José Josberto Montenegro Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2228246015658326
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Doutor (2009) e Mestre (2004) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, sendo bolsista CNPq em ambos os cursos. Graduado (1999, Licenciatura ) em História pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é professor associado, no Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em Redenção - CE. Desenvolve atividades em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas áreas de teoria e metodologia da história e ensino de história. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Josberto Montenegro Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, J. J. M.;SOUSA, José Josberto Montenegro

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras.
Avenida da Abolição, 3
Centro
62790000 - Redenção, CE - Brasil
Telefone: (85) 33326101
URL da Homepage: http://www.unilab.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Culturas Tradicionais no Ceará: nas dobras de narrativas em contendas sertanejas, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Maria Antonieta Martines Antonacci.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Transmissão de saberes orais; natureza/sociedade/cultura, sertanejos, tradições; História; Cultura Material e Simbólica; saberes tradicionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Cultura e Saberes Populares em Comunidades Rurais do Vale do Rio Jaguaribe (Ceará).,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Profª Drª Maria Antonieta Martinez Antonacci..
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Folcloristas; Sertão; Cultura popular; natureza/sociedade/cultura; saberes e crenças populares; História.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Outro.
1995 - 1999
Graduação em História.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Texto, oralidade e construção da pessoa na áfrica. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Introdução aos Estudos de África. (Carga horária: 42h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Culturas Africanas em Soc. Coloniais no Atlântico. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Francês Instrumental - Módulo II. (Carga horária: 60h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - COGEAE/, COGEAE - PUC/SP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Francês Instrumental - Módulo I. (Carga horária: 60h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - COGEAE/, COGEAE-PUC/SP, Brasil.
1992 - 1993
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de ensino, fonte e métodos II
03/2017 - Atual
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, diferença e direitos humanos nos espaços lusófonos

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso de graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2011 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Atividade de extensão realizada
Colaborador Projeto: Organização do Centro de Documentação e Memória do Pontal - CEPDOMPFU.
09/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
06/2010 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Atividade de extensão realizada
Colaborador do Projeto - UFU Onde o Povo Está.
09/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de História.
06/2016 - 02/2017
Direção e administração, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/2015 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Cargo ou função
Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET História Pontal.
07/2016 - 12/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
Trabalho de Conclusão de Curso II
Trabalho de Conclusão de Curso III
02/2015 - 07/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendência da Historiografia Contemporânea
Projeto Integrado de Prática Educativa I
Trabalho de Conclusão de Curso III
Trabalho de Conclusão de Curso I
02/2012 - 12/2012
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Moderna II
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
Projeto Integrado de Práticas Educativas - I - PIPE I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II
Trabalho de Conclusão de Curso III
Estudos Históricos I
01/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para organização da II Semana de História da FACIP-UFU.
02/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado V
História e Cultura Popular
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
Trabalho de Conclusão de Curso II
Trabalho de Conclusão de Curso III
Trabalho de Conclusão de Curso I
06/2010 - 08/2011
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto Diálogos Culturais: nordestinos e tijucanos.
06/2010 - 06/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de História.
02/2010 - 12/2010
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado I
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
Projeto Integrado de Práticas Educativas
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II
11/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pareceristas para Análise e Aprovação dos Planos de Curso do Semestre 2/2009.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

07/2007 - 12/2007
Ensino, HIstória, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da História II
História do Brasil IV
03/2007 - 07/2007
Ensino, HIstória, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historiografia Brasileira - 60h
História do Brasil III

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Aprovação na Seleção de Concurso Público para Professor Substituto, Setor de Estudos de História do Brasil.

Atividades

03/2000 - 03/2002
Ensino, história, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil III - 60h
História Medieval - 60h
História do Brasil IV - 60h
Historiografia Brasileira - 60h
Orientação de Projeto de Monografia - 20h

Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Consultor docente assistente, Enquadramento Funcional: Docente Assistente, Carga horária: 26


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Aluno Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Apoio à Tecnologia, FAT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 4

Atividades

09/2007 - 11/2007
Ensino, Formação Pedagógica Fundação Paula Souza, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa - 60h

Instituto Ayrton Senna, IAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 30
Outras informações
Agente técnico do Programa SuperAção Jovem, para formação de educadores, diretores e coordenações regionais das escolas e diretorias regionais de ensino da rede pública do Estado de São Paulo e acompanhamento sistemático de implementação do programa presencial e à distância.

Atividades

02/2005 - 04/2006
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Agente Técnico.
02/2005 - 04/2006
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Formação de Diretores e Coordenadores Regionais de Ensino da Rede Pública do Estado de São Paulo
Acompanhamento e Implementação de Programa Educacional
Formação de Educadores
02/2005 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Consultoria Pedagógica.

Escola Estadual Profº Eduardo Prado, E E EDUARDO PRAD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Temporário (OFA), Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral e do Brasil

Escola Estadual José do Amaral Melo, EE JOSÉ DO AMARA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

Atividades

08/2004 - 02/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral e do Brasil

Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, CEFETSP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Ensino Médio:disciplinas de História Geral e do Brasil; Graduação: disciplinas de Cultura e Patrimônio Cultural, Turismo e Cultura Popular.

Atividades

03/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral e do Brasil
03/2003 - 12/2004
Ensino, tecnológo em turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cidadania
Turismo e Cultura Popular
Turismo e Patrimônio Cultural

Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

08/1999 - 02/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral e do Brasil

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluno bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto de pesquisa: Escola e Cultura: Produção cultural, resistência e identidade. Orientador: Prof Luis Távora Furtado Ribeiro



