Abelmon de Oliveira Bastos

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  • Última atualização do currículo em 16/01/2018


Graduado em Ciência da Computação pela UFBA (2005) e Teologia pela FTBB (2017). Game designer, coordenou a equipe de design do jogo Tríade (2008) e foi programador (2012) no grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB. Líder de projetos e Designer de Interação no Instituto Recôncavo de Tecnologia, onde criou e coordenou o Núcleo de Design de Interação e o Laboratório de Usabilidade (2011). Experiência em Engenharia de Software com ênfase em Design Centrado no Usuário e tópicos relacionados. Seu interesse inclui tópicos ligados ao ensino mediado por computador e o desenvolvimento de processos criativos. Atuou com storyboard para cinema (2012), pintura e ilustrações. Estudante de mestrado em Missiologia, pesquisando sobre gamificação em missões, pelo Ceam (2018). Participou de pesquisa sobre jogos e ensino-aprendizagem de idiomas no Departamento de Letras Germânicas na UFBA (2012). Bacharel livre em Missiologia e Ministério Pastoral pelo Ceam (2015), pesquisador sobre gamificação aplicada à Educação, publicando um livro sobre o tema (2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Abelmon de Oliveira Bastos
Nome em citações bibliográficas
BASTOS, A. de O.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Estudos Avançados de Missões, Núcleo de Educação a Distância.
AC Lago Norte, Cx postal 729
Setor de Habitações Individuais Norte
71510970 - Brasília, DF - Brasil - Caixa-postal: 729
Telefone: (61) 32986700
URL da Homepage: http://ead.amide.org.br


Formação acadêmica/titulação


2012
Mestrado em andamento em Missiologia.
Centro de Estudos Avançados de Missões, CEAM, Brasil.
Título: Sistemas para educação e tradução de textos para povos não-letrados.,Orientador: Loide Silva.
Palavras-chave: e-learning; Inclusão social; Interface Homem-Computador; Alfabetização.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 interrompida
Mestrado interrompido em 2007 em Interdisciplinar em Modelagem Computacional.
Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.
Título: Padrões de leitura facilitadores da cognição: Melhorando a usabilidade de ambientes virtuais de aprendizagem.,Orientador: Hernane Borges de Barros Pereira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
Palavras-chave: Design de Interação; Interface Homem-Computador; e-learning; Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação; Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
2016 - 2017
Graduação em Teologia.
Faculdade Teológica Batista de Brasília, FTBB, Brasil.
Título: TCC: Projeto de Intervenção Institucional.
Orientador: Marli Vieira Lins de Assis.
2013 - 2015
Graduação em Bacharel Livre em Missiologia e Ministério Pastoral.
Centro de Estudos Avançados de Missões, CEAM, Brasil.
Título: Gamificação na Educação Cristã: Transformando o ensino num jogo.
Orientador: Valdeir de S. Contaifer.
1999 - 2005
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Mapeamento do processo de Modelagem em eXtreme Programming (XP) no domínio de jogos.
Orientador: Christina von Flach Garcia Chavez.




Formação Complementar


2014 - 2014
Gamification. (Carga horária: 48h).
University of Pennsylvania / Coursera, COURSERA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Live!: A History of Art. (Carga horária: 40h).
California Institue of The Arts / Coursera, CALARTS, Estados Unidos.
2010 - 2014
Curso de japonês on-line. (Carga horária: 250h).
Rocket Languages, ROCKET LANGUAGES, Nova Zelândia.
2013 - 2013
Capacitação de Professores em EaD (Moodle). (Carga horária: 16h).
Centro de Estudos Avançados de Missões, CEAM, Brasil.
2013 - 2013
Video Games and Learning. (Carga horária: 24h).
University of Wisconsin?Madison / Coursera, UW-MADISON, Estados Unidos.
2012 - 2012
Direção de Arte (com Vera Hamburger). (Carga horária: 40h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Língua inglesa. (Carga horária: 41h).
Wall Street Institute, WSI, Espanha.
2011 - 2011
Oficina de teatro. (Carga horária: 40h).
Cia de Teatro Expressão de Amor, EXPRESSÃODEAMOR, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento de liderança Global Leadership Summit. (Carga horária: 12h).
Associação Willow Creek do Brasil, WILLOW, Brasil.
2010 - 2010
Mini-curso de Blender - animação e renderização. (Carga horária: 15h).
Instituto do Recôncavo de Tecnologia, IRT, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento de liderança Global Leadership Summit. (Carga horária: 12h).
Associação Willow Creek do Brasil, WILLOW, Brasil.
2007 - 2010
Curso básico de Teologia. (Carga horária: 1600h).
Instituto Bíblico Metropolitano, IBM, Brasil.
2009 - 2009
Mini-curso de Blender - modelagem e texturização. (Carga horária: 12h).
Instituto do Recôncavo de Tecnologia, IRT, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de japonês. (Carga horária: 500h).
Associação Cultural Nipo-brasileira de Salvador, ANISA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de int. ao Modelo PMI de Gestão de Projetos. (Carga horária: 35h).
Instituto do Recôncavo de Tecnologia, IRT, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento em Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 40h).
Instituto do Recôncavo de Tecnologia, IRT, Brasil.
2008 - 2008
Curso de UML. (Carga horária: 20h).
Instituto do Recôncavo de Tecnologia, IRT, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento de liderança Global Leadership Summit. (Carga horária: 14h).
Associação Willow Creek do Brasil, WILLOW, Brasil.
2006 - 2006
ActionScript Avançado. (Carga horária: 20h).
iMedia Salvador, IMEDIA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Mini-curso "Interface Humano-Computador". (Carga horária: 9h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Mini-curso "Introdução a Certificação Digital". (Carga horária: 9h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2005 - 2005
Testes de usabilidade com protótipos em papel. (Carga horária: 16h).
Núcleo Softex Salvador, SOFTEX/SALVADOR, Brasil.
2005 - 2005
Gerência de Projetos de TI.
Núcleo Softex Salvador, SOFTEX/SALVADOR, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos Avançados de Missões, CEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Web designer, Carga horária: 20
Outras informações
Working with web design, video editing, illustration, social media...

