Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9085065402673423
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Doutora em Educação (2008) e Mestre em Design (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Bacharel em Desenho Industrial, com ênfase em Comunicação Visual (1995) pela mesma instituição. Pesquisadora colaboradora do CREMIT (Centro di Ricerca sull'Educazione ai Media all'Informazione e alta Tecnologia) - Departamento de Pedagogia da Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão, Itália - no qual realizou Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE (2005/06), como bolsista da CAPES. Também atua como pesquisadora na PUC-Rio no JER (Diretório de Pesquisa Jovens em Rede) desde 1998, e no LIDE (Laboratório Interdisciplinar Design Educação) desde 1994. Na área da docência atua como professora do quadro complementar do Departamento de Artes & Design (desde 2009), , atualmente ministrando as disciplinas de História do Design I, Teoria do Design, Tendências em Comunicação Visual, Projeto - Planejamento, Projeto - Usos e Impactos Sócio Ambientais e Anteprojeto de Comunicação Visual. Participa como pesquisadora de projetos junto ao UNICEF e Banco Mundial da República de São Tomé e Príncipe, ao IPTI, a CVM e ao Instituto Pró-Saber. Áreas de interesse: ensino de Design, Design em situações de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas, materiais didáticos, construção do conhecimento, processos de ensino-aprendizagem, criatividade, mídia educação, media literacy, visual literacy, cultura visual e ideografia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.;NIZIA-RIBEIRO, Flavia

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design.
Rua Marques de São Vicente 225
Gavea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 31141824
URL da Homepage: www.puc-rio.br/dad


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período co-tutela/sanduíche em (Orientador: ).
Título: Internet e Imagem: representações de jovens universitários, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Maria Apparecida Campos Mamede Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Imagem; Jovem; Internet; Tecnologia; Material Didático; Design.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mídia e Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2001
Mestrado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Práticas Pedagógicas em Cursos de Graduação de Design,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Rita Maria de Souza Couto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Design; Práticas Pedagógicas; Criatividade; Graduação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros Setores.
1991 - 1995
Graduação em Desenho Industrial.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: livro infantil - Dezáine: o que é o que é?.
Orientador: Rita Maria de Souza Couto.




Formação Complementar


2008 - 2008
Como transpor conteúdos complexos para um objeto de ensinoa-prendizagem. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2007 - 2007
Quanto custa o meu design?. (Carga horária: 8h).
Studio Creamcrackers, STCRCK, Brasil.
2007 - 2007
Tipografia. (Carga horária: 20h).
Studio Creamcrackers, STCRCK, Brasil.
2006 - 2006
La relazione mediaeducativa. (Carga horária: 40h).
MED: Associazione italiana per l'educazione ai media e alla comunicazione, MED, Itália.
1996 - 1996
Extensão universitária em Criatividade e identidade estética. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Oficina de ilustração infantil. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Agregado 2, Carga horária: 17

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 5
Outras informações
Pesquisador Colaborador do Diretório de Pesquisa Jovens em Rede [JER] sob a Coordenação da Prof. Dr. Maria Apparecida Campos Mamede Neves junto do Departamento de Educação

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador Colaborador do antigo Laboratório de Pedagogia do Design [LPD] - atual Laboratório Interdisciplinar de Pedagogia do Design [LIDE] sob a Coordenação da Prof. Dr. Rita Maria de Souza Couto

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 17

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora colaboradora da disciplina DSG1002 - Projeto Planejamento - ministrando o conteúdo de metodologia de pesquisa em projeto de design e teoria do design

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora formadora, Carga horária: 20
Outras informações
disciplina Psicologia da Educação na Licenciatura em História - modalidade à distância Departamento de História e CCEAD

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 10
Outras informações
Curso Construção do Conhecimento na Escola pela CCEAD

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - aluna do doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador Bolsista do Diretório de Pesquisa Jovens em Rede [JER] sob a Coordenação da Prof. Dr. Maria Apparecida Campos Mamede Neves junto do Departamento de Educação

Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisador Colaborador do Diretório de Pesquisa Jovens em Rede [JER] sob a Coordenação da Prof. Dr. Maria Apparecida Campos Mamede Neves junto do Departamento de Educação

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - aluna do mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador Bolsita do antigo Laboratório de Pedagogia do Design [LPD] - atual Laboratório Interdisciplinar de Pedagogia do Design [LIDE] sob a Coordenação da Prof. Dr. Rita Maria de Souza Couto

Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 5
Outras informações
Pesquisador Colaborador do Núcleo de Referência e Pesquisa em Design [NRPD] sob a Coordenação da Prof. Dr. Rita Maria de Souza Couto e Prof. Dr. Alfredo Jefferson

Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisador Colaborador do antigo Laboratório de Pedagogia do Design [LPD] - atual Laboratório Interdisciplinar de Pedagogia do Design [LIDE] sob a Coordenação da Prof. Dr. Rita Maria de Souza Couto

Atividades

7/2016 - Atual
Extensão universitária , Laboratório Interdisciplinar Design Educação (LIDE/DAD), .

Atividade de extensão realizada
Estruturação de curso de extensão e oficina de capacitação de professores - Projeto Sinapse/IPTI.
03/2015 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DSG1302 - Tendências na Comunicação Visual - 1AA
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes & Design, .

Cargo ou função
Membro eleito da Comissão Geral.
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Empresa Júnior PUC-Rio, .

Cargo ou função
Professor orientador para projetos na área de Design.
02/2014 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DSG1302 - Tendências na Comunicação Visual - 1AB
08/2013 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DSG1006 - Projeto Avançado - Usos e impactos sócio ambientais
01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes & Design, .

08/2012 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DSG1030 - Anteprojeto Específico Comunicação Visual
DSG1101 - História do design 1
08/2011 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DSG1002 - Projeto Básico - Planejamento
02/2011 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DSG1103 - Teoria do design
2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes & Design, .

01/2016 - 06/2016
Extensão universitária , Laboratório Interdisciplinar Design Educação (LIDE/DAD), .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Planejamento Financeiro para Comunidade ou Multiplicadores de planejamento financeiro para a nova classe média - CVM.
10/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Laboratório Interdisciplinar Design Educação (LIDE/DAD), .

Atividade de extensão realizada
Projeto Constelação - Instituto Pró-Saber.
08/2010 - 07/2011
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
colaboração de Processos Criativos na disciplina DSG1002 - Projeto - Planejamento
colaboração de Metodologia de Projeto na disciplina DSG1002 - Projeto - Planejamento
05/2008 - 07/2008
Ensino, Mídia e tecnologia da informação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Mídia
2005 - 2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes & Design, .

02/2005 - 07/2005
Estágios , Departamento de Educação, .

Estágio realizado
estágio docente na displina "Educação a Distância".
08/2004 - 12/2004
Estágios , Departamento de Educação, .

Estágio realizado
estágio docente na disciplina "Psicologia da Educação".
02/1998 - 12/2004
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2001 - 2004
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

2002 - 2003
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes & Design, .

2002 - 2003
Extensão universitária , Departamento de Artes & Design, .

Atividade de extensão realizada
coordenação do projeto "PIU Design - Programa de Iniciação Universitária".
03/2001 - 12/2001
Estágios , Departamento de Artes & Design, .

Estágio realizado
estagio docente na disciplina "Planejamento, Projeto e Desenvolvimento Conclusão".
1999 - 2001
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .


Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor no curso de graduação em Design Gráfico na disciplina de Processo Criativo

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Assistente, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador Assistente do curso de graduação em Design Gráfico Digital

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor no curso de graduação em Design Gráfico na disciplina de Cores no Design.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor no curso de graduação em Design Gráfico na disciplina de Percepção Visual.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor no curso de graduação em Design Gráfico na disciplina de Projeto 1 - Conclusão de Curso.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor no curso de graduação em Design Gráfico na disciplina de Projeto 2 - Conclusão de Curso.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor ProDoc, Carga horária: 20

Atividades

03/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão de Estágio na Educação Infantil
03/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Educativa
10/2008 - 06/2009
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção imagética
12/2008 - 02/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Materiais Didáticos (eletiva)
2009 - 2009
Extensão universitária , Mestrado em Educação / Departamento de Didática, .

Atividade de extensão realizada
Oficina e Produção de Imagens.

Studio Creamcrackers, STCRCK, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Coordenadora pedagógica, Enquadramento Funcional: coordenadora
Outras informações
Coordenação dos cursos oferecidos e execução de projetos.

Atividades

2006 - Atual
Direção e administração, Workshops Creamcrackers, .

Cargo ou função
coordenadora pedagógica.

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, IPTI/SE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: consultoria, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


United Nations Children's Found (STP), UNICEF, São Tomé e Príncipe.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 45
Outras informações
Realizada em São Tomé e em Príncipe - São Tomé e Príncipe - África

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Primeira fase de implantação e testagem do currículo de 5 anos para a Educação Infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Terceira fase de implantação e testagem do currículo de 4 anos para a Educação Infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Formação para 50 educadores e auxiliares de 17 jardins de infância sobre o currículo de 5 anos para a educação infantil da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe. Realizada em São Tomé - São Tomé e Príncipe - África

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Segunda fase de implantação e testagem do currículo de 5 anos para a Educação Infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Dar prosseguimento a formação para 64 educadores e auxiliares de 4 e 5 anos de jardins de infância e 7 multiplicadores de 4 anos sobre o currículo de 4 e 5 anos para a educação infantil da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe. Realizada em São Tomé - São Tomé e Príncipe - África

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Formação de 26 educadores e auxiliares vindos Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe compreendendo atividades de aulas, palestras, oficinas e oficinas externas. Realizada na PUC-Rio - Brasil

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Primeira fase de implantação e testagem do currículo de 4 anos para a Educação Infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Formação para educadores e Auxiliares para a realização do teste piloto do currículo de 4 anos para a educação infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Realizada em São Tomé - São Tomé e Príncipe - África

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Segunda fase de implantação e testagem do currículo de 4 anos para a Educação Infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Dar prosseguimento a formação para educadores e auxiliares de 17 jardins de infância sobre o currículo de 4 anos para a educação infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Realizada em São Tomé - São Tomé e Príncipe - África

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Formação de 24 educadores e auxiliares vindos Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe compreendendo atividades de aulas, palestras, oficinas e oficinas externas realizada da PUC-Rio - Brasil Realizada em São Tomé - São Tomé e Príncipe - África

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 45
Outras informações
Formação para Educadores e Auxiliares para a realização do teste piloto do currículo de 4 anos para a educação infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Realizada em São Tomé - São Tomé e Príncipe - África

Atividades

05/2016 - 05/2016
Outras atividades técnico-científicas , Secretária para assuntos da 1a infância, Secretária para assuntos da 1a infância.

Atividade realizada
Terceira fase de implantação e testagem do currículo de 5 anos para a Educação Infantil da Republica Democrática de Sao Tomé e Príncipe. Dar prosseguimento a formação para 70 educadores e auxiliares de 5 anos de jardins de infância e 12 multiplicadores.
01/2016 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretária para assuntos da 1a infância, .

Cargo ou função
Avaliação da implantação do currículo de 4 anos nas escolas de São Tomé.

Centro de Estudos Psicopedagógicos do Estado do Rio de Janeiro, CEPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de extensão Atendimento Psicopedagógico clínico e escolar - modalidade à distância

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de extensão Atendimento Psicopedagógico clínico e escolar - modalidade à distância


Instituto Superior de Educação Pró-Saber, ISEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Projeto Constelação

Atividades

2015 - Atual
Ensino, Constelação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologia de Design para a execução de projetos


Linhas de pesquisa


1.
Design: Tecnologia, Educação e Sociedade

Objetivo: Compreende estudos relativos ao papel da tecnologia e da educação nos âmbitos acadêmico, organizacional, laboral, social e ambiental. Engloba, ainda, a teoria e a prática no desenvolvimento de objetos e sistemas de informação. Contempla, também, tecnologias acessíveis e integradas ao meio ambiente, e a tecnologia computacional e seus impactos na sociedade. Dedica-se a: estudos relativos a questões de ensino, currículo, formação docente e interdisciplinaridade em Design; questões sócio-culturais relacionadas ao desenvolvimento e popularização de tecnologias computacionais; ao estudo do potencial do uso de computadores e redes computacionais para a comunicação e expressão humana..
2.
Design: Tecnologia, Educação e Sociedade

Objetivo: Compreende estudos relativos ao papel da tecnologia e da educação nos âmbitos acadêmico, organizacional, laboral, social e ambiental. Engloba, ainda, a teoria e a prática no desenvolvimento de objetos e sistemas de informação. Contempla, também, tecnologias acessíveis e integradas ao meio ambiente, e a tecnologia computacional e seus impactos na sociedade. Dedica-se a: estudos relativos a questões de ensino, currículo, formação docente e interdisciplinaridade em Design; questões sócio-culturais relacionadas ao desenvolvimento e popularização de tecnologias computacionais; ao estudo do potencial do uso de computadores e redes computacionais para a comunicação e expressão humana..
3.
Design: Tecnologia, Educação e Sociedade

Objetivo: Compreende estudos relativos ao papel da tecnologia e da educação nos âmbitos acadêmico, organizacional, laboral, social e ambiental. Engloba, ainda, a teoria e a prática no desenvolvimento de objetos e sistemas de informação. Contempla, também, tecnologias acessíveis e integradas ao meio ambiente, e a tecnologia computacional e seus impactos na sociedade. Dedica-se a: estudos relativos a questões de ensino, currículo, formação docente e interdisciplinaridade em Design; questões sócio-culturais relacionadas ao desenvolvimento e popularização de tecnologias computacionais; ao estudo do potencial do uso de computadores e redes computacionais para a comunicação e expressão humana..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mídia e Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia e Educação.
Palavras-chave: Criatividade; Design; Tecnologia; Material Didático; Interdisciplinaridade; Mídia.
4.
Cultura Pensamento Linguagem e Educação
5.
Tecnologias, Mídias e Educação
6.
Cultura Pensamento Linguagem e Educação
7.
Tecnologias, Mídias e Educação
8.
Recursos Instrumentais para a Intervenção Docente para a Educação Pré Escolar


