educação de Jovens e Adultos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade de Pernambuco.

7.
Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Maria Rodrigues dos Santos. A Leitura dos Gêneros Textuais em Turmas de 4ª Fase da EJA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade de Pernambuco.

8.
Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Ana Cláudia de Souza Araújo. Uma Reflexão sobre a Aprendizagem no PROEJA na Turma de Informática, no Âmbito Metodológico e Cognitivo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, D. J. S.; EVANGELISTA, J. L. S.; BRITO, J. A.. Participação em banca de Darlysson Santos Pereira.Atuação dos professores com o uso das TIC´s - Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo de caso em Escolas de Referência da Rede Pública Estadual de Ensino de Petrolina - PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

2.
Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; AMORIM, D. C. G.; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Raianne Gomes de Almeida.ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

3.
CRISTIANO, F.; MARTINS, D. J. S.; BITENCOURT, R. B.. Participação em banca de Jamille Anderson Luiz da Silva."STORYTELLING ALIADO À GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE AUXÍLIO NA MOTIVAÇÃO E NO ESTÍMULO DE HABILIDADES COGNITIVAS RELACIONADAS AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

4.
CRISTIANO, FÁBIO; MOREIRA, J. A.; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Reno Costa Alencar."Arduino como Objeto de Aprendizagem em algumas disciplinas de Licenciatura em Computação no Campus Petrolina do IF Sertão PE". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

5.
AMORIM, D. C. G.; FREITAS, M. S. A.; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Jailma Samara Silva Campos.O ALUNO COM DEFICIÊNCIA E A ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA. 2017.

6.
MARTINS, D. J. S.; AMORIM, D. C. G.; FREITAS, M. S. A.. Participação em banca de Luiz Eduardo Alves De Castro.O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

7.
MARTINS, D. J. S.; MOREIRA, P. R.; BRITO, J. A.. Participação em banca de Tiago Medeiros Guedes.A formação docente dos licenciandos em computação do IF Sertão PE e o proeja: um estudo de caso.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

8.
EVANGELISTA, J. L. S.; MOREIRA, P. R.; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Nadjan Sousa Cardoso.SALA DE AULA INVERTIDA: UM ESTUDO DE CASO DO USO DO MODELO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM UM CURSO DE CAPACITAÇÃO EM FERRAMENTAS NAS NUVENS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

9.
MARTINS, D. J. S.; MOREIRA, J. A.; SOUZA, M. B. B.. Participação em banca de Elianderson Benicio Coelho Souza.A Robótica Educacional como ferramenta de iniciação ao aprendizado de Programação no Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

10.
MARTINS, D. J. S.; FREITAS, M. S. A.; BITENCOURT, R. B.. Participação em banca de Gersica Agripino Alencar.ANÁLISE SOBRE O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE PETROLINA-PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

11.
BRITO, J. A.; OLIVEIRA, F. K.; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Lucas Samir Silva de Matos.Requisitos para modelagem de atividade de aprendizagem Ubíqua. 2015.

12.
MARTINS, D. J. S.; BRITO, J. A.; GOMES, R. S.. Participação em banca de Natanael dos Santos Soares.O processo de inserção de tecnologias na Rede Municipal de Ensino de Petrolina. 2015.

13.
CRISTIANO, F.; COSTA, L. A.; MARTINS, D. J. S.. Participação em banca de Willams Silva Andrade.CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA COMO ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO SOBRE AS NOVAS FUNCIONALIDADES DO IPV6: UM ESTUDO DE CASO. 2015.

14.
MARTINS, D. J. S.; Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; BRITO, J. A.. Participação em banca de Aline Bezerra de Souza.Avaliando a Usabilidade do Software Educacional Gcompris: Estudos de Caso com os Educandos do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

15.
BITENCOURT, R. B.; MARTINS, D. J. S.; NERY FILHO, J.. Participação em banca de Rodrigo Bezerra Remígio de Queiroz.Imagem em Jogo: Análise Sobre A Projeção do Nordeste em Jogos Eletrônicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, G.; MARTINS, D. J. S.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto, Edital nº 15/2015, na área de Biologia.. 2015. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

2.
CARVALHO, G.; MARTINS, D. J. S.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto, Edital nº 15/2015, na área de Biologia.. 2015. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

3.
BITENCOURT, R. B.; MARTINS, D. J. S.. Banca Examinadora do Concurso de Provas e Títulos - Edital Nº 30/2014. 2014. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

4.
MASCARENHAS, M.; Cavalcante, Maria do Socorro Tavares; MARTINS, D. J. S.. Banca Examinadora do Concurso para contratação de professor substituto - Edital Nº 59/2013. 2013. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

5.
AUGUSTA, V. L. S.; ALCANTARA, A. F. P.; MARTINS, D. J. S.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos - Edital no . 50/2013. 2013. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

6.
GONCALVES, E. C. N.; SILVA, R. M.; MARTINS, D. J. S.. Banca Examinadora na Seleção Pública Simplificada na Área de Conhecimento: Pedagogia - Organização da Educação Nacional. 2011. Universidade de Pernambuco.

7.
GONCALVES, E. C. N.; SILVA, R. M.; MARTINS, D. J. S.. Banca Examinadora na Seleção Pública Simplificada na Área de Conhecimento: Pedagogia - Organização da Educação Nacional. 2011. Universidade de Pernambuco.

8.
Costa, Ricardo Maia; MARTINS, D. J. S.; Cordeiro, Erlon Rabelo. Banca Examinadora do processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto - Edital nº 14/2010. 2010. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Outras participações
1.
MARTINS, D. J. S.. Consultor(a) ?Ad hoc? avaliando projeto(s) submetido(s) ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr.) do IF SERTÃO PE 2014.. 2014. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX CONNEPI. APLICAÇÃO DO SOFTWARE LUZ DO SABER COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA JOVENS E ADULTOS. 2014. (Congresso).

