Rohit Gheyi

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2931270888717344
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado (2004) e doutorado (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou doutorado sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Em 2008 ingressou na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como bolsista de pós-doutorado, e desde 2009 se tornou professor (atualmente Adjunto) da mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Refatoramentos, Teste de Software, Métodos Formais, e Linhas de Produtos de Software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rohit Gheyi
Nome em citações bibliográficas
GHEYI, R.;Gheyi, Rohit

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Campina Grande.
Av. Aprígio Veloso, 882
Cidade Universitária
58429900 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (83) 21011122
Ramal: 2202
Fax: (83) 33101122
URL da Homepage: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~rohit


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em Massachusetts Institute of Technology (Orientador: Daniel Jackson).
Título: A Refinement Theory for Alloy, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: refinement; refatorameto; prova de teoremas; object models.
2002 - 2004
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Basic Laws of Object Modeling,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Formal Methods; Model Transformation; Refactoring; Model Checking.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1998 - 2001
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2008
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministra as disciplinas de Engenharia de Software (graduação e pós-graduação) e Algoritmos Avançados



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Modern Refactoring
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos José Pereira de Lucena em 29/03/2016.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (30) Doutorado: (15) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Carlos Lucena - Coordenador / Wilkerson Andrade - Integrante / Márcio Ribeiro - Integrante / Baldoino Fonseca - Integrante / Alessandro Garcia - Integrante / Hyggo Almeida - Integrante / Tayana Conte - Integrante / Altigram Silva - Integrante.
2014 - Atual
Disciplinando Anotações de Pré-processamento para Evitar Erros Sintáticos e Semânticos Durante a Manutenção de Famílias e Linhas de Produtos de Software

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcio de Medeiros Ribeiro em 05/07/2016.
Descrição: Gerenciar variabilidade pode trazer um ganho competitivo para as empresas de desenvolvimento de software. Para implementar variabilidade em famílias e linhas de produtos de software, muitos desenvolvedores da indústria utilizam pré-processadores. Entretanto, apesar de ser um mecanismo simples, o uso de pré-processadores pode trazer problemas de legibilidade e entendimento de código, além de susceptibilidade à introdução de erros sutis. Em particular, esses problemas são agravados quando os desenvolvedores utilizam anotações de pré-processamento de maneira não disciplinada, isto é, quando as diretivas englobam apenas parte de uma unidade sintática da linguagem C, como parte da condição de um comando if. Dessa maneira, o objetivo deste projeto consiste em investigar os problemas causados por anotações não disciplinadas, propor, implementar e avaliar suporte ferramental a refatoramentos para discipliná-las. Para tanto, famílias de linhas de produtos de software reais serão analisadas afim de entender e melhor dimensionar o problema. Após essa análise, uma ferramenta para realizar refatoramentos automáticos para disciplinar tais anotações será implementada e, por fim, avaliada através de estudos estudos empíricos e controlados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Refatoramento Seguro de Programas e Linhas de Produto de Software
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Coordenador / Paulo Borba - Integrante / Gustavo Soares - Integrante / Márcio Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Aumentando a Segurança de Refatoramentos de Programas
Descrição: O objetivo deste trabalho é propor uma técnica simples e prática para se identificar mudanças comportamentais na aplicação de quaisquer refatoramentos em programas sequenciais orientados a objetos e aspectos. Para isso pretendemos propor uma técnica de análise de impacto estática e de geração automática de uma coleção de testes de unidade com base na transformação desejada pelo usuário. Com base no tipo de transformação que se deseja aplicar, uma análise de impacto indicará partes do programa que a coleção de testes gerada deverá exercitar para se ter mais chances de identificar mudanças comportamentais. Avaliaremos esta técnica tanto em programa sequenciais quanto para linhas de produto de software..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Coordenador / Paulo Borba - Integrante / Tiago Massoni - Integrante / Augusto Sampaio - Integrante / Gustavo Soares - Integrante / Leopoldo Teixeira - Integrante / Cornélio, Márcio - Integrante / Melina Mongiovi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Con fiabilidade e Segurança em Software Crítico Embarcado
Descrição: Sistemas Embarcados têm se tornado cada vez mais comuns no suporte a execução de atividades críticas, tais como controle, monitoração e tomada de decisões, onde falhas podem resultar em perdas ou injúrias a pessoas, ao meio ambiente ou a negócios. Tais sistemas se enquadram no quinto grande desa o da SBC que tem como enfoque o desenvolvimento tecnológico de qualidade de sistemas. O objetivo deste projeto é prover fundamentação teórica e tecnologia para o desenvolvimento de software crítico embarcado correto e seguro, com base na aplicação de técnicas de modelagem formal, transformação, geração automática, veri cação de modelos e validação através de teste de software. Serão considerados aspectos e conceitos tais como abstração, tradução de linguagens, independência de plataforma, veri cação de propriedades temporais e análise probabilística. As soluções serão aplicadas, prioritariamente, ao domínio aeronáutico, através de cooperaçãao com a empresa Embraer, e de material de transporte metro-ferroviário, através de uma colaboração com a empresa AeS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (3) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Paulo Borba - Integrante / Tiago Massoni - Integrante / Augusto Sampaio - Coordenador / Márcio Cornélio - Integrante / David Deharbe - Integrante / Patricia Machado - Integrante / Flavia Barros - Integrante / Iyoda, Juliano - Integrante / Alexandre Mota - Integrante / Marcel Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Evolução Fidedigna de Linhas de Produtos de Software
Descrição: O objetivo deste trabalho de pesquisa é contribuir para aperfeiçoar o processo de evolução de Linhas de Produtos de Software (LPS), de forma que empresas que adotem a abordagem e ferramentas propostas tenham mais vantagem competitiva advindo do aumento tanto de con abilidade quanto de produtividade na evolução segura de LPS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Paulo Borba - Coordenador / Tiago Massoni - Integrante / Sérgio Soares - Integrante / Uirá Kulesza - Integrante / Leopoldo Teixeira - Integrante / Soares, Gustavo - Integrante / Roberta Coelho - Integrante / Eduardo Aranha - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2010 - 2012
Refatoração Sincronizada de Programas Anotados com Especi
Descrição: A assimilação das necessidades de evolução em projetos de software que fazem uso de especicação e modelagem ainda é difícil e custosa na prática. No caso de refatoração de programas, por exemplo, modelos abstratos em conformidade com os programas tornam-se inconsistentes; técnicas como engenharia round-trip e MDA (Model-Driven Architecture) lidam parcialmente com o problema, já que estabelecem perda da abstração desejável em especi cações. Este projeto pretende propor, formalizar, implementar e avaliar uma abordagem prática de refatoração de especi cações que geram refatorações de programas automáticas, mantendo sua conformidade. Especi cações e código-fonte serão localizados em um único artefato, utilizando Java e a linguagem de especi cação JML (Java Modeling Language), facilitando sua adoção da abordagem. Como complemento, iremos de nir um catálogo de refatorações de programas que permanecem corretos mesmo com especi cações JML presentes, formando assim uma metodologia de refatoração completa. Como resultado, pretendemos de nir uma metodologia de refatoração de especi cações e programas com alto índice de automatização, e uma ferramenta que dará suporte à metodologia e estudos de caso documentados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Paulo Borba - Integrante / Tiago Massoni - Integrante / Augusto Sampaio - Coordenador / Márcio Cornélio - Integrante / Leila Silva - Integrante / Gary Leavens - Integrante / David Naumann - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2010 - 2012
Refatoramento de Programas para Migração entre Estruturas de Dados
