Josiane Costa Riani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1340489203898300
  • Última atualização do currículo em 02/03/2018


Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo - USP (2003-2008), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2001-2003) e graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (1996-2001). Experiência na área de gestão ambiental com ênfase em licenciamento e controle ambiental. Fez parte do corpo de profissionais para construção e operação da Fábrica de Celulose Fibria - Grupo Votorantim (2007-2010). Professora Adjunta do curso de Engenharia Mecânica e de Produção da Universidade da Região de Joinville ? UNIVILLE. Área de atuação em análise de propriedades mecânicas em processos de tratamentos térmicos e termoquímicos e novos materiais. Atua como vice-coordenadora do curso de Engenharia de Produção (Gestão 2017-20218) e membro da Agência de Projetos e Transferência de Tecnologia (Núcleo de Inovação Tecnológica da Univille). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josiane Costa Riani
Nome em citações bibliográficas
RIANI, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Região de Joinville.
Campus Universitário s/n
Bom Retiro
89219905 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 34619184


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Engenharia Metalúrgica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: UTILIZAÇÃO DE RESINAS DE TROCA-IÔNICA EM EFLUENTES DE GALVANOPLASTIA, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Jorge Alberto Soares Tenório.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Cromo; Recirculação; resina; troca-iônica.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Extrativa / Especialidade: Hidrometalurgia.
Setores de atividade: Metalurgia Básica; Metalurgia de Metais Não-Ferrosos.
2001 - 2003
Mestrado em Engenharia de Materiais.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Estudo da Adsorção de Cianocomplexos de Cobre, de Ferro e de Zinco em Resinas de Troca Iônica, Base Forte,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Versiane Albis Leão.
Bolsista do(a): Direction Géneral de Cooperation, DGC, Bélgica.
Palavras-chave: reciclagem; resina; cianocomplexos; troca-iônica.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.
Setores de atividade: Metalurgia de Metais Não-Ferrosos; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1996 - 2001
Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora Doutora Adjunta, Carga horária: 40

Atividades

04/2015 - Atual
Direção e administração, Nucléo de Inovação e Propriedde Intelectual, .

Cargo ou função
Coordenador.
03/2010 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência e Tecnologia de Materiais
Materiais para construção mecânica
Sistema de Gestão Ambiental
Análise de Falhas e comportamento mecânico de materiais
Auditoria ambiental
Gestão de resíduos
Materiais metálicos e cerâmicos
09/2013 - 09/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Área de pesquisa Univille, .

09/2013 - 10/2013
Ensino, Engenharia de Processos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência e Tecnologia de Materiais

Fibria Celulose S.A., FIBRIA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Especialista Ambiental, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela área ambiental da fábrica de celulose, no período de 15 de janeiro de 2007 a 22 de janeiro de 2010. Dentre minhas atividades posso destacar: gestão de licenças (requisitos legais e cumprimento de condicionantes), monitoramento ambiental (emissões atmosféricas, efluentes e resíduos sólidos) bem como monitoramento da fauna, flora, qualidades das águas superficiais e subterrâneas e educação ambiental. Além dessas atribuições vale ressaltar a coordenação de estudos ligados à gestão de risco e plano de emergência ambiental e de recuperação de áreas degradadas. Desta forma, difundir o conceito de sustentabilidade no processo produtivo bem como na mudança de comportamento dos funcionários da indústria. Outra atividade que também fez parte do meu escopo de atuação foi a coordenação de projetos bem como a gestão de recursos financeiros.


Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Ministrou o módulo ?Auditoria Ambiental I? no curso de pós-graduação em ?Gestão Ambiental? oferecido pela Companhia dos Cursos, curso vinculado à Universidade Cruzeiro do Sul. O módulo teve 20 horas de duração e ocorreu entre os dias 26 a 28 de Março de 2010 em Recife-PE.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Ministrou o módulo ?Estudos Ambientais I? no curso de pós-graduação em "Gestão Ambiental" oferecido pela Companhia dos Cursos, curso vinculado à Universidade Cruzeiro do Sul. O módulo teve 20 horas de duração e ocorreu entre os dias 02 e 04 de Outubro de 2009 em Natal (RN).


