Gabriela de Souza Honorato

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2955799585054779
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Possui Graduação (2002) e Licenciatura em Ciências Sociais (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Sociologia pela UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da FE/UFRJ. Áreas de pesquisa: Sociologia da Educação; Sociologia do Ensino Superior; Produção e Efeitos das Desigualdades Sociais. Licença-maternidade entre julho/2014 e janeiro/2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela de Souza Honorato
Nome em citações bibliográficas
HONORATO, G. S.;HONORATO, GABRIELA DE SOUZA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Av. Pasteur, 250 - fundos - 2o andar
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22593246
URL da Homepage: www.educacao.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Intermediação do acesso a empregos e inserção profissional: os profissionais de recursos humanos sob o olhar sociológico, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria Ligia de Oliveira Barbosa.
Palavras-chave: carreira; desigualdades sociais; educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
2003 - 2005
Mestrado em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Estratégias Coletivas em Torno da Formação Universitária: status, igualdade e mobilidade entre desfavorecidos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Ligia de Oliveira Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Desigualdades Educacionais; ensino superior; estratificação e mobilidade social.
Grande área: Ciências Humanas
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Serviço Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
1998 - 2002
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Liana da Silva Cardoso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Produção e Efeitos das Desigualdades Sociais.


Formação Complementar


2002 - 2004
Licenciatura Plena em Ciências Sociais. (Carga horária: 620h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Magistério de disciplinas do Departamento de Fundamentos da Educação; outras atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Magistério das disciplinas "Sociologia da Educação" e "Sociologia da Educação Brasileira" para os cursos de Pedagogia e Licenciaturas da Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária de Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de Docência do Ensino Superior referente à Bolsa de Mestrado CAPES na disciplina "Tópicos Especiais de Sociologia: Teoria Crítica do Capitalismo", sob orientação da Profa. Liana da Silva Cardoso, PhD, do Departamento de Sociologia da UFRJ.

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação científica em projeto na área da Sociologia da Educação/Produção e Efeitos das Desigualdades Sociais, no Núcleo de Pesquisa do Poder e Estudos Contemporâneos - Laboratório de Pesquisa Social - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, sob orientação da Profa. Liana da Silva Cardoso, PhD.

Atividades

01/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Coordenação de Extensão.
10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Coordenação do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB) - Ênfase Ensino de Sociologia.
08/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora de Pesquisa Eleitoral para Diretor e Vice-Diretor da FE (mandato 2011-2015).
05/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Coordenação de Orientação e Acompanhamento Acadêmico do Curso de Pedagogia.

Engevix - Engenharia S.A., ENGEVIX, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Socióloga, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto (Antropologia e Educaçã), Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação

Secretaria de Estado de Educação, SEE-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I (Sociologia), Carga horária: 16

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Humaitá), CNSL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora (Filosofia e Sociologia), Carga horária: 2

Atividades

02/2005 - 08/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
Sociologia

Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, EEBPFB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Eventual (História), Carga horária: 2

Atividades

03/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Colégio Estadual Heitor Lyra, CEHL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária (Prática de Ensino em Sociologia), Carga horária: 12

Atividades

05/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Centro Editor de Psicologia Aplicada, CEPA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Revisão e Tradução, Carga horária: 20

Atividades

05/1999 - 03/2002
Serviços técnicos especializados , Departamento de Estudos, .

Serviço realizado
revisão e treadução.

