Andrei Rubina Thomaz

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  • Última atualização do currículo em 04/05/2016


Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP, professor no Istituto Europeo di Design e sócio do estúdio Mandelbrot Produções Digitais Ltda. Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, envolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais encontram-se performances sonoras e instalações interativas. Como desenvolvedor, trabalha com diversas agências de publicidade e empresas de tecnologia na realização de projetos digitais para clientes como Pepsi, Itaú, UOL, Coca-Cola e outros. http://www.andreithomaz.com/ (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrei Rubina Thomaz
Nome em citações bibliográficas
THOMAZ, A. R.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Arte, Labirintos e Jogos de Computador: Explorações Artísticas do Espaço do Jogo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Silvia Regina Ferreira de Laurentiz.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: web arte; net art; jogo; labirinto; jogo de computador; arte e novas tecnologias.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Novas Tecnologias.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1998 - 2004
Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas Habilitação Escultu.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: PacMan e o Minotauro.
Orientador: Eny Maria Moraes Schuch.




Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor da disciplina de Flash Avançado, dentro da Miami Ad School / ESPM.


Mandelbrot Estudio Produções Digitais Ltda, MANDELBROT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio e desenvolvedor


Istituto Europeo Di Design, IED*, Itália.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6


Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

Atividades

3/2005 - 6/2005
Ensino, Licenciatura Em Ed Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia II
Laboratório de Multimídia II

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista IC, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista ITI, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2002 - 2004
Projeto CIVITAS
Descrição: Simulador de Cidades.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
Projeto ARCA - Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem
Descrição: O projeto ARCA busca o desenvolvimento de um ambiente de ensino aprendizagem que, apoiado pela Internet, possa atuar como instrumento no auxílio à uma prática pedagógica diferenciada. Busca-se ensejar condições para uma aprendizagem significativa através de um ambiente que usando Realidade Virtual permita a Cooperação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2015 - Atual
Máquinas do Tempo
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Novas Tecnologias.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Novas Tecnologias/Especialidade: Web Arte.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Web Design.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Pouco.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Ocupação dos Espaços da FUNARTE, FUNARTE.
2009
27 Salão Paranaense, MAC - PR.
2007
Prêmio Atos Visuais 2007, FUNARTE.
2006
Fiat Mostra Brasil, CASA FIAT DE CULTURA.
2002
destaque do XIII Salão de Iniciação Científica, UFRGS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, E.2006ALVES, E. ; THOMAZ, A. R. ; NUNES, Cíntia ; AXT, Margarete . Cartola: objeto de aprendizagem voltado à escrita escolar na indissociabilidade entre produção de sentidos e construção do conhecimento.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. 1-10, 2006.

2.
BASTOS FILHO, Othon2006BASTOS FILHO, Othon ; AXT, Margarete ; LABIDI, Sofiane ; SILVEIRA, Paloma Dias ; THOMAZ, A. R. . Sistema inteligente de desafios abertos - IOCS: Uma proposta de adaptação do Método Clínico Piagetiano em Plataforma Multiagentes.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. 1, 2006.

3.
BASTOS FILHO, Othon2004BASTOS FILHO, Othon ; AXT, Margarete ; FONSECA, Luis Carlos ; LABIDI, Sofiane ; GUIMARÃES, Lucas Nunes ; THOMAZ, A. R. ; NASCIMENTO, Edson . Jogos inteligentes como sistemas abertos: singularizando as possibilidades de interação com desafios lógicos.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
THOMAZ, A. R.. Intersecções entre o espaço dos jogos eletrônicos e os espaços cotidianos. In: 8° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#8.ART), 2009, Brasília. 8° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#8.ART), 2009.

2.
THOMAZ, A. R.. A distorção de algoritmos na produção artística relacionada com os jogos eletrônicos e alguns de seus antecedentes. In: 7° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#7.ART), 2008, Brasília. 7° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#7.ART), 2008.

3.
ALVES, E. ; NUNES, Cíntia ; THOMAZ, A. R. ; AXT, Margarete . Objeto de aprendizagem Cartola: contanto e recontando histórias na internet. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2007, Porto - Portugal. IX Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2007.