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
História, cultura e pós-colonialidade: uma leitura das narrativas poéticas da coletânea Florilégio da Poesia Brasileira, de Adolfo Varnhagen.
Descrição: Desenvolver estudo sistemático de textos e autores identificados com o pensamento pós-colonial e a partir deste suscitar indagações para a análise de produção literária como a coletânea Florilégio da Poesia Brasileira, 1850, organizada e comentada por Francisco Adolfo Varnhagen (1816-1878), tendo em vista a proposição de elementos para uma crítica epistemológica às abordagens consolidadas pelo aparato conceitual de matriz europeia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: José Josberto Montenegro Sousa - Coordenador / Thaisa Maria Rocha Lemos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2013 - Atual
Diferentes fontes e linguagens no processo de ensinar e aprender História: um estudo com jovens estudantes do ensino fundamental
Descrição: O objetivo geral desta investigação é analisar os impactos dos usos de diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea (filmes, canções, quadrinhos, obras de ficção, poesias, internet, documentos, história oral, dentre outras) no processo de ensino e aprendizagem em História, particularmente, na formação cidadã de jovens estudantes que cursam os anos finais do ensino fundamental. De forma específica destaca-se os seguintes objetivos: diagnosticar como os professores ensinam e como os jovens estudantes dos anos finais do ensino fundamental aprendem História no cotidiano da sala de aula; utilizar e verificar os resultados dos usos de diferentes fontes e linguagens da cultura contemporânea no cotidiano das aulas de História; registrar e analisar as vozes dos jovens estudantes sobre os usos das diferentes fontes e linguagens e a relação com a formação cidadã dos jovens estudantes; contribuir para subsidiar estudos e pesquisas sobre os usos das diferentes fontes e linguagens da cultura contemporâneas e suas contribuições no processo de ensinar e aprender História; produzir e publicar trabalhos científicos e um livro divulgando resultados e reflexões acerca dos usos das diferentes fontes e linguagens no processo de ensinar e aprender História com jovens estudantes do final do ensino fundamental. Como metodologia adotou-se a pesquisa-ação. O cenário da investigação será a Escola Estadual Israel Pinheiro, na cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. É uma escola que atende a uma diversidade de alunos, vindos de diversos bairros periféricos, da região central da cidade e também alunos que residem no meio rural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: José Josberto Montenegro Sousa - Integrante / Astrogildo Fernandes da Silva Júnior - Coordenador.
2012 - 2013
Historia, cultura e interação sociocultural de migrantes do Pontal do Triangulo Mineiro
Descrição: A proposta consiste em desenvolver ações de investigação acerca das condições de vida migrantes de origem nordestina no Pontal do Triângulo Mineiro, assim como contribuir com formação e aprimoramento acadêmica de discentes de graduação da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal; promover ações que favoreçam a integração de pessoas provenientes de grupos populares em diferentes instâncias da dinâmica sociocultural da micro região do Pontal do Triângulo Mineiro, estimulando-os a reingressar no processo de escolarização, busca de novos meios de sociabilidade e cidadania, por meio do estímulo e engajamento social e político dos seguimentos envolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Josberto Montenegro Sousa - Coordenador.
2012 - 2013
Formação da consciência histórica de estudantes da educação básica fora do espaço escolar
Descrição: Esta proposta de investigação consiste em caracterizar processos de aprendizagem e práticas educativas que influenciam ou interferem na formação da consciência histórica de estudantes de educação básica, particularmente, no âmbito de pesquisas escolares da disciplina história, realizadas no espaço da Biblioteca Municipal de Ituiutaba, Minas Gerais. Ao considerar a relevância deste espaço, bem como as formas de aprendizagem nele desenvolvidas, pretende-se conhecer procedimentos adotados para o ensino de história fora do espaço escolar formal, bem como as fontes de pesquisa acessadas por estudantes em suas pesquisas quando da elaboração de trabalhos escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Josberto Montenegro Sousa - Coordenador.
2012 - Atual
Pesquisas escolares da disciplina História: influências da formação da consciência histórica
Descrição: O objetivo do projeto consiste em investigar expressões e conteúdos indicativos de conceitos de natureza histórica, constituintes de conhecimentos prévios de jovens estudantes, particularmente aqueles que os jovens apreendem no cotidiano, em instâncias exteriores ao âmbito do ensino escolar da história. Neste sentido, direcionamos o foco desta pesquisa às formas de aprendizagem histórica realizadas por estudantes nas denominadas ?pesquisas escolares? demandadas por professores de história. Inicialmente, almejamos identificar materiais, recursos, fontes que auxiliam na realização de ?pesquisas escolares? e a maneira como interferem ou influenciam na formação da consciência histórica de jovens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Ser e tornar-se professor de história: um estudo em escolas no meio rural e urbano.
Descrição: O objetivo geral da investigação é analisar a formação, a atuação, enfim, processo de construção de identidades de professores de História que atuam em escolas rurais e urbanas. De forma específica procuramos analisar o processo histórico da formação de professores, bem como da educação escolar em territórios rurais e urbanos dos municípios de Araguari, Patos de Minas e Uberlândia; compreender a formação inicial e continuada dos sujeitos da investigação e identificar, registrar e refletir sobre saberes, processos, metodologias e práticas de ensino e aprendizagem em história produzidas e mobilizadas na experiencia de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de História: um estudo com professores de história e jovens estudantes
Descrição: Este projeto de pesquisa procura respostas para os seguintes questionamentos: Quais as fontes e linguagens mais interessam os jovens estudantes do ensino fundamental sobre o ensino de História? Como se efetiva jovens no processo do aprendizado em História? Quais as fontes e linguagens mais utilizadas pelos professores? A partir deste diagnóstico e do permanente diálogo com os professores, buscaremos pensar em diferentes práticas utilizando, no cotidiano das aulas, as mais diversas fontes e linguagens no processo de ensinar e aprender História. A cada fonte e/ou linguagem utilizada procuraremos compreender como contribuiu na formação cidadã dos jovens estudantes. Têm-se como objetivos: Analisar os impactos dos usos de diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea (filmes, canções, quadrinhos, obras de ficção, poesias, internet, documentos, história oral, dentre outras) no processo de ensino e aprendizagem em História, particularmente, na formação cidadã de jovens estudantes que cursam os anos finais do ensino fundamental; Diagnosticar como os professores ensinam e como os jovens estudantes dos anos finais do ensino fundamental aprendem História no cotidiano da sala de aula; Apresentar o perfil dos jovens estudantes, sujeitos da pesquisa;Conhecer as fontes e linguagens preferidas dos jovens estudantes e as mais utilizadas pelos professores; Utilizar e verificar os resultados dos usos de diferentes fontes e linguagens da cultura contemporânea no cotidiano das aulas de História; Registrar e analisar as vozes dos jovens estudantes sobre os usos das diferentes fontes e linguagens e a relação com a formação cidadã dos jovens estudantes; Contribuir para subsidiar estudos e pesquisas sobre os usos das diferentes fontes e linguagens da cultura contemporâneas e suas contribuições no processo de ensinar e aprender História; Produzir, organizar e divulgar interpretações acerca dos usos das diversas fontes e linguagens da cultura contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Josberto Montenegro Sousa - Coordenador / Astrogildo Fernandes da Silva Júnior - Integrante.
2005 - Atual
Sabedoria e Tradição Cultural: um estudo da interação natureza/sociedade/cultura entre sertanejos do Vale do Rio Jaguaribe
Descrição: Analisar a historicidade de dinâmicas culturais de populações rurais do sertão cearense, em particular a indissociabilidade sujeito/natureza em seus modos de pensar, agir e transmitir saberes. Os significados de experiências sociais de homens e mulheres sertanejos reconhecidos em suas comunidades como portadores de saberes tradicionais populares que lhes asseguram meios de sobrevivência. Tendo em vista estas acepções, questionamos posturas presentes em literatura de folcloristas e memorialistas, representantes de parâmetros de saberes considerados científicos. Tais abordagens acerca dos modos de vidas de sertanejos disseminam concepções responsáveis pela desqualificação de suas culturas, atrelando-as, quase sempre, a fenômenos naturais que estes enfrentam cotidianamente, como seca, meio ambiente, escassez de recursos materiais, dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
Cultura e saberes populares em comunidades rurais do vale do Rio Janguaribe
Descrição: A temática deste trabalho foi pensada na tentativa de melhor compreender modos de vida de populações rurais do interior do Ceará, considerando as peculiaridades da pesquisa diante de universos sócios-históricos, marcadamente vistos sob a perspectiva de uma história factual e evolucionista, que tende a reproduzir questões tornadas convencionais em detrimento de experiências culturais de grupos desprivilegiados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1998
Escola e Cultura: produção cultural, resistência e identidade
Descrição: Objetivos: averiguar como a construção da cultura docente e da cultura discente vem ocorrendo na práxis social da vida cotidiana dos sujeitos que convivem no contexto escolar; verificar em que medida a mesma se caracteriza como produção cultural destes atores sociais constituido-se fator de construção da identidade de sujeitos e grupos, ou noutros termos, de uma nova cultura; compreender de que forma esta se manifesta no ambiente escolar e como interage com a cultura escolar institucional, identificar e analisar as formas de sociabilidade expressas nas relações entre não pares (educador/educando) e entre pares (alunos): destacar, finalmente a relevância da cultura de resistência enquanto "saber simbólico" mais diretamente vinculado à atividade criativa desses atores sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Expressões e identidades-histórico culturais de estudantes brasileiros e africanos na UNILAB
Descrição: A presente proposta consiste na elaboração de uma cartografia de expressões representativas de histórias e culturas de discentes dos países da integração ? brasileiros e guineenses, moçambicanos, cabo-verdianos, angolanos, são-tomeneses, com o intuito de apreender especificidades culturais de cada país, expressões de seus patrimônios artístico e cultural, por meio da produção de um mapa interativo que possibilitem conhecer características de diferentes grupos sociais, lugares de origem, modos de vida, dentre outras. Para tanto serão pesquisados e sistematizados conteúdos em textos, sítios eletrônicos, documentários, relatos orais e imagens, posteriormente editados em vídeo documentário. Em segundo momento deverá contemplar a apresentação e debate sobre o material produzido para estudantes e professores da UNILAB, bem como para educadores e estudantes de escolas da rede pública de Redenção e Acarape..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Josberto Montenegro Sousa - Coordenador / Baltazar Ernesto Zero - Integrante.
2011 - 2012
UFU onde o povo está
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
O Professor e os Conflitos Culturais na Escola: a diversidade em foco
Descrição: O projeto tem como objetivo promover atividade formativas, minicurso e oficinas sobre diversidade cultural de discentes de escolas publicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Organização do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal
Descrição: Tabalho de inventário, catalogação e digitalização e organização de documentação para compor o acervo do Centro de Pesquisa e Documentação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos
Descrição: O projeto objetiva promover ações que possibilitem conhecer e aproximar as comunidades de migrantes e tijucanos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa de Educação Tutorial
Descrição: Tutoria do Programa de Educação Tutorial - PET - História.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: José Josberto Montenegro Sousa - Coordenador / Bárbara Quadros Macedo Riquetti - Integrante / Ana Paula Silva Cury - Integrante / Carla madalena da Silva - Integrante / Ariana Gonçalves de Paula - Integrante / Antônia Aparecida da Silva - Integrante / Eduardo Henrique de Freitas Marques - Integrante / Carlos Henrique Alves do Couto - Integrante / Lázaro Rufino Dâmaso Neto - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Metodologia da História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, José Josberto Montenegro2017SOUSA, José Josberto Montenegro; SILVA JÚNIOR, A. F. . O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais. REVISTA GRIFOS, v. 41, p. 57-80, 2017.

