Rodrigo Fortini Boschi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0526115195072428
  • Última atualização do currículo em 14/09/2017


Mestra em Administração pela FNH, especialista em Marketing pela UFMG, graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas e em Ciências Econômicas pela UFMG. Diretor da agência Sigla Comunicação, membro do Conselho Diretor da FCA PUC Minas e do Colegiado de Comunicação Social da PUC Minas Coração Eucarístico. Foi Diretor do Grupo de Mídia de Minas Gerais. Tem experiência em planejamento e mídia de campanhas publicitárias e orienta trabalhos de conclusão de curso nas áreas de regulamentação publicitária, gestão de marca, marketing de experiência, marketing sensorial, mídias sociais e linguagem publicitária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Fortini Boschi
Nome em citações bibliográficas
BOSCHI, R. F.

Endereço


Endereço Profissional
Sigla Comunicação Ltda.
Rua Santa Rita Durão, 321 sala 506
Funcionários
30140-110 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32274931
Fax: (31) 32274931
URL da Homepage: www.siglacomunicacao.com.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Mestrado em Administração.
Centro Universitário Unihorizontes, Uniorizontes, Brasil.
Título: AS MARCAS NA MÍDIA SOCIAL: o brand equity aplicado ao Facebook,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Eliane Bragança de Matos.
Palavras-chave: Gestão de marcas; Brand equity; Ranking de marcas; Mídias sociais; Facebook.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2002 - 2003
Especialização em Gestão Estratégica com Ênfase em Marketing.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1998 - 2003
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Adwords. (Carga horária: 16h).
Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2000 - 2000
Bases estatísticas - RAIS e CAGED. (Carga horária: 8h).
Datamec, DATAMEC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Sistema de Treinamento Universitário. (Carga horária: 160h).
Bolsa de Valores de Minas Gerais, Espírito Santo e Brasília, BOVMESB, Brasil.


Atuação Profissional



Sigla Comunicação Ltda, SIGLA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Sócio e diretor, Enquadramento Funcional: Planejamento e Mídia, Carga horária: 32


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26

Atividades

02/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Departamento de Comunicação Social da PUC Minas.

Cargo ou função
Membro do Colegiado.
08/2016 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Publicitária
08/2014 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

Cargo ou função
Conselho Diretor da Faculdade.
08/2008 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Publicidade
02/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação Publicitária
02/2004 - 07/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Mídia
08/2004 - 12/2008
Treinamentos ministrados , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

Treinamentos ministrados
Orientação na Agência Júnior F/Kaz
08/2004 - 12/2004
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Publicidade

centro universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Mídia

Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, CEDEPLAR/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30


Faculdade Novos Horizontes, FNH, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 2


Grupo de Mídia de Minas Gerais, GMMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 4


Colégio Minas Gerais, CMG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2003 - 12/2003
Ensino, Técnico em Contabilidade, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Economia e Mercado
02/2003 - 12/2003
Ensino, Técnico em Transações Imobiliárias, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Economia e Mercado


Outros Projetos


Orientação ao Projeto de Planejamento de Mídia da campanha de vestibular - o caso PUC Arcos
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Co-orientação ao Projeto Revistas customizadas: a evolução do almanaque
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
XIII Prêmio Minas de Economia, CORECON MG e BDMG.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BOSCHI, R. F.. Cenário do Emprego. In: Lamartine. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. : , 2004, v. , p. -.

2.
BOSCHI, R. F.. Condições de vida em Minas Gerais sob a perspectiva do desenvolvimento regional. Nova Economia. Belo Horizonte: , 2000, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOSCHI, R. F.. A influência do desenvolvimento econômico do Centro-oeste no desenvolvimento econômico e humano do Triângulo Mineiro. In: X Seminário de Economia Mineira, 2002, Diamantina. Anais do X Seminário de Economia Mineira, 2002.

