Samira Bührer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6715236625981869
  • Última atualização do currículo em 16/07/2018


Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR (1978), mestrado em Desenvolvimento e Gerenciamento de Pesquisas Biológicas - Universidade de Amsterdam, Holanda (1995) e doutorado em Imunologia Aplicada - Universidade de Amsterdam, Holanda (2000). Entre 2008 e 2011 atuou em Brasília como assessora em hanseníase na Unidade de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmissíveis da representação da OPAS/OMS no Brasil. Desde 2011 atua como professora voluntária, sendo que no período março de 2016 a abril de 2018 como professora visitante, fazendo parte do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública do Instituto de Patologia Tropical da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO (conceito 5 CAPES) no qual ministra disciplinas e orienta alunos de mestrado e doutorado. Em 2008 iniciou atividade como pesquisadora visitante sênior na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - FMT-HVD, Manaus, AM. Dentre as atividade desenvolvidas nesta instituição atua em projetos visando a qualificação de recursos humanos e o fortalecimento da capacidade de gerenciamento de pesquisas para a Região Amazônica, no âmbito do Programa de Pós Graduação em Medicina Tropical, oferecido pela Universidade Estadual do Amazonas em parceria com a FMTHVD (Conceito 5 CAPES). Possui experiência em imunologia aplicada, atuando principalmente na área de desenvolvimento e avaliação de testes rápidos de diagnóstico (point-of-care tests) para doenças infecciosas humana, veterinária e na área de segurança alimentar. Na área de desenvolvimento de testes rápidos, estabeleceu uma rede de parcerias com diversas instituições nacionais: Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, RS; Centro de Pesquisa em Virologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP; Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Laboratório de Virologia, Manaus, AM; Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM), Manaus, AM; Laboratório de Microbiologia do Centro Laboratorial de Apoio à Pesquisa da Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, PE; Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Imunologia, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MG e Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, UFG, Goiânia, GO. Trabalhou no desenvolvimento de teste rápido para transgênicos e aflotoxina em colaboração com Embrapa/GO e atuou em projeto que desenvolveu teste rápido para herpes bovina em parceria com UFU e ICB/UFG. Atualmente, lidera equipe que trabalha na área de saúde humana na produção do teste rápido para hanseníase (ML Flow), e no desenvolvimento de testes rápidos para diversas patologias como hantavirose, Hepatite B e D, na detecção de Listeria Monocytogenes em alimentos e de leptospirose animal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samira Bührer
Nome em citações bibliográficas
BÜHRER-SÉKULA, Samira;Bührer-Sékula, Samira;SAMIRA BÜHRER-SÉKULA;BÜHRER SÉKULA, S.;BUHRER-SEKULA, S.;Samira Bührer Sékula;SÉKULA, SAMIRA BÜHRER;BUHRER-SEKULA, SAMIRA;BÜHRER-SÉKULA, S.;BÜHRER, SAMIRA;B?HRER-S?KULA, SAMIRA;Samara Bührer-Sékula

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Publica.
Rua 235, s/n
Setor Universitário
74605-050 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 32096111
Fax: (62) 35211839


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Immunologia Aplicada.
Universiteit Van Amsterdam, UVA, Holanda.
Título: A simple dipstick assay for leprosy: development, evaluation and application, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Prof Dr. W. R. Faber.
Palavras-chave: testes de diagnostico; desenvolvimento, avaliacao e aplicacao de testes d.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
1994 - 1996
Mestrado em Biomedical Research Development and Management.
Universiteit van Amsterdam, UvA, Holanda.
Título: Immunoglobulin subclasses in leprosy,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Dr Paul R. Klatser.
Palavras-chave: pesquisa aplicada; gerenciamento de pesquisas biológicas; desenvolvimento de pesquisas biológicas.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
1974 - 1978
Graduação em Farmácia e Bioquímica.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Pós-doutorado


2001 - 2005
Pós-Doutorado.
Koninklijk Instituut van de Tropen - Royal Tropical Institute, KIT, Holanda.
Bolsista do(a): Netherlands Leprosy Relief, NLR, Holanda.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.


Formação Complementar


2012 - 2012
Oficina de Pesquisa em Doença Negligencidas.
Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2008 - 2008
Reunião Anual de Monitoramento da Hanseníase. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Vigilância em Saúde, SVS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Novas Práticas Pedagógicas usando ambiente EAD WEB. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1997 - 1997
Curso Básico de Hanseníase. (Carga horária: 40h).
Fundação Alfredo da Matta, FUAM, Brasil.


Atuação Profissional



Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Profissional Nacional Área de Hanseníase, Carga horária: 40


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do projeto MDT-U
Outras informações
Coordenadora do projeto MDT-U registrado sob número NCT00669643 em 28/04/2008 no Protocol Registration System do NIH/FDA http://www.ClinicalTrials.gov


Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, FMT-HVD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante Sênior

Atividades

05/2008 - 05/2008
Ensino, Programa De Pós-Graduação Em Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Principios de Análise Lógica SWOT e sua aplicabilidade na área da saúde.

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenador projeto internacional


Koninklijk Instituut van de Tropen - Royal Tropical Institute, KIT, Holanda.
Vínculo institucional

1996 - 2007
Vínculo: Pesquisador Sênior, Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de testes de diagnóstico para doenças infecciosas

Objetivo: Doenças infecciosas negligenciadas (dengue, hanseníase, malária, leishmaniose, doença de Chagas, rubéola e tuberculose) representam importante causa de morbidade e letalidade no Brasil e frequentemente, o diagnóstico definitivo dessas infecções depende de testes laboratoriais específicos e sensíveis. O diagnóstico correto, rápido e precoce permite tratamento e intervenções apropriadas, prevenção de seqüelas, interrupção da cadeia de transmissão e vigilância epidemiológica da infecção. A produção e desenvolvimento de kits diagnósticos para doenças infecciosas negligenciadas não representa prioridade para empresas de biotecnologia multinacionais, pois a demanda concentra-se em países em desenvolvimento. Portanto, existem poucas opções de testes no mercado nacional e o investimento nessa área é estratégico para o desenvolvimento da biotecnologia aplicada a diagnóstico no país..
Grande área: Ciências Biológicas


