Rosangela de Jesus Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7168736233931232
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Bacharel (2001) e Licenciada (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre (2005) e doutora ( 2010) em História da Arte pela mesma universidade. Entre setembro de 2008 e fevereiro de 2009 desenvolveu estágio na Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) com bolsa sanduíche da CAPES. Entre 2005 e 2007 atuou em cursos de extensão da UNICAMP destinados a professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Como pesquisadora, é especialista em História da Arte do século XIX, com ênfase na obra de Angelo Agostini, imprensa ilustrada, formação de identidades nacionais e relações entre arte e política no período. Foi pesquisadora colaboradora no Instituto de Artes da UNICAMP, onde desenvolveu um pós-doutorado com financiamento da FAPESP até fevereiro de 2014. Entre março e julho de 2013 desenvolveu estágio de pesquisa em Buenos Aires, Argentina, junto à Universidad Nacional de Tres de Febrero, com bolsa BEPE Pós-Doutorado FAPESP. Atualmente é professora do curso de História da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosangela de Jesus Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. J.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (Orientador: Bertrand Tillier).
Título: O Brasil de Angelo Agostini: Política e sociedade nas imagens de um artista (1864-1910), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Luciano Migliaccio.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: arte brasileira; história da arte; crítica de arte.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A crítica de arte de Angelo Agostini e a cultura figurativa do final do Segundo Reinado,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Luciano Migliaccio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: crítica de arte; arte brasileira.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros.
1998 - 2001
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2013 - 2013
Español. (Carga horária: 75h).
interSpanish, INTERSPANISH, Argentina.
2013 - 2013
Español. (Carga horária: 64h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2007 - 2007
Avaliação do Sistema CEP/CONEP.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Formação de Monitores. (Carga horária: 81h).
Fundação Bienal de São Paulo, FBS, Brasil.
2005 - 2005
Perfil do Atendimento à Violência Sexual no Brasil.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Curso Introdutório à História da Arte. (Carga horária: 24h).
Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2016 - Atual
Extensão universitária , Instituto Latino Americano de Arte, Cultura e História, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora-adjunta do projeto de extensão da Unila: "CICLO DE DIÁLOGOS SOBRE IMAGEM, ESTÉTICA E POLÍTICA".
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino Americano de Arte, Cultura e História, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Implantação do curso de graduação em Artes Cênicas.
05/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino Americano de Arte, Cultura e História, .

Cargo ou função
Membro da comissão de de Implantação do curso de graduação em Artes Visuais.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e Médio - Teia do Saber, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Temas: História da Arte (representações do indígena e do negro).

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e Médio - Teia do Saber, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Temas: História da Arte (representações do indígena e do negro).

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e Médio - Teia do Saber, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Temas: História da Arte (representações do indígena e do negro).

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte Brasileira I
Tópicos Especiais em Teoria das Artes
03/2013 - 07/2013
Estágios , Instituto de Artes, .

Estágio realizado
Estágio de Pesquisa no Exterior em Buenos Aires, Argentina (com bolsa BEPE Pós-Doutorado FAPESP).