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Instructional Designer, Carga horária: 4
Outras informações
Working into the Distance Learning (EaD) while I'm studying full-time at CEAM.


Instituto do Recôncavo de Tecnologia, IRT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Designer de Interação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Design de Interação, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando na pesquisa e coordenação de atividades relacionadas à Design de Interação em geral (relativo a Interface Homem Computador e Usabilidade). Durante o período criei o Núcleo de Design de Interação e do Laboratório de Usabilidade e seus processos internos principais.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Líder de projetos, Carga horária: 30
Outras informações
Atuando como líder start-up de projetos, desde a formação da equipe à criação e documentação de novos processos de desenvolvimento e pesquisa.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Programador Nível 2, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando especificamente dentro da área de Projeto de Interface.

Atividades

10/2011 - 10/2012
Pesquisa e desenvolvimento , P&D, .

06/2005 - 05/2011
Pesquisa e desenvolvimento , P&D, .

05/2004 - 05/2005
Estágios .

Estágio realizado
Estágio em web design e programação.

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 20
Outras informações
Programação do "Guardiões da Floresta": um jogo para ensinar conceitos de matemática e lateralidade a crianças.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Participante, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação na coordenação do grupo de arte e design, equipe superior a 18 pessoas, incluindo designers, artistas plásticos e músicos. Responsável pela seleção de novos membros e gerência.

Atividades

12/2006 - 05/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Departamento de Educação.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando como pesquisador em projeto de P&D.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante colaborador do Projeto i-Mira, Carga horária: 2
Outras informações
Pesquisador-colaborador no projeto i-MIRA, de 02/2004 a 05/2004.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador do Projeto GJOL, Carga horária: 0
Outras informações
Grupo de Jornalismo On-Line - GJJOL da FACOM UFBA. Estudo prévio de atividades e análise para elaboração de ferramenta de e-learning.

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Membro de Empresa Júnior, Enquadramento Funcional: Diretor de MKT, Carga horária: 20
Outras informações
06/1999 ? 02/2004 InfoJr ? Empresa Júnior de Informática UFBA (www.infojr.ufba.br) como: - Web Design (01/2001)? Membro Efetivo - Desenvolvedor e Líder de Projetos (até 02/2004) Análise e levantamento de requisitos; Experiência em Análise Essencial e AOO Planejamento e desenvolvimento de Banco de dados (Postgre), SQL - Assessor de RH (2001) Participação de Recrutamento e Seleção; Acompanhamento de Programa Trainee (tutoria e avaliação) - Diretor de Marketing (2002) Elaboração de planejamento estratégico;

Atividades

2/2004 - 3/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, Departamento de Ciências da Computação.

6/2003 - 1/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, Empresa Júnior de Informática da Ufba.

Cargo ou função
Presidente do Conselho.
1/2003 - 1/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, Empresa Júnior de Informática da Ufba.

Cargo ou função
Membro de conselho.
8/2002 - 10/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, Empresa Júnior de Informática da Ufba.

8/2002 - 10/2003
Extensão universitária , Instituto de Matemática, Departamento de Ciências da Computação.

Atividade de extensão realizada
Coordenador de TI do XI ENEJ (InfoJr UFBA).
7/2000 - 7/2003
Treinamentos ministrados , Instituto de Matemática, Empresa Júnior de Informática da Ufba.

