Maya Suemi Lemos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2542978720031770
  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Graduada/Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1995); Mestre em Historia da Musica e Musicologia - Université de Paris IV - Sorbonne (2000); Doutora em História da Música e Musicologia - Université de Paris IV - Sorbonne (2006). Professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Técnico em Assuntos Culturais na Fundação Nacional de Artes (FUNARTE - MinC); Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; coordenadora da Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos - RIdEM; membro pesquisador dos grupos de pesquisa Música Urbana (UNIRIO) e GEAS (Grupo de Estudos de Arte e Sociedade / UNITAU), cadastrados no CNPq. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Historia da Música, Musicologia histórica, Estética, atuando principalmente nos seguintes campos: Primeira Modernidade, musica medieval, renascentista e barroca, retórica, poética e teoria musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maya Suemi Lemos
Nome em citações bibliográficas
LEMOS, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias - IFHT.
R. São Francisco Xavier, 524, 12° andar Bloco B
Maracanã
20550-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em História da Música e Musicologia.
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
Título: Du discours moral au discours musical - le thème de la vanité dans la musique de l'Italie post-tridentine, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Georgie Durosoir.
Palavras-chave: Musica Barroca; vanitas; retórica; filosofia moral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: estética musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: análise musical.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1999 - 2000
Mestrado em História da Música e Musicologia.
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
Título: Le thème de la Vanité dans la musique italienne au XVIIe siècle,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Georgie Durosoir.
Palavras-chave: Musica Barroca; vanitas; História; filosofia moral; retórica; Contra-Reforma.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: estética musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: análise musical.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1990 - 1995
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A fisiologia da voz no ensino da técnica vocal.
Orientador: Regina Marcia Simao Santos.


Pós-doutorado


2014 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2002 - 2004
Extensão universitária em Contraponto Medieval.
Ecole National de Musique de Val Maubuée, ENM - VAL MAUBUÉ, França.
1998 - 1999
Extensão universitária em Musique Ancienne - Chant Baroque.
Conservatoire National de Région de Metz, CNR-METZ, França.
1997 - 1999
Extensão universitária em Canto, Música de Câmara, Conjunto Vocal.
Conservatoire de Musique de Chatillon, CMC, França.
1997 - 1997
Música Antiga - Canto.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1996 - 1996
Festival Internac.de Mus. Col. Bras. e Mus. Antiga.
Pro-Música de Juiz de Fora, PROMJF, Brasil.
1996 - 1996
Música Antiga - Canto.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
1996 - 1996
Música medieval.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1995 - 1995
Atelier de Música Antiga.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1994 - 1994
Festival Internac.de Mus. Col. Bras. e Mus. Antiga.
Pro-Música de Juiz de Fora, PROMJF, Brasil.
1993 - 1993
Festival Internac.de Mus. Col. Bras. e Mus. Antiga.
Pro-Música de Juiz de Fora, PROMJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

05/2016 - Atual
Extensão universitária , Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias - IFHT, .

Atividade de extensão realizada
Normatização do Acervo Digital do Ecomuseu Ilha Grande da UERJ.
04/2016 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Formação de Professores - FFP, .

Atividade de extensão realizada
Ecologia de saberes: gestão museal e comunidade local.
04/2014 - Atual
Extensão universitária , Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias - IFHT, .

Atividade de extensão realizada
Anamorfose - Revista de Estudos Modernos.
03/2008 - Atual
Ensino, Disciplinas eletivas universais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte na educação
Educação estética
Retorica
Seminario 2
Tópicos Especiais - História da Arte
03/2016 - 04/2018
Direção e administração, Reitoria, Sub-Reitoria de Extensão e Cultura.

Cargo ou função
Coordenadora do Centro Multimídia - Ecomuseu Ilha Grande.

Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Culturais, Carga horária: 20

Atividades

03/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro da Música - CEMUS, .

Cargo ou função
Coordenação de comissões de seleção de editais públicos.
11/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro da Música - CEMUS, .

Serviço realizado
Gestão de políticas, programas e ações para a música em âmbito federal.

Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

Atividades

2000 - 2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centre de Recherches sur les Langages Musicaux - CRLM, .


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-graduação - professora permanente
Outras informações
Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Música - PPGM

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

02/2016 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Abordagens Musicológicas
Tópico Especial - História das notações e sistemas musicais