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Amostras de escarro com qualidade para diagnóstico da tuberculose.
Descrição: Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. O Brasil está entre os 22 países que concentram 80% da carga mundial da doença, em 2013 notificou 71.123 casos novos de tuberculose, perfazendo um coeficiente de incidência de 35,4/100.000 habitantes. Do total de casos novos diagnosticados 85,7% apresentaram a forma clínica pulmonar e, destes, 65,2% eram bacilíferos. A transmissão da infecção da TB ocorre por via aérea através da inalação de núcleos secos de partículas contendo bacilos pesando 5μ a 10μ expelidos pela tosse, fala ou espirro. Os exames utilizados para diagnóstico da TB são a baciloscopia, cultura para micobactéria com identificação de espécie (CM) e, teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) que dependem da quantidade e da qualidade da amostra de escarro para que seus resultados sejam confiáveis. Portanto, a qualidade das amostras de escarro está relacionada à utilização adequada de protocolos de procedimentos pelos profissionais de saúde. Informações sobre a coleta de escarro devem ser passadas aos pacientes com o propósito de melhorar a qualidade da amostra e, consequentemente, apresentar melhores resultados no exame. Objetivo Geral: Aumentar a frequência dos resultados positivos dos exames laboratoriais realizados com amostras de escarro. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e prospectivo a ser realizado por meio de coleta de dados relativos a qualidade das amostras de escarro recebidas na Gerência de Bacteriologia da FMT-HVD no período de agosto de 2014 a julho de 2016. Com intervenção na maneira de orientar a coleta de escarro para diagnóstico de TB. Resultados Esperados: Aumento da qualidade e consequentemente da positividade das amostras de escarro da gerência de bacteriologia FMT-HVD e da frequência das positividades dos resultados dos exames realizados a partir destas amostras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Afranio Kritski - Integrante / Marlucia Silva Garrido - Integrante / Alexandra Brito de Souza - Integrante / Maria das Graças Gomes Saraiva - Integrante / SARACENI, VALERIA - Integrante / Talita Heleny Pacheco de Almeida - Integrante / Marize Andrea Vela Herrera - Integrante / Rossicléia Lins Montes - Integrante / Sara Eleny da Silveira Pacheco - Integrante / Évela da Silva Magno - Integrante.
2014 - 2015
Estudo da Magnitude da Mortalidade por Tuberculose Associada as Causas Múltiplas no Estado do Amazonas
Descrição: A Tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública global. No Brasil, em 2013, as taxas de incidência e mortalidade por TB na população indígena foram aproximadamente 2,5 vezes maiores que na população geral. Sendo o Amazonas o estado com a maior concentração de indígenas do Brasil, a partir de 2008, esse grupo populacional passou a contar com ações de saúde específicas. Estudo retrospectivo e descritivo, com relacionamento das bases de dados do SIM e SINAN-TB, para a análise dos casos de óbito por TB como causa básica ou associada em indígenas e não indígenas, no período de 2001 a 2012. Foram registrados no Amazonas 139.869 óbitos, 1,1% (1.538) mencionando TB como causa do óbito e desses, 80,3% TB como causa básica. Após o relacionamento das duas bases de dados, observou-se que, dos óbitos registrados no SIM, 50,5% não constavam no SINAN-TB. Desse universo, 79,9% constavam TB como causa básica, sendo que 63% eram indígenas. Na população não indígena, a taxa média de mortalidade por TB no período foi de 3,0/100.000 habitantes como causa básica e 3,8/100.000 habitantes quando somada causa associada. Na população indígena a taxa de mortalidade por TB foi 9,7/100.000 habitantes como causa básica e 11,2/100.000 habitantes quando somada causa associada. A partir de 2008, observou-se redução de 50% na taxa de mortalidade em indígenas, enquanto que nos não indígenas a mesma se manteve estável ao longo de todo o período.A inclusão dos óbitos por TB como causa associada não aumentou significativamente a taxa de mortalidade pela doença. Observou-se que metade dos óbitos por TB não constavam no SINAN-TB. A melhora da atenção em saúde para os indígenas reduziu significativamente a taxa de mortalidade nessa população no período estudado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Integrante / Marlucia da Silva Garrido - Integrante / Alexandra Brito de Souza - Coordenador / Marcelo Cordeiro-Santos - Integrante / Valéria Saraceni - Integrante.
2012 - 2014
Análise de casos de aids e da coinfecção tuberculose, em adultos, notificados no estado do amazonas, amazônia.
Descrição: No Estado do Amazonas entre as diferentes enfermidades que acometem as populações têm-se registros anuais de Aids em coinfecção com tuberculose, se configurando de importância para a Saúde Pública, pois contribui para agravar as condições de vida dos doentes. O objetivo do estudo é descrever os casos de Aids em coinfecção com tuberculose da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais e da Coordenação Estadual do Programa de Tuberculose no Estado do Amazonas, no período de 2007 a 2012, por meio de relacionamento de bases de dados. A ausência de registros desses casos de TB no SINAN-Aids subestima a determinação da frequência dessa coinfecção, portanto, o linkage das bases de dados (TB e Aids) do SINAN será de extrema importância para estabelecer o conhecimento do registro real, para medidas de controle e prevenção da doença. As informações irão contribuir para a necessidade do investimento na educação continuada para os profissionais que realizam o preenchimento dos instrumentos que alimentam os sistemas de informações para a obtenção de dados mais fidedignos e que possam subsidiar as tomadas de decisões sobre ações inerentes a aquisição de recursos que envolvam a prevenção, controle, entre outros que sejam necessários nos serviços de saúde da Região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Maria das Graças Gomes Saraiva - Integrante / Raul Diniz Souza Amorim - Integrante / Valéria Saraceni - Integrante / Évela da Silva Magno - Integrante / Regma da Silva Magno - Integrante / Cristianne Benevides Mota - Integrante.
2011 - 2013
Inquérito sorológico para hanseníase em profissionais de saúde de hospitais de referência em Manaus
Descrição: O principal desafio para os programas de controle da hanseníase é interromper a cadeia de transmissão. Casos da doença entre profissionais de saúde existem, provavelmente por pertencerem à mesma rede social de pacientes (sistema de saúde). O estigma relacionado à hanseníase dificulta conhecer o risco de adoecimento e o número de casos da doença entre profissionais da saúde. Regras de biossegurança para os serviços de saúde, como as definidas e em uso para a tuberculose dificilmente são discutidas na hanseníase, provavelmente devido à baixa patogenicidade do agente causador, apesar de apresentar alta infectividade. O assunto é pouco investigado, apesar da relevância, possivelmente por ter sido necessário no passado enfatizar a baixa infectividade do bacilo pelo medo dos profissionais em atuar nesta área. Dados recentes de um estudo preliminar, utilizando o teste ML Flow para detecção de anticorpos IgM contra o NT-P-BSA, análogo sintético do PGL-I (antígeno específico do M. leprae), resultaram em alta positividade do teste em profissionais de saúde do RS, sabidamente um estado de baixa endemia de hanseníase. Portanto, a soropositividade nos profissionais de saúde precisa ser melhor elucidada. Uma das hipóteses para explicar esse resultado relaciona-se a ligações não específicas. O objetivo deste estudo é verificar se ligações não específicas contra a BSA, molécula carreadora do antígeno PGL-I, interferem na especificidade do teste ML Flow, mediante estudo transversal de uma população definida, representada por profissionais de saúde em hospitais de referências em Manaus, sendo eles: Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado - FMT-HVD, Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV, Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Mata - FDTVAM e Hospital Universitário Francisca Mendes - HUFM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Rodrigo Scaliante de Moura - Integrante / Maria Leide Wan Del Rey de Oliveira - Integrante / Marcelo Cordeiro-Santos - Integrante / Valéria Saraceni - Integrante / Mariane Martins de Araujo Stefani - Integrante / Sara Eleny da Silveira Pacheco - Integrante.
2011 - 2012
Estudo da atual situação epidemiológica da tuberculose no estado do Amazonas
Descrição: A tuberculose continua apresentando-se no cenário mundial como um grande problema de saúde. O Amazonas apresenta alta incidência da doença, sendo a segunda maior do Brasil, com casos notificados em todos os municípios do estado, cujas incidências variam até 129/100.000 habitantes. A taxa de cura é baixa (72%) e taxa de abandono é alta (10%). A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde estabelecem as metas mínimas de 85% de cura e menos de 5% de abandono para se alcançar o controle da doença. Será realizado um estudo de corte transversal com análise dos dados epidemiológicos de tuberculose do Estado do Amazonas do ano de 2010 do banco de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Os dados epidemiológicos serão apresentados em forma de gráficos e utilizados no Boletim epidemiológico da tuberculose no Amazonas. Este projeto visa fortalecer o entendimento dos dados epidemiológicos de tuberculose no Estado do Amazonas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Marlucia da Silva Garrido - Integrante / Alexandra Brito de Souza - Integrante / Marcelo Cordeiro-Santos - Integrante / Valéria Saraceni - Integrante.
2010 - 2011
Diagnóstico Situacional Das Ações De Controle Da Tuberculose No Amazonas
Descrição: A tuberculose continua sendo um sério problema de saúde publica mundial. O Amazonas apresenta alta incidência da doença, com casos notificados em todos os municípios do estado. Os indicadores de cura estão em torno de 72%, bem abaixo da meta de 85% de cura e a taxa de abandono de 10% é bem maior que os 5% aceitos pelo Ministério da Saúde. Será realizado um estudo descritivo com aplicação de um questionário semi-estruturado para os 62 municípios do estado com o objetivo de realizar o diagnóstico situacional das ações de controle da tuberculose no Amazonas e contribuir para o alcance das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.. Espera-se contribuir para a implantação ou implementação de ações efetivas de controle da tuberculose em nível local e no estado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Avaliação dos Sistemas Diagnósticos para Infecção e Doença Tuberculosa em Menores de Seis Anos numa População de Alta Prevalência (Manaus-Amazonas)
Descrição: Introdução: A tuberculose (TB) é um importante problema de saúde mundial do qual 5 - 15% dos casos são pediátricos. O diagnóstico da TB em crianças é difícil devido à sintomatologia pouco específica e ao baixo rendimento dos métodos microbiológicos, sugerindo subdiagnóstico. A avaliação de técnicas diagnósticas contribui para a implementação de estratégias que otimizem a eficácia e precocidade do diagnóstico. Objetivo: Estudar o diagnóstico de infecção e doença por Mycobacterium tuberculosis através de diferentes técnicas, em crianças de 0-6 anos comunicantes de pacientes com TB. Métodos: Dois estudos de comparação de testes foram desenvolvidos em Manaus, AM, Brasil, durante o período de março de 2009 a fevereiro de 2010. No estudo da infecção foram comparadas a prova da tuberculina (TST) e o Quantiferon Gold in Tube (QFT) em 135 crianças. Foram estudadas variáveis que poderiam estar associadas ao comportamento das provas e foram avaliados cofatores para explicar as discordâncias entre as provas diagnósticas. No estudo da doença foram comparadas as técnicas microbiológicas (LJ e MGIT) e a molecular (PCR) em 32 crianças com contato recente a caso índice de TB intradomiciliar e TST positivo ou suspeita clínica-radiológica de TB. Resultados: No estudo de infecção foram encontradas positividades de 34,6% (TST) e 26,5% (QFT) e 14,0% de indeterminações pelo QFT. O TST (+) esteve associado à intensidade de exposição (OR=1.286, p=0.005) e tempo de exposição (OR=1.149, p=0.009). O QFT esteve associado à intensidade de exposição (OR=1.101, p=0.045). A concordância entre testes foi fraca (Kappa=0,35 p<0,0001). Resultados discordantes associaram-se no grupo TST (+) à presença de helmintos intestinais (OR=0.064, p=0.048) e no grupo TST(-) a níveis de ferritina (OR=0.956 p=0.035) e a menores tempos de exposição (U=581 p<0.001). No estudo de doença, as taxas de positivos foram: 9,7% (LJ), 22,6% (MGIT) e 45,2% (PCR). O MGIT foi três vezes mais rápido e sensível que o LJ (p<0.0001). O TST foi a única variável clínica associada à cultura positiva. O uso do MGIT em crianças TST (+) diagnosticou 33% mais de casos que o uso somente dos escores clínicos. A PCR não apresentou concordância com os testes microbiológicos nem com sinais e sintomas clínico-radiológicos. Conclusões: O TST apresentou-se como prova útil e o QFT como prova complementar para o diagnóstico da infecção tuberculosa. Os helmintos intestinais, o tempo de infecção e os níveis de ferritina em sangue foram fatores associados nos resultados discordantes do TST e QFT. A cultura líquida MGIT foi mais rápida e sensível que a cultura sólida LJ. O uso sistemático do MGIT em crianças comunicantes com TST (+) permitiu melhorar a sensibilidade do diagnóstico da doença em suas fases iniciais. A PCR apresentou um pobre desempenho operacional para o diagnóstico de TB pulmonar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Integrante / Flor Ernestina Martinez Espinosa - Coordenador / Carlos Ascaso Terren - Integrante / Malheiro, Adriana - Integrante / Marlucia da Silva Garrido - Integrante / Tomàs M. Perez-Porcuna - Integrante.Número de orientações: 1
2008 - 2010
Otimização e produção de um teste rápido para hanseníase a ser utilizado pelo SVS/MS.
Descrição: Um sistema de classificação da hanseníase focado apenas no número de lesões cutâneas está suscetível a um sub-diagnóstico de casos multibacilares (MB). Onde resultados de raspado de lesão de pele não estão disponíveis, profissionais de saúde tendem a super-diagnosticar hanseníase MB numa tentativa de evitar tratamento insuficiente. Num estudo multi-cêntrico, Bührer-Sékula et al. demonstrou que na Nigéria 95.7 % dos pacientes eram tratados como MB sendo que somente 19% o seriam se o critério de contagem de lesões da OMS fosse aplicado criteriosamente (Buhrer-Sekula et al., 2007). Nos programas de controle da hanseníase nos quais o raspado de lesão não está disponível, um teste ?point of care? para detectar anticorpos IgM contra o PGL-I em correlação com a carga bacilar do paciente poderia ser usado para melhorar decisões terapêuticas. Pacientes paucibacilares (PB) e MB apresentam diferentes riscos para reações, comprometimento neural, recidiva e deficiência. Distinguir entre pacientes com altas e baixas cargas bacilares vai então permanecer importante para conduta clínica apropriada (ILA, 2002). Um estudo foi desenvolvido para comparar a performance dos testes ?point of care? ML Flow e ML ICA. Resultados indicam que o teste ML ICA é melhor na classificação de pacientes com hanseníase, mas utilizando sangue total, a performance do ML ICA precisa ser melhorada consideravelmente. A partir da sugestão formal da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) à Biomanguinhos, este estudo tem como objetivo atender demanda do programa de controle da hanseníase e, suprir programas de pesquisa produzindo um teste simples e padronizado. Os objetivos específicos desta proposta são: 1. Melhorar o desempenho, em especial a sensibilidade, de um teste rápido para detecção de anticorpos IgM contra o PGL-I. 2. Estabelecer as bases para produção em escala de um teste simples e padronizado para estar disponível em áreas endêmicas. 3. Estabelecer as bases para validar teste rápid.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Mariane Martins de Araújo Stefani - Integrante / Rodrigo Scaliante de Moura - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2006 - 2016
Estudo independente para determinar a efetividade do esquema uniforme de MDT de seis doses (U-MDT) em pacientes de hanseníase.
Descrição: O objetivo deste ensaio randomizado é verificar se pacientes de hanseníase, apesar de sua classificação, podem ser tratados com o mesmo regime terapêutico sem comprometer a cura e aceitação ao tratamento. Atualmente, pacientes classificados como multibacilares (MB) são tratados por 12 meses com três drogas e pacientes paucibacilares (PB) são tratados por 6 meses com duas drogas. O estudo irá testar um regime único para pacientes pauci e multibacilares com 6 doses de três drogas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Samira Bührer - Integrante / Maria Aparecida de Faria Grossi - Integrante / Gerson Oliveira Penna - Coordenador / Araci Pontes - Integrante / Heitor S Gonçalves - Integrante / Rossilene Cruz - Integrante.Financiador(es): Centro de Referência Nacional Dona Libânia - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Alfredo da Matta - Cooperação / Universidade de Brasília - Outra.
Número de produções C, T & A: 3
2002 - 2007
Early prediction and prevention of leprosy in household contacts by measurement of peripheral autonomic nerve dysfunction in relation to clinical, immunological and molecular parameters (Projeto Multicêntrico)
Descrição: Overall aim:To find effective tools for identification of close leprosy household contacts with high risk to develop overt disease in order to establish specifically targeted preventive measures.Working hypotheses:Household contacts of leprosy patients are at an increased risk of having peripheral autonomic neuropathy as compared to the general population. Those household contacts with peripheral autonomic neuropathy also have other parameters that indicate that they have an increased risk of developing clinical leprosy.Scientific question:Can we establish risk factors which led to progression to overt disease by comparing autonomic, serological, immunological and other parameters in newly diagnosed leprosy patients with those in leprosy contacts and healthy controls?Non-specialist Summary. It is well-known that people who live in close contact with leprosy patients have an increased risk of developing leprosy themselves. It was also found in the past that in contacts of leprosy patients the blood flow regulation in the fingertips (which may be an early indicator of neural dysfuntion) is more often impaired than in non-contacts.This project aims at defining one or more parameters for the early prediction of leprosy in contacts of patients. If leprosy can be predicted very early in the course of disease, the people could be treated earlier which may prevent the disabilities that form the hallmark of full blown leprosy disease as well as it could aid to reduce the transmission..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2005
The introduction of the M.leprae lateral flow test for leprosy control: a pilot project
Descrição: The aim of this study was to develop and introduce a lateral flow test (a faster and simpler derivative of the ML Dipstick test) and to evaluate the acceptability and feasibility of the use of this test in routine leprosy control. The acceptability and feasibility was monitored for the various groups involved: health workers, patients and contacts. In addition, where possible aspects related to cost-effectiveness will be studied as well. The implementation of the test studied the following two applications: 1. As an additional tool for the correct classification of new leprosy patients. 2. As a tool to identify those contacts of leprosy patients that have an increased risk of developing leprosy in future..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1995
Immunoglobulin subclasses in leprosy
Descrição: SUMMARY Leprosy is a chronic disease caused by Mycobacterium leprae. Approximately 3.1 million cases exist worldwide, and every year 600,000 new cases are detected. The prevalence of infection is assumed to be much higher than the prevalence of the disease. Although the prevalence of disease decreased considerably when short-term multi-drug therapy was introduced in some countries in the early 1980's, the incidence of leprosy has not decreased. This means that many new patients will continue to be diagnosed and treated in the coming years. During the drug therapy, approximately 30% of leprosy patients develop acute reactions. The two main immunological reactions are reversal reactions and erythema nodosum leprosum. These reactions often cause painful nerve and tissue damage that result in different types of physical disabilities; this damage is generally irreversible. If we could predict these reactions, drug therapy could be improved and much suffering could be avoided. Our understanding of the immunological processes during the course of disease and reactions in leprosy is still incomplete. Cellular immunology mediated by T lymphocytes is known to be important in regulating immune responses. Recent studies on cytokine patterns in leprosy have suggested that responses typical of one subpopulation of T helper cells (TH1) are associated with the tuberculoid pole of leprosy, and those of the other subpopulation (TH2) with the lepromatous pole. As IgG subclass responses are related to cytokine patterns in other diseases, we would expect differentiation of IgG subclass responses according to the classification of leprosy. Only a few studies have been performed so far, on the diversity of IgG subclasses in patients across the leprosy spectrum. To our knowledge, no study has been published on the IgG subclass response against leprosy during the course of treatment. The availability of recombinant antigens from M. leprae now makes it possible to study responses t.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Paul R Klatser - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2009 - 2011
Avaliação dos Sistemas Diagnósticos para Infecção e Doença Tuberculosa em Menores de Seis Anos numa População de Alta Prevalência (Manaus-Amazonas)
Descrição: A Tuberculose em crianças, especialmente menores de seis anos, representa um grande problema de saúde pública por sua alta morbidade e mortalidade. É um evento sentinela da doença na população geral e fonte dos casos de tuberculose no futuro. O teste utilizado para o diagnóstico da infecção por Mycobacterium tuberculosis é a tuberculina, permite o estudo de casos epidemiológico e a instauração de terapêutica preventiva (antes chamado quimioprofilaxia secundária). Atualmente esta prova é colocada em dúvida e pouco utilizada na prática por suas possíveis interações nos resultados com a Vacina de Calmette-Guérin. Os sistemas e técnicas diagnósticas de doença (clínicos, microbiológicos, radiológicos e escores diagnósticos) nesta faixa etária, apresentam uma baixa sensibilidade até fases avançadas da doença. Mesmo assim, não existem marcadores biológicos que permitam o seguimento do tratamento, evolução da doença, nem definição de critério de cura pediátrica, sendo aplicados os mesmos que na população adulta. Em virtude do exposto um maior conhecimento dos sistemas diagnósticos terá relevância no controle da doença. Nesse contexto, o estudo da tuberculose na Amazônia se apresenta como de interesse social, epidemiológico, e sanitário devido às altas taxas de incidência. O conhecimento gerado poderá ter aplicabilidade direta na própria região como em outros territórios do país e do continente americano. O presente projeto é um estudo para validação de testes diagnósticos, sendo a população de estudo crianças menores de seis anos residentes em Manaus e conviventes com doentes de tuberculose ativa maiores que 12 anos. Propomos validar diversos testes (microbiológicos, radiológicos e imunológicos) para o diagnóstico de infecção e doença tuberculosa na idade pediátrica, sendo alguns já padronizados para adultos; gerar sistemas e escores diagnósticos que melhorem a sensibilidade e contemplem uma boa relação custo eficácia, assim como sua aplicabilidade nos diferentes níveis da.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Integrante / Flor Ernestina Martinez Espinosa - Coordenador / Tomàs Maria Pérez Porcuna - Integrante / Carlos Ascaso Terren - Integrante.Financiador(es): Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas - Cooperação / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação / Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - Auxílio financeiro.
1996 - 2000
The development and application of simple serological assays for the benefit of leprosy control programmes. (Brazil)
Descrição: Leprosy, caused by Mycobacterium leprae, is a disease which at present has a registered prevalence of 1.3 million people in the world currently on anti-leprosy chemotherapy, but the estimated number of cases in the world reaches about 1.8 million. Because of the severe handicaps, as a result of permanent and extensive deformities of the skin and the peripheral nerves, leprosy is associated with social stigma and economic loss. Thus, the problem of leprosy is greater than the number of cases would suggest. The detection of antibodies to M.leprae is potentially useful in the diagnosis and prognosis of leprosy patients and for epidemiological studies of M.leprae infection, and could thus be useful to leprosy control programmes. Available test systems are too complicated for application in the field. The aim of this study is to develop and apply simple serological assays which may have well-defined operational functions in leprosy control programmes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Euzenir Nunes Sarno - Integrante / William R Faber - Integrante / Paul R Klatser - Integrante.Financiador(es): WOTRO Science for Global Development - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Desenvolvimento De Teste Rápido Para O Diagnóstico da Hepatite Delta.
Descrição: Em áreas endêmicas a infecção pelo HDV provoca formas graves de hepatite, é uma doença negligenciada e portanto, o diagnóstico precoce bem como o inquérito epidemiológico é de grande interesse para a saúde pública. A Amazônia ocidental brasileira é uma região altamente endêmica para as hepatites virais ocasionadas pelos HBV e HDV sendo o seu controle um grande desafio, devido a sua vasta dimensão territorial, com munícipios pequenos e de difícil alcance dispersos pela floresta. A severidade da doença encontrada nessa região está associada ao genótipo HDV/3, altamente patogênico e que geralmente resulta em hepatite fulminante. Atualmente, o diagnóstico sorológico é realizado através de Kits de ELISA importados , sendo assim, o desenvolvimento de um Kit com bio-insumos inteiramente nacional para o genótipo HDV/3, irá aumentar a sensibilidade do teste proporcionando diagnóstico rápido, precoce, de fácil execução e consequentemente com custo mais acessível; o que irá auxiliar na implementação de estratégias para o controle dessa infecção, resultando em diminuição da morbidade e mortalidade relacionadas com essa patologia. Esse projeto será realizado em colaboração com pesquisadores altamente qualificados, consolidando parcerias já existentes entre a Universidade Federal de Pelotas, que irá colaborar com a produção de bio-insumos; a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, sendo esse o grupo que tem maior interesse na produção do Kit por estarem na região de alta endemicidade do HDV, os quais irão ceder as amostras para serem testadas para a validação dos testes rápido e os Laboratórios de desenvolvimento em teste rápido e / Investigação em AIDs e Hanseníase/UFG) onde será desenvolvido e validado os testes rápido para detecção de anti-HDV..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Mariane Martins de Araújo Stefani - Integrante / Rodrigo Scaliante de Moura - Integrante / Ernandes da Silva Filho - Integrante / Dienny Rodrigues de Souza - Integrante / Adriana de Moraes Costa Crespo - Integrante / Mônica Nogueira da Guarda Reis - Integrante / Matheus Bernardes Torres Fogaça - Integrante.
2016 - Atual
Desenvolvimento de protótipos para detecção de anticorpos específicos das leptospiras patogênicas em ratos e cães.
Descrição: A leptospirose é uma zoonose causada por espiroquetas patogênicas do gênero Leptospira. A doença pode progredir para falência renal aguda (Síndrome de Weil) e síndrome hemorrágica pulmonar severa (SPHS), com taxa de mortalidade > 50%. A maior incidência da doença ocorre em populações mais carentes, ligada a deficiências em saneamento básico agravando-se em períodos de chuvas constantes e enchentes. Os roedores e os cães são os principais transmissores da doença. Portanto, meios que permite a identificação de infecção em animais é essencial para eliminar reservatórios das leptospiras como cães e roedores, direcionando o tratamento adequado, diminuindo a taxa de letalidade e consequentemente auxiliando na prevenção da doença nos humanos. O objetivo desse estudo foi desenvolver protótipos de testes imunocromatograficos de fluxo lateral para auxiliar no diagnóstico e controle da leptospirose. O desenho utilizado nos protótipos se baseia em um teste imunocromatográfico de fluxo lateral para detecção direta de anticorpos específicos, utilizando antígeno recombinante rLigBrep fixado na linha teste da membrana de nitrocelulose. Como marcador da ligação antígeno/anticorpo foram utilizado anticorpos conjugados ao ouro coloidal de 40 nm, anti-imunoglobulina murino polivalente para o protótipo murino, anticorpo policlonal anti-IgG F(c) canino da Rockland e anticorpo policlonal anti-IgG F(c) canino da Jackson para os protótipos caninos. Os protótipos caninos foram testados com 10 amostras positivas e 10 amostras negativas confirmadas em MAT e ELISA para leptospirose canina. A intensidade de coloração dos resultados foi registrada em escala entre 0 a 3. As especificações dos materiais e concentrações do protótipo murino serviram de base para o desenvolvimento do protótipo canino. No protótipo canino utilizando conjugado Rockland, 5/10 amostras positivas apresentaram intensidade de coloração 1. Com o protótipo canino, utilizando conjugado Jackson, nas 9/10 amostras positivas a intensidade de coloração variou de 1 a 3. Os resultados das amostras negativas 8/10 apresentaram uma coloração tênue na linha teste, indicando a necessidade de reduzir a concentração de antígeno e/ou conjugado no teste. Os protótipos estudados não foram avaliados para determinar a sensibilidade e especificidade pois ainda não apresentaram resultados semelhantes aos obtidos em ELISA e MAT. Portanto, não foi definido se proteína rLigBrep pode ser utilizada no desenvolvimento de um teste imunocromatográfico rápido para diagnóstico de leptospirose canina e como marcador de infecção por leptospiras em roedores..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Integrante / Buhrer-Sekula S. - Coordenador / DE MOURA, RODRIGO SCALIANTE - Integrante / Alan McBride - Integrante / Ernandes da Silva Filho - Integrante / Dienny Rodrigues de Souza - Integrante.Número de orientações: 1
2016 - Atual
Desenvolvimento de teste rápido para detecção de Listeria monocytogenes em alimentos.
Descrição: A biotecnologia vem se destacando cada vez como uma das áreas mais promissoras dentro do desenvolvimento de dispositivos médicos e insumos imunobiológicos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o desenvolvimento de diagnósticos rápidos, práticos, sensíveis, específicos e de baixo custo como estratégia essencial no processo de otimização dos sistemas de saúde pública e no controle de epidemias. O diagnóstico rápido dos agentes infecciosos proporciona um rastreio mais eficiente e um combate mais eficaz contra aos aspectos de morbimortalidade que os mesmos acometem os indivíduos infectados. A listeriose é uma infecção bacteriana, provocada por Listeria monocytogenes, cuja transmissão se dá particularmente com a ingestão de alimentos contaminados ou mesmo com o contato direto com animais e indivíduos infectados, portanto, este agente é o principal responsável pelo acometimento de infecções alimentares que possui pouca capacidade de indução da morbidade, mas que em imuno deprimidos possui elevado índices de mortalidade. Assim, um diagnóstico mais rápido e simples, colaborará para sua identificação em alimentos, ajudando assim na tomada de medidas sanitárias eficientes, diminuindo os casos de listeriose..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Mariane Martins de Araújo Stefani - Integrante / Rodrigo Scaliante de Moura - Integrante / Marcelo Mendonça - Integrante / André Kipnis - Integrante / Dienny Rodrigues de Souza - Integrante / Andressa Venceslau de Oliveira - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - Atual
Desenvolvimento de testes imunocromatográficos rápidos para detecção de Listeria Monocytogenes em alimentos e em imunocomprometidos.
Descrição: Listeria monocytogenes é um patógeno bacteriano, que apresenta-se como um sério problema para a saúde pública, devido principalmente seus mecanismos de resistência e sua elevada mortalidade em indivíduos contaminados. Presente em alimentos e transmitida a humanos, este agente infeccioso é responsável por grande parte das mortes provocadas por infecções de origem alimentar, com distribuição cosmopolita, acometendo principalmente recém-nascidos, idosos, grávidas e indivíduos imunocomprometidos. A listeriose assim resulta em uma variedade de síndromes, tais como septicemia, meningite e complicações uterinas em gestantes. E mesmo através dos elevados índices de listeriose, identifica-se que os métodos laboratoriais convencionais utilizados fazem-se ainda bastante onerosos, requerendo dias para a validação do diagnóstico além de serem laboriosos, por isso o presente estudo através do desenvolvimento e otimização de técnicas e testes, possui particular importância não apenas para a biotecnologia, que por hora desponta no desenvolvimento de insumos imunobiológicos. Portanto, a necessidade por um método screening de diagnóstico de L. monocytogenes, com baixo custo, com resposta para soropositividade rápida, proporcionará não apenas para a clínica como também para a identificação deste agente em alimentos, um viés norteador eficiente para o combate e prevenção da listeriose..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / Marcelo Mendonça - Integrante / Alan McBride - Integrante / João Pedro Tôrres Guimarães - Integrante / André Kipnis - Integrante / Tatiana Galvez Sanchéz - Integrante / Dienny Rodrigues - Integrante / Charles Lima Ribeiro - Integrante / Ernandes da Silva Filho - Integrante.
2015 - Atual
Desenvolvimento de teste rápido para diagnóstico de Hantavirose humana.
Descrição: A hantavirose é uma patologia com elevada taxa de mortalidade, pouco conhecida pela população e profissionais de saúde, com sintomas pouco característicos na fase inicial e comuns a muitas doenças, o que acarreta dificuldades no diagnóstico. Este estudo possui o objetivo de produzir um teste rápido simples para diagnóstico da hantavirose, baseado em métodos imunocromatográficos que podem ser utilizados por qualquer profissional de saúde após treinamento rápido. Todas as amostras utilizadas no estudo serão previamente testadas e padronizadas por ELISA para pesquisa de IgM e IgG contra a Proteína N, que é específica para hantavírus. O teste será composto por uma fita de nitrocelulose para detecção, uma zona receptora de amostra (fibra de celulose), uma fita de microfibra de vidro contendo os anticorpos anti-IgM e anti-IgG humanas marcados com ouro coloidal e uma zona de absorção no final da fita de nitrocelulose. A proteína N será impregnada na forma de uma linha na membrana de nitrocelulose (agente de captura) e a Proteína A será impregnada em linha posterior paralela (controle do reagente). Tendo em vista a escassez de soro de pacientes com hantavirose, para desenvolvimento e padronização do teste, serão utilizados anticorpos policoclonais anti rN. Os protótipos serão testados com 60 amostras de soro de pacientes diagnosticados com síndrome cardiopulmonar pelo hantavírus (HCPS). De acordo com estudos utilizando proteína N como antígeno nas ELISAS, resultados significativos foram encontrados com altos valores de sensibilidade (98%) e especificidade (100%), tais valores são almejados neste estudo. Este projeto pretende disponibilizar um protótipo que possa ser avaliado em projetos em parceria com hospitais onde os casos de hantavirose são tratados visando o diagnóstico precoce dos casos agudos. Portanto, o desenvolvimento do teste rápido poderá impactar contribuindo com a diminuição da letalidade desta doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador / H L Smits - Integrante / Marcelo Mendonça - Integrante / Alan McBride - Integrante / Luis Tadeu Moraes Figueiredo - Integrante / João Pedro Tôrres Guimarães - Integrante / Theresia Abdoel - Integrante.
2009 - 2012
Development and Evaluation of immunological assays using mycobacterial antigens for pulmonary and extra pulmonary tuberculosis
Descrição: Objective The objective of this project is to develop, evaluate and validate a rapid and inexpensive serological test for the detection of tuberculosis disease that is suitable for use in the developing world. Using appropriate antigens, we will develop tests that can differentiate between active TB, old latent and recent latent TB infection in order to identify and treat those with active disease or latent TB infection. Cell-mediated immune response to the appropriate antigens will also be tested in vitro and compared with Quantiferon and in house Elispot assays in the same group of clinical conditions for evaluation of their diagnostic potential. In addition we aim the tests will be able to differentiate between TB infection and vaccine-induced immunity, and could thus be used to monitor the efficacy of new vaccines..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2020
Desenvolvimento de Kits para o Diagnóstico Rápido de Doenças Infecciosas Prioritárias
Descrição: O projeto estabelece Parceria Público Privada (PPP) entre a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Biotecnologia Industrial (BTI) com o objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento e produção de testes diagnósticos sensíveis, específicos, rápidos, de fácil execução e de baixo custo. O projeto visa (1) introduzir a tecnologia de imunocromatografia ou teste de fluxo lateral na formação acadêmica visando o preparo do profissional para o desenvolvimento de testes diagnóstico de interesse da região, e (2) desenvolver testes diagnósticos para dengue, malária, leishmaniose tegumentar e visceral, leptospirose, rubéola e tuberculose com sensibilidade e especificidade apropriadas para os usos específicos. O teste de fluxo lateral possibilita o diagnóstico de pacientes pelos próprios agentes de saúde, dispensando a coleta e o envio de material biológico para centros de saúde especializados ou para laboratórios de análises clínicas. A imunocromatografia gera um resultado em aproximadamente 10 minutos, ao contrário de outros métodos de diagnóstico que geralmente levam horas, possibilitando uma intervenção clínica imediata..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2008 - 2010
Formação do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Pesquisas Biológicas
Descrição: A FMT-AM desde a sua criação tem investido em pessoal e aquisição de equipamentos visando ampliar as atividades de pesquisa nos vários laboratórios existentes. A instituição, em colaboração com a Universidade do Estado do Amazonas, coordena o Programa de Pós Graduação em Medicina Tropical que desde a sua criação em 2002 já qualificou 52 mestres. Porém, neste mesmo período foram publicados em revistas indexadas apenas 6 artigos e apresentados cerca de 40 resumos em congressos. Esta baixa produção científica é uma realidade e a conseqüência para os profissionais e para a instituição é a baixa competitividade junto às agências de fomento, impossibilitando a busca de respostas aos problemas locais de controle das endemias. Além disto, o programa de Pós Graduação enfrenta dificuldade na manutenção de nível, ficando à margem das pesquisas de ponta. A recente construção do laboratório multiusuário em Biotecnologia e Genômica foi uma grande conquista. Em adição, o programa de Doutor Sênior busca fortalecer a política de capacitação e qualificação de novos pesquisadores e possibilitar a pesquisa de ponta. Porém, mesmo contando com profissionais competentes e fortalecidos pela inclusão de pesquisadores sênior com reconhecida experiência, faz-se necessário treinamento específico em gestão e desenvolvimento das pesquisas para garantir a sustentabilidade dos núcleos após o período de dois anos previsto para o programa de doutor sênior. Pretende-se com esta proposta implantar gestão em pesquisa e desenvolver a capacidade para elaborar, conduzir e gerenciar com sucesso pesquisa biomédica através de treinamentos específicos que focalizem as prioridades locais, identificadas pelos diversos atores envolvidos na plataforma de capacitação do FMT-AM em ciência, tecnologia e inovação em saúde. Espera-se que, com a adoção desta estratégia, seja possível um empoderamento da pesquisa na instituição capaz de responder aos problemas de saúde regionais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Samira Bührer - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online)
2008 - Atual
Periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Holandês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Premio al Equipo Sobresaliente, Organización Panamericana de la Salud. OMS.
2002
The best epidemiological study presented in the 16th International Leprosy Congress, International Leprosy Association.
1978
Diploma e Medalha de Mérito 'Prêmio Conselho Federal de Farmácia', Conselho Federal de Farmácia do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:56
Total de citações:531
Bührer-Sékula, S ; Buhrer-Sekula,Samira; Buhrer S  Data: 28/10/2015