Descrição: Bibliotecas de coleções apresentam alto índice de utilização em linguagens orientadas a objetos, já que a necessidade de estruturas de dados é perene em projetos de software. Por razões que podem incluir desempenho, facilidade de uso ou obsolescência, usuários de estruturas de dados precisam adaptar seus programas para substituir a estrutura em uso. Este tipo de modificação consiste em um refatoramento, já que o comportamento observável do programa deve ser preservado. Contudo, refatoramentos para adaptar os clientes de estruturas de dados não são automatizados. Feita de forma manual, esta tarefa é altamente tediosa e passível de erros. Ainda, diferenças de sintaxe e semântica entre as estruturas usadas dificultam enormemente esta tarefa. Mesmo que a sintaxe seja mantida com interfaces comuns, o que facilita a mudança, verificações adicionais são necessárias para que a estrutura substituta apresente a mesma semântica da anterior. Este projeto visa fornecer soluções de automatização para o problema descrito, através da proposição de uma técnica de refatoramento para programas que utilizam estruturas de dados. O proponente e seus colaboradores pretendem fazê-lo através de base teórica sólida em especificação e transformação de programas, aliada a implementação de suporte ferramental para refatoramentos. Uma ferramenta implementando a técnica proposta pelos pesquisadores será implementada e disponibilizada com licença gratuita e código aberto. Além disso, várias iniciativas de avaliação da técnica serão realizadas, através de experimentos de usabilidade e utilidade da ferramenta, além de estudos de caso analisando a corretude dos refatoramentos aplicados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Paulo Borba - Integrante / Tiago Massoni - Coordenador / Augusto Sampaio - Integrante / Márcio Cornélio - Integrante / Gustavo Soares - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2009 - 2012
TReaTiES: Test of Real-Time Embedded Systems
Descrição: The cooperation (Programme INRIA "Equipes Associées") is targeted on the use of formal models and techniques for model-based testing of embedded systems. The main objective is to share some knowledge and experience in order to make common advances in this research domain. This cooperation will consider several research directions. Firstly, we aim to investigate models of heterogenous software systems with enlarged features such as non-determinism, recursion, time, interruption and compositionality. Secondly, we aim to focus on testing from partial models by generating them from abstract test cases and observed behavior. The idea is to incorporate incremental learning techniques into a formal validation process. Thirdly, we aim to improve current test case generation techniques by considering semantic rather than structural coverage criteria as well as the conformance relation and model checking coverage criteria. Conformance relations should also be investigated based on failure-divergence on process algebraic models. Additionally, test case generation for conformance testing with the help of diagnosis and controller synthesis is also going to be pursued. Finally, we aim to investigate automated test case selection strategies based on similarity functions. http://www.irisa.fr/vertecs/EA-Brazil09.html..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Paulo Borba - Integrante / Augusto Sampaio - Integrante / Jorge Abrantes - Integrante / Patricia Machado - Integrante / Thierry Jéron - Coordenador / Alexandre Mota - Integrante / Wilkerson Andrade - Integrante.Financiador(es): Institut National de Recherche En Informatique - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Uma Abordagem Segura para a Aplicação de Refatoramentos
Descrição: O objetivo deste trabalho é propor uma técnica simples e prática para se identificar mudanças comportamentais na aplicação de quaisquer refatoramentos em programas sequenciais orientados a objetos e aspectos. Para isso pretendemos propor uma técnica de análise estática e de geração automática de uma coleção de testes de unidade com base na transformação desejada pelo usuário. Com base no tipo de transformação que se deseja aplicar, uma análise estática indicará partes do programa que a coleção de testes gerada deverá exercitar para se ter mais chances de identificar mudanças comportamentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Coordenador / Paulo Borba - Integrante / Tiago Massoni - Integrante / Augusto Sampaio - Integrante / Gustavo Soares - Integrante / Leopoldo Teixeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4
2009 - Atual
INES - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software
Descrição: O INES (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software), sob a Coordenação do Prof. Silvio Meira, da UFPE, tem como tema global promover desenvolvimento de software com altíssima produtividade, aplicando de forma sistemática o conceito de fábrica. Primordialmente, os sistemas desenvolvidos apresentarão, de forma mensurável e configurável, fidedignidade (ou seja, poderemos depender deles sem receio). Em especial, as iniciativas do INES buscarão diminuir de forma radical as taxas de fracasso de projeto, aumentando o nível de satisfação com a qualidade dos produtos entregues, com custo e benefício controlados. Dentro deste contexto, o Instituto determinará e controlará a execução de atividades com metas de curto, médio e longo prazo, coordenando as contribuições das várias instituições e grupos de pesquisa participantes. A área de atuação dos pesquisadores que irão compor o INES, em termos gerais, engloba atividades de definição, viabilização e implantação de fábricas de software efetivas, com foco em alta produtividade e, ao mesmo tempo, fidedignidade mensurável e controlável. De forma específica, pesquisadores atuarão em diversas linhas de pesquisa conectadas em termos do objetivo em comum: (a) reuso sistemático e linhas de produto de software, (b) verificação e validação automática de sistemas, (c) técnicas de evolução e refatoração automáticas, (d) desenvolvimento dirigido por modelos, (e) linguagens de domínio específico, (f) qualidade de software e (g) engenharia de software experimental...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Uma Abordagem Formal Dirigida a Modelos para Refatoramento de Programas
Descrição: Definição de métodos, técnicas e ferramentas para evolução e refatoração de programas orientados a objetos anotados, para corretude e verificação, com especificações abstratas, na linguagem JML (Java Modeling Language)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Leis e Verificação para Modelos de Projeto
Descrição: Neste projeto temos como objetivo principal identificar, formalizar e analisar a aplicação prática de leis de modelagem. Em particular, pretende-se focar em leis de transformação de modelos de projetos descritos em Alloy, uma linguagem formal para modelagem orientada a objetos. Pretendemos também investigar a derivação, a partir das leis, de refactorings de modelos e a relação entre de leis e semânticas de modelos e programas, possibilitando a definição de suporte automático para verificar se algumas das restrições impostas pelo modelo de projeto são satisfeitas por outros modelos ou por supostas implementações do mesmo em Java..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Paulo Borba - Coordenador / Tiago Massoni - Integrante / Vander Alves - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Capacitação de alunos de escola do ensino fundamental e médio em programação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gustavo Araújo Soares em 30/05/2016.
Descrição: O objetivo do projeto é capacitar alunos do ensino fundamental e médio em programação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Gustavo Soares - Coordenador.
2013 - Atual
Projeto Olímpico de Informática no IFPB
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Paulo Ditarso - Coordenador / Valéria Cavalcanti - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Olimpíada Paraibana de Informática
Descrição: O objetivo do projeto é organizar competições de programação para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o primeiro ano da pós-graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Capacitação de alunos na tecnologia Bada para o desenvolvimento de software para dispositivos móveis
Descrição: Capacitação de alunos na tecnologia Bada para o desenvolvimento de software para dispositivos móveis.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Rohit Gheyi - Integrante / Hyggo Almeida - Integrante / Angelo Perkusich - Coordenador.Financiador(es): Samsung Eletrônica da Amazônia - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: IET Software
2009 - 2009
Periódico: Science of Computer Programming
2012 - 2012
Periódico: The Journal of Systems and Software
2011 - 2011
Periódico: The Journal of Systems and Software
2013 - 2014
Periódico: Information and Software Technology
2015 - Atual
Periódico: IEEE Software
2014 - 2015
Periódico: Science of Computer Programming
2014 - 2015
Periódico: Science of Computer Programming
2015 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Software Engineering
2015 - Atual
Periódico: Journal of Software Engineering Research and Development
2015 - 2015
Periódico: IEEE Software