Treinamentos ministrados
Matéria Imagens - Projeto Colméia (InfoJr UFBA)
Curso básico de HTML (InfoJr UFBA)
Curso de Javascript (InfoJr UFBA)
Curso de Flash e ActioScript (InfoJr UFBA)
1/2001 - 1/2003
Direção e administração, Instituto de Matemática, Empresa Júnior de Informática da Ufba.

Cargo ou função
Diretor de Marketing.
1/2001 - 1/2002
Direção e administração, Instituto de Matemática, Empresa Júnior de Informática da Ufba.

Cargo ou função
Cargo administrativo (assessor de RH).
3/2000 - 5/2000
Extensão universitária , Instituto de Matemática, Departamento de Ciências da Computação.

Atividade de extensão realizada
Bolsista em organização da Seminfo 2000.

Larty Mark LTDA, LARTY MARK, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer de Interação, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando como Designer de Interação, ilustrador (em Storyboards) e Game Designer em projetos de jogos sociais.


Informática e Gestão Ltda, OPENSCHOOL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em web designer e desenvolvimento, Carga horária: 20
Outras informações
- Web designer, desenvolvedor web Desenvolvimento de Ambientes de Educação a Distância; Criação de suportes interativos em Flash MX; Criação conceitual de Ambientes virtuais de Aprendizagem - Tutor ? curso de Flash MX (11/2003)

Atividades

10/2003 - 11/2003
Treinamentos ministrados , Nti Núcleo de Tecnologia da Informação, .

Treinamentos ministrados
Conceitos de Animação - com Flash MX
ActionScript - programação em Flash
1/2003 - 11/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Nti Núcleo de Tecnologia da Informação, .

2/2001 - 10/2003
Estágios , Nti Núcleo de Tecnologia da Informação, .

Estágio realizado
Web designer, desenvolvedor web.

Centro Educacional de Tecnologia em Administração, CETEAD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações
- Web designer, desenvolvedor web (Divisão de P&D) Desenvolvimento de Sistemas Web - J2EE; Criação conceitual de Sistemas ? projetista de interfaces

Atividades

5/2004 - 2/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão P e D, .

Linhas de pesquisa
Projeto de Interface
5/2004 - 2/2005
Estágios , Divisão P e D, .

Estágio realizado
Projetista de interfaces.

Núcleo Softex Salvador, SOFTEX/SALVADOR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Sócio de empresa incubada, Enquadramento Funcional: Sócio-diretor, Carga horária: 10
Outras informações
Projeto piloto de desenvolvimento na área de intersecção entretenimento(jogos), conhecimento(educação) e comunicação (compartilhamento).

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Funcionário - incubada, Enquadramento Funcional: Web designer, modelador 3D, programador, Carga horária: 20
Outras informações
- Desenvolvedor Gráfico Desenvolvimento de Ambientes 3D; Criação da identidade visual dos produtos; Tratamento de imagens 2D;

Atividades

10/2004 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Softex Salvador, .

10/1999 - 9/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Softex Salvador, .


Centro de Integração Social da Criança e da Família, CISFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vice-coordenação, Carga horária: 20
Outras informações
Vice-coordenador da unidade do Cisfac em Rajadinha, Planaltina-DF.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Informática para crianças, jovens e adultos.



Linhas de pesquisa


1.
Interface de software educativo (metacognição)

Objetivo: - Melhorias através de testes de usabilidade para um software educativo de matemática no ensino fundamental. - Estudo básico sobre aprendizagem colaborativa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Palavras-chave: Projeto de Interface; Educação; Engenharia de Software.
2.
Engenharia de Software e projetos web

Objetivo: - Desenvolvimento e pesquisas de benchmarking para sistemas de E-commerce - Acompanhamento gerencial de projetos de TI e consultoria para pequenas, médias e grandes empresas e instituições - Atuação em gerência de projetos - Pesquisa sobre Métricas e aplicação de pontos por função - Pesquisa e aplicação de UML 1.0 e 1.X - Pesquisa sobre o estado-da-arte em projetos web, usando tecnologias CGI e ActiveX - Criação de metodologia própria para projeto, análise e implementação de projetos web diversos..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software / Especialidade: Projeto de Interfaces.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: E Commerce.
Setores de atividade: Consultoria em Sistemas de Informática; Desenvolvimento de Programas (Software).
Palavras-chave: Empresa Júnior; Formação profissional em informática; Projeto de Interface; E-commerce; Sistema de Controle de Eventos.
3.
Engenharia de Software para o desenvolvimento de jogos

