Dilian da Rocha Cordeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7051605895310772
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade de Pernambuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE. Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, organização do trabalho pedagógico, língua materna, ensino de língua, alfabetização e literatura infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dilian da Rocha Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
CORDEIRO, D. R.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Recife, Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
Av. Cais do Apolo, 975
Recife
50030-903 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 32328000


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: É possivel ensinar a compreender texto na Educação Infantil? o que o professora sabe e faz, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ana Carolina Perrussi Alves Brandão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino; leitura; compreensão de leitura; educação infantil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Variedade lingüística: O que pensam e fazem os professores?,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: variação lingüística; competencia comunicativa; ensino de língua; transposição didática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2002
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
programa de formação pela primeira infância. (Carga horária: 60h).
instituto ABCD, INSTITUTO ABCD, Brasil.
2010 - 2010
Desenho na Educação Infantil. (Carga horária: 4h).
Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
2005 - 2005
Alfabetização: aprop. do sistema de escrital alfa.. (Carga horária: 100h).
Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Infantil
08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura infantil
Alfabetização e Letramento
Estágio I - Educação Infantil
07/2018 - Atual
Direção e administração, Campus Petrolina, .

Cargo ou função
Vice coordenador do núcleo de aopio ao estágio.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Infantil
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
04/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e letramento
04/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
04/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática VIII
04/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e metodológia do ensino de Língua Portuguesa
02/2017 - 04/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização ee Letramento

Prefeirura da Cidade do Recife - Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, PCR - SEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 150


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Formador na disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, com carga horária de 45h, no Curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia Presencial

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Formador na disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, com carga horária de 45h, no Curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia Presencial

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Formador na disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, com carga horária de 45h, no Curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia Presencial

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: CDT - contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Atividades

08/2009 - 09/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metotologia Científica
08/2009 - 09/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Oral na Educação Infantil
Metodologia da Língua Portuguesa II
04/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem
Metodolologia da Língua Portuguesa I
04/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Medologia Científica

Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

11/2006 - 12/2006
Ensino, Alfabe. e letramento em turmas de jovens e adultos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
11/2005 - 07/2006
Ensino, Alf. jovens e adultos em uma persp. do letramento, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
09/2005 - 06/2006
Ensino, Alf. jovens e adultos em uma persp. do letramento, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2006 - 02/2006
Ensino, Estratégias de Leitura, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Autarquia Educacional de Belo Jardim, AEB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 30

Atividades

08/2009 - 09/2009
Ensino, Língua Portuguesa - Visão Interdisciplinar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática aplicada ao ensino do Português
05/2008 - 06/2008
Ensino, Língua Portuguesa - Visão Interdisciplinar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática aplicada ao ensino do Prtuguês
04/2007 - 04/2007
Ensino, Língua Portuguesa - Visão Interdisciplinar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática Aplicada ao Ensino do Português
11/2006 - 11/2006
Ensino, Met. do Ensino de Geografia e suas Tecnologias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino em Geografia

Instituto Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico, IPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 16


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluna Bolsista de Iniciação Científica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFPE - com o projeto de pesquisa intitulado ??Análise Lingüística como Eixo didático da àrea de Língua Portuguesa" sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Gomes de Morais..

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluna Bolsista de Iniciação Científica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFPE - com o projeto de pesquisa intitulado ??Ensino de Gramática nas Séries inicias: do currículo prescrito ao ensino efetivo" sob a coordenação do Prof. Dr. Artur Gomes de Morais..



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Saberes e práticas sobre o ensino da compreensão de leitura de professores da educação básica em Petrolina - PE
Descrição: A pesquisa busca investigar acerca dos saberes e práticas que professores de educação básica têm acerca da compreensão de leitura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Dilian da Rocha Cordeiro - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Conhecendo a criança de zero a seis anos e planejando açoes pedagógicas mais ao seu alcance
Descrição: Encontro de estudos e discussão sobre o desenvolvimento da criança e possibilidades de intervensão. grupo composto por professores de Educação Infantil do CMEI Paulo Rosas sob coordenação da professora Maria Isabel Pedrosa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Revista educação e (trans)formação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação infantil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDEIRO, D. R.2016CORDEIRO, D. R.. -Quem gostou da história?- - a compreensão de leitura na educação infantil: possibilidades e desafios. Cadernos Cenpec, v. 5, p. 68-87, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
CORDEIRO, D. R.. A compreensão de leitura: saberes e práticas docentes. In: Mirtes Ribeiro de Lira. (Org.). A (re)significação da formação docente no espaço da produção científica. 1ªed.Recife: EDUPE, 2016, v. , p. 113-130.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, D. R.. Variação linguística: os textos do saber e a prática dos professores. In: 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, 2009, Caxambu (MG). 32ª Reunião Anual da ANPEd. Anais...: Sociedade, Cultura e educação: novas regulações?, 2009.

