Lauro José Moreira Guimarães

Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3900005624888128
  • Última atualização do currículo em 25/02/2018


Possui graduação em Agronomia (2003), Mestrado (2004) e Doutorado em Genética e Melhoramento (2006) pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente em: melhoramento de milho, estresses abióticos (tolerância ao déficit hídrico; eficiência no uso de P; tolerância ao Al), estresses bióticos, seleção assistida por marcadores moleculares, planejamento experimental, análise de dados, desenvolvimento de linhagens, híbridos e variedades de milho. Colabora com diversas Universidades, orientando ou co-orientando estudantes graduação, de mestrado e de doutorado. Membro da Câmara de Assessoramento em Agricultura (CAG) da FAPEMIG (2016, 2017 e 2018). Atualmente é coordenador do arranjo de projetos da Embrapa "Gen-Milho" e do projeto "Melhoramento de Milho: ativos genéticos para diversos usos, épocas e regiões do Brasil". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lauro José Moreira Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, L. J. M.;GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA;GUIMARÃES, LAURO JOSÉ M.;GUIMARÃES, L.J.M.;GUIMARAES, LAURO JM;Guimarães, Lauro José

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo.
Rodovia Estadual. MG 424 KM 45 - Sete Lagoas - MG
Zona Rural
35701970 - Sete Lagoas, MG - Brasil - Caixa-postal: 285
Telefone: (31) 30271172
Ramal: 1172
Fax: (31) 30271188
URL da Homepage: http://www.cnpms.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Doutorado em Genética e Melhoramento.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Caracterização de genótipos de milho desenvolvidos sob estresse de nitrogênio e herança da eficiência de uso deste nutriente, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Glauco vieira Miranda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Milho; Linhagens; Híbridos de Milho; Eficiência no uso de nitrogênio; Capacidades de combinação; Adaptabilidade e estabilidade.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa.
Setores de atividade: Produção Vegetal.
2003 - 2004
Mestrado em Genética e Melhoramento.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Avaliação de testadores e seleção de linhagens de milho,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Glauco Vieira Miranda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Milho; Capacidade de Combinação; Melhoramento Vegetal; Híbridos de Milho; Linhagens; Heterose.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa.
Setores de atividade: Produção Vegetal.
1998 - 2003
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Orientador: Glauco Vieira Miranda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1994 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal, CEDAF, Brasil.




Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador A, Carga horária: 40

Atividades

12/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, .