Linhas de pesquisa


1.
Sémiotique, Analyse et Stylistique musicales
2.
Documentação e História da Música


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos - R(i)dEM
Descrição: O processo de mutação ao mesmo radical e amplo que marca a Primeira Modernidade, afetando tanto as práticas sociais e econômicas quanto os planos ético, epistemológico, filosófico e artístico, demanda naturalmente dos estudiosos deste período uma abertura para concepções e abordagens metodológicas diversas, capazes de enriquecer mutuamente as pesquisas. A interlocução e a colaboração entre historiadores, especialistas das ciências sociais, naturais e matemáticas, das artes, da literatura e da filosofia abre a possibilidade de novos caminhos de investigação, mais aptos a dar conta da amplitude e da complexidade destas mutações, sem dúvida convergentes. Com a criação da R(i)dEM ? Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos ? pretende-se estabelecer um ambiente virtual para pesquisas transversais,focalizadas sobretudo nos séculos XV a XVIII, que permita a realização de trocas ativas entre estudiosos deste período, brasileiros e estrangeiros, seja pesquisando em torno de eixos comuns de interesse, seja compartilhando dados, fontes e estudos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maya Suemi Lemos - Coordenador / André Rangel Rios - Integrante / Rafael Viegas - Integrante / Luciana Villas Bôas - Integrante / Wania Clemente de Castro - Integrante / Eduardo Pimentel Menezes - Integrante / Andre Cabral de Almeida Cardoso - Integrante / Sergio Alcides Pereira do Amaral - Integrante / Alexandre Soares Carneiro - Integrante / Maria Louro Berbara - Integrante / Alcimar do Lago - Integrante / Henrique Cairus - Integrante / Massimo Privitera - Integrante / Silvana Ruffier Scarinci - Integrante / Tatiana Marins Roque - Integrante / Renato Menezes Ramos - Integrante / Guilherme Gontijo Flores - Integrante / Ligiana Costa - Integrante / Charlotte Riom - Integrante / Denise Scandarolli Inacio - Integrante / Fernanda Ferreira Marinho Camara - Integrante / Lorelai Brilhante Kury - Integrante / Patricia Michelini Aguilar - Integrante / Celso Martins Azar Filho - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15


Projetos de extensão


2016 - Atual
Normatização do Acervo Digital do Ecomuseu Ilha Grande da UERJ
Descrição: O projeto visa à adequação do acervo digital do Ecomuseu Ilha Grande UERJ aos padrões internacionais de catalogação que regem a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), e à disponibilização ao público do conteúdo do acervo, por meio de uma base de dados de acesso livre, integrada ao Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos. Tal adequação, conferindo uma descrição apropriada e consistente dos documentos, permitirá um tratamento técnico eficaz do acervo, de maneira a otimizar a recuperação das informações. A ação viabiliza o intercâmbio do Ecomuseu Ilha Grande com instituições arquivísticas, amplia o potencial dos instrumentos de pesquisa e simplifica o acesso e a utilização dos dados conservados no acervo por parte dos usuários e do público em geral, contribuindo para o cumprimento da missão institucional do Ecomuseu Ilha Grande da UERJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maya Suemi Lemos - Coordenador / Andrea Castro - Integrante / Ana Carolina Huguenin Pereira - Integrante / Gelsom Rozentino de Almeida - Integrante / Vivianne Ribeiro Valença - Integrante / Thiago Souza Mendonça - Integrante.
2016 - Atual
Ecologia de saberes: gestão museal e comunidade local
Descrição: O projeto apresenta demandas e propostas do Ecomuseu Ilha Grande no sentido de fortalecer sua gestão e estrutura organizacional, além da ampliação de sua atuação junto à comunidade local, articulando atividades museológicas, sócio-culturais, educacionais, de pesquisa e de extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Maya Suemi Lemos - Integrante / Ana Carolina Huguenin Pereira - Coordenador / Gelsom Rozentino de Almeida - Integrante / Vivianne Ribeiro Valença - Integrante.
2013 - 2014
Curso de Formação de Gestores e Agentes de Cultura
Descrição: Curso de extensão voltado para gestores públicos de cultura, conselheiros de cultura e agentes culturais, com carga horária de 153 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Maya Suemi Lemos - Integrante / Eloiza Gomes - Coordenador / Andrea Castro - Integrante / Wânia Clemente - Integrante / Marta Porto - Integrante.
2013 - Atual
Anamorfose - Revista de Estudos Modernos
Descrição: Anamorfose é uma publicação semestral da Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos ? RidEM (IFHT/UERJ), que reúne pesquisas e discussões multidisciplinares com ênfase nos séculos XV a XVIII. Debates, eventos e processos sociais, culturais e políticos desse período, assim como seus antecedentes, suas consequências ou reinterpretações são o foco principal da revista. A revista é aberta a temas de áreas como história, filosofia, sociologia, antropologia, literatura, música, mas também ciências exatas, médicas e biológicas. Trata-se de uma publicação de história intelectual em sentido amplo. Anamorfose tem, por um lado, a proposta de se pôr, desde o início, dentro do cenário internacional do debate acadêmico, e, por outro, integrar os pesquisadores brasileiros que se ocupam da primeira modernidade e suas repercussões nacionais e mundiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Maya Suemi Lemos - Coordenador / André Rangel Rios - Integrante / Rafael Viegas - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: DEBATES (UNIRIO)
2013 - Atual
Periódico: Anamorfose - Revista de Estudos Modernos


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: DEBATES (UNIRIO)
2013 - Atual
Periódico: ANAMORFOSE - REVISTA DE ESTUDOS MODERNOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia e Historia da Musica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: estética musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEMOS, M. S.2017LEMOS, M. S.. Modelos de Antiguidade na teoria musical do Tardo-Renascimento: de Pitágoras a Aristóxeno de Tarento. FIGURA. STUDI SULL`IMMAGINE NELLA TRADIZIONE CLASSICA, v. 5, p. 211-233, 2017.

2.
LEMOS, M. S.2016LEMOS, M. S.. O PATHOS NA MÚSICA DO TARDO-RENASCIMENTO - NACHLEBEN DER ANTIKE E CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA. Revista Música (Online), v. 16, p. 69-87, 2016.

