Joatan Preis Dutra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1423071018224454
  • Última atualização do currículo em 31/05/2016


Doutorando em Media pela Bauhaus Universität Weimar, Faculty of Media, Chair of Interface Design, em Weimar / Alemanha, sendo bolsista pleno (GDE) pelo CNPq. Possui mestrado em Digital Media - por um programa inter-universitário entre University of Bremen, University of Applied Sciences Bremen, University of Applied Sciences Bremerhaven, University of the Arts Bremen, em Bremen / Alemanha (2011); Possui também outro mestrado em Multimedia Production - University of Applied Sciences Kiel, em Kiel / Alemanha (2006). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis / Brasil (2002). Tem experiência na área de Design e Mídia, com ênfase em aplicativos culturais e/ou educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Interface Design, Mobile Media, GUI (graphical user interface), comunicação de massa, indústria cultural de massa, ergonomic design e HCI (human computer interaction). Atualmente pesquisa sobre a preservação do patrimônio cultural com o uso de smartphones e dispositivos móveis. URL: www.joatan.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joatan Preis Dutra
Nome em citações bibliográficas
DUTRA, J. P.

Endereço


Endereço Profissional
Bauhaus Universität Weimar.
Marienstrasse 5, R. 108 (Interface Design)
.
99423 - Weimar, - Alemanha
Telefone: (0049) 3643583761


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Faculty of Media - Chair of Interface Design.
Bauhaus Universität Weimar, UniWEIMAR, Alemanha.
Título: Cultural Heritage on Mobile Devices: an analysis about the collaborative relations and dynamics between the content promoters and users,
Orientador: Prof. Dr. Jens Geelhaar & Prof. Dr. Sven Bertel.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: e-learning; GUI (Graphical User Interface); HCI (Human Computer Interaction); mobile design; cultural heritage; Interface Design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Ergonomia.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Educação; Atividades de prestação de serviços de informação.
2008 - 2011
Mestrado em Digital Media.
University of Applied Sciences Bremen, HSB, Alemanha.
Título: Digital Media in Urban Spaces: a case study in Hamburg, Bremen and Rotenburg (Wümme),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Andreas Breiter (DE) & Prof. Dr. Charlie Gere (UK).
Palavras-chave: digital media in urban spaces; e-learning; ergonomic design; mobile design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto.
Setores de atividade: Informação e comunicação; Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
2003 - 2006
Mestrado em Multimedia Production.
University of Applied Sciences Kiel, FH-KIEL, Alemanha.
Título: Ergonomic Design of User Interfaces to support Navigation in Distributed Learning Object Repositories,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Prof.Dr. A. El Saddik (CA) & Prof.Dr. Helmut Dispert (DE).
1995 - 2002
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: História e História em Quadrinhos - a utilização das HQ's como fonte de pesquisa histórica político-social.
Orientador: Prof. Dr. Henrique Luiz Pereira Oliveira.




Formação Complementar


2015 - 2015
Summer School: ICTs to Promote Sustainable Tourism.
Universitá degli Studi di Milano-Bicocca, Bicocca, Itália.
2015 - 2015
Interculturalism in historical education.
POLIN Museum of the History of Polish Jews, POLIN, Polônia.
2015 - 2015
1st INCONET-GCC2 Innovation Summer School.
University of Thessaly, Pedion Areos, UTH, Grécia.
2014 - 2014
Connecting Cities - Urban Media Lab.
iMal - center for digital cultures and technology, IMAL, Bélgica.
2014 - 2014
3rd EINS Summer School - From Smart Cities to E.C..
University of Thessaly, Pedion Areos, UTH, Grécia.
2013 - 2013
UrbanIxD Summer School.
University Of Split, UNIST, Croácia.
2013 - 2013
Teaching in English - Planning scientific lectures. (Carga horária: 16h).
Bauhaus Universität Weimar, UniWEIMAR, Alemanha.
2009 - 2009
IPCity Summer School - Storytelling Workshop.
Vienna University of Technology, TUWien, Austria.