Objetivo: - Pesquisa em grid services e P2P - Pesquisa em metodologias ágeis de software - Aplicação e extensão de eXtreme Programming - Desenvolvimento no domínio de jogos - Implementação de sistemas web e distribuído.
Palavras-chave: Engenharia de Software; Metodologias ágeis de desenvolvimento; modelagem ágil; Game Design; extreme programming; Desenvolvimento de jogos.
4.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem baseado em Jogos Empresariais

Objetivo: - Pesquisa sobre jogos de empresas - Pesquisa sobre jogos educativos - Pesquisa e desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) - Pesquisa Massive Multiplayer Games.
Palavras-chave: Game Design; Mídias digitais; E-commerce; e-learning.
5.
Desenvolvimento de jogos

Objetivo: - Pesquisa de ferramentas livres para desenvolvimento de jogos - Pesquisa sobre Modelagem 2D e 3D de jogos e Massive Multiplayer Games.
Palavras-chave: Game Design; Desenvolvimento de jogos.
6.
Projeto de Interface

Objetivo: Atuação em Web Design e projeto de interfaces de sistemas diversos (e-commerce, controladores de HW etc). Estudos e aplicação de conceitos de IHC. Implementação de projeto de Interfaces..
Palavras-chave: Engenharia de Software; Interface Homem-Computador; Projeto de Interface.
7.
E-learning - objetos de aprendizagem

Objetivo: Aplicação de metodologia de E-learning e criação de objetos de aprendizagem interativos e reutilizáveis. Aplicação de fundamentos em Web Design e pesquisa aplicada em design instrucional. Pesquisa, concepção gráfica e implementação de AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem).
Palavras-chave: e-learning; Inclusão digital; Interface Homem-Computador; Mídias digitais; Projeto de Interface; Objetos de Aprendizagem.
8.
Design de Interação
9.
E-learning
10.
Design de Interação

Objetivo: - Investigação em Interface Homem-Computador e Engenharia de Usabilidade - Testes de usabilidade: planejamento, roteiro, convocação e aplicação - Projeto de Interface (desde a análise de requisitos): - projetos de baixa (wireframes) e alta fidelidade (layout gráfico final) - Elaboração de layout gráfico, atuando como projetista de interfaces de sistemas digitais (Palm, PC, celular etc) - Modelagem de usuário - Estudos e aplicação de conceitos de IHC..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Game Design.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: E Learning.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Palavras-chave: Design de Interação; Testes de Usabilidade; Projeto de Interface; Interface Homem-Computador.
11.
Tecnologias educacionais

Objetivo: - Pesquisa e implementação de objetos de aprendizagem para o ensino fundamental - Pesquisa, concepção e implementação de Tutorial multimídia para inclusão digital - Aplicação de metodologias ágeis de desenvolvimeneto de SW (XP e SCRUM).
Palavras-chave: e-learning; Projeto de Interface; Desenvolvimento de jogos; Inclusão digital; Metodologias ágeis de desenvolvimento; Testes de Usabilidade.
12.
Jogos eletrônicos

Objetivo: Discutir aspectos de design, de computação e pedagógicos que envolvem o desenvolvimento de games e mídias digitais; Produzir pesquisas acadêmicas relacionadas as categorias citadas..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software / Especialidade: Projeto de Interfaces.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Educação; Desenvolvimento de jogos; Engenharia de Software; Projeto de Interface.
13.
Comunidades Virtuais