3.
LEMOS, M. S.2015LEMOS, M. S.; COSTA, L. ; GUTLICH, G. R. . Natureza e Artifício na 'Scena Prospettica' entre o cinquecento e o seicento. Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB), v. 6, p. 169-191, 2015.

4.
LEMOS, M. S.2015LEMOS, M. S.; COSTA, L. . 'Il Corago' e o melodrama seiscentista: entre a teoria e o juízo do gosto. Música Hodie, v. 15, p. 220-233, 2015.

5.
LEMOS, M. S.2013LEMOS, M. S.. Genèse et ruine de la modernité - des tableaux de vanités aux natures mortes de Bernd et Hilla Becher. Revista Anamorfose, v. 1, p. 36-59, 2013.

6.
LEMOS, M. S.2012LEMOS, M. S.. Discours moral et discours musical : le thème de la vanité dans la musique de l?Italie post-tridentine. Études Épistémè, p. 22, 2012.

7.
LEMOS, M. S.2011 LEMOS, M. S.. Madrigali Guerrieri et Amorosi: o livro oxímoro de Claudio Monteverdi. Terceira Margem, v. n° 25, p. 149-170, 2011.

8.
LEMOS, M. S.2010LEMOS, M. S.. Música nas escolas: ações da Funarte em prol da implementação da Lei 11.769. Revista da ABEM, v. 24, p. 117-120, 2010.

9.
LEMOS, M. S.2009LEMOS, M. S.. Da poética e dos contrarios: releituras no Combatimento di Tancredi e Clorinda de Tasso/Monteverdi. Debates (UNIRIO), v. 11, p. 8-28, 2009.

10.
LEMOS, M. S.2008LEMOS, M. S.. Retórica e Elaboração musical no período barroco: condições e problemas no uso das categorias da retórica no discurso crítico. Per Musi (UFMG), v. 17, p. 48-53, 2008.

11.
LEMOS, M. S.2005 LEMOS, M. S.. Do tempo analogico ao tempo abstrato - a musica mensurata e a construçao da temporalidade moderna. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 35, p. 159-175, 2005.

12.
LEMOS, M. S.2005LEMOS, M. S.. Luto e Melancolia num mundo em transformação: O tema da Vanitas na música italiana do século XVII. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 6, p. 139-166, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, L. ; LEMOS, M. S. ; FABBRI, P. ; LATTARICO, J.-F. ; KUHL, P. M. ; ARANHA, R. ; GUALANDRI, F. ; GUTLICH, G. R. . O Corego e a cena moderna - o status da simulação e do artifício. In: Ligiana Costa. (Org.). O Corego - texto anônimo do século XVII sobre a arte da encenação. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2017, v. , p. 25-30.

2.
LEMOS, M. S.; CLEMENTE, W. ; CASTRO, A. ; GOMES, E. . Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais: relato de uma boa prática extensionista. In: Antonio Heronaldo de Sousa; Carmen Maria Cipriani Pandini; Sabrina Bleicher; Ana Laura Tridapalli; Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra; Eliane de Fátima Rauski; Maria Aparecida Crissi Knüppel; Valter Gomes Campos. (Org.). Práticas de EAD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2015, v. , p. 245-254.

3.
LEMOS, M. S.. Du temps médiéval à la mesure du temps. In: Muriel Cunin; Martine Yvernault. (Org.). Du temps médiéval à la mesure du temps. 1ed.Limoges: PULIM - Presses Universitaires de Limoges, 2012, v. , p. 349-360.

4.
BELIN, C. ; FERRER, V. ; PETEY-GIRARD, B. ; DEKONINCK, R. ; PARISH, R. ; COURTES, H. ; ADAM, V. ; FORESTIER, G. ; GRANDE, N. ; SECHEVAL, A. L. P. ; PIEJUS, A. ; LEMOS, M. S. . La musique et la méditation: l'exemple des Vanités. In: Christian Belin. (Org.). La méditation au XVIIe siècle - Rhétorique, art, spiritualité. 1ed.Paris: Honoré Champion, 2006, v. 1, p. 235-256.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BELIN, C. ; FORESTIER, G. ; ADAM, V. ; COURTES, H. ; DEKONINCK, R. ; FERRER, V. ; PARISH, R. ; PETEY-GIRARD, B. ; SECHEVAL, A. L. P. ; PIEJUS, A. ; LEMOS, M. S. . La méditation et la musique - l'exemple des Vanités. In: La Méditation au XVIIe siècle, 2006, Montpellier. La Méditation au XVIIe siècle - Rhétorique, Art, Spiritualité. Paris: Honoré Champion, 2006. p. 235-256.

