Vanessa Spinosa

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  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2001) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em História pela Universidade de Salamanca (2016). Atualmente é professora do departamento de História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História. Na área de ensino, têm interesse nas práticas docentes nos ensinos básico e superior, no uso de tecnologias digitais e interdisciplinaridade. Tem experiência na área de História Social do Brasil, com ênfase em fontes jurídicas e estudos sobre História e Direito. Atua principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Império, História da família, História social do Direito e da Criminalidade e Ensino de História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Spinosa
Nome em citações bibliográficas
SPINOSA, V.;SPINOSA, Vanessa

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Lagoa Nova
59078900 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (0084) 33422246
URL da Homepage: www.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2016
Doutorado em Fundamentos de la Investigación Historica.
Universidade de Salamanca, USAL, Espanha.
Título: Vocação para a Justiça: o serviço público como missão cidadã (Brasil 1840-1889), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Jose Manuel Santos Perez.
Coorientador: Rui Cunha Martins.
Palavras-chave: História; Direito; Cidadania.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.
2003 - 2005
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: PELA NAVALHA cotidiano, moradia e intimidade (Belém, 1930),Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Izilda Santos de Matos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cidade; cotidiano; moradia; vizinhança; história da Amazônia; história da família.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior; Outro.
1998 - 2001
Graduação em História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2006
Curso de Atualização em Antropologia Social. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Lengua y Cultura Españolas. (Carga horária: 80h).
Universidade de Salamanca, USAL, Espanha.
2007 - 2007
Elaboração de projetos de ensino para a monitoria. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
III Curso de Atualização em Antropolgia Social. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Inglês Instrumental para História. (Carga horária: 60h).
English Way cursos, ENGLISH WAY CURS, Brasil.
1999 - 1999
Noções de Paleografia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1998 - 1998
O estado e seu na qualidade total da eucação. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

10/2017 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias da informação e comunicação e ensino de história
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.

Cargo ou função
Membro do Colegiado em História Bacharelado.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Linhas de pesquisa
Tecnologia Educacional
02/2007 - Atual
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA MEDIEVAL I e II
História Moderna I e II
Formação Histórica do Rio Grande do Norte
História Social da Familia no Brasil
História Oral
Seminário de Metodologia da História I e II
03/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Linhas de pesquisa
História Social do Direito
09/2017 - 09/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
História e cidadania: instituições justiça educação no oitocentos.
05/2017 - 06/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Liminares: Novos olhares sobre o sistema prisional no Rio Grande do Norte (exposição e ciclo de debates).
2017 - 2017
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HED1022 - HISTÓRIA DO RIO GRANDE NORTE: COLÔNIA E IMPÉRIO
HIS0009 HISTORIA MODERNA I
HIS0010 HISTORIA MODERNA II
HIS0019 - HISTORIA DO RIO GRANDE DO NORTE I
HIS0080 - HISTÓRIA SOCIAL DA FAMÍLIA NO BRASIL
HIS0092- BRASIL IMPÉRIO: CULTURA E SOCIEDADE
05/2016 - 05/2016
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Por uma história regional: novas trajetórias científicas sobre a cultura oitocentista.
2016 - 2016
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIS0009 HISTORIA MODERNA I
HIS0010 - HISTORIA MODERNA II
DEH0064 - FORMACAO HISTORICA DO RIO GRANDE DO NORTE
HIS0080 - HISTÓRIA SOCIAL DA FAMÍLIA NO BRASIL
12/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Fontes jurídicas para a História dos sertões: catalogação e sistematização de dados para a pesquisa científica no RN,PB e PE.
08/2015 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Comissão Examinadora para Tutor Presencial.
2015 - 2015
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HIS0022 - HISTORIA ORAL
HED1008- HISTÓRIA MODERNA I
HIS0010 - HISTORIA MODERNA II
11/2014 - 11/2014
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Atividade realizada
Avaliador XXV Congresso Iniciação Cientifica e Tecnológica da UFRN.
03/2014 - 04/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Ciclo Mundo Moderno em perspectiva: arte, política e religiosidade em debate.
2014 - 2014
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DEH0055 - SEMINARIO DE HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA II
HIS0009 - HISTORIA MODERNA I
DEH0061 - SEMINARIO DE METODOLOGIA DA HISTORIA II
DEH0051 - SEMINARIO DE METODOLOGIA DA HISTORIA I
HIS0017 - HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA I
08/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
História e Direito: experiencia documental e bibliográfica com fontes jurídicas do Sertao.
2013 - 2013
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DHC0123 - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA MEDIEVAL II
DHC0305 - HISTÓRIA MEDIEVAL II
HIS0022 - HISTORIA ORAL
04/2008 - 05/2008
Extensão universitária , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .

Atividade de extensão realizada
Ciclo de Palestra "História e Interdisciplinaridade".
2008 - 2008
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DHG0024 - PESQUISA HISTORICA I
DHG0304 - HISTORIA MEDIEVAL I
DHG0305 - HISTORIA MEDIEVAL II
DHG0316 - HISTORIA MODERNA I
DHG0317 - HISTORIA MODERNA II
DHG0025 - PESQUISA HISTORICA II
08/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .

Atividade de extensão realizada
CURSO DE CAPACITAÇÃO IDENTIDADES DO BRASIL: EM BUSCA DE NOSSOS RITMOS.
2007 - 2007
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DHG0305 - HISTORIA MEDIEVAL II
DHG0054 - SEM.HIST.MOD.CONTEMPORANEA III
DHG0025- PESQUISA HISTORICA II
DHG0304 - HISTORIA MEDIEVAL I
DHG0316 - HISTORIA MODERNA I
02/2006 - 07/2006
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA ANTIGA I
HISTORIA ECONOMICA POLITICA E SOCIAL GERAL
SEMINÁRIO TEMÁTICO
HISTÓRIA MEDIEVAL I
2006 - 2006
Ensino, HISTORIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DEH0030 - HISTORIA ECONÔMICA, POLITICA E SOCIAL GERAL
DEH0050 - SEMINARIO DE HISTORIA DO BRASIL I
HIS0040 - HISTÓRIA ANTIGA I
HIS0042- HISTORIA MEDIEVAL I

Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

07/2006 - 12/2006
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA CONTEMPORANEA
HISTORIA ECONOMICA POLITICA E SOCIAL DO BRASIL

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 06/2003
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Medieval


