Marcelo Corrêa de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6609156340678427
  • Última atualização do currículo em 08/09/2008


Possui Mestrado em Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Grande Rio (2003) e graduação em Bacharelado em Química pela Universidade do Grande Rio (2003). Atualmente funcionário do Centro de Tecnologia Mineral, atuando em desenvolvimentos de projetos ligado a área de beneficiamento, tratamento mineral e reciclagem de RCD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Corrêa de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Ciência e Tecnologia.
Avenida Ipê, 900 - Ilha da Cidade Universitária
Ilha do Fundão
21941-590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38657222
Ramal: 7293
Fax: (21) 22704038
URL da Homepage: http://www.cetem.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DE FELDSPATO CONTIDO EM FINOS DE PEDREIRA DE GRANITO,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Peter Rudolf Seidl.
Palavras-chave: Caracterização; Feldspato.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios / Especialidade: Métodos de Concentração e Enriquecimento de Minérios.
Setores de atividade: Extração de Minerais Não-Metálicos.
1994 - 1995
Aperfeiçoamento em Tecnologia Mineral. (Carga Horária: 184h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil. Ano de finalização: 1995.
1999 - 2003
Graduação em Bacharelado Em Química.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura Em Química.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
1988 - 1991
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Educacional João Combat, CEJC, Brasil.




Formação Complementar


2002
Língua Inglesa.
Cultura Inglesa, CULTURA, Brasil.
2001 - 2001
IV Brigada de Incêndio do Cetem.
Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Brasil.
1997 - 1997
Mindkeeping 5s do Comportamento. (Carga horária: 8h).
Fundação de Apoio Ao Cefet Rj, FUNCEFET, Brasil.
1996 - 1996
Word. (Carga horária: 20h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
1996 - 1996
Física Geral. (Carga horária: 36h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
1996 - 1996
Matemática Básica. (Carga horária: 24h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
1995 - 1995
Fundamentos Básicos da Química. (Carga horária: 40h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
1995 - 1995
Windows. (Carga horária: 16h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
1995 - 1995
Segurança de Laboratório. (Carga horária: 24h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
1992 - 1992
Treinamento de Respiradores 3m.
3m, 3M, Brasil.
1990 - 1990
Tratamento de Minérios e Hidrometalurgia.
Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Brasil.
1989 - 1989
Estequiometria. (Carga horária: 36h).
Organização Welc de Ensino, WELC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Química, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação técnica em projetos: PROJETO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA AO PEQUENO MINERADOR DE OURO - POT-DNPM/CETEM FASE FINAL - OPERAÇÃO EM PLANTA PILOTO SUBPROJETOS: AMALGAMAÇÃO E QUEIMA - A&Q DESCONTAMINAÇÃO DE REJEITOS -DR (RT 36/96) O Programa de Orientação Técnica ao Pequeno Produtor de Ouro - POT compreendeu em 4 (quatro) fases distintas e interdependentes, que visou introduzir técnicas e metodologias racionais as atividades garimpeiras de ouro em desenvolvimento na Amazônia brasileira, de maneira que promovesse a harmonização entre o processo produtivo, a proteção do meio ambiente e do homem e a capacitação técnica do agente produtor. CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA DE AMOSTRAS DE CAULIM DA CADAM (RT 47/97) O projeto teve como objetivo a caracterização mineralógica qualitativa de 4 (quatro) amostras de Caulim da Amazônia S.A., para a avaliação dos cantaminantes do minério caolinítico em diferentes fases de seu beneficiamento. SEPARAÇÃO MAGNÉTICA DE MINERAIS (RT 63/97) Relatório de atividades individual PCI da Engenheira Química Antonieta Middea No âmbito do projeto foram realizados investigações sobre as propriedades magnéticas de uma cromita natural, proveniente da FERBASA. ESTUDOS DE MOAGEM DE CAULIM, EM ESCALA DE LABORATÓRIO (RT 01/98) O trabalho teve como objetivo o estudo do efeito da moagem de caulim na recuperação em massa do produto fino centrifugado, bem como a distribuição granulométrica e viscosidade.