Artigos aceitos para publicação
1.
LEMOS, M. S.. A música no século XVII e a meditação - o moteto Contemptus Mundi de Giacomo Carissimi. Revista Anamorfose, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LEMOS, M. S.. O gentio, o selvagem, o canibal: o Brasil da França Antártica como teatro da diferença. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LEMOS, M. S.. Warburg e o anticlássico no tardo-renascimento italiano - da memória ao Nachleben. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEMOS, M. S.. O anticlássico na música italiana entre cinquecento e seicento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LEMOS, M. S.. A topologia da melancolia e da vanitas na música italiana pós-tridentina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
LEMOS, M. S.. Discours moral et discours musical, le thème de la vanité dans la musique de l'Italie post-tridentine. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LEMOS, M. S.. Retórica e análise musical ? horizontes epistemológios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LEMOS, M. S.. O tema da Vanitas na musica dos séculos XVI e XVII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LEMOS, M. S.. Du temps médiéval à la mesure du temps - La musique mesurable et l?avènement de la temporalité moderne. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LEMOS, M. S.. De Tasso a Monteverdi: poética e poética musical no Combatimento di Tancredi e Clorinda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LEMOS, M. S.; Rekow-fond, Lydie ; FERNIOT, M. ; BOUCHIER, M. ; ZEKRI, K. ; KAMAL, A. ; BERNARD-PRADELLE, L. ; HUNTER, M. B. ; NEDJAT, H. ; BERNOUSSI, M. ; CNOCKAERT, V. ; STITOU, A. ; MAATOUK, S. ; CHAMKHI, S. ; LEHDAHDA, M. ; STAFFORD, A. ; BEGIN, R. . Genèse et ruine de la modernité - des tableaux de vanité aux natures mortes de Bernd et Hilla Becher. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LEMOS, M. S.. Du discours moral au discours musical: le thème de la vanitas dans la musique de l?Italie post-tridentine. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LEMOS, M. S.. Retorica nella cultura musicale ? modelli et possibilità analitiche. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LEMOS, M. S.. Retórica e elaboração musical no período barroco ? condições e problemas no uso das categorias da retórica no discurso crítico atual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LEMOS, M. S.. Estética musical e discurso moral: a temática da vanitas e suas implicações no século XVII. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
LEMOS, M. S.; BETHENCOURT, F. ; CAMPOS, R. ; GODET, R. ; NEIVA, S. ; PENJON, J. ; RESENDE, E. ; SANTOS, I. . La musique colonial brésilienne - découverte et redécouverte. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LEMOS, M. S.; BELIN, C. ; DEKONINCK, R. ; SECHEVAL, A. L. P. ; ADAM, V. ; COURTES, H. ; FORESTIER, G. ; PARISH, R. ; PETEY-GIRARD, B. ; PIEJUS, A. . La méditation et la musique - l'exemple des Vanités. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LEMOS, M. S.; AUBREE, M. ; FERRANTI, F. ; PENJON, J. ; POMMIER, E. . L'implantation de la musique savante au Brésil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PRIVITERA, M. ; LEMOS, M. S. . Claudio Monteverdi entre acédia e melancolia. Rio de Janeiro: Anamorfose - Revista de Estudos Modernos, 2014. (Tradução/Artigo).

2.
PRIVITERA, M. ; LEMOS, M. S. . Pintores e músicos na Itália do cinquecento e seicento. Rio de Janeiro: Anamorfose - Revista de Estudos Modernos, 2014. (Tradução/Artigo).

3.
LEMOS, M. S.. O que é isso que chamam de música?. Curitiba, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LEMOS, M. S.. Consultora Ad Hoc CAPES - Doutorado pleno no exterior. 2018.

2.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.

3.
LEMOS, M. S.. Parecerista FUNARTE/ Ministério da Cultura - projetos de lei em âmbito federal. 2018.

4.
LEMOS, M. S.. Consultora Ad Hoc CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP. 2018.

5.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.

6.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc CAPES - Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de Tese. 2017.

7.
LEMOS, M. S.. Consultora ad hoc CAPES - Avaliação Quadrienal Capes 2017. 2017.

8.
LEMOS, M. S.. Ministério da Educação - Leitura crítica da Base Nacional Curricular Comum BNCC Artes. 2017.

9.
LEMOS, M. S.. Consultora Ad Hoc CAPES - Doutorado pleno no exterior. 2017.

10.
LEMOS, M. S.. Parecerista FUNARTE/ Ministério da Cultura - projetos de lei em âmbito federal. 2017.

11.
LEMOS, M. S.. Consultora Ad Hoc CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP. 2017.

12.
LEMOS, M. S.. Parecerista FUNARTE/ Ministério da Cultura - projetos de lei em âmbito federal. 2016.

13.
LEMOS, M. S.. Fundação Getúlio Vargas - Consultoria sobre políticas públicas para a área da música. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2018.

2.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc CAPES - Programa Doutorado Pleno no Exterior. 2018.

3.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc - Revista Modus. 2018.

4.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc - XXVIII CONGRESSO DA ANPPOM. 2018.

5.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc CAPES - Programa de apoio a eventos no país - PAEP. 2018.

6.
LEMOS, M. S.. Parecerista FUNARTE/ Ministério da Cultura - projetos de lei em âmbito federal. 2018.

7.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2017.

8.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc CAPES - Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de Tese Edição 2017. 2017.

9.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc CAPES - Avaliação Quadrienal 2017. 2017.