Outras
Total de trabalhos:56
Total de citações:457
Buhrer-Sekula S e Buhrer S  Data: 28/10/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
HUNGRIA, EMERITH M.2018HUNGRIA, EMERITH M. ; Bührer-Sékula, Samira ; OLIVEIRA, REGIANE M. ; ADERALDO, LÚCIO C. ; PONTES, MARIA ARACI A. ; CRUZ, ROSSILENE ; GONÇALVES, HEITOR S. DE ; PENNA, MARIA L. F. ; PENNA, GERSON O. ; STEFANI, MARIANE M. A. . Mycobacterium leprae-Specific Antibodies in Multibacillary Leprosy Patients Decrease During and After Treatment With Either the Regular 12 Doses Multidrug Therapy (MDT) or the Uniform 6 Doses MDT. Frontiers in Immunology, v. 9, p. 915, 2018.

2.
JAPOLLA, GREICE2018JAPOLLA, GREICE ; CUNHA-JUNIOR, JAIR PEREIRA ; PAJUABA, ANA CLAUDIA ARANTES MARQUEZ ; TAKETOMI, ERNESTO AKIO ; Bührer-Sékula, Samira ; BATAUS, LUIZ ARTUR MENDES ; DE SOUZA, GUILHERME ROCHA LINO . Development of a nanogold slot blot inhibition assay for the detection of antibodies against bovine herpesvirus type 1. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 163, p. 1549-1557, 2018.

3.
CRUZ, ROSSILENE CONCEIÇÃO DA SILVA2018CRUZ, ROSSILENE CONCEIÇÃO DA SILVA ; Bührer-Sékula, Samira ; PENNA, GERSON OLIVEIRA ; MORAES, MARIA ELISABETE AMARAL DE ; GONÇALVES, HEITOR DE SÁ ; STEFANI, MARIANE MARTINS DE ARAÚJO ; PENNA, MARIA LÚCIA FERNANDES ; PONTES, MARIA ARACI DE ANDRADE ; TALHARI, SINÉSIO . Clinical trial for uniform multidrug therapy for leprosy patients in Brazil (U-MDT/CT-BR): adverse effects approach. ANAIS BRASILEIROS DE DERMATOLOGIA, v. 93, p. 377-384, 2018.