MBV Consultores Associados Ltda, MBV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Auditora, Enquadramento Funcional: Auditora ambiental
Outras informações
Auditora ambiental do sistema de gestão ambiental ISO 14001 em diversos setores industriais. Além de auditoria ambiental foi realizado uma consultoria ambiental para implementação do sistema de gestão ambiental em empresa do grupo Votorantim.


UNIMIN DO BRASIL LTDA, UNIMIN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Auditora ambiental, Enquadramento Funcional: Auditora ambiental
Outras informações
Avaliação ambiental (auditoria ambiental) de Due Diligence Mineração TANSAN - Minas Gerais ? 15 de janeiro a 20 de maio de 2005 (300 horas).


JA Costa Perez Associados S/C Ltda, JA COSTA PEREZ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Auditora ambiental, Enquadramento Funcional: Auditora ambiental
Outras informações
Avaliação ambiental (perito ambiental) de materiais (bobinas) e materiais processados e acabados salvados do sinistro na Dufer S.A. Realizado no período de 01 a 18 de outubro de 2004 (240 horas).



Linhas de pesquisa


1.
Processos de Tratamento de Superfície de Materiais

Objetivo: Avaliar as propriedades mecânicas e de corrosão de matérias por meio de tratamentos térmicos e de superfície..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
Setores de atividade: Metalurgia.
Palavras-chave: corrosão; Nitretação a plasma; tratamento térmico.