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Prêmios e títulos


2018
O trabalho (Mutation Operators for Code Annotations) foi eleito o melhor artigo no SBCARS 2018, Sociedade Brasileira de Computação.
2018
Treinador da equipe (Arthur Rodrigues, Emerson Lucena e Gustavo Ribeiro) que foi medalha de ouro na maratona de programação da SBC - Fase Regional da América do Sul, SBC, Association for Computing Machinery.
2017
Coach Award, ACM-ICPC International Collegiate Programming Contest, ACM.
2017
O trabalho da orientanda (Melina Mongiovi) foi eleito o terceiro melhor trabalho de doutorado da América Latina (Concurso Latinoamericano de Tesis de Doctorado), Centro Latinoamericano de Estudios en Informática (CLEI).
2017
Treinador da equipe (Árysson Cavalcanti, Felipe Mota e Ordan Santos) que foi medalha de prata na maratona de programação da SBC - Fase Regional da América do Sul, SBC, Association for Computing Machinery.
2017
Treinador da equipe (Arthur Rodrigues, Emerson Lucena e Gustavo Ribeiro) que foi medalha de bronze na maratona de programação da SBC - Fase Regional da América do Sul, SBC, Association for Computing Machinery.
2016
Treinador da equipe (Árysson Cavalcanti, Felipe Abella, Manoel Urbano) que foi 44a colocada na maratona de programação da ACM/ICPC - Fase Mundial, IBM, Association for Computing Machinery.
2016
Palestrante convidado do IV Visualização, Evolução e Manutenção de Software, com a palestra "A technique to test refactoring engines", Sociedade Brasileira de Computação.
2016
Treinador da equipe (Lucas de Matos, Ordan Santos e Victor Almeida) que foi medalha de prata na maratona de programação da SBC - Fase Regional da América do Sul, SBC, Association for Computing Machinery.
2015
Treinador da equipe (Lucas de Matos, Manoel Urbano e Rafael Perrella) que foi menção honrosa na maratona de programação da ACM/ICPC - Fase Mundial, IBM, Association for Computing Machinery.
2015
O trabalho do orientado (Gustavo Soares) foi selecionado como um dos 6 melhores trabalhos de doutorado (Concurso de Teses de Dissertações), Sociedade Brasileira de Computação.
2015
O trabalho do orientado (Gustavo Soares) foi selecionado o melhor trabalho de doutorado na área de Ciência da Computação (Prêmio CAPES de teses), CAPES.
2015
Treinador da equipe (Árysson Cavalcanti, Felipe Abella, Manoel Urbano) que foi medalha de ouro na maratona de programação da SBC - Fase Regional da América do Sul, SBC, Fundação Carlos Chagas, IBM, Association for Computing Machinery.
2014
Selecionado entre os quatro finalistas do Microsoft Research Faculty Fellowship para a América Latina, Microsoft Research.
2014
Treinador da equipe (Danilo Pimenteira, Mateus Dantas, Phyllipe Cesar) que foi menção honrosa na maratona de programação da ACM/ICPC - Fase Mundial, IBM, Association for Computing Machinery.
2014
O trabalho da orientanda (Melina Mongiovi) foi selecionado como um dos 10 melhores trabalhos de mestrado (Concurso de Teses de Dissertações), Sociedade Brasileira de Computação.
2014
Treinador da equipe (Lucas de Matos, Manoel Urbano, Rafael Perrella) que foi medalha de ouro na maratona de programação da SBC - Fase Regional da América do Sul, SBC, Fundação Carlos Chagas, IBM, Association for Computing Machinery.
2013
Treinador da equipe (Danilo Pimenteira, Mateus Dantas, Phyllipe Cesar) que foi medalha de bronze na maratona de programação da SBC - Fase Regional da América do Sul, SBC, Fundação Carlos Chagas, IBM, Association for Computing Machinery.
2012
Treinador da equipe (Diogo Anderson, Felipe Abella, Phyllipe Cesar) que foi campeã latino-americana na maratona de programação da ACM/ICPC - Fase Mundial, IBM, Association for Computing Machinery.
2012
O trabalho (Making Software Product Line Evolution Safer) foi eleito o melhor artigo no SBCARS 2012, Sociedade Brasileira de Computação.
2012
O trabalho do orientado (Gustavo Soares) foi selecionado o melhor trabalho de doutorado em SPLASH no Student Research Competition, Microsoft e Association for Computing Machinery.
2012
O trabalho do orientado (Gustavo Soares) recebeu o prêmio ACM SIGPLAN John Vlissides no SPLASH como melhor tese de doutorado, SIGPLAN e Association for Computing Machinery.
2011
O trabalho do orientado (Gustavo Soares) foi selecionado como um dos 10 melhores trabalhos de mestrado (Concurso de Teses de Dissertações), Sociedade Brasileira de Computação.
2011
A apresentação do pôster "Making program refactoring safer" foi escolhida a segunda melhor em ECOOP, European Conference on Object-Oriented Programming.
2011
A ferramenta (JMLok: Uma Ferramenta para Verificar Conformidade em Programas Java/JML) foi eleita a segunda melhor no CBSoft 2011, Sociedade Brasileira de Computação.
2011
O trabalho (Safe Composition of Configuration Knowledge-based Software Product Lines) foi eleito o 2o melhor artigo no SBES 2011, Sociedade Brasileira de Computação.
2011
O trabalho (Analysing Refactoring on Software Repositories) foi eleito o melhor artigo no SBES 2011, Sociedade Brasileira de Computação.
2011
O trabalho da orientada (Melina Mongiovi) foi selecionado o segundo melhor trabalho de iniciação científica em SPLASH no Student Research Competition, Association for Computing Machinery.
2011
Treinador da equipe (Diogo Anderson, Felipe Abella, Phyllipe Cesar) que foi medalha de ouro na maratona de programação da SBC - Fase Regional da América do Sul, SBC, Fundação Carlos Chagas, IBM, Association for Computing Machinery.
2010
O trabalho do orientado (Gustavo Soares) foi selecionado um dos 10 melhores trabalhos de mestrado e doutorado no ICSE no Student Research Competition, Microsoft e Association for Computing Machinery..
2010
O trabalho do orientado (Diego Cavalcanti) foi selecionado como um dos 10 melhores trabalhos de iniciação científica (Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica), Sociedade Brasileira de Computação.
2010
O trabalho do orientado (Diego Cavalcanti) foi selecionado o segundo melhor trabalho de iniciação científica no Grand Finals (todas as áreas) do Student Research Competition, Microsoft e Association for Computing Machinery.
2010
O trabalho do orientado (Gustavo Soares) foi escolhido a melhor dissertação de mestrado no Concurso Latino-americano de Tesis de Maestría, Conferência Latino-americana de Informática (CLEI).
2009
O trabalho do orientado (Arthur Marques) foi selecionado como um dos 10 melhores trabalhos de iniciação científica (Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica), Sociedade Brasileira de Computação.
2009
O trabalho do orientado (Diego Cavalcanti) foi selecionado o melhor trabalho de iniciação científica em OOPSLA no Student Research Competition, Association for Computing Machinery.
2009
"SafeRefactor - Tool for Checking Refactoring Safety" foi eleito a melhor ferramenta do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (Sessão de Feramentas), Sociedade Brasileira de Computação.
2005
O trabalho (Formal refactorings for object models) foi eleito um dos 6 melhores trabalhos de estudantes de doutorado na área de Engenharia de Software e Linguagens de Programação no Student Research Competition de OOPSLA, ACM.
2003
Sun Certified Web Component Developer for J2EE Platform, Sun Microsystems.
2002
Sun Certified Java Programmer for the Java 2 Platform, Sun Microsystems.
2001
Prêmio Professor Átila Augusto Freitas de Almeida por ter obtido o melhor desempenho acadêmico (média 9.5) dentre os concluintes do semestre 2001/01 da UFPB, Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba.
2000
Prêmio Jovem Pesquisador (melhor trabalho de pesquisa) na área de Ciências Exatas, com o trabalho Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Descoberta, SADE - Interface Gráfica durante o VIII Encontro de Iniciação Cientifica da UFPB, Universidade Federal da Paraíba.
2000
Primeiro lugar, no site de Campina Grande, na regional da maratona de programação (International Collegiate Programming Contest), ACM.
1998
Medalha de Bronze III na Olimpíada Brasileira de Química, Universidade Federal do Ceará.
1997
Medalha de Prata II na Olimpíada Brasileira de Química, Universidade Federal do Ceará.
1995
Mençao Honrosa na XVII Olimpíada Brasileira de Matemática, categoria Júnior, Sociedade Brasileira de Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:28
Total de citações:122
Rohit Gheyi  Data: 06/01/2014

Outras
Total de trabalhos:35
Total de citações:1433
Rohit Gheyi  Data: 06/08/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDEIROS, F.2018 MEDEIROS, F. ; RIBEIRO, M. ; GHEYI, R. ; APEL, S. ; KASTNER, C. ; FERREIRA, B. ; CARVALHO, L. ; FONSECA, B. . Discipline Matters: Refactoring of Preprocessor Directives in the #ifdef Hell. IEEE TRANSACTIONS ON SOFTWARE ENGINEERING, v. 44, p. 453-469, 2018.

2.
Melina Mongiovi2018 Melina Mongiovi ; GHEYI, R. ; SOARES, G. ; RIBEIRO, M. ; BORBA, Paulo ; Leopoldo Teixeira . Detecting overly strong preconditions in refactoring engines. IEEE TRANSACTIONS ON SOFTWARE ENGINEERING, v. 44, p. 429-452, 2018.

3.
BRAZ, L.2018BRAZ, L. ; GHEYI, R. ; Melina Mongiovi ; RIBEIRO, M. ; MEDEIROS, F. ; Leopoldo Teixeira ; SOUTO, S. . A change-aware per-file analysis to compile configurable systems with #ifdefs. COMPUTER LANGUAGES SYSTEMS & STRUCTURES, v. ?, p. /-450, 2018.

4.
GHEYI, R.2017GHEYI, R.; BORBA, Paulo ; SAMPAIO, A. ; RIBEIRO, M. . An Idiom to Represent Data Types in Alloy. Information and Software Technology, v. 82, p. 173-176, 2017.

5.
MEDEIROS, F.2016MEDEIROS, F. ; RODRIGUES, I. ; RIBEIRO, M. ; Leopoldo Teixeira ; GHEYI, R. . An empirical study on configuration-related issues: investigating undeclared and unused identifiers. SIGPLAN Notices (Cessou em 1991. Cont. ISSN 1523-2867 ACM SIGPLAN Notices), v. 51, p. 35-44, 2016.

6.
RODRIGUES, I.2016RODRIGUES, I. ; RIBEIRO, M. ; MEDEIROS, F. ; BORBA, Paulo ; FONSECA, B. ; GHEYI, R. . Assessing fine-grained feature dependencies. Information and Software Technology, v. 78, p. 27-52, 2016.

7.
Gheyi, Rohit2015Gheyi, Rohit; Iyoda, Juliano . Selected papers from the Brazilian Symposiums on Formal Methods (SBMF 2012 and 2013). Science of Computer Programming (Print), v. 107-108, p. 1, 2015.

8.
GARCIA, ALESSANDRO2015GARCIA, ALESSANDRO ; Gheyi, Rohit ; RIBEIRO, MARCIO ; UCHITEL, SEBASTIAN . Report on the First PhD and Young Researchers Warm Up Symposium for ICSE 2017. Software Engineering Notes, v. 40, p. 38-38, 2015.

9.
SANTIAGO, F.2014SANTIAGO, F. ; GHEYI, R. ; SOARES, G. ; BORBA, Paulo . A Toolset for Checking SPL Refinements. Journal of Universal Computer Science (Print), v. 20, p. 587-614, 2014.

10.
MEDEIROS, F.2014MEDEIROS, F. ; RIBEIRO, M. ; GHEYI, R. ; FONSECA, B. . A Catalogue of Refactorings to Remove Incomplete Annotations. Journal of Universal Computer Science (Print), v. 20, p. 746-771, 2014.

11.
MEDEIROS, FLÁVIO2014MEDEIROS, FLÁVIO ; RIBEIRO, MÁRCIO ; Gheyi, Rohit . Investigating preprocessor-based syntax errors. SIGPLAN Notices (Cessou em 1991. Cont. ISSN 1523-2867 ACM SIGPLAN Notices), v. 49, p. 75-84, 2014.

12.
MONGIOVI, MELINA2014MONGIOVI, MELINA ; Gheyi, Rohit ; Soares, Gustavo ; Teixeira, Leopoldo ; BORBA, Paulo . Making refactoring safer through impact analysis. Science of Computer Programming (Print), v. 93, p. 39-64, 2014.

13.
SOARES, G.2013 SOARES, G. ; GHEYI, R. ; MASSONI, Tiago . Automated Behavioral Testing of Refactoring Engines. IEEE Transactions on Software Engineering, v. 39, p. 147-162, 2013.

14.
SOARES, G.2013SOARES, G. ; Gheyi, Rohit ; MURPHY-HILL, E. ; JOHNSON, B. . Comparing approaches to analyze refactoring activity on software repositories. The Journal of Systems and Software, v. 86, p. 1006-1022, 2013.

15.
Leopoldo Teixeira2013Leopoldo Teixeira ; BORBA, Paulo ; GHEYI, R. . Safe composition of configuration knowledge-based software product lines. The Journal of Systems and Software, v. 86, p. 1038-1053, 2013.

16.
BORBA, Paulo2012BORBA, Paulo ; Teixeira, Leopoldo ; Gheyi, Rohit . A theory of software product line refinement. THEORETICAL COMPUTER SCIENCE, v. 455, p. 2-30, 2012.

17.
GHEYI, R.2011GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . Automatically Checking Feature Model Refactorings. Journal of Universal Computer Science (Print), v. 17, p. 684-711, 2011.