4.
BENJAK, ANDREJ2018BENJAK, ANDREJ AVANZI, CHARLOTTE SINGH, PUSHPENDRA LOISEAU, CHLOÉ GIRMA, SELFU BUSSO, PHILIPPE FONTES, AMANDA N. BRUM MIYAMOTO, YUJI NAMISATO, MASAKO BOBOSHA, KIDIST SALGADO, CLAUDIO G. DA SILVA, MOISÉS B. BOUTH, RAQUEL C. FRADE, MARCO A. C. FILHO, FRED BERNARDES BARRETO, JOSAFÁ G. NERY, JOSÉ A. C. BÜHRER-SÉKULA, Samira LUPIEN, ANDRÉANNE AL-SAMIE, ABDUL R. AL-QUBATI, YASIN ALKUBATI, ABDUL S. BRETZEL, GISELA VERA-CABRERA, LUCIO SAKHO, FATOUMATA , et al.JOHNSON, CHRISTIAN R. KODIO, MAMOUDOU FOMBA, ABDOULAYE SOW, SAMBA O. GADO, MOUSSA KONATÉ, OUSMANE STEFANI, MARIANE M. A. PENNA, GERSON O. SUFFYS, PHILIP N. SARNO, E. N. Moraes, Milton O. ROSA, PATRICIA S. BAPTISTA, IDA M. F. DIAS SPENCER, JOHN S. ASEFFA, ABRAHAM MATSUOKA, MASANORI KAI, MASANORI COLE, STEWART T. ; Phylogenomics and antimicrobial resistance of the leprosy bacillus Mycobacterium leprae. Nature Communications, v. 9, p. 352, 2018.

5.
HUNGRIA, EMERITH MAYRA2017HUNGRIA, EMERITH MAYRA ; Bührer-Sékula, Samira ; DE OLIVEIRA, REGIANE MORILLAS ; ADERALDO, LÚCIO CARTAXO ; PONTES, ARACI DE ANDRADE ; CRUZ, ROSSILENE ; GONÇALVES, HEITOR DE SÁ ; PENNA, MARIA LÚCIA FERNANDES ; PENNA, GERSON OLIVEIRA ; STEFANI, MARIANE MARTINS DE ARAÚJO . Leprosy reactions: The predictive value of Mycobacterium leprae-specific serology evaluated in a Brazilian cohort of leprosy patients (U-MDT/CT-BR). PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 11, p. e0005396-1, 2017.

6.
SANTOS, VANESSA O.2017SANTOS, VANESSA O. ; PELEGRINI, PATRÍCIA B. ; MULINARI, FERNANDA ; LACERDA, ARIANE F. ; MOURA, RODRIGO S. ; CARDOSO, LUDIMILA P. V. ; Bührer-Sékula, Samira ; MILLER, ROBERT N. G. ; GROSSI-DE-SA, MARIA FATIMA . Development and validation of a novel lateral flow immunoassay device for detection of aflatoxins in soy-based foods. Analytical Methods, v. 9, p. 2715-2722, 2017.

7.
STEFANI, MARIANE M. A.2017 STEFANI, MARIANE M. A. ; AVANZI, CHARLOTTE ; B?HRER-S?KULA, SAMIRA ; BENJAK, ANDREJ ; LOISEAU, CHLO? ; SINGH, PUSHPENDRA ; PONTES, MARIA A. A. ; GON?ALVES, HEITOR S. ; HUNGRIA, EMERITH M. ; BUSSO, PHILIPPE ; PITON, J?R?MIE ; SILVEIRA, MARIA I. S. ; CRUZ, ROSSILENE ; SCHETINNI, ANT?NIO ; COSTA, MAUR?CIO B. ; VIRMOND, MARCOS C. L. ; DIORIO, SUZANA M. ; DIAS-BAPTISTA, IDA M. F. ; ROSA, PATRICIA S. ; MATSUOKA, MASANORI ; PENNA, MARIA L. F. ; COLE, STEWART T. ; PENNA, GERSON O. . Whole genome sequencing distinguishes between relapse and reinfection in recurrent leprosy cases. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 11, p. e0005598, 2017.

8.
MAGNO, EVELA DA SILVA2017MAGNO, EVELA DA SILVA ; SARACENI, VALERIA ; Souza, Alexandra Brito de ; MAGNO, REGMA DA SILVA ; SARAIVA, MARIA DAS GRA?AS GOMES ; B?HRER-S?KULA, SAMIRA . Fatores associados ? coinfec??o tuberculose e HIV: o que apontam os dados de notifica??o do Estado do Amazonas, Brasil, 2001-2012. Cadernos de Saude Publica, v. 33, p. e00019315, 2017.

9.
CRUZ, ROSSILENE2017CRUZ, ROSSILENE ; S., Buhrer-sekula ; PENNA, M. L. F. ; PENNA, G. O. ; TALHARI, S. . Leprosy: current situation, clinical and laboratory aspects, treatment history and perspective of the uniform multidrug therapy for all patients. ANAIS BRASILEIROS DE DERMATOLOGIA, v. 92, p. 764, 2017.

10.
PEREZ-PORCUNA, TOMAS MARIA2016PEREZ-PORCUNA, TOMAS MARIA ; PEREIRA-DA-SILVA, HÉLIO DOYLE ; Ascaso, Carlos ; Malheiro, Adriana ; BÜHRER, SAMIRA ; MARTINEZ-ESPINOSA, FLOR ; Abellana, Rosa . Prevalence and Diagnosis of Latent Tuberculosis Infection in Young Children in the Absence of a Gold Standard. PLoS One, v. 11, p. e0164181-13, 2016.

11.
HUNGRIA, E. M.2016HUNGRIA, E. M. ; Regiane Morillas Oliveira ; PENNA, G. O. ; Lúcio Cartaxo Aderaldo ; Pontes, M. A. A. ; Cruz R ; Heitor de Sá Gonçalves ; Maria Lúcia Fernandes Penna ; Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr ; STEFANI, M. M. A. ; SAMIRA BÜHRER-SÉKULA . Can baseline ML Flow test results predict leprosy reactions? An investigation in a cohort of patients enrolled in the uniform multidrug therapy clinical trial for leprosy patients in Brazil. Infectious Diseases of Poverty, v. 5, p. 110, 2016.

12.
DA S. GARRIDO, M.2015DA S. GARRIDO, M. ; BÜHRER-SÉKULA, S. ; SOUZA, A. B. ; DE OLIVEIRA, G. P. ; ANTUNES, I. A. ; MENDES, J. M. ; SARACENI, V. ; MARTINEZ-ESPINOSA, F. E. ; RAMASAWMY, R. . Multidrug-resistant tuberculosis in the Amazonas State, Brazil, 2000-2011. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, v. 19, p. 531-536, 2015.

13.
Garrido, Marlucia da Silva2015Garrido, Marlucia da Silva ; Bührer-Sékula, Samira ; Souza, Alexandra Brito de ; RAMASAWMY, RAJENDRANATH ; QUINCÓ, PATRÍCIA DE LIMA ; MONTE, ROSSICLEIA LINS ; SANTOS, LUCILAIDE OLIVEIRA ; PEREZ-PORCUNA, TOMÁS MARIA ; MARTINEZ-ESPÍNOSA, FLOR ERNESTINA ; SARACENI, VALÉRIA ; CORDEIRO-SANTOS, MARCELO . Temporal distribution of tuberculosis in the State of Amazonas, Brazil. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista, v. 48, p. 63-69, 2015.

14.
MOURA, R. S.2015MOURA, R. S. ; PENNA, G. O. ; CARDOSO, L. P. V. ; DE ANDRADE PONTES, M. A. ; CRUZ, R. ; DE SA GONCALVES, H. ; PENNA, M. L. F. ; DE ARAUJO STEFANI, M. M. ; BUHRER-SEKULA, S. . Description of Leprosy Classification at Baseline Among Patients Enrolled at the Uniform Multidrug Therapy Clinical Trial for Leprosy Patients in Brazil. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE, v. 92, p. 1280-1284, 2015.

15.
EVANGELISTA, VANESSA OLINTO2015EVANGELISTA, VANESSA OLINTO ; PELEGRINI, PATRÍCIA BARBOSA ; MULINARI, FERNANDA ; MOURA, RODRIGO S ; CARDOSO, LUDIMILA PV ; Bührer-Sékula, Samira ; MILLER, ROBERT NG ; PINTO, EDUARDO ROMANO ; GROSSI DE SÁ, MARIA FÁTIMA . A novel immunocromatographic strip test for rapid detection of Cry1Ac and Cry8Ka5 proteins in genetically modified crops. Analytical Methods, v. 7, p. 9331-9339, 2015.

16.
PACHECO, SARA ELENY2015PACHECO, SARA ELENY ; Bührer-Sékula, Samira ; DE MOURA, RODRIGO SCALIANTE ; STEFANI, MARIANE MARTINS ; Oliveira, Maria Leide W. ; SARACENI, VALERIA ; CORDEIRO-SANTOS, MARCELO . Could Mycobacterium leprae Infection Be an Occupational Disease? A Survey in Healthcare Workers From an Endemic Area in the Amazonian Region. Infection Control and Hospital Epidemiology, v. NA, p. 1-3, 2015.

17.
MOURA, R. S.2014MOURA, R. S. ; SAMIRA BÜHRER-SÉKULA ; JERONIMO, S. ; STEFANI, M. M. A. . Phenolic Glycolipid-I does not cross-react with Visceral Leishmaniasis sera in a Brazilian subset. Clinical Infectious Diseases, v. 59, p. 317-319, 2014.

18.
Marlucia da Silva Garrido2014Marlucia da Silva Garrido ; RAMASAWMY, R. ; Tomàs M. Perez-Porcuna ; Etelvina das Graças Zaranza ; Anette Chrusciak Talhari ; Flor Ernestina Martinez-Espinosa ; SAMIRA BÜHRER-SÉKULA . Primary drug resistance among pulmonary treatment-naïve tuberculosis patients in Amazonas State, Brazil. The International Journal of Tuberculosis and Lung Disease, v. 18, p. 559-563, 2014.

19.
Pérez-Porcuna, Tomàs M.2014Pérez-Porcuna, Tomàs M. ; Ascaso, Carlos ; Malheiro, Adriana ; Abellana, Rosa ; MARTINS, MARILAINE ; SARDINHA, JOSÉ FELIPE JARDIM ; QUINCÓ, PATRICIA ; ANTUNES, IRINEIDE ASSUMPÇÃO ; DA SILVA GARRIDO, MARLUCIA ; Bührer-Sékula, Samira ; Martinez-Espinosa, Flor Ernestina . Mycobacterium tuberculosis Infection in Young Children: Analyzing the Performance of the Diagnostic Tests. Plos One, v. 9, p. e97992, 2014.

20.
ALBAN, SILVANA MARIA2014ALBAN, SILVANA MARIA ; DE MOURA, JULIANA FERREIRA ; THOMAZ-SOCCOL, VANETE ; SÉKULA, SAMIRA BÜHRER ; ALVARENGA, LARISSA MAGALHÃES ; MIRA, MARCELO TÁVORA ; OLORTEGUI, CARLOS CHÁVEZ ; MINOZZO, JOÃO CARLOS . Phage Display and Synthetic Peptides as Promising Biotechnological Tools for the Serological Diagnosis of Leprosy. Plos One, v. 9, p. e106222, 2014.

21.
MOURA, RODRIGO SCALIANTE2014MOURA, RODRIGO SCALIANTE ; PENNA, GERSON OLIVEIRA ; FUJIWARA, TSUYOSHI ; PONTES, MARIA ARACI DE ANDRADE ; CRUZ, ROSSILENE ; GONÇALVES, HEITOR DE SÁ ; PENNA, MARIA LÚCIA FERNANDES ; CARDOSO, LUDIMILA PAULA VAZ ; STEFANI, MARIANE MARTINS DE ARAÚJO ; Bührer-Sékula, Samira . Evaluation of a rapid serological test for leprosy classification using human serum albumin as the antigen carrier. Journal of Immunological Methods (Print), v. 1759, p. 211-217, 2014.

22.
CORDEIRO-SANTOS, MARCELO2014CORDEIRO-SANTOS, MARCELO ; TRAJMAN, ANETE ; COBELENS, FRANK ; DUROVNI, BETINA ; GONÇALVES, MAURÍCIO ; Bührer-Sékula, Samira ; SARACENI, VALERIA . Tuberculosis Infection Control: Potential Benefit of a New Rapid Tuberculosis Test in a Human Immunodeficiency Virus/AIDS Reference Hospital. Infection Control and Hospital Epidemiology, v. 35, p. 1206-1207, 2014.

23.
FERREIRA, I. P. S.2014FERREIRA, I. P. S. ; S, Buhrer-sekula ; OLIVEIR, M. R. F. ; GONÇALVES, HEITOR DE SÁ ; Pontes, M. A. A. ; PENNA, M. L. F. ; Cruz R ; PENNA, G. O. . Patient profile and treatment satisfaction of Brazilian leprosy patients in a clinical trial of uniform six-month multidrug therapy (U-MDT/CT-BR). Leprosy Review, v. 85, p. 267-274, 2014.

24.
PENNA, M. L. F.2014PENNA, M. L. F. ; SAMIRA BÜHRER-SÉKULA ; Pontes, M. A. A. ; Cruz R ; GONÇALVES, HEITOR DE SÁ ; PENNA, G. O. . Results from the Clinical Trial of Uniform Multidrug Therapy for Leprosy Patients in Brazil (U-MDT/CT-BR): Decrease in Bacteriological Index. Leprosy Review, v. 85, p. 262-266, 2014.

25.
QUINCO, P.2013QUINCO, P. ; BUHRER-SEKULA, S. ; BRANDAO, W. ; MONTE, R. ; LEOPOLDINA SOUZA, S. ; SARACENI, V. ; PALACI, M. ; DIETZE, R. ; CORDEIRO-SANTOS, M. . Increased Sensitivity in the Diagnosis of Tuberculosis in HIV- positive Patients through Small Membrane Filter Method of Microscopy. Journal of Clinical Microbiology (Print), v. 51, p. 2921-2925, 2013.

26.
SARAIVA, MARIA DAS GRAÇAS GOMES2013SARAIVA, MARIA DAS GRAÇAS GOMES ; AMORIM, RAUL DINIZ SOUZA ; MOURA, MARCO ANTÔNIO SABÓIA ; SANTOS, EYDE CRISTIANNE SARAIVA DOS ; SAMPAIO, LEÔNIDAS SALES ; BARBOSA, MARIA DAS GRAÇAS VALE ; Bührer-Sékula, Samira . Historical analysis of the records of sylvan yellow fever in the State of Amazonas, Brazil, from 1996 to 2009. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 46, p. 223-226, 2013.

27.
CALADO, KARLA LUCENA SAMPAIO2013CALADO, KARLA LUCENA SAMPAIO ; MAGNANINI, MONICA MARIA FERREIRA ; Moura, Rodrigo Scaliante de ; GALLO, MARIA EUGENIA NOVISKI ; BUHRER-SEKULA, SAMIRA ; OLIVEIRA, MARIA LEIDE WAND-DEL-REY DE . Serology with ML Flow test in health professionals from three different states of Brazil. Anais Brasileiros de Dermatologia (Online), v. 88, p. 918-923, 2013.

28.
Pérez-Porcuna, Tomàs M.2012Pérez-Porcuna, Tomàs M. ; Ascaso, Carlos ; Ogusku, Mauricio Morishi ; Abellana, Rosa ; Malheiro, Adriana ; Quinco, Patricia ; Antunes, Irineide ; Monte, Rossiclea ; Tavares, Michel ; Garrido, Marlucia ; Bührer-Sékula, Samira ; Martinez-Espinosa, Flor Ernestina . Evaluation of New Strategies for the Diagnosis of Tuberculosis among Pediatric Contacts of Tuberculosis Patients. The Pediatric Infectious Disease Journal, v. Único, p. Ahead of-Print, 2012.