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Tratamento duplex: Nitretação por plasma e revestimento de TiN no aço AISI 420
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é estudar o efeito das diferentes temperaturas na formação da camada nitretada nos aços martensíticos (AISI 420) seguida de revestimento de filme duro (TiN)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josiane Costa Riani - Coordenador / Nayara Tathi Brumana Machado - Integrante / Abel André Candido Recco - Integrante / Andre Paulo Tschiptschin - Integrante / Alceri Antonio Schlotefeldt - Integrante / Emerson José Corazza - Integrante.Financiador(es): Universidade da Região de Joinville - Outra.Número de orientações: 1
2015 - 2016
Avaliação do comportamento mecânico e de corrosão do aço inoxidável martensítico (AISI 420) após tratamento duplex
Descrição: A cidade de Joinville é o principal munícipio da região norte de Santa Catarina, a qual destaca-se como principal polo industrial na transformação de plástico. De acordo com o último relatório da Associação Brasileira da Indústria do Plástico ABIPLAST (Perfil, 2013) o estado de Santa Catarina mantém o quarto lugar como polo nacional do setor de transformação de polímeros, com 8,2% da produção nacional. Por outro lado, é o segundo estado que mais gera empregos no país, com 11% de participação total, seguido apenas do estado de São Paulo. Os materiais constituidos de matrizes de injeção de plástico necessitam uma alta resistência mecânica além de uma boa resistência à corrosão. Uma alternativa para suprir tais necessidades é o uso de aços inoxidáveis martensíticos como matriz. Para melhorar as propriedades e diversificar a gama de aplicações desses aços é necessário aumentar a dureza superficial e consequentemente aumentar a resistência ao desgaste em tais aplicações. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar as propriedades mecânicas do aço inoxidável martensítico AISI 420 após nitretação em baixa temperatura. Além disso, o aço passará por um recobrimento de filme duro (TiN) como o intuito de melhorar a resistência à corrosão deste aço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josiane Costa Riani - Coordenador / Abel André Candido Recco - Integrante / Igor Kasper Dededo - Integrante.Financiador(es): Universidade da Região de Joinville - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Reciclar
Descrição: O programa reciclar compreende atividades de conscientização ambiental para a comunidade interna e externa da universidade. As atividades desenvolvidas são: palestras de sensibilização ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio, oficinas de reciclagem de papel artesanal e coleta seletiva no campus universitário. As atividades são coordenadas por professores e executadas por alunos de graduação. O objetivo principal é promover a conscientização dos alunos e comunidade para o consumo consciente e a reciclagem de materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Josiane Costa Riani - Integrante / Maria Inês Siqueira Araujo - Coordenador / Mara Lobo - Integrante.Financiador(es): Universidade da Região de Joinville - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Projeto de planadores com materiais recicláveis
Descrição: A elaboração de projetos que abordam dinâmica dos fluidos, sustentação de asas e termos correlatos sempre trazem motivação aos alunos com relação às aulas de física. O objetivo da projeto de pesquisa é elaborar e/ou construir um planador usando conceitos da física, engenharia de materiais e conceitos de gestão de projetos. As etapas do projeto englobam: gestão de projetos, seleção de materiais recicláveis, análise de conceitos da física bem como avaliação das propriedades mecânicas dos materiais. Entre as principais metas da pesquisa pode-se destacar o trabalho em equipe, a correlação dos conceitos teóricos na resolução de problemas do cotidiano e uso dos conceitos de ciclo de vida dos materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (1) .
Integrantes: Josiane Costa Riani - Coordenador / Paulo Roberto de Queiroz - Integrante / Ricardo Albrecht - Integrante / Lissa Arntz - Integrante / Ana Luisa Chirolli - Integrante / Letícia Flávia Berkenbrock - Integrante / Nataly Alexandra da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Efeito do tratamento térmico nas propriedades da camada nitretada do aço AISI 1045
Descrição: A nitretação é o tratamento termoquímico proveniente da difusão do nitrogênio numa determinada camada supercial de diferentes tipos de aços. A nitretação aumenta consideravelmente a vida útil dos aços, pois proporciona uma melhoria das propriedades mecânicas como a resistência à fadiga e a dureza. Os tratamentos de têmpera e revenido são realizados antes do processo de nitretação. O tempo total de revenimento geralmente é igual ao tempo de nitretação. Desta forma, existe um gasto de energia durante a têmpera, o revenido e a nitretação. O objetivo do estudo é propor uma alternativa de realizar o revenimento durante o processo de nitretação, ou seja, comparar as propriedades do processo de nitretação com e sem revenimento. Desta forma, diminuir o gasto de energia mantendo as propriedades de nitretação inalteradas. Tornando o processo de nitretação cada vez mais competitivo frente aos demais processos de tratamento superficial..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josiane Costa Riani - Coordenador / Nayara Tathi Brumana Machado - Integrante / Abel André Candido Recco - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Caracterização de areia de fundição proveniente de processos metalúrgicos
Descrição: A legislação ambiental brasileira bem como os selos ambientais, por exemplo, o certificado ISO 14.001 impõem restrições e responsabilidades às indústrias referentes à gestão e controle ambiental de seus processos produtivos. Em paralelo, o processo de licenciamento também faz referência ao controle e gestão ambiental de resíduos, efluentes bem como emissões atmosféricas gerados tanto na construção como operação da atividade. Atualmente a imagem de uma empresa está intimamente ligada à sua postura ambiental. Por exemplo, as ações de uma empresa de capital aberto estão vinculadas aos seus projetos ambientais. Tais projetos incluem além do controle ambiental também projetos de educação ambiental e social. Desta forma, quanto maior for o compromentimento da empresa com a questão ambiental maiores serão suas ações. Desta forma o objetivo geral do projeto de pesquisa é caracterizar os resíduos de areia de fundição com finalidade em conhecer o potencial tecnológico para reciclagem. Os objetivos específicos da pesquisa são conhecer e correlacionar os seguintes itens: a composição química da areia de fundição; o comportamento térmico da areia; a distribuição granulométrica da areia; o grau de lixiviação e solubilização dos resíduos de areia e o nível de ecotoxicidade dos resíduos de areia..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josiane Costa Riani - Coordenador / Thais Fernanda Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Controle da Poluição.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Extrativa/Especialidade: Hidrometalurgia.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gestão Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, T. F.2014PEREIRA, T. F. ; CORREIA, C. H. G. ; RIANI, J. C. . Caracterização de areia de fundição proveniente de processos metalúrgicos. Caderno de Iniciação à Pesquisa (UNIVILLE), v. 16, p. 78-84, 2014.