2.
SILVA JÚNIOR, A. F.2017SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, José Josberto Montenegro . Experiências ausentes no ensino de história: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática. HISTÓRIA, HISTÓRIAS, v. 5, p. 24-39, 2017.

3.
SILVA JÚNIOR, A. F.2016SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, José Josberto Montenegro . O pontencial do trabalho de campo na formação de professores de história. ENSINO EM RE-VISTA, v. 23, p. 437-459, 2016.

4.
SILVA JÚNIOR, A. F.2015SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. . SER E TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: UM ESTUDO EM ESCOLAS NO MEIO RURAL E URBANO. Cadernos de História da Educação (Online), v. 14, p. 899-914, 2015.

5.
SOUSA, J. J. M.2014SOUSA, J. J. M.; SILVA JÚNIOR, A. F. . Didática da história: mediadora entre teoria e ensino?. História e Diversidade, v. I, p. 39-53, 2014.

6.
SILVA JÚNIOR, A. F.2014SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. . DIMENSÕES HISTÓRICAS DA ESCOLARIZAÇÃO NO MEIO RURAL E URBANO BRASILEIRO: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DE ARAGUARI, UBERLÂNDIA E PATOS DE MINAS. Revista HISTEDBR On-line, v. 55, p. 267, 2014.

7.
SOUSA, J. J. M.2004 SOUSA, J. J. M.. Rituais e Transmissão de Saberes Populares: Rezadeiras e Benzedeiras do Vale do Rio Jaguaribe, Ceará. Projeto História (PUCSP), São Paulo, v. 28, p. 303-312, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUSA, J. J. M.; SILVA JÚNIOR, A. F. (Org.) ; TELES, A. (Org.) . Caderno de Resumos e programação: II Semana de História: História e interdisciplinaridade: diálogos com a pesquisa e o ensino nas humanidades. 1. ed. Uberlândia: GráficaUFU, 2013. v. 1. 101p .

2.
SOUSA, J. J. M.; Schmidt, Clarissa M. S. ; Santos, Marcia Juliana . Recriar Histórias. 7o. Ano - Manual do Professor. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 74p .

3.
SOUSA, J. J. M.; Schmidt, Clarissa M. S. ; Santos, Marcia Juliana . Recriar Histórias. 8o ano - Manual do Professor. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 62p .

4.
SOUSA, J. J. M.; Schmidt, Clarissa M. S. ; Santos, Marcia Juliana . Recriar Histórias. 9o ano. Manual do Professor. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 68p .

5.
SOUSA, J. J. M.; Schmidt, Clarissa M. S. ; Santos, Marcia Juliana . Recriar Histórias. 6o. ano - O Mundo Antigo: História das Primeiras Sociedades Humanas. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 210p .

6.
SOUSA, J. J. M.; Schmidt, Clarissa M. S. ; Santos, Marcia Juliana . Recriar Histórias. 6o. ano - Manual do Professor. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 80p .

