Alexandre do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0151943672720667
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Fiz Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e cursos de Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Graduação em Informática pelo Centro Universitário UNIABEU e cursos complementares de Educação e Tecnologias de Informação. Sou professor e autor de textos publicados em livros, revistas, anais de eventos e no website www.sentimentanimalidades.net. Meus temas de estudos e ensino são: Tecnologias de Informação, Relações Raciais, Ações Afirmativas, Educação das Relações Étnico-Raciais e Políticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, Alexandre do

Endereço


Endereço Profissional
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.
Rua Clarimundo de Melo, 847
Quintino
21311-280 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://www.alexandrenascimento.net


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Serviço Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: DO DIREITO A UNIVERSIDADE À UNIVERSALIZAÇÃO DE DIREITOS: O Movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares e as Políticas de Ação Afirmativa, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Giuseppe Mario Cocco.
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Pré-Vestibulares Populares; Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Universalização de direitos; Ações Afirmativas; Democracia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Movimentos Sociais e Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Ação Afirmativa.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
1996 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Movimentos Sociais, Educação e Cidadania,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Maria Julieta Calazans.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Educação; Pré-Vestibulares Populares; Pré-Vestibular para Negros e Carentes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Ação Afirmativa.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
1992 - 1993
Especialização em Pedagogia Empresarial. (Carga Horária: 360h).
Associação Brasileira de Ensino Universitário, ABEU, Brasil.
Título: A Pedagogia Burocrática e o Controle Social.
Orientador: Marcelo Mariano Mazzi.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em Gestão Escolar. (Carga Horária: 116h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Plano de Gestão. Ano de finalização: 2008.
Orientador: ..
1989 - 1991
Graduação em Informática.
Associação Brasileira de Ensino Universitário, ABEU, Brasil.
Título: Sistema de Administração Empresarial.
Orientador: Carlos Alberto.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Ação Afirmativa.


Formação Complementar


2013 - 2014
Licentiatura - Docência Ensino Fundamental e Médio. (Carga horária: 690h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2012 - 2012
Webdesigner com Drupal. (Carga horária: 80h).
Iparos Design, IPAROS, Brasil.
2011 - 2011
Wordpress - Gerenciador de Conteúdos. (Carga horária: 12h).
Iparos Design, IPAROS, Brasil.
2011 - 2011
Linguagem de Programação PHP. (Carga horária: 80h).
Iparos Design, IPAROS, Brasil.
2011 - 2011
Javascript. (Carga horária: 20h).
Iparos Design, IPAROS, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Apoio À Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Educação das Relações Étnico-Raciais, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Educação das Relações Étnico-Raciais na perspectiva da Lei Federal 10639/2003
O negro na história e na sociedade brasileira
02/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática (Aplicativos de Produção; Linguagens e Técnicas de Programação)
05/2007 - 12/2010
Direção e administração, Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, .

Cargo ou função
Diretor.
01/2001 - 12/2002
Extensão universitária , UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, .

Atividade de extensão realizada
Ensino de Informática Básica e Aplicada à Educação.
01/1999 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Educação - RJ, Secretaria Estadual de Educação - RJ.

Atividade realizada
Assessoria de Pesquisa e Informação do Programa de Alfebatização de Jovens e Adultos - MOVA (1999); Coordenação do Programa de Informática Educativa (2000)..

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Atividades

02/2014 - 06/2014
Extensão universitária , Instituto Multidisciplinar, Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO).

Atividade de extensão realizada
Ensino e Orientação no Curso de Aperfeiçoamento em Políticas de Promoção de Igualdade Racial na Escola.
02/2012 - 08/2013
Ensino, Diversidade étnica e educação superior brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Etnicidades, Práticas Culturais e Narrativas

Faculdade Redentor, FACULDADE REDENT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

8/2002 - 6/2008
Ensino, Docencia Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação, Cultura e Mudança
Tecnologia na Educação
8/2002 - 7/2004
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à informática

Sindicato dos Trabalhadores Em Telecomunicações do Rio de Janeiro, SINTTEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

8/2000 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

2/1998 - 12/1998
Ensino, Tecnologia Em Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Sociedade
2/1995 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnicas de Programação
Linguagem de Programação
Estágio Supervisionado
Informática I

Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

2/1995 - 12/1996
Ensino, Programação de Computadores, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Técnicas de Programação
Linguagem de Programação

Associação Brasileira de Ensino Universitário, ABEU, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

