Julia Zanetti Rocca

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  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Univerisdade Federal de São Carlos (2012). É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Linguagem e Processos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, símbolo, equivalência de estímulos e aquisição de leitura e escrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Julia Zanetti Rocca
Nome em citações bibliográficas
ROCCA, J. Z.;ROCCA, JÚLIA ZANETTI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso.
Rodovia Rondonópolis-Guiratinga, KM 06 (MT-270)
Sagrada Família
78735910 - Rondonópolis, MT - Brasil
Telefone: (66) 34104000


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O conceito de símbolo em Skinner e Sidman: uma análise epistemológica, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Isaias Pessotti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Símbolo; Comportamento Verbal; equivalência de estímulos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
2004 - 2007
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O conceito de sujeito nas Philosophische Bemerkungen de Wittgenstein,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Bento Prado de Almeida Ferraz Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: filosofia da psicologia; conceito de sujeito; Wittgenstein.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros Setores.
1999 - 2003
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Episódio Verbal Total: o Comportamento do Ouvinte.
Orientador: José Antônio Damásio Abib.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Programa de residência em saúde do adulto e do idoso.

Linhas de pesquisa
Metodologia de pesquisa
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da comissão de acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades.
12/2017 - Atual
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Substituto da gerência de pós-graduação e pesquisa - GPGP/Cur.
10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi).

07/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia.

Cargo ou função
Membro.
02/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia.

Cargo ou função
Membro.
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino e Pesquisa, .

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino e Pesquisa, .

02/2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia e História da Psicologia
05/2014 - 01/2018
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia.

Cargo ou função
Substituto de coordenador de curso.
02/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Educação Inclusiva
02/2013 - 02/2017
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia.

Cargo ou função
Coordenação de estágio.
02/2012 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Psicologia
02/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos teóricos em psicoterapias
02/2013 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em aprendizagem e desenvolvimento
10/2013 - 04/2014
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Psicologia.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2012 - 01/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação do Pensamento e da Linguagem
Pesquisa em Psicologia
Tópicos Especiais em Aprendizagem e Desenvolvimento
02/2012 - 01/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Brincar e Educação
02/2012 - 01/2013
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Cognitivas da Aprendizagem

Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Faculdade de Direito de São Carlos, FADISC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Psicologia da Educação; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Práticas Pedagógicas; Metodologia da Pesquisa Científica


Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Sul, BES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: serviço de terceiros, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 15
Outras informações
Coordenação nas atividades de implementação do projeto de ensino de leitura informatizado "Liga da Leitura" (ECCE/LECH) vinculado a Universidade Federal de São Carlos nas escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Boa Esperança do Sul.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: bolsa de apoio técnico, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora da LIGA DA LEITURA - Um laboratório para desenvolvimento de leitura e seus requisitos imediatos do Departamento de Psicologia da UFSCar. Esse laboratório concentra atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino e faz parte do Centro de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino (ECCE), que é financiado pelo PRONEX..

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: serviço de terceiros, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 40
Outras informações
Assessoria no desenvolvimento de procedimentos de ensino informatizados no Laboratório de Inovação em Computação e Engenharia (LINCE) do Departamento de Computação da UFSCar.



Linhas de pesquisa


1.
Behaviorismo Radical e Filosofia da Linguagem
2.
Filosofia da linguagem no Behaviorismo Radical
3.
Metodologia de pesquisa
4.
Psicologia Escolar e Processos de Aprendizagem