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de cultivares de milho

Objetivo: Desenvolvimento de linhagens, híbridos e variedades sintéticas de milho.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Rede Nacional de Avaliação de Cultivares de Milho - RENAMILHO Fase II
Descrição: O projeto RENAMILHO Fase II consiste na integração de esforços entre instituições - de pesquisa, de ensino e de extensão rural - e visa a obtenção de informações técnicas relevantes relacionadas a cultura do milho, por meio de validação tecnológica, em um processo dinâmico. Tem a coordenação conjunta da Embrapa Milho e Sorgo e da Embrapa Tabuleiros Costeiros e seu objetivo principal é a transferência de tecnologias para os setores produtivos do país, principalmente àqueles caracterizados por sistemas de produção de médio e de baixo investimento, ou seja, de menor adoção de tecnologia. Para além da geração de informações que serão utilizadas para a transferência de tecnologias voltadas ao sistema de produção do milho, a rede de cooperação proposta pelo projeto é também uma importante fonte de informações para o cumprimento das exigências legais para o lançamento de novas cultivares de milho, principalmente daquelas cultivares provenientes de empresas de pequeno e médio portes. Por meio de testes de desempenho e de adaptabilidade, serão verificados quais são as cultivares de milho que demonstram maior eficiência produtiva em cada região brasileira, em que se cultiva milho, sendo possível então a identificação e a recomendação de genótipos superiores e mais adaptados. Para tanto, há atividades distribuídas em todas as regiões geográficas do Brasil, as quais contemplam sistemas de produção que vão da agricultura familiar ao agronegócio, englobando diferentes níveis tecnológicos. Sendo assim, os genótipos serão avaliados em sistemas de produção diferenciados quanto ao tipo e ao uso de tecnologias, para que seja possível apresentar aos produtores de milho e aos técnicos da extensão rural os sistemas de produção economicamente mais eficientes para cada caso e para cada região produtora. Espera-se com este projeto, a realização de uma efetiva transferência de tecnologias, traduzida em conhecimentos e informações levadas ao público usuário, por meio de URTs, Dias de Campo e Visitas Técnicas, além da divulgação de resultados através de mídia eletrônica, publicações técnicas da Embrapa, Resumos em Congressos, Notas Técnicas, Artigos Científicos, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Integrante / Hélio Wilson Lemos de Carvalho - Integrante / Leonardo Melo Pereira da Rocha - Coordenador.
2016 - Atual
Seleção genômica ampla como ferramenta para o melhoramento de milho com foco em tolerância ao déficit hídrico
Descrição: Dentre os diversos estresses abióticos que podem ser agravados com as mudanças climáticas, o déficit hídrico é considerado uma das principais causas da indisponibilidade global de alimentos. O melhoramento genético tem papel preponderante para o aumento de produtividade, por meio do desenvolvimento de cultivares que apresentam maior potencial produtivo, tanto em condições climáticas favoráveis quanto em condições de restrição hídrica. No entanto, a tolerância ao déficit hídrico é um caráter de herança quantitativa, com fenótipo e controle genético complexos, cujas avaliações fenotípicas demandam grande disponibilidade de espaço e recursos. Além disso, erros experimentais elevados são comuns em condições de estresses abióticos. Recentemente, com a redução dos custos das tecnologias de genotipagem em larga escala, tem sido proposta uma nova abordagem, conhecida como seleção genômica, para o melhoramento de caracteres de herança quantitativa. Ao utilizar a informação de marcadores moleculares distribuídos ao longo do genoma, a seleção genômica permite determinar, com maior acurácia, os valores genéticos (breeding values) de indivíduos candidatos à seleção em um programa de melhoramento, a partir de um modelo genético-estatístico previamente ajustado em uma população de treinamento, contendo dados genotípicos (marcadores moleculares) e fenotípicos. Assim, com base apenas nos valores genéticos preditos, é possível identificar indivíduos de melhor performance, sem a necessidade de realizar avaliações fenotípicas, reduzindo o tempo necessário para o desenvolvimento de novos cultivares, e aumentado o ganho genético por unidade de tempo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Integrante / PASTINA, MARIA MARTA - Coordenador.
2016 - Atual
Pré-melhoramento, Fenotipagem e Agregação de Valor em Recursos Genéticos de Milho
Descrição: O projeto visa agregar valor a recursos genéticos melhorados e não-melhorados por meio da fenotipagem e desenvolver novas combinações genotípicas com alto potencial de uso como matéria-prima em outros projetos do Arranjo Gen-Milho ou disponibilizados como ativos de inovação para diferentes parceiros. O projeto contempla ações de fenotipagem e pré-melhoramento para dois grandes grupos. O primeiro compreende estresses bióticos (doenças e pragas), estresses abióticos (tolerância à seca e toxidez de alumínio) e eficiência no uso de nutrientes (N e P). O segundo, contempla usos especiais de milho como forragem, milho verde e milho doce e milhos com atributos de interesse para indústrias alimentícias e não-alimentícias, para produção de etanol e voltados para a segurança alimentar e fins nutracêuticos. O projeto envolve uma rede multidisciplinar focada na valoração de recursos genéticos com variados graus de melhoramento e o desenvolvimento de novas fontes de germoplasma, que em sua maioria, não são genótipos ainda prontos para o mercado, mas produtos pré-tecnológicos de alto valor agregado (ativos de inovação). O foco do projeto é a agregação de valor via fenotipagem e pré-melhoramento, entretanto, algumas ações serão desenvolvidas com o objetivo de validar novos métodos de fenotipagem para uso em projetos futuros. Os resultados obtidos serão de grande aplicabilidade nos programas de melhoramento seja via agregação de valor a recursos genéticos não melhorados (banco ativo de germoplasma) ou melhorados (coleção elite), seja pela obtenção de novos materiais genéticos (compostos, linhagens e híbridos experimentais com características inovadoras) gerados via ações de pré-melhoramento ou ainda pelo volume de informações a ser agregada a este recurso genético via ações de fenotipagem. Estas informações serão organizadas numa base de dados que encontra-se em construção em outro projeto e que deverá armazenar os dados gerados no Arranjo. Os principais beneficiários dos ativos gerados serão o programa de melhoramento da Embrapa, outras instituições públicas e privadas que terão acesso aos mesmos via Novos Modelos de Negócios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Integrante / Flavia França Teixeira - Coordenador.
2015 - Atual
Arranjo Gen-Milho - Inovação em Ativos Genéticos de Milho
Descrição: O Arranjo Gen-Milho reúne uma série de projetos financiados pela Embrapa e por agências de fomento à pesquisa para o desenvolvimento de ativos genéticos, práticas, processos e avanços no conhecimento com a cultura do milho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Coordenador.
2015 - Atual
Melhoramento de Milho: ativos genéticos para diversos usos, épocas e regiões do Brasil
Descrição: O projeto tem por objetivos: desenvolver e disponibilizar ativos genéticos de milho (genótipos fontes de genes nativos relacionados a caracteres de alto valor, linhagens, híbridos e variedades) que atendam a diferentes demandas de produtores e consumidores, com foco regional, e com valor agregado para tolerância aos estresses bióticos e abióticos, para segurança alimentar e para usos industriais; gerar e disponibilizar informações que agreguem valor a cultivares de milho; promover treinamento de estudantes e técnicos; fortalecer parcerias institucionais (públicas e privadas); proporcionar oportunidades de negócios com ativos genéticos de milho da Embrapa; e dar suporte a outros projetos relacionados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Coordenador.
2015 - Atual
Estratégias de manejo de fungos toxigênicos e micotoxinas em milho em condição de campo
Descrição: A incidência de grãos ardidos e micotoxinas em milho é atualmente um dos principais problemas para a cultura, por estar relacionada a problemas de saúde animal e humana e perdas econômicas, tanto na redução da produção como em barreira não tarifária para exportação dos grãos. Assim, estratégias que busquem reduzir a incidência de micotoxinas no Brasil devem ser prioridade dos setores envolvidos. O primeiro passo para reduzir a incidência de grãos ardidos e de micotoxinas é conhecer como atividades de manejo da cultura em pré-colheita podem favorecer o aumento ou a redução de fungos toxigênicos e consequentemente alterar os níveis de micotoxinas produzidos. Neste trabalho, serão avaliadas estratégias que possam reduzir a ocorrência de fungos toxigênicos e suas micotoxinas considerando um conjunto de estratégias que envolvem a caracterização de cultivares comerciais, a identificação de fontes de genes de resistência em linhagens e híbridos experimentais e a avaliação do efeito de medidas culturais. Estas medidas incluem: épocas de plantio; épocas de colheita, diferentes cultivares transgênicas e convencionais e diferentes níveis de adubação. Com estes resultados pretende-se identificar fontes de resistência e medidas culturais, que possam ser adotadas no sistema de produção de milho no Brasil de forma a prevenir/reduzir os níveis de contaminação com fungos toxigênicos e micotoxinas nos grãos. Esta proposta será apresentada como um projeto MP2, liderada pela Embrapa Milho e Sorgo e contará com a participação de cooperativas, outras unidades da Embrapa, Embrapa Agroindústria de Alimentos, RJ, Embrapa Arroz e Feijão, GO; Embrapa Pesca e Aquicultura, TO, Embrapa Agrossilvopastoril, MT, Embrapa Rondônia, RO, Embrapa Tabuleiros Costeiros, SE, com outras instituições públicas, como a Universidade Federal de Uberlândia, a Universidade Federal do Tocantins e o Instituto Agronômico do Paraná-IAPAR e empresas privadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Integrante / SILVA, DAGMA DIONÍSIA DA - Coordenador.
2014 - Atual
Predição dos valores genotípicos de híbridos simples de milho para segunda safra através de um modelo genético-estatístico que integra efeitos da interação genótipo x ambiente, e efeitos genéticos aditivo e de dominância.
Descrição: Com a redução dos custos das tecnologias de genotipagem em larga escala, tem sido proposta uma abordagem, conhecida como seleção genômica ou seleção genômica ampla, para o melhoramento de caracteres de herança quantitativa, que pode ser uma ferramenta útil para aumentar a eficiência de seleção e reduzir custos com fenotipagem em programas de melhoramento de milho. O princípio da seleção genômica consiste em determinar os valores genotípicos de indivíduos candidatos à seleção, com base apenas no genótipo de marcadores moleculares. Para isso, primeiramente, os efeitos de um grande número de marcadores são estimados, simultaneamente, a partir de dados genotípicos e fenotípicos disponíveis para uma população de treinamento. Com a seleção genômica, dados fenotípicos de múltiplos ambientes advindos dos ensaios de programas de melhoramento podem ser utilizados para a composição dessas populações de treinamento, desde que modelos genético-estatísticos que incorporem a informação da interação G x E sejam utilizados para a obtenção dos efeitos de marcadores específicos para cada ambiente. Além disso, em espécies que apresentam elevado nível de heterose, como é o caso do milho, é adequado que os modelos de seleção genômica considerem não somente os efeitos genéticos aditivos, mas também, os efeitos genéticos de dominância para a predição dos valores genotípicos de híbridos, que são o foco principal dos programas de melhoramento. Nesse contexto, o presente projeto busca implementar estratégias de seleção genômica em um programa de melhoramento de milho para segunda safra, utilizando como população de treinamento um conjunto de híbridos simples avaliados em múltiplos ambientes, diferentes anos e locais, nos ensaios intermediários do programa de melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo. Para isso, propõe-se: a obtenção dos dados genotípicos, utilizando a tecnologia de GBS, de 570 linhagens elite genitoras dos híbridos simples avaliados nos ensaios intermediários do programa de melhoramento de milho da Embrapa Milho e Sorgo; o uso de um modelo genético-estatístico que incorpore as informações da interação , e efeitos genéticos aditivos e de dominância para a seleção genômica; a avaliação da acurácia do modelo proposto para a predição dos valores genotípicos de híbridos simples avaliados em múltiplos ambientes; e o estabelecimento de uma rotina (pipeline) para otimizar o processo das análises estatísticas de seleção genômica no programa de melhoramento de milho da Embrapa Milho e Sorgo. Assim, com base nos resultados deste projeto, será possível avaliar o uso de dados de MET na seleção genômica, utilizando um modelo genético-estatístico adequado a realidade do programa de melhoramento de milho para segunda safra da Embrapa Milho e Sorgo. Com isso, espera-se que seja possível predizer os valores genotípicos de híbridos simples em futuros cruzamentos, com a utilização mínima de avaliações fenotípicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Integrante / PASTINA, MARIA MARTA - Coordenador.
2013 - 2016
Desenvolvimento de recursos genéticos de cereais tolerantes à seca
Descrição: O projeto tem como objetivo identificar materiais mais tolerantes ao déficit hídrico através de avaliações fenotípicas, mapeamento de QTLs e mapeamento associativo em milho, sorgo, trigo e arroz..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Integrante / Newton Portilho Carneiro - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2010
DESENVOLVIMENTO DE CULTIVARES E RECURSOS GENÉTICOS DE MILHO, COM ENFOQUE REGIONAL,TOLERANTES AOS ESTRESSES BIÓTICOS E ABIÓTICOS E COM VALOR AGREGADO DE USO PARA SEGURANÇA ALIMENTAR
Descrição: A Rede de Desenvolvimento de Cultivares de Milho coordenada pela Embrapa atua como catalisadora para geração de conhecimento multidisciplinar, plataforma de tecnologias, berçário de empresas de sementes e geradora de receitas. O milho é componente importante de alimentos, rações e matérias primas. É produzido e consumido em todas as regiões do país sob diferentes sistemas de produção, condições sociais, econômicas e ambientais. O objetivo desse projeto é gerar conhecimento, recursos genéticos e cultivares produtivas, adaptadas às diversas regiões, épocas de plantio e níveis de tecnologia, tolerantes aos principais estresses bióticos e abióticos, com maior valor agregado e para segurança alimentar..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Lauro José Moreira Guimarães - Integrante / Sidney Netto Parentoni - Integrante / Cleso Antônio Patto Pacheco - Integrante / Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães - Coordenador.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Melhoramento Vegetal.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Planejamento de Experimentos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
6.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2003
Votos de Louvor - destaque no curso de Agronomia, Universidade Federal de Viçosa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1DIAS, KAIO OLÍMPIO DAS GRAÇAS2018 DIAS, KAIO OLÍMPIO DAS GRAÇAS ; GEZAN, SALVADOR ALEJANDRO ; GUIMARÃES, CLAUDIA TEIXEIRA ; NAZARIAN, ALIREZA ; DA COSTA E SILVA, LUCIANO ; PARENTONI, Sidney Netto ; DE OLIVEIRA GUIMARÃES, PAULO EVARISTO ; DE OLIVEIRA ANONI, CARINA ; PÁDUA, JOSÉ MARIA VILLELA ; DE OLIVEIRA PINTO, MARCOS ; NODA, ROBERTO WILLIANS ; RIBEIRO, CARLOS ALEXANDRE GOMES ; DE MAGALHÃES, JURANDIR VIEIRA ; GARCIA, ANTONIO AUGUSTO FRANCO ; DE SOUZA, JOÃO CÂNDIDO ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; PASTINA, MARIA MARTA . Improving accuracies of genomic predictions for drought tolerance in maize by joint modeling of additive and dominance effects in multi-environment trials. HEREDITY, v. online, p. 1, 2018.