2.
CORDEIRO, D. R.; MORAIS, A. G. . Variação linguística: qual o objetivo do ensino de língua na escola? qual o papel da escola? quais as dificuldades de se aprender a língua de prestígio?. In: 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió (AL). Anais do 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

3.
Carvalho, M. J. P. ; CORDEIRO, D. R. . no processo de apropriação do sistema de notação alfabética (sna): qual o sentido das aividades escritas na educação Infantil. In: 16º COLE - congresso de leitura do Brasil, 2007, Campinas. no mundo há muitas armadilhas e é preciso quebra-las. Campinas: faculdade de educação/unicampe, 2007.

4.
CORDEIRO, D. R.. Variação linguística: considerações acerca das práticas docentes. In: 29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, 2006, Caxambu (MG). 29ª Reunião Anual da ANPEd. Anais...: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: Desafios e Compromissos, 2006.

5.
CORDEIRO, D. R.. Concepções e práticas de ensino de gramática e formação continuada do professor de 3ª e 4ª série. In: Formação Continuada de professores, 2002, Recife. Formação continuada de professores. Recife: Bagaço, 2002. p. 341-350.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, D. R.. Variação linguística: os textos do saber e a prática dos professores. In: 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, 2009, Caxambu (MG). 32ª Reunião Anual da ANPEd. Anais...: Sociedade, Cultura e educação: novas regulações?, 2009.

2.
CORDEIRO, D. R.; MORAIS, A. G. . Variação linguística: qual o objetivo do ensino de língua na escola? qual o papel da escola? quais as dificuldades de se aprender a língua de prestígio?. In: 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió (AL). Anais do 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

3.
CORDEIRO, D. R.. Variação linguística: considerações acerca das práticas docentes. In: 29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, 2006, Caxambu (MG). 29ª Reunião Anual da ANPEd. Anais...: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: Desafios e compromissos, 2006.

4.
CORDEIRO, D. R.. O ensino de língua - o caso da variedade linguística. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas (SP). Anais do 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005.

5.
CORDEIRO, D. R.. Ensino de gramática nas séries iniciais que concepções e práticas adotam os professores?. In: Congresso de iniciação Científica - CONIC, 2000, Recife. VIII congresso de iniciação científica - Anais. Recife: Universitária, 2000. v. I. p. 350-350.

Apresentações de Trabalho
1.
CORDEIRO, D. R.; OLIVEIRA, A. M. A. ; LUCENA, J. M. F. ; SOARES, R. S. G. ; CORDEIRO, D. R. . O brincar na formação do professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CORDEIRO, D. R.. 'Quem gostou da história'... a compreensão de leitura na Educação Infantil: possibilidades e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORDEIRO, D. R.. O ensino da compreensão de textos na Educação Infantil: os saberes e práticas das professoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CORDEIRO, D. R.. O ensino da compreensão de texto na Educação Infantil: saberes e prática de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CORDEIRO, D. R.. Relato de experiência no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CORDEIRO, D. R.. Gente, bichos e plantas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CORDEIRO, D. R.. Alfabetização e letramento na educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CORDEIRO, D. R.. 'Qual o título da história?'... O ensino da compreensão para além do título. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CORDEIRO, D. R.. Alfbetização e variação linguistica: um estudo sobre o ensino de língua materna na escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CORDEIRO, D. R.. Alfabetização e variação linguística: um estudo sobr o ensino de língua materna na escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CORDEIRO, D. R.. A importância do trabalho com a linguagem oral e escrita na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CORDEIRO, D. R.. Variação linguística: os textos do saber e a prática dos professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CORDEIRO, D. R.; MORAIS, A. G. . Variação linguística: qual o objetivo do ensino de língua na escola? qual o papel da escola? quais as dificuldades dew se aprender a língua de prestígio?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CORDEIRO, D. R.. Variação linguística: considerações acerca da prática docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CORDEIRO, D. R.. Variação lingística na escola: um estudo com professores das séries iniciais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CORDEIRO, D. R.. Variação linguística: considerações acerca das práticas docentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CORDEIRO, D. R.. O ensino de língua - o caso da variedade linguística. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CORDEIRO, D. R.. Concepção e práticas de ensino de gramática e a formação continuada do professor de 3ª e 4ª séries. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CORDEIRO, D. R.. Ensino de gramática nas séries iniciais: que concepções e práticas adotam os professores. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CORDEIRO, D. R.. Ensino de gramática nas séries iniciais: que concepções e práticas adotam os professores?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CORDEIRO, D. R.. Opção dos Alunos pelo Curso de Pedagogia da UFPE e suas Expectativas Profissionais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CORDEIRO, D. R.. VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (EPEPE). 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
CORDEIRO, D. R.. Desafios da formação do pedagogo para atuação nos espaços não escolares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CORDEIRO, D. R.. O encantamento das histórias. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CORDEIRO, D. R.. Cartilha jogo do patrimônio 2. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão Pedagógica).