Objetivo: Discutir aspectos sociais e pedagógicos de comunidades virtuais, redes sociais, games e mídias digitais; Produzir pesquisas acadêmicas relacionadas as categorias citadas..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Game Design.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Desenvolvimento de jogos; Educação; Mídias digitais; e-learning.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Gamificação na Educação
Descrição: A gamificação na educação aparenta ser um campo de aplicação recente e carece de estudos e análises mais profundas. O presente estudo visa auxiliar o preenchimento desta lacuna, focando na possível aplicação da gamificação na Educação de jovens e adolescentes, grupo identificado como gerações Y e Z atualmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador / Valdeir de Souza Contaifer - Integrante.
2011 - 2012
Game social para ensino-aprendizagem
Descrição: Projeto de pesquisa e desenvolvimento de game social para ensino-aprendizagem de conceitos práticos de missiologia (teologia)..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador / Wiltonauar Moura - Integrante.
2008 - 2009
Interface gráfica do CUCA
Descrição: O CUCA é uma interface gráfica para PC´s de baixo custo voltados para o ensino fundamental. Seu projeto está pautado na criatividade e inovação, visando à quebra de paradigmas de usabilidade convencionais que trazem algum tipo de dificuldade ou restrição à utilização dos computadores por parte de estudantes do nível fundamental. A interface do CUCA define inicialmente os elementos de interface gráfica intuitiva para manuseio do desktop, navegação (busca) de arquivos, padrões de janelas, botões e menus. Formas convencionais de busca de informação nos computadores foram repensadas sob a ótica da pesquisa por conteúdo e pela navegação em estruturas mais intuitivas do que as árvores de diretórios de sistemas convencionais. O projeto foi encerrado com testes de usabilidade, correções, e a geração de um relatório com sugestões de usabilidade para uma versões futuras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Integrante / Fernando Martins - Integrante / Eduardo Jorge - Coordenador.
2007 - 2010
Concepção e desenvolvimento de Guia Multimídia para a inclusão digital
Descrição: O projeto inicialmente foi uma pesquisa aplicada em e-learning, informática básica e inclusão digital. Posteriormente o trabalho seguiu com o desenvolvimento de um software multimídia com conceitos de tutorial e ambiente de aprendizagem. Atualmente o projeto segue com a produção de conteúdo multimídia adaptado para usuários inciantes, visando a inclusão digital destes. O software já está sendo distribuído em computadores Semp Toshiba em todo o país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.Financiador(es): Instituto do Recôncavo de Tecnologia - Cooperação.
2006 - 2007
Integração de serviços de gerência de energia elétrica e segurança em ambiente web
Descrição: Anteriormente, em outros projetos do Instituto, a SMS desenvolveu em parceria com o IRT um sistema gerenciador de energia elétrica através do controle sobre o nobreak SMS. Posteriormente, foi desenvolvido um software de gerência de web câmeras, permitindo a transmissão online, envio de fotos pela internet e detecção de instrusão. O projeto tem o objetivo de integrar serviços de gerência de energia elétrica e segurança em ambiente web..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.
2006 - 2006
Simulação Interativa de Cadeia Alimentar através de Palm
Descrição: Projeto de desenvolvimento de simulador de cadeia alimentar para dispositivos Palm Zire. O uso proposto para este simulador é para salas de aula da Rede Educativa Positivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.Financiador(es): Centro Universitário Positivo - Cooperação.