Atividades

2/1993 - 12/1995
Ensino, Tecnologia Em Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Programação
2/1993 - 12/1995
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
ONDJANGO - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - http://www.ondjango.net/
Descrição: ONDJANGO - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros é um projeto de estudos e pesquisas, cujo objetivo é debater, produzir e socializar conhecimentos e olhares sobre histórias, culturas, pessoas, saberes, pensamentos, criações e práticas africanas e afro-brasileiras, sobre relações raciais, movimento negro, ações afirmativas, educação das relações étnico-raciais e sobre políticas e instituições plurais e comuns, através de círculos de estudos, textos e projetos, sempre em articulação com o ativismo negro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Feito e a ser feito em Educação das Relações Étnico-Raciais: Percepções, Projetos e Práticas de implementação da lei 10.639/2003
Descrição: Levantamento e análises de discursos, projetos e práticas de educação das relações etnicorraciais nas instituições educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Círculos de estudos afro-brasileiros / Curso de extensão em educação das relações étnico-raciais
Descrição: Estudos sobre os fundamentos históricos, sociais e políticos, bem como conteúdos e métodos, da Educação das Relações Étnico-Raciais e do Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afrobrasileiras na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases e das Diretrizes Nacionais Curriculares para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura africana e afrobrasileira, de forma a incentivar os educadores, em seu contexto educacional, a desenvolverem a temática em seus componentes curriculares..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2001 - Atual
Periódico: Lugar Comum (UFRJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional e Tecnológica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação das Relações Étnico-Raciais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1996
Moção de congratulações pelo trabalho desenvolvimento no Movimento Pré-Vestibular para Negros e Carentes, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:13
Total de citações:59
http://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=HERmJqEAAAAJ  Data: 04/03/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, Alexandre do2015NASCIMENTO, Alexandre do. Uma reflexão sobre o atual ciclo de lutas do comum no Brasil. Lugar Comum (UFRJ), v. 43, p. 15-20, 2015
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Movimentos Sociais; Políticas do Comum.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Vários. Homepage: http://uninomade.net/lugarcomum/43/; Série: 0; ISSN/ISBN: 14158604.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do2015NASCIMENTO, Alexandre do. Racismo e Educação das Relações Étnico - Raciais: um debate fundamental e ainda polêmico na sociedade brasileira. Lugar Comum (UFRJ), v. 45, p. 54, 2015
Palavras-chave: relaçoes raciais; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://uninomade.net/lugarcomum/45/; Série: 1; ISSN/ISBN: 14158604.

3.
1NASCIMENTO, Alexandre do2014NASCIMENTO, Alexandre do. Ubuntu, o comum e as ações afirmativas. LUGAR COMUM, v. 41, p. 29-36, 2014
Palavras-chave: Ubuntu; Políticas do Comum; Políticas de Ação Afirmativa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Vários. Homepage: http://uninomade.net/lugarcomum/41/; ISSN/ISBN: 14158604.

4.
3NASCIMENTO, Alexandre do2013 NASCIMENTO, Alexandre do. Por uma Escola Plural. Lugar Comum (UFRJ), v. 39, p. 213-223, 2013
Palavras-chave: Educação; Políticas do Comum; Diversidade; Democracia; Gestão Democrática.
Grande área: Ciências Humanas; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 14158604.

5.
2NASCIMENTO, Alexandre do2013NASCIMENTO, Alexandre do. Educação das Relações Étnico-Raciais: Elementos teóricos e metodológicos de uma prática de formação docente. Revista Magistro, v. 8, p. 19-27, 2013
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Ações Afirmativas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/viewFile/2122/996; Série: 2; ISSN/ISBN: 21787956.

6.
5NASCIMENTO, Alexandre do2012NASCIMENTO, Alexandre do. O Movimento dos Cursos Pré-Vestibulares para Negros e a políticas de cotas nas instituições de ensino superior. Cadernos Imbondeiro, v. 2, p. 1-9, 2012
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Pré-Vestibulares Populares; Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Políticas de Ação Afirmativa; Políticas Públicas; relaçoes raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ci/issue/view/1186; Série: 1; ISSN/ISBN: 23162937.

7.
4NASCIMENTO, Alexandre do2012NASCIMENTO, Alexandre do. Por uma Escola Plural. Recôncavo Revista de História da UNIABEU, v. 2, p. 126-139, 2012
Palavras-chave: Educação; Diversidade; Educação das Relações Étnico-Raciais; Políticas do Comum; Políticas e Práticas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/reconcavo/issue/current; Série: 3; ISSN/ISBN: 22382127.

8.
6NASCIMENTO, Alexandre do2010NASCIMENTO, Alexandre do. Os Cursos Pré-Vestibulares para Negros e as Políticas de Cotas nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Lugar Comum (UFRJ), v. 30, p. 90-99, 2010
Palavras-chave: Políticas Públicas; Ação Afirmativa; Educação; Movimentos Sociais; Pré-Vestibulares Populares; Pré-Vestibular para Negros e Carentes.
Grande área: Ciências Humanas; ISSN/ISBN: 14158604.

9.
7NASCIMENTO, Alexandre do2008NASCIMENTO, Alexandre do. Mensagem aos senadores. Lugar Comum (UFRJ), v. 23/24, p. 17-18, 2008
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Educação.
Grande área: Ciências Humanas; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14158604.

10.
9NASCIMENTO, Alexandre do2008NASCIMENTO, Alexandre do. Os novos manifestos sobre as cotas. Lugar Comum (UFRJ), v. 25/26, p. 11-16, 2008
Palavras-chave: Educação; Política de Cotas; Políticas de Ação Afirmativa; Movimentos Sociais; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14158604.

11.
8NASCIMENTO, Alexandre do2008NASCIMENTO, Alexandre do. Os manifestos, o debate público e a proposta de cotas. Lugar Comum (UFRJ), v. 23/24, p. 11-16, 2008
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Políticas Públicas; Movimentos Sociais; Universalização de direitos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Democracia e Cidadania. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14158604.

12.
10NASCIMENTO, Alexandre do2004NASCIMENTO, Alexandre do. Movimentos Sociais, Ação Afirmativa e Universalização dos direitos. Lugar Comum (UFRJ), v. 19-20, p. 173-184, 2004
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Movimentos Sociais; Universalização de direitos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14158604.

13.
11NASCIMENTO, Alexandre do2003 NASCIMENTO, Alexandre do. As Políticas de Ação Afirmativa como instrumentos de universalizaçãoi dos direitos. Lugar Comum (UFRJ), v. 18, p. 55-62, 2003
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Universalização de direitos; Políticas Públicas; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14158604.

