Maria Socorro Gonçalves Torquato

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5594898018777866
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Possui graduação em Ciências Sociais e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1990), graduação em Licenciatura em História pela Fundação Thereza Martin (1996), mestrado em Sociologia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Professora há 29 anos, durante 10 anos atuou no ensino básico privado e público e os demais no ensino superior privado e público. Atuou em 2017 como professora substituta na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia Paulistana (Facitesp) e mediadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, resistência docente, reformas educacionais e prática docente . Membro dos grupos de pesquisa: Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea da Unifesp, atuando na linha de pesquisa ?Educação, direitos humanos e genocídio? e do Ceunir - Centro Universitário de Investigações,Reforma e Mudanças Educacionais da USP -, atuando na linha de pesquisa "Educação e Direitos Humanos. CONTATO: e-mail: maria.socorro.g.torquato@usp.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Socorro Gonçalves Torquato
Nome em citações bibliográficas
TORQUATO, M. S. G.;Maria Socorro Torquato;TORQUATO, MARIA SOCORRO;TORQUATO, Maria Socorro G.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Elie Ghanem Junior.
Palavras-chave: Ideias educacionais; Política educacional; Socialização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia da educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação; Administração pública, defesa e seguridade social.
1997 - 2002
Mestrado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O lugar que o Ensino Médio noturno da escola Fanny Manzoni Santos (Osasco) ocupa na vida de seus educandos,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Orlando Pinto de Miranda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: jovem, escola, sociabilidade, experiência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: história da Educação.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1996
Graduação em Licenciatura em História.
Fundação Thereza Martin, FATEMA, Brasil.
1993 interrompida
Graduação interrompida em 1995 em Pedagogia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Ano de interrupção: 1995
1986 - 1990
Graduação em Ciências Sociais e Política.
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Hanna Arent e a Modernidade: política, econômica d. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2014 - 2014
Educação básica e USP práticas de ensino e aprendizagem mútua. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Introduçao à História da arte. (Carga horária: 4h).
Museu de Artes de São Paulo, MASP, Brasil.
2000 - 2001
Programa de formação continuada de professores. (Carga horária: 101h).
Escola do Futuro/USP, USP, Brasil.
1987 - 1997
Filosofia Política 8l Lições. (Carga horária: 16h).
Editora Brasiliense, BRASILIENSE, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Sociablidade: uma discussão contemporânea. (Carga horária: 48h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP, Brasil.
1990 - 1990
O indivíduo na sociedade contemporânea. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40


Faculdade das Amércas, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 26


Faculdade Monte Alto, FML, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 8


Faculdade de Educação de São Paulo, FAESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 8


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Universitário, Carga horária: 20


Centro Estadual de Educação Paula Souza, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitário, Carga horária: 12


João Paulo Segundo, FAJOPP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitário, Carga horária: 24


Colégio NOssa Senhora da MIsericórdia, MISERICÓRDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio e Fundamental II, Carga horária: 17


Faculdade Bandeirantes, FABAN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora vistante, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 10


LAboratóriode análise de Sociabilidade Contemporânea/USP, LASC/USP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Bolsista/CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, REDE DE ENSINO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio e Fundamental II, Carga horária: 34


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FACITEP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2010 - 2010
Prática educativa e transformação cultural
Descrição: A pesquisa objetiva estabelecer a relação entre a permanência no curso de pedagogia e o desenvolvimento pessoal do aluno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Socorro Gonçalves Torquato - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia da educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GHANEM, ELIE2018GHANEM, ELIE ; TORQUATO, MARIA SOCORRO . Teachers’ Ideas on Education: Approaches to Teachers’ Resistance to Reforms. COMUNICAÇÕES (UNIMEP), v. 25, p. 167-184, 2018.

2.
TORQUATO, M. S. G.2017TORQUATO, M. S. G.. FORMAÇÃO, IDEIAS E RESISTÊNCIA DOCENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS. INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE, v. 4, p. 18-29, 2017.

