João Ricardo de Bittencourt Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9221321629502312
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


João Ricardo Bittencourt é doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na linha Mídias e Processos Audiovisuais na UNISINOS. Mestre em Ciência da Computação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professor assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos atuando na Graduação Tecnológica em Jogos Digitais e no bacharelado em Comunicação Digital. Já foi coordenador do curso de Jogos Digitais de 2007-2012, reassumindo o cargo em 2018. Atua também como coordenador da especialização lato sensu - Jogos & Gamificação em Diferentes Contextos da Sociedade. Já atuou como docente, em 2004, na Universidade Franciscana (UNIFRA) nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Publicou em diferentes eventos regionais, nacionais e internacionais. Foi ganhador do Prêmio Jovem Pesquisador em 2001 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e sua dissertação de mestrado foi escolhida como a melhor do Brasil na área de Informática na Educação em 2004 durante o XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Seus temas de pesquisa são Imagens Videojográficas, Jogos Arte, Humanidades Digitais e Aprendizado de Máquinas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Ricardo de Bittencourt Menezes
Nome em citações bibliográficas
BITTENCOURT, J. R.;Bittencourt, João R.;BITTENCOURT, JOÃO RICARDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Informática.
Av. Unisinos, 950
Cristo Rei
93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil
Telefone: (51) 5911122
Ramal: 1706
Fax: (51) 5908305


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Em busca da imagem videojográfica: uma cartografia das imagens de jogos digitais de 1976 a 2017, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Gustavo Daudt Fischer.
Palavras-chave: Jogos Digitais; Imagem Videojográfica; Cultural Analytics; Metodologia das molduras; Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2003 - 2004
Mestrado em Ciência da Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Um Framework para Criação de Jogos Computadorizados Multiplataforma,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Lucia Maria Martins Giraffa.
Bolsista do(a): Hewlett Packard Company, HP, Brasil.
Palavras-chave: Jogos Digitais; Informática na Educação; Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática; Educação.
1996 - 2002
Graduação em Informática Análise de Sistemas.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Ambiente para Simulação de Múltiplos Agentes Autônomos, Cooperativos e Competitivos.
Orientador: Fernando Santos Osório.




Formação Complementar


2008 - 2008
Gerenciamento de Projeto de Softwares. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Planejamento Pessoal e Administração do Tempo. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Mangá I. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Metodologia da Problematização. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
2004 - 2004
Docência Superior. (Carga horária: 32h).
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
2004 - 2004
Metodologia e Avaliação de Ensino Superior. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em História do Rio Grande do Sul. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Atomic Rocket Entertainment, ATOMIC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Coordenação Geral, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 4
Outras informações
Gestão do estúdio experimental de jogos da UNISINOS junto com a Coord. da Graduação Tecnológica em Jogos Digitais/UNISINOS


Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, ABRAGAMES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Conselho Consultivo, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 1


Internation Game Developer Association, IGDA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação do Chapter - Rio Grande do Sul, Carga horária: 4


Ludens Artis Serviços Em Informática Ltda, LUDENS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2017
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 20

Atividades

12/2004 - 12/2017
Direção e administração, Ludens Artis Serviços Em Informática Ltda, .

Cargo ou função
Diretor Executivo.
12/2004 - 12/2017
Serviços técnicos especializados , Ludens Artis Serviços Em Informática Ltda, .

Serviço realizado
Gerente de projetos.
12/2004 - 12/2013
Serviços técnicos especializados , Ludens Artis Serviços Em Informática Ltda, .

Serviço realizado
Programador Sênior (Java).

Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 30

Atividades

3/2016 - 3/2016
Ensino, MBA em Mídias Sociais Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Jogos e Dispositivos Móveis
7/2004 - 1/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Carreira do Curso de Ciência da Computação.
3/2004 - 12/2004
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica (2004/1,2004/2)
Sistemas Cooperativos (2004/1)
Modelagem e Simulação (2004/1)
Projeto de Extensão I (2004/1)
Interação Homem-Computador (2004/2)
Métodos Computacionais Aplicados à Educação (2004/2)
Projeto de Software (2004/2)
3/2004 - 12/2004
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Sistemas II (2004/1,2004/2)
3/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas, Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas.

Atividade realizada
Orientação dos Trabalhos Finais de Graduação (TFGs).
3/2004 - 8/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas, .

Cargo ou função
Comissão científica do III Simpósio de Informática da Região Centro do Rio Grande do Sul (SIRC/RS).
7/2004 - 7/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada à Administração
3/2004 - 7/2004
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada ao Direito

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno do Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2003 - 3/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Informática, Programa de Pós Graduação Em Ciência da Computação.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

5/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do XIV Salão de Iniciação Científica e XI Feira de Iniciação Científica. Representante discente..

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produção Executiva de Jogos Digitais, Carga horária: 8
Outras informações
Produção de jogos digitais interativos sobre a realidade atual e a desejada para o Vale do Rio dos Sinos disseminados junto aos diferentes públicos do ObservaSinos

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto "COHBRA -Controle Híbrido de Robôs Autônomos" do Prof. Dr. Fernando Santos Osório. Bolsa de Iniciação Científica concedida pela UNISINOS (UNIBIC).

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto "COHBRA -Controle Híbrido de Robôs Autônomos" do Prof. Dr. Fernando Santos Osório. Bolsa de Iniciação Científica concedida pelo CNPq.

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto "HMLT - Ferramentas Híbridas para o Aprendizado de Máquinas (Hybrid Machine Learning Tools)" do Prof. Dr. Fernando Santos Osório. Bolsa de Iniciação Científica concedida pelo CNPq.

Atividades

8/2018 - Atual
Ensino, Múltiplos - Interdisciplinar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pensamento Computacional (2018/2)
3/2018 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Diretoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador de Curso (Graduação Tecnológica de Jogos Digitais).
11/2017 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenador Especialização Lato Sensu - Jogos & Gamificação em Diferentes Contextos da Sociedade.
3/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Comunicação Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Game Thinking (2016/2, 2017/2,2018/2)
Interfaces Multissensoriais (2016/1,2017/1, 2018/1)
Produto V: Experimental (2016/2, 2017/2)
Projeto de Produto V: Experimental (2016/2,2017/2)
2/2005 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estruturas de Dados com C++ (2005/1,2005/2,2011/1,2011/2,2012/1,2012/2,2013/1, 2015/2, 2016/1, 2017/1 -POA)
Algoritmos e Programação em C++ (2013/1, 2013/2, 2015/1,2017/1)
Cidadania Social e Soluções Criativas (2018/2)
Contextos em Jogos Digitais (2017/2)
Inteligência Artificial para Jogos (2008/2,2009/2,2010/2,2011/2,2012/2,2013/2,2014/2,2016/2,2017/2 -SL e POA)
Jogos e Interação Homem-Computador (2005/2,2006/1,2006/2,2007/1,2007/2,2008/1)
Oficina: Criatividade e Mobilidade (2006/1,2006/2,2007/1)
Oficina: Motores de Jogos (2005/2,2006/1,2006/2,2007/1,2007/2,2008/1,2008/2,2009/1,2009/2,2010/1,2010/2,2011/1,2011/2,2012/1,2012/2,2013/2,2014/1,2015/1,2015/2,2016/1,2017/1,2018/1 SL e POA)
Processamento Gráfico (2005/1,2005/2,2006/1,2006/2,2007/1,2007/2, 2016/2)
Programação Multiplataforma (2006/1,2006/2,2007/1,2008/1,2009/1,2010/1)
Projeto de Jogos: Ferramentas de Desenvolvimento Rápido de Jogos (2008/1)
Projeto Final I (2018/1 POA)
Projeto Final II (2017/2, 2018/2 POA e SL)
Projeto: Motores de Jogos (2005/2,2006/1/,2006/2,2007/2,2008/2,2009/2,2010/2,2011/2,2012/2,2013/2,2014/2,2015/1,2016/1,2017/1,2018/1 SL e POA)
4/2016 - 4/2016
Ensino, Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Games e Storytelling
11/2015 - 11/2015
Ensino, Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
6/2009 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Comissão Coord. Graduação Tecnológica Jogos Digitais.