Projetos de extensão


1999 - 2004
Projetos em e-commerce (InfoJr UFBA)
Descrição: Execução de projetos em e-commerce com o objetivo de: - Adquirir conhecimentos em linguagens e scripts para WEB, linguagem de programação - Desenvolvimento em Web Designer - Adquirir conhecimentos em modelagem de dados - Desenvolver a relação em grupo - Desenvolver a responsabilidade perante as atividades - Ter uma maior noção do que é o mercado e como é o convívio com os clientes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
1999 - 2004
Desenvolvimento, análise e projeto de sistema de eventos (OXI ENEJ)
Descrição: XI Encontro Nacional de Empresas Juniores que aconteceu em Salvador em Julho/2003 no Centro de Convenções com a presença de mais de 1300 empresários juniores de todo país..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2012
Plataforma lúdica de ensino-aprendizagem da língua inglesa
Descrição: Subprojeto que propõe o desenvolvimento de uma plataforma lúdica de ensino-aprendizagem de línguas, focando inicialmente na língua inglesa. A solução aproveitará a dinâmica dos jogos sociais, podendo ser executado dentro de uma rede social real. O objetivo é a qualificação de língua inglesa para fins específicos, capacitando profissionais em áreas de atendimento a estrangeiros. O projeto de pesquisa envolve o desenvolvimento de novos recursos tecnológicos para este fim e a criação de uma usabilidade inovadora, onde o participante escreve, ouve, lê e fala no idioma que deseja se comunicar para completar os quests (desafios)..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador / José Newton de Seixas Pereira Filho - Integrante / Diego Henrique Dantas Marques - Integrante / Fernando Alves Schiffler Pinto - Integrante.
2010 - 2012
Guardiões da Floresta: jogo para o ensino de matemática
Descrição: Jogo de computador (Windows e Linux) para o ensino de conceitos matemáticos e de lateralidade para crianças em idade escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Ícaro da Purificação Pereira - Integrante / Filipe Tiago Lima Pereira - Integrante.
2009 - 2011
Implementação de infra-estrutura técnica para testes de usabilidade
Descrição: Acompanhamento de projeto e obra da infra-estrutura do laboratório de usabilidade (para testes de usabilidade) do IRT. Implementação de processos e ferramentas para o funcionamento do laboratório de usabilidade (HW, SW e demais móveis e demais equipamentos necessários). Incluiu também HW para computação afetiva. Neste projeto foi elaborado modelo de laboratório de usabilidade baseado em bibliografia e experiências profissionais (had doc). Como resultado foi elaborado 01 processo para testes de usabilidade, configuradas 02 áreas para testes de usabilidade, projetado 01 equipamento de suporte próprio para auxiliar nos testes com aplicações móveis..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador / Hernane Pereira Borges - Integrante / Jussi Barros - Integrante / Ana Lúcia Lage - Integrante / Eduardo Manuel Jorge Freitas - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2011
Planejamento, execução e acompanhamento de Testes de Usabilidade
Descrição: Planejamento, execução e acompanhamento de Testes de Usabilidade de software..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.
2008 - 2011
Projetos de interface diversos
Descrição: - Concepção, planejamento e execução de projetos de interface para dispositivos diversos - Esta atividade inclui pesquisa constante - Tópicos: acessibilidade, design gráfico, tendências, interfaces 3D, displays touch, mobile, Android, iOS....
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador / Marcelo Costa Seixas - Integrante / Clarissa Costa - Integrante / Rafael Viana - Integrante / Thiago Colares - Integrante / Carlos Eduardo Cova - Integrante / Juliana Lisboa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2008
Tríade - mediando o processo de ensino aprendizagem da História (apoio FINEP)
Descrição: O Tríade mediando o processo ensino aprendizagem da História , visa possibilitar a imersão dos alunos no universo do século XVIII, especialmente na Revolução Francesa, despertando nos alunos do ensino fundamental e médio o desejo de aprender de forma lúdica e prazerosa. Este conteúdo rico e importante para entender o contexto da sociedade contemporânea será apresentado através de um jogo de simulação. Este tipo de game possibilita aos jogadores experimentar situações que não podem muitas vezes ser concretizadas no cotidiano. Assim, através da mediação desses jogos é possível criar novas formas de vida, gerir sistemas econômicos, constituir famílias, enfim, simular o real, antecipar e planejar ações, desenvolver estratégias, projetar os conteúdos afetivos, culturais e sociais do jogador que aprende na interação com os jogos eletrônicos. Como estes jogos não têm regras rígidas, admitem a emergência de vários estilos de jogos, construindo uma narrativa bem particular, idiossincrática, permitindo a presença dos diferentes modelos de aprendizagem. Assim, nesses enredos, é possível projetar questões particulares dos envolvidos nos games, re-significando-as, isto é, tornando-os autores, atores e interatores de suas histórias, autorizando-se no seu próprio processo de descoberta e construção. O contato com os games possibilita aos jovens habilidades fundamentais para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem neste caso na disciplina de história, e não só, eles proporcionam habilidades e competências para que se mantenham vivos na vida e no mundo do trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Gildeon Sena - Integrante / Leonardo Pessoa - Integrante / Félix Neto - Integrante / Esteban Gonzalez Clua - Integrante / Arivan da Silva Bastos - Integrante / Felipe Assis - Integrante / Shalon Cerqueira - Integrante / Osias Filho - Integrante / Tiago Pessoa - Integrante / Edvaldo Fagundes - Integrante / Mauro Lira - Integrante / Filomena Moitá - Integrante / Camila Lima Santana e Santana - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2007
Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para AVAs
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2006
Projeto SuperNova
Descrição: O projeto tem como função gerar e disseminar conhecimento aos seus usuários através de uma comunidade virtual colaborativa onde a qualidade e a inovação são os pilares estratégicos. A estratégia parte do ambiente SuperNova o qual a construção e atualização do conteúdo será mantida pela contribuição dos próprios usuários. Esta construção visa dar a possibilidade aos usuários de discutir, disponibilizar informações, divulgar trabalhos, teses, artigos, notícias, links, tudo de acordo com suas necessidades. Seguindo a estratégia de gerar e disseminar conhecimento aliado a interatividade, surge a Simulação Virtual Massiva da SuperNova, um jogo que simulará todas as necessidades, ações e decisões de um ambiente real, estimulando as relações entre os participantes e ficando sobre sua responsabilidade a fundação o futuro de uma empresa. No segundo momento serão lançados ambientes para usuários com interesses em outras áreas. Toda essa abrangência faz com que o jogo tenha um potencial de crescimento inesgotável..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador / Pedro Abondanza - Integrante / Rodrigo Valadares - Integrante / Tito Garrido - Integrante / Naiana Azevedo - Integrante / Bruno Alves - Integrante.Financiador(es): Núcleo Softex Salvador - Outra.
2004 - 2005
Projeto SMS - trifásico
Descrição: Projeto para desenvolvimento de sistema de gerência de nobreaks trifásicos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.
2004 - 2004
Projeto GERTEC
Descrição: Desenvolvimento de sistema web para gerência de terminais de consulta da GERTEC. Incluíndo integração entre hardware e software..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.
2001 - 2003
Projeto UNIPREV
Descrição: Projeto de Desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem e de cursos online para a UNIPREV..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Integrante / Solange Lamêgo - Coordenador.
2001 - 2003
Projeto SEBRAE - Rede das Redes
Descrição: Desenvolvimento de Ambiente de Colaboração e gestão do conhecimento para suporte da metodologia de Redes..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Integrante / Sérgio Fialho - Coordenador.
2001 - 2003
Projeto SEBRAE - Aprender a Empreender / cursos online
Descrição: Projeto de Desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem e de cursos online para o SEBRAE, constituindo o seu portal de educação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Integrante / Solange Lamêgo - Coordenador.
1999 - 2000
SOFTWAY - Empresa incubada
Descrição: Empresa Incubada SOFTEX, com projeto de desenvolvimento de software educativo para educação no trânsito, para atender crianças e adolescentes..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Abelmon de Oliveira Bastos - Coordenador.Financiador(es): Núcleo Softex Salvador - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Game Design.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Design de Interação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: E Learning.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Gerência de Projetos.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Projeto de Interfaces.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Interface Homem-Computador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Certificação Sun Java 2.0, Sun Microsystems Inc..
1999
1° lugar - categoria art online - Levi´s Millenium @rt-card Competition, Levi's - América Latina.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BASTOS, A. de O.; CONTAIFER, V. S. . Gamificação na Educação: transformando o ensino religioso num jogo. 1. ed. Balti, Moldova: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 164p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BASTOS, A. de O.. Torneio Intergalático. A Tarde, Caderno Digital, p. 6 - 6, 17 out. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, A. de O.; ALVES, L. R. G. ; BASTOS, A. S. . Registros da produção de um RPG para o ensino-aprendizagem de História. In: VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2007, São Leopoldo - RS. VI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2007.

