Solange Nunes de Oliveira Schiavetto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6684330455459541
  • Última atualização do currículo em 11/03/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em História pelo IFCH/Unicamp (2002), Doutorado em História Cultural, IFCH/Unicamp (2007) e pós-doutorado em História pelo IFCH/Unicamp (2014). Tem experiência nas áreas de Arqueologia, Antropologia e Educação, com ênfase em Arqueologia das populações indígenas e Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de identidade e alteridade em Educação e Arqueologia, Educação Patrimonial. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais/Poços de Caldas ministrando aulas no curso de Pedagogia desde 2005 nas disciplinas Estudos Antropológicos I e II, Pesquisa em Educação (I, II, IV e V), Tópicos de Estudos sobre cultura e educação: ciência, multiculturalismo e educação e Sociologia e Antropologia da Educação: a infância no Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação, UEMG/Poços de Caldas, tendo sido uma de suas idealizadoras em 2007. Foi pesquisadora colaboradora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas entre 2012 e 2014, Unicamp, onde desenvolveu suas atividades de pós-doutoramento com bolsa PDJ do CNPq. Possuiu vínculo de pesquisadora colaboradora com esta instituição, entre 2014 e 2016, na qual desenvolveu pesquisas sobre a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino de História a partir da contribuição da Arqueologia Pública. Coordena grupo de estudos sobre Arqueologia e Educação, fruto de projeto de pesquisa desenvolvido na região de Poços de Caldas, orientando alunos bolsistas e voluntários da Faculdade de Educação/UEMG. É membro da Fundação Araporã, onde tem trabalhado com projetos de Arqueologia de Contrato e Educação Patrimonial. É líder de grupo cadastrado no CNPq: "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Solange Nunes de Oliveira Schiavetto
Nome em citações bibliográficas
SCHIAVETTO, S. N.O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Rua Corumbá, n.72
Jardim dos Estados
37701-100 - Pocos de Caldas, MG - Brasil
Telefone: (35) 37143004


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Arqueologia Regional e Educação: proposta de estudos sobre um passado excluído de Araraquara/SP, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: etnicidade; teoria arqueológica; Arqueologia regional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1999 - 2002
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Arqueologia Guarani: construção e desconstrução da identidade indígena,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Pedro Paulo Abreu Funari.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Arqueologia Tupiguarani; etnicidade; teoria arqueológica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pré-Histórica.
1993 - 1997
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Interdisciplinaridade em Arqueologia Brasileira: uma contribuição para o estudo dos povos Tupis.
Orientador: Sílvia Maria Schmuziger de Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2002 - 2002
Os Saberes da Educação do Futuro.
Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, FESB, Brasil.
1996 - 1996
IV Curso "Introdução à Arqueologia Brasileira".
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Introdução à Restauração de peças arqueológicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
III Curso Introdução à Arqueologia Brasileira.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1994 - 1994
História dos Museus e papel dos mesmos na sociedad.
Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria", MHPVP, Brasil.
1994 - 1994
Conservação em Acervos Museológicos.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUCCAMP, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Preparação de Professores e Profissionais afins na área de Deficiência Ment. (Carga horária: 184h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora
Outras informações
Vínculo de pesquisadora colaboradora pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas no qual desenvolvo pesquisa de pós-doutorado. Supervisor: Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari. Projeto: Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. Participação em disciplinas de graduação da UNICAMP (Segundo semestre de 2012, 2013 e 2014)

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Enquanto pesquisadora colaboradora da Unicamp para desenvolvimento de minhas pesquisas de pós-doutoramento, elaborei com o supervisor de minha pesquisa e demais pesquisadores as seguintes disciplinas, ministradas aos alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, IFCH/UNICAMP: Cultura material e fontes textuais no estudo da História - segundo semestre de 2012 Tópicos Especiais em História: História e Cultura Material - segundo semestre de 2013 Introdução à Arqueologia - segundo semestre de 2014


Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas, AME, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina: Estudos Antropológicos


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Designada, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando aulas nas seguintes disciplinas: - Antropologia: cultura, sociedade e educação - Antropologia: Cultura Brasileira - Organização Social e Técnica do Trabalho Capitalista: Profissão Docente

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Núcleo de Pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenadora e subcoordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação, Faculdade de Educação, Poços de Caldas: Períodos de Coordenação: 08/2011- 07/2013 08/2015 - atual Períodos de Subcoordenação: 08/2013 - 07/2015

Vínculo institucional

2007 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante de Departamento, Carga horária: 5
Outras informações
Representante do Departamento de Fundamentos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação nos seguintes períodos: 01/01/2007 a 30/06/2008 01/01/2015 a 31/12/2015 18/02/2016 a 31/07/2016

Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Professora Efetivada, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Estudos Antropológicos I e II Introdução ao Estudo da Pesquisa: Teoria e Prática (Pesquisa I), Pesquisa em Educação III, IV e V. Sociologia e Antropologia da Educação: a infância no Brasil (curso de complementação em Educação Infantil) Tópicos de Estudos sobre cultura e educação: ciência, multiculturalismo e educação (optativa) Multiculturalismo e Educação (optativa) Primeiro semestre de 2007 e primeiro semestre de 2010

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante do Centro de Ensino e Estágio, Carga horária: 10


Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, FESB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de História: Introdução à Sociologia e História do pensamento social brasileiro.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas
Descrição: A proposta de pesquisa de Pós-Doutoramento tem como foco de investigação as leis federais 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da obrigatoriedade da abordagem da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena no ensino fundamental e médio. O intuito será discutir o papel que a Arqueologia Pública pode desempenhar na implementação de políticas afirmativas voltadas para grupos identitários mantidos à margem da sociedade, no caso deste projeto, indígenas e afrodescendentes. Pretende-se discutir a contribuição de pesquisas arqueológicas para a efetiva implementação dos dizeres das referidas leis, em especial no ensino de História do Brasil. Por meio da preparação de um questionário a ser respondido por um grupo de arqueólogos que se preocupam com Educação Patrimonial e trabalham em contextos nos quais há vestígios arqueológicos indígenas e africanos, buscaremos compreender como a Arqueologia pode contribuir e se tem contribuído em contextos escolares, para ampliação das discussões relativas à identidade e alteridade nos currículos dos níveis de ensino que as referidas leis federais contemplam. De forma mais ampla, a presente proposta visa discutir as relações entre Arqueologia, Antropologia e Educação, sendo que as relações das duas últimas já foram foco de interesse de vários pesquisadores (Canen & Oliveira 2002, Dauster 2003, 2004, Gusmão 2003, Silva 2000 e 2004 e Valente 2003)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Pedro Paulo Abreu Funari - Integrante / Adriely Sobral Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - Atual
ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas
Descrição: A pesquisa proposta tem como intuito dar continuidade aos trabalhos arqueológicos na região de Poços de Caldas (Schiavetto 2008)1. Tendo em vista que na primeira etapa do projeto em questão houve discussões sobre propostas de Educação Patrimonial, os próximos passos da pesquisa terão como foco a ação na e com a comunidade escolar. O intuito é continuar as discussões sobre o passado ?não oficial? da região, em uma pesquisa interdisciplinar, envolvendo universidade e comunidade, a fim de discutir com professores e alunos do ensino fundamental e médio a possibilidade de ter contato com visões alternativas sobre os processos histórico-culturais que levaram à formação atual de Poços de Caldas e região. PROJETO APROVADO PELA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - POÇOS DE CALDAS - EDITAL 2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Robson Antonio Rodrigues - Integrante / Ana Paula Gilaverte - Integrante / Diego dos Santos de Andrade - Integrante / Iara Cristina Silvino Moras - Integrante / Alegna Calácio Guimarães - Integrante / Dulcelaine Lopes Nishikawa - Integrante / Luciana Garcia dos Reis - Integrante / Rogério Antonio dos Santos Júnior - Integrante / Vincent Chrystoffer Andrade do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Alcoa Alumínio S.A. - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2011 - 2012
A abordagem da diversidade cultural na Educação Infantil: experiências em escolas municipais de Poços de Caldas/MG
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo docentes que trabalham na rede municipal de Educação Infantil de Poços de Caldas/MG. Por meio de entrevistas e observação participante pretende-se dialogar com professores sobre as temáticas da diversidade cultural e educação. A formação de tais profissionais -e a continuidade de seus estudos- será foco de discussão em reuniões a serem programadas. Nestas reuniões, frequentadas por professores das escolas selecionadas para o projeto e alunos/as bolsistas, em diálogos mediados pela pesquisadora, ocorrerá troca de experiências sobre diversidade cultural na sala de aula. Nosso intuito será perceber a importância que os professores atribuem aos temas multiculturais e, sobretudo, suscitar reflexões sobre temas antropológicos e sociais (Exemplo desses temas é o questionamento de conceitos fossilizados como raça, cultura, entre outros). As concepções de identidade e alteridade terão atenção especial, na medida em que acreditamos que na compreensão acrítica de tais conceitos germinam atitudes de intolerância à diferença..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Marcelle Santos Móras - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2008 - 2010
Memória e Cultura Material: estudos de educação patrimonial em Poços de Caldas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Ações Educativas do Projeto Arqueologia e Educação: questões de diversidade no Ensino Fundamental I
Descrição: O projeto de extensão tem como finalidade dar continuidade de forma sistemática às ações educativas ligadas ao projeto de pesquisa \"Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado de Poços de Caldas e região\", realizadas em escolas do município de Poços de Caldas desde 2012. A proposta tem como fio condutor a discussão sobre a ciência arqueológica e a sua interface com a educação no que toca às discussões referentes às identidades indígena e africana que, no passado da região de Poços de Caldas, contribuíram para a formação cultural deste trecho sul/sudoeste mineiro. As atividades a serem realizadas envolvem rodas de conversa, oficinas, reuniões com docentes, análise de conteúdo de livro didático (especialmente do terceiro ano do Ensino Fundamental), levando às escolas previamente contactadas discussões que promovam um olhar crítico para a compreensão da formação cultural da região, geralmente vista de um ponto de vista monocultural. Temáticas indígenas e afro são abordadas com crianças e docentes a partir de uma reflexão sobre o patrimônio histórico, cultural e arqueológico da região, apresentando dados de sítios arqueológicos do Estado de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Luciana Garcia dos Reis - Integrante / Roberto Henrique Ramiro - Integrante / Adonias Santos Bernardes - Integrante / Thaís Ronsini de Carvalho - Integrante / Lucas Pereira da Silva - Integrante / Gabriele Alípia Zanetti - Integrante.Número de orientações: 4


Outros Projetos


2007 - 2007
Proposta de criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - 2007
Proposta de Implantação do Curso de História-Licenciatura
Descrição: Elaboração de proposta de implantação do curso de História - Licenciatura, na FAE/Poços de Caldas..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2013 - 2013
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2013 - 2013
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pré-Histórica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Regional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Antropologia Educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHIAVETTO, S. N.O.2015SCHIAVETTO, S. N.O.; REIS, L. G. ; Moras, Iara Cristina Silvino ; Guimarães, Alegna Calácio . AS POSSIBILIDADES DE UM PROJETO ARQUEOLÓGICO EM UMA FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Cadernos do LEPARQ, v. 12, p. 234, 2015.