04/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Comissão de Coord. do PPG em Computação Aplicada.

09/2012 - 09/2012
Ensino, Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Games e Storytelling
06/2012 - 07/2012
Ensino, Des. de Aplicações para Dispositivos Móveis, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Plataforma Java - BlackBerry
9/2007 - 7/2012
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso (Graduação Tecnológica de Jogos Digitais).
09/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, Unidade Acadêmica de Educação Continuada.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso - Ilustração Avançada.
08/2009 - 07/2011
Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação adjunta - Desenvolvimento de personagens para jogos e animações.
09/2008 - 07/2011
Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação adjunta - Ilustração? Conceito e Prática no Desenho.
8/2008 - 12/2010
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Convergência Digital.
8/2008 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .

Linhas de pesquisa
Convergência Digital
8/2008 - 8/2010
Direção e administração, Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso (Especialização Entretenimento Digital).
09/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, Unidade Acadêmica de Educação Continuada.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso Histórias em Quadrinhos.
09/2009 - 11/2009
Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, Unidade Acadêmica de Educação Continuada.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso Desenvolvimento de Personagens para Jogos e Animações.
06/2009 - 08/2009
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, .

Serviço realizado
Elaboração da proposta de curso de extensão - Desenvolvimento de personagens para jogos e animações.
2/2005 - 12/2008
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Área Computação: Tema: Desenvolvimento em Java (2005,2006,2007,2008)
Área Computação: Tema: Estrutura Avançada de Dados (2005,2006,2007,2008)
07/2008 - 08/2008
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, .

Serviço realizado
Elaboração da proposta de curso de extensão - Ilustração? Conceito e Prática no Desenho.
2/2007 - 7/2007
Ensino, Informática Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Software III (2007/1)
3/2004 - 4/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências da Comunicação, Área de Conhecimento e Aplicação de Língua e Lingüística.

Serviço realizado
Redação do relatório técnico referente ao jogo Neverwinter Nights.
8/2001 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Mestrado Em Computação Aplicada Pipca.

9/1999 - 7/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Mestrado Em Computação Aplicada Pipca.



Linhas de pesquisa


1.
Visão Computacional
2.
Aprendizado de Máquinas
3.
Sistema Multi-Agentes
4.
Robótica autônoma
5.
Tecnologias Aplicadas aos Jogos Digitais
6.
Convergência Digital (Projeto DigiConv)
7.
Convergência Digital
8.
Jogos Digitais
9.
Informática na Educação


Projetos de pesquisa


2004 - 2005
Camada de Transporte
Descrição: A RFP 20, denominada Camada de Transporte, tem como objetivos a especificação e o desenvolvimento de uma arquitetura de referência para a parte denominada sistema na norma ISSO/IEC 13818, ou seja, a parte 1 da norma, que também é padronizada pelo ITU, através da recomendação H.222. Os produtos são compostos de duas partes principais: a) Especificação da arquitetura de referência da camada de transporte; b) Especificação para o mux e demux do SBTVD; c) Implantar o protótipo do mux / demux para funcionar de forma integrada com o que está sendo desenvolvido pelas outras equipes do SBTVD..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Codificador e Decodificador de Vídeo Escalável MPEG-2
Descrição: Desenvolver um codificador e decodificador escalável MPEG-2 para o SBTVD. Os produtos a serem desenvolvidos são compostos de duas partes principais: a) simulador em software: codificador / decodificador em ANSI C, que deve funcionar em ambiente linux e Windows. A entrada é HDTV YCbCr 4:2:2 1920x1080i (conforme norma BT.709) e a saída pode ser SDTV YCbCr 4:2:2 720x486i (conforme norma BT.601) ou HDTV YCbCr 4:2:2 1920x1080i; b) protótipo em hardware: deve seguir as mesmas características de entrada e saída definidas para o software. O projeto será executado por uma rede de pesquisa formada pelas seguintes Universidades: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela empresa PD3...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas aos Jogos Digitais
Descrição: Trata-se de um laboratório para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas aos Jogos Digitais apoiado pela Sony Entertainment. Este é o primeiro laboratório da América Latina oriunda da parceria entre a Sony e a universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: João Ricardo de Bittencourt Menezes - Coordenador / Luiz Gonzaga Silveira Junior - Integrante / Farlei José Heinen - Integrante / Marcio Garcia Martins - Integrante.Financiador(es): Sony Corporation - Cooperação.Número de orientações: 1
2008 - 2010
Projeto Convergência Digital
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: João Ricardo de Bittencourt Menezes - Coordenador / Arthur Tórgo Gómez - Integrante / Sérgio Crespo C da Silva Pinto - Integrante / Marcio Garcia Martins - Integrante / Gustavo Daudt Fischer - Integrante.Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Codificação e Decodificação de Sinais Fonte
Descrição: Desenvolver a arquitetura de um codificador e decodifcador escalável contemplando a transição do MPEG-2 para o H.264 e propor uma arquitetura para a codificação de audio para o SBTVD. Os produtos a serem desenvolvidos são compostos de duas partes principais: a) simulador em software: codificador/decodifcador em ANSI C, que deve funcionar em ambiente Linux e Windows; b) protótipo em hardware: deve seguir as mesmas características de entrada e saída definidas para o software..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2005
SAPSA - Sistema de Apoio ao Professor em Sala de Aula (Prestador de serviço - Ludens Artis)
Descrição: O SAPSA - Sistema de Apoio ao Professor em Sala de Aula trata-se do desenvolvimento de um tecnologia para TV Digital visando sua utilização de apoio a teleducação..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: João Ricardo de Bittencourt Menezes - Integrante / Valter Roesler - Integrante / Arthur Tórgo Gómez - Coordenador / Sérgio Crespo C da Silva Pinto - Integrante / Felipe Damásio - Integrante / Maiko de Andrade - Integrante / Aury Fink Fialho - Integrante / João Marcelo Ceron - Integrante.Financiador(es): Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - Remuneração.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Jogos Digitais.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Aprendizado de Máquinas.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Motores de Jogos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Paraninfo da Turma 2017/2 de Jogos Digitais, UNISINOS.
2017
Melhor Artigo na Trilha Arte Design com artigo "Criação de Jogos Arte: Da Teoria à Prática", XVI SBGames.
2016
Menção Honrosa na Trilha Cultura com artigo "Sete Povos: Games e Realidade Virtual para Contar a História das Missões Jesuíticas no Brasil", XV SBGames.
2015
Paraninfo da Turma 2015/1 de Jogos Digitais, UNISINOS.
2011
Paraninfo da VIII Turma de Jogos Digitais, UNISINOS.
2011
Professor-homenageado da IX Turma de Jogos Digitais, UNISINOS.
2010
Professor-homenageado da IX Turma de Jogos Digitais, UNISINOS.
2009
Paraninfo e Professor Homenageado da V Turma de Jogos Digitais, UNISINOS.
2008
Paraninfo da IV Turma de Jogos Digitais, UNISINOS.
2005
Paraninfo da IX Turma de Bacharelado em Sistemas de Informação, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).
2004
Melhor Dissertação de Mestrado na área de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2002
Menção Honrosa da Mostra de Iniciação Científica 2002, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
2001
Destaque no XIII Salão de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
2001
Prêmio Jovem Pesquisador - Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
2000
Menção Honrosa da Mostra de Iniciação Científica - Exponha-se 2000, Universidade do Vale do RIo dos Sinos - UNISINOS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, I. C. S.2017SILVA, I. C. S. ; BITTENCOURT, J. R. . Proposta de Metodologia para o Ensino e o Desenvolvimento de Jogos Digitais baseada em Design Thinking. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 21, p. 222-233, 2017.

2.
BATISTA, Marcelo H. E.2009BATISTA, Marcelo H. E. ; BITTENCOURT, J. R. ; BARBOSA, J. ; PINTO, Sérgio Crespo C da Silva . Um Modelo para Geração de Perfis de Usuários baseado em Técnicas de Psicometria. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 17, p. 25-37, 2009.

