Renato da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7285162368693824
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) - FAPERJ (2016-2019). Bolsista de Produtividade A1 - UNIGRANRIO / FUNADESP (2018-2019). Pós-doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), doutorado em Ciências, sub-área História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2008), mestrado em Ciências, sub-área História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2003), graduação em Bacharelado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor adjunto doutor I da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), atuando no curso de graduação em Pedagogia e História e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes da Escola de Educação, Ciências, Letras e Humanidades. Membro Titular do Comitê de Ética e Pesquisa da UNIGRANRIO. É membro de conselhos editoriais de Periódicos e tem atuado como parecerista para diferentes revistas acadêmicas nas áreas: Ciências, Educação e Interdisciplinar. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história das ciências, história da saúde pública, história da medicina e história social. Destacam-se artigos acadêmicos publicados em periódicos em base Scielo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R.;Silva, Renato da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Grande Rio, Escola de Educação.
Rua Professor José de Souza Herdy
25 de Agosto
25071-202 - Duque de Caxias, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://www.unigranrio.com.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Malária e Desenvolvimento: a saúde pública no governo JK (1956-1961), Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Gilberto Hochman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Ciência; História da Saúde Pública; Malária; História Política; História Social; Controle e Erradicação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Setores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Educação Superior; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
2001 - 2003
Mestrado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Abandonados e Delinqüentes: A infância sob os cuidados da medicina e do Estado - O Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941),Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Gilberto Hochman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Ciência; História da Medicina; História da Medicina Legal; História da Assistência a Infância no Brasil; Laboratório de Biologia Infantil; Leonídio Ribeiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História da Saúde Pública.
Setores de atividade: Educação Superior; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
1996 - 1999
Graduação em Bacharelado e Licenciatura Plena Em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A incerteza da normalidade: Loucura, Tempo e Espaço. Uma interpretação do Normal e o Patológico no Brasil do século XIX através da especialização da Medicina Legal.
Orientador: Manoel Luiz Guimarães Salgado.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Doutor I, Carga horária: 40
Outras informações
Mestrado de Ensino de Ciências na Educação na Educação Básica Disciplinas Ministradas: Teoria das Ciências; Prática Docente Supervisionada. Mestrado de Letras e Ciências Humanas: Disciplinas Ministradas: Formação Humana na Sociedade da Informação; Cidade, Cultura e Transformação Urbana Cidade, Cultura e Transformação Urbana Gênero e Poder Cibercultura, Educação e Linguagens Conceitos de Memória Graduação: Bacharelado e Licenciatura Cursos: Pedagogia/ E. Física / Direito / Ciências Contábeis / Informática / História / Letras / Artes Visuais / Biologia Disciplinas Ministradas: Filosofia da Educação ; Sociologia da Educação; Ciências da Educação I; Metodologia da Pesquisa Científica; Construção do Conhecimento das Ciências Naturais; Construção do Conhecimento das Ciências Sociais; Contéudo e Metódo das Ciências Humanas; Contéudo e Metódo das Ciências Naturais; Ciências da Educação; Conhecimento, Ética e Sociedade; Temas e Projetos Transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho), Sociologia Geral, Filosofia Geral e Teoria Sociológica

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Educação, .

07/2009 - Atual
Ensino, Letras e Ciencias Humanas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cibercultura, Educação e Linguagens
Cidade, Cultura e Transformação Urbana
Formação Humana na Sociedade da Informação
Gênero e Poder
Conceitos de Memória
01/2009 - Atual
Ensino, Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Docente Supervisionada
Teoria das Ciências
08/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação ; Sociologia da Educação; Construção do Conhecimento das Ciências Naturais; Construção do Conhecimento das Ciências Sociais; Contéudo e Metódo das Ciências Humanas; Ciências da Educação; Conhecimento, Ética e Sociedade; Temas e

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Doutorand no curso de Pós-Grad, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Representação da Historicidade, Memória e Discurso
2.
Educação, Linguagem e Cultura