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
A Intervenção Mediada por Pares como estratégia de ensino de habilidades sociais para crianças com Transtorno do Espectro Autista
Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar e comparar a eficácia de diferentes estratégias de treinamento de crianças com desenvolvimento típico (modelação em vídeo versus feedback) para ensinar habilidades sociais a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Participarão da pesquisa 24 crianças, 18 delas com desenvolvimento típico e seis crianças diagnosticadas com TEA (ou nomenclaturas equivalentes no DSM-IV ou CID10). A coleta de dados será realizada em escolas municipais de ensino regular, onde estejam matriculadas crianças com diagnóstico de TEA. As crianças com TEA serão avaliadas com o Childhood Autism Rating Scale (CARS) para avaliar se a criança realmente se enquadra no TEA. Em seguida os pais ou responsáveis legais serão convidados a autorizar a participação da criança e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes do início da pesquisa. Por se tratar de população especial, ao menor sinal de risco ou desagrado da criança com TEA, a coleta de dados será interrompida. Após definidas as crianças com TEA, seus pares serão selecionados de acordo com o método do status social, conforme Garrison-Harrell et al. (1997). Cada criança alvo terá três pares típicos e estes passarão por diferentes procedimentos de ensino. O delineamento utilizado é o de linha de bases múltiplas entre os pares típicos para avaliar os efeitos da Intervenção Mediada por Pares (IMP) de um mesmo grupo. A criança com TEA e seus três pares serão levadas para um local onde poderão brincar livremente com os brinquedos disponibilizados por 15 minutos. A intervenção será realizada separadamente para cada criança de desenvolvimento típico de forma a avaliar seus efeitos em sistema de linha de base múltipla. Para dois grupos, será realizada a modelação em vídeo e, para os demais, o feedback. Na modelação, a criança assiste a um vídeo no qual observa exemplos de interações entre atores que representam a criança com TEA e seus pares. Na situação de feedback, os experimentadores fazem observações elogiosas após as respostas visando iniciar ou responder às crianças com TEA. As sessões serão filmadas e serão registrados os comportamentos de iniciar e responder às interações tanto da criança com TEA, como de seus pares. Espera-se que os resultados apontem se algum dos procedimentos, feedback imediato ou modelação em vídeo, é mais eficaz para ensinar crianças típicas a interagir com crianças com TEA em contextos não estruturados e em que medida isso ocorre..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Kelly Esteves Souza - Integrante / Andréa Rodrigues da Silva - Integrante / Luiz Alexandre Barbosa de Freitas - Integrante / Virginia Cordeiro Amorim - Integrante / Jackeline da Graça Bastos - Integrante / Tenylle Fernanda da Silva Nolasco - Integrante / Keyla Cristiane Silva Nunes - Integrante / Michelle Cristina Carneiro - Integrante / Aline Oliveira Furlam Nogueira - Integrante / Gabriel Paes de Barros Gonçalves - Integrante / Gabriela Ariadne Madalosso de Oliveira - Integrante / Taua Rrodrigues de Castro - Integrante / Andressa Muniz da Silva - Integrante / Mylena Gonçaves Pinheiro - Integrante / Vinicios Santos Osowski - Integrante / Gabriela Cabral Chizzolini - Integrante / Carla Giovana Cristina Cecon - Integrante / Isabela Geremia - Integrante / Maria Carolina Kovaleski Ferreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Filosofia da linguagem no Behaviorismo Radical
Descrição: O programa de pesquisa visa fornecer elementos para a compreensão da Filosofia da Linguagem da Análise do Comportamento, enquanto ciência do comportamento verbal. Trata-se, portanto, de um esforço para clarificar a dimensão propriamente linguística do Behaviorismo Radical. Essa demanda surgiu a partir da recente disseminação de estudos sobre fenômenos linguísticos na Análise do Comportamento. A investigação será realizada por meio da consulta aos textos originais das obras de Skinner e outros autores contemporâneos a estes que trataram de temas relacionados à linguagem. A proposta segue o programa de pesquisa apresentado por Abib (2005), que afirma que a análise de um texto psicológico exige a consulta do trabalhos no original, mas também de seus fundamentos filosóficos ? denominados pelo autor como ?pré-texto? ? e também de obras representativas do contexto histórico de sua produção, o ?contexto?. No caso do presente trabalho, os três aspectos estão contemplados, uma vez que se pretende (I) investigar aspectos filosóficos a partir das teorias que antecederam o Behaviorismo Radical, bem como (II) a rede conceitual em que esta teoria se inseria na época de sua constituição para, então, (III) aprofundar a descrição das propostas linguísticas nessa escola de pensamento. E, além dessas dimensões, pretende-se utilizar a compreensão ampliada das temáticas em filosofia da linguagem no Behaviorismo Radical para pensar as teorias linguísticas atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Thays Nogueira da Silva - Integrante / Willian Höring Azambuja - Integrante / Carolina Cristelli Costa - Integrante.
2013 - 2014
Operacionismo como Filosofia da Linguagem no Behaviorismo Radical
Descrição: Esse trabalho se insere no contexto de um programa de pesquisa que visa fornecer elementos para a compreensão da Filosofia da Linguagem que subjaz a Análise do Comportamento, enquanto ciência do comportamento verbal. Trata-se, portanto, de um esforço para clarificar a dimensão propriamente linguística do Behaviorismo Radical. Essa demanda surgiu a partir da recente disseminação de estudos sobre fenômenos linguísticos na Análise do Comportamento. Nesse sentido, esse trabalho pretende descrever o percurso que conduziu Skinner (1945, 1957) do Operacionismo à ciência do comportamento verbal. Para isso, propõe-se inicialmente a descrição do Operacionismo por meio da análise da obra de seu fundador, Bridgman (1928). A partir desta, pretende-se descrever como o Operacionismo foi recebido pela Psicologia americana da década de 30 e, mais especificamente, como influenciou o trabalho pelo próprio Skinner (1945). A articulação desses elementos irá fornecer subsídios iniciais para a constituição de uma Filosofia da Linguagem no Behaviorismo Radical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Thays Nogueira da Silva - Integrante / Kelly Esteves de Souza - Integrante.