Instituto Metta de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Humano, IMETTA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Introdução a uma "Sociologia dos Estudantes": uma análise dos estudantes cotistas e bolsistas no curso de Pedagogia da UFRJ
Descrição: Pretendemos aprofundar as análises sobre as trajetórias de jovens de origem popular no seu caminho até o ingresso no ensino superior, na sua permanência na universidade e em suas perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. O tema de pesquisa proposto justifica-se na medida em que, dá continuidade a trabalhos anteriores realizados pelas proponentes. Além disso, o projeto de pesquisa associa-se à proposta de criação de uma rede institucionalizada de pesquisa sobre ensino superior no Brasil, reunindo especialistas de diferentes estados e universidades. Tomaremos como objeto de estudo estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, com ingresso em 2011, que cursaram o ensino médio em escolas públicas e são beneficiários do programa de bolsas de estímulo à permanência nesta universidade. Esta escolha justifica-se não apenas em função das proponentes pertencerem ao quadro docente do curso de graduação em Pedagogia da UFRJ, como também pelo fato deste curso ser apontado, em diversos trabalhos, como a escolha possível para os estudantes de origem popular. A pesquisa tem como objetivos: 1) Analisar em que medida as políticas de democratização do ensino superior estão contribuindo, de fato, para ampliar as oportunidades sociais dos grupos populares; 2) Identificar os fatores que limitam as chances de estudantes de origem popular ingressarem no ensino superior, e, por outro lado, aqueles que associam-se às expectativas positivas de acesso, permanência e conclusão dos estudos e de inserção no mercado de trabalho; 3) Conhecer a analisar o caso específico de um conjunto de jovens que vive, em seu cotidiano, com as questões mobilizadas nesta proposta; 4) Contribuir para o estabelecimento de uma rede institucional de estudos e pesquisas sobre o ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
A permanência de alunos beneficiários do ProUni no ensino superior: o que os leva a segiur em frente?
Descrição: Neste projeto de pesquisa o principal problema a ser abordado é o da permanência de alunos de camadas populares no curso superior. Se já há no Brasil uma bibliografia "de peso" que trata das trajetórias de segmentos populares até a universidade, é escassa a literatura que trata da permanência desses segmentos nos estudos superiores, e, de uma "permanência efetiva", investigando, para além da dimensão material, a confrontação dos estudantes com recursos sociais, culturais e simbólicos demandados por uma vivência na universidade. Outro ponto a ser observado é que quase todas as pesquisas sobre o "sucesso escolar" dos segmentos populares (entendido como acesso à universidade) foram e ainda são realizadas com estudantes de instituições de ensino superior da rede pública. Aqui se propõe tomar como objeto de estudo alunos inseridos na rede privada de ensino superior e que se beneficiam de uma política não presenta na história dos estudantes comumente adotados como informantes. Deste modo, para além de procurar preencher a lacuna deixada pelas pesquisas quanto às estratégias de permanência, esta proposta poderá, também, buscar evidenciar as diferenças e os pontos em comum existentes entre as trajetórias de acesso e estratégias de permanência de estudantes que ingressam em distintas redes de ensino. Outra questão importante e que também se configura como uma contribuição científica deste projeto versa sobre a possibilidade de reflexão e análise de uma política pública em educação em anadamento no país, levando em consideração a meta de elevar a taxa líquida de matrícula da população de 18 a 24 anos a 33% até 2020. A investigação proposta permitirá conhecer as estratégias tecidas pelos beneficiários desta política a fim de superar as dificuldades que são colocadas para sua permanência e conclusão do curso superior. Estando resolvido o problema do acesso, como ultrapassar a questão da permanência? Os resultados, provavelmente, indicarão caminhos para possíveis ajustes, evit.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Espaço Acadêmico
2008 - Atual
Periódico: Revista Urutágua (Online)
2008 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum. Human and Social Sciences


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Produção e Efeitos das Desigualdades Sociais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise de Impactos Socioeconômicos de Grandes Projetos de Investimento (GPIs).


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ - Menção Honrosa, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HERINGER, ROSANA2015HERINGER, ROSANA ; HONORATO, GABRIELA DE SOUZA . ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES COTISTAS E BOLSISTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRJ. Caderno CRH (Online), v. 28, p. 341-348, 2015.

2.
HONORATO, G. S.;HONORATO, GABRIELA DE SOUZA2013HONORATO, G. S.; MONTENEGRO, R. L. G. . O Complexo do Madeira: efeito na estrutura de emprego e nas contas públicas de Porto Velho (Rondônia). Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 35, p. 71-83, 2013.

3.
HONORATO, G. S.;HONORATO, GABRIELA DE SOUZA2012HONORATO, G. S.. Os profissionais de recursos humanos sob o olhar sociológico: uma investigação sobre os 'bons candidatos' a uma vaga de emprego. Revista de Carreiras & Pessoas, v. 2, p. 26-42, 2012.