Linhas de pesquisa


1.
História Social do Direito
2.
Tecnologia Educacional

Objetivo: O grupo tem desenvolvido ações com professores e alunos das redes estadual e municipal de ensino desenvolvendo e testando objetos de aprendizagem fundamentados nas TICs, tais como elaboração e produção de quadrinhos, oficinas de produção de materiais audiovisuais e materiais digitais (blogs e podcast). O grupo também coordena o Laboratório de Tecnologia Educacional, sediado no Centro de Educação/UFRN e oferece oficinas e cursos para professores e alunos das licenciaturas. Tais ações têm gerado um crescente aumento de produção e uso de materiais digitais em sala de aula..
Palavras-chave: Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
História social dos sertões: mapeando espaço, criminalidade e violência no Brasil Imperial
Descrição: Este projeto intenciona investigar sobre criminalidade e violência nos sertões do período imperial no Brasil. A ideia é fazer um trabalho em História social, dialogando com o Direito, para mapear os tipos de crime, os espaços de violência nas províncias do Rio Grande do Norte e da Paraíba do Norte, no Segundo Reinado. Para tanto, o foco de análise será nas comarcas sertanejas de Caicó, de Currais Novos e de Pombal, aliado aos diplomas legais da época. Ademais, a investigação comportará um olhar específico para as mulheres rés e vítimas nos sertões, para entender sobre a tessitura violência, crime e sociedade na era oitocentista. Espera-se, desta maneira, contribuir para a História social dos Sertões e trazer novos dados sobre a relação da criminalidade nos espaços interiores do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador.Número de orientações: 2
2018 - Atual
O futuro do passado: criação de um Banco de Objetos Digitais de Aprendizagem para História
Descrição: Este projeto visa contribuir com o saber, o fazer e o ensinar História no Ciberespaço. Nesse sentido, propõe-se a levantar, classificar e sistematizar Objetos de Aprendizagem(OA) que versem sobre o conhecimento histórico, na rede. A ideia é de identificar e catalogar as experiências já existentes de interação e de criação de conteúdos históricos no universo digital. A proposta que haja uma reestruturação de repositório de objetos de aprendizagem de conceitos históricos. A intenção é alcançar aos professores do Ensino básico, para que tenham auxílio na busca por recursos pedagógicos digitais; bem como que haja formação deste docentes para a busca, utilização e integração dos OA em processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar em que atuem. O trabalho será desenvolvido por uma equipe interdisciplinar que contribui para a interseção entre a área de Tecnologia da Informação (TI), Educação e Ensino de História. Será formada por professores e alunos da pós-graduação e da graduação, estando envolvidos integrantes do curso de História, Bacharelado em Sistemas da Informação (BSI), do Instituto Metrópole Digital (IMD), alunos das Licenciaturas em História, Pedagogia e BSI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / Dennys Leite Maia - Integrante / FABRICIO VALE DE AZEVEDO GUERRA - Integrante / Danilo Nogueira de Medeiros - Integrante.Número de orientações: 2
2017 - 2017
O futuro do passado?: as TDIC?s e o Ensino de História
Descrição: Este projeto visa problematizar sobre o saber, o fazer e o ensinar História no Ciberespaço. A partir de experiências docentes na Educação Superior, para confecção de produtos virtuais nos componentes curriculares de História Moderna I e II e História da América, buscou-se identificar e avaliar a experiência de interação e criação de conteúdos históricos na rede. A ideia central é entender qual o benefício da experiência de elaboração de conteúdos digitais em plataformas já existentes na web pelos futuros docentes da rede básica e superior de ensino. A partir da sistematização e análise da produção discente e avaliações efetuadas ao longo de três anos de uso de ferramentas virtuais de expressão, pretende-se refletir sobre a aplicação desta prática avaliativa e de aprendizagem na Rede Básica de Ensino..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / João Tadeu Weck - Integrante / Dennys Leite Maia - Integrante.
2015 - 2017
Justiça para os Sertões: sistema, autoridade e práticas judiciais no Império do Brasil (1841-1889)
Descrição: Este plano de trabalho trata de um projeto interdisciplinar de História e de Direito dentro de uma perspectiva sócio-histórica. O objetivo central é efetuar um estudos sobre a estrutura judiciária do Império do Brasil e relacioná-lo com as práticas jurídicas do sertão das províncias da Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Portanto, depois de uma análise preliminar de fontes primárias manuscritas, os processos judiciais do semi-árido do nordeste, e fontes impressas, códigos e relatórios ministeriais, compreendeu-se a importância de aprofundamento do tema para as investigações historiográficas regionais e para a história do direito no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / Morton Luiz Faria de Medeiros - Integrante.
2007 - 2008
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS REPERCUSSÕES DA INTERAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA E HISTÓRIA NA DIDÁTICA DO PROFESSOR
Descrição: O projeto busca investigar o alcance das discussões acerca dos conhecimentos oriundos do campo da Pedagogia, ocorridas junto a um grupo de professores de história desde o projeto de ensino e monitoria intitulado ?História e Pedagogia: uma proposta de interação e de prática docente?. Especificamente o projeto volta-se para a verificação do grau de repercussão das discussões ocorridas durante o projeto para a prática curricular dos professores de História junto aos seus alunos. A investigação busca, também, verificar a percepção dos alunos destes professores acerca da integração entre os conhecimentos pedagógico-didáticos do campo da Pedagogia com o campo da História. Este trabalho interdisciplinar, que coerentemente integra ensino e pesquisa, será desenvolvido por quatro docentes, 3 (três) do Curso de História e 1 (um) do Curso de Pedagogia. Para tanto, 8 (oito) componentes curriculares serão trabalhados, sendo 6 (seis) da área de História - História Antiga, História Medieval I e II, História da África, Seminário Temático em História do Brasil e Métodos e Técnicas de Pesquisa - e 2 (dois) da Pedagogia - Fundamentos Teórico-Metodológicos da Coordenação Pedagógica e Didática Geral. Na interface entre os docentes dos dois cursos e das disciplinas ministradas, será possível trazer para a discussão, que envolverá professores, estudantes-monitores e bolsista(s) de iniciação científica, as questões pedagógico-didáticas que caracterizam a prática docente e que não se restringem unicamente a uma visão de conteúdos, mas que se ampliam numa concepção interativa de processo entre ensino e aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Integrante / ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD - Coordenador.
2007 - 2008
As astúcias da suavidade - a escravidão negra nos sertões do Rio Grande do Norte