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Jovens em Jogo: uso de jogos eletrônicos digitais na construção do pensamento reflexivo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Apparecida Campos Mamede Neves em 05/12/2016.
Descrição: Estudar as relações da juventude com o universo cultural das mídias tem sido o campo das investigações conduzidas pelo Diretório de pesquisa Jovens em Rede (JER) do Departamento de Educação da PUC-Rio, há 17 anos apoiado e certificado pelo CNPq. Como mais um desdobramento do tema central das investigações do JER ? a juventude ? o projeto propõe uma grande investigação que tem como meta a inserção de jovens na cultura digital usando o jogo eletrônico digital como elemento disparador desse processo. Pra tal, se desdobra em quatro propostas inovadoras, não necessariamente sucessivas, e adotando os procedimentos de uma pesquisa iluminativa, nos termos de Parllet e Hamilton: 1) uma ação investigativa com jovens da região de Tinguá, Estado do Rio de Janeiro; 2) com jovens de uma cidade do circuito do ouro em Minas Gerais ainda a ser escolhida (provavelmente São João Del Rei ); 3) com jovens da República de São Tomé e Príncipe (África); 4) um trabalho integrado com jovens dos três lugares ligados em rede pela internet. A pesquisa tem o apoio do CNPq ( 2013-2017) e se acha em fase inicial, em princípio estudando as três regiões escolhidas, o contexto sociocultural de cada uma, as possibilidades de realização da proposta. Já constituiu um acervo consistente de conhecimento de duas regiões, Tinguá ( Brasil) e São Tomé e Príncipe (África), contando em Tinguá com a parceria da disciplina DSG1002 ? Projeto Planejamento da graduação em Design e do Laboratório Interdisciplinar Design Educação (LIDE) do departamento de Artes e Design da PUC-Rio, sob a coordenação da Prof. Dra. Rita Couto. Para a realização em São Tomé e Príncipe, além da colaboração do grupo de Design, o projeto se desenvolve com o apoio e a chancela da UNICEF, na pessoa de Tanya Radosavljevic, Deputy Representative UNICEF na República de São Tomé e Príncipe. A coordenação geral será feita pelo Diretório Jovens em rede, também certificado pelo CNPq, sob a coordenação da Professora Emérita Maria Apparecida Mamede-Neves..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Itinerários Pedagógicos: materiais didáticos sob uma perspectiva interdisciplinar para difusão e popularização do conhecimento científico a partir da Astronomia.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa em 05/02/2017.
Descrição: Este projeto tem como objetivo a concepção de um conjunto-piloto de materiais didáticos digitais de curta duração visando a composição de um conjunto de mídias digitais (vídeos, fotografias e áudios) fundamentado no conceito de Itinerários Pedagógicos1 para utilização em atividades do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Como ponto de partida, sob uma abordagem interdisciplinar e transversa, serão tomados temas relacionados à Astronomia. O projeto propõe a produção de material didático, integrado ao conteúdo dos dois planetários mantidos pela Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Além disso, prevê a elaboração de um Guia Didático que apresentará as possibilidades de utilização deste material e orientações para a elaboração de materiais digitais autorais, de modo que o professor possa, segundo as necessidades específicas do seu planejamento, não apenas complementar, mas também criar novos Itinerários Pedagógicos. Em contrapartida, assegura à FAPERJ seu vínculo com a produção de material didático digital de qualidade a fim de contribuir para a difusão e popularização do conhecimento científico. Sob coordenação Profa. Dra. Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Educação Infantil: uma proposta de ação sob o olhar do Design

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Maria de Souza Couto em 06/12/2016.
Descrição: A presente pesquisa está sendo desenvolvida pela equipe de pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar de Design-Educação ? LIDE-DAD-PUC-Rio. O projeto teve como ponto de partida a assinatura de um Memorando de Entendimento de Cooperação Técnica e Científica celebrado entre o Ministério de Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe - MECFC o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Escritório São Tomé e Príncipe - UNICEF e Faculdades Católicas - Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro ? PUC-Rio em 18 de outubro de 2012. Nesse documento o MECC, o UNICEF e a PUC-Rio dividiram um objetivo e desejo comum que guiam seus respectivos mandatos, ou seja, contribuir para a melhor aprendizagem e o bem-estar geral das crianças e a construção de conhecimento nacional, habilidades e capacidades técnicas para garantir, alcançar e manter uma Educação Infantil de qualidade em São Tomé e Príncipe. A pesquisa tem por base a Lei de Diretrizes para a Educação - Lei 2/2003 e Referenciais Curriculares para a Educação Pré-Escolar na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Compreende a elaboração de um Guia Pedagógico para Educação Infantil, a definição de uma metodologia de ensino para esse segmento e a realização de cursos de Formação para Educadores e Auxiliares sobre o Guia e sobre técnicas e elaboração de materiais didáticos. Objetivo Desenvolvimento de conteúdo curricular, formação e materiais e apoio para a Educação Pré-Escolar na República Democrática de São Tomé e Príncipe..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Rita Maria de Souza Couto - Coordenador / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Integrante / Roberta Portas - Integrante / Karla Simone de Souza Portas - Integrante / Eliane Jordy Iung - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9
2011 - 2014
Mídias Sociais e relacionamento pais e filhos: determinantes psicossociais e estratégias educativas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Apparecida Campos Mamede Neves em 05/12/2016.
Descrição: O presente projeto inaugura um novo momento na parceria internacional que o Diretório de Pesquisa Jovens em Rede (JER) do Departamento de Educação da PUC-Rio vem desenvolvendo, em pesquisas anteriores, com o CREMIT Centro de Pesquisas em Mídia, Educação e Novas Tecnologias, da Università Cattolica Del Sacro Cuore di Milano - Itália, coordenado pelo Professor Doutor Píer Cesare Rivoltella. Agora, estes dois diretórios estarão realizando concomitantemente uma única pesquisa dentro da mesma temática, metodologia e período de realização, com jovens de mesma faixa etária, configurando-se, portanto, uma parceria internacional plena. A pesquisa terá como campo de estudo as formas de educação que estão presentes hoje entre os pais, no momento em que as mídias sociais exercem um grande fascínio em pré-adolescentes e adolescentes, delimitando as possibilidades de seu exercício. Toma como questão disparadora saber o que representam, no mundo de pais e filhos, o uso dos novos espaços de socialização via internet, tendo como eixo principal a convergência de mídias através das redes sociais, avançando para outra questão igualmente importante: como esses pais trabalham essa utilização dos novos espaços de socialização via internet no âmbito dos sistemas formativos. Os objetivos pretendidos são, portanto: investigar as representações dos pais sobre os novos espaços de socialização via internet, a partir de sua relação com os filhos, em especial o uso (ou o não-uso) de redes sociais; investigar, em contrapartida, as representações dos filhos sobre os espaços de socialização via internet a partir de sua relação com os pais, tendo como eixo principal a sua inserção e uso de redes sociais dentro ou fora da escola. E finalmente, compreender como os novos espaços de socialização via internet são trabalhados na relação entre pais e filhos, quando tais espaços envolvem e reconfiguram os sistemas formativos e proporcionam maior convergência de mídias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Mestres na Web:representação e significação da Internet por professores de ensino médio