4.
HONORATO, G. S.;HONORATO, GABRIELA DE SOUZA2011HONORATO, G. S.. A permanência de estudantes de origem popular no ensino superior: o caso dos alunos beneficiários do ProUni. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura. Faculdade de Tecnologia de Bauru, v. 1, p. 161-186, 2011.

5.
HONORATO, G. S.;HONORATO, GABRIELA DE SOUZA2008HONORATO, G. S.. Gerenciando impactos sócio-econômicos: o papel da Sociologia na implementação de usinas hidrelétricas no Brasil. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. 1, p. 1, 2008.

6.
HONORATO, G. S.;HONORATO, GABRIELA DE SOUZA2008HONORATO, G. S.. Negros e carentes na universidade: histórias de ação política, reconhecimento e mobilidades social. Plures. Humanidades (Ribeirão Preto), v. 9, p. 115-134, 2008.

7.
HONORATO, G. S.;HONORATO, GABRIELA DE SOUZA2007HONORATO, G. S.. Sociologia e Ensino Médio: conquistas e desafios. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 1, p. n.69, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HONORATO, G. S.; HERINGER, ROSANA (Org.) ; CARDOSO, A. C. G. (Org.) ; ZUCCARELLI, C. (Org.) ; SANTOS, C. T. (Org.) ; PORTES, E. A. (Org.) ; VARGAS, H. M. (Org.) ; CARVALHO, M. (Org.) ; BARBOSA, M. L. O. (Org.) ; WEBER, S. (Org.) . Acesso e sucesso no ensino superior: uma sociologia dos estudantes. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015. v. 1. 238p .

Capítulos de livros publicados
1.
HONORATO, G. S.; HERINGER, ROSANA . Introdução: Acesso e sucesso no ensino superior e a pesquisa no curso de pedagogia da UFRJ. In: Honorato, G S.; HERINGER, R.. (Org.). Acesso e sucesso no ensino superior: uma sociologia dos estudantes. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2015, v. , p. 7-30.

2.
HONORATO, G. S.. Investigando "permanência" no ensino superior: um estudo sobre cotistasdo curso de pedagogia da UFRJ. In: Honorato, G S.; HERINGER, R.. (Org.). Acesso e sucesso no ensino superior: uma sociologia dos estudantes. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2015, v. , p. 96-132.

3.
HONORATO, G. S.. A distribuição de apoio social e atividades complementares entre estudantes das IFES por cor e condição de ingresso (cotista e não cotista). In: Honorato, G S.; HERINGER, R.. (Org.). Acesso e sucesso no ensino superior: uma sociologia dos estudantes. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2015, v. , p. 142-162.

4.
HERINGER, Rosana Rodrigues. ; HONORATO, G. S. . Políticas de permanência e assistência no ensino superior público e o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). In: Maria Ligia de Oliveira Barbosa. (Org.). Ensino Superior: expansão e democratização. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2014, v. , p. 315-350.

5.
HONORATO, G. S.. Dificuldades para permanência de alunos prounistas no ensino superior. In: Wagner de Melo Romão; Rafael Alves Orsi; Ana Claúdia Fernandes Terence. (Org.). Estudos em Políticas Públicas: cidadania, desenvolvimento e controle social. 1aed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. , p. 151-178.

6.
HANDFAS, Anita. ; OLIVEIRA, L. F. ; HONORATO, G. S. . Ensino Médio: representações sobre a sociologia e sua prática de ensino. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de.. (Org.). A Sociologia vai à Escola: história, ensino e docência. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2009, v. , p. 1-287.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HONORATO, G. S.. A permanência de cotistas do curso de Pedagogia na UFRJ. In: Seminário UFRJ faz 100 anos: História, desenvolvimento e democracia, 2018, Rio de Janeiro. [Anais] ISeminário UFRJ faz 100 anos: História, desenvolvimento e democracia, 4 a 6 de setembro de 2017. Rio de Janeiro: Editoria UFRJ, 2017. v. 1. p. 43-51.