Descrição: O Seridó potiguar é um espaço que é representado pelo regionalismo estadual como um lugar singular de resistência, produção e de uma sociedade que foi formada com um concurso principal do elemento branco português. Nossas pesquisas em fontes coloniais demonstram que a formação social nestes moldes não têm base documental, mas é uma estratégia dos discursos regionalistas para encobrir a problemática étnica, branqueando famílias e indivíduos da elite regional. Sendo assim, cremos ser oportuno continuarmos com a pesquisa no período imperial para delinearmos melhor a formação desta sociedade pecuarística, que foi construída com forte presença negra e mestiça na vida produtiva da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Integrante / MUIRAKYTAN KENNEDY DE MACEDO - Coordenador / TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA - Integrante.
2001 - 2001
Relações Amorosas e Sexuais dos Homens das Camadas Populares em uma Cidade da Amazônia. Belém (1890-1910)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Integrante / Cristina Donza Cancela - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Debates de Clio: Representação, Cultura e Mentalidades
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Integrante / OLIVEIRA, Airan Borges de - Coordenador.
2018 - 2018
IX SEPE- SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO do CERES/UFRN. ?Educação, Ciência e Democracia, desafios para o nosso tempo?
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / SOARES, Ubirathan Rogerio - Integrante.
2018 - Atual
VIII Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. Sertões: Identidades, Diversidades, Fronteiras
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE - Integrante.
2016 - Atual
Inventários e Partilhas: acessibilidade de fontes históricas através da mídia digital
Descrição: A proposta deste projeto é a de digitalizar o acervo de documentação judiciária da cidade de São José de Mipibu, nas suas ações cíveis. O intuito será o de disponibilizar um acervo digital para alunos, professores dos níveis superior e médio e demais pesquisadores que se interessam pela temática em questão. Este projeto ampliará as ações realizadas anteriormente, em que foram digitalizadas ações criminais dos anos de 1870 a 1890. Os inventários e partilhas são fontes históricas nas quais o pesquisador poderá analisar diversos aspectos sociais como a escravidão, a família, religiosidade e questões morais. O uso de tais fontes possibilitará interpretar sobre a cultura material dos sujeitos sociais, os aspectos educacionais, o grau de escolaridade dos envolvidos que figuravam entre inventariantes e inventariados, herdeiros. Nesse sentido, o Departamento de História como detentor da guarda desta documentação, através do seu Laboratório de Restauração - LABRE, impulsionará o acesso a toda essa documentação para pesquisadores de dentro e fora do âmbito da Universidade, atividade essa que já fora iniciada pelo Laboratório de Imagens ? LABIM e a qual daremos continuidade. Espera-se com a execução deste trabalho, propagar a divulgação do material de pesquisa, pois se ampliará o acervo digital do Laboratório de Imagem do Departamento de História UFRN. Desta forma, corroboraremos com a Lei de Acesso a informação. Ao final do projeto, criaremos um evento com a finalidade de divulgar seus resultados, bem como promover os demais acervos que compõem o Labim, criando assim uma oportunidade de que todas as atividades executadas neste laboratório sejam conhecidas por um maior número de pesquisadores...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Integrante / FRANCISCA AURINETE GIRAO BARRETO DA SILVA - Integrante / IRIS ALVARES DANTAS - Coordenador.
2015 - 2015
Fontes jurídicas para a História dos sertões: catalogação e sistematização de dados para a pesquisa científica no RN,PB e PE
Descrição: O trabalho de pesquisa científica nas humanidades necessita, em grande maioria, de acesso direto à fontes manuscritas, arquitetônicas, orais e/ou artísticas. Nesse sentido, o curso visa capacitar os alunos envolvidos em bacharelados ao exercício de leitura, catalogação e sistematização de fontes manuscritas. Neste caso, iremos oferecer treinamento aos inscritos para que entendam como deve ser o manuseio de documentos judiciais, em bom e mau estado de conservação, bem como a forma de sistematizar os conteúdos encontrados na fonte, através de modelos tabelares e formação de banco de dados. A ideia é que a partir desta iniciação técnica de manuseio e construção de banco de dados, o grupo possa ter maiores mecanismos de intervenção nos acervos de pesquisa locais e regionais promovendo uma pesquisa consciente e preservacionista sobre as memórias deixadas para as gerações subsequentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / FRANCISCA AURINETE GIRAO BARRETO DA SILVA - Integrante / MARIA DA CONCEICAO GUILHERME COELHO - Integrante / Margarida Maria Dias de Oliveira - Integrante / ANDRÉ CASTIEL BATISTA BARBOSA - Integrante.
2014 - 2014
ACERVO DIGITAL DAS REVISTAS DO IHGRN - VOLUMES V (1907) à XVII (1919)
Descrição: Através deste projeto, pretendemos digitar as primeiras décadas das revistas do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1907-1919) com o intuito de disponibilizá-las na mídia digital, potencializando o acesso à pesquisa a esse tipo de fonte. Além de protegeremos as revistas originais, que já se encontram com o suporte de papel fragilizado pelo desgaste do tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / FRANCISCA AURINETE GIRAO BARRETO DA SILVA - Integrante / MARIA DA CONCEICAO GUILHERME COELHO - Integrante / IRIS ALVARES DANTAS - Integrante / Roberto Airon - Integrante.
2013 - 2013
História e Direito: experiencia documental e bibliográfica com fontes jurídicas do Sertao
Descrição: Este projeto visa a interação entre o saber histórico e o jurídico no desenvolvimento de investigações científicas interdisciplinares. Com o auxílio de disciplinas do Curso de História, como Paleografia e História do Brasil, e do Direito, como História do Direito, buscaremos estimular os alunos do bacharelado de ambas graduações a identificar, manusear, catalogar e transcrever documentações jurídicas referentes ao sertão da região nordeste. Posteriormente, o projeto visará discutir trabalhos acadêmicos que lançaram mão destes tipos de fontes judiciais, o que os aproximará das práticas de pesquisa e da escrita monográfica para a História e para o Direito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / Morton Luiz Faria de Medeiros - Integrante / FRANCISCA AURINETE GIRAO BARRETO DA SILVA - Integrante / MARIA DA CONCEICAO GUILHERME COELHO - Integrante.
2008 - 2008
LABORDOC: organização e catalogação do acervo
Descrição: O LABORDOC (Laboratório de Documentação Histórica) possui um acervo especializado na História Regional do Seridó Potiguar composto, essencialmente, por processos-crimes, habilitações de casamento, inventários, atas, ações cíveis e penais, jornais etc. Este acervo está em processo de organização, higienização e catalogação. O objetivo deste projeto é dar andamento a este trabalho que é desenvolvido por alunos bolsistas e voluntários, já que o laboratório não possui um funcionário responsável por estas atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / Marcia Severina Vasques - Integrante / EVANUEL MARQUES DA SILVEIRA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.