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Apparecida Campos Mamede Neves em 05/12/2016.
Descrição: A investigação institucional MESTRES NA WEB: representação e significação da Internet por professores de Ensino Médio, tem como objeto de estudo a relação do professor de ensino médio com a mídia digital, em confronto com o perfil relacionado também à midia digital de jovens universitários que foram seus alunos no ensino médio e que se constituíram o foco de atenção da pesquisa Jovens em rede, terminada em março de 2008..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Imagens, mídias e práticas educativas em espaços formais e não formais de educação
Descrição: Esta investigação tem como objeto estudar a relação texto verbal escrito e texto imagético contidos em matérias de ensino de ciências e de divulgação cientifica elaborados para diferentes espaços educativos. Desta forma, pretendemos estudar e comparar essa relação em: 1) um conjunto de livros didáticos de física para a educação presencial; 2) um conjunto de seções de divulgação científica, particularmente as associadas à física, de um conjunto de jornais nacionais de grande circulação; 3) um conjunto de seções de divulgação científica, particularmente as associadas à física, desses mesmos jornais disponibilizados na WEB; 4) um conjunto de exposições de museus de ciência voltadas para a divulgação das ciências física. A partir dos estudos realizados, anteriormente, estamos partindo da hipótese que cada uma dessas mídias possui uma determinada linguagem, constituída de narrativas com certas estruturas retóricas e como já apontamos, estas explicitam determinados modelos de ciência, de práticas educativas e de leitor (Gouvêa, Izquierdo e Martins, 2006). Assim, buscaremos comparar as relações entre texto verbal escrito e texto imagético, em nosso caso somente imagens fixas, na constituição das estruturas retóricas que explicitam determinados modelos de ciência, de práticas educativas e de leitor. Nossas questões de pesquisa são:1) Como se caracterizam as estruturas retóricas de cada uma dessas mídias; 2) Essas estruturas se mantêm ou se modificam em uma mesma mídia ao longo de um determinado período? Para um mesmo período, essas estruturas são comparáveis quando se considera um modelo de ciência, de leitor e de prática educativa? ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Guaracira Gouvêa de Sousa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2009
PROJETO TV CRIANÇA professores e crianças, sujeitos de direitos
Descrição: A parceria entre a Universidade e a Escola Pública acontece neste projeto de pesquisa entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e a Escola Estadual de Ensino Fundamental República / Segmento da Educação Infantil da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC (EEEF República/Ed. Infantil). Esta investigação tem por objetivo identificar marcas da cultura de crianças em programas televisos produzidos por elas em atividades em uma escola de educação infantil da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Para tal, serão realizadas oficinas de capacitação na produção de programas televisivos com os professores dessas crianças que posteriormente realizarão atividades de produção com elas. O material produzido será analisado na perspectiva dos estudos da linguagem, fundamentados na filosofia da linguagem de mikhail Bakhtin e espera-se que esses momentos de produção sejam espaços de autoria para as crianças e professores e se signifiquem espaços de formação continuada para os professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Guaracira Gouvêa de Sousa - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2006 - 2009
Do concreto ao virtual: interação e interatividade no letramento de indivíduos surdos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Maria de Souza Couto em 06/12/2016.
Descrição: Pesquisa que objetiva desenvolver materiais de apoio ao processo de alfabetização bilíngüe de indivíduos surdos. Está sendo desenvolvido por meio de parceria entre o Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. Dois objetos estão sendo configurados, um concreto e outro virtual. Tais objetos exploram variadas formas de linguagem visual e permitem o aprendizado do Português escrito e de LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais. Ambos serão disponibilizados para download gratituto na página www.multitrilhas.com para pessoas interessadas em seu uso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
JOVENS EM REDE: representação e significação da Internet pelo olhar de jovens universitários
Descrição: A pesquisa institucional que se pretende desenvolver a partir de março de 2005 está ligada a um conjunto de pesquisas realizadas sobre a construção do Campo de Problematização Moral dos Jovens, pesquisas essas reunidas no Diretório de pesquisa "Campos de problematização moral do jovem e a Mídia", do Departamento de Educação da PUC-Rio, certificado e consolidado pelo CNPq. Tendo como tema central de estudo a relação do jovem universitário com a Internet e a possível influência desse poderoso canal de comunicação sobre suas próprias posições diante do mundo, a pesquisa ora em projeto pretende, como objetivo central, identificar, no universo de jovens universitários, os campos de representação da Internet e seus significados; verificando, mais especificamente, que expressão tem, para esses jovens universitários, o jornal on line. Como desdobramento deste objetivo central, os objetivos específicos são: verificar as possíveis articulações entre as apropriações e interações desses jovens no uso da Internet e os campos de representação que fazem dela; verificar o posicionamento dos jovens em relação à possibilidade de influência da Internet como um todo e do conteúdo das matérias veiculadas nos jornais on line na construção dos campos deproblematização da juventude atual. Esta investigação vai ter como contraponto uma pesquisa sobre temática semelhante e que seguirá os mesmos passos metodológicos, coordenada pelo Prof. Dr. Píer Cesare Rivoltella da Universidade Católica de Milão, universidade com a qual a PUC-Rio já tem celebrado um convênio de cooperação acadêmica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2007
Multri-Trilhas: jogo para auxiliar a aquisição de segunda língua por crianças surdas
Descrição: Tendo por tema o processo de alfabetização de crianças surdas, nos âmbitos do ensino infantil e fundamental, esta pesquisa tem uma abordagem interdisciplinar. Para tal, além do horizonte teórico que fundamenta as questões relacionadas com a presente investigação, que inclui autores das áreas de Educação, Bilinguismo, Alfabetização de surdos, Design da Informação, Design Didático e Design de Interface, foram desenvolvidos objetos de aprendizagem que apresentam novas estratégias para facilitar a aquisição de segunda língua (Portugues escrito) por crianças surdas. Esta investigação está sendo realizada no Laboratório de Pedagogia do Design (LPD), na PUC-Rio, em parceria com o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), no Rio de Janeiro. A primeira parte da invesitgação, já concluída, com o apoio da FAPERJ sob forma de bolsa "Cientistas de Nosso Estado (2005-2007) teve como resultado um jogo concreto para mesa e piso e um jogo multimídia. Estes obejtos encontram-se em fase de validação pelo INES. A seunda etapa do projeto, com apoio do CNPq sob forma de bolda de "Produtividade em Pesquisa", está sendo concluída em maio de 2009, com a preparação de todas as peças do jogo concreto para download gratutito pela página do projeto (www.multitrilas.com) por pessoas interessadas em utilizá-lo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Rita Maria de Souza Couto - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2002 - 2003
Práticas Pedagógicas em Cursos de Graduação em Design
Descrição: Registro de práticas pedagógicas que têm lugar nas disciplinas de Projeto Básico I e II do Curso de Design da PUC-Rio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Rita Maria de Souza Couto - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2001 - 2004
Campos de Problematização dos jovens e a influência da Mídia
Descrição: O presente projeto surge das conclusões que emergiram dos resultados encontrados e analisados em pesquisa anterior -A construção do juízo moral em grupos de jovens pertencentes a "sociedades emergentes" - um estudo na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - apoiada pelo CNPq e realizada no período compreendido entre 1999 a 2001, no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) . Toma-se como objeto específico de investigação o "campo de problematização moral", expressão introduzida pelo pedagogo catalão Josep Maria Puig em sua obra " A construção da personalidade moral ( São Paulo: Ática, 1998), partindo das seguintes questões centrais: que influências diretas e atuais do contexto em que uma pessoa vive atuam na bagagem ética de quem emite um juízo moral ?; que tipos de articulação pode haver entre o que a Mídia oferece e o posicionamento dos jovens em relação ao campo da problematização moral? O objetivo central desta investigação está sendo, portanto, verificar que possibilidades de articulação podem existir entre o que as matérias veiculadas pela Mídia apresentam e o posicionamento dos jovens em relação ao campo da problematização moral. Têm sido objetivos específicos da pesquisa verificar qual a opinião que os jovens têm em relação à possível influência, sobre suas próprias posições, do que está sendo discutido nos jornais, rádio ou TV; analisar os assuntos que estão sendo predominantes na Mídia no momento da pesquisa de campo; analisar a possível relação entre as matérias da Mídia e o posicionamento dos jovens consultados; analisar as representações que se produzem no campo da problematização moral dos jovens frente a situações que merecem um julgamento moral. Como metodologia, a presente pesquisa se apresenta como um estudo de abordagem qualitativa. Além da investigação exploratória que se realizou nos periódicos sobre os valores e problemas mais apontados pelos jovens, dentro dos procedimentos metodológicos previstos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Max-Planck-Institut für Wissenchaftsgeschihte - Cooperação.
2000 - 2003
Práticas Pedagógicas em Cursos de Graduação em Design