2.
2DIAS, KAIO OLÍMPIO DAS GRAÇAS2017 DIAS, KAIO OLÍMPIO DAS GRAÇAS ; GEZAN, SALVADOR ALEJANDRO ; GUIMARÃES, C. T. ; PARENTONI, SIDNEY NETTO ; GUIMARÃES, PAULO EVARISTO DE OLIVEIRA ; Carneiro, Newton Portilho ; PORTUGAL, ARLEY FIGUEIREDO ; BASTOS, EDSON ALVES ; CARDOSO, MILTON JOSÉ ; ANONI, CARINA DE OLIVEIRA ; DE MAGALHÃES, JURANDIR VIEIRA ; DE SOUZA, JOÃO CÂNDIDO ; GUIMARÃES, L. J. M. ; PASTINA, MARIA MARTA . Estimating Genotype × Environment Interaction for and Genetic Correlations among Drought Tolerance Traits in Maize via Factor Analytic Multiplicative Mixed Models. CROP SCIENCE, v. 1, p. 1-10, 2017.

3.
3GERHARDT, I.F.S.2017GERHARDT, I.F.S. ; JÚNIOR, A.T. AMARAL ; GUIMARÃES, L.J.M. ; SCHWANTES, I.A. ; SANTOS, A. ; KAMPHORST, S.H. ; LIMA, V.J. ; POBLETE, F.M. ; MYERS, G.O. . Intraspecific variability of popcorn S7 lines for phosphorus efficiency in the soil. GENETICS AND MOLECULAR RESEARCH, v. 16, p. x-xx, 2017.

4.
34TEIXEIRA, FLAVIA FRANÇA2017TEIXEIRA, FLAVIA FRANÇA ; PORTUGAL, ARLEY FIQUEIREDO ; OLIVEIRA, MARCIELE SILVA ; SILVA, DAGMA DIONÍSIA ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; GUIMARÃES, PAULO EVARISTO OLIVEIRA ; PARENTONI, SIDNEY NETTO . PRÉ-MELHORAMENTO DE MILHO PARA RESISTÊNCIA À MANCHA-BRANCA E À FERRUGEM-POLISSORA. REVISTA BRASILEIRA DE MILHO E SORGO (ONLINE), v. 16, p. 273, 2017.

5.
35OLIVEIRA, INOCENCIO JUNIOR DE2017OLIVEIRA, INOCENCIO JUNIOR DE ; ATROCH, ANDRÉ LUIZ ; DIAS, MIGUEL COSTA ; Guimarães, Lauro José ; GUIMARÃES, PAULO EVARISTO DE OLIVEIRA . Selection of corn cultivars for yield, stability, and adaptability in the state of Amazonas, Brazil. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 52, p. 455-463, 2017.

6.
4PÁDUA, JOSÉ MARIA VILLELA2016 PÁDUA, JOSÉ MARIA VILLELA ; DAS GRAÇAS DIAS, KAIO OLÍMPIO ; PASTINA, MARIA MARTA ; DE SOUZA, JOÃO CÂNDIDO ; Queiroz, Valéria Aparecida Vieira ; DA COSTA, RODRIGO VERAS ; DA SILVA, MARIA BEATRIZ PEREIRA ; RIBEIRO, CARLOS ALEXANDRE GOMES ; GUIMARÃES, CLAUDIA TEIXEIRA ; GEZAN, SALVADOR ALEJANDRO ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA . A multi-environment trials diallel analysis provides insights on the inheritance of fumonisin contamination resistance in tropical maize. Euphytica (Wageningen), v. 209, p. 1-9, 2016.

7.
32GUIMARÃES, L.J.M.2016GUIMARÃES, L.J.M.; da Costa, Rodrigo Véras . Milho: doenças manejadas. Cultivar Grandes Culturas, v. 211, p. 6-8, 2016.

8.
31NICOLI, ALESSANDRO2016NICOLI, ALESSANDRO ; ZAMBOLIM, LAÉRCIO ; COSTA, RODRIGO VERAS DA ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; LANZA, FABRÍCIO EUSTÁQUIO ; SILVA, DAGMA DIONÍSIA DA ; COTA, LUCIANO VIANA . Identification of sources of resistance to anthracnose stalk rot in maize. Ciência Rural, v. 46, p. 1885-1890, 2016.

9.
30MEIRELLES, Walter Fernandes2016MEIRELLES, Walter Fernandes ; PARENTONI, Sidney Netto ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; GUIMARÃES, Paulo Evaristo de Oliveira ; PACHECO, CLESO ANTONIO PATTO ; OLIVEIRA, ANTONIO CARLOS DE ; Mendes, Flávia Ferreira ; SCAPIM, CARLOS ALBERTO . Análise dialélica de linhagens de milho quanto à responsividade ao fósforo e à sua eficiência de uso. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 51, p. 224-232, 2016.

10.
13QUEIROZ, VALÉRIA A.VIEIRA2015QUEIROZ, VALÉRIA A.VIEIRA ; DA SILVA, CAMILA SANTANA ; DE MENEZES, CÍCERO BEZERRA ; SCHAFFERT, ROBERT EUGENE ; GUIMARÃES, FLÁVIA F. MENDES ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ M. ; GUIMARÃES, Paulo Evaristo de Oliveira ; TARDIN, FLÁVIO DESSAUNE . Nutritional composition of sorghum [sorghum bicolor (L.) Moench] genotypes cultivated without and with water stress. Journal of Cereal Science (Print), v. 65, p. 103-111, 2015.

11.
5Mendes, Flávia Ferreira2015Mendes, Flávia Ferreira ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; GUIMARÃES, Cláudia Teixeira ; SOUZA, JOÃO CÂNDIDO ; GUIMARÃES, PAULO EVARISTO OLIVEIRA ; PARENTONI, Sidney Netto . Genetic control of traits related to phosphorus use efficiency in tropical maize. Crop Breeding and Applied Biotechnology (Online), v. 15, p. 59-65, 2015.