2012 - 2014
A prevalência do tabagismo entre estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso ? Campus Universitário de Rondonópolis
Descrição: O objetivo do presente trabalho é descrever a prevalência de fumantes, ex-fumantes e não fumantes na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Consiste em um estudo descritivo transversal, do qual participarão aproximadamente 350 alunos devidamente matriculados em um dos 30 cursos da referida instituição. Os universitários responderão a questionários sobre o hábito de fumar, bem como outros aspectos de sua vida cotidiana e universitária. A partir da análise dos dados coletados nos questionários serão descritos os índices de prevalência do tabagismo no campus citado. Estas informações poderão ser utilizadas como base para futuros projetos de intervenção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Jaqueline Aparecida Simões Rebelo - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Análise do comportamento aplicada a demandas sociais por meio de métodos de Inteligência Artificial
Descrição: A prática baseada em evidências é uma abordagem para a construção e avaliação de intervenções nas áreas de saúde, educação e outras políticas públicas. A proposta é utilizar procedimentos científicos para a compreensão e monitoramento dos fenômenos sociais, de modo a orientar a tomada de decisão em diferentes âmbitos. No caso de fenômenos complexos, é produzida uma grande quantidade de dados de natureza quantitativa e qualitativa, tornando desafiadora a identificação de padrões para registro e acompanhamento. Esse aspecto é especialmente complicado quando o tipo de dado tratado tem estrutura complexa e de difícil interpretação por análises estatísticas clássicas, como é o caso de dados provenientes de mídias sociais e plataformas de conversação, debates ou fóruns. Esses desafios podem ser superados quando métodos de inteligência artificial são combinados com estratégias de análise baseadas em ciência do comportamento e psicologia social. Dessa forma, o presente trabalho propõe a utilização de métodos avançados de mineração de dados baseados em machine learning a fim de extrair padrões de bancos de dados com estruturas complexas e de caráter qualitativo. A partir destes, serão construídos modelos preditivos para comportamentos, tendências sociais e culturais de forma a monitorar os efeitos de intervenções variadas nas variáveis sociais de interesse. A compreensão destes padrões permitirá a criação de ferramentas capazes de fornecer um guia baseado em evidências para a tomada de decisões nas diferentes esferas da sociedade, sendo elas individual, pública, ou da iniciativa privada. Essas ferramentas serão disponibilizadas para a comunidade na forma de aplicativos e/ou software. O trabalho será desenvolvido por extensionistas do curso de psicologia, dos cursos de educação, licenciaturas e também do curso de sistema de informação, uma vez que a ação é de natureza multidisciplinar. Nesse sentido, ele integra ensino, pesquisa e extensão, na medida em que oferece um serviço de relevância social utilizando métodos rigorosos de pesquisa científica e contribuindo na formação de profissionais da área..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Thays Nogueira da Silva - Integrante / Willian Höring Azambuja - Integrante / Ricardo Fernandes Campos Junior - Integrante / Bárbara Ferreira Bianco - Integrante / Lorrayne Galdino Custodio - Integrante / Hellen Luiza Cavalcante da Silva - Integrante.
2017 - 2017
Conferência - Análise do Comportamento aplicada ao Autismo
Descrição: A ação proposta configura-se como um evento visando a introdução da análise do comportamento aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) a profissionais da área da educação, educação especial e saúde. Isto será realizado por meio de uma apresentação oral, seguida de estudo de caso, exemplos de intervenção e discussão geral da temática. O evento contará com a presença da Doutora Daniela Canovas, que é psicóloga e doutora em psicologia experimental pela USP, e que desenvolve trabalhos de intervenção com indivíduos com TEA usando análise aplicada do comportamento. Destina-se a psicólogos(as), professores(as), fonoaudiólogos(as), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais interessados na área de educação especial. A participação ocorrerá mediante inscrição, mas será gratuita. Será emitido certificado de participação para as pessoas inscritas e presentes no evento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Vinicios Santos Osowski - Integrante / Gabriela Cabral Chizzolini - Integrante / Carla Giovana Cristina Cecon - Integrante / Isabela Geremia - Integrante / Amanda Ellen Almeida da Mata - Integrante / Rithielley Ferreira de Carvalho - Integrante / Maria Carolina Kovaleski Ferreira - Integrante / ANA ISABELA SOUZA DE QUEIROZ - Integrante / GENUBIO SILVA PEREIRA - Integrante / DANIELA DE SOUZA CANOVAS - Integrante.
2016 - 2017