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Maria de Souza Couto em 06/12/2016.
Descrição: Registro de práticas pedagógicas que têm lugar nas disciplinas de Projeto Básico I e II do Curso de Design da PUC-Rio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
Problemas e valores apontados por jovens pertencentes a sociedades emergentes: um estudo da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro
Descrição: No período compreendido entre 1999 e 2001 foi realizada no Departamento de Educação da PUC-Rio uma investigação, como Projeto Integrado apoiado pelo CNPq, que teve como objetivo estudar a construção do juízo moral e os âmbitos de aplicação de normas morais e valores éticos em grupos de jovens que chegam à Universidade, provenientes de meios culturais distintos no Rio de Janeiro. Assim sendo, o problema de investigação que se constituiu o cerne desta pesquisa partiu da observação de algumas fracturas sociais da sociedade brasileira e, em particular, do fenômeno das formações de sociedades novas que se estruturam fechadas, muitas vezes chamadas de sociedades emergentes. No caso da presente pesquisa, foi privilegiada a análise das respostas de jovens universitários residentes num desses bairros novos do Rio de Janeiro: a Barra da Tijuca, em contraponto com grupos de jovens de bairros que foram a origem da migração para a Barra. O grupo estudado foi composto por 1202 jovens, alunos da PUC-Rio, matriculados nos diferentes Centros e principais Departamentos dessa Universidade, que responderam à sondagem relativa aos valores e problemas da juventude atual. Como instrumento principal foi usado, na pesquisa de campo, um questionário entregue a todos os alunos da PUC-Rio (10.242 alunos) apensado à folha de matrícula, que se referia a duas perguntas centrais: Para você, quais são os principais valores da juventude hoje? Que problemas você acha que os jovens enfrentam hoje, no seu dia-a-dia?, tratando de deixar bem claro qual era a significação que se dava à palavra "valor". Os dados coletados permitiram afirmar, entre outros resultados altamente expressivos, que a variável bairro de moradia não modificou a distribuição que se apresentou, tanto no gráfico de valores quanto no gráfico de problemas, ou seja que foi encontrado um consenso de opiniões, quando cotejados os dados encontrados no Grupo Barra com os achados gerais da pesquisa. Todas as informações colhidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Maria Apparecida Campos Mamede Neves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Max-Planck-Institut für Wissenchaftsgeschihte - Cooperação.
1997 - 2001
Programa de Iniciação Universitária em Design e Design no Ensino Fundamental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Maria de Souza Couto em 06/12/2016.
Descrição: Identificar, analisar, fundamentar e experimentar meios e procedimentos que viabilizassem a introdução de noções de Design nos âmbitos do Ensino Fundamental e Médio. Por meio deste projeto foi implantado o Programa de Iniciação Universitária em Design da PUC-Rio - PIU-Design..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1996
Trabalhos de Graduação de Alunos do Departamento de Artes da PUC-Rio

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Maria de Souza Couto em 06/12/2016.
Descrição: Pesquisa que visou identificar, catalogar e viabilizar para consulta projetos finais de graduação de alunos do Desenho Industrial do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, no âmbito do Núcleo de Informação e Referência Sobre Design do Departamento de artes da PUC-Rio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Consultoria técnica especializada para estruturação de curso de extensão e oficina de capacitação, voltado para formação de professores na Metodologia de Alfabetização Synapse.

Projeto certificado pela empresa Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação em 02/09/2016.
Descrição: Realização de consultoria técnica especializada para estruturação de curso de extensão e oficina de capacitação, voltado para formação de professores na Metodologia de Alfabetização Synapse..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
DSG 1002 - Ciclo do Alimento orgânico
Descrição: Parceria com Instituto Maniva, ONG Essência Vital e SEDES - Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (RJ), com a disciplina DSG1002 - Projeto Planejamento do curso de graduação em Design da PUC-Rio, proporcionando o desenvolvimento de projetos de Design pelos 201 alunos inscritos no ano de 2015 na disciplina. Foram desenvolvidos 98 projetos ao longo de dois semestres. Os melhores resultados foram apresentados nas feiras da URCA e TIJUCA (Xavier de Brito) do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro - Integrante / Roberta Portas - Coordenador.
2015 - Atual
Projeto Parque Vivo: Capacitação de agentes comunitários por meio da metodologia de identificação de oportunidades projetuais para o desenvolvimento de produtos locais.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Maria de Souza Couto em 06/12/2016.
Descrição: Local de desenvolvimento do projeto: Parque Vivo - Bairro da Gávea, Rio de Janeiro, Comunidade do Parque da Cidade. Descrição: Parque Vivo é um projeto que trabalha com crianças, jovens e idosos no Parque da Cidade, uma comunidade pequena, relativamente desconhecido, mas bem desenvolvida e bem localizado na Gávea, que oferece aulas de artes marciais, aeróbica, dança, inglês e muitas outras atividades. Os Programas do Parque Vivo pretendem manter as crianças e jovens fora das ruas e manter os idosos ativos na comunidade. Além de capacitar os participantes para a sala de aula e para a vida, Parque Vivo passa a mensagem do valor humano de cada participante..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Programa de Cooperação Técnica e Científica para Elaboração de um Plano Pedagógico para a Educação de Primeira Infância - Creche e Jardim de Infância na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Maria de Souza Couto em 06/12/2016.
Descrição: Definição das Bases Conceituais do Projeto Político Pedagógico. Elaboração de Conteúdos Curriculares para Jardins de Infância nas quatro áreas de conhecimento - Linguagem, Matemática, Meio Físico e Social, Expressões Artísticas. Elaboração de Parâmetros Básicos de Espaço e Infraestrutura de funcionamento de Creches e Jardins de Infância para os três anos do ensino Pré-escolar. Elaboração de Proposta Pedagógica e de Plano de Formação Docente - plano de formação face às expectativas e realidade centrada na EFOPE, articulando os módulos já existentes de currículo com a formação para o novo currículo. Realização de oficinas presenciais e a distancia para validação/testagem dos módulos curriculares em escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Educação e Cultura Contemporânea
2012 - Atual
Periódico: Revista Babilônia
2009 - Atual
Periódico: Estudos em Design (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mídia e Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia e Educação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design e Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.2016 RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; PORTAS, R. ; COUTO, R. M. S. ; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. . Design of didactic material for teaching and learning situations: the case of São Tomé e Príncipe, África. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 74, p. 4, 2016.

2.
COUTO, R. M. S.2016COUTO, R. M. S. ; PORTAS, R. G. R. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. ; MAMEDE-NEVES, M. A. C. . Design of didactic material for teaching and learning situations: the case of São Tomé e Príncipe, África. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 74, p. 16-30, 2016.