10.
LEMOS, M. S.. Parecerista FUNARTE/ Ministério da Cultura - projetos de lei em âmbito federal. 2017.

11.
LEMOS, M. S.. Parecerista ad hoc - OPUS ? Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação. 2016.

12.
LEMOS, M. S.. Parecerista - IV Congresso da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical. 2016.

13.
LEMOS, M. S.. Parecerista XXI Seminario Latinoamericano de Educación Musical - FLADEM 2015. 2015.

14.
LEMOS, M. S.. Membro da Comissão de Avaliação e Seleção do Programa Mais Cultura nas Universidades. 2015.

15.
LEMOS, M. S.. Avaliador externo do 3º Festival Curta na UERJ. 2014.

16.
LEMOS, M. S.. Parecerista programa de fomento da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.

17.
LEMOS, M. S.. Parecerista Fundação Nacional de Artes - FUNARTE. 2013.

18.
LEMOS, M. S.. Avaliador externo do 2º Festival Curta na UERJ. 2013.

19.
LEMOS, M. S.. Parecerista programa de fomento da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2013.

20.
LEMOS, M. S.. Parecerista Fundação Nacional de Artes - FUNARTE. 2012.

21.
LEMOS, M. S.. Parecerista Fundação Nacional de Artes - FUNARTE. 2011.

22.
LEMOS, M. S.. Parecerista do X Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - Música e Contemporaneidade. 2010.

23.
LEMOS, M. S.. Parecerista da II Semana de Musica Antiga da UFMG - os sentidos da meraviglia. 2009.

24.
LEMOS, M. S.. Parecerista do Programa Nacional de Apoio à Cultura - MinC. 2008.

25.
LEMOS, M. S.. Parecerista do Programa Nacional de Apoio à Cultura - MinC. 2007.

26.
LEMOS, M. S.; SCARINCI, S. . Parecerista da I Semana de Musica Antiga da UFMG - Barroco em Contexto. 2007.

27.
LEMOS, M. S.. Parecerista do Programa Nacional de Apoio à Cultura - MinC. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEMOS, M. S.; COELHO, M. ; PINHEIRO, A. . Música nas Escolas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LEMOS, M. S.. Entrevista - Canal Futura - Ensino de música nas escolas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LEMOS, M. S.; RIOS, A. R. ; VIEGAS, R. ; MAGALHAES, L. C. . Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos - RidEM. 2013; Tema: Rede multidisciplinar de estudos sobre a primeira modernidade. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FENERICH, A. ; LEMOS, M. S. ; ROCHA, I. . DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
LEMOS, M. S.. Da concordia discors à poética dos contrários: estética e teoria musical entre o cinquecento e o seicento. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
RIOS, A. R. ; VIEGAS, R. ; LEMOS, M. S. ; MAGALHAES, L. C. . Anamorfose - revista de Estudos Modernos. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
LEMOS, M. S.; RIOS, A. R. ; VIEGAS, R. ; MAGALHAES, L. C. . Anamorfose - Revista de Estudos Modernos. 2014. (Editoração/Periódico).

5.
RIOS, A. R. ; VIEGAS, R. ; LEMOS, M. S. . Anamorfose - Revista de Estudos Modernos. 2014. (Editoração/Periódico).

6.
RIOS, A. R. ; VIEGAS, R. ; LEMOS, M. S. ; COSTA, L. . Anamorfose - Revista de Estudos Modernos. 2013. (Editoração/Periódico).

7.
LEMOS, M. S.. X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG - "Músicas e Contemporaneidade". 2010. (Parecerista).

8.
LEMOS, M. S.. Membro da Comissão cientifica da I Semana de Música Antiga da UFMG - Barroco em Contexto. 2007. (Integrante da Comissão Científica).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BOCQUET, S. ; La Dolça Furia ; LEMOS, M. S. . La Fille Exposée. 2002. Coreográfica.

Música
1.
La Dolça Furia ; LEMOS, M. S. . Concerto de música barroca. 2002. Interpretação.

2.
Ensemble Ryôan-Ji ; BELAN, E. ; THORAVAL, F. ; LEMOS, M. S. ; SUIRE, N. . concerto-leitura. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
La Dolça Furia ; LEMOS, M. S. . concertos de música barroca e renascentista. 1999. Interpretação.

4.
A Fuzarca ; Atempo ; INSTRUMENTARIUM ; LEMOS, M. S. . concertos de música barroca, renascentista e medieval. 1998. Interpretação.

5.
THIEBAUT, T. ; Chorale et Orchestre de chambre La Brénadienne ; LEMOS, M. S. ; SMY, P. . Concerto - Missa Cellensis de J. Haydn. 1998. Interpretação.

6.
Le Concert de l'Hostel Dieu ; LEMOS, M. S. . concerto de música barroca. 1998. Interpretação.

7.
A Fuzarca ; Calíope ; INSTRUMENTARIUM ; Atempo ; LEMOS, M. S. . concertos de música barroca, renascentista e medieval. 1997. Interpretação.

8.
Calíope ; INSTRUMENTARIUM ; LEMOS, M. S. . concertos de música barroca e renascentista. 1996. Interpretação.

9.
Calíope ; LEMOS, M. S. . concertos de música barroca. 1995. Interpretação.

10.
Calíope ; LEMOS, M. S. . concertos de música barroca. 1994. Interpretação.

11.
Calíope ; LEMOS, M. S. . concertos de música barroca. 1993. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEMOS, M. S.; SALDANHA, L. V.; NEDER, A. S. C.. Participação em banca de Lucas Pereira Guerra. Diálogos estilísticos entre o choro e o frevo na obra de Capiba. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LEMOS, M. S.; SALVADOR, M. A. S.; NEVES, R. C.. Participação em banca de Arthur Batista Cordeiro. Identidade em poiesis: possibilidades de práticas de desenho inovadoras no ambiente escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) - Colégio Pedro II.