29.
Marlucia Silva Garrido2012Marlucia Silva Garrido ; Anette Chrusciak Talhari ; Irineide Assumpção Antunes ; Joycenea da Silva Matsuda ; Etelvina das Graças Zaranza ; Flor Ernestina Martinez-Espinosa ; Bührer-Sékula, Samira . Primary multidrug-resistant tuberculosis and its control implications in the State of Amazonas, Brazil: report of 3 cases. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 45, p. 530-532, 2012.

30.
Garrido, Marlucia da Silva2012Garrido, Marlucia da Silva ; Penna, Maria Lucia ; Perez-Porcuna, Tomàs M. ; Souza, Alexandra Brito de ; Marreiro, Leni da Silva ; Albuquerque, Bernardino Claudio ; Martínez-Espinosa, Flor Ernestina ; Bührer-Sékula, Samira . Factors Associated with Tuberculosis Treatment Default in an Endemic Area of the Brazilian Amazon: A Case Control-Study. Plos One, v. 7, p. e39134, 2012.

31.
Düppre, Nádia C.2012Düppre, Nádia C. ; Camacho, Luiz Antonio B. ; Sales, Anna M. ; Illarramendi, Ximena ; Nery, José Augusto C. ; Sampaio, Elizabeth P. ; Sarno, Euzenir N. ; Bührer-Sékula, Samira . Impact of PGL-I Seropositivity on the Protective Effect of BCG Vaccination among Leprosy Contacts: A Cohort Study. Plos Neglected Tropical Diseases, v. 6, p. e1711, 2012.

32.
STEFANI, M. M. A.2012STEFANI, M. M. A. ; GRASSI, A. B. ; SAMPAIO, L. ; SOUSA, A. L. M. ; COSTA, M. B. ; SCHEELBEEK, P. ; NEUPANE, K. D. ; HAGGE, D. A. ; MACDONALD, M. ; CHO, S. ; OSKAM, Linda ; Bührer-Sékula, Samira . Comparison of two rapid tests for anti-phenolic glycolipid-I serology in Brazil and Nepal. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 107, p. 124-131, 2012.

33.
PENNA, G. O.2012PENNA, G. O. ; Pontes A ; Cruz R ; GONCALVES, H. S. ; Penna, Maria Lucia ; Bührer-Sékula, Samira . A clinical trial for uniform multidrug therapy for leprosy patients in Brazil: rationale and design. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 107, p. 22-27, 2012.

34.
HUNGRIA, E. M.2012HUNGRIA, E. M. ; OLIVEIRA, R. M. ; SOUZA, A. L. O. M. ; COSTA, M. B. ; SOUZA, V. N. B. ; SILVA, E. A. ; MORENO, F. R. V. ; NOGUEIRA, M. E. S. ; COSTA, M. R. S. N. ; SILVA, S. M. U. R. ; Bührer-Sékula, Samira ; REED, S. G. ; DUTHIE, M. S. ; STEFANI, M. M. A. . Seroreactivity to new Mycobacterium leprae protein antigens in different leprosy-endemic regions in Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 107, p. 104-111, 2012.

35.
PENNA, M. L. F.2012PENNA, M. L. F. ; SAMIRA BÜHRER-SÉKULA ; Pontes, M. A. A. ; Cruz R ; GONCALVES, H. S. ; PENNA, G. O. . Primary results of Clinical Trial for Uniform Multdrug Therapy for Leprosy Patients in Brazil (U-MDT/CT-BR): reactions frequency in multibacillary patients. Leprosy Review, v. 83, p. 308-319, 2012.

36.
GONÇALVES, HEITOR DE SÁ2012GONÇALVES, HEITOR DE SÁ ; PONTES, MARIA ARACI DE ANDRADE ; Bührer-Sékula, Samira ; CRUZ, ROSSILENE ; ALMEIDA, PAULO CESAR ; MORAES, MARIA ELISABETE AMARAL DE ; PENNA, GERSON OLIVEIRA . Brazilian clinical trial of uniform multidrug therapy for leprosy patients: the correlation between clinical disease types and adverse effects. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 107, p. 74-78, 2012.

37.
Da Silva, Rozana C.2010Da Silva, Rozana C. ; Lyon, Sandra ; Lyon, Ana C. ; Grossi, Maria A.F. ; Lyon, Silvia H. ; Bührer-Sékula, Samira ; Antunes, Carlos M.F. . Correlation between ELISA and ML Flow assays applied to 60 Brazilian patients affected by leprosy. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 104, p. 546-550, 2010.

38.
Martins, Ana Cristina da Costa2010Martins, Ana Cristina da Costa ; Miranda, Alice ; Oliveira, Maria Leide Wan-del-Rey de ; Bührer-Sékula, Samira ; Martinez, Alejandra . Estudo da mucosa nasal de contatos de hanseníase, com positividade para o antígeno glicolipídio fenólico 1. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Impresso), v. 76, p. 579-587, 2010.

39.
Bührer-Sékula, Samira2009Bührer-Sékula, Samira; Illarramendi, Ximena ; Teles, Rose B. ; Penna, Maria Lucia F. ; Nery, José Augusto C. ; Sales, Anna Maria ; OSKAM, Linda ; Sampaio, Elizabeth P. ; Sarno, Euzenir N. . The additional benefit of the ML Flow test to classify leprosy patients. Acta Tropica, v. 111, p. 172-176, 2009.

40.
Lyon, Sandra2008Lyon, Sandra ; Silva, Rozana Castorina da ; Lyon, Ana Cláudia ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; Lyon, Sílvia Helena ; Azevedo, Maria de Lourdes ; Bührer-Sékula, Samira ; Rocha, Manoel Otávio da Costa . Associação do teste sorológico ML Flow com a baciloscopia. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 23-26, 2008.

41.
Bührer-Sékula, Samira2008Bührer-Sékula, Samira. Sorologia PGL-I na hanseníase. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 3-5, 2008.

42.
Moura, Rodrigo Scaliante de2008Moura, Rodrigo Scaliante de ; Calado, Karla Lucena ; Oliveira, Maria Leide W. ; Bührer-Sékula, Samira . Sorologia da hanseníase utilizando PGL-I: revisão sistemática. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 11-18, 2008.

43.
Barreto, Jaison Antônio2008Barreto, Jaison Antônio ; Nogueira, Maria Esther Salles ; Diorio, Suzana Madeira ; Bührer-Sékula, Samira . Sorologia rápida para hanseníase (teste ML Flow) em pacientes dimorfos classificados como paucibacilares pelo número de lesões cutâneas: uma ferramenta útil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 45-47, 2008.

44.
Oliveira, Maria Leide W.2008Oliveira, Maria Leide W. ; Cavaliére, Flávia Amorim Meira ; Maceira, Juan Manoel Pineiro ; Bührer-Sékula, Samira . O uso da sorologia como ferramenta adicional no apoio ao diagnóstico de casos difíceis de hanseníase multibacilar: lições de uma unidade de referência. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 27-33, 2008.

45.
Bührer-Sékula, Samira2008Bührer-Sékula, Samira; van Beers, Stella ; OSKAM, Linda ; LECCO, Rita ; Madeira, Elisabete Santos ; Dutra, Marco Antonio Lopes ; Luis, Magali Chaves ; Faber, William R. ; Klatser, Paul R. . A relação entre soroprevalência de anticorpos contra o glicolipídeo fenólico-I entre crianças em idade escolar e endemicidade da hanseníase no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 81-88, 2008.

46.
Silva, Rozana Castorina da2008Silva, Rozana Castorina da ; Lyon, Sandra ; Araos, Rafael ; Lyon, Ana Cláudia ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; Lyon, Sílvia Helena ; Penido, Rachel Adriana ; Bührer-Sékula, Samira ; Antunes, Carlos Maurício de Figueiredo . Comportamento dos testes sorológicos ML Flow e ELISA (PGL-I) em áreas endêmica e não endêmica de hanseníase. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 19-22, 2008.

47.
GROSSI, Maria Aparecida de Faria2008GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; Leboeuf, Maria Ana Araújo ; Andrade, Ana Regina Coelho de ; Lyon, Sandra ; Antunes, Carlos Maurício de Figueiredo ; Bührer-Sékula, Samira . A influência do teste sorológico ML Flow na classificação da hanseníase. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 34-38, 2008.

48.
GROSSI, Maria Aparecida de Faria2008GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; Leboeuf, Maria Ana Araújo ; Andrade, Ana Regina Coelho de ; Bührer-Sékula, Samira ; Antunes, Carlos Maurício de Figueiredo . Fatores de risco para a soropositividade do ML Flow em pacientes com hanseníase. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 39-44, 2008.

49.
Teixeira, André Costa2008Teixeira, André Costa ; Cruvinel, Danilo Lemos ; Roma, Fábio Rodrigues de ; Luppino, Leandro Ferreira ; Resende, Luís Henrique Pereira ; Sousa, Theo de ; Bührer-Sékula, Samira ; Goulart, Isabela Maria Bernardes . Avaliação da concordância entre exames clínicos e laboratoriais no diagnóstico da hanseníase. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 48-55, 2008.

50.
Andrade, Ana Regina Coelho de2008Andrade, Ana Regina Coelho de ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; Bührer-Sékula, Samira ; Antunes, Carlos Maurício Figueiredo . Soroprevalência do teste ML Flow em contatos de hanseníase de Minas Gerais. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 56-59, 2008.

51.
Brito, Maria de Fátima de Medeiros2008Brito, Maria de Fátima de Medeiros ; Ximenes, Ricardo Arraes Alencar ; Gallo, Maria Eugênia Noviski ; Bührer-Sékula, Samira . Associação entre reação hansênica após alta e a carga bacilar avaliada utilizando sorologia anti PGL-I e baciloscopia. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 67-72, 2008.

52.
Deps, Patrícia D.2008Deps, Patrícia D. ; Antunes, João Marcelo A.P. ; Faria, Carlos ; Bührer-Sékula, Samira ; Camargo, Zoilo P. ; Opromola, Diltor V. ; Tomimori, Jane . Pesquisa de anticorpos anti PGL-I através de ELISA em tatus selvagens do Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 41, p. 73-76, 2008.

53.
BÜHRER-SÉKULA, Samira;Bührer-Sékula, Samira;SAMIRA BÜHRER-SÉKULA;BÜHRER SÉKULA, S.;BUHRER-SEKULA, S.;Samira Bührer Sékula;SÉKULA, SAMIRA BÜHRER;BUHRER-SEKULA, SAMIRA;BÜHRER-SÉKULA, S.;BÜHRER, SAMIRA;B?HRER-S?KULA, SAMIRA;Samara Bührer-Sékula2007 BÜHRER-SÉKULA, Samira; VISSCHENDIJK, Jan ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; DHAKAL, K. P. ; NAMADI, A. U. ; KLATSER, Paul R ; OSKAM, L . The ML flow test as a point of care test for leprosy control programmes: potential effects on classification of leprosy patients. Leprosy Review, v. 78, p. 70-79, 2007.

54.
JARDIM, Marcia M.2005JARDIM, Marcia M. ; ANTUNES, C M F ; Simons, B ; WILDENBEEST, J ; JAC, Nery ; ILLARRAMEDI, Ximena ; Moraes, MO ; Martinez, AN ; OSKAM, L ; FABER, W R ; SARNO, Euzenir Nunes ; SAMPAIO, Elizabeth Pereira ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . Role of PGL-I antibody detection in the diagnosis of pure neural leprosy. Leprosy Review, v. 76, p. 232-240, 2005.

55.
ILLARRAMEDI, Ximena2005ILLARRAMEDI, Ximena ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; SALLES, . Ana Maria ; BAKKER, M. ; OLIVEIRA, A. ; JAC, Nery ; OSKAM, L ; WILDER-SMITH, Annelies ; SAMPAIO, Elizabeth Pereira ; SARNO, Euzenir Nunes . High prevalence of vasomotor reflex impairment in newly diagnosed leprosy patients.. European Journal of Clinical Investigation, v. 35, p. 658-665, 2005.

56.
Geluk, A2005Geluk, A ; Franken, KLMC ; Meijgaarden, KE van ; Wieles, B ; Pereira, KC ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; KLATSER, P R ; Brennan, PJ ; Spencer, JS ; Williams, DL ; Pessolani, MCV ; SAMPAIO, Elizabeth Pereira ; Ottenhoff, THM . Postgenomic Approach To Identify Novel Mycobacterium leprae Antigens with Potential To Improve Immunodiagnosis of Infection.. Infection and Immunity, v. 73, p. 5636-5644, 2005.

57.
Calado, CLS2005Calado, CLS ; Vieira, AG ; Durães, S ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; OLIVEIRA, M L W . Positividade sorologica antiPGL-I em cntatos domiciliares e peridomiciliares de hanseniase em area urbana.. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 80Supl, p. S301-S306, 2005.

58.
BÜHRER-SÉKULA, Samira;Bührer-Sékula, Samira;SAMIRA BÜHRER-SÉKULA;BÜHRER SÉKULA, S.;BUHRER-SEKULA, S.;Samira Bührer Sékula;SÉKULA, SAMIRA BÜHRER;BUHRER-SEKULA, SAMIRA;BÜHRER-SÉKULA, S.;BÜHRER, SAMIRA;B?HRER-S?KULA, SAMIRA;Samara Bührer-Sékula2005BÜHRER-SÉKULA, Samira; OSKAM, Linda . A need for clarification of the classification criteria for leprosy patients.. International Journal of Leprosy and other Mycobacterial Diseases, v. 73, p. 280-281, 2005.

59.
OSKAM, Linda2004OSKAM, Linda ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . A strategy to improve the ML Flow test for detection of anti-phenolic glycolipid-I antibodies: reply.. Leprosy Review, v. 75, p. 194-195, 2004.

60.
L, Oskam2003L, Oskam ; E, Slim ; S., Buhrer-sekula . Serology: recent developments, strengths, limitations and prospects: a state of the art overview. Leprosy Review, v. 74, n.3, p. 196-205, 2003.

61.
S., Buhrer-sekula2003 S., Buhrer-sekula ; HL, Smits ; GC, Gussenhoven ; J, Van Leeuwen ; S, Amador ; T, Fujiwara ; PR, Klatser ; L, Oskam . Simple and fast lateral flow test for classification of leprosy patients and identification of contacts with high risk of developing leprosy. Journal of Clinical Microbiology, v. 41, n.5, p. 1991-1995, 2003.

62.
BÜHRER-SÉKULA, Samira;Bührer-Sékula, Samira;SAMIRA BÜHRER-SÉKULA;BÜHRER SÉKULA, S.;BUHRER-SEKULA, S.;Samira Bührer Sékula;SÉKULA, SAMIRA BÜHRER;BUHRER-SEKULA, SAMIRA;BÜHRER-SÉKULA, S.;BÜHRER, SAMIRA;B?HRER-S?KULA, SAMIRA;Samara Bührer-Sékula2001BÜHRER-SÉKULA, Samira; EN, Sarno ; L, Oskam ; S, Koop ; I, Wichers ; JA, Nery ; LM, Vieira ; HJ, de Matos ; WR, Faber ; PR, Klatser . Use of ML Dipstick as a tool to classify leprosy patients. International Journal of Leprosy and other Mycobacterial Diseases, v. 68, n.4, p. 456-463, 2001.

63.
S, Buhrer-sekula2001S, Buhrer-sekula ; MG, Cunha ; NT, Foss ; L, Oskam ; WR, Faber ; PR, Klatser . Dipstick assay to identify leprosy patients who have an increased risk of relapse. TROPICAL MEDICINE & INTERNATIONAL HEALTH, v. 6, n.4, p. 317-323, 2001.