7.
SOUSA, J. J. M.; Schmidt, Clarissa M. S. ; Santos, Marcia Juliana . Recriar Histórias. 7o ano - O Mundo Medieval: Feudalismo, Expansão Européia, Conquista e Formação da Sociedade Colonial. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 216p .

8.
SOUSA, J. J. M.; Schmidt, Clarissa M. S. ; Santos, Marcia Juliana . Recriar Histórias. 8o. ano - O Mundo Moderno: Transformações do Capitalismo, Revoluções e Independência Colonial.. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 198p .

9.
SOUSA, J. J. M.; Schmidt, Clarissa M. S. ; Santos, Marcia Juliana . Recriar Histórias. 9o. ano - O Mundo Contemporâneo: Imperialismos, Guerras, Formação da República Brasileira e Sociedade Globalizada.. 1. ed. Curitiba: Base Didáticos, 2009. v. 1. 308p .

10.
SOUSA, J. J. M.; Maia, M. E. N. . Ceará: Conhecer e Fazer História. 1. ed. Curitiba: Base, 2008. v. 1. 112p .

11.
SOUSA, J. J. M.; Maia, M. E. N. . Ceará: Conhecer e Fazer História - Manual do Professor. 1. ed. Curitiba: Base, 2008. v. 1. 16p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. ; SANTOS, F. A. R. . Diferentes fontes e Linguagens nas Aulas de História e a Formação Cidadã de Jovens estudantes do Ensino Médio. In: GUIMARÂES, Selva (Org.). (Org.). Ensino de História e Cidadania. 1ed.Campinas, SP: Papirus, 2016, v. 1, p. 253-277.

2.
SOUSA, J. J. M.; SILVA JÚNIOR, A. F. ; SANTOS, F. A. R. . Fontes e linguagens no ensino de História: um estudo com professores e jovens estudantes brasileiros.. In: BARAJAS, Dní Trejo; VILLA, Juana Martínez. (Org.). (Org.). La Historia enseñsa a discusíon: retos epistemologicos y perspectivas didaticas. 1ed.Cidade do México: Editora Morelia Michoacan Mexico, 2015, v. 1, p. 1769-1782.

3.
SOUSA, J. J. M.; VIEIRA, M. M. ; FREITAS, V. A. F. ; ARAUJO, D. F. C. . Migrantes nordestinos no Pontal do Triângulo Mineiro - Contribuições para um diálogo. Migrantes nordestinos no Pontal do Triângulo Mineiro - Contribuições para um diálogo. 1ed.: , 2011, v. , p. 56-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, J. J. M.; SILVA JÚNIOR, A. F. . Ensinar e aprender história por meio de diferentes fontes e linguagens: um estudo com jovens estudantes do ensino fundamental. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, Aracaju. X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013.

2.
BARBOSA, I. P. ; SOUSA, J. J. M. . ?O Boi Lobisome?: A Música Caipira como Vínculo de Identidade Cultural do Homem do Campo nas Décadas 1960-1970. In: III Congresso Internacional de História da UFG/ Jataí: História e Diversidade Cultural., 2012, Jataí. Anais do III Congresso Internacional de História da UFG/ Jataí: História e Diversidade Cultural. Textos Completos. Realização Curso de História, 2012. p. 1-10.

3.
GUIMARÃES JÚNIOR, A. C. ; SOUSA, J. J. M. . TRANSMITIR, APRENDER E DIFUNDIR: O acordeom no pontal do Triângulo Mineiro, 1950-1990. In: V I Colóquio de História Faces de cultura na História: 100 anos de Luiz Gonzaga, 2012, Recife - PE, 2012, Recife. Anais Eletrônicos do V I Colóquio de História Faces de cultura na História: 100 anos de Luiz Gonzaga, 2012. v. único.

4.
SOUSA, J. J. M.. Narrativas da Poética Popular Sertaneja: Enunciados de Beleza e Verdade. In: XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, julho 2011, 2011.

5.
SOUSA, J. J. M.. Significação do tempo e temporalidades em narrativas da tradicionais da poética popular sertaneja. In: 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do, 2010, Mariana. 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do. Ouro Preto: EDUFOP, 2010. v. 1. p. 01-06.

6.
SOUSA, J. J. M.. Argumentos/Enunciados da Poética Popular: Um Mosaico de Signos. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Anpuh, 2009. v. 1. p. 1-11.

7.
SOUSA, J. J. M.. Leituras da Natureza em Tradições de Oralidade entre Sertanejos Cearenses. In: IX Encontro de História Oral, 2008, São Leopoldo. Testemunhos e Conhecimentos. São Leopoldo: Oikos, 2008. v. 1. p. 1-11.

8.
SOUSA, J. J. M.. Enfrentando Estereótipos: Relação Natureza e Cultura entre Sertanejos no Semi-árido Nordestino.. In: XIX Encontro Regional de História - Poder, Exclusão e Violência, 2008, São Paulo. XIX Encontro Regional de História - Poder, Exclusão e Violência. São Paulo: Anpuh, 2008. v. 1. p. 1-1.

9.
SOUSA, J. J. M.. Olhares sobre Natureza e Cultura em Comunidades Sertanejas do Vale do Rio Jaguaribe - Ceará. In: XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: Território e Deslocamentos, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: Território e Deslocamentos. São Leopoldo: Unisinos, 2007. v. único. p. 2492-2500.

10.
SOUSA, J. J. M.. Sabedoria e Tradições Culturais de Oralidade no Vale do Rio Jaguaribe: Natureza/Sociedade/Cultura uma relação indissociável. In: Encontro Os Sertões; Espaços, Tempos e Movimentos, 2006, Recife. Os Sertões. Recife: UFPE, 2006. v. único. p. 111-119.

11.
SOUSA, J. J. M.. Saberes e Crenças Populares nos Relatos Folclóricos: Por uma História da Cultura dos Sertanejos Cearenses.. In: I Simpósio de História e Cultura: Política, Estética, Alteridade., 2002, Uberlândia. Anais do I Simpósio de História e Cultura: Política, Estética, Alteridade.. Uberlândia - Minas Gerais: Universidade Federal de Uberlândia - Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura., 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, J. J. M.; LEMOS, T. M. R. . A plurivocalidade dispersa em narrativas da coletânea Florilégio da Poesia Brasileira: uma análise decolonial. In: TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO MUNDO IBERO-AMERICANO, 2014, Cadis. X Coloquio Internacional Tradición y Modernidad en el Mundo Iberoamericano y el XIV Congreso Internacional Nuestro Patrimonio Común.. Cadis: Associação de História Atual, 2014. v. 1. p. 62-63.

2.
SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. . Territórios e Lugares de formação de professores de História. In: II Semana de História do Pontal: 'História e interdisciplinaridade: diálogos com a pesquisa e o ensino nas humanidades, 2013, Ituiutaba MG.. II Semana de História do Pontal:. v. Único.

