Renata Martins Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0330575520783859
  • Última atualização do currículo em 09/06/2014


Doutoranda da PUC- Rio no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciada Plena em Letras - português/ inglês - pela UFRJ. Atualmente, atua como Professora Adjunta da Faculdade CCAA, Docente de Língua Estrangeira - Inglês no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A área de estudo compreende o uso de novas tecnologias no ensino/ aprendizagem de línguas estrangeiras nas modalidades presencial e a distância, assim como a análise do discurso nas redes sociais digitais contemporâneas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Martins Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, R. M.

Endereço


Endereço Profissional
FACULDADE CCAA, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS.
Avenida Marechal Rondon, 1460
Riachuelo
20950-202 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21565000
URL da Homepage: www.faculdadeccaa.com.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em ESTUDOS DA LINGUAGEM.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Maria das Graças Dias Pereira.
2004 - 2007
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Aprendizagem de línguas via e-tandem: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Kátia Cristina do Amaral Tavares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
1999 - 2003
Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Maria Luíza Braga.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio MV1.




Formação Complementar


2012
Formação Para a Docência em Educação a Distância. (Carga horária: 180h).
FACULDADE CCAA.
1999
Língua Espanhola. (Carga horária: 280h).
Centro Cultural Anglo Americano.
1995 - 2000
LÍngua Inglesa. (Carga horária: 741h).
Centro Cultural Anglo Americano.


Atuação Profissional



Faculdade CCAA, Faculdade CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Inglesa nos seguintes cursos de graduação: Administração, Comunicação Social, Marketing e Jogos Digitais.


Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I de Língua Inglesa, Carga horária: 32
Outras informações
Docente de Língua Inglesa - Ensino Médio. Duas matrúculas (16 horas cada) - Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes/ Colégio Estadual Professor José de Souza Marques.


Waldyr Lima Editora, WLE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Contrato Temporário Renovável, Enquadramento Funcional: Redator de Blog, Carga horária: 5
Outras informações
Redação de textos voltados ao ensno/ aprendizagem de línguas estrangeiras.


Colégio Santa Mônica, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 10
Outras informações
Aulas de Língua Inglesa dentro de uma abordagem comunicativa.


CNEC - Colégio Cenecista Joaquim Manoel de Macedo, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Estrangeira - Inglês


Curso YES! - Yelding English School, YES!, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Didática, Carga horária: 40


Fundação Pró-Saber, FPS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 6
Outras informações
Orientando graduandos sob os aspectos: língua estrangeira, metodologia de ensino, crítica a material didático, elaboração de material complementar, elaboração de avaliações escritas e orais. Organizando eventos culturais.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrando aulas de língua inglesa.


MEGG'S Idiomas e Eventos, CCAA - FLAMENGO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Ensino
Outras informações
Ministrando aulas de Língua Estrangeira - Inglês.


CLAC - Cursos de Línguas Abertos a Comunidade/ UFRJ, CLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrando aulas de inglês do nível iniciante ao avançado. Responsável pela elaboração de avaliações dos níveis diversos dos cursos de língua inglesa.

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Liderando encontros de orientação acadêmica para os novos monitores que ingressaram no Projeto CLAC. Organizando e coordenando eventos acadêmicos e culturais.


Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Ensino de Ingês
Outras informações
Ministrando aulas de inglês como Língua Estrangeira.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
O uso de ferramentas multimidiáticas colaborando com o ensino/ aprendizagem de línguas estrangeiras

Descrição: A revolução multimidiática do século XXI tem remodelado os métodos tradicionais de aprendizagem de línguas estrangeiras. A internet e suas facilidades têm possibilitado o acesso a diversos tipos de informação assim como diminuido as distâncias entre falantes de idiomas distintos. Cabe aos profissionais da educação, especialmente os educadores de culturas e línguas estrangeiras, utilizarem essas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado a favor de suas elaborações de planos de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Renata Martins Amaral - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Intersignos (Rio de Janeiro)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Intersignos (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
27º lugar por CRE - Aprovada no Concurso para Docentes I (Língua Inglesa) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
2009
9º lugar geral - Aprovada no Concurso para Docentes II (Língua Inglesa) da Prefeitura Municipal de Quissamã, Prefeitura Municipal de Quissamã.
2006
6º lugar por coordenadoria - Aprovada no Concurso para Docentes I (Língua Inglesa) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Educação.
2006
Professora NOTA 10, Colégio Estadual Antônio Gonçalves.
2005
4º lugar geral - Aprovada no Concurso para Docentes I (língua Inglesa) da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu.
2004
1º lugar geral - Concurso para Docentes I (Língua Inglesa) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Educação.
2003
2º lugar geral (23 vagas) - Mestrado do Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ FL - Faculdade de Letras.
2000
1º lugar geral (30 vagas) - Aprovada na seleção para monitores do CLAC (Cursos de Línguas abertos à Comunidade), UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ FL - Faculdade de Letras.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, R. M. . Interação em Regime de E-Tandem: Uma Modalidade de Aprendizagem de Línguas. In: II Fórum de Metodologias do Ensino de Línguas e Literaturas, 2010, Rio de Janeiro. II Fórum de Metodologias do Ensino de Línguas e Literaturas. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2010. v. 2. p. 47-56.