Faculdade União das Américas, UNIAMERICA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministrou as seguinte disciplinas: Estudos Afro-Brasileiros; História Antiga; História Medieval; História do Brasil Colônia; História do Brasil Império; Metodologia da Pesquisa; Políticas Educacionais; Políticas Educacionais da Educação Básica; Ética e Educação; Saúde e Sociedade; Produção de Texto.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A (DES)CONSTRUÇÃO DA AMÉRICA LATINA: IMPRENSA ILUSTRADA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Descrição: O projeto ?Imagens que (des)constrõem a América Latina: Imprensa ilustrada na segunda metade do século XIX? tem o objetivo de analisar o repertório imagético presente em revistas ilustradas, contemporâneas entre si, no Brasil, na Argentina e no Paraguai, durante o processo de formação dos Estados e das identidades nacionais, momento fundamental para se estudar as possibilidades e os desafios da integração latino americana. A produção dessas imagens no século XIX apresentam um diálogo profícuo com os eventos políticos, sociais e culturais. Ao mesmo tempo em que são registrados e divulgados os ?progressos?, as mazelas como epidemias, problemas sanitários e de infra-estrutura. Os nomes das personalidades começam a ganhar rostos e as intrigas políticas são metamorfoseadas em símbolos compartilhados pela sociedade. Esses periódicos oferecem um rico material que, para um entendimento mais completo, necessita de um trabalho coordenado com áreas como a História, a Literatura, a Ciência Política, a Sociologia e a Antropologia. Inicialmente foram elencados dez periódicos: quatro no Brasil (O Mosquito ? 1869-1877; Revista Illustrada ? 1876-1898; O Besouro ? 1878-1879; Don Quixote ? 1895-1903), três na Argentina (El Mosquito ? 1863-1893; La Ilustración Argentina ? 1881-1888; Don Quijote ? 1884-1903) e dois no Paraguai (Cabichuí 1867-1868; El Centinela 1867-1868). Busca-se compreender como essas imagens se articulam com as discussões em torno de temas como o progresso, a necessidade de ?civilizar-se? e, sobretudo, acerca da construção de uma identidade nacional. Há nessas publicações proposições e orientações ao público, traduzidas em imagens, com objetivos pedagógicos de formação de uma sociedade ilustrada. As construções e desconstruções de mitos e símbolos nacionais apresentados nesses periódicos permitem ao pesquisador identificar um rico universo de criação, permeado pela busca de entendimento e crítica do país. Evidenciam-se disputas, projetos políticos, sociais e culturais distintos. Demonstram que as identidades nacionais e os nacionalismos são produtos históricos que, como tais, podem ser ressignificados e construídos em processos que, em muitos momentos, podem aproximar-se no contexto latino americano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rosangela de Jesus Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
IMAGENS QUE (DES)CONSTRÕEM A AMÉRICA LATINA: IMPRENSA ILUSTRADA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX (ARGENTINA E BRASIL).
Descrição: O objetivo do projeto é analisar o repertório imagético presente em revistas ilustradas, contemporâneas entre si, no Brasil e na Argentina, durante o processo de formação dos Estados e das identidades nacionais, bem como a circulação de artistas e o diálogo com a Europa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Plus ultra: a recepção e a transferência da tradução artística clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina
Descrição: ?PLUS ULTRA? é um projeto de pesquisa que articula instituições de ensino superior do estado de São Paulo, nacionais e internacionais, mais instituições de conservação e tutela do patrimônio artístico brasileiro, visando prosseguir, consolidar e ampliar as ações do projeto temático Biblioteca Cicognara - A Constituição da Tradição Clássica financiado pela FAPESP no período 2001- 2005, e imprimir ulterior impulso quantitativo e qualitativo aos estudos de história da arte no Brasil, dotando a universidade brasileira de instrumentos, recursos e métodos, que permitam a sua inserção a um nível cada vez mais alto na cooperação internacional no setor. Seus objetivos podem ser assim resumidos: A) adquirir e disponibilizar ao público brasileiro, por meio de estudos e traduções, editados por via eletrônica ou impressos, textos da literatura artística fundamentais para a transmissão e a recepção da Tradição Clássica; B) desenvolver ulteriormente o banco de dados eletrônicos em rede Urânia, sobre a iconografia da Tradição Clássica, realizado durante o projeto temático Biblioteca Cicognara como instrumento básico da pesquisa histórico-artística no país; C) realizar atividades de pesquisa, individual e coletiva, mensuradas e avaliadas por encontros regulares e intercâmbios nas seguintes áreas: I) História da Arte e Historiografia Artística dos séc. XIV a XX; II) História da Retórica e das Poéticas (Séculos XIV-XVIII); III) Iconografia; IV) Recepção e Transferência Cultural da Tradição Clássica na Europa e na América Contemporânea e no Brasil em particular (séculos XVIII - XX); D) contribuir para tornar disponíveis em rede ao público dos estudiosos instrumentos para a pesquisa sobre o patrimônio iconográfico e bibliográfico vinculado à transmissão da Tradição Clássica existente nos acervos das instituições públicas brasileiras; E) participar da criação de uma rede internacional de centros de pesquisa, para permitir a formação de pesquisadores brasileiros ao mais alto nível e trans.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Ciclo de diálogos sobre imagem, estética e política
Descrição: As atividades de formação em torno do olhar constituem uma importante oportunidade para nos posicionarmos diante daquilo que vemos, dos fluxos informacionais, das práticas culturais e artísticas, das discussões e disputas históricas que se estabelecem de maneira acirrada. Mediante a análise e o debate acerca de obras de arte, documentos históricos, repertórios midiáticos, registros audiovisuais e iconografias latino-americanas, o curso ?Ciclo de diálogos sobre imagem, estética e política? pretende apresentar e discutir ferramentas teóricas e metodológicas desenvolvidas nos estudos sobre a imagem, articulando-os com sua dimensão estética e política, criando assim subsídios pedagógicos que permitam aguçar a nossa capacidade de questionamento e construíndo, enfim, um adensamento do olhar. A proposta está direcionada a professores do ensino fundamental e médio de Foz do Iguaçu e região, bem como a estudantes, técnicos e docentes da Unila e demais interessados no tema, cumprindo, desse modo, o caráter extensionista em sua aproximação com a comunidade...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosangela de Jesus Silva - Integrante / Fábio Allan Mendes Ramalho - Coordenador / Viviane da Silva Araújo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - 2011
Periódico: Embornal
2006 - 2011
Periódico: 19&20 (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Primeiro lugar no Primeiro Processo Seletivo Simplificado para contratação de docente na área de História Geral - Marechal Cândido Rondon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
2005
Segundo Lugar Concurso Professor Substituto Estética e História das Artes / Desenho e Plástica, Fundação Universidade Federal do Tocantins.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, R. J.2017SILVA, R. J.. La Prensa Ilustrada y la Guerra en el siglo XIX. Imágenes de los líderes de la Guerra de la Triple Alianza (1865-1870) en Cabichuí, Cabrião y El Mosquito. AMERICANÍA: REVISTA DE ESTUDIOS LATINOAMERICANOS, v. 1, p. 65-102, 2017.

2.
SILVA, R. J.2017SILVA, R. J.; ALMEIDA, R. A. . LITERATURA E RESISTÊNCIA: A VOZ MARGINALIZADA DA PERIFERIA COMO EMPODERAMENTO POPULAR. Revlet- Revista Virtual de Letras, v. 09, p. 458-474-474, 2017.

3.
SILVA, R. J.2017SILVA, R. J.; VOTA, M. S. S. . La pintura histórica en la construcción de proyectos nacionales: las ?primeras misas? en América Latina. 19&20 (RIO DE JANEIRO), v. XII, p. 1-10, 2017.

4.
SILVA, R. J.2016SILVA, R. J.. Angelo Agostini e sua trajetória no Brasil. 19&20 (RIO DE JANEIRO), v. XI, p. 00-00, 2016.

5.
SILVA, R. J.2013 SILVA, R. J.. Desconstruções e reconstruções do Brasil: a caricatura e o monumento equestre a D. Pedro I. 19&20 (Rio de Janeiro), v. 8, p. 1-., 2013.