3.
LEMOS, M. S.; VETROMILLA, C. D.; AMORIM NETO, H.. Participação em banca de Alexandre Souza Simon. Sonata III (1927) de Manuel Maria Ponce: reflexões sobre a técnica violonística para uma interpretação. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
LEMOS, M. S.; SCARINCI, S. R.; FLORES, G. G.. Participação em banca de João Alexandre Straub Gomes. A representação da melancolia nas Ayres de John Dowland. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

5.
PINHEIRO, P.; GUBERNIKOF, C.; LEMOS, M. S.. Participação em banca de JOSÉ ESTEVÃO MOREIRA. O que é isso que chamam música? IInvestigações filosóficas sobre linguagem, música e educação.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
MORAES, M. J.; SILVA, E. R.; PECORA, A. A. B.; RIOS, A. R.; LEMOS, M. S.; PENNA, J. C. B. O.. Participação em banca de Rafael Marcelo Viegas. Dando peso à fumaça: mundos paralelos das crenças absurdas em Dos Coxos (Ensaios III, XI). 2014. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Schollhammer, K. E.; OLIVEIRA, H. F. K. O.; Cardoso, M. R.; SANTOS, R. C.; LEMOS, M. S.. Participação em banca de Danusa Depes Portas. Imagens mi(g)rantes. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
FIGUEIREDO, C. A.; GUBERNIKOF, C.; COHEN, S.; LAKSCHEVITZ, E.; LEMOS, M. S.. Participação em banca de Adeilton Bairral. A Prática da Notação Musical Antiga no Brasil : evidência da presença da episteme da similitude no século XIX. 2009. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
LEMOS, M. S.; SCARINCI, S. R.; SANTOS, L. O.; RAMOS, D.. Participação em banca de Atli Ellendersen. O violino como veículo de expressividade entre a Renascença e o Barroco - theoria e practica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná.

2.
LEMOS, M. S.; ULHOA, M. T.; FIGUEIREDO, C. A.. Participação em banca de Renato Pereira Torres Borges. Repertório musicológico: Conceituação e aplicações contemporâneas na pesquisa em música no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Schollhammer, K. E.; Cardoso, M. R.; Coelho, F. O.; LEMOS, M. S.. Participação em banca de Danusa Depes Portas. Rosângela Renno, Cindy Sherman, Sophie Calle, Harun Farocki: modulações em fuga. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
LEMOS, M. S.; SALVADOR, M. A. S.; NEVES, R. C.. Participação em banca de Arthur Cordeiro. Identidade em poiesis: possibilidades de práticas de desenho inovadoras no ambiente escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) - Colégio Pedro II.

2.
LEMOS, M. S.; ARAGAO, P. M.; ULHOA, M. T.. Participação em banca de Caio Teles Brandão. A Atuação de Mozart Brandão como arranjador no Ceará e Rio de Janeiro: acervos e debates pouco explorados relativos à indústria fonográfica das décadas de 1940 e 1950. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
LEMOS, M. S.; QUARANTA, D. E.; MATOS, V. S.. Participação em banca de João Isaac de Carvalho e Silva Marques. Um elo entre tradição e contemporaneidade na composição de música sacra católica através de intertextualidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SCARINCI, S.; LEMOS, M. S.; SCANDAROLLI, D.. Participação em banca de João Alexandre Straub Gomes. A representação da melancolia em Ayres de John Dowland. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEMOS, M. S.. Participação em banca de Thalita Cristina Giro de Miranda.Brincadeira é coisa séria: o lúdico na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SANTORO, M.; LEMOS, M. S.. Participação em banca de Sandra Dias de Almeida.O brincar no processo de ensino e aprendizagem da criança e seu desenvolvimento no espaço escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
LEMOS, M. S.; SANTORO, M.; CASTRO, A.; LIMA, R. M.. Comissão Especial de Avaliação na Defesa de Memorial. 2016. Colégio Pedro II.

Concurso público
1.
COUTO, G. W. F. C.; PIEDADE, A. T. C.; RAMALHO, C. G. A.; LEMOS, M. S.; AGUIAR, W.. Participação em comissão examinadora de concurso público para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal Fluminense.

2.
CIMA, O. M.; LEMOS, M. S.; RAMALHO, C. G. A.. Participação em comissão examinadora de concurso público para Professor Assistente. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
LEMOS, M. S.; ARAGAO, P. M.; ABREU, M. C.. Banca de avaliação de Ensaio I - Eduardo Marcelo Vidili. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LEMOS, M. S.; FIGUEIREDO, C. A.; ULHOA, M. T.. Banca de avaliação de Ensaio II - Renato Pereira Torres Borges. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
VETROMILLA, C. D.; RONAI, L. T.; LEMOS, M. S.. Banca de avaliação de Ensaio I - Pedro Hasselmann Novaes - Cantilena Instrumental: técnicas de contraponto na música medieval dos séculos XIII ao XV. 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SCARINCI, S.; DOTTORI, M.; LEMOS, M. S.. Participação em banca de exame de qualificação de mestrado. 2009. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.Warburg e o anticlássico no tardo-renascimento italiano - da memória ao Nachleben. 2015. (Encontro).

