Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1095204533816403
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


é atualmente professora adjunta da UFPB Campus IV (Rio Tinto) atuando nos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação, além do curso à distância de Licenciatura em Computação da UFPB Virtual. É doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Graduou-se em Ciência da Computação pelo antigo Campus II da Universidade Federal da Paraíba (2001), atual UFCG. Atuou como desenvolvedora e coach no Projeto OurGrid pela UFCG, fez estágio de verão na Google e trabalhou também como Engenheira de Software no CESAR em um projeto em parceria com a Motorola. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, Ensino de Computação, Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: informática aplicada à educação, teste de software, grades computacionais, programação orientada a aspectos e a objetos, padrões e adaptabilidade de sistemas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças
Nome em citações bibliográficas
Dantas, Ayla;DANTAS, AYLA;REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA;SOUZA, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação.
Rua das Mangueiras, s/n - Companhia de Tecidos Rio Tinto
Centro
58297000 - Rio Tinto, PB - Brasil
Telefone: (83) 32911805
URL da Homepage: http://sites.google.com/site/aylareboucas/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Aumentando a Confiança nos Resultados de Testes de Sistemas Multi-threaded, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Francisco Vilar Brasileiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teste de Software; Confiabilidade de Software; Sistemas Concorrentes; Programação Orientada a Aspectos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Informática; Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
2002 - 2004
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Structuring Adaptive Applications using AspectJ,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Adaptabilidade; Padrões; Adaptive-Object Models; Separação de Preocupações; Programação Orientada a Aspectos; AspectJ.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática.
1998 - 2001
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Cotação-ON & Licitação-ON.
Orientador: Francilene Procópio Garcia.




Formação Complementar


2000 - 2001
Extensão universitária em Programa de Capacitação Tecnológica. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Programação Para a Internet. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2000
Projeto Construção e Manutenção de Home Pages.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1999 - 1999
Técnico Em Hardware de Micros. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Google Inc., GOOGLE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Engenheira de Software (Testes, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40


Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 7

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina Laboratório de Engenha, Carga horária: 10

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Introdução à Computação, Carga horária: 10

Atividades

7/2001 - 9/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, Departamento de Sistemas e Computação.

Linhas de pesquisa
Engenharia de Software
11/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Unix Básico
9/1999 - 5/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, .

Linhas de pesquisa
Informática na Educação
7/1998 - 3/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, .

Linhas de pesquisa
Sistemas Distribuídos

Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2004 - 2/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Sistemas Distribuídos, .

Linhas de pesquisa
Sistemas Distribuídos

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheira de Software, Carga horária: 40

Atividades

10/2001 - 3/2002
Serviços técnicos especializados , Projeto Motorola, Projeto Motorola.

Serviço realizado
Desenvolvimento de aplicações para celulares..