14.
12NASCIMENTO, Alexandre do2002NASCIMENTO, Alexandre do. Universidade e Cidadania: o movimento dos cursos pré-vestibulares populares. Lugar Comum (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 17, p. 45-60, 2002
Palavras-chave: Políticas Públicas; Pré-Vestibulares Populares; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação Superior. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14158604.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NASCIMENTO, Alexandre do. Do direito à universidade á universalização de direitos. 1. ed. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2012. v. 1. 199p .
Palavras-chave: Educação; Políticas de Ação Afirmativa; Movimentos Sociais; Pré-Vestibulares Populares; Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Universalização de direitos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788537401835.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do. Ações Afirmativas: da luta do Movimentos Social Negro às políticas concretas. 1. ed. Rio de Janeiro: Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, 2006. v. 1. 40p .
Palavras-chave: Ações Afirmativas.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8599889048.

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, Alexandre do; SANTOS, A. P. . Núcleos de estudos afro-brasileiros em instituições de educação básica e profissional: experiências na FAETEC e no DEGASE. In: Eugenia Portela S. Marques; Wilker S. da Silva. (Org.). Educação, relações étnico-raciais e resistência: as experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas no Brasil. 1ed.Assis: Triunfal Gráfica Editora, 2016, v. 1, p. 0-0.
Palavras-chave: Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros; Ações Afirmativas; Promoção de Diversidade e Igualdade Racial; Educação das Relações Étnico-Raciais; DEGASE; FAETEC.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788561175610.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do. Ações afirmativas e jornadas de junho: tudo a ver!. In: Bruno Cava; Giuseppe Cocco. (Org.). Amanhã vai ser maior: o levante da multidão no ano que não terminou. 1ed.São Paulo: Annablume, 2014, v. 1, p. 97-104.
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Política; Políticas do Comum; Políticas de Ação Afirmativa; Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Universalização de direitos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.annablume.com.br/; Número da revisão: 1; ISBN: 9788539106257.

3.
NASCIMENTO, Alexandre do. Escola Plural: Diversidade, Culturas, Ciências e Tecnologias na formação para a vida e o trabalho. In: Carvalho, A.C.; Souza, R.C.; Junior, U.B.C.. (Org.). Olhares sobre Gestão. 1ed.Rio de Janeiro: FAETEC, 2014, v. 1, p. 45-56.
Palavras-chave: Escola Plural; Educação; Gestão Escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788598931159.

4.
NASCIMENTO, Alexandre do; SILVA, F. R. C. P. . Percepções da educação das relações étnico-raciais a partir da lei 10.639/2003. In: Aristóteles Berino. (Org.). Diversidade Étnico-Racial e Educação Brasileira. 1ed.Seropédica: UFRRJ/Ed.Evangraf, 2013, v. 1, p. 101-112.
Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788577275731.

5.
NASCIMENTO, Alexandre do. Para uma pedagogia da (re)educação das relações étnico-raciais. In: Alexandre do Nascimento; Amauri M. Pereira; Luiz Fernandes de Oliveira; Selma Maria da Silva. (Org.). Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2008, v. 1, p. 47-57.
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Ação Afirmativa.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788576501695.

6.
NASCIMENTO, Alexandre do. Ações Afirmativas, combate ao racismo e promoção da igualdade. In: Ivanir dos Santos; José Geraldo da Rocha. (Org.). Diversidade e Ações Afirmativas. Rio de Janeiro: CEAP, 2007, v. , p. 177-203.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Desigualdades Raciais; Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Pré-Vestibulares Populares; Pré-Vestibular para Negros e Carentes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas de Ação Afirmativa.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788599889077.

7.
NASCIMENTO, Alexandre do. Os Cursos Pré-Vestibulares Populares como práticas de ação afirmativa e valorização da diversidade. In: Maria Lucia de Santana Braga; maria Helena Vargas da Silveira. (Org.). O Programa Diversidade na Universidade e a construção de uma Política Educacional Anti-Racista. Brasilia: Ministério da Educação, 2007, v. , p. 65-88.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Educação; Políticas e Práticas Educacionais; Políticas Públicas; Pré-Vestibulares Populares.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788560731046.

8.
NASCIMENTO, Alexandre do. Negritude e Cidadania: o movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares. In: Jeruse Romão. (Org.). História da Educação do Negro e outras histórias. 1ed.Brasília: Ministério da Educação, 2005, v. 6, p. 139-156.
Palavras-chave: Educação; Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Pré-Vestibulares Populares; Políticas Públicas; Ação Afirmativa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Movimentos Sociais e Democracia.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 852960038X.

9.
NASCIMENTO, Alexandre do; SILVA, Andreia Ferreira da ; ALGEBAILE, Maria Emília Bertino . Estado, mercado e trabalho: neoliberalismo e políticas sociais. In: Lucia Maria Wanderley Neves. (Org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. 1ed.São Paulo: Xamã, 2002, v. 1, p. 85-104.
Palavras-chave: Ensino superior; Privatização; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 378040981; Número da revisão: 1; ISBN: 8585833998.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NASCIMENTO, Alexandre do. Somos vândalos e vândalas pela democracia. Revista Global Brasil, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 01 jul. 2013.
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Políticas do Comum; Políticas Públicas; Políticas de Ação Afirmativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.revistaglobalbrasil.com.br/?page_id=112; Data de publicação: 01/07/2013; ISBN: 18072259.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do. Indignemo-nos também contra o racismo. Revista Global Brasil, Rio de Janeiro, p. 0 - 0, 06 abr. 2012.
Palavras-chave: Racismo; Políticas de Ação Afirmativa; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.revistaglobalbrasil.com.br; Data de publicação: 06/04/2012.