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.2014SCHIAVETTO, S. N.O.; SILVA, A. S. . A Arqueologia e a construção das identidades do passado nos processos educativos. Revista Moitará, v. 1, p. 51-59, 2014.

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.2013SCHIAVETTO, S. N.O.; Gilaverte, Ana Paula ; Andrade, Diego dos santos . Projeto Arqueologia e Educação: um olhar para o passado de Poços de Caldas. Revista de Arqueologia Pública, v. 7, p. 138-152, 2013.

4.
Funari, Pedro P.A.2006 Funari, Pedro P.A. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Pesquisas Arqueológicas na região central do estado de São Paulo. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 6, p. 155-174, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Funari, Pedro P.A. (Org.) ; ORSER JR., C. E. (Org.) . Identidades, discurso e poder: estudos de Arqueologia contemporânea. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2005. 245p .

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.. A Arqueologia Guarani: construção e desconstrução da identidade indígena. São Paulo: Annablume, 2003. v. 1000. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Funari, Pedro P.A. ; MARQUETTI, F. R. . A Cultura material dos tupis pré-coloniais: Antropofagia, enterramentos e caracterização de uma identidade. In: Flávia Regina Marquetti; Pedro Paulo A. Funari. (Org.). Sobre a pele. Imagens e metamorfoses do corpo.. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2016, v. , p. 35-49.

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Teorias Arqueológicas e questões de gênero. In: DOMINGUEZ, L. (Org.) ; FUNARI, P. P. A. (Org.) ; CARVALHO, A. V. (Org.) ; Rodrigues, G.B. (Org.). (Org.). Desafios da Arqueologia: depoimentos. : Habitus, 2009, v. , p. -.

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.. A questão étnica no discurso arqueológico: afirmação de uma identidade indígena minoritária ou inserção na identidade nacional?. In: Funari, Pedro Paulo A.; Orser, Charles E.; Schiavetto, Solange N.O.. (Org.). Identidades, discurso e poder: estudos da Arqueologia Contemporânea. São Paulo: Annablume, 2005, v. , p. 77-90.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.. É tempo de refletir. O Imparcial, Araraquara/SP, 18 abr. 1997.

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Gobbi, Virgínia C.F. de . Vinte Anos de Museu na Praça. O Imparcial, Araraquara/SP, 05 abr. 1995.

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Distorções e Equívocos: reflexões sobre a proposta de Hélio Jaguaribe. O Imparcial, Araraquara/SP, 10 set. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico no Médio Mogi-Guaçu e Médio Jacaré-Guaçu: um primeiro olhar sobre os sítios cerâmicos. In: XIII Congresso da SAB, 2005, Campo Grande MS. XIII Congresso de Arqueologia Brasileira: Arqueologia, Patrimônio e Turismo, 2005.

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Algumas considerações sobre o estudo dos guaranis na Arqueologia Brasileira. In: Segunda Reunión de Teoria Arqueologica en America del Sur, 2000, Olavarría. Anais da Segunda Reunión de Teoria Arqueologica en America del Sur, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.. AS POSSIBILIDADES DE UM PROJETO ARQUEOLÓGICO EM UMA FACULDADE DE EDUCAÇÃO. In: 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte, 2015.

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.. ARQUEOLOGIA PÚBLICA E EDUCAÇÃO: A ABRANGÊNCIA DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NO CONTEXTO DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS. In: 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2014, Belo Horizonte. Anais do 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte, 2014.

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. In: VII Simpósio de Teoria Arqueológica en America del Sur, 2014, San Felipe. Libro de Resumenes VII TAAS 2014, 2014.

4.
SCHIAVETTO, S. N.O.; SILVA, A. S. . : Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. In: 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2013, Belo Horizonte. Anais do 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte, 2013.

5.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Nishikawa, Dulcelaine Lopes ; Gilaverte, Ana Paula ; Guimarães, Alegna Calácio ; Andrade, Diego dos santos . Arqueologia e Educação: um olhar para o passado pré-colonial da região de Poços de Caldas ? MG. In: 14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2012, Belo Horizonte. Anais do 14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte, 2012. v. 1.

6.
Guimarães, Alegna Calácio ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Arqueologia e Educação: um olhar para o passado pré-colonial da região de Poços de Caldas ? MG. In: 14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2012, Belo Horizonte. Anais do 14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte, 2012. v. 1.

7.
Móras, Marcelle S. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE POÇOS DE CALDAS/MG. In: 13º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2011, Belo Horizonte. Anais do 13º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte, 2011. v. 1.

8.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico no médio Mogi-Guaçu e médio Jacaré-Guaçu/SP: um primeiro olhar sobre os sítios ceramistas. In: XIII Congresso da SAB, 2005, Campo Grande. Livro de Resumos do XIII Congresso da SAB, 2005. p. 45-45.

9.
Funari, Pedro P.A. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Os sítios cerâmicos do projeto "Pesquisas arqueológicas no médio Mogi-Guaçu e médio Jacaré-Guaçu/SP. In: XIII Congresso da SAB, 2005, Campo Grande. Caderno de Resumos do XIII Congresso da SAB, 2005. p. 98-98.

10.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Reflexões acerca do Estudo de populações ceramistas no Estado de São Paulo: apontamentos para uma abordagem teórica. In: 2ª Reunión Internacional de Teoría Arqueológica en América del Sur, 2000, Olavarría. Libro de Resúmenes de la 2ª Reunión Internacional de Teoría Arqueológica en América del Sur, 2000. p. 128-131.

11.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Pesquisa Exploratória e Levantamento de Sítio Arqueológico. In: IX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 1997, Marília. Anais do IX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
Ruela, Mário ; Riemenschneider, Fábio ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Experiências (in)comuns: a atuação profissional na Educação Superior - Mesa Redonda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Funari, Pedro P.A. ; CARVALHO, S. M. S. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Por Uma Antropologia Marxiana. São Paulo: Terceira Margem, 2015 (Apresentação de livro).