3.
SOUSA, J. J. M.. Pesquisas escolares da disciplina história: influências na formação da consciência histórica. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal, RN. Caderno de resumos, 2013. v. Único.

4.
BORGES, R. S. ; SOUSA, J. J. M. . Migrantes nordestinos: adaptação e sociabilidade no Pontal do Triângulo Mineiro. In: II Semana de História do Pontal: História e interdisciplinaridade: diálogos com a pesquisa e o ensino nas humanidades, 2013, Ituiutaba MG.. Caderno de resumos - II Semana de História, 2013.

5.
SANTOS, F. A. R. ; SOUSA, J. J. M. . Formação da consciência histórica de jovens: fatores e influência para a orientação temporal. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal, RN. Caderno de resumos.

6.
GUIMARÃES JÚNIOR, A. C. ; SOUSA, J. J. M. . Música de Acordeom no Pontal do Triângulo Mineiro: repercussão e permanência. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal, RN. Caderno de resumos, 2013.

7.
VENCESLAU, F.R. ; SOUSA, J. J. M. . A perspectiva do migrante nordestino morador do bairro Novo Tempo II, Ituiutaba, MG.. In: II Semana de História do Pontal: História e interdisciplinaridade: diálogos com a pesquisa e o ensino nas humanidades, 2013, Ituiutaba MG.. II Semana de História do Pontal:, 2013.

8.
SANTOS, F. A. R. ; SOUSA, J. J. M. . Elementos Constitutivos da Formação da Consciência Histórica de Alunos do Ensino Básico. In: II Semana de História do Pontal, 2013, Ituiutaba. II Semana de História do Pontal, 2013. v. 1. p. 35.

9.
LEMOS, T. M. R. ; SOUSA, J. J. M. . O Estabelecimento das Bases Científicas da História no Século XIX: Apontamentos para um debate a partir de Buckle e Droysen. In: II Semana de História do Pontal, 2013, Ituiutaba, MG. II Semana de História do Pontal, 2013. v. 1. p. 73-74.

10.
ARAUJO, D. F. C. ; SOUSA, J. J. M. . Migrantes Nordestinos no Município de Ituiutaba-MG: Limites e Desafios. In: II Semana de História do Pontal, 2013, Ituiutaba, MG. II Semana de História do Pontal, 2013.

11.
GUIMARÃES JÚNIOR, A. C. ; SOUSA, J. J. M. . Música de Acordeom no Pontal do Triângulo Mineiro: Aspectos de Difusão, Costumes e Tradições (1960-2010). In: II Semana de História do Pontal, 2013, Ituiutaba, MG. II Semana de História do Pontal, 2013.

12.
SOUSA, J. J. M.. Processo de formação da consciência histórica fora do espaço escolar. In: 6º Seminário Brasileiro de História e Historiografia, 2012, Ouro Preto. 6º Seminário Brasileiro de História e Historiografia, 2012.

13.
SOUSA, J. J. M.. A poesia de folhetos de cordel como fonte para pesquisa histórica. In: I Semana de História do Pontal, 2010, Ituiutaba - MG. I Semana de História do Pontal - Cultura, educação e ambiente, 2010. v. 1. p. 49.

14.
SOUSA, J. J. M.. Significação do tempo e temporalidades em narrativas tradicionais da poética sertaneja. In: 4º Seminário Brasileiro de História e Historiografia, 2010, Ouro Preto. 6º Seminário Brasileiro de História e Historiografia, 2010.

15.
SOUSA, J. J. M.. Argumentos/Enunciados da Poética Popular: Um Mosaico de Signos.. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Anpuh, 2009. v. 1. p. 1-1.

16.
SOUSA, J. J. M.. Leituras da Natureza em Tradições de Oralidade entre Sertanejos Cearenses. In: IX Encontro Nacional de História Oral, 2008, São Leopoldo. Testemunhos e Conhecimentos. São Leopoldo: Oikos, 2008. v. 1. p. 1-208.

17.
SOUSA, J. J. M.. Enfrentando Estereótipos: Relação Natureza e Cultura entre Sertanejos no Semi-árido Nordestino.. In: XIX Encontro Regional de História - Poder, Exclusão e Violência, 2008, São Paulo. XIX Encontro Regional de História - Poder, Exclusão e Violência. São Paulo: Anpuh, 2008. v. 1. p. 1-1.

18.
SOUSA, J. J. M.. Olhares sobre Natureza e Cultura em Comunidades Sertanejas do Vale do Rio Jaguaribe ? Ceará. In: Anais do XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: Território e Deslocamentos, 2007, São Leopoldo. Caderno de Resumo do Anais do XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: Território e Deslocamentos. São Leopoldo: Oikos, 2007. v. único. p. 357-357.

19.
SOUSA, J. J. M.. Saberes e Crenças Populares nos Relatos Folclóricos: Por uma História da Cultura dos Sertanejos Cearenses.. In: I Simpósio de História e Cultura: Política, Estética, Alteridade., 2002, Uberlândia. Caderno de Programação e Resumos do I Simpósio de História e Cultura: Política, Estética, Alteridade.. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2002. v. unico. p. 42-42.

20.
SOUSA, J. J. M.. Juventude, Cultura e Sociedade. Situação Sócio-econômica e o Mundo do Trabalho. In: XVIII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 1999, Fortaleza. XVIII Encontro universitário de iniciação à pesquisa. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1999. v. 1. p. 1-1.

21.
SOUSA, J. J. M.. Gestão Disciplinar no Telensino: Tempo, Espaço e Interação.. In: XVII Encontro universitário de iniciação à pesquisa, 1998, Fortaleza. XVII Encontro universitário de iniciação à pesquisa. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1998. v. 1. p. 1-1.