A intervenção mediada por pares como estratégia para ensino de habilidades em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Descrição: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que afeta de maneira persistente a comunicação, as interações sociais e no qual estão presentes comportamentos repetitivos, com interesses e atividades restritos (DSM-V, 2013). Os programas de intervenção para pessoas com TEA com maior eficácia na promoção de capacidades funcionais são as Intervenções Comportamentais Precoces e Intensivas. Nestas, cada criança passa por uma avaliação inicial de habilidades para que sejam definidos os objetivos do tratamento. Uma estratégia que vem se demonstrando eficaz e viável é a Intervenção Mediada por Pares (IMP), na qual os pares típico são orientados a interagir de maneiras específicas com a criança com TEA, por exemplo, respondendo a iniciativas de interação, ajudando em brincadeiras e dando feedback durante estas. Esse tipo de trabalho tem como vantagem o aumento do repertório de habilidades sociais das crianças com TEA e também de seus pares típicos, melhorando a convivência e promovendo repertórios. Além disso, propiciam a constituição de ambientes de educação inclusivo e podem ser aplicados em larga escala, uma vez que não exigem recursos materiais ou pessoal especializado. No presente trabalho, serão realizadas estratégias de IMP para seis crianças com TEA e 18 crianças com desenvolvimento típico no contexto de escolas públicas municipais e estaduais da cidade. A intervenção visa o aumento na quantidade e na qualidade das interações entre as crianças, bem como a promoção de habilidades sociais no contexto escolar. O trabalho prevê a capacitação de acadêmicos do curso de Psicologia também da equipe escolar. Os resultados serão filmados de modo a permitir a análise sistemática para avaliação dos efeitos das estratégias de intervenção, bem como para a produção de conhecimento científico sobre a temática. Observações: número de certificado de apresentação para apreciação ética: 30498514.3.0000.5541; número de projeto de pesquisa vinculado: 318/CAP/2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Aprendizagem colaborativa em escolas públicas
Descrição: O projeto desenvolve atividades de alfabetização com alunos das séries iniciais do ensino fundamental com dificuldade de aprendizagem. As atividades programas baseiam-se nos procedimentos desenvolvidos pela equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Ciência Comportamento e Ensino (INCT-ECCE), que tem sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trata-se de um programa informatizado para desenvolvimento de repertórios em escolares em risco de fracasso escolar que apresenta atividades de acordo com as necessidades individuais dos alunos. No presente trabalho, os procedimentos de ensino serão introduzidos para as crianças a partir de contingências de ensino em grupo que favoreçam comportamentos de cooperação. A proposta compreende que os alunos devem ter a oportunidade de aprender uns com os outros e de desenvolver estratégias colaborativas de trabalho para promover socialização e aprendizagem. Os resultados serão avaliados de forma individual e coletiva de forma sistemática, permitindo a implementação de novos procedimentos de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, o projeto reúne pesquisa, extensão e ensino no contexto das políticas públicas voltadas à Educação Básica, favorecendo alunos com baixo desempenho e dificuldades nas relações sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Thays Nogueira da Silva - Integrante / Juliana Cristina Donadone - Integrante / Thaís Ferro Nogara de Toledo - Integrante / Dafne Conceição Silva Uhde - Integrante / Daiane Silva Santos - Integrante / Gabrielle Raposo Chaves - Integrante / Vinicios Santos Osowski - Integrante.
2014 - 2015
Intervenções clínicas e psicopedagógicas com crianças na perspectiva analítico-comprotamental
Descrição: Essa proposta visa atender crianças encaminhadas de diferentes instituições (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, CAPSi, escolas) e por demanda espontânea que apresentem queixas psicológicas e/ou psicopedagógicas. A intervenção inclui atendimentos psicoterapêuticos semanais no Centro de Práticas em Psicologia da UFMT - CUR (CePraPsi) com a criança e sua família e também acompanhamento psicopedagógico nas escolas. Trata-se de um trabalho integrado e multidisciplinar que compreende a criança como um indivíduo autônomo e multideterminado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Kelly Esteves de Souza - Integrante / Juliana Cristina Donadone - Integrante / Alessandra Pereira Domingues - Integrante / Donizete Moreira de Lima Junior - Integrante / Elayne Eva Borges Araujo - Integrante / Emanuela Victor Coelho Daleffe - Integrante / Geovani Sousa Pereira - Integrante / Gisele Pimentel Machado - Integrante / Graziely dos Reis Lemes - Integrante / Juliana Rizzo - Integrante / Laís Tosta Mendes de Freitas - Integrante / Marcella Takahara - Integrante / Mariana Roberta Silva Lobo - Integrante / Marilia Sandin Barbosa - Integrante / Paula Maria Pereira da Costa - Integrante / Pedro Henrique Brunetto - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Programa de educação tutorial (PET) - Conexões de saberes - Diálogos com a comunidade
Descrição: O Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O projeto Diálogo com a Comunidade tem como Tutora a Prof. Da. Julia Zanetti Rocca, do curso de Psicologia. Ele inclui projetos de extensão e pesquisa nas áreas de educação e saúde, bem como atividades de ensino visando o desenvolvimento de competências técnico-científicas e psicossociais nos estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Julia Zanetti Rocca - Coordenador / Daiane Silva Santos - Integrante / Gabriela Cabral Chizzolini - Integrante / GENUBIO SILVA PEREIRA - Integrante / MARIA HELOISA DE MORAES CURVO - Integrante / MARIANE DE SOUSA ROCHA - Integrante / SARA ALVES THIMOTEO - Integrante / NATALIA KARINA VELOSO FREITAS - Integrante / LUCAS DA SILVA DE JESUS - Integrante / PEDRO PAULO ALVES LACERDA - Integrante / RAFAELA APARECIDA NOLASCO - Integrante / NAIRA RUBIA DA SILVA RIBEIRO - Integrante / GRAZIELE FERREIRA PINTO - Integrante / IZABELA ESTHER GOMES DA SILVA - Integrante / LUANA DE PAULA SANTOS - Integrante / LILLIAN CARLOS CAMPOS - Integrante / GABRIELA GULLI FRANCHETTI - Integrante / AMANDA DE OLIVEIRA SANTANA - Integrante / ISABELLA ALCANTARA DE OLIVEIRA - Integrante / IZADORA DOS SANTOS LIMA - Integrante / TAMARA ALVES DOS SANTOS - Integrante / DEYSE KAROLINE FERREIRA AMARAL - Integrante / KAMILA KRISTINA PEREIRA LEITE - Integrante / THAILE CHAVIER DE SOUZA - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: ACTA COMPORTAMENTALIA
2016 - 2016
Periódico: REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCCA, J. Z.2017ROCCA, J. Z.; DONADONE, J. C. ; OLIVEIRA, V. G. . ?A prevalência do tabagismo entre estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso ? Campus Universitário de Rondonópolis. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 16, p. 59-66, 2017.