Outros Projetos


2017 - Atual
Articulando Fontes e Recursos para o Ensino de História e Culturas das Américas
Descrição: O projeto ?Articulando Fontes e Recursos para o Ensino de História e Cultura das Américas? pretende contribuir para a renovação da prática do ensino e pesquisa sobre as Américas na UFRN promovendo um debate de caráter multidisciplinar entre acadêmicos; incentivando os monitores para as atividades de docência e pesquisa e formando profissionais com competência para construir um olhar próprio e ?descolonizado? sobre esta vasta e desigual região do globo, uma visão em sintonia com as demandas de atuação em uma sociedade cada vez mais complexa e instável. Utilizando os aportes metodológicos da arquivística histórica desenvolvidos pelos colegas do Núcleo de Estudos Históricos de Arqueologia e Documentação (NEHAS-UFRN) e do Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS-UFRN), pretendemos constituir um acervo documental (recursos didáticos renovados e alternativos; sistematização de fontes primárias e secundárias; filmografia; discografia; iconografia e bibliografia especializada produzida ou utilizada pelos pesquisadores e pelos discentes envolvidos) a ser disponibilizado para a comunidade acadêmica (e para público geral) através de um sítio eletrônico na internet que auxilie e articule os diversos processos de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão de diversas disciplinas acadêmicas relacionadas às tem éticas que envolvam os continentes americanos. O projeto visa elevar a qualidade do ensino de graduação desenvolvendo e articulando metodologias e experiências pedagógicas inovadoras no ensino e promovendo a integração entre componentes curriculares entre os cursos de 1. História (licenciatura e bacharelado; curso de Graduação em História à Distância; o Programa de Pós-Graduação Acadêmico em História (PPGH); o Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (PROFHistória) - todos com participação do coordenador do projeto; os Laboratórios de Arqueologia, de Imagens, de Restauração de Livros e Documentos, de Experimentação em História Social; o Memorial do PNLD e o Observatório de Cultura e Política das Américas (OCUPA-UFRN), por mim coordenado. 2. Letras; 3. Ciências Sociais; 4. Antropologia; 5. Filosofia e 6. Educação (CERES). O projeto visa melhorar o ensino de graduação através da articulação e disponibilização de fontes primárias, materiais e metodologias inovadoras; bem como incentivar monitores para a atividade de docência e pesquisa. Em sala de aula a análise de fontes primárias é fundamental para estimular a produção de conhecimento por parte dos alunos, bem como estimulá-los a trabalha-las em sala de aula com seus futuros alunos do Ensino Fundamental e Médio. O presente projeto de ensino segue as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico que ressalta a importância do diálogo entre as disciplinas para uma formação mais completa do profissional da História..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA - Integrante / HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO - Integrante / SEBASTIAO LEAL FERREIRA VARGAS NETTO - Integrante / FRANCISCA DE SOUZA MILLER - Integrante / ROBERTO AIRON SILVA - Integrante / HENRIQUE ALONSO DE ALBUQUERQUE RODRIGUES PEREIRA - Integrante / GABRIEL EDUARDO VITULLO - Integrante / GERARDO ANDRES GODOY FAJARDO - Integrante / FERNANDO BOMFIM MARIANA - Integrante / EDUARDO ANIBAL PELLEJERO - Integrante.
2017 - Atual
?O futuro do passado?: as TIC?s e o ensino de História numa perspectiva interdisciplinar
Descrição: O projeto tem como objetivo trabalhar o ensino de História no nível superior dentro de uma perspectiva interdisciplinar e conectada às mídias digitais. O intuito é que, a partir das plataformas web, os discentes tenham orientação e estímulo docente para a produção de seus produtos, dentro de suas habilidades e saberes. Nesse sentido, o plano de trabalho visa estimular a construção de produtos virtuais que atenda aos componentes curriculares do curso de História, quais sejam História Moderna 1 e 2 e História da América. Para que esta projeção se efetive a monitoria é base fundamental para que o processo de aproximação entre professores e alunos se desenvolva, bem como as ações em torno da construção do conhecimento entre os componentes ocorra de forma fluida e contínua durante a sua execução. Portanto, visamos estimular o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o ensino de História integrando os saberes de componentes curriculares que se complementam e dialogam semestralmente, como também, adotando as mídias como mais um elo a favor da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / YURI SIMONINI SOUZA - Integrante.
2016 - Atual
Acervos de memória e a docência: a preservação e a produção histórica em sala de aula
Descrição: Este projeto de ensino objetiva fomentar nos discentes do curso de História o interesse pela formação professor-pesquisador. O alvo é que eles a partir de práticas de pesquisa e reconhecimento da importância da preservação da memória local potencialize suas habilidades de escrita e de multiplicador da importância de uma cultura arquivística a partir de sua futura prática docente. Para tanto, a aproximação entre os componentes curriculares Arquivística Histórica, Metodologia da Pesquisa Histórica, Cultura Jurídica no Brasil Imperial e História Social da Família no Brasil trarão esta faceta integradora entre teoria e prática para os discentes no intuito de estimular uma formação profissional atenta às demandas atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2016
Formação do professor em História: em busca de metodologias e aplicações interativas para o ensino
Descrição: Este projeto visa dar maior atenção à formação do professor, como também prevê a hegemonia da formação sobre a informação objetivando o estímulo a praticar métodos de ensino e de avaliações concatenados com as demandas atuais observadas nos perfis dos alunos de História (licenciatura e bacharelado). Nesse viés, pretende-se melhorar o desempenho da disciplina História Moderna no curso de graduação de História, campus Natal..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador.
2015 - 2015
História, cultura e filosofia: interação interdisciplinar para melhoria do ensino
Descrição: Este projeto visa melhorar o aproveitamento de aprendizagem dos cursos de graduação de História e de Filosofia inseridos no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), campus de Natal, com o apoio da Tecnologia da Informação (TI) em parceria com o Intituto Metrópole Digital (IMD). Esta inter-relação dispõe-se a propiciar aos estudantes a integração de conhecimentos e a compreensão da necessária interação dos conteúdos ministrados nas disciplinas do curso de História e de Filosofia, a partir de práticas pedagógicas definidas conjuntamente. O intuito é o de que os alunos tenham uma percepção da dinâmica do mundo contemporâneo, das diversidades, das tensões sociais, das mudanças e permanências na sociedade, proporcionando, a partir de componentes curriculares, a reflexão sobre as identidades sociais, ao reconhecimento das contradições e das tensões sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA - Integrante / Sérgio Luiz Rizzo dela-Sávia - Integrante / Bruno Santana da Silva - Integrante.
2008 - 2010
HISTÓRIA E PEDAGOGIA: POR UMA PRÁTICA DOCENTE INTERDISCIPLINAR
Descrição: Este projeto busca trazer novas abordagens para o ensino de História no curso de licenciatura do CERES. Para atingir esta finalidade, foi considerada a possibilidade de desenvolver um trabalho conjunto com o curso de Pedagogia, por meio do qual os conhecimentos pedagógico-didáticos próprios desta área de atuação servirão como base a uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Este trabalho interdisciplinar será desenvolvido por duas docentes, uma do Curso de História e uma do Curso de Pedagogia. Para tanto, 07 (sete) componentes curriculares serão trabalhados, sendo 4 (quatro) da área de História - História Medieval I e II, História Moderna I e II e 03 (três) de Pedagogia - Fundamentos Teórico-Metodológicos da Coordenação Pedagógica e Teorias Pedagógicas e Paradigmas Educacionais e Didática. Na interface entre as docentes dos dois cursos e das disciplinas ministradas, será possível trazer para a discussão temas que envolveram professores e estudantes-monitores. Pretende-se se dedicar a questões pedagógico-didáticas que caracterizam o mundo da docência e a prática docente não se restringindo unicamente aos conteúdos, mas ampliando a uma concepção interativa do processo entre ensino e aprendizagem..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD - Integrante.
2008 - 2008
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM DOCUMENTO BIBLIOGRÁFICO: TÉCNICAS ALTERNATIVAS
Descrição: O LABORDOC (Laboratório de Documentação Histórica) do CERES - Caicó tem como uma de suas missões a preservação e conservação de acervo documental constituído por inventários, processos-crime, habilitações de casamento, ações cíveis etc. Para o funcionamento adequado do LABORDOC há exigências de capacitação no manuseio e guarda dos documentos e o corpo discente necessita de treinos específicos para desempenhar melhor as funções exercidas no laboratório. Assim, o curso "Conservação Preventiva em Documentos Bibliográficos: técnicas alternativas" vem preencher esta lacuna, ao mesmo tempo em que amplia e divulga os conhecimentos relativos a esta área para um público mais amplo, formado não somente pelos alunos que trabalham no LABORDOC, mas também ao restante do corpo discente e outros profissionais dedicados ao trabalho em arquivos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / Marcia Severina Vasques - Integrante.
2007 - 2009
HISTÓRIA E PEDAGOGIA: UMA PROPOSTA DE INTERAÇAO E DE PRÁTICA DOCENTE
Descrição: O projeto busca contribuir para a melhoria do ensino do Curso de Graduação de História partindo dos conhecimentos pedagógico-didáticos no campo da Pedagogia. Tais conhecimentos, próprios desta área de atuação, servirão como base a uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Este trabalho interdisciplinar será desenvolvido por quatro docentes, 3 (três) do Curso de História e 1 (um) do Curso de Pedagogia. Para tanto, 8 (oito) componentes curriculares serão trabalhados, sendo 6 (seis) da área de História - História Antiga, História Medieval I e II, História da África, Seminário Temático em História do Brasil e Métodos e Técnicas de Pesquisa - e 2 (dois) de Pedagogia - Fundamentos Teórico-Metodológicos da Coordenação Pedagógica e Didática II. Na interface entre os docentes dos dois cursos e das disciplinas ministradas, será possível trazer à discussão, que envolverá professores e estudantes-monitores, as questões pedagógico-didáticas que caracterizam a prática docente e que não se restringem unicamente a uma visão de conteúdos, mas que se ampliam numa concepção interativa de processo entre ensino e aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Vanessa Spinosa - Coordenador / Marcia Severina Vasques - Integrante / ALAN DANIEL FREIRE DE LACERDA - Integrante / ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: MNEME (CAICÓ. ONLINE)