4.
CORDEIRO, D. R.. O fazer pedagógico na Educação Infantil. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CORDEIRO, D. R.; MACIEL, D. A. G. C.. Participação em banca de Flaviana América Silva Dantas de Souza. Gênero de texto no currículo, nas avalições externas (SAEPE/SAEB) e na prática docente: relações entre as prescrições, as cobranças e as estratégias de ensino. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em Educação) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ferraz, B. T.; Souza, A. P. A; CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Romário Nunes Dias.Docencia e construção da profissionalidade na Educação Infantil: uma análise reflexiva sobre os saberes e práticas educativas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Perla Araújo dos Santos.A literatura de cordel nos livros didáticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco.

3.
LUCENA, J. M. F.; CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Maria Thaize de Souza.Concepções de professoras de uma instituição de educação Infantil do municipio de Petrolina sobre o brincar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

4.
LUCENA, J. M. F.; CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Caroline Lopes de Souza.Um estudo de observação sobre asbrincadeiras das crianças de cinco anos na Educação Infantil do municipio de Petrolina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

5.
GOMES, G. K; CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Andressa da Silva Noronha.o senex na atualidade: uma representação simmbólico-arquétipica do contador de histórias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

6.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Alexandra Pereira da Silva.O brincar na Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino de Petrolina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

7.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Maria Lopes alves.A literatura no contexto da Alfabetização: concepções e práticas docentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

8.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Josefa Adriana Pereira de Sousa.Qual a idade certa para alfabetizar uma criança? cocepções e práticas docentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

9.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Kátia Jeanne da Silva sena.o brincar no contexto de um programa estruturad: uma análise do Alfa e Beto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco.

10.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Karini Michelly Silva de Oliveira e Priscila Amâncio de Aqui.Interação por meio de objetos: investigando bebês de uma creche municipal do Recife. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
PORTO, Z.; CORDEIRO, D. R.; MORAIS, A. G.. Participação em banca de Aldilene Rodrigues, Denise Pípolo e Edna maria Freitas.A formação inicial do professor de EJA nas IES da região Matropolitana do Recife. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Alcione Beserra Lima.O ensino da língua(gem) escrita em turma de Educação Infantil: concepções e práticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
CORDEIRO, D. R.; CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Ana Cristina Lira de Andrade.As categorias criança e brincadeira nos documentos oficiais sobre educação infantil do ministério da edcuação e na proposta pedagógica da escola sesc Garanhuns - PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de Ana Cristina Lira de Andrade.As categorias criança e brincadeira nos Documentos Oficiais sobre Educação Infantil no Ministério da Educação e na Proposta Pedagógica da escola SESC Garanhuns (PE). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

15.
CORDEIRO, D. R.. Participação em banca de tatyanne Maria Rodrigues Calado.Organização do tempo e do espaço no trabalho pedagógico na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MACIEL, D. A. G. C.; CORDEIRO, D. R.; GASPAR, M. M. G. S.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto na área de conhecimento DIDÁTICA. 2015. Universidade de Pernambuco.

Outras participações
1.
CORDEIRO, D. R.. 4º congresso Internacional do livro, leitura e literatura no sertão. 2018. Universidade de Pernambuco.

2.
CORDEIRO, D. R.. Feira de ciências e mostra científica - Rio São francisco: história, cultura, degradação ambiental e seus impactos na vida de um povo. 2017. Universidade de Pernambuco.

3.
CORDEIRO, D. R.. Educação infantil. 2012.

4.
CORDEIRO, D. R.. XX Congresso de Iniciação Cientifica da UFPE - CONIC. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Baile do Colherim. 2016. (Outra).