64.
BÜHRER-SÉKULA, Samira;Bührer-Sékula, Samira;SAMIRA BÜHRER-SÉKULA;BÜHRER SÉKULA, S.;BUHRER-SEKULA, S.;Samira Bührer Sékula;SÉKULA, SAMIRA BÜHRER;BUHRER-SEKULA, SAMIRA;BÜHRER-SÉKULA, S.;BÜHRER, SAMIRA;B?HRER-S?KULA, SAMIRA;Samara Bührer-Sékula2000BÜHRER-SÉKULA, Samira; FF, Hamerlinck ; TA, Out ; LG, Bordewijk ; PR, Klatser . Simple dipstick assay for semi-quantitative detection of neopterin in sera. Journal of Immunological Methods, v. 238, p. 55-58, 2000.

65.
SS, Buhrer1998SS, Buhrer ; HL, Smits ; GC, Gussenhoven ; CW, Van Ingen ; PR, Klatser . A simple dipstick assay for the detection of antibodies to phenolic glycolipid-I of Mycobacterium leprae. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE, v. 58, p. 133-136, 1998.

66.
S, Buhrer-sekula1998S, Buhrer-sekula ; MG, Cunha ; WA, Ferreira ; PR, Klatser . The use of whole blood in a dipstick assay for detection of antibodies to Mycobacterium leprae: a field evaluation. FEMS Immunology and Medical Microbiology, v. 21, p. 197-201, 1998.

67.
PR, Klatser1997PR, Klatser ; AM, Janson ; JE, Thole ; S, Bührer ; C, Bos ; H, Soebono ; RR, de Vries . Humoral and cellular immune reactivity to recombinant M. leprae antigens in HLA-typed leprosy patients and healthy controls.. International Journal of Leprosy and other Mycobacterial Diseases, v. 65, p. 178-189, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. A Simple Dipstick Assay for Leprosy: Development, Evaluation and Application. Amsterdam: KIT, 2000. v. 1. 112p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PENNA, G. O. ; Pontes A ; MG, Cunha ; GONCALVES, H. S. ; Cruz R ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . Independent Study to Establish the Efficacy of the Six Doses Uniform MDT Regimen for Leprosy Patients.. In: 17th International Leprosy Congress, 2008, Hyderabad. Congress Abstracts Book, 2008. p. 128.

2.
ANDRADE, Ana Regina C de ; Ramos A.M.C ; M A A Araújo ; LEBOEF, Maria Ana Araujo ; Guedes A.C.M ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; PENNA, G. O. . Preliminary Report ofPilot Project U-MDT Regimen for Leprosy Treatment - Hospital of Clinics - Federal University of Minas Gerais - Brazil. In: 17th International Leprosy Congress, 2008, Hyderabad. Congress Abstracts Book, 2008.

3.
GRASSI, A. B. ; SAMPAIO, L. ; MARTELLI, C. M. T. ; CHO, R. ; OSKAM, Linda ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; STEFANI, M. M. A. . Comparison Between Two Rapid Tests for Anti PGL-I Serology. In: 17th International Leprosy Congress, 2008, Hyderabad. Congress Abstracts Book, 2008. p. 206.

4.
LYON, S. ; Ana Claudia Lyon ; Rozana Castorina da Silva ; LYON, S. H. ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; ROCHA, M. O. C. . ML Flow Serologic Test Versus Bacilloscopy Results in Newly Detected Leprosy Patients. In: 17th International Leprosy Congress, 2008, Hyderabad. Congress Abstracts Book, 2008. p. 209.

5.
ANDRADE, A. R. C. ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; ANTUNES, C. M. F. . Seroprevalence ML Flow Test in Leprosy Contacts in Minas Gerais - Brazil. In: 17th International Leprosy Congress, 2008, Hyderabad. Congress Abstracts Book, 2008. p. 220.

6.
ANDRADE, Ana Regina C de ; Ramos A.M.C ; ARAÚJO, F A M ; LEBOEUF, M. A. A. ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; PENNA, G. O. . Avaliação Preliminar do Projeto Piloto: Esquema MDT-U para Tratamento de Hanseníase, no Hospital das Clínicas ? UFMG. In: 3 Simpósio Brasileiro de Hansenologia, 2007, Sãpo Paulo. Hansenologia Internationalis, 2007. v. 32.

7.
ILLARRAMENDI, X. ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; BAKKER, M. ; OLIVEIRA, A. ; NERY, J. A. C. ; DUPPRE, N. C. ; OSKAM, Linda ; WILDER-SMITH, Annelies ; SAMPAIO, Elizabeth Pereira ; SARNO, Euzenir Nunes . Disautonomia Periférica en Pacientes con Lepra.. In: IV Congresso LatinoAmericano de Neurofisiologia Clinica-IFCN; V Jornada Sociedad Chilena de Neurofisiologia Clínica., 2004, Santiago. Anais do Congreso LatinoAmericano de Neurofisiologia Clinica, 2004.

8.
CALADO, K L S ; ARAÚJO, F A M ; OLIVEIRA, M L W ; LIMA, A C ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . CONSIDERAÇÕES SOBRE O EXAME SOROLÓGICO COM ANTI-PGL 1 EM CONTATOS DE CASOS DE HANSENÍASE. In: I Jornada de Hansenologia, 2003, Pocos de Caldas. CD de resumos da I Jornada de Hansenologia, 2003. v. 63.

9.
NOBRE, Ml ; VILAR, M J P ; LUCENA, N L ; CARDOSO, F J R ; XAVIER, I B ; OLIVEIRA, P R D ; ANJOS, B C C ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . Aplicação Prática Da Pesquisa De Anticorpos Anti-PGL-1 No Diagnóstico Diferencial Da Hanseníase. In: I Jornada de Hansenologia, 2003, Pocos de Caldas. CD de resumos da I Jornada de Hansenologia, 2003. v. 106.

10.
GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; ANDRADE, Ana Regina C de ; ANTUNES, C M F ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; LEBOEF, Maria Ana Araujo . INTRODUÇÃO DO TESTE ML FLOW NO CONTROLE DA HANSENÍASE EM MINAS GERAIS: DADOS PRELIMINARES. In: I Jornada de Hansenologia, 2003, Poços de Caldas. CD de resumos da I Jornada de Hansenologia, 2003. v. 110.

11.
MEDEIROS, R P ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; LEBOEUF, M. A. A. ; MIRANDA, P. S. ; COELHO, A R ; REIS, J ; MARTINS, M S M . LEITURA ANTROPOLÓGICA DO TESTE M. LATERAL DO M. LEPRAE. In: I Jornada de Hansenologia, 2003, Poços de Caldas. CD resumos da I Jornada de Hansenologia, 2003. v. 111.

12.
BELCHIOR, Joana D Barros ; REUTER, Maria José Saúde ; SOUZA, Vanessa Gomes de ; COELHO, Adilson Rodrigues ; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; FERREIRA, Antonio Carlos ; MEDEIROS, Regina de Paula ; MIIRANDA, Paulo Sergio C ; REIS, J Maria dos ; MARTINS, M S M ; ANDRADE, Ana Regina C de ; LEBOEF, Maria Ana Araujo ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . PESQUISA ANTROPOLÓGICA DO TESTE DO FLUXO LATERAL DO M. LEPRAE NO CONTROLE DA HANSENÍASE EM MINAS GERAIS.. In: I Jornada de Hansenologia, 2003, Poços de Caldas. CD de resumos da I Jornada de Hanseniase, 2003. v. 112.

13.
RODRIGUES, M A ; CARVALHO, L P ; MOURA, A C Lyon de ; LYON, S ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . Receptividade Do Teste Ml-Flow Em Doentes E Contatos De Hanseníase Atendidos Em Centro Colaborador De Referência Em Dermatologia Sanitária. In: I Jornada de Hansenologia, 2003, Poços de Caldas. CD de resumos da I Jornada de Hansenologia, 2003. v. 115.

14.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; MEDEIROS, Regina de Paula ; COELHO, Adilson Rodrigues ; FERREIRA, Antonio Carlos ; MIIRANDA, Paulo Sergio C ; REIS, Josefina M dos ; MARTINS, Maria Do Socorro de M ; ANDRADE, Ana Regina C de ; LEBOEF, Ana Araujo ; SOUTO, Fabiano Oliveira ; CARVALHO, Flavio de Oliveira . INTRODUÇÃO DO TESTE ML FLOW NA ROTINA DOS SERVIÇOS DE TRATAMENTO E CONTROLE DA HANSENÍASE DO NORTE DE MINAS. In: I Jornada de Hansenologia, 2003, Poços de Caldas. CD de resumos da I Jornada de Hansenologia, 2003. v. 109.

15.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; OSKAM, Linda . The application of serological tools in patient management and leprosy control. In: 16th International Leprosy Congress, 2002, Salvador. Abstracts book 16th International Leprosy Congress, 2002. p. 93.

16.
WR, Faber ; BÜHRER-SÉKULA, Samira ; L, Oskam ; WILDEBEEST, Joanne ; ZAMARIAN, Amir ; SANTOS, Adauberto ; MATOS, Haroldo J ; SAMPAIO, Elizabeth Pereira ; SARNO, Euzenirn . Anti PGL-I in the diagnosis of primary neuritic leprosy. In: 16th International Leprosy Congress, 2002, Salvador. Abstracts book 16th International Leprosy Congress, 2002. p. 57.

17.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; SMITS, H L ; GUSSENHOVEN, G C ; LEEUWEN, J Van ; KLATSER, P R ; OSKAN, Linda . Lateral Flow assay for classification of leprosy patients and identification of high-risk contacts. In: 16th International Leprosy Congress, 2002, Salvador. Abstract book 16th International Leprosy Congress, 2002. p. 89.

18.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; BEERS, Stella Van ; OSKAM, Linda ; LECCO, Rita ; MADEIRA, e Santos ; DUTRA, M A Lopes ; LUIS, M Chaves ; FABER, W R ; KLATSER, P R . The relation between the prevalence of antibodies to PGL-I among school children and leprosy endemicity in Brazil. In: 16th International Leprosy Congress, 2002, Salvador. Abstracts book 16th International Leprosy Congress, 2002. p. 216.

19.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; WILLISON, H J ; OSKAM, Linda ; KLATSER, P R . Association of autoantibodies to leprosy peripheral neuropathy. In: 16th International Leprosy Congress, 2002, Salvador. Abstracts book 16th International Leprosy Congress, 2002. p. 233.

20.
AMADOR, Socorro ; GUSSENHOVEN, G C ; KLATSER, Paul R ; LOUREIRO, Edvaldo C B ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . Evaluation of the 10 minutes ML Flow assay using whole blood. In: 16th International Leprosy Congress, 2002, Salvador. Abstracts book 16th International Leprosy Congress, 2002. p. 238.

21.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; SAMPAIO, Elizabeth Pereira ; WILDENBEEST, J ; ZAMARIAN, Amir ; SANTOS, Adauberto ; MATOS, Haroldo J ; FABER, William R ; OSKAM, Linda ; SARNO, Euzenir Nunes . Relationship between infection and genetic susceptibility markers. In: 16th International Leprosy Congress, 2002, Salvador. Abstracts book 16th International Leprosy Congress, 2002. p. 257.

22.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; JANSEN, P ; HATTA, M ; OSKAM, L ; FABER, W R ; KLATSER, P R . Specificity of PGL-I semi-synthetic antigens in leprosy serology. In: 16th International Leprosy Congress, 2002, Salvador. Abstracts book 16th International Leprosy Congress, 2002. p. 246.

23.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; SARNO, Euzenir Nunes ; FABER, William R ; KLATSER, Paul R ; OSKAM, Linda . The use of ML-Dipstick as an additional tool to classify leprosy patients. In: Asian Leprosy Congress, 2000, Agra. Abstracts book Asian Leprosy Congress, 2000.

24.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; SARNO, Euzenir Nunes ; OSKAM, Linda ; JAC, Nery ; FABER, William R ; PR, Klatser . The use of ML-dipstick as an additional tool to classify leprosy patients. In: 21st Annual Congress of the European Society of Mycobacteriology, 2000, Vienna. EMS 2000 Abstracts book, 2000. v. 21. p. OTu22.

25.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; HL, Smits ; GC, Gussenhoven ; CW, Van Ingen ; PR, Klatser . A simple dipstick assay for the detection of antibodies to phenolic glycolipid-I of M. leprae.. In: 15th International Leprosy Congress, 1998, Beijing. International Journal of Leprosy, 1998. p. 96A-96A.

Apresentações de Trabalho
1.
Bührer-Sékula, Samira. Testes Sorológicos para diagnóstico e controle da Hanseníase. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Bührer-Sékula, Samira. Avanços na sorologia da Hanseníase. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Maria das Graças G Saraiva ; Samira Bührer Sékula ; Pedro HM Peres ; Galberyano C Nogueira ; Marco AS Moura ; Raul DS Amorim ; Eyde CS Santos . Aspectos Epidemiológicos dos Casos de Malária Atendidos na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourados, Manaus, Amazonas, em 25 anos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BÜHRER SÉKULA, S.. Dermatoses Infecciosas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Bührer-Sékula, Samira. Dermatoses Infecciosas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BÜHRER SÉKULA, S.. Produção de Kits para o diagnóstico de doenças infecto-parasitárias e seus impactos na saúde pública.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BÜHRER SÉKULA, S.. Clinical and epidemiological serology applications in Brazil: what are the possibilies?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Produção de Kits para o diagnóstico de doenças infecto-parasitárias e seus impactos na saúde pública.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BÜHRER SÉKULA, S.. Biotecnologia - Da pesquisa Científica á Indústria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BÜHRER SÉKULA, S.. Boas práticas em pesquisa clínica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SAMIRA BÜHRER-SÉKULA. Possibilidades do ML-Flow na pesquisa clínico-epidemiológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Bührer-Sékula, Samira. Debatendo a Mesa Redonda: Sorologi ana Hanseníase. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; ANDRADE, A. R. C. ; SAMIRA BÜHRER-SÉKULA ; LEBOEF, Maria Ana Araujo . Introdução do Teste de ML Flow no Controle da Hanseníase em Minas Gerais: dados preliminares. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SAMIRA BÜHRER-SÉKULA; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; MEDEIROS, Regina de Paula ; COELHO, Adilson Rodrigues ; FERREIRA, Antonio Carlos ; MIIRANDA, Paulo Sergio C ; REIS, Josefina M dos ; MARTINS, Maria Do Socorro de M ; ANDRADE, Ana Regina C de ; LEBOEF, Maria Ana Araujo ; SOUTO, Fabiano Oliveira ; CARVALHO, Flavio de Oliveira . Introdução do Teste de ML Flow na rotina dos serviços de tratamento e controle da Hanseníase do Norte do Minas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SAMIRA BÜHRER-SÉKULA. Teste Sorológico Elisa para a detecção de IgM anti PGL-1. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Pontes A ; ANDRADE, A. R. C. ; Cruz R ; PENNA, G. O. ; Bührer-Sékula, Samira . Procedimentos Operacionais Padrão projeto MDTU. 2006.

Produtos tecnológicos
1.
S, Buhrer-sekula ; HL, Smits ; GUSSENHOVEN, G C ; J, Van Leeuwen ; AMADOR, Socorro ; T, Fujiwara ; KLATSER, P R ; L, Oskam . ML Flow. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
Gustavo Romero ; Alda Maria da Cruz ; Carmen Becerra ; Fábio Costa ; Henrique Silveira ; LIMA, J. B. P. ; Maurício Nogueira ; Meritxell Espin ; Bührer-Sékula, Samira ; Rajendranath Ramasawmy ; Valéria Saraceni . I Scientific & Technical Advisory Committee (STAC) da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. 2013. 2013.