2.
PERBONI, E. M. C. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Quando a vida dá sentido à pesquisa.... Curitiba: Editora CRV, 2015 (Apresentação de livro).

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Resenha do Livro Arqueologia da Amazônia, de Eduardo Góes Neves. Campinas SP: Revista de História da Arte e Arqueologia n 06, dezembro de 2006, 2006 (Nota).

4.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Categorias Históricas e a Práxis da Identidade: a interpretação de etnicidade na Arqueologia Histórica. São Paulo: Annablume, 2005. (Tradução/Artigo).

5.
SCHIAVETTO, S. N.O.; CARVALHO, A. V. . Arqueologia para o público leigo no Brasil: três experiências. São Paulo: Annablume, 2005. (Tradução/Artigo).

6.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Arqueologia e Educação: o 'passado excluído do Brasil'. São Paulo: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia MAE/USP, 1999 (Nota).

7.
SCHIAVETTO, S. N.O.. A Arqueologia como ação política: o projeto Guerra do Carvão do Colorado. São Paulo: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia/MAE/USP, 1999. (Tradução/Artigo).

8.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Bandeira, Dione R. . Por que há cultura material ao invés de nada? Uma questão esquecida da Arqueologia. São Paulo: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia MAE/USP, 1999. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Nishikawa, Dulcelaine Lopes ; Rodrigues, Robson A. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Diagnóstico dos Bens Culturais de Natureza Arqueológica na área da Usina Cafeálcool Açúcar e Álcool. 2015.

2.
Nishikawa, Dulcelaine Lopes ; SCHIAVETTO, S. N.O. ; Rodrigues, Robson A. . Caracterização e avaliação da situação atual do patrimônio arqueológico, etno-histórico, cultural e paisagístico do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico: Área do Sisitema de Transmissão de Energia Mata de Santa Genebra entre os estados de São Paulo e Paraná. 2014.

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Nishikawa, Dulcelaine Lopes . Levantamento Arqueológico na região de Poços de Caldas. 2012.

4.
Rodrigues, Robson A. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . PROJETO DE LEVANTAMENTO ARQUEOLÓGICO EM ÁREA DE EXPANSÃO DO PLANTIO DA CANA-DE-AÇÚCAR/USINA ZANIN. 2007.

5.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Programa de Prospecção Arqueológica do Contorno Ferroviário de Araraquara e do Pátio Ferroviário de Tutóia, município de Araraquara, Estado de São Paulo. 2007.

6.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Diagnóstico Arqueológico da área de construção da Unidade II da Usina Furlan. 2006.

7.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Diagnóstico Arqueológico da área de ampliação de plantio de cana-de-açúcar (Usina Zanin). 2006.

Trabalhos técnicos
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Revista Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política (ISSN: 2237 ? 0579). 2017.

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Anais do Museu Paulista. 2016.

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Relatório das Atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação - agosto/2011 - maio 2012. 2012.

4.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Revista Arqueologia Pública, número 5.. 2012.

5.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Comitê Interno do PIBIC-CNPq- UEMG. 2012.

6.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Análises laboratoriais do material do Sítio Arqueológico São João, Ribeirão Bonito/SP. 2006.

7.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Coleta Sistemática no Sítio Arqueológico da Barrinha. 2006.

8.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Coleta Sistemática no Sítio Arqueológico São João/Ribeirão Bonito/SP. 2005.

9.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Levantamento Arqueológico Intensivo na Faixa de Domínio da Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP225). 2005.

10.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Levantamento Arqueológico do projeto Gasoduto (Comgás) da Fase V - Araras doo SDGN, Rio Claro/SP. 2005.

11.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Levantamento Arqueológico do Projeto Gasoduto Gás Brasiliano, Trecho Luís Antonio/Rib. Preto. 2005.

12.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico do Projeto Pesquisas Arqueológicas no Médio Mogi-Guaçu e Médio Jacaré-Guaçu/SP. 2004.

13.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Salvamento Arqueológico do Sítio Dois Córregos. 2004.

14.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico para o Projeto Linha de Trasmissão de Energia Londrina/Araraquara (Trecho Paulista). 2004.

15.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico para o projeto de Aterro Sanitário Olímpia. 2004.

16.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico para o Projeto do Aterro Sanitário de Paraguaçu Paulista/SP. 2004.

17.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Salvamento Arqueológico do Sítio Dois Córregos para o Projeto Duplicação da Rodovia 225. 2004.

18.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Diagnóstico Arqueológico para o Projeto da Usina de Açúcar e Álcool de Pereira Barreto/SP. 2004.

19.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Levantamento Arqueológico da Área de Plantio de cana da Usina de Açúcar e Álcool Alvorada, Junqueirópolis/SP. 2004.

20.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico Gás Brasiliano no trecho Boa Esperança do Sul/Araraquara-SP. 2003.

21.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico da Área de Construção da Usina de Açúcar e Álcool Alvorada, Junqueirópolis/SP. 2003.

22.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico para o Projeto Ribeirão do Índios, Marília/SP. 2003.

23.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico para o Projeto Linha de Transmissão da Embraer, Gavião Peixoto/SP. 2003.

24.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico no Projeto Vianorte Duplicação da Rodovia Armando Sales de Oliveira, Sertãozinho/Bebedouro. 2003.

25.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Diagnóstico Arqueológico para o Projeto Bairro Santa Paula, Campinas/SP. 2003.

26.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Diagnóstico Arqueológico para o Projeto Ribeirão dos Índios, Marília/SP. 2003.