3.
NASCIMENTO, Alexandre do. Por um Plano Nacional de Educação Democrático. Revista Global Brasil, Rio de Janeiro, p. 0 - 0, 15 ago. 2011.
Palavras-chave: Educação; Democracia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.revistaglobalbrasil.com.br; Data de publicação: 15/08/2011.

4.
NASCIMENTO, Alexandre do. O atual debate sobre política de cotas para negros na universidade. Global Brasil (Rio de Janeiro), Rio de janeiro, p. 30 - 31, 30 abr. 2010.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Políticas Públicas; Movimentos Sociais; Desigualdades Raciais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 30/04/2010; ISBN: 18072259.

5.
NASCIMENTO, Alexandre do. As Cotas para Negros no Tribunal. Global Brasil (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 42 - 43, 30 nov. 2009.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Desigualdades Raciais; Políticas Públicas; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 30/11/2009; ISBN: 18072259.

6.
NASCIMENTO, Alexandre do. ENADE e Ações Afirmativas são eficazes. Revista Global Brasil, Rio de Janeiro, p. 20 - 21, 01 dez. 2007.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/12/2007.

7.
NASCIMENTO, Alexandre do. De quem é o racismo?. Revista Global Brasil, Rio de Janeiro, , v. 8, p. 20 - 21, 01 jun. 2007.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 01/06/2007; ISBN: 18072259.

8.
NASCIMENTO, Alexandre do. A educação é estratégica para o desenvolvimento. Revista Global Brasil, Rio de Janeiro, p. 29 - 30, 09 fev. 2007.
Palavras-chave: Educação; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 09/02/2007; ISBN: 18072259.

9.
NASCIMENTO, Alexandre do. Porque Somos Racistas. Global Brasil (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, , v. 7, p. 30 - 31, 15 nov. 2006.
Palavras-chave: Racismo; Desigualdades Raciais; Democracia; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 15/11/2006; ISBN: 18072259.

10.
NASCIMENTO, Alexandre do. 2005 é o ano da igualdade racial. Global Brasil, Rio de Janeiro, 01 jul. 2005.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Desigualdades Raciais; Democracia.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.universidadenomade.orb.br; Data de publicação: 01/07/2005.

11.
NASCIMENTO, Alexandre do. Universidade: Vamos fazer essa Reforma. Global Brasil, Rio de Janeiro, 01 fev. 2005.
Palavras-chave: Ensino superior; Ação Afirmativa; Políticas Públicas; Universalização de direitos.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.universidadenomade.org.br; Data de publicação: 01/02/2005.

12.
NASCIMENTO, Alexandre do; COCCO, Giuseppe ; BENTES, IVANA ; ARANI, LILIA ; ROQUE, TATIANA . Por uma universidade verdadeiramente pública (e não apenas estatal!). Revista Espaçco Acadêmico, Rio de Janeiro, 01 fev. 2005.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.espacoacademico.com.br/045/45univ_bentes.htm; Data de publicação: 01/02/2005; ISBN: 15196186.

13.
NASCIMENTO, Alexandre do. Controle dos Pobres. Global Brasil, Rio de Janeiro, 01 fev. 2005.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.universidadenomade.org.br; Data de publicação: 01/02/2005.

14.
NASCIMENTO, Alexandre do. Reforma Universitária: Dúvidas e Questões. Global Brasil, Rio de Janeiro, 01 out. 2004.
Palavras-chave: Ensino superior; Ação Afirmativa; Universalização de direitos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.universidadenomade.org.br; Data de publicação: 01/10/2004.

15.
NASCIMENTO, Alexandre do. A universidade estatal é pública?. Global Brasil, Rio de Janeiro, 01 jul. 2004.
Palavras-chave: Ensino superior; Universalização de direitos; Ação Afirmativa.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.universidadenomade.org.br; Data de publicação: 01/07/2004.

16.
NASCIMENTO, Alexandre do. Palavras, Palavras e Palavras. REvista Global América Latina, , v. 2, p. 17 - 17, 13 out. 2003.
Palavras-chave: Política.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Democracia e Cidadania.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Movimentos Sociais.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 13/10/2003.

17.
NASCIMENTO, Alexandre do. Ação Afirmativa e Produção de Direitos. Glob(AL) América Latina, Rio de Janeiro, p. 28 - 28, 23 jan. 2003.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Universalização de direitos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Data de publicação: 23/01/2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Alexandre do. As ações afirmativas e o levante da multidão. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2014, Belem. Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Etnico-Raciais. Belem: Universidade Federal do Pará, 2014. v. 1.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Série: 0; ISSN/ISBN: 19834446.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do. As ações afirmativas e o levante da multidão. In: IV Congresso Internacional do Nucleo de Estudos das Américas, 2014, Rio de Janeiro. América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais - Sociedade-Política-Economia e Cutura. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Série: 1; ISSN/ISBN: 9788599958216.

3.
NASCIMENTO, Alexandre do. Educação das Relações Étnico-Raciais: elementos teóricos e metodológicos de uma prática de formação. In: Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Universidade do Porto, 2013. v. 1. p. 6002-6008.
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fpce.up.pt/trabalhodocenteformacao/index.html; ISSN/ISBN: 9789898471130.

4.
NASCIMENTO, Alexandre do. Escola Plural: Diversidade, Culturas, Ciências e Tecnologias na formação para a vida e o trabalho. In: Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Universidade do Porto, 2013. v. 1. p. 6572-6580.
Palavras-chave: Educação; Políticas do Comum; Políticas e Práticas Educacionais; Democracia; Diversidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Portugal/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fpce.up.pt/trabalhodocenteformacao/index.html; ISSN/ISBN: 9789898471130.