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Mosquitos, Cidades e Educação: o legado da Campanha Nacional de Erradicação da Malária (1958-1965) para o combate as epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar as lições da Campanha Nacional de Erradicação da Malária (1958-1965) e suas possíveis contribuições no combate às epidemias de dengue, zika e chikungunya. As indicações e diretrizes da política verticalizada da Organização Mundial de Saúde (OMS), relativas ao plano internacional de erradicação da malária sofreram adaptações por conta das particularidades que cada país apresentava. A interpretação sugerida é que, no Brasil, o planejamento e a uniformidade propostos pela OMS foram modificados por uma realidade social específica, contextos políticos em transformação e uma tradição de saúde pública e malariologia bastante consolidada. O conhecimento histórico das estruturas e operações de controle e erradicação da malária pode ser relevante na atual conjuntura onde somos novamente assombrados por doenças que tem como protagonistas os mosquitos. O cenário principal das novas epidemias do século XXI é a cidade. A dengue, a zika e chikungunya encontraram no espaço urbano um ambiente favorável para seu desenvolvimento em parte explicado pela ausência de informações e políticas de prevenção. A metodologia de pesquisa principal será analise histórica através de uma profunda revisão bibliográfica exploratória descritiva, de fontes primárias e secundárias com objetivo a interpretação do tema proposto. Compreendendo que a educação é o caminho mais eficaz no enfrentamento dos desafios sociais pretendemos montar Laboratórios de Estudos Históricos de Epidemias em escolas da rede municipal e estadual. Conclui-se inicialmente a importância do estudo que procura compreender o funcionamento das politicas de saúde pública relacionadas às experiências do passado. A construção dessa memória pode representar mais que uma síntese importante da nossa história social e política, ela pode redirecionar ações e corrigir equívocos no contexto atual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Renato da Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2015 - Atual
O Instituto de Identificação do Rio de Janeiro e a Medicina Legal parceiros do Estado Varguista na Década de 1930.
Descrição: Na última década do século XIX, ocorreu um intenso debate em torno do código penal de 1890. O início do período republicano conturbado exigia que se construíssem regulamentações que garantissem a ordem social. Alguns anos depois, a discussão continuava em pauta novamente visando suprir a defasagem do código penal de 1890, que para muitos juristas e médicos já tinha nascido defasado. Os principais temas que comprometia o código estavam relacionados às questões morais. A preocupação com que foi chamada de decadência moral da sociedade tinha seus agentes responsáveis. Negros, mulheres, crianças, trabalhadores pobres estavam na mira desses reformadores sociais. Nas décadas iniciais do século XX, a legitimidade e a institucionalização da ciência médica na sociedade brasileira estavam consolidadas. A medicina e suas especialidades ocuparam os espaços sociais antes reservados exclusivamente a influência do poder patriarcal. Nesse cenário de transição política e social iniciado no final do século anterior com a abolição e o movimento republicano, que a Medicina Legal alcançara não a consolidação da profissão, mas sim, uma posição de destaque no debate político em torno da construção da nação (Antunes, 1999). O objetivo desse estudo é analisar historicamente o exercício do poder e controle sobre grupos sociais no Brasil na década de 1930. Neste sentido, destaco a importância de averiguar os trabalhos sobre negros, mulheres e crianças nos Arquivos de Medicina Legal e Identificação (1931-1940) do Rio de Janeiro e os discursos produzidos pelo periódico cientifico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renato da Silva - Coordenador / Rafaela Ferreira Paredes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2014 - 2015
Mulheres e Crianças: corpos tutelados pela medicina legal no primeiro governo de Getúlio Vargas.
Descrição: O Instituto de Identificação do Rio de Janeiro (IIRJ), instituição estatal vinculada a uma medicina legal comprometida com o projeto autoritário do governo Vargas, teve como temas principais de investigação conflitos raciais, delinquência infantil e o comportamento feminino. Neste trabalho, pretendo apresentar questões surgidas dentro do IIRJ, que colocava uma parcela marginalizada da população no centro de alguns desses debates. Os trabalhos produzidos no IIRJ foram divulgados nos Arquivos de Medicina Legal e de Identificação do Rio de Janeiro (AMLIRJ), e o responsável por essa divulgação ?científica? foi o diretor e editor da revista, Leonídio Ribeiro. Meu principal objetivo, aqui, é narrar a partir dos Arquivos, o surgimento da questão de inclusão social no âmbito IIRJ e da redefinição do papel de cidadão na sociedade. Em 1931, o chefe da Polícia do Distrito Federal, Baptista Luzardo escolheu Leonídio Ribeiro como diretor do Gabinete de Identificação do Rio de Janeiro. Ribeiro deu início a uma reforma no gabinete, com o objetivo de transformá-lo em instituto de pesquisas científicas. A análise de seções e trabalhos e os artigos dos AMLIRJ sugerem que profissionais médicos, magistrados, professores e políticos ligados às instituições públicas após a Revolução de 1930 eram porta-vozes do Estado e tinham como proposta principal identificar e ordenar a sociedade brasileira. A preocupação com crianças, mulheres e negros foi expressa em um número grande de trabalhos produzidos a longo de uma década no periódico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renato da Silva - Coordenador / Rafaela Ferreira Paredes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2016
Diretrizes, negociações e resistências: a Organização Mundial de Saúde e a Campanha de Erradicação da Malária no Brasil na década de 1960.
Descrição: As indicações e diretrizes da política verticalizada da Organização Mundial de Saúde (OMS), relativas ao plano internacional de erradicação da malária sofreram adaptações por conta das particularidades que cada país apresentava. A interpretação sugerida é que, no Brasil, o planejamento e a uniformidade propostos pela OMS foram modificados por uma realidade social específica, contextos políticos em transformação e uma tradição de saúde pública e malariologia bastante consolidada. A análise histórica inicial da Campanha de Erradicação da Malária (CEM) no Brasil revelou os encontros e desencontros da política de saúde brasileira com as orientações das agências internacionais e multilaterais e também mostrou que o esforço de conversão dos programas de controle em planos nacionais de erradicação ocupou mais tempo do que a própria campanha em si. Ou seja, a chamada fase preparatória da CEM durou cerca de sete anos (1958-1965), quando o recomendado pela OMS seria de apenas de um ano. As ações de erradicação iniciaram em 1958 com a criação do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária, mas os Decretos-lei não representariam uma legislação específica sobre a campanha, o que ocorreu somente em 1965. As recomendações da OMS previam neste período preparatório a formulação legal da CEM. As ações de erradicação antes de 1965 foram combinadas com ações de controle..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renato da Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2013 - 2014
Mulheres ?degeneradas?: corpos tutelados pela medicina legal no primeiro governo de Getúlio Vargas.
Descrição: A análise de seções e trabalhos e os artigos dos AMLIRJ sugerem que profissionais médicos, magistrados, professores e políticos ligados às instituições públicas após a Revolução de 1930 eram porta-vozes do Estado e tinham como proposta principal identificar e ordenar a sociedade brasileira. A preocupação com a infância ? expressa em 47 trabalhos ?, sinaliza uma crescente preocupação do Estado com essa velha questão que apresentava novos contornos. Nesse sentido, a construção da nação, na década de 1930, era um problema que envolvia relações raciais, de gênero, classe e faixa etária. As primeiras décadas do século XX incluíram de forma explícita a questão da mulher..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renato da Silva - Coordenador / Yara Lanes Braido - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2014
Rádio web e história no ensino médio: a importância da mídia eletrônica na construção do saber
Descrição: A linguagem audiovisual (TV, rádio, cinema e internet), cada vez mais, faz parte do dia a dia dos adolescentes e as Escolas Públicas, de maneira a se aproximar de seus alunos, precisam acompanhar essa realidade. Para tanto, faz-se necessário inserir a utilização das diferentes mídias nas práticas pedagógicas do Ensino Médio, de forma a tornar o contéudo mais interessante, mais próximo do cotidiano do aluno e estimular o seu interesse. O projeto ?Rádio Web e História do Ensino Médio: a importância da mídia eletrônica na construção do saber? pretende unir a linguagem de rádio e a história em três escolas públicas estaduais do município de Duque de Caxias. Essas escolas receberão três equipamentos para a instalação de estações de rádio via internet, além disso, serão ministradas oficinas, nas quais os alunos aprenderão não apenas a manipular o equipamento, mas também terão acesso aos fundamentos da linguagem de rádio ? pré produção, produção e pós-produção de programas, o que lhes permitirá elaborar spots, programas e programação. Serão temas, a partir do conteúdo abordado na matéria de história, os quais serão adaptados para radionovelas. Os professores da disciplina de História de cada escola atuarão como mediadores nesse processo, incentivando o interesse dos estudantes pela leitura. Com isso, os alunos se aprofundarão no conteúdo da disciplina de História e serão mais estimulados entrar em contato com os fatos que contam a história de nosso país e de nosso tempo. Ao final do Projeto, os alunos estarão aptos a elaborar uma programação a partir da adaptação de obras da História. Esse conteúdo deverá gerar um trabalho em CD a ser doado para o Instituto Benjamin Constant..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renato da Silva - Coordenador / Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima - Integrante / Marco de Oliveira Bonetti - Integrante / Ana Cláudia Condeixa de Araujo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2012 - Atual
Letras e Humanidades: uma proposta interdisciplinar
Descrição: Este Projeto agrega as pesquisas coletivas referentes às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas e pretende organizar experiências de pesquisas e pedagógicas em diálogo com conhecimentos afins na área de humanidades e sociais. Este Projeto subdivide-se em três sub projetos: Estudos sobre Diversidades, Identidades e Gênero; Ambiente, Cultura e Tecnologia e Pesquisas em Memória, Discursos e Narrativas. Essa articulação permite uma inserção regional pois a Baixada Fluminense constitui-se num amplo laboratório de questões que estão sendo investigadas direta ou indiretamente por todos os docentes do programa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
O CARNAVAL EM JOÃO DO RIO OU JOÃO DO RIO NO CARNAVAL? A DIVULGAÇÃO DA PESQUISA SOBRE A OBRA DE PAULO BARRETO POR MEIO DE E-BOOK
Descrição: Esta pesquisa apresenta-se como uma das iniciativas de promoção da perspectiva interdisciplinar em consonância com a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO. Sua intenção é mostrar como, no início do século XX, em um Rio de Janeiro que modificava sua imagem em prol de um ideal de ?civilidade?, Paulo Barreto ou João do Rio relaciona sua obra com a cidade, pondo o Carnaval em discussão. João do Rio pode ser considerado um autor que incorporava o carnaval em suas atitudes diárias. Desse modo, entendendo como carnaval a inversão proposital de estilos e papéis sociais, esse cronista se apresenta não como um carnavalesco, mas como a personificação do próprio carnaval. Para tanto, a proposta tem o objetivo de criar um e-book ressaltando a importância histórico-literária das crônicas que o autor produziu sobre o Carnaval, de modo a divulgar sua passagem pela cidade e seus costumes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Pesquisas em Memórias, Discursos e Narrativas
Descrição: SubProjeto: MULHERES E CIÊNCIA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS ARQUIVOS DE MEDICINA LEGAL E IDENTIFICAÇÃO DO RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 1930.O objetivo dessa pesquisa é analisar os trabalhos produzidos sobre gênero feminino dentro Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro (1931-1940). Fora destacados o contexto político institucional e o contexto intelectual que induziu e permitiu que cientistas, médicos, magistrados, educadores e políticos debatessem o papel da mulher na sociedade na década de 1930. As mulheres como um dos temas caros para medicina legal foi alvo novamente das questões morais do final do século XIX, relacionados à virgindade, a honra da família, trabalho, o papel político-social e a ?liberdade? feminina. Os trabalhos produzidos no Instituto de Identificação do Rio de Janeiro (IIRJ) foram divulgados nos Arquivos de Medicina Legal e de Identificação do Rio de Janeiro (AMLIRJ), e o responsável por essa divulgação ?científica? foi o diretor e editor da revista, Leonídio Ribeiro. Meu interesse, aqui, é narrar a partir dos Arquivos, o surgimento da questão no âmbito IIRJ da redefinição do papel da mulher na sociedade na década de 1930..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Desenvolvimento Humano, Ciências e Meio Ambiente: novos desafios para educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renato da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Grande Rio - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2002 - 2010
Saúde Pública e Construção de Estado: Políticas Nacionais, Organizações Internacionais e Programas de Controle e Erradicação de Doenças no Brasil
Descrição: Inserida em linha de pesquisa sobre gênese e desenvolvimento de políticas de proteção social no Brasil contemporâneo, e seguindo análises anteriores que afirmam o papel crucial da saúde pública para o processo de construção do Estado no Brasil, a proposta é analisar as concepções, ações, campanhas e políticas brasileiras voltadas, em uma primeira fase, para o combate à malária entre 1939 e 1969, suas articulações internacionais e, em especial, seu entrecruzamento com a proposição de erradicação da malária em escala global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), iniciada no ano de 1955. A questão central balizadora dessa análise é a interação entre a preocupação nacional e internacional com a malária e os padrões de resposta política e institucional do Estado brasileiro a esse problema em sua longa e variada relação com agências internacionais, multilaterais e filantrópicas vinculadas à saúde internacional. A hipótese mais geral é que as estruturas estatais de saúde no Brasil contemporâneo devem ser analisadas também como resultantes das relações entre Estados nacionais e organismos internacionais. As políticas de controle das endemias rurais nos anos 50 também são abordadas. No desenvolvimento da pesquisa ampliaremos o seu escopo para abordar em perspectiva comparada duas outras doenças que foram objeto de programas globais de erradicação: a varíola e a poliomielite..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renato da Silva - Integrante / Hochman, Gilberto - Coordenador / Vivian da Silva Cunha - Integrante / Romûlo de Paula Andrade - Integrante / Érico Silva Muniz - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Saúde Pública e Construção de Estado: Políticas Nacionais, Organizações Internacionais e Programas de Controle e Erradicação de Doenças no Brasil
Descrição: Inserida em linha de pesquisa sobre gênese e desenvolvimento de políticas de proteção social no Brasil contemporâneo, e seguindo análises anteriores que afirmam o papel crucial da saúde pública para o processo de construção do Estado no Brasil, a proposta é analisar as concepções, ações, campanhas e políticas brasileiras voltadas, em uma primeira fase, para o combate à malária entre 1939 e 1969, suas articulações internacionais e, em especial, seu entrecruzamento com a proposição de erradicação da malária em escala global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), iniciada no ano de 1955. A questão central balizadora dessa análise é a interação entre a preocupação nacional e internacional com a malária e os padrões de resposta política e institucional do Estado brasileiro a esse problema em sua longa e variada relação com agências internacionais, multilaterais e filantrópicas vinculadas à saúde internacional. A hipótese mais geral é que as estruturas estatais de saúde no Brasil contemporâneo devem ser analisadas também como resultantes das relações entre Estados nacionais e organismos internacionais. As políticas de controle das endemias rurais nos anos 50 também são abordadas. No desenvolvimento da pesquisa ampliaremos o seu escopo para abordar em perspectiva comparada duas outras doenças que foram objeto de programas globais de erradicação: a varíola e a poliomielite...
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - Atual
Educação, Trabalho e Cultura
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Educação desenvolve, atualmente, Projetos de Pesquisa sobre Educação Inclusiva; Trabalho e Formação Humana; Cultura, Identidade e Cidadania; Aprendizagem Significativa no Ensino das Ciências; Formação e Prática para o Ensino das Ciências; Gênero, Etnia e Idenmtidade; Educação, Linguagem e Cultura; Representação da Historicidade, Memória e Discurso, coadunando pesquisadores e alunos de Graduação e dos Programas de Mestrado da Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades. Promove-se a inserção de pesquisadores e estudantes universitários em âmbito regional, por meio de investigação nas áreas urbanas e rurais, principalmente no Município de Duque de Caxias - Rio de Janeiro, a fim de que se possa adquirir subsidios para o entendimento da situação apresentada nestes universos. As Pesquisas realizadas pretendem contribuir como referencial teórico para iniciativas governamentais e empresariais voltados para a formação profissional e educacional. Prova disto, são, dentre outros, os Projetos contemplados de três Editais da FAPERJ, que compõem nosso grupo. OBS:Originalmente, o Grupo de Pesquisa foi denominado "Núcleo de Pesquisa em Educação", tendo sido certificado pela UNIGRANRIO e reconhecido através de cadastro no CNPq desde 27/06/2002. Manteve-se em atuação até 07/08/2006; ocasião em que, por orientação da PROPEP - UNIGRANRIO passou a ser Grupo de Pesquisa "Educação, Trabalho e Cultura", seguindo decisão da reunião do colegiado, que determinou a reformulação também das linhas de pesquisa, conforme consignado em ata lavrada desde 28/09/2006..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2012 - Atual
Rádio web e história no ensino médio: a importância da mídia eletrônica na construção do saber
Descrição: A linguagem audiovisual (TV, rádio, cinema e internet), cada vez mais, faz parte do dia a dia dos adolescentes e as Escolas Públicas, de maneira a se aproximar de seus alunos, precisam acompanhar essa realidade. Para tanto, faz-se necessário inserir a utilização das diferentes mídias nas práticas pedagógicas do Ensino Médio, de forma a tornar o contéudo mais interessante, mais próximo do cotidiano do aluno e estimular o seu interesse. O projeto ?Rádio Web e História do Ensino Médio: a importância da mídia eletrônica na construção do saber? pretende unir a linguagem de rádio e a história em três escolas públicas estaduais do município de Duque de Caxias. Essas escolas receberão três equipamentos para a instalação de estações de rádio via internet, além disso, serão ministradas oficinas, nas quais os alunos aprenderão não apenas a manipular o equipamento, mas também terão acesso aos fundamentos da linguagem de rádio ? pré produção, produção e pós-produção de programas, o que lhes permitirá elaborar spots, programas e programação. Serão temas, a partir do conteúdo abordado na matéria de história, os quais serão adaptados para radionovelas. Os professores da disciplina de História de cada escola atuarão como mediadores nesse processo, incentivando o interesse dos estudantes pela leitura. Com isso, os alunos se aprofundarão no conteúdo da disciplina de História e serão mais estimulados entrar em contato com os fatos que contam a história de nosso país e de nosso tempo. Ao final do Projeto, os alunos estarão aptos a elaborar uma programação a partir da adaptação de obras da História. Esse conteúdo deverá gerar um trabalho em CD a ser doado para o Instituto Benjamin Constant..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renato da Silva - Coordenador / Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima - Integrante / Marco de Oliveira Bonetti - Integrante / Ana Cláudia Condeixa de Araujo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Almanaque Unigranrio de Pesquisa
2010 - Atual
Periódico: Revista Magistro
2010 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO)
2013 - Atual
Periódico: HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Saúde Pública.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Historia da Medicina Legal.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.
2013
Bolsa de Produtividade em Pesquisa 1A, UNIGRANRIO / FUNADESP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, R.2018SILVA, R.. Threatened Bodies: the legacy of the malaria eradication campaign to combat the epidemics of dengue, zika and chikungunya in Brazil.. The FIEP Bulletin, v. 88, p. 1-665, 2018.

2.
SILVA, R.2018SILVA, R.. Analise dos discursos médicos na imprensa sobre a epidemia de zika no Brasil. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XXII, p. 1-8, 2018.

3.
SILVA, R.2018SILVA, R.. Anopheles e Aedes a construção do inimigo: a guerra forjada contra os mosquitos e as doenças negligenciadas no Brasil.. Scientiarum Historia, v. XI, p. 1-9, 2018.

4.
SILVA, R.2017SILVA, R.; LEMOS, F. C. . História Oral Comunitária - do procedimento pragmático ao encontro das narrativas no reconhecimento ontológico. REVISTA MAGISTRO (UNIGRANRO), v. 1, p. 350-362, 2017.