2.
HONORATO, G. S.. Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas. In: Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes, 2013, Araraquara-SP. Encontro Internacional Participação, Democracia e Pollíticas Públicas: aproximando agendas e agentes, 2013.

3.
HONORATO, G. S.; MONTENEGRO, R. L. G. . Os AHE do rio Madeira: os impactos nas contas públicas e na estrutura de emprego de Porto Velho. In: XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais, 2012, Teresina. XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Huamana no Norte/nordeste: desafios e perspectivas, 2012.

4.
HONORATO, G. S.; MONTENEGRO, R. L. G. . Análise nas contas públicas e na estrutura de emprego de Porto Velho: um estudo sobre o Aproveitamento Hidrelétrico do Rio Madeira. In: XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2012, Águas de Lindoia. XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais 2012 - Transformações na população brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas, 2012.

5.
HONORATO, G. S.. Negros e Carentes na Universidade: biografias entre ação política e mobilidade social. In: Conferência Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa-PB. Conferência Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação. João Pessoa-PB: UFPB/ISA, 2008.

6.
HONORATO, G. S.. Ensino Médio: representações sobre a Sociologia e sua prática de ensino. In: I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2008, Rio de Janeiro. I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. Rio de Janeiro: CFCH-UFRJ/FAPERJ/UFRJ, 2008.

7.
HONORATO, G. S.. Desigualdades Escolares e Reconhecimento: estratégias de acesso ao ensino superior e ação política. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia - Resumos. Recife: Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, 2007. p. 149-150.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HONORATO, G. S.. A distribuição de bolsas sociais e acadêmicas entre estudantes cotistas e não cotistas das IFES: permanência e relação com o saber no ensino superior brasileiro. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador-BA. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia - A Sociologia como artesanato intelectual. Salvador: UFBA, 2013. p. 238-239.

2.
HONORATO, G. S.. Negros e Carentes na Universidade: histórias de ação política, reconhecimento e mobilidade social. In: 31o. Encontro Anual da ANPOCS, 2007, Caxambu-MG. 31o. Encontro Anual da ANPOCS 2007, 2007. p. 157-157.

3.
HONORATO, G. S.. Estratégias de Acesso à Educação Superior: status e mobilidade entre jovens das classes populares. In: VIII Jornada Interna doo PPGSA/IFCS/UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. VIII Jornada Interna do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2006.

4.
HONORATO, G. S.. Classes Populares, Práticas Escolares e Estratégias de Classificação Social. In: VI Jornada Interna do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. VI Jornada Interna do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, 2004.

5.
HONORATO, G. S.. VI Jornada Interna do PPGSA/IFCS/UFRJ. In: VI Jornada Interna do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. VI Jornada Interna do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2004.

6.
HONORATO, G. S.. Sociologia do Estabelecimento Escolar: evolução das preocupações e abordagens. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002.

7.
HONORATO, G. S.. Cidadania e Escolas Públicas: um levantamento da concentração dos direitos de cidadania e o serviço de educação na cidade do Rio de Janeiro. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. XXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2001.

8.
HONORATO, G. S.. A História de Vida de Estudantes do Ensino Médio da Cidade do Rio de Janeiro: trajetórias e continuidade escolar. In: XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
HONORATO, G. S.; VIEIRA, A. ; ZUCCARELLI, C. . Perfil socioeconômico, motivações e aspirações profissionais de concluintes da área de Educação no ensino superior no Brasil, 2014. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
HONORATO, G. S.; ZUCCARELLI, C. . Desigualdades sociais e institucionais nos cursos de educação no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
HONORATO, G. S.. Permanência no curso de Pedagogia da UFRJ - uma análise das dificuldades com o 'trabalho acadêmico'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HONORATO, G. S.. Dificuldades para a permanência de alunos prounistas no ensino superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
HONORATO, G. S.; MONTENEGRO, R. L. G. . Os AHE do rio Madeira: os impactos nas contas públicas e na estrutura de emprego de Porto Velho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MONTENEGRO, R. L. G. ; HONORATO, G. S. . Análise nas contas públicas e na estrutura de emprego de Porto Velho: um estudo sobre o Aproveitamento Hidrelétrico do Rio Madeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MONTENEGRO, R. L. G. ; HONORATO, G. S. . Programa de Gerenciamento Ambiental do AHE Simplício Queda Única. Subprograma de Adequação das Infra-estruturas de Segurança Pública, Saúde e Saneamento, Educação e Preservação. 2011.