6.
SILVA, R. J.2010 SILVA, R. J.. Um novo olhar para a Arte Brasileira e o Século XIX. História na Fronteira, v. 3, p. 1-1, 2010.

7.
SILVA, R. J.2008SILVA, R. J.. Imprensa e Crítica de Arte no Brasil. 19&20 (Rio de Janeiro), v. III, p. 3, 2008.

8.
SILVA, R. J.2008SILVA, R. J.. Angelo Agostini, Felix Ferreira e Gonzaga Duque Estrada: contribuições da crítica de arte brasileira no século XIX. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 10, p. 43-71, 2008.

9.
SILVA, R. J.2006SILVA, R. J.. Angelo Agostini: crítica de arte, política e cultura no Brasil do Segundo Reinado. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 1, p. 107-122, 2006.

10.
SILVA, R. J.2006SILVA, R. J.. Os Salões Caricaturais de Angelo Agostini. 19&20 (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, R. J.; LUCERO, M. E. (Org.) . Política, memória y visualidad: siglo XIX al XXI. 1. ed. Editorial Foc, 2017.

2.
SILVA, R. J.; DAZZI, Camila (Org.) ; VALLE, Arthur (Org.) ; PORTELLA, I. S. (Org.) . Oitocentos - Tomo IV: O Ateliê do Artista. 1. ed. Rio de Janeiro: CEFET/RJ; DezenoveVinte, 2017. v. 1. 346p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, P. R. ; SILVA, R. J. . La invención de la «Paz y Progreso»: imágenes y propaganda en la dictadura del general Alfredo Stroessner en Paraguay. In: Rosangela de Jesus Silva, María Elena Lucero. (Org.). Política, memória y visualidad: siglos XIX al XXI. 1ed.: Editorial Foc, 2017, v. , p. 0-0.

2.
SILVA, R. J.. O ESPAÇO DO CRIADOR EM UM ESPAÇO DE CRIAÇÃO: A IMPRENSA ILUSTRADA OITOCENTISTA E O ARTISTA NA AMÉRICA LATINA. In: Arthur Valle; Camila Dazzi; Isabel Portella; Rosangela de Jesus Silva. (Org.). Oitocentos - Tomo IV: O Ateliê do Artista.. 1ed.Rio de Janeiro: CEFET/RJ; DezenoveVinte, 2017, v. IV, p. 287-298.

3.
SILVA, R. J.. Entre Repúblicas y Monarquía: Representaciones visuales de Latinoamerica en la prensa ilustrada argentina y brasileña del siglo XIX. In: Antonio E. de Pedro; Elena Rosauro. (Org.). Cómo ver Cómo: Textos sobre cultura visual Latinoamericana. 1ed.Madrid: FOC, 2015, v. 1, p. 1-2.

4.
SILVA, R. J.. Construções visuais na imprensa oitocentista: imagens da igreja na América Latina (Argentina e Brasil). In: Piccolo, Monica; Omran, Muna.. (Org.). Imprensa, cinema e história: novos objetos e métodos de investigação histórica. 1ed.São Luiz: Editora Shalom; EDUEMA, 2015, v. , p. 107-128.

5.
SILVA, R. J.. Lápis e pincel nas mãos de um artista: O Brasil de Angelo Agostini. In: LUSTOSA, Isabel. (Org.). Agostini: Obra, paixão e arte do italiano que desenhou o Brasil (1843-1910). 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014, v. , p. 387-406.

6.
SILVA, R. J.. Quando a Caricatura se Explica: um exemplo português no Brasil oitocentista. In: Arthur Valle; Camila Dazzi; Isabel Portella. (Org.). Oitocentos: intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal. 1ed.Seropédica (RJ): Editora da UFRRJ, 2013, v. , p. 458-467.

7.
SILVA, R. J.. A imagem do negro e o negro como artista: algumas representações na produção artística do século XIX brasileiro. In: LOPES, Maria Ap. de Oliveira; SILVA FILHO, Geraldo.. (Org.). Fragmentos de Diásporas Africanas no Brasil: Sociedade, Escravidão, Cultura e Religiosidades. 1ed.São José: Premier, 2011, v. , p. 147-174.

8.
SILVA, R. J.. Caminhos da Crítica de Arte no Brasil: século XIX. In: Ana Maria Tavares Cavalcanti; Camila Dazzi, Arthur Valle. (Org.). Arte Brasileira do Império à Primeira República. 1ed.Rio de Janeiro: EBA-UFRJ/DezenoveVinte, 2008, v. 1, p. 279-286.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, R. J.. Olhares sobre os espaços em Foz do Iguaçu. Gazeta do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR, p. 3 - 3, 04 abr. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. J.. Imagens na ?construção de territórios? latino-americanos: Argentina e Brasil. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2015, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte,. Uberlândia: Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA, 2014. v. 1. p. 191-201.

2.
SILVA, R. J.; SILVA, P. R. . A invenção da 'paz e Progresso': imagens e propaganda na ditadura Stroessner no Paraguai. In: VII Congresso Internacional de História, 2015, Maringá. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2015. p. 577-589.

3.
SILVA, R. J.. Ideias Desenhadas: Imagens da Construção de um Artista do Lápis. In: VIII EHA - Encontro de História da Arte: História da Arte e Curadoria, 2012, 2013, Campinas (SP). VIII Encontro de História da Arte: história da arte e curadoria. Campinas: UNICAMP/CHAA/IFCH, 2012. p. 617-629.

4.
SILVA, R. J.. Imagens entre o Brasil e a Argentina: Citações e apropriações da tradição artística na imprensa ilustrada oitocentista. In: II Workshop Argentino-Brasileño de Historia Comparada (II-WAB), 2013, Buenos Aires. Actas electrónicas del II Workshop Argentino-Brasileño de Historia Comparada (II-WAB). Buenos Aires: GEHBP Ediciones, 2013. p. 400-418.