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Temporalidades
2017 - Atual
Periódico: REVISTA EQUATORIAL - REVISTA DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANT
2017 - Atual
Periódico: HISTÓRIA UNICAP
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Meios de Comunicação e Educação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: História do Direito.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio de melhor Artigo Resumido no Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Instituto Metrópole Digital.
2012
Premio de Grado de Salamanca, Universidad de Salamanca.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SPINOSA, Vanessa2016SPINOSA, Vanessa. Quem quer servir à justiça? Os sertões como espaços anacrônicos da civilização.. MNEME (CAICÓ. ONLINE), v. 17, p. 82, 2016.

2.
SPINOSA, V.2013SPINOSA, V.. Cultura jurídica e cultura política nos trópicos: um estudo sobre o caso brasileiro no contexto da Independência. Mneme (Caicó. Online), v. 14, p. 1-21, 2013.

3.
SPINOSA, Vanessa2011SPINOSA, Vanessa. LEI DOS HOMENS: FORMAÇÃO JURÍDICA E CULTURA POLÍTICA NO BRASIL IMPÉRIO. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, v. 3, p. 486-502, 2011.

4.
SPINOSA, V.2001 SPINOSA, V.. CASAMENTO E RELAÇÕES CONJUGAIS: da convivencia à separação. TERRA MATURA (REVISTA ANPUH-PA), BELÉM-PA, v. 1, n.1, p. 5-376, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
SPINOSA, Vanessa. Historia y Criminalidad femenina: apuntes socio-históricos para un estudio del sertão brasileño. Culturas y mestizajes iberotropicales. 01ed.Recife: Massananga, 2011, v. 01, p. 442-458.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SPINOSA, Vanessa. Há Futuro para o Passado? Experiência Interdisciplinar com TDICs no Ensino Superior. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2018, Fortaleza. Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2018. p. 173-181.

2.
SPINOSA, Vanessa. Da simples abnegação de cidadãos: serviço público e o judiciário oitocentista.. In: II Encontro Internacional da Sociedade Brasileira do Oitocentos, 2017, Londrina-PR. Anais do seminário internacional, 2017. v. 2.

3.
SPINOSA, V.. Em busca das seduções da ordem: cargos no judiciário oitocentista e a missão patriótica (1840-1889). In: XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasilia. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

4.
SPINOSA, Vanessa. TRAJETÓRIAS JURÍDICO-POLÍTICAS NOS TRÓPICOS: O BRASIL NO CONTEXTO DA INDEPENDENCIA. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. v. 1.

5.
SPINOSA, V.; LIMA, Rogério ; SEGUNDO, Israel Maria . Masculinidade Vingança e Direito: um estudo de caso. In: III Encontro Estadual de Historia, 2008, Mossoró. III Encontro Estadual de História História e Ética. Natal: EDUFRN, 2008. v. 1.

6.
SPINOSA, V.. Nos tempos em que a mulher é quem faz. In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo/ RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional da ANPUH, 2007.

7.
SPINOSA, V.. COTIDIANO E VIZINHANÇA: espaços íntimos e solidários (Belém 1930). In: SONHOS E IDENTIDADES (XII SEMANA DA FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS), 2004, SAO PAULO. SONHOS E IDENTIDADES, 2004.

8.
SPINOSA, V.. Casamento e Relações Conjugais: da convivencia à separação. In: Encontro Regional de História - Anpuh, 2001, Belém. Terra Matura, história e historiografia da Amazônia. Belém: Paka Tatu, 2001. p. 421-437.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SPINOSA, Vanessa; SILVA, C. M. ; CUNHA, R. ; BEZERRA, L. . Produtos Virtuais na História: uma experiência avaliativa para o ensino superior. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação, 2016, Natal. Anais do Congresso Regional sobre Tecnologiasna Educação, 2016. v. 1. p. 546-553.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SPINOSA, V.. A MULHER DIFÍCIL: COTIDIANO, TRABALHO E AMOR NA CIDADE (BELÉM, ANOS 1930). In: III Encontro Cultura e Memória, 2007, Recife. III Encontro Cultura e Memória, 2007. v. III.

2.
SPINOSA, V.. A cidade e as casas; interferencias íntimas no espaço público. In: Ii Encontro Regional da ANPUH-RN, 2006, Caicó. História Historiografia e Ensino, 2006.

3.
SPINOSA, V.. Da cidade e da Intimidade: vilas e estancias numa cartografia amorosa em Belém. In: O Lugar da História, 2004, Campinas. XVII Encontro Regional de História: O lugar da História. CAMPINAS: Editora UNICAMP, 2004. v. 1. p. 1-320.