4.
ALVES, E. ; NUNES, Cíntia ; THOMAZ, A. R. ; ESSER, Thiago ; AXT, Margarete . Escrever e reescrever pela WEB: práticas de escrita utilizando o objeto de aprendizagem CARTOLA. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

5.
THOMAZ, A. R.; LAURENTIZ, Sílvia . Arte, labirintos e jogos eletrônicos: explorações artísticas do espaço do jogo. In: 6 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: interseções entre arte e persquisa tecno-científicas, 2007, Brasília. Arte e Tecnologia, interseções entre arte e pesquisas tecno-científicas, 2007. p. 32-37.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, Paloma Dias ; THOMAZ, A. R. ; BASTOS FILHO, Othon ; AXT, Margarete . Padrão Construtivista de Mediação.. In: 13ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006, Florianópolis. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006. v. I.

2.
THOMAZ, A. R.; LONGHI, Magalí ; AXT, Margarete . EDITTORE: A Generic Objects Editor for Project CIVITAS. In: XVI Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, 2003, São Carlos. XVI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI 2003). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003.

3.
THOMAZ, A. R.; LONGHI, Magalí ; AXT, Margarete . EDITTORE: A Generic Objects Editor for Project CIVITAS. In: IV Symposium on Virtual Reality, 2003, Ribeirão Preto. IV Symposium on Virtual Reality, 2003.

4.
THOMAZ, A. R.; AXT, Margarete ; VICCARI, Rosa Maria . Desenvolvendo Interfaces Lúdicas para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: XV Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Desenvolvendo Interfaces Lúdicas para Ambientes Virtuais de Aprendizagem, 2003.

5.
THOMAZ, A. R.; SCHUCH, Eny ; MARASCHIN, Cleci ; ZANIOL, Elisângela . Privilegiando o Lúdico nos Ambientes Virtuais: a Construção do Ambiente Jardim. In: VI Symposium On Virtual Reality, 2003, Ribeirão Preto. VI Symposium On Virtual Reality, 2003.

6.
THOMAZ, A. R.. Estruturas de Navegação e Narrativa nos Trabalhos de Web Arte. In: IX Jornada de Iniciação Científica, 2002, Goiânia. Anais da SBPC, 2002.

7.
AXT, Margarete ; ALVES, E. ; ELIAS, C. R. ; MEIRELLES, S. ; THOMAZ, A. R. ; GUIMARÃES, Lucas Nunes . Cartola. In: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2002, São Leopoldo. SBIE, 2002.

8.
THOMAZ, A. R.; ZANIOL, Elisângela . Privlegiando o Lúdico nos Ambientes de Realidade Virtual: A Construção do Ambiente Jardim. In: XIV Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre, 2002.

9.
THOMAZ, A. R.. Estruturas de Navegação e Narrativa nos Trabalhos de Web Arte. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2001, Porto Alegre. XIII Salão de Iniciação Cienfícia, 2001.

10.
THOMAZ, A. R.. Estruturas de Navegação e Narrativa nos Trabalhos de Web Arte. In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
THOMAZ, A. R.. A distorção de algoritmos na produção artística relacionada com os jogos eletrônicos e alguns de seus antecedentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
THOMAZ, A. R.. Estruturas de Navegação e Narrativa nos Trabalhos de Web Arte 2002 (Pesquisa desenvolvida como bolsista IC).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
AXT, Margarete ; ALVES, E. ; THOMAZ, A. R. ; ELIAS, C. R. ; MEIRELLES, S. ; GUIMARÃES, Lucas Nunes ; NUNES, Cíntia ; ESSER, Thiago . Cartola. 2005.

2.
THOMAZ, A. R.; BASTOS FILHO, Othon ; SILVEIRA, Paloma Dias ; GUIMARÃES, Lucas Nunes . IOCS. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
THOMAZ, A. R.. Vi de Passagem. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
THOMAZ, A. R.. Desenvolvendo jogos para Android com o App Inventor. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
THOMAZ, A. R.. Banners Animados. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
THOMAZ, A. R.. Seminário de Infografia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
THOMAZ, A. R.. Matryoshkas. 2015. Instalação.