3.
Segatto, Wilian2008Segatto, Wilian ; Herzer, Eduardo ; Mazzotti, Cristiano L. ; BITTENCOURT, J. R. ; Barbosa, Jorge . Mobio threat. Computers in Entertainment : CIE, v. 6, p. 1-14, 2008.

4.
FIGUEIREDO, Cibele Ziani2005FIGUEIREDO, Cibele Ziani ; BITTENCOURT, J. R. . Jogos Computadorizados para Aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental: Refletindo a partir dos Interesses dos Educandos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, p. 28, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WALTER, M. (Org.) ; FEIJO, B. (Org.) ; MUSSE, S. R. (Org.) ; HOFSETZ, Christian (Org.) ; OSÓRIO, Fernando Santos (Org.) ; SILVEIRA JUNIOR, L. G. (Org.) ; BITTENCOURT, J. R. (Org.) . Proceedings of SBGames 2007. São Leopoldo: Sociedade Brasileira de Computação, 2007. v. 1. 214p .

2.
BITTENCOURT, J. R.; CLUA, Esteban Walter Gonzalez (Org.) . Workshop de Jogos Digitais na Educação. Gravataí: Ludens Artis, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
da Silva, Isabel Cristina Siqueira ; BITTENCOURT, JOÃO RICARDO . Game Thinking X Game Design Thinking. Encyclopedia of Computer Graphics and Games. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 1-6.

2.
BITTENCOURT, J. R.; BITTENCOURT, Aline Durán de . Promovendo Aprendizagem com Jogos Móveis. In: FERNANDES, Anita; CLUA, Esteban W. Gonzalez; ALVES, Lynn; DAZZI, Rudimar L.S.. (Org.). Jogos eletrônicos: mapeando novas perspectivas. Florianópolis: VisualBooks, 2009, v. , p. 213-229.

3.
BITTENCOURT, J. R.; BITTENCOURT, Aline Durán de ; BARBOSA, D ; BARBOSA, J. . Aprendizagem baseada em Jogos Móveis e Ubíquos. In: Nizam Omar;Roseli de Deus Lopes;Ismar Frango Silveira. (Org.). Minicursos do VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Paulo: Editora Vida & Consciência, 2007, v. , p. 1-20.

4.
CLUA, Esteban Walter Gonzalez ; BITTENCOURT, J. R. . Desenvolvimento de Jogos 3D: Concepção, Design e Programação. In: Antônio A. F. Loureiro; Marinho P. Barcellos;. (Org.). Jornadas de Atualização em Informática. São Leopoldo: Unisinos, 2005, v. , p. -.

5.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . Processamento de Imagens Inteligente usando Redes Neurais Artificiais. In: Marininha Aranha Rocha; Tania Rodrigues da Cruz. (Org.). Aprendizado, criação e integração na Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2002, v. , p. 11-35.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BITTENCOURT, J. R.. Games viram profissão. Zero Hora Vestibular, Rio Grande do Sul, p. 1 - 1, 30 maio 2007.

2.
BITTENCOURT, J. R.. Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital. NewsABRAGames, 01 fev. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRENDEL, G. Q. ; BITTENCOURT, J. R. . Application of Q-Learning in a Digital Game. In: XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre: SBC, 2018.

2.
BITTENCOURT, J. R.. As Ethicidades das Imagens Videojográficas: A Maquinicidade, A Ludicicidade e a Audiovisualidade. In: XLI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

3.
BITTENCOURT, J. R.. Criação de Jogos Arte: Da Teoria à Prática. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre: SBC, 2017.

4.
BITTENCOURT, J. R.; FISCHER, G. D. . O uso do Cultural Analytics para pensar as imagens de jogos digitais na perspectiva da tecnocultura audiovisual. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre: SBC, 2017.

5.
ABREU, A. ; BITTENCOURT, J. R. ; QUEIROZ, R. B. ; CASSOL, V. J. . Geração procedural de coreografias para jogos de dança. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital: Workshop G2: Games na Graduação. Porto Alegre: SBC, 2017.

6.
BITTENCOURT, J. R.; FISCHER, G. D. . Em busca das Imagens Videojográficas: escavando mais de 31085 imagens a partir do Cultural Analytics. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

7.
CASSOL, V. J. ; ROSSA, P. ; BITTENCOURT, J. R. ; MARSON, F. P. ; RIGO, S. . Sete Povos: Games e Realidade Virtual para Contar a História das Missões Jesuíticas no Brasil. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Proceedings of XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

8.
AVILA, C. ; BITTENCOURT, J. R. . Audiovisualidades dos Simultâneos: a montagem espacial dos videologs de jogos digitais. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Proceedings of XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

9.
SILVA, I. C. S. ; BITTENCOURT, J. R. . Game thinking is not game design thinking! Uma proposta de metodologia para o projeto de jogos digitais. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Proceedings of XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.

10.
AVILA, C. ; BITTENCOURT, J. R. . Reflexões Sobre o Voyeurismo nos Videologs dos Jogos Digitais. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Intercom. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016.

11.
JUSTO, Márcio R. ; BITTENCOURT, J. R. . Minuano: a Fuzzy-Logic-Based Drama Manager. In: X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011.

12.
BITTENCOURT, J. R.; BATISTA, Marcelo H. E. ; PINTO, Sérgio Crespo C da Silva ; BARBOSA, J. . Geração de Perfis de Usuários Baseado em Técnicas de Psicometria. In: V SEPesq - Semana de Exte~soa, Pesquisa e Pós-graduação, 2009, Porto Alegre. V SEPesq - Semana de Exte~soa, Pesquisa e Pós-graduação, 2009.

13.
PEDROSO, F. ; BITTENCOURT, J. R. . Virtual Dungeon Master: Um Narrador Inteligente de Quests para Role Playing Games. In: VI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2007, São Leopoldo. Proceedings of SBGames 2007. São Leopoldo: Sociedade Brasileira de Computação, 2007. v. 1. p. 17-26.

14.
SEGATTO, W. ; HERZER, E. ; MAZZOTTI, C. ; BITTENCOURT, J. R. ; BARBOSA, J. . moBIO Threat: A mobile game based on the integration of wireless technologies. In: VI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2007, São Leopoldo. Proceedings of SBGames 2007. São Leopoldo: Sociedade Brasileira de Computação, 2007. v. 1. p. 140-147.

15.
FIGUEIREDO, Cibele Ziani ; BITTENCOURT, J. R. . Jogos Computadorizados para Aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental: O que pensam os Educandos. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2005, Leiria, Portugal. Leiria, 2005.

16.
PASQUALIN, Douglas Pereira ; BITTENCOURT, J. R. . Sistema Conexionista para Auxilio de Detecção de Fraudes em Trabalhos Acadêmicos. In: X Simpósio de Informática, 2005, Uruguaiana. Hífen (PUCRS. Impresso). Uruguaiana: Gráfica Universitária, 2005. v. 29. p. 11-17.

17.
BITTENCOURT, J. R.. Promovendo a Ludicidade Através de Jogos Livres. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juíz de Fora. Mini cursos do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2005. p. 43-63.

18.
BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . Desenvolvendo Jogos Computadorizados Multiplataforma com Amphibian. In: V Workshop sobre Software Livre, 2004, Porto Alegre. Anais do V Workshop sobre Software Livre. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2004. p. 119-122.

19.
CLUA, Esteban Walter Gonzalez ; BITTENCOURT, J. R. . Uma nova concepção para a criação de jogos educativos. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004.

20.
TOCCHETTO, André L. ; BITTENCOURT, J. R. . Propostas de Melhorias para a Venda de Passagens para a Rodoviária de Santa Maria. In: 8° Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2004, Santa Maria. 8° Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2004.

21.
BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . Amphibian - Um Framework para a Criação de Game Engines Multiplataforma. In: II Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2003, Salvador. II Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2003.

22.
BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . Modelando Ambientes de Aprendizagem Virtuais utilizando Role-Playing Games. In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2003, Rio de Janeiro. XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2003.