2.
BARBOSA, M. L. O. ; HONORATO, G. S. . Estudos sobre o Campo de Atuação dos Tecnólogos: proposta de organização da Pesquisa. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
VASCONCELLOS, Luis Augusto da Silva (et al). ; HONORATO, G. S. . Programa de Gerenciamento Ambiental do AHE Simplício Queda Única. Construção do Aterro Sanitário de Sapucaia - Programa de Gerenciamento Ambiental. 2010.

2.
VASCONCELLOS, Luis Augusto da Silva (et al). ; HONORATO, G. S. . Programa de Gerenciamento Ambiental do AHE Simplício Queda Única.Plano Ambiental de Uso e Conservação do Entorno dos Reservatórios - Diagnóstico Ambiental. 2009.

3.
VASCONCELLOS, Luis Augusto da Silva (et al). ; HONORATO, G. S. . Programa de Gerenciamento Ambiental do AHE Simplício Queda Única. Construção do Aterro Sanitário de Sapucaia - Relatório Ambiental Simplificado. 2009.

4.
VASCONCELLOS, Luis Augusto da Silva (et al). ; HONORATO, G. S. . Programa de Gerenciamento Ambiental do AHE Simplício Queda Única. Subprograma de Adequação das Infra-estruturas de Segurança Pública, Saúde e Saneamento, Educação e Preservação - Readequação das Infraestruturas de Educação e Saúde - Primeiros Indicadores Socioeconômicos. 2008.

5.
VASCONCELLOS, Luis Augusto da Silva (et al). ; HONORATO, G. S. . Programa de Gerenciamento Ambiental do AHE Simplício Queda Única. Subprograma de Adequação das Infra-estruturas de Segurança Pública, Saúde e Saneamento, Educação e Preservação - Bases de Dados Econômicos e Socioculturais para o Sistema de informações Gerenciais. 2008.

6.
HONORATO, G. S.. Estatuto do Instituto Metta de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Humano. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
HONORATO, G. S.. Parecer para o projeto de pesquisa 'Formas de criação famiiar e desigualdades na educação infantil'. 2017. (Parecer para projeto de pesquisa).

2.
HONORATO, G. S.. Parecer para a revista Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 3. 2017. (Parecer para artigo).

3.
HONORATO, G. S.. Parecer para o projeto de pesquisa 'Concepções e práticas didáticas de egressos dos cursos de licenciatura da UFRJ'. 2016. (Parecer para projeto de pesquisa).

4.
HONORATO, G. S.; HERINGER, Rosana Rodrigues. . Desigualdades de Oportunidades Educacionais: reflexões teóricas, metodológicas e de resultados de pesquisas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VASCONCELLOS, Luis Augusto da Silva (et al). ; HONORATO, G. S. . Estão construindo uma hidrelétrica na minha cidade. E agora?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARBOSA, M. L. O.; CARVALHAES, F.; PICANCO, F.; HONORATO, GABRIELA DE SOUZA. Participação em banca de Eduardo Narciso Borges. As desigualdades educacionais e a escolha da carreira: entre as expectativas de futuro e as possibilidades objetivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS/UFRJ.

2.
BRASIL, A.; RANGEL, M.; HONORATO, G. S.. Participação em banca de Bianca Elis de Oliveira Soares. ?Essa escola é pra gente??. Um estudo sobre as interações entre uma escola e sua comunidade.. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MONTEIRO, Cristiano Fonseca; OLIVEIRA, Valeter Lúcio de; HONORATO, G. S.. Participação em banca de Lucas Bottino do Amaral. Jovens de camadas populares em uma intersecção entre escola e trabalho: a permanência além do provável. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SANTOS, André Filipe R. dos; PAZÓ, Cristina G.; HONORATO, G. S.. Participação em banca de Paula Ferraço Fittipaldi. Magistratura e poder: reflexões sociológicas sobre os efeitos da judicialização no campo jurídico brasileiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais) - Faculdade de Direito de Vitória.