Linhas de pesquisa


1.
Informática na Educação
2.
Engenharia de Software
3.
Sistemas Distribuídos
4.
Sistemas Distribuídos


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Projeto e Desenvolvimento de um Sistema Colaborativo para apoiar o Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos
Descrição: O presente projeto de pesquisa busca investigar novas oportunidades de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização de jovens e adultos.O principal problema a ser abordado por este projeto de pesquisa é a investigação a respeito do projeto, desenvolvimento e aplicação de um serviço que seja colaborativo e apoie o processo de alfabetização inspirado nas ideias de Paulo Freire. Durante a execução deste projeto, pretendem-se explorar jogos digitais simples para que o processo de aprender e exercitar o uso de novas letras e palavras esteja inserido em um contexto de entretenimento. O diferencial desses jogos, considerando outros jogos para apoiar no processo de alfabetização é que sua base de dados para possíveis desafios poderá ser construída de forma colaborativa, ou seja, diferentes usuários já alfabetizados poderão alimentá-la com palavras ou frases, acompanhadas de áudios, imagens e vídeos que as representem, além da identificação do contexto a que se referem. A solução então a ser proposta se autodenomina um sistema colaborativo já que será um software para apoiar usuários a atingirem o objetivo comum de construir esse banco de palavras, frases e mídias que as ilustrem e que sejam utilizadas para alfabetizar pessoas. Um aspecto que se pretende explorar na solução é a ideia de promover uma aprendizagem relacionada ao contexto do aprendiz, como proposto por Paulo Freire [5], para que além de aprender a ler as palavras, o aprendiz possa fazer uma leitura do mundo. A ideia de poder explorar vídeos, inclusive feitos por qualquer pessoa, permite esse aspecto e dá margem até à presença de vídeos com libras, possibilitando o uso do sistema na alfabetização de pessoas surdas. Considerando os aspectos apresentados, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é projetar, desenvolver e aplicar um serviço colaborativo para apoiar na alfabetização de pessoas, principalmente jovens e adultos, seguindo os princípios propostos por Paulo Freire [4][5] e explorando dispositivos móveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2014 - 2017
Estendendo os limites da sala de aula com o apoio da Internet os limites da sala de aula com o apoio da Internet
Descrição: Este projeto PROLICEN tem como objetivo principal investigar maneiras de melhor explorar a Internet para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e o envolvimento dos alunos com atividades propostas em sala de aula. Sabe-se que hoje em dia as pessoas, e em especial as crianças e jovens, estão cada vez mais conectadas, e utilizam para isso diferentes tipos de dispositivos. Essa realidade muitas vezes atrapalha o estudante, que envolve-se em um mundo cheio de informações e com redes sociais e se esquece de obrigações da escola como exercícios e materiais para ler. É possível que tornando tais materiais e exercícios mais presentes nesse mundo digital, os estudantes possam se dedicar mais a seus estudos e que os professores possam melhor acompanhar o progresso do aprendizado de seus alunos. Para o primeiro ano de projeto foram investigadas maneiras que permitam aos professores a criação de exercícios online de maneira simples e gratuita. A ideia é que ao fazer tais exercícios, os alunos possam receber feedback automático sobre o seu desempenho em alguns deles ou que, a partir das respostas fornecidas pelos alunos, os professores possam perceber suas maiores deficiências e fazer intervenções em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Coordenador.
2014 - 2016
EDUCService: Proposta e Avaliação de Aplicativos e Serviços de Suporte ao Processo de Ensino-­‐Aprendizagem
Descrição: Neste projeto pretendemos desenvolver nos alunos participantes a habilidade de investigar e propor serviços e técnicas para o desenvolvimento de sistemas e aplicativos que apoiem no processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente pretende-se simplificar e democratizar o processo de criação de exercícios digitais por parte dos professores. A ideia geral é que se possa gerar feedback rápido aos alunos sobre as respostas que estão fornecendo a estes exercícios. Tal feedback pode se dar tanto pelo próprio sistema ou aplicativo que disponibiliza o exercício, quanto pelo professor, que ao se tornar ciente das principais dificuldades dos alunos, pode oferecer aulas focadas nessas dificuldades. O objetivo geral deste projeto é investigar técnicas ou padrões para o desenvolvimento de aplicativos e serviços que dêem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e avaliar uma ou mais propostas de serviços desta natureza na prática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Coordenador.
2013 - 2013
Programa Um Computador por Aluno - ProUCA / PB
Descrição: O Programa Um Computador por Aluno - ProUCA é uma iniciativa do Ministério da Educação, é financiado com recursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado, coordenado pela Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC. O ProUCA objetiva criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso e a apropriação pedagógica das tecnologias contemporâneas de comunicação digital como uma nova linguagem. Para promover a inclusão social e digital nas escolas públicas do Estado da Paraíba, dez Escolas contempladas com os laptops educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Evitando Falsos Positivos em Testes de Sistemas Multi-threaded com a Abordagem ?Thread Control for Tests?
Descrição: Este projeto se insere na área de teste de software, tratando particularmente de sistemas multi-threaded (que fazem várias coisas ao mesmo tempo). Ataca-se um problema que é comum quando estes sistemas são testados: a ocorrência de falsos positivos (testes que falham mesmo quando o sistema não apresenta defeitos na funcionalidade verificada pelo teste). Para atacar este problema foi proposta uma abordagem chamada "Thread Control for Tests" e foi implementado um arcabouço (framework) de testes chamado "ThreadControl", o qual está implementado na linguagem Java e em AspectJ (uma extensão da linguagem Java baseada paradigma de Programação Orientada a Aspectos). Através deste projeto, se pretende avaliar o uso do arcabouço em diferentes sistemas e estendê-lo, adaptando a abordagem se necessário. No primeiro ano do projeto será analisado o uso do arcabouço em sistemas de informação, realizando-se para isto um estudo de caso e estendendo as suas funcionalidades para melhor tratar desse tipo de sistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Coordenador.
2009 - 2012
Avaliação do Uso de Jogos Digitais Educacionais para Apoiar o Ensino
Descrição: Este projeto se insere no Programa PIBIC-JR, que concede bolsas para alunos do Ensino Médio, e tem o objetivo de analisar jogos educacionais existentes ou novos e o seu uso em escolas do ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Apps4Society: Construindo aplicativos que impactem positivamente a sociedade
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de aplicativos que possam impactar positivamente a sociedade. Alguns destes aplicativos podem ter fins educacionais, como apoiar na alfabetização de crianças, jovens e adultos, e outros podem auxiliar na disseminação de informações sobre determinados territórios, visando a valorização de riquezas naturais e culturais muitas vezes desconhecidas até pelos que residem naquela região. Para que isso seja possível, tanto é necessário um estudo sobre as tecnologias para proporcionar esse desenvolvimento, quanto a interação com os agentes sociais que seriam beneficiados por tais inovações e os que poderiam fornecer os requisitos necessários para tais aplicativos, como professores diretamente envolvidos com alfabetização e pessoas que fazem parte de secretarias de educação e turismo de Rio Tinto e de outros municípios do estado. Durante esse processo, pretende-se aprimorar nos estudantes participantes a habilidade de levantar requisitos, analisá-los, projetar sistemas, desenvolvê-los, testá-los e entregá-los à sociedade, avaliando os impactos desses sistemas e formas de construí-los seguindo princípios da Engenharia de Software, de modo a permitir a construção de maneira ágil de outros sistemas semelhantes e que possam beneficiar ainda mais regiões e pessoas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Coordenador / Leonardo Figueiredo de Meneses - Integrante / Carlos Eduardo Silveira Dias - Integrante.
2017 - Atual
Geoparque Cariri Paraibano: empoderamento de populações do semiárido a partir dos elementos da geodiversidade
Descrição: A Paraíba apresenta expressivo patrimônio cultural e natural, mas apenas uma pequena parcela dessa riqueza é conhecida. Inscrições rupestres, artefatos líticos, minerais e rochas e diversas formações geomorfológicas apresentam elevado potencial para atividades desde a pesquisa até o turismo. No estado destaca-se o Cariri devido ao grande número de sítios geológicos/arqueológicos ali existentes, sendo necessário conhecer e preservar este patrimônio para a compreensão do histórico da ocupação de nosso território e evolução de nossos povos. Este projeto pretende, a partir do resultado de pesquisas previamente realizadas na região dos Cariris Velhos da Paraíba, capacitar agentes sociais para que estes atuem como multiplicadores de conhecimento, potencializando ações de gestão ambiental e fomento à economia de base local nos municípios alvo dessa proposta, a partir da valorização de seu potencial natural e cultural. O recorte geográfico estabelecido para esse projeto corresponde aos municípios constituintes do Projeto Geoparque Cariri Paraibano ? PGCP, que vem sendo trabalhado por pesquisadores da UFPB em conjunto com técnicos do Serviço Geológico Brasileiro ? CPRM, e representantes dos poderes públicos municipais e estadual. O processo de capacitação será embasado nas técnicas da educação patrimonial, criando ou reforçando na população uma identidade local através do resgate dos valores ligados à natureza e à cultura. O público-alvo serão professores das escolas públicas, agentes sociais ligados à proteção ambiental e representantes do poder público municipal. Almeja-se alcançar uma maior conscientização da comunidade para a conservação do patrimônio cultural e natural (especialmente relacionado à geodiversidade), fazendo-a resgatar suas raízes culturais e apresentando alternativas de geração de emprego e renda por meio do uso turístico dos geossítios do PGCP e produção de geoprodutos, por exemplo. Será possível, ainda, a inserção dos discentes da UFPB na realidade vivida pela população local, contribuindo para uma formação acadêmica mais cidadã, com foco em demandas locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Coordenador / Leonardo Figueiredo de Meneses - Integrante.
2014 - 2014
Inclusão Digital no Ensino de Matemática em Escolas Públicas do Litoral Norte da Paraíba
Descrição: As crianças e jovens da atualidade são considerados nativos digitais, pois encaram com facilidade as frequentes mudanças e novidades que a tecnologia oferece, adaptando-se a essa realidade com rapidez. Sabe-se que a tecnologia também vem modificando o panorama da educação e a escola precisa se adaptar a este cenário, oferecendo a esses novos alunos recursos no mundo digital que facilitem o seu aprendizado e os motivem a estudar de uma maneira diferente do método tradicional de ensino. Na cidade de Rio Tinto, algumas escolas já possuem laboratórios de informática, mas este ambiente e os recursos que oferece, em especial para Matemática, não são utilizados com foco no seu potencial educacional. A partir desta necessidade, este programa de extensão visa promover a inclusão digital através da utilização de recursos tecnológicos para o ensino de Matemática nas escolas da rede pública do Litoral Norte da Paraíba, inciando suas ações no município de Rio Tinto. Sendo assim, este programa ajudará os professores no planejamento de sequências didáticas para aulas de Matemática integrando recursos digitais (jogos e outros softwares educativos) ao desenvolvimento curricular, analisando os já existentes, desenvolvendo novos e avaliando os resultados obtidos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Integrante / Rodrigo Rebouças de Almeida - Integrante / Cibelle de Fátima Castro de Assis - Coordenador / Flávia Veloso Costa Souza - Integrante / Jamilson Ramos Campos - Integrante / José Fabrício Lima de Souza - Integrante / Renata Viegas de Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Outra.
2011 - 2011
Capacitação de Docentes e Discentes da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio do Litoral Norte
Descrição: Na região de Rio Tinto, algumas escolas já possuem laboratórios de informaática, mas não há pessoas capacitadas a utilizar este ambiente com foco no seu potencial educacional. A partir desta necessidade, este programa de extensão visa proporcionar a inclusão digital de professores, ressaltando as vantagens do uso da informática em suas atividades. Dessa forma, as atividades propostas contribuem para uma maior segurança do professor ao utilizar um ambiente de informática, para a utilização de recursos básicos e até avançados, mas de fácil aprendizado, como ferramentas da web 2.0, em suas atividades, além de apresentar ferramentas de EaD para que sua qualificação também possa ser realizada através de cursos à distância. Além de capacitar os docentes da rede pública de ensino fundamental e médio do Litoral Norte, este programa também visa capacitar discentes e motivá-los a participar das diversas Olimpíadas de Informática promovidas atualmente. Pretende-se despertar nos alunos o interesse em computação, atualmente imprescindível na formação básica de todo estudante, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e uma boa dose de competicçao saudável. Isto permitirá que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área de Computação antes de fazer sua escolha para o vestibular....
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Integrante / Thaíse Costa - Coordenador / Vanessa Dantas - Integrante / Carla Silva - Integrante / Flávia Souza - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
Ensinando Programação e Educando através de Jogos Digitais
Descrição: O objeto desse projeto de pesquisa realizado através do Programa de Licenciatura (PROLICEN/UFPB) é o ensino de programação para iniciantes, investigando-se dois fatores: a linguagem de programação Python como primeira linguagem, o uso de jogos como fator motivador para aprender programação e a experiência de ensino de programação para estudantes do ensino médio por parte dos alunos de licenciatura. Através desse projeto, será possível avaliar a impressão inicial que os alunos do ensino médio tiveram a respeito de sua iniciação a programação usando essa abordagem, bem como os fatores positivos e negativos de introduzir programação como parte desse nível de ensino.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
Capacitação Tecnológica de Professores da Rede Pública
Descrição: Este projeto tem por objetivo proporcionar a capacitação tecnológica de professores da rede pública mostrando-lhes como a informática pode auxiliá-los a melhorar suas atividades. O projeto contempla a inclusão digital dos professores para o uso: de ferramentas básicas de operação do computador, de ferramentas Web e de ferramentas de EaD. Dessa forma, o projeto contribui para uma maior segurança do professor ao utilizar um ambiente de informática, para a utilização de recursos básicos e até avançados, mas de fácil aprendizado, como ferramentas da web 2.0, em suas atividades, além de apresentar ferramentas de EaD para que sua qualificação também possa ser realizada através de cursos à distância..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Integrante / Thaíse Costa - Coordenador / Vanessa Dantas - Integrante / Carla Silva - Integrante / Flávia Souza - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2013
Ensinando programação de sistemas concorrentes e formas de testar tais sistemas
Descrição: O objetivo geral deste projeto é desenvolver técnicas e objetos de aprendizagem para apoiar o ensino de Programação Concorrente e o teste de sistemas utilizando essa técnica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Distribuídos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Distribuídos/Especialidade: Educação a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Segundo Lugar no Concurso de Objetos de Aprendizagem na 7a. Conferência Latinoamericana de Objetos de Aprendizagem (LACLO 2012), Comunidad Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje (LACLO), ESPOL, CTI.
2001
Prêmio Professor Átila Almeida, Centro de Ciência e Tecnologia - UFPB - Campus II.
1999
Prêmio Elo Cidadão (V Encontro de Extensão), PRAC (Pró-reitoria de Ação e Assuntos Comunitários) - UFPB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, J. J.2018SILVA, J. J. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Avaliando o Uso do Aplicativo 'Embaralhado' no Processo de Alfabetização*. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-11, 2018.