23.
BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . Role-Playing Games, Educação e Jogos Computadorizados na Cibercultura. In: I Simpósio de RPG em Educação, 2003, Rio de Janeiro. I Simpósio de RPG em Educação, 2003.

24.
BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, Lucia Maria Martins ; SANTOS, Rafael C. dos . Criando Jogos Computadorizados Multiplataforma com Amphibian. In: II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Jogos para Computadores, 2003, Curitiba, 2003.

25.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . FuzzyF - Fuzzy Logic Framework: Uma Solução Software Livre para o Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa de Aplicações de Inteligência Artificial Multiplataforma. In: III Workshop sobre Software Livre, 2002, Porto Alegre. Anais do III Workshop sobre Software Livre. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2002. p. 58-61.

26.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . GNU Mages: Um Ambiente para Simulação de Múltiplos Agentes Autônomos, Cooperativos e Competitivos. In: III Workshop sobre Software Livre, 2002, Porto Alegre. Anais do III Workshop sobre Software Livre. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2002. p. 62-65.

27.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . O Uso de Redes Neurais Artificiais na Detecção de Pele em Imagens Digitais visando o Reconhecimento de Gestos. In: XI SEMINCO, 2002, Blumenau. Anais do XI Seminário de Computação (SEMINCO). Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2002. v. 1. p. 189-202.

28.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . Criação de Agentes Inteligentes aplicados aos Jogos Eletrônicos usando o Ambiente de Simulação GNU Mages. In: I Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2002, Fortaleza. Proceedings of WJogos 2002, 2002.

29.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . O Uso de Redes Neurais Artificiais no Processamento de Imagens Inteligente. In: I Workshop de Computação Aplicada, 2002, São Leopoldo. Anais do I Workshop de Computação Aplicada. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

30.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . GNU Mages - Ambiente para Simulação de Sistemas Multi Agentes. In: I Workshop de Computação Aplicada, 2002, São Leopoldo. Anais do I Workshop de Computação Aplicada. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

31.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . ANNeF - Artificial Neural Networks Framework: Uma Solução Software Livre para o Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa de Aplicações de Inteligência Artificial Multiplataforma. In: II Workshop sobre Software Livre, 2001, Porto Alegre. Anais do II Workshop sobre Software Livre - WSL 2001. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2001. p. 13-16.

32.
OSÓRIO, Fernando Santos ; BITTENCOURT, J. R. . Sistemas Inteligentes Baseados em Redes Neurais Artificiais Aplicados ao Processamento de Imagens. In: I Workshop de Inteligência Artificial, 2000, Santa Cruz do Sul, 2000.

33.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . Adaptive Filters for Image Processing Based on Artificial Neural Networks. In: XIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing - SIBGRAPI 2000, 2000, Gramado. Proceedings of SIBGRAPI 2000 - XIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. Los Alamitos: IEEE Computer Society, 2000. p. 336-336.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSSA, P. ; HOFFMAN, N. ; BITTENCOURT, J. R. ; MARSON, F. P. ; CASSOL, V. J. . Living the past. In: ACM SIGGRAPH 2016 Posters, 2016, Anaheim. SIGGRAPH '16. New York: ACM Press, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, R. M. ; Bittencourt, João R. . Card Game Maker: A card game creation system for Unity. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Proceedings of XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

2.
LAUCK, L. ; SILVA, M. V. ; SILVEIRA JUNIOR, L. G. ; BITTENCOURT, J. R. . Otimização do algoritmo da colônia de formigas utilizando CUDA e algoritmos genéticos. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Proceedings of XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

3.
MULLER, A. A. ; BITTENCOURT, J. R. . UD3 - Unity Decision Tree Integrator: Uma extensão de Árvores de Decisão para Unity. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Proceedings of XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

4.
BITTENCOURT, J. R.; ULRICH, T. B. ; BELLAVER, T. T. ; MAIA, M. . Cida & Adão: Jogo Digital para Refletir sobre Alimentação e Nutrição. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Proceedings of XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

5.
DREBES, Allam ; LEUCK, Gustavo ; FRONZA, Bruno. ; OLIVEIRA, Douglas D. de ; BITTENCOURT, J. R. . Desenvolvimento de Alicação em Linguagem Java: Emulação de Sistema de Televisão Digital. In: Mostra de Iniciação Científica, 2007, Sâo Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica. São Leopoldo: UNISINOS, 2007.

6.
BARILI, Giovani M. ; BITTENCOURT, J. R. . Desenvolvimento de um Framelet de Inteligência Artificial para Aplicações de Robótica e Entretenimento Digital. In: Mostra de Iniciação Científica, 2007, Sâo Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica. São Leopoldo: UNISINOS, 2007.

7.
PAROLIN, Alessandro ; LERMEN, Lucas ; BITTENCOURT, J. R. . Motion Capture - Captura de Movimentos. In: Mostra de Iniciação Científica, 2007, Sâo Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica. São Leopoldo: UNISINOS, 2007.

8.
PASQUALIN, Douglas Pereira ; BITTENCOURT, J. R. . Detecção de Fraudes em Trabalhos Acadêmicos usando uma Abordagem Conexionista. In: V Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2005, São Leopoldo. V Mostra Unisinos de Iniciação Científica. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

9.
PASQUALIN, Douglas Pereira ; BITTENCOURT, J. R. . Sistema de Apoio ao Ensino para Detecção de Fraudes Acadêmicas. In: XVII Salão de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 83-83.

10.
BARROS, Evandro Grezeli de ; BITTENCOURT, J. R. ; OSÓRIO, Fernando Santos . Proposta de um Framework de Inteligência Artificial para Jogos Digitais. In: VI Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do RIo Grande do Sul, 2005, Porto Alegre. VI Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do RIo Grande do Sul. Porto Alegre: PUCRS, 2005.

11.
BARROS, Evandro Grezeli de ; BITTENCOURT, J. R. ; OSÓRIO, Fernando Santos . Proposta de um Motor de Inteligência Artificial para Jogos Digitais. In: V Workshop de Jogos, 2005, São Paulo. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. São Paulo: SBC, 2005.

12.
BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . Um Framework para o Desenvolvimento de Motores de Jogos Multiplataforma. In: SBGames - I Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2004, Curitiba. Brazilian Simposium on Games and Digital Entertainment, 2004.

13.
BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . Usando Elementos de Role-Playing Games em Mundos Virtuais Educacionais. In: Vi Simpósio de Realidade Virtual, 2003, Ribeirão Preto. Proceedings of VI Symposium on Virtual Reality, 2003.

14.
SANTOS, Rafael C. dos ; BITTENCOURT, J. R. ; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . Desenvolvimento de um Framework para Criação de Game Engines Multiplataforma. In: IV Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2003, Porto Alegre. IV Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: PUCRS, 2003.

15.
SANTOS, Rafael C. dos ; BITTENCOURT, J. R. ; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . Amphibian - Um Framework para o Desenvolvimento de Jogos Educativos. In: XV Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003, Porto Alegre. XV Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

16.
BITTENCOURT, J. R.. Mages: Um Ambiente para o Desenvolvimento de Pesquisas sobre Robótica Autônoma e Jogos Eletrônicos baseadas em Sistemas Multi-Agentes. In: Mostra de Iniciação Científica, 2002, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica 2002, 2002. p. 35-35.

17.
BITTENCOURT, J. R.. GNU Mages: Um Ambiente para Simulação de Sistemas Multi-Agentes aplicados à Robótica Autônoma e aos Jogos Eletrônicos. In: XIV Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica & XI Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

18.
BITTENCOURT, J. R.. Processamento de Imagens Inteligente Baseado em Redes Neurais Artificiais. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2001, Porto Alegre. XIII Salão de Iniciação Científica & X Feira de Iniciação Científica, 2001. p. 16-16.

19.
BITTENCOURT, J. R.. Sistemas Inteligentes Adaptativos baseados em Redes Neurais Artificiais aplicados ao Tratamento de Imagens. In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre. XII Salão de Iniciação Científica & IX Feira de Iniciação Científica, 2000. p. 28-28.