2.
RIANI, J. C.2007 RIANI, J. C.; P. S. Pablo ; LEAO, V. A. . Tecnologia limpa para redução de impacto ambiental do cianeto na mineração de ouro. Revista da Escola de Minas (Impresso), v. 60, p. 21-28, 2007.

3.
RIANI, J. C.2007 RIANI, J. C.; LEAO, V. A. ; SILVA, C. A. ; A. M. Silva ; S. M. Bertolino ; G. C. Lukey . The Elution of Metal Cyanocomplexes from Polyacrylic - and Polystyrene - based Ion Exchange Resins using Nitrate and Thiocyanate Eluants. Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso), v. 24, p. 421-431, 2007.

4.
RIANI, J. C.2004 RIANI, J. C.; LEAO, V. A. ; SILVA, C. A. . Efeito estrutura da matriz na adsorção de cianocomplexos metálicos em resinas de poliestireno. Revista da Escola de Minas, Revista da Escola de Minas, v. 57, p. 115-120, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIANI, J. C.; FERREIRA, V. G. ; COSTA, C. E. . O papel da auditoria interna no processo de certificação da qualidade. In: V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, 2017, Joinville. V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, 2017.

2.
WESSLING, R. ; RIANI, J. C. ; CLEMENTE, M. . Reprocessamento de Aparas de Polietileno Pelo Processo de Extrusão como Alternativa para Reciclagem da Sucata. In: VII Congresso Ibero-americano de Engenharia de Projetos, 2016, Joinville. VII Congresso Ibero-americano de Engenharia de Projetos, 2016.

3.
MACHADO, N. T. B. ; RIANI, J. C. ; RECCO, A. A. C. ; PASSOS, M. L. M. . Análise das propriedades mecânicas do aço 1045 nitretado a plasma: com e sem tratamento de revenimento. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CEBCiMat, 2014, Cuiabá - MT. 21° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014.

4.
RIANI, J. C.; TENORIO, J. A. S. . Tratamento de cromo (III, VI) de água de lavagem utilizando as resinas purolite C-150 e A-850. In: 62 Congresso Anual da ABM, 2007, Vitória. 62 Congresso Anual da ABM, 2007. v. 1. p. 2076-2085.

5.
RIANI, J. C.; TENORIO, J. A. S. . Avaliação da Eluição dos íons (Cr3+, Zn2+ e Cu2+) nas resinas Purolite C-150 e Dowex Marathon C. In: XXII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2007, Ouro Preto. XXII ENTMME, 2007. p. 457-462.

6.
RIANI, J. C.; ESPINOSA, D. C. R. ; TENORIO, J. A. S. . Avaliação da Adsorção de ìons Metálicos em Resinas de Troca-Iônica. In: 61º Congresso Anual da ABM, 2006, Rio de Janeiro. 61º Congresso Anual da ABM, 2006. v. 1. p. 1868-1874.

7.
RIANI, J. C.; LEAO, V. A. ; TENORIO, J. A. S. . Recovery of the chromium (III, VI) from aqueous solutions using ion exchange system. In: Sohn International Symposium ADVANCED PROCESSING OF METALS AND MATERIALS, 2006, San Diego. Sohn International Symposium ADVANCED PROCESSING OF METALS AND MATERIALS - NEW, IMPROVED AND EXISTING TECHNOLOGIES: AQUEOUS AND ELECTROCHEMICAL PROCESSING, 2006. v. 6. p. 421-424.

8.
RIANI, J. C.; ESPINOSA, D. C. R. ; TENORIO, J. A. S. . Uso de Resinas de Troca-Iônica com Matriz de Poliestireno para eliminar cromo de efluentes líquidos. In: 60 Congresso anual da ABM - Associação Brasileira de Metalúrgia e Materiais, 2005, Belo Horizonte. 60 Congresso anual da ABM - Associação Brasileira de Metalúrgia e Materiais. São Paulo: Tec Art Editora Ltda, 2005. p. 943-949.