12.
33PADILHA, F.A.2015PADILHA, F.A. ; RESENDE, Á.V. ; MOREIRA, S.G. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; OLIVEIRA, A.C. . Produtividade de Híbridos de Milho sob Dois Níveis de Tecnologia na Região Central de Minas Gerais. Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Online), v. 14, p. 207-218, 2015.

13.
6Mendes, Flávia Ferreira2014 Mendes, Flávia Ferreira ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; SOUZA, J. C. ; GUIMARÃES, Paulo Evaristo de Oliveira ; Magalhães, J. V. ; GARCIA, Antônio Augusto F. ; PARENTONI, Sidney Netto ; GUIMARÃES, CLAUDIA TEIXEIRA . Genetic Architecture of Phosphorus Use Efficiency in Tropical Maize Cultivated in a Low-P Soil. Crop Science, v. 11, p. 755, 2014.

14.
12MENEZES, C.B.2014MENEZES, C.B. ; CARVALHO JUNIOR, G.A. ; SILVA, L.A. ; BERNARDINO, K.C. ; MAGALHÃES, J.V. ; GUIMARÃES, C.T. ; GUIMARÃES, L.J.M. ; Schaffert, R.E. . Selection of sorghum hybrids grown under aluminum saturation. Genetics and Molecular Research, v. 13, p. 5964-5973, 2014.

15.
36TEIXEIRA, FLAVIA FRANÇA2014TEIXEIRA, FLAVIA FRANÇA ; PAES, MARIA CRISTINA DIAS ; GAMA, Elto Eugênio Gomes e ; PEREIRA FILHO, ISRAEL ALEXANDRE ; MIRANDA, RUBENS AUGUSTO DE ; GUIMARÃES, PAULO EVARISTO DE OLIVEIRA ; PARENTONI, SIDNEY NETTO ; COTTA, LUCIANO VIANA ; MEIRELLES, Walter Fernandes ; PACHECO, CLESO ANTONIO PATTO ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; SILVA, ADELMO RESENDE DA ; Machado, Jane Rodrigues de Assis . BRS Vivi: single-cross super sweet corn hybrid. Crop Breeding and Applied Biotechnology, v. 14, p. 124-127, 2014.

16.
7GUIMARAES, CLAUDIA T2014GUIMARAES, CLAUDIA T ; SIMOES, CHRISTIANO C ; PASTINA, MARIA MARTA ; MARON, LYZA G ; MAGALHAES, JURANDIR V ; VASCONCELLOS, RENATO CC ; GUIMARAES, LAURO JM ; LANA, UBIRACI GP ; TINOCO, CARLOS FS ; NODA, ROBERTO W ; JARDIM-BELICUAS, SILVIA N ; KOCHIAN, LEON V ; ALVES, VERA MC ; PARENTONI, SIDNEY N . Genetic dissection of Al tolerance QTLs in the maize genome by high density SNP scan. BMC GENOMICS, v. 15, p. 153, 2014.

17.
11GUIMARÃES, L. J. M.;GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA;GUIMARÃES, LAURO JOSÉ M.;GUIMARÃES, L.J.M.;GUIMARAES, LAURO JM;Guimarães, Lauro José2012GUIMARÃES, L. J. M.; Miranda, G.V. ; MIRANDA, G. V. ; Delima, Rodrigo Oliveira ; BRITO, Ciro Maia ; OLIVEIRA, Lucimar Rodrigues ; SOUZA, Leandro Vagno de . Performance of testers with different genetic structure for evaluation of maize inbred lines. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 42, p. 770-776, 2012.

18.
8MENDES, F. F.2012MENDES, F. F. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; Souza, J. C. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; PACHECO, C. A. P. ; MACHADO, J. R. ; MEIRELLES, W. F. ; SILVA, A. R. ; PARENTONI, S. N. . Adaptability and stability of maize varieties using mixed model methodology. Crop Breeding and Applied Biotechnology (Impresso), v. 12, p. 111, 2012.

19.
9QUEIROZ, VALÉRIA APARECIDA VIEIRA2012QUEIROZ, VALÉRIA APARECIDA VIEIRA ; DE OLIVEIRA ALVES, GILBERTO LULA ; DA CONCEIÇÃO, RENATA REGINA PEREIRA ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; MENDES, SIMONE MARTINS ; DE AQUINO RIBEIRO, PAULO EDUARDO ; DA COSTA, RODRIGO VÉRAS . Occurrence of fumonisins and zearalenone in maize stored in family farm in Minas Gerais, Brazil. Food Control, v. 28, p. 83-86, 2012.

20.
10CARDOSO, M. J.2012CARDOSO, M. J. ; Carvalho, H. W. L. ; Rocha, L. M. P. ; PACHECO, C. A. P. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; PARENTONI, S. N. ; OLIVEIRA, I. R. . Identificação de cultivares de milho com base na análise de estabilidade fenotípica no Meio-Norte brasileiro. Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso), v. 43, p. 346, 2012.

21.
15SOARES, MARCELO OLIVEIRA2011SOARES, MARCELO OLIVEIRA ; MIRANDA, GLAUCO VIEIRA ; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA ; MARRIEL, IVANILDO EVÓDIO ; GUIMARÃES, CLAUDIA TEIXEIRA . Parâmetros genéticos de uma população de milho em níveis contrastantes de nitrogênio. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online), v. 42, p. 168-174, 2011.

22.
14MACHADO, J. R.2011MACHADO, J. R. ; ACOSTA, A. da S. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; MEIRELLES, W. F. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; EMYGDIO, B. M. . Contribuições de dez anos do Ensaio Elite Sul, com milho, na região subtropical do Brasil. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 17, p. 61, 2011.

23.
37Queiroz, Valéria Aparecida Vieira2011Queiroz, Valéria Aparecida Vieira ; GUIMARÃES, PAULO EVARISTO DE OLIVEIRA ; QUEIROZ, LUCIANO RODRIGUES ; GUEDES, ESTEFÂNIA DE OLIVEIRA ; VASCONCELOS, VANESSA DINIZ BARCELOS ; Guimarães, Lauro José ; RIBEIRO, PAULO EDUARDO DE AQUINO ; SCHAFFERT, ROBERT EUGENE . Iron and zinc availability in maize lines. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE), v. 31, p. 577-583, 2011.

24.
17PARENTONI, S. N.2010 PARENTONI, S. N. ; Souza Jr., C. L. ; Alves, V. M. C. ; GAMA, E. E. G. ; COELHO, A. M. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; GUIMARAES, C. T. ; VASCONCELOS, M. J. V. ; PACHECO, C. A. P. ; MEIRELLES, W. F. ; Magalhães, J. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; SILVA, A. R. ; MENDES, F. F. ; Schaffert, R. E. . INHERITANCE AND BREEDING STRATEGIES FOR PHOSPHORUS EFFICIENCY IN TROPICAL MAIZE (Zea Mays L.). Maydica (Bergamo), v. 55, p. 1-15, 2010.

25.
16TEIXEIRA, F. F.2010TEIXEIRA, F. F. ; GOMIDE, R. L. ; ALBUQUERQUE, P. E. P. ; ANDRADE, C. L. T. ; LEITE, C. E. P. ; PARENTONI, S. N. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; SILVA, A. R. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M. J. . Evaluation of maize core collection for drought tolerance. Crop Breeding and Applied Biotechnology (Online), v. 10, p. 312-320, 2010.

26.
18SOUZA, L. V.2010SOUZA, L. V. ; MIRANDA, G. V. ; GALVÃO, J. C. C. ; Delima, Rodrigo Oliveira ; GUIMARÃES, L. J. M. ; ECKERT, F. R. ; MANTOVANI, E. E. . Inter-relações de nitrogênio e fósforo na capacidade de combinação e na seleção em milho. Revista Ceres (Online), v. 57, p. 633, 2010.