Vínculo institucional

1990 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Química, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação técnica em projetos: PROCESSAMENTO DE CAULIM PARA INDÚSTRIA DE PAPEL-INCEX (RT 15/92) O projeto teve como principal objetivo, estudar o beneficiamento de caulim proveniente de Itamaraju-Ba, pertecente a Indústria e Comércio de Exportação S.A. - INCEX, visando o seu aproveitamento como carga nas indústrias de papel. O beneficiamento foi desenvolvido através de estudos físicos e químicos, com a finalidade de remover as impurezas do minério. FLOTAÇÃO DE MERCÚRIO ANTROPOGÊNICO (RT 6/93) No trabalho investigou-se a possibilidade de remoção eficaz do mercúrio proveniente de rejeitos sólidos das operações garimpeiras, empregando-se o processo de flotação. Foram realizados ensaios de flotação em célula de laboratório, utilizando um novo sistema de reagentes. SINERGISMO EM SOLUÇÕES AQUOSAS DE MISTURAS DE SURFATANTES E SEU EFEITO NA FLOTABILIDADE DE MINERAIS (RT 0030/95) Esta pesquisa teve como objetivo estudar os mecanismos de controle dos fenômenos sinérgicos entre coletores, através de determinações de tensão superficial e ângulo de contato, com base no modelo teórico de interação molecular de Rosen e no método de Hutchinson. BENEFICIAMENTO DOS CAULINS DO RIO CAPIM E DO JARI Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de mestre em engenharia do Engenheiro Adão Benvindo da Luz. Na tese foram investigados aspectos relacionados com a mineralogia e o beneficiamento dos caulins do Rio Capim e Jari. Dando ênfase ao alvejamento, através de lixiviação redutora do ferro.

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio realizado na área de desenvolvimento de tecnologia de processos minerais, atuando em laboratórios de físico-química aplicada e usina piloto. Durante o estágio foi treinado técnicas de obtenção de potencial zeta, leitura de ângulo de contato, microflotação, leitura de tensão superficial, processos de amalgamação e cianetação, sintetização e purificação de reagente, processos de concentração gravítica, técnicas de britagem e moagem, quarteamento e homogeneização de amostras minerais, montagem e funcionamento de circuitos de beneficiamento de minérios.

Atividades

7/1996 - Atual
Serviços técnicos especializados , Ministério da Ciência e Tecnologia, .

Serviço realizado
Gerenciamento do Laboratório de Química de Superfície na Unidade de Serviço de Físico-Química Aplicada, na Coordenação de Tratamento de Minérios / Atuação em processos de beneficiamento e tratamentos minerais.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Extração e Transformação de Materiais.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Extrativa/Especialidade: Tratamento de Minérios.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios/Especialidade: Equipamentos de Beneficiamento de Minérios.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Química de Interfaces.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SAMPAIO, J. A. ; Costa, L. S. N. ; ANDRADE, M. C. . Ensaios Contínuos de Briquetagem em Bancada e Piloto. In: João Alves Sampaio, Sílvia Cristina Alves França, Paulo Fernando Almeida Braga.. (Org.). TRATAMENTO DE MINÉRIOS - Práticas Laboratoriais. Rio de Janeiro: Centro de Tecnologia Mineral, 2007, v. 01, p. 379-390.

2.
LUZ, A. B. ; ANDRADE, M. C. ; GASPAR, O. M. ; TOMEDI, P. ; LARES, C. A. R. . LAMIL - Lage Minérios, Agalmatolito. In: João Alves Sampaio; Adão Benvindo da Luz; Fernando Freitas Lins. (Org.). MANUAL DE BENEFICIAMENTO DE MINÉRIOS DO BRASIL. 1ed.Rio de Janeiro: Edil, 2001, v. , p. 199-210.

3.
SCHNELLRATH, J. ; ANDRADE, M. C. ; ALVARENGA JÚNIOR, L. P. ; ROSSI, A. M. ; GOULART, R. C. . HOLDERCIM Brasil, Cimento. In: João Alves Sampaio; Adão Benvindo da Luz; Fernando Freitas Lins. (Org.). MANUAL DE BENEFICIAMENTO DE MINÉRIOS DO BRASIL. 1ed.Rio de Janeiro: Edil, 2001, v. , p. 173-185.