22.
SOUSA, J. J. M.. A Utilização do Tempo de Aula na Prática Docente. In: XVI Encontro de Iniciação à pesquisa, 1997, Fortaleza. XVI Encontro universitário de Iniciação à pesquisa. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1997. v. 1. p. 1-1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. . . Dimensões históricas da escolarização no meio rural e urbano brasileiro: um estudo nos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos de Minas. Revista HISTEDBR On-line, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, J. J. M.. Conhecimento, cultura, formação e interdisciplinaridade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA, J. J. M.. A pesquisa no ensino de história: o potencial das diferentes fontes e linguagens.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, J. J. M.. Formação da consciência histórica a partir de influências dentro e fora do espaço escolar.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. . Territórios e lugares de formação de professores de história.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VENCESLAU, F.R. ; SOUSA, J. J. M. . A perspectiva do migrante nordestino morador do bairro Novo Tempo II, Ituiutaba, MG.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORGES, R. S. ; SOUSA, J. J. M. . Migrantes nordestinos; adaptação e sociabilidade no Pontal do Triângulo Mineiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAUJO, D. F. C. ; SOUSA, J. J. M. . Migrantes nordestinos no Pontal do Triângulo Mineiro: limites e desafios.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUIMARÃES JÚNIOR, A. C. ; SOUSA, J. J. M. . Música de Acordeom no Pontal do Triângulo Mineiro; aspectos de difusão, costumes e tradições (1960-2010). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUSA, J. J. M.. Teoria da História e ensino de História: algumas reflexões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SOUSA, J. J. M.. Pesquisas Escolares da Disciplina História: influências da formação da consciência histórica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SOUSA, J. J. M.. Migrantes Nordestinos no Pontal do Triângulo Mineiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUSA, J. J. M.. A didática e os processos de aprender e ensinar história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOUSA, J. J. M.; SILVA JÚNIOR, A. F. . Ensinar e aprender história por meio de diferentes fontes e linguagens: um estudo com jovens estudantes do ensino fundamental.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUSA, J. J. M.. O Aprendizado Histórico dentro e fora do espaço escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SOUSA, J. J. M.. Processo de formação da consciência histórica fora do espaço escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SOUSA, J. J. M.. Narrativas da poética popular sertaneja: enunciados de beleza e verdade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SOUSA, J. J. M.. Significação do tempo e temporalidades em narrativas tradicionais da poética popular sertaneja. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUSA, J. J. M.. Argumentos/Enunciados da Poética Popular: Um Mosaico de Signos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SOUSA, J. J. M.. Enfrentando Estereótipos: Relação Natureza e Cultura entre Sertanejos no Semi-árido Nordestino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
SOUSA, J. J. M.. Olhares sobre Natureza e Cultura em Comunidades Sertanejas do Vale do Rio Jaguaribe - Ceará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SOUSA, J. J. M.. Sentidos e Significados do Mundo do Outro: Transmissão de Saberes por Tradições de Oralidade em Comunidades Sertanejas do Vale do Rio Jaguaribe - Ceará. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SOUSA, J. J. M.. Saberes Tradicionais: Sociedade, Natureza e Cultura - Uma Relação Indissociável.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SOUSA, J. J. M.. Sabedoria e Tradição Cultural: Natureza/Sociedade/Cultura, uma Relação Indissociável.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
SOUSA, J. J. M.. Cultura e Saberes Tradicionais: Modos de Vida Baseados em Relações Natureza/Sociedade/Cultura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SOUSA, J. J. M.. Saberes e Crenças Populares nos Relatos Folclóricos; Por uma História da Cultura dos Sertanejos Cearenses. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
SOUSA, J. J. M.. Juventude, Cultura e Sociedade. Situação Socio-economica e o Mundo do Trabalho. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SOUSA, J. J. M.. Gestão Disciplinar no Telensino: Tempo, Espaço e Interação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SOUSA, J. J. M.. Do trabalho artesanal ao Fabril - Fábrica Santa Tereza - Aracati 1893. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
SOUSA, J. J. M.. A Utilização do Tempo de Aula na Prática Docente. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUSA, J. J. M.; SILVA JÚNIOR, A. F. ; TELES, A. . II Semana de História - Pontal/FACIP/UFU - História e interdisciplinaridade: diálogos com a pesquisa e o ensino nas humanidades. Uberlândia - Gráfica UFU: GraficaUFU, 2013 (Caderno de Resumos).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUSA, J. J. M.. Avaliador ad hoc do projeto de pesquisa IC-FAPEMIG2014-0113, Edital 009/2013 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG/UFU. 2013.

2.
SOUSA, J. J. M.. Avaliador ad hoc do projeto de pesquisa do orientador da proposta IC-FAPEMIG2014-0661, submetida ao Edital 009/2013 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG/UFU. 2013.

3.
SOUSA, J. J. M.. Avaliador ad hoc do plano de trabalho proposta IC-FAPEMIG2014-0113, submetida ao Edital 009/2013 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG/UFU. 2013.

4.
SOUSA, J. J. M.. Avaliador ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IC-FAPEMIG2014-0661, submetida ao Edital 009/2013 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG/UFU. 2013.

5.
SOUSA, J. J. M.. História: cotidiano, saberes e práticas tradicionais. 2012.

6.
SOUSA, J. J. M.. 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2011.

7.
SOUSA, J. J. M.. Caderno Prudentino de Geografia. 2011.

8.
SOUSA, J. J. M.. Temporalidades: revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, J. J. M.. Cidade, migrações e segregação social. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SOUSA, J. J. M.. História e Trabalho - Mesa de Comunicação. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, J. J. M.. Projetos pedagógicos dos cursos. 2013. (Parecerista ad hoc).

2.
SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. ; TELES, A. . II Semana de História 'História e interdisciplinaridade: diálogos com a pesquisa e o ensino nas humanidades.. 2013. (Editoração;Anais).

3.
SOUSA, J. J. M.. GT de Ensino de História no Colóquio de Estudos Históricos. 2013. (Coordenação de GT - Grupo de Trabalho).

4.
SOUSA, J. J. M.. Metodologia Científica - Programa de Educação Tutorial. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUSA, J. J. M.. Serra Pelada: Símbolos e Memória (1980-1984). 2006. (Atividade Programada da Disciplina Pesquisa Histórica do Curso de Pós Graduação em História PUC/SP).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHMIDT, M. A. M. S.; BETUCCI, L. M.; SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de João Luis da Silva Bertolini. A interpretação do outro: a idéia de Islã no ensino de história. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
SOUSA, J. J. M.; SCHMIDT, M. A. M. S.; MARTINS, E. C. R.; ABUD, K. M.; FRONZA, M.. Participação em banca de Luciano de Azambuja. Jovens alunos e aprendizagem histórica: perspectivas a partir da canção popular. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA JÚNIOR, A. F.; SOUSA, J. J. M.; SILVA, F. D. A.. Participação em banca de Luana Ferreira Santana.Formação, saberes e práticas de professores de história: um estudo de Capinópolis/MG?brasil (2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Silvia Aparecida Rodrigues.Perspectivas de alunos do campo em escolas urbanas contemporâneas no município de Ituiutaba/MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Daniela Cristina Borges.O movimento escoteiro e a educação não formal: um estudo no grupo escoteiro Padre Anchieta, Ituiutaba, MG, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Renata Alexandre da Costa Campos.Histórias de mulheres tijucanas: olhares sobre as conquistas femininas (1970). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Caio Vinícius de Carvalho Ferreira.Memórias da Repressão: o golpe civil militar em Ituiutaba - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Jovelina Macedo de Medeiros.Educação Rural em Monte Alegre de Mina: um estudo sobre a escola municipal Olímpio Vasconcelos (1970). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Ana Paula Urlass.A REPERCUSSÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO NACIONAL NO PARANÁ, ENTRE OS ANOS 1930-1945?,. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Universidade Federal do Paraná.