27.
20SOARES, M. O.2009SOARES, M. O. ; MARRIEL, I. E. ; MAGALHAES, P. C. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; CANTAO, F. R. O. ; ROCHA, M. C. ; CARVALHO JUNIOR, G. A. ; MIRANDA, G. V. . Discriminação de linhagens de milho quanto à utilização de nitrogênio, por meio da avaliação de características do sistema radicular. Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Online), v. 8, p. 93, 2009.

28.
19SOUZA, Leandro Vagno de2009SOUZA, Leandro Vagno de ; MIRANDA, G. V. ; GALVÃO, João Carlos Cardoso ; GUIMARÃES, L. J. M. ; SANTOS, Izabel Cristina dos . Combining ability of maize grain yield under different levels of environmental stress. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 44, p. 1297-1303, 2009.

29.
21MIRANDA, G. V.2009MIRANDA, G. V. ; SOUZA, Leandro Vagno de ; GUIMARÃES, L. J. M. ; Namorato, Heraldo ; OLIVEIRA, Lucimar Rodrigues ; SOARES, Marcelo Oliveira ; MIRANDA, G. V. . Multivariate analyses of genotype x environment interaction of popcorn. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 44, p. 45-50, 2009.

30.
24MARTINS, A. O.2008MARTINS, A. O. ; CAMPOSTRINI, E. ; MAGALHAES, P. C. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; DURAES, F. O. M. ; MARRIEL, I. E. ; NETTO, A. T. . Nitrogen-use efficiency of maize genotypes in contrasting environments. Crop Breeding and Applied Biotechnology (Online), v. 8, p. 291, 2008.

31.
23MIRANDA, Glauco Vieira2008MIRANDA, Glauco Vieira ; SOUZA, L. V. ; GALVÃO, João Carlos Cardoso ; GUIMARÃES, L. J. M. ; MELO, Aurelio Vaz de ; SANTOS, Isabel Cristina dos . Genetic variability and heterotic groups of Brazilian popcorn populations. Euphytica (Wageningen), v. 162, p. 431-440, 2008.

32.
22SOUZA, Leandro Vagno de2008SOUZA, Leandro Vagno de ; MIRANDA, G. V. ; GALVÃO, João Carlos Cardoso ; ECKERT, Fernando Roberto ; MANTOVANI, Eder Eduardo ; LIMA, Rodrigo Oliveira ; GUIMARÃES, L. J. M. . Genetic control of grain yield and nitrogen use efficiency in tropical maize. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, p. 1517-1523, 2008.

33.
25MIRANDA, G. V.2005MIRANDA, G. V. ; SOUZA, L. V. ; COIMBRA, R. R. ; GALVÃO, J. C. C. ; VAZ DE MELO, A. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; Vilela, F. O. . Comportamento de Cultivares de Milho em Minas Gerais- Safras 1998/1999 e 1999/2000. Revista Ceres, v. 52, p. 401-419, 2005.

34.
26NUNES, H. V.2003NUNES, H. V. ; MIRANDA, G. V. ; GALVÃO, J. C. C. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Adaptabilidade e Estabilidade de Cultivares de Milho Pipoca. Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Impresso), v. 1, p. 1-11, 2003.

35.
27MIRANDA, G. V.2003MIRANDA, G. V. ; COIMBRA, Ronaldo Rodrigues ; GODOY, Cleiton Lacerda ; SOUZA, Leandro Vagno de ; GUIMARÃES, L. J. M. ; MELO, Aurelio Vaz de . Potencial de melhoramento e divergência genética de cultivares de milho-pipoca.. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 38, n.6, p. 681-688, 2003.

36.
29MIRANDA, G. V.2002MIRANDA, G. V. ; SOUZA, L. V. ; FIDELIS, R. R. ; VAZ DE MELO, A. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Reação de Cultivares de Milho-Pipoca a helmintosporiose. Revista Ceres, v. 49, p. 513-521, 2002.

37.
28NUNES, H. V.2002NUNES, H. V. ; MIRANDA, G. V. ; GALVAO, J. C. C. ; SOUZA, Leandro Vagno de ; GUIMARÃES, L. J. M. . Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de milho-pipoca por meio de dois métodos de classificação. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 1, n.3, p. 30-40, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARÃES, L. J. M.; GUIMARAES, C. T. ; Magalhães, J. V. ; PARENTONI, S. N. ; MENDES, F. F. . Melhoramento para tolerância ao alumínio. In: Roberto Fritsche-Neto; Aluízio Borém.. (Org.). Melhoramento de plantas para condições de estresses abióticos. 1ed.Visconde do Rio Branco - MG: Suprema, 2011, v. 1, p. 177-197.

2.
PARENTONI, S. N. ; MENDES, F. F. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Melhoramento para eficiência no uso de fósfpro. In: Roberto Fritsche-Neto; Aluízio Borém.. (Org.). Melhoramento de plantas para condições de estresses abióticos. 1ed.Visconde do Rio Branco - MG: Suprema, 2011, v. 1, p. 101-126.

3.
GUIMARÃES, L. J. M.; PARENTONI, S. N. ; MENDES, F. F. ; MARTINS, A. O. . Melhoramento visando à tolerância a estresses abióticos (Melhoramento de milho para estresses abióticos). In: Deisy Lúcia Cardoso; Lucas Nunes da Luz; Telma Nair Santana Pereira.. (Org.). Estratégias em Melhoramento de Plantas. 1ed.Viçosa - MG: Arka, 2011, v. 1, p. 39-53.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIMARÃES, L. J. M.. Cruzada certeira: materiais híbridos, que oferecem maior potencial produtivo e uniformidade da lavoura, são os preferidos dos milhocultores brasileiros. Anuário Brasileiro do Milho 2010, p. 80 - 81, 03 dez. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, L. J. M.; MIRANDA, G. V. ; SILVA, R. G. ; GALVÃO, J. C. C. . Avaliação de Híbridos de Milho Ciclo Normal na Região da Zona da Mata Mineira. In: IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999, Viçosa. A Ciência e a Realidade Nacional. VIçosa-MG: Editora UFV, 1999. v. 1. p. 245-245.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, L. J. M.; MENDES, F. F. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; PACHECO, C. A. P. ; MEIRELLES, W. F. ; MACHADO, J. R. ; SILVA, A. R. ; BASTOS, E. A. ; CARDOSO, M. J. ; CARNEIRO, N. P. ; PARENTONI, S. N. ; MOREIRA, M. P. . Desempenho de Híbridos de Milho sob Estresse de Seca. In: 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas -, 2013, Uberlândia - MG. Variedade melhorada: a força da nossa agricultura, 2013.

2.
GUIMARÃES, L. J. M.; MENDES, F. F. ; PARENTONI, S. N. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; PACHECO, C. A. P. ; MACHADO, J. R. ; MEIRELLES, W. F. ; SILVA, A. R. . Desempenho de Híbridos de Milho quanto à Tolerância à Seca.. In: XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2012, Águas de Lindóia.. Diversidade e Inovações na Era dos Transgênicos.

3.
GUIMARÃES, L. J. M.; MENDES, F. F. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; PARENTONI, S. N. ; PACHECO, C. A. P. ; MACHADO, J. R. ; GOMES, P. H. F. ; OLIVEIRA, K. G. ; REIS, D. P. ; TAVARES, R. B. . Definição de grupos heteróticos de populações de milho por análise gráfica. In: 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 2011, 2011, Buzios. 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 2011, 2011. v. 6.

4.
GUIMARÃES, L. J. M.; PACHECO, C. A. P. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; MEIRELLES, W. F. ; PARENTONI, S. N. ; SILVA, A. R. ; MACHADO, J. R. . COMPORTAMENTO DE VARIEDADES DE MILHO NA SAFRA 2007/08. In: 5º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas - O Melhoramento e os Novos Cenários Agrícolas, 2009, Guarapari. ANAIS do 5º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2009.