5.
SILVA, R. J.. Imagem e imprensa na América Latina oitocentista: um percurso entre a Argentina e o Brasil. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal - RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013. p. 1-18.

6.
SILVA, R. J.. O Crítico e o Artista: Política e Arte no Brasil - percursos entre a AIBA e a ENBA. In: II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura (CIHAC), 2012, Juiz de Fora. Anais do II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura (CIHAC). Juiz de Fora: Laboratório de História da Arte / Programa de Pós-graduação em História/ Instituto de Ciências Human, 2012. v. 1. p. 446-453.

7.
SILVA, R. J.. Caricatura e imprensa ilustrada: registros em imagens. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Simpósios temáticos (programação), 2011.

8.
SILVA, R. J.. O ESPAÇO REPRESENTATIVO DE UMA INSTITUIÇÃO: A EXPOSIÇÃO DE 1882 NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS.. In: VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina, 2011, Campinas. VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina, 2011. p. 463-472.

9.
SILVA, R. J.. PINTURA, UM PROJETO POLÍTICO-CULTURAL? A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO TRABALHO DE ANGELO AGOSTINI. In: II Colóquio Nacional de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX, 2010, Rio de Janeiro. Oitocentos: Arte Brasileira do Império à República. Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ / Dezenove Vinte, 2010. v. 2. p. 565-579.

10.
SILVA, R. J.. Diálogos e Reapropriações: um artista ítalo-brasileiro e sua produção gráfica no Brasil. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro - Petrópolis. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro, 2010. v. 1. p. 444-451.

11.
SILVA, R. J.. Imagens da Construção de um Ideal? A Pintura de Angelo Agostini. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética: Simpósios Temáticos e Resumos [do] XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009. p. 63-63.

12.
SILVA, R. J.. Arte, crítica, caricatura e humor: A produção artística em questão. In: V Encontro de História da Arte -, 2009, Campinas. V Encontro de História da Arte -. Campinas: RHAA, 2009. v. 1. p. 398-404.

13.
SILVA, R. J.. Critica de arte e caricatura: Reflexões sobre arte brasileira no Segundo Império. In: 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais, 2009, Salvador. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online), 2009. p. 2670-2681.

14.
SILVA, R. J.. Crítica de arte na imprensa carioca do século XIX: Revista Musical e de Belas Artes. In: III Encontro de História da Arte - História da Arte e Instituições Culturais: perspectivas em debate, 2007, Campinas. Anais do III Encontro de História da Arte - História da Arte e Instituições Culturais: perspectivas em debate, 2007.

15.
SILVA, R. J.. Uma visão da critica de arte brasileira no século XIX: Angelo Agostini. In: II Encontro de História da Arte - Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas, 2006, Campinas. Anais do II Encontro de História de Arte, 2006.

16.
SILVA, R. J.. Obras e artistas no universo de Angelo Agostini. In: I Encontro de História da Arte IFCH UNICAMP, 2005, Campinas. Atas do I Encontro de História da Arte do IFCH/UNICAMP- Revisão Historiográfica:o estado da questão. Campinas: UNICAMP, 2005. v. 3. p. 162-168.

17.
SILVA, R. J.. A crítica de arte de Angelo Agostini: reflexões sobre a vida cultural e política do final do Segundo Reinado. In: XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA/UERJ/UFRJ, 2003. v. 1. p. 409-416.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. J.. Imagens na ?construção de territórios? latino-americanos: Argentina e Brasil. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. TERRITÓRIOS DA HISTÓRIA DA ARTE, 2014. p. 82-83.

2.
SILVA, R. J.. Diálogos e Reapropriações: um artista ítalo-brasileiro e sua produção gráfica no Brasil. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro; Petrópolis. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. J.. El Centinela, Paraguai Ilustrado e Cabrião: identidades e fronteiras em debate na cobertura visual da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). In: Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas, 2017, Foz do Iguaçu. Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas, 2017. p. 71.

2.
SILVA, R. J.; SILVA, P. R. . ?A INVENÇÃO DA «PAZ E PROGRESSO»: IMAGENS E PROPAGANDA NA DITADURA STROESSNER NO PARAGUAI.. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, XXXV ENCUENTRO DE GEOHISTORIA REGIONAL E XX SEMANA DE HISTÓRIA, 2015, Maringá - PR. Caderno de Resumos do VII Congresso Internacional de História. Maringá - PR: UEM/PPH/DHI, 2015. v. 1. p. 41-42.

3.
SILVA, R. J.. Entre repúblicas y monarquía: representaciones visuales de países de Latinoamérica en la prensa ilustrada argentina y brasileña en la segunda mitad del siglo XIX. In: III Encuentro Internacional de Estudios Visuales Latinoamericanos, 2014, Pachuca de Soto. III Encuentro Internacional de Estudios Visuales Latinoamericanos, 2014.

4.
SILVA, R. J.. Diálogos entre América Latina e Europa através da imagem na imprensa oitocentista. In: IX Encontro de História da Arte - Circulação e Trânsito de Imagens e Ideias na História da Arte, 2013, Campinas (SP). IX Encontro de História da Arte - Circulação e Trânsito de Imagens e Ideias na História da Arte. Campinas: Setor de Publicações IFCH/UNICAMP, 2013. p. 94-95.

5.
SILVA, R. J.. Imagem e imprensa na América Latina oitocentista: um percurso entre a Argentina e o Brasil. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal - RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013.