2.
PRADO, PAULO SÉRGIO TEIXEIRA2015PRADO, PAULO SÉRGIO TEIXEIRA ; MESQUITA FILHO, JÚLIO ; BETETTO, MARIANA DE FREITAS ; CASALI-ROBALINHO, IVANA GISEL ; FIORANELI, ROGÉRIO CREVELENTI ; MENDES, ALESSANDRA CAMPANINI ; ROCCA, JÚLIA ZANETTI ; LINCOLN, LEILA ESTEVÃO S. C. ; VISION, VICTOR ; ZAMPIERI, MARÍLIA ; CARMO, JOÃO DOS SANTOS . Desempenho de alunos do quarto ano em testes de subitização e estimativa e no teste de desempenho escolar (TDE). TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), v. 23, p. 1-14, 2015.

3.
MORENO, A. M.2014MORENO, A. M. ; ROCCA, J. Z. ; de SOUZA, D. G. . Discriminações simples entre estímulos visuais e reversões sucessivas de discriminação em abelhas (Melipona Quadrifasciata). Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 10, p. 175-186, 2014.

4.
FELLIPE, L.2011FELLIPE, L. ; ROCCA, J. Z. ; POSTALLI, L. M. M. ; DOMENICONI, C. . Ensino de palavras retiradas de livros de histórias infantis por meio de procedimento de exclusão.. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 19, p. 563-578, 2011.

5.
Lima, D. C.2010 Lima, D. C. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. ; MARTINEZ, C. S. . Atividades recreativas como suporte na ampliação de vocabulário e na aquisição de leitura para não-leitores.. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 21, p. 61-67, 2010.