20.
BITTENCOURT, J. R.. Filtros Inteligentes aplicados ao Processamento de Imagens usando Redes Neurais Artificiais. In: Exponha-se 2000 - UNISINOS, 2000, São Leopoldo. Exponha-se 2000 - Semana de Pesquisa e Iniciação Científica. São Leopoldo: Gráfica Unisinos, 2000. p. 315-316.

Apresentações de Trabalho
1.
BITTENCOURT, J. R.. O Aprendizado e a Gameficação em Sala de Aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BITTENCOURT, J. R.. Design Thinking nos Jogos Digitais: Conceitos enxutos e ágeis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BITTENCOURT, J. R.; GEHLING, Maurício ; BÜLOW, Augusto ; PROKOPETZ, Klaus . Mercado de Jogos no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BITTENCOURT, J. R.; ROSA, D. H. . Os Jogos Digitais como Mídia Convergente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BITTENCOURT, J. R.. Jogos Digitais como Profissão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BITTENCOURT, J. R.. Panorama de Jogos Digitais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BITTENCOURT, J. R.. Os Desafios da Aprendizagem e a Computação Ubíqua. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BITTENCOURT, J. R.; DOMINGUES, Delmar ; MOTA, R. ; GRAÇAS, Maria das ; PENHA, André . Dois anos depois: Como estão os currículos dos cursos de Jogos Digitais?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BITTENCOURT, J. R.. Desenvolvimento de Jogos Móveis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ALVES, Lynn ; MOITA, Filomena ; BATTAIOLA, André ; BRANCHER, Jacques ; TAVARES, Roger ; BITTENCOURT, J. R. ; DAZZI, Rudimar . Games in Education. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BITTENCOURT, J. R.. Criando Jogos 3D com Ferramentas Livres. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BITTENCOURT, J. R.. Desenvolvimento de Jogos Livres: Mito ou Realidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OSÓRIO, Fernando Santos ; BITTENCOURT, J. R. . ENGINES para o desenvolvimento de Jogos Digitais: Gráficos, Áudio, Interface, Rede, Inteligência Artificial e Física.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
HOFSETZ, Christian ; BITTENCOURT, J. R. ; CARVALHO, Marco Antônio Garcia de ; OSÓRIO, Fernando Santos ; GRAÇAS, Maria das ; PENHA, André ; DOMINGUES, Delmar . Currículo dos cursos de desenvolvimento de jogos digitais.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BITTENCOURT, J. R.. Desenvolvimento de Jogos Livres: Mito ou Realidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BITTENCOURT, J. R.. Desenvolvimento de Jogos Livres: Mito ou Realidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BITTENCOURT, J. R.. Desenvolvimento de Jogos Computadorizados Multiplataforma. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BITTENCOURT, J. R.. Jogos Computadorizados na Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BITTENCOURT, Aline Durán de ; BITTENCOURT, J. R. . RPG na Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BITTENCOURT, Aline Durán de ; BITTENCOURT, J. R. . RPG e Educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BITTENCOURT, J. R.. Um Ambiente para Simulação de Múltiplos Agentes Autônomos, Cooperativos e Competitivos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos . Universidade Pública: Educação e Desenvolvimento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
BITTENCOURT, J. R.. GNU Mages. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BITTENCOURT, J. R.. Neuron Color. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BITTENCOURT, J. R.. Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial no Processamento de Imagens. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
BITTENCOURT, J. R.. Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial no Processamento de Imagens. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BITTENCOURT, J. R.; GIRAFFA, Lucia Maria Martins . A Utilização dos Role-Playing Games Digitais no Processo de Ensino-Aprendizagem. Porto Alegre: PPGCC/FACIN/PUCRS, 2003 (Relatório Técnico).

2.
BITTENCOURT, J. R.. Ambiente para Simulação de Múltiplos Agentes Autônomos, Cooperativos e Competitivos. São Leopoldo: UNISINOS, 2002 (Trabalho de Conclusão).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BITTENCOURT, J. R.. Manual de Produção de Jogos Digitais - 2ª edição. 2012.

Programas de computador sem registro
1.
BITTENCOURT, J. R.; BITELO, C. T. ; CASSOL, V. . Lendas: A Carona. 2014.

2.
BITTENCOURT, J. R.; MULLER, F. G. . Orangoz: The Streets of Porto Alegre. 2008.

3.
BITTENCOURT, J. R.; OLIVEIRA, R. S. ; MULLER, F. G. . Hello Kitty House. 2008.

4.
GÓMEZ, Arthur Tórgo ; BARBOSA, J. ; BITTENCOURT, J. R. ; PINTO, Sérgio Crespo C da Silva ; COUTINHO, R. ; MARTINS, M. G. ; STEINMETZ, T. . Codificador e Decodificador MPEG-4 Escalável Adaptado ao SBTVD. 2008.

5.
GÓMEZ, Arthur Tórgo ; BARBOSA, J. ; BITTENCOURT, J. R. ; PINTO, Sérgio Crespo C da Silva . Codificador e Decodificador MPEG-4 Não Escalável Adaptado ao SBTVD. 2008.

6.
BITTENCOURT, J. R.; BARTEL, C. . Park 4 Fun. 2007.

7.
BITTENCOURT, J. R.; OLIVEIRA, R. S. . Save the Panda. 2007.

8.
BITTENCOURT, J. R.. Shotguns n' Goblins - The Shaman'll Die. 2006.

9.
BITTENCOURT, J. R.. JFRoGE. 2003.

10.
BITTENCOURT, J. R.. FuzzyF - Fuzzy Logic Framework. 2002.

11.
BITTENCOURT, J. R.. GNU Mages. 2002.

12.
BITTENCOURT, J. R.. ANNeF - Artificial Neural Networks Framework. 2001.

13.
BITTENCOURT, J. R.. Neuron Color. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
BITTENCOURT, J. R.. Entretenimento Digital: Jogos Digitais e Tecnologias de Simulação e Visualização. 2008.

2.
BITTENCOURT, J. R.. Proposta de Ajustes Curriculares do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. 2008.

3.
BITTENCOURT, J. R.; CLUA, Esteban Walter Gonzalez . Comitê Organizador do Workshop de Jogos Digitais na Educação. 2005.

4.
BITTENCOURT, J. R.. O Uso do Aurora Toolset para Criação de Mundos Virtuais Aplicados ao Processo de Ensino-Aprendizagem. 2004.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BITTENCOURT, J. R.. Bit Brain. 2018; Tema: Pensamento computacional. (Blog).

2.
BITTENCOURT, J. R.; QUEIROZ, R. B. ; HENTZ, L. . Jogos Digitais para Liga Feminina de Combate ao Câncer - Canoas. 2018; Tema: Curadoria de jogos digitais desenvolvidos para promover a conscientização sobre o câncer.. (Site).

3.
BITTENCOURT, J. R.. Piolho de Cobra. 2017; Tema: Processo de desenvolvimento e curadoria de jogos arte.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BITTENCOURT, J. R.. Processo de Criação de Jogos Arte. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BITTENCOURT, J. R.; QUEIROZ, R. B. ; HENTZ, L. . Ação Voluntária Jogos Digitais e Liga Feminina de Combate ao Câncer/Canoas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BITTENCOURT, J. R.. O Caso do Sr. Nindberg. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BITTENCOURT, J. R.; QUEIROZ, R. B. . Ação Voluntária Jogos Digitais e CMEB Flôres da Cunha/Esteio. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BITTENCOURT, J. R.. I Oficina de Criação de Jogos Arte. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BITTENCOURT, Aline Durán de ; BITTENCOURT, J. R. . Ludicidade no Ciberespaço. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
GÓMEZ, Arthur Tórgo ; BARBOSA, J. ; BITTENCOURT, J. R. ; PINTO, Sérgio Crespo C da Silva ; COUTINHO, R. ; MARTINS, M. G. ; STEINMETZ, T. . Codificador e Decodificador MPEG-4 Escalável Adaptado ao SBTVD. 2008.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 0000270803882298, data de registro: 02/07/2008, título: "Codificador e Decodificador MPEG-4 Escalável Adaptado ao SBTVD" .