Atuação Profissional



Bauhaus Universität Weimar, UniWEIMAR, Alemanha.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Doutorando / Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Desde o semestre de inverno de 2012 oferece disciplinas e para alunos do mestrado da faculdade de mídia, da Bauhaus-University Weimar. Dentre os programas de mestrados que podem utilizar a disciplina na sua grade curricular obrigatória encontram-se: "Media Art and Design", "Media Management", "Media Architecture" e "Media and Computer Sciences". Disciplina: Mobile Media & Cultural Heritage (Outubro 2015 - Fevereiro 2016) http://www.uni-weimar.de/medien/wiki/IFD:Mobile_Media_and_Cultural_Heritage_WS15 Disciplina: Mobile Media & Urban Spaces (Outubro 2013 - Fevereiro 2014) http://www.uni-weimar.de/medien/wiki/IFD:Mobile_Media_and_Urban_Spaces_WS13 Disciplina: Collaborative Mobile Media (Abril 2013 - Julho 2013) http://www.uni-weimar.de/medien/wiki/IFD:Mobile_Culture_and_Urban_Spaces Disciplina: Mobile Culture & Urban Spaces (Outubro 2012 - Fevereiro 2013) http://www.uni-weimar.de/medien/wiki/IFD:Mobile_Culture_and_Urban_Spaces

Atividades

10/2013 - Atual
Ensino, Faculty of Media - Chair of Interface Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mobile Media & Urban Spaces
04/2013 - 07/2013
Ensino, Faculty of Media - Chair of Interface Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Collaborative Mobile Media
10/2012 - 03/2013
Ensino, Faculty of Media - Chair of Interface Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mobile Culture and Urban Spaces

Hochschule Bremen, HS/Bremen, Alemanha.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Master Project, Enquadramento Funcional: Master Project Students


University Bremen (Universität Bremen), UNI-BREMEN, Alemanha.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Research Assistant (Assistente de Pesquisa), Carga horária: 18
Outras informações
Research Assistant at the compArt: a research project lead by Prof. Dr. Frieder Nake, and supported by Rudolf Augstein Stiffung and the University of Bremen. The project has the long-term goal of establishing an institution (a center of excellence) on digital art. www.dada.compart-bremen.de


Centro de Tecnologia em Automação e Informática, CTAI/SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção Visual, Carga horária: 40
Outras informações
Laboratório de Multimídia do SENAI/CTAI - Centro de Tecnologia em Automação e Informática http://www.ctai.senai.br


Imprint Digital Foto GmbH, MYFF, Alemanha.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Visual Designer and Programmer, Carga horária: 20
Outras informações
Imprint Digital Foto GmbH is responsible for the website MyFotoFactory (www.myff.de). Internet Solutions & Digital Photos. www.myff.de, Kiel (Germany)


macio GmbH, MACIO, Alemanha.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Visual Designer and Programmer, Carga horária: 20
Outras informações
Macio develops custom software for clients. Solutions created for realtime, desktop or web environments. www.macio.de, Kiel (Germany)


mutação - arte digital, MUT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Sócio fundador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte - Designer
Outras informações
Empresa no ramo de produção para Internet, Gráfica e Software. http://www.mutacao.com.br/


Teclan Engenharia de Software Ltda., TECLAN, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador Visual e Designer, Carga horária: 40
Outras informações
http://www.teclan.com.br