2.
NASCIMENTO JUNIOR, D. S.2018NASCIMENTO JUNIOR, D. S. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Realidade Aumentada na Educação: Uma Análise das Ferramentas Flaras e Aumentaty como Recursos para Aulas Expositivas. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.

3.
FERNANDES, M. M.2016FERNANDES, M. M. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Math Timer: um objeto de aprendizagem para apoiar o ensino de Matemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-10, 2016.

4.
FINIZOLA, J. S.2016FINIZOLA, J. S. ; Dantas, Ayla ; SANTANA, R. ; NEVES, T. . Achei a Palavra: Um objeto de aprendizagem colaborativo para apoiar a alfabetização. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-10, 2016.

5.
MELLO, THIAGO SILVA2015MELLO, THIAGO SILVA ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . GameMaking: Uma Metodologia para o Ensino de Informática para Alunos do Ensino Fundamental através da criação de Jogos Digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 197-207, 2015.

6.
HENRIQUE, M.2015HENRIQUE, M. ; DANTAS, AYLA . Objetos de Aprendizagem para auxiliar o ensino de conceitos do Paradigma de Programação Orientada a Objetos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.

7.
Dantas, Ayla;DANTAS, AYLA;REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA;SOUZA, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA2005 Dantas, Ayla; Walfredo Cirne ; Saikoski, Katia . Using AOP to bring a project back in shape: The OurGrid case. Journal of The Brazilian Computer Society (Online), v. 11, p. 21-35, 2005.

8.
Dantas, Ayla;DANTAS, AYLA;REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA;SOUZA, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA2003 Dantas, Ayla; BORBA, P. . Developing Adaptive J2ME Applications Using AspectJ. Journal of Universal Computer Science, Áustria, v. 9, n.8, p. 935-955, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BATISTA, A. C. (Org.) ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA (Org.) ; LIMA, A. G. A. (Org.) ; BONIFACIO, C. A. M. (Org.) ; ANGELO, C. B. (Org.) ; CINTRA, E. C. (Org.) ; PALITOT, E. M. (Org.) ; MORAIS, J. J. S. (Org.) ; SALES, L. S. (Org.) ; TELLA, M. A. P. (Org.) ; ZAMPIER, M. B. (Org.) ; BARTOTIN, M. A. S. P. (Org.) ; SILVA, M. W. S. (Org.) ; DANTAS, M. B. S. (Org.) ; SILVA, P. R. P. (Org.) ; SILVA, W. N. (Org.) ; RIBEIRO, W. (Org.) . Uma Década de Expansão Universitária. 1a. ed. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017. v. 3. 700p .

Capítulos de livros publicados
1.
NEVES, T. ; SILVA, R. S. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA ; FINIZOLA, J. S. . Avaliação do jogo educativo ?Achei a Palavra? no apoio ao processo de alfabetização. In: Alexandre Scaico; Pasqueline Dantas Scaico; Rafael Marrocos Magalhães; Renata Viegas de Figueiredo; Yuska Paola Costa Aguiar. (Org.). TI no Vale: Experiências, Pesquisa e o Fomento da Tecnologia da Informação no Vale do Mamanguape. 1aed.João Pessoa: Editora do CCTA-UFPB, 2018, v. , p. 9-24.

2.
NASCIMENTO, E. H. R. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Educservice Feedback Manager: Uma ferramenta para auxiliar no feedback automática de exercícios. In: Alexandre Scaico; Pasqueline Dantas Scaico; Rafael Marrocos Magalhães; Renata Viegas de Figueiredo; Yuska Paola Costa Aguiar. (Org.). TI no Vale: Experiências, Pesquisa e o Fomento da Tecnologia da Informação no Vale do Mamanguape. 1ed.João Pessoa-PB: Editora do CCTA-UFPB, 2018, v. , p. 45-66.

3.
FARIAS, T. D. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Adaptações de Práticas SCRUM utilizadas em projetos de software: Um estudo exploratório. In: 978-85-9559-065-6. (Org.). TI no Vale: Experiências, Pesquisa e o Fomento da Tecnologia da Informação no Vale do Mamanguape. 1ed.João Pessoa-PB: Editora do CCTA-UFPB, 2018, v. , p. 107-126.

4.
DANTAS, AYLA. A tecnologia pode ser usada para apoiar no processo de alfabetização?. In: Carlos Augusto de Melo; Laurênia Souto Sales; Luciane Alves Santos; Marluce Pereira da Silva. (Org.). Linguagem, Educação e Tecnologias: Implicações para o Ensino. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2013, v. , p. 307-327.

5.
José Marconi Gomes Vieira ; Dantas, Ayla . Conhecendo os Monumentos Históricos e Sítios Arqueológicos da Paraíba em Sala de Aula. In: Carmen Moreira; Daniele Dias, Marisete Fernandes, Priscila Dias; Wandemberg Maciel. (Org.). Projetos de integração da tecnologia do currículo em sala de aula. 1ed.João Pessoa: UFPB, Fundação José Américo, Proinfo, 2012, v. , p. 119-137.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, M. O. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Neurociência e o ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura. In: SBIE 2018 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza-CE. Anais do SBIE 2018, 2018. p. 1-10.

2.
REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; SCAICO, P. D. . Gravação de Aulas Presenciais de Programação para Apoiar o Estudo Extraclasse: Lições Aprendidas. In: WalgProg 2018 - IV Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2018, Fortaleza-CE. Anais do WalgProg 2018, 2018. p. 1-10.

3.
NASCIMENTO, E. H. R. ; Dantas, Ayla . Usando o EducService Feedback Manager para apoiar a criação e correção de exercícios online. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016, Natal. Anais do Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016. p. 626-632.