2.
GÓMEZ, Arthur Tórgo ; BARBOSA, J. ; BITTENCOURT, J. R. ; PINTO, Sérgio Crespo C da Silva . Codificador e Decodificador MPEG-4 Não Escalável Adaptado ao SBTVD. 2008.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 0000270803881979, data de registro: 02/07/2008, título: "Codificador e Decodificador MPEG-4 Não Escalável Adaptado ao SBTVD" .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASSOL, V. J.; BITTENCOURT, J. R.. Participação em banca de Diego José da Silva.Projetando um Aplicativo Móvel para Usuários de Academias com Auxílio de Técnicas de Gamificação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
CASSOL, V. J.; BITTENCOURT, J. R.. Participação em banca de João Antônio Prestes Matiuzzi.Desenvolvimento de um Jogo Digital Aplicando Lógica Difusa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
LOPES, T. R. C.; AMARAL, A. R.; BITTENCOURT, J. R.. Participação em banca de Ricardo Nunes Pfeil.Empreendedorismo contemporâneo:streaming do jogo League of Legends na plataforma Twitch. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
LOPES, T. R. C.; BITTENCOURT, J. R.; MORENO, V. N.. Participação em banca de Leonardo Cappelatti.A Linguagem Audiovisual na Criação de Suspense no Jogo Resident Evil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
BITTENCOURT, J. R.; SILVEIRA JUNIOR, L. G.; Lindstaedt, E.. Participação em banca de Vinícius Facchin Nonnenmacher.Geração de Terrenos 3D Utilizando Algoritmos Genéticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
BITTENCOURT, J. R.; TONIETTO, L.; SANTOS, Izabel C.. Participação em banca de Alberto Amaral Braga da Silva.Arquitetura Reusável baseada em Mecânica de Jogo para Jogos Casuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
BARROS, L. M.; Lindstaedt, E.; BITTENCOURT, J. R.. Participação em banca de Júlio Alberto Aranis Contreras.SDK Gameplay Ferramenta Voltada para Edição de Gameplay. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

8.
TONIETTO, L.; BITTENCOURT, J. R.; JUNG, C.. Participação em banca de Bruno Larentis.Fraturação de Objetos na Plataforma Celular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
BITTENCOURT, J. R.; SILVEIRA JUNIOR, L. G.; CECHIN, A.. Participação em banca de Henrique Schlatter Manfroi.FACHwerk: Um Framework para o Desenvolvimento de Jogos Competitivos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
TONIETTO, L.; BITTENCOURT, J. R.; Py, M.. Participação em banca de Ronaldo Lasmar Coimbra.Vida de vaga-lume: Criando um Jogo Acessível?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

11.
BITTENCOURT, J. R.; RECKZIEGEL, José L.C.; HEINEN, Farlei J.. Participação em banca de Thomas Caleffi Scaletscky.Criação de Histórias de Role-Playing Games através de Interações entre Agentes Inteligentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
BITTENCOURT, J. R.; RIGO, Sandro J.; FRAGA, D.. Participação em banca de Diego Antonio T. Costi.Scald - Um Motor Genérico de Role-Playing Games Computadorizado Configurável por Scripts. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

13.
BITTENCOURT, J. R.; TONIETTO, L.; GEHLING, Maurício. Participação em banca de Cristiano Carianha Bartel.DigiJogo ? Um SDK para Criação de Jogos Digitais por Educadores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

14.
BITTENCOURT, J. R.; LEMES, L.; HEINEN, Farlei J.. Participação em banca de Alex Guterres.EthericPlane - Criação de um Toolkit para o Desenvolvimento de Jogos Digitais Baseados em Contexto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

15.
BITTENCOURT, J. R.; BARBOSA, J.; OSÓRIO, Fernando Santos. Participação em banca de Rodrigo Scharnberg.Desenvolvimento de Cães Virtuais Inteligentes e Emocionais em Ambientes Móveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

16.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos; BARROS, L. M.. Participação em banca de Felipe Silveira Pedroso.Virtual Dungeon Master ? Um Narrador Inteligente de Quests para Role-Playing Games. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

17.
SCHLEMMER, Eliane; BARROS, L. M.; BITTENCOURT, J. R.. Participação em banca de Felipe Haas Möeller.Jogos Digitais: Benefícios dos Jogos para a Mente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

18.
CALDAS, Ana; VIEIRA,Renata; BITTENCOURT, J. R.. Participação em banca de Rafael Pinto Sperafico.Diretivas de Interface Humano-Computador para Role-Playing Games Computadorizados para Surdos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

19.
BARBOSA, J.; GEHLING, Maurício; BITTENCOURT, J. R.. Participação em banca de Roger Formagio Lopes.3D War - Um First Person Shooter Multi-Jogador para dispositivos móveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

20.
OSÓRIO, Fernando Santos; HEINEN, Farlei J.; BITTENCOURT, J. R.. Participação em banca de Fábio Damasceno.Agentes Inteligentes com Aprendizado por Reforço para Aprimoramento das Tomadas de Decisão em Role-Playing Games Computadorizados´. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

21.
BITTENCOURT, J. R.; CASSAL, Marcos Luis; CORDENONSI, André Zanki. Participação em banca de Luís Fernando Scholles.Ambiente Virtual para Aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Franciscano.

22.
BITTENCOURT, J. R.; BERNARDI, Giliane; CORDENONZI, Walkíria H. Participação em banca de Daniel Rovadoschi.FACNET - Ferramenta de Autoria Cooperativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Franciscano.

23.
BITTENCOURT, J. R.; FELICE, Marcelo; FALKEMBACH, Gilse A M. Participação em banca de Paulo Ricardo B. Dutra Lima.Desenvolvimento de um Sistema Multimídia para o Auxílio da Aprendizagem em Informática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Franciscano.

24.
BITTENCOURT, J. R.; LOBATTO, Claúdio Rocha; FELICE, Marcelo. Participação em banca de Lúcio Paes Furtado.Atualização da Metodologia de Implantação do Sistema de Informações Municipais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Franciscano.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVEIRA JUNIOR, L. G.; HEINEN, Farlei J.; BITTENCOURT, J. R.. Participação como membro de Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Docentes. 2008. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
HOFSETZ, Christian; BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos; SILVEIRA JUNIOR, L. G.; FABRIS, E.. Participação como membro de Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Docentes. 2007. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
BITTENCOURT, J. R.; OSÓRIO, Fernando Santos; SILVEIRA JUNIOR, L. G.; FABRIS, E.. Participação como membro de Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Docentes. 2007. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Outras participações
1.
BITTENCOURT, J. R.. Membro da Comissão de Avaliação Uniinfo 2010. 2010. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
SILVEIRA JUNIOR, L. G.; HEINEN, Farlei J.; BITTENCOURT, J. R.. Participação como membro de Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Docentes. 2009. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do VIII Simpósio de Informática da Região Centro/RS. 2009. Centro Universitário Franciscano.

4.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do VII Simpósio de Informática da Região Centro/RS. 2008. Centro Universitário Franciscano.

5.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do XIII Simpósio de Informática e VIII Mostra de Software Acadêmico. 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
BITTENCOURT, J. R.. Revisão dos Artigos submetidos para VIII Workshop de Software Livre. 2007. Sociedade Brasileira de Computação.

7.
BITTENCOURT, J. R.. Revisão dos Artigos submetidos para VI SBGames. 2007. Sociedade Brasileira de Computação.

8.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do VI Simpósio de Informática da Região Centro/RS. 2007. Universidade Franciscana.

9.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do XII Simpósio de Informática e VII Mostra de Software Acadêmico. 2007. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

10.
BITTENCOURT, J. R.. Revisão dos Artigos submetidos para VII Workshop de Software Livre. 2006. Sociedade Brasileira de Computação.

11.
BITTENCOURT, J. R.. Revisão dos Tutoriais submetidos para Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI 2006). 2006. Sociedade Brasileira de Computação.

12.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do XI Simpósio de Informática e VI Mostra de Software Acadêmico. 2006. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

13.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do V Simpósio de Informática da Região Centro/RS. 2006. Centro Universitário Franciscano.