2.
X Encontro de História da Arte.O anticlássico na música italiana entre cinquecento e seicento - conexões estéticas e recepção nos séculos XIX e XX. 2014. (Encontro).

3.
Simpósio Interdisciplinar Melancolia: entre a fisiologia e o espírito.A topologia da melancolia e da vanitas na música italiana pós-tridentina. 2013. (Simpósio).

4.
Simpósio Interdisciplinar Melancolia: entre a fisiologia e o espírito.A topologia da melancolia e da vanitas na música italiana pós-tridentina. 2013. (Simpósio).

5.
Colloque "Vanités d?hier et d?aujourd?hui, ou la permanence de l'éphémère".Discours moral et discours musical, le thème de la vanité dans la musique de l'Italie post-tridentine. 2011. (Simpósio).

6.
Monde(s) en mouvement : Mutations et innovations à la fin du Moyen Âge et au début de la Renaissance.Du temps médiéval à la mesure du temps - La musique mesurable et l?avènement de la temporalité moderne. 2009. (Simpósio).

7.
Colloque international "Représentations et esthétique des Ruines".Genèse et ruine de la modernité ? des tableaux de vanité aux natures mortes de Bernd et Hilla Becher. 2008. (Simpósio).

8.
Donzela Guerreira - As Faces do Feminino na Música.De Tasso a Monteverdi: poética e poética musical no Combatimento di Tancredi e Clorinda. 2008. (Outra).

9.
I Encontro Internacional sobre Educação ? Arte e Analfabetismo Funcional. 2008. (Encontro).

10.
Barroco em contexto ? I Semana de Música Antiga da UFMG. Retórica e elaboração musical no período barroco ? condições e problemas no uso das categorias da retórica no discurso crítico atual. 2007. (Congresso).

11.
Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet - cgi.br. 2007. (Seminário).

12.
XI Colloquio di Musicologia del Saggiatore Musicale. Du discours moral au discours musical: le thème de la vanitas dans la musique de l?Italie post-tridentine. 2007. (Congresso).

13.
L'Imaginaire Baroque.La Musique dans le Brésil Colonial. 2000. (Encontro).

14.
La Méditation au XVIIe siècle.La méditation et la musique - l'exemple des Vanités. 2000. (Simpósio).

15.
Le Brésil 1500 - 2000: découverte et redécouverte.Musique au Brésil Colonial: origines et redécouverte. 2000. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOBREIRA, S. ; LEMOS, M. S. ; ROCHA, I. ; BORGES, R. ; ULHOA, M. T. . V Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música. 2018. (Congresso).

2.
LEMOS, M. S.; SOUZA, M. ; SCHILLER, J. ; RADICETTI, F. ; KLEBER, M. ; PIMENTA, L. . I Bienal de Música e Cidadania. 2017. (Outro).

3.
LEMOS, M. S.; RIOS, A. R. ; VIEGAS, R. ; BERBARA, M. L. ; LAGO, A. ; PINHEIRO, M. T. S. ; CAIRUS, H. ; CARNEIRO, A. S. ; AMARAL, S. A. P. ; RODRIGUES, A. F. ; PRIVITERA, M. ; SCARINCI, S. R. ; ROMERO, A. ; MENEZES, E. P. ; ROQUE, T. M. ; RAMOS, R. M. ; LAGES, S. K. ; FLORES, G. G. ; GUERON, R. ; ESTELLITA-LINS, C. E. F. ; LIMA, I. G. ; PERES, M. S. ; NUNES, J. M. . Simpósio Interdisciplinar - Melancolia: entre a fisiologia e o espírito. 2013. (Congresso).

4.
LEMOS, M. S.; VIEGAS, R. ; RIOS, A. R. . Simpósio Interdisciplinar - Melancolia: entre a fisiologia e o espírito. 2013. (Outro).

5.
LEMOS, M. S.. Musica nas Escolas: caminhos para a implementação da Lei 11.769. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Victor Carlos Santos de Oliveira. Herança africana: um estudo sobre o legado das línguas africanas no samba. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Brigitta Grundig Monteiro. Fanny Hensel, compositora alemã do Romantismo - Questões de gênero e religião na música e na poesia da Cantata após a cessação da cólera em Berlim, em 1831. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Nichola Dittrich Viggiano. Geminiani, L' Abbé, Mozart: a estilística de três tratados de violino da metade do século XVIII. Início: 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).