4.
SPINOSA, V.. PELA NAVALHA: moradia popular, cotidiano e intimidade na cidade. In: I CONGRESSO NACIONAL DE HUMANAS DA UNIV. CRUZEIRO DO SUL, 2004, SAO PAULO. I HUNICON. SAO PAULO, 2004.

5.
SPINOSA, V.. Relações Conjugais e Intimidade nas camadas populares. In: I Jornada Internacional de História da Família - CEDHAL, 2003, São Paulo. I Jornada Internacional de História da Família, 2003.

6.
SPINOSA, V.. Casamento e Relações Conjugais: da convivencia à separação. In: II Encontro Norte de História ANPUH, 2000, Belém. Amazônia 500 anos: História e Perspectivas, 2000. p. 38-38.

Apresentações de Trabalho
1.
SPINOSA, V.. Educação Ciencia e Democracia: desafios do Tempo Presente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SPINOSA, V.. 'Há futuro para o passado?' experiencia interdisciplinar com TDICs no ensino superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SPINOSA, V.. Tecnologias da Comunicação e da Informação e o Ensino de História: desafios para o século XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SPINOSA, V.; PORTO, M.E.M. ; MAIA, L J O . Há futuro para o passado? As TDICs e uma experiencia interdisciplinar no ensino superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SPINOSA, Vanessa. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: papel da educação no uso do Ciberespaço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SPINOSA, V.. Ciberespaço, letramento e docência: experiências com TDICs no ensino de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SPINOSA, Vanessa; AMORIM, C. . O uso das fontes digitais no Ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SPINOSA, Vanessa. Em busca das seduções da ordem: cargos no judiciário oitocentista e a missão patriótica (1840-1899). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SPINOSA, V.; Rocha, Solange P. da . Justiça como acesso à cidadania: ponderações sobre os sertões da Paraíba e do Rio Grande do Norte oitocentistas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SPINOSA, Vanessa. Justiça como missão cidadã no império: os casos das províncias do Rio Grande do Norte e da Paraíba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SPINOSA, V.; ARRAIS, R. . História social do Direito e a importância dos estudos regionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SPINOSA, V.. Historia y Criminalidad femenina: apuntes socio-historicos para un estudio del sertao brasileño. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SPINOSA, V.; LIMA, Rogério ; SEGUNDO, Israel Maria . Masculinidade Vingança e Direito: um estudo de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SPINOSA, V.. "Nos tempos em que a mulher é quem faz: afetividades e comportamentos 'modernos' na cidade (Belém, século XX). 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SPINOSA, V.. A Mulher Difícil: Cotidiano, Trabalho e Amor na Cidade (Belém, Anos 1930). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SPINOSA, V.. A Cidade e as Casas: interferências íntimas no espaço público. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SPINOSA, V.. Pela Navalha: Cotidiano, moradia e intimidade (Belém - 1930). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SPINOSA, V.. Da cidade e da intimidade: Vilas e estâncias numa cartografia amorosa em Belém. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SPINOSA, V.. Pela Navalha: moradia popular, cotidiano e intimidade na cidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SPINOSA, V.. Da cidade e da intimidade: Vilas e estâncias numa cartografia amorosa em Belém. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SPINOSA, V.. O que processos-crimes e jornais podem nos dizer sobre o cotidiano amoroso em Belém. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SPINOSA, V.. Relações Conjugais e intimidade nas camadas populars (Belém 1930 a 1940). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SPINOSA, V.. Casamento e relações conjugais: Da convivênicia à separação. (Belém 1930 a 1940). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
SPINOSA, V.. Casamento e relações conjugais: Da convivênicia à separação. (Belém 1930 a 1940). 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SPINOSA, V.. Casamento e relações conjugais: Da convivênicia à separação. (Belém 1930 a 1940). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SPINOSA, V.. Casamento e relações conjugais: Da convivênicia à separação. (Belém 1930 a 1940). 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SPINOSA, V.. XXV CICT Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC2014. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SPINOSA, V.; PORTO, M.E.M. ; MAIA, L J O . Há futuro para o passado? experiencia interdisciplinar com TDICs no ensino superior. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SPINOSA, Vanessa. Linguagens Multimídia e Produção Educativa de Conteúdo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SPINOSA, Vanessa; OLIVEIRA, M. M. D. ; SILVA, FRANCISCA AURINETE GIRAO BARRETO DA ; COELHO, M. C. G. ; BARBOSA, A. C. B. . FONTES JURÍDICAS PARA A HISTÓRIA DOS SERTÕES: CATALOGAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA NO RN,PB E PE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, M. M. D.; SOUZA, Juliana T.; SPINOSA, V.. Participação em banca de DANILO ALVES DA SILVA. INVESTIGAR PARA APRENDER: ENSINO DE HISTÓRIA, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO CIDADÃ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
PEREIRA, H. A. A. R.; CARVALHO, Haroldo L.; SPINOSA, V.. Participação em banca de ALESSANDRA MICHELLE ALVARES ANDRADE. A UTILIZAÇÃO DE ?MEMES? EM SALA DE AULA: UMA POSSIBILDADE DIDÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
CARVALHO, Haroldo L.; NETTO, S. L. F. V.; SPINOSA, V.. Participação em banca de Osvaldo Santos Falcão. A RELATIVIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO PREFEITO OSWALDO PESSOA, JOÃO PESSOA/PB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ALVES, Milton Thiago Shivani; BARRETO, C. L.; SPINOSA, V.. Participação em banca de Mykaell Martins da SIlva. Sobre a confluencia entre Historia e Filosofia da Ciencia e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SPINOSA, Vanessa; MEDEIROS, M. L.; ROCHA, R. N. P.. Participação em banca de BÁRBARA PIMENTEL FERNANDES.Perspectivas Lombrosianas: breve ensaio sobre a criminologia brasileira no final do século XIX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SPINOSA, Vanessa; SANTIAGO JUNIOR, F. C. F.; ARRAIS, R.. Participação em banca de JOAO FERREIRA LEAL NETO.João Marques Miranda: a trajetória de um empresário e político mestiço, no Maranhão da primeira metade do século XX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M.; SOUZA, J. F. C.; SPINOSA, Vanessa. Participação em banca de Juliana Maia Mendes.As porteiras foram abertas: cidadania e sufrágio feminino no Rio Grande do NOrte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
PINHO, R. S.; SPINOSA, Vanessa; ROCHA, R. N. P.; ARRAIS, R.. Participação em banca de Rudá Silva de Pinho.A cidade de Belém do Pará: mitos e medos no espaço público (1950-1989). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
ROCHA, R. N. P.; ARRAIS, R.; SPINOSA, Vanessa. Participação em banca de Pinho, Rudá Silva de.A CIDADE DE BELÉM DO PARÁ: mitos e medos no espaço público (1950-1989). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
ROCHA, R. N. P.; ARRAIS, R.; SPINOSA, V.. Participação em banca de Aline Cecília Jones de Lima.Mulher e Honra: um estudo sobre os valores morais da mulher nas décadas de 1930 e 1940. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
ARRAIS, R.; SPINOSA, V.; ROCHA, R. N. P.. Participação em banca de Debora Loane do Amaral e Souza.A criança em foco: o olhar de uma viajante (século XIX). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
TITO, Joelma; SPINOSA, V.. Participação em banca de Willian Pinheiro Galvão.Documenta Currais Novos: inventário dos documentos manuscritos ..(1891-1930). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
SPINOSA, V.. Participação em banca de Suelya Batista Soares."Vidas fáceis, vidas difíceis. A história do cabaré de Florânia (1942 - 1986)". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
SPINOSA, V.; BORGES, Claudia C.L.; BRITO, Paula S.. Participação em banca de Everilson dos Santos.Patrimônio Arqueológico do Totoró e o Turismo: uma proposta de sustentabilidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
LIMA, ANA PAULA LUCIO; ARRAIS, R.; SPINOSA, V.. Participação em banca de ANA PAULA LUCIO DE LIMA.A MULHER E A CIDADE EM SOBRADOS EM MUCAMBOS DE GILBERTO FREYRE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SPINOSA, V.; CARVALHO, H. L.; COELHO, M. C. G.; NETTO, S. L. F. V.. Concurso para Professor Substituto. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
CARVALHO, H. L.; FAGUNDES, J. E.; SPINOSA, V.. Concurso para Professor Substituto. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Andrade Jr, L.; Lima, Jailma M.; SPINOSA, V.. Seleção do Processo Seletivo SImplificado para Professor Substituto. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Brasileiro sobre Tecnologias na Educação. "Há futuro para o passado?" experiencia interdisciplinar com TDICs no ensino superior. 2018. (Congresso).