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Bolsista do CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do CNPq, no NUER - Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas (http://www.nuer.ufsc.br/), do Depto. de Antropologia da UFSC, de 07/1996 a 02/1997. Trabalhos desenvolvidos no NUER/UFSC: ? Elaboração e produção da primeira versão web-site do Núcleo; ? Manutenção e organização do banco de dados sobre publicações em antropologia cultural e relações interétnicas; ? Composição e editoração da revista "Textos e Debates", destinada a estimular a produção e o intercâmbio entre pesquisadores em antropologia.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
cultural hARitage
Descrição: O nome do projeto ?cultural hARitage? é um trocadilho com ?cultural heritage? (herança/patrimônio cultural) com ?augmented reality?(realidade aumentada). O conteúdo alvo para este projeto é uma combinação de informações turísticas com conteúdo de herança cultural, juntamente com o uso de tecnologia de realidade aumentada (em inglês ?AR?: Augmented Reality) em dispositivos móveis. Este projeto visa explorar novas ferramentas e maneiras de apresentar conteúdo histórico para os usuários móveis. Através do uso da Ferramenta CMS WizARt é possível criar um cenário ideal para experimentar o conteúdo cultural utilizando AR (Augmented Reality), sendo uma oportunidade perfeita para ir além, para algo mais pragmático, e onde é possível validar empiricamente algumas das proposições desenvolvidas, oferecendo uma oportunidade única para analisar o uso de conteúdo AR e Patrimônio Cultural. Este projeto percorre em paralelo com a pesquisa de doutorado na Bauhaus-University ?cultural heritage and mobile devices?, e já foi implantado em dois países: Bruxelas-Bélgica e Volos-Grécia, conforme documentação exibida na URL http://www.culturalharitage.com.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Streetdroids: Context-Aware Mobile Game
Descrição: Streetdroids é um jogo para celular baseado na interação com o mundo real (context-aware mobile game), que permite aos seus jogadores contribuir com os seus próprios conteúdos e, consequentemente, estender o jogo para novas direções. Através do jogo, o jogador fica imerso em um missão baseada em mapas, onde ele enfrenta uma série de enigmas que só pode ser resolvido utilizando um celular de nova geração (conhecidos como ?smart-phones?) envolvido com o ambiente. No protótipo atual, um conceito de educação ?in locus? foi experimentado usando a história da cidade de Bremen (Alemanha). O que faz Streetdroids mais do que apenas um outro jogo de celular é sua ?toolbox?: um front-end da Web permite que usuários criem novos puzzles e atividades para criar novas missões (mapas), resultando em uma plataforma aberta de jogos. Em museus, a apresentação do patrimônio cultural é amplamente apoiada pela mídia, tais como PDAs, que fornecem informações adicionais na forma de (fala) textos, fotos e vídeos. Hoje em dia através de jogos baseados no uso de GPS, e de plataformas como Apple, aos iPhone ou Android, a Web 2.0, entre outros, está se tornando uma ferramenta colaborativa poderosa, redigida por milhões de usuários que contribuem com conteúdo para a web. Enquanto Streetdroids foi concebido para apoiar a aprendizagem no local de uma forma divertida, pode ser reutilizado para muitos propósitos: aprendizagem, cultura, turismo, perseguição de papel, etc, em diferentes lugares e com diferentes temas. Streetdroids é o resultado de um projeto mestre conjunta em Digital Media na Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen e Bremerhaven, Alemanha..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Interface Design.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: UX Design.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Comunicação Visual.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenvolvimento de Produto.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Tecnologia Educacional.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
JOATAN PREIS DUTRA  Data: 01/09/0007

Capítulos de livros publicados
1.
DUTRA, J. P.; EBEL, I. R. ; RAUSCH, G. . VI. Workshops. In: Jordan Geiger; Mark Shepard; Omar Khan. (Org.). MediaCities: Proceedings. 1ed.: Lulu.com, 2014, v. , p. 314-.

2.
DUTRA, J. P.. Pagando O Pato. In: Henrique Magalhães. (Org.). Gag: o humor é o motor. João Pessoa / PB: Marca de Fantasia, 2011, v. , p. 32-34.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, J. P.; EBEL, I. R. . Cultural hARitage: Augmented Reality applied on Cultural Heritage. In: EuroVR 2014, 2014, Bremen. EuroVR 2014, 2014.

2.
DUTRA, J. P.. HCI/GUI Design Applied for Adaptable Context-Aware Mobile Game. In: CLAP Conference - Social impact of Digital Media, 2012, Bremen. HCI/GUI Design Applied for Adaptable Context-Aware Mobile Game, 2012.

3.
DUTRA, J. P.; EBEL, I. R. . The Hand in Digital Culture: Marcel Duchamp, Salvador Dalí and the ?Immaterial? Connection. In: CLAP Conference - Social impact of Digital Media, 2012. The Hand in Digital Culture: Marcel Duchamp, Salvador Dalí and the ?Immaterial? Connection, 2012.