5.
GUIMARÃES, L. J. M.; MARRIEL, I. E. ; GUIMARAES, C. T. ; MIRANDA, G. V. ; VASCONCELOS, M. J. V. ; GAMA, E. E. G. . Comportamento de linhagens contrastantes no uso de nitrogênio cultivadas em dois níveis de N em substrato hidropônico.. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte - MG. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas - MG: ABMS / Embrapa Milho e Sorgo, 2006.

6.
GUIMARÃES, L. J. M.; MARRIEL, I. E. ; PARENTONI, S. N. ; GUIMARAES, C. T. ; GAMA, E. E. G. ; MIRANDA, G. V. ; PACHECO, C. A. P. . Adaptabilidade e estabilidade de linhagens derivadas da população CMS 28 contrastantes na eficiência de uso de nitrogênio em diferentes ambientes.. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte - MG. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas - MG: ABMS / Embrapa Milho e Sorgo, 2006.

7.
GUIMARÃES, L. J. M.; MARRIEL, I. E. ; PARENTONI, S. N. ; GUIMARAES, C. T. ; PACHECO, C. A. P. ; GAMA, E. E. G. ; MIRANDA, G. V. . Capacidade de combinação de linhagens derivadas da população CMS 28 contrastantes na eficiência de uso de nitrogênio e comportamento produtivo dos híbridos.. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte - MG. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas - MG: ABMS / Embrapa Milho e Sorgo, 2006.

8.
MARRIEL, I. E. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; PACHECO, C. A. P. ; PARENTONI, S. N. ; GUIMARÃES, P. E. O. ; GAMA, E. E. G. . Caracterização de Linhagens S4 da População de milho CMS 28, Contrastantes para Eficiência no Uso de Nitrogênio, Quanto a Responsividade à Adubação Nitrogenada.. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte - MG. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas - MG: ABMS / Embrapa Milho e Sorgo, 2006.

9.
SOUZA, L. V. ; MIRANDA, G. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; LIMA, R. O. ; MANTOVANI, E. E. ; ADRIANO, R. C. ; ANDRADE, J. J. . Capacidade de combinação de cultivares de milho em ambientes com e sem estresses de nitrogênio e fósforo.. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte - MG. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas - MG: ABMS / Embrapa Milho e Sorgo, 2006.

10.
BOLDT, A. S. ; MIRANDA, G. V. ; MANTOVANI, E. E. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; ADRIANO, R. C. ; ROSSO, T. C. . Comportamento de Híbridos Duplos Experimentais de Milho no Estado de Minas Gerais.. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte - MG. . Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas - MG: ABMS / Embrapa Milho e Sorgo, 2006.

11.
REIS, W. F. ; MIRANDA, G. V. ; VAZ DE MELO, A. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; SANTOS, M. M. ; ADRIANO, R. C. . Estimativas dos Parâmetros Genéticos da População de Milho UFVM 200.. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte - MG. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete Lagoas - MG: ABMS / Embrapa Milho e Sorgo, 2006.

12.
ROSSO, T. C. ; MIRANDA, G. V. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; FERREIRA, P. L. ; PISSIONI, L. L. M. . Avaliação da população de milho UFV 8 em ambientes com e sem estresse de nitrogênio.. In: XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte - MG. Inovação para sistemas integrados de produção. Sete lagoas - MG: ABMS / Embrapa Milho e Sorgo, 2006.

13.
MENDES, F. F. ; SANTOS, I. C. ; MIRANDA, G. V. ; LIMA, J. S. ; VAZ DE MELO, A. ; OLIVEIRA, L. R. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Desempenho de Cultivares de Milho Adubados com Composto Orgânico, em Consorciação com Mucuna-anã. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2004, Cuiabá - MG. Da agricultura familiar ao agronegócio: Tecnologia, competitividade e sustentabilidade, 2004.

14.
MIRANDA, G. V. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; VAZ DE MELO, A. ; SANTOS, I. C. ; GALVÃO, J. C. C. . Estabilidade, Adaptabilidade e desempenho de Cultivares de Milho sob Estresse Abiótico. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2004, Cuiabá - MT. Da Agricultura Familiar ao Agrnegócio: Tecnologia, Competividade e Sustentabilidade, 2004.

15.
MIRANDA, G. V. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; VAZ DE MELO, A. ; SANTOS, I. C. ; DONÁ, A. A. ; FALUBA, J. S. . Estimação de Parâmetros Genético-Estatísticos de Milho em Diferentes Graus de Estresse de Fósforo no Solo. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2004, Cuiabá - MT. Da agricultura Familiar ao Agronegócio: Tecnologia, Competividade e Sustentabilidade, 2004.

16.
GALVÃO, J. C. C. ; VAZ DE MELO, A. ; MIRANDA, G. V. ; SANTOS, M. M. ; SANTOS, I. C. ; CHIOVATO, M. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Cultivo de milho-verde nos sistemas de plantio direto orgânico e tradicional. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2004, Cuiabá - MT. Da agricultura familiar ao agronegócio, 2004.

17.
MIRANDA, G. V. ; GODOY, C. L. ; SOUZA, L. V. ; VAZ DE MELO, A. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; MATTOS, R. N. . Associação entre caracteristicas de linhagens de milho e seus híbridos top-crosses em alto e baixo nitrogênio. In: II Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2003, Porto Seguro, BA. Melhoramento e Qualidade de Vida. Goiânia - GO: Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, 2003.

18.
VAZ DE MELO, A. ; SOUZA, L. V. ; MIRANDA, G. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; ECKERT, F. R. ; LIMA, J. S. . Comportamento de Cultivares de Milho-pipoca na Safrinha. In: XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002, Florianópolis-SC. Meio Ambiente e a Nova Agenda para o Agronegócio de Milho e Sorgo, 2002.

19.
GUIMARÃES, L. J. M.; MIRANDA, G. V. ; MACHADO, A. T. ; SOUZA, L. V. ; VAZ DE MELO, A. ; DONÁ, A. A. ; MARCASSO, R. C. . Avaliação de Germoplasma de Milho para Eficiência e Resposta à utilização do Nitrogênio. In: XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002, Florianópolis-SC. Meio Ambiente e a Nova Agenda para o Agronegócio de Milho e sorgo, 2002.

20.
SOUZA, L. V. ; MIRANDA, G. V. ; VAZ DE MELO, A. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; CALAIS, M. J. R. ; ECKERT, F. R. ; LIMA, J. S. . Comportamento de Cultivares de Polinização Aberta de Milho na Zona da Mata de Minas Gerais. In: XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002, Florianópolis-SC. Meio Ambiente e a Nova Agenda para o Agronegócio de Milho e sorgo, 2002.

21.
SOUZA, L. V. ; MIRANDA, G. V. ; COIMBRA, R. R. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; VAZ DE MELO, A. ; LIMA, J. S. . Capacidade de Combinação de Cultivares Comerciais de Milho em Condições de Estresse. In: XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002, Florianópolis-SC. Meio Ambiente e a Nova Agenda para o Agronegócio de Milho e Sorgo, 2002.

22.
DONÁ, A. A. ; MIRANDA, G. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; MARCASSO, R. C. ; SOUZA, L. V. ; CANIATO, F. F. . Comportamento de Híbridos de Milho de Ciclos Precoce e Superprecoce para a Região da Zona da Mata de Minas Gerais. In: XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002, Florianópolis-SC. Meio Ambiente a Nova Agenda para o Agronegócio de Milho e sorgo, 2002.

23.
VAZ DE MELO, A. ; SOUZA, L. V. ; MIRANDA, G. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; ECKERT, F. R. ; LIMA, J. S. . Introdução e Avaliação de Cultivares Híbridos Comerciais de Milho na Zona da Mata de Minas Gerais. In: XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2002, Florianópolis-SC. Meio Ambiente e a Nova Agenda para o Agronegócio de Milho e sorgo, 2002.