18.
Soares, Gustavo2010Soares, Gustavo ; Gheyi, Rohit ; Serey, Dalton ; MASSONI, Tiago . Making Program Refactoring Safer. IEEE SOFTWARE, v. 27, p. 52-57, 2010.

19.
Takaki, Mitsuo2010Takaki, Mitsuo ; Cavalcanti, Diego ; Gheyi, Rohit ; Iyoda, Juliano ; d Amorim, Marcelo ; Prudêncio, Ricardo B. C. . Randomized constraint solvers: a comparative study. Innovations in Systems and Software Engineering (Print), v. 6, p. 243-253, 2010.

20.
Arthur Marques2009Arthur Marques ; GHEYI, R. . Uma Linguagem para Especificação de Regras de Design para Programas Orientados a Aspectos. REIC. Revista Eletrônica de Iniciação Científica (Online), v. 9, p. 9, 2009.

21.
GHEYI, R.;Gheyi, Rohit2008GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . A Framework for Establishing Formal Conformance between Object Models and Object-Oriented Programs. Electronic Notes in Theoretical Computer Science, v. 195, p. 189-209, 2008.

22.
GHEYI, R.;Gheyi, Rohit2008GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . Algebraic Laws for Feature Models. Journal of Universal Computer Science, v. 14, p. 3573-3591, 2008.

23.
GHEYI, R.;Gheyi, Rohit2007GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . A Static Semantics for Alloy and its Importance in Refactorings. Electronic Notes In Theoretical Computer Science, v. 184, p. 209-233, 2007.

24.
Robert Seater2007Robert Seater ; Daniel Jackson ; GHEYI, R. . Requirement progression in problem frames: deriving specifications from requirements. Requirements Engineering (London. Print), v. 12, p. 77-102, 2007.

25.
MASSONI, Tiago2006MASSONI, Tiago ; GHEYI, R. ; BORBA, Paulo . An Approach to Invariant-based Program Refactoring. Electronic Communications of the EASST, v. 3, p. 91-101, 2006.

26.
GHEYI, R.;Gheyi, Rohit2005GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . An Abstract Equivalence Notion for Object Models. Electronic Notes In Theoretical Computer Science, v. 130, p. 3-21, 2005.

27.
GHEYI, R.;Gheyi, Rohit2004GHEYI, R.; BORBA, Paulo . Refactoring Alloy Specifications. Electronic Notes In Theoretical Computer Science, v. 95, p. 227-243, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Gheyi, Rohit; David Naumann (Org.) . Formal Methods: Foundations and Applications - 15th Brazilian Symposium. 15. ed. Berlin: Springer, 2012. v. 1. 225p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, LUIZ ; GUIMARÃES, MARCIO AUGUSTO ; RIBEIRO, MÁRCIO ; FERNANDES, LEONARDO ; AL-HAJJAJI, MUSTAFA ; Gheyi, Rohit ; THÜM, THOMAS . Equivalent Mutants in Configurable Systems. In: the 12th International Workshop, 2018, Madrid. Proceedings of the 12th International Workshop on Variability Modelling of Software-Intensive Systems - VAMOS 2018, 2018. p. 11.

2.
MUNIZ, RAPHAEL ; BRAZ, LARISSA ; Gheyi, Rohit ; ANDRADE, WILKERSON ; FONSECA, BALDOINO ; RIBEIRO, MÁRCIO . A Qualitative Analysis of Variability Weaknesses in Configurable Systems with #ifdefs. In: the 12th International Workshop, 2018, Madrid. Proceedings of the 12th International Workshop on Variability Modelling of Software-Intensive Systems - VAMOS 2018, 2018. p. 51.

3.
PINHEIRO, P. ; VIANA, J. ; FERNANDES, L. ; RIBEIRO, MARCIO ; Fabiano Ferrari ; FONSECA, B. ; GHEYI, R. . Mutation Operators for Code Annotations. In: Brazilian Symposium on Systematic and Automated Software Testing, 2018, São Carlos. Brazilian Symposium on Systematic and Automated Software Testing, 2018.

4.
VITORINO, M. ; GABRIEL, H. ; SAMPAIO, L. ; GHEYI, R. . Perfil dos premiados em Olimpíadas de Informática e sua influência sobre a Educação em Computação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

5.
RIBEIRO, M. ; PAES, R. ; FONSECA, B. ; PEREIRA, J. ; CASTRO, T. ; GHEYI, R. . 30 Days After Introducing Programming: Which of My Students Are Likely to Fail?. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.

6.
SOUTO, SABRINA ; D'AMORIM, MARCELO ; Gheyi, Rohit . Balancing Soundness and Efficiency for Practical Testing of Configurable Systems. In: 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2017, Buenos Aires. 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2017. p. 632-642.

7.
ROLIM, REUDISMAM ; Soares, Gustavo ; D'ANTONI, LORIS ; POLOZOV, OLEKSANDR ; GULWANI, SUMIT ; Gheyi, Rohit ; SUZUKI, RYO ; HARTMANN, BJORN . Learning Syntactic Program Transformations from Examples. In: 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2017, Buenos Aires. 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2017. p. 404-415.

8.
MALAQUIAS, R. ; RIBEIRO, M. ; Rodrigo Bonifácio ; MONTEIRO, E. ; MEDEIROS, F. ; GARCIA, A. ; GHEYI, R. . The Discipline of Preprocessor-Based Annotations Does #ifdef TAG n't #endif Matter. In: International Conference on Program Comprehension, 2017, Buenos Aires. International Conference on Program Comprehension, 2017. p. 297-307.

9.
FERNANDES, LEONARDO ; RIBEIRO, MÁRCIO ; CARVALHO, LUIZ ; Gheyi, Rohit ; MONGIOVI, MELINA ; SANTOS, ANDRÉ ; CAVALCANTI, ANA ; FERRARI, FABIANO ; MALDONADO, JOSÉ CARLOS . Avoiding useless mutants. In: the 16th ACM SIGPLAN International Conference, 2017, Vancouver. Proceedings of the 16th ACM SIGPLAN International Conference on Generative Programming: Concepts and Experiences - GPCE 2017, 2017. p. 187.

10.
MEDEIROS, FLÁVIO ; KÄSTNER, CHRISTIAN ; RIBEIRO, MÁRCIO ; Gheyi, Rohit ; APEL, SVEN . A comparison of 10 sampling algorithms for configurable systems. In: the 38th International Conference, 2016, Austin. Proceedings of the 38th International Conference on Software Engineering - ICSE '16. New York: ACM Press. p. 643-654.

11.
CEDRIM, DIEGO ; SOUSA, LEONARDO ; GARCIA, ALESSANDRO ; Gheyi, Rohit . Does refactoring improve software structural quality? A longitudinal study of 25 projects. In: the 30th Brazilian Symposium, 2016, Maringá. Proceedings of the 30th Brazilian Symposium on Software Engineering - SBES '16. p. 73-82.

12.
BRAZ, LARISSA ; Gheyi, Rohit ; MONGIOVI, MELINA ; RIBEIRO, MÁRCIO ; MEDEIROS, FLÁVIO ; Teixeira, Leopoldo . A change-centric approach to compile configurable systems with #ifdefs. In: the 2016 ACM SIGPLAN International Conference, 2016, Amsterdam. Proceedings of the 2016 ACM SIGPLAN International Conference on Generative Programming: Concepts and Experiences - GPCE 2016, 2016. p. 109-119.

13.
MEDEIROS, F. ; KASTNER, C. ; RIBEIRO, M. ; NADI, S. ; GHEYI, R. . The Love/Hate Relationship with the C Preprocessor: An Interview Study. In: European Conference on Object-Oriented Programming, 2015, Praga. European Conference on Object-Oriented Programming, 2015. v. 37. p. 495-518.

14.
SOARES, G. ; GHEYI, R. . Automated Behavioral Testing of Refactoring Engines. In: Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015, Recife. Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

15.
Teixeira, Leopoldo ; ALVES, VANDER ; BORBA, Paulo ; Gheyi, Rohit . A product line of theories for reasoning about safe evolution of product lines. In: the 19th International Conference, 2015, Nashville. Proceedings of the 19th International Conference on Software Product Line - SPLC '15. New York: ACM Press. p. 161-170.

16.
MEDEIROS, FLÁVIO ; RODRIGUES, IRAN ; RIBEIRO, MÁRCIO ; Teixeira, Leopoldo ; Gheyi, Rohit . An empirical study on configuration-related issues: investigating undeclared and unused identifiers. In: the 2015 ACM SIGPLAN International Conference, 2015, Pittsburgh. Proceedings of the 2015 ACM SIGPLAN International Conference on Generative Programming: Concepts and Experiences - GPCE 2015. New York: ACM Press. p. 35-44.

17.
MONGIOVI, MELINA ; MENDES, GUSTAVO ; Gheyi, Rohit ; Soares, Gustavo ; RIBEIRO, MARCIO . Scaling Testing of Refactoring Engines. In: 2014 IEEE International Conference on Software Maintenance and Evolution (ICSME), 2014, Victoria. 2014 IEEE International Conference on Software Maintenance and Evolution, 2014. p. 371.

18.
MILANEZ, A. ; SOUSA, D. ; MASSONI, Tiago ; GHEYI, R. . JMLOK2: A tool for detecting and categorizing nonconformances. In: Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, 2014, Maceió. Sessão de Ferramentas do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, 2014.

19.
Melina Mongiovi ; GHEYI, R. . Making refactoring safer through impact analysis.. In: Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014, Brasília. Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014.

20.
Soares, Gustavo ; MURPHY-HILL, EMERSON ; Gheyi, Rohit . Live feedback on behavioral changes. In: 2013 1st International Workshop on Live Programming (LIVE), 2013, San Francisco. 2013 1st International Workshop on Live Programming (LIVE). p. 23-26.