5.
SILVA, R.2017SILVA, R.; OLIVEIRA, R. C. ; MANUEL, B. L. C. . Ciência, conhecimento e paradigma: uma reflexão sobre a produção científica na atualidade. ALMANAQUE UNIGRANRIO DE PESQUISA, v. 1, p. 177-191, 2017.

6.
SILVA, R.2017SILVA, R.. A Guerra entre Homens e Mosquitos: o legado da campanha de erradicação da malária para o combate às epidemias de dengue, zika e chikungunya.. Scientiarum Historia, v. X, p. 1-300, 2017.

7.
ROCHA, E. G.2017ROCHA, E. G. ; FORTUNA, D. R. ; SILVA, R. . Literatura judaico-cristã e a escrita de si no tratamento de usuários de substâncias psicoativas na Cristolândia. Scientiarum Historia, v. X, p. 1-300, 2017.

8.
MANGI, A. C. C. V.2017MANGI, A. C. C. V. ; SILVA, R. . A construção do conceito de tempo no ensino de História. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XXI, p. 1373-1387, 2017.

9.
RIBAS, C. L.2017RIBAS, C. L. ; SILVA, R. . A Crise da Legitimidade: análise do discurso de poderes locais. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XXI, p. 1411-1425, 2017.

10.
SILVA, R.2017SILVA, R.. Análise dos discursos médicos na imprensa sobre as epidemias de dengue no Brasil. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XXI, p. 1612-1618, 2017.

11.
OLIVEIRA, R. C.2016OLIVEIRA, R. C. ; SILVA, R. ; BARROS, V. S. . Urban Bodies: movies, superheroes and the construction of the male body 'well-toned'.. The FIEP Bulletin, v. 86, p. 280-281, 2016.

12.
SILVA, R.2016SILVA, R.; ANDRADE, L. S. . ?Não deixe nosso bairro morrer? ? as transformações urbanísticas de Ramos na perspectiva de de Jane Jacobs. REVISTA MAGISTRO (UNIGRANRO), v. 2, p. 44-54, 2016.

13.
SILVA, R.2016SILVA, R.; SILVA, J. S. . Ontologia do ser nordestino na feira de Duque de Caxias. REVISTA PHILOLOGUS, v. 22, p. 836-845, 2016.

14.
SILVA, R.2016SILVA, R.; SILVA, R. F. . Aristóteles e Galileu: crise de paradigma e a ciência moderna. REVISTA ELETRÔNICA DO INSTITUTO DE HUMANIDADES, v. 1, p. 61-71, 2016.

15.
SILVA, R.2016SILVA, R.. Medindo Corpos e Cabeças de Pequenos: faces das políticas direcionadas à infância no Brasil na década de 1930. Scientiarum Historia, v. IX, p. 1-8, 2016.

16.
Silva, Renato da2015Silva, Renato da; PAIVA, CARLOS HENRIQUE ASSUNÇÃO . The Juscelino Kubitschek government and the Brazilian Malaria Control and Eradication Working Group: collaboration and conflicts in Brazilian and international health agenda, 1958-1961. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 22, p. 95-114, 2015.

17.
ANDRADE, L. S.2015ANDRADE, L. S. ; SILVA, R. . ?Kd vc??: o discurso do internetês na sociedade da informação. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XIX, p. 3, 2015.

18.
LANNA, N. S.2015LANNA, N. S. ; SILVA, R. . Discursos sobre os pequenos: o sentido o ser criança e no Brasil. CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL), v. XIX, p. 3, 2015.

19.
SILVA, R.2015SILVA, R.; SANTOS, D. R. ; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa ; FELIX, I. P. F. ; LIMA, J. C. P. . Marcas da loucura e da emoção em Diário do hospício. LER - Leitura em Revista, v. 8, p. 2-141, 2015.

20.
SILVA, R.2014SILVA, R.; SILVA, J. S. . Cordel DigitIal: interfaces hipertextuais da literatura de cordel. Revista UNIABEU, v. 7, p. 75, 2014.

21.
SILVA, R.2014SILVA, R.. Meu Pai, Meu Marido, Meu Médico: tutores do corpo feminino no Brasil na década de 1930. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 18, p. 210, 2014.

22.
SILVA, R.2014SILVA, R.. Uma Guerra entre Homens e Mosquitos. Edição Especial História Viva, v. 1, p. 24-28, 2014.

23.
COSTA, R. C.2013COSTA, R. C. ; SILVA, R. . A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo.. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVII, p. 103-124, 2013.

24.
SILVA, R.2013SILVA, R.. O pensamento de Nina Rodrigues sobre a relação entre as raças humanas e a responsabilidade penal no século XIX.. Revista Magistro, v. 8, p. 101-116, 2013.

25.
PAIVA, M. C.2013PAIVA, M. C. ; SILVA, R. . Ler, compreender, sentir: estratégias de leituras para jovens e adultos. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. I, p. 4-207, 2013.

26.
Silva, Renato da2012Silva, Renato da. Mulheres virgens, histéricas e criminosas: o discurso médico-legal sobre as mulheres na década de 1930 no Brasil.. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVI, p. 889-897, 2012.

27.
SOUSA, A. C. A.2012SOUSA, A. C. A. ; Silva, Renato da . Eliminando barreiras: a distância entre a interpretação da lei 10098 e a realidade da acessibilidade. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVI, p. 508-514, 2012.

28.
SILVA, R.;Silva, Renato da2011 SILVA, R.; Hochman, Gilberto . Um método chamado Pinotti: sal medicamentoso, malária e saúde internacional (1952-1960). História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 18, p. 519-544, 2011.

29.
MOTA, Xênia Fróes2011MOTA, Xênia Fróes ; SILVA, R. ; NOVIKOFF, Cristina . A Arte e seus Desafios na Educação Infantil. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. I, p. 1, 2011.

30.
SILVA, R.2011SILVA, R.. Análise sócio-histórica do conceito de espaço público através das leituras das obras de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 15, p. 14-1025, 2011.

31.
SILVA, R.2011 SILVA, R.. O Laboratório de Biologia Infantil, 1935-1941: da medicina legal à assistência social. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 18, p. 1111-1130, 2011.

32.
MOTA, Xênia Fróes2011MOTA, Xênia Fróes ; SILVA, R. . Um olhar possível sobre a infância. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 35, p. 36-50, 2011.

33.
SILVA, R.2011SILVA, R.. Classificando e Fichando: a Identidade das Mulheres nos Arquivos de Medidicna Legal e Identificação no Rio de Janeiro na Década de 1930.. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. I, p. 1, 2011.

34.
SILVA, R.;Silva, Renato da2010SILVA, R.. Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano no Município de Duque de Caxias. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. II, p. 06 / II-132, 2010.

35.
SILVA, R.;Silva, Renato da2010SILVA, R.; GOMES, Vanda Viana . A Representação Social da Mulher na Telenovela Global: cultura do consumo, corpo e modernidade. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. II, p. 06 / II-132, 2010.

36.
SILVA, R.;Silva, Renato da2010SILVA, R.; NOVIKOFF, Cristina ; MOTA, Xênia Fróes . O Ensino de Artes Visuais na Infância: do vísivel para o invisível. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. II, p. 06 / II-132, 2010.

37.
SILVA, R.;Silva, Renato da2010SILVA, R.; FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto ; GONÇALVES, Márcia Oliveira da Silva . Matemática é muito complicada: uma experiência de avaliação e de aprendizagem com alunos do ensino médio noturno. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. II, p. 06 / II-132, 2010.

38.
SILVA, R.;Silva, Renato da2010SILVA, R.. Desenvolvimento Humano, Ciências e Meio Ambiente: novos desafios para educação. Almanaque Unigranrio de Pesquisa, v. II, p. 06 / I-132, 2010.

39.
SILVA, R.;Silva, Renato da2010SILVA, R.. O ?mulato? e ?homem cordial?: as raízes do espaço público no Brasil.. Revista Magistro, v. 2, p. 1 / 1-108, 2010.

40.
CORDEIRO, Clailton Costa2010CORDEIRO, Clailton Costa ; FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto ; SILVA, R. . Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: análise de erros das quetões de geometria.. Educação Matemática em Revista-RS, v. v. 2, p. 9-13, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, R.. Corpos ?perigosos?: as mulheres nos arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro (1931-1940). In: André Masseno; Daniele Ribeiro Fortuna; Marcelo dos Santos. (Org.). Bioescritas/Biopoéticas: pensamento em trânsito Volume 1. 1ed.São Paulo: Pontocom, 2018, v. 1, p. 7-165.

2.
LANNA, N. S. ; SILVA, R. . Infância e Sociedade: um diálogo interdisciplinar. In: Dostoisewski Mariatt de Oliveira Champangnatte; Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima; Rosane Cristina de Oliveira; Vanessa Ribeiro Teixeira. (Org.). Interdisciplinaridade: Trajetórias e Desafios. 1ed.Duque de Caxias: Editora Unigranrio, 2017, v. 1, p. 7-249.

3.
SILVA, J. S. ; SILVA, R. ; OLIVEIRA, R. C. . Comer para pertencer: como logo existo. In: Bianca Corrêa Lessa Manoel; Cristina da Conceição Silva; José Geraldo da Rocha; Patrícia Jerônimo Sobrinho; Simony Ricci Coelho; Simone Campos Paulino. (Org.). Interculturalidade & Interdisciplinaridade. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia Edição e Comunicação Ltda, 2017, v. 1, p. 07-202.

4.
OLIVEIRA, R. C. ; SILVA, R. . Políticas Públicas e Estratégias de Inclusão Digital na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. In: Márcio Luiz Corrêa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araujo. (Org.). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. 1ed.Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016, v. 1, p. 10-300.

5.
SILVA, J. S. ; SILVA, R. . Diálogos entre saberes: uma perspectiva interdisciplinar. In: LIMA, Jacqueline de Cassia Pinheiro; VILAÇÅ, Márcio Luiz Corrêa; ALMEIDA, Tania Maria da Silva Amaro de.. (Org.). Pesquisas e Experiências Interdisciplinares: Sociedade, Cultura, Memória e Discurso.. 1ed.Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016, v. 1, p. 121-130.

6.
SILVA, R.. Identificando e classificando menores no Rio de Janeiro da década de 1930: O Instituto Sete de Setembro e seu Laboratório de Biologia Infantil. In: MARTINS, Angela Maria Roberti; ALMEIDA, Adjovanes Thadeu Silva de.. (Org.). Pesquisas em história: temas e perspectivas.. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, v. 1, p. 3-300.

7.
HOCHMAN, G. ; SILVA, R. . Campanhas Públicas, Populações (Quase) Invisíveis: endemias rurais e indígenas na saúde pública brasileira. In: Carla Costa Teixeira e Luíza Garnelo. (Org.). Saúde Indígena em Perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2014, v. 1, p. 09-262.

8.
LIMA, J. C. P. ; REIS, H. M. M. S. ; FELIX, I. P. F. ; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa ; SILVA, R. . O Carnaval em João do Rio, ou João do Rio no Carnaval?. In: Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima; Márcio Luiz Corrêa Vilaça. (Org.). João do Rio e o Carnaval: Um olhar para a Cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. 1ed.Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2014, v. 1, p. 7-137.

9.
SILVA, R.. A medicina legal a serviço do estado nacional: a história do discurso médico-legal sobre a sociedade na virada do século XIX. In: Jacqueline de Lima, Angela Roberti e Edna Santos. (Org.). Pensando a história: reflexões sobre a possibilidade de se escrever a História através de perspectivas interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2013, v. 1, p. 7-208.

10.
SILVA, R.; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa . Cibercultura, Educação e Linguagem: interfaces interdisciplinares de formação humana. In: Cristina Novikoff, Mírian Grispun, Robson Dutra. (Org.). Desafios práxis educacional: interdisciplinaridade, estética e ética. 1ed.Salvador: Editora Pontocom, 2013, v. 1, p. 9-263.