5.
NASCIMENTO, Alexandre do. Por uma Escola Plural. In: VII Seminário Internacional ? As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013. VII Seminário Internacional ? As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UERJ. v. 1.
Palavras-chave: Democracia; Diversidade; Educação; Gestão Democrática; Políticas e Práticas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.seminarioredes.com.br/; ISSN/ISBN: 9788561593711.

6.
NASCIMENTO, Alexandre do. AS POLÍTICAS DE COTAS PARA O ACESSO DE NEGROS AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES PARA NEGROS NA SUA CONSOLIDAÇÃO. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL?, 2012, João Pessoa. IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL? - ANAIS ELETRÔNICOS. Campinas: HISTEDBR, 2012.
Palavras-chave: Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Pré-Vestibulares Populares; Políticas de Ação Afirmativa; Política de Cotas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/2.58.pdf; ISSN/ISBN: 9788577455515.

7.
NASCIMENTO, Alexandre do. Os Manifestos, o debate público e a proposta de cotas. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2008, Goiania. V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - Pensamento Negro e Anti-Racismo: Diferenciações e Percursos. Goiania: ABPN, 2008.
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Ação Afirmativa; Política de Cotas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://abpn1.tempsite.ws/cd_V_copene/gt52.html; ISSN/ISBN: 19834446.

8.
NASCIMENTO, Alexandre do. Das ações afirmativas dos movimentos sociais às políticas de ação afirmativa: O Movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares. In: Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2007, Florianópolis. Anais do ... Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia. Florianópolis: NPMS/UFSC, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.npms.ufsc.br; ISSN/ISBN: 19824602.

9.
NASCIMENTO, Alexandre do. MOVIMENTOS SOCIAIS, ANTI-RACISMO E EDUCAÇÃO. In: X CONGRESSO DA ALADAA - Associação Latino-Americana de Estudos Africanos e Asiáticos: Cultura, Poder e Tecnollogia: África e Ásia face à globalização, 2001, Rio de Janeiro. Cultura, Poder e Tecnologia: África e Ásia face à globalização. Rio de janeiro: Educam - Editora da Universidade Candido Mendes, 2000. v. 1. p. 1400-1417.
Palavras-chave: Educação; Racismo; Anti-racismo; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 8572610189.

10.
NASCIMENTO, Alexandre do. MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES. In: I ENCONTRO EXPERIÊNCIAS DE PRÉ-VESTIBUALRES POPULARES, 2000, FLORIANÓPOLIS. I ENCONTRO EXPERIÊNCIAS DE PRÉ-VESTIBUALRES POPULARES - ANAIS. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2000. v. 1. p. 59-82.
Palavras-chave: Educação; Pré-Vestibulares Populares; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, Alexandre do. A MULTIDÃO VAI À UNIVERSIDADE: O TRABALHO DO MOVIMENTO DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES CONTRA A DISCRIMINAÇÃO E A DESIGUALDADE, E PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. In: Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2004, Florianópolis. Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2004.
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Ação Afirmativa; Pré-Vestibulares Populares; Ensino superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Democracia e Cidadania.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Movimentos Sociais.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do. AÇÃO AFIRMATIVA E UNIVERSALIZAÇÃO DOS DIREITOS. In: III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação, 2003, Niterói. III Seminário Nacional Relações Raciais e Educação: Saberes, Políticas e Perspectivas. Niteroi: PENESB, 2003. v. 1. p. 43-43.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Universalização de direitos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Democracia e Cidadania.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Movimentos Sociais.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

3.
NASCIMENTO, Alexandre do. MOVIMENTO PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES: HISTÓRICO, OBJETIVOS E PROPOSTAS. In: VII Semana de Extensão da UFF: Educação que País é este?, 2002, Niteroi. VII Semana de Extensão da UFF: Educação que País é este? - Resumos. Niteroi: Universidade Federal Fluminense, 2002. v. 1.
Palavras-chave: Educação; Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

4.
NASCIMENTO, Alexandre do; DALVI, Gelson Pereira ; CRUZ, Cleber Gomes da . INFORMÁTICA EDUCATIVA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. In: UERJ SEM MUROS, 2002, DUQUE DE CAXIAS. UERJ SEM MUROS - ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. RIO DE JANEIRO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2002. v. 1. p. 308-308.
Palavras-chave: Educação; Informática Educativa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

5.
NASCIMENTO, Alexandre do; DALVI, Gelson Pereira ; CRUZ, Cleber Gomes da . O COMPUTADOR COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA NO COTIDIANO DO PROFESSOR. In: UERJ SEM MUROS, 2002, DUQUE DE CAXIAS. UERJ SEM MUROS 13ª EDIÇÃO. RIO DE JANEIRO: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE jANEIRO, 2002. v. 1. p. 323-323.
Palavras-chave: Informática Educativa; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.
NASCIMENTO, Alexandre do. DESIGUALDADES RACIAIS, MOVIMENTOS SOCIAIS E AÇÃO AFIRMATIVA. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS, 2002, SÃO CARLOS. DE PRETO A AFRO-DESCENDENTE: A PESQUISA SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO/RACIAIS NO BRASIL. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2002. v. 1. p. 46-46.
Palavras-chave: Desigualdades Raciais; Movimentos Sociais; Ação Afirmativa; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