Qualificações de Mestrado
1.
BARBOSA, M. L. O.; CARVALHAES, F. A. O.; HONORATO, G. S.. Participação em banca de Eduardo Henrique Narciso Borges. Perspectivas de Estudantes sobre Mérito e Mobilidade Social: percepções e fatores sociais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - IFCS/UFRJ.

2.
BRASIL, A.; RANGEL, M.; HONORATO, G. S.. Participação em banca de Bianca Elis de Oliveira Soares. "Essa escola é pra gente?". Representações sociais da desigualdade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PINHEIRO, D.; ANDRADE, E. R.; HONORATO, G. S.. Participação em banca de Milena Martins Medina. Acesso à universidade sim, e depois?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACAIRA, J. P.; HONORATO, G. S.; ALBUQUERQUE, A. N.. Participação em banca de Rodrigo Piquet Saboia de Mello. A inserção da disciplina Sociologia na rede particular de ensino da cidade do Rio de Janeiro: um estudo de caso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CHAVES, Miriam Waidenfeld; HONORATO, G. S.; GONÇALVES, Jorge Ricardo Santos. Participação em banca de Viviane Alves Campos. A juventude e o ensino de Sociologia: as percepções de alunos da rede pública do Rio de Janeiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MACAIRA, J. P.; HONORATO, G. S.; ROCHA, Ana Angelita Costa Neves da. Participação em banca de Victor Bahia e Silva. Perfil discente do curso de especialização lato sensu em ensino de Sociologia da UFRJ - CESPEB/2010. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
OLIVEIRA, Gustavo Silvino de.; NEVES, Rosa Maria Correa das.; HONORATO, G. S.; DUTRA, Israel Pinto Dornelles.. Participação em banca de Gustavo Silvino de Oliveira. "Crer e aprender": os "impactos" e "amortecimentos" do ensino de Sociologia sobre alunos adeptos do pentecostalismo e do neopentecostalismo - entre temas, problemas e dilemas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HONORATO, G. S.; KOSLINSKI, Mariane Campelo; ZUCCARELLI, C.. Participação em banca de Alessander Dornelis da Silva.Educação, trabalho e juventude - uma experiência com alunos de uma organização não-governamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
HONORATO, G. S.; PRADO, A. P.; ZUCCARELLI, C.. Participação em banca de Erika Fonseca Armond.Permanência na universidade pública: estratégias de alunas para lidar com a questão do tempo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
HONORATO, GABRIELA DE SOUZA; HERINGER, Rosana Rodrigues.; AMORIM, R. M. A.; ZUCCARELLI, C.. Participação em banca de Mayara de Oliveira Souza.Os ?novos estudantes? do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
HONORATO, G. S.; ZUCCARELLI, C.; VALENTIM, I. V. L.. Participação em banca de Pamella Christine de Souza Credie.Pedagogos fora da escola: uma pesquisa e reflexão sobre sua identidade, sua formação e seu papel nas empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MACEDO, Jussara Marques de; MAGALHÃES, Lígia Karam Corrêa; HONORATO, G. S.. Participação em banca de Andressa Peixoto dos Santos.Currículo e avaliação como estratégia do capital para controlar a educação básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
KOSLINSKI, Mariane Campelo; HONORATO, G. S.; HERINGER, Rosana Rodrigues.. Participação em banca de Felipe Lopes da Cunha Alves.Motivos para a não permanência: um estudo sobre as perdas de matrículas no ProJovem Urbano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HONORATO, G. S.; MUANIS, M.; SCIBERRAS, B.. Banca de Seleção de Candidatos para Ingresso no Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - Ciências Sociais. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Perfil socioeconômico, motivações e aspirações profissionais de concluintes da área de Educação no ensino superior no Brasil, 2014. 2018. (Encontro).

2.
18o Congresso Brasileiro de Sociologia. Desigualdades institucionais e sociais nos cursos de educação no Brasil. 2017. (Congresso).