2.
III Seminário Internacional Brasil no século XIX.Policia Criminalidade e Justiça no Brasil Império. 2018. (Seminário).

3.
IV Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública.PROJETO MODERNA: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO EMANCIPADORA DA HISTÓRIA NO CIBERESPAÇO. 2018. (Simpósio).

4.
VIII Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades.História Criminalidade e Justiça nos sertões oitocentistas. 2018. (Outra).

5.
VIII Encontro Estadual de História/XIV Semana de estudos Historicos do CERES: A história e o futuro da Educação no Brasil.PROFHISTORIA: caminhos da pesquisa em Ensino de História. 2018. (Encontro).

6.
III Simpósio Nacional de Historia do Crime, Polícia e Justiça Criminal.Justiça para os sertões: notas para um itinerário de pesquisa em história social (Nordeste, 1840-1889). 2017. (Simpósio).

7.
XXIX Simpósio Nacional de História.Em busca das seduções da ordem: cargos no judiciário oitocentista e a missão patriótica (1840-1889). 2017. (Simpósio).

8.
Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação. PRODUTOS VIRTUAIS NA HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA AVALIATIVA PARA O ENSINO SUPERIOR. 2016. (Congresso).

9.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL NO SÉCULO XIX.?DA SIMPLES ABNEGAÇÃO DE CIDADÃOS?: SERVIÇO PÚBLICO E O JUDICIÁRIO OITOCENTISTA. 2016. (Seminário).

10.
Curso de Licenciatura e Bacharelado em Historia da Escola Superior Madre Celeste.Pela Navalha: percursos para um estudo das camadas populares de Belém dos anos 1930. 2010. (Outra).

11.
Palestras - Laboratório de História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia.Poder e Práticas Jurídicas no Sertão do Brasil Imperial. 2010. (Outra).

12.
XVI Congresso Internacional de Antropología Iberoamericana. Historia y criminalidad femenina: apuntes socio-historicos para un estudio del sertão brasileño. 2010. (Congresso).

13.
Seminário "O Estado e a Problemática da fronteira" - Universidade de Coimbra.Estado da Questão do Projeto La construcción de la tradición: poder, discurso y practicas judiciales en el Brasil Imperial. 2009. (Seminário).

14.
VI Coloquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano. 2009. (Encontro).

15.
Vi Coloquio Internacional Visiones y Revisiones de las Independencias Americanas: Subalternidad e Independencias. 2009. (Encontro).

16.
III Encontro Estadual de Historia.Simposio Temático 'Familia e História: representações poder e cotidiano'. 2008. (Encontro).

17.
III Encontro Estadual de Historia.Masculinidade, Vingança e Direito: Um estudo de caso. 2008. (Encontro).

18.
3º Encontro Cultura e Memória.A Mulher Difícil: Cotidiano, Trabalho e Amor na Cidade (Belém, Anos 1930). 2007. (Encontro).

19.
Diálogos.História e Direito: Familia no Brasil. 2007. (Seminário).

20.
I Congresso Regional de Arquivologia no Nordeste. 2007. (Congresso).

21.
III Curso de Atualização em Antropologia Social. 2007. (Outra).

22.
XXIV Simpósio Nacinal de História- História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).

23.
Diálogos.Pela Navalha: cotidiano, moradia e intimidade (Belém-1930). 2006. (Encontro).

24.
Encontro da ANPUH - Associaçãodos Professores de História. A Cidade e as Casas: interferências íntimas no espaço público. 2006. (Congresso).

25.
Familia e Cotidiano: olhares sobre a intimidade.Ciclo de Debates. 2006. (Outra).

26.
VIII Congresso Científico. VIII Congresso Científico. 2006. (Congresso).

27.
VII Mostra de Extensão da Universidade Potiguar.VII Mostra de Extensão. 25 anos de Ciência e Humanidades: cenários em transformação. 2006. (Outra).

28.
VII Mostra de Extensão Universitária da Universidade Potiguar.VII Mostra de Extensão Universitária da Universidade Potiguar. 2006. (Encontro).

29.
Ciclo de Debate, Família e Cotidiano: Olhares Sobre a Intimidade. Olhares Sobre a Intimidade. 2005. (Congresso).

30.
I Congresso de Humanas da UNICSUL. Pela Navalha: moradia popular, cotidiano e intimidade na cidade. 2004. (Congresso).

31.
XII Semana da Fauldade de Ciências Sociais (PUC/SP). Da cidade e da intimidade: Vilas e estâncias numa cartografia amorosa em Belém. 2004. (Congresso).

32.
XVII Encontro Regional de História.Da cidade e da intimidade: Vilas e estâncias numa cartografia amorosa em Belém. 2004. (Encontro).

33.
Corpo, Cultura e Representação. 2003. (Seminário).

34.
III Encontro de História da Região Norte.O que processos-crimes e jornais podem nos dizer sobre o cotidiano amoroso em Belém. 2003. (Encontro).

35.
I Jornada Internacional da Família: Uma abordagem interdisciplinar. Relações Conjugais e intimidade nas camadas populars (Belém 1930 a 1940). 2003. (Congresso).