7.
NASCIMENTO, Alexandre do. MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: Os cursos pré-vestibulares populares. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS, 2000, RECIFE. I CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS. Recife: Universidade Federal de Permambuco, 2000. v. 1.
Palavras-chave: Educação; Pré-Vestibulares Populares; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, Alexandre do. A politica de cotas e a formação de intelectuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: História e Cultura Afrobrasileira; relaçoes raciais; Políticas de Ação Afirmativa; Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Castelo Branco; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: IV Semana da Escola de Ciências Sociais Aplicadas - O papel do negro na sociedade contemporâna; Inst. promotora/financiadora: Universidade Castelo Branco.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do. Avanços, perspectivas e desafios no âmbito das relações étnico-raciais, gênero, juventudes e inclusão de PNE´s na sociedade brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: relaçoes raciais; Políticas de Ação Afirmativa; Educação das Relações Étnico-Raciais; Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: CEFET - MG; Cidade: Belo Horizonte; Evento: II Seminário Nacional "Afirmação das Diversidades"; Inst. promotora/financiadora: CEFET - MG.

3.
NASCIMENTO, Alexandre do. Acesso, permanência e exito da população negra no ensino superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Desigualdades Raciais; Políticas de Ação Afirmativa; Política de Cotas; Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: IFRJ Campus Belford Roxo-RJ; Cidade: Belford Roxo; Evento: Mês da Consciência Negra; Inst. promotora/financiadora: IFRJ Campus Belford Roxo-RJ.

4.
NASCIMENTO, Alexandre do. PERCEPÕES E PRÁTICAS DOCENTES DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFRRJ; Cidade: Nova Iguaçu; Evento: I CONGRESSO DE PESQUISADORAS(ES) NEGRAS(OS) DA REGIÃO SUDESTE; Inst. promotora/financiadora: LEAFRO/UFRRJ.

5.
NASCIMENTO, Alexandre do. As ações afirmativas e o levante da multidão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Movimentos Sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Federal do Pará; Cidade: Belem; Evento: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros; Inst. promotora/financiadora: Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

6.
NASCIMENTO, Alexandre do. Relações Raciais na Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Escola Plural.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; Cidade: Duque de Caxias; Evento: VI Seminário Acadêmico 2014: História, Cultura e Educação em Periferias; Inst. promotora/financiadora: UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

7.
NASCIMENTO, Alexandre do. Diversidade: Educação, Questões Culturais, Étnico-Raciais e Religiosas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: relaçoes raciais; Desigualdades Raciais; Ações Afirmativas; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: DEGASE Ilha do Governador; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: II Seminário Internacional Socioeducativo / V Seminário Estadual Socioedutcativo; Inst. promotora/financiadora: DEGASE.

8.
NASCIMENTO, Alexandre do. Educação das Relações Étnico-Raciais na Atualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFRRJ; Cidade: Nova Iguaçu; Evento: VI Seminário Discente -2014; Inst. promotora/financiadora: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contamporaneos e Demandas Populares.

9.
NASCIMENTO, Alexandre do. Biopoder, Racismo e Ações Afirmativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Racismo; Ações Afirmativas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fundação Casa de Rui Barbosa; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: Colóquios Korpobraz: o êxodo da multidão; Inst. promotora/financiadora: Fundação Casa de Rui Barbosa e Universidade Nômade.

10.
NASCIMENTO, Alexandre do. Fronteiras da Periferia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Desigualdades; Racismo; Políticas de produção do comum.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Fundação Casa de Rui Barbosa; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: Coloquios Korpobraz: o êxodo da multidão; Inst. promotora/financiadora: Fundação Casa de Rui Barbosa e Universidade Nomade.

11.
NASCIMENTO, Alexandre do. Para uma nova pedagogia da educação das relações etnicorraciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Diversidade; relaçoes raciais; Políticas de Ação Afirmativa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIGRANRIO; Cidade: Duque de Caxias; Evento: Seminário Internacional Conhecimentos Compartilhados: Tradição e Modernidade; Inst. promotora/financiadora: UNIGRANRIO.

12.
NASCIMENTO, Alexandre do. As Políticas de Cotas para o acesso de negros ao ensino superior no Brasil e a importância dos Cursos Pré-Vestibulares para Negros na sua consolidação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Política de Cotas; Movimentos Sociais; Pré-Vestibular para Negros e Carentes.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFPB; Cidade: João Pessoa; Evento: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas; Inst. promotora/financiadora: HISTEDBR.

13.
NASCIMENTO, Alexandre do. Do direito à universidade à universalização de direitos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Pré-Vestibulares Populares; Política; Políticas de Ação Afirmativa; Política de Cotas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFF; Cidade: Niteroi-RJ; Evento: I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades; Inst. promotora/financiadora: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades.

14.
NASCIMENTO, Alexandre do. Os Cursos Pré-Vestibulares para Negros e as Políticas de Cotas nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Pré-Vestibulares Populares; Pré-Vestibular para Negros e Carentes; Políticas de Ação Afirmativa; Política de Cotas; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: Seminário de Reflexão e Memória da Cultura Afrobrasileira; Inst. promotora/financiadora: PUC-RJ.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
NASCIMENTO, Alexandre do. ONDJANGO - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. 2014; Tema: Divulgação de Projeto de Estudos, Pesquisas e Extensão e suas produções. (Site).
Palavras-chave: Estudos Culturais; Estudos Afrobrasileiros; Políticas do Comum; Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Escola Plural.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.sentimentanimalidades.net/ondjango/.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do. SENTIMENTANIMALIDADES - Prosas, Poéticas, Estudos e Desejos. 2012; Tema: Divulgação de produção e outros conteúdos. (Site).
Palavras-chave: Políticas do Comum; Políticas de Ação Afirmativa; Políticas e Práticas Educacionais; Educação das Relações Étnico-Raciais; Movimentos Sociais; Tecnologias de Informação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.sentimentanimalidades.net.