4.
OLIVEIRA, FERNANDO MATEUS DE ; DANTAS, AYLA ; VILAR, RODRIGO DE A. . Evaluating the Performance of Adaptable Systems Based on AOM: A Case Study Exploring LOM. In: 2015 IX Brazilian Symposium on Components, Architectures and Reuse Software (SBCARS), 2015, Belo Horizonte. 2015 IX Brazilian Symposium on Components, Architectures and Reuse Software, 2015. p. 60.

5.
ASSIS, C. F. C. ; DANTAS, AYLA ; SOUZA, F. ; SOUZA, J. F. L. ; FIGUEIREDO, R. V. . Desafios no Processo de Inclusão Digital no Ensino de Matemática em Escolas Públicas: Um Relato de Experiência do Projeto InfoMat. In: 4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2015, Recife. Anais do 4º DesafIE - Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2015. p. 1-10.

6.
MARTINS, F. S. ; DANTAS, AYLA ; ALVES, E. S. . Apoiando o ensino-aprendizagem da matemática usando o Math Arrow. In: X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2015), 2015, Maceió. Anais da X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015. p. 341-350.

7.
GAUDENCIO, MATHEUS ; DANTAS, AYLA ; GUERRERO, DALTON D.S. . Can computers compare student code solutions as well as teachers?. In: the 45th ACM technical symposium, 2014, Atlanta. Proceedings of the 45th ACM technical symposium on Computer science education - SIGCSE '14. New York: ACM Press. p. 21-26.

8.
SILVA, M. A. A. ; Dantas, Ayla . KLouro: Um jogo educacional para motivar alunos iniciantes em programação. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), 2014, Dourados, MS. Anais do III Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014), 2014. p. 702-711.

9.
MENDES NETO, S. V. ; VILAR, R. A. ; DANTAS, AYLA . The Dynamic Relations Pattern. In: 10th Latin American Conference on Pattern Languages of Programs - SugarLoafPLoP'14, 2014, Ilha Bela - SP. Proceedings of the 10th Latin American Conference on Pattern Languages of Programs - SugarLoafPLoP'14, 2014.

10.
GUERRA, E. ; MOURA, P. B. ; BESSON, F. M. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA ; KON, F. . Patterns for Testing Distributed Systems Interaction. In: Pattern Languages of Programs Conference (PLoP), 2014, Monticello. Pattern Languages of Programs Conference (PLoP), 2014.

11.
Diego Sousa ; Dantas, Ayla ; LOPES, E. . Testing Asynchronous Information Systems with ThreadControl: a Case Study. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2013, João Pessoa. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. João Pessoa, PB, maio de 2013, 2013. v. 1. p. 194-205.

12.
GAUDENCIO, MATHEUS ; DANTAS, AYLA ; GUERRERO, DALTON D. S. . Análise Automática de Exercícios de Programação como Forma de Avaliar a Cobertura de Tópicos da Disciplina. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

13.
LOPES, D. ; Dantas, Ayla ; DANTAS, P. . Exercitando Nomenclaturas Químicas com Dispositivos Móveis: Uma experiência prática com o uso do MyQuímica. In: Seventh Latin American Conference on Learning Objects - LACLO, 2012, Guayaquil. Proceedings of the Seventh Latin American Conference on Learning Objects, 2012. p. 1-12.

14.
LIMA, T. L. L. ; Dantas, Ayla ; VASCONCELOS, L. M. R. ; S. NETO, A. N. . Usando o SilkTest para automatizar testes: um Relato de Experiência. In: 6th Brazilian Workshop on Systematic and Automated Software Testing (SAST 2012), 2012, Natal. Anais do SAST 2012, 2012. p. 1-6.

15.
FARIAS, GIOVANNI ; DANTAS, AYLA ; LOPES, RAQUEL ; GUERRERO, DALTON . Distributed test agents. In: the 9th LatinAmerican Conference, 2012, Natal. Proceedings of the 9th Latin-American Conference on Pattern Languages of Programming - SugarLoafPLoP '12. New York: ACM Press. p. 1-11.

16.
LOPES, D. ; COSTA, L. F. S. ; SILVA, M. A. A. ; Dantas, Ayla . Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracajú-SE. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 1138-1147.

17.
LOPES, D. ; Dantas, Ayla . MyQuímica - Um jogo para auxiliar no ensino-aprendizagem das nomenclaturas químicas. In: Workshop on Applications to Provide Learning and Teaching Support - APPLETS@SBIE-WIE 2011, 2011, Aracajú-SE. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011. p. 1858-1862.

18.
COSTA, T. ; SILVA, C. ; Dantas, Ayla ; ALENCAR, L. ; LOPES, E. ; DANTAS, V. ; SOUZA, F. ; ASSIS, E. ; DANTAS, J. ; ALMEIDA, L. ; ANDRADE, M. V. . Formação Tecnológica de Professores do Município de Rio Tinto: Um Relato de Experiência. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracajú-SE. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011., 2011. p. 1468-1477.

19.
Dantas, Ayla; LOPES, D. ; COSTA, L. F. S. ; SILVA, M. A. A. . Aprendendo a Ensinar Programação Combinando Jogos e Python. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010.

20.
LOPES, E. ; ALENCAR, L. ; ASSIS, E. ; ALMEIDA, L. ; ANDRADE, M. V. ; DANTAS, J. ; COSTA, T. ; Dantas, Ayla ; DANTAS, V. ; SOUZA, F. . Capacitação Docente em Informática no Litoral Norte. In: XII Encontro de Extensão da UFPB (ENEX), 2010, João Pessoa. Anais do XII ENEX da UFPB, 2010.

21.
Dantas, Ayla; GAUDENCIO, M. ; BRASILEIRO, F. V. ; Walfredo Cirne . Obtaining Trustworthy Test Results in Multi-threaded Systems. In: XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2008), 2008, Campinas - SP. Proceedings of the XXII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2008), 2008.

22.
ABATH NETO, Osório Lopes ; SAUVÉ, J. P. ; Dantas, Ayla . Patterns for Scripted Acceptance Test-Driven Development. In: EuroPLOP, 2007, Irsee. Proceedings of EuroPLoP 2007, 2007.

23.
BRENNAND, C. ; SPOHN, M. ; COELHO, A. ; Dantas, Ayla ; BRASILEIRO, F. V. ; PEREIRA, G. ; CANDEIA, D. ; GERMOGLIO, Guilherme ; SANTOS, Flávio . AutoMan: Gerência Automática no OurGrid. In: V Workshop on Grid Computing and Applications (WCGA 2007), 2007, Belém, Pará. Proceedings of the V Workshop on Grid Computing and Applications (WCGA 2007), 2007.

24.
Dantas, Ayla; SANTOS, Flávio ; GERMOGLIO, Guilherme ; Oliveira, Marcelo Iury ; RAFAELI, Sandro ; Saikoski, Katia ; Milojicic, Dejan ; Walfredo Cirne ; BRASILEIRO, F. V. . An Initial Assessment of CDDLM. In: Annual Workshop of HP OpenView University Association, 2006, Nice. Proceedings of the 13th Annual Workshop of HP OpenView University Association, 2006. Stuttgard, Germany: Infonomics-Consulting, 2006. v. 13. p. 73-82.

25.
COELHO, Roberta ; DANTAS, AYLA ; KULESZA, Uirá ; CIRNE, WALFREDO ; VON STAA, ARNDT ; LUCENA, CARLOS . The application monitor aspect pattern. In: the 2006 conference, 2006, Portland. Proceedings of the 2006 conference on Pattern languages of programs - PLoP '06. New York: ACM Press. p. 1-19.

26.
Dantas, Ayla; BORBA, P. ; YODER, J. ; JOHNSON, R. . Using Aspects to Make Adaptive Object-Models Adaptable. In: RAM-SE'04. ECOOP'2004 Workshop on Reflection, AOP and Meta-Data for Software Evolution., 2004, Oslo, Norway. RAM-SE Proceedings, 2004.