27.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Diagnóstico Arqueológico do Projeto Linha de Transmissão Pirangi-Usina Colombo/SP. 2003.

28.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Análise de Laboratório do Projeto Gasoduto Araraquara Norte. 2003.

29.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Salvamento Arqueológico do Projeto Gasoduto Araraquara Norte Gás Brasiliano.. 2003.

30.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico para o Projeto Linha de Transmissão Pirangi-Usina Colombo/SP. 2003.

31.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico Projeto Juruti. 2002.

32.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento Arqueológico nos municípios de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara D'oeste. 2002.

33.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Monitoramento de exposição temática. 1999.

34.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Levantamento e Escavação Arqueologia no Projeto de Salvamento Arqueológico de Porto Primavera/SP. 1997.

35.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Saraiva, Adriana . Catalogação e Classificação das peças do acervo etnográfico e arqueológico do CEIMAM. 1997.

36.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Escavação arqueológica nos sítios Lagoa São Paulo II e Santa Fé/SP. 1995.

37.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Escavação Arqueológica no sítio JI-BI/MS. 1994.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Funari, Pedro P.A. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Educação Patrimonial e a inclusão de indígenas e afro-brasileiros. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Dia do Índio e pesquisas arqueológicas no Brasil. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.; TEREZIANO, R. . Entrevista sobre o desenvolvimento do projeto ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.; REIS, L. G. ; PEREIRA, L. B. ; RAMIRO, R. H. ; BERNARDES, A. S. ; CARVALHO, T. R. ; SILVA, L. P. ; ZANETTI, G. A. . Técnica Indígena de Confecção da Cerâmica: o acordelado. 2018. (Oficina).

2.
SCHIAVETTO, L. C. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Repórter da História Entrevista Fernão Mendes Pinto. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Objeto de Aprendizagem).

3.
Nishikawa, Dulcelaine Lopes ; Rodrigues, Robson A. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Diagnóstico dos Bens Culturais de Natureza Arqueológica na área da Usina Cafeálcool Açúcar e Álcool. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
Nishikawa, Dulcelaine Lopes ; Rodrigues, Robson A. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Diagnóstico de Bens Culturais: Área do Sistema de Transmissão de Energia Mata de Santa Genebra. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Contribuições da Arqueologia para enfoques multiculturais em Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Nishikawa, Dulcelaine Lopes ; SANTOS, F. G. . Ações Educativas do Projeto Arqueologia e Educação. 2013. (Ações Educativas).

7.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Multiculturalismo e Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Diversidade Étnica e Patrimônio Cultural. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para curso de pós-graduação Lato sensu para as Faculdades COC).

9.
POGGETTO, F. D. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO: ABORDAGENS TEÓRICAS PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL DA REGIÃO DE POÇOS DE CALDAS. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
Rodrigues, Robson A. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Arqueologia e Educação: elementos para a valorização do patrimônio cultural brasileiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SCHIAVETTO, S. N.O.; SOUZA, V. L. L. ; Funari, Pedro P.A. ; Bandeira, Dione R. ; Gobbi, Virgínia C.F. de ; Rodrigues, Robson A. ; ALMEIDA, P. A. ; CARVALHO, S. M. S. . A contribuição da Arqueologia e da Antropologia para o ensino de História. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Cultura Material e passado. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SCHIAVETTO, L. C. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Objeto de Aprendizagem 'Repórter da História Entrevista Fernão Mendes Pinto'. 2016. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Arqueologia da Região de Araraquara: os povos ceramistas. 2006 (Montagem de Exposição).

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.. A herança dos povos pré-cabralinos na região nordeste paulista. 2004 (Montagem de Exposição).

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Os mais antigos habitantes da Morada do Sol. 2003 (Montagem de Exposição).

4.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Saraiva, Adriana ; Rodrigues, Robson A. . A Arte Indígena como Etnoafirmação. 1999 (Montagem de Exposição).

5.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Saraiva, Adriana ; Rodrigues, Robson A. . A História do Homem através de sua produção material. 1997 (Montagem de Exposição).

6.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Saraiva, Adriana ; Rodrigues, Robson A. . A História do Homem através de sua produção material. 1997 (Montagem de Exposição).

7.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Saraiva, Adriana ; Gobbi, Virgínia C.F. de . Ashaninka: Jóias da Cultura Kampa. 1995 (Montagem de Exposição).

8.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Saraiva, Adriana . Artesanato dos indígenas atuais e Arqueologia Brasileira. 1994 (Montagem de Exposição).

9.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Saraiva, Adriana . Povos Indígenas do Brasil Meridional. 1994 (Montagem de Exposição).

10.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Saraiva, Adriana . Arte Indígena: Plumária e Cestaria. 1994 (Montagem de Exposição).

Demais trabalhos
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Gobbi, Virgínia C.F. de ; MANO, M. ; RIBEIRO, R. . História e Arqueologia para o ensino Fundamental e Médio. 2006 (Mini curso) .

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. . Identidades no passado e presente (relações entre teoria antropológica/sociológica e o fazer arqueológico. 2002.

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação na correção do vestibular Unicamp 2002 (Geografia). 2002.

4.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Cultura Material e Passado. 2001.

5.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Pesquisa Exploratória e Levantamento de Sítio Arqueológico. 1997 (Projeto de Iniciação Científica) .

6.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Estágio/bolsista FUNDAP, Museu Histórico e Pedagógico. 1995 (Estágio) .

7.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Saraiva, Adriana ; Rodrigues, Robson A. . Os Trabalhos de Pesquisa do CEIMAM. 1995.