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, Alexandre do. Elaboração de Textos Científicos e Estrutura de Monografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Promoção de Diversidade e Igualdade Racial.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: UFRRJ; Cidade: Nova Iguaçu; Inst. promotora: LEAFRO/UFRRJ.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do. Políticas de Ação Afirmativa. 2014. .
Palavras-chave: Políticas de Ação Afirmativa; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: UFRRJ; Cidade: Nova Iguaçu; Inst. promotora: LEAFRO-UFRRJ.

3.
NASCIMENTO, Alexandre do. Relatório de Pós-Doutorado em Educação na UFRRJ. 2014. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Educação; Ações Afirmativas; Educação das Relações Étnico-Raciais; Escola Plural.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Projeto de pesquisa: O Feito e a ser feito em educação das relações étnico-raciais: políticas, projetos e experiências de implementação da Lei 10.639/2003 na Baixada Fluminense-RJ; Nº páginas: 70; Inst. promotora/financiadora: CAPES / PNPD.

4.
NASCIMENTO, Alexandre do. Práticas Culturais e Narrativas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: UFRRJ; Cidade: Nova Iguaçu; Inst. promotora: UFRRJ.

5.
NASCIMENTO, Alexandre do. Educação das Relações Étnico-Raciais na perspectiva da Lei Federal 10.639/2003. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: História e Cultura Abrobrasileira; Ações Afirmativas; Educação das Relações Étnico-Raciais; Estudos Afrobrasileiros; relaçoes raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 40; Local: Campus da FAETEC em Marechal Hermes; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: FAETEC - Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá - Centro de Memória.

6.
NASCIMENTO, Alexandre do. Educação das Relações Étnico-Raciais na perspectiva da Lei Federal 10.639/2003. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; relaçoes raciais; História e Cultura Afrobrasileira; Ação Afirmativa.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: FAETEC; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: FAETEC / Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Acão Afiramativa (NEERA).

7.
NASCIMENTO, Alexandre do. O Negro na História e na Sociedade Brasileira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; História e Cultura Afrobrasileira; relaçoes raciais; Ação Afirmativa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Cidade: Rio de Janeiro; Inst. promotora: FAETEC / Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NEERA).
Disciplina Ministrada também em 2007, 2008 e 2009 no Curso de Extensão em "Educação das Relações Étnico-Raciais", do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NEERA/FAETEC),.

8.
NASCIMENTO, Alexandre do. Pesquisa e Pedagogia Interétnica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais; Ação Afirmativa.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 10; Local: Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes; Inst. promotora: Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP.
Módulo ministrado no curso "História e Cultura Afro-Brasileira", para professores de ensino básico..

9.
NASCIMENTO, Alexandre do. Educação, Cultura e Mudança. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Itaperuna; Cidade: Itaperuna; Inst. promotora: Faculdade Redendor.

10.
NASCIMENTO, Alexandre do. Tecnologia e Educação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Palavras-chave: Tecnologia e Educação; Tecnologias de Informação, Sociedade e Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 30; Local: Itaperuna; Cidade: Itaperuna; Inst. promotora: Faculdade Redendor.
Faculdade Redentor, Itaperuna-RJ..



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROCHA, José Geraldo; OLIVEIRA, R. C.; NASCIMENTO, Alexandre do. Participação em banca de Patricia Leal Correa. A Luta da Mulher Negra em São João de Meriti. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.
Palavras-chave: relaçoes raciais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
NASCIMENTO, Alexandre do; COSTA, A. V.; MOTTA, F. M. N.; CARVALHO, C. R.. Participação em banca de Fernanda Maria da Silva. Professores Negros na Educação Superior - LEAFRO - Um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
ROCHA, José Geraldo; KAUSS, Vera Lucia Teixeira; RIBEIRO, Daniele; ALBUQUERQUE, Rodney; NASCIMENTO, Alexandre do. Participação em banca de Cecília Ramos da Fonseca Ugulino. NEGRO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: A LEI 10639 NO COTIDIANO ESCOLAR. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Teses de doutorado
1.
COCCO, Giuseppe; NASCIMENTO, Alexandre do. Participação em banca de Gilvan de Oliveira Vilarim. Transformação do trabalho e a produção de software. 2012. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Referências adicionais: Brasil/Português.

Qualificações de Doutorado
1.
COCCO, Giuseppe; NASCIMENTO, Alexandre do. Participação em banca de Gilvan de Oliveira Vilarim. Transformação do trabalho e a produção de software. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Trabalho Imaterial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Qualificações de Mestrado
1.
NASCIMENTO, Alexandre do; ROCHA, José Geraldo; TEIXEIRA, V. R.. Participação em banca de Patrícia Leal Correa. A Luta da Mulher Negra em São João de Meriti. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.
Palavras-chave: relaçoes raciais; Anti-racismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
ROCHA, José Geraldo; RIBEIRO, Daniele; ALBUQUERQUE, Rodney; KAUSS, Vera Lucia Teixeira; NASCIMENTO, Alexandre do. Participação em banca de Cecilia Ramos da Fonseca. Negro e Educação no Brasl: A Lei 10639 no cotidiano escolar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
Siss, Ahyas; CAPUTO, Stela Guedes; OLIVEIRA, Luiz Fernandes; NASCIMENTO, Alexandre do. Participação em banca de Sandra Regina de Souza Cruz. Lei 10639/2003, intolerância religiosa e a educação das relações étnico-raciais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003; Intolerância Religiosa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III e-Geincos - O Estado Brasileiro e a igualdade de direitos: desafios para além das ações afirmativativas.Palestra Avanços e desafios das ações afirmativas. 2013. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://3egeincos.wordpress.com/.