11.
Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima ; Silva, Renato da ; Diogo, Márcia Cezar . O Conhecimento Científico-Cultural preso a premissas subjetivas nas Ciências: como a questão da compreensão se modifica em Droysen, Burckhardt e Weber.. In: NOVIKOFF, Cristina; PUGGIAN, Cleonice; LOPES, Jurema Rosa; MORAIS FILHO, Zenildo Buarque de.. (Org.). Ensino de Ciências na Educação Básica: a atividade teórico-prática interdisciplinar. Duque de Caxias: Unigranrio, 2011, v. , p. 115-136.

12.
SILVA, R.. A Incerteza da Normalidade: Loucura, Tempo e Espaço. Uma Interpretação do Normal e Patológico no Brasil do Século XIX através da Especialização da Medicina Legal. In: Memória, Representações e Relações Interculturais na América Latina. Organização: Maria Tereza Toríbio, José Flávio Pessoa Barros. - Rio de Janeiro: UERJ, NUSEG: UERJ, INTERCON, 1998.. In: Maria Tereza Toríbio e José Flávio Pessoa Barros. (Org.). Memória, Representações e Relações Interculturais na América Latina. Rio de Janeiro: UERJ-INTERCON, 1998, v. I, p. 273-284.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, R.. Uma Guerra entre Homens e Mosquitos. História Viva, São Paulo, p. 24 - 28, 05 dez. 2014.

2.
SILVA, R.. Tese mostra como o governo JK usou a malária como moeda de negociação. Agência Fiocruz de Noticias, Rio de Janiero.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R.. Medindo corpos e cabeças de pequenos: faces das políticas direcionadas a infância no Brasil na década de 1930. In: Scientiarum Historia IX, 9º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE), 2016, Rio de Janeiro. Scientiarum Historia IX, 2016. p. 1.

2.
BERSOT, D. C. ; LIMA, J. C. P. ; SILVA, R. . Centro Pan-Americano de Febre Aftosa-OPAS/OMS: Memória e Identidade que representam uma Instituição.. In: I Seminário Nacional de Memória Social, 2013, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de Memória Social, 2013. p. 1-12.

3.
SILVA, R.. Do Candidato ao Presidente: as propostas e as primeiras ações de saúde pública no governo de Juscelino Kubitschek (1955-1960). In: VII Fórum de Debates: povos e culturas das Américas, 2013, Rio de Janeiro. Anais II Forum de Debates: povos e culturas das Américas, 2013. p. 1-24.

4.
SILVA, R.; BRAIDO, Y. L. . ANÁLISE HISTÓRICA DOS ARQUIVOS DE MEDICINA LEGAL E IDENTIFICAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.. In: VII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - SINCTEC 2013, 2013, Duque de Caxias. Almanaque Unigranrio de Iniciação Científica. Duque de Caxias: Unigranrio, 2013. v. 1. p. 03-200.

5.
SILVA, R.. Análise sócio-histórica do conceito de espaço público através das leituras das obras de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro, 2011. v. XV. p. 14-1025.

6.
SILVA, R.. Mulheres e Ciência: uma análise histórica dos arquivos de medicina legal e identificação do Rio de Janeiro na década de 1930. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo, 2011.

7.
MOTA, Xênia Fróes ; Silva, Renato da . O ensino de artes na educação infantil pelo RCNEI - entre o visível e o invisível. In: XXI Confederação Nacional da Federação de Artes/Educadores do Brasil (CONFAEB), 2011, São Luís - MA. Anais XXI CONFAEB. São Luís, 2011. v. 1. p. 1-9.

8.
SILVA, R.. As mulheres e os Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro. In: II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - Sistemas de Poder - Pluriculturalidade - Integração, 2010, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - Sistemas de Poder - Pluriculturalidade - Integração, 2010.

9.
SILVA, R.; Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima . O Laboratório de Biologia Infantil 1935-1941: da medicina legal à educação profissional. In: III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da Escola, 2009, Rio de Janeiro. III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da Escola, 2009.

10.
SILVA, R.; HOCHMAN, G. . O sal de cozinha como terapia: malária, saúde e desenvolvimento no governo JK (1956-1961). In: XXV Simpósio Nacional de, 2009, Fortaleza. XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Fortaleza, 2009.

11.
SILVA, R.. A incerteza da Normalidade: Loucura, Tempo e Espaço. Uma Interpretação do Normal e Patológico no Brasil do Século XIX através da Especialização da Medicina Legal. In: Memória, Representações e Relações Interculturais na América Latina. Organização: Maria Tereza Toríbio, José Flávio Pessoa de Barros. - Rio de Janeiro: UERJ, NUSEG: UERJ, INTERCON.. In: II Congresso Europeu de Latinoamericanistas, 1998, Halle - Alemanha. Memória, Representações e Relações Interculturais. Rio de Janeiro: NUSEG/INTERCON - UREJ, 1998. v. I. p. 273-284.

12.
SILVA, R.. A Criação do Departamento Nacional de Endemias Rurais e seus Impactos sobre a política de saúde (1954-64). Anais da VI Reunião Anual de Iniciação Científica. - Rio de Janeiro: PIBIC/FIOCRUZ. In: VI Reunião Anual de Iniciação Científica, 1997, Rio de Janeiro. VI Reunião Anual de Iniciação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 1997. v. I. p. 183-184.

13.
SILVA, R.. Memória da Saúde Pública. Anais da V Reunião Anual de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: PIBIC/FIOCRUZ. In: V Reunião Anual de Iniciação Científica, 1997, Rio de Janeiro. Anais V Reunião Anual de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R.. THREATENED BODIES: THE LEGACY OF THE MALARIA ERADICATION CAMPAIGN TO COMBAT THE EPIDEMICS OF DENGUE, ZIKA AND CHIKUNGUNYA IN BRAZIL.. In: 33º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2018, 2018, Foz de Iguaçu. FIEP BULLETIN. Rio de Janeiro: Profª TALITA ADÃO PERINI DE OLIVEIRA, 2018. v. 88. p. 1-665.

2.
OLIVEIRA, R. C. ; Silva, Renato da ; BARROS, V. S. . Urban Bodies: movies, superheroes and the construction of the male body 'well-toned'.. In: 31º Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2016, 2016, Foz Iguaçu. FIEP Bulletin on-line. Foz Iguaçu, 2016. v. 86. p. 1-1.

3.
SILVA, R.. Desenvolvimento Humano, Ciências e Meio Ambiente: novos desafios para educação. In: SPq'2010 - PESQUISA:, 2010, Duque de Caxias. Almanaque da Unigranrio, 2010.

4.
SILVA, R.. Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano no município de Duque de Caxias.. In: Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP`2010.2: Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável, 2010, Duque de Caxias. Almanaque Unigranrio de Pesquisa: Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP`2010.2: Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável, 2010. v. II.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R.. Analise dos discursos médicos na imprensa sobre a epidemia de zika no Brasil. In: XXII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2018, Rio de Janeiro. CADERNOS RESUMOS XXII CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2018. v. XXII. p. 18-19.

2.
SILVA, R.. Discursos virtuais sobre o concreto: o humano e o humanismo na sociedade da informação. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2015. v. XIX.

3.
LANNA, N. S. ; SILVA, R. . DISCURSOS SOBRE OS PEQUENOS: O SENTIDO E O SER CRIANÇA NO BRASIL. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2015. v. XIX.

4.
ANDRADE, L. S. ; SILVA, R. . ?KD VC??: O DISCURSO DO INTERNETÊS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2015. v. XIX.

5.
SILVA, R.. O CORPO SEM TEMPO: DISCURSOS DO QUE É SENTIDO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2015. v. XIX.

6.
SILVA, J. S. ; SILVA, R. . ONTOLOGIA DO SER NORDESTINO NA FEIRA DE DUQUE DE CAXIAS. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2015. v. XIX.

7.
SILVA, R.. CLASSE HOSPITALAR DO HOSPITAL INFANTIL ISMÉLIA SILVEIRA: ANÁLISE DO DISCURSO DO ALUNO/PACIENTE SOBRE O AMBIENTE E SUAS PERSPECTIVAS SOBRE O PÓS-ALTA. In: XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2014, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, 2014. v. XVIII. p. 2-216.

8.
SILVA, R.. CIBEREDUCAÇÃO: A ?REVOLUÇÃO? DO ENSINO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. In: XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2014, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, 2014. v. XVIII. p. 2-216.

9.
SILVA, R.. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo.. In: XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2014, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF. Rio de Janeiro, 2014. v. XVIII. p. 2-216.

10.
SILVA, R.. Meu Pai, Meu Marido, Meu Médico: tutores do corpo feminino no Brasil na década de 1930. In: XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2014, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, 2014. v. XVIII. p. 2-216.

11.
BERSOT, D. C. ; LIMA, J. C. P. ; SILVA, R. . Centro Pan-Americano de Febre Aftosa-OPAS/OMS: Memória e Identidade que representam uma Instituição.. In: I Seminário Nacional de Memória Social, 2013, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de Memória Social. Rio de Janeiro, 2013.

12.
SILVA, R.. Do Candidato ao Presidente: as propostas e as primeiras ações de saúde pública no governo de Juscelino Kubitschek (1955-1960). In: VII Fórum de Debates: Povos e Culturas das Américas, 2013, Rio de Janeiro. Anais VII Fórum de Debates: Povos e Culturas das Américas, 2013.

13.
COSTA, R. C. ; SILVA, R. ; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa . A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo.. In: XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013. v. XVII.

14.
SOUSA, A. C. A. ; SILVA, R. . Eliminando barreiras: a distância entre a interpretação da lei 10098 e a realidade da acessibilidade. In: XVI Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Livro de Resumos. Rio de Janeiro, 2012. v. XVI. p. 1-200.

15.
SILVA, R.. Mulheres virgens, histéricas e criminosas: o discurso médico-legal sobre as mulheres na década de 1930 no Brasil.. In: XVI Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Livro de Resumos. Rio de Janeiro, 2012. v. XVI. p. 1-200.

16.
SILVA, R.. Formação humana na sociedade da sociedade da informação: questões e desdobramentos interdisciplinares.. In: XVI Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Livro de Resumos. Rio de Janeiro, 2012. v. XVI. p. 1-200.

17.
SILVA, R.. Mulheres e Ciência: uma análise histórica dos arquivos de medicina legal e identificação do Rio de Janeiro na década de 1930. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. ANAIS DO XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011.

18.
SILVA, R.. Análise sócio-histórica do conceito de espaço público através das leituras das obras de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro, 2011. v. XV. p. 09-164.

19.
SILVA, R.. As mulheres e os Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro. In: II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - Sistemas de Poder - Pluriculturas - Integração, 2010, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional de Núcleo de Estudos das Américas - Sistemas de Poder - Pluriculturas - Integração, 2010. p. 5-329.

20.
SILVA, R.. A Agenda Internacional de Saúde e o Governo JK: A História do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária no Brasil (1958-1961).. In: Memória, Linguagens e Ensino: VII Ciclo de Debates Históricos, 2010, Duque de Caxias. Cadernos de Memórias, Linguagens e Ensino, 2010. v. 1.

21.
SILVA, R.; HOCHMAN, G. . O sal de cozinha como terapia: malária, saúde e desenvolvimento no governo JK (1956-1961). In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e ética: Simpósios Temáticos e Resumos do XXV Simpósio Nacional de História.. Fortaleza: Fortaleza Editora, 2009. p. 36-505.

22.
SILVA, R.. Considerações históricas e filosóficas sobre o ensino das ciências. In: XVII Forum de Educação: Memória, Linguagens e Ensino, 2009, Duque de Caxias. XVII Forum de Educação: Memória, Linguagens e Ensino, 2009.

23.
SILVA, R.. A malária no governo JK: a história do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária no Brasil (1958-1961).. In: Seminário Henrique Aragão e a pesquisa sobre a Malaria: comemorativo dos 100 anos da descoberta do Ciclo Exoeritrocítico da Malária, 2007, Rio de Janeiro. CD-ROM de Resumos de Pôsteres - Seminário Henrique Aragão e a pesquisa sobre a Malaria: comemorativo dos 100 anos da descoberta do Ciclo Exoeritrocítico da Malária, 2007.