4.
BALTAR, C. A. M. ; MONTE, M. B. M. ; ANDRADE, M. C. ; MOURA, R. L. . CVRD-Companhia Vale do Rio Doce, Cloreto de Potássio - Mina Taquari.. In: João Alves da Sampaio; Adão Benvindo da Luz; Fernando Freitas Lins. (Org.). MANUAL DE BENEFICIAMENTO DE MINÉRIOS DO BRASIL. 1ed.Rio de Janeiro: Edil, 2001, v. , p. 61-73.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, M. C.; LUZ, A. B. ; Bertolino, L. C. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM VISTAS AO APROVEITAMENTO DE FELDSPATO CONTIDOS EM FINOS DE GRANITO. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA, 2007, Ouro Preto. XXII ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA. Ouro Preto: UFOP:UFMG:CDTN, 2007. v. 1. p. 61-67.

2.
ANDRADE, M. C.; Seidl, P. R. ; LUZ, A. B. . OBTENÇÃO DE FELDSPATO A PARTIR DE UM GRANITO. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MONÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA, 2005, Natal. XXI ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MONÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA. Natal: O2 editora, 2005. v. 2. p. 446-451.

3.
ANDRADE, M. C.; Tavares, C. G. ; LUZ, A. B. . APROVEITAMENTO DE FELDSPATO EM FINOS DE PEDREIRA DE BRITA. In: II SUFFIB - O USO DA FRAÇÃO FINA DA BRITAGEM, 2005, São Paulo. II SUFFIB - O USO DA FRAÇÃO FINA DA BRITAGEM, 2005.

4.
Augusto, C. R. ; ANDRADE, M. C. ; Gonçalves, R. G. ; Fontes, C. M. . A ESTRUTURA DA INDÚSTRIA DE GÁS NATURAL NO BRASIL. In: RIO OIL & GÁS 2004 EXPO AND CONFERENCE, 2004, Rio de Janeiro. Anais Rio Oil & Gás 2004, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, M. C.; LUZ, A. B. ; Bertolino, L. C. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM VISTAS AO APROVEITAMENTO DE FELDSPATO CONTIDOS EM FINOS DE GRANITO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANDRADE, M. C.; Seidl, P. R. ; LUZ, A. B. . OBTENÇÃO DE FELDSPATO A PARTIR DE UM GRANITO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, S. L. M. ; ANDRADE, M. C. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE UMA AMOSTRA DE AREIA. 2008.

2.
ALMEIDA, S. L. M. ; Costa, L. S. N. ; ANDRADE, M. C. . BENEFICIAMENTO DE ESCÓRIA PRODUZIDA DURANTE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE AÇO. 2008.

3.
ALMEIDA, S. L. M. ; Neumann, R. ; ANDRADE, M. C. . SEPARAÇÃO MAGNÉTICA DO REJEITO DE FLOTAÇÃO DE COBRE. 2008.

4.
Costa, L. S. N. ; ANDRADE, M. C. . BRITAGEM DE CEM TONELADAS DE ROCHAS SILICÁTICAS PARA O PROJETO ROCHAGEM. 2008.

5.
ALMEIDA, S. L. M. ; ANDRADE, M. C. . ESTUDO DE PRODUÇÃO DE AREIA ARTIFICIAL A PARTIR DE GNAISSE DA IBRATA. 2008.

6.
Costa, L. S. N. ; ANDRADE, M. C. . BRITAGEM DE CINCO AMOSTRAS DE DEZ TONELADAS PARA O PROJETO DE ROCHAGEM. 2007.

7.
ALMEIDA, S. L. M. ; ANDRADE, M. C. . SEPARAÇÃO MAGNÉTICA DO REJEITO DE FLOTAÇÃO DE MINÉRIO DA CARAÍBA. 2007.

8.
ALMEIDA, S. L. M. ; ANDRADE, M. C. . SEPARAÇÃO MAGNPETICA DE FLOTAÇÃO DO MINÉRIO DA CARAÍBA - revisão 01. 2007.

9.
ALMEIDA, S. L. M. ; ANDRADE, M. C. . SEPARAÇÃO MAGNÉTICA DO REJEITO DE FLOTAÇÃO DO MINÉRIO DA CARAÍBA. 2007.

10.
Costa, L. S. N. ; ANDRADE, M. C. ; ALMEIDA, S. L. M. . PREPARAÇÃO E MOAGEM DE AMOSTRA DE FOSFATO PARA FLOTAÇÃO EM COLUNA. 2007.