2.
BOSCHI, R. F.. A nova geografia econômica do Brasil: uma proposta de regionalização com base nos pólos econômicos e suas áreas de influência. In: IX Seminário de Economia Mineira, 2000, Diamantina. Anais do IX Seminário de Economia Mineira, 2000.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOSCHI, R. F.; PIRES, L. L.; OLIVEIRA, L. J.. Participação em banca de Anna Thereza Zampier Galvão.A influência do volume do som ambiente no ticket médio e no tempo de permanência do consumidor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário UNA.

2.
BOSCHI, R. F.. Participação em banca de Vinícius César Figueiredo Gomes.Brand equity: um estudo sobre a responsabilidade social das marcas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA.

3.
BOSCHI, R. F.. Participação em banca de Thaís Cristina Rosa Soares.Teste A/B: a influência do layout de banners no resultado de uma campanha de rede de display do Google Adwords. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA.

4.
BOSCHI, R. F.. Participação em banca de Carolina Souza, Henrique Ramos e Matheus Souza.Ufrella: plataforma transmidiática para criação de novas oportunidades de negócios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA.

5.
BOSCHI, R. F.. Participação em banca de Agatha Carneiro, Amanda Melo, Ecio Junior, Giovanni Ferreira.O relacionamento de clientes construindo lovemarks. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
BOSCHI, R. F.. Participação em banca de Diego Silva, Larissa Gonçalves, Lucas Oliveira, Ludmila Oliv.O projeto Bike BH e percepção da geração Y sobre a reputação corporativa do Banco Itaú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
BOSCHI, R. F.. Participação em banca de Arthur Lobão, Lucas Souza, Luiz Brandão, Nathalia Magalhães.Dois cliques em um: saturação e o consumo na fotografia de david la Chapelle. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
BOSCHI, R. F.. Participação em banca de Márcia Aparecida Teixeira e Lidiane Cristina de Lima.O fascínio da embalagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
BOSCHI, R. F.. Participação em banca de Érica Veloso de Moura Arantes.Revistas customizadas: a evolução do almanaque. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
20º Seminário de Iniciação Científica.Marketing Experencial - criar laços emocionais entre as marcas e consumidor por meios de eventos publicitários. 2012. (Seminário).

2.
20º Seminário de Iniciação Científica.Da identidade à marca: um estudo sobre o BH Shopping. 2012. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Olegário. Plano de Mídia de Instituições de Ensino - o caso PUC Arcos. Início: 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maíra Viana Vieira. Gestão e semiótica da marca do banco Itaú. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.

2.
Débora Cristine Ferreira Macedo. A inovação no mundo da criatividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.

3.
Pedro Marquez Pio. Mídia programática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.

4.
Cecília Rodrigues e Sandrele Cristina. Análise da percepção de marca através da lei de incentivo ao esporte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.

5.
Bruno Pinheiro, Diego Franco, Filipe Araújo e João Teles. Marketing esportivo nos principais clubes: meios digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário UNA. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.

6.
Alessandra Caetano, Amanda Azevedo, Ana Luiza Resende, Anita. DESCEU REDONDO? Análise da resposta social à ação de carnaval da Skol de 2015 integrada à campanha "Viva Redondo". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.

7.
Aline Marques, Aline Santos, Ellen Leite, Emilly Bittencourt. Um brinde à música: as marcas de cerveja e o marketing sensorial auditivo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.

8.
Barbara Castro, Lorrane Araujo, Marina Murta, Matheus Novaes. RELAÇÃO ENTRE CLUBE E TORCEDOR: um estudo sobre o Sócio do Futebol do Cruzeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.

9.
Adriana Akamine, Bruna Pinto, Chaynar Silva, Claudia Pereira. PREFEITURA E MÍDIAS SOCIAIS: uma análise da relação entre engajamento e linguagem nas fanpages das prefeituras das capitais brasileiras e Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Rodrigo Fortini Boschi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:25:47