24.
MIRANDA, G. V. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; VAZ DE MELO, A. ; CANIATO, F. F. ; GALVÃO, J. C. C. . Capacidade de Combinação de Cultivares de Milho. In: I Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2001, Goiânia - GO. I Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. Goiânia - GO: Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, 2001.

25.
MIRANDA, G. V. ; COIMBRA, R. R. ; GODOY, C. L. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; VAZ DE MELO, A. ; GALVÃO, J. C. C. . Divergência Genética Entre Cultivares de Milho Pipoca. In: XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2000, Uberlândia - MG. A inovação tecnológica e a competitividade no contexto dos mercados globalizados. Sete lagoas - MG: ABMS/ Embrapa milho e sorgo/ Universidade Federal de Uberlândia, 2000.

26.
COIMBRA, R. R. ; MIRANDA, G. V. ; SILVA, D. J. H. ; CRUZ, C. D. ; CARNEIRO, P. C. S. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; MARCASSO, R. C. ; CANIATO, F. F. . Divergência genética de cultivares de milho baseada em descritores qualitativos. In: Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e Caribe, 2000, Londrina - PR. III Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e Caribe, 2000. v. 1. p. 266-268.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DONÁ, A. A. ; MIRANDA, G. V. ; VAZ DE MELO, A. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; MARCASSO, R. C. ; CANIATO, F. F. . Comportamento de Cultivares de Milho Ciclo Normal. In: XI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa. A Ciência: um projeto para o Brasil. Viçosa-MG: Editora UFV, 2002. v. 1. p. 94-95.

2.
DONÁ, A. A. ; MIRANDA, G. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; CANIATO, F. F. ; VAZ DE MELO, A. ; SOUZA, L. V. . Comportamento de Cultivares de Milho Ciclo Precoce. In: XI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa. A Ciência: um projeto para o Brasil. Viçosa -MG: Editora UFV, 2002. v. 1. p. 95-95.

3.
VAZ DE MELO, A. ; MIRANDA, G. V. ; MARCASSO, R. C. ; DONÁ, A. A. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Comportamento de Cultivares de Milho Pipoca na Safrinha. In: XI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa. A Ciência: um projeto para o Brasil. Viçosa-MG: Editora UFV, 2002. v. 1. p. 95-96.

4.
MARCASSO, R. C. ; MIRANDA, G. V. ; VAZ DE MELO, A. ; CANIATO, F. F. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Comportamento de Híbridos de Milho de Ciclo Suprerprecoce. In: XI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa. A Ciência: um projeto para o Brasil. Viçosa-MG: Editora UFV, 2002. v. 1. p. 97-97.

5.
GUIMARÃES, L. J. M.; MIRANDA, G. V. ; VAZ DE MELO, A. ; DONÁ, A. A. ; MARCASSO, R. C. ; CANIATO, F. F. . Eficiência e Resposta de Cultivares de Milho ao Nitrogênio Aplicado em Cobertura. In: XI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa. A Ciência: um projeto para o Brasil. Viçosa-MG: Editora UFV, 2002. v. 1. p. 108-109.

6.
CANIATO, F. F. ; MIRANDA, G. V. ; CALDAS, M. T. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; SOUZA, L. V. ; MARCASSO, R. C. . Potencial de Híbridos de Milho Para Extração de Linhagens. In: XI Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa. A Ciência: um projeto para o Brasil. Viçosa-MG: Editora UFV, 2002. v. 1. p. 120-120.

7.
AGUIAR, B. M. ; MIRANDA, G. V. ; LIMA, J. S. ; FALUBA, J. S. ; MENDES, F. F. ; SOARES, M. O. ; SOUZA, E. A. ; FIDELIS, R. R. ; VAZ DE MELO, A. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Características de Populações Locais de Milho na Região de Viçosa. In: XII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa - MG. Desafio Brasil: Prioridade na Pesquisa e Desenvolvimento Social. Viçosa - MG: Editora UFV, 2002. v. 1. p. 64-64.

8.
GUIMARÃES, L. J. M.; MIRANDA, G. V. ; SOUZA, L. V. ; VAZ DE MELO, A. ; DONÁ, A. A. ; LIMA, J. S. ; AGUIAR, B. M. ; FALUBA, J. S. ; DEITOS, A. ; ECKERT, F. R. . Comparação entre Delineamentos Estatísticos no Melhoramento de milho. In: XII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2002, Viçosa - MG. Desafio Brasil: Prioridade na Pesquisa e Desenvolvimento Social. Viçosa - MG: Editora UFV, 2002. v. 1. p. 65-65.

9.
MIRANDA, G. V. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; VAZ DE MELO, A. ; CANIATO, F. F. ; GALVÃO, J. C. C. . Capacidade de Combinação de Cultivares de Milho. In: 1º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2001, Goiânia, Go. 1º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. , 2001., 2001.

10.
COIMBRA, R. R. ; MIRANDA, G. V. ; MOREIRA, G. R. ; SILVA, D. J. H. ; CRUZ, C. D. ; CARNEIRO, P. C. S. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Divergência Genética de Cultivares DE Milho Baseada em Descritores Qualitativos. In: III SIRGEALC - Simposio de Recursos Genéticos para a América Latina e Caribe, 2001. III SIRGEALC, 2001. v. 25. p. 266-268.

11.
VAZ DE MELO, A. ; MIRANDA, G. V. ; COIMBRA, R. R. ; GODOY, C. L. ; SOUZA, L. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. . Comportamento de Híbridos de Milho Superprecoce. In: X Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2000, Viçosa-MG. A Ciência e o Desenvolvimento Tecnológico Nacional. Viçosa-MG: Editora UFV, 2000. v. 1. p. 122-122.

12.
GUIMARÃES, L. J. M.; MIRANDA, G. V. ; VAZ DE MELO, A. ; SOUZA, L. V. ; GODOY, C. L. . Melhoramento Genético do Milho Pipoca em Minas Gerais (Potencial de Populações de Milho Pipoca para o melhoramento). In: X Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2000, Viçosa - MG.. A Ciência e o Desenvolvimento Tecnológico Nacional. Viçosa-MG: Editora UFV, 2000. v. 1. p. 146-146.

13.
CANTARUTTI, F. R. ; MIRANDA, G. V. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; GALVÃO, J. C. C. . Comportamento de Populações Melhoradas de Milho para Tolerância à seca. In: X Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 2000, Viçosa. A Ciência e o Desenvolvimento Tecnológico Nacional. Viçosa-MG: Editora UFV, 2000. v. 1. p. 123-123.

Outras produções bibliográficas
1.
TRINDADE, R. dos S. ; GUIMARÃES, L. J. M. ; Netto, D. A. M. ; Souza, I. R. P. de ; GUIMARÃES, P. E. O. ; Silva, A. C. A. da ; Guimarães, S. A. ; Mariz, B. L. . Características agronômicas de indutores de haploidia adaptados ao ambiente tropical. Sete Lagoas - MG: Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 161, 2018 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).



Patentes e registros



Cultivar protegida
1.
 GUIMARÃES, P. E. O. ; Paes, M.C.D. ; Schaffert, R.E. ; GUIMARÃES, L.J.M. . BRS4104. 2012, Brasil.
Patente: Cultivar Protegida. Número do registro: 21806000188/2012, título: "BRS4104" , Instituição de registro: Ministério da Egricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.


Cultivar registrada
1.
 GAMA, e e G ; GUIMARÃES, P. E. O. ; PARENTONI, SIDNEY NETTO ; SILVA, A. R. ; GUIMARÃES, L.J.M. ; Ribeiro, P.H.E. ; PACHECO, C. A. P. . HS218 - Híbrido Simples parental de milho. 2016, Brasil. Número do registro: 35073, título: "HS218 - Híbrido Simples parental de milho" , Instituição de registro: MAPA.