9.
RIANI, J. C.; TENORIO, J. A. S. ; ESPINOSA, D. C. R. . Avaliação de dessorção de cromo (III, VI) provenientes de efluentes industriais presentes em resinas de poliestireno. In: 60 Congresso anual da ABM - Associação Brasileira de Metalúrgia e Materiais, 2005, Belo Horizonte. 60 Congresso anual da ABM - Associação Brasileira de Metalúrgia e Materiais. São Paulo: Tec Art Editora Ltda, 2005. p. 958-965.

10.
RIANI, J. C.; ESPINOSA, D. C. R. ; TENORIO, J. A. S. . Remoção de cromo (III, VI) de efluentes de galvanoplastia através de resinas tipo gel. In: XXI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2005, Natal. XXI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2005.

11.
RIANI, J. C.; LEAO, V. A. ; SILVA, C. A. . Adsorção de Cianocomplexos Metálicos em Resinas poliacrílicas. In: 58 Congresso Anual da ABM, 2003, Rio de Janeiro. anais do 58 Congresso Anual da ABM. São Paulo: Tec Art Editora LTDA, 2003. p. 1328-1337.

12.
RIANI, J. C.; LEAO, V. A. ; SILVA, C. A. ; ANJOS, A. S. . Adsorção de cianocomplexos de cobre, ferro e zinco em resinas base forte. In: XIX Encontro Nacional de Tratamento Minérios e Metalurgia Extrativa, 2002, Recife. XIX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. Recife: D2D Studios, 2002. v. 2. p. 306-311.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIANI, J. C.; VATRAS, D. ; PERIN, E. G. ; LIMA, W. O. . Análise do indicador Pegada Ecológica na Universidade da Região de Joinville: estudo comparativo entre campus e universidade. In: Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2017, Joinville. Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2017.

2.
BENKENDORF, S. ; ROCHA, M. I. ; RIANI, J. C. ; GERN, R. M. M. ; FURLAN, S. A. ; WISBECK, E. . Avaliar o bagaço de malte como substrato na produção de ecomateriais por Pleurotussajor-caju. In: Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2017, Joinville. Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2017.

3.
ROCHA, M. I. ; BENKENDORF, S. ; RIANI, J. C. ; GERN, R. M. M. ; FURLAN, S. A. ; WISBECK, E. . Influência da fração de inóculo de Pleurotus sajor-caju e da temperatura de secagem em biocompósitos de resíduos de erva-mate e guaraná. In: X Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada - SBMA IV Encontro Latino-Americano de Microbiologia Aplicada, 2017, Porto Alegre. X Simpósio Brasileiro de Microbiologia Aplicada - SBMA IV Encontro Latino-Americano de Microbiologia Aplicada, 2017.

4.
KREUZ, D. ; SANTOS, G. D. ; LINDEN, C. C. ; RAIMONDI, R. M. ; RIANI, J. C. ; LOBO, M. ; ARAUJO, M. I. S. . Ação socioambiental de sensibilização quanto ao uso de copos descartáveis nos setores administrativos da Univille. In: Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2017, Joinville. Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2017.

5.
KREUZ, D. ; SANTOS, G. D. ; ARAUJO, M. I. S. ; FONTAN, M. L. G. ; RIANI, J. C. . Desafios da gestão de resíduos no âmbito da universidade. In: 7° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. 7° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

6.
KREUZ, D. ; SANTOS, G. D. ; RIANI, J. C. ; LOBO, M. ; ARAUJO, M. I. S. . Diagnóstico sobre a geração e destinação de resíduos nos setores administrativos da Univille realizado no ano de 2015. In: Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2016, Joinville. Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2016.

7.
DEDEDO, I. K. ; RECCO, A. A. C. ; RIANI, J. C. . Avaliação do comportamento mecânico e de corrosão do aço inoxidável martensítico (AISI 420) após tratamento duplex. In: Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2015. Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2015.