3.
TORQUATO, Maria Socorro G.2017TORQUATO, Maria Socorro G.. ORIGEM, CIRCULAÇÃO E RESISTÊNCIA ÀS POLÍTICAS DE CICLO NO BRASIL. Avesso do Avesso (Araçatuba), v. 15, p. 8-21, 2017.

4.
TORQUATO, M. S. G.2016TORQUATO, M. S. G.. IDEIAS DOCENTES E RESISTÊNCIA ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS. REV. TRIANGULO, v. 9, p. 175/ nº2-187, 2016.

5.
TORQUATO, M. S. G.2016TORQUATO, M. S. G.. Reformas educacionais e ideias docentes sobre educação. Educação Integral, v. 1, p. 14-22, 2016.

6.
TORQUATO, MARIA SOCORRO2016TORQUATO, MARIA SOCORRO. Estudantes-Trabalhadores e a Influência da Graduação na Disposição para Agir e Crer. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 17, p. 240-244, 2016.

7.
TORQUATO, M. S. G.2009TORQUATO, M. S. G.. A Construção das Diferentes Experiências no Ensino Médio Público. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 16, p. 47-60, 2009.

8.
TORQUATO, M. S. G.2007 TORQUATO, M. S. G.. A função da escola em época de globalização. Avesso do Avesso (Araçatuba), v. 5, p. 82-95, 2007.

9.
TORQUATO, M. S. G.1997 TORQUATO, M. S. G.. Notas de leitura da dissertação de mestrado de Ornélia Marques da Silveira .Os jovens na escola noturna: uma nova presença. Revista Brasileira de Educação, v. 5/6, p. 255-256, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TORQUATO, M. S. G.. Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas. 1. ed. Berlim /Alemanha: Novas edições Acadêmicas, 2016. 242p .

2.
TORQUATO, M. S. G.. O ensino médio público e seus educandos: a construção da experiência. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2010. 124p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TORQUATO, M. S. G.. CONFLITO ENTRE REFORMAS EDUCACIONAIS E IDEIAS DE DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO. In: IX Encontro Brasileiro da Redestrado: Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, 2017, Campinas - SP. IX Encontro Brasileiro da Redestrado: Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, 2017.

2.
TORQUATO, M. S. G.. Ideias e resistência docente às reformas educacionais. In: XII Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED: Diálogos entre a pesquisa e as políticas de educação na atualidade, 2016, Vitória - ES. XII Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. Vitória - ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.

3.
TORQUATO, M. S. G.. Ideias docentes e resistências às reformas educacionais. In: V SEFORPROF e da II Conferência Internacional de Formação de Professores, 2015, Uberaba -MG. ANAIS DO V SEFORPROF e da II Conferência Internacional de Formação de Professores. Uberaba - MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, 2015. p. 813-827.

4.
TORQUATO, M. S. G.. Idéias de docentes sobre educação. In: II Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente., 2015, Curitiba. Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Curitiba: UTFPR, 2015.

5.
TORQUATO, M. S. G.. IDEIAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, São João Del- Rei. Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
TORQUATO, M. S. G.. Origem, circulação e resistência às políticas de ciclo no Brasil. Avesso do Avesso (Araçatuba), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
TORQUATO, M. S. G.. Cheguei à Escola, e agora?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TORQUATO, M. S. G.. Ideias docentes sobre educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TORQUATO, M. S. G.. A nova função da escola em época de globalização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TORQUATO, M. S. G.. Os jovens e o ensino médio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TORQUATO, M. S. G.; FONSECA, J. S. P.. Participação em banca de Anderson Vilela do Nascimento. As Políticas Públicas da Educação e o Processo Educativo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas) - Faculdade São Luis de França.

2.
TORQUATO, M. S. G.; FONSECA, J. S. P.. Participação em banca de Antônia Rosimar Ramos Gonzales Peres. A Atuação Docente no Espaço Educacional e a Construção da Cidadania. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Faculdade São Luis de França.

3.
TORQUATO, M. S. G.; FONSECA, J. S. P.. Participação em banca de Christiane Martins Vieira de Brito. As Políticas Públicas pelo Direito à Educação no Brasil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas) - Faculdade São Luis de França.