27.
Dantas, Ayla; BORBA, P. . Developing Adaptive J2ME Applications Using AspectJ. In: Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, 2003, Ouro Preto - MG. Proceedins of VII Brazilian Symposium on Programming Languages, SBLP 2003, 2003. p. 226-242.

28.
Dantas, Ayla; BORBA, P. . Adaptability Aspects: An Architectural Pattern for Structuring Adaptive Applications with Aspects. In: Third Latin American Conference on Pattern Languages of Programming, SugarLoafPLoP'2003., 2003, Porto de Galinhas - PE. Proceedings of the Third Latin American Conference on Pattern Languages of Programming, 2003.

29.
Dantas, Ayla; BORBA, P. ; ALVES, V. . Using Aspects to Structure Small Devices Applications. In: First Workshop on First Workshop on Reuse in Constrained Environments (RICE'03), 2003, Anaheim - USA. Reuse in Constrained Environments (RICE'03), 2003.

30.
SAUVÉ, J. P. ; COUTINHO, A. A. T. R. ; ALMEIDA, R. R. ; Dantas, Ayla . WEBMANAGER: TRANSFORMING A NETWORK MANAGEMENT APPLICATION INTO A COMPONENT-BASED FRAMEWORK. In: Latin American Network Operations and Management Symposium, 2001, Belo Horizonte - MG. Proceedings of the Latin American Network Operations and Management Symposium, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, T. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . The use of Pair Programming to Support Introductory Programming Teaching: A Qualitative Study. In: LACLO 2018 -- XIII Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem, 2018, São Paulo. Anais do LACLO 2018, 2018. p. 1-4.

2.
SILVA, MATHEUS NICOLAS DA ; ALVES, ROBSON ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . SisAlfa: Um Serviço Colaborativo para apoiar a criação de Sistemas para Alfabetização. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@2176219a, 2017. p. 418-421.

3.
OLIVEIRA, FERNANDO MATEUS DE ; SILVA, R. S. T. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Estendendo os Limites da Sala de Aula com o Sistema EducService e o Aplicativo Android VouLer. In: XVII Encontro de Iniciação a Docência - ENID, 2015, João Pessoa. Anais do III Encontro Unificado da UFPB. João Pessoa, 2015. p. 1-5.

4.
SANTOS, J. L. L. ; BERNARDO, J. H. J. A. ; CAVALCANTE, P. E. C. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . A Monitoria de Linguagem de Programação e sua Importância. In: Anais do III Encontro Unificado da UFPB, 2015, João Pessoa. Anais do III Encontro Unificado da UFPB (ENID). João Pessoa, 2015. p. 1-4.

5.
AMARAL JUNIOR, O. ; SILVA, F. G. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA ; ALMEIDA, R. R. . A Monitoria de Programação Orientada a Objetos e sua Importância. In: III Encontro Unificado da UFPB, 2015, João Pessoa. Anais do III Encontro Unificado da UFPB (ENID). João Pessoa, 2015. p. 1-4.

6.
MARTINS, F. S. ; DANTAS, AYLA . Aprendendo Programação Concorrente em Java com o Objeto de Aprendizagem ?Quero Bolo?. In: VII Software Engineering Education Forum (FEES 2014), 2014, Maceió, AL. Anais do XXVIII Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES 2014), 2014.

7.
MARTINS, F. S. ; ASSIS, E. ; GOMES JUNIOR, J. S. ; DANTAS, AYLA . Ensinando Programação de Sistemas Concorrentes e Formas de Testar Tais Sistemas. In: XV Encontro de Iniciação à Docência (ENID), 2013, João Pessoa. Anais do XV Encontro de Iniciação à Docência (ENID), 2013.

8.
MARTINS, F. S. ; FERNANDES, M. M. ; DANTAS, AYLA . Construindo Jogos Digitais para apoiar o Ensino de Matemática e Ensinar a Construir e Testar Sistemas Concorrentes. In: XV Encontro de Iniciação à Docência (ENID), 2013, João Pessoa. Anais do XV Encontro de Iniciação à Docência (ENID), 2013.

9.
SILVA, A. E. ; ALMEIDA, L. ; SOUZA, S. A. ; Dantas, Ayla . Monitoria de Linguagem de Programação: Diminuindo as Barreiras entre os Alunos e a Programação Orientada a Objetos. In: Encontro de Iniciação à Docência da UFPB, 2011, João Pessoa-PB. Anais do ENID 2011, 2011.

10.
DANTAS, AYLA; BRASILEIRO, FRANCISCO ; CIRNE, WALFREDO . Improving Automated Testing of Multi-threaded Software. In: 2008 International Conference on Software Testing, Verification, and Validation, 2008, Lillehammer. 2008 International Conference on Software Testing, Verification, and Validation. p. 521-524.

11.
Dantas, Ayla. Improving Developers' Confidence in Test Results of Multi-threaded systems: avoiding early and late assertions. In: Doctoral Symposium of the 23rd ACM SIGPLAN conference on Object oriented programming systems languages and applications (OOPSLA 2008), 2008, Nashville. 23rd ACM SIGPLAN conference on Object oriented programming systems languages and applications (OOPSLA Companion 2008), 2008.

12.
DANTAS, AYLA; GERMOGLIO, Guilherme ; SANTOS, FLAVIO ; OLIVEIRA, MARCELO ; CIRNE, WALFREDO ; BRASILEIRO, FRANCISCO ; Milojicic, Dejan ; RAFAELI, Sandro ; Saikoski, Katia . UsingWeb Services for Configuration and Deployment according to the CDDLM Standard. In: , 2006, Chicago. . v. 4. p. 951-954.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUINTAO, A. S. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Proposta de Aplicativo em Rede Social para a Criação e Aplicação de Exercícios Online por Professores. In: XXIII Encontro de Iniciação Científica - ENIC, 2015, João Pessoa. Anais do III Encontro Unificado da UFPB. João Pessoa, 2015. p. 1-1.

2.
NASCIMENTO, E. H. R. ; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA . Proposta de Serviço Web para a Criação Simplificada de Exercícios Online por Professores. In: XXIII Encontro de Iniciação Científica - ENIC, 2015, João Pessoa. Anais do III Encontro Unificado da UFPB. João Pessoa, 2015. p. 1-1.

3.
SILVEIRA, A. ; MORAIS, A. ; ASSIS, E. ; DANTAS, J. ; OLIVEIRA, J. ; ANDRADE, M. V. ; HENRIQUE, M. ; ARAUJO, V. ; LOPES, E. ; ALMEIDA, L. ; COSTA, T. ; Dantas, Ayla ; SILVA, C. ; DANTAS, V. . Levando a Informática à Sala de Aula por meio da Qualificação de Docentes de Escolas Públicas do Litoral Norte. In: Encontro de Extensão da UFPB, 2011, João Pessoa-PB. Anais do Encontro de Extensão da UFPB 2011, 2011.

4.
LOPES, D. ; COSTA, L. F. S. ; SILVA, M. A. A. ; Dantas, Ayla . Utilizando Jogos para Ensinar Programação no Ensino Médio. In: XIII Encontro de Iniciação à Docência da UFPB, 2010, João Pessoa. Anais do XIII Enid da UFPB, 2010.

5.
LOPES, E. ; ALENCAR, L. ; ASSIS, E. ; ALMEIDA, L. ; ANDRADE, M. V. ; DANTAS, J. ; COSTA, T. ; Dantas, Ayla ; DANTAS, V. ; SILVA, C. ; SOUZA, F. . A Formação de Discentes no Ensino da Informática: Lições Aprendidas na Capacitação Tecnológica de Professores do Litoral Norte. In: XII Encontro de Extensão da UFPB (ENEX), 2010, João Pessoa. Anais do XII ENEX DA UFPB, 2010.