4.
DUTRA, J. P.. História & História em Quadrinhos - A utilização das HQs como fonte histórica político-social. In: IX Encontro Estadual de História, da Associação Nacional de História - Núcleo Santa Catarina, 2002, Florianópolis. ANPUH - Associação Nacional de História / IX Encontro Estadual de História - SC, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
DUTRA, J. P.; EBEL, I. R. . News Spread. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DUTRA, J. P.; EBEL, I. R. . Ontological formalizations applied on the Shakespeare's. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
DUTRA, J. P.; et al. . StreetDroids: A Context-Aware Mobile Game. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DUTRA, J. P.; EBEL, I. R. ; LAGOS, A. C. . e-magister Digital ClassBook. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
DUTRA, J. P.; USTIYANOVYCH, Y. . Web 2.0 and Human Computation. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
DUTRA, J. P.. Cultural Aspects of Games. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
DUTRA, J. P.. Superheroes (Comics & History): The rhetorical aspects of Comics inside of their historical-political-social context. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
DUTRA, J. P.; CONSTANTINOU, C. . Survey of LMS (Learning Management Systems). 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
DUTRA, J. P.. Archetypes: the understanding of the human psyche and their examples. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
DUTRA, J. P.; BARTOLOMEI, T. T. ; WAGNER, H. ; TRAPP, M. . Union Kino Concept. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
DUTRA, J. P.. Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Souza. 2002.

2.
DUTRA, J. P.. História & História em Quadrinhos: a utilização das HQs como fonte de pesquisa histórica político-social. 2002.

3.
DUTRA, J. P.. O Surrealismo: da forma à ação. 2000.

4.
VELUDO, P. ; D'AVILA, E. ; DUTRA, J. P. ; MANHÃES, R. ; BANKI, R. H. . Jogo dos 5 sensos : 5S na fábrica de pipas (CD-ROM). 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
DUTRA, J. P.. Mobile Media and Cultural Heritage. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DUTRA, J. P.. Collaborative Mobile Media. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DUTRA, J. P.. Mobile Media and Urban Spaces. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DUTRA, J. P.. Mobile Culture and Urban Spaces. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DUTRA, J. P.. HCI/GUI Design Applied for Adaptable Context-Aware Mobile Game (StreetDroids: Graphical Interface - Design Aspects ). 2009. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
DUTRA, J. P.. Tiras "Pagando O Pato". 2004. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
DUTRA, J. P.. Pagando O Pato - Carry The Duck. 2004 (História em Quadrinhos - Comics).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
DUTRA, J. P.; NAJDZION, L.. Prêmio Chaplin de Comunicação. 2014. Universidade do Vale do Itajaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Interculturalism in historical education.Interculturalism in historical education. 2015. (Seminário).

2.
Summer School: 1st INCONET-GCC2 Innovation.Collective awareness platforms for Smart Cities development. 2015. (Seminário).

3.
Summer School: ICTs to Promote Sustainable Tourism - Tangible and Intangible Heritage between Cultural, Leisure, and Gastronomic Tourism.Study Case: Mobile App for Art Rocks in Valle Camonica (UNESCO WHS) - Italy. 2015. (Seminário).

4.
Connecting Cities - Urban Media Lab.cultural hARitage in Brussels. 2014. (Simpósio).

5.
Summer School: 3rd EINS - From Smart Cities to Engaged Citizens.ARgos - Augmented Reality in Volos. 2014. (Seminário).

6.
Global Media Forum 2013. Deutsche Welle - Global Media Forum 2013 - Convidado Especial: Noam Chomsky. 2013. (Congresso).

7.
Summer School: UrbanIxD.Workshop/Atelier: Designing Interactions in the Networked City. 2013. (Seminário).

8.
Global Media Forum 2012. Deutsche Welle - Global Media Forum 2012. 2012. (Congresso).

9.
Summer School: IPCity.Workshop: Story-Telling. 2009. (Seminário).

10.
Gibincontro.História & História em Quadrinhos - A utilização das HQs como fonte histórica político-social. 2002. (Encontro).

11.
IX Encontro Estadual de História, da Associação Nacional de História - Núcleo Santa Catarina.comunicação coordenada: "História e História em Quadrinhos - a utilização das HQ's como fonte de pesquisa histórica político-social".. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTRA, J. P.; EBEL, I. R. ; RAUSCH, G. . Workshop: Digital Media in Urban Spaces ? Mapping and Visualization. 2013. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 18:59:35