21.
MEDEIROS, F. ; LIMA, T. ; DALTON, F. ; RIBEIRO, M. ; GHEYI, R. ; FONSECA, B. . Colligens: A Tool to Support the Development of Preprocessor-based Software Product Lines in C. In: Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, 2013, Brasília. Sessão de Ferramentas do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática, 2013.

22.
MEDEIROS, FLÁVIO ; RIBEIRO, MÁRCIO ; Gheyi, Rohit . Investigating preprocessor-based syntax errors. In: the 12th international conference, 2013, Indianapolis. Proceedings of the 12th international conference on Generative programming: concepts & experiences - GPCE '13. New York: ACM Press. p. 75-84.

23.
MILANEZ, A. ; MASSONI, Tiago ; Gheyi, Rohit . Categorizing Nonconformances Between Programs and Their Specifications. In: Systematic and Automated Software Testing, 2013, Brasília. Systematic and Automated Software Testing, 2013.

24.
FERREIRA, FELYPE ; BORBA, Paulo ; Soares, Gustavo ; Gheyi, Rohit . Making Software Product Line Evolution Safer. In: 2012 Sixth Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse (SBCARS), 2012, Natal. 2012 Sixth Brazilian Symposium on Software Components, Architectures and Reuse. p. 21-30.

25.
MACHADO, G. ; Vander Alves ; GHEYI, R. . Formal Specification and Verification of Well-formedness in Business Process Product Lines. In: Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development, 2012, Natal. Latin-American Workshop on Aspect-Oriented Software Development, 2012.

26.
Soares, Gustavo ; MONGIOVI, MELINA ; Gheyi, Rohit . Identifying overly strong conditions in refactoring implementations. In: 2011 IEEE 27th International Conference on Software Maintenance (ICSM), 2011, Williamsburg. 2011 27th IEEE International Conference on Software Maintenance (ICSM), 2011. p. 173-182.

27.
Soares, Gustavo ; Cavalcanti, Diego ; Gheyi, Rohit . Making aspect-oriented refactoring safer. In: Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, 2011, São Paulo. Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, 2011.

28.
Teixeira, Leopoldo ; BORBA, Paulo ; Gheyi, Rohit . Safe Composition of Configuration Knowledge-Based Software Product Lines. In: 2011 25th Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES), 2011, Sao Paulo. 2011 25th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2011. p. 263.

29.
Soares, Gustavo ; CATAO, BRUNO ; VARJAO, CATUXE ; AGUIAR, SOLON ; Gheyi, Rohit ; MASSONI, Tiago . Analyzing Refactorings on Software Repositories. In: 2011 25th Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES), 2011, Sao Paulo. 2011 25th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2011. p. 164.

30.
Catuxe Varjão ; MASSONI, Tiago ; Gheyi, Rohit ; SOARES, G. . JMLOK: Uma Ferramenta para Verificar Conformidade em Programas Java/JML. In: Sessão de Ferramentas - Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), 2011, São Paulo. Sessão de Ferramentas - Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), 2011.

31.
Falconieri Freitas, Gabriel ; Cornélio, Márcio ; MASSONI, Tiago ; Gheyi, Rohit . Object-oriented Programming Laws for Annotated Java Programs. In: International Workshop on Rule-Based Programming, 2010, Brasilia. Tenth International Workshop on Rule-Based Programming. p. 65-76.

32.
BORBA, Paulo ; Leopoldo Teixeira ; GHEYI, R. . A Theory of Software Product Line Refinement. In: International Colloquium on Theoretical Aspects of Computing, 2010, Natal. 7th International Colloquium on Theoretical Aspects of Computing, 2010.

33.
MASSONI, Tiago ; Gheyi, Rohit ; BORBA, Paulo . Synchronizing Model and Program Refactoring. In: Brazilian Symposium on Formal Methods, 2010, Natal. Brazilian Symposium on Formal Methods, 2010.

34.
Mitsuo Takaki ; Diego Cavalcanti ; GHEYI, R. ; Juliano Iyoda ; Marcelo dAmorim ; Ricardo Prudêncio . A Comparative Study of Randomized Constraint Solvers for Random-Symbolic Testing. In: NASA Formal Methods Symposium, 2009, Moffett Field. NASA Formal Methods Symposium, 2009. p. 56-65.

35.
SOARES, G. ; GHEYI, R. ; MASSONI, Tiago ; CORNELIO, M. ; Diego Cavalcanti . Generating Unit Tests for Checking Refactoring Safety. In: Brazilian Symposium on Programming Languages, 2009, Gramado. Brazilian Symposium on Programming Languages, 2009. p. 159-172.

36.
Alberto Costa Neto ; Arthur Marques ; GHEYI, R. ; BORBA, Paulo ; Fernando Castor . A Design Rule Language for Aspect-Oriented Programming. In: Brazilian Symposium on Programming Languages, 2009, Gramado. Brazilian Symposium on Programming Languages, 2009. p. 131-144.

37.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo ; SAMPAIO, A. . A Complete Set of Object Modeling Laws for Alloy. In: Brazilian Symposium on Formal Methods, 2009, Gramado. Lecture Notes in Computer Science, 12th Brazilian Symposium on Formal Methods, 2009. v. 5902. p. 204-219.

38.
SOARES, G. ; Diego Cavalcanti ; GHEYI, R. ; MASSONI, Tiago ; Dalton Serey ; CORNELIO, M. . SafeRefactor - Tool for Checking Refactoring Safety. In: Sessão de Ferramentas - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2009, Fortaleza. Sessão de Ferramentas - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2009.

39.
MASSONI, Tiago ; GHEYI, R. ; BORBA, Paulo . Formal Model-driven Program Refactoring. In: Fundamental Approaches to Software Engineering (FASE), 2008, Budapeste. European Joint Conferences on Theory and Practice of Software (ETAPS), Fundamental Approaches to Software Engineering (FASE), 2008. p. 362-376.

40.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . A Complete and Minimal Set of Algebraic Laws for Feature Models. In: Brazilian Symposium on Programming Languages, 2008, Fortaleza. Brazilian Symposium on Programming Languages, 2008. p. 129-142.

41.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . Formally Introducing Alloy Idioms. In: Simpósio Brasileiro de Métodos Formais, 2007, Ouro Preto. Simpósio Brasileiro de Métodos Formais, 2007.

42.
MASSONI, Tiago ; GHEYI, R. ; BORBA, Paulo . A Formal Framework for Establishing Conformance between Object Models and Object-Oriented Programs. In: Simpósio Brasileiro de Métodos Formais, 2006, Natal. IX Brazilian Symposium on Formal Methods, 2006.

43.
GHEYI, R.; BORBA, Paulo . Sound Object Model Refactorings. In: Formal Methods, 2006, Hamilton, Canadá. Doctoral Symposium at Formal Methods 2006.

44.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . A Theory for Feature Models in Alloy. In: Alloy Workshop, 2006, Portland. First Alloy Workshop, 2006.

45.
Vander Alves ; GHEYI, R. ; MASSONI, Tiago ; Uirá Kulesza ; BORBA, Paulo ; Carlos Lucena . Refactoring Product Lines. In: Generative Programming and Component Engineering, 2006, Portland. Generative Programming and Component Engineering, 2006. p. 201-210.

46.
MASSONI, Tiago ; GHEYI, R. ; BORBA, Paulo . Formal Refactoring for UML Class Diagrams. In: Brazilian Symposium on Software Engineering, 2005, Uberlândia. 19th Brazilian Symposium on Software Engineering, 2005. p. 152-167.

47.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . Type-safe refactorings for Alloy. In: VIII Brazilian Symposium on Formal Methods, 2005, Porto Alegre. Simpósio Brasileiro de Métodos Formais, 2005. p. 174-190.

48.
MASSONI, Tiago ; GHEYI, R. ; BORBA, Paulo . A UML Class Diagram Analyzer. In: UML Conference, 2004, Lisboa. Third International Workshop on Critical Systems Development with UML (CSDUML), 2004. p. 100-114.

49.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . Basic Laws of Object Modeling. In: Foundations of Software Engineering, 2004, Newport Beach. Third Specification and Verification of Component-Based Systems (SAVCBS), 2004. p. 18-25.

50.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . An Abstract Equivalence Notion for Object Models. In: VII Brazilian Symposium on Formal Methods, 2004, Recife. Simpósio Brasileiro de Métodos Formais, 2004. p. 1-14.

51.
GHEYI, R.; BORBA, Paulo . Refactoring Alloy Specifications. In: VI Brazilian Workshop on Formal Methods, 2003, Campina Grande. Workshop Brasileiro de Métodos Formais, 2003. p. 166-181.

52.
GHEYI, R.; DANTAS, P. L. ; FERNEDA, E. . Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Descoberta SADE - Interface Gráfica. In: Iniciados do IX Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2001, João Pessoa. Anais dos Iniciados do IX Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2001.

53.
CARVALHO, J. N. ; FERNEDA, E. ; GHEYI, R. ; DANTAS, P. L. . Um Sistema Multi-Agentes de Apoio à Descoberta: Elementos de Construção de Hipóteses.. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial - ENIA, 2001, Fortaleza. Anais do XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2001.

54.
NÓBREGA, G. M. ; GHEYI, R. ; DIXIT, R. A. ; FERNEDA, E. . Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Descoberta. In: Semana de Informática da UFBA - SEMINFO, 2000, Salvador. Anais da VIII Semana de Informática da UFBA - SEMINFO, 2000.