6.
Dantas, Ayla. Improving the Dependability of Tests Involving Asynchronous Operations. In: Latin-American Symposium on Dependable Computing (LADC) - Student Forum, 2009, João Pessoa. Proceedings of the Fourth Latin-American Symposium on Dependable Computing, 2009.

7.
FARIAS, F. A. M. ; Dantas, Ayla ; DIAS JUNIOR, J. J. . Melhorando a Transição para o Paradigma Orientado a Objetos. In: XII Encontro de Iniciação à Docência da UFPB (ENID), 2009, João Pessoa. Anais do XII Encontro de Iniciação à Docência da UFPB, 2009.

8.
SANTOS NETO, F. C. ; SILVA, D. V. ; Dantas, Ayla . Ferramentas da Web para Apoiar o Ensino de Programação: Estendendo os Limites da Universidade. In: XII Encontro de Iniciação à Docência da UFPB, 2009, João Pessoa. Anais do XII ENID da UFPB, 2009.

9.
Dantas, Ayla; BRASILEIRO, F. V. . Projeto e Implementação de um Servidor de Áudio para a UFPB. In: VIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB de 2000, 2000, João Pessoa. Anais do VIII Encontro de Iniciação Científica da UFPB de 2000, 2000.

10.
BRASILEIRO, F. V. ; NÓBREGA, A. ; Dantas, Ayla . Comuninet - Comunicação na Internet. In: Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB e V Encontro de Extensão, 1999, João Pessoa. Anais do Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB e V Encontro de Extensão, 1999.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Dantas, Ayla; GHEYI, R. ; DANTAS, P. ; GUERRA, F. V. A. . Sistema Licitação-ON. 2001.

2.
ALMEIDA, R. R. ; Dantas, Ayla . JConfig. 1999.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SIEBRA, C. A.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; SILVA, D. R. D.; FREIRE, M. A.. Participação em banca de Anielton José do Nascimento. Uso do Processo de Avaliação Mútua aliado a Conceitos de Gamificação como suporte ao Estudo Colaborativo em Ambientes EaD. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
ALMEIDA, H. O.; PERKUSICH, A.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; GORGONIO, K. C.. Participação em banca de Delano Hélio Oliveira. Reduzindo a duplicação de código em aplicações corporativas: um arcabouço baseado em padrões de renderização. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
SCHUENEMANN, C. T. L. L. S.; NÓBREGA, A.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; SILVA, D. R. D.; LUCENA, M. J. N. R.. Participação em banca de Dorgival Pereira da Silva Netto. Promovendo Modularidade em um Processo de Engenharia de Requisitos para Linhas de Produto de Software. 2015. Dissertação (Mestrado em INFORMÁTICA) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
GORGONIO, K. C.; ALMEIDA, H. O.; PERKUSICH, A.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA. Participação em banca de Amaury Bartolomeu Carneiro de Medeiros. Uma abordagem baseada em redes bayesianas para auxiliar a interpretação de métricas de software. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
CORNELIO, M. L.; DANTAS, AYLA; GOMES, A. S.. Participação em banca de Elias Vidal Bezerra Junior. Análise da Prática Docente no Processo de Ensino de Programação Orientada a Objeto Mediado por meio de Rede Social Educativa. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
BRASILEIRO, F. V.; GUERRERO, D. D. S.; Dantas, Ayla. Participação em banca de Abmar Grangeiro de Barros. Um Simulador Discreto Escalável e Extensível do OurGrid. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
LOPES, R. V.; CAMPOS, L. M. R. S.; DANTAS, AYLA. Participação em banca de Ricardo Araújo Santos. SAASIM - Um Framework para Simulação de Software as a Service. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

8.
MOURA, J. A. B.; SAUVÉ, J. P.; GUERRERO, D. D. S.; Dantas, Ayla; OLIVEIRA, J. P. F.. Participação em banca de Pryscilla Marcili Dora Selister. Processo de Desenvolvimento de Software Ágil com Adição de Práticas para Melhoria da Qualidade dos Produtos Finais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

9.
GUERRERO, D. D. S.; LOPES, R. V.; CAMPOS, L. M. R. S.; Dantas, Ayla. Participação em banca de Giovanni Farias da Silva. Uma Abordagem para o Desenvolvimento de Testes de Sistema Automáticos para Aplicações Distribuídas. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

10.
GUERRERO, D. D. S.; RAMALHO, F. S.; MARINHO, L. B.; Dantas, Ayla. Participação em banca de Sebastião Estefânio Pinto Rabelo Júnior. Verificação de Conformidade entre Diagramas de Sequência UML e Código Java. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

Teses de doutorado
1.
ARANHA, E. H. S.; LUCENA, M. J. N. R.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; LIMA, R. W.; SOARES, S. C. B.. Participação em banca de Thiago Reis da Silva. Investigando o Uso de Aulas On-line de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico. 2017. Tese (Doutorado em Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
FIGUEIREDO, J. C. A.; MONTEIRO, J. A. B.; FLACH, C. V.; MENDONCA, A. P.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA. Participação em banca de Matheus Gaudencio do Rêgo. Feedback através da comparação de códigos no apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à programação. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Doutorado
1.
ISOTANI, S.; MENDONCA, A. P.; PINTO, I. I. B. S.; GUERRERO, D. D. S.; DANTAS, AYLA. Participação em banca de Matheus Gaudencio do Rêgo. Comparação de Códigos como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Programação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.

Qualificações de Mestrado
1.
REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA. Participação em banca de Emilayne Feitosa Corlett. Transposição Didática de Conhecimentos Científicos de Computação para Escolares. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, C.; TAVARES, T. A.; Dantas, Ayla; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Thiago Silva Mello. Ensino de Metodologia Ágil Utilizando Gamificação para Melhoria no Processo de Ensino em uma Disciplina de Engenharia de Software. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em INFORMÁTICA) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SCHUENEMANN, C. T. L. L. S.; Dantas, Ayla; SILVA, D. R. D.. Participação em banca de Dorgival Pereira da Silva Netto. Um Processo para Derivar Cenários Aspectuais para Linhas de Produto de Software de Modelos de Objetivos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em INFORMÁTICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, J. N.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; CLERICUZI, A. Z.. Participação em banca de Gilmar Bezerra de Freitas.Máquina de Turing tradutora do Morse. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
CUNHA, J. A. O. G.; VASCONCELLOS, F.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA. Participação em banca de Gabriel Araújo Marques.Educação em Engenharia de Software no Brasil: Um mapeamento sistemático da literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
CUNHA, J. A. O. G.; BARBOSA, W.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA. Participação em banca de Uélio Dornelas Câmara Júnior.Uma Plataforma web para Gestão do Conhecimento de forma Integrada das disciplinas relacionadas à Engenharia de Software. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
MIRANDA, R. A. V.; MORAIS, F. J. A.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA. Participação em banca de José Antônio da Silva Neto.Geração de Código baseado em Metamodelos para Segurança de Sistemas de Informação Web. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; SILVA, L. T. G.; SOUSA, N. J.. Participação em banca de Simone Alves de Araújo.Alfabetização e Letramento de Crianças com Tecnologias Digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SCAICO, P. D.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; SOUZA, F. V. C.. Participação em banca de Rafaelly Santana da Silva.Um Estudo sobre a influência de jogos e o interesse em aprender a programar e escolhas na área de Computação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
PADILHA, T. P. P.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; COSTA, T. K. L.. Participação em banca de Jamile Felismina Sebastião.Aprendizagem por Meio da Sala de Aula Invertida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SOUZA, F.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; FIGUEIREDO, R. V.. Participação em banca de Jailson Cunha da Silva.Estudo da realidade do ensino de programação para alunos do ensino básico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
MAGALHAES, R. M.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; FALCAO, L. C. T.. Participação em banca de Adam de Medeiros Lima.Uso de dashboarding na educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
PADILHA, T. P. P.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; MAGALHAES, R. M.. Participação em banca de Luciano Bruno Gomes de Medeiros.Detecção preventiva de evasão escolar utilizando algoritmos de classificação da ferramenta Weka: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
CUNHA, J. A. O. G.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; SARAIVA, J. A. G.. Participação em banca de Pablo José Luiz de Lima.Fatores que influenciam a realização de análise e projeto de software: Um estudo qualitativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
CUNHA, J. A. O. G.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; DANTAS, V. F.. Participação em banca de Adriano Martins de Pontes.Fatores que influenciam a realização de testes em projetos de software: Um estudo qualitativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