36.
Jornada história e cidade. 2001. (Outra).

37.
XII Seminário de Iniciação Científica da UFPA.Casamento e relações conjugais: Da convivênicia à separação. (Belém 1930 a 1940). 2001. (Seminário).

38.
II Encontro Norte de História.Casamento e relações conjugais: Da convivênicia à separação. (Belém 1930 a 1940). 2000. (Encontro).

39.
XI Seminário de Iniciação Científica.Casamento e relações conjugais: Da convivênicia à separação. (Belém 1930 a 1940). 2000. (Seminário).

40.
Olhares Liminares: os relatos/retratos dos viajantes como fontes para a História Social. 1999. (Seminário).

41.
Discutindo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação. 1998. (Seminário).

42.
I Encontro Trabalho e Sociedade: Amazônia Séculos XVIII e XIX. 1998. (Encontro).

43.
Seminário: Pesquisa e desenvolvimento humano. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Airan B. de ; SPINOSA, Vanessa . Debates de Clio: cultura representação e mentalidade. 2018. (Outro).

2.
SPINOSA, V.. III Seminário Internacional Brasil no século XIX. 2018. (Congresso).

3.
ANDRADE, J. B. F. ; Lima, Jailma M. ; SPINOSA, V. . Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. 2018. (Congresso).

4.
SPINOSA, Vanessa; PEDROZA, A. M. N. ; SOUZA, A. M. ; ALVES, J. C. ; ARRAIS, R. ; LIMA, A. C. P. . Por uma história regional: novas trajetórias científicas sobre a cultura oitocentista. 2016. (Outro).

5.
TEIXEIRA NETO, J. ; SPINOSA, Vanessa ; MAIA, L. J. O. ; PORTO, M. E. M. ; LACERDA, A. D. F. ; SOUZA, J. F. C. . Ciclo Mundo Moderno em perspectiva: arte, política e religiosidade em debate. 2014. (Outro).

6.
SPINOSA, V.. Circulo de Palestras "História e Interdisciplinaridade". 2008. (Outro).

7.
Vasques, Marcia Severina ; SPINOSA, V. ; MACEDO, M. K. ; LACERDA, A. D. F. ; BRITO, Paula S. ; ARAUJO, D. ; MEDEIROS FILHO, J. Q. ; MIGUEL, J. D. . VIII Semana de Estudos Históricos do CERES - História, Cultura e Patrimônio. 2008. (Congresso).

8.
SPINOSA, V.. VII Semana de Estudos Históricos. 2007. (Congresso).

9.
SPINOSA, V.. Identidades do Brasil: em busca de nossos ritmos. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruno Ribeiro Marques. Vidas por um filme: uma forma de educação histórica através da produção de áudio e vídeo pelos próprios alunos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Danilo Nogueira de Medeiros. Ensino de História na era digital: o uso de objetos digitais de aprendizagem com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Andre Vinicius Bezerra Magalhães. A APRENDIZAGEM HISTÓRICA A PARTIR DA METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA: A ONHB como AMBIENTE DIGITAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Iane Dutra de Morais. Espaço, criminalidade e violência no sertão do Rio Grande do Norte e da Paraíba do Norte (Brasil Império). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Jefson BEZERRA DE AZEVEDO FILHO. Criação de um Banco de Objetos de Aprendizagem para História. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Camilly Silveira de Padua. História social dos sertoes oitocentistas: mulheres violência e criminalidade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOAO FERREIRA LEAL NETO. João Marques Miranda: a trajetória de um empresário e político mestiço, no Maranhão da primeira metade do século XX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

2.
BÁRBARA PIMENTEL FERNANDES. Perspectivas Lombrosianas: breve ensaio sobre a criminologia brasileira no final do século XIX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

3.
Wigna Keila Mariz. Masculinidade e violência: uma leitura sobre os processos-crime em Caicó nos anos 50. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

4.
Abília Maria Medeiros da Silva. Mulheres transgressoras: um olhar sobre os processos-crime. Caicó 1910 a 1930. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

5.
Gracineide Pereira dos Santos. O feminino impresso na poesia de Zila Mamede. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

6.
Joseilma Azevedo de Medeiros. Comportamento feminino e moral, um olhar sobre o defloramento (Caicó - década de 1930). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

7.
Ana Lygia de Figueiredo Pereira. Povoado Palma: memória, espaço e família. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

Iniciação científica
1.
Danilo Nogueira de Medeiros. O estado imperial e as representações da justiça oitocentista sobre os sertões (1840-1889). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

2.
DANILO NOGUEIRA DE MEDEIROS. O estado imperial e as impressões do sertão: as representações do espaço. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

3.
Cristiano Otávio Miguel Junior. Autoridade e poder local no sertão: o caso da província da Parahyba. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

4.
GUSTAVO ITALO FREIRE MARTINS. Autoridade e poder local no sertão: o caso da província de Pernambuco. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

Orientações de outra natureza
1.
THUANE GABRIELLY MARQUES DA SIVA. ?O futuro do passado?: as TDIC?s e o ensino de História. 2018. Orientação de outra natureza. (HISTORIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

2.
JEFSON BEZERRA DE AZEVEDO FILHO. ?O futuro do passado?: as TDIC?s e o ensino de História. 2018. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

3.
Adriana Karla Nascimento Bezerra. O futuro do passado: as TICs e o Ensino de História. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

4.
Mellyssa Álex Bezerra da SIlva. O Futuro do passado: as TICS e o Ensino de Historia. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

5.
Adilson Bento da Silva Sobrinho. O futuro do Passado: as TICs e o Ensino de História. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

6.
Danilo Nogueira de Medeiros. O futuro do passado: as Tics e o Ensino de História. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

7.
Renata Nobre Bezerra. Historia Cultura e Filosofia: interação interdisciplinar para melhoria do Ensino. 2015. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

8.
Paulo de Tarsso Miguel. História Cultura e Filosofia: interação interdisciplinar para melhoria do ensino. 2015. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

9.
Pedro Filipe Barros Oliveira. Formação do Professor em História: em busca de metodologias e aplicações interativas para o ensino. 2015. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

10.
Taynan Ferreira Vasconcelos. Formação do Professor em História: em busca de metodologias e aplicações interativas para o ensino. 2015. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

11.
Leonardo Silva Farias. Historia Cultura e Filosofia: interação interdisciplinar para melhoria do Ensino. 2015. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

12.
MARY CAMPELO DE OLIVEIRA. Plano de Docência Assistida. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

13.
Clara Maria da SIlva. Formação do Professor em História: em busca de metodologias e aplicações interativas para o ensino. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

14.
Isabel Chaves Cavalcanti. Formação do Professor em História: em busca de metodologias e aplicações interativas para o ensino. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.

15.
RENATA ASSUNÇÃO DA COSTA. Plano de Docência Assistida. 2013. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Vanessa Spinosa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



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