2.
BASTOS, A. de O.; CHAVEZ, Christina Von Flach Garcia . Mapeamento do processo de Modelagem em eXtreme Programming no Domínio de Jogos. In: VI Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe, 2005, Aracaju-SE. ANAIS do VI ERBASE e do IV WTICGBASE. Aracaju-SE, 2005. v. 1. p. 8-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, A. de O.; CONTAIFER, V. S. . Gamificação na Educação: Transformando o ensino religioso num jogo.. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande-PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1. p. 1-12.

2.
BASTOS, A. de O.. Universal Game Design: Social and Practical Insights. In: Simpósio Latino Americano de Jogos, 2016, Criciúma-SC. Simpósio Latino Americano de Jogos. Araranguá-SC: UFSC, 2016. v. 1. p. 243-247.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, I. B. C. ; ALVES, L. R. G. ; BASTOS, A. de O. . Jogos digitais e a História: desafios e possibilidades. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012, Brasília. Proceedings of SBGames 2012. Brasília: SBC, 2012. p. 192-195.

2.
BASTOS, A. de O.; ANDRADE, Carolina de Souza . Oficina multidisciplinar - Colméia. In: Encontro Nacional de Empresas Juniores - ENEJ 2000, 2000, Brasília, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
BASTOS, A. de O.; ALVES, L. R. G. ; BASTOS, A. S. . São Leopoldo - RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MATOS, E. S. ; BASTOS, A. de O. . Mesa-redonda sobre Inclusão social. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BASTOS, A. de O.; ANDRADE, Carolina de Souza . Projeto Colméia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ALVES, L. R. G. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima ; BASTOS, A. S. ; PEREIRA, Ícaro da Purificação ; BASTOS, A. de O. . Guardiões da Floresta. 2012.

2.
ALVES, L. R. G. ; BASTOS, A. S. ; MARTINS, J.M. ; BASTOS, A. de O. ; NEVES, I. B. C. ; ASSIS, F. ; NETO, F. ; SENA, G. ; SANTANA, C. L. S. E. ; CERQUEIRA, S. ; FILHO, O. ; LIRA, M. ; MOURA, J. ; CLUA, E. G. ; MOITA, F. ; PESSOA, L. ; FAGUNDES, E. ; PESSOA, T. . Tríade: igualdade, liberdade e fraternidade. 2008.

3.
BASTOS, A. de O.. COLISEU - Sistema de Controle de Eventos. 2003.

Processos ou técnicas
1.
BASTOS, A. de O.. Processo de planejamento e execução de Testes de Usabilidade. 2010.

2.
BASTOS, A. de O.. Processo de desenvolvimento do projeto de interfaces em sistemas. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
BASTOS, A. de O.. Mini-curso de Javascript. 2011. .

2.
BASTOS, A. de O.; TERCEIRO, A. ; HECKERT, A. A. ; FREITAS, C. E. ; SCHWINGEL, C. ; SANTANA, C. ; BATISTA, D. ; NUNES, K. ; SANTOS, L. ; PAZ, M. ; PRETTO, N. ; OLIVEIRA, P. C. ; KROGER, P. ; A., R. S. B. ; TAVARES, T. ; VAZ, T. ; PINHEIRO, V. ; DANTAS, W. . Cartilha de Software Livre. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

3.
BASTOS, A. de O.. Curso de Flash e ActionScript. 2003. .

4.
BASTOS, A. de O.. Curso de Flash e ActionScript. 2003. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BASTOS, A. de O.. Finding Josef. 2012. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
BASTOS, A. de O.; MENEZES, M. . Storyboards para o filme 'Finding Josef'. 2012. Ilustração.