8.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Liziana Bariviera.?LACERDA E ALMEIDA: O ADMINISTRADOR, O PAULISTA E O CIENTISTA. ALGUMAS QUESTÕES SOBRE NARRAÇÃO E IDENTIDADE NO IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS SETECENTISTA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Universidade Federal do Paraná.

9.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de MÁRCIO EDIMIR GONÇALVES.?LIBERAIS SIM, MAS SOBRETUDO REPUBLICANOS: A IDEOLOGIA DOS FARRAPOS ATRAVÉS DO PERIÓDICO O POVO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Universidade Federal do Paraná.

10.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de MARLON PETERLINI FERREIRA.?O ORADOR, O EMPRESÁRIO E O CAIPIRA: A PARTICIPAÇÃO DOS DEPUTADOS PAULISTAS NAS CORTES CONSTITUINTES DE LISBOA DE 1821-1822. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Universidade Federal do Paraná.

11.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de OSVALDO RODRIGUES JUNIOR.?REPRESENTAÇÕES DO ANARQUISMO NA HISTORIOGRAFIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO BRASILEIRO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Universidade Federal do Paraná.

12.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Tiago Bonato.DA INVESTIGAÇÃO MANDADA FAZER POR V. EX.a SOBRE OS DIFERENTES PRODUTOS DA NATUREZA?: DOIS VIAJANTES ILUMINISTAS PELO SERTÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Universidade Federal do Paraná.

13.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Camila Pasqualin.REPRESSÃO DAS PRÁTICAS CURATIVAS TRADICIONAIS NA PRIMEIRA MODERNIDADE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Universidade Federal do Paraná.

14.
SOUSA, J. J. M.. Participação em banca de Mário Jeffson Pereira Rocha.QUATRO VOZES E UM SINDICATO: A MEMÓRIA DE EX-DIRIGENTES DO SINDICATO RURAL DE JAGUARIBARA - CE.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em história) - Universidade Estadual do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUSA, J. J. M.. Seleção de alunos para ingresso no PET do curso de história da FACIP/UFU. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Ensino de História da FACIP /UFU - Saberes e práticas.Vozes de professores de história em diferentes momentos da carreira.. 2014. (Encontro).

2.
IV Congresso Internacional de História. A plurivocalidade dispersa em narrativas da coletânea Florilêgio da poesia brasileira: uma análise decolonial. 2014. (Congresso).

3.
7° Seminário Brasileiro de História da Historiografia - diálogos Brasil-Alemanha.O aprendizado histórico dentro e fora do espaço escolar. 2013. (Seminário).

4.
X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História.Ensinar e aprender história por meio de diferentes fontes e linguagens: um estudo com jovens estudantes do ensino fundamental. 2013. (Encontro).

5.
XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2013. (Simpósio).

6.
6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia. 2012. (Seminário).

7.
XXVI Simpósio Nacional de História.Narrativas da poética popular setaneja: enunciados de beleza e verdade. 2011. (Simpósio).

8.
4º Seminário Brasileiro de História e Historiografia. 2010. (Seminário).

9.
Colóquio Científico: "Dilemas e disputas pela teoria da narrativa". 2010. (Outra).

10.
I Semana de História do Pontal.História e Trabalho. 2010. (Encontro).

11.
Colóquio Internacional Ontologia, Filosofia e História: questionamentos e repercussões.Colóquio Internacional Ontologia, Filosofia e História: questionamentos e repercussões. 2009. (Outra).

12.
Programa de Formação Continuada em Educação, Saúde e Culturas Populares e I Encontro de Trabalho do Núcleo de Estudos sobre Escravidão em Minas Gerais.Programa de Formação Continuada em Educação, Saúde e Culturas Populares e I Encontro de Trabalho do Núcleo de Estudos sobre Escravidão em Minas Gerais. 2009. (Encontro).

13.
Semana de história 2009 / X Encontro de Professores de História do Triângulo Mineiro.História e trabalho. 2009. (Encontro).

14.
X Encontro de Professores de História do triângulo Mineiro.História e trabalho. 2009. (Encontro).

15.
XXV Simpósio Nacional de História.Argumentos/enunciados da poética popular: um mosaico de signos. 2009. (Simpósio).

16.
Curso Livre Marx e Engels. 2008. (Outra).

17.
XIX Encontro Regional de História.trabalho Enfrentando Estereótipos; relação natureza e cultura entre sertanejos no semi-árido nordestino. 2008. (Simpósio).

18.
VI Encontro de História Oral do Nordeste: Culturas, Memórias e Nordestes.Sentidos e Significados do Mundo do Outro ? Transmissão de Saberes por Tradições de Oralidade em Comunidades Sertanejas do Vale do Rio Jaguaribe ? Ceará.. 2007. (Encontro).

19.
XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: Território e Deslocamentos.Olhares sobre Natureza e Cultura em Comunidades Sertanejas do Vale do Rio Jaguaribe - Ceará.. 2007. (Simpósio).

20.
Encontro Os Sertões; Espaços, Tempos e Movimentos.Sabedoria e Tradição Cultural: Natureza/Sociedade/Cultura uma Relação Indissociável. 2006. (Encontro).

21.
II Encontro Estadual de Pesquisa de Negros.Indissociabilidade, Natureza/Sociedade/Cuktura: Saberes e tradições de Sertenejos. 2006. (Encontro).

22.
II Seminário Sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE. 2006. (Seminário).

23.
Oficina A Cultura Material Como Meio de Conhecer a Sociedade. 2006. (Outra).

24.
Oficina Como Desenvolver a Relação Arquivo-Escola pela Educação Patrimonial. 2006. (Outra).

25.
Oficina História Oral e Memória. 2006. (Outra).

26.
Oficina sobre Norma Brasileira de Descrição Arquivística. 2006. (Oficina).

27.
Seminário Internacional Cultura e Trabalho. 2006. (Seminário).

28.
Seminário Internacional Memória e Cultura - A importância da Memória na Formação Cultural Humana. 2006. (Seminário).

29.
Seminário Migrações e Desafios para o Século XXI. 2006. (Seminário).

30.
Preservação do Patrimônio Cultural e Universidade. 2005. (Seminário).

31.
XII Semana de História: Conhecimento Histórico e Realidade Social: Ampliando o debate.XII Semana de História: Conhecimento Histórico e Realidade Social: Ampliando o Debate. 2005. (Outra).

32.
Segregação Sócio-espacial e Racial em São Paulo. 2004. (Outra).

33.
Semana de História: Cultura, Linguagens e Memória.Cultura e Saberes Tradicionais: Modos de Vida Baseados em Relações Natureza/Sociedade/Cultura. 2004. (Outra).