2.
THOMAZ, A. R.; BRESSANIN, M. ; RICCO, Pedro ; ANDRIOLI, Vitor Augusto . Paisagens Paralelas. 2015. Outra.

3.
THOMAZ, A. R.. art2code. 2015. Computação Gráfica.

4.
THOMAZ, A. R.. Auto-retrato no labirinto. 2011. WebArt.

5.
THOMAZ, A. R.. Panoramas (Iberê Camargo). 2011. WebArt.

6.
THOMAZ, A. R.. Somewhere In Time. 2009. Instalação.

7.
THOMAZ, A. R.. First Person Movements. 2008. Outra.

8.
LAURENTIZ, Sílvia ; THOMAZ, A. R. . 1o Subsolo. 2008. Instalação.

9.
THOMAZ, A. R.. Prince of Persia : Estudos. 2007. Outra.

10.
THOMAZ, A. R.. Tetris : Estudos. 2007. Outra.

11.
THOMAZ, A. R.; CAMARGO, Marina . Eclipses. 2007. Outra.

12.
THOMAZ, A. R.. Cubos de Cor. 2007. Outra.

13.
THOMAZ, A. R.. Another 3D Engine. 2006. Outra.

14.
THOMAZ, A. R.. Labirinto Zero. 2006. Outra.

15.
THOMAZ, A. R.. Dédalo e Ariadne. 2006. Outra.

16.
THOMAZ, A. R.; HEUSER, M. D. . Quanto uma página se torna um Labirinto (Fundação Ecarta). 2006. Outra.

17.
THOMAZ, A. R.. Dédalo e Ariadne. 2005. Outra.

18.
THOMAZ, A. R.. PacMan e o Minotauro. 2004. Outra.

19.
THOMAZ, A. R.. Labirinto Zero. 2004. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CAMPESATO, Lilian ; SERPA, Francisco ; KISIL, Vitor ; THOMAZ, A. R. . Sonocromática. 2008 (performance audiovisual).

2.
THOMAZ, A. R.; SERPA, Francisco ; PORRES, A. ; OBICI, Giuliano ; KISIL, Vitor ; FIEL DA COSTA, Valério ; FENERICH, Alexandre. ; CAMPESATO, Lilian ; FRANCISCO, Patrícia . TEIA. 2007 (Performance Musical).

3.
CAMPESATO, Lilian ; FENERICH, Alexandre. ; FIEL DA COSTA, Valério ; KISIL, Vitor ; OBICI, Giuliano ; PORRES, A. ; SERPA, Francisco ; THOMAZ, A. R. ; FRANCISCO, Patrícia . TEIA. 2007 (Performance Musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PERISSINOTO, P.; GODOI, V.; THOMAZ, A. R.. Participação em banca de Victor Calarge.BOID - Rastreamento Bovino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Multimídia) - IED SAO PAULO.

2.
THOMAZ, A. R.; PERISSINOTO, P.; GODOI, V.. Participação em banca de Natália de Carvalho Coelho.Eu Portinari. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Multimídia) - IED SAO PAULO.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Máquina do Tempo - Blau Projects. Máquina do Tempo. 2014. (Exposição).

2.
Somewhere in Time - Centro Cultural Banco do Nordeste. Somewhere in Time. 2014. (Exposição).

3.
PLAY!.Labirintos Invisíveis. 2013. (Outra).

4.
Café Tecnológico.Game Art. 2012. (Encontro).

5.
17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Videobrasil ? Panoramas do Sul.Somewhere in Time. 2011. (Outra).

6.
Reunião Anual da SBPC. 54 Reunião Anual da SBPC. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
THOMAZ, A. R.; CAMARGO, M. ; ESCOBAR, D. . Lugares / Representações. 2011. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Artes Visuais
1.
THOMAZ, A. R.. art2code. 2015. Computação Gráfica.




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