8.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Trabalho de Pesquisa no Centro de Estudos Indígenas "Miguel Angel Menéndez"(CEIMAM). 1993 (Pesquisa/Estágio) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A.; MANO, M.. Participação em banca de Daniella Santos Alves. Do alto do Espia: gentios, calhambolas e vadios no sertão do Campo Grande - século XVIII. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
Gilaverte, Ana Paula; RODRIGUES, T. C.; SILVA, F. C.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Ana Paula Gilaverte. Quem são os povos indígenas para os estudantes? Reflexões sobre o Currículo Básico Comum do Estado de Minas Gerais. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
Almeida Júnior, João B.; Silva, José Vitor; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Exame de Qualificação de Afonsina Maria Ferreira. Bioética e Fenomenologia: a contribuição de Merleau-Ponty na concepção da corporeidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Bioética) - Universidade do Vale do Sapucaí.

4.
Almeida Júnior, João B.; Silva, José Vitor; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Afonsina Maria Ferreira. Bioética e Fenomenologia: a contribuição de Merleau-Ponty na concepção da corporeidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Bioética) - Universidade do Vale do Sapucaí.

5.
Almeida Júnior, João B.; Silva, José Vitor; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Daniel Rodrigues da Silva. A política de ações afirmativas de cotas para negros no ensino superior: uma análise crítica à luz da Bioética. 2011. Dissertação (Mestrado em Bioética) - Universidade do Vale do Sapucaí.

6.
Almeida Júnior, João B.; Silva, José Vitor; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Exame de qualificação de Daniel Rodrigues da Silva. A política de ações afirmativas de cotas para negros no ensino superior: uma análise crítica à luz da Bioética. 2011. Dissertação (Mestrado em Bioética) - Universidade do Vale do Sapucaí.

7.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Sônia da Silva Rodrigues. As relações interétnicas no povoamento do Vale do Paranapanema. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
GENTILINI, J. A.; BEZERRA NETO, L.; FISCARELLI, S. H.; SILVA, M. L.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Abigail Bastos Evangelista. A gestão de escolas rurais no contexto das políticas públicas de educação do campo. 2016. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
FREITAS, A. P.; MENDES, J. R.; SILVA, F. C.; MONTEIRO, A.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Edilene Mizael de Carvalho Perboni. Os Sujeitos das políticas de avaliação sistêmica da alfabetização em Minas Gerais: uma analítica à luz da governamentalidade. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade São Francisco.

3.
Blasis, Paulo A.D. de; Afonso, Marisa C.; Neves, Eduardo G.; Cerqueira, Fábio V.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Rafael Guedes Milheira. Arqueologia Guarani no litoral sul-catarinense: história e território. 2010. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Museu de Arqueologia e Etnologia - USP.

Qualificações de Doutorado
1.
FREITAS, A. P.; MENDES, J. R.; SILVA, F. C.; MONTEIRO, A.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Edilene Mizael de Carvalho Perboni. Era uma vez... certas crianças chamadas "Maria" que não foram alfabetizadas para sempre..." os sujeitos das políticas de avaliação sistêmica da alfabetização em Minas Gerais: uma analítica à luz da governamentalidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

Qualificações de Mestrado
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Gilaverte, Ana Paula; SILVA, F. C.; RODRIGUES, T. C.. Participação em banca de Ana Paula Gilaverte. Quem são os povos indígenas para os estudantes? Reflexões sobre o Currículo Básico Comum do Estado de Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ruela, Mário; Ferreira, Afonsina M.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Juliana Ferreira de Melo e Nathália Pereira Castilho.A permacultura como proposta de direcionamento e ressignificação do ato educacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.; SOUZA, M. M.; BORGES, M. C.. Participação em banca de Aline, Camila, Sabrina, Thalita.Diversidade Religiosa na escola - desafios e perspectivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

3.
Ferreira, Afonsina M.; Ruela, Mário; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Ana Paula Lima Oliva, Márcia Maria da Silva, Mayara Machado.Educação para a formação integral do sujeito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

4.
OLIVEIRA, L. C.; Ruela, Mário; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Kathleen Pamela Figueiredo e Leonardo Andrade e Silva.Educomunicação: uma análise do campo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

5.
Ferreira, Afonsina M.; Ruela, Mário; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Ana Paula, Márcia, Mayara.Educação para a formação integral do sujeito. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

6.
Ferreira, Afonsina M.; SOUZA, V. L. L.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Adriana, Elisângela, Kelly e Suzi.Inclusão Social: direitos, cidadania e o papel da escola perante a diversidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

7.
Oliveira, Carlos R.; SOUZA, V. L. L.; Ruela, Mário; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Nilton José Lopes.Integração entre questões bioéticas e questões pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

8.
Bonatto, Francisco R.O.; Rezende, Fernanda M.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Polianna Teixeira Olegário.História das Áfricas e Cultura Afrodescendente: possibilidades e desafios para a implantação da Lei 10.639/03 no âmbito educacional poços-caldense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
Silva, Edison P.; Germano Jr., Arialdo; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Andréa Marques Benetti.Gênero, sexualidade e teoria Queer: uma discussão sobre as expressões de gênero e sexualidade e suas implicações no contexto escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
Ferreira, Afonsina M.; Riemenschneider, Fábio; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Andréa Dutra, Cinéia Cenci e Joyce Rodrigues.A violência no contexto da Educação Escolar: reflexões acerca dos desafios do pedagogo na gestão de conflitos na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

11.
PAVESI, D. E.; Vitti Neto, Bruno; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Juliana Dias e Priscila Teixeira.O papel da família no desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas.