13.
SOUZA, F. V. C.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; COSTA, T. K. L.. Participação em banca de Augusto Felix Pereira Neto.Avaliação do jogo Batalha em Alto Mar como ferramenta de apoio a aprendizagem de conceitos básicos de programação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

14.
DIAS JUNIOR, J. J.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; SARAIVA, J. A. G.. Participação em banca de André Enrique Nogueira L. F. Vildozo.Uma Análise da Predileção nas Áreas de Engenharia de Software dos Alunos de SI e LCC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

15.
SARAIVA, J. A. G.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; AGUIAR, Y. P. C.. Participação em banca de Williby da Silva Ferreira.Investigação sobre o Processo de Transferência de conhecimento Aplicados em Empresas da Paraíba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

16.
DIAS JUNIOR, J. J.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; DANTAS, P.. Participação em banca de Thainan Matias da Silva.Um estudo sobre os valores dos alunos e os valores esperados por gerentes em engenharia de software. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

17.
DIAS JUNIOR, J. J.; Dantas, Ayla; ALMEIDA, R. R.. Participação em banca de João Hélis Junior Azevedo Bernard.Atribuições e Competências Individuais do Scrum Master: Um estudo sob a perspectiva da Indústria de Software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

18.
ARAUJO, A. L. S. O.; Dantas, Ayla; SOUZA, F.. Participação em banca de Mayara Wanessa Alves dos Santos.Objeto de aprendizagem com gamificação para apoiar a introdução a programação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

19.
SARAIVA, J. A. G.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; AGUIAR, Y. P. C.. Participação em banca de Wesley Sobrinho Gomes.Investigação sobre o processo de transferência de conhecimento em estágio de desenvolvimento de software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

20.
DANTAS, V.; REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; MAGALHAES, R. M.. Participação em banca de Ewerton Henning Souto Raposo.Uma experiência com ensino introdutório de programação usando gamification. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

21.
DIAS JUNIOR, J. J.; AGUIAR, Y. P. C.; Dantas, Ayla; OLIVEIRA, J.. Participação em banca de Jéssyca Ferreira de Oliveira.A utilização da metodologia Scrum sob a percepção da equipe de desenvolvimento em uma empresa privada de software: Um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

22.
DANTAS, V.; Dantas, Ayla; MIRANDA, R. A. V.. Participação em banca de Pamella Jessica Burity de Freitas.Teste de Software: um mapeamento do estado da arte na realidade da academia e do mercado local. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

23.
MIRANDA, R. A. V.; Dantas, Ayla; DIAS JUNIOR, J. J.. Participação em banca de Daniel Bruno Alves Bezerra.Modelagem de processos para um serviço de Estudos sistemáticos com enfoque social e adaptativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

24.
SOUZA, F. V. C.; Dantas, Ayla; AGUIAR, Y. P. C.. Participação em banca de Luma Gomes do Nascimento.Acessibilidade para deficientes auditivos na EaD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

25.
MIRANDA, R. A. V.; Dantas, Ayla; AGUIAR, Y. P. C.. Participação em banca de Paulo César de Lira Nóbrega.Geração de GUI em runtime para metamodelos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

26.
Dantas, Ayla; ALMEIDA, R. R.; AGUIAR, Y. P. C.. Participação em banca de Paulo César de Lira Nóbrega.Geração de GUI em runtime para metamodelos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

27.
Dantas, Ayla. Participação em banca de Ewerton Lopes Silva de Oliveira.Práticas de Letramento Digital na Formação Docente: Breve Análise da Condução Metodológica do ProInfo Integrado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

28.
ALMEIDA, R. R.; Dantas, Ayla; S. FILHO, G. F.. Participação em banca de Dércio Vieira da Silva.Elaboração de um processo de desenvolvimento de software para a DX3 - Soluções em Tecnologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

29.
BARROS JUNIOR, V. F.; Dantas, Ayla. Participação em banca de Valdemar Ferreira de Barros Júnior.Desenvolvimento de Sistemas Web com Java, JSP e Servlets. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.

30.
MEDEIROS, M. A.; Dantas, Ayla. Participação em banca de Márcio Amorim de Medeiros.Easy Process - Um Processo de Desenvolvimento Ágil Norteando a Construção de Sistemas no Meio Academico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdades Integradas de Patos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; MONTEIRO, J. A. B.; CAMPELO, C. E. C.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior na área de Sistemas da Informação, do Departamento de Ciências Exatas do CCAE. 2016. Universidade Federal da Paraíba.

2.
Dantas, Ayla; SAUVÉ, J. P.; ANDRADE, W. L.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor, Classe Adjunto, DE, Nível I, na área de Ciência da Computação, Edital no. 94, de 07 de Novembro de 2012. 2013. Universidade Federal da Paraíba.

3.
Dantas, Ayla; COELHO, A.; ALVES, S. M.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor, Classe Assistente, DE, Nível I, na área de Banco de Dados, Edital no. 80, de 25 de outubro de 2011. 2011. Universidade Federal da Paraíba.

Outras participações
1.
Dantas, Ayla. XIX Encontro de Iniciação Científica da UFPB. 2011. Universidade Federal da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias & II Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital.Atuação profissional do licenciado em computação: uma nova visão educacional (Mesa Redonda). 2016. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REBOUÇAS, AYLA DÉBORA DANTAS DE SOUZA; PAOLA, Y. . II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017). 2017. (Congresso).

2.
ALMEIDA, R. R. ; Dantas, Ayla . IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. 2013. (Congresso).

3.
CASTRO NETO, M. ; ULBRICHT, V. R. ; DANTAS, AYLA . 6o. Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA). 2013. (Congresso).

4.
BRITO, A. V. ; Dantas, Ayla . XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2010. (Congresso).

5.
Dantas, Ayla. Fourth Latin-American Symposium on Dependable Computing. 2009. (Congresso).

6.
BORBA, P. ; Soares, Sérgio ; GHEYI, R. ; Dantas, Ayla . Terceira Conferência Latino-Americana em Linguagens de Padrões para Programação. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Matheus Guedes Crispim. Avaliação de um Serviço Web Colaborativo para apoiar a criação de aplicativos para Alfabetização. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thamires Alves Neves de Oliveira. O uso de Pair Programming para Apoiar o Ensino Introdutório de Programação: Um Estudo de Caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

2.
Vagner Santos da Silva. Analisando Reprovações, Trancamentos e Abandonos em Disciplinas Introdutórias de Programação e Matemática em Cursos de Computação do Campus IV da UFPB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

3.
Gessica Monique da Silva Alves. Coding Dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

4.
David Severo do Nascimento Junior. Realidade Aumentada na Educação: uma análise das ferramentas Flary e Aumentaty como recursos para aulas expositivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

5.
Deyvison Melo de Oliveira. Proposta de um aplicativo personalizável para auxiliar no processo de alfabetização baseado no jogo da forca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

6.
Petrus Felipe Gomes Almeida de Carvalho. YupiTime: Uma Abordagem para a Monitoração de Aplicativos Educacionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

7.
Jefferson José da Silva. Avaliando o Uso do Aplicativo "Embaralhado" no Processo de Alfabetização*. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