6.
SILVA, R. J.. QUANDO A CARICATURA SE EXPLICA: UM EXEMPLO PORTUGUÊS NO BRASIL OITOCENTISTA. In: III Colóquio de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX - Intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal, 2013, Rio de Janeiro. Oitocentos: Intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal, 2013.

7.
SILVA, R. J.. Quando a caricatura se explica: um exemplo português no Brasil oitocentista. In: III Colóquio de Estudos Sobre a Arte Brasileira do Século XIX - Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal, 2012, Rio de Janeiro. Anais do III Colóquio de Estudos sobre a Arte Brasileira do Século XIX - Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal, 2012.

8.
SILVA, R. J.. PINTURA, UM PROJETO POLÍTICO-CULTURAL? A REPRESENTAÇÃO DO ÍNDIO NO TRABALHO DE ANGELO AGOSTINI. In: II Colóquio de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX, 2010, Rio de Janeiro. Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2, 2010.

9.
SILVA, R. J.. Imagens da Construção de um Ideal? A Pintura de Angelo Agostini. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética: XXV Simpósio Nacional de História, 2009. p. 63-63.

10.
SILVA, R. J.. Critica de arte e caricatura: Reflexões sobre arte brasileira no Segundo Império. In: 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais, 2009, Salvador - BA. Anais do 18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais, 2009.

11.
SILVA, R. J.. CAMINHOS DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL : SÉCULO XIX. In: I Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileiro do século XIX, 2008, Rio de Janeiro. Arte Brasileira do Império à Primeira República, 2008.

12.
SILVA, R. J.; RIDENTI, M. S. . O teatro engajado e seu alcance: Teatro Oficina.. In: IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2001, Campinas. IX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2001.

13.
SILVA, R. J.. Arte Sob Censura. In: VIII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2000, Campinas. Congresso Interno de Iniciação Científica, 8, Campinas, Caderno de Resumos.. Campinas: UNICAMP / Pró-Reitoria de Pesquisa, 2000. p. 104-105.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R. J.. El Centinela, Paraguai Ilustrado e Cabrião: identidades e fronteiras em debate na cobertura visual da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, R. J.. O espaço do criador em um espaço de criação: a imprensa ilustrada oitocentista e o artista na América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, R. J.; SILVA, P. R. . ?A INVENÇÃO DA «PAZ E PROGRESSO»: IMAGENS E PROPAGANDA NA DITADURA STROESSNER NO PARAGUAI.? n. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, R. J.. Iconografias artística na imprensa oitocentista: citações e apropriações em revistas ilustradas latino-americanas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, R. J.. 'Informação, entretenimento e saúde: um passeio pelos almanaques de farmácia.'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, R. J.. História e História da Arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, R. J.. 'Informação, entretenimento e saúde: um passeio pelos almanaques de farmácia.'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, R. J.. Entre repúblicas y monarquía: representaciones visuales de países de Latinoamérica en la prensa ilustrada argentina y brasileña en la segunda mitad del siglo XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, R. J.. Imagens na 'construção de territórios' Latino-americanos: Argentina e Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, R. J.. 'Artes, Patrimônio, Cultura Material e Memória'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVA, R. J.. História e História da Arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, R. J.. Imagens entre o Brasil e a Argentina: Citações e apropriações da tradição artística na imprensa ilustrada oitocentista.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, R. J.. Imagem e imprensa na América Latina oitocentista: um percurso entre a Argentina e o Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SILVA, R. J.. Ideias desenhadas: imagens da construção de um artista do lápis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, R. J.. Quando a caricatura se explica: um exemplo português no Brasil oitocentista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, R. J.. O crítico e o artista: política e arte no Brasil - percursos entre a AIBA e a ENBA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, R. J.. O espaço representativo de uma instituição: a exposição de 1882 no liceu de artes e ofícios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, R. J.. Caricatura e imprensa ilustrada: registros em imagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, R. J.. Diálogos e reapropriações: Um artista ítalo-brasileiro e sua produção gráfica no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, R. J.. Pintura, um projeto político-cultural? A representação do índio no trabaho de Angelo Agostini. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SILVA, R. J.. Lápis e pincel nas mãos de um artista: O Brasil de Angelo Agostini. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SILVA, R. J.. A Caricatura no Século XIX - Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SILVA, R. J.. Arte, crítica, caricatura e humor: a produção artísica em questão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, R. J.. Crítica de Arte e Caricatura: Reflexões sobre arte brasileira no segundo Império. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, R. J.. Imagens da construção de um ideal? A pintura de Angelo Agostini (1885-1909). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, R. J.. Caminhos da crítica de arte no Brasil: Século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SILVA, R. J.. Crítica de arte na imprensa carioca do século XIX: Revista Musical e Bellas Artes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA, R. J.. Uma visão da crítica de arte brasileira no século XIX: Angelo Agostini. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SILVA, R. J.. Os Salões caricaturais de Angelo Agostini. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA, R. J.. Obras e artistas no universo de Angelo Agostini. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SILVA, R. J.. A crítica de Arte de Angelo Agostini. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVA, R. J.. O TEATRO ENGAJADO E SEU ALCANCE: TEATRO OFICINA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA, R. J.; RIDENTI, M. S. . O Teatro Engajado e seu alcance: Teatro Oficina. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
SILVA, R. J.; RIDENTI, M. S. . Arte sob censura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, R. J.; MIOLA, G. C. . América Latina em suas artes: pensar, discutir, criar e experimentar. Foz do Iguaçu: SURES, 2016 (Organização de dossiê revista SURES (N.7)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, R. J.. Parecerista ad hoc para a Revista Tempo e Argumento no ano de 2016. 2016.