2.
Pontes A ; ANDRADE, Ana Regina C de ; Cruz R ; PENNA, G. O. ; Bührer-Sékula, Samira . Case Report Form (CRF) - Formulário do Paciente. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Oficina para Elaboração de Artigo Científico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Oficina para Elaboração de Artigo Científico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Oficina para Elaboração de Artigo Científico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Oficina para Elaboração de Artigo Científico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; Espinosa F E M . Princípios de Análise Lógica SWOT e sua aplicabilidade na área de saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Registro NIH /FDA - UMDT Regimen for Leprosy Patients. 2008. (Protocolo de Ensaio Clinico - NCT00669643 National Institutes of Health (NIH); Food and Drug Adminis).

7.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; BARBOSA, M. G. V. . Tópicos Especiais em Doenças Tropicais e Infecciosas - Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; OSKAM, Linda . FINAL REPORT - The Introduction Of The M.Leprae Lateral Flow Test For Leprosy Control: A Pilot Project. 2005. (Relatório de pesquisa).

9.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Report of ML Flow Implementation in Brazil. 2005. (Relatório de pesquisa).

10.
MEDEIROS, Regina de Paula ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . Assessment Of The Feasibility And Acceptability Of The Ml Flow Implementation In Minas Gerais, Brazil. 2005. (Relatório de pesquisa).

11.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Report of ML Flow Implementation in Nepal. 2005. (Relatório de pesquisa).

12.
SUBEDI, M. S. ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . Assessment Of The Feasibility And Acceptability Of The Ml Flow Implementation In Eastern Nepal. 2005. (Relatório de pesquisa).

13.
AINA, O. ; BÜHRER-SÉKULA, Samira . Assessment Of The Feasibility And Acceptability Of The Ml Flow Implementation in Nigeria. 2005. (Relatório de pesquisa).

14.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Report of The ML Flow Implementation in Nigeria. 2005. (Relatório de pesquisa).

15.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; BEERS, Stella Van ; KLATSER, P R . Protocol for the Study:?Epidemiological Mapping of Leprosy Trough Schoolchilden Survey ?. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).

16.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Implementação do Teste Sorológico ELISA para detecção de IgM anti PGL-I.. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KIPNIS, A. P. J.; Menira Borges de Lima Dias e Souza; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Tatiana Marlene Galvez Sánchez. Avaliação Comparativa das Proteínas de Fusão CMX e ECMX no Teste de Mantoux para Diagnóstico de Tuberculose. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Marcus Vinicius Guimatães de Lacerda; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Marcelo Augusto Mota Brito. Avaliação de acurácia do teste rápido Carestart(TM) G6PD para a detecção de indivíduos deficientes de glicose-6-fosfato desidrogenasse em uma área endêmica de Malária por Plasmodium viva.. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
STEFANI, M. M. A.; Mirian Lane de Oliveira Rodrigues Castilho; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Danielle de Freitas Mizoguti. Perfil Sorológico à LID-1 e PGL-I em pacientes com reação hansênica tipo I e tipo II e em pacientes não reacionais.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

4.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; KIPNIS, A. P. J.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria. Participação em banca de Rodrigo Scaliant de Moura. Otimização e produção do teste rápido para controle da hanseníase (ML Flow). 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

5.
LANA, F. C. F.; BÜHRER-SÉKULA, Samira; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Angélica da Conceição Oliveira Coelho Fabri. Prevalência da infecção pelo Mycobacterium leprae na população da microrregião de Almenara, Minas Gerais.. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
STEFANI, M.; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Adriano Badotti Grassi. Hanseníase: comparação entre testes rápidos com antígeno PGL-I em amostras de sangue total e soro.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
Alan McBride; CONCEICAO, F. R.; BÜHRER-SÉKULA, Samira; FINGER, P. F.. Participação em banca de Caroline Amorim da Silva Gonçalves. Desenvolvimento de um ELISA com a proteína recombinante LigBrep para o diagnóstico de leptospirose. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; PENNA, G. O.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria; KIPNIS, A. P. J.; SILVEIRA, L. A.. Participação em banca de Rodrigo Scaliante de Moura. Avaliação de diferentes métodos para a classificação de pacientes e de carreadores de antígenos empregados na sorologia da hanseníase. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

3.
Durães, S; BÜHRER-SÉKULA, Samira; ;Magnanini, Monica M. F.; Pessolani, MCV; MISSAILIDIS, S; SALES, A. M.; PIMENTEL, M. I. F.. Participação em banca de Karla Lucena Sampaio Calado. Positividade sorológica com ML Flow em profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde. 2013. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

4.
TALHARI, S.; BÜHRER-SÉKULA, Samira; DIETZE, R.; CORDEIRO, M.; OLIVEIRA, C. M. C.. Participação em banca de Lucilaide Oliveira Santos. Avaliação da magnitude da resistência às drogas tuberculostáticas em pacientes HIV/AIDS com tuberculose no Estado do Amazonas. 2011. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
ANTUNES, C M F; ROCHA, M. O. C.; ROCHA, A. M. D. C.; GROSSI, Maria Aparecida de Faria; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Rozana Castorina da Silva. Estudo do Comportamento do Teste Sorológico ML Flow e Teste ELISA (PGL-I) em Área Endêmica e Não Endêmica de Hanseníase. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação: Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Castro, C M M B; França E R; Medeiros, A C R; Albuquerque, M F P M; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Maria de Fátima de Medeiros Brito. Associação Entre Reação Hansênica Após Tratamento (Poliquimioterapia Multibacilar - PQT/MB) e a Carga Bacilar Através da Detecção de Anticorpos IgM (Imunoglobuina M) contra PGL-I (Glicolipidio Fenólico). 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
ANTUNES, C M F; BÜHRER-SÉKULA, Samira; OLIVEIRA, M L W; Maria Eugênia Noviski Gallo; ROCHA, M. O. C.; Pedroso E.R.P. Participação em banca de Maria Aparecida de Faria Grossi. Estudo das possíveis mudanças na classificação da hanseníase com a utilização do teste ML Flow e suas aplicações no tratamento e controle da endemia em Minas Gerais.. 2005. Tese (Doutorado em Pós-Graduação: Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; SILVEIRA, L. A.; KIPNIS, A. P. J.. Participação em banca de Rodrigo Scaliante de Moura. Avaliação de diferentes métodos para a classificação de pacientes e de carreadores de antígenos empregados na sorologia da hanseníase. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

2.
TALHARI, S.; BÜHRER-SÉKULA, Samira; DIETZE, R.; CORDEIRO, M.; OLIVEIRA, C. M. C.. Participação em banca de Lucilaide Oliveira Santos. Avaliação da Magnitude da Resistência ás Drogas Tuberculostáticas em Pacientes HIV/AIDS com Tuberculose no Estado do Amazonas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
CAMACHO, L. A. B.; BÜHRER-SÉKULA, Samira; OLIVEIRA, M. L. W. R.; MATOS, Haroldo J. Participação em banca de Nádia Cristina Düppre. Caracterização da População com Maior Risco de Desenvolver Hanseníase entre os Comunicantes de Pacientes Paucibacilares e Multibacilares Através da Positividade ao Teste Anti PGL-I.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

4.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; OLIVEIRA, M. L. W. R.; MATOS, Haroldo J; CAMACHO, L. A. B.. Participação em banca de Nádia Cristina Dupre. Identificação e Caracterização dos Grupos com Maior Risco de Desenvolver Hanseníase, entre os Comunicantes de Pacientes, através da Positividade ao teste Anti-PGL-1.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Mestrado
1.
CORDEIRO-SANTOS, M.; KRITSKI, A.; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Maria Francisca de Souza Rodrigues. Implementação do Gene XPERT MTB/RIF para diagnóstico da tuberculose no interior do estado do Amazonas, Brasil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
Mara Rúbia Nunes Celes; Simone Gonçalves da Fonseca; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Tatiana Marlene Galvez Sánchez. Avaliação Comparativa da Utilização das Proteínas de Fusão CMX e ECMX no Teste de Mantoux para Diagnóstico de Tuberculose. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

3.
LEBOEF, Maria Ana Araujo; FERES, C. R.; BÜHRER-SÉKULA, Samira; SILVEIRA, L. A.. Participação em banca de Danielle de freitas Mizoguti. Perfil sorológico á LID-1 e PGL-1 durante Reação Hansênica tipo I e tipo II. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

4.
TALHARI, S.; SANTOS, M. N. S.; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Sara Eleny da Silveira Pacheco. Inquérito sorológico para Hanseníase em profissionais de saúde de hospitais de referência em Manaus. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
KIPNIS, A. P. J.; Pelli M. A.; BÜHRER-SÉKULA, Samira; STEFANI, M.. Participação em banca de Lucas Henrique Ferreira Sampaio. Avaliação da resposta imune celular a antígenos recombinantes do Mycobacterium leprae e potencial aplicação para o diagnóstico da hanseníase paucibacilar. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

6.
BÜHRER-SÉKULA, Samira; STEFANI, M. M. A.. Participação em banca de Adriano Badotti Grassi. Hanseníase: comparação entre testes rápidos com antígeno PGL-I do Mycobacterium leprae em amostras de sangue total e soro. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Dienny Rodrigues de Souza; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Participação em banca de Dienny Rodrigues de Souza.Inquérito sorológico para identificar infecção latente pelo Mycobacterium lepra em profissionais de saúde.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Wuelton Marcelo Monteiro; Luiz Carlos de Lima Ferreira; BÜHRER-SÉKULA, Samira. Processo seletivo para o curso de doutorado da UEA/ FMT-HVD Edital de seleção n. 9/2014. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Membro da Comissão de Seleção para o Curso de Doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas. 2008. Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Workshop Accessible Quality-Assured Diagnostic Test for Public Health Programs. 2016. (Oficina).

2.
V Workshop "Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessíveis para Programas de Saúde Pública.A Universidade e a Inovação Tecnológica.. 2015. (Oficina).

3.
IV Workshop " Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessíveis para Programas de Saúde Pública".Surto de Ebola - Um Estudo de Caso. 2014. (Oficina).

4.
Seminário de Avaliação Final do Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação na Fundações de Saúde - PECTI/AM/SAÚDE.Formação de Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Pesquisas em Saúde.. 2014. (Seminário).

5.
Seminário de Avaliação Final do Programa Estratégico de Ciência, tecnologia e Inovação nas Fundações de Saúde - PECTI/AM/ SAÜDE - Carta Convite no.001/12.Formação do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Pesquisas em Saúde. 2014. (Seminário).

6.
Seminário de Avaliação Parcial PAIC-FMT 2013/2014.Avaliador de trabalhos. 2014. (Seminário).

7.
18th International Leprosy Congress Hidden challenges. 2013. (Congresso).

8.
7 Simpósio Brasileiro de Hansenologia.Situação Atual dos testes sorológicos rápidos no Brasil.. 2013. (Simpósio).

9.
7 Simpósio Brasileiro de Hansenologia.PGL-I em diversos estudos realizados no Brasil - Situção atual dos testes sorológicos rápidos no Brasil.. 2013. (Simpósio).

10.
III Workshop Internacional TECPAR.Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessíveis para programas de Saúde Pública. 2013. (Outra).

11.
Simpósio Brasileiro de Hanseníase. 2013. (Simpósio).

12.
XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Registro de Aids em coinfecção com Toxoplasmose no Amazonas. 2013. (Congresso).

13.
XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Avaliação situcional dos programas municipais de controle da Tuberculose no estado do Amazonas. 2013. (Congresso).

14.
XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Dengue: registro de casos e distribuição do Aedes Aegypti no estado do Amazonas. 2013. (Congresso).

15.
Encontro com a Comunidade Científica 2012: Ciência, Tecnologia e Inovação em Sa Saúde Pública no Projeto Nacional. 2012. (Encontro).

16.
Encontro com a Comunidade Científica 2012: Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Projeto Nacional de Desenvolvimento. 2012. (Encontro).

17.
Workshop "Testes de Diagnóstico in Vitro Acessíveis e com Qualidade Assegurada para Programas de Saúde Pública". 2012. (Outra).

18.
Workshop OPAS/OMS Pan-Americana de Sáude.Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessíveis para programas de Saúde Pública. 2012. (Outra).

19.
12° Congresso Brasileiro de Hanseniologia. 2011. (Congresso).

20.
12º Congresso Brasileiro de Hansenologia e Congresso Regional da ILA-Américas. 2011. (Congresso).

21.
12º Congresso Brasileiro de Hansenologia e Congresso Regional da ILA-Américas. Soropositividade Anti PGL-I e relação com condições sócio-econômicas na população de uma microrregião de Minas Gerais. 2011. (Congresso).

22.
Congresso Regional de ILA - Américas. 2011. (Congresso).

23.
Lepra Stichting. Oficina de Desenvolvimento da Política Nacional de NLR no Brasil. 2011. (Oficina).

24.
Oficina de Desenvolvimento da Política Nacional de NLR no Brasil. 2011. (Oficina).

25.
5º Simpósio Brasileiro de Hansenologia. 2010. (Simpósio).

26.
I Semana de Integração dos Calouros do Curso de Graduação em Biotecnologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública-UFG.Palestra: Produção de Kits para o diagnóstico de doenças infecto-parasitárias.. 2010. (Outra).

27.
XXIX Jornada Norte Nordeste de Dermatologia e V Jornada Alagoana de Dermatologia. Tratamento Único em Hanseníase. Módulo Dermatoses Infecciosas. 2010. (Congresso).

28.
1st International Symposium on Molecular and Immunological Diagnostics in Leprosy.Clinical and epidemiological serology applications in Brazil: What are the possibilities?. 2009. (Simpósio).

29.
1st International Symposium on Molecular and Immunological Diagnostics in Leprosy. 2009. (Simpósio).

30.
3ª Oficina Para Elaboração de Artigo Científico, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.Coordenadora Geral. 2009. (Oficina).

31.
4ª Oficina Para Elaboração de Artigo Científico, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.Coordenadora Geral. 2009. (Oficina).

32.
Biodot Practical Workshop on Theory & Practice of Point of Care Tests From Development Through Manufacturing.. 2009. (Oficina).

33.
I CONIPAS. Congresso Internacional de Profissionais e Acadêmicos da Saúde. Biotecnologia: da Pesquisa Científica à Indústria. 2009. (Congresso).

34.
I CONPAS. I Congresso Nacional de Profissionais e Acadêmicos da Saúde. Biotecnologia. 2009. (Congresso).

35.
I Simpósio de Pós-Graduação em Medicina Tropical.Boas práticas em pesquisa clínica. 2009. (Simpósio).

36.
I Simpósio de Pós-Graduação em Medicina Tropical.Coordenadora nas sessões "Temas Livres em Doenças Tropicais e Infecciosas". 2009. (Simpósio).

37.
Seminário sobre tecnologia, gestão da informação e conhecimento em saúde pública: compartilhando experiências.. 2009. (Seminário).

38.
Seminário sobre tecnologia, gestão de informação e conhecimento em saúde pública: compartilhando experiências.. 2009. (Seminário).

39.
VII Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública.Palestra: Produção de Kits para o diagnóstico de doenças infecto-parasitárias e seus impactos na saúde pública", na mesa redonda de Biotecnologia em Saúde. 2009. (Seminário).

40.
17th International Leprosy Congress. Independent Study to Establish the Efficacy of the Six Doses Uniform MDT Regimen for Leprosy Patients.. 2008. (Congresso).

41.
17th International Leprosy Congress. 2008. (Congresso).

42.
1ª Oficina Para Elaboração de Artigo Científico, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.Coordenadora Geral. 2008. (Oficina).

43.
2ª Oficina Para Elaboração de Artigo Científico, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.Coordenadora Geral. 2008. (Oficina).