4.
TORQUATO, M. S. G.; ARTES, A. C. A.. Participação em banca de Patrícia Cantoni Moisés. Relações interpessoais entre professores e alunos e sua interferência na aprendizagem ou qualidade do saber do aluno. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

5.
POLASTRE, D. C.; TORQUATO, M. S. G.. Participação em banca de Márcia Cristina de Souza Bertanha. A importância da participação da comunidade escolar na gestão democrática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto.

6.
POLASTRE, D. C.; TORQUATO, M. S. G.. Participação em banca de Osmar San Giorgi Bertanha. O papel do gestor na construção de uma escola eficaz. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto.

7.
POLASTRE, D. C.; TORQUATO, M. S. G.. Participação em banca de Maria Olegária de Andrade. Indisciplina em sala de aula. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto.

8.
ARTES, A. C. A.; TORQUATO, M. S. G.. Participação em banca de Lenira Maria de Almeida. O papel do gestor frente à indisciplina. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto.

9.
TORQUATO, M. S. G.; POLASTRE, D. C.; FERREIRA, M. M. A. M. S.. Participação em banca de Claúdio Ganzela. Formação de educadores, prática reflexiva e teórica, desafio do cotidiano escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Universidade de Uberaba.

10.
TORQUATO, M. S. G.; POLASTRE, D. C.; FERREIRA, M. M. A. M. S.. Participação em banca de Agnaldo Amorin daSilva. Uma análise sobre questões subjetivas e objetivas em avaliação de língua portuguesa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Universidade de Uberaba.

11.
POLASTRE, D. C.; FERREIRA, M. M. A. M. S.; TORQUATO, M. S. G.. Participação em banca de Elizabeth Chileno Pixinine. A importância da informática na alfabetização de portadores de necessidades especiais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Universidade de Uberaba.

12.
TORQUATO, M. S. G.; POLASTRE, D. C.; FERREIRA, M. M. A. M. S.. Participação em banca de Darialva da Graça Linge. Formação do professor na educação da escola pública: docência e desafios. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Universidade de Uberaba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORQUATO, M. S. G.. Participação em banca de Fernanda Marques Ferreira dos Santos.Gestão escolar democrática: percepção da comunidade sobre o caráter democrático da gestão da escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

2.
TORQUATO, M. S. G.; PINHEIRO, R. A.; MONTEIRO, R. B.. Participação em banca de Flávia Natacha Pires.A vivência em EJA: despertar de uma percepção critica da realidade em sua dimensão política. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
TORQUATO, M. S. G.; STAVIS, J. C.; CASTRO, F.. Participação em banca de Aline Vieira de Almeida.A figura masculina na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
TORQUATO, M. S. G.; MIRANDA, G. A.. Participação em banca de Haidi Hedel.Contribuições de Michel de Certeau com o conceito de tática e Roger Chartie com a ideia de representação: para uma compreensão do contidiano escolar de professores e alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

5.
TORQUATO, M. S. G.; MIRANDA, G. A.. Participação em banca de Aline Aparecida de S. Buonafina e Antonia L. P. dos Santos.A importância da Prática da Leitura nos Anos Iniciais Escolares do Ensino Fundamental II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

6.
TORQUATO, M. S. G.; ALMEIDA, F. F.. Participação em banca de Maria Rosa Ponce Gottsfritz.A Imprescindível Democratização da Arte e Cultura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

7.
TORQUATO, M. S. G.; ALMEIDA, F. F.. Participação em banca de Mônica da Silva Pereira.A Arteterapia no Processo Terapêutico com Crianças Hospitalizadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

8.
TORQUATO, M. S. G.; ALMEIDA, F. F.. Participação em banca de Diana de Farias Torres.A Educação de Crianças Residentes em Abrigos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

9.
TORQUATO, M. S. G.; ALMEIDA, F. F.. Participação em banca de Etuania Samara Duarte Gomes da Silva/Lucineide M. Secundo.Síndrome de Down: afetividade e socialização na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

10.
TORQUATO, M. S. G.; SILVA, D. R. M.. Participação em banca de Tatiana F. Breitenbach/Zenaide S. Nascimento.Dislexia-Distúrbio de Aprendizagem: um desafio para o professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