2.
SILVA, R. J.. Emissão de parecer para Anais do Museu Paulista. 2016.

3.
SILVA, R. J.. Emissão de parecer para Revue Arteologie. 2016.

4.
SILVA, R. J.. Emissão de parecer para a revista Sures. 2015.

5.
SILVA, R. J.. Emissão de Parecer para a revista TEMPO do Departamento de História da UFF. 2014.

6.
SILVA, R. J.. Emissão de Parecer para a revista Varia História da pós-graduação em História da UFMG. 2014.

7.
SILVA, R. J.. Emissão de parecer para a Revista SURES. 2014.

8.
SILVA, R. J.. Emissão de Parecer para revista Embornal. 2011.

9.
SILVA, R. J.. Atendimento Sala de Pesquisa Como Viver Junto. 2006.

10.
SILVA, R. J.. Saúde e Educação: cenário para a cultura de prevenção nas escolas. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. J.. Revista Estudos Ibero-Americanos. 2017. (Parecer de artigo revista científica).

2.
SILVA, R. J.. Revista Tempo e Argumento. 2016. (Parecer de artigo revista científica).

3.
SILVA, R. J.. ANAIS DO MUSEU PAULISTA. HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL (NS). 2016. (Parecer de artigo revista científica).

4.
SILVA, R. J.. Revista Cadernos de História - PUC Minas. 2015. (Parecer de artigo revista científica).

5.
SILVA, R. J.. Sures. 2014. (Parecer de artigo revista científica).

6.
SILVA, R. J.. Varia História. 2014. (PARECER AD HOC de artigo).

7.
SILVA, R. J.. Revista Tempo. 2014. (Parecer de artigo revista científica).

8.
SILVA, R. J.. As mulheres e São Paulo: um passeio pelas páginas da revista Arlequim. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto introdutório).

9.
SILVA, R. J.. História da Arte. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
SILVA, R. J.. ?O Cabrião cumprimenta o respeitável público...?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto introdutório).

11.
SILVA, R. J.. A Imagem do Negro: algumas produções artísticas nas representações do século XIX. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
SILVA, R. J.. A Arte na Construção das Identidades Nacionais: a Representação do Índio na Argentina, no Brasil e no México. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
SILVA, R. J.. Caricatura no XIX. 2010. (Conferência).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, R. J.; KLAUCK, S.; SILVA, P. R.. Participação em banca de WALDSON DE ALMEIDA DIAS JUNIOR. A PONTE DA ?MODERNIDADE? REPRESENTAÇÕES E RELAÇÕES BRASIL?PARAGUAI DURANTE A CONSTRUÇÃO DA PONTE DA AMIZADE (1956-1965). 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVA, R. J.; KLAUCK, S.; FERNANDES, V. B.; SANTOS, J. C.. Participação em banca de DAIANE GLAUCIA DE OLIVEIRA. O TANGO ESPETÁCULO NA REGIÃO BINACIONAL DO BRASIL COM A ARGENTINA. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
SILVA, R. J.; SILVA, P. R.; KLAUCK, S.. Participação em banca de Jhonathan Bastián Castro Pino. El Jornal "Nosso Tempo" y la solidaridad al pueblo paraguayo durante la dictatura del Alfredo Stroessner, entre 1981-1985.. 2018. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
SILVA, R. J.; CIACCHI, A.; GODINHO, A. G.; RUBINO, S. B.. Participação em banca de SORAYA JEBAI QUINTA. ITALA FULVIA VILLA: UMA MULHER NA ARQUITETURA MODERNA ARGENTINA (1913-1991). 2016. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, R. J.; KLAUCK, S.. Participação em banca de Jhonathan Bastian Castro Pino. El Jornal Nosso Tempo y los militantes opositores a la dictadura de Alfredo Stroessner: tensiones culturales y solidaridad política en tiempos autoritarios (1980-1985). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVA, R. J.; COTA, D.; CHERNAVSKY, A.. Participação em banca de Jhanira Mayra Conde Osco. Identidad y resistencia de inmigrantes bolivianos en San Pablo (BR): el grupo musical Santa Mala. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
SILVA, R. J.; SILVA, P. R.; KLAUCK, S.. Participação em banca de WALDSON DE ALMEIDA DIAS JUNIOR. A PONTE DA MODERNIDADE REPRESENTAÇÕES E RELAÇÕES BRASIL?PARAGUAI DURANTE A CONSTRUÇÃO DA PONTE DA AMIZADE (1956-1965). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
SILVA, R. J.; SILVA, P. R.; CIACCHI, A.. Participação em banca de HUGO DE CARVALHO QUINTA. BUENOS AIRES (1898-1902): O CIRCULO INTELECTUAL DE PIETRO GORI E A REVISTA CRIMINALOGÍA MODERNA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
SILVA, R. J.; CIACCHI, A.; SILVA, J. T.. Participação em banca de Soraya Teixeira Jebai. Itala Fulvia Villa: Uma mulher na arquitetura Moderna Argentina (1913-1991). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, R. J.. Participação em banca de Neuza Marçal de Oliveira. O uso do filme como recurso didático nas aulas de história. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com ênfase em Arte e Conhecimento históri) - Faculdade União das Américas.

2.
SILVA, R. J.. Participação em banca de Marcos Caetano de Souza. O cinema e o conhecimento histórico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com ênfase em Arte e Conhecimento históri) - Faculdade União das Américas.

3.
SILVA, R. J.. Participação em banca de Karin Garbin Oliveira. A música como auxílio pedagógico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com ênfase em Arte e Conhecimento históri) - Faculdade União das Américas.