6.
MORENO, A. M.2005 MORENO, A. M. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Discriminações condicionais entre estímulos visuais e testes de simetria em melíponas. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 1, p. 207-229, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS JUNIOR, R. F. ; ROCCA, J. Z. . Introdução à linguagem de programação R aplicada à pesquisa e intervenção comportamental. In: Hernando Borges Neves Filho; Luiz Alexandre Barbosa de Freitas; Nicolau Chaud de Castro Quinta. (Org.). INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES PARA ANALISTAS DO COMPORTAMENTO. 1ed.Campinas, São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2018, v. 1, p. 101-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GEREMIA, I. ; CARVALHO, G. B. M. ; CECON, C. G. C. ; ROCCA, J. Z. ; FREITAS, L. A. B. . Intervenção mediada por pares em crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão sistemática. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos - SP. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE), 2016.

2.
CHIZZOLINI, G. C. ; OSOWSKI, V. S. ; GEREMIA, I. ; ROCCA, J. Z. . Modelação em vídeo para promover habilidades sociais em crianças com Transtorno do Espectro Autista: revisão sistemática. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos - SP. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

3.
LOBO, M. R. S. ; ROCCA, J. Z. . Dificuldade de aprendizagem como fenômeno multideterminado: a avaliação psicológica e educacional de um aluno de ensino fundamental. In: Congresso de Pesquisa em Educação 2014, 2014, Rondonópolis - MT. Congresso de Pesquisa em Educação 2014, 2014.

4.
BARBOSA, M. S. ; SOUZA, K. E. ; DONADONE, J. C. ; ROCCA, J. Z. . Avaliação de dificuldade de aprendizagem na perspectiva analítico-comportamental: um estudo de caso. In: Congresso de Pesquisa em Educação 2014, 2014, Rondonópolis - MT. Congresso de Pesquisa em Educação 2014, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO, G. B. M. ; GEREMIA, I. ; OSOWSKI, V. S. ; FREITAS, L. A. B. ; ROCCA, J. Z. . INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA. REVISTA CORIXO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2018.