2.
 GAMA, e e G ; GUIMARÃES, P. E. O. ; PARENTONI, SIDNEY NETTO ; SILVA, A. R. ; GUIMARÃES, L.J.M. ; Ribeiro, P.H.E. ; PACHECO, C. A. P. . CMS041 - Linhagem de milho. 2016, Brasil. Número do registro: 35072, título: "CMS041 - Linhagem de milho" , Instituição de registro: MAPA.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Reis, E.F.; Assunção, H.F.da; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA. Participação em banca de Damião Inácio Clemente. Estresse hídrico sobre caracteres morfofisiológicos e agronômicos em populações de milho. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Ferreira, A.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; PASTINA, MARIA MARTA; Santos, P.H.A.D.; Souza, T.daS.de. Participação em banca de José Henrique Soler Guilhen. Comparação de Modelos Genético-estatisticos para Seleção de Híbridos de Milho em Ensaios Preliminares. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
Ferreira, A.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; PASTINA, MARIA MARTA; Santos, P.H.A.D.; Souza, T.daS.de. Participação em banca de Tiago de Souza Marçal. Aspectos Computacionais da Estimação e Predição em Modelos Lineares Mistos para Seleção de Híbridos de Milho em Ensaios Premilinares.. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
SOUZA, J. C.; TARDIN, FLÁVIO DESSAUNE; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA. Participação em banca de Fernando Lisboa Guedes. Avaliação de topcrosses de milho em duas doses de nitrogênio. 2014. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

5.
Resende, A.V.de; Borges, I.D.; GUIMARÃES, L.J.M.. Participação em banca de FÁBIO ANDRADE PADILHA. DESEMPENHO DE HÍBRIDOS DE MILHO EM DOIS NÍVEIS DE INVESTIMENTO TECNOLÓGICO NA REGIÃO DE SETE LAGOAS ? MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
Ramalho, M.A.P.; Lima, P.C.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA. Participação em banca de Guilherme Barbosa Abreu. Estratégias visando à melhoria da seleção massal. 2010. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

7.
MIRANDA, G. V.; GUIMARÃES, L. J. M.. Participação em banca de Joyce de Souza Faluba. Potencial genético da população de milho UFV 7. 2008. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa.

8.
Miranda, G.V.; Marriel, I.E.; GUIMARÃES, Claudia Teixeira; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; GALVÃO, João Carlos Cardoso. Participação em banca de Marcelo Oliveira Soares. Parâmetros genéticos de uma população de milho estruturada em RIL avaliada em alta e baixa disponibilidade de nitrogênio. 2008. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa.

9.
Souza, J. C.; Carvalho, S. P.; GUIMARÃES, L. J. M.. Participação em banca de Laryssa Ferreira Viana. Estimativas de m + a? e d como indicadores do potencial de híbridos simples de milho para extração de linhagens. 2007. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

Teses de doutorado
1.
Von Pinho, R.G.; Botelho, F.B.S.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; Balestre, M.; Carvalho, S. P.. Participação em banca de Joaquim Vicente Uate. Progresso genético e adaptabilidade e estabilidade de cultivares de milho avaliadas em ensaios de valor de cultivo e uso. 2016. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

2.
Von Pinho, R.G.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; Souza, T.C.; Bruzi, A.T.; Resende, M.P.M.. Participação em banca de Álvaro de Oliveira Santos. Índices de tolerância e abordagem fatorial analítico no estudo do déficit hídrico em milho. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal de Lavras.

3.
SOUZA, J. C.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; Nunes, J.A.R.; GARCIA, Antônio Augusto F.; GUIMARÃES, Claudia Teixeira. Participação em banca de Kaio Olímpio das Graças Dias. Modeling Genotype-by-Environment Interaction, Additive and Dominance Effects into the Genomic Prediction Framework for Drought Tolerance in Maize. 2016. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

4.
Von Pinho, R.G.; Balestre, M.; SOUZA, J. C.; Botelho, F.B.S.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA. Participação em banca de Narjara Fonseca Cantelmo. Caracterização e associação genética de linhagens e predição genômica da produtividade de grãos de híbridos de milho utilizando marcadores DARTS-GBS. 2016. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

5.
SOUZA, J. C.; Ramalho, M.A.P.; Bruzi, A.T.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; PASTINA, MARIA MARTA. Participação em banca de José Maria Villela Pádua. Controle genético da incidência de fumonisinas em milho tropical. 2015. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

6.
SOUZA, J. C.; Nunes, J.A.R.; Carvalho, S. P.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; GUIMARÃES, Paulo Evaristo de Oliveira. Participação em banca de Emiliano Fernandes Nassau Costa. Interação genótipos x ambientes em diferentes tipos de híbridos de milho. 2014. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

7.
Von Pinho, R.G.; Bueno filho, J.S.deS.; SOUZA, J. C.; Nunes, J.A.R.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA. Participação em banca de Marcio Balestre. Mapeamento Bayesiano de múltiplos caracteres: efeitos pleiotrópicos no estudo da herança dos componentes da produção em milho. 2014. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras.

8.
Viana, J.M.S.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; SOUZA, L. V.; Silva, F.F.; Resende, M.D.V.. Participação em banca de Rodrigo Oliveira de Lima. Linkage analysis and association mapping for plant height in maize. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa.

9.
Zambolim, L.; COSTA, RODRIGO VERAS DA; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; Ferraz, S.; Padua Junior, T.J. de. Participação em banca de Fabrício Eustáquio. Prevalência de Fusarium verticillioides e manejo de grãos ardidos e fumonisinas em milho. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Fitopatologia) - Universidade Federal de Viçosa.

10.
ZAMBOLIM, LAÉRCIO; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; Pereira, O.L.; GALVAO, J. C. C.; Caixeta, E.T.. Participação em banca de Alessandro Nicoli. Resistência à antracnose do colmo em milho: escala de avaliação, marcador molecular e correlação da severidade entre colmo e folha. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Fitopatologia) - Universidade Federal de Viçosa.

11.
SCAPIM, CARLOS ALBERTO; Ferreira, M.F.; Pinto, R.J.B.; Andrade, C.A.deB.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA. Participação em banca de Walter Fernandes Meirelles. Análise dialélica de linhagens de milho em diferentes níveis de fósforo. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
Viana, J.M.S.; Silva, F.F.; Resende, M.D.V.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; Good God, P.I.V.. Participação em banca de Vinícius Ribeiro Faria. Bayesian inference of mixed models in quantitative genetics of crop species. 2012. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa.

13.
Borém, A.; GUIMARÃES, LAURO JOSÉ MOREIRA; GUIMARÃES, Claudia Teixeira; Babu, R.; CRUZ, C. D.. Participação em banca de Gustavo Dias de Almeida. QTL mapping reveals constitutive and adaptive genomic regions for drought tolerance in tropical maize (Zea mays L.). 2012. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Henrique Soler Guilhen. Comparação de modelos genético-estatísticos para a seleção de híbridos de milho em ensaios preliminares. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Lauro José Moreira Guimarães.

2.
Tiago de Souza Marçal. Aspectos computacionais da estimação e predição em modelos lineares mistos para seleção de híbridos de milho em ensaios preliminares. 2016. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Lauro José Moreira Guimarães.

3.
Denise Pacheco dos Reis. Produtividade de milho e ecologia microbiana da rizosfera de plantas sob diferentes métodos de inoculação e níveis de nitrogênio. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lauro José Moreira Guimarães.

Tese de doutorado
1.
Kaio Olímpio das Graças Dias. Modeling Genotype-by-Environment Interaction, Additive and Dominance Effects into the Genomic Prediction Framework for Drought Tolerance in Maize. 2016. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Coorientador: Lauro José Moreira Guimarães.

2.
Joaquim Vicente Uate. Progresso genético e adaptabilidade e estabilidade de cultivares de milho avaliadas em ensaios de valor de cultivo e uso. 2016. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lauro José Moreira Guimarães.

3.
José Maria Villela Pádua. Controle genético da incidência de fumonisinas em milho tropical. 2015. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Lauro José Moreira Guimarães.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:27:48