4.
SILVA, R. J.. Participação em banca de Daiana Cristina Batista Chaves. O filme: O sorriso de Monalisa como recurso didático. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com ênfase em Arte e Conhecimento históri) - Faculdade União das Américas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, R. J.; BRIGHENTI, C. A.; CALDERON, S. Q. O.. Participação em banca de Vagner Vieira.O Partido dos Trabalhadores (PT): da sua criação a chegada ao poder. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVA, R. J.; RAMALHO, F. A. M.. Participação em banca de GABRIELA PORTZ.Paisagens da memória: um estudo sobre as fotografias de Gastón Salas,. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
SILVA, R. J.; MARCELO, H. V.. Participação em banca de REJANE ANAHÍ CAMILO RUIZ.As Cataratas do Iguaçu entre relatos e imagens (Brasil e Argentina, 1890-1910). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
SILVA, R. J.; BRIGHENTI, C. A.. Participação em banca de ANDERSON DE OLIVEIRA.Representações da Tortura no Jornal Nosso Tempo: Direitos Humanos e opinião pública em Foz do Iguaçu 1980-1985. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

5.
SILVA, R. J.; FER, E. M.. Participação em banca de FLÁVIA SOARES DAMASCENO DOS SANTOS.O sagrado e o simbólico: usos e representações da imagem de Maria no filme Marias, a fé no feminino (Joana Mariani, 2015).. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

6.
SILVA, R. J.; SILVA, P. R.; STERLING, G.. Participação em banca de Letícia Consalter de Lima.O discurso histórico-nacionalista e as relações com o Brasil: contradições e conciliações na "literatura stronista". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, R. J.; MARTINS, R.; MARTINS, M. L.. Arte e Cultura Visual. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
SILVA, R. J.; CORTEZ, M.; GUIZZO, A. R.; NAME, L. P. M.. Comissão de seleção de alunos regulares para o Programa de Mestrado em Literatura Comparada. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SILVA, R. J.; OLIVEIRA, M. S. R.. Comissão Avaliadora do III Encontro de Iniciação Científica da UNILA da sessão de História. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino- Americanas,. ?El Centinela, Paraguai Ilustrado e Cabrião: identidades e fronteiras em debate na cobertura visual da Guerra da Tríplice Aliança (1864- 1870)?. 2017. (Congresso).

2.
Teorias e metodologias da História: os desafios da história global.História e imagem: Visualidades compartilhadas através da imprensa ilustrada oitocentista. 2017. (Encontro).

3.
Diálogos Interdisciplinares a partir do Sul Global."Artes, Patrimônio, Cultura Material e Memória". 2014. (Seminário).

4.
I Semana Acadêmica de História da UNILA - América Latina desde América Latina: diálogos interdisciplinares.História e História da Arte. 2014. (Outra).

5.
Primer Coloquio Interdisciplinario Travessias Culturales: Caminha Guamann Poma en la Guirá. 2014. (Outra).

6.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte.Imagens na "construção de territórios" latino-americanos: Argentina e Brasil. 2014. (Outra).

7.
II Workshop Argentino-Brasileño de Historia Comparada (II-WAB).Imagens entre o Brasil e a Argentina: Citações e apropriações da tradição artística na imprensa ilustrada oitocentista. 2013. (Outra).

8.
IX Encontro de História da Arte da UNICAMP - Circulação e Trânsito de Imagens e Ideias na História da Arte.Diálogos entre América Latina e Europa através da imagem na imprensa oitocentista. 2013. (Encontro).

9.
II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura.O crítico e o artista: política e arte no Brasil - percursos entre a AIBA e a ENBA. 2012. (Outra).

10.
III Colóquio de Estudos sobre a Arte Brasileira do século XIX - Intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal.Quando a caricatura se explica: um exemplo português no Brasil oitocentista. 2012. (Outra).

11.
VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria.Ideias desenhadas: imagens da construção de um artista do lápis. 2012. (Encontro).

12.
XXVI Simpósio Nacional de História.Caricatura e imprensa ilustrada: registros em imagens. 2011. (Simpósio).

13.
Angelo Agostini 100 Anos Depois.Lápis e Pincel nas Mãos de um Artista: o Brasil de Angelo Agostini. 2010. (Seminário).

14.
II Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX.Pintura, um Projeto Político-Cultural? A Representação do Índio no Trabalho de Angelo Agostini. 2010. (Outra).

15.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Arte, obra, fluxos.Diálogos e reapropriações: Um artista ítalo-brasileiro e sua produção gráfica no Brasil. 2010. (Outra).

16.
V Encontro de História da Arte "Caminhos Percorridos e a Percorrer".Arte, Crítica, Caricatura e Humor: a produção artística em questão. 2009. (Encontro).

17.
XXV Simpósio Nacional de História.Imagens da Construção de um Ideal? A Pintura de Angelo Agostini. 2009. (Simpósio).

18.
Forum Permanente de Desafios do Magistério. 2008. (Oficina).

19.
I Colóquio Nacional de Estudos sobre Arte Brasileira do século XIX.Caminhos da crítica de arte no Brasil: Século XIX. 2008. (Outra).

20.
Culto, destruição, e interpretação das obras de arte e das imagens no Mundo Moderno. 2007. (Seminário).

21.
III Encontro de História da Arte - História da Arte e Instituições Culturais: perspectivas em debate.Crítica de arte na imprensa carioca do século XIX: Revista Musical e de Bellas Artes. 2007. (Encontro).

22.
Paisagem e Iconografia Nacional na Arte da América Latina. 2007. (Simpósio).

23.
II Encontro de História da Arte - Teoria e História da Arte: abordagens metodológicas.Uma visão da crítica de arte brasileira no século XIX: Angelo Agostini. 2006. (Encontro).

24.
15º Congresso de Leitura do Brasil. 2005. (Congresso).