11.
SAMPAIO, J. A. ; Costa, L. S. N. ; ANDRADE, M. C. . ENSAIOS CONTÍNUOS DE BRIQUETAGEM EM BANCADA E PILOTO. 2007.

12.
ANDRADE, M. C.; SAMPAIO, J. A. ; SILVA, A. O. . ENSAIOS DE MOAGEM SEMI-AUTÓGENA COM MINÉRIO DA MINA DE BAUXITA PARAGOMINAS - MBP/CVRD - PARTE 1. 2006.

13.
ANDRADE, M. C.; SAMPAIO, J. A. ; SILVA, A. O. . ENSAIOS DE MOAGEM SEMI-AUTÓGENA COM MINÉRIO DA MINA DE BAUXITA PARAGOMINAS - MBP/CVRD - PARTE 2. 2006.

14.
Costa, L. S. N. ; ALMEIDA, S. L. M. ; ANDRADE, M. C. . PREPARAÇÃO DE AMOSTRA DE FOSFATO PARA FLOTAÇÃO EM COLUNA. 2006.

15.
ANDRADE, M. C.; ALMEIDA, S. L. M. ; Mariano, F. R. L. . AMOSTRAGEM DOS RESÍDUOS DE DEMOLIÇÃO BRITADOS NO CENPES. 2006.

16.
ALMEIDA, S. L. M. ; ANDRADE, M. C. . DETERMINAÇÃO DE WI (WORK INDEX) EM AMOSTRA DE CALCÁRIO. 2004.

17.
ALMEIDA, S. L. M. ; ANDRADE, M. C. . ENSAIOS DE FLOTAÇÃO EM ESCALA PILOTO DE FOSFATO. 2004.

18.
LUZ, A. B. ; ANDRADE, M. C. . ESTUDO DE BENEFICIAMENTO DE CAL DOLOMÍTICO (Proposta de Trabalho aceita / RESITEC Indústria Química Ltda.). 2003.

19.
ANDRADE, M. C.; SAMPAIO, J. A. ; ALMEIDA, S. L. M. . MONTAGEM DE UM CIRCUITO DE PRODUÇÃO DE AREIA ARTIFICIAL (Relatório Interno). 2003.

20.
DUARTE, A. C. P. ; ANDRADE, M. C. ; MONTE, M. B. M. . SEPARAÇÃO DE CALCÁRIO PRESENTE EM SEDIMENTOS AQÜÍFEROS (Relatório Técnico).. 2003.

21.
LUZ, A. B. ; ANDRADE, M. C. ; ALMEIDA, S. L. M. . CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE AMOSTRAS DE CAL (Proposta de Trabalho elaborada para LINCAL Indústria e Comércio Ltda).. 2003.

22.
LUZ, A. B. ; ANDRADE, M. C. . ESTUDOS DE BENEFICIAMENTO DE CAL DOLOMÍTICO (Relatório Técnico). 2003.

23.
LUZ, A. B. ; ANDRADE, M. C. . CLASSIFICAÇÃO DE PÓ DE PEDRA. 2003.

24.
MONTE, M. B. M. ; ANDRADE, M. C. . MOAGEM FINA DE AMOSTRAS DE CAULIM CALCINADO (Relatório Técnico). 2002.

25.
MONTE, M. B. M. ; ANDRADE, M. C. . MOAGEM FINA DE AMOSTRAS DE CAULIM CALCINADO (Proposta de Trabalho aceita / CADAM S.A.). 2002.

26.
MONTE, M. B. M. ; DUARTE, A. C. P. ; ANDRADE, M. C. . SEPARAÇÃO DE CALCÁRIO PRESENTE EM SEDIMENTES AQÜIFEROS (Proposta de Trabalho aceita / THOTHAM INDUSTRIAL). 2002.