2.
BASTOS, J. G. ; GONCALVES, G. P. B. ; SOUSA, K. E. ; OKADA, A. R. S. ; NOGUEIRA, A. O. F. ; CASTRO, T. R. ; OLIVEIRA, G. A. M. ; FREITAS, E. L. A. B. ; ROCCA, J. Z. . ?Modelação em vídeo e intervenção mediada por pares para promover interações sociais de alunos com Transtorno do Espectro Autista. ACTA COMPORTAMENTALIA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
AZAMBUJA, W. H. ; ROCCA, J. Z. . Análise da configuração experimental dos estudos clássicos sobre o fenômeno de discriminação condicional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, T. N. ; ROCCA, J. Z. . Estímulo-sufixo de natureza auditiva e visual: o efeito na evocação serial de dígitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, T. N. ; ROCCA, J. Z. . Descrição e análise epistemológica do conceito de casualidade em The Behavior of Organisms (Skinner, 1938). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AZAMBUJA, W. H. ; ALVES, T. ; CAMPOS JUNIOR, R. F. ; ROCCA, J. Z. . Desenvolvimento de aplicativo para pesquisas de opinião na área de Psicologia Organizacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BIANCO, B. F. ; MOREITA, C. L. B. ; CUSTODIO, L. G. ; ROCCA, J. Z. . Curso de oratória, comunicação e expressão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CECON, C. G. C. ; CHIZZOLINI, G. C. ; FREITAS, L. A. B. ; CAMPOS JUNIOR, R. F. ; ROCCA, J. Z. . PROMOÇÃO DE AMBIENTE INCLUSIVO EM CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DA INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, T. N. ; ROCCA, J. Z. . Análise de acertos em provas de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública de Rondonópolis, MT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, T. N. ; ROCCA, J. Z. . Relato de experiência: um outro olhar sobre a psicologia na Universidade do Porto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OSOWSKI, V. S. ; GEREMIA, I. ; CARVALHO, G. B. M. ; FREITAS, L. A. B. ; ROCCA, J. Z. . INTERVENÇÃO MEDIADA POR PARES COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MATA, A. E. A. ; CARVALHO, R. F. ; FREITAS, L. A. B. ; CAMPOS JUNIOR, R. F. ; ROCCA, J. Z. . Aplicação de feedback em intervenção mediada por pares para ensinar habilidades sociais a crianças com transtorno do espectro autista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERREIRA, M. C. K. ; MATA, A. E. A. ; FREITAS, L. A. B. ; CAMPOS JUNIOR, R. F. ; ROCCA, J. Z. . Uso do brinquedo favorito em uma intervenção mediada por pares para promover brincadeiras cooperativas em crianças com TEA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FERREIRA, M. C. K. ; MATA, A. E. A. ; FREITAS, L. A. B. ; CAMPOS JUNIOR, R. F. ; ROCCA, J. Z. . Os efeitos da vídeo-modelação em contexto da intervenção mediada por pares no brincar de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, K. E. ; SILVA, T. N. ; ROCCA, J. Z. . Epistemologia do Operacionismo na Psicologia: panorama geral do debate e análise das críticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROCCA, J. Z.; LOBO, M. R. S. . Dificuldades de aprendizagem como fenômeno multideterminado: a avaliação psicológica e educacional de um aluno de ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROCCA, J. Z.; BARBOSA, M. S. ; SOUZA, K. E. . Avaliação de dificuldade de aprendizagem na perspectiva analítico-comportamental: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROCCA, J. Z.; Pessotti, I. . O Paradigma da Substituição como modelo para função simbólica na Análise do Comportamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROCCA, J. Z.; Pessotti, I. . A ciência do Comportamento Verbal como teoria operacionista da linguagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ROCCA, J. Z.; Pessotti, I. . O conceito de Símbolo em obras de Skinner e Sidman: uma análise espistemológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SIMÕES, M. A. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Controle por unidades mínimas das dificuldades da língua portuguesa com sondas de leitura ou ditado em programa de ensino informatizado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Lima, D. C. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Aprendizagem de leitura e escrita para palavras familiares, não-familiares e pseudo-palavras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANCHES, S. R. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Liga da Leitura: um laboratório para desenvolvimento de leitura e seus requisitos imediatos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PINHEIRO, M. ; FELLIPE, L. ; VIDOTTI, T. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Programa de capacitação de professores para aplicação do currículo suplementar da Liga da Leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ROCCA, J. Z.; SIMÕES, M. A. ; SOUZA, D. G. . Controle por unidades mínimas em um programa de ensino das dificuldades da língua portuguesa.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
SANCHES, S. R. ; SILVA, A. P. C. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Relação entre repertório de entrada e desempenho na aquisiçãode leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SANTANA, M. S. ; Lima, D. C. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Desempenho na aquisição de leitura e familiaridade das palavras.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
PETRUCCELLI, T. H. ; VIDOTTI, T. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Levantamento da incidência de erros em grafemas fisicamente similares em escolares de risco do ensino fundamental em três cidades do interior de São Paulo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
Lima, D. C. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Aprendizagem de Leitura e Escrita de Palavras Familiares, Não-Familiares e Pseudo-Palavras.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BANNWART, T. H. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Diagnóstico de repertórios de Leitura e Escrita: um instrumento baseado na concepção de Equivalência de Estímulos.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SILVA, A. P. C. ; SIMÕES, M. A. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Diagnóstico de repertórios de Leitura e Escrita 2: avaliação das dificuldades da língua.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MORENO, A. M. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Aprendizagem discriminativa em abelhas (Melipona quadrifasciata)1. Cores e posição dos estímulos.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ROCCA, J. Z.; MORENO, A. M. ; SOUZA, D. G. . Aprendizagem Discriminativa em Abelhas (Melipona quadrifasciata)2. Cores, padrões e Critérios de Aprendizagem.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ROCCA, J. Z.; SOUZA, D. G. . Convergências entre Emília Ferrero e Análise do Comportamento: Uma Análise Empírica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
ROCCA, J. Z.; SOUZA, D. G. . Convergências entre Emília Ferreiro e Análise do Comportamento: Uma Análise Empírica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
CAZATI, T. ; ROCCA, J. Z. ; SOUZA, D. G. . Discriminação de Sílabas e Aquisição de Leitura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
JUSTO, J. S.; ROCHA, L. C.; ROCCA, J. Z.. Participação em banca de Raphael Rodrigues Sanches. Sobre o anti-humanismo em Michel Foucault e B. F. Skinner. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
MARTINEZ, C. M. S.; SOUZA, D. G.; POSTALLI, L. M. M.; DOMENICONI, C.; ROCCA, J. Z.; SANTOS, J. L. F.. Participação em banca de Débora Corrêa de Lima. Vocabulário, leitura e escrita: Prematuridade como fator de risco?. 2014. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
JUSTO, J. S.; ROCHA, L. C.; ROCCA, J. Z.. Participação em banca de Raphael Rodrigues Sanches. Sobre o anti-humanismo de Michel Foucault e B. F. Skinner. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCCA, J. Z.. Participação em banca de Janaína Aparecida Ferreira.Fracasso escolar: problemática permanente da escola pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdade de Direito de São Carlos.