8.
Marina Oliveira Queiroz. Neurociências e o ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

9.
Marcelo de Melo Fernandes. Math Timer: um objeto de aprendizagem para apoiar o ensino de Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

10.
Cryspo Albuquerque Ferreira. Analisando o uso de práticas Scrum em empresas de João Pessoa: um Estudo de Caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

11.
Jonnathann Silva Finizola. Um objeto de aprendizagem colaborativo para apoiar a alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

12.
Tatielly Dias de Farias. Adaptações de práticas Scrum utilizadas em empresas: Um estudo exploratório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

13.
Luan de Luna Santos. Implementando aplicativos Android adaptativos usando AspectJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

14.
Eduardo Henrique Rocha do Nascimento. EducService Feedback Manager: Explorando Google Apps Script para gerar feedback de exercícios online. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

15.
Sinval Vieira Mendes Neto. Dynamic Relations: Um padrão de projeto para o desenvolvimento de relacionamentos em sistemas dinamicamente adaptáveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

16.
Fagner Silva Martins. Apoiando o ensino-aprendizagem da matemática usando o Math Arrow. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

17.
Fernando Mateus de Oliveira. AVALIANDO O DESEMPENHO DE SISTEMAS ADAPTÁVEIS BASEADOS EM AOM EXPLORANDO O LOM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

18.
Digenaldo de Brito Rangel Neto. EasyQuiz: Um serviço para dar suporte à criação de exercícios com feedback automático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

19.
Marcus Rafael Xavier Laurentino. Boas práticas na implementação de aplicações auto-adaptáveis com Android: Um Relato de Experiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

20.
Lílian Thaís Barros da Silva. Teste de Software para aplicativos Android: um mapea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

21.
Hugo Moreira de Assis. Investigação das causas de reprovação e abandono em disciplinas introdutórias de programação orientada a objetos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

22.
Max André de Azevêdo Silva. Klouro: Um jogo educacional para motivar alunos iniciantes em programação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

23.
Mychelline Souto Henrique. Identificação de objetos de aprendizagem para apoiar o Ensino de Programação Orientada a Objetos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

24.
Thiago Silva Mello. Game Making: Uma Metodologia para o Ensino de Informática para Alunos do Ensino Fundamental através da criação de Jogos Digitais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

25.
Diego Sousa de Azevedo. Teste de Sistemas de Informação Assíncronos: Um Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

26.
Diego Lopes Marques da Silva. MyQuímica: Um objeto de aprendizagem para dispositivos móveis que auxilia no ensino-aprendizagem das nomenclaturas químicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

27.
Fillipe Lourenço da Cunha Lima. Proposta de Ferramenta de Apoio à Gerência de Projetos e à Gerência de Configuração com Suporte a Feedback. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

Iniciação científica
1.
Matheus Nicolas da Silva. Um aplicativo para a construção de bases de dados multimídia para apoiar o desenvolvimento de softwares educacionais. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

2.
Johnny Menezes Honorato. Avaliação de um Serviço Web Colaborativo para apoiar a criação de aplicativos para Alfabetização. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

3.
Matheus Nícolas da Silva. PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇO COM BASE DE DADOS PARA APLICATIVOS QUE APOIEM A ALFABETIZAÇÃO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

4.
Leonardo de Araújo Leitão. EDUCService: Proposta e Avaliação de Aplicativos e Serviços de Suporte ao Processo de Ensino-­‐Aprendizagem: Proposta de Aplicativo em Rede Social para a Criação e Aplicação de Exercícios Online por Professores. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

5.
Robson Alves da Silva Júnior. Projeto e Desenvolvimento de um Sistema Colaborativo para Apoiar o Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos: Projeto e Desenvolvimento de Serviço com Base de Dados para Aplicativos que Apoiem a Alfabetização. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

6.
Erivaldo de Souza Barbosa. Projeto e Desenvolvimento de um Sistema Colaborativo para Apoiar o Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos: Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Ferramentas de TIC para apoiar a Alfabetização. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

7.
Eduardo Henrique Rocha do Nascimento. EDUCService: Proposta e Avaliação de Aplicativos e Serviços de Suporte ao Processo de Ensino-­‐Aprendizagem: Proposta de Serviço Web para a Criação Simplificada de Exercícios Online por Professores. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

8.
Wendy-Anna Albuquerque Lopes. Educservice: Proposta e Avaliação de Aplicativos e Serviços de Suporte ao Processo de Ensino-­‐Aprendizagem: Proposta de Aplicativo em Rede Social para a Criação e Aplicação de Exercícios Online. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

9.
EDUARDO HENRIQUE ROCHA DO NASCIMENTO. Proposta de Serviço Web para a Criação Simplificada de Exercícios Online por Professores. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

10.
ANDERSON DA SILVA QUINTAO. PROPOSTA DE APLICATIVO EM REDE SOCIAL PARA A CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS ONLINE POR PROFESSORES. 2014. Iniciação Científica - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

11.
Glauber Valério da Silva Filho. Avaliação do Uso de Jogos Digitais Educacionais para Apoiar o Ensino. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

12.
Lucas Renovato de Araújo. Avaliação do Uso de Jogos Digitais Educacionais para Apoiar o Ensino. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

13.
Ewerton Lopes Silva de Oliveira. Evitando Falsos Positivos em Testes de Sistemas Multi-threaded com a Abordagem ?Thread Control for Tests?. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

14.
José Raul de Brito Andrade. EVITANDO FALSOS POSITIVOS EM TESTES DE SISTEMAS MULTI-THREADED. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

15.
Diego Sousa de Azevedo. Evitando Falsos Positivos em Testes de Sistemas Multi-threaded com a Abordagem ?Thread Control for Tests?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

16.
Kawe Ramon Borgydark de Oliveira. Evitando Falsos Positivos em Testes de Sistemas Multi-threaded com a Abordagem ?Thread Control for Tests?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

Orientações de outra natureza
1.
Rafaelly Santana da Silva. Estendendo os Limites da Sala de Aula com o Apoio da Internet. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

2.
Thamires Alves Neves. Estendendo os limites a sala de aula com o apoio da Internet. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

3.
Fernando Mateus de Oliveira. PROLICEN: Estendendo os limites da Sala de Aula com o Apoio da Internet. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

4.
Raphael Salviano Trajano da Silva. Estendendo os Limites da Sala de Aula como Apoio da Internet. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

5.
João Carlos Fidelis Garcia. Estendendo os Limites da Sala de Aula com o Apoio da Internet. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

6.
Patrick Herbeth Guimarães Azevedo. Estendendo os Limites da Sala de Aula com o Apoio da Internet. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

7.
Emerson de Assis Silva. Ensinando programação de sistemas concorrentes e formas de testar tais sistemas. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

8.
Fagner Silva Martins. Ensinando programação de sistemas concorrentes e formas de testar tais sistemas. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

9.
Josué da Silva Gomes Júnior. Ensinando programação de sistemas concorrentes e formas de testar tais sistemas. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

10.
Sabrina Araújo de Souza. A busca por novas ferramentas que apóiem o processo de ensino aprendizagem nas disciplinas de ciências exatas. 2011. Orientação de outra natureza. (Sistemas de Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

11.
Leandro de Almeida Melo. A busca por novas ferramentas que apóiem o processo de ensino aprendizagem nas disciplinas de ciências exatas. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

12.
Diego Lopes Marques Silva. Ensinando Programação e Educando através de Jogos. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

13.
Luís Feliphe Silva Costa. Ensinando Programação e Educando através de Jogos. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.

14.
Max André de Azevedo Silva. Ensinando Programação e Educando através de Jogos. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DANTAS, AYLA. A tecnologia pode ser usada para apoiar no processo de alfabetização?. In: Carlos Augusto de Melo; Laurênia Souto Sales; Luciane Alves Santos; Marluce Pereira da Silva. (Org.). Linguagem, Educação e Tecnologias: Implicações para o Ensino. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2013, v. , p. 307-327.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 18:29:30