3.
Seminário Internacional ICFH 2017 - Cultura, Poder e Formas Expressivas.Desigualdades sociais e institucionais na área de educação no Brasil. 2017. (Seminário).

4.
Por que (não) educamos? II Seminário de Pesquisa do Departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ.Dificuldades para a continuidade e conclusão dos estudos: assistência e permanência no curso de Pedagogia da UFRJ. 2015. (Seminário).

5.
Reunião Aberta do Fórum de Ensino da Escrita.Estudantes de Pedagogia na UFRJ: acesso, permanência e desafios. 2015. (Outra).

6.
Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes.Dificuldades para a permanência de alunos prounistas no ensino superior. 2013. (Encontro).

7.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. A distribuição de bolsas sociais e acadêmicas entre estudantes cotistas e não cotistas das IFES: permanência e relação com o saber no ensino superior brasileiro. 2013. (Congresso).

8.
Cidade de Deus: expectativas de acesso ao ensino superior.Expectativas de acesso ao ensino superior entre as classes populares. 2012. (Seminário).

9.
Ensino Superior: expansão, diversificação, democratização.A situação dos cotistas e bolsistas da UFRJ. 2012. (Encontro).

10.
35o. Encontro Anual da ANPOCS. GT08: 1a Sessão. 2011. (Congresso).

11.
Conferência Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação.Negros e Carentes na Universidade: biografias entre ação política e mobilidade social. 2008. (Outra).

12.
I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Ensino Médio: representações sobre a Sociologia e sua prática de ensino. 2008. (Encontro).

13.
31o. Encontro Anual da ANPOCS.Negros e Carentes na Universidade: histórias de ação política, reconhecimento e mobilidade social. 2007. (Encontro).

14.
Curso de Extensão - Educação e Sociedade Brasileira Contemporânea.Aula-Palestra - Trajetórias Sociais e o Acesso à Universidade: para além do fracasso ou do sucesso escolar. 2007. (Outra).

15.
Mercado de Trabalho e Gênero: Comparações Brasil-França. 2007. (Seminário).

16.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Desigualdades Escolares e Reconhecimento: estratégias de acesso ao ensino superior e ação política. 2007. (Congresso).

17.
Diálogos com a Escola: Um fio para Debate (FE/UFRJ). 2006. (Encontro).

18.
Direitos Humanos, Violência e Pobreza - A Situação de Crianças e Adolescentes na América Latina de Hoje (PROEALC/UERJ). 2006. (Seminário).

19.
Sociedade Contemporânea, Cultura e Processos de Subjetivação (ESS/UFRJ). 2006. (Congresso).

20.
Sociologia no Ensino Médio: Desafios, Conteúdos e Metodologias (APSERJ/UCAM).O Parecer Nº38/2006 do CNE: conquistas e desafios. 2006. (Seminário).

21.
VIII Jornada Interna doo PPGSA/IFCS/UFRJ.Estratégias de Acesso à Educação Superior: status e mobilidade entre jovens das classes populares. 2006. (Outra).

22.
VI Jornada Interna do PPGSA/IFCS/UFRJ.Classes populares, práticas escolares e estratégias de classificação social. 2004. (Outra).

23.
XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.Sociologia do Estabelecimento Escolar: evolução das preocupações e abordagens. 2002. (Outra).

24.
A Transdisciplinaridade na Educação e seus Desafios (ABRAPA). 2001. (Seminário).

25.
Desenvolvimento no Século XXI: Jornada Internacional (IE/UFRJ). 2001. (Seminário).

26.
Gravidez Precoce: Cenário Atual e Perspectivas (ABRAPA). 2001. (Seminário).

27.
Pleno Emprego - Estado, Economia e Sociedade: Curso de Abertura. 2001. (Congresso).

28.
XXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.Cidadania e Escolas Públicas: um levantamento da concentração de direitos de cidadania e o serviço de educação na cidade do Rio de Janeiro. 2001. (Outra).