2.
Pedro Hasselmann Novaes. PIFFARO: os charameleiros-flautistas e a música polifônica na Itália do século XV. Início: 2016. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Pereira Guerra. Capiba: muito além do frevo, meu bem! - Diálogos estilísticos entre o choro e o frevo na obra de Capiba. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maya Suemi Lemos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vânia Oliveira. Educação e Cultura Caiçara ? Como a educação pode contribuir para a valorização da cultura nas comunidades tradicionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

2.
Adriana Barcellos da Silva. PLURALIDADE, MÚSICA E ESCOLA: SUAS SIMETRIAS DIANTE DA SOCIEDADE ATUAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

3.
Denise da Silva Almeida Cardoso. A Cultura no Município de Mangaratiba e seus Reflexos na Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

4.
Luana Ribeiro de Lima da Silva. Música na formação inicial dos pedagogos: por que e para que?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

5.
Lucia Helena Batista Fraga. A música como matéria ? prima de autotransformação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

6.
OZIEL DO NASCIMENTO CAVALCANTI. O PAPEL DA MÚSICA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

7.
Silvana da Motta Ribeiro. MÚSICA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

8.
Elaine Cardoso de Oliveira Mendonça. A música como recurso para a aprendizagem na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

9.
Gisella de Oliveira Pinho. A importância da música na educação infantil e seus desafios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

10.
Renata Martins de Freitas. A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL E O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

11.
JASPE MARQUES DE MATTOS. A linguagem musical, um desafio para os educadores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

12.
CAROLINA FARIA DE OLIVEIRA. O UNIVERSO MUSICAL DOS JOVENS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

13.
Laura Vieira Pereira de Souza. Poéticas e Políticas do Teatro do Oprimido: Uma Experiencia Pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

14.
RENATA MARTINS DE FREITAS. Musica na Escola: caminhos e impasses. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

15.
Beatriz Barros Bruno. A Música na educação infantil e a Lei nº. 11.769. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

16.
CLAUDIA MARIA SOUZA DA COSTA. MÚSICA NA EDUCAÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

17.
JAQUELINE DA SILVA TORRES. ARTE-EDUCAÇÃO: UMA VISÃO ALÉM DE TÉCNICAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

18.
ROBERTA HEGGENDORN TEIXEIRA. A LINGUAGEM TEATRAL COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

19.
MARIA ROSINÉA DA SILVA. A INTERAÇÃO ENTRE PSICOMOTRICIDADE E FOLCLORE NA CONSTRUÇÃO DA CAPACIDADE EXPRESSIVA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

20.
TATIANA BARBOSA MADURO. A UTILIZAÇÃO DO JOGO TEATRAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.

21.
Mary Lucia Folly Menezes. As formas de avaliação nas primeiras séries do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maya Suemi Lemos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LEMOS, M. S.. Du temps médiéval à la mesure du temps. In: Muriel Cunin; Martine Yvernault. (Org.). Du temps médiéval à la mesure du temps. 1ed.Limoges: PULIM - Presses Universitaires de Limoges, 2012, v. , p. 349-360.


Apresentações de Trabalho
1.
LEMOS, M. S.. O anticlássico na música italiana entre cinquecento e seicento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LEMOS, M. S.. Warburg e o anticlássico no tardo-renascimento italiano - da memória ao Nachleben. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEMOS, M. S.; COELHO, M. ; PINHEIRO, A. . Música nas Escolas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEMOS, M. S.; RIOS, A. R. ; VIEGAS, R. ; BERBARA, M. L. ; LAGO, A. ; PINHEIRO, M. T. S. ; CAIRUS, H. ; CARNEIRO, A. S. ; AMARAL, S. A. P. ; RODRIGUES, A. F. ; PRIVITERA, M. ; SCARINCI, S. R. ; ROMERO, A. ; MENEZES, E. P. ; ROQUE, T. M. ; RAMOS, R. M. ; LAGES, S. K. ; FLORES, G. G. ; GUERON, R. ; ESTELLITA-LINS, C. E. F. ; LIMA, I. G. ; PERES, M. S. ; NUNES, J. M. . Simpósio Interdisciplinar - Melancolia: entre a fisiologia e o espírito. 2013. (Congresso).

2.
LEMOS, M. S.; VIEGAS, R. ; RIOS, A. R. . Simpósio Interdisciplinar - Melancolia: entre a fisiologia e o espírito. 2013. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
LEMOS, M. S.; RIOS, A. R. ; VIEGAS, R. ; MAGALHAES, L. C. . Rede Interdisciplinar de Estudos Modernos - RidEM. 2013; Tema: Rede multidisciplinar de estudos sobre a primeira modernidade. (Site).



Outras informações relevantes


1. Bolsa CNPq de Aperfeiçoamento e Atividade de Pesquisa
- Área do conhecimento: Música Contemporânea Brasileira
- Instituição: Universidade do Rio de Janeiro 
- de 11/1996 a 07/1997
- Orientação e coordenação: Prof. José Maria Neves

2. Bolsa CAPES - programa APARTES
-Área do conhecimento: Musica, Canto Barroco
-Conservatoire de Musique de Châtillon (França)
- de 09/1997 a 06/1999
- Orientação e coordenação: Anne-Marie Hellot

3. Bolsa Fundação Calouste Gulbenkian
-Área do conhecimento: Historia da Musica, Musicologia, Historia Social da Cultura
-Pesquisa documental nos acervos das bibliotecas: Biblioteca Nacional de Portugal - Lisboa; Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra - Coimbra
- agosto de 2003

4. Bolsa da Ecole Française de Rome - EFR
-Area do conhecimento: Historia da Musica, Musicologia, Historia Social da Cultura
- Pesquisa de fontes musicais seiscentistas em diversas bibliotecas e arquivos italianos (Roma, Bolonha, Veneza, Verona, Milão, Florença, Piacenza, Lucca, Siena, Cremona, Ferrara)
- 2003



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 1:24:26