2.
XVII ENDIPE. 2014. (Encontro).

3.
I Forlife de Pesquisa do LIFE - UNEB. 2013. (Outra).

4.
III Encontro de Coordenadores Institucionais do PIBID. 2013. (Encontro).

5.
VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação. Ser coordenador do curso superior na visão dos coordenadores dos cursos superiores do IF Sertão PE, Campus Petrolina. 2013. (Congresso).

6.
VII Seminário Internacional As Redes e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade.Softwares Educativos no Ensino de Biologia: um estudo de caso junto a uma turma do PROEJA. 2013. (Seminário).

7.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagens em rede.Ressignificando os laboratórios de informática das escolas de Petrolina-PE e Juazeiro-BA a partir da intervenção dos alunos do curso de licenciatura em computação do IF Sertão Pernambucano, campus Petrolina.. 2012. (Simpósio).

8.
II Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária.A importância do PIBID na construção identitária docente no IF Sertão - PE. 2012. (Outra).

9.
VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. Estratégias de Marketing Aplicadas a Educação Profisisonal. 2012. (Congresso).

10.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola. 2011. (Simpósio).

11.
I Seminário Estadual de EJA: o mundo do trabalho e os desafios à Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Seminário).

12.
Congresso Internacional Sobre Formação de Professores. 2010. (Congresso).

13.
III Vale Humanas - Encontro de Ciências Humanas do Vale do São Francisco: Educação e Cultura. 2010. (Encontro).

14.
III Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. 2009. (Encontro).

15.
Telecongresso Virtual de Educação: Como Melhorar a Educação. 2009. (Congresso).

16.
Congresso de Educação do São Francisco - família e escola: construindo saber, transmitindo valores. 2008. (Congresso).

17.
I Conferência Estadual da Educação Profissional e Tecnológica. 2006. (Outra).

18.
4ª Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos - Mídia e Educação: incluir na sociedade do conhecimento. 2005. (Congresso).

19.
III Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET-CE.Desenvolvimento das estruturas cognitivas em alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pindoretama, no Estado do Ceará, Brasil. 2003. (Encontro).

20.
IX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR.IX Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR. 2003. (Encontro).

21.
VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxía. VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxía. 2003. (Congresso).

22.
III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial - Novo milênio, novas tecnologias, novas formas de aprender. 2002. (Congresso).

23.
Semana de Educação - Políticas Públicas para a Educação: Diagnóstico do Ensnio Público do Ceará. 2002. (Outra).

24.
XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa.Análise métrica dos testes de português e matemática aplicados na 4ª e 8ª série do Município de Pindoretama. 2002. (Encontro).

25.
XX Congresso Nacional das APAEs - I Fórum Nacional de Autodefensores. 2001. (Congresso).

26.
XIX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa.Grau de satisfação dos professores da Rede de Ensino de Maracanaú em relação aos ciclos (um estudo de caso). 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. M. ; MARTINS, D. J. S. ; CRISTO, A. ; AMORIM, D. C. G. ; VIEIRA, G. A. B. ; SILVA, R. M. ; ROMEIRO, C. ; VIEIRA, J. ; BRITO, J. A. ; ANGELIM, J. A. S. ; RIBEIRO, A. S. ; BERNARDON, T. ; LOULA, G. D. . I Fórum Regional das Licenciaturas, I Seminário Regional do PIBID e I Seminário Regional Prodocência. 2012. (Outro).

2.
MARTINS, D. J. S.; CAMELO, M. L. V. ; AMORIM, D. C. G. ; VIEIRA, G. A. B. . II Mostra PIBID IF Sertão PE. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tiago Medeiros Guedes. A formação docente dos licenciandos em computação do IF Sertão PE e o proeja: um estudo de caso.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

2.
Vandijane Lisboa Ramalho. A formação continuada de docentes do município de Petrolina: um estudo de caso sobre o uso dos tablets. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

3.
Luiz Eduardo Alves De Castro. O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

4.
Elianderson Benicio Coelho Souza. A Robótica Educacional como ferramenta de iniciação ao aprendizado de Programação no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

5.
Jailma Samara Silva Campos. O ALUNO COM DEFICIÊNCIA E A ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

6.
Gersica Agripino Alencar. ANÁLISE SOBRE O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE PETROLINA-PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

7.
Aline Bezerra de Souza. Avaliando a Usabilidade do Software Educacional Gcompris: Estudo de Caso com os Educandos do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

8.
Natanael dos Santos Soares. O processo de inserção de tecnologias na Rede Municipal de Ensino de Petrolina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

Iniciação científica
1.
Willams Silva Andrade. O Subprojeto de Computação do PIBID no IF Sertão PE e o empoderamento das novas tecnologias pela escola. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.

2.
Williams Silva Andrade. O Acompanhamento Pedagógico na Educação Superior: o real versus o ideal.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Danielle Juliana Silva Martins.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARTINS, DANIELLE JULIANA SILVA2016MARTINS, DANIELLE JULIANA SILVA; DULLIUS, MARIA MADALENA . Um estudo de caso sobre o reconhecimento do Pibid como uma política pública de valorização e formação docente no IF Sertão PE. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 6, p. 14, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, D. J. S.. 'INVESTIGANDO O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARTINS, D. J. S.; DANTAS, R. F. X. ; SANTOS NETA, V. P. . Uso do Blog na Prática Educativa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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