29.
Curso de Extensão - Cultura e Modernidade no Brasil (IFCS/UFRJ). 2000. (Outra).

30.
O Campesinato na História (IFCS/UFRJ). 2000. (Outra).

31.
XXII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.A História de Vida de Estudantes do Ensino Médio da Cidade do Rio de Janeiro: trajetórias e continuidade escolar. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HONORATO, G. S.. IV Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Fundamentos da Educação. 2017. (Outro).

2.
HANDFAS, Anita. ; HONORATO, G. S. ; WAGNER, Adolfo. . I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2008. (Outro).

3.
HONORATO, G. S.. O Desempenho das Escolas e as Desigualdades Sociais. 2001. (Outro).

4.
HONORATO, G. S.. Educação no Brasil: o papel da educação pública. 2000. (Outro).

5.
HONORATO, G. S.. A Expansão do Ensino Médio no Rio de Janeiro. 2000. (Outro).

6.
HONORATO, G. S.. O Papel da Escola na Formação da Sociedade Burguesa no Brasil. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dirley de Oliveira Lopes. As tecnologias da informação nas aulas de Sociologia: investigação quanto a importância dos recursos tecnológicos nas aulas do primeiro e segundo ano. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Patrícia Freire. Perfil discente do Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Sociologia da UFRJ - Cespeb/2012. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Ensino de Sociologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alessander Dornelis da Silva. Educação, trabalho e juventude - uma experiência com alunos de uma organização não-governamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

2.
Erika Fonseca Armond. Permanência na universidade pública: estratégias de alunas para lidar com a questão do tempo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

3.
Gabriela de Souza Honorato. Política de cotas e representação social: um estudo de caso dos estudantes de Pedagogia e Medicina da UFRJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

4.
Pamella Christine de Souza Credie. Pedagogos fora da escola: uma pesquisa e reflexão sobre sua identidade, sua formação e seu papel nas empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

5.
Natalia Campos Pereira. Educação e Trabalho: o valor dos diplomas numa empresa do setor aéreo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

6.
Juliana Eduardo Reis Alves. Quem é o pedagogo que o DEGASE necessita? Uma reflexão sobre o trabalho pedagógico numa instituição socioeducativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

7.
Bianca de Souza Paesler Teixeira. Educação Física na escola: percepções da disciplina e sua relação com a imagem corporal entre alunos e alunas do ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

Iniciação científica
1.
Manuela Grill Rodrigues. Estratificação horizonta no ensino superior brasileiro: formação e expectativas profissionais entre estudantes da área de educação. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

2.
Erika Fosneca Armond. Permanência na universidade pública: estratégias de alunas para lidar com a questão do tempo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

3.
Erika Fonseca Armond. A distribuição de bolsas sociais e acadêmicas entre estudantes cotistas e não cotistas das IFES: permanência e relação com o saber no ensino superior brasileiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

4.
Livia da Silva Queiroz. A distribuição de bolsas sociais e acadêmicas entre estudantes cotistas e não cotistas das IFES: permanência e relação com o saber no ensino superior brasileiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.

5.
Mayara de Oliveira Souza. A distribuição de bolsas sociais e acadêmicas entre estudantes cotistas e não cotistas das IFES: permanência e relação com o saber no ensino superior brasileiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Gabriela de Souza Honorato.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HONORATO, G. S.; ZUCCARELLI, C. . Desigualdades sociais e institucionais nos cursos de educação no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


1) Indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ para representa-lo no Concurso Brasileiro CNPQ-ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais como melhor dissertação de mestrado do ano de 2005. 

2)Aprovação em Concursos Públicos: 
a) 2004 - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: Professor Docente I-Sociologia (2a. colocada); 
b) 2005 - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária: Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário-Antropólogo (9a. colocada); 
c) 2006 - Instituto Nacional de Educação de Surdos: Professor 3 Grau (5a. colocada); 
d) 2007 - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: Professor Docente I-Sociologia (9a. colocada); 
e) 2008 - UNITINS - Universidade do Tocantins: Professor 3 Grau de EaD (5a. colocada); 
f) 2009 - UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro: Professor Assistente - Didática Especial e Prática de Ensino em Ciências Sociais (3a. colocada); 
g) 2010 - UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro: Professor Adjunto - Sociologia da Educação (1a. colocada).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 9:17:30