27.
BALTAR, C. A. M. ; MONTE, M. B. M. ; ANDRADE, M. C. ; MOURA, R. L. . CLORETO DE POTÁSSIO - MINA DE TAQUARI VASSOURAS - CVRD. 2002.

28.
LUZ, A. B. ; ANDRADE, M. C. ; GASPAR, O. M. ; TOMEDI, P. ; LARES, C. A. R. . AGALMATOLITO - LAGE MINÉRIOS - LAMIL. 2002.

29.
MONTE, M. B. M. ; ANDRADE, M. C. ; SILVA, A. O. . MOAGEM FINA DE UM CONCENTRADO DE MINERAIS PESADOS (Relatório Técnico). 2000.

30.
CARVALHO, E. A. ; ANDRADE, M. C. . ESTUDOS DE MOAGEM DE CAULIM, EM USINA PILOTO (Relatório Técnico). 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
Mariano, F. R. L. ; ANDRADE, M. C. . FORMULAÇÃO DO CIRCUITO DE TRIAGEM DE RCD PARA A CIDADE DE MACAÉ. 2008. (Relatório de Viagem).

2.
ANDRADE, M. C.. MONTAGEM DE UMA PLANTA PILOTO PARA CLASSIFICAÇÃO E DESAGREGAÇÃO DO CONCENTRADO DE ZINCO DA VOTORANTIM METAIS. 2007. (Relatório de Viagem).

3.
ANDRADE, M. C.; ALMEIDA, S. L. M. ; LUZ, A. B. . Visita Técnica à Mineração Areal Atlântida Ltda.. 2003. (Relatório de Viagem).

4.
ANDRADE, M. C.; ALMEIDA, S. L. M. ; LUZ, A. B. . VISITA TÉCNICA À LINCAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.. 2003. (Relatório de Viagem).

5.
ANDRADE, M. C.; SAMPAIO, J. A. ; ALMEIDA, S. L. M. . RELATÓRIO SOBRE VISITA TÉCNICA REALIZADA A FABRICA DE ARGAMASSA RIOMIX, ITABORAÍ - RJ. 2002. (Relatório de Viagem).

6.
SAMPAIO, J. A. ; ANDRADE, M. C. ; ALMEIDA, S. L. M. . RELATÓRIO SOBRE VISITA TÉCNICA REALIZADA A MINERAÇÃO CURIMBABA, POÇOS DE CALDA-MG.. 2002. (Relatório de Viagem).

7.
ANDRADE, M. C.. VISITA TÉCNICA ÀS INSTALAÇÕES DA MINERAÇÃO DE CAULIM MONTE PASCOAL. 1999. (Relatório de Viagem).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA. CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM VISTAS AO APROVEITAMENTO DE FELDSPATO CONTIDO EM FINOS DE GRANITO. 2007. (Congresso).

2.
II SUFFIB - SEMINÁRIO: O USO DA FRAÇÃO FINA DA BRITAGEM.APROVEITAMENTO DE FELDSPATO CONTIDO EM FINOS DE PEDREIRA DE BRITA. 2005. (Seminário).

3.
XXI ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA. OBTENÇÃO DE FELDSPATO A PARTIR DE UM GRANITO. 2005. (Congresso).

4.
RIO OIL & GÁS 2004 EXPO AND COFERENCE. A ESTRUTURA DA INDÚSTRIA DE GÁS NATURAL NO BRASIL. 2004. (Congresso).

5.
Prevenção Hoje: Futuro Melhor..SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO HOJE: FUTURO MELHOR - Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química.. 2003. (Simpósio).

6.
XI Semana da Química. XI SEMANA DA QUÍMICA - Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. 2003. (Congresso).

7.
I Semana de Química.I SEMANA DE QUÍMICA - Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. 2001. (Encontro).

8.
I Semana de Química.I SEMANA DE QUÍMICA - Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. 2001. (Encontro).

9.
XIV SEMANA DE QUÍMICA.XIV SEMANA DE QUÍMICA - Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. 1999. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Diego Araujo Tonnesen. APROVEITAMENTO INTEGRAL DE PEGMATITO DE CURRAIS NOVOS - RN. 2008. Iniciação Científica - Centro de Tecnologia Mineral. Orientador: Marcelo Corrêa de Andrade.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:48:07