55.
MARTINS, A. ; FERNEDA, E. ; DIXIT, R. A. ; GHEYI, R. . Computação de Similaridades em Tecnologia de Bases de Casos: uma Experimentação. In: Semana de Informática da UFBA - SEMINFO, 2000, Salvador. Anais da VIII Semana de Informática da UFBA - SEMINFO, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Teixeira, Leopoldo ; BORBA, Paulo ; Gheyi, Rohit . Safe evolution of product populations and multi product lines. In: the 19th International Conference, 2015, Nashville. Proceedings of the 19th International Conference on Software Product Line - SPLC '15. New York: ACM Press. p. 171-175.

2.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago ; BORBA, Paulo . A Rigorous Approach for Proving Model Refactorings. In: Automated Software Engineering, 2005, Long Beach. 20th IEEE/ACM International Conference on Automated Software Engineering, 2005. p. 372-375.

3.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago . Formal Refactorings for Object Models. In: OOPSLA - Student Research Competition, 2005, San Diego. Companion to the 20th annual ACM SIGPLAN conference on Object-oriented programming systems, languages, and applications, 2005. p. 208-209.

4.
GHEYI, R.; BORBA, Paulo . A Model-driven Approach to Formal Refactoring. In: OOPSLA - Poster Session, 2005, San Diego. Companion to the 20th annual ACM SIGPLAN conference on Object-oriented programming systems, languages, and applications, 2005. p. 124-125.

5.
GHEYI, R.; DANTAS, P. L. ; FERNEDA, E. . Elementos de Comunicação para um Sistema Multi-agentes de Apoio à Descoberta. In: Lógica Aplicada a Tecnologia - LAPTEC, 2001, São Paulo. Segundo Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MILANEZ, A. ; MASSONI, Tiago ; GHEYI, R. . Enhancing Conformance Checking for Contract-Based Programs. In: Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity, 2014, Portland. Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity, 2014.

2.
Elder Cirilo ; Demóstenes Sena ; Uirá Kulesza ; Leopoldo Teixeira ; Sérgio Soares ; BORBA, Paulo ; GHEYI, R. ; Laís Neves ; Carlos Lucena . Integrating Product Line Refactoring and Derivation Tools: Challenges and Potential Solutions. In: International Workshop on Product Line Approaches in Software Engineering (PLEASE 2011), 2011, Honolulu. Workshop at International Conference on Software Engineering (ICSE 2011), 2011. p. 22-23.

3.
GHEYI, R.; DANTAS, P. L. ; FERNEDA, E. . Um Sistema de Apoio à Descoberta em Geometria. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2001, São Paulo. Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2001.

4.
GHEYI, R.; DANTAS, P. L. ; FERNEDA, E. . Um Método de Aprendizagem Estruturada para a Geração de Hipóteses em um Sistema Multi-agentes de Apoio à Descoberta. In: V Encontro de Iniciação Científica e EPG I Encontro de Pós-Graduação, 2001, São José dos Campos. V Encontro de Iniciação Científica EPG e I Encontro de Pós-Graduação, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
MEDEIROS, F. ; LIMA, G. ; AMARAL, G. ; APEL, S. ; KASTNER, C. ; RIBEIRO, M. ; GHEYI, R. . Investigating Misunderstanding Code Patterns in C Open-Source Software Projects. EMPIRICAL SOFTWARE ENGINEERING, 2018.

Outras produções bibliográficas
1.
GHEYI, R.; Juliano Iyoda . Selected papers from the Brazilian Symposiums on Formal Methods (SBMF 2012 and 2013).. Elsevier, 2015 (Editor de uma special issue do periódico Science of Computer Programming).


Demais tipos de produção técnica
1.
Gheyi, Rohit. Refatoramento Seguro de Programas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Gheyi, Rohit; SOARES, G. . SafeRefactor: refatoramento seguro de programas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CORNELIO, M. ; GHEYI, R. ; MASSONI, Tiago ; Henrique Rebêlo . Java Modeling Language - JML. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SAMPAIO, A.; Alexandre Mota; GHEYI, R.. Participação em banca de Rodrigo Otoni. A strategy for local analysis of determinism. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
BORBA, Paulo; GHEYI, R.; Vander Alves. Participação em banca de Gabriela Sampaio. Partially Safe Evolution of Software Product Lines. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
RIBEIRO, M.; GHEYI, R.; PINTO, I.. Participação em banca de Romero Malaquias. A Disciplinaridade de Anotações Condicionais de Pré-Processamento #ifdef TAG Não #endif Importa. 2017. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
LUCREDIO, D.; PENTEADO, R.; GHEYI, R.. Participação em banca de Bruno Arndt. MME-MDD: Um método para manutenção e evolução de sistemas baseados no MDD. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
Alexandre Mota; Juliano Iyoda; Leopoldo Teixeira; GHEYI, R.. Participação em banca de Heitor Maranhão. Program Synteshis from denotational semantics. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
GHEYI, R.; RIBEIRO, M.; PAES, R.. Participação em banca de Maria Helyenne Silva. Soft Skills do Programador de Software: Abordagem Conceitual e Definição de Métricas para Identificação Automática no Contexto de um Juiz Online. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Alagoas.

7.
GHEYI, R.; David Deharbe; Anamaria Moreira. Participação em banca de João Batista de Souza Neto. Um estudo empírico sobre a geração de testes com beta: avaliação e aperfeiçoamento. 2015. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
OLIVEIRA, A.; Alberto Costa Neto; GHEYI, R.. Participação em banca de Carla Almeida. Qualitas: Um modelo de processo de desenvolvimento de software orientado a modelos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.

9.
BORBA, Paulo; GARCIA, V.; Gheyi, Rohit. Participação em banca de Jefferson Almeida. Comparing strategies for improving precision when cheking safe evolution for software product lines. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
Alberto Costa Neto; Gheyi, Rohit; Leila Silva. Participação em banca de Fernanda Almeida Passos. Experimentando soluções para aprimorar os processos de evolução e manutenção em sistemas customizáveis. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe.

11.
ALMEIDA, H.; PERKUSICH, A.; MORAIS, M.; GHEYI, R.. Participação em banca de Danilo Freitas. Arcabouço baseado em componentes para o desenvolvimento de Interface de Usuário de Aplicações para SmartTV. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

12.
David Deharbe; Anamaria Moreira; GHEYI, R.. Participação em banca de Simone de Oliveira Santos. KitSmart: Uma biblioteca de components para o desenvolvimento rigoroso de aplicações Java Card com o método B. 2012. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
Alexandre Mota; Iyoda, Juliano; Gheyi, Rohit. Participação em banca de Diego Machado Dias. Behavioral Preservation in Fault Tolerant Patterns. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
Fernando Castor; Gheyi, Rohit; BORBA, Paulo. Participação em banca de Laís de Mendonça Neves. Safe Evolution Templates for Software Product Lines. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
Vander Alves; GHEYI, R.; NASCIMENTO, A.. Participação em banca de Vinícius Nunes. Gerência de Variabilidade em Modelos de Confiabilidade para Linha de Poduto de Software. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

16.
CORNELIO, M.; GHEYI, R.; MASSONI, Tiago. Participação em banca de Thiago Vianna. Uma Técnica de Refatoração de Programas Dirigidos por Contratos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

17.
BORBA, Paulo; Dalton Serey; MASSONI, Tiago; Gheyi, Rohit. Participação em banca de Gustavo Araújo Soares. Uma Abordagem Segura para Refatoramentos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

18.
Alexandre Vasconcelos; Iyoda, Juliano; SAMPAIO, A.; GHEYI, R.. Participação em banca de Juliana Mafra. Test Case Selector: Uma Ferramenta para Seleção de Testes. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
Dalton Serey; GHEYI, R.; MASSONI, Tiago; Jorge Abrantes; Francilene Garcia. Participação em banca de Pablo Oliveira Antonino de Assis. Análise de Correlação entre Métricas de Evolução e Qualidade de Design de Software. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

20.
MACHADO, P.; Flavia Barros; GHEYI, R.. Participação em banca de Makelli Araújo Jucá. Uma Estratégia para a Escrita de Modelos Voltados à Geração Automática de Casos de Teste. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

21.
CORNELIO, M.; GHEYI, R.; MASSONI, Tiago. Participação em banca de Gabriel Ramos Falconiere Freitas. Refactoring Annotated Java Programs: A Rule-based Approach. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

22.
Dalton Serey; Jorge Abrantes; GHEYI, R.; Marcos Chaim. Participação em banca de Mirna Maia. Técnica Híbrida de Análise de Impacto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

Teses de doutorado
1.
GHEYI, R.; TRAVASSOS, G.; KALINOWSKI, M.; BARBOSA, S.. Participação em banca de Diego Rego. Understanding and Improving Batch Refactoring in Software Systems. 2018. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
COSTA, E.; FONSECA, B.; MASSONI, Tiago; GHEYI, R.; GARCIA, A.. Participação em banca de Mário Hozano Lucas de Souza. Melhorando a eficácia e eficiência na detecção de bad smells a partir de uma customização guiada. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
ALMEIDA, E.; MACHADO, I.; GHEYI, R.; Sérgio Soares; Claudio Sant'Ana; MENDONCA, M.. Participação em banca de Alcemir Santos. Investigating feature-oriented software comprehension. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

4.
GHEYI, R.; Leopoldo Teixeira; CORNELIO, M.; Juliano Iyoda; MELO, A.. Participação em banca de Tarciana Silva. Validating Transformations of OO programs using the Alloy Analyzer. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
GHEYI, R.; LUND, T.; SEREBRENIK, A.. Participação em banca de Jean Melo. Variability bugs: Program and Programmer Perspective. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - IT University of Copenhagen.