24.
SILVA, R.. A história da Campanha de Erradicação da Malária no Brasil (1958-1969): Ciência, Política e Saúde Pública. In: XII Encontro Regional de História Usos do passado ., 2006, Niteroi. Caderno de Resumo do XII Encontro Regional de História Usos do passado .. Rio de Janeiro, 2006.

25.
SILVA, R.. A história da Campanha de Erradicação da Malária no Brasil (1958-1969): Ciência, Política e Saúde Pública. In: 10º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos do 10º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia & 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2005.

26.
SILVA, R.. ?Abandonados e Delinqüentes?: a infância sob os cuidados da Medicina e do Estado ? O Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941).. In: XI Encontro Regional de História, 2004, Rio de Janeiro. Anais XI Encontro Regional de História, 2004.

27.
SILVA, R.. ?Abandonados e Delinqüentes?: a infância sob os cuidados da Medicina e do Estado ? O Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941). In: IX Congresso Brasileiro de História da Medicina / III Encontro em História da Medicina Mental e Saberes Afins, 2004, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos IX Congresso Brasileiro de História da Medicina / III Encontro em História da Medicina Mental e Saberes Afins, 2004.

28.
SILVA, R.; HOCHMAN, G. . Políticas Nacionais, Organizações Internacionais e Combate à Malária no Brasil (1939-69).. In: IV Bienal de Pesquisa/XII Reunião Anual de Iniciação Científica, 2004, Rio de Janeiro. IV Bienal de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, 2004.

29.
SILVA, R.. A história do Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941).. In: 9º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia & 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2003, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos do 9º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia & 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. Rio de Janeiro: SBHC, Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2003. v. 1.

30.
SILVA, R.. Abandonados e Delinqüentes: A infância sob os cuidados da medicina e do Estado - O Laboratório de Biologia Infantil. In: VIII Jornada Científica da Pós-Graduação, 2003, Rio de Janeiro. Anais VIII Jornada Científica da Pós-Graduação - FIOCRUZ. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R.. Corpos Ameaçados: o legado da campanha de erradicação da malária para o combate as epidemias de dengue, zika e chikuncunya no Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, R.. Mosquitos, Cidades e Educação: o legado da Campanha Nacional de Erradicação da Malária (1958-1965) para o combate as epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, J. C. P. ; SILVA, R. . A Interdisciplinaridade nos Museus: uma questão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, J. S. ; SILVA, R. . A culinária como marca identitária e representação de poder. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, R.. A Guerra entre Homens e Mosquitos: o legado da campanha de erradicação da malária para o combate às epidemias de dengue, zika e chikungunya.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, R.. Analise dos discursos médicos na imprensa sobre as epidemias de dengue no Brasil.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROCHA, E. G. ; FORTUNA, D. R. ; SILVA, R. . Literatura judaico-cristã e a escrita de si no tratamento de usuários de substâncias psicoativas na Cristolândia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, R.. Medindo corpos e cabeças de pequenos: faces das políticas direcionadas a infância no Brasil na década de 1930. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, J. S. ; SILVA, R. ; OLIVEIRA, R. C. . Comer para pertencer: 'como, logo existo'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, R.; PAREDES, R. F. . O Instituto de Identificação do Rio de Janeiro e a Medicina Legal parceiros do Estado Varguista na Década de 1930.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, J. S. ; SILVA, R. . Identidades à Deriva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, R.. Identidade Cultural e o Sentido de Nação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, R.. Corpos urbanos: Cinema, super-heróis e a construção do corpo masculino 'sarado'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, J. S. ; SILVA, R. . ONTOLOGIA DO SER NORDESTINO NA FEIRA DE DUQUE DE CAXIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDRADE, L. S. ; SILVA, R. . ?KD VC??: O DISCURSO DO INTERNETÊS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LANNA, N. S. ; SILVA, R. . DISCURSOS SOBRE OS PEQUENOS: O SENTIDO E O SER CRIANÇA NO BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, R.. O CORPO SEM TEMPO: DISCURSOS DO QUE É SENTIDO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, R.. DISCURSOS VIRTUAIS SOBRE O CONCRETO: O HUMANO E O HUMANISMO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, R.. Cibereducação: a revolução no ensino na sociedade da informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, R.. Humano e Humanismo: concepções sócio-filosóficas e históricas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SILVA, R.. A História da Campanha de Erradicação da Malária na Década de 1960. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, R.. Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia Silveira: análise do discurso do aluno/paciente sobre o ambiente e suas perspectivas sobre o pós-alta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, R.. Meu Pai, Meu Marido, Meu Médico: tutores do corpo feminino no Brasil na década de 1930. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, R.. Cibereducação: a 'revolução' do ensino na sociedade da informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, R.. Cibereducação: a 'revolução' do ensino na sociedade da informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, R.; BRAIDO, Y. L. . ANÁLISE HISTÓRICA DOS ARQUIVOS DE MEDICINA LEGAL E IDENTIFICAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
SILVA, R.. Rádio web e história no ensino médio: a importância da mídia eletrônica na construção do saber. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
MOTA, Xênia Fróes ; Silva, Renato da . Do visível ao invisível: o ensino de artes visuais na educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SILVA, R.. Mulheres virgens, histéricas e criminosas: o discurso médico-legal sobre as mulheres na década de 1930 no Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SOUSA, A. C. A. ; SILVA, R. . Eliminando barreiras: a distância entre a interpretação da lei 10098 e a realidade da acessiblidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
SILVA, R.. Formação humana na sociedade da sociedade da informação: questões e desdobramentos interdisciplinares.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
SILVA, R.. Mulheres e Ciência: uma análise histórica dos Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro na década de 1930.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
MOTA, Xênia Fróes ; SILVA, R. ; NOVIKOFF, Cristina . A arte e seus desafios na educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
SILVA, R.. Análise sócio-histórica do conceito de espaço público através das leituras das obras de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
SILVA, R.. Ecologia e Sociedade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SILVA, R.. Tecnociência na sociedade da informação: aspectos históricos e sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SILVA, R.. As Fontes na História: suas formas de uso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SILVA, R.. A medicina legal a serviço do Estado Nacional: a história do discurso médico-legal sobre a sociedade na virada do século XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SILVA, R.. A Medicina Legal a serviço do Estado Nacional: a história do discurso médico-legal sobre a sociedade na virada do século XIX.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SILVA, R.. Desenvolvimento Humano, Ciências e Meio Ambiente: novos desafios para educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SILVA, R.. As mulheres e os Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SILVA, R.. As mulheres e os Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SILVA, R.. Desenvolvimento Humano, Ciências e Meio Ambiente: novos desafios para educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SILVA, R.; OLIVEIRA, V. N. D. . Desenvolvimento Humano, Ciências e Meio Ambiente: avaliação de projetos de educação ambiental em escolas públicas no município de Duque de Caxias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
MOTA, Xênia Fróes ; SILVA, R. ; NOVIKOFF, Cristina . O Ensino de Artes Visuais na Infância: "do invisível para o visível". 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

46.
GOMES, Vanda Viana ; SILVA, R. . A Representação Social da Mulher na Telenovela Global: cultura de consumo, corpo e modernidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
GONÇALVES, Márcia Oliveira da Silva ; FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto ; SILVA, R. . Matemática é Muito Complicada: uma experiência de avaliação e aprendizagem com alunos do ensino médio noturno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
Silva, Renato da. A Agenda Internacional de Saúde e Governo JK: A história do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária no Brasil (1958-1961). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
SILVA, R.; HOCHMAN, G. . O sal de cozinha como terapia: malária, saúde e desenvolvimento no governo JK (1956-1961). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

50.
SILVA, R.; Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima . O Laboratório de Biologia Infantil 1935-1941: da medicina legal à educação profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
SILVA, R.. Considerações históricas e filosóficas sobre o ensino das ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
SILVA, R.. A História do Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941): diagnosticado pela Medicina tratado na Escola.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
SILVA, R.. A malária no governo JK: a história do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária no Brasil (1958-1961).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
SILVA, R.. A história da Campanha de Erradicação da Malária no Brasil (1958-1969): Ciência, Política e Saúde Pública. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
SILVA, R.. A história da Campanha de Erradicação da Malária no Brasil (1958-1969): Ciência, Política e Saúde Pública. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
SILVA, R.. Abandonados e Delinqüentes?: a infância sob os cuidados da Medicina e do Estado ? O Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
SILVA, R.; HOCHMAN, G. . Políticas Nacionais, Organizações Internacionais e Combate à Malária no Brasil (1939-69).. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

58.
SILVA, R.. A história do Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941).. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
SILVA, R.. Abandonados e Delinqüentes: A infância sob os cuidados da medicina e do Estado - O Laboratório de Biologia Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

60.
SILVA, R.. A incerteza da Normalidade: Loucura, Tempo e Espaço. Uma Interpretação do Normal e Patológico no Brasil do Século XIX através da Especialização da Medicina Legal. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Silva, Renato da. O ato de ler como atividade de trabalho e formação de pessoas jovens e adultas. 2012.

2.
SILVA, R.. VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, R.. Coordenação da seção de comunicações análise de texto. 2018.

2.
SILVA, R.. HISTÓRIA DAS DROGAS E DE SUA REGULAMENTAÇÃO NO BRASIL. 2014.

3.
SILVA, R.. A CEROPLASTIA E A MEDICINA LEGAL NA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO PAULO. 2014.

4.
SILVA, R.. Escrita e Oralidade: ecos de guerra, corações em marcha. 2014.

5.
SILVA, R.. AUTOFORMAÇÃO: A AUTOIMAGEM NA SUPERAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ESVAZIANTES DA ATIVIDADE DOCENTE E DA CULTURA PROFISSIONAL DOCENTE.. 2014.

6.
SILVA, R.. Mediação Tecnológica e identidade docente em Duque de Caxias. 2014.

7.
SILVA, R.. MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014.

8.
SILVA, R.. Políticas Públicas para Educação Infantil no Município de Duque de Caxias. 2014.

9.
SILVA, R.. Sentidos de autonomia no curso normal. 2014.

10.
SILVA, R.. ENSINO DA ESTATÍSTICA: FERRAMENTA COMPUTACIONAL COMO PROPOSTA PARA O PROCESSO PEDAGÓGICO. 2014.

11.
SILVA, R.. A busca pela interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas: uma pesquisa-ação em duas unidades de rede de escolas no município do Rio de Janeiro. 2013.

12.
SILVA, R.. Alfabetização e letramento: um estudo sobre as práticas docentes no Município de Queimados. 2012.

13.
SILVA, R.. A práxis pedagógica de um professor deficiente visual: o ensino de álgebra em curso de licenciatura em matemática. 2012.

14.
SILVA, R.. Gêneros Digitais - Blog, E-mail, E-fórum no contexto escolar: práticas didáticas para a promoção do letramento digital.. 2012.

15.
SILVA, R.. (In)justiças ambientais e culturas juvenis no ensino fundamental. 2012.

16.
SILVA, R.. As festas e o samba como elementos socializadores entre grupos étnicos no Rio de Janeiro. 2012.

17.
SILVA, R.. A Auto imagem da mulher colostomizada. 2012.

18.
SILVA, R.. Educação de jovens e adultos: repensando as práticas docentes vivenciadas na EJA.. 2012.

19.
SILVA, R.. Câncer do colo do útero: O (des) conhecimento das mulheres sobre os fatores preserváveis. 2012.

20.
SILVA, R.. Impactos das Políticas de Avaliação da Pós-Graduação Stricto sensu sobre o Trabalho Docente no Brasil: Estudo de Caso de uma Instituição Pública Federal de Ciência e Tecnologia em Saúde. 2012.

21.
SILVA, R.. Dengue: aplicação do protocolo de atendimento pelos enfermeiros. 2012.

22.
SILVA, R.. O PERFIL DE ADESÃO MEDICAMENTOSA DO PACIENTE HIPERTENSO ACOMPANHADO NO AMBULATÓRIO JAMIL SABRÁ. 2012.

23.
SILVA, R.. Ensino e aprendizagem de física no 9° ano do ensino fundamental: laboratórios perspectivas e alternativas. 2011.