3.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.2015RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; PEDROSA, S. M. P. A. . Jovens em jogo: jogando para construir e refletir. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, p. 73-84, 2015.

4.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.;NIZIA-RIBEIRO, Flavia2015RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; PEDROSA, S. M. P. A. . Jovens em jogo: jogando para construir e refletir. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, p. 73-84, 2015.

5.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia2011NIZIA-RIBEIRO, Flavia; COUTO, R. M. S. ; PORTUGAL, C. . Image in the knowledge construction.. Design Principles and Practices, v. 5, p. 327-336, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COUTO, R. M. S. (Org.) ; NIZIA-RIBEIRO, Flavia (Org.) ; PORTUGAL, C. (Org.) ; NOVAES, L. (Org.) ; OLIVEIRA, I. (Org.) . DESIGN EM SITUAÇOES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 1. ed. Rio de Janeiro: RioBooks, 2014. v. 1. 360p .

Capítulos de livros publicados
1.
FIGUEIREDO-DA-COSTA, A. V. ; PEDROSA, S. M. P. A. ; NIZIA-RIBEIRO, Flavia ; OLIVIERI, C. L. . PROUNI in Brazil: Advancement for Social and Economic Justice?. In: Elinor L. Brown; Paul C. Gorski; Gabriella Lazaridis. (Org.). The Intersection of Poverty, Class and Schooling: Creating Economic Opportunity and Class Equity. 1ed.Charlote: Information Age Publishing, 2014, v. 7, p. 213-232.

2.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. . Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: Mônica Fantin; Pier Cesare Rivoltella. (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. 1ed.São Paulo: Papirus, 2013, v. , p. 95-146.

3.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; MAMEDE-NEVES, M. A. C. . Learning with the new media at the the university: from representation to utilization. In: Pier Cesare Rivoltella. (Org.). Digital literacy: tools and methodologies for Information Society. 1ed.Hershey: IGI GLOBAL, 2008, v. 1, p. 1-350.

4.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.. Forma, imagem e representação. In: Maria Apparecida mamede-Neves, Maurício Castanheira. (Org.). As coisas são coisas até que jovens em rede provem o contrário. 1ed.Petropolis: Arara Azul, 2008, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; COUTO, R. M. S. ; PORTAS, R. . Material didático para Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design. In: 7º Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI 2015, 2015, Brasília. Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI 2015. São Paulo: Blucher Design Proceeedings, 2015. v. 2. p. 317-331.

2.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; COUTO, R. M. S. ; PORTAS, R. . Teaching Design Project in sight of Design Partnership: a new-old way to teach Design.. In: DRS//CUMULUS 2013 Design Learning for Tomorrow ? Design Education from kindergarden to PhD, 2013, Oslo. DRS//CUMULUS 2013. Oslo: ABM-media / Oslo and Akershus University College of Applied Sciences, 2013. v. 2. p. i-184.

3.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. ; COUTO, R. M. S. ; PORTAS, R. . Disciplina de Projeto DSG1002 ? Planejamento: uma proposta pedagógica inovadora. In: 10º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento, 2012, São Luiz. Anais do X Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luiz: EDUFMA, 2012.

4.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; COUTO, R. M. S. ; PORTUGAL, C. . Image as a Language Learning Innovation. In: EDULEARN10 - International Conference on Education and New Learning Technologies, 2010, Barcelona. EDULEARN10 - International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona: EDULEARN10 publications, 2010.

5.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.. Estimulando a criatividade: a contribuiçao da pratica no ensino de Design. In: IV Seminario Internacional - As redes de conhecimentos e a tecnologia: praticas educativas, cotidiano e cultura, 2007, Rio de Janeiro. IV Seminario Internacional - As redes de conhecimentos e a tecnologia: praticas educativas, cotidiano e cultura. Rio de Janeiro: UERJ, 2007.

6.
FIGUEIREDO-DA-COSTA, A. V. ; PEDROSA, S. M. P. A. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. . Mamoriais como estratégia curricular: memórias tecidas nas práticas da EAD. In: IV Seminário Internacional - As redes de conhecimentos e a tecnlogia: praticas educativas, cotidiano e cultura, 2007, Rio de Janeiro. IV Seminário Internacional - As redes de conhecimentos e a tecnlogia: praticas educativas, cotidiano e cultura. Rio de Janeiro: UERJ, 2007.

7.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; MAMEDE-NEVES, M. A. C. ; FIGUEIREDO-DA-COSTA, A. V. ; PEDROSA, S. M. P. A. ; FERRAZ, E. . Analisando a construção de uma metodologia de estudo da mídia impressa. In: CELACOM - Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, 2004, São Bernardo do Campo. CELACOM EDICOM 2004. São Bernardo do Campo: Cátedra ENESCO / UMESP, 2004.

8.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; WILMER, Celso . Design, Ensino e Universidade: naturezas interdisciplinares. In: P&D 2004 - 6ºCongresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2004, São Paulo. P&D Designg 2004. São Paulo: FAAP, 2004.

9.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; FIGUEIREDO-DA-COSTA, A. V. ; MAMEDE-NEVES, M. A. C. ; PEDROSA, S. M. P. A. . O fato na Foto. In: 1o Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação, 2004, Canoas. 1o Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação. Canoas: ULBRA, 2004.

10.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; COUTO, R. M. S. . Pedagogic Experiences in project-based activities in the course of Design in PUC-Rio. In: ICED 03 - International Conference on Engineering Design, 2003, Stockholm. ICED 03 Proceedings. Stockholm, 2003.

11.
COUTO, R. M. S. ; NOVAES, L. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. . Teaching Design Project Courses in Sight of Partnership Design. In: Designing Designers, 2001, Milão. xxx, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; COUTO, R. M. S. . Introducing Notions of Design to secondary school students using design partnership. In: ICED 03 - International Conference on Engineering Design, 2003, Stockholm. ICED 03 Proceedings. Stockholm, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
COUTO, R. M. S. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. ; PORTAS, R. ; MAMEDE-NEVES, M. A. C. . Material didático para Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; PORTAS, R. . Design Educação: Quando o inimaginável vira realidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; COUTO, R. M. S. ; PORTAS, R. ; SOUZA PORTAS, K. S. . consultoria técnica especializada para a estruturação de curso de extensão e oficina de Capacitação voltado para formação de professores na metodologia de alfabetização Synapse. Relatório 2, agosto de 2016. 2016.

2.
COUTO, R. M. S. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. ; PORTAS, R. ; SOUZA PORTAS, K. S. . consultoria técnica especializada para a estruturação de curso de extensão e oficina de Capacitação voltado para formação de professores na metodologia de alfabetização Synapse - Relatório 1, julho de 2016. 2016.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; PORTAS, R. . Quando o inimaginável vira realidade - TEDX Rio de Janeiro. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. ; PEDROSA, S. M. P. A. . Guia para utilização do CD-Rom Aprendendo Aprendizagem. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração e editoração).

2.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. . Campos de Problematização dos jovens e a influência da Mídia. 2004. (Relatório de pesquisa).

3.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. . Problemas e valores apontados por jovens pertencentes a sociedades emergentes: um estudo da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. 2001. (Relatório de pesquisa).