2.
Tecendo contos na trilha das histórias: a memória afetiva e o imaginário infantil. 2016. (Oficina).

3.
37ª Reunião Anual daAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 2015. (Outra).

4.
37ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação(ANPED)."Quem gostou da história" ... a compreensão de leitura na Educação Infantil: possibilidades e desafios. 2015. (Outra).

5.
XI Seminário Estadual de Educação Infantil. 2015. (Seminário).

6.
II encontro pedagógico de Garanhuns.Alfabetização e variação linguistica: um estudo sobre o ensino de língua materna na escola. 2011. (Encontro).

7.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O ensino da língua materna na escola: os alunos não aprendem e o professor o que faz?. 2009. (Encontro).

8.
II Seminário de pesquisadores da Rede Municipal do Recife.Qual o objetivo do ensino de lingua na escola. 2008. (Seminário).

9.
II Seminário de Pesquisadores Municipais do Recife.Qual o objetivo do ensino de lingua na escola. 2008. (Seminário).

10.
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Variação linguística: qual o objetivo do ensino de língua na escola? qual o papel da escola? quias as dificuldades de se aprender a língua de prestígio. 2007. (Encontro).

11.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Variação linguística: considerações acerca da prática docente. 2007. (Seminário).

12.
29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd.Variação linguística: considerações acerca das práticas docentes. 2006. (Outra).

13.
II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Variação lingística na escola: um estudo com professores das séries iniciais. 2006. (Seminário).

14.
15º Congresso de Leitura do Brasil. O ensino de língua - o caso da variedade linguística. 2005. (Congresso).

15.
II Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

16.
I Seminário de Formação Continuada de Professores da UFPE.Concepções e práticas de ensino de gramática e a formação continuada do professor de 3ª e 4ª série. 2002. (Seminário).

17.
VI Seminário Internacional de Educação do Recife. 2002. (Seminário).

18.
III Seminário Norte-Nordeste de Educação. 2001. (Seminário).

19.
IX Congresso de Iniciação Científica. Ensino de gramática nas séries iniciais: que concepções e práticas adotam os professores?. 2001. (Congresso).

20.
I congresso da APEAEPE- PE (associação de profissionais e especialistas em administração escolar e planejamento educacional de pernambuco. 2000. (Congresso).

21.
VIII Congresso de Iniciação Científica. Ensino de gramática nas séries iniciais: que concepções e práticas adotam os professores?. 2000. (Congresso).

22.
Programa Vivendo o Campus 99.A Opção dos Alunos pelo Curso de Pedagogia da UFPE e suas Expectativas Profissionais. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORDEIRO, D. R.. Encontro nacional de estudantes de Pedagogia. 2017. (Outro).

2.
CORDEIRO, D. R.. II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dilian da Rocha Cordeiro. Representação de professores da Educação Infantl acerca da construção da identidade de crianças negras em obras de literatura infantil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Emília Juliana Correia do Nascimento. A formação em serviço do professor de Educação Infantil: um olhar sobre os educadores do CMEI Professor Paulo Rosas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Dilian da Rocha Cordeiro.

2.
Nilson da Rocha Cordeiro. Os saberes docentes na prática da educação ambiental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação ambiental) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Dilian da Rocha Cordeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandra Pereira da Silva. O brincar na Educação Infantil em uma escola na rede privada de ensino de Petrolina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Dilian da Rocha Cordeiro.

2.
Kátia Jeanne da Silva Sena. O brincar no contexto de um pprograma estruturado uma análise dod Alfa e Beto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Dilian da Rocha Cordeiro.

3.
Jsefa Adriana Pereira de Sousa. Qual a idade certa para alafabetizar uma criança? concepções e práticas docentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Dilian da Rocha Cordeiro.

4.
Maria Lopes Alves. A literatura no contexto da alafabetização: concepções e práticas docentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Dilian da Rocha Cordeiro.

5.
Kariny Michelly S. de Oliveira; Priscila Amâncio de Aquino. Interação por meio de objetos: investigando bebês de uma creche municipal do Recife. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Dilian da Rocha Cordeiro.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CORDEIRO, D. R.. Cartilha jogo do patrimônio 2. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão Pedagógica).



Outras informações relevantes


Aprovada em 2º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para 
Professor do Magistério Superior, para a UFRPE/Unidade Acadêmica de 
Garanhuns referente ao Edital n. 25/2012, publicado em DOU do dia 27 de fevereiro de 2013, na Área/Matéria Educação Infantil.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:48:23