2.
BASTOS, A. de O.. Nordesteen News 2012. 2012. Ilustração.

3.
BASTOS, A. de O.. "Cordel de São João". 2008. Desenho.

4.
BASTOS, A. de O.. Coleção: Paisagens. 1998. Pintura.

Demais trabalhos
1.
BASTOS, A. de O.; CHAVEZ, Christina Von Flach Garcia . Mapeamento do processo de Modelagem em eXtreme Programming (XP) no domínio de jogos. 2005 (Monografia de conclusão de curso) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Nacional de Educação. Gamificação na Educação: Transformando o ensino religioso num jogo.. 2016. (Congresso).

2.
Simpósio Latino Americano de Jogos.Universal Game Design: Social and Practical Insights. 2016. (Simpósio).

3.
VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2012. (Seminário).

4.
ACAMPARTE 2011 - Seminário de Arte (Teatro, Música e Dança). 2011. (Seminário).

5.
Global Leardship Summit 2011. 2011. (Encontro).

6.
Um Novo Século a Procura de Líderes (com Josué Campanhã). 2011. (Seminário).

7.
VI Encuentro EducaRed. 2011. (Encontro).

8.
X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2011. (Simpósio).

9.
Global Leardship Summit 2010. 2010. (Encontro).

10.
Global Leardship Summit 2008. 2008. (Encontro).

11.
IV Seminário - Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação ? construindo novas trilhas. 2008. (Seminário).

12.
Desenvolvimento de jogos digitais no Nordeste: mapeando possibilidades. 2007. (Encontro).

13.
VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.Registros da produção de um RPG para o ensino-aprendizagem de História. 2007. (Simpósio).

14.
I ENCONTRO BAIANO DE ANIMAÇÃO. 2006. (Oficina).

15.
VI Escola Regional de Computação Bahia - Sergipe.Mapeamento do processo de Modelagem em eXtreme Programming no Domínio de Jogos. 2006. (Seminário).

16.
V Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2006. (Simpósio).

17.
I Seminário Jogos Eletrônicos: narrativas, aprendizagem e desenvolvimento, construindo novas trilhas. 2005. (Seminário).

18.
V Escola Regional de Computação Bahia - Sergipe. 2005. (Outra).

19.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2004. (Congresso).

20.
II Ibero-Amrican Symposium on Computer Graphics. 2004. (Simpósio).

21.
SBGAMES 2004. 2004. (Simpósio).

22.
XVII Brazilian Symposion on Computer Graphics and Image Processing. 2004. (Simpósio).

23.
IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e WEB. 2003. (Simpósio).

24.
SBGAMES 2003. 2003. (Simpósio).

25.
XI Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2003. (Encontro).

26.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).

27.
IV Encontro de Empresas Juniores do Estado da Bahia.Inclusão social. 2002. (Encontro).

28.
x Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2002. (Encontro).

29.
3° Encontro de Empresas Juniores do Estado da Bahia. 2001. (Encontro).

30.
2° Encontro de Empresas Juniores do Estado da Bahia. 2000. (Encontro).

31.
Encontro Nacional de Empresas Juniores.ENEJ 2000. 2000. (Encontro).

32.
VIII Semana de Informática da UFBA. 2000. (Seminário).

33.
1° Encontro de Empresas Juniores do Estado da Bahia. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BASTOS, A. de O.; BARRETO, Rebeca ; ABONDANZA, Pedro . XI Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2003. (Congresso).

2.
BASTOS, A. de O.; ANTUNES, Paula P. . 2° Encontro de Empresas Juniores do Estado da Bahia - II EEJ/BA. 2000. (Congresso).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ALVES, L. R. G. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima ; BASTOS, A. S. ; PEREIRA, Ícaro da Purificação ; BASTOS, A. de O. . Guardiões da Floresta. 2012.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BASTOS, A. de O.; CONTAIFER, V. S. . Gamificação na Educação: transformando o ensino religioso num jogo. 1. ed. Balti, Moldova: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 164p .


Programa de Computador sem registro de patente
1.
ALVES, L. R. G. ; PEREIRA, Filipe Tiago Lima ; BASTOS, A. S. ; PEREIRA, Ícaro da Purificação ; BASTOS, A. de O. . Guardiões da Floresta. 2012.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BASTOS, A. de O.; BARRETO, Rebeca ; ABONDANZA, Pedro . XI Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2003. (Congresso).



Outras informações relevantes


Ilustrador e pintor auto-didata. A criação (sua diversidade, texturas, cores e formas) é uma inspiração visual.



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