2.
AMARAL, R. M. . Relação aluno-professor no contexto interacional. In: I Fórum CLAC, 2003, Rio de Janeiro. Ensino de Línguas, reflexão e prática: coletânea dos trabalhos apresentados no Fórum CLAC. Rio de Janeiro: 858787043323, 2003. v. 1. p. 155-158.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, R. M. . The Use of Technological Tools to Support English Language Classes. In: 13th BRAZ-TESOL National Convention 'Proud to Be', 2012, Rio de Janeiro. 13th BRAZ-TESOL National Convention "Proud to Be" (Caderno de Resumos), 2012.

2.
AMARAL, R. M. . Relação aluno-professor no contexto interacional. In: I Forum CLAC, 2002, Rio de Janeiro. I Forum CLAC (Caderno de Resumos & Horários), 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, R. M. . The Use of Technologial Tools to Support English Language Classes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AMARAL, R. M. . O Uso de Tecnologias em Sala de aula de Língua Estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMARAL, R. M. . Interação em Regime de E-Tandem: Uma modalidade de Aprendizagem de Línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMARAL, R. M. . O diálogo pintado: eu e o outro - uma leitura bakhtiniana da obra de Shaofeng. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
AMARAL, R. M. . 'Matador': cristalização de discursos de masculinidade hegemônica através da construção identitária da mulher. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AMARAL, R. M. . Relação aluno-professor no contexto interacional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMARAL, R. M. ; SILVA, R. C. V. P. . O Marcador Discusivo 'aí'. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
AMARAL, R. M. . Qual é a idade ideal para matricular seu filho em um curso de idiomas?. 2013; Tema: Ensino de Línguas Estrangeiras. (Blog).

2.
AMARAL, R. M. ; MORAES, M. ; LEITAO, M. A. V. . Quanto tempo levamos para aprender uma língua estrangeira?. 2012; Tema: Ensino de idiomas. (Blog).

3.
AMARAL, R. M. ; MORAES, M. ; LEITAO, M. A. V. . De quanto tempo preciso para aprender um idioma?. 2012; Tema: Ensino de idiomas. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, M. R. B.; AMARAL, R. M.; DESCHAMPS, A. L. L.. Participação em banca de Alessandra Lucio dos Santos.Uma pausa reflexiva pra o ensino de língua inglesa nas escolas da rede pública.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade CCAA.

2.
MEIRELLES, S. R.; AMARAL, R. M.; CARVALHO, S. N.. Participação em banca de Raquel Vital Coutinho Souza.Maneiras divertidas de ensinar a língua inglesa para crianças.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade CCAA.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Letras 2014.A crise na Educação Pública, relatos de experiências. 2014. (Seminário).

2.
VII Jornada de Estudos do Discurso. 2013. (Seminário).

3.
I Semana Acadêmica do Polo Regional UAB/CEDERJ de Rio Bonito.O Uso de tecnologias em sala de aula de língua estrangeira. 2012. (Seminário).

4.
13th BRAZ-TESOL National Convention.The Use of Technological Tools to Support English Language Classes. 2012. (Seminário).

5.
VI Jornada de Estudos do Discurso. 2012. (Seminário).

6.
II Fórum de Metodologias do Ensino de Línguas e Literaturas.Interação em Regime de E-Tandem: Uma Modalidade de Aprendizagem de Línguas. 2010. (Seminário).

7.
15º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.O diálogo pintado: eu e o outro - uma leitura bakhtiniana da obra de Shaofeng. 2005. (Outra).

8.
CBLA - Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).

9.
I Seminário da Linha de Pesquisa Memória e Linguagem - Práticas Discursivas e Construção de Sentidos."Matador": cristalização de discursos de masculinidade hegemônica através da construção identitária da mulher. 2004. (Seminário).

10.
I Fórum CLAC.Relação aluno-professor no contexto interacional. 2003. (Seminário).

11.
XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural.O marcador discursivo "aí". 2000. (Seminário).

12.
IX Congresso da ASSEL-RIO - Tradição e Ruptura nos Estudos da Linguagem. 1999. (Congresso).

13.
I Encontro de Professores de Língua Portuguesa e Literatura - Repensando o Ensino de Português. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, R. M. . II Feira Cultural do CLAC - "Culturas pela Cidadania". 2003. (Exposição).

2.
AMARAL, R. M. . I Feira Cultural do CLAC - "Culturas pela Paz". 2002. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 31/08/2014 às 5:18:20