4.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. . Avaliação do desdobramento dos projetos Kidlink e Kidlink House. 1999. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COUTO, R. M. S.; PORTUGAL, C.; MATEONI, R.; MORENO, E. L.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia. Participação em banca de Roberto Todor. Taxonomia de Games Educativos.. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
PEDROSA, S. M. P. A.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M.; LEMGRUBER, M. S.. Participação em banca de Adriana Silva Nogueira. Filosofia LOGO e Lógica de Programação no Ensino Superior: a teoria na prática. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

3.
DAMAZIO, V.; PORTAS, R.; MEYER, C. G.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia. Participação em banca de Gabriel Esteves de Oliveira Leitão. Design sem Fronteiras: em busca de meios para agir frente a desastres naturais. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
DAMAZIO, V.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia; FREIRE, K. M.; PORTAS, R.. Participação em banca de Renata de Andrade Marques Pereira. Design e Envelhecimento: um estudo sobre ações projetuais para a construção de uma nova velhice. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
FARBIAZ, J. L.; NOVAES, L.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia; COUTO, R. M. S.. Participação em banca de Romulo Mateoni. Olhares do Design sobre o livro didático de língua portuguesa. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
NOVAES, L.; FARBIAZ, A.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia; BETOCHI, E.. Participação em banca de Gabriel do Amaral Batista. Design e Educação: o uso dos jogos no desenvolvimento de competências e habilidades.. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. M.; FERRAZ, E.; PEDROSA, S. M. P. A.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia. Participação em banca de Rodrigo Corrêa Meirelles. A digitalização da TV e os contextos culturais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
COUTO, R. M. S.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia; NOVAES, L.. Participação em banca de Roberta Portas Gonçalves Rodrigues. Desenvolvimento de Projeto: um estudo de caso no PPD-CV.. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
COUTO, R. M. S.; GOMES, M. C. B.; OLIVEIRA, A. J.; AGUILERA, A. B. R.; PEDROSA, S. M. P. A.; MORALES, M. E. R.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia. Participação em banca de Edward Bermudez Macias. Conceptos tecnológicos como contenido en la enseñanza del diseño. 2016. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
NOJIMA, V.; NOVAES, L.; RODRIGUES, J. L.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia. Participação em banca de Silvina Ruth Crenzel. O processo lúdico de imersão pelas imagens: um estudo sobre ilustrações impressas e digitais.. 2009. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
MAMEDE-NEVES, M. A. C. M.; COUTO, R. M. S.; NEVES, A. M. C.; SEGENREICH, S. C.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia; DUARTE, R. M.. Participação em banca de Marcela Afonso Fernandez. Percursos e estratégias de leitura-navegação de jovens universitários. 2009. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
COUTO, R. M. S.; RODRIGUES, D. W.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia; PORTINARI, D.; FARBIAZ, J. L.. Participação em banca de Cristina Portugal. Design em situações de ensino-aprendizagem: um diálogo interdisciplinar.. 2009. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
FARBIAZ, J. L.; LOPES, J. R.; REZENDE, E. J. C.; GAMBA JUNIOR, N. G.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia. Participação em banca de Daniela de Carvalho Marçal. Tecnologia calma: uma proposta de mediação na relação entre sujeito com autismo e espaços inclusivos.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
COUTO, R. M. S.; PORTUGAL, C.; GAMBA JUNIOR, N. G.; SADDI, M. L. S.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia. Participação em banca de Eliane Jordy Iung. Ressignificação do espaço de pré-escolas em São Tomé e Príncipe, África. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
OLIVEIRA, A. J.; FRANZATO, C.; CIPPOLA, C. M.; NIZIA-RIBEIRO, Flavia. Participação em banca de Chiara Del Gaudio. Design estratégico para inovação social e pesquisa-ação. Integração reciproca para atuação em contextos emergentes e de exclusão social. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; FIGUEIREDO-DA-COSTA, A. V.. Participação em banca de Claudia Graciano Reina.Educação Infantil: vivenciando e construindo a prática da leitura e escrita no espaço escolar.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

2.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; FIGUEIREDO-DA-COSTA, A. V.. Participação em banca de Maria Lucinda Couto de Almeida.O papel da creche na educação pré-escolar.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

3.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; FIGUEIREDO-DA-COSTA, A. V.. Participação em banca de Jurema da Silva Cruz.Descobrindo as letras, lendo, escrevendo e vivendo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

4.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; FIGUEIREDO-DA-COSTA, A. V.. Participação em banca de Selma Regina Martins.A importância do brincar e o brinquedo na Educação Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.. III Festival de Arte e Cidadania da EMBRAPA. 2003. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10th Design Principles & Practices - Design transforming society. Teaching Materials for Ealy Childhood Education: A Proposal in Acion the Perspeciva of Design. 2016. (Congresso).

2.
7o Congresso Internacional de Design da Informação. Material didático para Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design. 2015. (Congresso).

3.
TEDX PUC-Rio.Design Educação: Quando o inimaginável vira realidade. 2015. (Outra).

4.
1o Seminário de Orientação Educacional e Profissional.Imagem e construção do conhecimento. 2008. (Seminário).

5.
8o P&D. Coordenação técnica das sessões de Design Educação. 2008. (Congresso).

6.
II Encontro Mídia na Educação Infantil.Transposição de Materiais Didáticos. 2008. (Oficina).

7.
IV Seminário Internacional - As redes de conhecimentos e a tecnlogia: praticas educativas, cotidiano e cultura.Estimulando a criatividade & Memoriais como estratégia curricular. 2007. (Seminário).

8.
V Seminário nacional de Pedagogia Universitária - Educação Superior: desafios e perspectivas dos grupos de pesquisa no contexto acadêmico.JOVENS EM REDE: representação e significação da Internet. 2007. (Seminário).

9.
Il governo dei processi e dei sistemi di formazione. 2006. (Seminário).

10.
La sapienza di comunicare: dieci anni di Media education in Italia ed Europa. 2006. (Congresso).

11.
Riflessività: formazione insegnamento e ricerca. 2006. (Encontro).

12.
Sfide delleducazione oggi: la prospettiva di Paulo Freire. 2006. (Encontro).

13.
Fragilità e aiuto: nouve sfide dell'educazione. 2005. (Encontro).

14.
Immagini dell'infanzia. 2005. (Seminário).

15.
Qualità della scuola:stragie di analisi. 2005. (Encontro).

16.
Designing Designers. Designing Designers. 2001. (Congresso).

17.
P&D Design 94. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOVAES, L. ; COUTO, R. M. S. ; NIZIA-RIBEIRO, Flavia ; PORTAS, R. ; SOUZA PORTAS, K. S. . 10th Design Principles & Practices - Design transforming society. 2016. (Congresso).

2.
COUTO, R. M. S. ; NIZIA-RIBEIRO, Flavia ; PORTAS, R. ; SOUZA PORTAS, K. S. ; IUNG, E. J. . II Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação: Teaching materials for early childhood education: a proposal in action from the perspective of Design.. 2015. (Outro).

3.
COUTO, R. M. S. ; NIZIA-RIBEIRO, Flavia ; PORTAS, R. ; SOUZA PORTAS, K. S. ; IUNG, E. J. . Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar de Design Educação: Educação Infantil - uma proposta de ação sob o olhar do Design. 2014. (Outro).

4.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; COUTO, R. M. S. ; PORTUGAL, C. . Design + Educação: novos desafios da sala de aula contemporânea. 2011. (Outro).