12.
Ferreira, Afonsina M.; Ruela, Mário; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Leila Nociolini.O papel do pedagogo nos grupos de medicina preventiva do projeto SIM da UNIMED de Poços de Caldas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

13.
Chiacchio, Andréa; Casalinho, Carlos Alberto; Figueiredo, Jacqueline; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Ieda Silveira Baena, Mauro Nascimento, Marina Alcântara, De.Mecanismos de Poder. Currículo: a quem interessa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

14.
PAVESI, D. E.; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Mônica Sabino, Tânia Félix, Taíze Félix, Silvana Teixeira.Literatura Infantil: um caminho para a autonomia intelectual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

15.
Leite, Fabiana; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Cássia Silva, Cláudia Benelli, Ulisses Reis.Educação Musicalno Ensino Fundamental: uma realidade em construção e reconstrução. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

16.
Ferreira, Afonsina M.; Oliveira, Adriana; SCHIAVETTO, S. N.O.. Participação em banca de Giseli Lucas, Luiz Schultz, Maria Modestina Pereira, Rosana.Pedagogia Empresarial: a correlação do trabalho profissional do pedagogo e do psicólogo em espaços não escolares a partir de uma análise histórica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

17.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Funari, Pedro P.A.; OLIVEIRA, N. V.. Participação em banca de Aline Vieira de Carvalho.Arqueologia de Palmares e Arqueologia de Missões. Um estudo comparativo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas das Unidade de Divinópolis e Passos - UEMG. 2017. (Encontro).

2.
Mesa Redonda: História da resistência indígena: 500 anos de luta.A História Indígena a partir de fontes históricas e arqueológicas. 2017. (Outra).

3.
Palestra do Grupo de Estudos Arqueológicos aos alunos do 3ª ano do Colégio 7 de Setembro.O que é Arqueologia. 2017. (Outra).

4.
18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Experiências (in)comuns: a atuação profissional na Educação Superior - Mesa Redonda. 2016. (Seminário).

5.
Palestra aos alunos do curso de magistério - Escola David Campista.Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos sobre o passado de Poços de Caldas e região. 2016. (Outra).

6.
17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.As possibilidades de um projeto arqueológico em uma faculdade de educação. 2015. (Seminário).

7.
17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Projeto Arqueologia e Educação: considerações acerca da temática indígena.. 2015. (Seminário).

8.
4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência. Interações, Mediações e Reconhecimento.Museus e a responsabilidade na construção das identidades indígenas por meio de vestígios arqueológicos. 2015. (Outra).

9.
9ª Primavera dos Museus.Museus e a responsabilidade na construção das identidades indígenas por meio de vestígios arqueológicos. 2015. (Outra).

10.
Questão Indígena no Brasil.Palestra para alunos do curso pré vestibular Educafro. 2015. (Outra).

11.
16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. 2014. (Seminário).

12.
VII Reunión de Teoría Arqueológica de América del Sur (TAAS).Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. 2014. (Outra).

13.
15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. 2013. (Seminário).

14.
I Encontro Brasil Indígena.Ensino e Pesquisa sobre História e cultura indígena. 2013. (Encontro).

15.
I Semana de Arqueologia da UNICAMP - Arqueologia e Poder.Arqueologia e Educação: um olhar para o passado pré-colonial da região de Poços de Caldas-MG. 2013. (Outra).

16.
I Semana de Arqueologia da UNICAMP - Arqueologia e Poder.Minicurso: Contribuições da Arqueologia para enfoques multiculturais em Educação. 2013. (Outra).

17.
14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Arqueologia e Educação: um olhar para o passado pré-colonial da região de Poços de Caldas-MG. 2012. (Seminário).

18.
Palestra proferida aos alunos do cursinho Educafro.Reflexões sobre a formação do povo brasileiro. 2012. (Outra).

19.
Afro-jogos: a História da África na Educação Básica. 2011. (Oficina).

20.
Ciclo de Oficinas Culturais Juventude e Cidadania.O estudo das culturas indígenas do passado do sul de Minas Gerais por meio da Arqueologia. 2011. (Oficina).

21.
Ciclo de Oficinas Culturais Juventude e Cidadania.O que é cultura, quem "tem" cultura e quem a faz. 2011. (Oficina).

22.
Palestra sobre Arqueologia.Os índios da pré-história brasileira sob a ótica da Arqueologia. 2011. (Outra).

23.
V Seminário das Relações Interétnicas e Igualdade Racial na Educação de Poços de Caldas. 2011. (Seminário).

24.
1 Simpósio de Arqueologia da FCLAR/UNESP.A pesquisa arqueológica produzida a partir do CEIMAM/FCLAR/UNESP: interior de São Paulo. 2010. (Simpósio).

25.
IV Seminário das relações interétnicas e igualdade racial e cultural na Educação de Poços de Caldas. 2010. (Seminário).

26.
Pesquisa, Trabalho docente e discurso pedagógico.Multiculturalismo e Educação. 2010. (Outra).

27.
I Fórum das Relações Interétnicas na Educação: a questão afro e ameríndia no âmbito das leis 11.645/08 e 10.639/03.A Educação e os ameríndios: representações em perspectiva. 2009. (Outra).

28.
III Seminário das Relações interétnicas e igualdade racial e cultural na Educação de Poços de Caldas.A História e a Cultura das populações indígenas no Brasil. 2009. (Seminário).

29.
Ameríndia 2007.Mesa Redonda: Educação Patrimonial, Arqueologia e Turismo. Título da Apresentação: A construção da identidade indígena na região de Araraquara a partir de fontes textuais e sítios arqueológicos.. 2007. (Encontro).

30.
I Seminário das Relações Interétnicas e Igualdade Racial e Cultural na Educação de Poços de Caldas. 2007. (Seminário).