11.
TORQUATO, M. S. G.; SILVA, D. R. M.. Participação em banca de Érica V. Moreira/Márcia Botica/Mirian Domingues.Acessibilidade na Escola: Inclusão para Cadeirantes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

12.
TORQUATO, M. S. G.; SILVA, D. R. M.. Participação em banca de Sandra Souza B. dos Santos.O Desenvolvimento da Aprendizagem Através dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

13.
TORQUATO, M. S. G.; SILVA, D. R. M.. Participação em banca de Bianca Oltramari.A Educação Através da Arte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

14.
TORQUATO, M. S. G.; SILVA, D. R. M.. Participação em banca de Danielle Claudino da Cunha Silva.A Ludicidade no Processo do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

15.
TORQUATO, M. S. G.; Bernardo, S.; Ambrogi, I. H.. Participação em banca de Alaor Passarello.Dança: uma propostano no currículo escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

16.
TORQUATO, M. S. G.; Ambrogi, I. H.; Bernardo, S.. Participação em banca de Maria Elizabeth dos Santos.A rotina faz diferença no futuro do aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

17.
TORQUATO, M. S. G.; Ambrogi, I. H.; BARREIRA, R. C. A.. Participação em banca de Elaine Ferreira dos Santos.O surgimento da educação de jovens e adultos uma: uma retrospectiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.

18.
TORQUATO, M. S. G.; Bernardo, S.; Ambrogi, I. H.. Participação em banca de Fabiana Eloisa Vergulino.Competências profissionais do professor para a docênciano ensino fundamental I. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade das Américas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE.CONFLITO ENTRE REFORMAS EDUCACIONAIS E IDEIAS DE DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO. 2017. (Encontro).

2.
IX Encontro Brasileiro da Redestrado: Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências.CONFLITO ENTRE REFORMAS EDUCACIONAIS E IDEIAS DE DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO. 2017. (Encontro).

3.
IX Semana da Pedagogia,V Seminário de Pesquisa e IV Encontro de egressos do PPGEd-So.Educação não formal. 2017. (Encontro).

4.
12ª Reunião Cientifíca Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação em. Ideias e resistência docente às reformas educacionais. 2016. (Congresso).

5.
Ciclos de Palestras.Idéias docentes sobre educação. 2016. (Outra).

6.
Semana de Educação da FAM - Cheguei à escola, e agora?.Cheguei à escola, e agora?. 2016. (Encontro).

7.
II Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente..Idéias docentes sobre educação. 2015. (Simpósio).

8.
Intercâmbio 2015 do GT5 da ANPED - Estado e Política Educacional: Metodologia de pesquisa no campo das políticas educacionais.As Ideias Educacionais de Docentes e a Resistência às Reformas em Escolas Estaduais de São Paulo. 2015. (Encontro).

9.
Semana da Educação dos cursos de Licenciaturas da FAM 2015.Relações étnico-raciais. 2015. (Encontro).

10.
V SEFORPROF e da II Conferência Internacional de Formação de Professores.Ideias docentes e resistências às reformas educacionais. 2015. (Simpósio).

11.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.IDEIAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO. 2014. (Encontro).

12.
Educação Básica e USP Práticas d eAprendizagem Mútua. 2014. (Outra).

13.
2º Seminário : Educação como Desenvolvimento Local - Usp Leste. 2013. (Seminário).

14.
Sociologia do Indivíduo e Estrutura Social na América Latina. 2013. (Outra).

15.
A Pedagogia das diferenças sexuais: o cinema como dispositivo educativo. 2011. (Outra).

16.
Educação das Relações Étnico-raciais - Um tributo às raízes do povo brasileiro e Zumbi dos Palmares.Relações étnico-raciais no Brasil atual. 2011. (Outra).

17.
Seminário no INEQ (Instituto Nacional de educação e Qualificação Profissional).As razões do improvável: sucesso escolar na periferia das cidades. 2009. (Seminário).