5.
GOUVÊA, Guaracira ; NIZIA-RIBEIRO, Flavia . II Encontro de Mídia na Educação Infantil. 2009. (Outro).

6.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia. 8o P&D. 2008. (Congresso).

7.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. . Musica, Arte e outras representações: expressividade e síntese. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
André Luis Ferreira Beltrão. Estratégias pedagógicas no ensino de Design: por uma metodologia ativa. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Mônica Lopes Nogueira. O "desenho/ilustração" em cursos de design: a visão dos atores no processo de ensino aprendizagem.. Início: 2015. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Coorientador).

2.
Gabriel Filipe Santiago Cruz. Recursos de animação como suporte didático.. Início: 2013. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Coorientador).

3.
Ana Vanessa Scviero. Metodología de enseñanza - aprendizaje en diseño: Taller de Proyecto como generador de conocimiento teórico y habilidades creativas en el curso de Diseño de la Escuela de Arquitectura y Diseño, PUCV. Início: 2013. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FLAVIA ANDRIOLI MORAES. Sistema de embalagens de chás para equilibrar os Chakras. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Brenno de Andueza Sineiro. Autoria e reprodução: mentira ou verdade?. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Maria de Lourdes L de A Ponciano. Card game - Folclore em jogo. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
LUISA LEAL CADINELLI. Editorial - pequenos contos japoneses. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Helena Velloso F de Oliveira. Material de apoio para a mediação de distúrbios psicológicos na escola. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Tatiana Guedes Levistein. Editorial - A história do Rio contada pelas trilhas. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

7.
BRUNA THAIS SANTOS. Editorial - Como se aprende. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

8.
André Manoel de Oliveira Carvalho. Sistema de capas para livros de Anne Frank. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

9.
AMANDA SOUZA NOGUEIRA. Site de visualização de princípios básicos de programação. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

10.
Nicole Dohmann Silbert. Editoial - Os Dohmann e a história. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

11.
Marcella de Souza Gomes. Editorial - Volta ao Mundo em 30 celebrações. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

12.
Beatriz Katreen Tacconi. Fotografia e memória. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

13.
MARIANA RIBEIRO CARVALHO DE CASTRO. Propondo atividades para crianças que utilizem metodologia de Design. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

14.
EVA RUBENS CELEM. Feminismo e autoconhecimento. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

15.
Bruna Alexia Osthoff Barbosa. Tribos ou tipos? A visualidade humana urbana. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

16.
LUISA RENATA BOLIVAR ZINGALES. Proposta de unificação dos passaportes latino americanos. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

17.
Mariana Menezes Campos da Paz. Zine - Feminino, natureza e poder. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

18.
ABDALLAH ASSAAD SEOUD NETO. Sistema de identidade visual para música eletrônica. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

19.
JUSTINE NORONHA HACK. Editorial - seres mitológicos. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

20.
Ana Luisa Figueiredo de Melo. A visualidade na comunicação por Emojis. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

21.
MAYRA LEANDRO DE ASSIS. Sistema de embalagem e IV para comida de gatos - RONRON. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

22.
MARINA MARTINS GOMES PEREIRA. Editorial e ilustração para conto infantil. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

23.
Rafael de Miranda Bressan. Da Figura ao Abstrato: uma metodologia de aprendizado para crianças aplicado no design.. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

24.
MAXWELL ALEXANDRE DA SILVA. Intervenção urbana e a visibilidade do Patins Street. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elizabeth Bastos Grandmasson Chaves. Design no Exterior: o ensino de Design em ambiente não convencional. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Coorientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Juliana Maddalena Dias. Viagem Geográfica: de uma Geografia Física a uma Geografia mais humana. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Currículo e Prática Educativa) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

2.
Nara Rúbia da Silva Pereira. A importância do brincar na Educação Infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Currículo e Prática Educativa) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

3.
Wilce Queiroz Gama. A importância do bricar na Educação Infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educacao Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Milazzo. Imagine Música. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

2.
Caio César Brandão. Batalha de Bandas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

3.
Camila França Amâncio. Editorial - Laço materno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

4.
Fernanda Bion Furst. Sistema para possibilitar a criação coletiva de coleções de moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

5.
Luiza Tardin. Material de apoio para a documentação de atividades complementares de alunos da graduação em de Design. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

6.
Livia Taboadela. Material para jovens adolescentes experienciarem a criação em um projeto de design de moda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

7.
ANA BEATRIZ PROENCA P MIGLIORA. S/N. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

8.
BARBARA TAVARES FONSECA. S/N. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

9.
BRUNA DE ANDRADE PINTO FONYAT. Mapeamento e memórias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

10.
GABRIEL BULHÕES MOREIRA. S/N. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

11.
HELENA SCHMIDT DE MELLO PALHARES. Série de cartazes - Mulheres da História. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

12.
JULIA CHINELLI MATTATIA. Branding. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

13.
NICOLAS ARBELAEZ MARTINS. S/N. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

14.
RAPHAEL LEANDRO ALVES DE ARAUJO. S/N. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

15.
TATIANA QUEIROZ ALMEIDA. Proposta de novas cédulas para a moeda Brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

16.
VICTOR LINS DE ALBUQUERQUE CHAGAS. Infografia - a História do Rock Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

17.
Nathaly Louvera de Castro. Branding - Sweet Shop Brigaderia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

18.
ANDREW PONTES DE SOUSA. Aplicativo que facilita a organização de encontros sociais, as chamadas ?pré-nights?. Da divisão de despesas de coisas como aperitivos e bebidas, até a compra dos mesmos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

19.
BRUNA CALASANS DA GAMA LIMA. IV para museu. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

20.
CAMILA POLLI LUPATINI. Branding e readequação do jogo (ferramenta) Ideação. Design Thinking para pequenos empresários.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

21.
DANIELA BOECHAT PIRES C DE MOURA. Editorial - A fotografia como registro do tempo, o registro da passagem do tempo, fisicamente e afetivamente.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

22.
GABRIELLA DE ANDRADE FIORI R SOUZA. Site - curiosidades biológicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

23.
IGOR MARTINS FRANCA. Coleção Gente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

24.
KAYAN GUTER SAYAO LOBATO. Tipografia - criação de uma família. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

25.
KEVIN COUTINHO JONES. Video - panorama atual da Música eletrônica brasileira.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

26.
LUIZA MATTOS DE MORAES. Branding - marca de chá brasileira, passando pela proposta do conceito de tearoom.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

27.
NICHOLAS MULLER B DE CARVALHO. Souvenirs de viagem, um novo conceito para o jovem viajante.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.

28.
Irene Sturlese. Sebastiao Salgado: l'immagini del mondo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano. Orientador: Flavia Nizia da Fonseca Ribeiro.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RIBEIRO, Flavia-Nizia F.2016 RIBEIRO, Flavia-Nizia F.; PORTAS, R. ; COUTO, R. M. S. ; MAMEDE-NEVES, M. A. C. M. . Design of didactic material for teaching and learning situations: the case of São Tomé e Príncipe, África. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 74, p. 4, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
COUTO, R. M. S. ; RIBEIRO, Flavia-Nizia F. ; PORTAS, R. ; MAMEDE-NEVES, M. A. C. . Material didático para Educação Infantil: uma proposta em ação sob o olhar do Design. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NIZIA-RIBEIRO, Flavia; PORTAS, R. . Quando o inimaginável vira realidade - TEDX Rio de Janeiro. 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 7:26:14