44.
Encontro Internacional Sobre Pesquisa Translacional em Doenças Negligenciadas.Participação na mesa de trabalhos sobre desencolvimento de antigenos, desenvolvimento de processos e produção piloto.. 2008. (Encontro).

45.
Encontro Internacional Sobre Pesquisa Translacional em Doenças Negligenciadas. 2008. (Encontro).

46.
I Encontro de Propriedade Intelectual e Industrial na Graduação da UFG. 2008. (Encontro).

47.
I Encontro de Propriedade Intelectual e Industrial na Graduação da UFG. 2008. (Encontro).

48.
Oficina de Prioridades de Pesquisa em Saúde - Doenças Negligenciadas. 2008. (Oficina).

49.
Oficina de Prioridades de Pesquisa em Saúde - Doenças Negligenciadas.Linhas prioritárias na pesquisa da hanseníase.. 2008. (Oficina).

50.
Reunião Anual de Monitoramento e Avaliação da Hanseníase.. 2008. (Encontro).

51.
VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2008. (Congresso).

52.
Workshop on Sentinel Surveillance for Drug Resistance in Leprosy.Current practices for diagnosis, referral and management of relapses in Brazil.. 2008. (Oficina).

53.
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia. 2008. (Congresso).

54.
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2008. (Congresso).

55.
XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Good Clinical Practice: presentation of an ongoing trial, U-MDT leprosy trial in Brazil. 2008. (Congresso).

56.
3 Simpósio Brasileiro de Hansenologia. 2007. (Simpósio).

57.
I Encontro Nacional sobre Pesquisa em Hanseníase.Possiilidades do ML Flow na pesquisa clicica-epidemiológica no Brasil. 2007. (Encontro).

58.
10º Congresso Brasileiro de Hansenologia. Planejamento: estrutura lógica e análise SWOT.. 2005. (Congresso).

59.
I Jornada Brasileira de Hansenologia. Sorologia na Hanseníase. 2003. (Congresso).

60.
I Jornada Brasileira de Hansenologia.Introdução do Teste ML-Flow na rotina dos Serviços de Tratamento e Controle da Hanseníase do Norte de Minas. 2003. (Outra).

61.
I Jornada Brasileira de Hansenologia.Introdução do Teste ML-Flow no controle da Hanseníase em Minas Gerais: Dados Preliminares. 2003. (Outra).

62.
16th Internacional Leprosy Congress. Lateral flow assay for classification of Leprosy patients and identification of high-risk contacts.. 2002. (Congresso).

63.
16th Internacional Leprosy Congress. The application of Serological lin Patient Management and Leprosy Control.. 2002. (Congresso).

64.
16th International Leprosy Congress. The Aplication of Serological tools in Patient Management and Leprosy Control.. 2002. (Congresso).

65.
16th International Leprosy Congress. The Patient, the Contact, the Community and Control. 2002. (Congresso).

66.
16th International Leprosy Congress. Lateral Flow assay for classification of Leprosy patients and identification of high risk contacts. 2002. (Congresso).

67.
21st Annual Congress of the European Society of Mycobacteriology. The use of ML Dipstick as an additional tool to classify leprosy patients.. 2000. (Congresso).

68.
Ciclo de Palestras Para Técnicos do Instituto Alfredo da Matta..Teste Sorológico Elisa para a detecção de IgM anti PGL-I. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. I Simpósio de Pós-graduação em Medicina Tropical. 2009. (Outro).

2.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. 4° Oficina para Elaboração de Artigo Científico. 2009. (Outro).

3.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. 3° Oficina para elaboração de Artigo Científico. 2009. (Outro).

4.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. 2° Oficina para Elaboração de Artigo Científico. 2008. (Outro).

5.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. 1° Oficina para Elaboração de Artigo Científico. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Adriana de Moraes Costa Crespo. Desenvolvimento De Teste Rápido Para O Diagnóstico da Hepatite Delta.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Ernades da Silva Filho. Sorologia aplicada na redução da transmissão da hanseníase no Brasil: Projeto PEP++. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Dienny Rodrigues de Souza. Desenvolvimento de teste rápido para leptospirose canina.. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Samira Bührer.

2.
Ernandes da Silva Filho. Ernandes da Silva Filho. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samira Bührer.

3.
Ernandes da Silva Filho. Desenvolvimento de Teste Rápido para Detecção de Listeria spp em Alimentos. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samira Bührer.

4.
João Pedro Tôrres Guimarães. Desenvolvimento de teste rápido para diagnóstico de Hantavirose humana.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samira Bührer.

5.
Maurício Leandro Fernandes Gonçalves. Impacto do XPERT MTB/RIF® na prevenção da infecção nosocomial da tuberculose. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas, . Coorientador: Samira Bührer.

6.
Alexandra Brito de Souza. Estudo da magnitude da mortalidade por Tuberculose associada a causas múltiplas no Estado do Amazonas. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas, . Coorientador: Samira Bührer.

7.
Sara Eleny da Silveira Pacheco. Inquérito Sorológico para Hanseníase em Prosissionais de Saúde de Hospitais.. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas, . Coorientador: Samira Bührer.

8.
Patrícia Enedina de Lima Quincó. Avaliação da acurácia da baciloscopia após concentração do escarro utilizando o sistema de filtração para o diagnóstico laboratorial da Tuberculose pulmonar.. 2012. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas, . Coorientador: Samira Bührer.

9.
Isis Polianna Silva Ferreira. Avaliação da regularidade e aceitação do tratamento unificado (seis doses com três drogas) para hanseníase em pacientes de ensaio clínico controlado. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Samira Bührer.

10.
Rodrigo Scaliante de Moura. Otimização e produção de um teste rápido. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Samira Bührer.

11.
Karla Lucena Sampaio Calado. Inquerito Sorologico com ML Flow em Contatos de Pacientes de Hanseniase no Municipio de Duque de Caxias/RJ.. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina (Dermatologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Samira Bührer.

Tese de doutorado
1.
Rodrigo Scaliante de Moura. Avaliação de diferentes métodos para a classificação de pacientes e de carreadores de antígenos empregados na sorologia da hanseníase. 2014. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Samira Bührer.

2.
Rossilene Conceição da Silva Cruz. ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS EM PACIENTES COM HANSENÍASE: ESTUDO INDEPENDENTE PARA AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO ESQUEMA ÚNICO DE MULTIDROGATERAPIA (MDT-U). 2014. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas, . Coorientador: Samira Bührer.

3.
Marlúcia da Silva Garrido. Estudo demultirresistência primária aos tuberculostáticos em Manaus. 2012. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas, . Coorientador: Samira Bührer.

4.
Tomàs Maria Pérez Porcuna. Descrição epidemiológica e avaliação dos sistemas diagnósticos para infecção e doença tuberculosa em menores de seis anos numa população de alta prevalência (Manaus-Amazonas).. 2008. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade do Estado do Amazonas, . Coorientador: Samira Bührer.

5.
Nadia Cristina Duppre. Identificacao e Caracterizacao dos grupos com maior risco de desenvolver Hanseniase, entre comunicantes de pacientes, atraves da positividade ao teste anti-PGL-I.. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, . Coorientador: Samira Bührer.

6.
Maria Aparecida de Faria Grossi. Estudo das possiveis mudancas na classificacao da Hanseniase com a utilizacao do teste ML Flow e suas implicacoes no tratamento e controle da endemia em Minas Gerais.. 2005. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Samira Bührer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dienny Rodrigues. Inquérito Sorológico para hanseníase em profissionais de saúde de hospitais de referência do Espírito Santo e Rio Grande do Sul.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Samira Bührer.

2.
Willeke Franken. Optimalisation of the ELISA for the detection of antibodies against PGL-I.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologisch en Medisch Laboratorium) - Hogeschool Alkmaar. Orientador: Samira Bührer.

3.
Inge Peekel. Ontwikkeling en evaluatie van een laterale flowstick voor de detectie van antistoffen tegen het fenolische glycolipidie-I van Mycobacterium leprae. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Techniek & Chemie) - Hogeschool Alkmaar. Orientador: Samira Bührer.

Iniciação científica
1.
Talita Heleny Pacheco de Almeida. Impacto De Orientações Para Realização Da Coleta De Escarro Para Diagnóstico Da Tuberculose Pulmonar Na FMT-HVD. 2015. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

2.
Marize Andrea Vela Herrera. Qualidade Das Amostras De Escarro Para Diagnóstico De Tuberculose.. 2015. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

3.
Talita Heleny Pacheco de Almeida. Impacto De Orientações Para Realização Da Coleta De Escarro Para Diagnóstico Da Tuberculose Pulmonar Na FMT-HVD. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

4.
Marize Andrea Vela Herrera. Qualidade Das Amostras De Escarro Para Diagnóstico De Tuberculose.. 2014. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

5.
Adriana Almeida. Vigilância Dos Casos De Transferência Entre Unidades De Saúde Durante O Tratamento Da Tuberculose No Município De Manaus, Amazonas.. 2014. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

6.
Evela da Silva Magno. Análise de casos de Aids e das coinfecções tuberculose, toxoplasmose e hepatites virais em adultos, notificados no Estado do Amazonas, Amazônia.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

7.
Greicy Kelly Chem Nepomuceno. Estudo de multirresistência primária aos tuberculostáticos em tuberculose. 2011. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Funda'ção de Medicina Tropical do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

8.
Alexandra Brito de Souza. Diagnóstico Situacional das Ações de Controle da Tuberculose no Amazonas. 2011. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

9.
Greicy Kelly Chem Nepomuceno. Estudo de Multiresisência Primária aos tuberculostáticos m Manaus. 2010. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Orientador: Samira Bührer.

10.
Jorge Alberto Alves de Azevedo. Avaliação de Mecanismos de Gerenciamento e Controle da Qualidade de Projetos. 2010. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Orientador: Samira Bührer.

11.
Patrícia Enedina de Lima Quincó. Otimizar os testes (Clínicos, microbiologicos, moleculares e imunológicos) usados para o diagnóstico da infecção por M. tuberculosis e da doença em crianças menores 6 anos que estejam em contato com pacientes com Tuberculose ativa na cidade de Manaus, através da elaboração e padronização e implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).. 2010. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Orientador: Samira Bührer.

12.
Patrícia Enedina de Lima Quincó. Avaliação dos sistemas diagnósticos para infecção e doença tuberculosa em menores de seis anos numa população de alta prevalência (Manaus-Amazonas).. 2008. Iniciação Científica - Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Samira Bührer.

13.
Joanne G. Wildenbeest. The relation between the occurence of point mutations at the promoter region of TNF- and IL-10 and positivity for PGL-I ELISA in household contacts of leprosy patients.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

14.
Amir H. Zamanian. Analysis of the diagnostic difficulties which are present in Primary Neuritic leprosy patients.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

15.
Mariette Grandiek. Early prediction of nerve damage.. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

16.
Lida. The specificity and sensitivity of ML Flow in the Brazilian population in the Rio de Janeiro area.. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

17.
Daphne Kuijpers. Investigations of the complications of neuropathic feet in leprosy patients ? FINU ? readings and it?s correlation to absence of protective sensitivity, socio-economic factors, the MRI results and TNF-alfa.. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

18.
Sarah Krausz. Investigations of the complications of neuropathic feet in leprosy patients ? Asses the possibility of implementing an applicable learning protocol on the manual temperature assessment.. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

19.
Pim Jansen. Completar. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

20.
Gwendolyn Diepenhorst. The use of ML Dipstick in the field: as a tool to classify Pure Neural leprosy.. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

21.
Susan Wiegman. The use of ML Dipstick in the field: as a tool to increase the sensitivity of leprosy classification.. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

22.
Iris Wichers. Dipstick seropositivity among contacts as a risck factor for the development for leprosy.. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

23.
Sari Koop. The use of ML Dipstick as an aditional tool to classify leprosy patients. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

24.
Judith Ferket. Evaluation of a dipstick assay for the detection of antibodies in leprosy patients. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.

25.
Natasja de Waele. Evaluation of a Simple Dipstick Assay for the Detection of Antibodies to Phenolic Glycolipid of Mycobacterium leprae.. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universiteit Van Amsterdam. Orientador: Samira Bührer.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
EVANGELISTA, VANESSA OLINTO2015EVANGELISTA, VANESSA OLINTO ; PELEGRINI, PATRÍCIA BARBOSA ; MULINARI, FERNANDA ; MOURA, RODRIGO S ; CARDOSO, LUDIMILA PV ; Bührer-Sékula, Samira ; MILLER, ROBERT NG ; PINTO, EDUARDO ROMANO ; GROSSI DE SÁ, MARIA FÁTIMA . A novel immunocromatographic strip test for rapid detection of Cry1Ac and Cry8Ka5 proteins in genetically modified crops. Analytical Methods, v. 7, p. 9331-9339, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
SAMIRA BÜHRER-SÉKULA. Teste Sorológico Elisa para a detecção de IgM anti PGL-1. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Bührer-Sékula, Samira. Debatendo a Mesa Redonda: Sorologi ana Hanseníase. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; ANDRADE, A. R. C. ; SAMIRA BÜHRER-SÉKULA ; LEBOEF, Maria Ana Araujo . Introdução do Teste de ML Flow no Controle da Hanseníase em Minas Gerais: dados preliminares. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SAMIRA BÜHRER-SÉKULA; GROSSI, Maria Aparecida de Faria ; MEDEIROS, Regina de Paula ; COELHO, Adilson Rodrigues ; FERREIRA, Antonio Carlos ; MIIRANDA, Paulo Sergio C ; REIS, Josefina M dos ; MARTINS, Maria Do Socorro de M ; ANDRADE, Ana Regina C de ; LEBOEF, Maria Ana Araujo ; SOUTO, Fabiano Oliveira ; CARVALHO, Flavio de Oliveira . Introdução do Teste de ML Flow na rotina dos serviços de tratamento e controle da Hanseníase do Norte do Minas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SAMIRA BÜHRER-SÉKULA. Possibilidades do ML-Flow na pesquisa clínico-epidemiológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BÜHRER SÉKULA, S.. Clinical and epidemiological serology applications in Brazil: what are the possibilies?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BÜHRER-SÉKULA, Samira. Produção de Kits para o diagnóstico de doenças infecto-parasitárias e seus impactos na saúde pública.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BÜHRER SÉKULA, S.. Biotecnologia - Da pesquisa Científica á Indústria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BÜHRER SÉKULA, S.. Boas práticas em pesquisa clínica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BÜHRER SÉKULA, S.. Dermatoses Infecciosas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Bührer-Sékula, Samira. Dermatoses Infecciosas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BÜHRER SÉKULA, S.. Produção de Kits para o diagnóstico de doenças infecto-parasitárias e seus impactos na saúde pública.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Bührer-Sékula, Samira. Avanços na sorologia da Hanseníase. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Bührer-Sékula, Samira. Testes Sorológicos para diagnóstico e controle da Hanseníase. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


O título de doutora em Immunologia Aplicada - Universiteit Van Amsterdam (2000) em Medicina, área de concentração Imunologia Aplicada foi registrado sob nr. 2640, processo nr.23070.007776/2008-98 na Divisao de Registro Acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG) como equivalente ao diploma de Doutorado em Medicina Tropical da UFG em 1 de Julho de 2008.



O título de mestra em Gestão de Pesquisa Biomédica - Universiteit Van Amsterdam (2000) foi reconhecido pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Goiás e registrado sob nr. 2649, processo nr.23070.007775/2008-43 na Divisao de Registro Acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG) como equivalente ao diploma de Mestrado em Medicina Tropical da Universidade Federal de Goiás em 4 de Julho de 2008.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 3:47:22