24.
SILVA, R.. Novas Tecnologias no Ensino de Geometria. 2011.

25.
SILVA, R.. Formação de Professores no Curso de Letras da Baixada: um estudo sobre as representações sociais acerca da Língua.. 2011.

26.
SILVA, R.. A orientação Docente sobre Estratégias de Humanização da Assistência no trabalho de Parto e Parto Realizados pelo Enfermeiro. 2011.

27.
SILVA, R.. Motivos do Idoso Asilado: visão do enfermeiro. 2011.

28.
SILVA, R.. Estudo transversal sobre prática da automedicação no uso de contraceptivos orais entre mulheres de uma universidade de Duque de Caxias.. 2011.

29.
SILVA, R.. A elaboração de um registro para Sistematização da Assistência de Enfermagem na Unidade de Nefrologia Clínica.. 2011.

30.
SILVA, R.. Nilópolis e as Memórias Judaicas. 2011.

31.
SILVA, R.. Um Estudo de Caso: a história da trigonometria para ensino das funções senso e cosseno. 2011.

32.
SILVA, R.. Atenção e Assistência Farmacêutica Dermatológica ao Paciente Idoso.. 2011.

33.
SILVA, R.. As representações sociais acerca de ensino de professores atuantes no ambiente virtual de aprendizagem na modalidade semi-presencial nos cursos de formação de professores e licenciaturas: virtual ou rede?. 2010.

34.
SILVA, R.. O enfermeiro como educador sexual para adolescentes: uma realidade?. 2010.

35.
SILVA, R.. Identificação dos fatores determinantes dos casos de anemia por carência de ferro na unidade de saúde do HEAPN em Duque de Caxias. 2010.

36.
SILVA, R.. Escala de Braden: prevenção, riscos e tratamento de úlceras por pressão pelo enfermeiro.. 2010.

37.
SILVA, R.. Implantação do planejamento de alta na rotina de enfermagem a partir da teoria de Dorothea Orem.. 2010.

38.
SILVA, R.. Ensino de Ciências: o uso de oficinas como estratégia pedagógica para um ensino contextualizado e interdisciplinar. 2010.

39.
SILVA, R.. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2009.

40.
SILVA, R.. Desenvolvimento, Ciências e Meio Ambiente: novos desafios para educação. 2009.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, R.; Hochman, Gilberto . A method called Pinotti: medicated salt, malaria, and international health (1952-1960)].. 2012. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R.. MINI CURSO - Historiografia Brasileira: Freyre, Holanda, Prado Jr.: chaves para compreender o Brasil de ontem, de hoje e de amanhã.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, R.. Correntes Sociológicas e Filosóficas da Educação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SILVA, R.. Técnicas de Busca e Tratamento da Informação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SILVA, R.. Técnicas de Busca e Tratamento da Informação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SILVA, R.. Técnicas de Reunião e Conclave. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SILVA, R.. Cultura, Sociedade e Formação Humana. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
SILVA, R.. Técnicas de Reunião e Conclave. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
SILVA, R.. O Ensino Superior: panorama mundial (Disciplina). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
SILVA, R.. O Ensino Superior: panorama mundial (Disciplina). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
SILVA, R.. Brasil República (Disciplina). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, W.; TEIXIRA, L. M. O.; SILVA, R.. Participação em banca de Andrea Maria Mello Costa Lima. Percepção de estudantes de educação de jovens e adultos sobre o processo de formação no Instituto Federal do Pará. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Acrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, W.; FREIRE, E. F.; SILVA, R.. Participação em banca de Fredy Veras dos Santos. A Informática e o processo de ensino-aprendizagem no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária no Campo Maués do Instituto Federal Amazonas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação Acrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
OLIVEIRA, R. C.; SILVA, R.; MARTINS, A. M. R.; GUIMARAES, M. R. C.. Participação em banca de Valquíria da Silva Barros. O corpo como sujeito de experiências não-cartesianas nos processos de saúde-doença: cirurgias espirituias. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

4.
SILVA, R.; REIS, H. M. M. S.; ALMEIDA, A. T. S.. Participação em banca de Nycole Sequeira de Lanna. INFÂNCIAS DISFARÇADAS: O SENTIDO E O SER CRIANÇA VIVENCIADOS NAS ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE.. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

5.
SILVA, R.; LIMA, J. C. P.; SILVA, W.. Participação em banca de Lucas de Souza de Andrade. Upgrade na configuração didática do professor e pesquisador de história na sociedade de informação.. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

6.
VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; LIMA, J. C. P.; SILVA, R.; BARBOZA, C. A. V.. Participação em banca de Claudio Leopoldino de Mattos. Perspectivas Interdisciplinares sobre Imperialismo Linguístico na Aprendizagem da Língua Inglesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

7.
SILVA, R.; REIS, H. M. M. S.; FERNANDES, E. M.. Participação em banca de Maria Inês de Andrade Cruz. Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia Silveira: o olhar do aluno sobre o ambiente e suas perspectivas sobre o pós-alta. 2015. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

8.
SILVA, R.; LIMA, J. C. P.; ROCHA, A. S. P.. Participação em banca de Maria Cristina Paiva. Biblioteca Viva em Hospitais: a leitura e sua abordagem em pacientes infantis do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. 2015. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

9.
LOPES, J. R.; SILVA, R.; SANTOS, S. R. M.. Participação em banca de Lucy Deccache Moreira. O Profissional de Mercado Docente nos Cursos Tecnólogos. 2015. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

10.
NOVIKOFF, Cristina; SILVA, R.; OLIVEIRA, J. H. C.; RIBEIRO, R. A. C.. Participação em banca de Alvaro Luiz Vitório Machado. Tears in The Rain: as representações sociais de alteridade em Blade Runner. 2015. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

11.
PUGIAN, Cleonice; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; SILVA, R.; FONTOURA, H. A.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Dilermano Moraes Costa. A Lousa Digital e o Ensino da Língua Inglesa: um estudo sobre a formação e a prática docente. 2014.

12.
PUGIAN, Cleonice; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; SILVA, R.; CASSANO, M. G.; FIGUEIREDO, A. V.. Participação em banca de Ramiila Botelho Granja. Juventude, Aprendizagem e Letramento de Reexistência: Análise de uma Proposta Metodológica para o Ensino de Língua Portuguesa. 2014.

13.
SILVA, R.; PUGIAN, Cleonice; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; BITENCOURT, R. N.. Participação em banca de Rosimeri Claudiano da Costa. TECNOLOGIA EDUCACIONAL: O Uso do Hipertexto no Ensino de Língua Portuguesa como Facilitador da Produção Textual. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

14.
SILVA, W.; Silva, Renato da; FREIRE, E. F.. Participação em banca de Fredy Veras dos Santos. A Inclusão digital como instrumento mediador de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem no curso técnico em agropecuária no IFAM Campus Maués. 2014. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

15.
SILVA, R.; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; PUGIAN, Cleonice; BITENCOURT, R. N.. Participação em banca de Rosimeri Claudino da Costa. Tecnologia Educacional: o uso do hipertexto no ensino de língua portuguesa como facilitador da produção textual. 2014. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

16.
SILVA, R.; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAUJO, I. A.; MONTAGNER, A. C.; REIS, H. S.. Participação em banca de Bianca Corrêa Lessa Manoel. Alfabetização e Letramento: um estudo sobre práticas docentes no município de Queimados. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

17.
SILVA, R.; SANTOS, D. R.; MEDINA FILHO, A. L.; BONETTI, M. A. C.. Participação em banca de Patricia Jerônimo Sobrinho. O Uso de Estratégias Persuasivas na Publicidade Infantil Televisiva. 2013.. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

18.
LIMA, J. C. P.; FELIX, I. P. F.; QUELHAS, I. T. G.; SILVA, R.. Participação em banca de Cidney de Oliveira Inácio. Urbanização do Rio de Janeiro no inicio do século XX: entre o real e o oficial na crônica de Lima Barreto. 2013. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

19.
VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; REIS, H. M. M. S.; MONTAGNER, A. C.; SILVA, R.. Participação em banca de Bianca Correa Lessa Manoel. Alfabetização e letramento: Um estudo sobre práticas docentes no Município de Queimados. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

20.
SILVA, R.; PUGIAN, Cleonice; FERNANDES, Claudia de Oliveira; EIZENBERG, Zena. Participação em banca de Xênia Fróes da Motta. "Artes Visuais na Educação Infantil: entre o visível e o invisivel no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

21.
PUGIAN, Cleonice; Silva, Renato da; MELLO, João Baptista Ferreira de; FELIX, I. P. F.. Participação em banca de Alfeu Olival Barreto Junior. O sentido de lugar e as tecnologias da informação e comunicação: um estudo qualitativo com os alunos da Rocinha. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

22.
VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; NETO, Nelson Mitrano; PUGIAN, Cleonice; Silva, Renato da. Participação em banca de Elaine Vasquez Ferreira de Aráujo. Letramento em Contexto Digital: uma análise sobre as novas práticas de Leitura e Escrita presentes no Livro Didático do Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

23.
SILVA, R.; FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto; FONTOURA, Helena A.; CURY, Helena; PUGIAN, Cleonice. Participação em banca de Márcia Oliveira da Silva Gonçalves. Uma Experiência de Avaliação e de Aprendizagem com Alunos do Ensino Médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

24.
PIMENTEL, Solimá Gomes; LOZANO, Abel Rodolfo Garcia; FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto; SILVA, R.. Participação em banca de Alex de Brito Cunha. Teorema de Pitágoras: qual sua importância para o Ensino das Ciências da Natureza?. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

25.
FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto; LOZANO, Abel Rodolfo Garcia; SILVA, R.. Participação em banca de Clailton Costa Cordeiro. Análise e clasificação de erros de questões de geometria plana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

Teses de doutorado
1.
HOCHMAN, G.; PINHEIRO, Leticia; SÁ, MAgali Romero; COSTA, Dilma Fátima Avellar Cabral; KROPF, Simone Petraglia; SILVA, R.. Participação em banca de Vivian da Silva Cunha. Centro Internacional de Leprologia: Ciência, Saúde e Cooperação Internacional no Brasil do entre Guerras (1923-1939). 2011. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Doutorado
1.
VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; TAVARES, K. C. A.; FORTUNA, D. R.; SILVA, R.. Participação em banca de Elaine Vasquez Ferreira de Araújo. O Letramento Digital no Contexto Educacional: Orientações Educacionais, Formação Docente e Infloinclusão Social. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

2.
FORTUNA, D. R.; OLIVEIRA, J. H. C.; SILVA, R.; SIQUEIRA, D. C. O.; LEWIS, E. S.. Participação em banca de Patricia Jeronimo Sobrinho. Bonecas, muito mais que um brinquedo: representações do corpo e do feminino na sociedade. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, W.; SILVA, R.; MONTEIRO, R. C.. Participação em banca de Marina Fonseca de Souza. O potencial da agressividade para o processo educativo: um estudo de caso à luz da teoria de Winnicott na rede pública de Magé/RJ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação Acrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, D. R.; OLIVEIRA, R. C.; SILVA, R.; ARAUJO, M. C.. Participação em banca de Silas da Silva Franco. A influência da Cultura da Convergênica no Comportamento de Consumo: o caso Hortifruti. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

3.
VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; LIMA, J. C. P.; SILVA, R.. Participação em banca de Claudio Leopoldino de Mattos. Imperialismo Linguístico no Ensino de Língua Inglesa: um estudo sob Perspectiva Interdisciplinar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

4.
LOPES, J. R.; SILVA, R.; SANTOS, S. R. M.. Participação em banca de Lucy Deccache Moreira. O que é ser professor: A Prática Acadêmica do Profissional de Mercado nos Cursos Tecnólogos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.