34.
Corpo, Cultura e Representação. 2003. (Seminário).

35.
Diálogos com Alessandro Portelli. 2002. (Outra).

36.
I Simpósio de História e Cultura: Política, Estética, Alteridade..I Simpósio de História e Cultura: Política, Estética, Alteridade.. 2002. (Simpósio).

37.
VI Encontro Nacional de História Oral - Tempo e Narrativa. 2002. (Encontro).

38.
XVIII Encontro de Iniciação Científica ? UFC.XVIII Encontro de Iniciação Científica ? UFC. 1999. (Encontro).

39.
XVII Encontro de Iniciação Científica ? UFC.XVII Encontro de Iniciação Científica ? UFC. 1998. (Encontro).

40.
VI Seminário do PET/CAPES.Do Trabalho Artesanal ao Trabalho Fabril: Fábrica Santa Tereza, Aracati, 1893.. 1997. (Seminário).

41.
XVI Encontro de Iniciação Científica - UFC.XVI Encontro de Iniciação Científica - UFC. 1997. (Encontro).

42.
O Brasil e a Nova Ordem Internacional. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, J. J. M.. I Encontro de Ensino de História da FACIP / UFU. 2014. (Outro).

2.
SOUSA, J. J. M.. II Semana de História do curso de história da FACIP/UFU. 2013. (Outro).

3.
SOUSA, J. J. M.. Simpósio Temático Teoria da História e Historiografia. 2013. (Outro).

4.
SOUSA, J. J. M.. Colóquio de Estudos Históricos. 2013. (Outro).

5.
SOUSA, J. J. M.. I Seminário do Laboratório de Estudos em Teorias e Escritas da História. 2011. (Outro).

6.
SOUSA, J. J. M.. II Seminário do Laboratório de Estudos em Teorias e Escritas da História. 2011. (Outro).

7.
SOUSA, J. J. M.. Simpósio Temático História e Literatura. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Cristina Ribeiro Ferreira. Movimento Sem Terra em Ituiutaba: Origens e Trajetórias. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Thaisa Maria Rocha Lemos. História, cultura e pós-colonialidade: para uma crítica epistemológica ao aparato conceitual de matriz europeia. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Franciele Amaral Rodrigues Dos Santos. Pesquisas Escolares da Disciplina História: influências da formação da consciência histórica. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Cristina Ribeiro Ferreira. Questão Agrária no Brasil: uma abordagem histórica sobre terra, trabalho e conflito em Morte e Vida Severina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

2.
Marcia Medeiros Santos. Repensando a História Local no Triângulo Mineiro: A Análise de Modas e Cantigas Recolhidas por Orlando Torres. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

3.
Adair Carvalho Guimarães Junior. Acordeom, gaita e sanfona: trajetórias e modos de vida de sanfoneiros de Ituiutaba de Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

4.
Ana Flávia Ferreira. Pontal do Triângulo Mineiro, entre o rural e o urbano: mudanças e permanências, 1960 - 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

5.
Diego de Oliveira Ribeiro. Lenda do Corpo Seco: versões e repercussão no cotidiano tijucano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

6.
Liliane Peixoto de Melo. A Casa da Memória de Jaguaribara ? Uma História de Resistência. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

7.
Maria do Socorro Rodrigues Queiros. Reconstruindo Jaguaribara na Memória dos Mais Velhos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

Iniciação científica
1.
Franciele Amaral Rodrigues Dos Santos. Formação da Consciência Histórica de Estudantes de Ensino Básico Fora do Espaço Escolar Em Andamento. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

Orientações de outra natureza
1.
LUCIAN ERLAN SILVA DOMINGUES. Produção de Materiais Didáticos Sobre História Regional e Local. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia, Pró-Reitoria de Graduação - UFU. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

2.
Leidimar Aparecida dos Reis. Produção de Materiais Didáticos Sobre História Regional e Local. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

3.
Fabio Reis Venceslau. Historia, cultura e interação sociocultural de migrantes do Pontal do Triangulo Mineiro. 2012. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

4.
Raquel Silva Borges. Historia, cultura e interação sociocultural de migrantes do Pontal do Triangulo Mineiro. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

5.
Maria Angélica da Costa Silva. Disciplina Projeto Integrado de Práticas Educativas I. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

6.
Fernanda Domingues Naves. Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

7.
Hosana Maria Oliveira Barcelos. Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

8.
Isabel Cristina da Costa Silva. Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

9.
Gérsica Gomes Rodrigues. Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

10.
Lorraine Cristina da Silveira Pereira. Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

11.
Rafaela Rodrigues Nogueira. Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

12.
Ricardo Vitor Campos. Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

13.
Daniel Féo Castro de Araújo. Diálogos Culturais: Nordestinos e Tijucanos. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

14.
Ebert Pimenta Souza. Estudos Históricos II. 2009. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.

15.
Túlio Andrade dos Santos. Monitoria da disciplina historiografia. 2009. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: José Josberto Montenegro Sousa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA JÚNIOR, A. F.2017SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, José Josberto Montenegro . Experiências ausentes no ensino de história: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática. HISTÓRIA, HISTÓRIAS, v. 5, p. 24-39, 2017.

2.
SILVA JÚNIOR, A. F.2014SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. . DIMENSÕES HISTÓRICAS DA ESCOLARIZAÇÃO NO MEIO RURAL E URBANO BRASILEIRO: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DE ARAGUARI, UBERLÂNDIA E PATOS DE MINAS. Revista HISTEDBR On-line, v. 55, p. 267, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA JÚNIOR, A. F. ; SOUSA, J. J. M. . . Dimensões históricas da escolarização no meio rural e urbano brasileiro: um estudo nos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos de Minas. Revista HISTEDBR On-line, 2013.



Outras informações relevantes


Paraninfo na colação de grau da primeira turma do curso de graduação em história da FACIP/UFU;
Professor Homenageado no CEFET-SP em 2004;
Aprovação em Concurso Público:
- Prof.Subs.Universidade Estadual do Ceará, 2000.
-Prof.Ed. Básica II - História. Sec. de Estado da Educação-SP, 2004.
- Prof. Adj. Ens.Fund-II-História. Sec. Municipal de Educ.SP, 2004. 
-Prof. Ens.1º/2ºGr - História (CEFET-SP), 2004.
-Prof. Ens. Sup. - História Civilização Ibérica. Univ. do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre-MG, 2004.
- Prof. Subst. Universidade Federal do Paraná, 2007.
-Prof. Ens. Sup. Efetivo- HIstória (Prática de Ensino História), Univerisade Federal de Goiás, Campus de Jataí, 2008.
-Prof. Ens. Sup. Efetivo Dedicação Exclusiva: Curso de História Universidade Federal de Uberlândia, MG, 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:41:01