6.
Anamaria Moreira; MUSICANTE, M.; GHEYI, R.; BORBA, Paulo; COSTA, U.. Participação em banca de Cleverton Antunes. A Family of Coverage Criteria Based on Patterns to the Test of Metaprograms. 2017. Tese (Doutorado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
Alexandre Mota; BORBA, Paulo; GHEYI, R.; MASSONI, Tiago; CORNELIO, M.. Participação em banca de Giovanny Palma. Algebraic Laws for Object Oriented Programming with References. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Gheyi, Rohit; BORBA, Paulo; Franklin Ramalho; Roberta Coelho. Participação em banca de Everton Alves. Early Detection of Manual Refactoring Faults. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

9.
Gheyi, Rohit; BORBA, Paulo; Fernando Castor; Juliano Iyoda; TULIO, M.. Participação em banca de Sabrina Souto. Addressing High Dimensionality and Lack of Feature Models in Testing of Software Product Lines. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
SAMPAIO, A.; SANTOS, A.; Sérgio Soares; HERON, F.; Gheyi, Rohit. Participação em banca de Henrique Rebelo. Contract Modularity in Design by Contract Languages. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
SIMAO, A.; GIMENES, I.; VERGILO, S.; MARTINS, E.; Gheyi, Rohit. Participação em banca de André Takeshi Endo. Teste baseado em modelo de aplicações orientadas a serviço. 2013. Tese (Doutorado em Ciencia da Computacao) - Universidade de São Paulo.

12.
David Deharbe; GHEYI, R.; Anamaria Moreira; Marcel Oliveira; SAMPAIO, A.. Participação em banca de Bruno Gomes. Desenvolvimento Formal de Aplicações para Smart Cards com o Método BSmart. 2012. Tese (Doutorado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
SAMPAIO, A.; MASSONI, Tiago; Gheyi, Rohit; David Deharbe. Participação em banca de Wilkerson Andrade. Symbolic Model-based Testing for Real-time Systems. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

14.
BRAGA, C.; GHEYI, R.; MASSONI, Tiago; Luis Gomes. Participação em banca de Paulo Eduardo Barbosa. MDA-Veritas: Uma Arquitetura MDA Estendida para Transformações de Sistemas Concorrentes Preservadoras de Semântica. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Doutorado
1.
GHEYI, R.; Alexandre Mota; RODRIGUES, G.. Participação em banca de Thiago castro. A machine-verified theory of commuting strategies for Product-line reliability analysis. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Informática) - Universidade de Brasília.

2.
TULIO, M.; GHEYI, R.; HORA, A.; PEREIRA, F.. Participação em banca de Danilo Ferreira e Silva. Detecting Refactorings From Version Histories: Tools and Applications. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BORBA, Paulo; GHEYI, R.; Marcelo dAmorim; Leopoldo Teixeira. Participação em banca de Leonardo Oliveira. Avoiding useless mutants. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Anamaria Moreira; MUSICANTE, M.; GHEYI, R.; VINJU, J.. Participação em banca de Cleverton Antunes. Família de Critérios de Cobertura Baseados em Padrões para o Teste de Metaprogramas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago; GARCIA, ALESSANDRO; COSTA, E.. Participação em banca de Mario Hozano. Detecção Customizada de Bad Smells. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
GHEYI, R.; Juliano Iyoda; CORNELIO, M.; Alexandre Mota; SAMPAIO, A.. Participação em banca de Tarciana Silva. Validating Transformations of Java Programs Using Alloy. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
ALMEIDA, E.; MACHADO, I.; GHEYI, R.; Claudio Sant'Ana; SPINOLA, R.. Participação em banca de Alcemir Santos. Feature-oriented development: a JavaScript-based approach and evidence on program comprehension. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

8.
Franklin Ramalho; Roberta Coelho; GHEYI, R.. Participação em banca de Everton Alves. Test case priorization for refactoring validation. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

9.
Fernando Castor; SANTOS, A.; GHEYI, R.. Participação em banca de Henrique Rebelo. Contract Modularity in Design by Contract Languages. 2013.

10.
David Deharbe; GHEYI, R.; MASSONI, Tiago. Participação em banca de Wilkerson de Lucena Andrade. Symbolic Testing of Real-time Systems. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

11.
GHEYI, R.; Jorge Abrantes; Franklin Ramalho; MASSONI, Tiago; Jacques Robin. Participação em banca de Paulo Eduardo e Silva Barbosa. Uma Arquitetura MDA Estendida para Transformações Preservadoras de Semântica. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Dalton Serey; GHEYI, R.; Jorge Abrantes. Participação em banca de Mariana Romão.Desenvolvimento de uma Ferramenta para a Submissão de Programas e Acompanhamento dos Estudantes Iniciantes de Programação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Alberto Costa Neto; OLIVEIRA, A.; GHEYI, R.. Concurso para Professor Adjunto. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

2.
GHEYI, R.; Judson Santiago; Danniel Lopes. Concurso para Professor Efetivo. 2010. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

3.
Danniel Cavalcante Lopes; Carla Taciana Silva; Gheyi, Rohit. Concurso Público para Professor. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

4.
MASSONI, Tiago; GHEYI, R.; Claudio Sant'Ana. Concurso Público para Professor. 2010. Universidade Federal de Campina Grande.

5.
Steffen Lewitzka; GHEYI, R.; MASSONI, Tiago. Concurso para Professor Assistente. 2009. Universidade Federal da Paraíba.

6.
GHEYI, R.; MASSONI, Tiago; Leandro Dias. Concurso para Professor Assistente. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

Outras participações
1.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. 2018. Universidade de São Paulo.

2.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do The ACM Joint European Software Engineering Conference and Symposium on the Foundations of Software Engineering (ESEC/FSE). 2018. University of Central Florida.

3.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2018. Universidade de São Paulo.

4.
Gheyi, Rohit; COSTA, H.. Program Chair do Latin American Symposium on Software Engineering (SLISW). 2018.

5.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2018.

6.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do ICSE 2017 Demonstrations Track. 2017. Universidad de Buenos Aires.

7.
GHEYI, R.. Program chair do comitê de programa dos Doctoral Symposium do International Conference on Software Reuse. 2017. Universidade Federal da Bahia.

8.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2017. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. 2017. Universidade Federal do Ceará.

10.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa da Sessão de Ferramentas do CBSoft. 2017. Universidade Federal do Ceará.

11.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2017. Universidade Federal do Ceará.

12.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2017.

13.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do 10th International Workshop on Variability Modelling of Software-intensive Systems (VAMOS). 2016. Universidade Federal da Bahia.

14.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

15.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

16.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa e membro do steering committee do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

17.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

18.
GHEYI, R.. Program chair do comitê de programa dos Workshops e Painel do CBSoft. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

19.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

20.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa da Escola de Informática Teórica e Métodos Formais. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

21.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa da Sessão de Ferramentas do CBSoft. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

22.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa e avaliador da fase final do Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

24.
GHEYI, R.. Program chair do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

25.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

26.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa e membro do steering committee do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

27.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa da Sessão de Ferramentas do CBSoft. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

28.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa e membro do steering committee do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

29.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa dos Workshops do CBSoft. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

30.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa da Sessão de Ferramentas do CBSoft. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

31.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

32.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Workshop on Software Modularity. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

33.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

34.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Sixth International Workshop on Feature-Oriented Software Development. 2014. Mälardalen University.

35.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa da Sessão de Ferramentas do CBSoft. 2013. Universidade de Brasília.

36.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa e membro do steering committee do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2013. Universidade de Brasília.

37.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa dos Tutoriais do CBSoft. 2013. Universidade de Brasília.

38.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa de Engenharia de Requisitos no Brasil. 2013.

39.
Gheyi, Rohit. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. 2013.

40.
GHEYI, R.. Membro do comite de programa do Latin American Workshop on Aspect-Oriented Software Development. 2013. Universidade de Brasília.

41.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft. 2013. Universidade de Brasília.

42.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Latin American Workshop on Formal Methods. 2013. Universidad de Buenos Aires.

43.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Workshop of Refactoring Tools. 2013. North Carolina State University.

44.
Gheyi, Rohit. Program chair e membro do steering committee do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

45.
Gheyi, Rohit. Membro do comite de programa do Software Product Line Conference. 2012. Universidade Federal da Bahia.

46.
GHEYI, R.. Membro do comite de programa do Automated software engineering (Tool Demonstrations). 2012. Universität Duisburg-Essen (Essen).

47.
Gheyi, Rohit. Membro do comitê de programa da Sessão de Ferramentas do CBSoft. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

48.
GHEYI, R.. Membro do comite de programa do Latin American Workshop on Aspect-Oriented Software Development. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

49.
Gheyi, Rohit. Membro do comitê de programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

50.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa dos Tutoriais do CBSoft. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

51.
GHEYI, R.. Membro do comite de programa e membro do steering committee do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2011. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

52.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft. 2011.

53.
GHEYI, R.. Membro do comite de programa do Latin American Workshop on Aspect-Oriented Software Development. 2011.

54.
Gheyi, Rohit. Membro do comitê de programa da Sessão de Ferramentas do CBSoft. 2011. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

55.
GHEYI, R.. Membro do comite de programa e membro do steering committee do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

56.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software - Sessão de Ferramentas. 2010. Universidade Federal da Bahia.

57.
GHEYI, R.. Membro do comitê de programa da Conferência Latino-americana em Linguagens de Padrões para Programação: SugarLoafPLoP. 2010. Universidade Federal da Bahia.

58.
GHEYI, R.. Membro do comite de programa do Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

59.
GHEYI, R.. Shepherd da Conferência Latino-americana em Linguagens de Padrões para Programação: SugarLoafPLoP. 2007. Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. A technique to test refactoring engines. 2016. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2015. (Congresso).

3.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2015. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2014. (Congresso).

5.
Dagstuhl: The Future of Refactoring.Automated Behavioral Testing of Refactoring Engines. 2014. (Seminário).

6.
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2013. (Congresso).