8.
MACHADO, N. T. B. ; RECCO, A. A. C. ; RIANI, J. C. . Influência do tratamento de revenimento no aço 1045 nitretado nas propriedades mecânicas. In: Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2014, Joinville. Semana Univillle de Ciência, Sociedade e Tecnologia - SUCST, 2014.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
RIANI, J. C.; TENORIO, J. A. S.; ESPINOSA, D. C. R.; BERNARDES, A. M.; RODRIGUES, M. A. S.. Participação em banca de Daniella Cardoso Buzzi. Aplicação da eletrodiálise no tratamento da drenagem ácida de minas visando a recuperação de ácido sulfúrico. 2012. Tese (Doutorado em Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais-USP/IFSC-IQSC-EESC) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIANI, J. C.; ALVES, C. C.. Participação em banca de Maurício de Alencar Santos.Direcionamento de processo para adequar nova embalagem de polímero em estação de tratamento de efluentes industriais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

2.
RIANI, J. C.; ALVES, C. C.. Participação em banca de Osmar Baier.Revestimento eletrolítico de plástico - verificação da resistência à corrosão na redução de camada eletrodepositda de niquel duplex. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

3.
RIANI, J. C.; ALVES, C. C.. Participação em banca de Gleison Neumann.Análise e implantação para redução de custos no produto "dispositivo de giro de pallet" da empresa Draft automação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

4.
RIANI, J. C.; ALVES, C. C.. Participação em banca de Anderson Grose.Reaproveitamento dos efluentes gerados no lavador de gases. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

5.
RIANI, J. C.; LOBO, M.. Participação em banca de Bruno Bittelbrunn.Estudo da recuperação e reaproveitamento da borra de tinta a base de solvente de uma indústria metalúrgica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade da Região de Joinville.

6.
RIANI, J. C.; LOBO, M.. Participação em banca de Bruno Nutti.Proposta de aprimoramento de metodologia de avaliação de aspectos e impactos em indústria de Joinville-SC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade da Região de Joinville.

7.
RIANI, J. C.; CUNHA, T.. Participação em banca de Débora Borges de Oliveira.Implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos gerados no processo produtivo e nas atividades auxiliares da empresa indústria de plástico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

8.
RIANI, J. C.; CUNHA, T.. Participação em banca de Graciela Blunck.Estudo da resistência à corrosão acelerada em atmosfera salina, de aços revistidos com camada protetora de liga A1-Zn. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade da Região de Joinville.

9.
RIANI, J. C.; VAZ, C.. Participação em banca de Gustavo Alexandre Aschiles Fischer.Produção de biogás a partir de resíduos da bananicultura influência de diferentes composições de substratos sobre a produtividade em CH4. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade da Região de Joinville.

10.
RIANI, J. C.; SCHNEIDER, A. L.. Participação em banca de Jackson Franco.Avaliação do comportamento do polímero kynar quando exposto a HF, H2SO4, NaOH, NH4OH e Acetona. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade da Região de Joinville.

11.
RIANI, J. C.; AMARAL, C. E.. Participação em banca de Murilo João Cardoso.Estudo para análise de viabilidade para mensurar a redução de largura no processo de recozimento contínuo em forno vertical em linha de galvanização contínua à quente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

12.
RIANI, J. C.; AMARAL, C. E.. Participação em banca de Fábio Anísio Pinheiro.Otimização no processo de fabricação da polia motora 500L no setor de usinagem da empresa Cal componentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

13.
RIANI, J. C.; AMARAL, C. E.. Participação em banca de Paula Araujo da Figueiredo.Processo de implantação do escritório de projetos PMO (Project Management Office) - Estudo de caso: Pelissari Gestão de tecnologia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

14.
RIANI, J. C.; AMARAL, C. E.. Participação em banca de Edinei Reguel.Aumento de produtividade das ramas de secagem da Döhler S.A. por meio da alteração de métodos e tempos com aplicação de ferramenta de gestão da qualidade total. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.

15.
RIANI, J. C.; AMARAL, C. E.. Participação em banca de Diogo Azambuja Bittencourt.Proposta de melhoria no processo de dimensionamento de trocadores de calor da empresa Izda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOTZA, D. ; PIRES, A. T. N. ; OLIVEIRA, A. P. N. ; OLIVEIRA, C. A. S. ; BORSA, C. E. ; COSTA, C. E. ; CABRAL, F. ; RIANI, J. C. ; PESSAN, L. A. ; VALENTINA, L. V. O. D. ; BALZER, M. E. ; FOLGUERAS, M. V. ; ALCANTARA, N. G. ; SELLIN, N. ; BALZER, P. S. ; LUSSOLI, R. J. ; PEZZIN, S. H. ; TOFFOLI, S. ; OLIVEIRA, T. M. N. . 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Náira Simone Alves Lopes. Gerenciamento de resíduos sólidos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Gestão Ambiental) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SHENIA DE OLIVEIRA MONSORES. PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO DE PALLETS DE MADEIRA POR PALLETS DE AÇO CARBONO VISANDO A IMPLEMENTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