2.
Escola Municipal Rotariano Arthur Silva.Palestra Ressignificando do 13 de maio na Educação das RElações Etnicorraciais. 2012. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

3.
I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Lançamento do livro Do direito à universidade à universalização de direitos (Ed. Litteris/Faperj, 2012), de minha autoria. 2012. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante; Homepage: http://coninter.blogspot.com.br/.

4.
IV Congresso de Bioética do Estado do Rio de Janeio. Participação como Palestrante na Mesa "Justiça e Ações Afirmativas". 2012. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://www.bioetica2012.com.br/.

5.
IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil.Apresentação do trabalho As Políticas de Cotas para o acesso de negros ao ensino superior no Brasil e a importância dos Cursos Pré-Vestibulares para Negros na sua consolidação. 2012. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.histedbr9seminario.com.br.

6.
Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO.Palestra sobre Ações Afirmativas. 2012. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

7.
Seminário Democratização do Acesso ao Ensino Superior e as Ações Afirmativas.Palestra sobre Política Cotas para Negros nas Instituições de Ensino Superior. 2012. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

8.
Seminário Políticas Públicas de Educação no Brasil e nos EUA: Analisando as relações étnico-raciais e a igualdade.Coordenação do Grupo de Trabalho Acesso e Permanência no ensino Superior. 2012. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Moderador
Forma de participação: Convidado.

9.
.Os Cursos Pré-Vestibulares para Negros e as Políticas de Cotas nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Participante.

10.
.Os Cursos Pré-Vestibulares para Negros e as Políticas de Cotas nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Participante; Homepage: http://seminarioafro2011pucrio.blogspot.com/.

11.
.Os Cursos Pré-Vestibulares para Negros e as Políticas de Cotas nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Participante.

12.
.Os Cursos Pré-Vestibulares para Negros e as Políticas de Cotas nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Participante; Homepage: http://seminarioafro2011pucrio.blogspot.com/.

13.
.Os Cursos Pré-Vestibulares para Negros e as Políticas de Cotas nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Participante; Homepage: http://seminarioafro2011pucrio.blogspot.com/.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Caroline Nascimento de Souza. Percepções e práticas docentes na educação das relações étnico-raciais no município de Rio Bonito. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (MEC/UNIAFRO)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ministério da Educação. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Promoção de Diversidade e Igualdade Racial; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

2.
Cristine Maria Silva dos Reis. Percepções e práticas docentes de educação das relações étnico-raciais em uma escola da rede municipal de Nova Iguaçu - RJ. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (MEC/UNIAFRO)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ministério da Educação. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

3.
Márcio Alves dos Santos. Estudo de Caso da Promoção da Igualdade Racial na Escola: análise da percepção dos estudantes do ensino médio sobre racismo e educação das relações étnico-raciais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (MEC/UNIAFRO)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ministério da Educação. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; relaçoes raciais; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

4.
Estela Maria de Carvalho. A inserção da Lei nº 10.639/03 nos Cursos de Formação de Professores: práticas no Instituto de Educação Rangel Pestana. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (MEC/UNIAFRO)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ministério da Educação. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Educação das Relações Étnico-Raciais; Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

5.
Gauthier Figueiredo Netto. Cinema e Educação: as produções nacionais na promoção da igualdade racial na escola. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (MEC/UNIAFRO)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ministério da Educação. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Cinema e Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

6.
Milson Figueredo Santana. Percepções dos discentes do segundo segmento do ensino fundamental acerca do Artigo 26A da LDB. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diversidade étnica e educação superior brasileira) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Diversidade; Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.ufrrj.br/leafro/.

7.
Fabricia Doroteia Sampaio Figueredo Ferreira Gomes. Análise da implementação da Lei Federal10639/03: experiencia de uma escola pública do município de Mesquita/RJ. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diversidade étnica e educação superior brasileira) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ação Afirmativa; Diversidade; Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.ufrrj.br/leafro/.

8.
Helio Lucio dos Reis Ventura. Percepções e práticas da educação das relações étnico-raciais por docentes e discentes do ensino médio em Duque de Caxias. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diversidade étnica e educação superior brasileira) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Diversidade; Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.ufrrj.br/leafro/.

9.
Eunice Dias Rodrigues. Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: A aplicação da Lei 10639/2003. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diversidade étnica e educação superior brasileira) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Diversidade; Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.ufrrj.br/leafro/.

10.
Tania Maria da Silva. Negros na EJA: Pequeno Ensaio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diversidade étnica e educação superior brasileira) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Diversidade; Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.ufrrj.br/leafro/.

11.
Fabiane Regina Chaves da Silva. Educação das Relações Ético-Raciais no primeiro seguimento do ensino fundamental: percepção de efetivação. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Diversidade étnica e educação superior brasileira) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Diversidade; Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Lei 10639/2003.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Homepage: http://www.ufrrj.br/leafro/.

12.
Pietro Valdo Rostagno. Sistema de Cotas nas Universidades Brasileiras. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia Superior) - Faculdade Redentor. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Iniciação científica
1.
Helga Gagliononi de Moraes Martins e Jaqueline Mendes Silva. Empreendedorismo na Educação Profissional. 2008. Iniciação Científica - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre do Nascimento.
Palavras-chave: Empreendedorismo.
Grande área: Ciências Humanas
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.
Bolsa do Projeto Jovens Talentos, para estudantes do ensino médio..




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 14:29:57