18.
Ciclo de Palestras no INEQ.Pesquisa em Educação: aspectos metodológicos. 2008. (Outra).

19.
Seminário no INEQ (Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional).A nova função da escola em época de globalização?. 2007. (Seminário).

20.
?A epistemologia das Ciências Sociais aplicada à pesquisa em Educação?. 2004. (Outra).

21.
Ciclo de palestras.?O Ensino Médio Público e os Jovens?. 2004. (Outra).

22.
II Semana da Educação - 2004. 2004. (Simpósio).

23.
?A relação Museu ? Escola: Possibilidades de atuação e Integração?. 2003. (Seminário).

24.
V simpósio de Pesquisa da FEUSP. 1998. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORQUATO, M. S. G.. Semana da Educação dos Cursos de Licenciatura da FAM 2015. 2015. (Outro).

2.
TORQUATO, M. S. G.; Gaspar, Aurora ; Valenzi, Mírlei . Jornada de Educação e Cultura. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Amanda Foganholi Alves. Gestão Escolar Democrática e a Construção do Projeto Político-Pedagógico. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - INSTITUTO EDUCACIONAL DE MONTE ALTO. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

2.
Viviane Silveira Borovina. Gestão e Avaliação Educacional: uma reflexão sobre a prática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - INSTITUTO EDUCACIONAL DE MONTE ALTO. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

3.
Rildo Rodrigues Reis. Organização Escolar: a construção da gestão democrática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - INSTITUTO EDUCACIONAL DE MONTE ALTO. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

4.
Milena Ramires Lopes. Gestão Democrática da Escola Pública. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - INSTITUTO EDUCACIONAL DE MONTE ALTO. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

5.
Maria Aparecida da Silva. A docência no ensino superior uma reflexão sobre a relação pedagógica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do ensino superior) - Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

6.
Márcia Basto Pavão Moraes. Interferência do banco mundial nos rumos da educação brasileira. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do ensino superior) - Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

7.
Eliana Helena Ludovice Moura de Melo. Foramção docente: desafios e conquistas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do ensino superior) - Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

8.
Sandra Regina Ernica. O pael do gestor como implementador de políticas públicas de inclusão na escola municipal. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

9.
Elizabeth Terezinha de Oliveira. A ação pedagógica da Supervisão na Rede Estadual de Ensino de São Paulo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

10.
João Batista de Lima. Liderança em gestão educacional. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

11.
Raquel Araujo Dias. Gestão democrática - Participativa: Construindo a escola do século XXI. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

12.
Roberto Minello. O gestor educacional diante da precária formação dos docentes da educação básica. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

13.
Marcos Manoel dos Santos. Absenteísmo laboral docente: a estrutura da escola e a ação da equipe gestora. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

14.
Maria Helena Pinto da Silva Alves. A eficiência e a eficácia da ação pedagógica do coordenador na rede estadual de ensino. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Bandeirantes. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Vieira de Almeida. A figura masculina na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

Iniciação científica
1.
Denise Hangath. Crenças e valores dos futuros pedagogos sobre educação para as relações étnicos -raciais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade das Américas. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.

2.
Jorge E. de Almeida. Prática Educativa e transformção cultural. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquato.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TORQUATO, M. S. G.2016TORQUATO, M. S. G.. IDEIAS DOCENTES E RESISTÊNCIA ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS. REV. TRIANGULO, v. 9, p. 175/ nº2-187, 2016.

2.
TORQUATO, M. S. G.2016TORQUATO, M. S. G.. Reformas educacionais e ideias docentes sobre educação. Educação Integral, v. 1, p. 14-22, 2016.


Livros e capítulos
1.
TORQUATO, M. S. G.. Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas. 1. ed. Berlim /Alemanha: Novas edições Acadêmicas, 2016. 242p .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORQUATO, M. S. G.. Semana da Educação dos Cursos de Licenciatura da FAM 2015. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Sou membro dos grupos de pesquisa: "Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea" da Universidade Federal de São Paulo e do Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança educacional (Ceunir) da USP. Ambos integram o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atuo nas linhas de pesquisa ?Educação, direitos humanos e genocídio? e Educação e direitos humanos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 12:05:02