2.
THIAGO DA SILVA. ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS AÇOS UTILIZADOS NA CONFECÇAO DE PINÇAS EXTRATORAS DE MOLDES DE INJEÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

3.
Claúdio César Nogueira. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PRODUÇÃO ENXUTA PARA CRIAR FLUXO CONTÍNUO EM INDÚSTRIA DE REFRIGERADORES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

4.
MICHEL DE SOUZA. APLICAÇÃO DO KAIZEN NO ARRANJO FÍSICO DO POSTO DE TRABALHO NA ÁREA DO CORTE MECÂNICO DE UMA EMPRESA DE VIDRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

5.
EMILAINE PATRICIA RAMOS ROSA. LEAN MANUFACTURING NO PROCESSO DE EMBALAGEM DE VIDROS PLANOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

6.
JOANA PAULA CORREIA DOS PASSOS. PROPOSTA DE MELHORIA CONTÍNUA NA LINHA DE MONTAGEM DA EMPRESA TIGRE ? TUBOS E CONEXÕES UTILIZANDO O PDCA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

7.
Géssica Meris. INFLUÊNCIA DO FERRO DEPOSITADO NO PRÉ-TRATAMENTO NANOCERÂMICO NA RESISTÊNCIA FÍSICO-QUÍMICA DOS SUBSTRATOS DE AÇO COMUM E AÇO ZINCADO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

8.
Felipe Gauziski. Diagnóstico para Busca de uma Certificação Integrada (Qualidade e Ambiental) em Indústria de Plástico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

9.
Tatiane Dalmonico Adami. Uso da norma ABNT NBR 16725:2011 na elaboração de fichas com dados de segurança, saúde e meio ambiente dos resíduos de borra de retífica e óleo usado na Embraco Compressores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

10.
FELIPE BONETTI MACHADO. APLICAÇÃO DE MÉTODOS E TEMPOS NA DIVISÃO DE FUNDIÇÃO DE ALUMINIO DA EMPRESA WETZEL S/A. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

Iniciação científica
1.
Igor Kasper Dedeco. Avaliação do comportamento mecânico e de corrosão do aço inoxidável martensítico (AISI 420) após tratamento duplex. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade da Região de Joinville, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Josiane Costa Riani.

2.
Nayara Tathi Brumana Machado. Trataemto duplex: Nitretação por plasma e revestimento de TiN Efeito da temperatura na formação da camada nitretada no aço AISI 420. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade da Região de Joinville. Orientador: Josiane Costa Riani.

3.
Nayara Tathi Brumana Machado. Análise das propriedades mecânicas do aço 1045 nitretado a plasma: com e sem tratamento de revenimento. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade da Região de Joinville, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Josiane Costa Riani.



Outras informações relevantes


Cursos realizados na área ambiental e de materiais

a) Minicurso "Materiais para a indústria automotiva", Joinville, 2013. Cintec - Congresso de Inovação Tecnológica - SOCIESC

b) Treinamento de auditores internos para o sistema de gestão integrada de segurança do trabalho e meio ambiente, São Paulo, 2006. Empresa MBV Consultores

c) Auditorias Ambientais, São Paulo, 2004. Empresa JA Costa Perez SC Ltda.

d) Aspectos e Impactos Ambientais, São Paulo, 2004. Empresa JA Costa Perez SC Ltda.

e) Legislação Ambiental, São Paulo, 2004. Empresa JA Costa Perez SC Ltda.

f) As mudanças na NBR 14001:2004 - Sistema de gestão ambiental - Requisitos e diretrizes para uso, São Paulo, 2004. Empresa JA Costa Perez SC Ltda.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 20:37:09