7.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2013. (Congresso).

8.
Dagstuhl: Analysis, Test and Verification in The Presence of Variability.Making Software Product Line Evolution Safer. 2013. (Seminário).

9.
SEIF Brazil Workshop 2013, Microsoft Research. 2013. (Outra).

10.
Software Engineering Innovation Foundation. 2013. (Outra).

11.
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2012. (Congresso).

12.
Object-Oriented Programming, Systems, Languages & Applications. 2012. (Congresso).

13.
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. Making aspect-oriented refactoring safer. 2011. (Congresso).

14.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2011. (Congresso).

15.
Object-Oriented Programming, Systems, Languages & Applications. 2011. (Congresso).

16.
Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2010. (Congresso).

17.
Object-Oriented Programming, Systems, Languages & Applications. 2010. (Congresso).

18.
Brazilian Symposium on Software Engineering. 2009. (Simpósio).

19.
Object-Oriented Programming, Systems, Languages & Applications. 2009. (Congresso).

20.
Brazilian Symposium on Programming Languages.A Complete and Minimal Set of Algebraic Laws for Feature Models. 2008. (Simpósio).

21.
6ª Conferência Latino Americana em Linguagens de Padrões para Programação. 2007. (Congresso).

22.
Latin American Workshop on Aspect-Oriented Software Development. 2007. (Outra).

23.
Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2007. (Simpósio).

24.
Simpósio Brasileiro de Métodos Formais.Formally Introducing Alloy Idioms. 2007. (Simpósio).

25.
Formal Methods (Simpósio de doutorado). Sound Object Model Refactorings. 2006. (Congresso).

26.
Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. A Formal Framework for Establishing Conformance between Object Models and Object-Oriented Programs. 2006. (Congresso).

27.
Software Evolution through Transformations. An Approach to Invariant-based Program Refactoring. 2006. (Congresso).

28.
WIRE: Workshop para Introdução do Reuso em Empresas de Desenvolvimento de Software. 2006. (Outra).

29.
20th Object-Oriented Programming, Systems, Languages and Applications. Object-Oriented Programming, Systems, Languages and Applications em San Diego (USA). Participei também do Student Research Competition, onde nosso trabalho foi eleito um dos seis melhores.. 2005. (Congresso).

30.
Simpósio Brasileiro de Métodos Formais.Simpósio Brasileiro de Métodos Formais em Porto Alegre. 2005. (Simpósio).

31.
International Summer School Marktoberdorf.International Summer School Marktoberdorf em Marktoberdorf (Alemanha). 2004. (Outra).

32.
Object-Oriented Programming, Systems, Languages and Applications (simpósio de doutorado). 2004. (Congresso).

33.
Pernambuco School on Software Engineering. 2004. (Outra).

34.
Simpósio Brasileiro de Métodos Formais. 2004. (Simpósio).

35.
Third Specification and Verification of Component-Based Systems at Foundations of Software Engeneering. Specification and Verification of Component-Based Systems no Foundations of Software Engeneering em Newport Beach (USA). 2004. (Congresso).

36.
International Winter School on Semantics and Applications. 2003. (Outra).

37.
Object-Oriented Programming, Systems, Languages and Applications. 2003. (Congresso).

38.
Terceira Conferência Latino-americana em Linguagens de Padrões para Programação (SugarLoafPLoP). 2003. (Congresso).

39.
Workshop Brasileiro de Métodos Formais. Workshop Brasileiro de Métodos Formais em Campina Grande. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GHEYI, R.. Olimpíada Paraibana de Informática. 2016. .

2.
GHEYI, R.. Olimpíada Paraibana de Informática. 2015. .

3.
GHEYI, R.. Olimpíada Paraibana de Informática. 2014. .

4.
GARCIA, A. ; GHEYI, R. ; UCHITEL, S. ; RIBEIRO, MÁRCIO . ICSE PhD and Young Researchers Warm Up Symposium. 2014. (Outro).

5.
GHEYI, R.. Olimpíada Paraibana de Informática. 2013. .

6.
Gheyi, Rohit. Olimpíada Paraibana de Informática. 2012. .

7.
GHEYI, R.; Valter Camargo ; Fabiano Ferrari ; Francisco Dantas ; Eduardo Figueiredo ; Rodrigo Bonifácio . Latin American Workshop on Aspect-Oriented Software Development. 2011. (Congresso).

8.
GHEYI, R.; Alexandre Nóbrega Duarte ; Joseana Fechine . Olimpíada Paraibana de Informática. 2011. .

9.
GHEYI, R.; Joseana Fechine ; Alexandre Nóbrega Duarte . Olimpíada Paraibana de Informática. 2010. .

10.
GHEYI, R.; Joseana Fechine . Olimpíada Paraibana de Informática. 2009. .

11.
Franklin Ramalho ; GHEYI, R. . Workshop de Teses e Dissertações da COPIN. 2008. (Outro).

12.
GHEYI, R.; Joseana Fechine . Olimpíada Paraibana de Informática. 2008. .

13.
BORBA, Paulo ; Sérgio Soares ; GHEYI, R. ; DANTAS, Ayla . SugarLoafPLoP. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Fernando Lordão. Evolução segura de sistemas configuráveis. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).

2.
Larissa Nadja. A Change-Aware Analysis to Compile Configurable Systems with ifdefs. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Raphael Muniz. Uma técnica escalável para detectar vunerabilidades em sistemas configuráveis com #ifdefs. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Felipe Pontes. Uma técnica para testar compiladores Java. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jonhnanthan Oliveira. Revisiting Refactoring Names. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rohit Gheyi.

2.
Larissa Nadja. Uma técnica para compilar sistemas configuráveis com #ifdefs baseada no impacto da mudança. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rohit Gheyi.

3.
Gustavo Wagner. Uma Abordagem para Testar Implementações de Refatoramentos Estruturais e Comportamentais de Programas C. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, . Orientador: Rohit Gheyi.

4.
Alysson Milanez. Enhancing Conformance Checking for Contract-Based Checking. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Rohit Gheyi.

5.
Ricardo de Sousa Job. Uma abordagem para detecção de padrões de projeto emergentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, . Coorientador: Rohit Gheyi.

6.
Melina Mongiovi. Uma Abordagem para Avaliar Refatoramentos Baseada no Impacto da Mudança. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

7.
Catuxe Varjão. Uma técnica para a verificar não conformidades em programas especificados com contratos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rohit Gheyi.

8.
Felype Santiago Ferreira. Making Product Line Evolution Safer. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Centro de Informática, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Rohit Gheyi.

9.
Giselle Machado. Especificação e Verificação Formais de Boa Formação em Linha de Produtos de Processo de Negócio. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Rohit Gheyi.

10.
Gustavo Soares. Uma Abordagem para Aumentar a Segurança em Refatoramentos de Programas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rohit Gheyi.

11.
Leopoldo Teixeira. Verification and Refactoring of Configuration Knowledge for Software Product Lines. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Rohit Gheyi.

Tese de doutorado
1.
Reudismam Rolim. Learning syntactic program transformations from examples. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Rohit Gheyi.

2.
Alysson Milanez. Fostering Design By Contract by Exploiting the Relationship between Code Commentary and Contracts. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Rohit Gheyi.

3.
Flávio Medeiros. An approach to safely evolve preprocessor-based C program families. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, . Orientador: Rohit Gheyi.

4.
Melina Mongiovi. Scaling testing of refactoring engines. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rohit Gheyi.

5.
Leopoldo Teixeira. Verification and Refactoring of Configuration Knowledge for Software Product Lines. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Rohit Gheyi.

6.
Gustavo Araújo Soares. Um abordagem automatizada para testar ferramentas de refatoramentos. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rohit Gheyi.

Iniciação científica
1.
Phyllipe César Ramos de Almeida Medeiros. Olimpíada Paraibana de Informática. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

2.
Felipe Abella. Olimpíada Paraibana de Informática. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

3.
Rodrigo Felipe. Comparação e Evolução de Estruturas de Dados Avançadas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

4.
Felipe Abella. V Olimpíada Paraibana de Informática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

5.
Phyllipe César Ramos de Almeida Medeiros. Olimpíada Paraibana de Informática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Rohit Gheyi.

6.
Rafael Perrela. Olimpíada Paraibana de Informática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

7.
Manoel Urbano. Olimpíada Paraibana de Informática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

8.
Uian Gorgônio. Análise da evolução da implementação dos refatoramentos do Eclipse. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

9.
Rémy de Fru. Olimpíada Paraibana de Informática. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

10.
Danilo Pimenteira. Preparação para as Olimpíadas de Informática. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

11.
Phyllipe César Ramos de Almeida Medeiros. Olimpíada Paraibana de Informática. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

12.
Solon Barbosa de Aguiar Neto. Avaliação de Refatoramentos em Repositórios. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

13.
Phyllipe César Ramos de Almeida Medeiros. Olimpíada Paraibana de Informática. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

14.
Diego Cavalcanti. Uma Técnica para Checar a Corretude de Refatoramentos em Programas Orientados a Aspectos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Departamento de Sistemas e Computação) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Rohit Gheyi.

15.
Arthur Marques. Especificação e Verificação de Regras de Design em Programas Java e AspectJ. 2009. Iniciação Científica - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.

16.
Diego Cavalcanti. Constraint Solvers for Random-Symbolic Testing. 2008. Iniciação Científica - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Rohit Gheyi.

17.
Arthur Marques. Uma Linguagem para Especificação de Regras de Design para AspectJ. 2008. Iniciação Científica - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rohit Gheyi.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Gheyi, Rohit; David Naumann (Org.) . Formal Methods: Foundations and Applications - 15th Brazilian Symposium. 15. ed. Berlin: Springer, 2012. v. 1. 225p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 18:20:02