14.
BITTENCOURT, J. R.. Revisão dos Artigos submetidos para V Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA). 2005. Sociedade Brasileira de Computação.

15.
BITTENCOURT, J. R.. Revisão dos Artigos submetidos para V Workshop de Jogos. 2005. Sociedade Brasileira de Computação.

16.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos para o Workshop de TV Digital e Interativa. 2005. Sociedade Brasileira de Computação.

17.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do X Simpósio de Informática e V Mostra de Software Acadêmico. 2005. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

18.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do IVSimpósio de Informática da Região Centro/RS. 2005. Centro Universitário Franciscano.

19.
BITTENCOURT, J. R.. Revisão dos Artigos Científicos Submetidos para o VI Workshop sobre Software Livre. 2005. Sociedade Brasileira de Computação.

20.
BITTENCOURT, J. R.. Avaliação dos Artigos Científicos Submetidos para o V Workshop sobre Software Livre. 2004. Sociedade Brasileira de Computação.

21.
BITTENCOURT, J. R.. Comissão Organizadora do III Simpósio de Informática da Região Centro/RS. 2004. Centro Universitário Franciscano.

22.
BITTENCOURT, J. R.. Comitê de Avaliação dos Artigos do IX Simpósio de Informática e IV Mostra de Software Acadêmico. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017. (Congresso).

2.
XVI SImpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Criação de Jogos Arte: Da Teoria à Prática. 2017. (Simpósio).

3.
II Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação.Ethicidade do Pixel nas Imagens Videojográficas. 2016. (Simpósio).

4.
Unite. 2016. (Outra).

5.
XV SImpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Audiovisualidades dos Simultâneos: a montagem espacial dos videologs de jogos digitais. 2016. (Simpósio).

6.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Reflexões Sobre o Voyeurismo nos Videologs dos Jogos Digitais. 2016. (Congresso).

7.
XIII SImpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Mesa redonda sobre IGDA, ABRAGames e ADJogosrS. 2014. (Simpósio).

8.
XII Simpósio Brasileira de Jogos e Entretenimento Digital. 2013. (Simpósio).

9.
XI Simpósio Brasileira de Jogos e Entretenimento Digital. 2012. (Simpósio).

10.
X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2011. (Simpósio).

11.
XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2010. (Simpósio).

12.
I Simpósio Santa Catarina Games. 2009. (Simpósio).

13.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2009. (Simpósio).

14.
Montreal International Game Summit.Business Meeting. 2008. (Encontro).

15.
VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Cursos de jogos no Brasil. 2008. (Simpósio).

16.
XXIII Encontro Nacional das Empresas de Software e Serviços de Informática. 2008. (Encontro).

17.
Games Convention (GC). 2007. (Outra).

18.
Seminário ISDB-T. 2007. (Seminário).

19.
VI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Virtual Dungeon Master: Um Narrador Inteligente de Quests para Role Playing Games. 2007. (Congresso).

20.
XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Aprendizagem baseada em Jogos Móveis e Ubíquos. 2007. (Simpósio).

21.
VII Fórum Internacional Software Livre.VII Fórum Internacional Software Livre. 2006. (Outra).

22.
V Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Games in Education (Round Table). 2006. (Simpósio).

23.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2005. (Simpósio).

24.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2005. (Simpósio).

25.
XXV Congresso de Computação. XXV Congresso de Computação. 2005. (Congresso).

26.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2004. (Simpósio).

27.
V Fórum Internacional Software Livre.V Fórum Internacional Software Livre. 2004. (Outra).

28.
XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2004. (Simpósio).

29.
II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Jogos para Computadores. II Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação em Jogos para Computadores. 2003. (Congresso).

30.
IV Fórum Internacional de Software Livre.IV Fórum Internacional de Software Livre. 2003. (Outra).

31.
III Fórum Internacional Software Livre.III Fórum Internacional Software Livre. 2002. (Outra).

32.
I Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.I Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2002. (Oficina).

33.
I Workshop de Computação Aplicada.I Workshop de Computação Aplicada. 2002. (Oficina).

34.
Mostra de Iniciação Científica.Mostra de Iniciação Científica. 2002. (Outra).

35.
XIII Salão de Iniciação Científica.XIII Salão de Iniciação Científica. 2002. (Outra).

36.
II Fórum Software Livre.II Fórum Software Livre. 2001. (Outra).

37.
II Workshop sobre Software Livre.II Workshop sobre Software Livre. 2001. (Oficina).

38.
Exponha-se 2000.Exponha-se. 2000. (Outra).

39.
I Fórum de Software Livre.I Fórum Software Livre. 2000. (Outra).

40.
II Conferência Científica.II Conferência Científica - A Pesquisa e Novos Paradigmas da Sociedade. 2000. (Outra).

41.
III Workshop em Realidade Virtual.III Workshop em Realidade Virtual. 2000. (Oficina).

42.
XIII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI).XIII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI). 2000. (Simpósio).

43.
XIII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI).Modelos de Contornos Ativos. 2000. (Oficina).

44.
XIII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI).Sincronização do Caos e Segmentação de Cenários. 2000. (Oficina).

45.
XII Salão de Iniciação Científica.XII Salão de Iniciação Científica. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUEIROZ, R. B. ; BITTENCOURT, J. R. . III Semana Atômica. 2018. (Outro).

2.
BITTENCOURT, J. R.; CASSOL, V. J. . Global Game Jam 2017. 2017. (Outro).

3.
BITTENCOURT, J. R.; CASSOL, V. . Global Game Jam 2016. 2016. (Outro).

4.
BITTENCOURT, J. R.; CASSOL, V. ; BITELO, C. T. ; MARSON, F. P. . Global Game Jam 2015. 2015. (Outro).

5.
BITTENCOURT, J. R.; CASSOL, V. ; BITELO, C. T. ; MARSON, F. P. . Global Game Jam 2014. 2014. (Outro).

6.
BITTENCOURT, J. R.; CARLSON, Renato L.R. . Jogos de Tabuleiro na Universidade 4ed. 2014. (Exposição).

7.
BITTENCOURT, J. R.; ULRICH, T. B. . ObservaJam. 2014. (Outro).

8.
CASSOL, V. ; BITTENCOURT, J. R. . SBGames Jam. 2014. (Outro).

9.
MATOS, J. ; BITTENCOURT, J. R. . The Developer's Conference - Trilha Games. 2013. (Congresso).

10.
Bittencourt, João R.; CARLSON, Renato L.R. . Jogos de Tabuleiro na Universidade 3ed. 2013. (Exposição).

11.
Bittencourt, João R.. Techne Brincriação. 2013. (Concurso).

12.
BITTENCOURT, J. R.. Global Game Jam 2013. 2013. (Outro).

13.
BITTENCOURT, J. R.. Global Game Jam 2012. 2012. (Outro).

14.
BITTENCOURT, J. R.; GEHLING, Maurício ; SILVEIRA JUNIOR, L. G. ; ROSA, D. H. . Game Development School. 2011. (Congresso).

15.
BITTENCOURT, J. R.; CARLSON, Renato L.R. . Jogos de Tabuleiro na Universidade. 2011. (Exposição).

16.
BITTENCOURT, J. R.; GEHLING, Maurício . SBGames - Festival de Jogos Independentes. 2011. (Festival).

17.
BITTENCOURT, J. R.; GEHLING, Maurício ; SILVEIRA JUNIOR, L. G. ; ROSA, D. H. . Game Development School. 2010. (Congresso).

18.
BITTENCOURT, J. R.; GEHLING, Maurício . SBGames - Festival de Jogos Independentes. 2010. (Festival).

19.
BITTENCOURT, J. R.. UNIINFO 2010. 2010. (Outro).

20.
BITTENCOURT, J. R.; GEHLING, Maurício ; SILVEIRA JUNIOR, L. G. ; SALDANHA, C. ; LONGONI, M. ; PERUCIA, A. ; KELLER, T. . Live to Play 2009 - Advergames. 2009. (Outro).

21.
BITTENCOURT, J. R.; SILVEIRA JUNIOR, L. G. ; GEHLING, Maurício ; ROSA, D. H. . Game Development School. 2009. (Congresso).