5.
NOVIKOFF, Cristina; SILVA, R.; OLIVEIRA, J. H. C.; RIBEIRO, R. A. C.. Participação em banca de Alvaro Luiz Vitorio Machado. As Representações Sociais de Alteridade na Obra Cinematográfica de Blade Runner. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

6.
SILVA, R.; LIMA, J. C. P.; ROCHA, A. S. P.. Participação em banca de Maria Cristina Paiva. Biblioteca Viva em Hospitais: a leitura e sua abordagem em pacientes infantis do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

7.
SILVA, R.; REIS, H. M. M. S.; FERNANDES, E. M.. Participação em banca de Maria Inês de Andrade Cruz. Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia Silveira: o olhar do aluno sobre o ambiente e suas perspectivas sobre o pós-alta. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

8.
OLIVEIRA, J. H. C.; NOVIKOFF, Cristina; SILVA, R.; SILVA, W.. Participação em banca de Patrick Narde dos Santos. Sabedoria e Narrativas Oníricas: experimentando novas práticas pedagógicas nas aulas de filosofia no ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

9.
OLIVEIRA, J. H. C.; NOVIKOFF, Cristina; SILVA, R.; SILVA, W.. Participação em banca de Patrik Narde dos Santos. Sabedoria e Narrativas Oníricas: Experimentando Novas Práticas Pedagógicas nas aulas de filosofia do ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

10.
SILVA, W.; SILVA, R.. Participação em banca de Fredy Veras dos Santos. A inclusão digital e o processo de ensino-aprendizagem no curso técnico em agropecuária do IFAM Campus Maués.. 2014.

11.
PUGIAN, Cleonice; CASSANO, M. G.; FIGUEIREDO, A. V.; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; SILVA, R.. Participação em banca de Ramila Botelho. Juventude, Aprendizagem e Letramento de Reexistência: Análise de uma Proposta Metodológica para o Ensino de Língua Portuguesa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

12.
SILVA, R.; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; PUGIAN, Cleonice; BITENCOURT, R. N.. Participação em banca de Rosimeri Claudino da Costa. O uso do Hipertexto no Ensino da Língua Portuguesa como Facilitador da Produção Textual. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio.

13.
PUGIAN, Cleonice; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; SILVA, R.; FONTOURA, H. A.; TAVARES, K. C. A.. Participação em banca de Dilermano Moraes Costa. A Lousa Digital e o Ensino da Língua Inglesa: um estudo sobre a formação e a prática docente. 2013.

14.
VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; SILVA, R.; REIS, H. M. M. S.; ARAUJO, I. A.. Participação em banca de Bianca Corrêa Lessa Manoel. Alfabetização e letramento: Um estudo sobre práticas docentes no Município de Queimados. 2012.

15.
SANTOS, D. R.; SILVA, R.; BONETTI, M. A. C.; MEDINA FILHO, A. L.. Participação em banca de Patricia Jerônimo Sobrinho. O Uso de Estratégias Persuasivas na Publicidade Infantil Televisiva. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes. 2018. Universidade do Grande Rio.

2.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes. 2018. Universidade do Grande Rio.

3.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes. 2017. Universidade do Grande Rio.

4.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. 2017. Universidade do Grande Rio.

5.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. 2016. Universidade do Grande Rio.

6.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes. 2016. Universidade do Grande Rio.

7.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. 2015. Universidade do Grande Rio.

8.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes. 2015. Universidade do Grande Rio.

9.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas. 2014. Universidade do Grande Rio.

10.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas- 1 semestre. 2013. Universidade do Grande Rio.

11.
Silva, Renato da. Processo Seletivo de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas. 2012. Universidade do Grande Rio.

12.
SILVA, R.. Processo Seletivo de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas (2º Bimestre). 2012. Universidade do Grande Rio.

13.
SILVA, R.. Processo seletivo do Mestrado de Letras e Ciências Humanas (1° semestre). 2011. Universidade do Grande Rio.

14.
MELLO, Tatiana Santos; NOVIKOFF, Cristina; SILVA, R.. Banca de Qualificação: Ensino de Ciências: o uso de oficinas com estratégia pedagógica para um ensino contextualizado e interdisciplinar. 2011. Universidade do Grande Rio.

15.
SILVA, R.. Processo seletivo do Mestrado de Letras e Ciências Humanas (2° semestre). 2011. Universidade do Grande Rio.

16.
MOTA, Xênia Fróes; SILVA, R.; FERNANDES, Claudia de Oliveira; EIZENBERG, Zena. Banca de Qualificação: O ensino de arte na educação infantil. 2011. Universidade do Grande Rio.

17.
BARRETO JR, Alfeu Olival; PUGIAN, Cleonice; SILVA, R.; MELLO, João Baptista Ferreira de. Banca de Qualificação: O sentido de lugar e as tecnologias da informação e comunicação: um estudo qualitativo com alunos da Rocinha. 2011. Universidade do Grande Rio.

18.
ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de; VILLAÇA, Márcio Luiz Corrêa; NETO, Nelson Mitrano; SILVA, R.. Banca de Qualificação: Letramento em Contexto Digital: uma análise sobre as novas práticas de Leitura e Escrita presentes no Livro Didático do Ensino Médio. 2011. Universidade do Grande Rio.

19.
SILVA, R.. Processo seletivo do Mestrado de Ensino de Ciências na Educação Básica (1° semestre). 2010. Universidade do Grande Rio.

20.
SILVA, R.. Processo seletivo do Mestrado de Letras e Ciências Humanas (1° semestre). 2010. Universidade do Grande Rio.

21.
SILVA, R.. Processo seletivo do Mestrado de Letras e Ciências Humanas (2° semestre). 2010. Universidade do Grande Rio.

22.
GONÇALVES, Márcia Oliveira da Silva; FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto; SILVA, R.. Banca de Qualificação - Matemática é Muito Complicada: uma experiência de avaliação e aprendizagem com alunos do ensino médio noturno. 2010. Universidade do Grande Rio.

23.
CUNHA, A. B.; PIMENTEL, Solimá Gomes; SILVA, R.; FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto. Banca de Qualificação - Teorema de Pitágoras: qual importância para o Ensino das Ciências da Natureza?. 2010. Universidade do Grande Rio.

24.
SILVA, R.. Processo seletivo do Mestrado de Ensino de Ciências na Educação Básica (1° semestre). 2009. Universidade do Grande Rio.

25.
SILVA, R.. Processo seletivo do Mestrado de Letras e Ciências Humanas (2° semestre). 2009. Universidade do Grande Rio.

26.
SILVA, R.. Processo seletivo do Mestrado de Ensino de Ciências na Educação Básica (2° semestre). 2009.

27.
CORDEIRO, Clailton Costa; FRIEDMANN, Clícia Valladares Peixoto; LOZANO, Abel Rodolfo Garcia; SILVA, R.. Banca de Qualificação - Análise e clasificação de erros de questões de geometria plana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2009. Universidade do Grande Rio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
33º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2018. Corpos Ameaçados: o legado da campanha de erradicação da malária para o combate as epidemias de dengue, zika e chikuncunya no Brasil.. 2018. (Congresso).

2.
Laboratório de História das Epidemias. Mosquitos, Cidades e Educação: análise histórica das epidemias de malária, dengue, zika e chikungunya. 2018. (Exposição).

3.
VI Colóquio de História das Doenças.Do Anopheles gambiae ao Aedes aegypti: a história das campanhas de controle e de erradicação da malária e suas lições para o combate às epidemias de dengue, zika e chicungunya no Brasil.. 2018. (Outra).

4.
XV Congresso Científico Brasileiro da FIEP "Prof. Dr. Manoel José Gomes. Corpos Ameaçados: o legado da campanha de erradicação da malária para o combate as epidemias de dengue, zika e chikuncunya no Brasil.. 2018. (Congresso).

5.
XV Congresso Científico Latino-Americano. Corpos Ameaçados: o legado da campanha de erradicação da malária para o combate as epidemias de dengue, zika e chikuncunya no Brasil.. 2018. (Congresso).

6.
XXII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Analise dos discursos médicos na imprensa sobre a epidemia de zika no Brasil. 2018. (Congresso).

7.
I Colóquio Interdisciplinar do PPGHCA / UNIGRANRIO.Mosquitos, Cidades e Educação: o legado da Campanha Nacional de Erradicação da Malária (1958-1965) para o combate as epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya. 2017. (Outra).

8.
Scientiarum Historia X, 10º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE). A Guerra entre Homens e Mosquitos: o legado da campanha de erradicação da malária para o combate às epidemias de dengue, zika e chikungunya.. 2017. (Congresso).

9.
XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Analise dos discursos médicos na imprensa sobre as epidemias de dengue no Brasil.. 2017. (Congresso).

10.
31º Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP 2016. Corpos Urbanos: cinema, super-heróis e a construção do corpo masculino "sarado".. 2016. (Congresso).

11.
Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes.Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. 2016. (Outra).

12.
Scientiarum Historia IX, 9º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE). Medindo corpos e cabeças de pequenos: faces das políticas direcionadas a infância no Brasil na década de 1930. 2016. (Congresso).

13.
V Congresso Internacional do NUCLEAS - Américas: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo. / Mudanças Globais - Política - Economia - Sociedade - Imigração. Comer para pertencer: 'como, logo existo'. 2016. (Congresso).

14.
VII Simpósio Nacional Filológicos e Linguísticos.Identidades à Deriva. 2016. (Simpósio).

15.
X Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unigranrio (SINCTEC)C).O Instituto de Identificação do Rio de Janeiro e a Medicina Legal parceiros do Estado Varguista na Década de 1930.. 2016. (Seminário).

16.
IX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unigranrio (SINCTEC)C).O Instituto de Identificação do Rio de Janeiro e a Medicina Legal: parceiros do Estado Varguista na Década de 1930.. 2015. (Seminário).

17.
IX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Unigranrio (SINTEC).O Instituto de Identificação do Rio de Janeiro e Medicina Legal: Parceiros do Estado Varguista na Década de 1930. 2015. (Seminário).

18.
Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática; questões atuais.Ciberedução: a revolução no Ensino na Sociedade da Informação. 2015. (Outra).

19.
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. ONTOLOGIA DO SER NORDESTINO NA FEIRA DE DUQUE DE CAXIAS. 2015. (Congresso).

20.
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. KD VC??: O DISCURSO DO INTERNETÊS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2015. (Congresso).

21.
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. Discursos virtuais sobre o concreto: o humano e o humanismo na sociedade da informação. 2015. (Congresso).

22.
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. DISCURSOS SOBRE OS PEQUENOS: O SENTIDO E O SER CRIANÇA NO BRASIL. 2015. (Congresso).

23.
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. O CORPO SEM TEMPO: DISCURSOS DO QUE É SENTIDO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2015. (Congresso).

24.
I Colóquio Pedagógico - Tempo de Ensinar, Aprender e Refletir.Narrativas e Memória. 2014.CIBEREDUCAÇÃO: A ?REVOLUÇÃO? DO ENSINO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2014. (Outra).

25.
VIII Seminário de Iniciação Científica.A História da Campanha de Erradicação da Malária no Brasil na Década de 1960. 2014. (Seminário).

26.
XVIII Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. CIBEREDUCAÇÃO: A ?REVOLUÇÃO? DO ENSINO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2014. (Congresso).

27.
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Meu Pai, Meu Marido, Meu Médico: tutores do corpo feminino no Brasil na década de 1930. 2014. (Congresso).

28.
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. SALA DE AULA INVERTIDA: INOVANDO A LINGUAGEM E OS ESPAÇOS DA SALA DE AULA. 2014. (Congresso).

29.
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia - CIFEFIL. CLASSE HOSPITALAR DO HOSPITAL INFANTIL ISMÉLIA SILVEIRA: ANÁLISE DO DISCURSO DO ALUNO/PACIENTE SOBRE O AMBIENTE E SUAS PERSPECTIVAS SOBRE O PÓS-ALTA. 2014. (Congresso).