31.
Ameríndia 2006.Montagem de exposição sobre os povos indígenas da região de Araraquara. 2006. (Encontro).

32.
I Encontro de Pós-Graduação do IFCH/UNICAMP.Cerâmica Arqueológica e mitologia: uma contribuição ao estudo da identidade. 2005. (Encontro).

33.
I Simpósio Jauense de História e Arqueologia.I Simpósio Jauense de História e Arqueologia. 2005. (Simpósio).

34.
XII Congresso da SAB. XIII Congresso da SAB. 2005. (Congresso).

35.
Ameríndia 2003.A questão étnica no discurso arqueológico: os estudos sobre os tupi-guaranis da região de Araraquara. 2003. (Encontro).

36.
Arqueologia e Geoestratégia.Os estudos dos povos tupis em Arqueologia. 2002. (Outra).

37.
Ameríndia 2000.O discurso arqueológico sobre os povos tupis. 2000. (Simpósio).

38.
Segunda Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul.?Reflexões acerca do estudo de populações ceramistas no Estado de São Paulo: Apontamentos para uma abordagem teórica?. 2000. (Outra).

39.
.Arqueologia e Poder. 1999. (Outra).

40.
.Repensando Nação: Etnicidade e Brasilidade. 1999. (Outra).

41.
. Primeira Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul. 1998. (Congresso).

42.
Reunião da ABA. 21a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. 1998. (Congresso).

43.
.II Simpósio de Arqueologia da Região Sudeste. 1995. (Simpósio).

44.
.As sociedades agrícolas no Brasil Central antes da conquista. 1995. (Outra).

45.
.Ameríndia 94. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ferreira, Afonsina M. ; Oliveira, Carlos R. ; SOUZA, V. L. L. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Semana do Pedagogo/2015 - Reflexões sobre a ação do pedagogo: os desafios da diversidade na ação do pedagogo. 2015. (Outro).

2.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Nishikawa, Dulcelaine Lopes . Palestra: A pesquisa arqueológica no contexto brasileiro. 2012. (Outro).

3.
SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Nishikawa, Dulcelaine Lopes . Oficina Educação Patrimonial. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adonias Santos Bernardes. Relações étnico-raciais na Educação. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Roberto Henrique Ramiro. Relações étnico-raciais na Educação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. (Orientador).

2.
Lucas Pereira da Silva. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos sobre o passado de Poços de Caldas e região. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. (Orientador).

3.
Lucas Bernardes Pereira. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana, Thaís, Marcelo e Robertha. A abordagem das culturas afro-brasileiras e indígenas no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

2.
Iara, Adriely, Alegna, Letícia e Anne. Contribuições da Pedagogia para a Educação Patrimonial em pesquisas arqueológicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

3.
Karen, Jéssica, Ana Rita. Profissionais do gênero masculino na Educação Infantil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

4.
Marcelle Santos Móras. O olhar multicultural na educação infantil: experiências em escolas municipais de Poços de Caldas/MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

5.
Carla, Érica, Fabiana e Karina. Pedagogia: Reduto feminino?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

6.
Francine, Jacqueline, Regina, Rosinilda. Multiculturalismo e Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

7.
Zilda, Vitena e Danielle. Um histórico do negro na educação brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

8.
FERREIRA, Christiane S.; GODOI, Júlia; TURATO, Rogéria. O Olhar Antropológico sobre a cultura local no espaço escolar do campo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

Iniciação científica
1.
Gabriele Alípia Zaneti. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos sobre o passado de Poços de Caldas e região. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

2.
Márcia Regina Guerreiro Zamboni. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos sobre o passado de Poços de Caldas e região. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

3.
Thaís Ronsini de Carvalho. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

4.
Gabriele Alípia Zaneti. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos sobre o passado de Poços de Caldas e Região. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas, Programa de Apoio à Pesquisa. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

5.
Márcia Regina Guerreiro Zamboni. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos sobre o passado de Poços de Caldas e região. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas, Programa de Apoio à Pesquisa. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

6.
Adriely Sobral da Silva. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas, Programa de Apoio à Pesquisa. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

7.
Iara Cristina Silvino Moras. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas, Programa de Apoio à Pesquisa. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

8.
Alegna Calácio Guimarães. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

9.
Luciana Garcia dos Reis. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

10.
Elaine Fernandes Verta. ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

11.
Marcelle Santos Móras. A abordagem da diversidade cultural na Educação Infantil: experiências em escolas municipais de Poços de Caldas/MG. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas, Universidade do Estado de Minas Gerais, Poços de Caldas. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

12.
Francine Dal Poggetto. Arqueologia e Educação Patrimonial. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

Orientações de outra natureza
1.
Rogério Antonio dos Santos Júnior. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2013. Orientação de outra natureza. (7º Ano do Ensino Fundamental) - Escola Municipal José Mamud Assan, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

2.
Vincent Chrystoffer Andrade do Nascimento. Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2013. Orientação de outra natureza. (8º Ano do Ensino Fundamental) - Escola Municipal José Mamud Assan, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.. Contribuições da Arqueologia para enfoques multiculturais em Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SCHIAVETTO, L. C. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Repórter da História Entrevista Fernão Mendes Pinto. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Objeto de Aprendizagem).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCHIAVETTO, S. N.O.; TEREZIANO, R. . Entrevista sobre o desenvolvimento do projeto ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO: possibilidades de estudos do passado da região de Poços de Caldas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Artes Visuais
1.
SCHIAVETTO, L. C. ; SCHIAVETTO, S. N.O. . Objeto de Aprendizagem 'Repórter da História Entrevista Fernão Mendes Pinto'. 2016. Vídeo.



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar no concurso Pesquisa em Educação - UEMG/Poços de Caldas - 2017
Aprovada em 3º lugar no concurso Arqueologia Histórica da Unifesp - Guarulhos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 20:12:37