2.
ROCCA, J. Z.. Participação em banca de Nathalia Buena Rosa Brás.Índice de aproveitamento de alunos de 5a séries do ensino fundamental - ciclo II. 2008.

3.
ROCCA, J. Z.. Participação em banca de Michelle Thais Martelli.Uma análise sobre a inclusão escolar de alunos com alguma necessidade educacional especial em sala de aula de ensino regular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdade de Direito de São Carlos.

4.
ROCCA, J. Z.. Participação em banca de Vanilda Ferraz de Arruda.Incidência de denúncias realizadas por professores no Conselho Tutelar da cidade de Ibaté - SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdade de Direito de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, L.; ROCCA, J. Z.; DIAS, T. L.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.

Outras participações
1.
MARIANO, C. L. S.; ROCCA, J. Z.; RODRIGUES, E. S. P.. Banca examinadora de processo seletivo para contratação de professor substituto. 2018. Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
FREITAS, N. A.; ROSA, A. J.; TOLEDO, T. F. N.; ROCCA, J. Z.; BARTH, L. F. B.. Professor Substituto na área de Psicologia e Desenvolvimento Humano e Pesquisa em Psicologia. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
ROSA, A. J.; ROCCA, J. Z.; CARVALHO, L.. Processo seletivo para contratação de professor substituto. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
ROCCA, J. Z.; GUERRA, C. T.; BARTH, L. F. B.. Banca examinadora do processo seletivo para professor substituto. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
DONADONE, J. C.; ROCCA, J. Z.; TOLEDO, T. F. N.. Banca examinadora de processo seletivo na área de Análise Experimental e Aplicada do Comportamento. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada de Análise do Comportamento de Mato Grosso (JAC-MT).Análise Comportamental Aplicada ao ensino e aprendizagem de leitura e escrita. 2017. (Simpósio).

2.
Colóquios de Letras.Filosofia da linguagem no behaviorismo radical. 2016. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Victor Hugo de Souza. Ensino de leitura e escrita para estudantes com Transtorno do Espectro Autista: avaliação de um programa informatizado. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maria Carolina Kovaleski Ferreira. Uso do brinquedo favorito em uma Intervenção Mediada por Pares para promover brincadeiras cooperativas em crianças com TEA. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Carolina Cristelli Costa. Racionalidade e fé na obra inicial de William James. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Willian Höring Azambuja. O conceito de discriminação condicional: procedimentos, dados e formação histórica. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adson Rodrigues Alves. Desenvolvimento de objeto de aprendizagem utilizando método de Texto Cloze. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

2.
Adriana Maria de Oliveira. Uma análise dos jogos educativos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

3.
Helen Marien Knupp Negri. Desenvolvimento infantil e gênero: o brincar de meninos e meninas de até 5 anos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia - Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanilda Ferraz de Arruda. Incidência de denúncias realizadas por professores no Conselho Tutelar da cidade de Ibaté - SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Direito de São Carlos. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

2.
Nathalia Buena Rosa Brás. Índice de aproveitamento de alunos de 5a séries do ensino fundamental - ciclo II. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Direito de São Carlos. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

3.
Michelle Thais Martelli. Uma análise sobre a inclusão escolar de alunos com alguma necessidade educacional especial em sala de aula de ensino regular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Direito de São Carlos. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

4.
Janaína Aparecida Ferreira. Fracasso escolar: problemática permanente da escola pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade de Direito de São Carlos. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

Iniciação científica
1.
Isabela Geremia. Efeitos do feedback para respostas em uma intervenção mediada por pares com crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

2.
Vinicios Santos Osowski. Efeitos da modelação em vídeo em uma intervenção mediada por pares com crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

3.
Carla Giovana Cristina Cecon. Construção e validação de um protocolo de análise de dados para intervenções em crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

4.
Thays Nogueira da Silva. O conceito de causalidade em obras de Skinner: descrição e análise epistemológica.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

5.
Andréa Rodrigues da Silva. Métodos de análise de dados em estratégias de intervenção para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

6.
Kelly Esteves de Souza. Análise de desempenho social em crianças com Transtorno do Espectro Autista em programa de Intervenção Mediada por Pares. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

7.
Kelly Esteves de Souza. Análise das críticas ao Operacionismo enquanto epistemologia da Psicologia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.

8.
Kelly Esteves de Souza. Operacionismo na Psicologia: revisão bibliográfica das propostas e críticas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Julia Zanetti Rocca.




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