30.
2ª Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde.Saúde e Estado no Brasil: ideais, políticas e profissões II. 2013. (Outra).

31.
I Seminário Nacional de Memória Social.Centro Pan-Americano de Febre Aftosa - OPAS/OMS: memória e identidade que representa uma instituição.. 2013. (Seminário).

32.
Seminário Internacional Conhecimentos Compartilhados: Tradição e Modernidadei.História e Cibercultura: formação humana a a produção de identidades sociais móveis. 2013. (Seminário).

33.
VII Forum de Debates: povos e culturas das Américas.Do Candidato ao Presidente: as propostas e as Primeiras Ações de Saúde no Governo de Juscelino Kubitschek (1955-1960). 2013. (Outra).

34.
VII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - SINCTEC 2013.ANÁLISE HISTÓRICA DOS ARQUIVOS DE MEDICINA LEGAL E IDENTIFICAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.. 2013. (Seminário).

35.
Workshop Ir Além da Sala de Aula - Corporativo.O Desafio das Novas Metodologias no Ensino Superior. 2013. (Outra).

36.
I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades ? CONINTER. Classificando e Fichando: a identidade das mulheres nos Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro na década de 1930.. 2012. (Congresso).

37.
Temas Interdisciplinares: cultura popular, gênero e narrativas.História Social da Saúde e Narrativas Pessoais. 2012. (Outra).

38.
Workshop do Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas - V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Rádio web e história no ensino médio: a importância da mídia eletrônica na construção do saber. 2012. (Seminário).

39.
XI Produzindo e Dialogando Educação.Do visível ao invisível: o ensino de artes visuais na educação infantil. 2012. (Encontro).

40.
XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia - CIFEFIL. Mulheres virgens, histéricas e criminosas: o discurso médico-legal sobre as mulheres na década de 1930 no Brasil.. 2012. (Congresso).

41.
XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia - CIFEFIL. Eliminando barreiras: a distância entre a interpretação da lei 10098 e a realidade da acessiblidade. 2012. (Congresso).

42.
XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia - CIFEFIL. Formação humana na sociedade da sociedade da informação: questões e desdobramentos interdisciplinares.. 2012. (Congresso).

43.
Memória, Linguagens e Ensino.A Medicina Legal a serviço do Estado Nacional: a história do discurso médico-legal sobre a sociedade na virada do século XIX.. 2011. (Outra).

44.
Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP'q 2011.1 -.A ARTE E SEUS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. (Seminário).

45.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Análise sócio-histórica do conceito de espaço público através das leituras das obras de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. 2011. (Congresso).

46.
XXVI Simpósio Nacional de História.Mulheres e Ciência: uma análise histórica dos Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro na década de 1930.. 2011. (Simpósio).

47.
II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - Sistema de Poder - Pluriculturalidae - Integração. As mulheres e os Arquivos de Medicina Legal e Identificação do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

48.
Memória, Linguagens e Ensino: VII Ciclo de Debates Históricos.A Agenda Internacional de Saúde e o Governo JK: A História do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária no Brasil (1958-1961).. 2010. (Encontro).

49.
Memória, Linguagens e Ensino: VII Ciclo de Debates Históricos.A formação do professor e o mercado de trabalho. 2010. (Outra).

50.
Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP`2010.1: Ética e Pesquisa.Desenvolvimento Humano, Ciências e Meio Ambiente: novos desafios para educação. 2010. (Seminário).

51.
Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP`2010.2: Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.O Ensino de Artes Visuais na Infância: "do invisível para o visível". 2010. (Seminário).

52.
Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP`2010.2: Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano no município de Duque de Caxias.. 2010. (Seminário).

53.
Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP`2010.2: Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.Desenvolvimento Humano, Ciências e Meio Ambiente: avaliação de projetos de educação ambiental em escolas públicas no município de Duque de Caxias. 2010. (Seminário).

54.
Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP`2010.2: Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.Matemática é Muito Complicada: uma experiência de avaliação e aprendizagem com alunos do ensino médio noturno. 2010. (Seminário).

55.
Seminário de Pesquisa Unigranrio - SP`2010.2: Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável.A Representação Social da Mulher na Telenovela Global: cultura de consumo, corpo e modernidade. 2010. (Seminário).

56.
XXV Simpósio Nacional de História.O sal de cozinha como terapia: malária, saúde e desenvolvimento no governo JK (1956-1961). 2009. (Simpósio).

57.
Seminário Henrique Aragão e a pesquisa sobre a Malaria: comemorativo dos 100 anos da descoberta do Ciclo Exoeritrocítico da Malária.A malária no governo JK: a história do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária no Brasil (1958-1961).. 2007. (Seminário).

58.
X JORNADA CIENTÍFICA DE PÓS-GRADUAÇÃO/NOVAS FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. A malária no governo JK: a história do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária no Brasil (1958-1961). 2007. (Congresso).

59.
XII Encontro Regional de História ?Usos do passado?..A malária no governo JK: a história do Grupo de Trabalho de Controle e Erradicação da Malária no Brasil (1958-1961).. 2006. (Encontro).

60.
10º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia & 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. A história da Campanha de Erradicação da Malária no Brasil (1958-1969): Ciência, Política e Saúde Pública. 2005. (Congresso).

61.
IX Congresso Brasileiro de História da Medicina / III Encontro em História da Medicina Mental e Saberes Afins. Abandonados e Delinqüentes: A infância sob os cuidados da medicina e do Estado - O Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941). 2004. (Congresso).

62.
XI Enconto Regional de História. Abandonados e Delinqüentes: A infância sob os cuidados da medicina e do Estado - O Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941). 2004. (Congresso).

63.
9º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia & 2º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. A história do Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941).. 2003. (Congresso).

64.
VIII Jornada Científica da Pós-Graduação. Abandonados e Delinqüentes: A infância sob os cuidados da medicina e do Estado - O Laboratório de Biologia Infantil (1935-1941). 2003. (Congresso).

65.
II Congresso Europeu de Latinoamericanistas. A incerteza da Normalidade: Loucura, Tempo e Espaço. Uma Interpretação do Normal e Patológico no Brasil do Século XIX através da Especialização da Medicina Legal.. 1998. (Congresso).

66.
VI Reunião Anual de Iniciação Científica.Criação do Departamento Nacional de Endemias Rurais: Impactos sobre o Departamento Nacional de Saúde ?. 1998. (Simpósio).

67.
V Reunião Anual de Iniciação Científica.?Memória da Saúde Pública no Brasil?.. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R.. I Colóquio Interdisciplinar do PPGHCA. 2017. (Outro).

2.
LIMA, J. C. P. ; SILVA, R. ; OLIVEIRA, R. C. . IV Colóquio de Museus: Museus e Interdisciplinaridade. 2017. (Outro).

3.
SILVA, R.. Coordenador da Sessão de Apresentações Orais no IX Seminário de Iniciação Científica da Unigranrio. 2015. (Outro).

4.
SILVA, R.. I Colóquio Interdisciplinar Discente "Doutorado em Humanidades, Cultura e Artes: Primeiras Considerações".. 2015. (Outro).

5.
SILVA, R.. Comissão Científica do Seminário Internacional Conhecimentos Compartilhados: Tradição e Modernidade. 2013. (Outro).

6.
SILVA, R.. Coordenação da Mesa IX Ciclo de Debates Históricos. 2012. (Outro).

7.
Silva, Renato da; Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima . Coordenação da Mesa do Simpósio: A Cidade e suas Culturas:uma proposta interdisciplinar. 2012. (Congresso).

8.
SILVA, R.. Coordenação da Mesa - Grupo 10 de Comunicação do tema: Leitura e Interpretação de Textos. 2011. (Congresso).

9.
Diogo, Márcia Cezar ; SILVA, R. . O Educador no Museu. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Cristina Calabria Vicente Mangi. A Construção do Conceito do Tempo no Ensino da História: como pensam os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio Pedro II. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

2.
Maria Estela Lopes de Brito. Inclusão: ações pedagógicas que favorecem o processo de aprendizagem. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Caroline Leal Ribas. A Justiça Vista de Baixo: um balanço discursivo da desconstrução do direito em sociabilidades alternativas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

2.
Frederico Adolfo Schiffer Jr.. Memória e Fotografia: Narrativas traumáticas do regime nazista. Relatos de sobreviventes do Holocausto residentes no Brasil. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

3.
Rogério Fernandes da Silva. Videovlogs e hangouts nas batalhas pelo ateísmo, ciência e religião. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

4.
José Severino da Silva. Culinária e Imigração Nordestina no Município de Duque de Caixas. Início: 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Raquel Oliveira Silva. Do Anopheles gambiae ao Aedes aegypti: a história da campanha de erradicação da malária e suas lições para o combater às epidemias de dengue, zika e chikungunya no Brasil.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Grande Rio. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Andrade. Upgrade na configuração didática de história nas escolas privadas da zona norte do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Renato da Silva.

2.
Nycole Sequeira de Lanna. A história da infância no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Renato da Silva.

3.
MARIA INÊS DE ANDRADE CRUZ. CLASSE HOSPITALAR DO HOSPITAL INFANTIL ISMÉLIA SILVEIRA: O OLHAR DO ALUNO SOBRE O AMBIENTE E SUAS PERSPECTIVAS SOBRE O PÓS-ALTA. 2014. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Renato da Silva.

4.
Rosimeri Claudiano da Costa. TECNOLOGIA EDUCACIONAL: O Uso do Hipertexto no Ensino de Língua Portuguesa como Facilitador da Produção Textual. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Renato da Silva.

5.
Rosimeri Claudiano da Costa. O USO DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO FACILITADOR DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Renato da Silva.

6.
Maria Cristina Paiva. MEDIAÇÃO DE LEITURA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UNIDADE HOSPITALAR. 2013. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Renato da Silva.

7.
Xênia Fróes da Motta. Artes Visuais na Educação Infantil: entre o visível e o invisível no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras e Ciencias Humanas) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Renato da Silva.

8.
Márcia Oliveira da Silva Gonçalves. Uma Experiência de Avaliação e de Aprendizagem com Alunos do Ensino Médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio, . Coorientador: Renato da Silva.

9.
Alex de Brito Coelho. A utilização do Teorema de Pitágoras. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio, . Coorientador: Renato da Silva.

10.
Clailton Costa Cordeiro. Análise e clasificação de erros de questões de geometria plana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio, . Coorientador: Renato da Silva.

Iniciação científica
1.
Aline de Andrade do Egito. O Instituto de Identificação do Rio de Janeiro e a Medicina Legal: parceiros do Estado Varguista na década de 1930. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Grande Rio, Banco Santander. Orientador: Renato da Silva.

2.
Rafaela Ferreira Paredes. O Instituto de Identificação do Rio de Janeiro e a Medicina Legal: parceiros do Estado Varguista na década de 1930. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Grande Rio, Banco Santander. Orientador: Renato da Silva.

3.
Rayanne Ferreira de Carvalho. Meu Pai, Meu Marido, Meu Médico: tutores do corpo feminino no Brasil na década de 1930. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Grande Rio, Banco Santander. Orientador: Renato da Silva.

4.
Amanda Rodrigues Flôr Paresqui. Diretrizes, negociações e resistências: a Organização Mundial Saúde e a Campanha de Erradicação da Malária no Brasil na década de 1960.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Grande Rio, Banco Santander. Orientador: Renato da Silva.

5.
Yara Lanes Braido. ANÁLISE HISTÓRICA DOS ARQUIVOS DE MEDICINA LEGAL E IDENTIFICAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Grande Rio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato da Silva.

6.
Márcia Cristina Pessoa da Silva. DESENVOLVIMENTO HUMANO, CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: NOVOS DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Renato da Silva.

7.
Viviane Neves Diniz de Oliveira. DESENVOLVIMENTO HUMANO, CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE: NOVOS DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Renato da Silva.



Outras informações relevantes


Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)
Membro do Conselho Consultivo da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades
Membro do Conselho Consultivo da Revista Eletrônica Magistro - Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 18:58:04