25.
Crítica da crítica.Os Salões caricatuirais de Angelo Agostini. 2005. (Seminário).

26.
I Encontro de História da Arte IFCH UNICAMP - Revisão Historiográfica o estado da questão.Obras e Artistas no unvierso de Angelo Agostini. 2004. (Encontro).

27.
O Corpo na Arte Clássico / Anti-clássico. 2004. (Simpósio).

28.
VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. 2003. (Congresso).

29.
XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.A crítica de arte de Angelo Agostini: reflexões sobre a vida cultural e política do final do Segundo Reinado. 2003. (Outra).

30.
I Encontro de Pesquisa de Graduação em Ciências Sociais no IFCH... 2001. (Encontro).

31.
IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. O teatro engajado e seu alcance: Teatro Oficina. 2001. (Congresso).

32.
XXI Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2001. (Encontro).

33.
I Encontro Nacional de Estudantes de graduação em Ciência Política. 2000. (Encontro).

34.
VIII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Arte Sob Censura. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. J.; COTA, D. . Painel: América Latina em Chave Estética e Política: proposições e problematizações de identidades e comunidades desde criações artísticas e culturais no pré-evento INTERSECCIONALIDADE E FRONTEIRAS - PRÉ-EVENTO - 18º CONGRESSO MUNDIAL DE ANTROPOLOGIA. 2018. (Outro).

2.
SILVA, R. J.; RAMALHO, F. A. M. ; ARAUJO, V. S. . Simpósio: Artes, identidades e fronteiras. 2017. (Outro).

3.
DAZZI, Camila ; VALLE, Arthur ; SILVA, R. J. ; PORTELLA, I. S. . IV Colóquio de Estudos sobre a Arte Brasileira do Século XIX - O ateliê do artista. 2015. (Outro).

4.
SILVA, R. J.. Diálogos Interdisciplinares a partir do Sul Global. 2014. (Outro).

5.
SILVA, R. J.; PORTZ, Solange . V Simpósio de História da América. 2011. (Outro).

6.
SILVA, R. J.; PORTZ, Solange . III Simpósio de História e Fronteira - História da América: Mundos entre Fronteiras. 2011. (Outro).

7.
SILVA, R. J.; DEBALD, Fátima R. B. . III Congresso Internacional de Educação. 2011. (Congresso).

8.
SILVA, R. J.. II Semana Acadêmica de Porto Nacional de 2010: Bicentenário da Independência da América Latina. 2010. (Outro).

9.
SILVA, R. J.. Semana Acadêmica de História de Porto Nacional/2009: 50 Anos da Revolução Cubana. 2009. (Outro).

10.
SILVA, R. J.. III Encontro de História da arte. 2007. (Outro).

11.
SILVA, R. J.; Ferreira, N. S. . 15 COLE. 2005. (Congresso).

12.
SILVA, R. J.. II Encontro Nacional dos Estudantes de Ciência Política (ENEPOL). 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daniela Serna. Narrativas, Objetos y Derivas: indagaciones entorno al cuento en Latinoamérica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PAEC OEA-GCUB. (Orientador).

2.
Alejandro Cordovino Barron Romero. A ser definido. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Comparada - PPGLC) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Probic - Unila. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rayana Almeida. Carolina Maria de Jesus e Teresa Cárdenas: a força da literatura negra latino- americana e sua importância no meio social. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Comparada - PPGLC) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, . Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

2.
María Silvina Sosa Vota. PRENSA SATÍRICA EN EL RÍO DE LA PLATA A FINALES DEL SIGLO XIX EL CASO DE EL MOSQUITO (BUENOS AIRES) Y LA ORTIGA Y EL GARROTE (MONTEVIDEO). 2017. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, . Coorientador: Rosangela de Jesus Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Calcineide Pereira Martins; Daniela Pereira da F. Pimentel. Arte Afro-Brasileira: simbologia do candomblé e narrativa mítica na obra de Rubem Valentim. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

2.
Irma C. S. Galhardo; Jucileia Chaves Monteiro; Pedro Juarez. A Iconografia Oitocentista e a Construção da Imagem do Negro no Brasil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isadora Luiza Francisca Alves Flores. "Quem não é pelo Brasil é contra o Brasil!" A Semana Ilustrada de Henrique Fleiuss e a Guerra da Tríplice Aliança. Rio de Janeiro 1865-1970. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

2.
MARÍA SILVINA SOSA VOTA. "Arte, História y Estado Nacional: Una exploración en torno a la Primera Misa en Chile (1904) de Pedro Subercaseaux". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

3.
Elizandra Silveira de Nazaretti. Um olhar para os Brasiguaios na mídia brasileira: Revista Veja e o Paraguai. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade União das Américas. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

Iniciação científica
1.
Raquel Maia Ferreira Arvelos. Representações visuais da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) na imprensa ilustrada oitocentista. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PIBIC-UNILA. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

2.
Alma Concepcion Monges. Construções visuais oitocentista a partir da imprensa ilustrada paraguaia. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, PIBIC-UNILA. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

3.
María Silvina Sosa Vota. "El Mosquito y la tensión ilustrada: Buenos Aires y las provincias en la segunda mitad del siglo XIX". 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Probic - Unila. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

4.
Ariana Mara da Silva. "Abolicionismo a la Revista Ilustrada: os negros, a Lei dos Sexagenários e o ano de 1885". 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Silvina Sosa Vota. Fundamentos de América Latina - FAL II. 2016. Orientação de outra natureza. (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.

2.
Mariana Elizabeth Fernandez Presa. Fundamentos de América Latina - FAL II. 2016. Orientação de outra natureza. (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Rosangela de Jesus Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 4:20:07