22.
DAZZI, Rudimar ; BITTENCOURT, J. R. . SC Games 2009. 2009. (Outro).

23.
BITTENCOURT, J. R.; SILVEIRA JUNIOR, L. G. ; GEHLING, Maurício . Game Development School. 2008. (Congresso).

24.
MUSSE, S. R. ; OSÓRIO, Fernando Santos ; HOFSETZ, Christian ; SILVEIRA JUNIOR, L. G. ; BITTENCOURT, J. R. . SBGames 2007 - Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Schemes Gusmão. O corpo como meio: A Ludicidade e a Sociabilidade nos Aplicativos de Monitoramento de Exercícios Físicos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Comunicação Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

2.
Cassio de Vargas Oliveira. Máquina olhando Máquina: Utilizando Técnicas de Aprendizado de Máquinas para Identificar Elementos de Interface Gráfica nas Imagens Videojográficas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

3.
Herbert Spindola Schaefer. Projeto Kepler ? Um Adventure Espacial. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

4.
Jones Viana Gonçalves. Evolution: Mundo Virtual Evolutivo baseado em múltiplos agentes. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila de Ávila. As Audiovisualidades dos Videologs do Dota 2. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

2.
Daniel Dauber. Estratégias de Aplicação do Gamification e Modos de Conversar com os jogadores.pdf Estratégias de Aplicação do Gamification e Modos de Conversar com os jogadores. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

3.
Edir Antônio Longoni Folador. Utilização de Smartphones para Detecção de Colisão de Veículos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Des. de Aplicações para Dispositivos Móveis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonardo Cichoski de Braga. Sonic The Hedgehog - Um Estudo de Caso Sobre Os Remakes Como Uma Atualização da Marca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

2.
Rael Mateus de Oliveira. Counter-Strike Global Offensive: uma análise do consumo de bens virtuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Comunicação Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

3.
Ricardo de Oliveira Dias. Desenvolvimento de um Jogo Digital para o Ensino de Programação ABAPI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

4.
Gabriel Strzalkowski Moreira. Insect's Life Quest: Criação de um Jogo Digital Móvel Utilizando a Biblioteca LibGDX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

5.
Andrei Aguiar Müller. UD3 - Unity Decision Tree Integrator: Uma Extensão de Árvores de Decisão para Unity. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

6.
Grégory Rodrigues Torres. Brigand Vs Armada: Concepção e Desenvolvimento de Um Shoot em Up de Cunho Inovador para a Plataforma iOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

7.
Rainer Mansan Vieira. Card Game Maker: Sistema de Criação de Jogos de Cartas para Unity. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

8.
Mary Diana Campos. Criação de um Jogo Digital para Crianças Aprenderem Conceitos Ortográficos da Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

9.
Juliano Berlitz. Estimando Sucesso de Jogos Digitais a partir da Mineração de Texto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

10.
Giovanni Pereira Rotta. Island of the Mole. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

11.
Diego Nunes do Santos. My Hero ? Um Jogo Digital para Plataforma Android. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

12.
Matheus Geolar Knebel. Comparação do uso Algoritmos Genéticos e Aprendizado por Reforço em um Role-Playing Game (RPG). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

13.
Marcio Ribeiro Justo. Minuano: Um Gerenciador de Drama baseado em Lógica Difusa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

14.
Luan Carlos Nesi. Joker Engine: Um Motor Genérico para Desenvolvimento de Jogos de Cartas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

15.
Jorge Henrique Flores Martins. Abordagem Minimalista na criação de um jogo de tiro em 2D. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

16.
Rodrigo Mussoi Messias. Real time audio effects for games. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

17.
Cássio Saldanha dos Santos. Cubix Evolved. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

18.
Bruno de Farias Bandeira. Desenvolvendo um Jogo de Ação Inspirado na Luta Livre Mexicana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

19.
Roger dos Santos Oliveira. Processo de Portabilidade de Jogos Digitais para Telefones Celulares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

20.
Felipe Stobienia Wannmacher. Uma Ferramenta para Gestão de Conhecimento Confiável Baseada em Redes Sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

21.
Lucas Adams Seewald. SoundsFun: Um Jogo Digital Baseado em Tutores Inteligentes para Aprendizagem de Teoria Musical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

22.
Fabrício Galhardo Müller. pspAI ? Toolkit de Inteligência Artificial para PlayStation Portable. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

23.
Vinícius Magnus Müller. A Multi-Agent Architecture for Building Interactive Drama. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

24.
Renan Eduardo Farias da Silva. Processos de Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

25.
Vinícius Facchin Nonnenmacher. Geração de Terrenos 3D Utilizando Algoritmos Genéticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

26.
Alberto Amaral Braga da Silva. Arquitetura Reusável baseada em Mecânica de Jogo para Jogos Casuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

27.
Filipe Ghesla Silvestrim. DIGEO: Uma Ontologia de Jogos Digitais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

28.
Henrique Schlatter Manfroi. Um Framework para Desenvolvimento de Competições Online. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

29.
Alex Guterres. EthericPlane - Criação de um Toolkit para o Desenvolvimento de Jogos Digitais Baseados em Contexto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

30.
Cristiano Carianha Bartel. DigiJogo ? Um SDK para Criação de Jogos Digitais por Educadores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

31.
Vinicius Facchin Nonnenmacher. Geração de Terrenos 3D Utilizando Algoritmos Genéticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

32.
Cristiano Lorenzon Mazzotti. Realidade Aumentada em Dispositivos Móveis para Aplicações de Entretenimento Digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

33.
Diego Antonio T. Costi. Scald - Um Motor Genérico de Role-Playing Games Computadorizado Configurável por Scripts. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

34.
Felipe Silveira Pedroso. Virtual Dungeon Master ? Um Narrador Inteligente de Quests para Role-Playing Games. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

35.
Fábio Damasceno. Agentes Inteligentes com Aprendizado por Reforço para Aprimoramento das Tomadas de Decisão em Role-Playing Games Computadorizados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

36.
Rafael Pinto Sperafico. Diretivas de Interface Humano-Computador para Role-Playing Games Computadorizados para Surdos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

37.
Roger Formagio Lopes. 3D War - Um First Person Shooter Multi-Jogador para dispositivos móveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

38.
Diego Antônio Tronquini Costi. Um Motor Genérico de Role-Playing Games Configurável por Scripts. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

39.
Thomas Caleffi Scaletscky. Criação de Histórias de Role-Playing Games através de Interações entre Agentes Inteligentes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

40.
Rodrigo Scharnberg. Desenvolvimento de Cães Virtuais Inteligentes e Emocionais em Ambientes Móveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

41.
Helvio Figueiredo Neves Filho. Ferramenta para Criaçao de Sistemas Especialistas usando Raciocínio Baseado em Casos (CBR). 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

42.
Atilio Moreira Licht. Proposta de Elaboração de um Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação para Prefeitura Municipal de Santa Maria. 2004. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

43.
Fabrício Tonetto. Ambiente de Aprendizagem Móvel Usando WAP e Teleduc. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

44.
Leonardo Refosco. Desenvolvimento de um Jogo Matemático Adaptativo Adotando um Controlador Difuso. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

45.
Ricardo de Moura Fonseca. Uma Adaptação para Dispositivos Móveis de um Framework para Criação de Jogos Computadorizados Multiplataforma. 2004. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

Iniciação científica
1.
Renan Eduardo Farias da Silva. Testes de Jogos Digitais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

Orientações de outra natureza
1.
Giovani Manica Barili. Desenvolvimento de um software para análise de dados geoelétricos utilizando técnicas de Inteligência Artificial. 2007. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

2.
Douglas Pereira Pasqualin. Sistema conexionista para auxilio de detecção de fraudes em trabalhos acadêmicos. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Franciscana. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.

3.
Cibele Ziani Figueiredo. Definição de Requisitos de Jogos Computadorizados para Aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BITTENCOURT, J. R.. O Aprendizado e a Gameficação em Sala de Aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bittencourt, João R.. Techne Brincriação. 2013. (Concurso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 19:37:36